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Teste e An√°lise – Ford Fusion Titanium Hybrid 2017

Teste e An√°lise – Ford Fusion Titanium Hybrid 2017

por 13 de março de 2017 0 comentários

FORD Fusion Titanium Hybrid 2017

Fiquei com um Ford Fusion Titanium Hybrid 2017 durante uma semana, cedido pela FORD, para análise e testes. Recebi o carro em uma segunda-feira e devolvi na seguinte, porém deu para sentir como se comporta esse híbrido que é importado, pois é fabricado no México, tanto na cidade como na estrada.

A an√°lise foi focada em oito itens: os dois motores que equipam o carro; piloto autom√°tico adaptativo; perman√™ncia na faixa de rolamento; estacionamento aut√īnomo; computador de bordo; frenagem aut√īnoma; conforto e conveni√™ncia e o sistema multim√≠dia Sync 3. Uma curiosidade: todo sistema de som √© da Sony e tem entrada para CD, pois pesquisas da FORD indicaram que o p√ļblico gosta de utilizar essa m√≠dia nos autom√≥veis.

Design
O design da linha Ford Fusion Titanium 2017 √© √ļnica para qualquer op√ß√£o de motoriza√ß√£o, seja h√≠brido ou n√£o. Suas linhas s√£o suaves e alongadas, o que d√° sensa√ß√£o de agilidade e esportividade sem perder a classe. Particularmente eu gosto muito de carros que d√£o a impress√£o de serem mais longos do que realmente s√£o e esguios ao cortarem o ar. Com coeficiente aerodin√Ęmico (Cx) 0,28, est√° entre os mais baixos do mercado e isso quer dizer mais conforto quando o quesito √© sil√™ncio interior, al√©m de menor consumo de combust√≠vel.

Clique em uma foto abaixo para ver a galeria.
Fotos do site da FORD, exceto:
07 FORD FUSION TITANIUM HYBRID 2017
08 FORD FUSION TITANIUM HYBRID 2017

N√£o imagine, veja
Aqui no Vida Moderna tentamos sempre mostrar atrav√©s de v√≠deo como situa√ß√Ķes descritas no texto funcionam. Isso porque melhor do que imaginar uma tecnologia √© v√™-la em a√ß√£o.

Por isso, acompanhe agora as análises e os testes e assista os vídeos para entender na prática como funciona cada um dos itens.

Motorização
O principal destaque do Ford Fusion Titanium Hibrid 2017 sem d√ļvida nenhuma √© seu sistema de dois motores, sendo um convencional, a gasolina com 143hp e o el√©trico, com 47hp. Juntos eles entregam os 190hp prometidos pela montadora americana, proporcionam um desempenho satisfat√≥rio e uma economia de combust√≠vel excepcional para o tamanho do carro.

Torque e c√Ęmbio
Seu motor a gasolina √© 2.0 com 143hp – conseguidos a 6000 rpm – e 16 v√°vulas, tendo 17.5 kgfm de torque m√°ximo a 4000 rpm combinado com c√Ęmbio eCVT (Transmiss√£o Continuamente Vari√°vel). Esse tipo de c√Ęmbio n√£o possui marchas, ou seja, n√£o existe 1¬™, 2¬™, 3¬™ 4¬™ e por a√≠ vai. Ele entrega o desempenho m√°ximo assim que voc√™ pisa no acelerador e √© extremamente macio, pois n√£o existem engrenagens nem embreagens para dar a sensa√ß√£o da troca de marcha. Tem gente que n√£o gosta, tem gente que n√£o sente diferen√ßa alguma e tem os que gostam bastante. Do ponto de vista de conforto e desempenho, √© o c√Ęmbio ideal. Por isso o carro n√£o tem as famosas borboletas no volante para troca de marcha. E uma coisa que chama aten√ß√£o √© que o carro n√£o tem alavanca de c√Ęmbio e sim uma roda no console entre os bancos, com as marca√ß√Ķes P, R, N, D e bot√£o central L. Ela √© chamada de e-Schifter e √© bem confort√°vel de usar.

Mas como funciona essa dupla de motores?
Em harmonia. √Č mais ou menos assim: quando voc√™ liga o carro, no bot√£o POWER/START-STOP no painel, aparentemente nada acontece. √Č como se voc√™ estivesse sentado no sof√° da sala da sua casa: nada vibra, nenhum barulho de motor, nada. Apenas os pain√©is acendem e aparece a mensagem ON na tela esquerda do painel atr√°s do volante.

A partir daí é só colocar o e-Schifter no D que o carro sai mansamente, sem o menor barulho. À medida que você acelera porque precisa de mais potência, o motor a gasolina entra em ação e, ao mesmo tempo, começa a carregar o motor elétrico. Caso ainda você pegue uma subida íngrime e precise de mais potência, o motor elétrico para de ser carregado e entra em ação para ajudar o carro andar com mais torque para vencer a subida.

E qual a autonomia do motor elétrico?
Ilimitada, √© a resposta. Ou quase isso. Ele n√£o precisa ser ligado em uma tomada porque a energia das baterias que fazem esse motor funcionar s√£o recarregadas constantemente nas seguintes situa√ß√Ķes:

1 РQuando o motor a gasolina é acionado e não precisa de potência extra

2 РQuando o carro anda engatado na inércia, sem acelerar, no famoso embalo

3 – Quando o carro utiliza o freio

E quando o carro anda só com o motor elétrico?
No anda e para da cidade, desde que seja no plano e n√£o subida, por mais suave que seja. Quando voc√™ para no farol ou no tr√Ęnsito. Nas marginais, por exemplo, andei muito tempo s√≥ no el√©trico, tanto no tr√Ęnsito lento quanto em m√©dia velocidade. Isso porque o motor el√©trico¬† consegue mover o carro at√© uns 50/60 KM/h, mas lembre-se, desde que seja terreno plano, sem subida.

4 РE se ficar sem gasolina? Anda só no elétrico? Curto e grosso: NÃO! Ele não vai sair do lugar. Isso porque os dois motores são administrados eletronicamente e a falta de gasolina será interpretada com um erro grave do sistema.

5 – E ao contr√°rio? Se o sistema el√©trico der problema ele anda s√≥ na gasolina? N√ÉO! Veja a resposta da FORD para esses dois casos: “Os sistemas do Fusion H√≠brido funcionam de forma complementar para oferecer o m√°ximo de performance, com n√≠veis baix√≠ssimos de consumo de combust√≠vel e efici√™ncia energ√©tica. Sendo assim, o carro precisa tanto do motor el√©trico quanto do motor a combust√£o para trabalhar de forma efetiva. Na falta de um dos dois motores o carro n√£o funciona.”

Veja o vídeo a seguir para entender direitinho como funciona

V√ćDEO DO FLUXO DE CONSUMO E FUNCIONAMENTO DOS MOTORES

Caso não consiga ver o player de vídeo, CLIQUE AQUI

Porta Malas e Motores
Mas onde ficam as baterias do motor elétrico e onde ele fica?
O jogo de baterias do motor elétrico ficam no porta malas e consomem  espaço. Pra você ter uma noção de quanto as baterias ocupam, um Ford Fusion Titanium 2017 a combustão tem um porta malas de 512 litros, enquanto o Hybrid tem 392 litros, ou seja, as baterias ocupam 23,44% do volume total.

Uma coisa interessante √© que ele n√£o tem estepe. Se furar um pneu e o furo for de at√© 6mm, voc√™ utiliza um aparelho – que voc√™ vai ver no v√≠deo a seguir – para consert√°-lo provisoriamente. A FORD diz que d√° para rodar at√© 200 quil√īmetros a velocidade moderada (at√© no m√°ximo 80km/h), suficiente para encontrar um borracheiro. Se o furo for maior, pode chamar o socorro do seguro.

Veja o vídeo do porta malas, das baterias e dos motores.

V√ćDEO DO PORTA MALAS COM AS BATERIAS E DOS MOTORES

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Estacionamento Aut√īnomo
Também chamado de baliza automática, já está presente em outras marcas, mas merece destaque. A linha Fusion da FORD e outros veículos da marca também têm essa tecnologia e ela facilita bastante quem não é chegado a colocar o carro em vaga apertada. Sempre impressiona quando vista ao vivo, principalmente quem é ruim de braço para fazer manobras.

O legal é que dá para escolher o lado da rua que vai estacionar e se a vaga é normal ou 90 graus. Basta escolher no painel.

Veja o v√≠deo a seguir para entender como funciona. Escolhi uma vaga apertada e n√£o uma folgada. √Č bem bacana ver o carro estacionar sem colocar a m√£o no volante.

V√ćDEO ESTACIONAMENTO AUT√ĒNOMO

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Piloto Autom√°tico Adaptativo
Essa tecnologia √© uma das mais legais do carro. Ela √© uma grande evolu√ß√£o do piloto autom√°tico convencional que, vamos ser sinceros, de autom√°tico n√£o tem nada. O adaptativo sim pode ser chamado de autom√°tico, pois ele toma as decis√Ķes praticamente sozinho: diminui e retoma a velocidade de acordo com o andamento do tr√Ęnsito √† sua frente, chegando at√© a frear completamente e andar novamente sem que seja preciso pisar no freio ou no acelerador, exceto em determinadas situa√ß√Ķes.

Voc√™ decide em qual ser√° velocidade m√°xima o piloto autom√°tico dever√° colocar o carro e qual a dist√Ęncia m√≠nima ele dever√° manter dos autom√≥veis √† sua frente (s√£o tr√™s op√ß√Ķes de dist√Ęncia) – ativadas nos bot√Ķes do lado esquerdo do volante – e a partir da√≠ ele faz tudo sozinho. Cheguei a andar sem pisar no freio e no acelerador na cidade por mais de 30 minutos em tr√Ęnsito normal e pesado; na estrada, fiquei mais de uma hora. √Č bastante confort√°vel e divertido.

No começo você fica sem muita confiança e levanta o pé toda hora para levar no pedal do freio, porém sem pressioná-lo. Mas como o ser humano se acostuma rápido com tudo que é bom, depois de alguns minutos você relaxa e vai curtindo a novidade.

Para ver na prática como o piloto automático adaptativo funciona, veja o vídeo a seguir.

V√ćDEO DO PILOTO AUTOM√ĀTICO ADAPTATIVO

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Permanência na Faixa de Rolamento
Outra tecnologia legal que visa a segurança nas estradas é a permanência na faixa de rolamento de uma estrada. Ela também está presente em outros modelos da FORD e não é exclusividade do Fusion Titanioum Hybrid. Para ativar esse recurso você pressiona o botão na ponta da alavanca do farol alto, do lado esquerdo do volante.

No painel central esquerdo vai aparecer um carro no meio de duas faixas brancas, e esse conjunto carro-faixas simbolizam o carro na estrada como se ele estivesse sendo visto de cima. Daí para a frente os sensores do carro se encarregam de mantê-lo dentro das faixas e avisar o motorista quando ele sai delas.

Funciona assim: você está em uma estrada bem sinalizada e com faixas bem definidas, dirigindo tranquilamente entre elas à velocidade, vamos dizer, de 100Km/h. Aí você se distrai por qualquer motivo e o carro cai levemente para a direita, colocando as rodas em cima da faixa. Se o sistema estiver ativado, no painel o carro virtual se deslocará para a direita, mantendo a rota, e a faixa da direita ficará amarela; ao mesmo tempo o volante vira levemente à esquerda e recoloca o carro em sua rota.

Se, contudo, o carro continuar a sair da faixa e ultrapass√°-la com as duas rodas do lado direito, no painel ela ficar√° vermelha, o volante ir√° vibrar e far√° um movimento leve √† esquerda at√© posicionar o carro novamente entre as duas faixas. Isso √© muito √ļtil no caso de um cochilo ao volante ou uma distra√ß√£o mais forte, como manipular o celular, por exemplo. E isso vale tanto para uma ca√≠da para a direita quanto para a esquerda, na reta ou na curva.

Porém se a intenção for mudar de pista mesmo, basta ligar a seta antes de começar a mudar de faixa que o sistema é suspenso temporariamente, até a seta parar de piscar.

Para entender como esse sistema funciona, veja o vídeo a seguir

V√ćDEO DE CONTROLE DE PERMAN√äNCIA NA FAIXA

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Interior, volante, computador de bordo e mais
O carro √©, sem d√ļvida, muito bem acabado e com tecnologia pra todo lado em seu interior. Tanto √© que ouvi de um manobrista ao me entregar o carro: “Chegou a nave”. Mas ele n√£o deve ter mexido em muita coisa, pois acionei o Modo Manobrista no computador de bordo antes de entregar o carro pra ele, logo que cheguei. Nesse modo o carro fica limitado a um curto percurso, n√£o funciona r√°dio, ar condicionado e outras fun√ß√Ķes.

Al√©m disso, os bancos dianteiros t√™m mem√≥ria, aquecimento e refrigera√ß√£o e regulagem el√©trica, inclusive para lombar. No painel central √© poss√≠vel realizar in√ļmeras fun√ß√Ķes, como mudar a luz ambiente do interior e muito mais. O espa√ßo dos bancos traseiros √© suficiente para transportar confortavelmente tr√™s passageiros, inclusive no tocante aos bancos dianteiros: os joelhos n√£o encostam nos bancos da frente.

A parte de tr√°s tamb√©m tem sa√≠das de ar condicionado, al√©m de uma tomada convencional de tr√™s pinos de 110 volts para carregamento de eletr√īnicos. Outra coisa que chama a aten√ß√£o √© o teto solar, que pode ser parcialmente aberto, mantendo o vidro fechado ou abrir totalmente, inclusive o vidro.

O acabamento dos bancos em couro e soft touch – toque macio – no painel e colunas completam o luxo e conforto. Quanto a ac√ļstica do carro, ela pode ser considerada excelente, principalmente por conta da tecnologia dos alto falantes, que emitem uma frequ√™ncia sonora impercept√≠vel ao ouvido humano que anulam os ru√≠dos externos. Ele √© muito silencioso e praticamente n√£o d√° para ouvir sons vindos de fora.

Veja o vídeo para conhecer os detalhes.

V√ćDEO INTERIOR E TECLADO NA COLUNA EXTERNA

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Multimídia na ponta dos dedos
O √°udio n√£o √© apenas √°udio. √Č um sistema multim√≠dia que pode ser controlado na ponta dos dedos, tanto no volante como na tela do painel central. Ele √© chamado de Sync 3 e equipa a maioria dos carros da FORD, n√£o s√≥ o FORD Fusion Titanium Hybrid.

Veja o vídeo para conhecer. Ele foi feito com um engenheiro da FORD num FOCUS TITANIUM PLUS que tem o mesmo sistema.

V√ćDEO SYNC 3

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SEGURANÇA
Al√©m da economia de combust√≠vel, o outro grande trunfo do Fusion Titanium Hybrid √© o seu leque de seguran√ßa. O¬† alerta de ponto cego nos retrovisores externos √© uma fun√ß√£o bastante √ļtil, de f√°cil visualiza√ß√£o e que pode evitar acidentes, principalmente com motos.

Além dos que foram mostrados nos vídeos anteriores, como a permanência na faixa, o piloto automático adaptativo e os alertas de proximidade, um deles eu achei melhor testar com um engenheiro da FORD: a frenagem  de emergência.

Resolvi n√£o tentar por mim mesmo, apesar dele ter sido acionado uma vez comigo em uma bobeada que dei no tr√Ęnsito anda e para. Se n√£o fosse esses sistema eu teria batido no carro da frente. Pude comprovar que funciona. Por√©m, eu n√£o quis repetir a experi√™ncia e achei melhor recorrer √† FORD e fazer em um ambiente controlado.

Não foi feito com um Hybrid e sim com um Fusion Titanium a gasolina, mas o sistema é o mesmo. Veja o vídeo.

V√ćDEO FRENAGEM DE EMERG√äNCIA

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Chave
A chave do carro seria bem simples, n√£o fosse pelo fato de n√£o ter chave e atuar por proximidade. Voc√™ n√£o tem fechaduras no carro todo, nem para dar partida, que √© realizada atrav√©s do bot√£o POWER/START-STOP no painel. Ela possui alguns bot√Ķes, que voc√™ v√™ para que serve no v√≠deo abaixo.

V√ćDEO DA CHAVE

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Conclus√Ķes finais
Sem d√ļvida nenhuma o Ford Fusion Titanium Hybrid √© o carro de sua categoria de pre√ßo que tem o mais baixo consumo de combust√≠vel com o melhor conjunto de motor, aliado √† seguran√ßa e comodidade de condu√ß√£o. Seu grande trunfo √© n√£o precisar recarregar as baterias do motor el√©trico atrav√©s de um ponto de energia e sim fazer com que elas sejam alimentadas atrav√©s de um sofisticado modelo tecnol√≥gico de reutiliza√ß√£o de energias que todos os carros deixam escapar. Para entender como funciona esse processo, veja o v√≠deo “FLUXO DE CONSUMO E FUNCIONAMENTO DOS MOTORES” nesta mat√©ria.

Seu p√ļblico √© o que busca muito conforto sem exigir um super motor, por√©m que n√£o quer perder a sensa√ß√£o de pisar no acelerador e ter resposta r√°pida¬† no caso de uma ultrapassagem. Provavelmente as vendas para o mercado corporativo, para executivos, ser√£o maiores do que para pessoas f√≠sicas.

Aparecer em uma reunião ou um almoço de negócios com um carro híbrido do porte do Fusion, além de impressionar pelo design, vai imprimir à empresa o selo de sustentabilidade. Pode parecer bobagem, mas não é. Hoje em dia qualquer demonstração de preocupação com a natureza pega bem.

Pontos que precisam melhorar
Uma coisa que achei um pouco desconfort√°vel foi a altura do carro em rela√ß√£o ao solo. Apesar das rodas de 18 polegadas, ele raspa facilmente na sa√≠da de garagens, valetas um pouco mais acentuadas e outras situa√ß√Ķes. Tamb√©m achei a posi√ß√£o sentado um pouco baixa em rela√ß√£o aos outros carros, apesar de ter regulado o banco no m√°ximo.

Quanto aos 190 cavalos combinados dos motores, eles entregam o que prometem e s√£o o que s√£o. O torque √© bom para essa pot√™ncia e o c√Ęmbio eCVT torna o carro ainda mais macio, pois n√£o existem mudan√ßas de marchas.

O valor do carro é, segundo o site da FORD, de R$ 163.700, mas dá para conseguir algum desconto nas concessionárias; é só pesquisar.

A pergunta que fica é: Vale a pena comprar?
Minha resposta √© sim e eu compraria um tranquilamente para uso di√°rio, pois a economia de combust√≠vel √© grande, do mesmo tamanho do conforto que ele proporciona. Vale a pena comprar por tudo que ele proporciona e pela imagem que ele imprime no seu propriet√°rio, a de algu√©m preocupado com o meio ambiente. Al√©m disso, o pre√ßo compensa se comparado com carros do mesmo valor que n√£o s√£o h√≠bridos, por√©m t√™m qualidades diferentes. √Č uma quest√£o de escolha e op√ß√£o.

O meu 3.6 de 260 HP, seis cilindros e c√Ęmbio autom√°tico com troca de marcha nas borboletas do volante eu deixaria parado e s√≥ usaria de vez em quando.

Serviço
Al√©m do pre√ßo –¬† levando-se em conta o valor que a FORD indica no seu site -, quem compra tem que levar em considera√ß√£o o seguinte:

Seguro
Geralmente é 5% do valor da nota fiscal

IPVA
Segundo o site do Detran, o desconto no IPVA para carros híbridos e elétricos pode chegar a 50%

Blindagem
Normalmente quem compra um carro desse valor opta por fazer uma blindagem. Segundo Vitor Granjeia, diretor da ATS Blindados, o custo para blindar um Ford Fusion é o seguinte:

Blindagem nível IIIA ATS STD
Vidros 21mm em policarbonato com SteelGlass (a√ßo inserido), manta de aramida em 8 camadas, a√ßo inox AISI 304L, sirene e cinta de a√ßo nas 4 rodas, peso aproximado 170kg‚Äď Garantia total da blindagem de 36 meses;
R$ 48.000,00

Blindagem nível IIIA ATS FLL
Vidros 18mm em policarbonato com SteelGlass (a√ßo inserido), manta de aramida em 8 camadas emborrachada, a√ßo inox AISI 304L, sirene 2 vias e cinta de a√ßo nas 4 rodas, peso aproximado 150kg ‚Äď Garantia total da blindagem de 60 meses: R$ 55.000,00

E para finalizar, se voc√™ for comprar um desse, nem pense em lev√°-lo para uma oficina de bairro caso ocorra algum problema. √Č um autom√≥vel que deve ser levado apenas em uma concession√°ria autorizada pela f√°brica. Apesar de poder custar mais caro que a oficina do primo do vizinho do cunhado do amigo, vai sair mais barato, pode ter certeza.

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ESPECIFICA√á√ēES T√ČCNICAS
Motor     2.0 Aktinson
N√ļmero de cilindros ¬†¬† ¬†4
Combustível     Gasolina / Elétrico
Potência (cv)     143 (G)
Torque (Nm)     175 (G)
Transmissão Automática     eCVT
Tração     Dianteira
Direção     Elétrica
Freios dianteiros     A Disco
Freios traseiros     A Disco
Pneu     235/45 R18
Roda ¬†¬† ¬†Liga Leve 18″
Suspensão dianteira     Independente tipo Macpherson
Suspensão traseira     Independente Controlink
Altura do veículo (mm)     1480
Largura do veículo com espelhos (mm)     2121
Largura do veículo sem espelhos (mm)     1852
Comprimento do veículo (mm)     4871
Dist√Ęncia entre-eixos (mm) ¬†¬† ¬†2850
Porta-malas (L)     392
Tanque de combustível (L)     53
Peso do veículo em ordem de marcha (Kg)     1670 Kg
Capacidade de carga (Kg)     386
Peso bruto total (Kg)     2056

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