Home Novidades Mensagem para alterar a cor do WhatsApp é falsa. Veja dicas para...

Mensagem para alterar a cor do WhatsApp é falsa. Veja dicas para se proteger

Mensagem para alterar a cor do WhatsApp é falsa. Veja dicas para se protegerVocê já deve ter recebido uma mensagem via WhatsApp pedindo para clicar num link e alterar a cor do app. Pois bem, de acordo com a PSafe, empresa especializada em segurança e performance de dispositivos móveis, essa mensagem é falsa e mais de um milhão de pessoas já foram afetadas por ela. Mas segundo a empresa de segurança, não se trata de um vírus nem de hacker e sim de uma manobra para fazer o usuário baixar app.

Entenda o que acontece
Um novo golpe vem sendo disseminado por hackers via WhatsApp para enganar usuários de smartphones. Com a falsa promessa de personalizar o aplicativo de mensagens instantâneas com a cor preferida da pessoa, cibercriminosos induzem usuários a compartilhar a fraude com amigos e a baixar aplicativos que proporcionam ganhos financeiros aos golpistas.

Por meio de um link disseminado no próprio WhatsApp, o golpe oferece ao usuário a possibilidade de ativar uma nova função do aplicativo que permite sua personalização com a cor desejada. Em seguida, uma página alegando a necessidade de uma “verificação de usuário” se abre e é solicitado o compartilhamento do link malicioso com dez amigos e com cinco grupos diferentes, para ter a função ativada.

   Mensagem para alterar a cor do WhatsApp é falsa. Veja dicas para se proteger                        Mensagem para alterar a cor do WhatsApp é falsa. Veja dicas para se proteger
A partir disso, o usuário é direcionado a uma página que induz a instalação de outros apps, que não necessariamente contêm vírus. A cada novo aplicativo baixado pelo usuário o hacker ganha dinheiro. Dessa forma, ao invés de ter a falsa nova função do WhatsApp liberada, os usuários apenas divulgam o golpe e são induzidos a instalar aplicativos.
Dicas para se proteger
Para não se tornar uma vítima de ciberataques, especialistas em Segurança da PSafe ensinam como manter seu celular protegido:
Instale e mantenha atualizado um Antivírus
O antivírus no celular funciona como uma barreira de segurança para garantir a privacidade dos seus arquivos e impedir que os hackers tenham acesso ao seu aparelho. Para se ter uma ideia, o app PSafe TOTAL remove, diariamente, mais de 130 mil ameaças de malwares e bloqueia cerca de 500 mil páginas maliciosas.
Desconfie de novas funções enviadas por links
Se a função não foi anunciada nos canais oficiais do WhatsApp e redirecionar você para outras páginas, desconfie. É importante se certificar de que a nova função é real, ao entrar em contato diretamente com a empresa. Nunca disponibilize dados pessoais ou propague links antes de fazer essa checagem. Caso receba alguma mensagem do tipo, evite clicar e alerte a pessoa que enviou sobre a possível ameaça.
Utilize apenas redes de internet protegidas com senha
Redes que não solicitam senhas são mais arriscadas – pois permitem acesso fácil aos hackers. Por isso, é aconselhável utilizar apenas redes com senhas, que ofereçam algum tipo de criptografia.


Previous articleSenhas mais comuns de 2016 mostram segurança patética de usuários
Next articleTransformação digital movimentará US$ 392 bi em 2021
Colaborador Vida Moderna até Outubro de 2022