NOVIDADES

Pesquisa mostra que 63,6% dos gamers brasileiros nunca assistiram à campeonatos profissionais

Pesquisa mostra que 63,6% dos gamers brasileiros nunca assistiram à campeonatos profissionais

por 19 de maio de 2017 0 coment√°rios

Com a grande exposi√ß√£o de campeonatos nos √ļltimos anos, a pesquisa Game Brasil 2017 buscou entender como os jogadores encaram essa modalidade cada vez mais profissional, o “E-Sport”. A maioria dos gamers nunca participou de um campeonato (61%), por√©m 37% participaram entre amigos e 2% j√° participaram de um grande evento, com organiza√ß√£o oficial e premia√ß√£o.

Do total dos entrevistados, 36,4% já assistiram a algum tipo de campeonato de jogos profissionais (comparado aos 26% da pesquisa anterior), sendo 72,1% através da internet, 44,8% pela TV e 18,9% no local do evento. O fato marcante aqui é o de 63,6% dos gamers brasileiros ainda não assistiram campeonatos profissionais.

A audi√™ncia de campeonatos profissionais √© composta majoritariamente por jovens de 16 a 24 anos (43%), homens (46%). A maioria dos espectadores de E-Sports se consideram como “hardcore gamers” (68%) ou “algo entre casual e hardcore” (50%).

Hardcore vs. Casual

Aqueles que se definem como “hardcore gamers” s√£o em maioria homens (68%) entre 16 e 24 anos (41%), adoram jogar jogos eletr√īnicos e de tabuleiro, t√™m como plataforma preferida o videogame (45%), j√° assistiram a campeonatos profissionais (68%) e s√£o totalmente a favor de ver seus filhos jogando games (68%).

Enquanto isso, os “casual gamers” s√£o em maioria mulheres (58%), entre 25 e 34 anos (38%), v√£o ao cinema e saem com os amigos, t√™m como plataforma preferida o mobile (43%), nunca assistiram a campeonatos profissionais (72%) e at√© gostam que seus filhos joguem, mas possuem algumas ressalvas quanto a isso (72%).

No segmento mobile, quase metade dos “hardcore gamers” (49%) baixam jogos de suas categorias favoritas (Estrat√©gia, Esportes e Tiro) toda semana. Os “casual gamers”, por sua vez, parecem n√£o mostrar tanto afinco na recorr√™ncia dos downloads: apenas 27% baixam jogos em seu smartphone toda semana. Suas categorias favoritas tamb√©m s√£o distintas: A√ß√£o e Aventura, Fam√≠lia e Estrat√©gia.

J√° quando falamos de videogames, os “hardcore gamers” s√£o aqueles que preferem o Playstation 4 (54%), compram seus jogos no varejo digital (43%), costumam jogar online (91%) e jogam mais de seis¬†horas por semana (34%). Enquanto isso, os “casual gamers” s√£o as pessoas que preferem o Xbox 360 (35%), compram seus jogos no varejo tradicional (54%), n√£o costumam jogar online (52%) e, em uma semana comum, jogam entre uma e tr√™s horas (42%).

O levantamento foi realizado pela ag√™ncia de tecnologia Sioux, pela empresa de pesquisa especializada em consumo Blend New Research, e pelo n√ļcleo de Estudos e Neg√≥cios em Marketing Digital da ESPM. Foram entrevistados 2.947 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal, entre os dias 1 e 16 de fevereiro.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Nenhum coment√°rio ainda

Seja o primeiro a comentar

Ainda n√£o h√° coment√°rios

Seja o primeiro a comentar

Seus dados estar√£o seguros!Seu e-mail n√£o ser√° publicado. Seu e-mail n√£o ser√° compartilhado com outras pessoas.