Home NOTÍCIAS 2015: o ano que a “segurança virtual” virou realidade

2015: o ano que a “segurança virtual” virou realidade

 

… ataques virtuais fora do ambiente corporativo. Por exemplo, as investigações apontam que as infecções do Duqu 2.0 ocorreram durante e nos locais das reuniões do P5+1, grupo que lidera as negociais sobre o programa nuclear do Irã.

° Ataques precisos combinados com fiscalização em massa: os ataques direcionados do Animal Farm foram unificados com os ataques DDoS do mesmo grupo, o que é raro em campanhas avançadas de ataques direcionados.

° Inclusão de ataques a dispositivos móveis no arsenal: o grupo Desert Falcons focaram os usuários de Android.

As guerras entre APTs que ocorreram em 2015 não estavam nas previsões da Kaspersky Lab. No primeiro semestre de 2015, a Kaspersky Lab registrou um exemplo raro e incomum de cibercriminosos atacando uns aos outros. Em 2014, o Hellsing – um grupo de espionagem virtual pequeno e tecnicamente simples – , que visava principalmente organizações governamentais e diplomáticas da Ásia, foi vítima de um ataque de phishing desenvolvido pelo Naikon, e eles revidaram. A Kaspersky Lab acredita que esse foi um marco no surgimento de uma nova tendência nas atividades criminosas cibernéticas: as guerras dos APTs.



O mundo todo
Ao todo, a equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky Lab publicou 14 relatórios sobre APTs em 2015: Duqu 2.0, Darkhotel – part 2, Naikon, MsnMM Campaigns, Satellite Turla, Wild Neutron, Equation, Blue Termite, Hellsing, Carbanak, Desert Falcons, Animal Farm, Spring Dragon e Sofacy. Esses grupos “falam” diferentes idiomas, pois foram encontrados resquícios nos códigos em russo, chinês, inglês, árabe, coreano e francês. Os alvos foram instituições financeiras; órgãos do governo; organizações militares e diplomáticas; empresas de telecomunicação e da área de energia; ativistas e líderes políticos; veículos de comunicação de massa; empresas privadas e outras. Todos os ataques tinham escala mundial.

“Tente fazer uma busca por incidentes de segurança na internet e será possível encontrar algo em qualquer setor da economia e em todos os aspectos da vida cotidiana. Em 2015, houve um aumento acentuado no interesse em incidentes virtuais também no setor do entretenimento. Problemas de segurança cibernética foram apresentados em filmes e programas de TV e até especialistas representaram a si mesmos. Além das mudanças positivas com a maior conscientização do público sobre o risco e como evitá-lo, também tivemos alguns aspectos negativos.

Infelizmente para muitos, a segurança virtual foi associada ao terrorismo. Hoje, o ataque e a defesa de redes próprias e públicas, como a Internet, interessam vários grupos ilegais”, afirma Aleks Gostev, especialista chefe em segurança da Kaspersky Lab e membro do GReAT.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



1
2
Previous articleHewlett Packard Enterprise contrata Samuel Baccin
Next articleStefanini intensifica investimentos em inovação para 2016