Os líderes do setor de pagamentos continuam confiantes no ritmo da inovação do setor, mas muitos correm o risco de ficar para trásàmedida que as expectativas crescem. Nova pesquisa mundial da ACI Worldwide (NASDAQ: ACIW) e Globant revela uma lacuna cada vez maior entre confiança e prontidão, a qual poderá definir a liderança do setor em 2026 e nos anos seguintes.

O relatório Pagamentos em Transição: Liderança em uma Era de Transformação, baseado em uma pesquisa com 500 líderes do setor na América do Norte, Europa, América Latina, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico, mostra que, embora 69% dos executivos considerem suas organizações líderes em pagamentos, menos da metade (44%) declara que a inovação em pagamentos é uma prioridade da alta direção.

Esta desconexão é impulsionada por barreiras que irão se tornar cada vez mais custosas no próximo ano. Mais da metade (55%) dos executivos admite não estar utilizando plenamente a tecnologia já disponível, e 44% citam plataformas legadas como o maior obstáculoàinovação. A resistência interna agrava o desafio, com 53% apontando para obstáculos culturais como um fator-chave que retarda a transformação.



O resultado é uma lacuna de modernização, onde a ambição supera a execução e as organizações correm o risco de ficar para trás,àmedida que demandas tecnológicas e regulatórias se aceleram. Até 2026, transações seguras, instantâneas e descomplicadas serão o padrão mínimo, já que as crescentes expectativas de clientes e consumidores aumentam ainda mais a pressão. De fato, 79% dos entrevistados citam a demanda do cliente como o principal catalisador para a mudança, com a expectativa de que os pagamentos sejam instantâneos, seguros e confiáveis.

Principais descobertas em resumo:

  • Os planos de modernização estão atrasados: Apenas 36% dos executivos do setor de pagamentos afirmam que suas organizações possuem um plano estratégico claro a longo prazo para modernizar pagamentos e investimentos, deixando muitos sem uma visão estratégica para a transformação.
  • A infraestrutura legada desacelera o progresso: Apenas 25% das organizações estão eliminando gradualmente plataformas de pagamento obsoletas, apesar do amplo reconhecimento de que sistemas desatualizados limitam a agilidade e atrasam o lançamento de novos produtos.
  • Preocupações com fraudes e segurança cibernética predominam: 77% dos executivos mencionam fraudes e riscos de segurança cibernética como as principais barreirasàinovação.
  • A complexidade regulatória aumenta a pressão: 63% apontam os requisitos regulatórios como um fator que retarda o progresso, ao criar impedimentos adicionais para as organizações que buscam se modernizar com rapidez.
  • Desafios referentes a talentos e custos persistem: 14% citam a pressão dos custos como uma barreira, enquanto outros 14% destacam a escassez de talentos. Apenas 25% acreditam que suas organizações atraem, desenvolvem e retêm os melhores talentos em termos de pagamentos e tecnologia.
  • A automação orientada por IA irá redefinir o desempenho: Até 2026, a IA irá além da detecção de fraudes, ao impulsionar o roteamento dinâmico, a detecção de anomalias em tempo real e modelos de autoaprimoramento. O comércio agêntico e a orquestração de pagamentos orientada por IA irão dominar o mercado, exigindo que as empresas incorporem inteligência em cada transação para se manterem competitivas.

A pesquisa ressalta a necessidade urgente de os líderes do setor de pagamentos alinharem ambição com ação, ao modernizar a infraestrutura, incorporar inteligência e se preparar para as mudanças regulatórias de 2026, como a migração para a ISO 20022 e a conformidade com serviços bancários abertos. Plataformas que oferecem soluções escaláveis ​​e em tempo real irão ajudar as organizações a modernizar sistemas legados, melhorar a agilidade e acelerar a inovação, sem comprometer a segurança ou a conformidade.

“Chegou a hora de os líderes do setor de pagamentos transformarem a confiança em ação”, disse Philip Bruno, Diretor de Estratégia e Crescimento na ACI Worldwide. “A modernização não é mais uma meta a longo prazo. É uma necessidade imediata. Aqueles que aposentarem os sistemas legados e incorporarem inteligência e agilidade às suas plataforma irão definir agora o padrão para 2026 e mais além.”

Você pode acessar o relatório completo aqui: Pagamentos em Transição: Liderança em uma Era de Transformação.

Metodologia

A análise se baseou em dados de pesquisa com 500 executivos de instituições financeiras, comerciantes e prestadores de serviços, utilizando três enfoques principais:

  • A classificação por contagem da Borda pondera as respostas com base em barreiras, ações motivadoras e prioridades.
  • Escalas de concordância – discordância (1-7) para atitudes, com classificações Top 2 Box utilizadas para maior clareza em gráficos.
  • A regressão por componentes principais (PCR) para vincular atributos organizacionais, como planos de modernização e investimentos em pagamentos em tempo real, aos resultados da liderança, identificando oito vaticinadores principais agrupados em três pilares.

Sobre a ACI Worldwide

ACI Worldwide, uma inovadora original em tecnologia de pagamentos a nível mundial, oferece soluções de software transformadoras que impulsionam a orquestração inteligente de pagamentos em tempo real para que bancos, instituições de faturamento e varejistas possam impulsionar o crescimento, enquanto modernizam continuamente suas infraestruturas de pagamento, de modo simples e seguro. Com 50 anos de experiência confiável em pagamentos, combinamos nossa presença internacional com uma atuação local para oferecer melhores experiências de pagamento e nos manteràfrente dos desafios e oportunidades em constante transformação.

© Copyright ACI Worldwide, Inc. 2025

ACI, ACI Worldwide, ACI Payments, Inc., ACI Pay, Speedpay e todos os nomes de produtos/soluções da ACI são marcas comerciais ou marcas registradas da ACI Worldwide, Inc., ou de uma de suas subsidiárias, nos EUA, em outros países ou em ambos. As marcas comerciais de terceiros citadas são propriedade de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Mídia

Katrin Boettger,

Diretora de Comunicações e Assuntos Corporativos

katrin.boettger@aciworldwide.com

Fonte: BUSINESS WIRE