Home CORPORATE Transformação Digital 49% dos brasileiros conectados compram em sites estrangeiros. Preço e novidades atraem

49% dos brasileiros conectados compram em sites estrangeiros. Preço e novidades atraem

 

… destinos que também tiveram depreciação em suas moedas, como a Ásia”, salienta Renato Pelissaro, diretor de Marketing do PayPal para a América Latina.

O executivo alerta para essas mudanças no hábito de consumo e na expansão digital das fronteiras da concorrência. “É muito importante que os varejistas entendam as barreiras para adoção do comércio eletrônico a fim de que possam desenvolver estratégias que lhes permitam aproveitar esta oportunidade”, completa o Pelissaro.

Ofertas e novidades que não estão no Brasil
Preço e oferta têm determinado esse comércio fora das fronteiras do Brasil. Dos internautas que compraram na China, 85% afirmam que a principal motivação para isso é o preço baixo praticado pelos sites de lá. Outros 64% disseram que o motivo é a possibilidade de comprar produtos aos quais não têm acesso no Brasil. Já quem compra nos EUA diz que a qualidade dos produtos é a principal razão para fazê-lo.

Em perguntas de múltiplas escolhas, nas quais os consumidores deveriam assinalar vários de seus hábitos de compra no exterior, algumas respostas conseguiram maior aceitação. Compradores online brasileiros acessam lojas on line em outros países da seguinte forma: 64% vão direto aos sites que já usaram (a média mundial é 58% entre os países da amostra da pesquisa); 49% seguem recomendação de amigos e familiares (a média mundial é 36%); 39% vão direto aos sites em que conhecem os endereços; 39% procuram sites estrangeiros quando sabem que oferecerão promoções; e 19% clicam em banners e anúncios online.



As razões mais comuns que levam os compradores online brasileiros a evitar sites de outros países são: 51% apontam que ter de pagar impostos de importação/tarifas alfandegárias e/ou taxas os levam a evitar comprar mais vezes de sites internacionais; 49% assinalaram que o câmbio está desfavorável; 45% marcaram que o prazo de entrega não é rápido o suficiente; 36% estão preocupados com a segurança de seus dados financeiros e pessoais. A pesquisa completa pode ser acessada nesse link.

 

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