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Podcast – Mais de 50% das empresas não adotam estratégias ESG, aponta pesquisa.


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Neste Podcast conversei com Luis Arís, gerente de negócios para a América Latina da Paessler e falamos sobre uma pesquisa global da empresa feita com mais de mil empresas e os resultados são surpreendentes. Veja alguns destaques e ouça o Podcast.

· Estudo realizado pela Paessler a partir de entrevistas com 1050 gestores de tecnologia, sendo 44 da América Latina, mostra que embora 85% deste universo reconheça a importância desta bandeira, 61% ainda não utilizam soluções de monitoramento para reforçar o alinhamento dos processos da empresa às melhores práticas em sustentabilidade;

· Em termos das estratégias ESG mais adotadas, 45% dos líderes buscam reduzir o uso de hardware;

· Enquanto 18% dos entrevistados globais afirmaram não se preocupar com a sustentabilidade, na região Américas/América Latina esse número sobe para 25%;

· Entre as maiores angústias dos líderes de TI destacam-se o uso da nuvem híbrida (48%), como manter a resiliência de ambientes cada vez mais distribuídos e heterogêneos (44%) e os desafios de gestão de data storage (31%).




Congresso de TI e EvoluTI Pro se unem em 2023 para jornada tecnológica

O Congresso de TI e o EvoluTI Pro estão programados para ocorrer de forma consecutiva neste ano. 

A velocidade do avanço tecnológico tem impulsionado uma série de inovações no mercado e a dinâmica das colaborações em equipe tem se revelado como um catalisador de sucesso para inúmeras empresas. 

Essa abordagem tem o objetivo de concentrar os esforços na democratização da tecnologia com a realização de um evento inteiramente online e outro com interação presencial. 

O público-alvo dessas iniciativas tem registrado um crescimento constante a cada edição e tem com públicos estudantes de tecnologia, empresas do setor que buscam capacitar e aprimorar seus profissionais e também os veteranos do mercado em busca de aprimoramento e aprendizado em diversas vertentes da atuação tecnológica. 

O Congresso de TI terá sua 10ª edição agendada para os dias 4 e 5 de dezembro, numa experiência completamente online. Este ano contará com a participação de mais de 60 palestrantes, garantindo mais de 30 horas de conteúdo ao vivo, distribuídas em 8 trilhas de aprendizado, com os painéis exclusivos e certificado digital. 

O EvoluTI Pro encerra 2023 no dia 6 de dezembro em um evento presencial para mais de 350 participantes no Cubo Itaú.

Para mais informações acesse os links abaixo:

Clique aqui para saber mais sobre o Congresso de TI. 

Clique aqui para informações detalhadas sobre o EvoluTI Pro. 



Podcast – Você conhece a Confraria do Empreendedor e seus Confrades?


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Neste Podcast conversei com Natália Lazarini, Co-fundadora e diretora da Confraria do Empreendedor. Em poucos anos a Confra conseguiu angariar mais de três mil Confrades – como são chamados seus membros – e vem ajudando e facilitando a jornada de quem é empreendedor aqui no Brasil e também em Portugal.

Para conhecer essa iniciativa ouça ou veja agora o Podcast, curta o canal do YouTube, inscreva-se nele e deixe seu comentário.

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Witec e Trentim anunciam fusão

A Witec It Solutions e a Trentim – Gestão & Tecnologia, empresas Microsoft Gold Partners há mais de dez anos no mercado, anunciam a fusão de suas operações, resultando em um grupo com mais de 100 colaboradores, especialistas certificados por organizações como Microsoft, Watchguard, 3CX, PMI.org, IIBA.org e PMO Global Alliance.

“Queremos proporcionar aos parceiros uma jornada de crescimento e excelência operacional, alavancando o uso da tecnologia como um diferencial competitivo e disseminando soluções para comunicação, colaboração, produtividade e segurança”, explica Carol Lagoa, Co-Founder daWitec IT Solutions.

Combinando produtos e serviços gerenciados nas áreas de comunicação, colaboração, produtividade, segurança, automatização e aplicativos de negócios low-code, as soluções Trentim e Witec ajudam empreendedores e gestores a obterem competitividade e eficiência para seus negócios.

Além disso, a fusão consolida o Witec Hub com o objetivo de educar e capacitar profissionais de tecnologia, bem como conscientizar e orientar as empresas para transformação digital dos seus negócios.

“Por meio do LinkedIn Learning, capacitamos mais de 207 mil pessoas em formações de tecnologia. Além disso, as equipes da Witec e da Trentim Gestão & Tecnologia estão ativamente envolvidas em comunidades técnicas, combinando a experiência prática em projetos internacionais e desenvolvimento de produtos com voluntariado e educação.”, complementa
Mario H Trentim fundador e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.

O portfólio combinado das empresas resulta em sinergias para o atendimento de empresas pequenas, médias e grandes em diferentes indústrias e conforme suas necessidades.

A expertise  da Trentim Gestão & Tecnologia nas áreas de gerenciamento de projetos, agilidade organizacional e transformação digital permite levar as soluções mais modernas e avançadas das grandes empresas para as pequenas e médias.

Por outro lado, o catálogo amplo de serviços da Witec IT Solutions disponibiliza aos clientes infraestrutura, computação em nuvem, telefonia e licenciamento com foco na redução de custos e aumento da produtividade, sem deixar de lado a qualidade e a governança corporativa.

“Desde 2019, a atuação internacional da Trentim na América Latina, Oriente Médio e Europa permitiu identificar tendências e antecipar necessidades dos nossos clientes no Brasil. Agora vamos combinar os produtos e serviços da suíte ModernPMO com o portfólio da Witec e empresas do ecossistema para que possamos oferecer soluções mais completas aos clientes. Sabemos que
as empresas de tecnologia que quiserem prosperar e ter lucratividade precisam estar cada vez mais próximas dos clientes, entender quais são as soluções e produtos que eles precisam e oferecer essas soluções de forma customizada”, enfatiza Gustavo Moraes, Diretor de Operações e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.

A fusão é resultado de uma parceria entre as empresas desde 2020, fazendo parte da estratégia de transformar a gestão das empresas por meio de boas práticas, diagnósticos, modelos de maturidade, consultoria especializada e modernas soluções de tecnologia.

As empresas seguem alinhadas no propósito de acelerar a adoção das soluções Microsoft 365, nas verticais de Power Patform (Power Bi, Power Apps e Power Automate), Segurança e Governança, apoiando os clientes em suas jornadas e desafios relacionados ao novo cenário global. Não há dúvidas de que empresas que saibam unir processos, pessoas e ferramentas, estejam mais capacitadas em um mercado cada vez mais competitivo.

“Esse movimento tem como foco tonar a Witec a maior empresa especializada em produtividade e trabalho remoto seguro do Brasil. Temos a convicção que com a adoção de tais soluções, as empresas têm crescimento significativos em governança, produtividade, processos e segurança, impactando diretamente na escalabilidade dos seus negócios, garantindo assim um crescimento sustentável e seguro”, finaliza Marco Lagoa, CEO da Witec IT Solutions.



9ª Edição do Congresso de TI promete ampliar o conhecimento da área no Brasil


A Witec, hub especializado em soluções de Tecnologia da Informação, realiza a 9ª Edição do Congresso de T.I nos dias 08, 09 e 10 de novembro. Totalmente on-line e gratuito, o evento tem como objetivo promover networking e compartilhar conhecimentos setoriais dos mais de 60 speakers presentes, incluindo nomes como Rodrigo Jorge, Diretor de Segurança da Informação na VTEX, Sandyara Peres, Coordenadora de Acessibilidade no PicPay, Isabella Montalvão, Engenheira Líder de Soluções para Marketing Cloud na Salesforce, entre muitos outros. 

Com trilhas de Segurança, Governança & Privacidade; Cloud Computing; Desenvolvimento; Data Science & Digital e Customer & Employee Experience, o conteúdo é direcionado para estudantes e profissionais do segmento, além de pequenas, médias e grandes empresas.

Interessados podem realizar suas inscrições no link.

As edições anteriores do Congresso contaram com a presença de mais de 400 profissionais renomados, mais de 200 mil espectadores e mais de 500 palestras e cursos. Cada vez mais é importante mostrar que a tecnologia e inovação são essenciais para promover a mudança que a sociedade espera das organizações. O evento tem como proposta capacitar cada vez mais os profissionais de tecnologia e contribuir para o progresso do setor. 

Segundo dados da Brasscom, o setor de tecnologia da informação aponta demanda de 797 mil profissionais até 2025. É uma conta que não fecha porque há mais vagas oferecidas do que pessoas capacitadas no mercado.

“Esse evento é uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos entre os participantes, com a chance de ganhar escala com pessoas que ainda não enxergam as possibilidades que o setor oferece. Tecnologia não é mais a profissão do futuro; a necessidade de profissionais qualificados no mercado é vista no presente”, explica Maria Carolina Lagoa Loyo, CCO, do Congresso de TI.

Serviço
Data: 8 a 10 de novembro
Evento Online
Inscrições gratuitas: https://congressodeti.com.br/9-edicao/




Editora VideoPress lança curso on-line sobre Segurança da Informação para profissionais do setor Público e Privado

A Editora VideoPress, detentora da marca Vida Moderna, anuncia sua nova divisão de cursos on-line com o lançamento do curso “Desmistificando a Segurança da Informação”, que tem como objetivo reforçar o papel estratégico da cibersegurança, apresentando conceitos estratégicos e tecnologias para otimizar as ações de proteção digital dentro de companhias dos setores Público e Privado. A pré-inscrição para o curso está disponível neste link e as vendas serão abertas dia 16 de maio de 2022.

Ao todo, são 12 módulos interativos com conteúdo prático apresentado por André Carneiro, Diretor Geral da Sophos do Brasil, e pelo jornalista Guido Orlando Jr., Diretor da Editora.

“A Segurança da Informação é um tema latente e vital para as empresas de todos os portes e segmentos. Planejar as ações e aplicar as metodologias e ferramentas de proteção de dados, porém, são muitas vezes grandes desafios às companhias, principalmente pela rápida transformação que este setor vive e pela falta de mão de obra global para atender as demandas dessas companhias”, analisa Guido.

Segundo o jornalista, a proposta é desmistificar algumas premissas referentes a este assunto e, principalmente, trazer informação prática para agilizar as iniciativas de proteção digital nas organizações. “Este não é um curso técnico, mas sim uma preparação para tornar a estratégia de Segurança da Informação verdadeiramente alinhada às propostas de negócios nas empresas”, explica.

Neste cenário, para tornar as aulas mais práticas, a ideia é aproximar o conteúdo apresentado à rotina vivida no dia a dia dos times. “Trazemos cases e informações estratégicas a respeito de novas tecnologias, processos e formas para o cumprimento de normas, como a LGPD, além de lives exclusivas e grupos fechados para potencializar a troca de informações entre os participantes. Tudo isso em um formato sob demanda, em que o público pode ver as aulas onde e quando quiser, em seu próprio ritmo. A ideia é tirar dúvidas e facilitar a chegada de práticas bem-sucedidas a todos”, ressalta.

Durante o curso, os alunos terão acesso a conteúdos sobre conceitos fundamentais para a Segurança Digital, dicas para a formação de uma estrutura de cibersegurança do zero e detalhes que devem ser observados pelas companhias diante de novas regras e o aumento dos ataques via ransomware, por exemplo.

“A Segurança da Informação nas companhias públicas e privadas não pode mais ser vista como uma área à parte das empresas. É preciso entender que a proteção de dados deve permear os planos de negócios e todas as iniciativas da corporação. O compromisso desse curso é reforçar essa importância aos profissionais do mercado, mostrando como e onde devemos agir para impulsionar a capacidade de controle dos times”, reforça Carneiro, que é Engenheiro Eletrônico formado pela POLI, da USP, e que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de SI.

Pelo caráter voltado aos negócios, as aulas são destinadas a profissionais de tecnologia e executivos de todos os níveis – incluindo CEOs, CIOs, CISOs e CTO, entre outros – e dos mais diversos setores da economia. “Além disso, é uma grande oportunidade para que novos talentos e trabalhadores que estão migrando para a área de Segurança da Informação também possam entender melhor as implicações deste ramo aos resultados das companhias”, acrescenta o engenheiro.

Para mais informações e fazer o pré-cadastro, acesse bit.ly/3ancyfm.

Lá poderão ser assistidos gratuitamente nove clipes de cada módulo, com destaques das respectivas aulas, para reforçar a tomada de decisão da compra do curso.



JAC Motors lança o e-JS1, o carro 100% elétrico compacto mais barato do mercado brasileiro. Conheça agora.

Sem fazer muito alarde a JAC Motors se consolida como a montadora aqui no Brasil que tem a maior e mais variada oferta de veículos 100% elétricos do país. Na imagem abaixo você pode conferir todos os modelos da montadora chinesa por aqui, que desde 2019 tem como principal acionista o Grupo Volkswagen na China, com 51% das ações.

Modelos 100% elétricos da JAC Motors disponíveis no Brasil

Essa joint venture definitivamente deixa no passado qualquer dúvida que ainda possa existir sobre a qualidade e atendimento dos veículos da montadora chinesa, a coloca em um novo patamar de mercado e a tendência é que ela passará a ser olhada com outros olhos pelos consumidores.

Desenvolvido em parceria com Volkswagen, o JAC e-JS1 estreia no mercado brasileiro para ser o oitavo veículo 100% elétrico da JAC Motors, todos eles livres de emissões de poluentes.

Segundo Eduardo Pincigher, Diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da empresa, “O e-JS1 foi desenvolvido a partir da plataforma do elétrico IEV20 e a VW implementou o design exterior e interior, acabamento e conectividade“, explica.

Slide Show


Destaques
> O compacto urbano livre de emissões da JAC Motors possui 302 km de autonomia (norma NEDC); baterias de fosfato de ferro-lítio têm capacidade máxima de 30,2 kWh;

> Provido de sistema de regeneração de carga, o JAC e-JS1 é extremamente econômico: em média, o modelo consome 9,6 kWh a cada 100 km;

> Com 150 Nm (15,3 kgfm) de torque e apenas 1.180 kg, o JAC e-JS1 é o veículo com menor custo por km rodado do país: 7 centavos por km;

> Para “encher o tanque” ou carregar as baterias, o e-JS1 gasta cerca de R$ 20 (tarifa de R$ 0,65 por kWh). Um carro compacto, com motor a gasolina, que tenha consumo urbano de 13 km/l, exigirá cerca de R$ 135 para rodar os mesmos 302 km.

> O JAC e-JS1 é o oitavo modelo 100% elétrico da JAC Motors no Brasil. De longe é a marca com o maior portifólio de veículos livres de emissões, constituindo uma família completa: um modelo urbano, três SUV´s, uma picape, uma van e dois caminhões.

> Preço sugerido do JAC e-JS1 é de R$ 149.900.

O JAC E-JS1 é uma grande aposta. Será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compacto urbano, compatibilizando a aplicação ideal para um veículo totalmente elétrico: o uso dentro da cidade”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Você pode usá-lo em rodovias, nas pequenas viagens? Claro que sim. Mas seu habitat natural é o trânsito urbano”.

Ao contrário do que se pensava, o city-car não substituirá o JAC iEV 20, mas sim complementará a linha. O iEV 20 é um SUV de porte compacto, com suspensão mais alta, rodas e pneus maiores e aptidão para vencer desafios leves no off-road, enquanto o E-JS1 é totalmente destinado ao uso urbano.

Com 30,2 kWh de capacidade de carga elétrica, o E-JS1 possui ótimo rendimento, à medida que, por ser 100% elétrico, ele é leve. São somente 1.180 kg de peso em ordem de marcha, segundo informa a montadora.

Por este motivo, o motor de 150 Nm (15,3 kgfm) de torque entrega um desempenho empolgante para um modelo urbano. São 62 cv de potência e 110 km/h de velocidade máxima.

Menor custo por km rodado do Brasil
Dependendo da tocada do motorista, o e-JS1 é capaz de rodar 302 km, perfazendo um consumo médio de 9,6 kWh por 100 km, e oferece o custo por km rodado mais em conta de todo o mercado brasileiro – 0,36 MJ/km.

Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,65 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 6,24 a cada 100 km, segundo dados fornecidos pela montadora.

“Encher o tanque”, ou neste caso, carregar as baterias por esse valor e rodar 302 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado 7,5 vezes menor do que um modelo com motor térmico (a combustão). O custo por km rodado do JAC E-JS1 é pouco mais de 6 centavos.

Mesmo que se adote o custo de R$ 0,90 de kWh, instituído ocasionalmente na “bandeira vermelha”, a despesa de “tanque cheio” salta para somente R$ 26, ou seja, ainda 5,2 vezes mais barato que os mais econômicos modelos a gasolina.

Baterias de fosfato de ferro-lítio são mais estáveis
Por pertencer à oitava geração de modelos 100% elétricos da JAC Motors, o e-JS1 possui grande eficiência dinâmica de todo o conjunto propulsor.

Tanto que a autonomia de 302 km, perfeitamente adequada a um modelo de porte compacto e urbano, foi obtida com a instalação de baterias com somente 30,2 kWh de capacidade máxima de carga, dotadas de células de fosfato de ferro-lítio, que possuem melhor estabilidade química e térmica.

Como resultado, o JAC e-JS1 pesa menos de 1,2 tonelada. Com um peso extremamente contido para um veículo elétrico, adicionado à proposta urbana, ele precisa de um motor com 62 cv de potência.

Na prática, a eficiência do motor e o baixo peso das baterias, além de gerarem um conjunto “enxuto”, garantem aquele consumo enfaticamente reduzido de 9,6 kWh / 100 km.

Por rodar primordialmente nas cidades, onde o torque é muito mais relevante que a potência, o E-JS1 permite acelerações surpreendentes, com seus 150 Nm de torque máximo. De 0 a 100 km/h, o JAC E-JS1 precisa de 10,7 segundos.

E por falar em bateria, uma dúvida que sempre surge entre os consumidores é seu custo de manutenção. Afinal, quanto o dono do carro vai desembolsar caso elas apresentem algum defeito depois que terminar a garantia? Outra dúvida: quanto tempo duram as baterias?

Ouça as explicações de Sérgio Habib neste áudio

Design feito em parceria com a Volkswagen
Contando com total supervisão da Volkswagen no desenvolvimento, o city-car da JAC “escreve um novo paradigma na definição de carro urbano”, segundo a empresa. Não emite nenhum grama de CO2, seu design é moderno e contemporâneo (incrementado pelas cores vivas da carroceria) e mede apenas 3,65 metros de comprimento e 1,67 m de largura, o que é uma grande vantagem para trafegar em grandes cidades.

Na frente, o JAC e-JS1 destaca-se pelo grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, unidas por uma régua que atravessa toda a frente do carro. Para ornar com esse efeito, ele possui contornos na base do para-choque que envolvem os faróis de neblina nas extremidades. É um conjunto estilístico forte, de personalidade. Possui luzes diurnas em LED (sistema DRL de série).

Visto de lado, o JAC e-JS1 recebeu rodas de desenho exclusivo, com pneus nas medidas 165/65 R14.

Detalhe das rodas

Já a traseira exibe lanternas mais quadradas, decretando solidez no conjunto, além de repetir os mesmos ornamentos no para-choque.

Interior futurista
Toda a parte interna do e-JS1 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base. Possui duas telas à serviço do motorista. A primeira, que é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, compõe-se de uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra as informações de cruzeiro (velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia etc.).

Detalhe das duas telas do painel

Como diferencial de acabamento, o JAC e-JS1 incorpora molduras em alto relevo de cores contrastantes, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies revestidas em couro (soft touch). Um console “aéreo” permite guardar pequenos objetivos, como um smartphone bem à mão, assim como funciona como descansa-braços. E o estofamento é de couro sintético.

Detalhe do console “aéreo

Nesse console, inclusive, como é tradicional em qualquer veículo, o condutor do e-JS1 não vai encontrar o botão seletor de marcha. Por ser elétrico, o modelo não requer câmbio, sem os habituais engates “mecânicos”.

O acionamento de sentido de marcha – para frente, identificado convencionalmente com a letra D, de drive, e para trás, pela letra R – é realizado por uma alavanca fixada na coluna de direção, à direita do volante.

Alavanca de seleção do câmbio do lado direito da coluna de direção

Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal. Tudo é acionado pela central multimídia (a segunda tela), oferecendo um conjunto prático, clean e de aparência futurista. Apenas à esquerda do volante concentram-se botões de necessidade mais imediata de uso, como desembaçadores e ajustes elétricos dos retrovisores externos.

O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.

Visão do volante
Detalhe do volante lado esquerdo
Detalhe do volante lado direito

Central multimídia com tela de 10,25 pol reúne dados de operação
Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS1 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.

A tela estará traduzida para Português do Brasil

Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias. Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”. Os comandos de climatização também são acionados por essa central.

Lista de equipamentos
O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 150 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série:
• Ar-condicionado Automático e Digital
• Cruise Control com comandos no volante
• Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
• Faróis com “Follow Me Home”
• Faróis com DRL (LED diurno)
• Faróis de neblina (dianteira)
• Retrovisor interno antiofuscante
• Bancos revestidos em couro ecológico
• Duplo air bag
• Portas com barras de proteção lateral
• Aviso de cinto não acoplado
• Freio ABS com EBD
• BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
• Auto Hold (assistente de partida em rampas)
• TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
• ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade
• Sensor de estacionamento traseiro
• Câmera de ré
• Entrada USB sob o console central do painel
• Isofix
• iPedal (sistema de regeneração de carga da bateria nas desacelerações e frenagens.

Primeiras impressões
Tive a oportunidade de fazer um teste drive de aproximadamente 100 Km ida e volta até uma cidade perto capital paulista e o carro surpreendeu. Tem ótima dirigibilidade, o volante é preciso e firme, o iPedal responde prontamente quando requerido, é funcional e depois que o condutor se acostuma com a maneira de usá-lo, o freio convencional será usado raramente. E se acostumar, pegar o jeito de utilização, demora minutos e acaba sendo até divertido.

E por falar em divertido, dosar o consumo e a regeneração de energia acaba sendo quase um videogame, pois quando você para de acelerar ou tiver que utilizar o freio, o gráfico de energia da tela de 10,25 polegadas muda de comportamento, ora mostrando o consumo, ora mostrando o carregamento das baterias e isso é muito legal.

E o carro anda muito bem, apesar de ter sua velocidade máxima limitada a 110 Km via software. Lembre-se que ele é um carro basicamente urbano, mas dá para andar em estradas entre cidades próximas de até um percurso de 200 Km ida e volta sem se preocupar com a autonomia, desde que as baterias estejam carregada, claro.

Sinceramente, não precisei em nenhum momento ultrapassar os 110 Km/h, pois mais de 80% do trajeto foi urbano e peguei apenas um trecho de alguns quilômetros da Via Anchieta, que tem velocidade máxima na sua pista central de exatos 110Km/h.

O torque para um carro do seu porte é excelente e chega a arrancar um leve sorriso de canto de boca do condutor. Não que seja fantástico e cole no banco, mas dá para sentir a potência sendo enviada instantaneamente para as rodas, o que não acontece em um carro a combustão. Isso é o que eu mais gosto em um carro elétrico.

A acústica interna é excelente, não só pela falta do ruído do motor e ausência de trepidação, como é de se esperar em um carro 100% elétrico, pois andei por ruas de paralelepípedo e asfalto com buracos. E o ruído interno e rigidez da suspensão se comportaram muito acima do que eu esperava, o que tornam o E-JS1 bastante confortável.

O que deu para sentir desse curto percurso foi isso, além dos olhares das pessoas na rua e outros motoristas, pois ele é um carro com design muito moderno e a cor que escolhi foi o Abacate, que realmente é bonito e chama atenção por onde passa.

Quanto ao porta malas, a capacidade é de 121 litros, o que é suficiente para uma mala pequena e uma compra média de supermercado. É honesto para o tamanho do carro.

Para ver e baixar a ficha técnica do e-JS1 CLIQUE AQUI

Comparativo de preço
No seu material promocional a JAC colocou um comparativos com as marcas que vendem carros 100% elétricos no Brasil e aqui está a tabela. Clique na imagem para aumentá-la.

Tabela comparativa de preço

Acho que eu sei o que você deve estar pensando: “Guido, você compraria esse carro?” Eu respondo: “Sim”.



A John Langdon Down Foundation ganha o F1® Allwyn Global Community Award no Grande Prêmio do México

  • Iniciativa sediada na Cidade do México recebe uma doação de € 100.000 da Allwyn para apoiar sua missão de liberar todo o potencial das crianças com Síndrome de Down

CIDADE DO MÉXICO, Oct. 24, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Allwyn, empresa multinacional de entretenimento liderada por loterias, e a Formula 1 anunciaram a John Langdon Down Foundation como vencedora do F1® Allwyn Global Community Award no México e ganhadora de € 100.000 (equivalente a mais de 2,1 milhões de pesos mexicanos). A doação, cortesia de Allwyn, será usada para promover o trabalho positivo da fundação na comunidade local por meio de seu programa integrado de cuidado e educação, que apoia crianças com Síndrome de Down, bem como suas famílias.

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p align=”center”>A Prof. Sylvia Garcia Escamilla, presidente da John Langdon Down Foundation, ganha o F1® Allwyn Global Community Award no Autódromo Hermanos Rodriguez antes do Grande Prêmio do México.

Sediada na Cidade do México – sede do FORMULA 1® GRAND PREMIO DE LA CIUDAD DE MEXICO 2025 – 24 a 26 de outubro de 2025 – a John Langdon Down Foundation é uma instituição pioneira dedicada a promover os direitos humanos, a dignidade e o potencial das pessoas com Síndrome de Down de todas as idades. A fundação reconhece que as crianças com Síndrome de Down no México nem sempre estão preparadas para o sucesso – as necessidades educacionais, de saúde e de desenvolvimento são normalmente abordadas isoladamente, o que pode prejudicar suas oportunidades de aprender e ser independente.

A iniciativa vencedora da fundação visa preencher essa lacuna com sua doação da Allwyn. Nos próximos 12 meses, apoiará 89 crianças de 6 a 18 anos com Síndrome de Down para liberar seu potencial e capacitar cerca de 445 membros da família (incluindo pais e cuidadores) com treinamento e apoio. A longo prazo, visa dar a essas crianças mais independência, melhorando a educação, as oportunidades de emprego e a inclusão social. Em última instância, o projeto terá um impacto social mais amplo ao destacar as capacidades das pessoas com Síndrome de Down – quebrando estereótipos, mudando percepções e promovendo uma sociedade mais receptiva.

A F1 tem sido uma importante apoiadora do trabalho da fundação há vários anos. Em 2022, comprou obras de arte personalizadas e molduras criadas por pessoas com Síndrome de Down. Mais recentemente, abriu oportunidades para seus alunos participarem de jogos e atividades inclusivas no circuito do Autódromo Hermanos Rodriguez, incluindo conhecer pilotos e testar suas habilidades em simuladores de corrida.

O F1® Allwyn Global Community Award, lançado este ano como parte da parceria plurianual entre a F1 e a Allwyn, reflete um compromisso compartilhado de impulsionar mudanças positivas e retribuir às comunidades em que operam.

Durante a temporada de 2025, um total de quatro iniciativas locais ligadasàF1 que causam um impacto positivo em seus países – que podem incluir avanços em educação, cultura, bem-estar e sustentabilidade – serão escolhidas pelos juízes para ganhar uma doação de € 100.000 da Allwyn. O vencedor restante desta temporada receberá o F1® Allwyn Global Community Award no FORMULA 1® HEINEKEN LAS VEGAS GRAND PRIX 2025 (20 a 22 de novembro de 2025).

A ambição da Allwyn é estender o prêmio para cobrir mais corridas na temporada de 2026 e celebrar ainda mais os projetos que fazem uma diferença significativa.

Andria Vidler, CEO da Allwyn UK e jurada do F1® Allwyn Global Community Award, disse: “Como uma empresa de entretenimento liderada por loterias, retribuir às comunidades está no centro do que fazemos e tem sido um privilégio mostrar e promover um excelente trabalho por meio da parceria da Allwyn com a Formula 1 este ano. A John Langdon Down Foundation é um exemplo de uma verdadeira iniciativa comunitária que não apenas promove mudanças positivas para seus beneficiários diretos e seus sistemas de apoio, mas é intrinsecamente inclusiva, impulsionando uma mudança fundamental na percepção de um grupo marginalizado.”

Ellen Jones, chefe de ESG da Formula 1, disse: “O trabalho inspirador da John Langdon Down Foundation está fortemente alinhado com as principais áreas que reconhecemos por meio deste prêmio – especialmente em seus esforços para aumentar o empoderamento, a educação e o bem-estar de crianças com Síndrome de Down. A notável iniciativa quebra barreiras sistêmicas, ajudando essas crianças a alcançar todo o seu potencial. Estamos muito felizes em dar visibilidadeàsua missão e gerar um impacto tangível, ajudando a promover uma sociedade mais solidária e inclusiva.”

A vencedora do F1® Allwyn Global Community Award, professora Sylvia Garcia Escamilla, presidente da John Langdon Down Foundation, disse: “Nosso objetivo é garantir que toda pessoa com Síndrome de Down seja totalmente incluída na sociedade, e vencer o F1® Allwyn Global Community Award nos aproxima de tornar isso realidade. A maior lacuna sistêmica no México é o cuidado fragmentado, que impede que o potencial das crianças com Síndrome de Down seja plenamente desenvolvido. Essa generosa doação da Allwyn nos permitirá implementar um programa que ofereça um sistema de apoio integrado, promova o desenvolvimento, elimine barreiras e incentive uma inclusão mais ampla, que vá além do México. AgradecemosàFormula 1 eàAllwyn por reconhecerem o impacto que nossa fundação está gerando nesta comunidade.”

Notas aos editores

Sobre a Allwyn
A Allwyn é uma empresa multinacional de entretenimento de jogos, liderada por loterias, com posições de destaque e marcas reconhecidas na Europa e na América do Norte. Seu propósito é tornar o jogo melhor para todos, com foco em inovação, tecnologia, segurança dos jogadores e aumento dos recursos destinados a boas causas, dentro de um portfólio crescente de entretenimento de jogos casuais.

Sobre a parceria da Allwyn com a Formula 1®
A parceria plurianual com a Formula 1® representa um impulso para aumentar o reconhecimento global da Allwyn, aproveitando as 24 corridas do esporte ao redor do mundo, seus 750 milhões de fãs e 96 milhões de seguidores nas redes sociais, além de sua ampla presença em canais de transmissão e meios de entretenimento.

A parceria reforçará a posição da Allwyn como uma marca internacional que promove impacto comunitário em todo o mundo, apoiando seus planos de crescimento global.

No centro da parceria está o desenvolvimento de iniciativas que apoiarão a ambição da empresa de ser uma força positiva e contribuir para a sociedade em escala global. Com a Allwyn e a Formula 1® igualmente comprometidas em empoderar fãs e comunidades locais, a parceria ofereceráàAllwyn a oportunidade de utilizar a crescente base internacional de fãs do esporte para celebrar aqueles que promovem mudanças positivas, compartilhando essas histórias inspiradoras em nível global.

Sobre a Formula 1®
As corridas de Formula 1® começaram em 1950 e constituem a competição de automobilismo mais prestigiada do mundo, além de serem a série esportiva anual mais popular do planeta. A Formula One World Championship Limited faz parte da Formula 1® e detém os direitos comerciais exclusivos do Formula One World Championship™ da FIA. A Formula 1® é uma subsidiária da Liberty Media Corporation (NASDAQ: FWONA, FWONK, LLYVA, LLVYK), atribuída ao grupo de ações rastreadoras do Formula One Group. Os logotipos F1, F1 FORMULA 1, FORMULA 1, F1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX, PADDOCK CLUB e marcas relacionadas são marcas registradas da Formula One Licensing BV, uma empresa da Formula 1. Todos os direitos reservados.

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Previdência complementar avança em transparência e inclusão

Previdência complementar avança em transparência e inclusão
Previdência complementar avança em transparência e inclusão

Durante o Congresso Brasileiro de Previdência Privada, autoridades, parlamentares e especialistas do setor destacaram avanços voltados à transparência, inclusão e modernização da previdência complementar fechada. As discussões abordaram medidas regulatórias e políticas públicas que fortalecem a governança e ampliam o acesso à poupança de longo prazo no país.

O Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, anunciou o encaminhamento de uma proposta de cooperação entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). O acordo prevê uma atuação conjunta entre os órgãos, com o objetivo de aprimorar a fiscalização e garantir segurança jurídica às entidades fechadas. “Fomos ao presidente do TCU e já firmamos uma parceria de cooperação com a Previdência. Falei diretamente com o presidente do Tribunal porque estamos alinhados com as mesmas pautas apresentadas aqui neste congresso”, afirmou o ministro.

Segundo ele, fortalecer a transparência e a governança é essencial para restaurar a credibilidade do sistema, dentro de uma agenda que inclui a Resolução CNPC nº 63/2025, sobre inscrição automática em planos instituídos, e a Resolução CMN nº 5.202/2025, que atualiza as regras de investimento das entidades.

O evento também destacou a atuação da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, criada no Congresso Nacional. Presidida pelo deputado Tadeu Veneri (PT-PR) e proposta pela deputada Érika Kokay (PT-DF), a frente busca aproximar o Legislativo do setor e apoiar políticas de expansão da previdência complementar. “Vamos levar pleitos do sistema para o Parlamento. O processo da previdência é de pensar na necessidade, que é o que faz as pessoas buscarem conforto quando não houver condições laborais”, observou o parlamentar.

Para Devanir Silva, diretor-presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), a iniciativa representa um avanço no diálogo entre as instituições. “A nova Frente Parlamentar é um espaço de diálogo e construção. Juntos, poderemos fortalecer a governança, dar mais segurança ao sistema e ampliar o acesso à previdência para milhões de brasileiros”, acrescentou.

Entre os temas em destaque esteve a criação das micro pensões, apontadas como instrumento promissor para incluir trabalhadores autônomos e informais. A proposta prevê modelos simplificados de contribuição, apoiados por educação financeira e inclusão digital, ampliando o alcance social do sistema. “Não é justo que quem trabalha tanto siga desprotegido. O sistema precisa evoluir para oferecer também a esses profissionais oportunidades de poupança de longo prazo, com segurança e dignidade”, afirmou Devanir Silva.

De acordo com dados da Abrapp, o sistema de previdência complementar fechada administra cerca de R$ 1,3 trilhão em ativos e beneficia aproximadamente 8 milhões de pessoas entre participantes e assistidos. O desempenho positivo reforça o papel do setor como um dos principais pilares da poupança nacional e instrumento de desenvolvimento econômico e social.

As discussões durante o congresso também evidenciaram o papel estratégico da educação previdenciária e da inovação tecnológica para garantir a sustentabilidade e a inclusão no longo prazo. Para os especialistas presentes, o fortalecimento da governança e o alinhamento entre governo, reguladores e entidades representam um marco na construção de uma previdência de impacto, voltada à proteção social e à prosperidade coletiva.



COP30: podcast destaca ações para agenda global

COP30: podcast destaca ações para agenda global
COP30: podcast destaca ações para agenda global

A poucos meses da COP30, marcada para ocorrer em Belém do Pará entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, o podcast Business Rock, programa apresentado por Sandro Ari, o Sandrão, realizou entrevistas com três especialistas que atuam diretamente na construção de soluções sustentáveis, destacando ações cujo objetivo é posicionar o país como protagonista na agenda ambiental global.

A urgência de uma nova economia: a revolução da reciclagem urbana

Marcelo Doria, fundador e COO da Carrot, trouxe ao programa uma perspectiva sobre como as cidades podem se tornar motores de transformação climática. “Com o aumento dos níveis de circularidade, geramos benefícios econômicos para as empresas, impacto ambiental positivo e, principalmente, justiça social, com remuneração digna para quem atua na base da cadeia”, destacou Doria, explicando como a reciclagem urbana pode reduzir significativamente as emissões de carbono e gerar renda para comunidades vulneráveis, criando um modelo econômico sustentável.

Governança climática: o desafio da integração federativa

Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul e especialista em políticas públicas ambientais, fez um alerta sobre os gargalos institucionais que impedem o Brasil de acelerar sua transição climática durante entrevista para o Business Rock: “O Brasil precisa de maior incentivo financeiro para implementar o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, e de integração entre os entes federativos no combate ao desmatamento e às mudanças climáticas. Sem essa união, as políticas públicas se fragilizam”, enfatizou Rigotto.

Rigotto aponta que a fragmentação entre União, Estados e Municípios representa um dos principais entraves à consolidação da liderança ambiental brasileira. Segundo ele, a ausência de articulação entre os entes federativos compromete a efetividade das políticas climáticas. O ex-governador defende que o país chegue à COP30, marcada para novembro de 2025 em Belém do Pará, com uma estrutura de governança climática integrada.

Comunicação como instrumento de transformação: dando voz aos territórios invisibilizados

Giuliana Purchio, jornalista e pesquisadora, apresentou uma dimensão frequentemente negligenciada na agenda climática em sua fala durante o podcast: o poder da comunicação para conectar territórios ameaçados com o debate global. Seu projeto “A Voz do Pantanal” nasceu de uma necessidade urgente após os incêndios devastadores de 2020 que destruíram 27% do bioma, segundo matéria da WWF-Brasil, reiterando que as queimadas ocorridas foram responsáveis pela morte de cerca de 17 milhões de vertebrados, sendo consideradas as maiores já registradas na região. “A missão é levar a voz dos pantaneiros para fora da região, para o Brasil e para o mundo”, afirmou Giuliana.

A jornalista ressalta que a comunicação pode atuar como instrumento de mobilização ao conectar comunidades locais, organizações da sociedade civil e formuladores de políticas públicas. Segundo a profissional, o jornalismo ambiental contribui para ampliar a visibilidade de grupos que enfrentam dificuldades para participar do debate climático em escala nacional e internacional.

Podcast Business Rock

As entrevistas realizadas pelo podcast Business Rock com Marcelo Doria, Germano Rigotto e Giuliana Purchio apresentam abordagens distintas sobre temas relacionados à agenda climática brasileira. Doria trata da economia circular urbana, Rigotto aborda a necessidade de articulação entre os entes federativos e Purchio discute o papel da comunicação ambiental. Os três apontamentos indicam que, para a participação brasileira na COP30, a integração entre iniciativas pode contribuir para o fortalecimento da atuação do país nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas. “Queremos um mundo melhor para os nossos filhos. E se podemos fazer a diferença, vamos fazer”, finaliza o apresentador durante entrevista de Giuliana Purchio.

O Brasil rumo à COP30

De acordo com a Intelligence & Innovation Center (SiDi), a escolha da Amazônia como sede da COP30 também reforça o papel central da floresta no equilíbrio climático mundial.

Informações sobre o projeto "A Voz do Pantanal" podem ser encontradas no perfil @vozdopantanal_ no Instagram.



Novo Decreto do Plástico define metas de logística reversa

O ano de 2026 marca o início da vigência de um novo e importante marco regulatório para embalagens plásticas no Brasil. O chamado "Decreto do Plástico" estabelece diretrizes jurídicas para a estruturação de sistemas de logística reversa e o uso de conteúdo reciclado nas embalagens primárias, secundárias, terciárias e produtos plásticos equiparáveis.

O decreto surge como um adendo ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e reforça a urgência de medidas específicas para reduzir a poluição plástica, especialmente em um contexto de crescentes desafios ambientais. Entre os principais pontos, destacam-se as metas de recuperação de embalagens (32% em 2026, subindo gradualmente até 50% em 2040) e o índice obrigatório de conteúdo reciclado pós-consumo (PCR), com exigência mínima de 22% a partir de janeiro de 2026 para empresas de grande porte e, para empresas de pequeno e médio porte, a partir de julho de 2026.

Para a eureciclo, empresa que atua na logística reversa de embalagens, o decreto representa um passo decisivo para a evolução das cadeias de plásticos no país. O aumento da utilização de plástico reciclado substituindo o uso de material virgem, gera benefícios sociais e ambientais que incluem a descarbonização.  

"O novo Decreto do Plástico é um avanço importante na consolidação da economia circular no Brasil e exige que as empresas se planejem desde já para atender às metas de conteúdo reciclado em suas embalagens. Isso significa mapear seus fornecedores, revisar a composição das embalagens e buscar parceiros que ofereçam soluções seguras, rastreáveis e certificadas de plástico reciclado pós-consumo (PCR)", afirma Marcos Matos, CEO da eureciclo. 

Entre as inovações mais relevantes, o texto do decreto determina que as metas só serão consideradas cumpridas quando forem atingidos simultaneamente os índices de reciclagem e de uso de conteúdo reciclado. Essas mudanças tornam o sistema mais robusto, promovendo maior controle, transparência e efetividade na gestão dos resíduos plásticos em todo o país.



Tecnologias de irrigação avançadas elevam a produtividade agrícola no Brasil

Tecnologias de irrigação avançadas elevam a produtividade agrícola no Brasil
Tecnologias de irrigação avançadas elevam a produtividade agrícola no Brasil

A agricultura irrigada no Brasil atingiu 8,2 milhões de hectares em 2024, conforme a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), representando 45% da produção de alimentos em apenas 20% da área plantada. Com potencial para expandir para 55 milhões de hectares, a irrigação é essencial para a estabilidade produtiva e para atender à demanda global por alimentos, projetada pela FAO em um aumento de 70% até 2050, com o Brasil fornecendo até 60% dessa oferta.

O crescimento reflete a adoção de tecnologias eficientes: entre 2006 e 2017, o uso de irrigação subiu 52,6% (IBGE). Sistemas pressurizados, como pivô central e gotejamento, agora cobrem 65% da área irrigada, evoluindo de menos de 10% nos anos 1980. De 1960 a 2015, a área cresceu de 462 mil para 6,95 milhões de hectares, posicionando o Brasil entre os top 10 globais, com projeção de 10 milhões até 2030.

A irrigação inteligente, com sensores e automação, reduz o consumo de água em 50%, ajustando-se a condições climáticas e solo. Tecnologias digitais, como IoT e IA, otimizam o monitoramento em tempo real, minimizando desperdícios.

Em 2024, o Ministério da Integração criou quatro novos Polos de Agricultura Irrigada, totalizando 16 polos com 1,7 milhão de hectares e potencial para 8 milhões. O Plano Safra 2024/2025 alocou R$ 107,3 bilhões em créditos, com aumento de 16,5%, e o Proirriga ganhou 6% a mais para equipamentos.

“Dentre os componentes chave, as mangueiras são vitais para distribuição eficiente”, de acordo com José Francisco dos Santos, diretor executivo da Maxxflex. As mangueiras ACIRRI – Irrigação 100 da Maxxflex, projetadas para condução de água em pivôs de irrigação, destacam-se pela construção em borracha sintética com reforço têxtil de alta resistência, cobertura resistente a abrasão, intempéries e ozônio, e operação até 80°C.

“A sustentabilidade é prioridade, preservando recursos em face de mudanças climáticas, como secas no Nordeste e irregularidades no Sudeste e Centro-Oeste. O setor privado domina 96,2% da área irrigada”, afirma José Francisco.

“Desafios incluem conflitos hídricos, custos e infraestrutura, mas tendências apontam para integração digital e parcerias. Com planejamento, o Brasil fortalece seu papel global em alimentos”, segundo Daniel Rodrigues Inocencio, diretor comercial da Maxxflex.

 



Tratamento de água dura ganha destaque com normas de potabilidade mais rígidas

Tratamento de água dura ganha destaque com normas de potabilidade mais rígidas
Tratamento de água dura ganha destaque com normas de potabilidade mais rígidas

Com o avanço das regulamentações sobre qualidade da água no Brasil, a demanda por soluções eficientes de tratamento tem crescido significativamente. A água dura, rica em íons de cálcio e magnésio, representa um desafio para indústrias, comércios e residências, causando incrustações em tubulações, caldeiras e equipamentos, além de elevar custos com manutenção e energia.

A Portaria GM/MS nº 888/2021 estabelece o limite de 500 mg/L para cálcio e magnésio em água potável, mas setores industriais exigem padrões mais baixos, como 70 mg/L na têxtil, para otimizar processos. Águas acima de 150 mg/L de CaCO₃ são consideradas duras, levando a desperdícios, como 190 g de sabão por m³ de água para cada 10 mg/L de dureza.

A ASSTEFIL, com mais de 30 anos no mercado de tratamento de água, oferece abrandadores que removem esses íons via troca iônica, substituindo-os por sódio solúvel. Como resumido no produto ABR1000 da ASSTEFIL, a dureza da água é classificada de muito mole (0-70 ppm) a muito dura (acima de 350 ppm), e o abrandamento previne depósitos de calcita em caldeiras e máquinas, melhora a formação de espuma em sabões e proporciona água com sabor mais “doce”. Citação: “Calcula-se que 10 mg/l de CaCO₃ provoca o desperdício de 190 gramas de sabão puro, por cada metro cúbico de água”, segundo Fabio de Oliveira, diretor comercial da Asstefil.

Benefícios incluem maior eficiência energética, redução de paradas técnicas e prolongamento da vida útil de equipamentos em setores como farmacêutico, alimentício e cervejeiro. Nelson Isao Watanabe, presidente da ASSTEFIL, afirma: “O tratamento da dureza é estratégico para otimizar custos e processos.”

Os abrandadores da ASSTEFIL, com vazões de 5 a 200 m³/h, atendem de residências a indústrias, promovendo sustentabilidade ao minimizar químicos e resíduos. Com investimentos em saneamento atingindo R$ 28 bilhões em 2023, o mercado sinaliza expansão contínua para tecnologias como essas, garantindo água macia e operações eficientes.



Espetáculo que conta a história do tango estreia no Brasil

Espetáculo que conta a história do tango estreia no Brasil
Espetáculo que conta a história do tango estreia no Brasil

Um espetáculo que percorre a história do tango portenho — desde suas origens nos subúrbios de Buenos Aires até sua consagração como símbolo cultural da Argentina —, Tango Genuine chega pela primeira vez aos palcos brasileiros.

O espetáculo combina dança e música ao vivo para mostrar ao público a transformação do tango ao longo do tempo, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Já apresentado em palcos internacionais como o Sadler’s Wells de Londres, o Teatro Bolshoi e a Ópera de Sydney, Tango Genuine agora desembarca no Brasil para compartilhar essa arte portenha.

Com apresentações em Porto Alegre (04/11), Curitiba (05/11), Rio de Janeiro (08 e 09/11), São Paulo (11 a 13/11) e Petrópolis (15/11), Tango Genuine reúne dez bailarinos e quatro músicos em cena, em uma montagem que celebra o gênero musical argentino.

O espetáculo conta com direção geral de Roberto Santocono e direção musical de Fernando Marzan. A coreografia e a direção artística são assinadas por Karina Piazza, primeira bailarina da companhia, indicada ao Tony Awards na categoria Melhor Coreografia da produção Forever Tango na Broadway.

Natural de Buenos Aires, Karina Piazza é bailarina e coreógrafa formada pelo Instituto Superior de Arte do Teatro Colón, já tendo se apresentado em mais de 30 países ao longo de sua carreira internacional. Fez parte do elenco original de Forever Tango, que estreou na Broadway em 1997. Atuou em produções como Tango Buenos Aires, Tango Seduction e Rojo Tango, espetáculo do qual é uma das principais dançarinas desde 2009.

Tango Genuine é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, com o apoio da LeiRouanet – Incentivos a Projetos Culturais, e a turnê é uma realização da Dellarte, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro.

A trilha sonora de Tango Genuine é executada ao vivo por um quarteto formado por piano acústico, bandoneón, violino e contrabaixo, para recriar a atmosfera dos cafés e salões portenhos em diferentes épocas. Sob a regência de Fernando Marzan, a música assume papel central na dramaturgia do espetáculo, apresentando as mudanças de tempo e estilo pelos quais o gênero passou através dos anos.

Dividido em cinco atos — The Brothel, The Milonga, Modern Virtuosity (Astor Piazzolla), The Glamour e The Golden Age — o espetáculo mostra a história do tango, das raízes populares e dos salões de dança à evolução musical de Piazzolla e das grandes orquestras.

Em The Brothel, o espetáculo mostra os subúrbios do final do século XIX, onde o tango nasceu entre os imigrantes e marinheiros nos bordéis de Buenos Aires. The Milonga mostra o ambiente dos salões de dança, onde o tango se transforma em um ritual de sedução.

Já em Modern Virtuosity, o ritmo ganha novas formas com a influência de Astor Piazzolla, mesclando o tango às linguagens do jazz e da música clássica. Em The Glamour, a dança é mostrada em Paris, incorporando as qualidades parisienses ao estilo portenho. Por fim, The Golden Age celebra a era das grandes orquestras e a evolução do tango como símbolo nacional da Argentina.

Classificação: 10 anos
Duração: 100 minutos (sem intervalo)
Classificação: 10 anos
Duração: 100 minutos (sem intervalo)

Porto Alegre – Teatro do Bourbon Country
Avenida Túlio de Rose, 80 – 71 – Jardim Europa, Porto Alegre – RS
04 de novembro, terça-feira, às 21h
Ingressos a partir de R$ 25,00
Vendas: UHUU!

Curitiba – Teatro Positivo
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido, Curitiba – PR
05 de novembro, quarta-feira, às 20h
Ingressos a partir de R$ 25,00
Vendas: DiskIngressos

Rio de Janeiro – Cidade das Artes
Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
08 de novembro, sábado, às 16h e 20h
09 de novembro, domingo, às 16h
Ingressos a partir de R$ 25,00
Vendas: Sympla

São Paulo – Teatro Bradesco
Rua Palestra Itália, 500 – 3° Piso – Perdizes, São Paulo – SP
11 a 13 de novembro, terça a quinta-feira, às 20h30
Ingressos a partir de R$ 25,00
Vendas: UHUU!

Petrópolis – Centro Cultural Sesc Quitandinha
Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha, Petrópolis – RJ
15 de novembro, sábado, às 20h
Ingressos a partir de R$15,00
Vendas: Ingresso.dellarte.com.br

Sobre o Bradesco Seguros

Manter uma política de incentivo à cultura faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros, considerando a cultura como ativo para o desenvolvimento e do convívio social. Neste sentido, o Circuito Cultural Bradesco Seguros se orgulha de ter patrocinado e apoiado, nos últimos anos, em diversas regiões do Brasil, projetos na área de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas. Dentre as atrações incentivadas, destacam-se os musicais "Bibi -Uma Vida em Musical", "Bem Sertanejo", "Les Misérables", "70´Década do Divino Maravilhoso", "Cinderela", "O Fantasma da Ópera", "A Cor Púrpura" e "Conserto para Dois", além da exposição "Mickey 90 Anos".

Sobre a Dellarte

Atuando na área da música clássica, jazz e artes performáticas há 40 anos, a Dellarte já realizou mais de 1.500 apresentações para mais de 3 milhões de pessoas, trazendo para o Brasil atrações internacionais.

John Malkovich, Jessye Norman, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, José Carreras, Montserrat Caballé, Kiri Te Kanawa, Kathleen Battle, Balé do Teatro Bolshoi, New York City Ballet, Balé do Teatro Mariinsky – Kirov, Ballet da Ópera Nacional de Paris, MOMIX Dance Theatre, Martha Argerich e Nelson Freire, Mstislav Rostropovich, Evgeny Kissin, Lang Lang, Yuja Wang, Itzhak Perlman, Joshua Bell, Yo-Yo Ma, New York Philharmonic com Kurt Masur, Royal Philharmonic Orchestra, Filarmônica de Viena, Companhia Antonio Gades, Ballet do Teatro Scala de Milão, Kamasi Washington, Bobby McFerrin, Keith Jarrett, Paco de Lucía e Chick Corea, entre muitos outros.



BPS fortalece gestão diante da Reforma Tributária

BPS fortalece gestão diante da Reforma Tributária
BPS fortalece gestão diante da Reforma Tributária

A governança corporativa deixou de ser apenas uma exigência regulatória para se consolidar como diferencial competitivo. Diante das mudanças trazidas pela Reforma Tributária, soluções de Business Process Solutions (BPS) ganham protagonismo ao combinar eficiência operacional, mitigação de riscos e proteção reputacional.

Para Denis Satolo, líder de BPS da Grant Thornton Brasil, a independência e a imparcialidade do modelo reforçam a confiança de gestores, acionistas e investidores. “O BPS garante que os números não sejam manipulados por pressões internas e que os processos sigam padrões globais de compliance”, afirma.

O líder de BPS da Grant Thornton ainda aponta o fortalecimento da governança e da credibilidade das empresas, especialmente para captação de investimentos e abertura de capital. “O BPS proporciona total transparência na gestão contábil e fiscal, elementos essenciais para empresas que querem atrair investidores, realizar IPOs ou garantir credibilidade em auditorias”, pontua Satolo. 

Além de atender às exigências de compliance, o BPS proporciona benchmarking de mercado e acesso a especialistas em áreas como tecnologia, inteligência artificial e cibersegurança, o que dificilmente seria viável em uma estrutura interna pelo alto custo. 

“Mais do que entregar relatórios, o BPS atua como executor de mudanças”, exemplifica Satolo. “Ele não se limita a reportar resultados; executa as mudanças necessárias. Isso significa parametrizar sistemas, revisar processos e identificar oportunidades — como a recuperação de créditos tributários — que passam muitas vezes despercebidos nas operações internas”, reforça.

Outro aspecto central é a prevenção de fraudes. Com processos padronizados, auditoria digital e monitoramento em tempo real, o BPS cria camadas adicionais de segurança, criando um ambiente de controle robusto, capaz de detectar e bloquear irregularidades. “Já identificamos situações em que empresas pagavam 30% a 40% a mais em impostos ou tinham estoques mal geridos, gerando custos financeiros elevados. O BPS não só corrige falhas como traz ganhos financeiros concretos”, exemplifica Satolo.

A solução também apoia companhias que buscam certificações, como o selo Pró-Ética da CGU, já que seus processos são estruturados para atender padrões de integridade e transparência. “Quando a empresa cresce mais rápido que sua área administrativa, surgem fragilidades. O BPS resolve essas lacunas e transforma o backoffice em alicerce para a estratégia de negócios”, conclui Satolo.



Fontes renováveis ultrapassam o carvão e lideram produção global de eletricidade

Fontes renováveis ultrapassam o carvão e lideram produção global de eletricidade
Fontes renováveis ultrapassam o carvão e lideram produção global de eletricidade

Pela primeira vez na história, as fontes renováveis superaram o carvão como principal origem da eletricidade no mundo. O marco foi registrado no primeiro semestre deste ano, de acordo com levantamento realizado pelo grupo de pesquisas global Ember. O crescimento acelerado da geração solar e eólica atendeu integralmente à nova demanda por eletricidade, reduzindo levemente o uso de combustíveis fósseis.  

O avanço, porém, ocorre de forma desigual entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Nações como China e Índia lideram a expansão das energias limpas, enquanto Estados Unidos e União Europeia enfrentam um retrocesso temporário na participação de fontes renováveis, em razão de variações climáticas e aumento da demanda elétrica.  

A transformação do setor de energia ocorre em paralelo ao crescimento do consumo energético digital, impulsionado pela popularização da inteligência artificial e pela expansão de datacenters ao redor do mundo. O uso intensivo de eletricidade por servidores e sistemas de IA torna um desafio o avanço tecnológico que não comprometa os esforços de descarbonização global.  

Segundo John Paul Lima, diretor acadêmico da graduação da FIAP ON e especialista em IA, toda ação digital, como o uso de plataformas de IA, está diretamente ligada à matriz energética de cada país. “Cada consulta feita em sistemas como o ChatGPT consome energia, que pode vir de fontes limpas ou poluentes. No Brasil, cerca de 88% da eletricidade provém de fontes renováveis, principalmente hidrelétricas. Porém, em outros países, a dependência do carvão, do petróleo e do gás natural ainda é significativa”, explica.  

Por outro lado, John Paul ressalta que os avanços tecnológicos também promovem ganhos de eficiência. “Há 30 anos, o treinamento de um modelo de IA que hoje leva semanas poderia durar cinco anos, com um consumo muito maior de energia e hardware. O desenvolvimento de algoritmos mais leves e processadores otimizados tem reduzido o impacto, mas é preciso manter a atenção sobre o uso de recursos como energia e água”, conclui o diretor acadêmico.  



Pesquisa revela diminuição de motivação entre professores

Pesquisa revela diminuição de motivação entre professores
Pesquisa revela diminuição de motivação entre professores

Em pleno mês em que se comemora o Dia do Professor, uma nova edição do Estudo OPEE Educação convida à reflexão sobre os desafios e as conquistas de quem está à frente da educação. O levantamento ouviu 1.763 educadores de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país. Os números revelam que a esperança dos docentes em relação ao futuro da educação passou de 58,59% em 2024 para 45,21% em 2025. Embora o índice de profissionais que se declaram pouco esperançosos ou pessimistas tenha subido de 2,84% para 10,27%, a pesquisa mostra que a maioria segue confiante na força da escola como motor de transformação social.

O estudo realizado pela OPEE, em parceria com a Mercare! Educação, reforça um ponto central: cuidar de quem cuida é essencial para garantir o futuro da educação. Mais do que alertar, os dados abrem caminhos para ações de apoio e valorização do professor, especialmente no momento em que o país reconhece a importância desses profissionais.

Em sua 4ª edição, o estudo traz análises e desperta reflexões que orientam gestores e comunidade escolar, fortalecendo a profissão. “Dar voz a quem vive a escola diariamente é essencial. Só ouvindo o professor poderemos agir de forma efetiva, desenhando caminhos que garantam não apenas a aprendizagem dos alunos, mas também o bem-estar de quem ensina”, reforça Silvana Pepe, diretora-geral da OPEE Educação.

O levantamento contou com respondentes de todas as regiões do país, com destaque para o Nordeste, que representou 52,6% das respostas. 88,03% são mulheres, 63,18% têm entre 35 e 54 anos e 40,16% atuam há mais de 21 anos na área, evidenciando uma trajetória sólida e de longo vínculo com a escola.

Quanto às funções, a diversidade é clara: 27,91% são professores polivalentes, 20,48% especialistas e 19,29% coordenadores pedagógicos, demonstrando que a educação é sustentada por profissionais que, em diferentes frentes, mantêm viva a missão de ensinar e inspirar.

Motivação em foco

Os dados mostram que, mesmo diante de desafios crescentes, o propósito continua sendo a grande força que move os professores. Embora tenha havido uma queda de 2024 para 2025, 44,81% afirmam que seguem na profissão pelo impacto que geram no mundo – no ano passado, este número era de 51,85%. Ainda assim, a motivação apresenta sinais de desgaste: apenas 7,8% dos participantes dizem sentir-se totalmente motivados. Em paralelo, subiu de 3,17% para 6,18% o índice dos que veem a docência principalmente como meio de sustento, evidenciando mudanças nas expectativas e na forma de encarar a carreira.

Para Leo Fraiman, psicoterapeuta, palestrante internacional, escritor e autor da metodologia OPEE, o recado é claro: “Os professores brasileiros continuam acreditando no poder transformador da educação, mas os dados deixam evidente um pedido de ajuda. A queda na motivação e o aumento do pessimismo não significam que os educadores desistiram, mas que eles precisam de apoio real, de condições de trabalho mais justas e de políticas que reconheçam sua importância”, afirma.

Apesar do cenário desafiador, a esperança segue como elemento central na vida profissional dos educadores brasileiros. Para muitos, ter esperança significa acreditar no poder de transformação social e pessoal da educação, trabalhar para construir um futuro melhor para os alunos e para a sociedade, valorizar princípios humanos como justiça, empatia, solidariedade e respeito e manter a escola como um espaço de acolhimento e oportunidades. O que sustenta esse sentimento, segundo a pesquisa, são principalmente os resultados positivos alcançados com os alunos (49,57%), o apoio da equipe gestora e dos colegas (39,93%), a fé ou espiritualidade pessoal (35,45%) e a formação continuada (35%).

Para Fraiman, esse equilíbrio revela a dimensão emocional e profissional da docência. “É significativo que fé e formação continuada apareçam lado a lado, isso mostra que o professor precisa tanto de alimento para o coração quanto de desenvolvimento para a mente. O caminho é oferecer ambos: suporte emocional e oportunidades de crescimento profissional”. Essa combinação de propósito, apoio institucional e fortalecimento emocional conecta-se diretamente aos desafios de motivação e saúde mental apontados pelo estudo, reforçando que cuidar de quem ensina é condição indispensável para que a esperança continue sendo motor de transformação.

Valorização e saúde mental

Quando convidados a apontar medidas para fortalecer a esperança e seguir acreditando no futuro da educação, os professores foram enfáticos com a questão de melhor remuneração (66,93%), apoio efetivo à saúde mental (62,28%), maior envolvimento das famílias e da comunidade (40,05%) e oportunidades de formação continuada (38,85%). Para Silvana, esses números representam um chamado direto para governos, escolas e sociedade.

“Os dados falam por si: sem valorização financeira e sem suporte psicológico, não haverá futuro para a educação. Precisamos de políticas públicas e de ações institucionais que cuidem do professor como ser humano integral, com corpo, mente e propósito. Valorizar o docente é garantir a sustentabilidade de todo o sistema educacional”, defende.

Cinco anos após a pandemia de covid-19, os efeitos sobre a saúde mental dos educadores continuam visíveis no cotidiano escolar. Se, no início, a prioridade compreensivelmente foi dar suporte aos alunos, hoje os professores sentem o peso de terem sido deixados em segundo plano. A sobrecarga emocional, a falta de acolhimento e as condições de trabalho desafiadoras se refletem em índices crescentes de burnout, ansiedade e exaustão.

A diretora reforça que não é possível ignorar o impacto desse abandono. “No pós-pandemia, o foco foi o estudante. Mas, ao longo desses cinco anos, os educadores foram sobrecarregados e pouco acolhidos, o que hoje se traduz em altos índices de burnout, ansiedade e exaustão emocional. Precisamos lembrar que, para garantir o aprendizado dos alunos, é fundamental garantir também a saúde mental de quem ensina. Cuidar de quem cuida é um investimento no futuro da educação”.

Essa combinação de valorização financeira, suporte psicológico e políticas de formação aparece, no estudo, como caminho essencial para que a esperança dos professores não apenas resista, mas volte a crescer.



EVER Trade Marketing concorre em três categorias no Prêmio POPAI Brasil 2025

A Ever Trade Marketing (ex- SPAR Brasil) está entre as empresas participantes do Prêmio POPAI Brasil 2025, com inscrições em três categorias voltadas à execução no ponto de venda: Excelência no Trade – Excelência Comercial, Excelência no Trade – Eficiência e Melhor Execução Criativa. A companhia já possui 12 troféus acumulados em edições anteriores da mesma premiação.

O Prêmio POPAI Brasil foi criado há mais de 20 anos e, de acordo com a organização responsável (POPAI Brasil – Associação Brasileira de Marketing no Varejo), reconhece projetos relacionados a trade marketing, visual merchandising e ações no ponto de venda. Inspirado no modelo do Shop! Global Awards, o evento premia iniciativas que associam comunicação, execução comercial e estratégias para a jornada de compra no varejo físico.

De acordo com a organização do evento, a cerimônia de premiação será realizada em 25 de novembro de 2025, em São Paulo, reunindo profissionais da indústria, do varejo e de agências especializadas. A Ever Trade Marketing também está entre os apoiadores oficiais desta edição, sendo responsável pela maior cota de patrocínio do evento, conforme informado pela organização da premiação.

Para Jonathan Dagues, CEO da Ever Trade Marketing, a participação no evento representa uma oportunidade de contribuir com o setor. “O POPAI reúne cases e soluções aplicadas no ponto de venda. Estar presente, seja como participante ou como apoiador, é uma forma de estimular o desenvolvimento técnico e operacional do varejo brasileiro”, afirma o executivo.

No cenário internacional, a empresa também teve projetos premiados no Shop! Global Awards, com reconhecimentos nas categorias Field & In-Store Promotion e Visual Merchandising & Window Dressing. As informações foram divulgadas pela organização da premiação internacional no ciclo de 2023–2024.

 



Fraudes digitais com IA avançam e demandam atenção redobrada

Com o avanço da tecnologia, especialmente com a popularização da inteligência artificial, cresce também o número de fraudes digitais cada vez mais sofisticadas. Golpistas têm se aproveitado de recursos como clonagem de voz, geração de vídeos falsos (deepfakes), automações de mensagens e engenharia social para enganar vítimas e acessar informações sensíveis. O alvo? Qualquer pessoa que tenha um celular nas mãos.

“Estamos vivendo uma nova era do cibercrime. Com poucos cliques, criminosos conseguem imitar a voz de um parente, criar um vídeo falso ou invadir um aplicativo com dados salvos no smartphone da vítima. A inteligência artificial trouxe agilidade para todos — inclusive para os golpistas”, afirma Eduardo Nery, CEO da Every Cybersecurity e especialista em proteção de dados.

Segundo ele, os ataques estão cada vez mais personalizados. Em vez de mensagens genéricas, as fraudes agora exploram nomes de familiares, horários em que a vítima está distraída, instituições financeiras reais e até o tom de voz de conhecidos. Os golpes bancários, por exemplo, evoluíram: além de links suspeitos, os criminosos agora usam aplicativos espelhados, engenharia social com IA e sistemas de reconhecimento facial manipulados.

Ele alerta para outra vulnerabilidade crítica, que está na forma como as pessoas armazenam informações em seus celulares. Senhas salvas automaticamente, aplicativos com acesso irrestrito a dados pessoais, geolocalização ativada o tempo todo e redes Wi-Fi públicas são portas de entrada para invasores. “O smartphone se tornou o cofre da nossa vida digital. E muita gente deixa esse cofre escancarado”, alerta Nery.

Para o especialista, a prevenção exige atenção e mudança de comportamento. Desconfiar de mensagens, mesmo que pareçam vir de conhecidos; não clicar em links sem verificar a fonte; ativar autenticação em dois fatores em todos os aplicativos; revisar permissões de apps; e evitar o uso de senhas repetidas são medidas básicas para aumentar a segurança digital.

“Não se trata mais de saber se você será alvo de uma tentativa de golpe, mas de quando. A inteligência artificial facilitou o acesso à manipulação de dados e à automação de ataques. A melhor defesa é a informação e o hábito constante de revisar sua segurança digital”, conclui Nery.

Eduardo Nery recomenda a adoção das seguintes medidas preventivas:

  • Monitoramento de acessos – Acompanhar tentativas de login nos serviços utilizados e, diante de qualquer atividade suspeita, alterar as senhas imediatamente e comunicar o suporte da plataforma.

  • Uso do Registrato – Utilizar o serviço gratuito do Banco Central para monitorar contas abertas em nome do titular, facilitando a detecção rápida de fraudes.

  • Busca nominal – Realizar pesquisas no Google com o próprio nome entre aspas para verificar possível exposição de dados pessoais na internet.

  • Criação de senhas fortes – Evitar combinações previsíveis (datas de nascimento, nomes de familiares) e optar por senhas com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

  • Troca das senhas do roteador e do modem – Substituir as senhas padrão, que são facilmente descobertas, reduzindo o risco de interceptação de tráfego.

  • Gestão de credenciais – Manter credenciais atualizadas, utilizar senhas diferentes para cada serviço e realizar trocas periódicas.

  • Autenticação em dois fatores – Ativar o recurso para adicionar uma camada extra de verificação por código no momento do acesso.

  • Instalação de antivírus e antispam – Adotar soluções de segurança para identificar e bloquear ameaças antes que comprometam os dados.

  • Atualização de sistemas – Manter sistemas operacionais de celular e computador atualizados para reduzir vulnerabilidades.

  • Cautela com e-mails e links – Evitar abrir mensagens, arquivos ou links suspeitos, que podem instalar malware e capturar informações pessoais.

 
 



Brasília sedia 6º Prêmio Rede Governança Brasil (RGB)

Brasília sedia 6º Prêmio Rede Governança Brasil (RGB)
Brasília sedia 6º Prêmio Rede Governança Brasil (RGB)

O Prêmio Rede Governança Brasil (RGB) valoriza organizações públicas que se destacam na adoção de práticas de governança essenciais ao desenvolvimento sustentável, à equidade social e à defesa dos direitos humanos. No dia 4 de novembro, Brasília recebe a 6ª edição do prêmio, em cerimônia realizada pela RGB e pelo IGCP, no Estúdio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento reúne representantes de organizações participantes, convidados e imprensa. As premiações contemplam órgãos do Executivo, Legislativo, Judiciário, estatais e municípios participantes do Programa Nacional em Governança Pública (PRONAGOV), iniciativa que já capacitou quase 400 municípios, avaliados quanto ao desempenho em governança. A recepção começa às 18h e a revelação dos premiados ocorre às 19h.

Com abrangência nacional, o Prêmio RGB tem como anfitrião o embaixador da RGB, Ministro Augusto Nardes (TCU), reforçando o compromisso com a tese da governança pública no Brasil, iniciada por ele próprio em 2015, à frente do Tribunal de Contas da União (TCU).

Categorias premiadas

Em nível federal, duas entidades serão premiadas em cada uma das seguintes categorias: Executivo Federal – Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional; Legislativo Federal, Poder Judiciário e Funções Essenciais à Justiça da União; e Estatais, Sociedades de Economia Mista e Paraestatal. Já, em nível municipal (participantes do PRONAGOV e mentorias da RGB), as premiadas se distribuem por quatro faixas populacionais: Categoria 1 – municípios com mais de 300 mil habitantes; Categoria 2 – entre 100.001 e 300 mil; Categoria 3 – entre 50.001 e 100 mil (cada uma com um município premiado); e Categoria 4 – até 50 mil habitantes (com três municípios premiados).

Rigor técnico e transparência

Segundo o coordenador da comissão julgadora, Márcio Medeiros, "o prêmio é avaliado por um júri plural de sete membros" – Conselho de Ética da RGB, CFC, CFA, Fix Governança e Gestão, Instituto Protege, IGCP e dois representantes da Meta5 –, assegurando escrutínio técnico e menor viés. A comissão atua voluntariamente em três etapas (avaliação, revisão e validação colegiada), cabendo ao coordenador harmonizar a metodologia e zelar pela uniformidade das decisões. O regulamento adota referências independentes, como o iESGo/TCU (federal) e o IGM-CFA aliado ao PRONAGOV (municipal), além de checagem de evidências públicas e auditorias, balizadas pelo Decreto 9.203/2017, pelo Referencial Básico de Governança do TCU e pelo Código de Boas Práticas da RGB (edital: www.rgb.org.br/2025-regulamento). "O diferencial do prêmio é reconhecer evidências concretas que conectem governança a resultados mensuráveis – especialmente em inovação e integridade –, com transparência e sustentabilidade institucional", afirma Medeiros.

Além das categorias tradicionais, o evento mantém o Selo de Excelência em Governança e menções honrosas especiais, com uma novidade esse ano: Comenda "Ministro João Augusto Ribeiro Nardes – Immortels Pro Governatia et Integritate", honraria fruto da parceria entre a RGB, IGCP e a Associação Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI), para reconhecer membros da Rede que se destacaram por contribuições relevantes ao fortalecimento da governança no Brasil.

Parcerias relevantes chancelam a premiação

O evento conta com patrocínio da CAIXA – Governo Federal, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Sistema Transporte – composto por CNT, SEST SENAT e ITL -, além de apoio institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Conselho Federal de Administração (CFA), do Instituto Desenvolver, da Fix Governança e Gestão, do Portal de Compras Públicas, da Plano Consultoria, do Instituto Protege, da BandNews, da Associação Brasileira de Servidores da Carreira de Infraestrutura (Abrasci) e da Meta5 Consultoria.

Serviço: VI Prêmio Rede Governança Brasil – 2025

Data: 4 de novembro de 2025, terça-feira, às 18h

Local: Estúdio da CNI – Confederação Nacional da Indústria, Brasília/DF



Educação financeira é tema de websérie do Banco24Horas

Educação financeira é tema de websérie do Banco24Horas
Educação financeira é tema de websérie do Banco24Horas

O Banco24Horas, um produto do grupo Tecban, presente no dia a dia de 160 milhões de brasileiros, lança a sua nova websérie ‘Papo que Rende’, apresentada pela influenciadora carioca Krishna (@kripshna), com o objetivo de impulsionar a responsabilidade e liberdade financeira dos cidadãos brasileiros.

Com cenas pelas ruas do Rio de Janeiro, a websérie é composta por quatro episódios veiculados nas plataformas TikTok e Instagram do Banco24Horas e nas redes sociais da influenciadora digital. O programa tem a proposta de gerar conversas acessíveis e descontraídas a partir de ditados populares, tendo como ponto de partida a realidade dos brasileiros e o conhecimento da vida financeira dos entrevistados.

“A escolha da Krishna foi pensada na sinergia que apresenta com a nossa marca em promover a inclusão financeira, com um carisma natural que se conecta com as pessoas em uma conversa olho no olho e, ao mesmo tempo, em que gera conexão com a realidade de quem assiste ao conteúdo”, explica Mariane Ferraresi, Gerente executiva de marketing e comunicação da Tecban.

Com o conceito ‘Mais vale um pássaro na mão do que dois voando’, o ‘Papo que Rende’ aborda a persistência nos objetivos financeiros, a importância de economizar e saber aproveitar as oportunidades, maneiras de evitar o consumo impulsivo e a transformação na vida financeira por meio de mudanças simples e constantes.

“A educação financeira ainda é uma barreira na roda de conversa do brasileiro e uma forma divertida de abordar pode ser a ferramenta mais rica para se conectar e entregar informação sobre o assunto”, afirma a influenciadora.

O primeiro episódio aborda a relação dos brasileiros com os boletos e já está disponível nos perfis do Instagram e do TikTok do Banco24Horas.

Ficha técnica

Gravação: Krishna (@kripshna)

Edição: Eyxo Estratégias de Inovação

Atendimento à imprensa Tecban: tecban@inpresspni.com.br

Ana Paula Vieira – (11) 9 5711-9588

Kennya Gava – (27) 9 9986-6147

Lara Paulon – (11) 9 8807-7961



Especialistas reforçam acolhimento no luto por pets

Especialistas reforçam acolhimento no luto por pets
Especialistas reforçam acolhimento no luto por pets

Animais de estimação estão cada vez mais integrados à vida dos tutores e às suas dinâmicas sociais e afetivas. O Brasil possui atualmente a terceira maior população pet do mundo, com mais de 150 milhões de animais, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Com um mercado cada vez mais atento a essa proporção e às necessidades dos animais e seus cuidadores, cresce também a variedade de produtos e serviços voltados ao bem-estar dos pets. Eles já têm presença garantida em espaços como shoppings, restaurantes, parques e hotéis, acompanhando os tutores em diversas atividades cotidianas. Essa convivência consolidou o conceito de famílias multiespécie, nas quais humanos e animais compartilham o mesmo lar em equilíbrio e afeto.

Segundo especialistas em comportamento e saúde emocional, o vínculo criado entre humanos e seus animais é tão significativo que o falecimento de um pet tem se tornado um acontecimento de grande impacto para muitas famílias. Essa mudança de percepção vem sendo observada e estudada pela psicoterapia contemporânea, que reconhece a importância do acolhimento adequado diante dessas perdas.

A perda de um animal de estimação pode gerar impactos psicológicos relevantes. Com a proximidade do Dia de Finados, muitas pessoas aproveitam para lembrar e homenagear também a memória de seus pets, reforçando a importância de rituais simbólicos no processo de despedida.

De acordo com a psicoterapeuta Renata Roma, especialista em luto pet, “perder um animal pode ser tão doloroso quanto perder um membro da família. Para muitas pessoas, esse vínculo é profundo, cotidiano, cheio de histórias e de afeto. Mas esse luto muitas vezes é solitário, porque não é reconhecido socialmente. A pessoa sofre, mas sente que não tem espaço para expressar essa dor”.

Roma destaca que o acolhimento e a validação emocional são fundamentais. “Pesquisas mostram que, quando existe apoio, especialmente em vínculos muito fortes, o impacto do luto é menos pesado. Já quando não há suporte, o risco de complicações aumenta.” Segundo ela, estratégias como rituais de despedida, o uso de fotos e diários de memórias, além de reservar tempo e espaço para reconhecer o papel do animal na estrutura familiar, contribuem para a aceitação da ausência e a elaboração da perda.

Quando a tristeza se prolonga excessivamente ou interfere nas atividades cotidianas, pode ser necessário buscar apoio profissional com formação específica em luto pet. “Como alguém que atende essa população, percebo como o preparo faz diferença real no modo como a pessoa é acolhida”, afirma Roma. Ela observa ainda que a experiência com perdas envolvendo eutanásia costuma ser especialmente delicada: “A eutanásia é um dos momentos mais difíceis. É uma decisão dolorosa para o tutor, e, por isso, o luto pode se intensificar. Nessas situações, o suporte social e profissional é essencial para que essa dor não se transforme em algo ainda mais complicado”.

Para a psicoterapeuta, “o luto por pets não é apenas uma fase que termina, mas uma experiência que transforma a pessoa. Integrar essa perda à identidade é parte fundamental da adaptação. Esse processo leva tempo e precisa de acolhimento, tanto de quem está vivendo a perda quanto das pessoas ao redor. Validar emocionalmente a dor dos tutores e oferecer espaços legítimos para a expressão dessa dor são atitudes essenciais para que as famílias multiespécie possam viver o luto de forma saudável, consciente e respeitosa”.



Profissionais buscam alinhamento entre carreira e valores

Profissionais buscam alinhamento entre carreira e valores
Profissionais buscam alinhamento entre carreira e valores

A pandemia de COVID-19 transformou o mundo do trabalho, desencadeando mudanças estruturais que seguem moldando o comportamento de empresas e trabalhadores. De acordo com um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo que reúne 38 países desenvolvidos, muitos profissionais passaram a rejeitar empregos com baixos salários e más condições de trabalho, o que contribuiu para o aumento das demissões voluntárias e das dificuldades de recrutamento, especialmente nos setores de hospitalidade, alimentação e manufatura.

Ao mesmo tempo, uma análise global conduzida pela EY aponta que o trabalho remoto, adotado em massa durante a pandemia, passou a ser um fator determinante para a retenção de talentos. Embora as empresas tenham avançado para modelos híbridos ou presenciais, muitos trabalhadores demonstram resistência em abrir mão da flexibilidade conquistada desde 2020, valorizando mais a qualidade de vida, a autonomia e a integração entre vida pessoal e profissional. As duas pesquisas revelam um cenário no qual o desafio das organizações vai além da contratação: manter os profissionais engajados e satisfeitos exige adaptação a novas expectativas e um ambiente de trabalho reconfigurado.

Essas transformações trouxeram à tona uma inquietação crescente: cada vez mais profissionais sentem que suas carreiras já não representam quem realmente são. Um levantamento da Gallup de 2024 mostra que o engajamento global caiu para 21%, o menor índice em quatro anos, com destaque para a queda entre líderes e gestores, justamente os responsáveis por motivar equipes. A mesma pesquisa aponta que 33% dos trabalhadores afirmam estar "em sofrimento" ou "apenas sobrevivendo" no trabalho, resultado de desalinhamentos entre valores pessoais e cultura organizacional.

A falta de alinhamento entre a trajetória profissional e os valores pessoais pode comprometer a motivação, o bem-estar e o engajamento. Uma reportagem da Fast Company Brasil mostra que, em uma pesquisa global, os três principais fatores apontados por trabalhadores para um "bom emprego" foram: rotina agradável, remuneração estável e senso de propósito, porém apenas cerca de 40% afirmaram ter esses três elementos. Isso reforça que a ausência de propósito, quando o trabalho ignora princípios e convicções pessoais, tem potencial para minar o engajamento e afetar o equilíbrio emocional no exercício da atividade profissional.

Nesse contexto, a autenticidade ganha papel central. Como destaca André Kaercher, especialista em desenvolvimento humano, ser autêntico é mais do que ser "genuíno": é agir com coerência entre o que se acredita e o que se entrega, mesmo em ambientes que valorizam mais a performance do que a essência. Essa escolha, embora desafiadora, é o que separa profissionais que apenas reproduzem comportamentos esperados daqueles que deixam um legado. "Quando você lidera com autenticidade, lidera com a sua essência. E é isso que inspira a transformação real", afirma.

Entre as novas gerações, a exigência por alinhamento entre valores pessoais e missão corporativa tem se tornado cada vez mais evidente. De acordo com a pesquisa global da Deloitte de 2025, cerca de 45% dos profissionais da Geração Z e 44% dos millennials já rejeitaram uma oferta de emprego ou deixaram uma posição por perceberem incompatibilidade com os valores da empresa. A busca por propósito e coerência ética nas relações de trabalho tem influenciado diretamente nas decisões de carreira, refletindo uma tendência em que a identificação com a cultura organizacional é tão relevante quanto salário ou cargo.

Kaercher acrescenta que a reconexão com a identidade profissional não é apenas uma demanda pessoal, mas uma estratégia para destravar resultados e renovar o senso de propósito. "Muitos profissionais entram em ciclos de estagnação porque estão vivendo carreiras que n&atildeo representam mais suas verdades. Romper com isso começa por uma pergunta essencial: quem sou eu neste momento da minha jornada?", observa.

Entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2025, São Paulo recebe o Arenna, evento que traz como um de seus focos o pilar "Identidade: Clareza, Força e Protagonismo". A proposta é explorar, a partir de evidências científicas e experiências práticas, como a construção de uma identidade profissional pode ser um diferencial em tempos de instabilidade e transição.

Mais informações estão disponíveis no site oficial: https://www.instagram.com/andrekaercher/reel/DOwf6GdEl1N



Artista brasileira expõe obra no Louvre após uma década longe da pintura

Artista brasileira expõe obra no Louvre após uma década longe da pintura
Artista brasileira expõe obra no Louvre após uma década longe da pintura

A mostra ocorreu no espaço do Carrousel du Louvre, durante o Salon Art Shopping, realizado entre os dias 17 e 19 de outubro. O evento, promovido pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, celebrou 30 anos de atuação reunindo artistas plásticos, escultores, designers, fotógrafos e escritores de diferentes países.

Desde a infância, Denise Marques demonstrava interesse pelas artes visuais, transformando as paredes de casa em superfícies para experimentação criativa. Na adolescência, frequentou escolas de desenho e pintura e, posteriormente, formou-se em Letras. Também cursou desenho de moda no Senac, área em que foi incentivada a seguir carreira como ilustradora. Sua trajetória profissional, entretanto, seguiu caminhos distintos, levando-a a atuar por anos no ambiente corporativo, afastando-se temporariamente das telas.

Após um período de aproximadamente dez anos sem produzir, a artista retomou a pintura em um momento de reflexão e amadurecimento pessoal. A perda da mãe, em 2022, representou um marco nesse processo e motivou a busca por um novo sentido na criação artística.

A fase atual de Denise Marques é representada pela obra O Renascimento do Crisântemo (La renaissance du chrysanthème), concebida após uma peregrinação espiritual aos templos e lugares sagrados do Japão, em 2025. No país em que o crisântemo é símbolo nacional e está associado à família imperial, à longevidade, à perfeição e ao outono, a artista encontrou uma metáfora para expressar o ciclo da vida e a impermanência.

Executada em óleo sobre tela, a obra combina tons escuros e profundos com nuances vibrantes de amarelo, em referência à alegria, à vitalidade e ao renascimento. Segundo Denise Marques, “Durante muitos anos, a arte foi um refúgio silencioso. Hoje, ela é a forma mais verdadeira de dizer quem eu sou”.

A artista afirma que cada elemento da pintura reflete a busca por equilíbrio entre luz e sombra, dor e beleza. “Cada pincelada é um sopro de esperança”, declarou.

A apresentação de O Renascimento do Crisântemo no Louvre simbolizou a consolidação de uma trajetória iniciada na infância e retomada com novo significado. Para Denise Marques, a arte representa um processo contínuo de transformação e renovação.



TrueChange mira EUA e projeta R$ 100 milhões em 2025

TrueChange mira EUA e projeta R$ 100 milhões em 2025
TrueChange mira EUA e projeta R$ 100 milhões em 2025

A TrueChange, empresa latino-americana em soluções low-code e parceira da Siemens na região, está ampliando suas operações para os Estados Unidos com um plano ousado: atingir um faturamento consolidado de R$ 100 milhões até o final de 2025. Além disso, prevê um faturamento de cerca de R$ 56 milhões (US$ 10 milhões) vindos exclusivamente do mercado americano em três anos. A empresa, que cresceu 58% em 2024 e já fatura R$ 65 milhões, vê nos EUA um terreno fértil para oferecer uma abordagem que vai além da venda de projetos pontuais, focando em parcerias estratégicas e adoção tecnológica contínua.

Com uma base em Miami e clientes já conquistados, a TrueChange aposta no setor de bancos, financeiras e seguradoras (BFSI), além de empresas de médio porte (faturamento entre US$ 250 milhões e US$ 1 bilhão).

A TrueChange propõe uma jornada de transformação digital, capacitando equipes e integrando a plataforma Mendix (low-code), combinação que permite entregar projetos complexos em prazos até 70% menores que o desenvolvimento tradicional, mantendo qualidade e segurança.

A expansão foi impulsionada pela Siemens, que reconheceu a expertise da TrueChange e a incentivou a replicar o modelo nos EUA. "Nossos primeiros clientes americanos vieram justamente por indicação da Siemens, que nos colocou como referência em casos que nos destacamos com entrega diferenciada", revela Tiago Farias, CEO da TrueChange.

Com 230 colaboradores e mais de 200 clientes atendidos, incluindo 800 produtos implementados, a TrueChange mantém o selo Platinum Partner da Siemens DISW, um reconhecimento concedido pela multinacional alemã. "O desafio agora é conquistar um mercado que ainda desconhece seu modelo. Assim como fizemos no Brasil há 13 anos, quando low-code era um conceito novo, vamos educar o mercado americano sobre o valor de parcerias tecnológicas, não apenas fornecedores", afirma Farias.



Clube Sírio promove palestra “Síria no Louvre” com o professor Ayman Esmandar

O Esporte Clube Sírio, por meio do Núcleo de Cultura Árabe, promoverá neste sábado, 25 de outubro, às 16h, na Sala Palmira, a palestra “Síria no Museu do Louvre”, com o Professor Ayman Esmandar.

Na ocasião, o professor abordará sua visita ao Museu do Louvre, em Paris, que abriga milhares de artefatos do Oriente Médio, especialmente da Síria, Mesopotâmia e Egito.

“A palestra é um resumo da minha visita ao Museu do Louvre, em Paris, com foco no departamento de antiguidades ‘O Berço da Humanidade’. Este setor abriga milhares de artefatos do Oriente Médio, especialmente da Síria, Mesopotâmia e Egito. O destaque será para os artefatos sírios provenientes de três reinos antigos: o Reino de Mari (3º milênio a.C.), o Reino de Ugarit (2º milênio a.C.) e o Reino de Palmira (séculos I a III d.C.)”, explica Esmandar. Ele ainda acrescenta que a apresentação também incluirá uma breve história do próprio museu do Louvre.

Serviço

O quê: Palestra “Síria no Museu do Louvre”, com o Professor Ayman Esmandar
Quando: 25 de outubro (sábado), às 16h
Onde: Esporte Clube Sírio – Avenida Indianópolis, 1192, Planalto Paulista, São Paulo – SP
Mais informações: www.sirio.org.br | (11) 2189-5000



Ritual de banho impulsiona vendas de produtos de beleza

Ritual de banho impulsiona vendas de produtos de beleza
Ritual de banho impulsiona vendas de produtos de beleza

Mais do que um momento de higiene, o banho tem ganhado um novo status: o de experiência sensorial completa. Impulsionado pelas tendências virais do TikTok, especialmente pela Geração Z, o chamado "banho premium" vem conquistando consumidores que buscam bem-estar, relaxamento e sofisticação em sua rotina diária. O conceito ganhou força nos últimos anos quando vídeos mostrando rotinas de autocuidado no chuveiro viralizaram na plataforma. "Hoje, o banho é tratado como um verdadeiro ritual de beleza, com produtos que unem eficácia, aromas sofisticados e texturas diferenciadas", comenta Lucas Muniz Ricci, diretor de E-commerce da Lord Perfumaria.

Esse movimento acompanha as tendências apontadas pela Circana, empresa global de data tech em comportamento de consumo, que destaca fragrâncias, skincare, maquiagem e cuidados com os cabelos como destaques para 2025. Pesquisa da Kantar também reforça esse crescimento: no primeiro semestre, o consumo de produtos de higiene e beleza aumentou 3,5%, com destaque para sabonetes (+3%). Nas classes D e E, a busca por marcas premium cresceu 11%.

Dados do e-commerce da Lord Perfumaria, por exemplo, registraram o crescimento mais expressivo em hidratantes corporais, com alta superior a 1.600%, seguido pelos perfumes corporais, que avançaram mais de 500%. No total, o volume de vendas da categoria aumentou quase 235% em comparação com 2024.

"Nossos clientes, que buscam por produtos com ingredientes de alta qualidade e sensações agradáveis, estão cada vez mais atentos às novidades do mercado. Marcas como a Dior vêm apostando nesse movimento — o clássico J’Adore, por exemplo, ganhou versão em gel de banho", conta.



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