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Podcast – Mais de 50% das empresas não adotam estratégias ESG, aponta pesquisa.


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Neste Podcast conversei com Luis Arís, gerente de negócios para a América Latina da Paessler e falamos sobre uma pesquisa global da empresa feita com mais de mil empresas e os resultados são surpreendentes. Veja alguns destaques e ouça o Podcast.

· Estudo realizado pela Paessler a partir de entrevistas com 1050 gestores de tecnologia, sendo 44 da América Latina, mostra que embora 85% deste universo reconheça a importância desta bandeira, 61% ainda não utilizam soluções de monitoramento para reforçar o alinhamento dos processos da empresa às melhores práticas em sustentabilidade;

· Em termos das estratégias ESG mais adotadas, 45% dos líderes buscam reduzir o uso de hardware;

· Enquanto 18% dos entrevistados globais afirmaram não se preocupar com a sustentabilidade, na região Américas/América Latina esse número sobe para 25%;

· Entre as maiores angústias dos líderes de TI destacam-se o uso da nuvem híbrida (48%), como manter a resiliência de ambientes cada vez mais distribuídos e heterogêneos (44%) e os desafios de gestão de data storage (31%).




Congresso de TI e EvoluTI Pro se unem em 2023 para jornada tecnológica

O Congresso de TI e o EvoluTI Pro estão programados para ocorrer de forma consecutiva neste ano. 

A velocidade do avanço tecnológico tem impulsionado uma série de inovações no mercado e a dinâmica das colaborações em equipe tem se revelado como um catalisador de sucesso para inúmeras empresas. 

Essa abordagem tem o objetivo de concentrar os esforços na democratização da tecnologia com a realização de um evento inteiramente online e outro com interação presencial. 

O público-alvo dessas iniciativas tem registrado um crescimento constante a cada edição e tem com públicos estudantes de tecnologia, empresas do setor que buscam capacitar e aprimorar seus profissionais e também os veteranos do mercado em busca de aprimoramento e aprendizado em diversas vertentes da atuação tecnológica. 

O Congresso de TI terá sua 10ª edição agendada para os dias 4 e 5 de dezembro, numa experiência completamente online. Este ano contará com a participação de mais de 60 palestrantes, garantindo mais de 30 horas de conteúdo ao vivo, distribuídas em 8 trilhas de aprendizado, com os painéis exclusivos e certificado digital. 

O EvoluTI Pro encerra 2023 no dia 6 de dezembro em um evento presencial para mais de 350 participantes no Cubo Itaú.

Para mais informações acesse os links abaixo:

Clique aqui para saber mais sobre o Congresso de TI. 

Clique aqui para informações detalhadas sobre o EvoluTI Pro. 



Podcast – Você conhece a Confraria do Empreendedor e seus Confrades?


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Neste Podcast conversei com Natália Lazarini, Co-fundadora e diretora da Confraria do Empreendedor. Em poucos anos a Confra conseguiu angariar mais de três mil Confrades – como são chamados seus membros – e vem ajudando e facilitando a jornada de quem é empreendedor aqui no Brasil e também em Portugal.

Para conhecer essa iniciativa ouça ou veja agora o Podcast, curta o canal do YouTube, inscreva-se nele e deixe seu comentário.

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Witec e Trentim anunciam fusão

A Witec It Solutions e a Trentim – Gestão & Tecnologia, empresas Microsoft Gold Partners há mais de dez anos no mercado, anunciam a fusão de suas operações, resultando em um grupo com mais de 100 colaboradores, especialistas certificados por organizações como Microsoft, Watchguard, 3CX, PMI.org, IIBA.org e PMO Global Alliance.

“Queremos proporcionar aos parceiros uma jornada de crescimento e excelência operacional, alavancando o uso da tecnologia como um diferencial competitivo e disseminando soluções para comunicação, colaboração, produtividade e segurança”, explica Carol Lagoa, Co-Founder daWitec IT Solutions.

Combinando produtos e serviços gerenciados nas áreas de comunicação, colaboração, produtividade, segurança, automatização e aplicativos de negócios low-code, as soluções Trentim e Witec ajudam empreendedores e gestores a obterem competitividade e eficiência para seus negócios.

Além disso, a fusão consolida o Witec Hub com o objetivo de educar e capacitar profissionais de tecnologia, bem como conscientizar e orientar as empresas para transformação digital dos seus negócios.

“Por meio do LinkedIn Learning, capacitamos mais de 207 mil pessoas em formações de tecnologia. Além disso, as equipes da Witec e da Trentim Gestão & Tecnologia estão ativamente envolvidas em comunidades técnicas, combinando a experiência prática em projetos internacionais e desenvolvimento de produtos com voluntariado e educação.”, complementa
Mario H Trentim fundador e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.

O portfólio combinado das empresas resulta em sinergias para o atendimento de empresas pequenas, médias e grandes em diferentes indústrias e conforme suas necessidades.

A expertise  da Trentim Gestão & Tecnologia nas áreas de gerenciamento de projetos, agilidade organizacional e transformação digital permite levar as soluções mais modernas e avançadas das grandes empresas para as pequenas e médias.

Por outro lado, o catálogo amplo de serviços da Witec IT Solutions disponibiliza aos clientes infraestrutura, computação em nuvem, telefonia e licenciamento com foco na redução de custos e aumento da produtividade, sem deixar de lado a qualidade e a governança corporativa.

“Desde 2019, a atuação internacional da Trentim na América Latina, Oriente Médio e Europa permitiu identificar tendências e antecipar necessidades dos nossos clientes no Brasil. Agora vamos combinar os produtos e serviços da suíte ModernPMO com o portfólio da Witec e empresas do ecossistema para que possamos oferecer soluções mais completas aos clientes. Sabemos que
as empresas de tecnologia que quiserem prosperar e ter lucratividade precisam estar cada vez mais próximas dos clientes, entender quais são as soluções e produtos que eles precisam e oferecer essas soluções de forma customizada”, enfatiza Gustavo Moraes, Diretor de Operações e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.

A fusão é resultado de uma parceria entre as empresas desde 2020, fazendo parte da estratégia de transformar a gestão das empresas por meio de boas práticas, diagnósticos, modelos de maturidade, consultoria especializada e modernas soluções de tecnologia.

As empresas seguem alinhadas no propósito de acelerar a adoção das soluções Microsoft 365, nas verticais de Power Patform (Power Bi, Power Apps e Power Automate), Segurança e Governança, apoiando os clientes em suas jornadas e desafios relacionados ao novo cenário global. Não há dúvidas de que empresas que saibam unir processos, pessoas e ferramentas, estejam mais capacitadas em um mercado cada vez mais competitivo.

“Esse movimento tem como foco tonar a Witec a maior empresa especializada em produtividade e trabalho remoto seguro do Brasil. Temos a convicção que com a adoção de tais soluções, as empresas têm crescimento significativos em governança, produtividade, processos e segurança, impactando diretamente na escalabilidade dos seus negócios, garantindo assim um crescimento sustentável e seguro”, finaliza Marco Lagoa, CEO da Witec IT Solutions.



9ª Edição do Congresso de TI promete ampliar o conhecimento da área no Brasil


A Witec, hub especializado em soluções de Tecnologia da Informação, realiza a 9ª Edição do Congresso de T.I nos dias 08, 09 e 10 de novembro. Totalmente on-line e gratuito, o evento tem como objetivo promover networking e compartilhar conhecimentos setoriais dos mais de 60 speakers presentes, incluindo nomes como Rodrigo Jorge, Diretor de Segurança da Informação na VTEX, Sandyara Peres, Coordenadora de Acessibilidade no PicPay, Isabella Montalvão, Engenheira Líder de Soluções para Marketing Cloud na Salesforce, entre muitos outros. 

Com trilhas de Segurança, Governança & Privacidade; Cloud Computing; Desenvolvimento; Data Science & Digital e Customer & Employee Experience, o conteúdo é direcionado para estudantes e profissionais do segmento, além de pequenas, médias e grandes empresas.

Interessados podem realizar suas inscrições no link.

As edições anteriores do Congresso contaram com a presença de mais de 400 profissionais renomados, mais de 200 mil espectadores e mais de 500 palestras e cursos. Cada vez mais é importante mostrar que a tecnologia e inovação são essenciais para promover a mudança que a sociedade espera das organizações. O evento tem como proposta capacitar cada vez mais os profissionais de tecnologia e contribuir para o progresso do setor. 

Segundo dados da Brasscom, o setor de tecnologia da informação aponta demanda de 797 mil profissionais até 2025. É uma conta que não fecha porque há mais vagas oferecidas do que pessoas capacitadas no mercado.

“Esse evento é uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos entre os participantes, com a chance de ganhar escala com pessoas que ainda não enxergam as possibilidades que o setor oferece. Tecnologia não é mais a profissão do futuro; a necessidade de profissionais qualificados no mercado é vista no presente”, explica Maria Carolina Lagoa Loyo, CCO, do Congresso de TI.

Serviço
Data: 8 a 10 de novembro
Evento Online
Inscrições gratuitas: https://congressodeti.com.br/9-edicao/




Editora VideoPress lança curso on-line sobre Segurança da Informação para profissionais do setor Público e Privado

A Editora VideoPress, detentora da marca Vida Moderna, anuncia sua nova divisão de cursos on-line com o lançamento do curso “Desmistificando a Segurança da Informação”, que tem como objetivo reforçar o papel estratégico da cibersegurança, apresentando conceitos estratégicos e tecnologias para otimizar as ações de proteção digital dentro de companhias dos setores Público e Privado. A pré-inscrição para o curso está disponível neste link e as vendas serão abertas dia 16 de maio de 2022.

Ao todo, são 12 módulos interativos com conteúdo prático apresentado por André Carneiro, Diretor Geral da Sophos do Brasil, e pelo jornalista Guido Orlando Jr., Diretor da Editora.

“A Segurança da Informação é um tema latente e vital para as empresas de todos os portes e segmentos. Planejar as ações e aplicar as metodologias e ferramentas de proteção de dados, porém, são muitas vezes grandes desafios às companhias, principalmente pela rápida transformação que este setor vive e pela falta de mão de obra global para atender as demandas dessas companhias”, analisa Guido.

Segundo o jornalista, a proposta é desmistificar algumas premissas referentes a este assunto e, principalmente, trazer informação prática para agilizar as iniciativas de proteção digital nas organizações. “Este não é um curso técnico, mas sim uma preparação para tornar a estratégia de Segurança da Informação verdadeiramente alinhada às propostas de negócios nas empresas”, explica.

Neste cenário, para tornar as aulas mais práticas, a ideia é aproximar o conteúdo apresentado à rotina vivida no dia a dia dos times. “Trazemos cases e informações estratégicas a respeito de novas tecnologias, processos e formas para o cumprimento de normas, como a LGPD, além de lives exclusivas e grupos fechados para potencializar a troca de informações entre os participantes. Tudo isso em um formato sob demanda, em que o público pode ver as aulas onde e quando quiser, em seu próprio ritmo. A ideia é tirar dúvidas e facilitar a chegada de práticas bem-sucedidas a todos”, ressalta.

Durante o curso, os alunos terão acesso a conteúdos sobre conceitos fundamentais para a Segurança Digital, dicas para a formação de uma estrutura de cibersegurança do zero e detalhes que devem ser observados pelas companhias diante de novas regras e o aumento dos ataques via ransomware, por exemplo.

“A Segurança da Informação nas companhias públicas e privadas não pode mais ser vista como uma área à parte das empresas. É preciso entender que a proteção de dados deve permear os planos de negócios e todas as iniciativas da corporação. O compromisso desse curso é reforçar essa importância aos profissionais do mercado, mostrando como e onde devemos agir para impulsionar a capacidade de controle dos times”, reforça Carneiro, que é Engenheiro Eletrônico formado pela POLI, da USP, e que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de SI.

Pelo caráter voltado aos negócios, as aulas são destinadas a profissionais de tecnologia e executivos de todos os níveis – incluindo CEOs, CIOs, CISOs e CTO, entre outros – e dos mais diversos setores da economia. “Além disso, é uma grande oportunidade para que novos talentos e trabalhadores que estão migrando para a área de Segurança da Informação também possam entender melhor as implicações deste ramo aos resultados das companhias”, acrescenta o engenheiro.

Para mais informações e fazer o pré-cadastro, acesse bit.ly/3ancyfm.

Lá poderão ser assistidos gratuitamente nove clipes de cada módulo, com destaques das respectivas aulas, para reforçar a tomada de decisão da compra do curso.



JAC Motors lança o e-JS1, o carro 100% elétrico compacto mais barato do mercado brasileiro. Conheça agora.

Sem fazer muito alarde a JAC Motors se consolida como a montadora aqui no Brasil que tem a maior e mais variada oferta de veículos 100% elétricos do país. Na imagem abaixo você pode conferir todos os modelos da montadora chinesa por aqui, que desde 2019 tem como principal acionista o Grupo Volkswagen na China, com 51% das ações.

Modelos 100% elétricos da JAC Motors disponíveis no Brasil

Essa joint venture definitivamente deixa no passado qualquer dúvida que ainda possa existir sobre a qualidade e atendimento dos veículos da montadora chinesa, a coloca em um novo patamar de mercado e a tendência é que ela passará a ser olhada com outros olhos pelos consumidores.

Desenvolvido em parceria com Volkswagen, o JAC e-JS1 estreia no mercado brasileiro para ser o oitavo veículo 100% elétrico da JAC Motors, todos eles livres de emissões de poluentes.

Segundo Eduardo Pincigher, Diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da empresa, “O e-JS1 foi desenvolvido a partir da plataforma do elétrico IEV20 e a VW implementou o design exterior e interior, acabamento e conectividade“, explica.

Slide Show


Destaques
> O compacto urbano livre de emissões da JAC Motors possui 302 km de autonomia (norma NEDC); baterias de fosfato de ferro-lítio têm capacidade máxima de 30,2 kWh;

> Provido de sistema de regeneração de carga, o JAC e-JS1 é extremamente econômico: em média, o modelo consome 9,6 kWh a cada 100 km;

> Com 150 Nm (15,3 kgfm) de torque e apenas 1.180 kg, o JAC e-JS1 é o veículo com menor custo por km rodado do país: 7 centavos por km;

> Para “encher o tanque” ou carregar as baterias, o e-JS1 gasta cerca de R$ 20 (tarifa de R$ 0,65 por kWh). Um carro compacto, com motor a gasolina, que tenha consumo urbano de 13 km/l, exigirá cerca de R$ 135 para rodar os mesmos 302 km.

> O JAC e-JS1 é o oitavo modelo 100% elétrico da JAC Motors no Brasil. De longe é a marca com o maior portifólio de veículos livres de emissões, constituindo uma família completa: um modelo urbano, três SUV´s, uma picape, uma van e dois caminhões.

> Preço sugerido do JAC e-JS1 é de R$ 149.900.

O JAC E-JS1 é uma grande aposta. Será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compacto urbano, compatibilizando a aplicação ideal para um veículo totalmente elétrico: o uso dentro da cidade”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Você pode usá-lo em rodovias, nas pequenas viagens? Claro que sim. Mas seu habitat natural é o trânsito urbano”.

Ao contrário do que se pensava, o city-car não substituirá o JAC iEV 20, mas sim complementará a linha. O iEV 20 é um SUV de porte compacto, com suspensão mais alta, rodas e pneus maiores e aptidão para vencer desafios leves no off-road, enquanto o E-JS1 é totalmente destinado ao uso urbano.

Com 30,2 kWh de capacidade de carga elétrica, o E-JS1 possui ótimo rendimento, à medida que, por ser 100% elétrico, ele é leve. São somente 1.180 kg de peso em ordem de marcha, segundo informa a montadora.

Por este motivo, o motor de 150 Nm (15,3 kgfm) de torque entrega um desempenho empolgante para um modelo urbano. São 62 cv de potência e 110 km/h de velocidade máxima.

Menor custo por km rodado do Brasil
Dependendo da tocada do motorista, o e-JS1 é capaz de rodar 302 km, perfazendo um consumo médio de 9,6 kWh por 100 km, e oferece o custo por km rodado mais em conta de todo o mercado brasileiro – 0,36 MJ/km.

Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,65 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 6,24 a cada 100 km, segundo dados fornecidos pela montadora.

“Encher o tanque”, ou neste caso, carregar as baterias por esse valor e rodar 302 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado 7,5 vezes menor do que um modelo com motor térmico (a combustão). O custo por km rodado do JAC E-JS1 é pouco mais de 6 centavos.

Mesmo que se adote o custo de R$ 0,90 de kWh, instituído ocasionalmente na “bandeira vermelha”, a despesa de “tanque cheio” salta para somente R$ 26, ou seja, ainda 5,2 vezes mais barato que os mais econômicos modelos a gasolina.

Baterias de fosfato de ferro-lítio são mais estáveis
Por pertencer à oitava geração de modelos 100% elétricos da JAC Motors, o e-JS1 possui grande eficiência dinâmica de todo o conjunto propulsor.

Tanto que a autonomia de 302 km, perfeitamente adequada a um modelo de porte compacto e urbano, foi obtida com a instalação de baterias com somente 30,2 kWh de capacidade máxima de carga, dotadas de células de fosfato de ferro-lítio, que possuem melhor estabilidade química e térmica.

Como resultado, o JAC e-JS1 pesa menos de 1,2 tonelada. Com um peso extremamente contido para um veículo elétrico, adicionado à proposta urbana, ele precisa de um motor com 62 cv de potência.

Na prática, a eficiência do motor e o baixo peso das baterias, além de gerarem um conjunto “enxuto”, garantem aquele consumo enfaticamente reduzido de 9,6 kWh / 100 km.

Por rodar primordialmente nas cidades, onde o torque é muito mais relevante que a potência, o E-JS1 permite acelerações surpreendentes, com seus 150 Nm de torque máximo. De 0 a 100 km/h, o JAC E-JS1 precisa de 10,7 segundos.

E por falar em bateria, uma dúvida que sempre surge entre os consumidores é seu custo de manutenção. Afinal, quanto o dono do carro vai desembolsar caso elas apresentem algum defeito depois que terminar a garantia? Outra dúvida: quanto tempo duram as baterias?

Ouça as explicações de Sérgio Habib neste áudio

Design feito em parceria com a Volkswagen
Contando com total supervisão da Volkswagen no desenvolvimento, o city-car da JAC “escreve um novo paradigma na definição de carro urbano”, segundo a empresa. Não emite nenhum grama de CO2, seu design é moderno e contemporâneo (incrementado pelas cores vivas da carroceria) e mede apenas 3,65 metros de comprimento e 1,67 m de largura, o que é uma grande vantagem para trafegar em grandes cidades.

Na frente, o JAC e-JS1 destaca-se pelo grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, unidas por uma régua que atravessa toda a frente do carro. Para ornar com esse efeito, ele possui contornos na base do para-choque que envolvem os faróis de neblina nas extremidades. É um conjunto estilístico forte, de personalidade. Possui luzes diurnas em LED (sistema DRL de série).

Visto de lado, o JAC e-JS1 recebeu rodas de desenho exclusivo, com pneus nas medidas 165/65 R14.

Detalhe das rodas

Já a traseira exibe lanternas mais quadradas, decretando solidez no conjunto, além de repetir os mesmos ornamentos no para-choque.

Interior futurista
Toda a parte interna do e-JS1 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base. Possui duas telas à serviço do motorista. A primeira, que é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, compõe-se de uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra as informações de cruzeiro (velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia etc.).

Detalhe das duas telas do painel

Como diferencial de acabamento, o JAC e-JS1 incorpora molduras em alto relevo de cores contrastantes, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies revestidas em couro (soft touch). Um console “aéreo” permite guardar pequenos objetivos, como um smartphone bem à mão, assim como funciona como descansa-braços. E o estofamento é de couro sintético.

Detalhe do console “aéreo

Nesse console, inclusive, como é tradicional em qualquer veículo, o condutor do e-JS1 não vai encontrar o botão seletor de marcha. Por ser elétrico, o modelo não requer câmbio, sem os habituais engates “mecânicos”.

O acionamento de sentido de marcha – para frente, identificado convencionalmente com a letra D, de drive, e para trás, pela letra R – é realizado por uma alavanca fixada na coluna de direção, à direita do volante.

Alavanca de seleção do câmbio do lado direito da coluna de direção

Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal. Tudo é acionado pela central multimídia (a segunda tela), oferecendo um conjunto prático, clean e de aparência futurista. Apenas à esquerda do volante concentram-se botões de necessidade mais imediata de uso, como desembaçadores e ajustes elétricos dos retrovisores externos.

O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.

Visão do volante
Detalhe do volante lado esquerdo
Detalhe do volante lado direito

Central multimídia com tela de 10,25 pol reúne dados de operação
Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS1 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.

A tela estará traduzida para Português do Brasil

Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias. Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”. Os comandos de climatização também são acionados por essa central.

Lista de equipamentos
O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 150 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série:
• Ar-condicionado Automático e Digital
• Cruise Control com comandos no volante
• Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
• Faróis com “Follow Me Home”
• Faróis com DRL (LED diurno)
• Faróis de neblina (dianteira)
• Retrovisor interno antiofuscante
• Bancos revestidos em couro ecológico
• Duplo air bag
• Portas com barras de proteção lateral
• Aviso de cinto não acoplado
• Freio ABS com EBD
• BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
• Auto Hold (assistente de partida em rampas)
• TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
• ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade
• Sensor de estacionamento traseiro
• Câmera de ré
• Entrada USB sob o console central do painel
• Isofix
• iPedal (sistema de regeneração de carga da bateria nas desacelerações e frenagens.

Primeiras impressões
Tive a oportunidade de fazer um teste drive de aproximadamente 100 Km ida e volta até uma cidade perto capital paulista e o carro surpreendeu. Tem ótima dirigibilidade, o volante é preciso e firme, o iPedal responde prontamente quando requerido, é funcional e depois que o condutor se acostuma com a maneira de usá-lo, o freio convencional será usado raramente. E se acostumar, pegar o jeito de utilização, demora minutos e acaba sendo até divertido.

E por falar em divertido, dosar o consumo e a regeneração de energia acaba sendo quase um videogame, pois quando você para de acelerar ou tiver que utilizar o freio, o gráfico de energia da tela de 10,25 polegadas muda de comportamento, ora mostrando o consumo, ora mostrando o carregamento das baterias e isso é muito legal.

E o carro anda muito bem, apesar de ter sua velocidade máxima limitada a 110 Km via software. Lembre-se que ele é um carro basicamente urbano, mas dá para andar em estradas entre cidades próximas de até um percurso de 200 Km ida e volta sem se preocupar com a autonomia, desde que as baterias estejam carregada, claro.

Sinceramente, não precisei em nenhum momento ultrapassar os 110 Km/h, pois mais de 80% do trajeto foi urbano e peguei apenas um trecho de alguns quilômetros da Via Anchieta, que tem velocidade máxima na sua pista central de exatos 110Km/h.

O torque para um carro do seu porte é excelente e chega a arrancar um leve sorriso de canto de boca do condutor. Não que seja fantástico e cole no banco, mas dá para sentir a potência sendo enviada instantaneamente para as rodas, o que não acontece em um carro a combustão. Isso é o que eu mais gosto em um carro elétrico.

A acústica interna é excelente, não só pela falta do ruído do motor e ausência de trepidação, como é de se esperar em um carro 100% elétrico, pois andei por ruas de paralelepípedo e asfalto com buracos. E o ruído interno e rigidez da suspensão se comportaram muito acima do que eu esperava, o que tornam o E-JS1 bastante confortável.

O que deu para sentir desse curto percurso foi isso, além dos olhares das pessoas na rua e outros motoristas, pois ele é um carro com design muito moderno e a cor que escolhi foi o Abacate, que realmente é bonito e chama atenção por onde passa.

Quanto ao porta malas, a capacidade é de 121 litros, o que é suficiente para uma mala pequena e uma compra média de supermercado. É honesto para o tamanho do carro.

Para ver e baixar a ficha técnica do e-JS1 CLIQUE AQUI

Comparativo de preço
No seu material promocional a JAC colocou um comparativos com as marcas que vendem carros 100% elétricos no Brasil e aqui está a tabela. Clique na imagem para aumentá-la.

Tabela comparativa de preço

Acho que eu sei o que você deve estar pensando: “Guido, você compraria esse carro?” Eu respondo: “Sim”.



Exposição à tecnologia, risco mais inteligente: o novo fundo da Markin Asset Management combina inovação com proteção contra risco de cauda

A Markin Asset Management, uma empresa boutique de investimentos alternativos baseada em uma filosofia de “crescer e proteger”, apresentou hoje o Markin Volterra Fund, LP, um fundo de hedge de viés longo focado em tecnologia que combina a exposição a empresas de capital aberto impulsionada pela inovação com uma sofisticada cobertura de risco de cauda usando opções de índice e opções de venda. A estratégia tem como alvo empresas de média e grande capitalização em todo o ecossistema mais amplo da IA – incluindo a tecnologia básica de IA, facilitadores de infraestrutura e beneficiários corporativos –, criando um portfólio diversificado para capturar o crescimento dos lucros de alta qualidade e os retornos da rápida inovação tecnológica.

O fundo foi criado para investidores que buscam o potencial de crescimento dos lucros da tecnologia transformadora com proteção contra drawdowns. Diferentemente das estratégias tradicionais de investimento a longo prazo, que absorvem totalmente o risco de queda, ou das estratégias neutras em relação ao mercado, que limitam o risco de alta, o Markin Volterra Fund é uma estratégia de investimento a longo prazo que visa a reter retornos semelhantes aos das ações e, ao mesmo tempo, mitigar grandes eventos de cauda esquerda por meio de uma cobertura sistemática de hedge.

“Nunca foi tão importante combinar a exposiçãoàinovação com o gerenciamento disciplinado de riscos e a proteção contra o risco de cauda”, disse David Marra, cofundador e diretor de Investimentos da Markin Asset Management.

A estratégia do fundo se baseia em um programa de contas gerenciadas separadamente (SMA) altamente bem-sucedido, administrado pela empresa, que também preservou significativamente o capital em 2025. “Estamos investindo em empresas com crescimento sólido na receita bruta, juntamente com empresas de alto crescimento absoluto em grandes mercados”, afirmou Marra. O mandato do fundo é apoiado ainda por uma estrutura de gerenciamento ativo de risco, projetada para preservar o capital e reduzir significativamente o risco de perda para os investidores.

O Markin Volterra Fund, LP oferece liquidez mensal e está aberto a clientes qualificados.

Sobre a Markin Asset Management

Fundada em 2021 por David Marra e Matt Kinzer, a Markin Asset Management é uma gestora boutique de investimentos alternativos especializada em estratégias de hedge de viés longo com proteção de risco incorporada e potencial de crescimento ilimitado. A empresa atende a escritórios familiares, alocadores institucionais e RIAs que buscam uma exposição diferenciada com preservação de capital em seu núcleo, oferecendo portfólios líquidos e diversificados projetados para adicionar alfa, reduzir a correlação, limitar drawdowns e proporcionar um caminho mais fluido para resultados excepcionais de longo prazo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa:

Matt Kinzer

Diretor de Relacionamento

Markin Asset Management

ir@markinfunds.com

914-269-0018

www.markinfunds.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Brasil tem maior taxa de mortes por hipertensão em dez anos

Apesar de ser comum, a hipertensão arterial — ou pressão alta — é uma doença silenciosa e traiçoeira. Em 2021, a taxa de mortalidade por hipertensão no Brasil atingiu o maior valor dos últimos dez anos, com 18,7 óbitos por 100 mil habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde. Sem apresentar sintomas claros na maioria dos casos, a condição pode evoluir e se tornar um fator de risco para infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e comprometimento dos rins.

A hipertensão é caracterizada pela elevação persistente dos níveis de pressão arterial. Em adultos, ela é diagnosticada quando os valores estão iguais ou superiores a 140 mmHg na pressão sistólica (a chamada pressão máxima) e 90 mmHg na diastólica (a pressão mínima).

A pressão sistólica representa a força com que o coração bombeia o sangue; já a diastólica, a pressão nas artérias quando o coração relaxa entre os batimentos. “Quando a pressão está alta, o coração precisa trabalhar mais do que o normal para garantir que o sangue circule adequadamente pelo corpo”, explica Luciano.

O cardiologista Luciano Drager, do Hospital Sírio-Libanês, reforça a importância da conscientização e prevenção contínua. “A pressão alta pode não causar sintomas por muito tempo, e quando se manifesta, muitas vezes já está em um estágio avançado. Por isso, é fundamental aferir a pressão regularmente, manter uma alimentação com baixo teor de sal e praticar atividade física com frequência, de preferência sob a supervisão de um profissional de saúde”, orienta o especialista.

A seguir, o especialista esclarece alguns mitos sobre a hipertensão:

  • Apenas idosos podem desenvolver hipertensão: essa ideia é equivocada e pode atrasar o diagnóstico. A hipertensão costuma aparecer entre os 30 e 50 anos, mas pode surgir em qualquer idade — até na infância. Antes dos 30, é chamada de hipertensão de início precoce e pode estar ligada a outras doenças, como obstrução das artérias dos rins ou apneia do sono, exigindo investigação. Estresse, ansiedade, depressão, insônia, consumo excessivo de sal e obesidade também elevam a pressão, o que explica o aumento de casos entre jovens.
  • A hipertensão é facilmente percebida pelos pacientes: a hipertensão é, na maioria das vezes, assintomática — por isso é conhecida como uma “doença silenciosa”. Um dos mitos mais comuns é que dor de cabeça seria um sintoma da pressão alta. Na verdade, é o contrário: a dor de cabeça pode contribuir para o aumento da pressão, e não ser causada por ela. Sinais de alerta que exigem atenção imediata incluem dor súbita no peito e fraqueza ou formigamento em um dos lados do corpo. Esses podem indicar infarto ou derrame, complicações graves da hipertensão.
  • O diagnóstico da hipertensão é feito apenas pela aferição da pressão em consultório: a aferição feita no consultório é o ponto de partida, mas nem sempre confiável. Algumas pessoas apresentam pressão alta apenas em ambientes médicos — é a chamada hipertensão do avental branco. Por isso, exames complementares são importantes, como a MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), que mede a pressão por 24h, e a MRPA (Monitorização Residencial da Pressão Arterial), feita em casa, com orientação médica e equipamento calibrado.
  • A hipertensão não tem influência hereditária: a genética tem forte influência na hipertensão. Quem tem pai e mãe com hipertensão corre maior risco de desenvolver a doença. Embora não existam testes genéticos amplamente usados, o histórico familiar é um importante sinal de alerta. Nesses casos, é essencial monitorar a pressão, manter uma alimentação saudável e praticar atividade física para prevenir ou controlar o problema.
  • Alimentação saudável e exercícios são suficientes para controlar a hipertensão: mudanças no estilo de vida — como praticar exercícios, reduzir o sal, perder peso e moderar o álcool — ajudam a controlar a pressão, especialmente nos casos leves. Ainda assim, muitos pacientes precisarão de medicamentos, mesmo com hábitos saudáveis. Exercícios aeróbicos e a redução do consumo de sal e álcool estão entre as principais medidas de prevenção. Combinadas ao tratamento médico, essas ações tornam o controle da pressão mais eficaz.

O monitoramento regular da pressão, além da adoção de um estilo de vida equilibrado, são fundamentais para prevenir complicações da hipertensão arterial. Também é essencial buscar acompanhamento médico para diagnóstico e tratamento precoces, mesmo na ausência de sintomas — já que se trata de uma doença silenciosa. “O diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento no momento certo e evitar problemas como infarto e AVC. Com orientação adequada, é possível controlar a pressão e manter uma boa qualidade de vida”, conclui o cardiologista.



Visto para nômades digitais simplifica processo imigratório

Trabalhar de qualquer lugar do mundo, explorar novas culturas e manter uma renda de forma remota já é uma realidade para muitos profissionais. Segundo estimativas, cerca de 35 milhões de profissionais já atuam como nômades digitais em todo o mundo, conforme dados do último Relatório Global de Tendências Migratórias, realizado pela Fragomen.

De acordo com a pesquisa, o número de pessoas que atuam por meio desta modalidade pode chegar a um bilhão em 2035, ainda segundo o estudo, compartilhado pelo site InfoMoney. 

No YouTube, as buscas pelo termo “nômade digital” aumentaram 43% no início de 2025, em relação ao mesmo período em 2024, de acordo com dados do Google Trends repercutidos pelo Jornal Tribuna.

Para facilitar esse estilo de vida, diversos países criaram vistos para nômades digitais, uma autorização que permite residência temporária para quem trabalha on-line. Recentemente, foi a vez da Nova Zelândia anunciar a flexibilização das regras de visto de visitante para permitir que os turistas possam trabalhar de forma remota a fim de impulsionar o setor de turismo e a economia. 

Raquel Augustin, diretora da WeVisa, consultoria especializada em vistos, imigração e cidadania, destaca que alguns dos países que oferecem esse tipo de visto são Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Estônia, Croácia, Grécia, Canadá, Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Inglaterra.

“Apesar do interesse crescente, muitos brasileiros ainda se perguntam como esse visto funciona, quais países oferecem essa possibilidade e como solicitá-lo”, destaca Augustin.

O visto para nômades digitais é uma autorização de residência temporária com a exigência de um local fixo no país que irá residir e de longa permanência, ou seja, pode ser hábil para qualquer pessoa que tem a possibilidade de trabalhar remotamente, sejam empreendedores, colaboradores de empresas estrangeiras, donos de negócios digitais, como vendedores de cursos e mentorias on-line, entre outros.   

“O nômade digital não é uma profissão, mas um estilo de vida. Esses vistos são voltados para quem tem renda própria e mantém seu vínculo empregatício no país de origem, sem depender de empregos locais”, explica a especialista.

Quais são os requisitos para obter o visto?

Os documentos exigidos para solicitar o visto de nômade digital variam conforme o país, mas geralmente incluem:

  • Passaporte válido;
  • Comprovação de renda (valor mínimo exigido por cada país);
  • Seguro saúde internacional;
  • Carta de teletrabalho (comprovação de emprego remoto ou contratos);
  • Atestado de antecedentes criminais.

Augustin ressalta que muitas negativas de visto acontecem por erros na documentação ou falta de clareza ao comprovar vínculos. 

Visto de nômade digital versus visto de trabalho tradicional: qual a diferença?

A diretora da WeVisa conta que, enquanto o visto de trabalho tradicional exige um contrato com uma empresa local, o visto de nômade digital é mais flexível.

“O visto de nômade digital permite trabalhar remotamente para empresas de qualquer país, dispensa carta-convite de empregador e é ideal para funcionários remotos”, explica. “Já o visto de trabalho tradicional exige contrato com empresa local. Além disso, geralmente depende de uma oferta de trabalho no país e é voltado para quem vai se empregar nesse país”, complementa.

Em muitos países, após um tempo com o visto de nômade digital, é possível renová-lo ou até solicitar residência permanente.

“Na Espanha, por exemplo, após dois anos de residência legal e contínua com o visto nômade, você pode solicitar a cidadania espanhola por tempo de residência”, explica Augustin. 

Assessoria especializada pode ajudar com burocracias

Augustin explica que o processo de solicitação de um visto de nômade digital pode ser complexo, e erros simples podem levar à negação do visto.

“Uma resposta mal formulada ou documento incompleto pode ser suficiente para uma negativa. Assessorias como a WeVisa ajudam a organizar a documentação, evitar erros e aumentar as chances de aprovação”, afirma.

Contar com o suporte de uma assessoria pode ser útil, pois esta detém conhecimento das leis de imigração e pode ajudar com elementos como documentação e estratégias personalizadas. “Além disso, com o devido suporte, é possível evitar atrasos e contratempos e contar com acompanhamento em todo o processo”, diz a diretora. 

Augustin destaca que, além da liberdade geográfica, o estilo de vida de nômade digital traz benefícios, como imersão em novas culturas e flexibilidade para trabalhar de qualquer lugar.

“Com a modalidade, o profissional pode alcançar a melhora na saúde mental e equilíbrio vida-trabalho, além de ampliar as oportunidades de networking internacional”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://wevisa.com.br/



ACI Academy promove formação sobre crédito internacional

Ao longo dos anos, o acesso ao crédito internacional tem representado uma das formas mais eficazes de alavancar o crescimento empresarial no Brasil, especialmente diante das altas taxas de juros e da burocracia que ainda marcam o sistema financeiro nacional. Conhecer as oportunidades disponíveis no mercado global permite que empresas brasileiras acessem outros tipos de capital, com prazos flexíveis e condições competitivas.

Neste cenário, a Inteligência Comercial, consultoria internacional de serviços financeiros, anuncia a criação do núcleo educacional ACI Academy. A plataforma é voltada à capacitação de agentes de crédito internacional e tem como objetivo transformar o mercado brasileiro, oferecendo treinamento prático e aprofundado, alinhado às demandas do cenário financeiro global.

O curso, ministrado pelo especialista em crédito internacional e CVO da empresa, Luciano Bravo, aborda desde aspectos legais e jurídicos, como a Lei Federal 4.131/62 (que regula a entrada de recursos estrangeiros no país), até estratégias de estruturação de garantias e modalidades de financiamento pouco difundidas no Brasil, como project finance e corporate finance.

Além dos conteúdos técnicos, a ACI Academy promove workshops ao vivo e mentorias estratégicas, focados no desenvolvimento das habilidades comerciais dos participantes. De acordo com o especialista, os futuros agentes podem aprender a identificar oportunidades no mercado global, superar objeções e criar propostas de valor alinhadas à realidade empresarial brasileira.

“A capacitação representa uma oportunidade para profissionais interessados em acessar recursos financeiros internacionais e contribuir para o crescimento sustentável das empresas brasileiras”, explica Luciano Bravo.

Ao oferecer acesso ao crédito internacional e fomentar a profissionalização das empresas, a ACI Academy busca fortalecer o ecossistema empresarial nacional e preparar o Brasil para competir de forma sólida no cenário financeiro global. “A capacitação oferece uma imersão prática e estratégica sobre como identificar oportunidades reais de financiamento para empresas brasileiras junto a instituições financeiras no exterior”, acrescenta.

“Os workshops apresentam estudos de caso reais, permitindo que os participantes compreendam como aplicar os conceitos aprendidos na prática”, completa o especialista.

Principais abordagens

Ao longo do treinamento, os participantes são conduzidos por uma jornada de aprendizado que engloba conhecimentos técnicos, legais, estratégicos e comerciais. Entre os principais pontos abordados estão a legislação do crédito internacional e estratégias de internacionalização de empresas, com foco em como estruturar jurídica e operacionalmente uma empresa para se tornar elegível a financiamentos internacionais.

“O participante também aprende como viabilizar operações de crédito com credibilidade e segurança, além de adquirir conhecimento sobre operações de hard lender. O resultado esperado é um profissional apto a operar com segurança no mercado global, gerando valor tanto para seus clientes quanto para a economia nacional”, ressalta Bravo.

As mentorias, focadas em desenvolver a capacidade comercial dos agentes, trabalham desde a definição de um pitch assertivo até técnicas avançadas de prospecção e fechamento de negócios no contexto do crédito internacional. Segundo o especialista, “a ideia é que o agente de crédito internacional não apenas compreenda tecnicamente o produto que oferece, mas também saiba posicioná-lo de forma estratégica para empresários que ainda desconhecem essa oportunidade”.

Durante as sessões, os mentores ajudam os participantes a construir um discurso de autoridade, superar objeções comuns e criar propostas que façam sentido dentro da realidade financeira e operacional das empresas brasileiras.

Os interessados em iniciar sua jornada como agentes de crédito internacional podem se inscrever gratuitamente no curso introdutório da ACI Academy por meio do site oficial da Inteligência Comercial.

“Essa formação inicial é uma porta de entrada para quem deseja se destacar em um mercado em franca expansão e com potencial de impacto econômico. O acesso pode ser feito por qualquer profissional com interesse em se qualificar e transformar o crédito internacional em uma carreira sólida”, finaliza Bravo.

Para saber mais, basta acessar: http://www.inteligenciacomercial.com



TEA: Abril Azul conscientiza a sociedade sobre o autismo

O mês de abril é marcado pela campanha Abril Azul, iniciativa que busca conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva. 

Conforme publicação do Governo Federal, atualmente, há cerca de 70 milhões de pessoas autistas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para o Dr. André Beschizza, advogado especialista em direito previdenciário, a campanha Abril Azul é mais do que uma ação de marketing: trata-se de um “grito de empatia, visibilidade e respeito”.

Ele ressalta que o autismo deve ser entendido como uma condição que demanda compreensão e políticas públicas sérias. “A campanha tem quebrado barreiras, ampliado debates e gerado uma mudança cultural importantíssima na forma como a sociedade enxerga e acolhe pessoas com TEA”, afirma.

Apesar dos avanços, Beschizza aponta que ainda há um longo caminho a percorrer em relação ao conhecimento da população sobre os direitos das pessoas com TEA. 

“Infelizmente, ainda vivemos em um país onde o acesso à informação pode ser um privilégio. Muitas famílias sequer sabem que seus filhos têm direito a benefícios como o BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada), atendimento prioritário e educação inclusiva”, lamenta. “Essa desinformação gera sofrimento e desigualdade, tornando-se uma barreira tão cruel quanto a exclusão social”, observa.

Quais são os direitos garantidos para pessoas com TEA?

Entre os direitos garantidos por lei para pessoas diagnosticadas com TEA no Brasil, o advogado destaca:

  • (BPC/LOAS) para famílias de baixa renda;
  • Atendimento prioritário em repartições públicas e privadas;
  • A depender do caso, isenção de impostos como IPI, IOF e ICMS na compra de veículos adaptados; 
  • Direito à educação inclusiva, com apoio especializado nas escolas;
  • Plano de saúde com cobertura para terapias essenciais, como  Análise do Comportamento Aplicada (ABA), fonoaudiologia, terapia ocupacional (TO), entre outras;
  • Acesso a medicamentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), em diversos estados;

Famílias enfrentam dificuldade para acessar direitos 

Beschizza destaca que, ainda hoje, muitas famílias brasileiras enfrentam desafios significativos para acessar esses direitos. “Os principais obstáculos são a burocracia, a falta de orientação e o preconceito institucionalizado”, explica.

Ele explica que, muitas vezes, os direitos existem apenas no papel e as famílias se veem obrigadas a judicializar questões básicas, como o acesso a terapias e benefícios. Segundo o especialista, um dos direitos garantidos por lei é a prioridade no atendimento e na tramitação de processos administrativos e judiciais para pessoas com TEA.

“Esse direito precisa ser respeitado com rigor”, enfatiza o advogado. No entanto, ele observa que muitas vezes esse direito é ignorado por desconhecimento ou falta de preparo dos servidores: “É fundamental que todos os ambientes, públicos e privados, reconheçam e respeitem o símbolo do autismo como um sinal de prioridade e acolhimento”.

Para avançar na proteção e inclusão das pessoas com TEA, Beschizza acredita que são necessárias leis mais claras, orçamentos específicos para políticas públicas e uma fiscalização rigorosa do cumprimento das normas existentes. “Precisamos ampliar o número de centros de atendimento especializados pelo SUS e capacitar profissionais da saúde e da educação”, sugere.

Pauta demanda educação e sensibilização contínuas

O advogado também destaca a importância da educação e sensibilização contínuas, tanto no setor público quanto no privado. “A inclusão começa pelo respeito, passa pela informação e se concretiza com oportunidades reais”, afirma.

“Nós não queremos privilégios, queremos apenas igualdade de oportunidades”, afirma Beschizza, que também é pai de uma criança com TEA. “O Abril Azul é um convite à empatia e à ação. Precisamos garantir que o direito chegue a quem mais precisa, sem burocracia, sem preconceito e sem silêncio”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://andrebeschizza.com.br/quem-tem-cid-f84-tem-direito-ao-beneficio-do-inss/



Money Monster reuniu líderes do setor financeiro

Foi realizada no último dia 3 de abril, no Learning Village, em São Paulo, a terceira edição do Money Monster. O evento reuniu especialistas e lideranças do setor financeiro e foi promovido pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), com patrocínio da Veritran, Sinqia+Evertec e Caixa Econômica Federal.

De acordo com Rodrigoh Henriques, diretor de inovação e estratégia da Fenasbac, a terceira edição do Money Monster consolidou o evento como um dos mais relevantes sobre inovação no sistema financeiro brasileiro. 

“Com casa cheia, painéis densos e um público altamente engajado, conseguimos promover reflexões, provocar novos olhares sobre o setor e conectar lideranças que realmente estão construindo o futuro do dinheiro”, afirma.

Entre os temas que geraram mais engajamento e debates, Rodrigoh destaca a tokenização da economia, as moedas digitais de bancos centrais (CBDCs), os impactos da inteligência artificial sobre o sistema financeiro, o avanço da identidade digital no Brasil e os desafios regulatórios diante de inovações cada vez mais descentralizadas. Além disso, a sustentabilidade financeira também se destacou como uma das pautas importantes, com discussões sobre modelos econômicos mais resilientes, éticos e inclusivos.

Um dos painéis mais comentados, “Eu sou da América do Sul: o que o mundo precisa vir aprender aqui?”, aprofundou o debate sobre os aprendizados e soluções originais que emergem nos dias atuais. “Também provocou o público a enxergar o papel do Brasil e da região como protagonistas no desenvolvimento de tecnologias financeiras adaptadas a contextos complexos, como os de baixa confiança institucional e informalidade econômica. Além disso, o debate sobre regulação mostrou como é possível equilibrar segurança jurídica e estímulo à inovação, algo crucial para o nosso cenário”, detalha o profissional.

Outro ponto alto do Money Monster foi o painel “Sociedade Digital: a promessa da inclusão financeira será cumprida?”, que discutiu a necessidade não apenas de criar novas tecnologias, mas de entender a quem elas servem. “Não basta digitalizar o dinheiro, é preciso garantir acesso, equidade e educação financeira em um sistema cada vez mais complexo”, analisa o diretor. 

Tendências para o futuro

Entre as tendências discutidas no evento que devem ganhar mais espaço no mercado nos próximos anos, Rodrigoh frisa a interoperabilidade entre moedas digitais, stablecoins e tokens. Segundo ele, o uso de inteligência artificial para otimização de processos financeiros e análise de risco também deve ganhar força, da mesma forma que a integração entre identidade digital e sistemas de pagamento.

“Outro ponto recorrente foi o fortalecimento do Open Finance como um mecanismo de democratização do crédito e personalização de serviços”, relembra.

O profissional ainda ressaltou os insights do Money Monster que podem impactar políticas públicas, regulação e o papel do Banco Central no incentivo à inovação. De acordo com ele, o evento reafirmou o protagonismo do Banco Central na inovação regulatória no Brasil.

“Os insights levantados em painéis como o de ‘Governança e Inovação’ e ‘CBDCs e Tokenização’ evidenciaram o quanto a escuta ativa e o diálogo entre reguladores, mercado e academia são essenciais para que o país continue trilhando um caminho de vanguarda. Muitos dos tópicos debatidos no evento devem inspirar ajustes em marcos regulatórios e impulsionar o desenvolvimento de políticas públicas mais alinhadas com a nova realidade digital”, explica.



Realização de cirurgias robóticas cresce no Brasil

O número de cirurgias robóticas feitas de 2018 a 2022 (88 mil), é 417% maior que as operações realizadas com o uso da técnica entre 2009 e 2018, período em que somam 17 mil, de acordo com dados publicados pelo jornal O Estado de São Paulo e divulgados pela Associação Médica Brasileira (AMB).

De acordo com a matéria, a primeira cirurgia robótica foi feita no Brasil há 15 anos e a chegada de dois novos fornecedores de equipamento no Brasil ampliou de 51 para 111 robôs. O aumento da concorrência permitiu a redução de 30% a 50% no custo do procedimento para os pacientes e ampliou o número de estabelecimentos de saúde que oferecem o serviço.

Dr. Sebastián Bustos, médico-cirurgião oncológico e especialista em cirurgia robótica, esclarece que a cirurgia robótica é uma técnica minimamente invasiva que utiliza um sistema robótico que se acopla ao paciente no ato cirúrgico e é controlado pelo cirurgião para a realização dos procedimentos com maior precisão.

“O robô é um instrumento e a cirurgia é desenvolvida única e exclusivamente pelo cirurgião. Ele controla os braços robóticos a partir de um console, onde visualiza a área operada em alta definição e 3D. Os movimentos do cirurgião são traduzidos pelo robô em ações mais precisas e estáveis, eliminando tremores e ampliando a capacidade de manobra em espaços reduzidos”, explica o cirurgião.

Segundo o médico, as pinças do sistema robótico possuem articulações que imitam os movimentos da mão humana. “Uma dúvida frequente é se o sistema opera de forma autônoma. Não, o robô não opera de forma autônoma, ele funciona como uma extensão das mãos do cirurgião”.

Dr. Sebastián Bustos destaca que, por permitir incisões menores, a cirurgia robótica reduz a exposição a agentes infecciosos e a necessidade de suturas extensas, o que diminui significativamente o risco de infecção hospitalar. “A menor agressão aos tecidos resulta em menos dor pós-operatória, menor resposta inflamatória ao trauma, menor necessidade de analgésicos e possibilita um tempo de recuperação mais rápido para o paciente”.

Cirurgia robótica oncológica ginecológica

De acordo com o médico, atualmente os especialistas reforçam os benefícios da tecnologia robótica, principalmente em cirurgias urológicas e ginecológicas, devido ao aumento do nível de precisão e por reduzir, consequentemente, o risco de complicações e sequelas e o tempo de recuperação. 

O cirurgião Dr. Sebastián Bustos, que atua no tratamento de câncer ginecológico e colorretal no Rio de Janeiro (RJ), pontua que a recuperação costuma ser mais rápida do que na cirurgia aberta e muitas vezes o paciente tem alta em poucos dias.

“Com menos dor e menos complicações pós-operatórias, como infecções e sangramentos, a necessidade de reabilitação prolongada diminui. Além disso, nos casos que necessitem de quimioterapia adjuvante, o menor tempo de recuperação pós-operatória permite que o tratamento seja iniciado mais rapidamente, o que impacta positivamente os resultados oncológicos”, ressalta o profissional.

No entanto, Dr. Sebastián Bustos assinala que apesar dos benefícios, a cirurgia robótica oncológica ainda enfrenta desafios. “Nem todos os tipos de câncer ou estágios avançados da doença são candidatos ideais para cirurgia robótica. Em casos de tumores muito grandes, por exemplo, muitas vezes a abordagem convencional é preferida porque, para retirar a peça cirúrgica, é necessário realizar uma abertura da cavidade abdominal”.

O especialista enfatiza que entre as tendências futuras da cirurgia robótica oncológica está a incorporação da Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a precisão dos movimentos, da realidade aumentada para melhorar a visualização intraoperatória e o uso de novas plataformas para otimizar a remoção dos tumores com mais segurança. 

“Os avanços em biomarcadores e imagem intraoperatória poderão auxiliar na delimitação mais precisa das margens tumorais, tornando os procedimentos cada vez mais eficazes”.

O Instituto Vencer o Câncer divulgou que 60% dos tumores podem ser curados exclusivamente por cirurgia e que o Brasil ocupa a 9ª posição em número de plataformas e a 10ª em número de cirurgias robóticas no ranking global, considerando todas as cirurgias, não apenas oncológicas. Segundo a organização, atualmente os robôs são equipados com softwares de gestão de tempo, de qualidade e de utilização de material, em que a própria IA consegue perceber e, por questões de segurança, ajustar os movimentos para evitar lesões em outros órgãos.

Para saber mais, basta acessar: https://drsebastianbustos.com.br/



Avanços digitais trazem mais precisão à rinoplastia

De acordo com o último relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS, em inglês), realizado em 2023, a rinoplastia é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil e no mundo. O procedimento figura em quinto lugar no TOP 5 de mais realizados mundialmente, com mais de 1,1 milhão de operações. 

Para o otorrinolaringologista especialista em cirurgia plástica da face, Dr. Maycon Baltazar, o levantamento confirma uma tendência que ele tem observado nos últimos anos. Segundo o profissional, a rinoplastia vai além da estética, representando uma busca pelo equilíbrio facial, harmonia e autoconfiança.

“Esse crescimento mundial reflete uma mudança de comportamento social, em que o cuidado com a aparência está diretamente associado ao bem-estar emocional e psicológico. No Brasil, especialmente, os pacientes buscam excelência nos resultados”, explica.

O médico também destaca que o avanço de tecnologias, como imagem 3D e realidade aumentada, tem ajudado os pacientes a visualizar os resultados antes do procedimento cirúrgico, o que é fundamental para alinhar expectativas e realidade.

“A possibilidade de visualização permite ao paciente enxergar, de maneira objetiva, as transformações faciais possíveis, resultando em decisões mais conscientes e seguras. Isso fortalece a relação de confiança entre paciente e cirurgião, aumentando a satisfação e reduzindo a ansiedade em relação aos resultados”, detalha.

A medicina estética tem evoluído para oferecer procedimentos cada vez mais personalizados, minimamente invasivos e com períodos de recuperação mais curtos. A combinação de tecnologias digitais de ponta, biomateriais compatíveis e técnicas cirúrgicas de precisão milimétrica representa o futuro da área.

“Hoje, a medicina estética adota protocolos anestésicos modernos e menos invasivos, que favorecem uma recuperação mais rápida, reduzindo edemas e desconfortos no pós-operatório. Esses avanços garantem não apenas maior segurança, mas também melhor qualidade no período de recuperação”, acrescenta o cirurgião. 

Além disso, o acompanhamento digital revolucionou o pós-operatório, permitindo um contato mais próximo entre médico e paciente, com orientações personalizadas. Segundo o Dr. Maycon Baltazar, essa possibilidade de monitoramento remoto promove conforto, segurança emocional e evita deslocamentos desnecessários.

A busca pela naturalidade

Atualmente, a naturalidade se tornou um grande diferencial nas cirurgias faciais. “Hoje, um resultado impecável é aquele que harmoniza perfeitamente com os traços originais do paciente, valorizando sua identidade e realçando sua beleza de forma sutil e sofisticada. Esse conceito responde diretamente à expectativa de um público que deseja melhorar sem transformar radicalmente, preservando sua essência e elevando a autoestima”, afirma o especialista.

De acordo com o Dr. Maycon Baltazar, “pacientes que buscam resultados de excelência devem considerar a formação acadêmica sólida do profissional, sua experiência em casos complexos e refinados, referências no mercado e, principalmente, sua sensibilidade estética. Mais do que a técnica, o especialista ideal é aquele que compreende profundamente os objetivos do paciente, estabelecendo uma relação de confiança que garanta segurança e resultados à altura das expectativas mais elevadas”.

Ele também ressalta que as chamadas rinoplastias secundárias e terciárias desempenham um papel importante na correção e aperfeiçoamento de procedimentos anteriores, seja para ajustar detalhes que não corresponderam plenamente às expectativas iniciais, seja para corrigir alterações surgidas com o tempo.

“Para garantir um resultado de excelência, é essencial compreender que cada rosto possui proporções únicas. Um planejamento personalizado permite respeitar e valorizar essas características individuais, alcançando uma harmonia natural, elegante e autêntica”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://mayconbaltazar.com.br/ 



Biomagistral lança suplemento para regulação do sono

A Biomagistral Farmacêutica, rede de franquias de farmácia de manipulação brasileira, acaba de lançar o UltraNight PHG, suplemento formulado com ingredientes 100% naturais, com o objetivo de auxiliar na regulação do sono. O produto foi desenvolvido com a finalidade de promover o relaxamento, facilitar o adormecimento e estimular um sono de qualidade.

De acordo com a farmacêutica Kamilla de Oliveira Neves, responsável pelo desenvolvimento do produto, uma das características do UltraNight PHG é que ele não causa dependência e não apresenta efeitos colaterais por conta da sua composição natural.

“Sabemos que uma noite mal dormida impacta diretamente no desempenho cognitivo e na qualidade de vida. Nosso objetivo é oferecer uma alternativa natural para quem busca uma rotina de sono mais equilibrada”, afirma.

A especialista enfatiza que uma noite de sono reparador vai além da disposição e concentração, atuando na regulação hormonal e na redução dos níveis de estresse e ansiedade. “O descanso é fundamental para a recuperação do organismo, impactando diretamente na qualidade de vida e no bem-estar geral”, destaca Neves.

Para muitos brasileiros, uma noite de sono de qualidade se tornou um desafio crescente. Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), noticiada pelo Jornal da USP, revelou que 72% da população brasileira enfrenta distúrbios relacionados ao sono.

Essa condição, frequentemente ligada ao uso excessivo de telas, rotinas irregulares e até mesmo questões clínicas ou emocionais, pode ter sérias implicações para a saúde e o bem-estar. Segundo a Academia Brasileira do Sono (ABS), a privação do sono está associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, demências, diabetes, transtornos metabólicos e um sistema imunológico comprometido.

Em contrapartida, uma noite de descanso reparadora é fundamental para a melhora da memória, redução da ansiedade, aumento da concentração e um humor mais equilibrado, preparando corpo e mente para enfrentar o dia a dia com mais disposição. 

Ações simples, grandes resultados

A farmacêutica da Biomagistral afirma que adotar hábitos saudáveis é um passo crucial para otimizar a qualidade do sono. Manter uma rotina regular, com horários consistentes para deitar e acordar, ajuda a sincronizar o relógio biológico, facilitando o adormecimento e tornando o descanso mais eficiente.

“Especialistas também alertam para a importância de evitar a exposição a telas de celulares, tablets e televisores antes de dormir, pois a luz azul emitida por esses dispositivos interfere na produção de melatonina, o hormônio essencial para o sono”, complementa.

Atenção à privação de sono

A privação do sono pode desencadear sérias consequências para a saúde física e mental, incluindo alterações de humor, crises de ansiedade e, em casos extremos, paranoias e alucinações. A falta de descanso eleva os níveis de hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol, desregula o ritmo cardíaco e enfraquece o sistema imunológico, tornando o organismo mais vulnerável a doenças, alerta Neves.

“A privação prolongada do sono pode comprometer seriamente a qualidade de vida, aumentando os riscos de problemas crônicos de saúde”, reforça a farmacêutica.

Biomagistral Farmacêutica chega a 200 unidades em 20 estados

A Biomagistral Farmacêutica ultrapassou a marca de 200 unidades em 20 estados do Brasil em 2025. A empresa, que iniciou sua trajetória em 1979, possui atuação abrangente em manipulação humana e veterinária, além de vacinas.

“A Biomagistral Farmacêutica reforça a importância de buscar orientação médica ou farmacêutica antes de iniciar o uso de qualquer suplemento, garantindo assim a segurança e a adequação do produto às necessidades individuais”, enfatiza a farmacêutica Kamilla de Oliveira Neves.

Para mais informações, basta acessar: www.biomagistral.com



Gulf Oil Brasil participa da FEIBANANA 2025

Para esta edição, a Gulf traz sua linha de insumos agrícolas. Entre os destaques está o Agefix E8, adjuvante emulsionável formulado com óleo mineral refinado e tensoativos que ajuda na otimização da aplicação de defensivos em cultivos como banana, citros, soja, milho e algodão. Já o OMA, é um óleo mineral de alta pureza que potencializa a ação de fungicidas e é amplamente utilizado no controle da Sigatoka Negra e Amarela na cultura da banana, com desempenho em aplicações aéreas, tratorizadas e costais. Completa o portfólio, o Argenfrut RV, defensivo à base de óleo mineral emulsionável, indicado para o controle de cochonilhas, ácaros, pulgões e os principais fungos da bananicultura, também com aplicação recomendada em culturas como citros, videiras e culturas de climas temperados.

Com essas soluções, a Gulf reforça sua atuação no apoio à produtividade agrícola e à adoção de práticas mais seguras e eficazes no campo.

Durante a feira, o público também poderá participar do Banana Fit, evento técnico organizado pela EMBRAPA Mandioca e Fruticultura. Realizado paralelamente à FEIBANANA, o encontro reúne especialistas para discutir desafios fitossanitários e propor soluções voltadas à sustentabilidade e rentabilidade na produção de bananas.

A presença da Gulf na FEIBANANA 2025 reafirma a determinação da marca em estreitar o relacionamento com produtores e especialistas do setor, e apoiar o avanço do agronegócio no país.

Serviço:

FEIBANANA 2025 / BANANA FIT
13 a 15 de maio de 2025
Centro de Eventos de Pariquera-Açu (Av. Olímpica, s/n, ao lado da Rod. Abílio Previdi SP226, Pariquera-Açu – SP)



Pearson apresenta IA para preparação de aulas de inglês

A Pearson (FTSE: PSON.L), empresa global de aprendizagem ao longo da vida, apresenta o Smart Lesson Generator, ferramenta impulsionada por inteligência artificial (IA) que cria, em segundos, materiais de aula de inglês alinhados ao currículo pedagógico, ajudando a reduzir a carga de trabalho e a aliviar a pressão sobre os educadores.

Um estudo da companhia constatou que 76% dos professores dedicam pelo menos uma hora de seu tempo livre por semana ao planejamento de aulas, com 43% dedicando mais de três horas.

O Smart Lesson Generator se propõe a reduzir significativamente essa carga, gerando atividades adequadas ao nível de ensino e seguindo objetivos de aprendizagem, tópicos e vocabulário específicos de cada professor. A ferramenta é ainda pautada pela Escala Global de Inglês (GSE) da Pearson, um padrão global de proficiência em inglês.

Enfrentando os desafios da IA ​​na educação

O Smart Lesson Generator visa garantir que todas as atividades estejam alinhadas aos objetivos de aprendizagem do GSE, permitindo que professores e alunos acompanhem o progresso regularmente, ao longo da escala de proficiência.

Dessa forma, a ferramenta complementa o material didático existente da Pearson, possibilitando que os educadores criem conteúdo mais relevante dentro de seus planos de aula. Educadores que usam materiais de outras empresas também podem gerar atividades com base em tópicos e níveis selecionados.

“Como ex-professora, sei quanto tempo e energia são investidos na criação de aulas significativas”, disse Sharon Hague, presidente da Pearson English Language Learning. “Pesquisas mostram que 90% dos educadores ingressam na profissão para fazer a diferença na vida dos alunos, mas muitos dedicam mais da metade do seu tempo ao planejamento de aulas, o que é um obstáculo que precisa ser superado”.

“O Smart Lesson Generator foi projetado para fazer exatamente isso. Ele evita que os professores precisem vasculhar recursos infinitos, combinando a eficiência da IA ​​com a experiência da Pearson em aprendizagem de idiomas. Em apenas alguns segundos, ele cria atividades adequadas ao nível de cada aluno, liberando os professores para concentrar seu tempo e habilidades onde mais importam: interagindo com os alunos e gerando impacto real na sala de aula”.

“O Smart Lesson Generator é como ter um assistente de ensino pessoal do futuro, mas aqui e agora. Ele oferece uma infinidade de ideias para os professores”, comentou Hebatallah Morsy, instrutora de inglês, consultora e formadora de professores.

“Além disso, ele auxilia nas atividades de avaliação formativa: busca garantir que as atividades sejam precisas — nem muito fáceis, nem muito difíceis, na medida certa. Tudo está alinhado com o currículo e pronto para ser executado”.

Aprendizagem impulsionada por IA

Segundo a Pearson, mais de 4.000 professores em todo o mundo já obtiveram acesso ao Smart Lesson Generator como um recurso da plataforma da empresa, com a expectativa de que mais educadores se beneficiem a cada mês ao longo do ano. A ferramenta reforça o compromisso da Pearson em integrar pedagogia com IA avançada.



Evento traz tendências da IA na comunicação corporativa

A Knewin, empresa de soluções de inteligência para comunicação e reputação, convida profissionais da área para o webinar “Tendências da IA: Novos rumos para a comunicação corporativa e reputacional“, que acontecerá no dia 06 de maio, às 14h.

Este evento on-line e gratuito reunirá especialistas do mercado para discutir como a inteligência artificial está transformando a comunicação das empresas e a gestão de sua reputação. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre o potencial da IA e como aplicá-la em suas estratégias e processos. A mediação dos painéis será conduzida por Leandro Bianchi, diretor de marketing e vendas da Knewin.

O webinar contará com quatro painéis, que terão os seguintes temas e painelistas:

  • O papel da inteligência artificial na comunicação corporativa, com Gustavo Stork;
  • Reputação corporativa na era da IA: desafios e oportunidades, com Sheila Magri;
  • A reinvenção das relações públicas na era da inteligência artificial, com Guga Peccicacco;
  • O papel estratégico da liderança na comunicação em tempos de IA, com Renato Avanzi.

“Estamos entusiasmados em promover este debate fundamental sobre o impacto da inteligência artificial na comunicação. Acreditamos que este webinar vai trazer ideias práticas para os profissionais que buscam inovar e se destacar neste novo cenário”, afirma Leandro Bianchi, diretor de marketing e vendas da Knewin e mediador do evento.

Durante o evento, os especialistas compartilharão informações sobre como a IA está transformando a comunicação das grandes empresas, o futuro das relações públicas e da reputação em ambientes digitais, a importância da liderança e cultura em um mundo automatizado, e as novas ferramentas e competências que os profissionais de comunicação precisam desenvolver.

Além da chance de aprendizado, o webinar oferece certificado de participação aos inscritos. E para ampliar ainda mais a rede de conhecimento, a Knewin preparou um programa de indicações especial. Ao convidar colegas e amigos para se inscreverem, os participantes podem ganhar prêmios exclusivos conforme o número de indicações realizadas.

Este webinar é uma oportunidade para profissionais de comunicação que desejam se manter atualizados sobre as últimas tendências e liderar a transformação da comunicação corporativa e reputacional.

Para se inscrever, basta acessar: https://www.knewin.com/webinar/tendencias-da-ia



Yakult patrocina Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação

A Yakult do Brasil foi uma das patrocinadoras do Campeonato Brasileiro Interclubes Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk, que reuniu atletas no Clube de Regatas Flamengo, no Rio de Janeiro, de 21 a 26 de abril. A competição é uma das mais tradicionais da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e de suas Federações Aquáticas Estaduais filiadas. Um dos pontos mais importantes foi a finalização da seletiva das 12 vagas para a Seleção Brasileira de Natação que vai para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Singapura, de 26 de julho a 3 de agosto.

A competição foi composta de 21 provas distribuídas pelas categorias femininas, masculinas e mistas. O Minas Tênis Clube (MG) ficou com a primeira colocação geral do Troféu Maria Lenk 2025, seguido pela Unisanta (Santos/SP) em segundo lugar e pelo Esporte Clube Pinheiros (SP), que fechou o pódio com o terceiro lugar. Entre os destaques estão os nadadores Guilherme Caribé, que fez o melhor tempo do mundo no ano, e Stephanie Balduccini, que quebrou o recorde sul-americano nos 100m livre – ambos da Unisanta.

O Troféu Maria Lenk também teve seletivas para o Campeonato Mundial de Natação Júnior da World Aquatics (AQUA), que será na Romênia de 19 a 24 de agosto; e para os Jogos Pan Americanos Júnior que serão realizados em Assunção, no Paraguai, de 10 a 14 de agosto. Além disso, os classificados poderão participar das Universíades, promovidas e organizadas pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) com os critérios de convocação pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

A Yakult, que é patrocinadora oficial da CBDA desde 2022, fez uma ação de degustação de leites fermentados e produtos destinados para atletas e Comissão Técnica durante todo o campeonato. “Queríamos aproveitar o Troféu Maria Lenk para oferecer aos atletas da natação produtos saudáveis, especialmente para a microbiota intestinal”, afirma o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto. 

Parceria
O primeiro apoio institucional da Yakult do Brasil para a CBDA foi em março de 2022, quando a multinacional japonesa foi a patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Brasil. Naquele ano, a empresa também apoiou a competição que definiu a Seleção Brasileira da modalidade para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e para o Campeonato Mundial Junior de Natação.

Em seguida, a multinacional firmou o contrato de patrocínio para os demais eventos, que foi renovado em 2023 e 2024. A marca Yakult fica estampada nas placas de publicidade, nos pódios e backdrops. “A natação é um esporte que proporciona uma excelente qualidade de vida para seus praticantes, assim como os produtos da marca comercializados em todo o mundo”, acentua o presidente da Yakult do Brasil. Desde 2005, a Yakult Honsha (matriz da empresa) também é a patrocinadora oficial da World Aquatics em seus principais eventos de natação.

Sobre a Yakult
Fundada em 1955 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, a Yakult Honsha, sediada em Tóquio, no Japão, pesquisa os microrganismos probióticos promotores da saúde. Presente em 40 países e regiões, a marca faz parte dos hábitos alimentares diários de mais de 40 milhões de consumidores no mundo. A filial brasileira completa 57 anos em 2025. Para outras informações, basta acessar o site: www.yakult.com.br ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficialInstagram@yakultbrasil e TikTok/yakultbrasil.



Atualização da NR-1 impulsiona debate sobre saúde mental

A atualização da NR-1, que amplia a responsabilidade das empresas sobre riscos psicossociais no ambiente de trabalho, tem acelerado a discussão sobre saúde mental e exigido das organizações uma atuação mais estratégica. Essa pauta foi o foco do Passaporte RH, webinar promovido pelo Férias & Co no dia 23 de abril.

Reunindo especialistas em saúde corporativa e gestão de pessoas, o evento contou com Bruno Carone, CEO do Férias & Co; Suzie Clavery, Chief Talent Officer da TotalPass; e Caio Infante, cofundador da Employer Branding Brasil. A mediação foi conduzida por Mariana Cremonesi, coordenadora de comunicação do Férias & Co.

Segundo Bruno Carone, a nova NR-1 é uma oportunidade para transformar a cultura empresarial. “Mais de 40% dos afastamentos em 2023 estiveram ligados à saúde mental, com impacto bilionário na Previdência. Se isso não for um alerta para as empresas, o que será? É hora de parar de tratar saúde emocional como custo e começar a enxergá-la como investimento em produtividade, retenção e imagem institucional”, afirma.

A NR-1 como catalisador de mudança

A NR-1, que desde 1978 tratava da prevenção de acidentes físicos, agora exige também a gestão de estresse, ansiedade e burnout. O descumprimento da norma pode gerar multas de até R$ 300 mil e até a interrupção das atividades. Para os especialistas, a mudança tem o potencial de nivelar o mercado e exigir ações efetivas mesmo de empresas com pouca maturidade no tema. “Tem muita empresa com boas intenções, mas que esbarra na falta de aprovação da alta liderança. Agora, com impacto direto no negócio, o cenário muda: ignorar a saúde mental pode custar caro”, reforçou Carone.

Para Suzie Clavery, o caminho começa pelo diagnóstico: “A escuta ativa é a primeira ação. O que funciona para uma empresa pode não fazer sentido para outra. Personalizar e comunicar bem os benefícios é essencial”, afirma. Suzie apresentou o modelo da TotalPass, que atua com base em três pilares integrados: saúde física, nutricional e mental. O benefício oferece acesso a academias, orientação alimentar e, conforme o plano, sessões de terapia. “Entendemos a saúde de forma holística. Alimentação, atividade física e apoio emocional caminham juntos no cuidado com o colaborador”, destacou. Ela acrescentou que o plano mais completo também é disponibilizado aos próprios colaboradores da empresa.

Caio Infante destacou o papel da liderança: “Não adianta fazer uma política bonita no papel. A liderança tem que viver essa cultura. O exemplo arrasta. Empresas que promovem escuta, empatia e confiança constroem ambientes mais seguros e produtivos”, diz.

Apesar da possível prorrogação da obrigatoriedade da NR-1 para 2026, os participantes foram unânimes: a mudança deve começar agora. “Não vamos esperar o medo da multa. Temos mais de 365 dias pela frente. O tempo de agir é hoje”, concluiu Carone.

O webinar Passaporte RH está disponível na íntegra no canal do YouTube do Férias & Co. e pode ser assistido clicando aqui.



Empresas brasileiras: 48% esperam contratar no 2º trimestre

Para o segundo trimestre, 48% das organizações brasileiras pretendem aumentar sua força de trabalho, um crescimento de 4 pontos percentuais em comparação com o trimestre anterior. É o que aponta a Pesquisa de Expectativa de Emprego Q2 2025, estudo exclusivo e preditivo desenvolvido trimestralmente pelo ManpowerGroup, empresa global de soluções de força de trabalho. 

Atualmente, o Brasil ocupa o 12º lugar do ranking na Expectativa Líquida de Emprego — calculada subtraindo-se empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que planejam contratar. Para o período de abril a junho, essa taxa média é de 26% no país, apontando uma redução de 1% em relação ao trimestre passado.  

Entre os segmentos com expectativas mais altas, o de Tecnologia da Informação (TI) lidera (39%). Em seguida, vem o setor de Serviços de Comunicação (38%). Antes, a segunda posição era ocupada pelo setor de Energia & Serviços de Utilidade Pública. 

Mesmo que o setor de TI esteja otimista com contratações, outra pesquisa de 2025 do ManpowerGroup, sobre escassez de talentos, aponta que 84% dos empregadores de TI indicam ter dificuldade em encontrar talentos ideais para as vagas. Ainda segundo o levantamento, as habilidades mais difíceis de se encontrar estão em TI & Dados (39%). Ou seja: a expectativa de contratação é alta, mas a demanda por profissionais também. 

“Para enfrentar tal dilema, empresas brasileiras devem adotar novas estratégias para atrair e reter talentos. Um exemplo de solução, apontado na pesquisa por 40% dos empregadores, é o upskilling e reskilling dos funcionários, uma alternativa interessante para fomentar o engajamento e o desenvolvimento dessas pessoas”, comenta Wilma Dal Col, Diretora de RH do ManpowerGroup Brasil. 

A pesquisa sobre expectativa de emprego também aponta que os estados de São Paulo (50%) e Rio de Janeiro (34%) estão entre as regiões brasileiras com maior intenção de contratação. Em relação ao trimestre passado, o Paraná saiu da liderança de 32% para uma expectativa de 23% para o segundo trimestre. 

Já no cenário global, 40% das empresas planejam contratar, com uma Expectativa Líquida de Emprego média em 25%. Empregadores da Ásia-Pacífico destacam-se pelas intenções de contratação mais fortes (30%), seguidos pelas Américas (29%) e pela Europa e Oriente Médio (20%).  

Entre os países que lideram o ranking de expectativa de contratação estão Índia (43%), EUA (34%) e México (33%). Por outro lado, as intenções estão enfraquecidas em países como Grécia (7%), Romênia (6%) e Argentina (0%). 

“O início do ano costuma ser marcado por incertezas econômicas e 2025 não foi diferente. No entanto, à medida que o cenário vai se consolidando ao longo do primeiro trimestre, as empresas começam a ter uma visão mais clara sobre o que esperar e, consequentemente, aumentam os investimentos em contratações. Como já observamos há algum tempo, o setor de TI segue sendo um dos principais responsáveis por essas contratações. E essa tendência deve continuar, especialmente com a consolidação da Inteligência Artificial e do aumento dos ataques cibernéticos. Conforme a Avanade, 51% das empresas brasileiras planejam aumentar os orçamentos destinados à IA Generativa”, destaca Nilson Pereira, Country Manager do ManpowerGroup Brasil. 



IA viabiliza crédito para quem não tem histórico financeiro

No Brasil, mais de 35,3 milhões de pessoas são consideradas “invisíveis” para o sistema financeiro tradicional, segundo um levantamento da Serasa Experian. Isto representa um obstáculo para a inclusão financeira da população que mais precisa de acesso a crédito e outros serviços financeiros. Para mudar esta realidade, fintechs têm se empenhado no uso de tecnologia.

Um exemplo é o praticado pela Juvo, fintech de microcrédito voltada para pessoas da classe C e D. A empresa utiliza tecnologia e Inteligência Artificial para construir um score de crédito para a população sem histórico financeiro. Nos últimos quatro anos, a Juvo disponibilizou mais de R$1,3 bilhão em microcréditos para este público.  fintech concede empréstimos de até R$ 4.500 com taxas de juros abaixo do mercado, usando o celular como garantia. Além do crédito pessoal, a Juvo tem, no modelo white label, parcerias com empresas de telecomunicações para oferecer o serviço de adiantamento de recarga de celular, que atende mais de 100 mil brasileiros diariamente.

No último ano, a Juvo registrou crescimento no faturamento de mais de 150%, e já captou R$500 milhões em investimentos. A fintech deve receber novos aportes ainda neste semestre, incluindo uma série FIDC em andamento.

“A inclusão financeira ainda é um desafio no Brasil, e a Juvo está empenhada em transformar esta realidade. Nosso objetivo é eliminar barreiras financeiras, criando oportunidades para milhões de brasileiros. Com o uso de tecnologia e Inteligência Artificial, estamos tornando o crédito mais acessível. Impulsionados por esta missão e com o apoio de nossos investidores, estamos expandindo nossa base de clientes e parceiros”, afirma Steve Polsky, fundador e CEO da Juvo.



Imóveis na Flórida despertam interesse por segurança e valorização

O mercado imobiliário da Flórida tem chamado a atenção de brasileiros que buscam mais segurança, estabilidade e valorização patrimonial. Dados divulgados pela National Association of Realtors (NAR) indicam que o Brasil está entre os cinco países que mais compram imóveis nos Estados Unidos. Dentre os destinos preferidos, a Flórida lidera com mais de 20% das aquisições internacionais, impulsionada por fatores como clima ameno, qualidade de vida e ambiente econômico favorável.

Segundo levantamento da Florida Realtors, as regiões de Orlando, Miami e Tampa seguem entre as mais procuradas por compradores estrangeiros. A busca por propriedades de alto padrão tem crescido, especialmente entre famílias que desejam fixar residência nos EUA ou investidores interessados em dolarizar parte do patrimônio e diversificar seus ativos.

O consultor imobiliário Luis Campos, especializado em propriedades de alto padrão, explica que os motivos mais citados pelos brasileiros incluem segurança jurídica, valorização imobiliária e qualidade dos serviços públicos. “A estrutura das cidades da Flórida, aliada a um sistema educacional acessível e à boa oferta de saúde, torna o estado uma escolha frequente entre famílias que buscam uma nova etapa de vida no exterior”, afirma.

Luis Campos também destaca que o setor tem recebido atenção de investidores que buscam rentabilidade em imóveis destinados a aluguel por temporada ou de longo prazo. Segundo ele, o retorno sobre investimento em algumas regiões pode variar entre 5% e 8% ao ano, dependendo da localização e do perfil da propriedade.

Além da rentabilidade, a estabilidade do dólar e a proteção patrimonial oferecida pelo mercado americano são elementos decisivos para quem deseja investir fora do Brasil. Para André Duek, líder do Duek Lara Group, a tendência é que o interesse por imóveis nos Estados Unidos, especialmente na Flórida, se mantenha em alta ao longo dos próximos anos.



Manpower abre 100 vagas de logística em Guarulhos

Atuando no mercado de Recursos Humanos, a empresa ManpowerGroup Brasil, em parceria com a Shein, está contratando 100 funcionários para atuarem na área logística. Na busca por profissionais interessados em ingressar no mercado de trabalho, a organização abrange para todos os públicos, inclusive aqueles sem experiência anterior.
 
Para serem elegíveis às vagas de auxiliar logístico, é necessário possuir Ensino Fundamental completo e conhecimentos em técnicas de armazenamento e controle de estoque. A atuação é presencial em Guarulhos, e moradores de Itaquaquecetuba também podem se candidatar, pois há disponibilidade de fretado na região.
 
Como auxiliar de logística, o profissional será responsável por uma variedade de tarefas relacionadas ao controle de entrada e saída de mercadorias, coleta, conferência e separação de produtos, além de atividades de carga e descarga, armazenamento e controle de estoque.

Entre suas principais atribuições estão registrar movimentações para garantir precisão nos pedidos, receber e conferir os produtos assegurando sua integridade, realizar a carga e descarga de forma segura e eficiente, armazenar os itens em locais adequados para facilitar o acesso e preservar a qualidade, além de monitorar o estoque, mantendo os registros sempre atualizados para garantir a disponibilidade dos materiais.

A vaga oferece o salário compatível com o mercado, e entre os benefícios concedidos aos colaboradores estão: transporte fretado, refeitório no local e seguro de vida. 

Os profissionais interessados podem realizar o cadastro, até dia 12 de maio, por meio do link: Vagas Guarulhos

Para mais informações sobre as posições, basta acessar: https://vagas.manpowergroup.com.br/

E para se conectar a outras oportunidades de emprego, basta acessar o portal de vagas e conferir todas as opções disponíveis: https://vagas.manpowergroup.com.br/.



Tendências da inteligência artificial moldam 2025

O ano de 2024 marcou um ponto de virada para a inteligência artificial (IA) no Brasil, e os números da editora Casa do Código, especializada em livros técnicos de tecnologia, reforçam essa tendência. Os três livros mais vendidos da editora no último ano abordaram o tema da IA, evidenciando o crescente interesse de profissionais e empresas em dominar essa tecnologia transformadora. Em primeiro lugar, destaca-se Engenharia de Prompt para Devs, de Ricardo Pupo Larguesa, seguido por Introdução à Estatística para Ciência de Dados, de Tatiana Escovedo, Marcos Kalinowski e Thiago Marques, e Inteligência Artificial e ChatGPT, de Fabrício Carraro. Esses títulos refletem a busca por conhecimento prático e aplicável em um mercado que já sente os impactos da revolução da IA.

Ricardo Pupo Larguesa, autor do best-seller Engenharia de Prompt para Devs e professor de Machine Learning na Fatec Santos, além de diretor-executivo da T2S – uma software house com mais de 20 anos de experiência em soluções tecnológicas –, comenta o fenômeno: “O fato de os três livros mais vendidos da Casa do Código serem sobre IA mostra que o mercado está sedento por especialização. Os profissionais da área já perceberam que as mudanças são inevitáveis e estão acontecendo agora. Quem não se preparar, ficará para trás”. A afirmação encontra respaldo em dados globais: segundo o relatório AI Index 2024 da Stanford University, o investimento em IA cresceu 13% em 2023, atingindo US$ 189 bilhões, com previsão de expansão ainda maior até 2025.

O que esperar da IA em 2025?

A IA está remodelando setores inteiros, desde a automação de processos até a criação de conteúdos personalizados. Rodrigo Lopes Salgado, também diretor-executivo da T2S, revela que a demanda por soluções de IA nas empresas brasileiras disparou. “Temos recebido demandas tanto para modelos preditivos baseados em Machine Learning quanto para soluções integradas a modelos generativos, como ChatGPT e Gemini, que automatizam tarefas e geram conteúdos”, explica. Segundo a pesquisa ‘The state of AI in early 2024’ da McKinsey, 72% das organizações já utilizam inteligência artificial em pelo menos uma função empresarial, indicando uma tendência crescente na adoção dessa tecnologia.

Ricardo Larguesa destaca o potencial subutilizado dos dados corporativos: “As empresas têm um tesouro escondido em seus bancos de dados. Organizar essas informações históricas para treinar modelos preditivos é mais simples e acessível do que muitos imaginam. Projetos iniciais podem ser pequenos, com investimento baixo, e ainda assim gerar provas de conceito que projetam o retorno sobre investimento (ROI) com precisão”. Ele exemplifica que, diferentemente dos grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, que exigem milhões de dólares e infraestrutura robusta para treinamento e operação, modelos menores podem ser desenvolvidos em poucos dias com hardware acessível.

Por outro lado, o uso de modelos generativos também está longe de atingir seu limite. “Estamos apenas no começo. Esses modelos evoluem rapidamente, e muitas empresas ainda não exploram todo o potencial de personalização disponível”, afirma Larguesa. Técnicas como fine-tuning (ajuste fino), Retrieval-Augmented Generation (RAG) e engenharia de prompt – abordadas em seu livro – permitem otimizar os resultados da IA para necessidades específicas. Além disso, o ecossistema de modelos abertos, como o LLaMA, DeepSeek, Mistral e o Gemma, oferece alternativas seguras e eficientes para implementação em infraestruturas próprias, reduzindo custos e aumentando a privacidade dos dados.

A T2S, sediada em Santos (SP), está capitalizando esse momento de efervescência tecnológica. “Há alguns anos, criamos um programa interno de inovação para acelerar startups dentro da empresa. Hoje, já temos dois produtos de IA no mercado: o Relpz.com e o HRelper.com”, conta Rodrigo Salgado. O Relpz é uma plataforma que permite criar IAs corporativas personalizadas com poucos cliques, oferecendo integração com outras ferramentas e controle de acesso. Já o HRelper é uma solução de gestão de recrutamento assistida por IA, que simplifica processos seletivos e aumenta a eficiência das equipes de RH.

A empresa também aplica IA em projetos práticos. Um exemplo é o portal Tecnologia Portuária, onde um agente automatizado gera sinopses dos vídeos do YouTube e as publica, impulsionando o tráfego orgânico por menos de R$ 0,10 por publicação. Hellen Xavier, responsável pelo conteúdo do portal, destaca: “A IA nos permite escalar a produção de conteúdo com agilidade e custo reduzido, mantendo a qualidade com revisões humanas”. Outro caso é o EvoluRP, uma plataforma de gestão da informação que integra assistentes e agentes de IA para tarefas diversas. “Podemos criar desde assistentes simples até agentes complexos que executam processos em várias etapas”, explica Bryan Santos de Oliveira, desenvolvedor da T2S.

Preparando-se para o futuro

A perspectiva para 2025 é clara: a IA será um diferencial competitivo indispensável. Especialistas do setor projetam que a adoção de soluções de IA continuará a oferecer vantagens competitivas significativas nos próximos anos. Para Ricardo Larguesa, o segredo está na combinação de conhecimento técnico e aplicação estratégica: “A IA não é mágica, mas sim uma ferramenta que, quando bem utilizada, transforma dados em resultados reais”.

A busca por conhecimento em IA e a demanda por soluções personalizadas impulsionam o mercado. Empresas de tecnologia desenvolvem plataformas voltadas à aplicação prática da inteligência artificial, incluindo iniciativas como as da T2S, sediada em Santos (SP), que atua no desenvolvimento de soluções para automação e gestão de dados.



Alta das dívidas reforça importância do planejamento

Manter a organização financeira tem se tornado um verdadeiro desafio para as famílias brasileiras. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelam que cerca de 78% das famílias do país iniciaram o ano com algum tipo de dívida — reflexo direto do aumento do custo de vida, da alta dos juros e da instabilidade econômica. Nesse cenário, a falta de planejamento para lidar com situações inesperadas pode comprometer ainda mais a saúde financeira de muitas famílias, especialmente em situações que impõe gastos elevados e inesperados, como no caso do falecimento de um ente querido.

A contratação de seguros, planos de saúde, planos funerários e outros serviços preventivos têm se mostrado uma alternativa eficaz para evitar o endividamento em momentos de crise. Um levantamento do Grupo Zelo aponta que, sem qualquer tipo de cobertura, os custos de uma cerimônia de despedida simples podem chegar ao valor de R$7 mil, pesando de forma significativa no orçamento de quem não se planejou para essa despesa.

“Além de proporcionar um momento de despedida digno, os planos funerários evitam que a família precise lidar com burocracias e gastos elevados em meio à dor da perda. Essa previsibilidade financeira permite que o orçamento familiar siga protegido, mesmo em situações tão delicadas”, explica Alessandro Oliveira, Diretor do Grupo Zelo.

Esse foi o caminho escolhido por Maria Aparecida Costa de Araújo, aposentada de 57 anos, que cuidava dos pais idosos e percebeu a importância de se preparar financeiramente para o futuro. Pouco tempo depois, em 2022, enfrentou a perda do pai e pôde contar com todo o suporte de um plano funerário em um dos momentos mais difíceis da sua vida.

“Eu não sabia o que fazer e poder contar com este serviço nos trouxe um alívio enorme, no aspecto financeiro e emocional. Desde então indico a todos, porque é um cuidado diferente e o valor cabe certinho no orçamento da família. Minha mãe, inclusive, pediu para ser cremada, e o plano já cobre esse desejo dela”, conta Maria Aparecida.

Benefícios em vida fortalecem o planejamento financeiro

Além da assistência funerária, as empresas de planos vêm investindo em parcerias para oferecer descontos aos clientes para usar ainda em vida. O Grupo Zelo, por exemplo, investe na expansão da DU, plataforma de benefícios que oferece descontos em produtos e serviços de mais de 4 mil empresas parceiras, com foco em saúde e bem-estar. Somente no primeiro trimestre de 2025, a Du já gerou aos associados do Grupo Zelo mais de R$ 1,5 milhões em descontos em serviços de saúde e bem-estar e uma variedade de outros produtos.



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