Neste Podcast conversei com Luis Arís, gerente de negócios para a América Latina da Paessler e falamos sobre uma pesquisa global da empresa feita com mais de mil empresas e os resultados são surpreendentes. Veja alguns destaques e ouça o Podcast.
· Estudo realizado pela Paessler a partir de entrevistas com 1050 gestores de tecnologia, sendo 44 da América Latina, mostra que embora 85% deste universo reconheça a importância desta bandeira, 61% ainda não utilizam soluções de monitoramento para reforçar o alinhamento dos processos da empresa às melhores práticas em sustentabilidade;
· Em termos das estratégias ESG mais adotadas, 45% dos líderes buscam reduzir o uso de hardware;
· Enquanto 18% dos entrevistados globais afirmaram não se preocupar com a sustentabilidade, na região Américas/América Latina esse número sobe para 25%;
· Entre as maiores angústias dos líderes de TI destacam-se o uso da nuvem híbrida (48%), como manter a resiliência de ambientes cada vez mais distribuídos e heterogêneos (44%) e os desafios de gestão de data storage (31%).
O Congresso de TI e o EvoluTI Pro estão programados para ocorrer de forma consecutiva neste ano.
A velocidade do avanço tecnológico tem impulsionado uma série de inovações no mercado e a dinâmica das colaborações em equipe tem se revelado como um catalisador de sucesso para inúmeras empresas.
Essa abordagem tem o objetivo de concentrar os esforços na democratização da tecnologia com a realização de um evento inteiramente online e outro com interação presencial.
O público-alvo dessas iniciativas tem registrado um crescimento constante a cada edição e tem com públicos estudantes de tecnologia, empresas do setor que buscam capacitar e aprimorar seus profissionais e também os veteranos do mercado em busca de aprimoramento e aprendizado em diversas vertentes da atuação tecnológica.
O Congresso de TI terá sua 10ª edição agendada para os dias 4 e 5 de dezembro, numa experiência completamente online. Este ano contará com a participação de mais de 60 palestrantes, garantindo mais de 30 horas de conteúdo ao vivo, distribuídas em 8 trilhas de aprendizado, com os painéis exclusivos e certificado digital.
O EvoluTI Pro encerra 2023 no dia 6 de dezembro em um evento presencial para mais de 350 participantes no Cubo Itaú.
Para mais informações acesse os links abaixo:
Clique aqui para saber mais sobre o Congresso de TI.
Clique aqui para informações detalhadas sobre o EvoluTI Pro.
Neste Podcast conversei com Natália Lazarini, Co-fundadora e diretora da Confraria do Empreendedor. Em poucos anos a Confra conseguiu angariar mais de três mil Confrades – como são chamados seus membros – e vem ajudando e facilitando a jornada de quem é empreendedor aqui no Brasil e também em Portugal.
Para conhecer essa iniciativa ouça ou veja agora o Podcast, curta o canal do YouTube, inscreva-se nele e deixe seu comentário.
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AWitec It Solutions e a Trentim – Gestão & Tecnologia, empresas Microsoft Gold Partners há mais de dez anos no mercado, anunciam a fusão de suas operações, resultando em um grupo com mais de 100 colaboradores, especialistas certificados por organizações como Microsoft, Watchguard, 3CX, PMI.org, IIBA.org e PMO Global Alliance.
“Queremos proporcionar aos parceiros uma jornada de crescimento e excelência operacional, alavancando o uso da tecnologia como um diferencial competitivo e disseminando soluções para comunicação, colaboração, produtividade e segurança”, explica Carol Lagoa, Co-Founder daWitec IT Solutions.
Combinando produtos e serviços gerenciados nas áreas de comunicação, colaboração, produtividade, segurança, automatização e aplicativos de negócios low-code, as soluções Trentim e Witec ajudam empreendedores e gestores a obterem competitividade e eficiência para seus negócios.
Além disso, a fusão consolida o Witec Hub com o objetivo de educar e capacitar profissionais de tecnologia, bem como conscientizar e orientar as empresas para transformação digital dos seus negócios.
“Por meio do LinkedIn Learning, capacitamos mais de 207 mil pessoas em formações de tecnologia. Além disso, as equipes da Witec e da Trentim Gestão & Tecnologia estão ativamente envolvidas em comunidades técnicas, combinando a experiência prática em projetos internacionais e desenvolvimento de produtos com voluntariado e educação.”, complementa Mario H Trentim fundador e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.
O portfólio combinado das empresas resulta em sinergias para o atendimento de empresas pequenas, médias e grandes em diferentes indústrias e conforme suas necessidades.
A expertise da Trentim Gestão & Tecnologia nas áreas de gerenciamento de projetos, agilidade organizacional e transformação digital permite levar as soluções mais modernas e avançadas das grandes empresas para as pequenas e médias.
Por outro lado, o catálogo amplo de serviços da Witec IT Solutions disponibiliza aos clientes infraestrutura, computação em nuvem, telefonia e licenciamento com foco na redução de custos e aumento da produtividade, sem deixar de lado a qualidade e a governança corporativa.
“Desde 2019, a atuação internacional da Trentim na América Latina, Oriente Médio e Europa permitiu identificar tendências e antecipar necessidades dos nossos clientes no Brasil. Agora vamos combinar os produtos e serviços da suíte ModernPMO com o portfólio da Witec e empresas do ecossistema para que possamos oferecer soluções mais completas aos clientes. Sabemos que as empresas de tecnologia que quiserem prosperar e ter lucratividade precisam estar cada vez mais próximas dos clientes, entender quais são as soluções e produtos que eles precisam e oferecer essas soluções de forma customizada”, enfatiza Gustavo Moraes, Diretor de Operações e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.
A fusão é resultado de uma parceria entre as empresas desde 2020, fazendo parte da estratégia de transformar a gestão das empresas por meio de boas práticas, diagnósticos, modelos de maturidade, consultoria especializada e modernas soluções de tecnologia.
As empresas seguem alinhadas no propósito de acelerar a adoção das soluções Microsoft 365, nas verticais de Power Patform (Power Bi, Power Apps e Power Automate), Segurança e Governança, apoiando os clientes em suas jornadas e desafios relacionados ao novo cenário global. Não há dúvidas de que empresas que saibam unir processos, pessoas e ferramentas, estejam mais capacitadas em um mercado cada vez mais competitivo.
“Esse movimento tem como foco tonar a Witec a maior empresa especializada em produtividade e trabalho remoto seguro do Brasil. Temos a convicção que com a adoção de tais soluções, as empresas têm crescimento significativos em governança, produtividade, processos e segurança, impactando diretamente na escalabilidade dos seus negócios, garantindo assim um crescimento sustentável e seguro”, finaliza Marco Lagoa, CEO da Witec IT Solutions.
A Witec, hub especializado em soluções de Tecnologia da Informação, realiza a 9ª Edição do Congresso de T.I nos dias 08, 09 e 10 de novembro. Totalmente on-line e gratuito, o evento tem como objetivo promover networking e compartilhar conhecimentos setoriaisdos mais de 60 speakers presentes, incluindo nomes como Rodrigo Jorge, Diretor de Segurança da Informação na VTEX, Sandyara Peres, Coordenadora de Acessibilidade no PicPay, Isabella Montalvão, Engenheira Líder de Soluções para Marketing Cloud na Salesforce, entre muitos outros.
Com trilhas de Segurança, Governança & Privacidade; Cloud Computing; Desenvolvimento; Data Science & Digital e Customer & Employee Experience, o conteúdo é direcionado para estudantes e profissionais do segmento, além de pequenas, médias e grandes empresas.
Interessados podem realizar suas inscrições no link.
As edições anteriores do Congresso contaram com a presença de mais de 400 profissionais renomados, mais de 200 mil espectadores e mais de 500 palestras e cursos. Cada vez mais é importante mostrar que a tecnologia e inovação são essenciais para promover a mudança que a sociedade espera das organizações. O evento tem como proposta capacitar cada vez mais os profissionais de tecnologia e contribuir para o progresso do setor.
Segundo dados da Brasscom, o setor de tecnologia da informação aponta demanda de 797 mil profissionais até 2025. É uma conta que não fecha porque há mais vagas oferecidas do que pessoas capacitadas no mercado.
“Esse evento é uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos entre os participantes, com a chance de ganhar escala com pessoas que ainda não enxergam as possibilidades que o setor oferece. Tecnologia não é mais a profissão do futuro; a necessidade de profissionais qualificados no mercado é vista no presente”, explica Maria Carolina Lagoa Loyo, CCO, do Congresso de TI.
A Editora VideoPress, detentora da marca Vida Moderna, anuncia sua nova divisão de cursos on-line com o lançamento do curso “Desmistificando a Segurança da Informação”, que tem como objetivo reforçar o papel estratégico da cibersegurança, apresentando conceitos estratégicos e tecnologias para otimizar as ações de proteção digital dentro de companhias dos setores Público e Privado. A pré-inscrição para o curso está disponível neste link e as vendas serão abertas dia 16 de maio de 2022.
Ao todo, são 12 módulos interativos com conteúdo prático apresentado por André Carneiro, Diretor Geral da Sophos do Brasil, e pelo jornalista Guido Orlando Jr., Diretor da Editora.
“A Segurança da Informação é um tema latente e vital para as empresas de todos os portes e segmentos. Planejar as ações e aplicar as metodologias e ferramentas de proteção de dados, porém, são muitas vezes grandes desafios às companhias, principalmente pela rápida transformação que este setor vive e pela falta de mão de obra global para atender as demandas dessas companhias”, analisa Guido.
Segundo o jornalista, a proposta é desmistificar algumas premissas referentes a este assunto e, principalmente, trazer informação prática para agilizar as iniciativas de proteção digital nas organizações. “Este não é um curso técnico, mas sim uma preparação para tornar a estratégia de Segurança da Informação verdadeiramente alinhada às propostas de negócios nas empresas”, explica.
Neste cenário, para tornar as aulas mais práticas, a ideia é aproximar o conteúdo apresentado à rotina vivida no dia a dia dos times. “Trazemos cases e informações estratégicas a respeito de novas tecnologias, processos e formas para o cumprimento de normas, como a LGPD, além de lives exclusivas e grupos fechados para potencializar a troca de informações entre os participantes. Tudo isso em um formato sob demanda, em que o público pode ver as aulas onde e quando quiser, em seu próprio ritmo. A ideia é tirar dúvidas e facilitar a chegada de práticas bem-sucedidas a todos”, ressalta.
Durante o curso, os alunos terão acesso a conteúdos sobre conceitos fundamentais para a Segurança Digital, dicas para a formação de uma estrutura de cibersegurança do zero e detalhes que devem ser observados pelas companhias diante de novas regras e o aumento dos ataques via ransomware, por exemplo.
“A Segurança da Informação nas companhias públicas e privadas não pode mais ser vista como uma área à parte das empresas. É preciso entender que a proteção de dados deve permear os planos de negócios e todas as iniciativas da corporação. O compromisso desse curso é reforçar essa importância aos profissionais do mercado, mostrando como e onde devemos agir para impulsionar a capacidade de controle dos times”, reforça Carneiro, que é Engenheiro Eletrônico formado pela POLI, da USP, e que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de SI.
Pelo caráter voltado aos negócios, as aulas são destinadas a profissionais de tecnologia e executivos de todos os níveis – incluindo CEOs, CIOs, CISOs e CTO, entre outros – e dos mais diversos setores da economia. “Além disso, é uma grande oportunidade para que novos talentos e trabalhadores que estão migrando para a área de Segurança da Informação também possam entender melhor as implicações deste ramo aos resultados das companhias”, acrescenta o engenheiro.
Para mais informações e fazer o pré-cadastro, acesse bit.ly/3ancyfm.
Lá poderão ser assistidos gratuitamente nove clipes de cada módulo, com destaques das respectivas aulas, para reforçar a tomada de decisão da compra do curso.
Sem fazer muito alarde aJAC Motors se consolida como a montadora aqui no Brasil que tem a maior e mais variada oferta de veículos 100% elétricos do país. Na imagem abaixo você pode conferir todos os modelos da montadora chinesa por aqui, que desde 2019 tem como principal acionista o Grupo Volkswagen na China, com 51% das ações.
Modelos 100% elétricos da JAC Motors disponíveis no Brasil
Essa joint venture definitivamente deixa no passado qualquer dúvida que ainda possa existir sobre a qualidade e atendimento dos veículos da montadora chinesa, a coloca em um novo patamar de mercado e a tendência é que ela passará a ser olhada com outros olhos pelos consumidores.
Desenvolvido em parceria com Volkswagen, o JAC e-JS1 estreia no mercado brasileiro para ser o oitavo veículo 100% elétrico da JAC Motors, todos eles livres de emissões de poluentes.
Segundo Eduardo Pincigher, Diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da empresa, “O e-JS1 foi desenvolvido a partir da plataforma do elétrico IEV20 e a VW implementou o design exterior e interior, acabamento e conectividade“, explica.
Slide Show
Destaques > O compacto urbano livre de emissões da JAC Motors possui 302 km de autonomia (norma NEDC); baterias de fosfato de ferro-lítio têm capacidade máxima de 30,2 kWh;
> Provido de sistema de regeneração de carga, o JAC e-JS1 é extremamente econômico: em média, o modelo consome 9,6 kWh a cada 100 km;
> Com 150 Nm (15,3 kgfm) de torque e apenas 1.180 kg, o JAC e-JS1 é o veículo com menor custo por km rodado do país: 7 centavos por km;
> Para “encher o tanque” ou carregar as baterias, o e-JS1 gasta cerca de R$ 20 (tarifa de R$ 0,65 por kWh). Um carro compacto, com motor a gasolina, que tenha consumo urbano de 13 km/l, exigirá cerca de R$ 135 para rodar os mesmos 302 km.
> O JAC e-JS1 é o oitavo modelo 100% elétrico da JAC Motors no Brasil. De longe é a marca com o maior portifólio de veículos livres de emissões, constituindo uma família completa: um modelo urbano, três SUV´s, uma picape, uma van e dois caminhões.
> Preço sugerido do JAC e-JS1 é de R$ 149.900.
“O JAC E-JS1 é uma grande aposta. Será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compacto urbano, compatibilizando a aplicação ideal para um veículo totalmente elétrico: o uso dentro da cidade”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Você pode usá-lo em rodovias, nas pequenas viagens? Claro que sim. Mas seu habitat natural é o trânsito urbano”.
Ao contrário do que se pensava, o city-car não substituirá o JAC iEV 20, mas sim complementará a linha. O iEV 20 é um SUV de porte compacto, com suspensão mais alta, rodas e pneus maiores e aptidão para vencer desafios leves no off-road, enquanto o E-JS1 é totalmente destinado ao uso urbano.
Com 30,2 kWh de capacidade de carga elétrica, o E-JS1 possui ótimo rendimento, à medida que, por ser 100% elétrico, ele é leve. São somente 1.180 kg de peso em ordem de marcha, segundo informa a montadora.
Por este motivo, o motor de 150 Nm (15,3 kgfm) de torque entrega um desempenho empolgante para um modelo urbano. São 62 cv de potência e 110 km/h de velocidade máxima.
Menor custo por km rodado do Brasil Dependendo da tocada do motorista, o e-JS1 é capaz de rodar 302 km, perfazendo um consumo médio de 9,6 kWh por 100 km, e oferece o custo por km rodado mais em conta de todo o mercado brasileiro – 0,36 MJ/km.
Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,65 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 6,24 a cada 100 km, segundo dados fornecidos pela montadora.
“Encher o tanque”, ou neste caso, carregar as baterias por esse valor e rodar 302 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado 7,5 vezes menor do que um modelo com motor térmico (a combustão). O custo por km rodado do JAC E-JS1 é pouco mais de 6 centavos.
Mesmo que se adote o custo de R$ 0,90 de kWh, instituído ocasionalmente na “bandeira vermelha”, a despesa de “tanque cheio” salta para somente R$ 26, ou seja, ainda 5,2 vezes mais barato que os mais econômicos modelos a gasolina.
Baterias de fosfato de ferro-lítio são mais estáveis Por pertencer à oitava geração de modelos 100% elétricos da JAC Motors, o e-JS1 possui grande eficiência dinâmica de todo o conjunto propulsor.
Tanto que a autonomia de 302 km, perfeitamente adequada a um modelo de porte compacto e urbano, foi obtida com a instalação de baterias com somente 30,2 kWh de capacidade máxima de carga, dotadas de células de fosfato de ferro-lítio, que possuem melhor estabilidade química e térmica.
Como resultado, o JAC e-JS1 pesa menos de 1,2 tonelada. Com um peso extremamente contido para um veículo elétrico, adicionado à proposta urbana, ele precisa de um motor com 62 cv de potência.
Na prática, a eficiência do motor e o baixo peso das baterias, além de gerarem um conjunto “enxuto”, garantem aquele consumo enfaticamente reduzido de 9,6 kWh / 100 km.
Por rodar primordialmente nas cidades, onde o torque é muito mais relevante que a potência, o E-JS1 permite acelerações surpreendentes, com seus 150 Nm de torque máximo. De 0 a 100 km/h, o JAC E-JS1 precisa de 10,7 segundos.
E por falar em bateria, uma dúvida que sempre surge entre os consumidores é seu custo de manutenção. Afinal, quanto o dono do carro vai desembolsar caso elas apresentem algum defeito depois que terminar a garantia? Outra dúvida: quanto tempo duram as baterias?
Ouça as explicações de Sérgio Habib neste áudio
Design feito em parceria com a Volkswagen Contando com total supervisão da Volkswagen no desenvolvimento, o city-car da JAC “escreve um novo paradigma na definição de carro urbano”, segundo a empresa. Não emite nenhum grama de CO2, seu design é moderno e contemporâneo (incrementado pelas cores vivas da carroceria) e mede apenas 3,65 metros de comprimento e 1,67 m de largura, o que é uma grande vantagem para trafegar em grandes cidades.
Na frente, o JAC e-JS1 destaca-se pelo grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, unidas por uma régua que atravessa toda a frente do carro. Para ornar com esse efeito, ele possui contornos na base do para-choque que envolvem os faróis de neblina nas extremidades. É um conjunto estilístico forte, de personalidade. Possui luzes diurnas em LED (sistema DRL de série).
Visto de lado, o JAC e-JS1 recebeu rodas de desenho exclusivo, com pneus nas medidas 165/65 R14.
Detalhe das rodas
Já a traseira exibe lanternas mais quadradas, decretando solidez no conjunto, além de repetir os mesmos ornamentos no para-choque.
Interior futurista Toda a parte interna do e-JS1 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base. Possui duas telas à serviço do motorista. A primeira, que é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, compõe-se de uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra as informações de cruzeiro (velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia etc.).
Detalhe das duas telas do painel
Como diferencial de acabamento, o JAC e-JS1 incorpora molduras em alto relevo de cores contrastantes, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies revestidas em couro (soft touch). Um console “aéreo” permite guardar pequenos objetivos, como um smartphone bem à mão, assim como funciona como descansa-braços. E o estofamento é de couro sintético.
Detalhe do console “aéreo“
Nesse console, inclusive, como é tradicional em qualquer veículo, o condutor do e-JS1 não vai encontrar o botão seletor de marcha. Por ser elétrico, o modelo não requer câmbio, sem os habituais engates “mecânicos”.
O acionamento de sentido de marcha – para frente, identificado convencionalmente com a letra D, de drive, e para trás, pela letra R – é realizado por uma alavanca fixada na coluna de direção, à direita do volante.
Alavanca de seleção do câmbio do lado direito da coluna de direção
Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal. Tudo é acionado pela central multimídia (a segunda tela), oferecendo um conjunto prático, clean e de aparência futurista. Apenas à esquerda do volante concentram-se botões de necessidade mais imediata de uso, como desembaçadores e ajustes elétricos dos retrovisores externos.
O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.
Visão do volante
Detalhe do volante lado esquerdo
Detalhe do volante lado direito
Central multimídia com tela de 10,25 pol reúne dados de operação Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS1 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.
A tela estará traduzida para Português do Brasil
Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias. Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”. Os comandos de climatização também são acionados por essa central.
Lista de equipamentos O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 150 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série: • Ar-condicionado Automático e Digital • Cruise Control com comandos no volante • Faróis com regulagem elétrica de altura do facho • Faróis com “Follow Me Home” • Faróis com DRL (LED diurno) • Faróis de neblina (dianteira) • Retrovisor interno antiofuscante • Bancos revestidos em couro ecológico • Duplo air bag • Portas com barras de proteção lateral • Aviso de cinto não acoplado • Freio ABS com EBD • BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico) • Auto Hold (assistente de partida em rampas) • TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus) • ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade • Sensor de estacionamento traseiro • Câmera de ré • Entrada USB sob o console central do painel • Isofix • iPedal (sistema de regeneração de carga da bateria nas desacelerações e frenagens.
Primeiras impressões Tive a oportunidade de fazer um teste drive de aproximadamente 100 Km ida e volta até uma cidade perto capital paulista e o carro surpreendeu. Tem ótima dirigibilidade, o volante é preciso e firme, o iPedal responde prontamente quando requerido, é funcional e depois que o condutor se acostuma com a maneira de usá-lo, o freio convencional será usado raramente. E se acostumar, pegar o jeito de utilização, demora minutos e acaba sendo até divertido.
E por falar em divertido, dosar o consumo e a regeneração de energia acaba sendo quase um videogame, pois quando você para de acelerar ou tiver que utilizar o freio, o gráfico de energia da tela de 10,25 polegadas muda de comportamento, ora mostrando o consumo, ora mostrando o carregamento das baterias e isso é muito legal.
E o carro anda muito bem, apesar de ter sua velocidade máxima limitada a 110 Km via software. Lembre-se que ele é um carro basicamente urbano, mas dá para andar em estradas entre cidades próximas de até um percurso de 200 Km ida e volta sem se preocupar com a autonomia, desde que as baterias estejam carregada, claro.
Sinceramente, não precisei em nenhum momento ultrapassar os 110 Km/h, pois mais de 80% do trajeto foi urbano e peguei apenas um trecho de alguns quilômetros da Via Anchieta, que tem velocidade máxima na sua pista central de exatos 110Km/h.
O torque para um carro do seu porte é excelente e chega a arrancar um leve sorriso de canto de boca do condutor. Não que seja fantástico e cole no banco, mas dá para sentir a potência sendo enviada instantaneamente para as rodas, o que não acontece em um carro a combustão. Isso é o que eu mais gosto em um carro elétrico.
A acústica interna é excelente, não só pela falta do ruído do motor e ausência de trepidação, como é de se esperar em um carro 100% elétrico, pois andei por ruas de paralelepípedo e asfalto com buracos. E o ruído interno e rigidez da suspensão se comportaram muito acima do que eu esperava, o que tornam o E-JS1 bastante confortável.
O que deu para sentir desse curto percurso foi isso, além dos olhares das pessoas na rua e outros motoristas, pois ele é um carro com design muito moderno e a cor que escolhi foi o Abacate, que realmente é bonito e chama atenção por onde passa.
Quanto ao porta malas, a capacidade é de 121 litros, o que é suficiente para uma mala pequena e uma compra média de supermercado. É honesto para o tamanho do carro.
Para ver e baixar a ficha técnica do e-JS1CLIQUE AQUI
Comparativo de preço No seu material promocional a JAC colocou um comparativos com as marcas que vendem carros 100% elétricos no Brasil e aqui está a tabela. Clique na imagem para aumentá-la.
Tabela comparativa de preço
Acho que eu sei o que você deve estar pensando: “Guido, você compraria esse carro?” Eu respondo: “Sim”.
VICTORIA, Seychelles, June 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, a principal corretora de criptomoedas e Web3, está chamando a atenção para seu programa de afiliados como um caminho simplificado para que criadores, educadores e comunidades de criptomoedas transformem engajamento em ganhos. Criado com base no espírito da Web3, o programa distribui comissões generosas, recompensas em camadas e ferramentas úteis para ajudar os parceiros a expandirem sua nuvem e suas criptomoedas. Apoiando a todos, de criadores de conteúdo individuais a comunidades Web3 de grande escala, o programa de afiliados oferece um modelo inteligente e escalável para monetizar a influência das criptomoedas.
Os afiliados podem ganhar até 50% de comissão sobre as taxas de negociação dos usuários indicados, com bônus extras disponíveis para marcos e parceiros de alto desempenho. O programa foi desenvolvido para ser dimensionado, seja para criadores de conteúdo individuais ou para comunidades maiores com foco em criptografia. O rastreamento em tempo real, o suporte dedicado e os recursos de marketing oferecem aos afiliados ferramentas para expandir seu alcance e monetizar com eficiência.
Em uma novidade para as trocas centralizadas, a Bitget lançou um programa de afiliados on-chain em 2025, introduzindo um novo nível de transparência e controle. O sistema aproveita os dados na cadeia para verificar as indicações e rastrear os pagamentos, eliminando suposições e dando aos parceiros maior confiança em seus ganhos. Os afiliados podem monitorar tudo, desde o engajamento da carteira até os pagamentos em tempo real, tudo com base em contratos inteligentes.
O programa de afiliados se alinha ao ecossistema mais amplo da Bitget, que inclui comércio de cópias, mercados de alta liquidez, integrações avançadas de API e suporte localizado. Isso facilita para que os parceiros personalizem campanhas, envolvam seus públicos e cresçam com a plataforma.
“A economia dos criadores de conteúdo em criptomoedas está crescendo rapidamente, mas a monetização nem sempre acompanhou esse ritmo”, declarou Vugar Usi Zade, COO da Bitget. “Ao trazer recompensas de afiliados para a cadeia e projetar ferramentas para criadores de todos os portes, a Bitget transforma a influência em um fluxo de receita real e escalável, sem fumaça e espelhos.”
Com recompensas de alto nível, rastreamento transparente e infraestrutura na cadeia, o programa de afiliados da Bitget oferece uma nova visão da monetização de criptomoedas. Criado para aqueles que conduzem conversas, moldam comunidades e desenvolvem o espaço a partir do zero.
Fundada em 2018, a Bitget é a principal bolsa de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 120 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a corretora Bitget está comprometida em ajudar os usuários a operarem de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de operação, enquanto oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, Ethereum e preços de outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas multicadeia de nível mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos abrangentes da Web3, incluindo funcionalidade de carteira, troca de tokens, NFT Marketplace, navegador DApp e muito mais.
A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global dos atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.
Aviso de risco: os preços dos ativos digitais estão sujeitos a flutuações e podem sofrer volatilidade significativa. Os investidores são aconselhados a alocar apenas os fundos que possam se dar ao luxo de perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados e que nem o investimento principal recuperado. Deve-se sempre procurar uma consultoria financeira independente, e a experiência financeira pessoal e a posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira. Para obter mais informações, consulte os nossos Termos de Uso.
WATERFORD, Irlanda, June 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Minimum Deposit Casinos (MDC), um centro global de análise de iGaming e divisão do OneTwenty Group, divulgou um novo relatório analisando a receita recorde de jogos em Macau em maio de 2025.
De acordo com o Gabinete de Inspeção e Coordenação de Jogos, a receita bruta do jogo (GGR) em Macau atingiu 21,19 bilhões de patacas (US$ 2,62 bilhões) em maio, marcando o maior total mensal desde janeiro de 2020. Esse número representa um aumento de 12,4% em relação a abril e um aumento de 5% em comparação com maio de 2024.
O aumento foi em grande parte impulsionado pelo feriado da Semana Dourada do Dia do Trabalho, de 1 a 5 de maio, que atraiu mais de 850.000 visitantes a Macau. O segmento de mercado de massa contribuiu com 75% da receita total, destacando uma mudança para atividades de jogos mais amplas e não VIP.
“Essa recuperação ressalta a resistência do setor global de jogos,” disse um analista sênior da MDC. “Para os jogadores que procuram opções de baixo depósito, o próspero mercado de massa em Macau apresenta novas oportunidades para experiências de jogo acessíveis.”
O relatório da MDC também observa que a receita de maio atingiu 81,7% dos níveis observados em maio de 2019, indicando uma forte trajetória de recuperação. Os analistas estão otimistas com o crescimento contínuo, com alguns revisando suas previsões para cima para o restante de 2025.
Sobre a MDC Minimum Deposit Casinos (MDC), uma divisão do OneTwenty Group, é um portal global confiável que analisa, classifica e recomenda cassinos online licenciados, seguros e de baixo depósito para jogadores que buscam experiências de jogo seguras e regulamentadas.
Nova York, June 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A AI-Media (ASX: AIM), líder global em soluções de linguagem baseadas em IA, estreará sua revolucionária plataforma LEXI VOICE na InfoComm 2025, estabelecendo uma nova referência para acessibilidade multilíngue ao vivo. Os participantes podem visitar o Estande #5389 ou acessar via AVIXA TV Studio para ver ao vivo como o LEXI VOICE traduz instantaneamente o conteúdo falado em áudio com som natural em mais de 100 idiomas – redefinindo a forma como o mundo se conecta.
Após o aclamado lançamento no NAB Show 2025, o LEXI VOICE combina legendas ao vivo ultra precisas, tradução orientada por IA e síntese de voz realista para oferecer um resultado multilíngue contínuo e simultâneo em tempo real. Seja capacitando eventos globais, transmissões ao vivo, reuniões corporativas ou briefings governamentais, o LEXI VOICE capacita os criadores de conteúdo a transcender as barreiras linguísticas e ampliar a inclusão – sem aumentar a complexidade.
“Com a união do AV com a transmissão, o LEXI VOICE se destaca como um potente meio de crescimento – não apenas uma ferramenta de conformidade”, disse Tony Abrahams, CEO da AI-Media. “A InfoComm é o palco perfeito para mostrar como além de traduzir, nossa tecnologia transforma a comunicação.”
AVIXA TV Agora Trilíngue – Powered by LEXI
A AI-Media tem o orgulho de fazer parceria com a AVIXA TV Studio (Estande #7861) para oferecer a primeira transmissão ao vivo trilíngue em inglês, espanhol e alemão. Com as tecnologias LEXI VOICE, LEXI TEXT e LEXI TRANSLATE, essa produção usa um fluxo de trabalho totalmente baseado em nuvem, em colaboração com a AWS, a Ross Video e outros parceiros – demonstrando como agora a acessibilidade escalável e em tempo real pode ser utilizada em qualquer AV ou evento de transmissão.
Veja o Full LEXI Suite na InfoComm 2025
No estande #5389, explore o ecossistema completo do LEXI, projetado para a era da comunicação híbrida de hoje:
LEXI VOICE – Tradução de voz multilíngue em tempo real com saída de áudio realista para envolver o público em todos os lugares.
LEXI TEXT – Legendas de IA de baixa latência e alta precisão para eventos ao vivo e híbridos.
LEXI TRANSLATE – Tradução de legendas com tecnologia de IA para ampliar a acessibilidade em públicos globais.
Marque uma reunião no local ou online para ver como o LEXI pode elevar sua estratégia de comunicação global.
Sobre a AI-Media
Fundada na Austrália em 2003, a AI-Media (ASX: AIM) é uma inovadora global em legendagem, tradução e acessibilidade de voz ao vivo baseadas em IA. Com operações em mais de 25 países, a AI-Media oferece automação, escalabilidade e precisão incomparáveis por meio de seu ecossistema completo – incluindo LEXI, iCap, Alta, Encoder Pro e LEXI Toolkit. Sua mais recente inovação, LEXI VOICE, transforma a forma como o conteúdo ao vivo é entregue e consumido – transformando a acessibilidade em uma vantagem estratégica para emissoras, empresas e produtores de conteúdo em todo o mundo.
A Populous, empresa de design de renome mundial especializada em locais esportivos e de entretenimento, anunciou hoje a aquisição da Fentress Architects, com sede em Denver, líder mundial em projetos de aviação icônicos e edifícios públicos importantes, incluindo centros de convenções, museus e instalações governamentais.
Los Angeles International Airport. Designed by Fentress Architects.
Esta aquisição estratégica une dois dos nomes mais respeitados da arquitetura, combinando o conhecimento incomparável da Populous em criar experiências memoráveis com o premiado portfólio de marcos aeronáuticos, cívicos e culturais da Fentress. A aquisição amplia significativamente o escopo e a escala dos serviços que a Populous pode oferecer a clientes ao redor do mundo.
Bruce Miller, Presidente e Diretor Executivo da Populous Global, comentou:
“Estamos comprometidos em expandir a abrangência de nossa atuação. A Fentress Architects é reconhecida há muito tempo por sua arquitetura visionária para aviação e público, qualidade excepcional de projeto e compromisso com a inovação. A união de nossa equipe de aviação com a Fentress para formar a Fentress Studios, uma empresa populosa, simboliza nossa dedicaçãoàqualidade do projeto.
Adicionar a experiência e a base de clientes da Fentress ao portfólio mundial de aviação e transporte da Populous, bem como as sinergias no projeto de centros de convenções, irá nos permitir transformar o futuro do design centrado em pessoas e potencializar nosso impacto internacional nestes setores.”
Fundada em 1980, a Fentress Architects gerou mais de US$ 52 bilhões em marcos arquitetônicos a nível mundial, incluindo o Aeroporto Internacional de Denver, o Aeroporto Internacional de Incheon, o Centro de Convenções de Miami Beach e o Museu Nacional do Corpo de Fuzileiros Navais. A empresa é conhecida por criar arquitetura sustentável, contextualizada e profundamente conectada às comunidades que atende.
Curt Fentress, Fundador e Diretor Responsável por Design na Fentress Architects, comentou: “A Populous compartilha nossos valores de excelência em design e pensamento centrado em pessoas. Juntos, continuaremos a redefinir a grande arquitetura e sua capacidade de impulsionar mudanças sociais e econômicas através de um projeto inspirado para as pessoas.”
A Fentress Architects irá mudar sua marca para Fentress Studios, uma empresa Populous, com os estúdios continuando tendo sede em Denver e Washington D.C. A aquisição impulsiona ainda mais as capacidades da Populous em aviação, transporte e design do setor público.
Sobre a Populous
A Populous é uma empresa multinacional de design que começou com um foco singular: unir as pessoas em torno das coisas que amam, mediante experiências que captam todos os sentidos e amplificam a pura emoção compartilhada em momentos humanos. Nos últimos 40 anos, a empresa criou mais de 3.500 projetos avaliados em mais de US$ 60 bilhões em mercados emergentes e consolidados. Os serviços abrangentes da Populous incluem arquitetura, design de interiores, planejamento de eventos e sobreposição, ambientes de marca, sinalização e design gráfico, planejamento e design urbano, arquitetura paisagística, design de aviação e transporte, hospitalidade e consultoria em design sustentável. A Populous tem mais de 1.500 funcionários em 32 escritórios internacionais em quatro continentes, com centros regionais em Kansas City, Londres e Brisbane. Para mais informações, acesse www.populous.com.
Sobre a Fentress Architects
A Fentress Architects é uma empresa multinacional de design que busca apaixonadamente a criação de arquitetura inovadora, sustentável e icônica. O trabalho da empresa inclui marcos como o Terminal Internacional Tom Bradley no LAX, a Suprema Corte Ralph L. Carr do Colorado e a Embaixada Real da Noruega.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Os resultados da pesquisa Deloitte IBRI de 2025 serão divulgados no terceiro painel da 26ª edição do Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais no dia 23 de junho de 2025, das 11:30 às 12:00, no Teatro B32, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.732, no Itaim Bibi, em São Paulo (SP). A pesquisa Deloitte IBRI é intitulada “Evolução nas Relações com Investidores: Normas Regulatórias e Tecnologias Emergentes impulsionam o papel do RI”.
Alessandra Gadelha, vice-presidente do Conselho de Administração e coordenadora da Comissão de Educação e Inovação do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), será a moderadora do painel, que contará com a apresentação da pesquisa por Reinaldo Oliari, sócio de Audit & Assurance da Deloitte.
Promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), a 26ª edição do Encontro de RI ocorrerá nos dias 23 e 24 de junho de 2025.
O evento tratará de temas como: “Instrumento de dívida e Mercado de dívida”; “Estratégias para reduzir o custo de captação das companhias no cenário atual”; “Apresentação da pesquisa Deloitte e IBRI – Evolução nas Relações com Investidores: Normas Regulatórias e Tecnologias Emergentes impulsionam o papel do RI”; “Transformação Digital e Dados no RI”; “Dupla listagem – ADR BDR, como explorar outros mercados, porque duas listagens, como escolher a Bolsa onde listar e como fazê-lo”; “Geração de Valor para o Programa de Relações com Investidores – Insights com as companhias que aumentaram liquidez no último ano”; “Construindo a Estratégia ESG”; “Perspectivas Macroeconômicas”; e “ISSB S1 e S2”.
O 26º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais já conta com os seguintes patrocinadores: Diamante – Itaú Unibanco; Ouro – Banco do Brasil; blendON – ESG Services; Bradesco; BTG Pactual; e Valor Econômico S/A; e Prata – B3; Deloitte; Demarest Advogados; MZ Group; Netshow.me; Sando Video Service; TheMediaGroup; e Vale. Apoio especial: Cescon Barrieu Advogados; Fitch Ratings; SUMAQ; e Workiva. Parceiros de mídia: Portal Acionista e Revista RI.
Além disso, há o apoio institucional das seguintes entidades: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP); Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil); Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS); Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON); e Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP).
A necessidade de transmissão segura e padronizada de dados clínicos em ambientes digitais motivou o desenvolvimento de um framework brasileiro voltado à comunicação entre sistemas na área da saúde. Ele foi criado por Juan Pachiarotti, profissional com formação em Ciência da Computação e especialização em Aprendizado de Máquina, enquanto atuava como arquiteto de software na Tempro Software LTDA. O projeto busca atender demandas recorrentes de interoperabilidade e segurança em um setor marcado por processos técnicos que não param de se atualizar e, por vezes, apresenta a necessidade de uma integração eficiente.
Com experiência de mais de 12 anos como gerente de produto em empresas como Dell, Honeywell e U.S. Xpress, Pachiarotti combinou conhecimento técnico e visão de negócios para estruturar uma ferramenta escalável e compatível com os padrões nacionais de dados em saúde. O framework foi desenhado como um kit de desenvolvimento (SDK), com foco em modularidade, sincronização em tempo real, criptografia e compactação de registros médicos. Seu uso tem se expandido em ambientes clínicos e corporativos, segundo o autor. O framework foi integrado com sucesso aos produtos AP_Conta, SICLIM e Autorizador Web da Tempro, que juntos impactaram milhões de transações médicas e registros clínicos em hospitais e clínicas em todo o Brasil.
“Nosso objetivo foi resolver uma questão recorrente em produtos digitais da saúde: como garantir segurança e agilidade sem comprometer a integração com outros sistemas“, explica Pachiarotti. “Com uma base estável e de alta performance, conseguimos entregar algo que se adapta a diferentes aplicações, sem perder foco em conformidade e proteção de dados sensíveis“, complementa.
O autor da tecnologia, Juan Pachiarotti, pontua que o framework foi estruturado com base em uma arquitetura orientada a interfaces, o que permite desacoplar a lógica entre cliente e servidor. A solução inclui também sincronização de dados em tempo real, criptografia ponta a ponta e mecanismos de compactação para otimizar o trânsito de informações clínicas.
Segundo Ronilson de Almeida, “Os desafios de comunicação em saúde não são apenas técnicos, mas também regulatórios e de interoperabilidade”, afirma. “Pensamos numa solução que permitisse escalar, integrar e garantir segurança com o menor impacto possível na infraestrutura dos sistemas já existentes”, diz.
A estrutura do framework tem contribuído diretamente para projetos de ciência de dados em saúde, ao assegurar que a coleta e transmissão de grandes volumes de dados clínicos ocorram com integridade e padrão técnico. De acordo com Pachiarotti, essa confiabilidade é fundamental para treinar algoritmos com qualidade e evitar distorções em processos de análise preditiva ou personalização de tratamentos.
“A coleta estruturada e segura é o primeiro passo de qualquer aplicação em inteligência artificial (IA). Sem isso, não existe dado confiável, nem resultado clínico relevante”, afirma. Ao unir princípios de segurança da informação com práticas de engenharia de produto orientadas à eficiência, o projeto ganhou espaço como alternativa para equipes técnicas que enfrentam limitações em suas infraestruturas atuais.
Pachiarotti reforça que a contribuição do framework está menos em ser uma solução definitiva, e mais em oferecer uma base sobre a qual projetos com exigência técnica e regulatória possam evoluir. “Quando conseguimos garantir o básico com robustez, abrimos espaço para que a inovação venha com menos atrito. Essa arquitetura foi decisiva para a Tempro ter resultados positivos em soluções digitais seguras e escaláveis para o setor da saúde“, destaca.
Segundo o profissional, embora a solução tenha sido inicialmente pensada para o setor da saúde, o modelo pode ser adaptado a outros contextos onde há sensibilidade na transmissão de dados.
O Grupo Salta Educação está com inscrições abertas para o processo seletivo de professores das Eletivas de Inovação, projeto de formação complementar ao currículo escolar dos colégios que fazem parte do grupo. As inscrições vão até o dia 13 de junho e as vagas são destinadas a profissionais especialistas com graduação na área de conhecimento relacionada à eletiva escolhida, ou seja, não é necessário ter diploma em licenciatura ou Pedagogia.
As Eletivas de Inovação oferecem aulas sobre temas que vão além do currículo tradicional, como Games, Marketing, Fashionismo, Investigação Criminal e outras. No formato on-line, o projeto busca facilitar o acesso a conteúdos que despertam o interesse dos estudantes, estimulando o gosto pelo aprendizado, a curiosidade e a autonomia. Os alunos escolhem as disciplinas que desejam cursar, o que fortalece a cultura de estudos para além da escola. Atualmente, são mais de 70 disciplinas disponíveis, abrangendo diversas áreas do conhecimento.
Disciplinas com vagas nesta edição e seus objetivos:
Em português
Aplicativos (1 vaga): explorar o poder dos aplicativos no dia a dia. O foco não será apenas o uso, mas também a criação;
Atualidades (1 vaga): discutir temas atuais que impactam a sociedade, política e o mundo. Os alunos irão debater soluções para os desafios do presente e do futuro;
Educação Financeira 2 (1 vaga): explorar o universo financeiro de forma dinâmica e prática, com ênfase na construção de uma mentalidade financeira saudável;
Desvendando os Brasis (1 vaga): evidenciar a diversidade cultural e histórica do Brasil, explorando suas diferentes regiões, costumes e raízes;
Festa e cultura: celebrações sociais ao redor do mundo (1 vaga): explorar o significado e impacto das festas e celebrações culturais mais importantes do mundo;
Produção e edição de vídeos (1 vaga): oferecer uma introdução prática ao mundo do audiovisual, explorando ferramentas e técnicas de produção e edição de vídeos;
Teatro (1 vaga): desenvolver habilidades de expressão corporal e verbal.
Em inglês
Money Matters (1 vaga): explorar o futuro das finanças com temas como criptomoedas, moedas digitais e educação financeira moderna;
Digital Careers in a Digital World (1 vaga): explorar as inúmeras carreiras digitais em tecnologia e inovação;
Podcast your Ideas (1 vaga): ensinar os alunos a se expressarem de forma criativa e eficaz com podcasts.
O processo seletivo é composto pelas etapas de inscrição on-line via formulário e upload de um vídeo de apresentação e de uma proposta curricular para a eletiva desejada. Os candidatos aprovados realizarão as gravações das aulas em um estúdio no Rio de Janeiro, em datas alinhadas com a equipe do projeto.
Os interessados podem se inscrever por meio do formulário oficial: Processo Seletivo – Professores Eletivas 2026. Para participar, existem apenas dois pré-requisitos: ter conhecimentos sobre a BNCC (Ensino Fundamental Anos Finais e Médio) e ter graduação na área da unidade curricular proposta.
Sobre o Grupo Salta
O Grupo Salta Educação é um dos maiores grupos de educação básica do Brasil, com mais de 140 mil estudantes e 27 redes de escolas espalhadas por 18 estados e o Distrito Federal. Fazem parte do Grupo as escolas: Ábaco, Anglo Alante, Alfa, Antares, CBV, CEI, CIE, Colégio do Salvador, Coleguium, ECSA, Elite, Embraer, Ideal, Integrado, ISO, Lato Sensu, Master, Maxi, Motivo, Nota10, Nosso CEI, Pensi, pH, Pitágoras, Santi, Sigma e Upaon-Açu.
Para mais informações sobre o processo seletivo, como remunerações e a descrição das eletivas na íntegra, o edital está disponível neste link: Edital de Seleção – Eletivas de Inovação 2026.
A produção de vídeos para dispositivos móveis, a sustentabilidade e a inteligência artificial (IA) e realidade aumentada (RA) são tendências que estão transformando o mercado audiovisual brasileiro em 2025, conforme matéria do portal AZ. Os especialistas da PWC Brasil entenderam, após finalização da Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2023–2027, que a IA se destacou muito rapidamente como protagonista, abrindo novos caminhos para a produtividade e a inovação criativa. Por isso, os líderes, com a orientação de seus talentos humanos, precisam reconhecer e utilizar o poder transformador da IA para impulsionar a inovação e o crescimento da indústria de entretenimento e mídia (E&M).
Conforme matéria do portal Lou Studios, a automação está revolucionando o setor audiovisual e redefinindo o futuro das produtoras de vídeo. Em 2025, as produtoras têm adotado ferramentas baseadas em inteligência artificial em todas as etapas da produção de vídeo — da roteirização automática à edição e finalização. A promessa é de maior produtividade, redução de custos operacionais e liberação de tempo criativo para as equipes humanas, como apontado pela matéria.
Ao analisar as perspectivas para o setor, Isaque Teixeira, editor e finalizador de projetos especiais de vídeo, com mais de 15 anos de experiência em edição de conteúdo, edição de vídeo e finalização de peças audiovisuais, comenta que os desafios contemporâneos de entretenimento e mídia vão além da inovação tecnológica. Eles passam pela democratização do acesso, pela responsabilidade social e pelo engajamento com práticas sustentáveis e acessíveis. “A eficiência hoje não é apenas entregar rápido e barato. É entregar com impacto, qualidade e representatividade”, cita o especialista.
A pesquisa da PWC Brasil indica que, mesmo com a desaceleração do crescimento pós-pandemia, o setor de E&M segue em expansão, com previsão de receita de US$ 41,3 bilhões no Brasil até 2027. Para quem atua na linha de frente da produção audiovisual, como Isaque, esse dado reforça a necessidade de otimizar fluxos de trabalho e buscar eficiência operacional. “A automação, especialmente via IA, torna-se indispensável para lidar com volumes crescentes de conteúdo e prazos apertados, sem comprometer a qualidade. A pressão por entregas rápidas e em múltiplos formatos exige que o profissional de edição domine ferramentas inteligentes, que automatizam tarefas repetitivas e liberam tempo para a criatividade e a curadoria da narrativa”, avalia Isaque.
Ao longo de sua carreira, Isaque participou da edição de programas de TV como “Esporte Espetacular” (TV aberta), “Troca de Passes”, “Fala Muito” e “Tá na Área” no Sportv, além de séries como “Socorro! Meu Filho Come Mal” e “Fazendo a Festa” no GNT, e “Vai pra Onde?” no Multishow. Todos canais oficiais do Grupo Globo, maior empresa de mídia do Brasil. Ele também trabalhou no documentário premiado “Recomeço Brumadinho” e foi palestrante no Festival internacional de cinema de Itabaiana em 2021. Para ele, o papel do editor se torna mais interdisciplinar. “Hoje um profissional precisa dialogar com analistas de dados, designers de interface, engenheiros de som e especialistas em acessibilidade. É a convergência de talentos que garante que uma campanha, uma série ou até mesmo um vídeo institucional atinja seus objetivos, respeitando parâmetros de eficiência técnica e representatividade social”, completa.
Segundo o portal Meio & Mensagem, produtoras estão desenvolvendo tecnologias proprietárias para leitura e decupagem de roteiros, manipulação facial com deepfake e adaptação automática de voz. Para Isaque, que também tem experiência com CGI e integração de filmagens com elementos de animação, o potencial técnico é imenso, mas exige parâmetros éticos claros. “Precisamos assegurar que a IA seja uma aliada da criação, e não uma ferramenta de distorção ou apropriação indevida de identidades artísticas”, argumenta.
Ainda sobre os impactos da automação, Isaque ressalta que ferramentas baseadas em IA estão moldando uma nova lógica de produção, sobretudo na edição de vídeos. “Hoje conseguimos usar algoritmos para cortar cenas com base na entonação de voz, sincronizar trilhas automaticamente, aplicar correções de cor em lotes inteiros e restaurar vídeos antigos com alta fidelidade de detalhes e qualidade. Isso redefine o papel do editor: deixamos de ser apenas operadores de software e passamos a ser estrategistas criativos que direcionam os sistemas para entregar conteúdo com propósito e estética”. Para ele, a automação não elimina empregos — ela muda as competências exigidas no setor audiovisual.
O recente lançamento da ferramenta de filme do Google, que promete ajudar os roteiristas e cineastas a explorar ideias e criar cenas para suas histórias, é um exemplo de ferramenta tecnológica com várias funcionalidades, tanto para quem tem experiência quanto para iniciantes na indústria de produção cinematográfica. Para Isaque, que é proficiente no uso de softwares de edição e pós-produção padrão do setor, incluindo Adobe Premiere, After Effects, Photoshop, Illustrator, Avid e DaVinci Resolve, esse lançamento amplia o escopo da profissão e reforça a necessidade de constante atualização profissional. “Os editores de vídeo que souberem integrar eficiência tecnológica e operacional com consciência estética e social serão os protagonistas dessa nova era audiovisual”, finaliza.
Quem disse que só dá para se divertir com um jogo enquanto o joga? Um estudo recente da Midia Research revelou que os gamers estão dedicando mais tempo assistindo a vídeos sobre jogos do que efetivamente jogando. Os jogadores entrevistados gastam 7,4 horas semanais jogando, enquanto consomem 8,5 horas de conteúdos relacionados a games em plataformas como YouTube e Twitch.
Ainda de acordo com uma pesquisa da ENV Media e dados do Twitch Tracker, os jogadores ao redor do mundo passam, em média, 47,5 horas por mês assistindo transmissões na Twitch. Em novembro de 2024, apenas os seis jogos mais populares representaram 177 milhões de horas assistidas, o que equivale a 42% do total de visualizações naquele mês. No geral, os jogos transmitidos na plataforma somaram impressionantes 421,43 milhões de horas assistidas, refletindo o alcance massivo e o apelo global dos games no universo do streaming.
Outro dado relevante revela a expressiva presença da comunidade lusófona na Twitch. Embora os canais em português representem apenas 4,93% do total nos últimos sete dias, o idioma ocupa a quarta posição entre os mais falados da plataforma, ficando atrás apenas do inglês, espanhol e russo. Esse destaque mostra não apenas o crescimento do público de língua portuguesa no cenário global dos games, mas também o potencial de expansão desse mercado dentro da Twitch e demais plataformas de transmissão ao vivo.
Spaceman: uma alternativa acessível e atrativa
Nesse contexto, os jogos de crash, como Aviator e Spaceman, aparecem como uma alternativa promissora, especialmente com a regulamentação do mercado de apostas e plataformas de iGaming no Brasil. Diferentemente de títulos com curvas de aprendizado acentuadas, como jogos no estilo Souls ou rogue-like, os jogos de cassino, como crash ou slots, oferecem uma abordagem simples e direta. Essa simplicidade reduz a barreira de entrada para novos jogadores e proporciona uma experiência menos exigente em termos de habilidade e tempo.
Em Spaceman, os jogadores acompanham uma mecânica básica, onde podem apostar e decidir o momento ideal para encerrar a jogada antes que “o crash” aconteça. De acordo com dados da KTO, Spaceman está no top 4 dos jogos de crash preferidos entre os brasileiros. Além disso, os multiplicadores registrados chegaram a impressionantes 9.033827521x, destacando a sorte como um elemento central e atrativo dessas experiências.
Embora a regulamentação das apostas ainda gereopiniões divergentes no país, é inegável que o potencial econômico e a acessibilidade desses jogos, que se tornam cada vez mais tecnológicos, têm atraído até mesmo jogadores iniciantes. Em um mercado que busca priorizar práticas de jogo responsável, o investimento em streamings e conteúdos voltados exclusivamente para o público maior de 18 anos surge como uma estratégia para aliar entretenimento ao desenvolvimento do setor de iGaming.
Em um cenário de digitalização crescente e ameaças cada vez mais sofisticadas, a segurança cibernética se consolidou como um dos principais desafios corporativos do país. É o que revela a pesquisa Riscos Cibernéticos — A percepção das lideranças brasileiras e práticas adotadas, realizada pela Grant Thornton Brasil e Opice Blum Advogados, especializado em direito digital.
O levantamento, feito com 248 empresas brasileiras de diversos portes e setores, mostra que 79% dos executivos acreditam que suas empresas estão mais expostas a ataques cibernéticos do que em anos anteriores. Além disso, 66,5% apontam a cibersegurança entre os cinco maiores riscos corporativos, reforçando a urgência do tema.
“As empresas reconhecem o risco, mas muitas ainda não conseguem transformar essa percepção em planos estruturados de proteção. É um gap perigoso entre a consciência e a ação”, afirma Everson Probst, sócio de cibersegurança da Grant Thornton. “A maturidade digital precisa andar lado a lado com a maturidade em segurança cibernética”, reforça.
As principais vulnerabilidades identificadas no estudo incluem:
Ataques de phishing e ransomware estão entre as ameaças mais temidas, citadas por 69% e 67% dos respondentes, respectivamente;
Menos de um terço das empresas (25%) possuem seguro cibernético;
Embora 67% possuam plano de resposta a incidentes, ainda há uma em cada quatro empresas sem proteção adequada;
Apesar de 83% promoverem ações de capacitação, apenas 21% consideram seus treinamentos altamente eficazes;
A alta direção está ativamente envolvida em 85% das empresas que realizam mapeamento e controle de riscos cibernéticos.
O papel da liderança e da cultura organizacional
O estudo revela uma nítida correlação entre o engajamento da alta gestão e a adoção de práticas mais robustas de segurança digital. Empresas com liderança ativamente envolvida são aquelas que mapeiam riscos, treinam equipes com regularidade e reagem com mais agilidade a incidentes.
“O distanciamento da liderança das pautas de segurança e privacidade não se revela apenas em falhas técnicas ou incidentes. Ele aparece no desconhecimento dos riscos, na demora em responder a crises e na baixa prioridade que o tema ocupa nas agendas estratégicas”, explica Tiago Neves Furtado, sócio do Opice Blum Advogados.
“A segurança cibernética não pode ser tratada como um problema técnico. Ela precisa ser parte da estratégia de negócios, com envolvimento direto da liderança”, afirma Everson Probst. “O primeiro passo é a governança: definir papéis, responsabilidades e dar visibilidade ao tema no board”, completa.
Com base nos dados da pesquisa, Everson Probst destaca cinco frentes importantes para fortalecer a segurança cibernética nas empresas:
Mapeamento contínuo de riscos: “Conhecer seus próprios pontos vulneráveis é o início de qualquer estratégia de proteção. Empresas que fazem análises periódicas e preventivas tendem a reagir melhor a incidentes”.
Estruturação de planos de resposta a incidentes testados e atualizados: “Ter um plano guardado na gaveta não basta. É preciso revisar, simular e treinar rotinas de resposta, como fazemos com planos de evacuação ou contingência física”.
Adoção de frameworks reconhecidos: “Ferramentas como a ISO 27001 e o NIST CSF 2.0 oferecem bases sólidas para implantar políticas e controles eficazes de segurança da informação”.
Capacitação contínua e segmentada de colaboradores: “Pessoas continuam sendo o elo mais frágil. Campanhas de phishing simuladas, treinamentos modulares e ações gamificadas são formas mais eficazes de educar a equipe”.
Seguro cibernético como última camada de proteção: “O seguro não substitui a prevenção, mas é parte essencial da gestão de riscos. Com o aumento das ameaças, empresas precisam incluir essa proteção em seu planejamento financeiro”.
Falta de notificação e riscos regulatórios
A pesquisa também mostra que, mesmo após sofrerem incidentes, 58% das empresas não notificaram autoridades reguladoras — um número preocupante diante da obrigatoriedade de comunicação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) em até três dias úteis em caso de risco ou dano relevante, conforme a Resolução CD/ANPD 15/2024.
“Não notificar pode parecer uma forma de evitar exposição, mas o custo regulatório e reputacional pode ser ainda maior. As empresas precisam entender que transparência é também um pilar da segurança”, reforça Probst.
“Ainda prevalece entre muitas organizações a ideia de que o silêncio oferece menos risco do que a transparência. Há desconfiança sobre como a ANPD reagirá, se aplicará sanções, medo de judicializações e receio da reação dos titulares — quando, na verdade, o caminho da conformidade e da comunicação responsável deveria ser visto como um investimento em credibilidade e resiliência”, conclui Tiago.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa “Riscos Cibernéticos — A percepção das lideranças brasileiras e práticas adotadas” foi conduzida entre março e dezembro de 2024 com 248 empresas nacionais de diferentes portes e setores, para mapear a maturidade em segurança cibernética e as práticas adotadas no país.
Em maio de 2025, uma análise conduzida por universidades brasileiras e órgãos de vigilância detectou a presença de Listeria monocytogenes em 7,3% de 248 amostras de alimentos de origem animal — incluindo queijos, carnes de frango, cortes bovinos, miúdos e produtos ultraprocessados como nuggets e empanados. Destacou-se, em particular, uma taxa de 84% de contaminação em amostras de frango mecanicamente separado. Segundo os pesquisadores, a recorrência desses patógenos está associada a práticas inadequadas de higienização e a falhas na prevenção de contaminação cruzada durante o processamento.
Nos últimos anos, casos de contaminação por bactérias como Listeria monocytogenes e Escherichia coli O157:H7, registrados em alimentos industrializados, evidenciaram fragilidades nos processos de manipulação e distribuição em larga escala. Diante desse cenário, especialistas em segurança alimentar recomendam a adoção de boas práticas de fabricação, higienização rigorosa de superfícies e utensílios, separação entre áreas de alimentos crus e prontos para consumo e monitoramento constante da temperatura durante o transporte e armazenamento.
A Dra. Pamela Cristina da Silva Valquerizo, médica veterinária com expertise em inspeção e segurança sanitária de alimentos, destaca que esses e outros casos evidenciam a necessidade de protocolos rigorosos de biossegurança e rastreabilidade na cadeia produtiva de alimentos. “Os incidentes com o manejo dos alimentos podem ilustrar a fragilidade de sistemas que não mantêm um controle estrito em cada etapa. Falhas na temperatura e contaminação cruzada são pontos críticos que médicos veterinários inspecionam rotineiramente. A rastreabilidade eficaz, desde a origem da matéria-prima até o produto final, é essencial para identificar rapidamente a fonte de contaminação e mitigar os impactos em casos de surto”, observa.
No contexto dos Estados Unidos, conforme notícia do portal Apnews, o Departamento de Agricultura (USDA) passou a considerar agora em 2025 a bactéria Salmonella um adulterante em certos produtos de frango congelados e empanados. A intoxicação por salmonela é responsável por mais de 1,3 milhão de infecções e cerca de 420 mortes por ano nos EUA. “A decisão do USDA de declarar a Salmonella um adulterante em certos produtos de frango demonstra uma postura proativa na proteção da saúde pública. Essa medida exige um controle ainda mais rigoroso por parte da indústria e reforça a necessidade de programas de monitoramento eficazes, nos quais os veterinários desempenham um papel central na implementação e verificação das medidas de controle”, avalia a Dra. Valquerizo, mestranda em segurança alimentar pela Tech Universidad Tecnológica.
No contexto brasileiro, a importância da medicina veterinária na segurança alimentar é reconhecida por entidades como o Conselho Regional de Medicina Veterinária, que ressalta o papel dos profissionais na inspeção de produtos de origem animal e na prevenção de doenças transmitidas por alimentos (DTAs). “No Brasil, a atuação dos veterinários, desde as propriedades rurais até os estabelecimentos de processamento, é fundamental. A inspeção ante e post-mortem de animais, a verificação das condições higiênico-sanitárias e a orientação sobre boas práticas de produção são atividades diárias que contribuem significativamente para a oferta de alimentos seguros à população”, complementa a Dra. Valquerizo.
De acordo com a Embrapa Suínos e Aves, a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), especialmente causada pelos subtipos H5 e H7, é considerada de alto risco em aves e é de notificação obrigatória tanto a órgãos nacionais quanto internacionais. A Dra. Pamela, falando sobre a interconexão entre a saúde pública e a economia, lista o que pode ser feito para conter a disseminação da doença e evitar prejuízos maiores. “Durante minha trajetória de trabalho em granjas, supermercados e frigoríficos no Brasil, comprovei a importância de adotar protocolos eficazes, como o Hazard Analasys and Critical Control Point (HACCP), desenvolver ações de inspeção, auditorias e oferecer programas de capacitação que promovam mudanças significativas nas rotinas operacionais dos produtores rurais. A rápida detecção, o controle sanitário rigoroso e a atuação coordenada dos serviços veterinários oficiais são cruciais”, explica a especialista que é autora dos livros “Guardians of the Plate: The Veterinarian’s Role in Food Safety and Inspection” e “The Role of Veterinarians in the Inspection of Animal-Origin Products”, que abordam o papel dos veterinários na segurança e saúde alimentar.
Dra. Pamela Cristina Valquerizo, que possui mais de 13 anos de experiência em inspeção sanitária, conformidade regulatória e atendimento clínico veterinário, defende a atuação vital do veterinário no controle da qualidade dos itens de origem animal, conforme entrevista concedida ao portal D24m, onde fala sobre os desafios que os médicos veterinários enfrentam. “Eles monitoram e inspecionam as instalações da produção. Eles avaliam a saúde dos animais, garantem que estejam sendo criados e alimentados adequadamente, realizam testes de diagnóstico de doenças, implementam medidas de controle sanitário e garantem a qualidade dos produtos”, declara a especialista.
Afirma a Dra. Pamela que, diante da complexidade e da recorrência desses desafios no âmbito da segurança alimentar, a atuação integrada e colaborativa de profissionais da medicina veterinária, órgãos reguladores competentes e a indústria alimentícia como um todo é fundamental para garantir a oferta de alimentos seguros e a proteção da saúde da população, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos e em outras nações ao redor do mundo. “A expertise dos veterinários, aliada a regulamentações eficazes e ao comprometimento da indústria, constitui a base para a construção de um sistema alimentar mais seguro e resiliente. O investimento contínuo em tecnologia, protocolos sanitários e capacitação de equipes pode fortalecer a confiança da população na cadeia produtiva de alimentos mundial”, finaliza a Dra. Valquerizo.
A Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) marcará presença na IFAT Brasil 2025 – Feira Internacional de Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos, que será realizada de 25 a 27 de junho, no São Paulo Expo, em São Paulo.
No dia 26 de junho, das 11h às 12h30, no auditório Blue Stage, a AESabesp integrará o painel “A importância das entidades dos profissionais do saneamento para a universalização da prestação dos serviços”.
A entidade será representada por seu presidente, Agostinho Geraldes, e pelo diretor técnico, Reynaldo Young Ribeiro, que trarão suas contribuições sobre o papel das associações no fortalecimento do setor. Também participam da mesa Nivaldo Rodrigues da Costa Júnior, diretor regional da Sabesp e presidente da ABES-SP, e Débora Longo, diretora executiva de Operação e Manutenção da Sabesp – ambos associados da AESabesp.
Durante o debate, os participantes discutirão como as entidades profissionais têm apoiado a capacitação técnica, fortalecido a gestão operacional das empresas e contribuído para as metas de universalização dos serviços de água e esgoto no país.
Serviço:
O quê: IFAT Brasil 2025 – Painel “A importância das entidades dos profissionais do saneamento para a universalização da prestação dos serviços”
Quando: dia 26 de junho
Horário: das 11h às 12h30
Onde: São Paulo Expo – Auditório Blue Stage
Rodovia dos Imigrantes, 1,5km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Diante dos complexos desafios que o marketing político enfrenta nas plataformas digitais e seus impactos na formação da opinião pública, um novo e-book foi elaborado para comunicadores, pesquisadores e profissionais da área. O e-book “A Dialética da Comunicação Digital para a Esquerda: Desafios, Estratégias e a Busca por Hegemonia”, é uma publicação que busca mapear, com base teórica e prática, os principais dilemas enfrentados pelos setores progressistas no ambiente digital.
A obra escrita pelo estrategista político, professor e especialista em campanhas eleitorais, Yuri Almeida, conta com 24 capítulos. O e-book cobre desde a ascensão da extrema-direita nas redes e as falhas estruturais na comunicação progressista, até os desafios contemporâneos como racismo algorítmico, desinformação, polarização digital e hegemonia discursiva. O livro também propõe caminhos para a esquerda disputar espaço com mais eficácia, como o uso estratégico de memes, músicas, narrativas afetivas e plataformas como WhatsApp e TikTok.
Referenciado por autores como Jürgen Habermas, Antonio Gramsci, Nancy Fraser, bell hooks e Slavoj Žižek, a publicação tem como objetivo fornecer novas perspectivas e estratégias para a comunicação nesse cenário dinâmico e em constante evolução — com destaque para a necessidade de monitoramento de dados, formação de comunidades digitais engajadas e construção de narrativas emocionalmente mobilizadoras.
“A comunicação política contemporânea exige mais do que informação. Ela demanda afeto, linguagem acessível e um entendimento profundo dos mecanismos digitais”, afirma Yuri Almeida, que assina reflexões no livro sobre framing, influência de algoritmos e a relevância dos dados para estratégias eleitorais e comunicacionais de longo prazo.
Disponível para venda no site, o e-book é indicado para comunicadores, militantes, assessores e interessados nos desafios da política digital do século XXI.
Com 15 anos de jornalismo digital, dez anos de conteúdo de influência e uma história que nasceu no YouTube e foi parar em multiplataformas: TikTok, Kwai, YouTube, LinkedIn, X (antigo Twitter), Threads e no mundo dos blogs, e presente desde 2007 na blogosfera e desde 2014 com seu blog (EldoGomes.com.br), o criador de conteúdo relata sua história em um e-book gratuito com o intuito de inspirar outros profissionais/creators no segmento.
O comunicador digital Eldo Gomes (@EldoGomes), conhecido por sua atuação no YouTube e em outras redes sociais, lançou um e-book gratuito que narra sua trajetória profissional desde os tempos da internet discada até a era das plataformas digitais.
Com mais de 111 mil inscritos e 759 vídeos publicados desde 27 de julho de 2015, o canal EldoGomesTV ultrapassou 1,6 milhão de visualizações. Os conteúdos abordam temas como turismo, entretenimento, tecnologia e cultura pop.
Brasiliense, Eldo Gomes (@EldoGomes) reúne em seu e-book experiências acumuladas ao longo de mais de 15 anos de atuação no jornalismo e na produção de conteúdo digital. A publicação detalha sua migração do universo dos blogs para uma presença ativa em diversas plataformas. Além de apresentar o vídeo cast e podcast de Brasília Papo com Eldo (@PapoComEldoTV).
Atualmente, o influenciador concentra esforços no Instagram, plataforma na qual possui mais de 103 mil seguidores. Seus vídeos em formato Reels tratam de temas diversos, como cultura, cotidiano e tendências digitais. “Sou apaixonado pelo universo de criar conteúdo e fazer vídeos criativos. Somo o jornalismo com as redes sociais e estou sempre atento ao que a minha comunidade busca. Seja no turismo, na tecnologia ou até mesmo sobre Brasília”, destaca Eldo.
O público que esteve no Festival Interlagos na manhã do último domingo (01), pôde acompanhar de perto o Arena Freestyle Show, que foi uma das atrações do evento. Com arquibancadas lotadas, foram duas horas de saltos e manobras, reforçando a importância da apresentação para a modalidade.
O evento aconteceu no Autódromo de Interlagos, templo do automobilismo brasileiro, e trouxe para a pista, nomes do freestyle motocross nacional e internacional. Diferente de uma competição tradicional, essa edição não teve caráter de disputa. Foi uma apresentação feita exclusivamente para o público, que pôde acompanhar toda a técnica em manobras de alto nível de dificuldade.
Entre os pilotos, dois nomes tiveram destaque: o brasileiro Fred Kyrillos, hexacampeão brasileiro de freestyle motocross e o japonês Taka Higashino, tricampeão dos X-Games e criador da manobra “California Roll”, também conhecida como “Taka Roll”. A presença de Taka como convidado foi um dos diferenciais do evento.
O show contou ainda com as participações dos pilotos: Jeff Campacci, campeão do Arena Freestyle Show em 2022, Marcelo Simões, campeão mundial de Best Whip, além de Diego Dias, Gian Bergamini e Tatá Mello. Durante toda a apresentação, o público viu de perto manobras como backflips, superman, cliffhangers, whips e a aguardada Cali Roll, executada pelo piloto oriental. Foram apresentações individuais e execuções em grupo com todos os pilotos saltando em sequência.
O Arena Freestyle Show integrou a programação oficial do Festival Interlagos, um dos maiores eventos de motociclismo da América Latina. “Com sucesso de público e repercussão positiva, o Arena Freestyle Show reforça seu papel como uma das maiores plataformas de divulgação do freestyle motocross no país, levando esporte, entretenimento e adrenalina para fãs de todas as idades”, analisou Carlinhos Romagnolli, promotor do evento.
O Arena Freestyle Show tem patrocínio do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Esporte), Monster e Honda. Co-patrocínio: Kawasaki. O apoio é do Festival Interlagos, Revista Dirt Action e Moto Channel Brasil. A realização é da Romagnolli Promoções e Eventos, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e da Liga Nacional de Esportes a Motor (Linem).
A economia circular está modificando a forma como utilizamos recursos, especialmente na produção agrícola. Na cultura da palma de óleo, o conceito que elimina desperdícios e mantém materiais em uso pelo maior tempo possível, é fundamental para garantir uma produção eficiente e ambientalmente responsável.
O modelo adotado pelo Grupo BBF (Brasil BioFuels) exemplifica essa abordagem ao minimizar impactos ambientais e maximizar a utilização de recursos. No cultivo da palma de óleo, práticas sustentáveis têm sido amplamente implementadas para garantir que toda a cadeia produtiva opere dentro do conceito de economia circular.
O CEO do Grupo BBF, Milton Steagall, destaca que a economia circular na cultura da palma de óleo é essencial para o meio ambiente e toda região Amazônica. “Nosso modelo de produção busca o aproveitamento total dos recursos, desde a biomassa gerada no processamento do fruto, passando pela compostagem e a fertirrigação, proporcionando uma adubação sustentável e orgânica das nossas áreas de plantio. Diferente do modelo linear tradicional, que segue a lógica de extrair, usar e descartar os resíduos, a economia circular garante um ciclo produtivo com o menor impacto ambiental possível”, afirma.
A adoção da economia circular no cultivo da palma de óleo gera vários benefícios ambientais e econômicos, que vão da redução de resíduos ao desenvolvimento socioeconômico. Na produção do óleo de palma, subprodutos como cascas, bagaço e fibras do fruto são transformados em biomassa para geração de energia limpa e renovável em comunidades Amazônicas atendidas pelos Sistemas Isolados. Esse processo substitui o uso de combustíveis fósseis e reduz as emissões de gases de efeito estufa.
Desde 2008, o Grupo BBF atua no cultivo sustentável da palma de óleo, produção de biocombustíveis e geração de energia renovável, atuando em 5 estados da região Norte. Na prática, os processos da companhia comprovam que é possível utilizar recursos da produção agrícola, minimizando impactos ambientais em toda a cadeia produtiva, garantindo contribuição para a economia circular na Amazônia.
Um dos destaques deste processo, é a primeira usina termelétrica híbrida localizada em São João da Baliza, no estado de Roraima. A usina implantada em 2023, combina óleo vegetal e biomassa oriundos da palma e gera energia elétrica para população de Roraima, único Estado da federação não integrante do Sistema Interligado Nacional. “A biomassa gerada pela palma de óleo é um diferencial estratégico para a bioeconomia. Conseguimos transformar resíduos em soluções energéticas sustentáveis e, em conjunto com os biocombustíveis desenvolvidos pelo Grupo BBF, é possível gerar energia elétrica para mais de 140 mil moradores na região Amazônica atendidos pelos Sistemas Isolados”, diz Steagall.
Nos mais de 75 mil hectares de palma de óleo cultivados pela companhia, que recuperam áreas degradadas da Amazônia, o Grupo BBF já realizou cerca de 5 mil registros e foram identificadas mais de 400 espécies de animais silvestres nas últimas campanhas de monitoramento. São repteis, anfíbios, aves, mamíferos e peixes, alguns deles classificados como raros e até mesmo ameaçados de extinção. Além disso, a empresa cuida de mais de 60 mil hectares de áreas de Reserva Legal, que estocam anualmente cerca de 26,6 milhões de toneladas de carbono no Pará e 3,1 milhões toneladas de carbono em Roraima.
Outra influência positiva da operação da empresa está na redução dos focos de desmatamento. De acordo com levantamento realizado em maio deste ano pelo sistema MapBiomas (alertas de desmatamentos), as áreas em um raio de 15 km de distância das operações da empresa no sul de Roraima apresentaram uma redução média de 85% nos alertas de desmatamento – em comparação a um raio de 50 km. “Isso reforça a influência positiva das práticas de preservação ambiental em relação às atividades do Grupo BBF. Além de gerar renda e emprego, nosso cultivo sustentável da palma recupera áreas já degradadas pelo desmatamento e contribui para manter a floresta amazônica em pé, fortalecendo a economia circular em toda cadeia.”, conclui Steagall.
Sobre o Grupo BBF
O Grupo BBF (Brasil BioFuels), empresa brasileira fundada em 2008, é produtor de óleo de palma da América Latina, com área cultivada superior a 75 mil hectares e capacidade de produção de 200 mil toneladas de óleo por ano. A empresa atua na criação de soluções sustentáveis para a geração de energia renovável nos sistemas isolados, com usinas termelétricas movidas a biocombustíveis produzidos na região. Sua atividade agrícola recupera áreas que foram degradadas até 2007 na Amazônia, seguindo o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo (ZAE), aprovado pelo Decreto 7.172 do Governo Federal, de 7 de maio de 2010.
O Grupo BBF criou um modelo de negócio integrado em que atua do início ao fim da cadeia de valor – desde o cultivo sustentável da palma de óleo, extração do óleo bruto, produção de biocombustíveis, biotecnologia e geração de energia renovável. As operações do Grupo BBF estão situadas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, compreendendo 5 polos produtivos de cultivo de palma de óleo, 3 indústrias de óleo de palma, 26 usinas termelétricas em operação (sendo 2 unidades para geração e consumo próprio) e uma indústria de biodiesel.
O compromisso com a sustentabilidade já é uma realidade para mais da metade das empresas brasileiras, segundo o novo Panorama da Sustentabilidade Corporativa 2025, produzido pela Amcham Brasil em parceria com a Humanizadas. O estudo mostra que 52% das empresas no país estão engajadas de forma concreta com práticas sustentáveis, um salto em comparação aos 41% registrados no ano anterior.
De acordo com a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), quase 50% das construtoras já consideram critérios ambientais como fatores determinantes em seus projetos. Organizações como a Emccamp Residencial e a Ampla Urbanismo, empresa especializada em projetos de loteamento e desenvolvimento urbano do Grupo EPO, mostram que é possível aliar inovação, rentabilidade e impacto positivo, contribuindo de forma concreta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente os ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
Compromisso ambiental que começa na fundação
Com quase 50 anos de história, a Emccamp Residencial vem ampliando sua atuação ambiental em todos os níveis da operação. Em 2024, a empresa realizou o plantio de 23 mil árvores nativas, entre ações compensatórias e de paisagismo, como parte da política de contribuição ativa com a biodiversidade local.
Segundo Rodrigo do Nascimento, coordenador de meio ambiente da Emccamp, o compromisso com o meio ambiente faz parte da identidade da companhia. “A sustentabilidade não está apenas em nossos canteiros de obras, mas se estende à forma como planejamos nossos produtos, gerimos recursos e lidamos com a comunidade e o entorno.”
Entre as ações sustentáveis mais recentes da Emccamp estão a substituição da frota para uso exclusivo de etanol, reduzindo quase 10 toneladas de CO₂ por mês, e a adoção do conceito paperless, com projetos digitais e menor uso de papel. A empresa também investe em energia solar, como no residencial Árbor Atlântica, em São Paulo (SP), que reúne soluções sustentáveis como hortas comunitárias, áreas permeáveis, captação de água da chuva e coleta seletiva, alinhadas ao Selo Azul da Caixa.
Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) próprias foram implantadas pela empresa em locais sem rede pública. Também foram adotados sistemas de reaproveitamento de água que recolhem a água de pias para uso em mictórios, entre outras iniciativas.
Urbanismo sustentável e proteção àbiodiversidade
Na avaliação de Alexandre Nagazawa, arquiteto urbanista e diretor da Bloc Arquitetura Imobiliária, o mercado imobiliário precisa ir além do estabelecido por normas. “A urgência climática exige uma postura propositiva: é preciso devolver mais à sociedade e ao meio ambiente, por meio de projetos que, com criatividade e bom design, contribuam positivamente para a paisagem, a vida comunitária e a saúde ambiental dos territórios”, afirma o arquiteto. O especialista ainda enfatiza que as empresas devem abraçar o compromisso de deixar um legado que transcende a edificação em si.
Adriano Manetta, vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), considera que a disponibilidade de parques e áreas verdes é também um dos elementos de valorização imobiliária. “Antes disso, o mais importante era a oferta de comércio e serviços nas proximidades da residência; uma área verde, portanto, deve produzir uma percepção de valor aos imóveis”, analisa Manetta.
Na visão da gerente de meio ambiente do Grupo EPO, Juliana Santos, a sustentabilidade também vai além de certificações: ela deve ser pensada desde o planejamento urbano até a convivência nos empreendimentos. Por meio da Ampla Urbanismo, a empresa tem atuado com foco na conservação da biodiversidade, com a proteção de espécies nativas, corredores ecológicos e Áreas de Preservação Permanente integradas aos projetos imobiliários.
“Para além da obra finalizada e produtos imobiliários, buscamos oferecer um modelo de urbanização que valoriza a paisagem, protege os recursos naturais e fortalece o senso de pertencimento com a natureza, o que é essencial em um planejamento nos dias atuais. A promoção de uma vida mais conectada ao meio ambiente, por vezes, exige a restauração de ambientes naturais para possibilitar a integração entre cidade, arquitetura e natureza de maneira fluida”, destaca.
Entre as iniciativas em destaque, está a proteção de habitats naturais por meio da manutenção de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e áreas verdes integradas aos projetos, como nos empreendimentos Jardim da Serra e Oásis da Serra, ambos em Sete Lagoas (MG), e no Quintas de Cachoeira, entre Cachoeira do Campo e Glaura, na região de Ouro Preto.
A recuperação da Lagoa da Chácara, em Sete Lagoas, também é um projeto emblemático. O corpo d’água, que estava seco há mais de 40 anos, teve sua lâmina d’água restaurada por meio da escavação do leito e da construção de uma rede de drenagem que agora permite o escoamento gradual da água para o córrego do Diogo, reduzindo riscos de alagamento e reconstituindo o ecossistema local. O projeto também prevê a preservação da mata adjacente à lagoa e aos cursos d’água presentes no terreno.
Outro destaque é o monitoramento de fauna em áreas de atuação, como no Quintas de Cachoeira. “Este acompanhamento é essencial para garantir que nosso progresso caminhe lado a lado com a preservação ambiental. Em áreas como o Quintas de Cachoeira, essa prática não só amplia o conhecimento sobre a biodiversidade local, mas também orienta a execução de nossas obras de forma mais responsável e sustentável”, destaca Juliana.
Os moradores de São Paulo poderão aproveitar chopp artesanal com 50% de desconto neste sábado, dia 7 de junho. No evento Chopp Sem Imposto, que acontece na Cervejaria Nacional, a partir do meio-dia, todos os chopps artesanais da casa serão vendidos pela metade do preço.
A iniciativa ocorre anualmente e é organizada pelo ILISP (Instituto Liberal de São Paulo) para conscientizar a população sobre o impacto dos impostos embutidos no consumo de produtos comuns como alimentos e bebidas.
O ILISP também é responsável por projetos de impacto social em escala nacional como o Liberdade para Trabalhar, que atua na redução de barreiras burocráticas ao empreendedorismo, e o CEP para Todos, que leva CEPs digitais a moradores de favelas, facilitando o acesso a serviços essenciais.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), cada brasileiro trabalhou, em média, 149 dias neste ano somente para pagar impostos. Segundo o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), os brasileiros já pagaram mais de R$ 1,7 trilhão em impostos em 2025, um aumento de quase 10% em relação à carga tributária do ano passado.
Os interessados em participar também podem concorrer a R$ 200 em consumação durante o evento, mediante inscrição gratuita no site www.semimposto.org. O sorteio será realizado no próprio sábado, entre os inscritos confirmados. A entrada é gratuita.
Serviço:
Chopp Sem Imposto Local: Cervejaria Nacional – Av. Pedroso de Morais, 604 – Pinheiros, São Paulo/SP Data: Sábado, 07 de junho Horário: Das 12h às 23h59 Benefício: Chopps artesanais com 50% de desconto Valor da entrada: Entrada gratuita Sorteio: R$ 200 em consumação para inscritos pelo site: www.semimposto.org
O Multiply Group (ADX: MULTIPLY), uma holding de investimentos com sede em Abu Dhabi, apresenta o Multiply Media Group (MMG), que reúne as três empresas líderes no mercado fora de casa (OOH) em seu portfólio para a criação de uma nova potência de mídia com sede nos Emirados Árabes Unidos. A combinação da BackLite Media, Viola Media e Media 247 sob o Multiply Media Group representa um movimento significativo que deve influenciar o futuro da mídia tecnológica nos Emirados Árabes Unidos e no mundo.
Multiply Group lights up the world with the launch of Multiply Media Group, creating a media powerhouse headquartered in the UAE (Photo: AETOSWire)
Samia Bouazza, GCEO e diretora-gerente do Multiply Group, disse: “O lançamento do Multiply Media Group representa a consolidação de uma mídia de grande relevância nos Emirados Árabes Unidos. Ao reunir ativos de mídia líderes de mercado em um único grupo, impulsionado por inteligência artificial e tecnologia, reforçamos o nosso compromisso com a geração de valor a longo prazo e o retorno aos acionistas. O MMG estabelece uma base sólida para as nossas ambições globais e estratégias de investimento com perspectiva de longo prazo”.
O MMG foi apresentado no Congresso Anual da World Out of Home Organization (WOO), realizado na Cidade do México, e, simultaneamente, chamou a atenção por meio de uma aquisição global nas principais mídias DOOH, iluminando cidades e telas em todo o mundo com sua presença ousada. A mudança está relacionadaàexpansão global do Multiply Group, uma holding de US$ 7,2 bilhões que faz parte da IHC, a holding mais valiosa do Oriente Médio, com um valor de mercado de mais de US$ 240 bilhões. O grupo recém-consolidado servirá como uma plataforma de lançamento para assegurar oportunidades regionais e internacionais que possam surgir no setor de mídia por meio dos negócios do portfólio da MM.
O MMG terá um impacto positivo no desempenho e inovação em todos os setores de mídia OOH, remodelando o cenário midiático dos Emirados Árabes Unidos por meio de escala, inteligência artificial e parcerias estratégicas. Para alcançar sua meta, o MMG aportará recursos em ativos de mídia com grande potencial, promoverá o crescimento com inovação e estabelecerá sinergias em seu portfólio com investimentos estratégicos.
Jawad Hassan, chefe de mídia e comunicações verticais do Multiply Group, disse: “Durante vários anos, a ambiciosa estratégia de crescimento do Multiply Group no setor de mídia nos levou de um portfólio integrado de três líderes do setor a uma potência da mídia com grande potencial para redefinir todo o cenário da mídia regional para criar impacto imediato e valor de longo prazo para os clientes. Com o MMG, estamos prontos para abraçar as tendências emergentes em nosso setor, particularmente o papel transformador da inteligência artificial, e pretendemos investir continuamente em tecnologias que nos permitam criar campanhas dinâmicas e inovadoras.”
A abrangência do MMG é de 3.000 unidades de publicidade nos Emirados Árabes Unidos, incluindo mais de 75 ativos premium na Sheikh Zayed Road, em Dubai, apoiados por acordos de cooperação de longo prazo com a Autoridade de Estradas e Transportes (RTA) (Mada Media) em Dubai e o Departamento de Municípios e Transportes (DMT) em Abu Dhabi.
James Bicknell, CEO do Multiply Media Group, disse: “O Multiply Media Group é lançado como um agente de mudança na mídia fora de casa – uma potência que reúne alguns dos ativos de mídia mais estratégicos da região sob uma perspectiva audaciosa. Com o MMG, não estamos simplesmente expandindo, estamos expandindo de maneira inteligente. A nossa missão é clara: oferecer um contexto de grande escala e alcançar o público onde realmente importa, quando mais importa. O MMG foi criado para ser ágil, orientado por dados e altamente integrado, possibilitando que nossos clientes envolvam o público com maior relevância, responsividade e ressonância do que nunca. Isso é mais do que mídia — é impulso”.
O lançamento do MMG é resultado de um recente acordo estratégico entre a área de mídia do Multiply Group e a Al Arabia, Arabian Contracting Services Company (Al Arabia), com o objetivo de estabelecer uma joint venture (JV) para investir no mercado global de publicidade fora de casa (OOH). O Multiply Group também divulgou um Memorando de Entendimento (MOU) recente com a Saudi Media Company (SMC) – com estas duas ações estratégicas enfatizando o potencial de expansão global das marcas do portfólio do Multiply.
O Multiply Group também possui participações em mídia em empresas como a Yieldmo, uma plataforma de publicidade contextual para dispositivos móveis, e a Firefly, líder em serviços digitais de táxi na América do Norte. O grupo concluiu a aquisição da Viola Communications, uma empresa de marketing e comunicação, em 2021.
SOBRE O MULTIPLY GROUP
O Multiply Group PJSC é uma holding de investimentos com sede em Abu Dhabi que investe e opera globalmente em negócios transformadores e geradores de caixa.
Reconhecido por sua mentalidade de crescimento característica, o Multiply Group pretende continuar a investir capital em suas duas vertentes distintas, ambas seguindo uma abordagem disciplinada para investir e garantir a geração de valor consistente e sustentável para nossos acionistas no curto, médio e longo prazo:
Multiply, investimentos e atividades em setores estratégicos de longo prazo, investindo e operando atualmente em Mobilidade, Energia e Serviços Públicos, Mídia e Comunicações, Bem-estar e Beleza, e Varejo e Vestuário. Os investimentos âncora proporcionam renda recorrente de longo prazo, por meio da qual aquisições complementares são feitas.
Multiply+, o Grupo também atua em investimentos oportunistas e independentes de setores, sobretudo por meio de participações minoritárias nos mercados privados e públicos.
O Multiply Media Group (MMG) é uma potência da mídia comprometida em promover o desempenho e a inovação em diversos setores. Nossa ambição é ilimitada, mas nossa abordagem é precisa. Investimos em ativos midiáticos com grande potencial, impulsionamos o desenvolvimento por meio da inovação e criamos sinergia em todo o nosso portfólio com investimentos estratégicos e liderança assertiva.
O MMG inclui a BackLite Media, a Viola Media, a Media 247 e a Purple Printing. Juntas, estas empresas formam um ecossistema integrado, criado para oferecer escala, precisão e valor sustentável.
O MMG oferece a clareza necessária para liderar transformações relevantes no setor. Por meio de investimentos direcionados em tecnologia, talento e inovação, desenvolvemos produtos e serviços preparados para o futuro, antecipando as necessidades dos clientes antes que elas surjam. Ao alinhar as competências de todo o grupo, multiplicamos o impacto, aceleramos a inovação e estimulamos o crescimento a longo prazo.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Uma parceria entre Circocan e o Instituto Social M&C está promovendo a qualificação gratuita para professores de circo de todo o Brasil. O projeto, que é realizado desde 2024, foi selecionado pelo Ministério da Cultura para integrar a Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura.
A iniciativa paranaense foi uma das representantes da região sul no Encontro Nacional da Rede, que ocorreu entre os dias 26 e 30 de maio em Fortaleza/CE, uma iniciativa do MinC que reuniu 68 projetos de formação artística e cultural de todas as regiões do país. O evento contou com rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e atividades de articulação entre as instituições convidadas, aprofundando metodologias e discutindo políticas públicas voltadas à arte e cultura.
O curso de Capacitação e Qualificação de Professores de Circo, realizado com os recursos do edital Olhos D’Agua que financiou projetos de escolas livres de todo Brasil, beneficiou mais de 5 mil pessoas através de professores capacitados e alunos atendidos por eles, atingindo participantes de 22 estados brasileiros.
Para Pedro Mello e Cruz, coordenador do projeto e presente no encontro em Fortaleza, “a formação de uma rede de escolas artísticas é de fundamental importância para que possamos qualificar e desenvolver mais as cadeias produtivas da cultura. O circo tem um grande alcance dentre os mais diversos públicos, mas ainda são escassas as opções de cursos profissionais”, avalia.
A Rede Nacional foi criada para reconhecer e apoiar iniciativas autônomas que utilizam a arte como ferramenta de formação e transformação social, sem estarem inseridas na educação formal. A seleção dos projetos da Rede reúne 15 diferentes linguagens artísticas das cinco regiões do Brasil e faz parte da estratégia de valorização dos saberes locais, com ênfase em práticas pedagógicas inclusivas e territorializadas.