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Podcast – Mais de 50% das empresas não adotam estratégias ESG, aponta pesquisa.


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Neste Podcast conversei com Luis Arís, gerente de negócios para a América Latina da Paessler e falamos sobre uma pesquisa global da empresa feita com mais de mil empresas e os resultados são surpreendentes. Veja alguns destaques e ouça o Podcast.

· Estudo realizado pela Paessler a partir de entrevistas com 1050 gestores de tecnologia, sendo 44 da América Latina, mostra que embora 85% deste universo reconheça a importância desta bandeira, 61% ainda não utilizam soluções de monitoramento para reforçar o alinhamento dos processos da empresa às melhores práticas em sustentabilidade;

· Em termos das estratégias ESG mais adotadas, 45% dos líderes buscam reduzir o uso de hardware;

· Enquanto 18% dos entrevistados globais afirmaram não se preocupar com a sustentabilidade, na região Américas/América Latina esse número sobe para 25%;

· Entre as maiores angústias dos líderes de TI destacam-se o uso da nuvem híbrida (48%), como manter a resiliência de ambientes cada vez mais distribuídos e heterogêneos (44%) e os desafios de gestão de data storage (31%).




Congresso de TI e EvoluTI Pro se unem em 2023 para jornada tecnológica

O Congresso de TI e o EvoluTI Pro estão programados para ocorrer de forma consecutiva neste ano. 

A velocidade do avanço tecnológico tem impulsionado uma série de inovações no mercado e a dinâmica das colaborações em equipe tem se revelado como um catalisador de sucesso para inúmeras empresas. 

Essa abordagem tem o objetivo de concentrar os esforços na democratização da tecnologia com a realização de um evento inteiramente online e outro com interação presencial. 

O público-alvo dessas iniciativas tem registrado um crescimento constante a cada edição e tem com públicos estudantes de tecnologia, empresas do setor que buscam capacitar e aprimorar seus profissionais e também os veteranos do mercado em busca de aprimoramento e aprendizado em diversas vertentes da atuação tecnológica. 

O Congresso de TI terá sua 10ª edição agendada para os dias 4 e 5 de dezembro, numa experiência completamente online. Este ano contará com a participação de mais de 60 palestrantes, garantindo mais de 30 horas de conteúdo ao vivo, distribuídas em 8 trilhas de aprendizado, com os painéis exclusivos e certificado digital. 

O EvoluTI Pro encerra 2023 no dia 6 de dezembro em um evento presencial para mais de 350 participantes no Cubo Itaú.

Para mais informações acesse os links abaixo:

Clique aqui para saber mais sobre o Congresso de TI. 

Clique aqui para informações detalhadas sobre o EvoluTI Pro. 



Podcast – Você conhece a Confraria do Empreendedor e seus Confrades?


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Neste Podcast conversei com Natália Lazarini, Co-fundadora e diretora da Confraria do Empreendedor. Em poucos anos a Confra conseguiu angariar mais de três mil Confrades – como são chamados seus membros – e vem ajudando e facilitando a jornada de quem é empreendedor aqui no Brasil e também em Portugal.

Para conhecer essa iniciativa ouça ou veja agora o Podcast, curta o canal do YouTube, inscreva-se nele e deixe seu comentário.

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Witec e Trentim anunciam fusão

A Witec It Solutions e a Trentim – Gestão & Tecnologia, empresas Microsoft Gold Partners há mais de dez anos no mercado, anunciam a fusão de suas operações, resultando em um grupo com mais de 100 colaboradores, especialistas certificados por organizações como Microsoft, Watchguard, 3CX, PMI.org, IIBA.org e PMO Global Alliance.

“Queremos proporcionar aos parceiros uma jornada de crescimento e excelência operacional, alavancando o uso da tecnologia como um diferencial competitivo e disseminando soluções para comunicação, colaboração, produtividade e segurança”, explica Carol Lagoa, Co-Founder daWitec IT Solutions.

Combinando produtos e serviços gerenciados nas áreas de comunicação, colaboração, produtividade, segurança, automatização e aplicativos de negócios low-code, as soluções Trentim e Witec ajudam empreendedores e gestores a obterem competitividade e eficiência para seus negócios.

Além disso, a fusão consolida o Witec Hub com o objetivo de educar e capacitar profissionais de tecnologia, bem como conscientizar e orientar as empresas para transformação digital dos seus negócios.

“Por meio do LinkedIn Learning, capacitamos mais de 207 mil pessoas em formações de tecnologia. Além disso, as equipes da Witec e da Trentim Gestão & Tecnologia estão ativamente envolvidas em comunidades técnicas, combinando a experiência prática em projetos internacionais e desenvolvimento de produtos com voluntariado e educação.”, complementa
Mario H Trentim fundador e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.

O portfólio combinado das empresas resulta em sinergias para o atendimento de empresas pequenas, médias e grandes em diferentes indústrias e conforme suas necessidades.

A expertise  da Trentim Gestão & Tecnologia nas áreas de gerenciamento de projetos, agilidade organizacional e transformação digital permite levar as soluções mais modernas e avançadas das grandes empresas para as pequenas e médias.

Por outro lado, o catálogo amplo de serviços da Witec IT Solutions disponibiliza aos clientes infraestrutura, computação em nuvem, telefonia e licenciamento com foco na redução de custos e aumento da produtividade, sem deixar de lado a qualidade e a governança corporativa.

“Desde 2019, a atuação internacional da Trentim na América Latina, Oriente Médio e Europa permitiu identificar tendências e antecipar necessidades dos nossos clientes no Brasil. Agora vamos combinar os produtos e serviços da suíte ModernPMO com o portfólio da Witec e empresas do ecossistema para que possamos oferecer soluções mais completas aos clientes. Sabemos que
as empresas de tecnologia que quiserem prosperar e ter lucratividade precisam estar cada vez mais próximas dos clientes, entender quais são as soluções e produtos que eles precisam e oferecer essas soluções de forma customizada”, enfatiza Gustavo Moraes, Diretor de Operações e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.

A fusão é resultado de uma parceria entre as empresas desde 2020, fazendo parte da estratégia de transformar a gestão das empresas por meio de boas práticas, diagnósticos, modelos de maturidade, consultoria especializada e modernas soluções de tecnologia.

As empresas seguem alinhadas no propósito de acelerar a adoção das soluções Microsoft 365, nas verticais de Power Patform (Power Bi, Power Apps e Power Automate), Segurança e Governança, apoiando os clientes em suas jornadas e desafios relacionados ao novo cenário global. Não há dúvidas de que empresas que saibam unir processos, pessoas e ferramentas, estejam mais capacitadas em um mercado cada vez mais competitivo.

“Esse movimento tem como foco tonar a Witec a maior empresa especializada em produtividade e trabalho remoto seguro do Brasil. Temos a convicção que com a adoção de tais soluções, as empresas têm crescimento significativos em governança, produtividade, processos e segurança, impactando diretamente na escalabilidade dos seus negócios, garantindo assim um crescimento sustentável e seguro”, finaliza Marco Lagoa, CEO da Witec IT Solutions.



9ª Edição do Congresso de TI promete ampliar o conhecimento da área no Brasil


A Witec, hub especializado em soluções de Tecnologia da Informação, realiza a 9ª Edição do Congresso de T.I nos dias 08, 09 e 10 de novembro. Totalmente on-line e gratuito, o evento tem como objetivo promover networking e compartilhar conhecimentos setoriais dos mais de 60 speakers presentes, incluindo nomes como Rodrigo Jorge, Diretor de Segurança da Informação na VTEX, Sandyara Peres, Coordenadora de Acessibilidade no PicPay, Isabella Montalvão, Engenheira Líder de Soluções para Marketing Cloud na Salesforce, entre muitos outros. 

Com trilhas de Segurança, Governança & Privacidade; Cloud Computing; Desenvolvimento; Data Science & Digital e Customer & Employee Experience, o conteúdo é direcionado para estudantes e profissionais do segmento, além de pequenas, médias e grandes empresas.

Interessados podem realizar suas inscrições no link.

As edições anteriores do Congresso contaram com a presença de mais de 400 profissionais renomados, mais de 200 mil espectadores e mais de 500 palestras e cursos. Cada vez mais é importante mostrar que a tecnologia e inovação são essenciais para promover a mudança que a sociedade espera das organizações. O evento tem como proposta capacitar cada vez mais os profissionais de tecnologia e contribuir para o progresso do setor. 

Segundo dados da Brasscom, o setor de tecnologia da informação aponta demanda de 797 mil profissionais até 2025. É uma conta que não fecha porque há mais vagas oferecidas do que pessoas capacitadas no mercado.

“Esse evento é uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos entre os participantes, com a chance de ganhar escala com pessoas que ainda não enxergam as possibilidades que o setor oferece. Tecnologia não é mais a profissão do futuro; a necessidade de profissionais qualificados no mercado é vista no presente”, explica Maria Carolina Lagoa Loyo, CCO, do Congresso de TI.

Serviço
Data: 8 a 10 de novembro
Evento Online
Inscrições gratuitas: https://congressodeti.com.br/9-edicao/




Editora VideoPress lança curso on-line sobre Segurança da Informação para profissionais do setor Público e Privado

A Editora VideoPress, detentora da marca Vida Moderna, anuncia sua nova divisão de cursos on-line com o lançamento do curso “Desmistificando a Segurança da Informação”, que tem como objetivo reforçar o papel estratégico da cibersegurança, apresentando conceitos estratégicos e tecnologias para otimizar as ações de proteção digital dentro de companhias dos setores Público e Privado. A pré-inscrição para o curso está disponível neste link e as vendas serão abertas dia 16 de maio de 2022.

Ao todo, são 12 módulos interativos com conteúdo prático apresentado por André Carneiro, Diretor Geral da Sophos do Brasil, e pelo jornalista Guido Orlando Jr., Diretor da Editora.

“A Segurança da Informação é um tema latente e vital para as empresas de todos os portes e segmentos. Planejar as ações e aplicar as metodologias e ferramentas de proteção de dados, porém, são muitas vezes grandes desafios às companhias, principalmente pela rápida transformação que este setor vive e pela falta de mão de obra global para atender as demandas dessas companhias”, analisa Guido.

Segundo o jornalista, a proposta é desmistificar algumas premissas referentes a este assunto e, principalmente, trazer informação prática para agilizar as iniciativas de proteção digital nas organizações. “Este não é um curso técnico, mas sim uma preparação para tornar a estratégia de Segurança da Informação verdadeiramente alinhada às propostas de negócios nas empresas”, explica.

Neste cenário, para tornar as aulas mais práticas, a ideia é aproximar o conteúdo apresentado à rotina vivida no dia a dia dos times. “Trazemos cases e informações estratégicas a respeito de novas tecnologias, processos e formas para o cumprimento de normas, como a LGPD, além de lives exclusivas e grupos fechados para potencializar a troca de informações entre os participantes. Tudo isso em um formato sob demanda, em que o público pode ver as aulas onde e quando quiser, em seu próprio ritmo. A ideia é tirar dúvidas e facilitar a chegada de práticas bem-sucedidas a todos”, ressalta.

Durante o curso, os alunos terão acesso a conteúdos sobre conceitos fundamentais para a Segurança Digital, dicas para a formação de uma estrutura de cibersegurança do zero e detalhes que devem ser observados pelas companhias diante de novas regras e o aumento dos ataques via ransomware, por exemplo.

“A Segurança da Informação nas companhias públicas e privadas não pode mais ser vista como uma área à parte das empresas. É preciso entender que a proteção de dados deve permear os planos de negócios e todas as iniciativas da corporação. O compromisso desse curso é reforçar essa importância aos profissionais do mercado, mostrando como e onde devemos agir para impulsionar a capacidade de controle dos times”, reforça Carneiro, que é Engenheiro Eletrônico formado pela POLI, da USP, e que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de SI.

Pelo caráter voltado aos negócios, as aulas são destinadas a profissionais de tecnologia e executivos de todos os níveis – incluindo CEOs, CIOs, CISOs e CTO, entre outros – e dos mais diversos setores da economia. “Além disso, é uma grande oportunidade para que novos talentos e trabalhadores que estão migrando para a área de Segurança da Informação também possam entender melhor as implicações deste ramo aos resultados das companhias”, acrescenta o engenheiro.

Para mais informações e fazer o pré-cadastro, acesse bit.ly/3ancyfm.

Lá poderão ser assistidos gratuitamente nove clipes de cada módulo, com destaques das respectivas aulas, para reforçar a tomada de decisão da compra do curso.



JAC Motors lança o e-JS1, o carro 100% elétrico compacto mais barato do mercado brasileiro. Conheça agora.

Sem fazer muito alarde a JAC Motors se consolida como a montadora aqui no Brasil que tem a maior e mais variada oferta de veículos 100% elétricos do país. Na imagem abaixo você pode conferir todos os modelos da montadora chinesa por aqui, que desde 2019 tem como principal acionista o Grupo Volkswagen na China, com 51% das ações.

Modelos 100% elétricos da JAC Motors disponíveis no Brasil

Essa joint venture definitivamente deixa no passado qualquer dúvida que ainda possa existir sobre a qualidade e atendimento dos veículos da montadora chinesa, a coloca em um novo patamar de mercado e a tendência é que ela passará a ser olhada com outros olhos pelos consumidores.

Desenvolvido em parceria com Volkswagen, o JAC e-JS1 estreia no mercado brasileiro para ser o oitavo veículo 100% elétrico da JAC Motors, todos eles livres de emissões de poluentes.

Segundo Eduardo Pincigher, Diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da empresa, “O e-JS1 foi desenvolvido a partir da plataforma do elétrico IEV20 e a VW implementou o design exterior e interior, acabamento e conectividade“, explica.

Slide Show


Destaques
> O compacto urbano livre de emissões da JAC Motors possui 302 km de autonomia (norma NEDC); baterias de fosfato de ferro-lítio têm capacidade máxima de 30,2 kWh;

> Provido de sistema de regeneração de carga, o JAC e-JS1 é extremamente econômico: em média, o modelo consome 9,6 kWh a cada 100 km;

> Com 150 Nm (15,3 kgfm) de torque e apenas 1.180 kg, o JAC e-JS1 é o veículo com menor custo por km rodado do país: 7 centavos por km;

> Para “encher o tanque” ou carregar as baterias, o e-JS1 gasta cerca de R$ 20 (tarifa de R$ 0,65 por kWh). Um carro compacto, com motor a gasolina, que tenha consumo urbano de 13 km/l, exigirá cerca de R$ 135 para rodar os mesmos 302 km.

> O JAC e-JS1 é o oitavo modelo 100% elétrico da JAC Motors no Brasil. De longe é a marca com o maior portifólio de veículos livres de emissões, constituindo uma família completa: um modelo urbano, três SUV´s, uma picape, uma van e dois caminhões.

> Preço sugerido do JAC e-JS1 é de R$ 149.900.

O JAC E-JS1 é uma grande aposta. Será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compacto urbano, compatibilizando a aplicação ideal para um veículo totalmente elétrico: o uso dentro da cidade”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Você pode usá-lo em rodovias, nas pequenas viagens? Claro que sim. Mas seu habitat natural é o trânsito urbano”.

Ao contrário do que se pensava, o city-car não substituirá o JAC iEV 20, mas sim complementará a linha. O iEV 20 é um SUV de porte compacto, com suspensão mais alta, rodas e pneus maiores e aptidão para vencer desafios leves no off-road, enquanto o E-JS1 é totalmente destinado ao uso urbano.

Com 30,2 kWh de capacidade de carga elétrica, o E-JS1 possui ótimo rendimento, à medida que, por ser 100% elétrico, ele é leve. São somente 1.180 kg de peso em ordem de marcha, segundo informa a montadora.

Por este motivo, o motor de 150 Nm (15,3 kgfm) de torque entrega um desempenho empolgante para um modelo urbano. São 62 cv de potência e 110 km/h de velocidade máxima.

Menor custo por km rodado do Brasil
Dependendo da tocada do motorista, o e-JS1 é capaz de rodar 302 km, perfazendo um consumo médio de 9,6 kWh por 100 km, e oferece o custo por km rodado mais em conta de todo o mercado brasileiro – 0,36 MJ/km.

Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,65 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 6,24 a cada 100 km, segundo dados fornecidos pela montadora.

“Encher o tanque”, ou neste caso, carregar as baterias por esse valor e rodar 302 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado 7,5 vezes menor do que um modelo com motor térmico (a combustão). O custo por km rodado do JAC E-JS1 é pouco mais de 6 centavos.

Mesmo que se adote o custo de R$ 0,90 de kWh, instituído ocasionalmente na “bandeira vermelha”, a despesa de “tanque cheio” salta para somente R$ 26, ou seja, ainda 5,2 vezes mais barato que os mais econômicos modelos a gasolina.

Baterias de fosfato de ferro-lítio são mais estáveis
Por pertencer à oitava geração de modelos 100% elétricos da JAC Motors, o e-JS1 possui grande eficiência dinâmica de todo o conjunto propulsor.

Tanto que a autonomia de 302 km, perfeitamente adequada a um modelo de porte compacto e urbano, foi obtida com a instalação de baterias com somente 30,2 kWh de capacidade máxima de carga, dotadas de células de fosfato de ferro-lítio, que possuem melhor estabilidade química e térmica.

Como resultado, o JAC e-JS1 pesa menos de 1,2 tonelada. Com um peso extremamente contido para um veículo elétrico, adicionado à proposta urbana, ele precisa de um motor com 62 cv de potência.

Na prática, a eficiência do motor e o baixo peso das baterias, além de gerarem um conjunto “enxuto”, garantem aquele consumo enfaticamente reduzido de 9,6 kWh / 100 km.

Por rodar primordialmente nas cidades, onde o torque é muito mais relevante que a potência, o E-JS1 permite acelerações surpreendentes, com seus 150 Nm de torque máximo. De 0 a 100 km/h, o JAC E-JS1 precisa de 10,7 segundos.

E por falar em bateria, uma dúvida que sempre surge entre os consumidores é seu custo de manutenção. Afinal, quanto o dono do carro vai desembolsar caso elas apresentem algum defeito depois que terminar a garantia? Outra dúvida: quanto tempo duram as baterias?

Ouça as explicações de Sérgio Habib neste áudio

Design feito em parceria com a Volkswagen
Contando com total supervisão da Volkswagen no desenvolvimento, o city-car da JAC “escreve um novo paradigma na definição de carro urbano”, segundo a empresa. Não emite nenhum grama de CO2, seu design é moderno e contemporâneo (incrementado pelas cores vivas da carroceria) e mede apenas 3,65 metros de comprimento e 1,67 m de largura, o que é uma grande vantagem para trafegar em grandes cidades.

Na frente, o JAC e-JS1 destaca-se pelo grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, unidas por uma régua que atravessa toda a frente do carro. Para ornar com esse efeito, ele possui contornos na base do para-choque que envolvem os faróis de neblina nas extremidades. É um conjunto estilístico forte, de personalidade. Possui luzes diurnas em LED (sistema DRL de série).

Visto de lado, o JAC e-JS1 recebeu rodas de desenho exclusivo, com pneus nas medidas 165/65 R14.

Detalhe das rodas

Já a traseira exibe lanternas mais quadradas, decretando solidez no conjunto, além de repetir os mesmos ornamentos no para-choque.

Interior futurista
Toda a parte interna do e-JS1 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base. Possui duas telas à serviço do motorista. A primeira, que é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, compõe-se de uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra as informações de cruzeiro (velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia etc.).

Detalhe das duas telas do painel

Como diferencial de acabamento, o JAC e-JS1 incorpora molduras em alto relevo de cores contrastantes, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies revestidas em couro (soft touch). Um console “aéreo” permite guardar pequenos objetivos, como um smartphone bem à mão, assim como funciona como descansa-braços. E o estofamento é de couro sintético.

Detalhe do console “aéreo

Nesse console, inclusive, como é tradicional em qualquer veículo, o condutor do e-JS1 não vai encontrar o botão seletor de marcha. Por ser elétrico, o modelo não requer câmbio, sem os habituais engates “mecânicos”.

O acionamento de sentido de marcha – para frente, identificado convencionalmente com a letra D, de drive, e para trás, pela letra R – é realizado por uma alavanca fixada na coluna de direção, à direita do volante.

Alavanca de seleção do câmbio do lado direito da coluna de direção

Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal. Tudo é acionado pela central multimídia (a segunda tela), oferecendo um conjunto prático, clean e de aparência futurista. Apenas à esquerda do volante concentram-se botões de necessidade mais imediata de uso, como desembaçadores e ajustes elétricos dos retrovisores externos.

O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.

Visão do volante
Detalhe do volante lado esquerdo
Detalhe do volante lado direito

Central multimídia com tela de 10,25 pol reúne dados de operação
Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS1 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.

A tela estará traduzida para Português do Brasil

Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias. Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”. Os comandos de climatização também são acionados por essa central.

Lista de equipamentos
O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 150 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série:
• Ar-condicionado Automático e Digital
• Cruise Control com comandos no volante
• Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
• Faróis com “Follow Me Home”
• Faróis com DRL (LED diurno)
• Faróis de neblina (dianteira)
• Retrovisor interno antiofuscante
• Bancos revestidos em couro ecológico
• Duplo air bag
• Portas com barras de proteção lateral
• Aviso de cinto não acoplado
• Freio ABS com EBD
• BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
• Auto Hold (assistente de partida em rampas)
• TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
• ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade
• Sensor de estacionamento traseiro
• Câmera de ré
• Entrada USB sob o console central do painel
• Isofix
• iPedal (sistema de regeneração de carga da bateria nas desacelerações e frenagens.

Primeiras impressões
Tive a oportunidade de fazer um teste drive de aproximadamente 100 Km ida e volta até uma cidade perto capital paulista e o carro surpreendeu. Tem ótima dirigibilidade, o volante é preciso e firme, o iPedal responde prontamente quando requerido, é funcional e depois que o condutor se acostuma com a maneira de usá-lo, o freio convencional será usado raramente. E se acostumar, pegar o jeito de utilização, demora minutos e acaba sendo até divertido.

E por falar em divertido, dosar o consumo e a regeneração de energia acaba sendo quase um videogame, pois quando você para de acelerar ou tiver que utilizar o freio, o gráfico de energia da tela de 10,25 polegadas muda de comportamento, ora mostrando o consumo, ora mostrando o carregamento das baterias e isso é muito legal.

E o carro anda muito bem, apesar de ter sua velocidade máxima limitada a 110 Km via software. Lembre-se que ele é um carro basicamente urbano, mas dá para andar em estradas entre cidades próximas de até um percurso de 200 Km ida e volta sem se preocupar com a autonomia, desde que as baterias estejam carregada, claro.

Sinceramente, não precisei em nenhum momento ultrapassar os 110 Km/h, pois mais de 80% do trajeto foi urbano e peguei apenas um trecho de alguns quilômetros da Via Anchieta, que tem velocidade máxima na sua pista central de exatos 110Km/h.

O torque para um carro do seu porte é excelente e chega a arrancar um leve sorriso de canto de boca do condutor. Não que seja fantástico e cole no banco, mas dá para sentir a potência sendo enviada instantaneamente para as rodas, o que não acontece em um carro a combustão. Isso é o que eu mais gosto em um carro elétrico.

A acústica interna é excelente, não só pela falta do ruído do motor e ausência de trepidação, como é de se esperar em um carro 100% elétrico, pois andei por ruas de paralelepípedo e asfalto com buracos. E o ruído interno e rigidez da suspensão se comportaram muito acima do que eu esperava, o que tornam o E-JS1 bastante confortável.

O que deu para sentir desse curto percurso foi isso, além dos olhares das pessoas na rua e outros motoristas, pois ele é um carro com design muito moderno e a cor que escolhi foi o Abacate, que realmente é bonito e chama atenção por onde passa.

Quanto ao porta malas, a capacidade é de 121 litros, o que é suficiente para uma mala pequena e uma compra média de supermercado. É honesto para o tamanho do carro.

Para ver e baixar a ficha técnica do e-JS1 CLIQUE AQUI

Comparativo de preço
No seu material promocional a JAC colocou um comparativos com as marcas que vendem carros 100% elétricos no Brasil e aqui está a tabela. Clique na imagem para aumentá-la.

Tabela comparativa de preço

Acho que eu sei o que você deve estar pensando: “Guido, você compraria esse carro?” Eu respondo: “Sim”.



Inscrições para o Prêmio MPB 2025 vão até o dia 31 de agosto

As inscrições para a segunda edição do Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil – estão prorrogadas  para que os podcasts de todo o Brasil possam participar desse que é um dos maiores eventos da categoria do país. 

Poderá se inscrever qualquer podcast brasileiro no idioma português que se enquadre nas regras de participação, visando definir e proteger os que se enquadram no modelo de podcast e sirva para valorizar os projetos que se enquadram nesse formato. Durante o processo de inscrição, as regras devem ser aceitas e respeitadas.

O podcast inscrito deverá optar entre duas modalidades: somente Áudio ou Áudio e Vídeo. Não será possível se inscrever nas duas opções. Da mesma forma, será necessário escolher apenas uma categoria entre as 28 disponíveis para a votação pública. A inscrição é gratuita e não existe qualquer taxa ou valor a ser pago. O único requisito é preencher o cadastro disponível no site.

“O Prêmio MPB nasceu há um ano para preencher uma lacuna histórica de atenção e valorização dentro da indústria do audiovisual. Nosso objetivo é conectar projetos inovadores, incentivar a criatividade no setor e, acima de tudo, promover um movimento de educação e formação, capacitando novos talentos e inspirando mais pessoas a explorarem esse meio de comunicação tão dinâmico e impactante”, informa Gabriel Tripodi, jornalista e um dos idealizadores do Prêmio MPB.

As categorias

A seguir, é possível conferir as categorias disponíveis para a inscrição dos interessados:

Assuntos diversos

Automotivo, Automobilismo e Moto

Autocuidado e Autoajuda

Cinema e TV

Ciências

Comunicação, Marketing e Vendas

Crimes Reais / Investigativo

Cultura e Literatura

Cultura POP

Direito

Diversidade e Inclusão

Educação

Esporte

Espiritualidade e Religião

Família e Infantil

Ficção & Fantasia

Gastronomia

Grande Mídia

Humor

Mundo Animal

Música

Natureza e Meio Ambiente

Negócios, Finanças e Empreendedorismo

Relacionamento

Saúde & Bem-estar

Tecnologia e Telecomunicações

TOP VideoCast (acima ou igual a 1 milhão)

Viagem e Lazer

Como será a votação?
Terminado o período de inscrição, a premiação será realizada em duas fases de votação abertas ao público, sem a presença de um júri privado. A data de início da primeira fase para a votação popular será amplamente divulgada ao longo do processo de inscrição dos podcasts.

Top VideoCasts
Essa categoria será composta obrigatoriamente pelos videocasts com mais de um milhão de inscritos comprovados em plataformas como YouTube, Vimeo e outras semelhantes, independentemente de temas. Nela, não estarão presentes Podcasts somente em áudio, pois as plataformas em áudio não disponibilizam publicamente o número de inscritos dos seus cadastrados.

Os Top VideoCasts irão competir entre si e não terão um embate direto com os inscritos nas demais categorias.

Categoria: Grande Mídia
Os veículos da grande mídia são inscritos automaticamente por sua importância no mercado e porque todos têm uma área de Podcast nos seus sites ou em suas contas do YouTube. “Com essa votação, vamos ver a preferência do público com os podcasts da grande mídia pois, dos cadastrados, dez passarão para a segunda fase de votação e dela sairão os Top3”, explica Guido Orlando Jr, jornalista, publicitário, um dos idealizadores do prêmio e empresário de comunicação.

Segunda fase de votação
A data de início da segunda da fase de votação popular será amplamente divulgada e irá durar 30 dias corridos, 24h por dia. Dela sairão os três podcasts finalistas e deles o vencedor de cada categoria, o que tiver mais votos.

Premiação
Está previsto um evento para a entrega dos troféus para os primeiros colocados das categorias, mais os Top VideoCasts e Grande Mídia no dia 17 de novembro de 2025, que será em um evento no auditório da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) na unidade da Vila Mariana em São Paulo – SP.

Responsividade
O site do Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil é totalmente responsivo, adaptando-se de forma dinâmica e inteligente a diferentes tamanhos de tela e dispositivos utilizados pelos usuários. Isso significa que, independentemente de ser acessado por um desktop, tablet ou smartphone, a experiência de navegação será otimizada.

Segurança, tecnologia e auditoria de dados
Como todo o processo do prêmio será on-line, com as inscrições e votação popular em duas fases, o planejamento da premiação deu especial atenção à segurança e veracidade dos dados, como explica Guido: “Sem a segurança contra invasão de hackers, vazamento de dados e sistema consistente de prevenção quanto à votação por robôs, esse prêmio não seria possível”, afirma.

Para que tudo isso funcione de maneira segura e contínua, foram feitas parcerias comerciais com as empresas de tecnologia Add Value – infraestrutura e segurança -, a Zivit Tecnologia – desenvolvimento e manutenção do site – e a Witec para cuidar do dia a dia de tecnologia do projeto. Todas elas são empresas 100% brasileiras.

Cotas de patrocínio
Estão disponíveis cotas de patrocínios nas categorias Platinum, Gold e Silver, além de cotas pontuais, como patrocínio de encostos de cadeiras no evento de premiação, canecas e ações personalizadas ao longo da premiação e ações de ativação de marca no dia do evento. Para obter informações sobre as cotas de patrocínios e formas de pagamento, entrar em contato pelo e-mail comercial@premiompb.com.br

Serviço – Término das inscrições – 31/8/2025 às 23h59

Para realizar a inscrição, basta clicar aqui
Para conhecer o regulamento, basta clicar aqui
Para a Política de Privacidade, basta clicar aqui
Preço da inscrição – GRATUITO



Podcast – Paixão por carros desde criança


Neste Podcast realizado após o final de semana da maratona de corridas no Autódromo de Interlagos conversei com Bianca Martins, que atualmente é mecânica da Velard Motorsports. Porém ela confessou que a partir do ano que vem ela irá para uma categoria que será um grande salto na sua carreira. Mas ela não deverá parar por lá, pois seu objetivo é ser mecânica em uma equipe na Fórmula 1.

Para saber para qual categoria ela irá veja agora o Podcast, deixe seu comentário, curta o vídeo e inscreva-se no canal.



Empresariado mantém cautela diante das tarifas

Empresariado mantém cautela diante das tarifas
Empresariado mantém cautela diante das tarifas

A nova edição do International Business Report (IBR), pesquisa trimestral da Grant Thornton que monitora a percepção de mais de 4 mil líderes empresariais em 35 países, revela um cenário de estabilidade nas expectativas das médias empresas brasileiras, que seguem atentas aos desdobramentos da economia global, especialmente diante das recentes mudanças tarifárias implementadas pelos Estados Unidos.

Após começar o ano com uma queda acentuada, o otimismo do middle-market brasileiro cresceu 3% no segundo trimestre de 2025, alcançando 64%. Embora os dados tenham sido coletados antes do anúncio oficial do chamado “tarifaço”, as percepções já indicavam uma atenção maior aos discursos e às medidas políticas e econômicas adotadas globalmente, refletindo uma postura de “otimismo responsável na tomada de decisões”, segundo Daniel Maranhão, CEO da Grant Thornton Brasil.

“A pesquisa mostra haver um monitoramento atento do cenário. O empresariado brasileiro vem analisando os possíveis reflexos dos contextos político e econômico atuais para projetar os próximos doze meses, buscando equilíbrio entre crescimento e cautela. As oscilações nas tarifas dos EUA sobre o comércio internacional são um ponto estratégico relevante no longo prazo e, no curto prazo, o desenvolvimento de novos mercados externos passa a ser prioridade — com impacto variável, conforme o segmento industrial de atuação”, analisa Maranhão.

Receita, rentabilidade e salários mantêm trajetória positiva

A projeção de crescimento da receita se manteve estável no Brasil, com 82% dos executivos indicando expectativas de aumento nos próximos 12 meses. A rentabilidade também apresentou avanço, passando de 79% para 84%, impulsionada por busca de eficiência operacional e investimento em produtividade.

No campo da remuneração, 86% das empresas pretendem reajustar salários e 23% sinalizam aumentos acima da inflação — um crescimento expressivo em relação ao trimestre anterior (17%). Segundo Maranhão, isso reflete uma disputa por talentos qualificados e o entendimento de que remuneração competitiva e capacitação são cruciais para o ganho de eficiência no médio e longo prazo.

Comércio exterior se movimenta em meio às novas tarifas

Diferentemente da tendência global, onde a intenção de exportar caiu para 50%, o Brasil apresentou aumento de 8p.p. em relação ao trimestre anterior, chegando a 69%. Inclusive, houve aumento na quantidade de destinos de exportação (de 61% para 62%). Já a expectativa nas importações cresceu de 54% para 58%, indicando maior integração às cadeias globais.

A expectativa é de que os impactos do tarifaço norte-americano comecem a ser refletidos de forma mais clara nos dados do próximo trimestre. Ainda assim, setores como o agronegócio brasileiro seguem demonstrando resiliência, com esforços ativos para diversificação de mercados e aumento do fluxo de exportações para países da Ásia.

Tecnologia, ESG e pessoas como pilares estratégicos

As empresas brasileiras continuam priorizando a tecnologia como eixo de transformação dos negócios. No segundo trimestre de 2025, 85% mantiveram ou ampliaram investimentos no setor, com destaque para automação, digitalização e inteligência artificial. O investimento em iniciativas de Sustentabilidade também seguiu em trajetória ascendente, passando de 70% para 75%. Segundo Maranhão, apesar da desaceleração regulatória e governamental em algumas economias desenvolvidas, o Brasil vive um momento mais favorável para o avanço dos investimentos climáticos. 

Estabilidade com vigilância

Globalmente, a incerteza econômica foi apontada por 60% dos líderes como a principal barreira ao crescimento. “A América Latina — em especial o Brasil — se destaca pela manutenção do otimismo e do olhar estratégico de longo prazo, reforçando haver espaço para crescimento localizado em meio à reconfiguração do comércio internacional”, explica Maranhão.

“O IBR, como pesquisa continuada, nos permite observar não somente tendências pontuais, mas também a evolução do sentimento empresarial frente às mudanças do cenário global. A cada trimestre, os dados reforçam o valor da observação estratégica para a tomada de decisão”, conclui.

Metodologia

O International Business Report (IBR) é realizado há mais de 30 anos pela Grant Thornton. A edição do segundo trimestre de 2025 ouviu 4.083 líderes empresariais em 35 mercados, com coleta de dados entre os dias 16 de abril e 29 de maio.

No Brasil, o estudo é conduzido com executivos de médias empresas que atuam em setores estratégicos da economia, com foco em perspectivas de crescimento, investimentos, rentabilidade, geração de empregos e práticas ESG.



JK Reencontro com o Brasil celebra aniversário de Kubitschek

JK Reencontro com o Brasil celebra aniversário de Kubitschek
JK Reencontro com o Brasil celebra aniversário de Kubitschek

Em 12 de setembro de 1902, nascia, em Diamantina (MG), Juscelino Kubitschek. Em comemoração a essa data, Brasília, cidade que idealizou e construiu, receberá, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional, o espetáculo JK – Um Reencontro com o Brasil, homenagem à sua vida e ao seu legado.

Realizado pela Fundação Brasil Meu Amor, o espetáculo musical, que já circulou por 25 cidades brasileiras, tem a concepção e direção geral de seu fundador, o filósofo e escritor francês Jean Obry (in memoriam), um apaixonado pelo país e pelo legado de JK, a quem dedicou a obra “O Silêncio que Grita”, que narra a história do presidente.

A cantora mineira Glaucia Nasser, intérprete da obra, dá voz a canções que embalam a jornada do médico que se transformou em um dos importantes presidentes da história do Brasil.

No repertório estão clássicos de diferentes gerações e estilos como “Lamento Sertanejo” (Dominguinhos e Gilberto Gil), “Um Índio” (Caetano Veloso), “Bola de Meia, Bola de Gude” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “Peixe Vivo” (domínio público), “Tempo Perdido” (Renato Russo/Legião Urbana), “Brasil Pandeiro” (Assis Valente), “E o Mundo Não se Acabou” (Assis Valente), “Wave” (Tom Jobim) e “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores” (Geraldo Vandré), que se unem a canções autorais, integrando passado, memória e identidade coletiva.

O maestro e violonista Paulo Dáfilin assina a direção musical e os arranjos. Integram a orquestra Pedro Cunha (teclado/acordeon), Guiza Ribeiro (guitarra), Jonas Moncaio (violoncelo), Fernando Nunes (baixo), Rudson Daniel e Chrys Galante (percussão) e Thiago Gomes (bateria).

Com direção artística de Júlio Cesarini, JK – Um Reencontro com o Brasil apresenta-se como um “cinema vivo”, unindo música, imagem, poesia e história em linguagem plural e multimídia para homenagear o Brasil.

“Eles aprovaram porque pensaram que eu não conseguiria realizar” — disse Juscelino Kubitschek. Assim brincava JK ao ver o Congresso aprovar a construção de Brasília. Esse espírito está presente em cada cena de JK – Um Reencontro com o Brasil, espetáculo que retorna à capital no dia de seu nascimento, no palco do Teatro Nacional

A partir de Juscelino, surge um novo brasileiro”, afirmou Nelson Rodrigues. É esse brasileiro que a Fundação Brasil Meu Amor traz de volta ao público por meio do espetáculo com uma narrativa que une memória e música. Já para Guimarães Rosa, Juscelino Kubitschek foi o “poeta da obra pública”.

Sobre a Fundação Brasil Meu Amor

A Fundação Brasil Meu Amor é uma organização apartidária e sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento humano e coletivo por meio da arte, educação e cultura.

Seus projetos visam propor novos olhares para o país, buscando valorizar a memória, o pertencimento e a possibilidade de transformação social. Entre essas iniciativas está o espetáculo JK – Um Reencontro com o Brasil.

Mais informações em www.brasilmeuamor.org.br

Sobre Jean Obry

Filósofo, autor e pesquisador, Jean Obry especializou-se em estudos de memória e patrimônio cultural brasileiro, explorando a história e a arte do Brasil.

Autor do livro “O Silêncio que Grita”, em que narra a história de Juscelino Kubitschek, Obry é reconhecido por suas contribuições no campo da educação e por sua atuação em projetos culturais.

Sobre Glaucia Nasser

O espetáculo é conduzido pela voz da mineira Glaucia Nasser, intérprete que tem a trajetória artística ligada à cultura musical brasileira.

Completando 20 anos de carreira, Glaucia tem se dedicado a obras que resgatam e celebram o cancioneiro do Brasil, com mais de 15 projetos lançados — entre álbuns e singles. Em sua pesquisa, já visitou obras de Chiquinha Gonzaga e João Pernambuco, a quem rendeu tributo com o projeto “João – Coração de Violão”.

Espetáculo: JK – Um Reencontro com o Brasil
Data: 12 de setembro de 2025 / 21h
Local: Sala Martins Pena / Teatro Nacional Cláudio Santoro – Brasília
Classificação: Livre
Entrada: R$ 50,00
Vendas: Ingresso Digital

Ficha técnica:
Intérprete solista: Glaucia Nasser
Realização: Fundação Brasil Meu Amor
Produção geral: Versa Cultural
Direção geral e concepção original (in memoriam): Jean Obry
Direção musical e arranjos: Paulo Dáfilin
Direção artística e de produção: Júlio Cesarini
Direção de conteúdo: Elis Nasser
Produção executiva: Amanda Leones Versa Cultural
Orquestra:
Paulo Dáfilin (violões e arranjos)
Pedro Cunha (teclado/acordeon)
Guiza Ribeiro (guitarra)
Jonas Moncaio (violoncelo)
Fernando Nunes (baixo)
Rudson Daniel e Chrys Galante (percussão)
Thiago Gomes (bateria)



Blanver obtém R$ 220 milhões do BNDES com apoio da Macke

Blanver obtém R$ 220 milhões do BNDES com apoio da Macke
Blanver obtém R$ 220 milhões do BNDES com apoio da Macke

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 220 milhões para a farmacêutica Blanver, com o objetivo de impulsionar seu projeto de inovação tecnológica e expansão industrial. A operação foi intermediada pela Macke Consultoria, empresa especializada na estruturação de projetos de inovação e captação de recursos públicos e privados, e integra o conjunto de medidas previstas dentro da política Nova Indústria Brasil (NIB).

A Blanver atua na fabricação de medicamentos e insumos farmacêuticos no Brasil. Seus produtos são oferecidos por meio de parcerias com o Ministério da Saúde, laboratórios oficiais e no mercado privado. O novo projeto financiado contempla ações voltadas à ampliação de sua capacidade produtiva e tecnológica. A operação representa um passo relevante para a estratégia de crescimento da companhia em um setor de alta complexidade regulatória e intensa demanda por investimentos em P&D.

“Esse apoio é fundamental para avançarmos em nossa missão de fornecer medicamentos de qualidade, fabricados com tecnologia nacional, e com isso contribuir para a autonomia produtiva da saúde no Brasil. O financiamento nos permitirá acelerar nossos planos de inovação e aumentar a competitividade da Blanver”, afirma Rodrigo Gagliardi, diretor da empresa.

A Macke Consultoria atuou em todas as etapas da estruturação da operação. A empresa foi responsável por alinhar a proposta da Blanver às diretrizes do banco, realizar os estudos técnicos e financeiros e conduzir o processo de negociação com o BNDES. A Macke tem se especializado em destravar o acesso de empresas aos instrumentos públicos de financiamento à inovação, como parte de sua atuação estratégica no ecossistema de políticas de fomento.

André Maieski, sócio da Macke, destaca que o momento atual representa uma janela de oportunidade para empresas que desejam investir em inovação com o apoio de recursos reembolsáveis. “Estamos vivendo um novo ciclo industrial no país. O BNDES tem retomado seu papel de protagonista no financiamento de longo prazo. Operações como essa mostram como o setor produtivo pode acessar crédito competitivo e investir em diferenciação tecnológica”.

Para Brendo Ribas, também sócio da Macke Consultoria, a aprovação do financiamento é resultado da combinação entre bons projetos e uma assessoria técnica qualificada. “A Blanver apresentou um projeto sólido, com impactos concretos na cadeia produtiva da saúde. Nosso trabalho foi conectar essa proposta ao instrumento adequado e garantir que ela atendesse aos critérios técnicos exigidos pelo BNDES”.

O setor de saúde tem sido um dos principais alvos dos investimentos recentes do BNDES. Entre janeiro de 2023 e junho de 2025, o banco aprovou R$ 6,9 bilhões em novos financiamentos para a área, sendo R$ 4,8 bilhões somente em 2024 — o maior valor da série histórica desde 1995. Parte significativa desses recursos tem sido direcionada a projetos voltados à inovação no desenvolvimento de fármacos e tecnologias médicas, reforçando a capacidade do país de produzir localmente itens estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Nova Indústria Brasil é a principal agenda industrial do governo federal até 2026, com foco em inovação, sustentabilidade e autonomia tecnológica. A política tem mobilizado bancos públicos, ministérios e empresas privadas em torno de missões estratégicas para modernizar a estrutura produtiva nacional e gerar empregos qualificados. Até junho de 2025, o BNDES já aprovou R$ 220 bilhões no âmbito da NIB, o equivalente a 73,3% do total de R$ 300 bilhões previsto até 2026. Desse montante, R$ 21,9 bilhões foram destinados a projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico, um aumento de 185% em relação ao período de 2019 a 2022. O apoio à inovação tem sido um dos eixos prioritários do banco neste novo ciclo de financiamento industrial, ao lado de exportação, produtividade e transição verde.

A Macke Consultoria tem atuado em diversas frentes de financiamento à inovação por meio do BNDES, da Finep e de bancos regionais de fomento, apoiando empresas de diferentes setores na estruturação de projetos. Sua atuação envolve o mapeamento das linhas mais adequadas, a análise de viabilidade financeira e a elaboração técnica das propostas, sempre alinhando as exigências dos instrumentos públicos aos objetivos e à capacidade de execução de cada cliente.

Os financiamentos públicos à inovação permitem que empresas brasileiras realizem investimentos em modernização, sustentabilidade e expansão de mercado. Finep e BNDES disponibilizam linhas de crédito com condições diferenciadas de taxas e prazos, possibilitando a execução de projetos de maior duração.



Franquias mostram como enfrentar a sazonalidade do varejo

Franquias mostram como enfrentar a sazonalidade do varejo
Franquias mostram como enfrentar a sazonalidade do varejo

Vender sorvete no inverno; comercializar malas de viagem longe das férias: o varejo enfrenta a sazonalidade e é preciso vivência em gestão para que haja lucratividade em negócios que dependem do clima ou de datas muito específicas para garantirem o faturamento de todo o ano.

Melitha Novoa Prado, advogada especializada em franchising, sócia do NPMP Advogados, explica que quem investe em negócios sazonais precisa aprender a geri-los, já que haverá épocas em que o faturamento será maior e outras em que se operará no vermelho. “É necessário equilibrar as contas para ver se vale a pena”, alerta.

E quem não tem qualquer experiência? “Vale a pena investir tempo em procurar uma franquia que lhe ofereça o mais próximo ao que ele precisa para fazer uma boa gestão. Também é importante que o franqueado busque aprimoramento constante, por meio de cursos extras e leitura, afinal, ele ganhará muito com sua própria capacitação”, ensina a advogada.

Quem não tem muita experiência em empreendedorismo pode sentir dificuldade com negócios sazonais, mesmo que eles sejam franquias, porque as compras, em algumas redes, dependem do franqueado. “É fundamental que se ofereça, no segmento de acessórios, por exemplo, curadoria de moda e consultoria para composição de estoque, com os produtos indicados conforme as características do consumidor local”, pondera Shirleine Diniz, Executiva de Expansão da Lebriju, rede com 14 lojas próprias e franqueadas pelo Brasil.

Vender produtos ‘necessários o ano todo’ é uma boa estratégia, especialmente para quem deseja constância no faturamento. A Dr. Shape, rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos, com 70 lojas pelo Brasil, também não enfrenta a sazonalidade. A marca acaba de lançar uma microfranquia com investimento de R$ 89,7 mil, ideal para quem quer trabalhar em home office. Trata-se de uma franquia de autoatendimento de totens de venda de suplementos alimentares que podem ser instalados em condomínios residenciais e empresariais, academias, escola, clubes e outras localidades. “Geramos a venda recorrente, o ano todo, e sempre conquistando novos clientes”, explica Felipe Kalaes, sócio-franqueador.

Em Alimentação, fugir da sazonalidade pode ser mais importante do que se imagina. Andreia Freitas, franqueadora da rede Bomdiqueijo, que oferece pães de queijo super recheados, conta que, quando pensou no seu negócio, levou em conta os horários em que a loja ficaria vazia. “Tive a ideia de criar um cardápio que disponibiliza ao cliente verdadeiros sanduíches no pão de queijo, que podem ser pedidos como lanche ou refeição, além do pão de queijo com recheios doces, o pão de queijo tradicional e o pão de queijo sem recheio, mas em algumas versões diferentes”, informa.

Prestação de serviços também é opção

Na prestação de serviços, o setor de Saúde e Beleza se destaca por não sofrer com a sazonalidade. “As pessoas não deixam de se cuidar porque é inverno ou verão e os serviços de Beleza crescem ano a ano”, comenta Helyezer Hasegawa, CEO do grupo Hasegawa, que tem 12 unidades, dentre próprias e franqueadas, das marcas Hasegawa Studio de Beleza (salão de beleza multisserviços); Hasegawa Spa e Hasegawa Barbearia.

Quem concorda com ele é Paulo Silva, franqueador da Barbearia Black Zone, uma rede com 40 barbearias no estado de São Paulo. “Os homens sempre fazem, ao menos, a barba e cortam seus cabelos com regularidade. Essa recorrência mantém o faturamento das lojas com estabilidade”, comenta.

Outra forma de garantir faturamento constante é oferecer aos clientes programas de fidelidade, com descontos na compra de pacotes de serviços. Esse tipo de benefício está cada vez mais presente nas redes de beleza. “Mesmo na pandemia, as clientes permaneceram fiéis ao nosso Clube de Fidelidade, o que nos manteve com faturamento recorrente”, recorda Rômulo Figurelli, CEO da Blow Escova Inteligente.

Por fim, como a dor não tem hora para acontecer, a Doutor Hérnia é uma opção de negócio que não tem qualquer vínculo com a sazonalidade. Especializada em tratamento de hérnia de disco e reabilitação da coluna vertebral, a rede de 270 clínicas distribuídas pelo Brasil, duas no Paraguai e uma nos Estados Unidos atende pacientes o ano todo, faça chuva ou faça sol. “Nosso negócio depende da ação comercial do franqueado, ele precisa fazer parcerias com médicos, divulgar seu negócio localmente, gerir bem a equipe e cuidar da satisfação dos pacientes. Não há preocupação com datas comemorativas ou clima, certamente”, diz Laudelino Risso, sócio-franqueador.

Oportunidades em diversos setores

Abaixo, é possível conferir algumas marcas que atuam no mercado de franchising e estão expandindo para todo o Brasil:

Blow Escova Inteligente – Franquia de salões de beleza especializados em escovar os cabelos, com destaque para as operações de autoatendimento, com investimentos a partir de R$ 295 mil.

Lebriju – Franquia de quiosques e lojas com investimento de R$ 170 mil (quiosque) e R$ 390 mil (loja), incluindo estoque inicial e instalação.

Doutor Hérnia – Microfranquia de clínicas especializadas no tratamento de coluna vertebral com investimento de R$ 150 mil.

Hasegawa Studio de Beleza – Franquia de salões de beleza multisserviços com investimento a partir de R$ 380 mil.

Dr. Shape – A marca acabou de lançar uma microfranquia com investimento de R$ 89,7 mil, também com opção de investimento em lojas, a partir de R$ 250 mil.

Bomdiqueijo – Franquia de quiosques e lojas com investimento a partir de R$ 220 mil.

Barbearia Black Zone – Franquia de barbearias com investimento de R$ 150 mil.

Unhas Club – Microfranquia de tratamento e embelezamento de unhas para todas as necessidades femininas e masculinas, com investimento de R$ 129,5 mil.



Colapso Digital: 530 mil vagas de TI vazias freiam inovação

Colapso Digital: 530 mil vagas de TI vazias freiam inovação
Colapso Digital: 530 mil vagas de TI vazias freiam inovação

O descasamento de mão de obra qualificada no Brasil pode trazer impactos econômicos significativos. O Panorama de Talentos em Tecnologia, um relatório lançado por iniciativa do Google for Startups, aborda a crescente carência de especialistas em tecnologia, bem como, as repercussões para empresas emergentes e para o alicerce econômico do país. Projeta-se que, até o final de 2025, haverá uma defasagem de 530 mil posições para profissionais no domínio da tecnologia da informação, o que sinaliza uma preocupação no que tange à competitividade brasileira e seu potencial inovador no cenário global.

Uma faceta fundamental reside na disparidade entre a demanda existente e geração prática de capacitados pelo ensino profissionalizante. Até 2025, as projeções indicam a abertura de 800 mil novas oportunidades de trabalho. No entanto, o sistema educacional tem formado anualmente apenas cerca de 53 mil especialistas nos últimos quatro anos. Essa disparidade acentua significativamente o descompasso entre a oferta e a demanda por profissionais qualificados no mercado.

O estudo realizado pelo Google indica caminhos para superar os desafios atuais. As sugestões incluem ampliar o acesso às oportunidades no segmento tecnológico para toda a população; destinar verbas para programas de capacitação abrangentes; reformar e inovar na educação, introduzindo o raciocínio computacional desde as etapas iniciais do ensino primário. Adicionalmente, é fundamental criar um sistema de apoio sólido que conduza os jovens gradualmente até a conquista da primeira colocação profissional em TI.

No cenário corporativo, propõe-se redefinir a importância da tecnologia, proporcionar condições de trabalho equiparáveis às adotadas globalmente e cultivar um ambiente que atraia, desenvolva e retenha novos talentos. Tal abordagem transformaria a presente carência de talentos de modo promissor, convertendo-a em catalisador para inclusão e inovação, com melhorias significativas na produtividade em todo o âmbito econômico do país.

O êxodo de talentos: os motivos da emigração de especialistas em tecnologia do Brasil

A Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), após um exame da questão no artigo Formação no Segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação, Êxodo de Profissionais: Desafios e Perspectivas para o Avanço Tecnológico, enfatiza que a força motriz primordial por trás dessa “hemorragia de talentos” reside na crescente procura mundial por profissionais com alta qualificação.

Essa conjuntura é complementada por cenários de empregos mais vantajosos, um reconhecimento profissional ampliado, a procura por um padrão de vida mais elevado e a viabilidade de participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento, sobretudo em países já consolidados.

Com o intuito de mitigar essa situação e converter a saída de profissionais em oportunidade de desenvolvimento econômico, a pesquisa elenca cinco fundamentos vitais para fixar os profissionais qualificados no país: formação de alta qualidade, aprimoramento profissional constante, compensação financeira competitiva, aprimoramento das condições de bem-estar e implementação de estratégias públicas eficientes.

Como a Pandemia de Covid-19 acelerou a procura por profissionais de tecnologia

O artigo do Banco Mundial Acelerado pela Covid e pela IA, cenário digital global segue desequilibrado indica que a pandemia de Covid-19 atuou como um catalisador para transformações digitais em âmbito mundial. Forçada pelo cenário de isolamento e pela necessidade de continuidade de operações à distância, a digitalização ganhou um impulso vertiginoso.

Os motivos dessa aceleração são associados à urgência imposta pela crise sanitária, em que organizações de todos os segmentos tiveram que rapidamente adaptar seus processos para o ambiente online, buscando eficiência, continuidade e sobrevivência.

Consequentemente, esta rápida virada para o ambiente virtual gerou uma demanda avassaladora por profissionais de TI. Houve uma busca incessante por peritos em domínios como o desenvolvimento de programas, segurança da informação, análise de dados e a infraestrutura de redes, com o propósito de construir, manter e aprimorar as plataformas que sustentam essa nova realidade.

Escassez de profissionais abre oportunidades de inserção profissional combatendo o desemprego estrutural

O estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (BRASSCOM) Perspectivas do mercado de trabalho do Macrossetor TIC reconhece um descasamento de 30,2% entre a demanda e a disponibilidade de profissionais, mas apresenta um panorama altamente favorável para o setor em termos de criação de empregos e aumento de renda.

A BRASSCOM identificou 2,1 milhões de profissionais empregados na área e previu, para o intervalo de setembro de 2024 a dezembro de 2025, um incremento médio de 88 mil vagas com registro formal.

Essa projeção poderia atingir 147 mil novos postos na estimativa mais otimista, ou ficar em 30 mil oportunidades adicionais em uma análise conservadora. Foi também notado um avanço no número de ocupações informais entre 2022 e 2024, onde 18,2% foram de microempreendedores individuais (MEI) e 13,0% classificam-se como trabalhadores informais.

O futuro bate à porta: a urgência da requalificação do Brasil para a tecnologia

Eran Lasser, CEO da Startup Global Israelense Wawiwa Tech, que já requalificou mais de 50.000 profissionais para tecnologia, relata: “a pandemia de Covid-19 impulsionou o processo de digitalização e criou oportunidade para jovens ou profissionais que buscam uma nova etapa de carreira, onde os salários no segmento de tecnologia da informação superam até o dobro da média salarial, atraindo talentos que almejam uma recompensa financeira compatível com o impacto real que podem gerar”.

Diercio Ferreira, CEO da Techtalent Innovation School, ressalta: “O mundo tech exige uma capacitação ágil e focada nas necessidades reais do mercado. Nunca foi tão urgente e recompensador para a juventude adentrar o universo da tecnologia ou trabalhadores plenos e seniores apostarem na requalificação profissional para o setor tech que promete altos salários, estabilidade e a possibilidade de construir um futuro com liberdade, flexibilidade, propósito e impacto real no mundo”.



Mercado de joias no Brasil deve dobrar faturamento até 2030

Mercado de joias no Brasil deve dobrar faturamento até 2030
Mercado de joias no Brasil deve dobrar faturamento até 2030

O mercado de joias brasileiro vem registrando crescimento contínuo, impulsionado pelas tendências de moda e pela busca dos consumidores por acessórios que complementem o estilo pessoal. Nos últimos anos, esse segmento se consolidou como um dos mais promissores da economia criativa nacional, atraindo desde consumidores de alto poder aquisitivo até jovens interessados em peças modernas e acessíveis.

Um levantamento da Mordor Intelligence, aponta que o mercado de joias no Brasil alcançou US$ 3,59 bilhões até o final de 2024, com potencial para atingir US$ 5,34 bilhões em 2029. A taxa média de crescimento anual estimada é de 8,31% nos próximos cinco anos, reforçando o papel estratégico do país nesse segmento.

Anéis lideram as vendas, com participação de 33,8% no mercado, mas há expectativa de crescimento para brincos e pulseiras, com taxa anual de 4,5%. O Google Ads registrou aumento de 30% na procura por joias permanentes em 2023, além de crescimento expressivo nas buscas por brincos planos (+63%) e joias à prova d’água (+33%).

O perfil do consumidor brasileiro de joias

As mulheres continuam sendo as principais consumidoras. Dados da Bain revelam que 52% dos acessos às plataformas de artigos de luxo são feitos por elas. O estudo ainda mostra que, embora 75% do poder aquisitivo esteja nas mãos de mulheres acima de 50 anos, jovens de até 35 anos já representam 49% dos gastos nesse mercado.

Esse novo perfil exige estratégias diferenciadas. Samara Luz, especialista em marketing do ecommerce Fábrica do Ouro, explica que Millennials e a Geração Z têm preferência por compras digitais, valorizando joias personalizadas, peças mais sofisticadas e designs mais sustentáveis.

“O consumo de peças personalizadas ganhou destaque. Cada vez mais clientes buscam acessórios únicos, criados sob medida. Outro fator que impulsiona o mercado é a procura por peças com pedras preciosas, tendência já adotada por grandes marcas globais”, afirma Samara.

Expansão das joias sustentáveis

A sustentabilidade também influencia o mercado de joias. Peças produzidas com matérias-primas recicladas ou certificadas, associadas a embalagens ecoeficientes, estão em alta. Segundo Samara, zircônias, rubis e diamantes são as grandes tendências do momento, demonstrando a preocupação dos consumidores com a sustentabilidade.

Joias masculinas em evidência

Embora ainda representem uma fatia menor, as joias voltadas ao público masculino já correspondem a 10% das ofertas das joalherias no Brasil. Esse nicho vem crescendo impulsionado pela mudança cultural no consumo de acessórios.

O mercado de joias no Brasil vive um momento de expansão acelerada, sustentado por mudanças no perfil do consumidor, pelo avanço das vendas online e pela força das novas tendências de moda e sustentabilidade. A expectativa é que o setor dobre seu faturamento até 2030, consolidando o país como um dos principais polos do segmento no mundo. Para acompanhar essa transformação, marcas e joalherias precisam investir em inovação, personalização e experiências digitais capazes de atender às novas gerações de consumidores.



Cenários de Jorge Amado reforçam turismo cultural no sul da Bahia

Cenários de Jorge Amado reforçam turismo cultural no sul da Bahia
Cenários de Jorge Amado reforçam turismo cultural no sul da Bahia

No dia 10 de agosto, mês do aniversário de Jorge Amado, a cidade de Ilhéus e outras localidades do sul da Bahia reforçam sua ligação com a obra do escritor. O roteiro turístico-cultural pela Costa do Cacau e do Dendê reúne patrimônios históricos, paisagens naturais e espaços relacionados ao universo literário do autor.

Segundo Luís Fernando, CEO da Ilhéus Passeios, a experiência vai além do turismo convencional: “A obra de Jorge Amado ajuda a entender o modo de vida, os costumes e a força cultural da região. Visitar esses lugares é mergulhar em histórias que misturam realidade e ficção, mas que têm raízes profundas no sul da Bahia.”

Entre os principais pontos estão a Catedral de São Sebastião, a Casa Jorge Amado (em reforma) e o restaurante Vesúvio, citado em seus livros. O Bataclan, antigo cabaré ligado ao ciclo do cacau, hoje funciona como espaço cultural e de visitação.

Além do patrimônio histórico, a região destaca-se pelas praias de Ilhéus, Itacaré, Barra Grande e Península de Maraú, com destaque para a Praia de Taipu de Fora e a Baía de Camamu. Locais como a Ponta do Mutá e o Rio Carapitangui são conhecidos pelo pôr do sol.

Luís Fernando destaca que o roteiro também contribui para o desenvolvimento da região: “Cada visitante que percorre esses caminhos movimenta a economia local, valoriza a cultura regional e fortalece a preservação do patrimônio histórico e natural. É uma forma de turismo que gera impacto positivo para moradores e viajantes.”

A infraestrutura turística inclui pousadas, resorts e hotéis em Ilhéus e Barra Grande, que recebem visitantes interessados tanto na literatura de Jorge Amado quanto nos atrativos naturais da região.

Para saber mais, basta acessar: www.ilheuspasseios.com.br



Meelion lança comparador que calcula ganho líquido real

Meelion lança comparador que calcula ganho líquido real
Meelion lança comparador que calcula ganho líquido real

A Meelion inicia sua operação pública no início desse mês como plataforma brasileira que compara títulos de renda fixa pelo valor líquido no resgate. A ferramenta utiliza um algoritmo proprietário que cruza projeções macroeconômicas do Boletim Focus com dados da B3, incorporando tributação, prazos e liquidez contratual para ordenar as oportunidades de investimento.

A Meelion é a segunda empresa fundada por Dan Mark Printes — a primeira foi a Escola PM3, atualmente parte do Grupo Alura. Investidor desde jovem, acumulou contas em diferentes instituições e percebeu a ausência de uma solução que apresentasse, de forma objetiva, o valor líquido projetado no vencimento. Para resolver o próprio problema, automatizou o processo em uma planilha que evoluiu para produto. Em conversa com Eduardo Horvath — investidor acostumado a realocar parte dos lucros para renda fixa — identificaram a mesma necessidade: a taxa “de prateleira” nem sempre traduz o retorno final. A partir daí, decidiram transformar a solução em plataforma, combinando a experiência de Dan em renda fixa e produto com a de Eduardo em finanças descentralizadas e experiência do usuário.

O funcionamento reflete a decisão real do investidor: o usuário informa o valor a alocar, o horizonte de resgate e as instituições nas quais já possui conta; a Meelion considera impostos, isenções, prazos, custos, liquidez e projeções de mercado, apresentando as opções ordenadas pelo retorno líquido. Em cenários como LCA a 94% do CDI, CDB a 110% do CDI ou CRA em IPCA+8%, a comparação prioriza o que efetivamente retorna ao investidor no vencimento.

“O investidor não precisa mais se basear apenas na taxa do dia. Nosso algoritmo antecipa o cenário futuro com dados do Boletim Focus e da B3, mostrando quanto ele terá líquido no vencimento. Essa clareza muda completamente a forma de investir em renda fixa”, afirma Dan Mark Printes, CEO e fundador. A plataforma inclui explicadores em linguagem direta sobre títulos, regimes tributários, prazos e liquidez.

Desenvolvida com ênfase em busca, filtros e comparativos — experiência trazida dos projetos realizados pelos fundadores no VivaReal — a Meelion privilegia ordenação transparente e critérios auditáveis.

“A maior parte dos investidores tem dificuldade para entender siglas e realizar comparativos que indiquem o que realmente traz o melhor retorno líquido. Tornamos tudo isso simples e acessível na plataforma”, destaca Eduardo Horvath, CPO e cofundador.

Disponível nacionalmente a partir de agosto de 2025, a plataforma é gratuita para o investidor. As próximas etapas incluem alertas de oportunidades personalizadas e filtros por rentabilidade mínima. Informações institucionais, termos de uso e detalhes técnicos estão disponíveis no site da empresa.



Galpões logísticos: alta ocupação em SP mantém ritmo no 2TRI

Galpões logísticos: alta ocupação em SP mantém ritmo no 2TRI
Galpões logísticos: alta ocupação em SP mantém ritmo no 2TRI

O mercado de condomínios logísticos no Brasil vive um momento de aquecimento, impulsionado pela alta absorção, o que tem contribuído para a redução da taxa de vacância. O estado de São Paulo segue como o principal polo logístico brasileiro, tendo alcançado 91% de taxa de ocupação no segundo trimestre de 2025, segundo levantamento interno da JLL, empresa especializada em serviços imobiliários.

A GLP Brasil, uma líder desenvolvedora e operadora de galpões logísticos, que agora é parte da Ares Management Corporation, se posiciona acima da média estadual, com 94% de ocupação em seus empreendimentos estabilizados no estado de São Paulo.

Aliado a esse cenário, a consultoria imobiliária Binswanger Brazil divulgou, com base em pesquisa interna, que as três maiores locações em área no último trimestre de 2024 foram firmadas com a GLP Brasil, sendo a principal delas em São Paulo. Ao todo, foram 63 mil metros quadrados ocupados por empresas de setores diversos, com destaque para o e-commerce.

Para André Gavazza, Diretor de Desenvolvimento da GLP Brasil, a localização estratégica, soluções sustentáveis e características técnicas dos empreendimentos estão entre os principais fatores que atraem as empresas ocupantes de condomínios logísticos.

“Diante da contínua busca dos clientes por otimização dos seus sistemas de entregas e armazenamento, oferecer um portfólio de instalações logísticas eficientes é fundamental. Para acompanhar essa demanda, seguimos focados em expandir nossa presença nos principais centros urbanos”, completa.

Expansão

A GLP Brasil segue o plano de desenvolvimento com a expansão de seu portfólio, que atualmente conta com 3,3 milhões de metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) – em 31 de março de 2025 -, sendo 2,3 milhões metros quadrados construídos e um pipeline de 1 milhão de metros quadrados para desenvolvimento.

Dois condomínios logísticos localizados a menos de 12 quilômetros de São Paulo estão em obras e disponíveis para pré-locação. Um deles é o GLP Guarulhos III, que contará com três galpões com total de 250 mil metros quadrados de ABL, e o outro novo empreendimento é o GLP Taboão, que terá cerca de 120 mil metros quadrados de ABL, distribuídos em cinco galpões. Ambos contam com infraestrutura para receber operações logísticas de empresas de diversos setores, com entrega prevista para 2026.

No segundo trimestre deste ano, foi concluída a segunda fase do GLP Bandeirantes com um novo galpão de 88 mil metros quadrados, localizado a cerca de 30 quilômetros da capital paulista.



Sigla ESG impulsiona a crescente reação em prol da sustentabilidade

Sigla ESG impulsiona a crescente reação em prol da sustentabilidade
Sigla ESG impulsiona a crescente reação em prol da sustentabilidade

A sigla ESG surgiu em 2005, a partir da publicação Who Cares Wins, resultado da parceria entre Pacto Global da ONU e Banco Mundial. Cada letra da sigla define uma prática. O “E” (environmental) diz respeito ao posicionamento da empresa sobre a sustentabilidade ambiental. O “S” (social) salienta o relacionamento do negócio com colaboradores, parceiros, clientes, investidores e a comunidade. O “G” (governance) refere-se, entre outros pontos, à atuação da organização no gerenciamento das práticas administrativas internas, conduta corporativa e transparência de processos.

A pesquisa “Panorama ESG 2024”, produzida pela Amcham Brasil, indica que 71% das empresas entrevistadas já implementaram práticas ESG em seus negócios, em estágio inicial ou avançado, o que reforça a relevância do tema como uma prioridade para garantir competitividade, especialmente no mercado industrial.

“O conceito ESG, quando aplicado com estratégia e visão de longo prazo, tem se mostrado uma abordagem rentável e eficaz. As empresas precisam ser flexíveis, atualizadas e inovadoras”, enfatiza Vininha F. Carvalho, economista, administradora de empresas e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O Latin American Quality Institute (LAQI) anunciou o lançamento do LAQI Q-ESG Certification, uma nova certificação desenvolvida para empresas na América Latina.

A iniciativa teve seu anúncio oficial durante o LAQI IMPACT SUMMIT 2025, no Sheraton WTC, em São Paulo.

O LAQI Q-ESG Certification é apresentado como um recurso para empresas que almejam desenvolver-se de forma inovadora e sustentável, fortalecendo sua posição no mercado global.

“O modelo Q-ESG é mais do que um sistema de certificação, é uma estratégia completa e prática para conduzir empresas a um futuro sustentável, ético e inovador, plenamente alinhado à Responsabilidade Total”, explica Daniel Maximilian Da Costa, fundador e CEO da LAQI.

De acordo com a Bloomberg Intelligence, os investimentos em ESG (Ambiental, Social e Governança) representam mais de um terço do total gerido globalmente. “A expectativa é que esse montante atinja um total de US$ 53 trilhões até o final de 2025, o que reforça o quanto o segmento promete ser um processo rentável para gerenciar estrategicamente os recursos disponíveis para aqueles que desejam realizar investimentos sólidos”, finaliza Vininha F. Carvalho.



Urina escura pós-treino pode indicar problema nos rins

Urina escura pós-treino pode indicar problema nos rins
Urina escura pós-treino pode indicar problema nos rins

Após retornar da academia, depois de um treino pesado, a urina pode apresentar uma coloração escura, quase preta. Embora muita gente associe esse sintoma à desidratação, ela pode indicar algo muito mais sério: a rabdomiólise, uma condição grave e ainda pouco conhecida entre atletas amadores e praticantes de atividades físicas intensas.

A rabdomiólise ocorre quando há uma destruição exagerada das fibras musculares, liberando na corrente sanguínea substâncias como a mioglobina, capazes de sobrecarregar os rins. Ao contrário do que possa parecer, é mais comum do que se imagina e pode afetar especialmente atletas amadores, que iniciam treinos intensos sem orientação.

“Quem quer iniciar uma atividade física mais intensa precisa se preparar de forma calma, lenta e progressiva. Caso contrário, o risco de lesões graves e até problemas renais se torna real”, explica Isabel Chateaubriand Diniz Salles, coordenadora médica do Serviço de Reabilitação​ no Sírio-Libanês.

Entre os três sinais mais comuns da rabdomiólise estão a dor muscular intensa, fraqueza e urina escura. Contudo, poucos pacientes terão os três sintomas. “Se houver histórico de dor muscular com urina escura, é preciso suspeitar dessa condição”, reforça a médica. Quando não tratada rapidamente, a rabdomiólise pode levar a complicações sérias, internação e, em casos extremos, até à morte.

A boa notícia é que a prevenção é simples e acessível: hidratação adequada, evitar exercícios extremos ou intensos para quem não está acostumado e não se expor a um calor intenso. Se o corpo está dando sinais de alerta, como a urina fora do normal, é hora de parar, investigar e se cuidar. O treino do dia seguinte pode e deve esperar. “Não faz sentido se expor a uma atividade física extrema sem preparo. Isso é coisa para atletas de alto rendimento e, até mesmo eles, pagam um preço por isso”, pondera Isabel.

Em tempos de busca por resultados rápidos, é importante lembrar que a performance não deve vir antes da saúde. “As pessoas querem tudo muito rápido hoje em dia. É um contrassenso as pessoas se submeterem a treinos com eletroestimulação, variações extremas de temperatura para suar mais e perder peso”, finaliza a especialista.



MedPlus destaca seu papel no atendimento médico regional

MedPlus destaca seu papel no atendimento médico regional
MedPlus destaca seu papel no atendimento médico regional

Uma análise da Demografia Médica no Brasil 2025 revela a persistência da desigual distribuição de profissionais em território nacional. Embora o Brasil projete alcançar 2,98 médicos por mil habitantes em 2025 (p. 41), a concentração em grandes centros urbanos permanece um obstáculo. Capitais como o Distrito Federal, com 6,28 médicos por mil habitantes, contrastam drasticamente com estados como o Maranhão, que registra apenas 1,27 (p. 48).

“Essa concentração acentuada nas capitais e a baixa presença em municípios menores, com menos de 50 mil habitantes, onde a razão pode ser de apenas 0,51 médico por mil habitantes (p. 56), criam vazios assistenciais e dificultam o acesso à saúde especializada para milhões de brasileiros”, alerta Tiago Simões Leite, diretor-médico da Medplus.

Um dado expressivo do inquérito nacional com cirurgiões, presente no mesmo estudo, aponta que apenas 7,7% dos médicos-cirurgiões atuam exclusivamente no setor público Sistema Único de Saúde (SUS). Em contraste, 19,9% trabalham apenas no setor privado, enquanto a grande maioria, 72,4%, atua em dupla prática (Demografia Médica 2025, p. 254). Essa realidade estabelece o desafio: expandir o acesso a especialistas para usuários do SUS exige encontrar formas de engajar profissionais que, em sua maioria, estão vinculados predominantemente ou exclusivamente à rede privada. E, segundo Simões Leite, é uma necessidade não apenas governamental, mas também de todos que atuam no setor de saúde, visto que a maioria dos profissionais e empresas que prestam serviço o fazem tanto para unidades de saúde públicas quanto privadas.

“Para nós que fazemos a gestão médica terceirizada, o embate é convencer o profissional especializado a viajar até locais distantes das capitais e, para isso, não adianta apenas apelar para o propósito. Há que se fornecer soluções práticas, como logística para deslocamentos interestaduais, infraestrutura e organização de agenda”, explica o gestor da Medplus. Simões Leite cita como exemplo bem-sucedido desta estratégia da empresa o atendimento realizado em Tocantins, onde não há mais fila de espera por cateterismo cardíaco eletivo para crianças.

Terceirizada

Desde 2020, o estado investe na qualificação do serviço implantado no Hospital Geral de Palmas (HGP). O HGP conta com o Serviço de Hemodinâmica, que possui uma estrutura moderna utilizada pelos hemodinamicistas especializados em cardiopatias congênitas, Paulo Correia Calamita e Jonathan Guimarães Lombardi. Contratados por meio da parceria com a Medplus, os médicos de Goiânia viajam mensalmente para atender na unidade de saúde.

Essa atuação dos serviços prestados pela empresa contribui para o acesso a especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao otimizar as condições de trabalho e garantir o suporte administrativo necessário, a empresa facilita a inserção e permanência de médicos em serviços públicos de saúde. “A terceirização da gestão médica, da forma como fazemos, serve como uma ponte, permitindo que a expertise desses profissionais chegue a mais pacientes, independentemente do tipo de convênio”, enfatiza Tiago Simões Leite.

Segundo ele, a gestão especializada é o caminho para transformar desafios em oportunidades no setor da saúde e, ele acredita que o governo será parceiro na busca de soluções conjuntas. “O Agora Tem Especialista, recém-lançado, já demonstra esse caminho de união em prol de soluções práticas”, salienta o gestor da Medplus. O programa, lançado no dia 30 de maio, foi anunciado pelo Governo Federal com a intenção de melhorar a realidade da atenção especializada no SUS utilizando parcerias público-privadas.



Relatório comprova a relevância das notícias locais em 2025

Relatório comprova a relevância das notícias locais em 2025
Relatório comprova a relevância das notícias locais em 2025

O Digital News Report 2025, do Reuters Institute, revela que o jornalismo local segue desempenhando papel essencial para comunidades em todo o mundo, mesmo diante do avanço das plataformas digitais. O estudo mostra que os usuários recorrem a redes sociais e mecanismos de busca para informações práticas, como serviços, comércio e atividades comunitárias, mas continuam valorizando veículos regionais em coberturas de política local, eventos ao vivo e notícias exclusivas.

Segundo a pesquisa, as plataformas digitais têm superado os veículos de notícias tradicionais em buscas sobre compra e venda locais, reforçando a perda de espaço das mídias tradicionais em áreas de utilidade prática. Ainda assim, o documento aponta que o jornalismo local mantém um diferencial competitivo ao oferecer apuração rigorosa em temas de interesse público, que dificilmente encontram a mesma profundidade em redes sociais ou aplicativos de classificados digitais.

Mudanças no consumo de notícias

Nos últimos anos, o comportamento do público em relação às notícias mudou de forma estrutural. Segundo o The Guardian, o relatório da Reuters também demonstrou que, em 2025, o acesso às informações pelas mídias sociais superou pela primeira vez a televisão nos EUA. Essa tendência reflete uma migração global do consumo de notícias para plataformas de distribuição rápida, principalmente entre os mais jovens, conforme reforçou o iMEdD. De acordo com o documento, a influência de criadores de conteúdo e influenciadores digitais é crescente, entretanto, eles são frequentemente citados como principais fontes de desinformação, ao lado de atores políticos. Diante deste contexto, mesmo com a mudança gerada pela popularização das redes sociais, o Digital News Report 2025, conforme destaca o site MediaTalks, mostra que a confiança nas notícias se mantém estável, em torno de 40% mundialmente.

Como mídias locais podem se fortalecer

O relatório do Instituto Reuters sugere que, para permanecerem relevantes, as mídias locais adotem estratégias multifacetadas:

  • Investir em modelos de assinatura e programas comunitários para fortalecer vínculos com o público;
  • Diversificar fontes de receita, explorando newsletters premium, eventos pagos e parcerias;
  • Reestruturar redações, capacitando equipes para produzir conteúdo multiplataforma e utilizar tecnologias que otimizem a produção e distribuição;
  • Focar em cobertura local relevante, alinhada às necessidades da comunidade;
  • Utilizar tecnologias emergentes, como inteligência artificial e automação, para personalização e eficiência;
  • Fortalecer a confiança do público por meio de transparência editorial, verificação rigorosa de fatos e engajamento contínuo.


Exemplo da relevância das notícias locais

Um exemplo de como a relevância do jornalismo local continua evidente é a própria forma como grandes plataformas priorizam esse tipo de conteúdo. Google Notícias e Google Discover utilizam indicações geográficas para exibir matérias de acordo com a localização do usuário, reforçando a importância da produção jornalística regionalizada no ecossistema digital.

O caso do Conecta SC

No Brasil, iniciativas como o Portal Conecta SC ilustram a importância crescente da mídia local. Com sede na Grande Florianópolis, o portal dedica-se à cobertura das principais notícias de Santa Catarina, além de cobrir pautas estaduais e nacionais de interesse dos catarinenses.

Conforme explica Francine Canto, editora-chefe do portal: “Ao apostar na soma entre o jornalismo regional e o jornalismo profissional, o veículo fortalece a confiança e a proximidade com o público, alinhando-se à tendência apontada pelo relatório”.

Jornalismo local: indispensável e estratégico

O Digital News Report 2025 demonstra que o jornalismo local permanece indispensável em meio a um cenário fragmentado e dominado por algoritmos. Ao aliar a criação de conteúdos relevantes, formatos digitais atrativos e estratégias de distribuição direta, os veículos regionais não apenas podem resistir à concorrência das plataformas, mas também reafirmar seu papel como fontes confiáveis de informação e agentes de coesão comunitária.



Lucro das incorporadoras cresce 29% no 1º trimestre de 2025

Lucro das incorporadoras cresce 29% no 1º trimestre de 2025
Lucro das incorporadoras cresce 29% no 1º trimestre de 2025

O setor de incorporações imobiliárias iniciou 2025 em trajetória positiva, mesmo diante de um ambiente macroeconômico adverso, marcado por juros altos, inflação elevada e menor oferta de crédito. Segundo o estudo Incorporadoras – Q1 2025, da Grant Thornton Brasil, o lucro líquido combinado de 19 empresas listadas no Novo Mercado da B3 cresceu 29% no período, totalizando R$ 1,3 bilhão.

Para Thiago Bragatto, sócio de Auditoria da Grant Thornton Brasil e coordenador do estudo, o cenário regulatório também contribuiu para o desempenho do setor. “A criação da Faixa 4 do Minha Casa Minha Vida, voltada para famílias com renda de até R$ 12 mil, abre novas frentes de atuação e amplia o mercado consumidor. Em paralelo, a queda do desemprego reforça a confiança das famílias na aquisição de imóveis”, analisa.

O desempenho do trimestre foi impulsionado por um aumento de 15,1% nos lançamentos e 15,7% nas vendas, conforme dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e da Brain Inteligência Estratégica. A margem bruta consolidada avançou para 32,8%, com alta de 1,5 ponto percentual em relação ao quarto trimestre de 2024. Já a margem de lucro líquido recuou para 12,1%, reflexo da sazonalidade do início do ano, geralmente menos aquecido para o setor.

A receita líquida somou R$ 11,2 bilhões entre janeiro e março, representando alta de 18,2% sobre o mesmo período de 2024. Os custos de imóveis vendidos chegaram a R$ 7,5 bilhões (+12,6%). Já os estoques foram avaliados em R$ 45,1 bilhões no fim de março, com variação positiva de 1,7% frente a dezembro. As despesas administrativas cresceram 7,2%, enquanto as despesas comerciais subiram 28,7%, em linha com o aumento das atividades de lançamento.

O estudo também revela um avanço no Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE), que atingiu 12,3%, mantendo a tendência de alta e evidenciando a eficiência na geração de valor aos acionistas. Contas a receber e empréstimos também apresentaram elevações, de 4,4% e 1,5%, respectivamente, indicando maior exposição ao crédito, mas em uma estrutura financeira ainda equilibrada.

Para Maria Regina Abdo, sócia de Auditoria e líder de Real Estate & Construção da Grant Thornton Brasil, os dados indicam solidez da operação e capacidade de adaptação das empresas. “Vendas aquecidas, lançamentos em alta e custos sob controle revelam não apenas resiliência, mas também maturidade estratégica das incorporadoras”, afirma.

Perspectivas positivas

Mesmo com a Selic em 15% ao ano e o INCC-DI (Índice Nacional de Custo de Construção – Disponibilidade Interna) acumulando 7,54% em 12 meses, a expectativa é de que o setor siga em expansão ao longo do ano. O ciclo longo das incorporações — que varia entre três e cinco anos — e o uso do critério POC (Percentage of Compliance, um controle contábil importante para empresas que comercializam unidades imobiliárias em construção) para reconhecimento de receita oferecem previsibilidade e sustentação de fluxo, mesmo diante de instabilidades conjunturais.

“O cenário pode seguir desafiador, mas há clareza sobre os vetores que sustentam o crescimento. O desempenho do primeiro trimestre confirma que o setor imobiliário segue sendo uma peça-chave para a economia brasileira, com potencial de atrair investimentos e impulsionar o PIB nos próximos trimestres”, conclui Bragatto.



Administração completa 60 anos no Brasil de olho no futuro

Em comemoração ao Jubileu de Diamante da profissão no país, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP realizará, nos dias 9 e 10 de setembro, o Encontro do Conhecimento em Administração – ENCOAD 2025. Com o tema central “60 anos da Administração no Brasil”, o evento on-line e gratuito tem como objetivo debater o complexo cenário atual da área e traçar caminhos possíveis para os profissionais, abordando as competências, conhecimentos e inovações que irão definir o futuro.

Foi em 1965, com a publicação da Lei 4.769, que houve a regulamentação da Administração no país e o registro e a fiscalização dos seus profissionais e empresas. Seis décadas depois, a área é marcada por profundas transformações, especialmente tecnológicas, conforme aponta um recente levantamento do CRA-SP, a ser divulgado ainda este mês. Nele, os profissionais registrados afirmaram que a implantação de softwares integrados e a automação de tarefas operacionais foram as principais transformações vivenciadas nos últimos anos e apontaram o uso crescente de inteligência artificial como a ação de maior impacto para o futuro da Administração. 

O ENCOAD 2025, que este ano chega a sua 16ª edição, será transmitido ao vivo pelo Canal A Serviço da Administração, no YouTube, e é acessível em libras. A programação reunirá especialistas que compartilharão suas trajetórias, vivências e perspectivas para os próximos anos, com foco no papel exercido pelos profissionais de Administração e no espaço que ainda há para ser ocupado por eles.

As faixas estão divididas entre painéis, palestras e entrevistas sobre temas diversos, como a evolução do ensino em Administração, empreendedorismo, finanças, logística, liderança, ética e sustentabilidade. Entre os convidados de destaque estão: 

  • Dafna Blaschkauer, CEO e fundadora Superjump, que abordará as power skills, essenciais para o desenvolvimento profissional;
  • Deborah Stern Vieitas, presidente do conselho de administração do Banco Santander; e Hugo Bethlem, presidente do Capitalismo Consciente Brasil; que irão falar sobre a evolução da Administração no Brasil; 
  • Andrea Matarazzo, gestor público e presidente da Matarazzo Holding, que compartilhará sua experiência e visão sobre a evolução da administração pública no Brasil; 
  • Marcos Gouvêa, diretor-geral e fundador da Gouvêa Ecosystem, que debaterá a presença de administradores em espaços de decisão; 
  • Ana Cabral, CEO da Baruk, startup de automação inteligente, que trará sua expertise em empreendedorismo e gestão;
  • Raul Corrêa da Silva, Chairman e CEO da BDO Brasil, que falará sobre o mercado de assessoria, consultoria e auditoria. 

A 16ª edição do ENCOAD faz parte das iniciativas do CRA-SP que visam fomentar e colaborar com o desenvolvimento não só dos profissionais de Administração, mas de toda a sociedade, conforme explica o presidente do Conselho, Adm. Alberto Whitaker. “Embora nossa missão institucional seja a fiscalização e o registro, é fundamental colaborar para o desenvolvimento da classe. Por isso, estamos sempre comprometidos com a realização de eventos gratuitos, que, apesar de pensados para os profissionais e estudantes de Administração, também são de interesse de outros setores. É esse debate plural que enriquece o diálogo e fomenta o aprendizado”, afirma. 

As inscrições para o ENCOAD 2025 podem ser realizadas no site oficial do evento



ATP e PIF anunciam o ATP Tennis IQ Powered by PIF, oferecendo pela primeira vez acesso a análises de desempenho para todos os jogadores de simples dos PIF ATP Rankings

A ATP e o PIF anunciaram hoje o lançamento do ATP Tennis IQ Powered by PIF, uma plataforma tecnológica de última geração que está revolucionando o futuro do tênis, oferecendo acesso aprimorado a dados, insights e análises avançadas de partidas.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250821663494/pt/

A plataforma vai gerar novas oportunidades e ampliar o acesso para mais jogadores, capacitando até 2.000 atletas do ATP Tour e do ATP Challenger Tour, a porta de entrada para o tênis profissional masculino, a alcançar seu máximo desempenho e nivelar o campo de jogo, desde talentos emergentes até os principais jogadores do esporte.

O ATP Tennis IQ Powered by PIF reflete a visão compartilhada entre a ATP e o PIF de elevar o esporte por meio da inovação e do acesso aprimorado a tecnologias de ponta. A plataforma oferece dados e análises mais completos em tempo real, incluindo scouting avançado, análises de vídeo e insights por meio de wearables.

Ross Hutchins, diretor de esportes da ATP, disse: “uma das maiores conquistas do ATP Tennis IQ Powered by PIF é colocar insights de dados de alta qualidade nas mãos de mais jogadores, permitindo acesso fácil a informações que realmente podem impactar suas carreiras. Também avançamos muito na sofisticação da própria plataforma. A parceria com o PIF acelerou esse progresso, ampliando a escala, apoiando mais atletas e proporcionando uma das maiores transformações tecnológicas no esporte”.

Mohamed AlSayyad,Líder de marca corporativa do PIF, acrescentou: “as parcerias do PIF são planejadas para atender necessidades essenciais e deixar um legado de impacto transformador, baseadas na ambição compartilhada de elevar todos os níveis do esporte globalmente. O ATP Tennis IQ Powered by PIF demonstra como a inovação pode capacitar atletas. O PIF continua comprometida em fomentar parcerias no esporte para impulsionar a inovação, ampliar oportunidades e apoiar a próxima geração de talentos”.

Lançada inicialmente em 2023, a plataforma foi desenvolvida em colaboração com a Tennis Data Innovations (TDI) e a TennisViz. A nova versão aprimora a plataforma original, oferecendo muito mais profundidade e escala:

  • Acesso ampliado para jogadores de simples do ATP Tour e do ATP Challenger Tour, além de todos os treinadores membros da ATP

  • Interface atualizada para uso mais rápido e intuitivo

  • Ferramentas avançadas de scouting e vídeo para analisar adversários, desempenho em partidas e estatísticas

  • Integração com wearables para monitorar dados de performance física

Essas atualizações colocam dados e análises mais detalhados ao alcance dos jogadores em tempo real, ajudando-os a se preparar melhor, aprimorar técnicas de treino, refinar e modificar estratégias e tomar decisões melhores durante as partidas.

O lançamento faz parte da parceria mais ampla entre a ATP e o PIF, focada no fortalecimento do tênis global e seu futuro a longo prazo. O PIF é o parceiro oficial de diretos de nome dos ATP Rankings, celebrando a jornada e o progresso dos jogadores ao longo da temporada, e destacando a excelência com o título de Year-End No. 1, presented by PIF, entregue nas Nitto ATP Finals em Turim, Itália. O PIF também é parceiro de eventos do ATP Tour em Indian Wells, Miami, Madrid, Pequim e nas Nitto ATP Finals, além das Next Gen ATP Finals Presented by PIF, que serão realizadas em Jeddah até 2027.

O PIF faz parcerias inovadoras que geram impacto positivo em escala global, abrindo uma nova era de oportunidades. Por meio dessas parcerias, o PIF acelera o crescimento e a sustentabilidade do esporte, promovendo avanços e beneficiando jogadores, fãs, torneios e stakeholders em todos os níveis.

SOBRE O PIF

O PIF é o motor de investimentos que impulsiona a transformação econômica da Arábia Saudita e do mundo. Com um programa ambicioso para concretizar a Visão 2030, o PIF investe em projetos, empresas e parceiros para diversificar a economia saudita, estimular o crescimento em todos os setores principais e gerar novas oportunidades de investimento e emprego.

Como investidor global e agente de transformação, o PIF cria ativamente parcerias com as organizações mais inovadoras do mundo para acelerar seu crescimento e transferir a tecnologia e o conhecimento necessários para construir os ecossistemas industriais do futuro.

Desde 2017, o PIF criou 103 empresas e impulsiona a transição para uma economia mais sustentável por meio de investimentos estratégicos e parcerias com os setores público e privado da Arábia Saudita. O PIF está preparando as bases para que parceiros locais e internacionais invistam na transformação econômica e social da Arábia Saudita.

SOBRE A ATP

A missão da ATP é promover o tênis. Como órgão gestor da ATP Tour e da Challenger Tour, ela entretém um bilhão de fãs no mundo todo, apresenta os maiores jogadores em torneios prestigiados e inspira a próxima geração do esporte. Da United Cup na Austrália até a Europa, Américas e Ásia, as estrelas do esporte disputam títulos e pontos dos PIF ATP Rankings em eventos ATP Masters 1000, 500 e 250, e nos Grand Slams. Todos os caminhos levam às Nitto ATP Finals, o prestigioso final de temporada realizado em Turim, Itália. Reunindo apenas os 8 melhores jogadores de simples e duplas da temporada, o torneio consagra o ATP World No. 1, presented by PIF, a maior conquista do tênis. Para mais informações, acesse www.ATPTour.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Para consultas de mídia:

Relações com a mídia do PIF

E-mail: media@pif.gov.sa

Site: www.pif.gov.sa

Rupert Trefgarne: rtrefgarne@pif.gov.sa

+966 546 0057 33

Fonte: BUSINESS WIRE



Plano Safra impulsiona agricultura e exportações

Plano Safra impulsiona agricultura e exportações
Plano Safra impulsiona agricultura e exportações

O Plano Safra 2025/2026 libera R$ 516,2 bilhões para a agricultura empresarial e R$ 89 bilhões para a agricultura familiar, garantindo recursos essenciais para uma nova safra robusta. A atual safra (2024/2025) deve alcançar 332 milhões de toneladas de grãos, com recordes em soja e milho. Destacando a soja com colheita recorde de 168 milhões de toneladas, e para o milho, com produção total de 126 milhões de toneladas.

“O Plano Safra é uma política pública bem-sucedida porque dá previsibilidade e segurança para o produtor, contribuindo para o sucesso da agropecuária brasileira”, afirma José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração da Colpar Brasil, grupo que atua em diversos segmentos industriais e do agronegócio.

Novas tecnologias no campo

O Plano Safra foi criado em 2003. Embora o crédito rural existisse desde os anos 1960, esta política se tornou uma ferramenta responsável por sistematizar a disponibilização de linhas específicas para pequenos, médios e grandes produtores, com juros mais baixos que os de mercado.

Até os anos 1980, o Brasil era importador líquido de alimentos. A virada aconteceu com o desenvolvimento de novas tecnologias por parte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Houve expansão da área plantada, bem como maior produtividade por hectare. A produção de grãos saiu de 38 milhões de toneladas, em 1975 e cresceu, atingindo 236 milhões.

“O Brasil hoje fornece alimentos para o mundo, tornou-se uma potência global com seus produtos chegando a mais de 200 países”, destaca José Roberto Colnaghi. Em culturas como café, suco de laranja e soja, para citar alguns exemplos, o Brasil já é o maior exportador mundial.

Novas fronteiras vêm sendo conquistadas. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em dois anos, o país abriu cerca de 300 mercados, ou seja, obteve autorização para vender um produto brasileiro em outro país, respeitando os critérios técnicos, sanitários, fitossanitários, regulatórios e comerciais exigidos por esse importador.

Novos produtos exportados

E não foi só na exportação de itens tradicionais, como carnes e grãos, que o Brasil ganhou terreno. Produtos como erva-mate, embriões, noz-pecã, sementes, entre outros, entraram na pauta internacional de comércio do país.

A força do agro movimenta a economia brasileira. O Ministério da Fazenda estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil irá crescer 2,3% neste ano.

Só no primeiro trimestre do ano, o PIB do segmento cresceu 12,2% em relação ao último trimestre de 2024, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação anual, de trimestre contra o mesmo trimestre do ano anterior, o crescimento foi de 10,2%.

O agronegócio, que inclui toda a cadeia produtiva e abrange desde a agricultura e a pecuária até a indústria de alimentos, insumos e serviços, deverá terminar o ano respondendo por 29,4% do PIB nacional, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). Um considerável avanço em relação a 2024, quando o percentual foi de 23,5%.

“O agro brasileiro é um exemplo para o mundo”, diz José Roberto Colnaghi. “Aproveitamos o clima favorável e nossas extensas áreas cultiváveis e nos tornamos um produtor de alimentos confiável, dono de um robusto sistema de controle sanitário e em constante inovação e aprimoramento tecnológico”.



AliExpress promove campanha de descontos com grandes marcas

AliExpress promove campanha de descontos com grandes marcas
AliExpress promove campanha de descontos com grandes marcas

Entre os dias 18 e 27 de agosto, o AliExpress realizará a campanha “Promo Grandes Marcas”, voltada para consumidores brasileiros. A ação reúne fabricantes globais e chineses em uma programação de descontos que, segundo a empresa, podem chegar a 80%.

A edição deste ano traz como novidade a funcionalidade “Garantia de Melhor Preço”, disponível em produtos do Big Save. De acordo com a companhia, o consumidor que adquirir um item participante poderá solicitar um cupom de desconto caso encontre o mesmo produto em outra plataforma por preço menor, seguindo os termos e condições informados no site e aplicativo.

Outra iniciativa anunciada é o “Desafio do Cashback”, liderado pelo mascote Ayi. A dinâmica permitirá que usuários recebam até 10% de cashback em pedidos elegíveis, limitado a R$ 40 por dia e mediante adesão ao grupo da campanha até 17 de agosto.

Durante o período, a plataforma afirma que estarão disponíveis produtos de marcas conhecidas do público, como Xiaomi, TCL, Poco, Midea, Amazfit, Sony, Apple, Samsung, Motorola, LG, Lenovo, JBL, Brastemp e Philco, entre outras.

Segundo Briza Bueno, diretora do AliExpress no Brasil, a campanha tem como objetivo ampliar o acesso do consumidor brasileiro a produtos de grandes fabricantes. “A ‘Promo Grandes Marcas’ é uma oportunidade para o consumidor brasileiro acessar produtos de grandes fabricantes globais com preços realmente competitivos. Este ano, avançamos ainda mais com a funcionalidade ‘Garantia de Melhor Preço’, reforçando nosso compromisso de oferecer variedade, mas também a segurança de estar fazendo o melhor negócio”, afirma.

Além das ofertas, a empresa informa que haverá parcelamento em até 12 vezes sem juros, cupons de desconto e opções de pagamento via Google Pay. Parte dos itens contará com entrega expressa a partir do Brasil.

As condições completas estão disponíveis no site e no aplicativo do AliExpress.



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