Neste Podcast conversei com Luis Arís, gerente de negócios para a América Latina da Paessler e falamos sobre uma pesquisa global da empresa feita com mais de mil empresas e os resultados são surpreendentes. Veja alguns destaques e ouça o Podcast.
· Estudo realizado pela Paessler a partir de entrevistas com 1050 gestores de tecnologia, sendo 44 da América Latina, mostra que embora 85% deste universo reconheça a importância desta bandeira, 61% ainda não utilizam soluções de monitoramento para reforçar o alinhamento dos processos da empresa às melhores práticas em sustentabilidade;
· Em termos das estratégias ESG mais adotadas, 45% dos líderes buscam reduzir o uso de hardware;
· Enquanto 18% dos entrevistados globais afirmaram não se preocupar com a sustentabilidade, na região Américas/América Latina esse número sobe para 25%;
· Entre as maiores angústias dos líderes de TI destacam-se o uso da nuvem híbrida (48%), como manter a resiliência de ambientes cada vez mais distribuídos e heterogêneos (44%) e os desafios de gestão de data storage (31%).
O Congresso de TI e o EvoluTI Pro estão programados para ocorrer de forma consecutiva neste ano.
A velocidade do avanço tecnológico tem impulsionado uma série de inovações no mercado e a dinâmica das colaborações em equipe tem se revelado como um catalisador de sucesso para inúmeras empresas.
Essa abordagem tem o objetivo de concentrar os esforços na democratização da tecnologia com a realização de um evento inteiramente online e outro com interação presencial.
O público-alvo dessas iniciativas tem registrado um crescimento constante a cada edição e tem com públicos estudantes de tecnologia, empresas do setor que buscam capacitar e aprimorar seus profissionais e também os veteranos do mercado em busca de aprimoramento e aprendizado em diversas vertentes da atuação tecnológica.
O Congresso de TI terá sua 10ª edição agendada para os dias 4 e 5 de dezembro, numa experiência completamente online. Este ano contará com a participação de mais de 60 palestrantes, garantindo mais de 30 horas de conteúdo ao vivo, distribuídas em 8 trilhas de aprendizado, com os painéis exclusivos e certificado digital.
O EvoluTI Pro encerra 2023 no dia 6 de dezembro em um evento presencial para mais de 350 participantes no Cubo Itaú.
Para mais informações acesse os links abaixo:
Clique aqui para saber mais sobre o Congresso de TI.
Clique aqui para informações detalhadas sobre o EvoluTI Pro.
Neste Podcast conversei com Natália Lazarini, Co-fundadora e diretora da Confraria do Empreendedor. Em poucos anos a Confra conseguiu angariar mais de três mil Confrades – como são chamados seus membros – e vem ajudando e facilitando a jornada de quem é empreendedor aqui no Brasil e também em Portugal.
Para conhecer essa iniciativa ouça ou veja agora o Podcast, curta o canal do YouTube, inscreva-se nele e deixe seu comentário.
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AWitec It Solutions e a Trentim – Gestão & Tecnologia, empresas Microsoft Gold Partners há mais de dez anos no mercado, anunciam a fusão de suas operações, resultando em um grupo com mais de 100 colaboradores, especialistas certificados por organizações como Microsoft, Watchguard, 3CX, PMI.org, IIBA.org e PMO Global Alliance.
“Queremos proporcionar aos parceiros uma jornada de crescimento e excelência operacional, alavancando o uso da tecnologia como um diferencial competitivo e disseminando soluções para comunicação, colaboração, produtividade e segurança”, explica Carol Lagoa, Co-Founder daWitec IT Solutions.
Combinando produtos e serviços gerenciados nas áreas de comunicação, colaboração, produtividade, segurança, automatização e aplicativos de negócios low-code, as soluções Trentim e Witec ajudam empreendedores e gestores a obterem competitividade e eficiência para seus negócios.
Além disso, a fusão consolida o Witec Hub com o objetivo de educar e capacitar profissionais de tecnologia, bem como conscientizar e orientar as empresas para transformação digital dos seus negócios.
“Por meio do LinkedIn Learning, capacitamos mais de 207 mil pessoas em formações de tecnologia. Além disso, as equipes da Witec e da Trentim Gestão & Tecnologia estão ativamente envolvidas em comunidades técnicas, combinando a experiência prática em projetos internacionais e desenvolvimento de produtos com voluntariado e educação.”, complementa Mario H Trentim fundador e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.
O portfólio combinado das empresas resulta em sinergias para o atendimento de empresas pequenas, médias e grandes em diferentes indústrias e conforme suas necessidades.
A expertise da Trentim Gestão & Tecnologia nas áreas de gerenciamento de projetos, agilidade organizacional e transformação digital permite levar as soluções mais modernas e avançadas das grandes empresas para as pequenas e médias.
Por outro lado, o catálogo amplo de serviços da Witec IT Solutions disponibiliza aos clientes infraestrutura, computação em nuvem, telefonia e licenciamento com foco na redução de custos e aumento da produtividade, sem deixar de lado a qualidade e a governança corporativa.
“Desde 2019, a atuação internacional da Trentim na América Latina, Oriente Médio e Europa permitiu identificar tendências e antecipar necessidades dos nossos clientes no Brasil. Agora vamos combinar os produtos e serviços da suíte ModernPMO com o portfólio da Witec e empresas do ecossistema para que possamos oferecer soluções mais completas aos clientes. Sabemos que as empresas de tecnologia que quiserem prosperar e ter lucratividade precisam estar cada vez mais próximas dos clientes, entender quais são as soluções e produtos que eles precisam e oferecer essas soluções de forma customizada”, enfatiza Gustavo Moraes, Diretor de Operações e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.
A fusão é resultado de uma parceria entre as empresas desde 2020, fazendo parte da estratégia de transformar a gestão das empresas por meio de boas práticas, diagnósticos, modelos de maturidade, consultoria especializada e modernas soluções de tecnologia.
As empresas seguem alinhadas no propósito de acelerar a adoção das soluções Microsoft 365, nas verticais de Power Patform (Power Bi, Power Apps e Power Automate), Segurança e Governança, apoiando os clientes em suas jornadas e desafios relacionados ao novo cenário global. Não há dúvidas de que empresas que saibam unir processos, pessoas e ferramentas, estejam mais capacitadas em um mercado cada vez mais competitivo.
“Esse movimento tem como foco tonar a Witec a maior empresa especializada em produtividade e trabalho remoto seguro do Brasil. Temos a convicção que com a adoção de tais soluções, as empresas têm crescimento significativos em governança, produtividade, processos e segurança, impactando diretamente na escalabilidade dos seus negócios, garantindo assim um crescimento sustentável e seguro”, finaliza Marco Lagoa, CEO da Witec IT Solutions.
A Witec, hub especializado em soluções de Tecnologia da Informação, realiza a 9ª Edição do Congresso de T.I nos dias 08, 09 e 10 de novembro. Totalmente on-line e gratuito, o evento tem como objetivo promover networking e compartilhar conhecimentos setoriaisdos mais de 60 speakers presentes, incluindo nomes como Rodrigo Jorge, Diretor de Segurança da Informação na VTEX, Sandyara Peres, Coordenadora de Acessibilidade no PicPay, Isabella Montalvão, Engenheira Líder de Soluções para Marketing Cloud na Salesforce, entre muitos outros.
Com trilhas de Segurança, Governança & Privacidade; Cloud Computing; Desenvolvimento; Data Science & Digital e Customer & Employee Experience, o conteúdo é direcionado para estudantes e profissionais do segmento, além de pequenas, médias e grandes empresas.
Interessados podem realizar suas inscrições no link.
As edições anteriores do Congresso contaram com a presença de mais de 400 profissionais renomados, mais de 200 mil espectadores e mais de 500 palestras e cursos. Cada vez mais é importante mostrar que a tecnologia e inovação são essenciais para promover a mudança que a sociedade espera das organizações. O evento tem como proposta capacitar cada vez mais os profissionais de tecnologia e contribuir para o progresso do setor.
Segundo dados da Brasscom, o setor de tecnologia da informação aponta demanda de 797 mil profissionais até 2025. É uma conta que não fecha porque há mais vagas oferecidas do que pessoas capacitadas no mercado.
“Esse evento é uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos entre os participantes, com a chance de ganhar escala com pessoas que ainda não enxergam as possibilidades que o setor oferece. Tecnologia não é mais a profissão do futuro; a necessidade de profissionais qualificados no mercado é vista no presente”, explica Maria Carolina Lagoa Loyo, CCO, do Congresso de TI.
A Editora VideoPress, detentora da marca Vida Moderna, anuncia sua nova divisão de cursos on-line com o lançamento do curso “Desmistificando a Segurança da Informação”, que tem como objetivo reforçar o papel estratégico da cibersegurança, apresentando conceitos estratégicos e tecnologias para otimizar as ações de proteção digital dentro de companhias dos setores Público e Privado. A pré-inscrição para o curso está disponível neste link e as vendas serão abertas dia 16 de maio de 2022.
Ao todo, são 12 módulos interativos com conteúdo prático apresentado por André Carneiro, Diretor Geral da Sophos do Brasil, e pelo jornalista Guido Orlando Jr., Diretor da Editora.
“A Segurança da Informação é um tema latente e vital para as empresas de todos os portes e segmentos. Planejar as ações e aplicar as metodologias e ferramentas de proteção de dados, porém, são muitas vezes grandes desafios às companhias, principalmente pela rápida transformação que este setor vive e pela falta de mão de obra global para atender as demandas dessas companhias”, analisa Guido.
Segundo o jornalista, a proposta é desmistificar algumas premissas referentes a este assunto e, principalmente, trazer informação prática para agilizar as iniciativas de proteção digital nas organizações. “Este não é um curso técnico, mas sim uma preparação para tornar a estratégia de Segurança da Informação verdadeiramente alinhada às propostas de negócios nas empresas”, explica.
Neste cenário, para tornar as aulas mais práticas, a ideia é aproximar o conteúdo apresentado à rotina vivida no dia a dia dos times. “Trazemos cases e informações estratégicas a respeito de novas tecnologias, processos e formas para o cumprimento de normas, como a LGPD, além de lives exclusivas e grupos fechados para potencializar a troca de informações entre os participantes. Tudo isso em um formato sob demanda, em que o público pode ver as aulas onde e quando quiser, em seu próprio ritmo. A ideia é tirar dúvidas e facilitar a chegada de práticas bem-sucedidas a todos”, ressalta.
Durante o curso, os alunos terão acesso a conteúdos sobre conceitos fundamentais para a Segurança Digital, dicas para a formação de uma estrutura de cibersegurança do zero e detalhes que devem ser observados pelas companhias diante de novas regras e o aumento dos ataques via ransomware, por exemplo.
“A Segurança da Informação nas companhias públicas e privadas não pode mais ser vista como uma área à parte das empresas. É preciso entender que a proteção de dados deve permear os planos de negócios e todas as iniciativas da corporação. O compromisso desse curso é reforçar essa importância aos profissionais do mercado, mostrando como e onde devemos agir para impulsionar a capacidade de controle dos times”, reforça Carneiro, que é Engenheiro Eletrônico formado pela POLI, da USP, e que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de SI.
Pelo caráter voltado aos negócios, as aulas são destinadas a profissionais de tecnologia e executivos de todos os níveis – incluindo CEOs, CIOs, CISOs e CTO, entre outros – e dos mais diversos setores da economia. “Além disso, é uma grande oportunidade para que novos talentos e trabalhadores que estão migrando para a área de Segurança da Informação também possam entender melhor as implicações deste ramo aos resultados das companhias”, acrescenta o engenheiro.
Para mais informações e fazer o pré-cadastro, acesse bit.ly/3ancyfm.
Lá poderão ser assistidos gratuitamente nove clipes de cada módulo, com destaques das respectivas aulas, para reforçar a tomada de decisão da compra do curso.
Sem fazer muito alarde aJAC Motors se consolida como a montadora aqui no Brasil que tem a maior e mais variada oferta de veículos 100% elétricos do país. Na imagem abaixo você pode conferir todos os modelos da montadora chinesa por aqui, que desde 2019 tem como principal acionista o Grupo Volkswagen na China, com 51% das ações.
Modelos 100% elétricos da JAC Motors disponíveis no Brasil
Essa joint venture definitivamente deixa no passado qualquer dúvida que ainda possa existir sobre a qualidade e atendimento dos veículos da montadora chinesa, a coloca em um novo patamar de mercado e a tendência é que ela passará a ser olhada com outros olhos pelos consumidores.
Desenvolvido em parceria com Volkswagen, o JAC e-JS1 estreia no mercado brasileiro para ser o oitavo veículo 100% elétrico da JAC Motors, todos eles livres de emissões de poluentes.
Segundo Eduardo Pincigher, Diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da empresa, “O e-JS1 foi desenvolvido a partir da plataforma do elétrico IEV20 e a VW implementou o design exterior e interior, acabamento e conectividade“, explica.
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Destaques > O compacto urbano livre de emissões da JAC Motors possui 302 km de autonomia (norma NEDC); baterias de fosfato de ferro-lítio têm capacidade máxima de 30,2 kWh;
> Provido de sistema de regeneração de carga, o JAC e-JS1 é extremamente econômico: em média, o modelo consome 9,6 kWh a cada 100 km;
> Com 150 Nm (15,3 kgfm) de torque e apenas 1.180 kg, o JAC e-JS1 é o veículo com menor custo por km rodado do país: 7 centavos por km;
> Para “encher o tanque” ou carregar as baterias, o e-JS1 gasta cerca de R$ 20 (tarifa de R$ 0,65 por kWh). Um carro compacto, com motor a gasolina, que tenha consumo urbano de 13 km/l, exigirá cerca de R$ 135 para rodar os mesmos 302 km.
> O JAC e-JS1 é o oitavo modelo 100% elétrico da JAC Motors no Brasil. De longe é a marca com o maior portifólio de veículos livres de emissões, constituindo uma família completa: um modelo urbano, três SUV´s, uma picape, uma van e dois caminhões.
> Preço sugerido do JAC e-JS1 é de R$ 149.900.
“O JAC E-JS1 é uma grande aposta. Será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compacto urbano, compatibilizando a aplicação ideal para um veículo totalmente elétrico: o uso dentro da cidade”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Você pode usá-lo em rodovias, nas pequenas viagens? Claro que sim. Mas seu habitat natural é o trânsito urbano”.
Ao contrário do que se pensava, o city-car não substituirá o JAC iEV 20, mas sim complementará a linha. O iEV 20 é um SUV de porte compacto, com suspensão mais alta, rodas e pneus maiores e aptidão para vencer desafios leves no off-road, enquanto o E-JS1 é totalmente destinado ao uso urbano.
Com 30,2 kWh de capacidade de carga elétrica, o E-JS1 possui ótimo rendimento, à medida que, por ser 100% elétrico, ele é leve. São somente 1.180 kg de peso em ordem de marcha, segundo informa a montadora.
Por este motivo, o motor de 150 Nm (15,3 kgfm) de torque entrega um desempenho empolgante para um modelo urbano. São 62 cv de potência e 110 km/h de velocidade máxima.
Menor custo por km rodado do Brasil Dependendo da tocada do motorista, o e-JS1 é capaz de rodar 302 km, perfazendo um consumo médio de 9,6 kWh por 100 km, e oferece o custo por km rodado mais em conta de todo o mercado brasileiro – 0,36 MJ/km.
Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,65 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 6,24 a cada 100 km, segundo dados fornecidos pela montadora.
“Encher o tanque”, ou neste caso, carregar as baterias por esse valor e rodar 302 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado 7,5 vezes menor do que um modelo com motor térmico (a combustão). O custo por km rodado do JAC E-JS1 é pouco mais de 6 centavos.
Mesmo que se adote o custo de R$ 0,90 de kWh, instituído ocasionalmente na “bandeira vermelha”, a despesa de “tanque cheio” salta para somente R$ 26, ou seja, ainda 5,2 vezes mais barato que os mais econômicos modelos a gasolina.
Baterias de fosfato de ferro-lítio são mais estáveis Por pertencer à oitava geração de modelos 100% elétricos da JAC Motors, o e-JS1 possui grande eficiência dinâmica de todo o conjunto propulsor.
Tanto que a autonomia de 302 km, perfeitamente adequada a um modelo de porte compacto e urbano, foi obtida com a instalação de baterias com somente 30,2 kWh de capacidade máxima de carga, dotadas de células de fosfato de ferro-lítio, que possuem melhor estabilidade química e térmica.
Como resultado, o JAC e-JS1 pesa menos de 1,2 tonelada. Com um peso extremamente contido para um veículo elétrico, adicionado à proposta urbana, ele precisa de um motor com 62 cv de potência.
Na prática, a eficiência do motor e o baixo peso das baterias, além de gerarem um conjunto “enxuto”, garantem aquele consumo enfaticamente reduzido de 9,6 kWh / 100 km.
Por rodar primordialmente nas cidades, onde o torque é muito mais relevante que a potência, o E-JS1 permite acelerações surpreendentes, com seus 150 Nm de torque máximo. De 0 a 100 km/h, o JAC E-JS1 precisa de 10,7 segundos.
E por falar em bateria, uma dúvida que sempre surge entre os consumidores é seu custo de manutenção. Afinal, quanto o dono do carro vai desembolsar caso elas apresentem algum defeito depois que terminar a garantia? Outra dúvida: quanto tempo duram as baterias?
Ouça as explicações de Sérgio Habib neste áudio
Design feito em parceria com a Volkswagen Contando com total supervisão da Volkswagen no desenvolvimento, o city-car da JAC “escreve um novo paradigma na definição de carro urbano”, segundo a empresa. Não emite nenhum grama de CO2, seu design é moderno e contemporâneo (incrementado pelas cores vivas da carroceria) e mede apenas 3,65 metros de comprimento e 1,67 m de largura, o que é uma grande vantagem para trafegar em grandes cidades.
Na frente, o JAC e-JS1 destaca-se pelo grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, unidas por uma régua que atravessa toda a frente do carro. Para ornar com esse efeito, ele possui contornos na base do para-choque que envolvem os faróis de neblina nas extremidades. É um conjunto estilístico forte, de personalidade. Possui luzes diurnas em LED (sistema DRL de série).
Visto de lado, o JAC e-JS1 recebeu rodas de desenho exclusivo, com pneus nas medidas 165/65 R14.
Detalhe das rodas
Já a traseira exibe lanternas mais quadradas, decretando solidez no conjunto, além de repetir os mesmos ornamentos no para-choque.
Interior futurista Toda a parte interna do e-JS1 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base. Possui duas telas à serviço do motorista. A primeira, que é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, compõe-se de uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra as informações de cruzeiro (velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia etc.).
Detalhe das duas telas do painel
Como diferencial de acabamento, o JAC e-JS1 incorpora molduras em alto relevo de cores contrastantes, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies revestidas em couro (soft touch). Um console “aéreo” permite guardar pequenos objetivos, como um smartphone bem à mão, assim como funciona como descansa-braços. E o estofamento é de couro sintético.
Detalhe do console “aéreo“
Nesse console, inclusive, como é tradicional em qualquer veículo, o condutor do e-JS1 não vai encontrar o botão seletor de marcha. Por ser elétrico, o modelo não requer câmbio, sem os habituais engates “mecânicos”.
O acionamento de sentido de marcha – para frente, identificado convencionalmente com a letra D, de drive, e para trás, pela letra R – é realizado por uma alavanca fixada na coluna de direção, à direita do volante.
Alavanca de seleção do câmbio do lado direito da coluna de direção
Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal. Tudo é acionado pela central multimídia (a segunda tela), oferecendo um conjunto prático, clean e de aparência futurista. Apenas à esquerda do volante concentram-se botões de necessidade mais imediata de uso, como desembaçadores e ajustes elétricos dos retrovisores externos.
O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.
Visão do volante
Detalhe do volante lado esquerdo
Detalhe do volante lado direito
Central multimídia com tela de 10,25 pol reúne dados de operação Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS1 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.
A tela estará traduzida para Português do Brasil
Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias. Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”. Os comandos de climatização também são acionados por essa central.
Lista de equipamentos O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 150 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série: • Ar-condicionado Automático e Digital • Cruise Control com comandos no volante • Faróis com regulagem elétrica de altura do facho • Faróis com “Follow Me Home” • Faróis com DRL (LED diurno) • Faróis de neblina (dianteira) • Retrovisor interno antiofuscante • Bancos revestidos em couro ecológico • Duplo air bag • Portas com barras de proteção lateral • Aviso de cinto não acoplado • Freio ABS com EBD • BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico) • Auto Hold (assistente de partida em rampas) • TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus) • ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade • Sensor de estacionamento traseiro • Câmera de ré • Entrada USB sob o console central do painel • Isofix • iPedal (sistema de regeneração de carga da bateria nas desacelerações e frenagens.
Primeiras impressões Tive a oportunidade de fazer um teste drive de aproximadamente 100 Km ida e volta até uma cidade perto capital paulista e o carro surpreendeu. Tem ótima dirigibilidade, o volante é preciso e firme, o iPedal responde prontamente quando requerido, é funcional e depois que o condutor se acostuma com a maneira de usá-lo, o freio convencional será usado raramente. E se acostumar, pegar o jeito de utilização, demora minutos e acaba sendo até divertido.
E por falar em divertido, dosar o consumo e a regeneração de energia acaba sendo quase um videogame, pois quando você para de acelerar ou tiver que utilizar o freio, o gráfico de energia da tela de 10,25 polegadas muda de comportamento, ora mostrando o consumo, ora mostrando o carregamento das baterias e isso é muito legal.
E o carro anda muito bem, apesar de ter sua velocidade máxima limitada a 110 Km via software. Lembre-se que ele é um carro basicamente urbano, mas dá para andar em estradas entre cidades próximas de até um percurso de 200 Km ida e volta sem se preocupar com a autonomia, desde que as baterias estejam carregada, claro.
Sinceramente, não precisei em nenhum momento ultrapassar os 110 Km/h, pois mais de 80% do trajeto foi urbano e peguei apenas um trecho de alguns quilômetros da Via Anchieta, que tem velocidade máxima na sua pista central de exatos 110Km/h.
O torque para um carro do seu porte é excelente e chega a arrancar um leve sorriso de canto de boca do condutor. Não que seja fantástico e cole no banco, mas dá para sentir a potência sendo enviada instantaneamente para as rodas, o que não acontece em um carro a combustão. Isso é o que eu mais gosto em um carro elétrico.
A acústica interna é excelente, não só pela falta do ruído do motor e ausência de trepidação, como é de se esperar em um carro 100% elétrico, pois andei por ruas de paralelepípedo e asfalto com buracos. E o ruído interno e rigidez da suspensão se comportaram muito acima do que eu esperava, o que tornam o E-JS1 bastante confortável.
O que deu para sentir desse curto percurso foi isso, além dos olhares das pessoas na rua e outros motoristas, pois ele é um carro com design muito moderno e a cor que escolhi foi o Abacate, que realmente é bonito e chama atenção por onde passa.
Quanto ao porta malas, a capacidade é de 121 litros, o que é suficiente para uma mala pequena e uma compra média de supermercado. É honesto para o tamanho do carro.
Para ver e baixar a ficha técnica do e-JS1CLIQUE AQUI
Comparativo de preço No seu material promocional a JAC colocou um comparativos com as marcas que vendem carros 100% elétricos no Brasil e aqui está a tabela. Clique na imagem para aumentá-la.
Tabela comparativa de preço
Acho que eu sei o que você deve estar pensando: “Guido, você compraria esse carro?” Eu respondo: “Sim”.
Neste Podcast convesei com a Dra. Fernanda Cruz, Nutricionista brasileira que mora em Quito, no Equador, mas também atende online, inclusive quem mora aqui no Brasil.
Conversamos sobre nutricionismo e sustentabilidade, o que pode parecer um pouco estranho, mas não é. Além disso, ela deu várias dicas para uma alimentação saudável que são importantes.
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Uma parceria entre duas famílias apaixonadas por legado, excelência e tradição. O Templo da Carne Marcos Bassi, um dos restaurantes mais tradicionais e respeitados do Brasil quando o assunto é carne, anuncia o lançamento da edição especial Catena Malbec Marcos Bassi, em parceria inédita com a vinícola argentina Catena Zapata, considerada um ícone mundial da enologia.
Essa edição limitada do Malbec argentino foi criada para celebrar o legado de Marcos Bassi, precursor da cultura da carne no Brasil. O rótulo une a excelência argentina ao espírito artesanal e acolhedor do churrasco brasileiro.
Edição colecionável com garrafas numeradas.
O grande destaque da campanha é a edição colecionável de 1.000 garrafas Magnum numeradas, cada uma com certificado de autenticidade, tornando-se um item desejado por amantes de vinho e fãs de Marcos Bassi. O vinho também será comercializado em garrafas de 750ml, disponíveis para consumo no restaurante, na loja física ou na loja online.
Festival Catena Marcos Bassi: prato especial + vinho + presente exclusivo.
Para marcar o lançamento, o restaurante realiza, a partir de 15 de agosto, por tempo limitado, o Festival Catena Marcos Bassi. A experiência inclui:
Fraldinha no espeto (um dos cortes mais emblemáticos da casa)
Garrafa Catena Malbec Marcos Bassi 750ml
Três facas desossa personalizadas Marcos Bassi de presente
Tudo por R$ 548, em uma refeição que serve até 3 pessoas. O festival é válido para almoço e jantar, exclusivamente no salão do restaurante.
Uma união de legados Um conceito que une o que há de mais forte nas duas marcas: o espírito familiar, a tradição passada de geração em geração, e o respeito ao tempo como ingrediente essencial.
Assim como o churrasco, o vinho também carrega alma.
E quando duas famílias dedicadas ao sabor se encontram, nasce uma garrafa que representa muito mais do que técnica — ela celebra um estado de espírito.
Quando dizemos que “churrasco é um estado de espírito”, falamos de algo que vai além da carne: falamos de tempo, de cuidado, de respeito à origem.
É esse mesmo espírito que une a família Marcos Bassi e a família Catena — duas histórias paralelas, moldadas ao redor da mesa e do amor por criar memórias que atravessam gerações.
O resultado? Um vinho emblemático, com o nome “Marcos Bassi” no rótulo e a nossa alma em cada taça.
Um brinde ao fogo, à tradição e às famílias que fazem da gastronomia um legado.
Catena Marcos Bassi: legado é um estado de espírito.
SERVIÇO
Festival Catena Marcos Bassi
Templo da Carne Marcos Bassi — R. Treze de Maio, 668 – Bela Vista, S. Paulo
Energia solar impulsiona carregamento doméstico de veículos
Com a chegada definitiva da mobilidade elétrica ao Brasil, cada vez mais motoristas estão descobrindo que o abastecimento do carro pode acontecer de forma simples, limpa e acessível — direto da garagem de casa. O crescimento nas vendas de veículos elétricos acompanha uma mudança de mentalidade do consumidor, que enxerga na tecnologia não apenas economia no dia a dia, mas também uma forma concreta de contribuir para a redução de impactos ambientais. Essa transformação já começa a moldar novos hábitos de consumo e a impulsionar investimentos em infraestrutura e soluções sustentáveis em todo o país.
A mobilidade elétrica deixou de ser apenas uma tendência e já se consolidou como realidade no Brasil. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país registrou mais de 100 mil veículos eletrificados leves em circulação até o final de 2024, número que vem aumentando de forma consistente. Nesse cenário, cresce também a busca por formas de recarga eficientes e sustentáveis, especialmente em residências. A instalação de carregadores residenciais, aliada à geração de energia solar, tem se mostrado uma solução prática, econômica e ambientalmente responsável.
“Carregar um carro elétrico em casa representa não apenas conveniência, mas também maior controle sobre os gastos, autonomia e menor dependência da rede pública. Para consumidores interessados em economia e sustentabilidade, a adaptação da infraestrutura elétrica com integração à energia fotovoltaica vem sendo apontada como uma alternativa estratégica”, afirma Rafael Pires, engenheiro eletricista e especialista em infraestrutura elétrica para mobilidade sustentável.
Avaliação elétrica e escolha do carregador O primeiro passo para a adaptação consiste em avaliar a estrutura elétrica do imóvel. Carregadores de veículos elétricos (VEs) exigem maior potência e podem demandar circuitos e proteções dedicados. Segundo Pires, a orientação de um profissional qualificado é considerada essencial para garantir segurança e eficiência na instalação.
Na prática, o veículo pode ser recarregado em uma tomada comum (nível 1) — recomendada apenas para situações emergenciais — ou em um carregador do tipo wallbox (nível 2), que oferece mais segurança e agilidade. Esse modelo, até cinco vezes mais rápido, já se tornou padrão em muitas residências com veículos elétricos, explica Pires.
Instalação segura e personalizada A instalação dos carregadores deve seguir normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a NBR 5410, e ser conduzida por profissionais especializados. “Essa não é uma adaptação genérica. Cada projeto deve ser personalizado conforme o perfil de consumo e a rede elétrica do imóvel”, afirma Flávio Abreu, CEO da i9 Solar.
Ainda segundo Abreu, a empresa trabalha com sistemas integrados que unem energia solar, carregadores de veículos elétricos e gestão de consumo. “A tecnologia certa transforma o que antes era custo fixo em retorno financeiro real”, acrescenta.
Energia solar como diferencial A integração da energia solar ao carregamento doméstico é considerada um dos principais diferenciais. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil ultrapassou em 2024 a marca de 2,5 milhões de unidades consumidoras com geração própria de energia solar. Esse modelo permite abastecer residências e veículos com energia renovável, além de reduzir significativamente os gastos com eletricidade.
Dados da i9 Solar indicam que sistemas fotovoltaicos possuem vida útil de até 25 anos e apresentam retorno médio do investimento entre três e cinco anos. “O carro é elétrico, mas a economia vem do sol”, reforça Abreu. Ele destaca ainda que muitos consumidores têm relatado a possibilidade de manter a conta de luz próxima de zero, mesmo com o uso diário do veículo.
Perspectiva para profissionais De acordo com a arquiteta Mariana Torres, especialista em projetos sustentáveis, e o engenheiro civil André Almeida, que atua em condomínios residenciais no Distrito Federal, a previsão de infraestrutura elétrica para carregadores e a reserva de espaços para painéis solares desde a planta do imóvel têm se consolidado como tendência crescente. Esse tipo de planejamento agrega valor à construção e antecipa demandas que já se mostram relevantes no mercado imobiliário.
Sobre a i9 Solar A i9 Solar é um ecossistema de soluções em sustentabilidade que atua com consultoria, instalação e tecnologia para residências, empresas e propriedades rurais. Entre os serviços oferecidos estão: sistemas de energia solar fotovoltaica, aquecimento solar, captação de água da chuva, automação e carregadores para veículos elétricos.
Sergipe registra avanço na segurança ao investir em inovação
Sergipe tem registrado avanços expressivos na segurança pública nos últimos anos, resultado de investimentos contínuos e adoção de soluções tecnológicas. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho deste ano, o Estado lidera o investimento per capita em segurança no Nordeste e ocupa a 8ª posição no ranking nacional, à frente de Amazonas, Rio Grande do Norte e Ceará.
Conforme o mesmo levantamento, Sergipe também se destaca como o Estado do Nordeste com os menores índices de crimes violentos, reforçando o impacto das políticas públicas adotadas. Em 2024, foram destinados R$ 1,92 bilhão ao setor, o equivalente a 12% das despesas do Poder Executivo estadual.
Os efeitos desses aportes aparecem nos indicadores. Dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim) mostram que maio de 2025 registrou o menor número de homicídios dolosos para o mês desde 2003: 21 casos. A queda representa 71,6% em relação ao mesmo período de 2016. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2025, a redução foi de 18% frente ao ano anterior. Os números colocam Sergipe entre os estados que mais avançam no cumprimento das metas nacionais de redução de homicídios dolosos e por arma de fogo até 2030.
A modernização também alcança o atendimento pré-hospitalar, com a ampliação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Novas ambulâncias de suporte básico e avançado passaram a operar, ampliando a cobertura e reduzindo o tempo de resposta em emergências médicas.
Nesse cenário de modernização, Sergipe implementou o sistema Atalaya, desenvolvido pela Minsait, empresa do Indra Group, para integrar e agilizar os atendimentos emergenciais da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SE). Desde que entrou em operação, a ferramenta já proporcionou aumento de 30% na capacidade média mensal de atendimentos, redução no tempo de resposta e otimização dos recursos disponíveis.
O Atalaya conecta, em tempo real, todo o ecossistema de serviços de emergência, permitindo o monitoramento de viaturas, registro e despacho de ocorrências. O sistema também reconhece tanto o nome oficial quanto os apelidos que a população usa para se referir a um lugar, identifica ocorrências repetidas no mesmo endereço e possui versão mobile para uso em viaturas, buscando facilitar a comunicação e o acompanhamento das ocorrências pelas equipes em campo e permitindo, ao mesmo tempo, o monitoramento das ações pelo Centro Integrado de Operações em Segurança (CIOSP). Esses recursos contribuem para diminuir o impacto de trotes, que representam cerca de 20% das chamadas recebidas.
Para a Minsait, a adoção do Atalaya em Sergipe reforça como a tecnologia pode apoiar políticas públicas de forma concreta. "Quando uma solução é desenhada sob medida para as necessidades locais, o impacto é imediato: menos desperdício de recursos e mais eficiência no atendimento ao cidadão", afirma Filipe Guedes Almeida, diretor-executivo de Administração Pública e Saúde do Indra Group no Brasil.
A integração entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, SAMU e o sistema Atalaya já demonstra impacto direto na melhoria dos serviços prestados à população. "Quando conseguimos reduzir o tempo de resposta e aumentar a eficiência dos atendimentos, garantimos que os recursos sejam usados de forma estratégica e que as demandas da população sejam atendidas com qualidade e agilidade", acrescenta o executivo.
Chega ao Brasil o Flame 4, novo tênis da 361° Sport
A 361° Sportanunciou em setembro de 2025 a chegada do Flame 4 ao Brasil, um tênis de corrida desenvolvido para percursos de média e longa distância. O modelo integra a linha FLAME da marca, que possui outras versões disponíveis e terá novos lançamentos programados.
O produto utiliza a placa de carbono Qu!kBONE DYNAM!C em sua estrutura, combinada com a entressola de dupla densidade Qu!kFLAMECQT. O cabedal é confeccionado em malha tecnológica C!LK e incorpora o sistema de amarração MORPHIT na região do mediopé.
Camila Pinheiro, diretora de marketing da 361° Sport, declarou: "O Flame 4 nasce da nossa obsessão em unir performance e acessibilidade. Queremos que mais corredores tenham acesso ao que há de mais moderno em tecnologia de calçados".
A primeira remessa será comercializada em quantidade limitada através do e-commerce oficial da empresa.
Sobre a 361° Sport
Fundada em 2003, a 361° Sport atua em mais de 60 países no segmento de artigos esportivos. A empresa desenvolve produtos para atletas profissionais e amadores, com foco em tênis de corrida e tecnologias relacionadas ao setor esportivo.
A Parse Biosciences, líder em sequenciamento de célula única escalável e acessível, tem o prazer de anunciar a Single Cell Discoveries, sediada nos Países Baixos, como a mais nova integrante de seu Programa de Provedores de Serviços Certificados (Certified Service Provider – CSP). Como provedora certificada, a Single Cell Discoveries ampliará o acessoàtecnologia de célula única da Parse, combinando-a com uma equipe dedicada exclusivamenteàciência de célula única para apoiar pesquisadores na Europa e em todo o mundo.
Lançado em 2024, o Programa CSP conecta pesquisadores a parceiros rigorosamente avaliados para terceirização de projetos de célula única de qualquer porte. Ao manter padrões rigorosos de qualidade de dados, escalabilidade e serviço, o programa ajuda os laboratórios a acelerar descobertas com confiança.
“Tornar-se o primeiro provedor de serviços na Europa a integrar o Programa de Provedores de Serviços Certificados da Parse reflete nosso compromisso com a liderança em ciência de célula única”, afirmou Mauro Muraro, PhD, cofundador e CEO da Single Cell Discoveries. “Parceria com a tecnologia escalável e compatível com fixação da Parse nos permite entregar resultados de alta qualidade no ritmo que a pesquisa moderna exige, seja em um piloto focado ou em um estudo em escala de atlas.”
“Expandir nossa rede CSP garante que pesquisadores tenham acesso regional e confiável a serviços de célula única de primeira linha”, afirmou Alex Rosenberg, CEO e cofundador da Parse Biosciences. “Com a entrada da Single Cell Discoveries no programa, os cientistas ganham um parceiro de confiança cujo foco sempre foi célula única, agora complementado pela escalabilidade e precisão que a Parse oferece.”
Sobre a Parse Biosciences
A Parse Biosciences é uma empresa global de ciências da vida dedicada a acelerar os avanços em saúde humana e pesquisa científica. Ao capacitar pesquisadores a realizar sequenciamento de célula única com escala e simplicidade incomparáveis, as soluções inovadoras da Parse estão impulsionando descobertas em tratamento de câncer, reparo de tecidos, terapia com células-tronco e muito mais. Baseada em tecnologia transformadora desenvolvida na Universidade de Washington, a Parse Biosciences já captou mais de US$ 100 milhões e é utilizada por mais de 3.000 laboratórios no mundo todo. Seu portfólio de produtos em expansão inclui Evercode Whole Transcriptome, Evercode TCR, Evercode BCR, CRISPR Detect, Gene Select e Trailmaker para análise avançada de dados. Com sede no dinâmico distrito de South Lake Union, em Seattle, a Parse Biosciences inaugurou recentemente uma instalação de 34.000 pés quadrados com laboratórios de última geração para apoiar sua missão de promover a pesquisa global.www.parsebiosciences.com
Sobre a Single Cell Discoveries
A Single Cell Discoveries é uma organização líder de pesquisa por contrato (CRO), especializada em sequenciamento de célula única, transcriptômica espacial e aplicações multiômicas. Com sede em Utrecht, nos Países Baixos, a empresa colabora com organizações biofarmacêuticas e instituições acadêmicas em todo o mundo para acelerar a descoberta de medicamentos e a inovação científica. Com mais de uma década de experiência, mais de 1.000 projetos concluídos e milhões de células únicas sequenciadas em mais de 50 espécies, a Single Cell Discoveries oferece percepções transcriptômicas de alto impacto, com precisão e escala. Apoiada em laboratórios de última geração, plataformas avançadas de sequenciamento e suporte bioinformático personalizado, a empresa combina automação de alto rendimento, prazos de entrega rápidos e excelência na preparação de células únicas — três fatores essenciais para resultados bem-sucedidos e reprodutíveis.
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Giraffas converte gordura em renda e impacto verde
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos, celebrado em 29 de setembro, o Giraffas, reforça seu compromisso ambiental com a iniciativa que reaproveita a gordura de cozinha, transformando-a em sabão por meio de cooperativas parceiras e promovendo a economia circular.
A ação, iniciada em Brasília e que atualmente registra um volume mensal de 6.800 litros na região, consolidou-se como exemplo de economia circular no setor de alimentação. Hoje, 351 restaurantes da rede participam do programa, responsável pela coleta de mais de 25 mil litros de óleo por mês, o equivalente a 500 galões de 50 litros, com uma média de 100 litros por loja.
Além de evitar o descarte inadequado da gordura, que poderia causar sérios danos ao meio ambiente, a iniciativa gera benefícios econômicos aos franqueados. A comercialização do resíduo com cooperativas representa aproximadamente R$ 78,5 mil em economia mensal, o equivalente a uma média de R$ 223 por restaurante.
O programa atua em diversos estados e, em muitas unidades, estabelece parcerias com cooperativas locais, promovendo não apenas a redução do desperdício, mas também a geração de renda em comunidades, reforçando a importância de iniciativas corporativas que combinem conscientização ambiental e reaproveitamento de recursos.
“Nosso compromisso é fortalecer cada vez mais iniciativas que unem impacto ambiental, economia para os franqueados e geração de renda para comunidades parceiras. O reaproveitamento da gordura mostra como atitudes simples dentro dos restaurantes podem se transformar em resultados grandiosos, promovendo um futuro mais sustentável e equilibrado para todos”, afirma Jaime Laranjeiro, diretor de operações e desenvolvimento de pessoas do Giraffas.
Escovas hospitalares contribuem para higiene em ambientes de saúde
A higiene em ambientes hospitalares é essencial para prevenir infecções e garantir a segurança dos pacientes. No Brasil, dados do Ministério da Saúde revelam que o número de infecções hospitalares cresceu 20% em 2024, na comparação com o período anterior. Mais de 24% dos pacientes internados em hospitais e 52,3% dos indivíduos em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) morrem anualmente por infecções, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“O setor de saúde brasileiro enfrenta desafios para manter níveis elevados de higiene, especialmente em hospitais com alta rotatividade de pacientes”, afirma com Jefferson Weinberger. A implementação de protocolos rigorosos de controle de infecção, incluindo a higiene das mãos, o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual e a adesão a diretrizes internacionais, tem um impacto positivo na redução das infecções hospitalares, segundo o estudo publicado na Revista FT.
O uso de escovas hospitalares contribui para a redução de infecções, que afetam cerca de 14% dos pacientes internados no Brasil. “Ferramentas duráveis e reutilizáveis otimizam processos de limpeza, alinhando-se a práticas sustentáveis em ambientes de saúde. Além disso, a conformidade com regulamentações evita complicações e custos adicionais para instituições”, de acordo com Jefferson Weinberger, diretor comercial da Weinberger.
Relatórios indicam evolução na adesão a protocolos de segurança, com melhorias observadas em avaliações nacionais. A higiene adequada preserva a integridade de equipamentos médicos, prolongando sua vida útil. A expectativa é que práticas de higiene continuem avançando, fortalecendo a qualidade da assistência à saúde.
Em meioàcrescente incerteza em torno da IA e ao aumento das violações de segurança cibernética, a Yubico (NASDAQ STOCKHOLM: YUBICO) – criadora das chaves de acesso mais seguras e fornecedora líder de chaves de segurança de autenticação de hardware – divulgou os resultados de sua pesquisa anual Global State of Authentication, bem a tempo para o Mês da Conscientização sobre Segurança Cibernética, celebrado em outubro.
Encomendada pela Yubico e conduzida pela Talker Research, a pesquisa reuniu insights de 18 mil pessoas adultas empregadas em nove países: Austrália, França, Alemanha, Índia, Japão, Singapura, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. A pesquisa explorou os hábitos de segurança cibernética delas, tanto no local de trabalho quanto na vida pessoal. Também examinou os perigos de práticas de segurança fracas e avaliou as crescentes preocupações em torno de tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial (IA), e suas implicações para a segurança organizacional e individual.
“Nossa pesquisa revelou uma desconexão. As pessoas são complacentes em relaçãoàsegurança de suas próprias contas online, e as organizações parecem lentas para adotar as práticas de segurança recomendadas”, disse Ronnie Manning, diretor de defesa da marca da Yubico. “Não é surpreendente que o phishing continue sendo uma das maneiras mais fáceis para os hackers invadirem – e, de fato, 44% das pessoas entrevistadas disseram ter interagido com uma mensagem de phishing no último ano. Para reduzir essa brecha, uma autenticação forte e resistente a phishing, educação e ação devem andar de mãos dadas.”
A pesquisa mostrou uma desconexão crescente entre como a segurança é percebida e quais são os hábitos reais de segurança cibernética, particularmente em relação ao uso de senhas e MFA. Ao mesmo tempo, a preocupação com ameaças impulsionadas pela IA está aumentando de forma drástica, e a confiança em métodos de autenticação baseados em hardware, como chaves de segurança e senhas, está aumentando constantemente, principalmente no Reino Unido e nos EUA.
As principais conclusões incluem:
44% das pessoas admitiram ter interagido com uma mensagem de phishing no último ano, um indicador alarmante da vulnerabilidade contínua a ataques de engenharia social.
A Geração Z se destaca como o grupo demográfico mais suscetível ao phishing, com 62% relatando alguma interação (ou seja, clicar em um link, abrir um anexo etc.) com um golpe de phishing no último ano, significativamente maior do que outras faixas etárias.
70% acreditam que as tentativas de phishing se tornaram mais bem-sucedidas devido ao uso da IA, e 78% acreditam que elas se tornaram mais sofisticadas.
Na verdade, quando mostrados um e-mail de phishing, 54% acreditaram que era uma mensagem autêntica escrita por um humano ou não tinham certeza.
Curiosamente, a idade não pareceu influenciar a conscientização, pois não houve diferenças significativas entre as gerações na capacidade de reconhecer corretamente a tentativa de phishing (Geração Z 45%, millennials 47%, Geração X e baby boomers, ambos 46%), destacando o fato de que nenhum grupo está isento da necessidade de cuidado extra na era da IA.
Apenas 48% das pessoas entrevistadas disseram que sua empresa usa MFA em todos os aplicativos e serviços, e 40% relataram nunca ter recebido formação em segurança cibernética de seu empregador.
Apesar da baixa confiança em nomes de usuário e senhas (apenas 26% os consideram os mais seguros), eles continuam sendo o método de autenticação mais comum: usados por 56% para contas de trabalho e 60% para contas pessoais.
29% das pessoas entrevistadas ainda não têm MFA configurado para suas contas de e-mail pessoais, embora as utilizem para fazer login em seus ativos online mais críticos, incluindo:
Contas de mídia social (47%)
Serviços bancários (41%)
Operadoras de telefonia móvel (34%)
Quando comparada com a pesquisa Global State of Authentication da Yubico do ano passado, a edição de 2025 revela mudanças significativas ano a ano no comportamento e nas percepções dos usuários nos principais mercados.
Na França, um dos avanços mais notáveis foi o aumento acentuado na adoção da autenticação multifatorial (MFA) para contas pessoais.
O uso pulou de 29% em 2024 para 71% em 2025, marcando um incremento de 42 pontos percentuais.
Isso sugere uma grande melhoria nas práticas de segurança cibernética pessoal entre os usuários franceses e uma aceitação crescente de métodos de login mais seguros.
A IA surgiu como uma área de preocupação crescente no mundo todo, com aumentos significativos na apreensão sobre seu potencial de comprometer a segurança de contas pessoais e comerciais.
Japão: 31% preocupados em 2024 contra 74% em 2025 (aumento de 43 pontos percentuais).
Suécia: 37% preocupados em 2024 contra 68% em 2025 (aumento de 31 pontos percentuais).
Reino Unido: 61% preocupados em 2024 contra 81% em 2025 (aumento de 20 pontos percentuais).
EUA: 61% preocupados em 2024 contra 77% em 2025 (aumento de 16 pontos percentuais).
Enquanto isso, a confiança nos métodos avançados de autenticação está crescendo, particularmente no uso de chaves de segurança de hardware e senhas vinculadas a dispositivos.
No Reino Unido, 37% das pessoas entrevistadas agora acreditam que essas ferramentas são os métodos de autenticação mais seguros, contra 17% em 2024 (um aumento de 20 pontos percentuais).
Os EUA refletiram um crescimento semelhante, com 34% identificando as chaves de segurança de hardware/senhas como a opção mais segura, um incremento de 18% em relação ao ano passado (aumento de 16 pontos percentuais).
“À medida que as ameaças cibernéticas se tornam mais sofisticadas, a boa notícia é que a pesquisa mostra que métodos de autenticação mais fortes e seguros, como chaves de acesso vinculadas a dispositivos, como as do YubiKey, estão ganhando força no mundo inteiro”, afirmou Manning. “Tanto pessoas quanto organizações têm o poder de se proteger adotando essas soluções resistentes a phishing hoje. A MFA moderna claramente não é mais apenas um ‘extra’ e rapidamente se tornou essencial para manter a segurança em nosso cenário digital em rápida mudança.”
Para explorar os resultados completos da pesquisa e descobrir recomendações práticas, baixe a visão geral detalhada do relatório aqui, confira o infográfico aqui e leia nosso posto detalhado no blog aqui. Para mais informações sobre a Yubico e suas soluções de segurança, acesse www.yubico.com
Sobre a Yubico
A Yubico (Nasdaq Stockholm: YUBICO) é uma empresa moderna de segurança cibernética cuja missão é tornar a internet mais segura para todo mundo. Como inventora do YubiKey, estabelecemos o padrão ouro para a autenticação moderna resistente a phishing e apoiada por hardware, impedindo a invasão de contas e simplificando o login seguro.
Desde 2007, ajudamos a moldar os padrões globais de autenticação, cocriamos o FIDO2, WebAuthn e FIDO U2F, e introduzimos a senha original. Hoje, nossa tecnologia de senha protege pessoas e organizações em mais de 160 países, transformando a forma como a identidade digital é protegida, desde o cadastro até a recuperação de contas.
Com a confiança das marcas, governos e instituições mais preocupados com a segurança do mundo, as YubiKeys funcionam imediatamente com centenas de aplicativos e serviços, oferecendo acesso rápido e sem senha, sem atritos ou compromissos.
Acreditamos que uma segurança forte nunca deve estar fora do alcance. Por meio de nossa iniciativa filantrópica “Secure it Forward”, doamos YubiKeys para organizações sem fins lucrativos que apoiam comunidades em risco.
Com sede dupla em Estocolmo (Suécia) e em Santa Clara (EUA), a Yubico tem orgulho de ser reconhecida como uma das 100 empresas mais influentes pela revista TIME e uma das empresas mais inovadoras da Fast Company. Saiba mais em www.yubico.com.
*Esta pesquisa entrevistou 2 mil pessoas adultas empregadas em cada um dos seguintes países: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Índia, Japão, Singapura, França, Alemanha e Suécia. Esta pesquisa aleatória com dupla confirmação foi conduzida pela empresa de pesquisa de mercado Talker Research, cujos integrantes da equipe são membros da Market Research Society (MRS) e da European Society for Opinion and Marketing Research (ESOMAR), e foi realizada entre 15 e 27 de agosto de 2025.
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ST. MICHAEL, Barbados, 1 de outubro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — O Royalton Hotels & Resorts anunciou o lançamento do Royalton Suites & Villas, um novo nível de suítes Diamond Club™, projetado para oferecer uma abordagem elevada à hospitalidade com tudo incluído. Com estreia oficial em 1º de novembro de 2025, este nível destaca suítes e vilas que são celebradas por sua escala excepcional, layouts expansivos e metragem quadrada incomparável no mercado com tudo incluído. Perfeito para famílias, grupos de amigos ou casais que procuram uma maneira mais grandiosa de vivenciar o luxo, o Royalton Suites & Villas redefine a sensação de espaço na hospitalidade caribenha.
Desde os célebres bangalôs sobre a água até as espaçosas suítes Presidente e Presidencial, e a CHIC Mansion exclusiva, essas acomodações se distinguem em primeiro lugar pelo tamanho. Vilas de vários quartos com amplas áreas de estar, suítes que parecem residências privadas e reservas diretamente sobre o mar dão aos viajantes a liberdade de se espalhar, se conectar e celebrar a vida em uma escala maior. Juntamente com as inclusões elevadas e serviços personalizados, esses espaços oferecem conforto e sofisticação sem precedentes no segmento tudo incluído.
“O Royalton Suites & Villas é a próxima evolução da nossa visão para surpreender e encantar os hóspedes que procuram mais do que uma estadia em uma suíte”, disse Jurgen Stutz, Vice-Presidente Sênior de Vendas, Marketing e Distribuição do Royalton Hotels & Resorts. “Temos a sorte de oferecer algumas das acomodações mais espaçosas, modernas e exclusivas do Caribe. Este lançamento nos permite destacar sua escala e potencial, juntamente com um serviço elevado e toques personalizados que estabelecerão uma nova referência no mercado de tudo incluído.”
Os hóspedes que reservarem estas acomodações também aproveitarão uma versão aprimorada da categoria Diamond Club™, com inclusões selecionadas projetadas para complementar a grandeza do espaço. Dependendo da suíte, as melhorias podem incluir coquetéis exclusivos preparados na suíte por um mixologista, champanhe de marca na chegada, café da manhã diárioàla carte na privacidade da suíte, ou momentos refinados com mignardises artesanais. A atenção intensificada dos mordomos e as comodidades selecionadas completam a experiência, garantindo que cada estadia pareça relaxante e pessoal. Posicionado acima do Diamond Club™ e dos Quartos e Suítes exclusivos da marca, este novo nível finalmente reflete a amplitude e a magnitude das acomodações mais excepcionais do Royalton Hotels & Resorts.
O Royalton Suites & Villas será apresentado em duas fases. Os hóspedes que ficarem hospedados a partir de 1º de novembro de 2025 terão a experiência aprimorada dos Overwater Bungalows & Villas, enquanto os que ficarem hospedados a partir de 1º de março de 2026 terão acesso à oferta aprimorada nas Suítes Presidente, Suítes Presidenciais e na CHIC Mansion.
O lançamento do Royalton Suites & Villas baseia-se no recente sucesso dos aprimoramentos do Royalton Hotels & Resorts nas categorias Diamond Club™ e Star Class™, um marco que aumentou as expectativas em todo o setor e desde então foi adotado pelos viajantes, gerando uma demanda notável em todo o portfólio. Esta nova modalidade deve fortalecer ainda mais essa demanda, dando aos viajantes novos motivos para reservar estadias nas acomodações mais exclusivas da marca.
Com propriedades em sete dos destinos mais desejados do Caribe, o Royalton Hotels & Resorts continua a definir o setor de tudo incluído com o seu compromisso com a inovação, uma forte cultura de serviços, e a criação de experiências inesquecíveis para os hóspedes.
O Royalton Hotels & Resorts é uma empresa líder em hospitalidade com tudo incluído, com um portfólio com curadoria de 24 resorts em sete dos destinos mais procurados do Caribe, cada um oferecendo uma experiência de assinatura distinta e imersiva. Suas oito marcas incluem o premiado All-In Luxury®Royalton Luxury Resorts, onde Todos são Família, conhecido pelo elevado conforto e serviço atencioso através de recursos exclusivos como All-In Connectivity™ e DreamBed™. O Royalton Hideaway oferece um refúgio exclusivo para adultos, projetado em torno do Togetherness, com refeições exclusivas e acomodações modernas. O Royalton Vessence Resorts oferece The Art of Vacation através de uma abordagem de bem-estar para viagens com tudo incluído, centrada no equilíbrio e na conexão consciente. O Royalton CHIC Resorts convida os hóspedes para o Party Your Way com escapadelas vibrantes e exclusivas para adultos, cheias de estilo e espontaneidade, enquanto o Mystique by Royalton oferece retiros boutique Miles from Ordinary que celebram a beleza natural, a cultura local e a sofisticação descontraída. Na Jamaica, o Grand Lido Negril oferece uma experiência única Au Naturel para hóspedes com 21 anos ou mais, com luxo isolado à beira-mar.
O portfólio também inclui o Planet Hollywood Hotels & Resorts by Royalton, onde os hóspedes podem Vacation Like A Star™ em ambientes repletos de entretenimento cercados por memorabília icônica, e o Planet Hollywood Adult Scene by Royalton, onde os hóspedes podem Dodge the Paparazzi em escapadelas glamourosas, apenas para adultos, definidas pela privacidade e exclusividade.
Para mais informações sobre o Royalton Hotels & Resorts, visite: www.royalton.com
A Prodapt, líder mundial em tecnologia de IA, anunciou hoje o lançamento da BOLDEST, uma nova entidade criada para ajudar marcas a navegar pelo ambiente complexo, rico em dados e imbuído de IA das experiências digitais modernas. Operando na intersecção entre arte e ciência, a BOLDEST combina IA e engenhosidade humana para criar soluções inovadoras que geram resultados comerciais tangíveis.
Ao longo dos últimos quinze anos, duas forças moldaram as agências de transformação digital: design criativo (arte) e tecnologia (ciência). As equipes precisavam de especializações superficiais para originar experiências envolventes e específicas para cada canal, enquanto as forneciam em plataformas seguras e escaláveis. À medida que a arte e a ciência avançavam em conjunto, as empresas adotaram amplamente tecnologias e design, tendo o ser humano como centro e desenvolvidos especificamente para este fim, como sistemas de gestão de conteúdo, comércio eletrônico, gerenciamento de pedidos, aplicativos móveis, plataformas de dados de clientes e sistemas de gestão de relacionamento com fornecedores; em resumo, sistemas de interação e sistemas de registro.
“Mudanças radicais nos processos de negócios e a IA criaram um turbilhão de transformações, cada uma acelerando a outra. Vemos uma clara oportunidade de desenvolver novas soluções para esta descontinuidade de mercado, e é isso que a BOLDEST fará”, disse Manish Vyas, Diretor Executivo e Diretor Geral da Prodapt. “A parceria com a Dilip Keshu – que deu origem a uma agência icônica e premiada, atendendo a mais de 500 marcas – me dá grande confiança de que estamos em uma base sólida. O lançamento da BOLDEST marca uma expansão estratégica para a Prodapt,àmedida que criamos cabeças de ponte em novos mercados finais.”
“Mudanças nos processos de negócios, IA generativa, descritiva e preditiva, design criativo e tecnologia segura e escalável irão sustentar o futuro do comércio e da experiência de marca”, disse Dilip Keshu, empreendedor veterano e fundador da agência, a ter liderança na BOLDEST. “Melhorias evolutivas serão complementadas por experimentação revolucionária para impulsionar o domínio competitivo. Nossa meta é estar na vanguarda das mudanças que se aproximam.”
As ofertas da nova entidade incluem:
Serviços de consultoria: elaboração de rotas estratégicas, casos de negócios e planos de tecnologia.
Compromisso de marca agêntica: soluções com tecnologia de IA para orquestração omnicanal, comércio ao vivo e amplificação de marca.
Experiências ousadas: design e desenvolvimento criativo de canais / superfícies, baseados em IA, para experiências de clientes, força de trabalho e fornecedores.
A Prodapt é líder mundial em tecnologia com foco em IA, provendo consultoria, reengenharia empresarial e gestão de serviços para as maiores empresas de telecomunicações e tecnologia que construem redes e experiências digitais do amanhã. A Prodapt é uma empresa com investimento da ServiceNow, tendo destaque como especialista no Gartner eMQ para serviços de consultoria e implementação de IA generativa.
Conectando 1,1 bilhão de pessoas e 5,4 bilhões de dispositivos em todo o mundo, os clientes da Prodapt incluem Google, Amazon, PayPal, SoftBank, ServiceNow, Ciena, Verizon, Vodafone, Liberty Global, Liberty Latin America, Claro, Lumen, Windstream, Rogers, Telus, KPN, British Telecom, Deutsche Telekom, Adtran, Samsung e muitos outros.
Reconhecida como uma empresa “Great Place To Work® Certified™”, a Prodapt conta com mais de 6.000 especialistas em tecnologia e setores específicos atuando nas Américas, Europa, Índia, África e Japão. A Prodapt faz parte do conglomerado empresarial The Jhaver Group, com mais de 130 anos de história e mais de 32.000 colaboradores em mais de 80 localidades ao redor do mundo.
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SIDNEY, 1 de outubro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Axi, uma das principais empresas globais de negociação on-line e fintech, anuncia hoje a aposentadoria de Louis Cooper, seu diretor comercial. Louis deixará formalmente suas responsabilidades executivas no final de setembro de 2025, mas permanecerá acionista e continuará sendo um membro valorizado da família Axi.
Desde que se juntou à Axi em 2016, Louis foi fundamental na transformação da empresa, que evoluiu de uma empresa regional de trading para uma corretora reconhecida globalmente, atendendo clientes em mais de 100 países. Como CCO, Louis liderou com uma visão clara de crescimento comercial, excelência operacional e valor ao cliente – ajudando a posicionar a Axi como uma das corretoras mais confiáveis e inovadoras do setor.
O CEO Rajesh Yohannan elogiou o impacto de Louis nos negócios, dizendo: “Louis teve um papel essencial na construção da Axi como a marca global que é hoje. Apesar de sentirmos sua falta, somos extremamente gratos por suas valiosas contribuições e estamos felizes por saber que ele continuará ligado à Axi como acionista e apoiador constante da nossa missão.”
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Louis Cooper refletiu sobre seu tempo na Axi, declarando: “Foi um privilégio fazer parte da jornada notável da Axi. Sinto-me extremamente orgulhoso do que conquistamos juntos. Saio sabendo que a Axi está em mãos fortes e capazes, e tenho total confiança na equipe executiva e de alta gestão para levar a empresa a patamares ainda mais elevados.”
Detalhes sobre seu sucessor e outras atualizações de liderança serão anunciados oportunamente.
Sobre a Axi
A Axi é uma empresa global de trading on-line que conta com a confiança de dezenas de milhares de traders em mais de 100 países. Oferecemos suporte ao cliente premiado, tecnologia líder de mercado e uma ampla variedade de instrumentos de trading, incluindo FX, CFDs, criptomoedas, índices e commodities.
Nosso objetivo é dar aos nossos clientes e parceiros uma vantagem – por meio de melhor tecnologia, preços transparentes, ferramentas poderosas e serviço confiável. Como parceiros de traders de todos os níveis, estamos comprometidos em oferecer transparência, integridade e valor em tudo o que fazemos.
Para obter mais informações sobre a Axi, acesse: www.axi.com
Promovido pela AxiTrader Ltd. Derivativos OTC apresentam alto risco de perda de investimento. Este conteúdo pode não estar disponível em sua região. Aplicam-se termos e condições.
Segundo Daniel Rodrigues Inocencio, diretor comercial da Maxxflex, “mangueiras como a ACPQ, fabricada pela Maxxflex Indústria de Borrachas, contam com tubo de borracha sintética adaptado ao tipo de químico, reforçadas por lonas têxteis e espiral de arame de aço. A cobertura em borracha sintética resiste à abrasão, intempéries e ozônio. Essas mangueiras operam em temperaturas de até 80 °C e suportam sucção de 610 mm/Hg. Terminais variam entre retos, cuffs, flanges ou niples”.
“O uso de mangueiras resistentes é crucial para operações seguras no manuseio de químicos, prevenindo riscos ambientais e de saúde. Materiais adequados minimizam falhas em sistemas de transferência, garantindo a integridade dos processos industriais”, de acordo com José Francisco dos Santos, diretor executivo da Maxxflex.
Essas mangueiras são utilizadas em indústrias químicas para sucção e descarga de substâncias, atendendo a demandas de setores como petroquímico e farmacêutico. No Brasil, onde o setor gera R$ 30 bilhões de reais em tributos anualmente, equipamentos como esses integram cadeias de produção que enfrentam desafios como queda na produção em 2025.
“A expertise em mangueiras para produtos químicos reforça a segurança no setor. A evolução contínua dessas tecnologias apoia a eficiência em processos industriais”, reforça José Francisco dos Santos.
Osmose reversa avança no tratamento de água no Brasil
O setor de saneamento no Brasil registra expansão significativa, com investimentos projetados em R$ 46 bilhões para 2025, conforme projeções do setor. Essa tendência impulsiona o uso de tecnologias como a osmose reversa, que purifica água por meio de membranas semipermeáveis, removendo sais, metais e contaminantes orgânicos. A osmose reversa é aplicada em processos industriais e residenciais, visando garantir conformidade com padrões de qualidade da água estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888/2021 do Ministério da Saúde.
Sistemas de osmose reversa operam invertendo o fluxo natural da osmose, forçando a água através de membranas para separar impurezas. Essa técnica é utilizada em indústrias farmacêuticas, alimentícias e cervejeiras, além de estações de tratamento municipal.
“A osmose reversa é fundamental para obter água de alta pureza, removendo até 99% de contaminantes dissolvidos”, afirma Nelson Isao Watanabe, especialista em filtragem com mais de 30 anos de experiência. Ele observa que membranas de alta vazão e baixa pressão otimizam o processo, conforme especificações técnicas disponíveis na Asstefil.
“Na indústria, a osmose reversa é empregada para desmineralização de água em processos como a produção de medicamentos e alimentos. Em cervejarias da região metropolitana de São Paulo, sistemas removem sais que afetam o sabor, garantindo consistência na produção. Outro exemplo é o uso em processos de limpeza industrial, onde a água purificada previne resíduos em superfícies”, segundo Fabio de Oliveira, gerente comercial da Asstefil.
“Para residências, estações compactas de osmose reversa fornecem água potável, removendo cloro e metais pesados. No litoral paulista, projetos de abastecimento utilizam a tecnologia para tratar água salobra, atendendo comunidades costeiras. A integração com pré-filtros e pós-tratamento UV melhora a eficiência, reduzindo o desperdício de água”, reforça Fabio de Oliveira.
A sustentabilidade marca esses sistemas, com recuperação de até 75% da água processada e membranas recicláveis. Inovações incluem módulos de baixa energia, alinhados a práticas ambientais no setor de tratamento de água.
No Brasil, a tecnologia apoia metas de universalização do acesso à água potável, conforme estabelecido pela Portaria GM/MS nº 888/2021.
De acordo com Fabio de Oliveira, “projetos personalizados em laboratórios e indústrias cosméticas demonstram a versatilidade da osmose reversa”. Empresas especializadas em filtragem, baseadas na região metropolitana de São Paulo, contribuem para a disseminação de sistemas que integram purificação e desinfecção.
“A osmose reversa consolida-se como ferramenta essencial no tratamento de água, promovendo saúde pública e eficiência operacional. Com o crescimento projetado para o setor, a tecnologia continua a evoluir, atendendo demandas industriais e residenciais no país”, afirma Fabio de Oliveira.
Trio Baru celebra 20 anos com shows em BH e Ouro Preto
Após turnê de dois meses pela Europa e apresentações em Brasília, Goiânia, São Paulo (25 e 26/9) e Ribeirão Preto (28/9), o Trio Baru chega a Minas Gerais para celebrar 20 anos de trajetória. O grupo se apresenta no dia 2 de outubro (quinta-feira), às 20h30, no Museu Clube da Esquina, em Belo Horizonte, e segue em 4 de outubro (sábado), às 20h, para Ouro Preto, com concerto gratuito no Museu Boulieu. Em ambas as apresentações, o trio recebe como convidado especial o cantor e compositor Marcelo Godoy.
Um encontro com a história da música brasileira
Fundado em 2005, o Trio Baru consolidou uma identidade marcada pelo diálogo entre o choro, o samba-jazz e a música instrumental brasileira contemporânea. Essa estética encontra ressonância direta no Clube da Esquina, movimento nascido em Belo Horizonte e que se projetou mundialmente com nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes e Toninho Horta.
“Estar no Museu Clube da Esquina é mais do que um show – é um reencontro com parte da nossa própria formação musical”, reflete Nelson Latif, violonista e cavaquinista do grupo.
Repertório de clássicos e homenagens
No programa preparado para Belo Horizonte e Ouro Preto, os músicos Nelson Latif, Bosco Oliveira e Sandro Alves apresentam um repertório que atravessa gerações: Ponteio (Edu Lobo), Pedacinhos do Céu (Waldir Azevedo), Santa Morena (Jacob do Bandolim) e Disparada (Geraldo Vandré), entre outras. O concerto terá ainda arranjos próprios e homenagens a compositores como Milton Nascimento (Fé Cega, Faca Amolada/Cruzada) e Baden Powell (Canto de Ossanha/Berimbau).
“É um repertório que traduz bem nossa caminhada: reverência aos grandes mestres, diálogo com a tradição e abertura à experimentação”, destaca Bosco Oliveira.
Convidado especial: Marcelo Godoy
Mineiro de Montes Claros e radicado em Roterdã desde 1993, Marcelo Godoy é presença confirmada nos dois concertos em Minas Gerais. Reconhecido internacionalmente, ele tem passagens por Londres, foi idealizador da Casa Brasil Holanda e colaborou com artistas como Toninho Horta, Lô Borges e Omara Portuondo. Sua participação aproxima ainda mais o Trio Baru do espírito do Clube da Esquina e da tradição musical mineira.
Ouro Preto: concerto gratuito no Museu Boulieu
Após a apresentação em Belo Horizonte, a turnê segue para Ouro Preto. No dia 4 de outubro (sábado), às 20h, o Trio Baru e Marcelo Godoy se apresentam no Museu Boulieu (Rua Padre Rolim, 412 – Centro Histórico). A entrada é gratuita, com apoio do próprio Museu, reforçando o diálogo entre a música do Trio Baru e a riqueza cultural mineira, reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade.
“Estamos muito felizes com a oportunidade de tocar em dois espaços históricos de Minas, que respiram memória e cultura”, comenta Latif. “Celebrar nossos 20 anos em Belo Horizonte e Ouro Preto é reafirmar que a música brasileira segue viva e em constante diálogo com o mundo.”
Trajetória e identidade
Reconhecido como um dos grupos instrumentais mais longevos e respeitados de Brasília, o Trio Baru nasceu em 2005, em uma viagem à Holanda, e desde então mantém sua base na capital federal. Ao longo de duas décadas, apresentou-se em diferentes países da Europa, África, Oriente Médio e Américas, sempre levando a versatilidade da música instrumental brasileira.
Para o percussionista Sandro Alves, integrante há dez anos, a experiência é como “uma roda que nunca para de girar”. “A gente se reencontra sempre com energia renovada, mantendo a essência do início. Cada um trouxe seu tempero musical e essa mistura gerou um som único, que é a cara do trio.”
Já o violonista Bosco Oliveira traduz o simbolismo de se apresentar em Minas: “É emocionante trazer nossa música para espaços que guardam a memória de movimentos fundamentais para a cultura brasileira. Esse é também o espírito do Baru: criar com liberdade, mas sempre em diálogo com nossas raízes.”
Latif reforça ainda o sentido de resistência cultural: “Manter um trio instrumental no Brasil por duas décadas é um desafio enorme. Só conseguimos porque existe entre nós amizade, respeito e a convicção de que a arte tem força para atravessar o tempo.”
O projeto é realizado com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) e, em Ouro Preto, conta também com o apoio institucional do Museu Boulieu.
Serviço – Turnê Trio Baru 20 anos
Belo Horizonte (MG) Data: 2 de outubro (quinta-feira) Horário: 20h30 Local: Museu Clube da Esquina – Rua Paraisópolis, 738 – Santa Tereza, Belo Horizonte/MG Ingressos: R$ 20,00 | Entrada ao Museu: R$ 5,00
Ouro Preto (MG) Data: 4 de outubro (sábado) Horário: 20h Local: Museu Boulieu – Rua Padre Rolim, 412 – Centro Histórico, Ouro Preto/MG Entrada gratuita – sujeita à lotação do espaço
A empresa global de esportes PUMA renovou e estendeu antecipadamente sua parceria com a HYROX, a World Series of Fitness Racing, que deve atrair mais de 1,3 milhão de participantes de todas as partes do mundo nesta temporada. Até 2030, a PUMA fornecerá roupas esportivas oficiais para a HYROX, incluindo calçados com a tecnologia NITRO™, líder do setor, e se tornará a parceira exclusiva do Campeonato Mundial HYROX. A PUMA também contratou três atletas de elite da HYROX como embaixadores globais da marca.
PUMA anuncia renovação antecipada de sua parceria de longo prazo com a HYROX, líder em esportes fitness – The World Series of Fitness Racing
A HYROX, que criou com sucesso um grande movimento no setor ao combinar corrida e treinamento funcional em uma competição de ritmo acelerado, é o esporte fitness que mais cresce no mundo. A PUMA reconheceu o grande potencial desse esporte desde o início e tem parceria com a HYROX desde a primeira corrida em Hamburgo, em 2017, antes de se tornar parceira global em 2023. Desde então, a PUMA tem usado a parceria como uma plataforma de sucesso para aumentar o reconhecimento da marca entre os muitos participantes apaixonados pelo esporte e fornece produtos de desempenho adaptados às necessidades dos atletas.
“A HYROX, que cresceu enormemente nos últimos anos, é uma das nossas parcerias mais estratégicas como marca esportiva e uma grande vitrine para nossos produtos de desempenho inovadores, como a combinação da tecnologia NITRO™ com a líder de mercado PUMAGRIP”, disse Arthur Hoeld, CEO da PUMA. “Nossos produtos provaram que oferecem suporte às diferentes exigências dos atletas nesse esporte tão versátil e os ajudam a alcançar grandes resultados. Estamos muito motivados com o excelente feedback que recebemos tanto de atletas quanto de parceiros, o que nos ajuda a nos posicionar de forma ainda mais forte como marca esportiva.”
No início deste ano, a PUMA lançou sua primeira coleção de performance para a HYROX, incluindo tanto roupas quanto calçados, e continuará a expandir essa linha ao longo dos próximos anos, acrescentando às bem-sucedidas coleções PUMA x HYROX mais inovações em produtos e narrativas impulsionadas por atletas, à medida que a parceria evolui rumo a 2030.
Como parte do anúncio feito na quarta-feira, durante a primeira grande competição da temporada em Hamburgo, a PUMA também anunciou uma expansão empolgante de sua lista de atletas de elite da HYROX.
Os mais novos embaixadores da PUMA HYROX incluem o recordista mundial de duplas masculinas, Jake Williamson, a detentora do recorde mundial de duplas profissionais femininas e a mulher mais rápida da Austrália, Joanna Wietrzyk e Hidde Weersma, o atleta holandês que venceu o Campeonato Mundial Profissional Masculino 25-29 em 2024 e é o treinador de força e condicionamento físico do NOCNSF – o órgão responsável pela participação dos atletas holandeses nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
Eles agora fazem parte de uma lista com mais de 60 atletas da PUMA nesse esporte, incluindo a recém-coroada campeã mundial da HYROX 2025, Linda Meier, a campeã mundial da HYROX 2024, Megan Jacoby e o tricampeão mundial da HYROX e recordista mundial do Pro Masculino, Hunter McIntyre, entre outros.
O vice-presidente de Marca e Marketing da PUMA, Richard Teyssier, comentou: “A continuidade desta parceria para os próximos anos reforça o compromisso da PUMA com o crescimento das corridas de fitness e oferece a plataforma ideal para aumentar o reconhecimento da nossa marca dentro da comunidade HYROX e além. Além disso, reunir esses atletas excepcionais em nossa equipe global destaca nosso compromisso em apoiar a próxima geração de talentos do fitness e conquistar o coração dos competidores HYROX, posicionando a PUMA como a marca mais confiável e inovadora da comunidade.”
“Esta parceria representa um marco decisivo em nossa jornada, e o progresso que alcançamos tem sido nada menos que notável. No ano passado, consolidamos essa colaboração com a PUMA, tornando-a a parceira global oficial de vestuário e calçados para todos os eventos da HYROX. Hoje, estender essa parceria até 2030 prepara o terreno para o próximo capítulo de nossa evolução”, acrescentou Moritz Fürste, cofundador da HYROX. Desde a nossa primeira corrida em Hamburgo, em 2017, a PUMA está conosco desde o primeiro dia – uma raridade no mundo das parcerias esportivas. Esse relacionamento não apenas moldou a identidade da HYROX, mas também foi fundamental para o crescimento do esporte em si. Essa parceria estendida nos permite continuar expandindo os limites da inovação, inspirando atletas e garantindo que a HYROX permaneça acessível a competidores de todos os níveis, em todo o mundo. A filosofia Go Wild da PUMA se alinha perfeitamente com o espírito da HYROX – destemida, autêntica e implacavelmente motivada. Juntos, estamos entusiasmados em continuar desafiando limites e capacitando indivíduos a liberarem todo o seu potencial.
Com um impressionante aumento de 100% ano após ano, a HYROX continua crescendo em popularidade. A temporada de 2024/25 contou com 74 eventos realizados e atraiu mais de 650.000 participantes. Com o ritmo acelerado do esporte, a expectativa para a temporada de 2025/26 é reunir 1,3 milhão de participantes em mais de 100 eventos até 2026, consolidando a HYROX como um verdadeiro fenômeno global do fitness.
Comemorando a renovação antecipada e única de seu contrato, a PUMA estará presente na cidade natal da HYROX por mais de quatro dias repletos de ação nos Halls de Exposição de Hamburgo. O evento contará com o primeiro Major da temporada, com corridas de elite em destaque, com atletas de alto nível competindo no mais alto nível. Mais de 15.000 atletas competirão no teste definitivo de força e resistência. A visão da PUMA para a HYROX para os próximos cinco anos começa a se concretizar.
Para informações adicionais sobre o PUMA Go Wild, visite www.puma.com ou acompanhe nossa jornada nas redes sociais @PUMA.
PUMA
A PUMA é uma das principais marcas esportivas globais, dedicada ao design, desenvolvimento, venda e marketing de calçados, vestuário e acessórios. Há 75 anos, a PUMA impulsiona o esporte e a cultura, criando produtos de alto desempenho para os atletas mais rápidos do mundo. Comprometida em redefinir o esporte e a autoexpressão, a PUMA inspira atletas e consumidores a alcançarem seu melhor desempenho, mantendo-se fiéisàsua identidade. Com foco em inovação, autenticidade e alegria, a marca continua a expandir os limites do desempenho e do estilo esportivo. O portfólio da PUMA abrange produtos de performance e lifestyle inspirados no esporte, em categorias como futebol, corrida e treino, basquete, golfe e automobilismo. A marca também colabora com designers e parceiros renomados, conectando o universo esportivoàcultura de rua eàmoda. O Grupo PUMA é proprietário das marcas PUMA, Cobra Golf e stichd. Presente em mais de 120 países, a empresa emprega cerca de 20.000 pessoas em todo o mundo e tem sua sede em Herzogenaurach, Alemanha.
HYROX
HYROX é um ecossistema global de eventos, treinamentos e coaching, criado para inspirar e impactar 100 milhões de vidas. Estruturado em um formato único de corrida — 8 corridas de 1 km intercaladas com 8 estações de exercícios — a HYROX estabeleceu o padrão ouro em competições de fitness e está avançando rumo ao reconhecimento olímpico. Ao conectar comunidades de academias ao redor do mundo por meio do poder transformador do treinamento e da competição, a HYROX se tornou o verdadeiro pulso cultural do universo fitness.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Laçador de Ofertas atinge marca de 800 mil clientes ativos
O Laçador de Ofertas, agência de turismo on-line especializada em experiências de alto valor agregado, atingiu a marca de 800 mil clientes ativos e uma média de mais de 700 mil acessos mensais. A empresa atua como OTA (Online Travel Agency) oferecendo acesso à compra de vouchers em restaurantes, parques, hospedagens e experiências na Serra Gaúcha e Porto Alegre (RS).
Por meio da plataforma, o cliente encontra desde jantares em restaurantes premiados e hospedagens em hotéis de alto padrão até ingressos para atrações turísticas com descontos e cupons extras. O processo de compra é 100% on-line e instantâneo, a fim de garantir o acesso imediato às ofertas.
O negócio nasceu em 2011, na Serra Gaúcha, com o propósito de democratizar o acesso a experiências em gastronomia, hospedagem e lazer. Para Castor Ruiz, COO do Laçador de Ofertas, o marco conquistado pela empresa reforça a posição do Laçador como OTA especializada em experiências no Sul do Brasil.
“Mais do que um número, os 800 mil clientes ativos representam confiança, recorrência e uma base sólida que reconhece o valor da plataforma como canal de acesso a momentos únicos com preço competitivo”, afirma. “Atingir essa escala demonstra a maturidade do modelo de negócios e projeta a marca para novos patamares de crescimento dentro do turismo digital”, diz.
O portfólio de ofertas do Laçador de Ofertas envolve restaurantes, parques, hospedagens e experiências, especialmente na Serra Gaúcha e em Porto Alegre. Ruiz observa que, historicamente, gastronomia e parques têm grande relevância no volume de vendas, por representarem o coração da experiência turística da região.
“Já no segmento de hospedagens, o Laçador de Ofertas oferece um portfólio de centenas de hotéis na Serra Gaúcha, reunindo as principais marcas do destino e opções para todos os perfis de viajantes, desde pousadas aconchegantes até resorts completos”, detalha.
Laçador busca democratizar acesso a experiências na Serra Gaúcha
Nos primeiros três meses de 2024, Gramado, um dos principais destinos da Serra Gaúcha, recebeu aproximadamente 1,2 milhão de visitantes, segundo dados do Observatório do Turismo de Gramado, repercutidos pela CNN Brasil. Para este ano, foram esperados mais de 1,5 milhão de visitas para o mesmo período, com base nos dados anteriores.
Para Ruiz, os números demonstram que a Serra Gaúcha é um destino consolidado no turismo brasileiro. Nesse panorama, o Laçador de Ofertas busca contribuir para democratizar o acesso às experiências da região e atrair novos públicos: “A proposta do Laçador é ser ponte entre o turismo de alto padrão da Serra Gaúcha e o público que deseja aproveitar essas vivências com praticidade e economia.
O COO do Laçador de Ofertas destaca que, por meio de descontos exclusivos, campanhas temáticas e a garantia do menor preço, a plataforma democratiza o acesso a restaurantes premiados, parques e hotéis de referência. “Assim, o Laçador atrai não apenas turistas tradicionais, mas também novos viajantes que encontram no site uma forma de planejar sua viagem sem abrir mão da qualidade”, explica.
Laçador investirá em tecnologia, marketing e parcerias estratégicas
Ruiz revela que, com a expansão no número de clientes e acessos, o Laçador de Ofertas prevê investimentos e inovações em tecnologia, marketing e parcerias estratégicas para sustentar esse crescimento. “A empresa segue investindo em tecnologia, com melhorias na usabilidade do site e personalização da jornada de compra, utilizando dados para recomendar ofertas mais relevantes.”
Em marketing, prossegue, a aposta está em campanhas segmentadas, presença digital estratégica e parcerias com influenciadores e veículos de mídia. “No campo de alianças estratégicas, o Laçador de Ofertas planeja ampliar colaborações com atrativos turísticos e redes de hospitalidade”, complementa.
Plataforma foi desenhada para atender a novo perfil de consumidor
Ruiz ressalta que o comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos, com maior busca por experiências e praticidade digital. De acordo com o COO, a plataforma foi desenhada para atender exatamente esse novo perfil: pessoas que valorizam tempo, conveniência e memórias únicas.
“O Laçador adapta sua estratégia com foco em mobile first, jornadas simplificadas de compra, métodos de pagamento acessíveis e comunicação inspirada em experiências, não apenas em preços”, afirma. “Esse equilíbrio entre emoção, praticidade e a segurança de poder encontrar o menor preço conecta a marca de forma mais relevante ao consumidor”, complementa.
Perspectivas para o futuro
Nos próximos anos, o Laçador de Ofertas pretende consolidar parcerias estratégicas e ampliar a variedade de ofertas em destinos turísticos do Sul do Brasil, como revela Ruiz: “a meta é investir em inovação digital, com ferramentas de personalização ainda mais sofisticadas e integração com parceiros locais.”
Em paralelo, avança, o impacto regional seguirá como prioridade: gerar fluxo turístico e fortalecer a economia local. “Além disso, seguiremos com o objetivo de apoiar a construção da Serra Gaúcha e demais destinos do Sul como opções acessíveis, democráticas e inesquecíveis para diferentes perfis de viajantes”, finaliza o COO do Laçador de Ofertas.
Civitatis une dados e olhar humano na curadoria de passeios
Reservar uma viagem nunca foi tão simples, e, paradoxalmente, tão delicada. A maioria (61%) dos viajantes considera a navegação em aplicativos e sites complexa, e 56% apontam que a falta de personalização aumenta o tempo necessário para decidir uma viagem, segundo recente pesquisa da Accenture. Essa abundância de opções transformou a escolha de passeios em um exercício de curadoria, em que tecnologia e olhar humano se encontram para separar o essencial do excesso.
“É nesse ponto que plataformas como a Civitatis buscam reinventar a experiência do viajante”, explica Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis Brasil. Para ele, essa transformação é movida por tecnologia, conectividade e mudanças no comportamento de quem viaja. Especialmente considerando que o viajante de hoje, mais conectado, bem informado e atento às tendências, é mais exigente e orientado pela experiência.
“O que muda não são apenas os destinos, mas as expectativas: cada vez mais, o viajante busca experiências autênticas alinhadas ao seu estilo, seja aventureiro, urbano ou luxuoso, sempre com segurança, qualidade e confiança de que receberá o serviço que contratou com exatidão”, reforça.
Para Alexandre, a tecnologia está no centro dessa mudança. Mais do que facilitar, ele pondera que ela redefine cada etapa da jornada. “Do momento da inspiração, intensamente influenciada por redes sociais e criadores de conteúdo, à pesquisa, cada vez mais personalizada por inteligência artificial, até a reserva, que se tornou ágil e integrada”, comenta o executivo responsável pela marca Civitatis no Brasil.
Mas não é apenas para o viajante que a tecnologia transformou a forma como as viagens são planejadas. Para Alexandre, as plataformas de reservas de atividades e passeios turísticos têm nos dados a mina de ouro para oferecer uma experiência segura e transformadora para o viajante. “Mas, como qualquer mina de ouro, é necessário o ser humano para minerar e descobrir as melhores opções para o viajante”.
Curadoria de passeios turísticos une olhar humano com dados
Para Alexandre, o que o viajante realmente busca é uma experiência segura e confiável. “Não é perrengue que ele procura: é a garantia de que terá exatamente a experiência que foi prometida. Por mais simples que isso pareça, o consumidor está cada vez mais exigente e já não se satisfaz apenas com um ingresso ou um transporte. Ele quer viver algo completo e bem-planejado”, afirma.
Para conseguir achar a fórmula que considera ideal para unir os dois mundos — capilaridade, com presença em mais de 4.000 destinos ao redor do mundo, e confiabilidade —, Alexandre ressalta que a Civitatis optou por uma combinação de dados e curadoria humana na seleção das mais de 90.000 atividades turísticas do seu portfólio. “O portfólio da Civitatis é definido a partir da análise de preferências e opiniões dos clientes, tendências de mercado e destinos prioritários. Isso nos permite desenvolver novos produtos e ajustar a oferta continuamente, garantindo experiências relevantes e personalizadas em todas as etapas da viagem”, assegura Alexandre.
Apesar da escala global e presença em 160 países, Alexandre pontua que a curadoria na Civitatis permanece essencialmente humana, com cada fornecedor e atividade passando por critérios específicos de seleção. “Embora sejamos uma plataforma digital, nosso time de especialistas avalia cada detalhe. É esse olhar que permite oferecer experiências imersivas e conectadas à cultura local”, frisa Oliveira.
Além da curadoria antes da escolha das atividades para o portfólio e disponibilização das informações completas nas páginas de atividade, a plataforma também disponibiliza avaliações, comentários e fotos de clientes. “Só na Civitatis, já reunimos mais de 4 milhões de avaliações de atividades. Isso ajuda outros viajantes a tomar decisões mais seguras e realistas sobre cada atividade”, completa Alexandre.
Consultoria boutique mapeia imóveis corporativos de SP
Auxiliar empresários a encontrar imóveis corporativos em São Paulo (SP), de modo a garantir um ambiente de trabalho moderno e em boas condições. Essa é a proposta da Target Real Estate, consultoria estratégica especializada em imóveis corporativos na capital paulista.
Frederico Freitas, CEO da Target Real Estate, explica que o negócio nasceu de uma tradição familiar no setor de corretagem. O avô e o pai do executivo já atuavam no ramo, e ele cresceu imerso nesse universo, desenvolvendo desde cedo uma compreensão profunda do mercado. A experiência acumulada ao longo das gerações e o foco estratégico no segmento corporativo permitiram que a empresa se consolidasse na capital paulista.
“Contamos com um banco de dados completo, que mapeia todos os imóveis corporativos da capital. Essa plataforma exclusiva, aliada ao nosso networking estratégico com proprietários, nos permite identificar rapidamente as oportunidades mais adequadas, oferecendo soluções e resultados precisos aos nossos clientes”, comenta Freitas.
Através de sua experiência de mercado, a consultoria busca identificar os espaços ideais para cada perfil de negócio, atendendo desde startups e escritórios de advocacia, até grandes companhias de mobilidade aérea e multinacionais.
O CEO afirma que, além de ser a cidade mais populosa, São Paulo tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) entre os municípios do Brasil e oferece um ambiente favorável para negócios. Entre 2021 e 2024, por exemplo, 674,8 mil empresas foram abertas na capital paulista — outras 69,3 mil mudaram a sua sede para São Paulo no mesmo período, segundo dados da prefeitura.
Somados, esses fatores contribuem para um mercado imobiliário corporativo forte e diversificado, diz Freitas. “Em uma cidade com a heterogeneidade de SP, atendemos desde empresas de e-commerce, grupos corporativos multinacionais de origem japonesa, escritórios de advocacia, empresas de mobilidade aérea e até startup”, afirma.
A Target Real Estate tem observado maior valorização em regiões como Nova Faria Lima, Faria Lima, Pinheiros e Paulista. Segundo Freitas, são localidades que apresentam baixo índice de vacância (poucos imóveis desocupados) e elevado valor por metro quadrado.
“Além disso, o potencial de crescimento mais expressivo tem se concentrado na região da Avenida Rebouças, que vem se desenvolvendo rapidamente e despertando grande interesse do mercado”, complementa o CEO.
Foco no locatário
Segundo Freitas, “nossa atuação é totalmente dedicada aos inquilinos, sem conflitos de interesse com os proprietários. Diferentemente de empresas que representam também os locadores, temos a proposta de trazer aos clientes um parceiro imparcial, comprometido em negociar as melhores condições possíveis, minimizando riscos e garantindo segurança em todas as etapas da transação”.
O executivo é claro ao falar dos planos da Target Real Estate para os próximos anos. “Pretendemos expandir nossa atuação para o segmento de retail em parceria com players estratégicos. No entanto, nosso foco principal continuará sendo o mercado corporativo, onde buscamos aprofundar nosso conhecimento e oferecer soluções cada vez mais completas e diferenciadas”, sintetiza ele.
Aplicativo reforça digitalização no setor de combustíveis
Segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base em dados do Monitor de Preços dos Combustíveis e da Pnad Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o gasto com abastecimento de carro representa, em média, 6,4% da renda mensal das famílias do país. As informações são do site Diário do Comércio.
Diante desse cenário, surgiu o Baratão Combustíveis, marketplace do setor no Brasil. Ricardo Fiorillo, CMO da Baratão Combustíveis, explica que a plataforma nasceu da união da prática de profissionais vindos do segmento de postos de combustíveis e o conhecimento adquirido no mercado de tecnologia.
De acordo com ele, a proposta é oferecer ao motorista um canal democrático, digital e transparente para reduzir gastos no abastecimento. "Foi a soma dessa visão com a percepção das dificuldades enfrentadas pelos consumidores que deu origem ao projeto, que busca transformar a relação entre postos e clientes", detalha.
Na prática, o usuário compra combustível direto pelo celular, com preços mais competitivos, e valida a compra em um posto parceiro. O especialista também ressalta que, para os postos, trata-se de um canal de vendas digital capaz de atrair novos clientes sem custo fixo, apenas pelo desempenho.
"O Baratão não está restrito a uma bandeira, pois somos independentes, multimarcas, e nosso foco é dar poder de escolha ao motorista e aumentar o fluxo para os parceiros", afirma.
Desafio cultural e próximos passos
Para Fiorillo, o maior desafio enfrentado por soluções digitais no setor de combustíveis é o fator cultural, já que se trata da digitalização de um mercado que historicamente funcionou de maneira tradicional, com compras feitas diretamente no balcão e poucas inovações significativas.
"É preciso mostrar que a tecnologia traz segurança, conveniência e novas oportunidades tanto para motoristas quanto para donos de postos. Operacionalmente, lidamos com a integração de processos físicos e digitais, mas a aceitação cresce rápido, porque a dor do consumidor é muito clara: ele quer economizar e ter mais controle", analisa.
Entre os fatores que impulsionam plataformas como a do Baratão estão as constantes altas no valor dos combustíveis, já que nesses momentos cresce a busca por alternativas de economia, conforme explica o especialista.
"Nosso app é uma resposta prática ao cenário de preços instáveis. O motorista sabe que precisa abastecer, mas com o acesso a plataformas com a da Baratão, ele pode escolher onde pagar menos e ainda ser recompensado. A volatilidade do mercado acelera a adesão e consolida o modelo como solução necessária no dia a dia", informa.
Além disso, Fiorillo reforça que a marca também investe em gamificação, inteligência artificial e experiência do usuário para criar vínculo real com os motoristas. A meta agora, segundo ele, é ampliar a rede de postos parceiros em todo o país e lançar ao menos dez novos recursos de interatividade nos próximos meses.
"Também estamos abertos a parcerias estratégicas com bancos, empresas de mobilidade e programas de fidelidade, que possam ampliar ainda mais os benefícios para os motoristas. Nosso propósito é transformar o abastecimento em uma experiência digital completa, acessível e vantajosa", conclui.