Neste Podcast conversei com Luis Arís, gerente de negócios para a América Latina da Paessler e falamos sobre uma pesquisa global da empresa feita com mais de mil empresas e os resultados são surpreendentes. Veja alguns destaques e ouça o Podcast.
· Estudo realizado pela Paessler a partir de entrevistas com 1050 gestores de tecnologia, sendo 44 da América Latina, mostra que embora 85% deste universo reconheça a importância desta bandeira, 61% ainda não utilizam soluções de monitoramento para reforçar o alinhamento dos processos da empresa às melhores práticas em sustentabilidade;
· Em termos das estratégias ESG mais adotadas, 45% dos líderes buscam reduzir o uso de hardware;
· Enquanto 18% dos entrevistados globais afirmaram não se preocupar com a sustentabilidade, na região Américas/América Latina esse número sobe para 25%;
· Entre as maiores angústias dos líderes de TI destacam-se o uso da nuvem híbrida (48%), como manter a resiliência de ambientes cada vez mais distribuídos e heterogêneos (44%) e os desafios de gestão de data storage (31%).
O Congresso de TI e o EvoluTI Pro estão programados para ocorrer de forma consecutiva neste ano.
A velocidade do avanço tecnológico tem impulsionado uma série de inovações no mercado e a dinâmica das colaborações em equipe tem se revelado como um catalisador de sucesso para inúmeras empresas.
Essa abordagem tem o objetivo de concentrar os esforços na democratização da tecnologia com a realização de um evento inteiramente online e outro com interação presencial.
O público-alvo dessas iniciativas tem registrado um crescimento constante a cada edição e tem com públicos estudantes de tecnologia, empresas do setor que buscam capacitar e aprimorar seus profissionais e também os veteranos do mercado em busca de aprimoramento e aprendizado em diversas vertentes da atuação tecnológica.
O Congresso de TI terá sua 10ª edição agendada para os dias 4 e 5 de dezembro, numa experiência completamente online. Este ano contará com a participação de mais de 60 palestrantes, garantindo mais de 30 horas de conteúdo ao vivo, distribuídas em 8 trilhas de aprendizado, com os painéis exclusivos e certificado digital.
O EvoluTI Pro encerra 2023 no dia 6 de dezembro em um evento presencial para mais de 350 participantes no Cubo Itaú.
Para mais informações acesse os links abaixo:
Clique aqui para saber mais sobre o Congresso de TI.
Clique aqui para informações detalhadas sobre o EvoluTI Pro.
Neste Podcast conversei com Natália Lazarini, Co-fundadora e diretora da Confraria do Empreendedor. Em poucos anos a Confra conseguiu angariar mais de três mil Confrades – como são chamados seus membros – e vem ajudando e facilitando a jornada de quem é empreendedor aqui no Brasil e também em Portugal.
Para conhecer essa iniciativa ouça ou veja agora o Podcast, curta o canal do YouTube, inscreva-se nele e deixe seu comentário.
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AWitec It Solutions e a Trentim – Gestão & Tecnologia, empresas Microsoft Gold Partners há mais de dez anos no mercado, anunciam a fusão de suas operações, resultando em um grupo com mais de 100 colaboradores, especialistas certificados por organizações como Microsoft, Watchguard, 3CX, PMI.org, IIBA.org e PMO Global Alliance.
“Queremos proporcionar aos parceiros uma jornada de crescimento e excelência operacional, alavancando o uso da tecnologia como um diferencial competitivo e disseminando soluções para comunicação, colaboração, produtividade e segurança”, explica Carol Lagoa, Co-Founder daWitec IT Solutions.
Combinando produtos e serviços gerenciados nas áreas de comunicação, colaboração, produtividade, segurança, automatização e aplicativos de negócios low-code, as soluções Trentim e Witec ajudam empreendedores e gestores a obterem competitividade e eficiência para seus negócios.
Além disso, a fusão consolida o Witec Hub com o objetivo de educar e capacitar profissionais de tecnologia, bem como conscientizar e orientar as empresas para transformação digital dos seus negócios.
“Por meio do LinkedIn Learning, capacitamos mais de 207 mil pessoas em formações de tecnologia. Além disso, as equipes da Witec e da Trentim Gestão & Tecnologia estão ativamente envolvidas em comunidades técnicas, combinando a experiência prática em projetos internacionais e desenvolvimento de produtos com voluntariado e educação.”, complementa Mario H Trentim fundador e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.
O portfólio combinado das empresas resulta em sinergias para o atendimento de empresas pequenas, médias e grandes em diferentes indústrias e conforme suas necessidades.
A expertise da Trentim Gestão & Tecnologia nas áreas de gerenciamento de projetos, agilidade organizacional e transformação digital permite levar as soluções mais modernas e avançadas das grandes empresas para as pequenas e médias.
Por outro lado, o catálogo amplo de serviços da Witec IT Solutions disponibiliza aos clientes infraestrutura, computação em nuvem, telefonia e licenciamento com foco na redução de custos e aumento da produtividade, sem deixar de lado a qualidade e a governança corporativa.
“Desde 2019, a atuação internacional da Trentim na América Latina, Oriente Médio e Europa permitiu identificar tendências e antecipar necessidades dos nossos clientes no Brasil. Agora vamos combinar os produtos e serviços da suíte ModernPMO com o portfólio da Witec e empresas do ecossistema para que possamos oferecer soluções mais completas aos clientes. Sabemos que as empresas de tecnologia que quiserem prosperar e ter lucratividade precisam estar cada vez mais próximas dos clientes, entender quais são as soluções e produtos que eles precisam e oferecer essas soluções de forma customizada”, enfatiza Gustavo Moraes, Diretor de Operações e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.
A fusão é resultado de uma parceria entre as empresas desde 2020, fazendo parte da estratégia de transformar a gestão das empresas por meio de boas práticas, diagnósticos, modelos de maturidade, consultoria especializada e modernas soluções de tecnologia.
As empresas seguem alinhadas no propósito de acelerar a adoção das soluções Microsoft 365, nas verticais de Power Patform (Power Bi, Power Apps e Power Automate), Segurança e Governança, apoiando os clientes em suas jornadas e desafios relacionados ao novo cenário global. Não há dúvidas de que empresas que saibam unir processos, pessoas e ferramentas, estejam mais capacitadas em um mercado cada vez mais competitivo.
“Esse movimento tem como foco tonar a Witec a maior empresa especializada em produtividade e trabalho remoto seguro do Brasil. Temos a convicção que com a adoção de tais soluções, as empresas têm crescimento significativos em governança, produtividade, processos e segurança, impactando diretamente na escalabilidade dos seus negócios, garantindo assim um crescimento sustentável e seguro”, finaliza Marco Lagoa, CEO da Witec IT Solutions.
A Witec, hub especializado em soluções de Tecnologia da Informação, realiza a 9ª Edição do Congresso de T.I nos dias 08, 09 e 10 de novembro. Totalmente on-line e gratuito, o evento tem como objetivo promover networking e compartilhar conhecimentos setoriaisdos mais de 60 speakers presentes, incluindo nomes como Rodrigo Jorge, Diretor de Segurança da Informação na VTEX, Sandyara Peres, Coordenadora de Acessibilidade no PicPay, Isabella Montalvão, Engenheira Líder de Soluções para Marketing Cloud na Salesforce, entre muitos outros.
Com trilhas de Segurança, Governança & Privacidade; Cloud Computing; Desenvolvimento; Data Science & Digital e Customer & Employee Experience, o conteúdo é direcionado para estudantes e profissionais do segmento, além de pequenas, médias e grandes empresas.
Interessados podem realizar suas inscrições no link.
As edições anteriores do Congresso contaram com a presença de mais de 400 profissionais renomados, mais de 200 mil espectadores e mais de 500 palestras e cursos. Cada vez mais é importante mostrar que a tecnologia e inovação são essenciais para promover a mudança que a sociedade espera das organizações. O evento tem como proposta capacitar cada vez mais os profissionais de tecnologia e contribuir para o progresso do setor.
Segundo dados da Brasscom, o setor de tecnologia da informação aponta demanda de 797 mil profissionais até 2025. É uma conta que não fecha porque há mais vagas oferecidas do que pessoas capacitadas no mercado.
“Esse evento é uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos entre os participantes, com a chance de ganhar escala com pessoas que ainda não enxergam as possibilidades que o setor oferece. Tecnologia não é mais a profissão do futuro; a necessidade de profissionais qualificados no mercado é vista no presente”, explica Maria Carolina Lagoa Loyo, CCO, do Congresso de TI.
A Editora VideoPress, detentora da marca Vida Moderna, anuncia sua nova divisão de cursos on-line com o lançamento do curso “Desmistificando a Segurança da Informação”, que tem como objetivo reforçar o papel estratégico da cibersegurança, apresentando conceitos estratégicos e tecnologias para otimizar as ações de proteção digital dentro de companhias dos setores Público e Privado. A pré-inscrição para o curso está disponível neste link e as vendas serão abertas dia 16 de maio de 2022.
Ao todo, são 12 módulos interativos com conteúdo prático apresentado por André Carneiro, Diretor Geral da Sophos do Brasil, e pelo jornalista Guido Orlando Jr., Diretor da Editora.
“A Segurança da Informação é um tema latente e vital para as empresas de todos os portes e segmentos. Planejar as ações e aplicar as metodologias e ferramentas de proteção de dados, porém, são muitas vezes grandes desafios às companhias, principalmente pela rápida transformação que este setor vive e pela falta de mão de obra global para atender as demandas dessas companhias”, analisa Guido.
Segundo o jornalista, a proposta é desmistificar algumas premissas referentes a este assunto e, principalmente, trazer informação prática para agilizar as iniciativas de proteção digital nas organizações. “Este não é um curso técnico, mas sim uma preparação para tornar a estratégia de Segurança da Informação verdadeiramente alinhada às propostas de negócios nas empresas”, explica.
Neste cenário, para tornar as aulas mais práticas, a ideia é aproximar o conteúdo apresentado à rotina vivida no dia a dia dos times. “Trazemos cases e informações estratégicas a respeito de novas tecnologias, processos e formas para o cumprimento de normas, como a LGPD, além de lives exclusivas e grupos fechados para potencializar a troca de informações entre os participantes. Tudo isso em um formato sob demanda, em que o público pode ver as aulas onde e quando quiser, em seu próprio ritmo. A ideia é tirar dúvidas e facilitar a chegada de práticas bem-sucedidas a todos”, ressalta.
Durante o curso, os alunos terão acesso a conteúdos sobre conceitos fundamentais para a Segurança Digital, dicas para a formação de uma estrutura de cibersegurança do zero e detalhes que devem ser observados pelas companhias diante de novas regras e o aumento dos ataques via ransomware, por exemplo.
“A Segurança da Informação nas companhias públicas e privadas não pode mais ser vista como uma área à parte das empresas. É preciso entender que a proteção de dados deve permear os planos de negócios e todas as iniciativas da corporação. O compromisso desse curso é reforçar essa importância aos profissionais do mercado, mostrando como e onde devemos agir para impulsionar a capacidade de controle dos times”, reforça Carneiro, que é Engenheiro Eletrônico formado pela POLI, da USP, e que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de SI.
Pelo caráter voltado aos negócios, as aulas são destinadas a profissionais de tecnologia e executivos de todos os níveis – incluindo CEOs, CIOs, CISOs e CTO, entre outros – e dos mais diversos setores da economia. “Além disso, é uma grande oportunidade para que novos talentos e trabalhadores que estão migrando para a área de Segurança da Informação também possam entender melhor as implicações deste ramo aos resultados das companhias”, acrescenta o engenheiro.
Para mais informações e fazer o pré-cadastro, acesse bit.ly/3ancyfm.
Lá poderão ser assistidos gratuitamente nove clipes de cada módulo, com destaques das respectivas aulas, para reforçar a tomada de decisão da compra do curso.
Sem fazer muito alarde aJAC Motors se consolida como a montadora aqui no Brasil que tem a maior e mais variada oferta de veículos 100% elétricos do país. Na imagem abaixo você pode conferir todos os modelos da montadora chinesa por aqui, que desde 2019 tem como principal acionista o Grupo Volkswagen na China, com 51% das ações.
Modelos 100% elétricos da JAC Motors disponíveis no Brasil
Essa joint venture definitivamente deixa no passado qualquer dúvida que ainda possa existir sobre a qualidade e atendimento dos veículos da montadora chinesa, a coloca em um novo patamar de mercado e a tendência é que ela passará a ser olhada com outros olhos pelos consumidores.
Desenvolvido em parceria com Volkswagen, o JAC e-JS1 estreia no mercado brasileiro para ser o oitavo veículo 100% elétrico da JAC Motors, todos eles livres de emissões de poluentes.
Segundo Eduardo Pincigher, Diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da empresa, “O e-JS1 foi desenvolvido a partir da plataforma do elétrico IEV20 e a VW implementou o design exterior e interior, acabamento e conectividade“, explica.
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Destaques > O compacto urbano livre de emissões da JAC Motors possui 302 km de autonomia (norma NEDC); baterias de fosfato de ferro-lítio têm capacidade máxima de 30,2 kWh;
> Provido de sistema de regeneração de carga, o JAC e-JS1 é extremamente econômico: em média, o modelo consome 9,6 kWh a cada 100 km;
> Com 150 Nm (15,3 kgfm) de torque e apenas 1.180 kg, o JAC e-JS1 é o veículo com menor custo por km rodado do país: 7 centavos por km;
> Para “encher o tanque” ou carregar as baterias, o e-JS1 gasta cerca de R$ 20 (tarifa de R$ 0,65 por kWh). Um carro compacto, com motor a gasolina, que tenha consumo urbano de 13 km/l, exigirá cerca de R$ 135 para rodar os mesmos 302 km.
> O JAC e-JS1 é o oitavo modelo 100% elétrico da JAC Motors no Brasil. De longe é a marca com o maior portifólio de veículos livres de emissões, constituindo uma família completa: um modelo urbano, três SUV´s, uma picape, uma van e dois caminhões.
> Preço sugerido do JAC e-JS1 é de R$ 149.900.
“O JAC E-JS1 é uma grande aposta. Será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compacto urbano, compatibilizando a aplicação ideal para um veículo totalmente elétrico: o uso dentro da cidade”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Você pode usá-lo em rodovias, nas pequenas viagens? Claro que sim. Mas seu habitat natural é o trânsito urbano”.
Ao contrário do que se pensava, o city-car não substituirá o JAC iEV 20, mas sim complementará a linha. O iEV 20 é um SUV de porte compacto, com suspensão mais alta, rodas e pneus maiores e aptidão para vencer desafios leves no off-road, enquanto o E-JS1 é totalmente destinado ao uso urbano.
Com 30,2 kWh de capacidade de carga elétrica, o E-JS1 possui ótimo rendimento, à medida que, por ser 100% elétrico, ele é leve. São somente 1.180 kg de peso em ordem de marcha, segundo informa a montadora.
Por este motivo, o motor de 150 Nm (15,3 kgfm) de torque entrega um desempenho empolgante para um modelo urbano. São 62 cv de potência e 110 km/h de velocidade máxima.
Menor custo por km rodado do Brasil Dependendo da tocada do motorista, o e-JS1 é capaz de rodar 302 km, perfazendo um consumo médio de 9,6 kWh por 100 km, e oferece o custo por km rodado mais em conta de todo o mercado brasileiro – 0,36 MJ/km.
Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,65 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 6,24 a cada 100 km, segundo dados fornecidos pela montadora.
“Encher o tanque”, ou neste caso, carregar as baterias por esse valor e rodar 302 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado 7,5 vezes menor do que um modelo com motor térmico (a combustão). O custo por km rodado do JAC E-JS1 é pouco mais de 6 centavos.
Mesmo que se adote o custo de R$ 0,90 de kWh, instituído ocasionalmente na “bandeira vermelha”, a despesa de “tanque cheio” salta para somente R$ 26, ou seja, ainda 5,2 vezes mais barato que os mais econômicos modelos a gasolina.
Baterias de fosfato de ferro-lítio são mais estáveis Por pertencer à oitava geração de modelos 100% elétricos da JAC Motors, o e-JS1 possui grande eficiência dinâmica de todo o conjunto propulsor.
Tanto que a autonomia de 302 km, perfeitamente adequada a um modelo de porte compacto e urbano, foi obtida com a instalação de baterias com somente 30,2 kWh de capacidade máxima de carga, dotadas de células de fosfato de ferro-lítio, que possuem melhor estabilidade química e térmica.
Como resultado, o JAC e-JS1 pesa menos de 1,2 tonelada. Com um peso extremamente contido para um veículo elétrico, adicionado à proposta urbana, ele precisa de um motor com 62 cv de potência.
Na prática, a eficiência do motor e o baixo peso das baterias, além de gerarem um conjunto “enxuto”, garantem aquele consumo enfaticamente reduzido de 9,6 kWh / 100 km.
Por rodar primordialmente nas cidades, onde o torque é muito mais relevante que a potência, o E-JS1 permite acelerações surpreendentes, com seus 150 Nm de torque máximo. De 0 a 100 km/h, o JAC E-JS1 precisa de 10,7 segundos.
E por falar em bateria, uma dúvida que sempre surge entre os consumidores é seu custo de manutenção. Afinal, quanto o dono do carro vai desembolsar caso elas apresentem algum defeito depois que terminar a garantia? Outra dúvida: quanto tempo duram as baterias?
Ouça as explicações de Sérgio Habib neste áudio
Design feito em parceria com a Volkswagen Contando com total supervisão da Volkswagen no desenvolvimento, o city-car da JAC “escreve um novo paradigma na definição de carro urbano”, segundo a empresa. Não emite nenhum grama de CO2, seu design é moderno e contemporâneo (incrementado pelas cores vivas da carroceria) e mede apenas 3,65 metros de comprimento e 1,67 m de largura, o que é uma grande vantagem para trafegar em grandes cidades.
Na frente, o JAC e-JS1 destaca-se pelo grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, unidas por uma régua que atravessa toda a frente do carro. Para ornar com esse efeito, ele possui contornos na base do para-choque que envolvem os faróis de neblina nas extremidades. É um conjunto estilístico forte, de personalidade. Possui luzes diurnas em LED (sistema DRL de série).
Visto de lado, o JAC e-JS1 recebeu rodas de desenho exclusivo, com pneus nas medidas 165/65 R14.
Detalhe das rodas
Já a traseira exibe lanternas mais quadradas, decretando solidez no conjunto, além de repetir os mesmos ornamentos no para-choque.
Interior futurista Toda a parte interna do e-JS1 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base. Possui duas telas à serviço do motorista. A primeira, que é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, compõe-se de uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra as informações de cruzeiro (velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia etc.).
Detalhe das duas telas do painel
Como diferencial de acabamento, o JAC e-JS1 incorpora molduras em alto relevo de cores contrastantes, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies revestidas em couro (soft touch). Um console “aéreo” permite guardar pequenos objetivos, como um smartphone bem à mão, assim como funciona como descansa-braços. E o estofamento é de couro sintético.
Detalhe do console “aéreo“
Nesse console, inclusive, como é tradicional em qualquer veículo, o condutor do e-JS1 não vai encontrar o botão seletor de marcha. Por ser elétrico, o modelo não requer câmbio, sem os habituais engates “mecânicos”.
O acionamento de sentido de marcha – para frente, identificado convencionalmente com a letra D, de drive, e para trás, pela letra R – é realizado por uma alavanca fixada na coluna de direção, à direita do volante.
Alavanca de seleção do câmbio do lado direito da coluna de direção
Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal. Tudo é acionado pela central multimídia (a segunda tela), oferecendo um conjunto prático, clean e de aparência futurista. Apenas à esquerda do volante concentram-se botões de necessidade mais imediata de uso, como desembaçadores e ajustes elétricos dos retrovisores externos.
O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.
Visão do volante
Detalhe do volante lado esquerdo
Detalhe do volante lado direito
Central multimídia com tela de 10,25 pol reúne dados de operação Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS1 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.
A tela estará traduzida para Português do Brasil
Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias. Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”. Os comandos de climatização também são acionados por essa central.
Lista de equipamentos O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 150 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série: • Ar-condicionado Automático e Digital • Cruise Control com comandos no volante • Faróis com regulagem elétrica de altura do facho • Faróis com “Follow Me Home” • Faróis com DRL (LED diurno) • Faróis de neblina (dianteira) • Retrovisor interno antiofuscante • Bancos revestidos em couro ecológico • Duplo air bag • Portas com barras de proteção lateral • Aviso de cinto não acoplado • Freio ABS com EBD • BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico) • Auto Hold (assistente de partida em rampas) • TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus) • ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade • Sensor de estacionamento traseiro • Câmera de ré • Entrada USB sob o console central do painel • Isofix • iPedal (sistema de regeneração de carga da bateria nas desacelerações e frenagens.
Primeiras impressões Tive a oportunidade de fazer um teste drive de aproximadamente 100 Km ida e volta até uma cidade perto capital paulista e o carro surpreendeu. Tem ótima dirigibilidade, o volante é preciso e firme, o iPedal responde prontamente quando requerido, é funcional e depois que o condutor se acostuma com a maneira de usá-lo, o freio convencional será usado raramente. E se acostumar, pegar o jeito de utilização, demora minutos e acaba sendo até divertido.
E por falar em divertido, dosar o consumo e a regeneração de energia acaba sendo quase um videogame, pois quando você para de acelerar ou tiver que utilizar o freio, o gráfico de energia da tela de 10,25 polegadas muda de comportamento, ora mostrando o consumo, ora mostrando o carregamento das baterias e isso é muito legal.
E o carro anda muito bem, apesar de ter sua velocidade máxima limitada a 110 Km via software. Lembre-se que ele é um carro basicamente urbano, mas dá para andar em estradas entre cidades próximas de até um percurso de 200 Km ida e volta sem se preocupar com a autonomia, desde que as baterias estejam carregada, claro.
Sinceramente, não precisei em nenhum momento ultrapassar os 110 Km/h, pois mais de 80% do trajeto foi urbano e peguei apenas um trecho de alguns quilômetros da Via Anchieta, que tem velocidade máxima na sua pista central de exatos 110Km/h.
O torque para um carro do seu porte é excelente e chega a arrancar um leve sorriso de canto de boca do condutor. Não que seja fantástico e cole no banco, mas dá para sentir a potência sendo enviada instantaneamente para as rodas, o que não acontece em um carro a combustão. Isso é o que eu mais gosto em um carro elétrico.
A acústica interna é excelente, não só pela falta do ruído do motor e ausência de trepidação, como é de se esperar em um carro 100% elétrico, pois andei por ruas de paralelepípedo e asfalto com buracos. E o ruído interno e rigidez da suspensão se comportaram muito acima do que eu esperava, o que tornam o E-JS1 bastante confortável.
O que deu para sentir desse curto percurso foi isso, além dos olhares das pessoas na rua e outros motoristas, pois ele é um carro com design muito moderno e a cor que escolhi foi o Abacate, que realmente é bonito e chama atenção por onde passa.
Quanto ao porta malas, a capacidade é de 121 litros, o que é suficiente para uma mala pequena e uma compra média de supermercado. É honesto para o tamanho do carro.
Para ver e baixar a ficha técnica do e-JS1CLIQUE AQUI
Comparativo de preço No seu material promocional a JAC colocou um comparativos com as marcas que vendem carros 100% elétricos no Brasil e aqui está a tabela. Clique na imagem para aumentá-la.
Tabela comparativa de preço
Acho que eu sei o que você deve estar pensando: “Guido, você compraria esse carro?” Eu respondo: “Sim”.
Arquitetura em grandes alturas exige soluções técnicas
Balneário Camboriú abriga o maior conjunto de arranha-céus do Brasil — e também uma nova forma de pensar a arquitetura e o design de interiores. À frente dessa transformação está a we.arch, estúdio de arquitetura do grupo FG Empreendimentos, responsável por alguns dos prédios mais altos e icônicos do país, como o One Tower (290 metros), Boreal Tower (241 metros) e o Infinity Coast (234 metros).
Criada e dirigida por Maria Fernanda Wiethorn Aliano, a we.arch nasceu com o propósito de levar o mesmo rigor técnico da engenharia da FG para o interior dos lares. “Quando você vive a 200 metros de altura, tudo muda: o vento, a temperatura, o silêncio, a luz. A decoração precisa traduzir isso e respeitar os limites técnicos da estrutura”, explica a arquiteta.
Projetar em grandes alturas impõe desafios que vão da logística de montagem à escolha dos materiais. O peso acumulado sobre as lajes, a influência dos ventos e a necessidade de conforto térmico e acústico exigem precisão técnica. Cada detalhe é calculado para garantir segurança, estética e funcionalidade — princípios que definem o conceito de engenharia aplicada à decoração, adotado pela we.arch. Algumas soluções criativas para viver nas alturas:
1. Mobiliário bipartido e montagem in loco Utilizados em apartamentos onde a elevação de móveis pela fachada é inviável, os móveis são desenvolvidos em partes, com encaixes imperceptíveis, garantindo estética e ergonomia sem comprometer a logística.
2. Estruturas leves e resistentes O estúdio privilegia materiais de menor densidade e alta durabilidade, como drywall reforçado, painéis compostos e porcelanatos ultrafinos, que reduzem a carga estrutural sem abrir mão da sofisticação.
3. Design que respeita o vento e o clima A pressão dos ventos e as microvibrações das torres exigem fixações seguras e marcenaria ancorada. Nas varandas, prevalecem materiais resistentes à maresia e ao sol direto, evitando o uso de espelhos e vidros suspensos.
4. Automação e conforto sob medida A integração tecnológica é fundamental em ambientes elevados. Cortinas, iluminação e climatização são controlados por voz ou aplicativo, unindo conforto e praticidade.
5. Coberturas: o auge do design vertical Combinam resistência, drenagem eficiente e integração entre interior e exterior. Jardins suspensos e mobiliário planejado criam refúgios panorâmicos que valorizam a vista e o bem-estar.
6. Piscina interna: conforto e técnica em harmonia Nos projetos com piscina interna, a we.arch utiliza sistemas de desumidificação que garantem a durabilidade dos móveis e materiais, resultando em espaços sofisticados e funcionais.
Para Maria Fernanda, projetar em grandes alturas é transformar restrições técnicas em narrativa estética. “É dialogar com a natureza em outro nível — entender o vento, a luz e o silêncio absoluto. É uma arquitetura de precisão e emoção ao mesmo tempo”, define.
Por trás da estética sofisticada, há uma equipe multidisciplinar com consultores de acústica, luminotécnica e eficiência energética. O resultado são projetos que unem funcionalidade, conforto e longevidade — valores herdados da própria FG Empreendimentos.
A Vínculo, plataforma de educação baseada em inteligência artificial (IA) criada no Brasil, foi eleita uma das soluções mais inovadoras apresentadas no Congresso Regional sobre Inteligência Artificial na Educação, encerrado ontem em Montevidéu, Uruguai. Voltada para a inclusão de alunos com deficiências, a solução competiu com outras 193 recebidas pela organização do evento, procedentes de 22 países da América Latina e Caribe.
Entre os principais temas discutidos no congresso, destacam-se o potencial de transformação da IA na educação pública da América Latina, com a participação de representantes da Argentina, Brasil e México. Ou ainda, os desafios e oportunidades mediante uma análise das expectativas e realidades da IA na educação, incluindo o uso de assistentes de escrita e ferramentas de avaliação.
Representando o Brasil, Rafael Anselmo, fundador da Vínculo, desenvolveu a plataforma há cinco anos, quando esbarrou com as dificuldades de integrar seu filho com Síndrome de Down ao sistema educacional.
No Brasil, dados divulgados no Censo Escolar 2024 indicavam que o país tinha mais de 3,4 milhões de alunos com deficiência matriculados em escolas das redes estadual, municipal, pública e privada. Paralelamente, segundo dados de 2022 do MEC, cerca de 94% dos professores do país não têm formação continuada sobre Educação Especial. Esse cenário tem levado ao desenvolvimento de diversas plataformas de inclusão, como a da Vínculo, que desde seu lançamento, em 2019, já atende quase três mil alunos.
“A tecnologia da Vínculo, baseada em Inteligência Artificial, simplifica o processo de gestão educacional de estudantes com deficiência, tornando o currículo mais flexível, adaptando atividades e colocando a escola em conformidade com a legislação brasileira. Além disso, oferece formação para professores e adapta o plano de aula da turma para criar estratégias específicas para cada aluno com deficiência, construindo um ensino personalizado”. Entusiasta do uso de IA na educação, Anselmo defende que o futuro da educação passa pela integração com IA.
A Ferrer, empresa farmacêutica internacional espanhola, anunciou a conclusão do recrutamento de pacientes para o estudo PROSPER, um ensaio clínico de Fase II projetado para avaliar a eficácia, a segurança e a farmacocinética do FNP-223, um potente e seletivo inibidor da enzima OGA, de administração oral e licenciado da Asceneuron, com o objetivo de desacelerar a progressão da paralisia supranuclear progressiva (PSP)1.
Ferrer’s pharmaceutical production plant in Sant Cugat del Valles, Barcelona, Spain.
A PSP é uma doença neurodegenerativa rara, de progressão rápida e fatal2. Até o momento, não há terapias modificadoras da doença aprovadas para a PSP.
O estudo PROSPER é randomizado, duplo-cego e controlado por placebo3, e conseguiu recrutar 220 participantes com PSP em apenas 14 meses, atingindo essa meta em 6de outubro de 2025, dois meses antes do previsto. Participam 44 centros na União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos. O protocolo inclui seis semanas de triagem, seguidas de 52 semanas de tratamento com FNP-223 ou placebo e um período de acompanhamento de quatro semanas após o término do tratamento3.
O estudo foca em participantes com PSP em estágio inicial – síndrome de Richardson (PSP-RS), fase crítica em que a intervenção precoce pode ter maior impacto na desaceleração da progressão da doença. Identificar a PSP nesse estágio é um desafio devidoàrapidez da evolução eàcomplexidade diagnóstica, o que torna ainda mais relevante o cumprimento antecipado da meta de recrutamento.
O professor Dr. Med. Günter Höglinger, da Universidade Ludwig-Maximilian de Munique (Alemanha), investigador principal e coordenador do estudo PROSPER, declarou: “Sou profundamente grato aos pacientes, cuidadores e às equipes especializadas de nossos centros acadêmicos pelo empenho excepcional que nos permitiu atingir este marco tão rapidamente. Juntos, estamos avançando para responder a uma questão científica essencial: o papel da inibição da OGA na PSP. Nosso esforço coletivo nos aproxima de soluções que realmente possam melhorar a vida dos pacientes”.
De acordo com Kristophe Diaz, CEO da CurePSP, “concluir o recrutamento completo de um ensaio clínico de PSP não é tarefa simples, e o sucesso da Ferrer com o estudo PROSPER é um feito tanto científico quanto humano. Por trás desse progresso estão pacientes e famílias que transformam esperança em ação, acelerando todo o ecossistema rumo a terapias significativas. Para nossa comunidade, cada passo como esse nos aproxima de uma mudança duradoura”.
Oscar Pérez, diretor científico da Ferrer, observou: “A conclusão antecipada do recrutamento representa um passo fundamental no compromisso da Ferrer de acelerar programas de pesquisa clínica voltados a doenças raras e complexas, como a PSP. Em linha com nosso propósito de usar os negócios para promover a justiça social, esperamos oferecer uma solução que transforme a vida das pessoas afetadas e das que as cercam. Somos profundamente gratos a pacientes, famílias, cuidadores, pesquisadores e associações pelo apoio e confiança. Sem eles, nada disso seria possível”.
A Ferrer também incorporou contribuições de pacientes, cuidadores e profissionais de saúde no desenho do estudo PROSPER, com o objetivo de alinhar a pesquisa clínica às necessidades reais dos participantes, melhorando sua experiência e garantindo resultados mais pertinentes.
Compromisso da Ferrer com a pesquisa
Com sede em Barcelona (Espanha), a Ferrer é uma empresa internacional fortemente comprometida com a pesquisa e o desenvolvimento de terapias inovadoras em áreas de alta necessidade médica não atendida, como doenças neurológicas raras e doenças pulmonares vasculares e intersticiais. A companhia atua em programas clínicos complexos e globais, com projetos em múltiplas fases de desenvolvimento.
Com estudos como o PROSPER, a Ferrer reforça sua missão de gerar impacto social positivo, desenvolvendo soluções transformadoras para doenças graves e de baixa prevalência que ainda não dispõem de tratamentos aprovados.
Sobre a PSP
A paralisia supranuclear progressiva (PSP) é uma doença neurodegenerativa rara que afeta principalmente pessoas acima de 60 anos e evolui rapidamente, levandoàgrave incapacidade.
A PSP é uma tauopatia primária, causada pelo acúmulo anormal da proteína tau em áreas do cérebro que controlam o movimento e a cognição, principalmente nas regiões subcorticais e no tronco encefálico4,5. Esse acúmulo danifica os neurônios e compromete as funções cerebrais, provocando perda de equilíbrio, dificuldade para falar ou engolir, movimentos oculares anormais e distúrbios cognitivos ou de humor6.
Embora rara – afeta entre 5,8 e 6,5 pessoas por 100 mil7, a PSP tem impacto profundo: a perda de independência costuma ocorrer em poucos anos7, e a expectativa média de vida após o diagnóstico varia de seis a nove anos. Casos genéticos são incomuns8, mas já foram identificados mais de 10 genes associados, sendo mutações no MAPT o principal fator de risco9. O papel de fatores ambientais, como exposição a toxinas ou agentes infecciosos, também está sob investigação7.
Sobre a Ferrer
Na Ferrer, usamos o negócio como força para promover a justiça social. Há décadas, buscamos fazer as coisas de forma diferente: em vez de maximizar retornos a acionistas, reinvestimos grande parte do lucro em iniciativas que beneficiam a sociedade. Devolvemos valor onde ele pertence. Atuamos além da conformidade, guiados pelos mais altos padrões de sustentabilidade, ética e integridade. Por isso, somos a empresa farmacêutica com maior certificação B Corp do mundo.
Fundada em Barcelona, em 1959, a Ferrer oferece soluções transformadoras para doenças graves em mais de 100 países. Em linha com nosso propósito, temos foco crescente em doenças pulmonares vasculares e intersticiais e em doenças neurológicas raras. Nossa equipe de 1,8 mil pessoas é movida por uma convicção clara: nosso negócio não é um fim em si mesmo, mas um meio de mudar vidas.
Permanne B, Sand A, Ousson S, Nény M, Hantson J, Schubert R, Wiessner C, Quattropani A, Beher D. O-GlcNAcase Inhibitor ASN90 is a Multimodal Drug Candidate for Tau and α-Synuclein Proteinopathies. ACS Chem Neurosci. 20/04/2022;13(8):1296-1314. doi: 10.1021/acschemneuro.2c00057. Epub 31/03/2022. PMID: 35357812; PMCID: PMC9026285.
Höglinger GU, et al. Mov Disord. 2017;32(6):853–864; 2. Agarwal S and Gilbert R. Progressive Supranuclear Palsy. [Atualizado em 27/03/2023]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; Janeiro de 2025. Disponível em: www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK526098/ (Acessado em: Agosto de 2025); 3. Boxer LB, et al. Lancet Neurol. 2017;16(7):552–563
ClinicalTrials.gov: A Randomized, Double-blind, Placebo-controlled, Phase 2 Study to Assess the Efficacy, Safety, and Pharmacokinetics of FNP-223 (Oral Formulation) to Slow the Disease Progression of Progressive Supranuclear Palsy (PSP) (PROSPER). ClinicalTrials.gov [Internet]. Disponível em: https://www.clinicaltrials.gov/study/NCT06355531. Acessado em 10/01/2025
Murray ME, Kouri N, Lin WL, Jack CR, Jr., Dickson DW, Vemuri P. Clinicopathologic assessment and imaging of tauopathies in neurodegenerative dementias. Alzheimers Res Ther. 2014;6(1):1. doi: 10.1186/alzrt231.
Planche V, Mansencal B, Manjon JV, Meissner WG, Tourdias T, Coupé P. Staging of progressive supranuclear palsy-Richardson syndrome using MRI brain charts for the human lifespan. Brain Commun. 2024;6(2):fcae055. doi: 10.1093/braincomms/fcae055.
Agarwal S, Gilbert R. Progressive Supranuclear Palsy. StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing
Ichikawa-Escamilla E, Velasco-Martínez RA, Adalid-Peralta L. Progressive Supranuclear Palsy syndrome: an overview. IBRO Neurosci Rep. 2024;16:598-608. doi: 10.1016/j.ibneur.2024.04.008.
Donker Kaat L, Boon AJ, Azmani A, Kamphorst W, Breteler MM, Anar B, et al. Familial aggregation of parkinsonism in progressive supranuclear palsy. Neurology. 2009;73(2):98-105. doi: 10.1212/WNL.0b013e3181a92bcc.
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A Bella Capri, rede de pizzarias com 55 unidades pelo país, inaugura no dia 22 de outubro, a partir das 18h, sua segunda unidade na capital paulista, localizada na Av. Alcides Sangirardi, 82, Loja 4, no bairro Cidade Jardim.
A unidade funcionará diariamente, com delivery e retirada, das 18h às 23h, com um cardápio que inclui pizzas salgadas, massas tradicionais, integrais e sem glúten, e sobremesas como pudim, cheesecake, pizza doce e torta de ninho com creme de avelã.
A nova operação marca mais um passo no plano de expansão da marca na cidade, onde projeta atingir 20 franquias em São Paulo e faturar R$ 35 milhões até o final de 2026.
Casal aposta em nova fase com a franquia
A nova loja será comandada por Maria Isabel Machado, advogada, e Christiano Cruz, oficial de náutica. O casal inicia sua primeira jornada como franqueado. “Buscávamos um negócio sólido e estruturado. A Bella Capri nos passou segurança desde o início, com processos e suporte da franquia”, afirma Maria Isabel.
Acostumado a longos períodos embarcado, Christiano decidiu mudar de vida e ficar mais próximo da família. “A franquia representa uma virada pessoal e profissional para mim. Estar perto da família e ingressar em um novo segmento me motivaram. Pizza tem relação com família, não poderia ser outro produto para começar essa nova etapa”, completa.
Expansão com estrutura e logística próprias
A Bella Capri fechou 2024 com R$ 67 milhões em faturamento e 55 unidades em operação. A rede mantém uma central de operações com cozinha industrial, logística e compras centralizadas, garantindo padronização entre as lojas. Com capacidade de distribuição para um raio de até mil quilômetros a partir de sua base, a Bella Capri planeja chegar a 100 unidades até 2027.
“Já avaliamos a criação de centros regionais de redistribuição para sustentar o crescimento em novas regiões”, explica Guto Covizzi, diretor de expansão da marca.
Mercado e consumo
O momento do setor reforça a estratégia da rede. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou R$ 273 bilhões em 2024, com crescimento de 13,5%. O segmento de alimentação teve alta de 16,1%.
O setor de pizzarias também segue em crescimento. De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), o Brasil é o segundo maior consumidor de pizzas do mundo, com produção diária de 3,8 milhões de unidades.
Só a capital paulista soma mais de 4 mil pizzarias, o que representa 12% do total nacional, e registrou 1.135 novas aberturas em 2024.
Rede acelera expansão e mira 60 lojas até o fim de 2025
Covizzi, que também é diretor regional da ABF no interior paulista, destaca o crescimento da rede. “A Bella Capri cresceu 20% em faturamento no primeiro semestre de 2025 e deve fechar o ano com 15 novas unidades, totalizando 60 lojas em operação”, afirma.
Com um modelo enxuto e apoio ao franqueado, a Bella Capri mantém o foco em oferecer uma experiência gastronômica para os paulistanos.
A ACI Worldwide (NASDAQ: ACIW), pioneira em tecnologia mundial de pagamentos, e a Prosa, uma das maiores redes de pagamentos eletrônicos da América Latina e líder em infraestrutura financeira, concluíram com sucesso uma grande atualização de infraestrutura, migrando os serviços de câmara de compensação da Prosa para um novo data center de última geração em Monterrey (México), operado com o software de ponta da ACI.
A Prosa vem liderando a inovação no ecossistema de pagamentos, fortalecendo continuamente sua infraestrutura tecnológica. Agora, opera o único modelo de data center triple-active da América Latina. Resultado de anos de investimento e desenvolvimento contínuo, essa conquista posiciona o México como líder regional e global em resiliência, segurança e continuidade operacional, estabelecendo um novo padrão para soluções de pagamento modernas, confiáveis e avançadas.
Essa evolução tecnológica permite que a Prosa continue oferecendo serviços de excelência, com os mais altos níveis de disponibilidade, conformidade regulatória e continuidade de negócios para clientes e parceiros em todo o ecossistema financeiro:
Escala massiva:
Suporta mais de 5 mil transações por segundo.
Liderança de mercado:
A Prosa é uma das maiores processadoras de pagamentos da América Latina, com mais de 12 bilhões de transações anuais.
Localização estratégica:
Monterrey foi escolhida por seu baixo risco sísmico e climático, apoiada pelo data center da Triara, certificado ICREA Nível VI.
“Essa conquista representa um dos investimentos tecnológicos mais importantes da Prosa”, afirmou Salvador Espinosa, CEO da Prosa. “Nosso novo data center triple-active reafirma nosso compromisso de garantir que cada transação no México seja processada com os mais altos padrões de segurança, confiabilidade e eficiência. Não estamos apenas atualizando sistemas – estamos construindo o futuro dos pagamentos na América Latina, oferecendo a nossos clientes mais confiança, escalabilidade e continuidade em um mundo cada vez mais digital.”
“Quando cada segundo conta, a paralisação não é uma opção”, disse Alberto Olivares, vice-presidente da ACI Worldwide para a América Latina hispânica. “O modelo triple-active da Prosa proporciona uma continuidade 10 vezes superior – exatamente o tipo de infraestrutura necessária para sustentar um crescimento digital seguro e escalável.”
“Operar três data centers em paralelo sem interrupção foi uma grande conquista”, destacou Claudio Ávila Luna, diretor de Operações de TI da Prosa. “Isso reflete a capacidade do talento mexicano e a força da visão da Prosa em liderar a modernização dos pagamentos na região.”
Sobre a ACI Worldwide
A ACI Worldwide, pioneira em tecnologia mundial de pagamentos, oferece soluções de software transformadoras que possibilitam a orquestração inteligente de pagamentos em tempo real, permitindo que bancos, empresas e comércios promovam crescimento e modernizem continuamente suas infraestruturas de pagamento de forma simples e segura. Com 50 anos de experiência e confiança, a ACI combina presença internacional e atuação local para oferecer experiências de pagamento melhoradas, mantendo-seàfrente dos desafios e oportunidades de um setor em constante evolução.
Sobre a Prosa(Promoción y Operación, S.A. de C.V.)
A #WeAreProsa é uma empresa líder de tecnologia no ecossistema de pagamentos eletrônicos do México e uma das 10 maiores processadoras da América Latina. Processamos mais de 10 bilhões de transações anuais, beneficiando mais de 70 milhões de usuários de cartão. Estamos comprometidos com o desenvolvimento de soluções inovadoras, eficientes, seguras e ágeis para todos os participantes do ecossistema de pagamentos, mantendo o mais alto nível de disponibilidade de serviços. Mais de 200 clientes – incluindo bancos, fintechs, facilitadores de pagamento, redes de comércio e cooperativas de crédito – confiam em nossa tecnologia e expertise. Nossa infraestrutura e segurança são respaldadas por certificações como PCI DSS, PCI PIN, ISO 9001:2015 e ISO 27001:2013.
ACI, ACI Worldwide, ACI Payments, Inc., ACI Pay, Speedpay e todos os nomes de produtos e soluções são marcas registradas da ACI Worldwide, Inc. ou de suas subsidiárias nos EUA e em outros países. Outras marcas mencionadas pertencem a seus respectivos proprietários.
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Gestão jurídica e IA: Fácil leva novidades à Fenalaw 2025
Durante a Fenalaw 2025, o maior evento jurídico da América Latina, que acontece de 22 a 24 de outubro, em São Paulo (SP), a Fácil apresenta as mais recentes inovações do Espaider – software que integra inteligência artificial e automação à gestão de processos jurídicos e gestão de demandas consultivas para otimizar a rotina de profissionais do Direito.
O destaque deste ano é o módulo de Painéis de Controle. Desenvolvido para otimizar a gestão do dia a dia jurídico, o novo recurso auxilia na condução, priorização e acompanhamento de tarefas e prazos, reduzindo atrasos e perdas. Com layout intuitivo, personalizável e atualizado em tempo real, essa novidade oferece uma visão estratégica das demandas e proporciona mais autonomia e eficiência aos usuários.
A Gestão de Contratos – CLM oferece total controle sobre prazos, valores, parcelas, andamentos, renovações e aditivos. O módulo permite o gerenciamento completo do fluxo contratual, com possibilidade de assinatura eletrônica, além de emitir alertas automáticos que reduzem riscos e garantem o cumprimento das obrigações.
O Fácil DocSite centraliza documentos em um ambiente seguro e integrado, simplificando o acesso às informações e ampliando a organização das equipes. A automatização de workflows completa esse conjunto, otimizando o andamento de processos e tarefas com fluxos inteligentes e visuais, que podem ser personalizados, adaptando-se à rotina de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.
As novidades podem ser conferidas no estande da Fácil, que apresenta a nova versão do software e conta com consultores e especialistas para demonstrar as soluções e esclarecer dúvidas dos visitantes.
“O setor jurídico vive um momento de transformação, marcado pelo uso intensivo de tecnologia. Por isso, estamos cada vez mais atentos às necessidades dos nossos clientes e desenvolvendo soluções que aliam inteligência artificial, automação e gestão integrada para apoiar e otimizar a prática jurídica”, afirma Bruno Felipe Bauler, Diretor-Presidente da Fácil.
Palestra “Legal Operations: como elevar a performance do jurídico com tecnologia” (Case CPFL Energia)
A Fácil também participa da programação da Fenatalks com um case de sucesso em Legal Operations. Rinaira Pilar Gomes Donegá, Coordenadora de Serviços Jurídicos da CPFL Energia, apresentará como a empresa aumentou a eficiência em um setor com alto volume de processos, a partir da digitalização de fluxos, parametrização de regras de alçada para contingenciamento e agilidade nas respostas ao cliente. Um exemplo prático de como o Espaider transforma o jurídico em uma área estratégica.
Bruno Felipe Bauler, Diretor-Presidente da Fácil, também vai participar do bate-papo, destacando como o software jurídico ajuda equipes a aumentarem a produtividade e aproveitarem ao máximo o ecossistema de soluções da Fácil. A palestra “Legal Operations: como elevar a performance do jurídico com tecnologia” acontece no dia 22 de outubro, das 12h às 12h20, com acesso gratuito para visitantes da Fenalaw, no 6º andar.
Sobre a Fácil
A Fácil é uma empresa brasileira que desenvolve softwares para gestão jurídica, com mais de 30 anos de experiência no mercado. Suas soluções atendem escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, oferecendo ferramentas para automação, controle e inteligência de processos.
Serviço:
Fenalaw 2025 Data: 22 a 24/10 Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo Horário: 10h às 20h Estande da Fácil: 595A – 5º andar – próximo à entrada da área de exposição Mais informações:facil.com.br
Sleep Tales celebra 4 anos e 3 bilhões de streamings
A Sleep Tales, selo musical brasileiro dedicado a promover o bem-estar por meio do Lo-Fi, celebra seu quarto aniversário com 3 bilhões de streamings. Idealizado por Daniel Sander, o projeto nasceu em 2021, durante a pandemia, com o objetivo de ajudar pessoas que enfrentavam dificuldades para dormir. Desde então, o propósito se expandiu para outras frentes voltadas ao bem-estar, como o foco nos estudos, meditação, escrita e processos criativos.
“Estes quatro anos foram de muita paixão por criar uma música que realmente faça a diferença na vida das pessoas,” afirma Daniel Sander, fundador da Sleep Tales. “O marco de 3 bilhões de streamings reforça ainda mais nosso propósito de criar atmosferas e ambiências sonoras que acompanhem rotinas e rituais de bem-estar ao redor do mundo, através de trilhas que acalmam, inspiram e acolhem”, conclui Sander.
O selo investe em um catálogo robusto com mais de 1.300 faixas lançadas até o momento, impulsionando o trabalho de mais de 350 artistas. O ritmo de produção é constante, com cerca de 5 lançamentos de novas faixas e 2 álbuns mensais, além de uma nova coletânea a cada dois meses. Atualmente são 45 milhões de streamings por mês e o Brasil está entre os três países que mais consomem música Lo-Fi da Sleep Tales no mundo – juntamente com EUA e Canadá –, revelando a forte tendência de consumo de conteúdos voltados ao bem-estar.
“Para 2026, nosso foco estará em três importantes pilares de crescimento e fortalecimento da marca Sleep Tales”, afirma Rafael Morettini, Head Global de Marketing. O executivo detalha “A ampliação da nossa atuação em diferentes ocasiões, como hora de cozinhar, desenhar ou receber os amigos, a intensificação de iniciativas no mercado brasileiro, atualmente o terceiro mais importante globalmente, e a criação de uma linha de produtos que auxiliem na higiene do sono e que levem nossa experiência musical para o ambiente físico da nossa audiência, como uma coleção de vinis em série, entre outras iniciativas”.
Combinando batidas suaves de jazz e hip-hop, o Lo-Fi se popularizou nos últimos anos como uma trilha sonora ideal para momentos de foco, estudo, relaxamento e descanso. O termo Lo-Fi, abreviação de Low Fidelity (baixa fidelidade, em inglês), refere-se às imperfeições sonoras que surgem durante o processo de gravação — marcas de produções caseiras feitas, muitas vezes, em quartos transformados em estúdios improvisados, seguindo a estética Do It Yourself (faça você mesmo). Com raízes no início dos anos 2000, o gênero é caracterizado por melodias calmas, arranjos discretos, ritmo desacelerado e ausência de vocais. Esses elementos fazem do Lo-Fi uma opção considerada por quem busca melhorar a concentração, reduzir a ansiedade ou simplesmente criar um ambiente mais tranquilo. Com isso, a música Lo-Fi tem se tornado cada vez mais presente na rotina de quem trabalha em home office, lê um livro ou deseja desacelerar antes de dormir.
Para celebrar essa trajetória, a marca irá promover um evento comemorativo aberto ao público:
Celebração 4 anos Sleep Tales
Evento especial em parceria com a influenciadora @bucinhosuado promove movimento e autocuidado que promete reconectar as pessoas com o que realmente importa com a união da música, do corpo e da mente.
Data: 02/11/2025 (domingo)
Horário: 10h da manhã
Local: The Yard – Rua Cláudio Soares, 160 Pinheiros (próximo ao metrô Faria Lima) Prática de movimento/meditação: Lyka Ribeiro Funcional: Joyce Emawodia
Sobre a Sleep Tales
Criada em 2021, a Sleep Tales é uma das cinco maiores gravadoras de Lo-Fi no mundo, já lançou mais de 1.300 faixas com 350 artistas de diferentes países e mantém playlists com centenas de milhares de ouvintes em plataformas como Spotify e Apple Music — onde, inclusive, é uma das poucas gravadoras do mundo a ser parceira oficial de curadoria.
Com alcance global, a Sleep Tales tem nesses 10 países sua maior audiência sendo: EUA, Canadá, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Austrália, França, México, Holanda e Filipinas. Também tem audiência em diversos outros países como Espanha, Japão, Suécia e Itália.
A playlist lofi sleep, lofi rain (https://sleeptales.lnk.to/lofisleeplofirainPR) obteve mais de 1 bilhão de streamings no primeiro ano de operação e hoje ultrapassa os 500 mil seguidores. Também conta com uma rádio 24 horas no YouTube, reforçando seu compromisso em criar experiências sonoras que contribuam para uma rotina mais tranquila, equilibrada e saudável.
A IFF (NYSE: IFF) – líder mundial em aromas, fragrâncias, ingredientes alimentícios, saúde e biociências – anunciou uma colaboração estratégica com a BASF, uma das maiores empresas químicas do mundo e referência em inovação sustentável, para acelerar o desenvolvimento da plataforma tecnológica Designed Enzymatic Biomaterials™ e criar enzimas de nova geração voltadas a produtos de limpeza de tecidos, louças, cuidados pessoais e aplicações industriais.
A parceria une duas líderes do setor com uma visão comum: desenvolver soluções sustentáveis de alto desempenho que acompanhem as mudanças do mercado e das preferências dos consumidores. Ao combinar as capacidades químicas avançadas e a expertise em biotecnologia e engenharia de proteínas da IFF e da BASF, a colaboração busca entregar soluções inovadoras em escala, capazes de melhorar o desempenho de limpeza, aperfeiçoar formulações de cuidados pessoais, reduzir o impacto ambiental e impulsionar a transição para um futuro mais sustentável.
“Estamos muito entusiasmados com a colaboração com a BASF para liberar, juntos, novos potenciais nas tecnologias de enzimas e polímeros”, afirmou Erik Fyrwald, CEO da IFF. “Essa parceria nos permite desenvolver soluções orientadas pelo mercado que geram valor sustentável para a indústria e para o meio ambiente.”
“A parceria representa um passo estratégico importante para ambas as empresas”, disse Michael Heinz, membro do conselho executivo da BASF. “Ao unirmos nossas competências em pesquisa e desenvolvimento, criamos a base para levar ao mercado soluções inovadoras em larga escala de forma mais ágil para nossos clientes.”
O trabalho conjunto se concentrará em sistemas enzimáticos inovadores e polímeros de base biológica, permitindo que clientes alcancem melhor desempenho com menor consumo de recursos. Ambas as empresas manterão operações e posicionamentos competitivos independentes, aproveitando forças complementares para acelerar a inovação e ampliar as opções disponíveis a clientes no mundo todo.
Declaração de Isenção de Responsabilidade de acordo com a Lei de Reforma de Litígios sobre Títulos Particulares (Private Securities Litigation Reform Act) dos Estados Unidos de 1995
Este comunicado pode conter declarações prospectivas, nos termos das leis federais de valores mobiliários dos EUA. Tais declarações referem-se a eventos ou resultados futuros e geralmente incluem termos como “planejar”, “esperar”, “prever”, “pretender”, “acreditar”, “poderá”, “deverá” e expressões semelhantes. Resultados reais podem diferir de forma relevante devido a riscos e incertezas. As declarações prospectivas são válidas apenas na data deste comunicado e a empresa não assume obrigação de atualizá-las, exceto quando exigido por lei.
Sobre a IFF
Na IFF (NYSE: IFF), criamos alegria por meio da ciência, da criatividade e do coração. Como líder mundial em aromas, fragrâncias, ingredientes alimentícios, saúde e biociências, oferecemos inovações sustentáveis e revolucionárias que elevam os produtos do dia a dia – promovendo bem-estar, encantando os sentidos e melhorando a experiência humana. Saiba mais em iff.com, LinkedIn, Instagram e Facebook.
Sobre a BASF
Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Nossa ambição é sermos a empresa química preferida para impulsionar a transformação verde de nossos clientes. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Cerca de 112 mil colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso dos clientes em quase todos os setores e países. Nosso portfólio abrange os segmentos principais de Químicos, Materiais, Soluções Industriais e Nutrição e Cuidados, além das áreas autônomas Tecnologias de Superfícies e Soluções Agrícolas. Em 2024, a BASF registrou € 65,3 bilhões em vendas. As ações da BASF são negociadas na Bolsa de Frankfurt (BAS) e, nos Estados Unidos, como American Depositary Receipts (BASFY). Mais informações em www.basf.com.
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Fenasan: Merieux apresenta soluções para análises ambientais
A Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan) ocorre juntamente com o 36º Encontro Técnico AESabesp, até o dia 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Considerado o principal evento de saneamento ambiental das Américas, a realização é da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp).
A Merieux Nutrisciences participa do evento com especialistas que irão apresentar a rede integrada de atendimento com 14 laboratórios espalhados pelo Brasil em pontos estratégicos, permitindo atender de Norte a Sul o país. Essa capilaridade permite agilidade no processo, com padrão internacional de rede implantada em 32 países, o que garante alto rigor de confiabilidade.
O tema central desta edição será “Saneamento e inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aos conceitos de ESG, a edição 2025 amplia o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade.
A rede de atendimento da Merieux Nutrisciences é um diferencial na capacidade de entrega. O laboratório atende toda a cadeia de análises de água, efluentes, resíduos, solos e atmosféricos, e hoje apresenta o maior escopo de parâmetros acreditados com serviços de amostragem em 100% do território nacional e atendimento nos parâmetros 24 horas. O portfólio inclui 1.200 tipos de análises físico-químicas, microbiológicas, toxicológicas e ecotoxicológicas.
São mais de 1.000 colaboradores no Brasil, com laboratórios e serviços de coleta de amostras acreditados formando uma rede única de soluções para análises ambientais. “Cada vez mais, as empresas estão preocupadas em minimizar os impactos ambientais e precisam contar com laboratórios confiáveis para ter um controle analítico e cumprir as exigências obrigatórias para operar de maneira responsável. Além disso, temos capilaridade, o que permite uma entrega mais rápida e maior volume de processamento de amostras”, explica André Rebouças, diretor de Análises Ambientais da Mérieux NutriSciences Brasil.
A rede de laboratórios da Mérieux NutriSciences, espalhada por todo o país com diversos pontos de apoio, busca garantir maior capilaridade e melhor logística. Além disso, oferece soluções personalizadas, desenvolvendo projetos customizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Com logística dedicada para frascos e retirada de amostras e frota própria, aérea e terrestre, com holding time e refrigeração/preservação das amostras. E equipe de Coleta Acreditada em todas as filiais.
A visitação à Fenasan é gratuita, destinada a gestores de resíduos sólidos, reciclagem, limpeza pública, saneamento urbano e geração de energia sustentável. São esperados mais de 34 mil visitantes.
O evento contará com especialistas e profissionais com alto nível de conhecimento, como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia e das inovações tecnológicas no setor, com participação de congressistas, visitantes da Feira e empresas da cadeia produtiva do saneamento: fabricantes, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.
Já o 36º Encontro Técnico AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, a mesa-redonda “Cultura de inovação no saneamento: transformação sustentável com pessoas, processos, tecnologia e liderança para gerar valor” reunirá especialistas para debater inovação e sustentabilidade no setor.
Serviço:
Fenasan 2025 – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente
Data: De 21 a 23 de outubro de 2025
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Verde e Vermelho
Onde encontrar a Merieux Nutrisciences: Estande N27
Cursos de IA refletem nova fase do ensino no Brasil
A presença crescente da inteligência artificial (IA) em cursos de graduação sinaliza uma mudança estrutural na educação e no mercado de trabalho. O avanço das aplicações de IA em setores como tecnologia, comunicação, engenharia e marketing tem impulsionado instituições de ensino a criar formações específicas voltadas ao tema.
A expansão da formação não se limita ao eixo Rio–São Paulo. A Universidade Federal de Sergipe (UFS) também aprovou um curso de Inteligência Artificial para início em 2026, com foco em ciência de dados, aprendizado de máquina e aplicações industriais. Outras universidades federais, como a UFG e a UFBA, seguem o mesmo caminho. Segundo o portal RT Brasil, já são 28 cursos de graduação em IA reconhecidos pelo MEC, número que demonstra o amadurecimento da área no país.
A busca por formações ligadas à IA tem crescido em ritmo acelerado. Reportagem da CNN Brasil aponta que universidades enfrentam alta procura e notas de corte elevadas, refletindo a valorização do tema entre estudantes e profissionais que buscam especialização tecnológica.
Esse movimento acadêmico acompanha a transformação do mercado, em que soluções baseadas em Inteligência Artificial já são utilizadas para interpretar dados, prever comportamentos, otimizar processos e apoiar decisões em diferentes áreas — da automação de campanhas de marketing ao uso da inteligência artificial na medicina diagnóstica, onde algoritmos contribuem para a detecção precoce e o tratamento de doenças.
A inteligência artificial também se tornou aliada das agências de publicidade, que utilizam automação para gerar insights de consumo e adaptar mensagens em escala. Essa convergência entre tecnologia e criatividade redefine o perfil profissional desejado pelo mercado — alguém que compreenda tanto o raciocínio analítico quanto a aplicação estratégica da IA em comunicação.
"A inclusão da inteligência artificial nas graduações aproxima a formação acadêmica das demandas reais do mercado. Ao incorporar a tecnologia aos currículos, as universidades preparam profissionais capazes de interpretar dados, aplicar soluções automatizadas e transformar informação em estratégia — competências cada vez mais essenciais para o marketing digital e para setores que dependem de análise de desempenho e tomada de decisão."
Com o avanço da formação em inteligência artificial, o Brasil se posiciona como um dos países que mais investem em capacitação tecnológica na América Latina. A consolidação da IA como eixo formativo não apenas responde à demanda das empresas, mas reforça a importância de uma educação voltada ao futuro, conectando ensino, inovação e mercado.
Branding fraco custa 23% da receita anual de empresas
A falta de uma estratégia de branding bem definida custa caro para empresas, que podem perder uma média de 23% da receita anual por falhas de reconhecimento e alinhamento da marca, segundo a pesquisa "State of brand consistency", realizada pela Lucidpress. Este erro ocorre porque a falha na gestão de marca e a falta de coerência nas campanhas impedem que as companhias se consolidem no mercado, investindo em marketing sem a base do branding. A gestão da marca é o ponto de partida para qualquer empresa que queira se destacar de seus concorrentes.
A diretora criativa Julay Barretti, da BAOBÁ FULL AGENCY, reforça que começar ou escalar um negócio sem uma estratégia de branding bem definida é um grande equívoco. Ela explica que o branding é a base para o posicionamento, o propósito e a identidade visual e verbal de uma marca. Sem esses elementos, não é possível criar campanhas de marketing eficazes, pois faltará a coerência e a direção necessárias para comunicar o que a marca realmente representa.
O poder de um branding sólido é comprovado por marcas globais. Empresas como Apple, Coca-Cola e Nike demonstram que o investimento consistente em marca constrói um legado que transcende o produto, vendendo inovação ou superação, por exemplo. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, companhias que investem em branding de forma contínua apresentam um desempenho 2,5 vezes melhor em crescimento de receita do que aquelas focadas apenas na geração de leads.
A pesquisa "State of brand consistency" também aponta que a gestão de marca, quando constante, pode gerar uma aceitação muito melhor de novos produtos e serviços, sendo este o caminho para evitar que o custo com marketing se torne alto e insustentável.
Julay Barretti detalha como essa ineficiência se manifesta nas campanhas: "A falta de um posicionamento claro leva à atribuição incorreta de orçamento e recursos. Campanhas que pulam a fase de branding investem em ações desalinhadas, sem a proporção ideal de mensagens nas diferentes etapas da jornada do cliente".
Segundo a diretora, os investimentos em marca e conexão emocional (topo de funil) continuam relevantes, mas precisam ser combinados com comunicações claras sobre o produto (meio de funil) e, finalmente, com os investimentos de mídia de performance (fim de funil). O uso de inteligência artificial e automação se torna crucial para medir e alocar esse orçamento de modo dinâmico, digital e offline, com base em fatos e comportamentos em tempo real, evitando que o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) se torne alto.
"A falta de uma base sólida de branding afeta todo o ciclo de vida da empresa, desde a atração de novos clientes até a fidelização. É um investimento que traz retorno a longo prazo, mas que precisa ser feito desde o início. Economizar no branding pode até parecer eficiente no curto prazo, mas te custa caro quando você percebe que está no caminho errado", finaliza Julay Barretti.
Faiston e Routerlink anunciam parceria estratégica
A Faiston, empresa especializada em soluções e serviços gerenciados de infraestrutura de TI, acaba de fechar uma parceria com a Routerlink, empresa nacional de manutenção e locação de equipamentos de rede. O objetivo da parceria é ampliar a capacidade de atendimento para suporte e reparos de equipamentos de TI da Faiston, fortalecendo serviços como Service Desk, Field Service e Hardware as a Service (HaaS).
Fundada em 2002, a Routerlink é especializada em locação e reparo de roteadores, switches, access points, firewalls, telefones IP, servidores, entre outros equipamentos. Atualmente, a empresa possui um estoque próprio disponível com mais de 15 mil peças de reposição para manutenção de equipamentos multivendors, além de ser uma empresa com certificação ISO 9001.
"As duas empresas compartilham uma visão comum: proporcionar soluções de TI que suportam o crescimento dos nossos clientes. A Faiston, com suas operações robustas e presença nos 26 estados brasileiros, no Distrito Federal e uma rede com mais de 5.500 parceiros homologados, possui uma infraestrutura vasta, incluindo dois sites em São Paulo e 257 bases operacionais. A Routerlink complementa essa capacidade com sua especialização em equipamentos de rede, abrangendo marcas como Cisco, Huawei, Juniper, entre outros", explica Marcelo Nascimento, COO da Faiston.
"A velocidade e a qualidade na reposição e recuperação dos equipamentos corporativos, somadas à grande variedade do nosso estoque e à transparência dos processos informatizados, oferecem ao cliente segurança total para prolongar a vida útil de seus ativos, maximizar o retorno sobre o investimento realizado e contribuir para a sustentabilidade do setor", destaca Carlos Alberto de Faria, CEO da Routerlink. Para suportar a operação, a Routerlink opera um laboratório de reparos, que faz cerca de mil reparos por mês, com uma taxa de sucesso de 99,6%. Os serviços incluem a manutenção e atualização de equipamentos.
Empresário amplia atuação internacional em marketing digital
A transformação digital e o avanço da inteligência artificial (IA) estão redefinindo o marketing global. Nesse cenário, o Brasil tem se consolidado como um polo exportador de inovação, com profissionais e empresas que atuam em diferentes continentes. Entre os nomes que representam essa expansão está Odair Kayser, CEO da Blue More Int. Group, sediada na Flórida (EUA), e da Yellow Ads Network, no Brasil, que lidera projetos nas áreas de mídia programática e automação em mais de 16 países na América, Europa e África.
O avanço da inteligência artificial reflete a crescente adoção de tecnologias de automação no setor e reforça o papel do Brasil como exportador de inovação digital.
Expansão internacional e uso estratégico de IA
O uso da inteligência artificial no marketing digital está redefinindo a forma como empresas se conectam a consumidores em escala global. De acordo com o estudo The State of AI in 2023, da McKinsey & Company, cerca de 40% das companhias já incorporam IA em suas operações — com marketing e vendas entre as áreas mais impactadas.
No campo da publicidade, a mídia programática, que automatiza a compra de espaços publicitários, representa mais de 82% dos investimentos globais, segundo dados atualizados da Statista. A tecnologia permite segmentar públicos em milissegundos e mensurar resultados com maior eficiência.
“A IA transformou o marketing em uma ciência de precisão. Hoje conseguimos personalizar campanhas em tempo real, com base em dados e comportamento do consumidor”, explica Kayser.
A consolidação de uma trajetória inovadora
O avanço do marketing automatizado tem gerado destaque para profissionais que associam tecnologia e estratégia. Em 2024 e 2025, Odair Kayser recebeu o Prêmio ANCEC – Categoria Gold I, concedido pela Associação Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC).
Segundo Luciana Prado, especialista em marketing digital pela FGV, “premiações como a da ANCEC reforçam o impacto de líderes que unem tecnologia e estratégia, ampliando o alcance da comunicação brasileira em mercados internacionais”.
Privacidade, dados e o futuro da personalização
Com o fim dos cookies de terceiros e as novas regulamentações de privacidade, cresce a importância dos dados primários (first-party data), informações coletadas diretamente pelos negócios. Um relatório global da PwC projeta que a inteligência artificial poderá adicionar US$ 15,7 trilhões à economia mundial até 2030, sendo o marketing digital um dos setores mais beneficiados.
“O uso ético dos dados será o diferencial competitivo. As marcas que souberem equilibrar automação e privacidade terão a confiança do consumidor”, destaca Kayser.
Tendências e crescimento global
De acordo com dados da Insider Intelligence/eMarketer, o investimento global em publicidade digital deve ultrapassar US$ 300 bilhões em 2024, registrando um crescimento de 15,1% em relação a 2023. O avanço é impulsionado pela adoção de inteligência artificial e pela integração entre plataformas digitais, que permitem segmentação mais precisa e resultados mensuráveis em tempo real.
“O futuro é a hiperpersonalização. Cada usuário verá uma jornada digital construída sob medida. É assim que a IA vai moldar a próxima década da publicidade”, conclui Kayser.
Mulheres no comando: Fibra Corretora de Seguros anuncia diretora
As mulheres representam 54% da força de trabalho no setor de seguros no Brasil, mas ocupam somente 31% dos cargos de liderança, segundo dados da ENS e CNseg. Apesar dos avanços, os desafios de ampliar a presença feminina em posições estratégicas continuam a pautar o setor.
É nesse contexto que a Fibra Corretora de Seguros, controlada pelo Banco Fibra, anuncia a chegada de Flávia Zuim como nova diretora. Com 28 anos de experiência no setor de seguros e financeiro, a executiva se torna uma representante desse movimento de transformação, em que a diversidade se conecta diretamente à inovação e aos resultados de negócio.
"Vejo o protagonismo feminino no setor de seguros e no mercado financeiro como uma força transformadora. As mulheres têm ocupado cada vez mais posições de liderança, trazendo uma abordagem empática, colaborativa e orientada a resultados. Tenho orgulho de contribuir com esse movimento e de apoiar outras mulheres nessa jornada", afirma Flávia Zuim.
Com trajetória marcada por liderança de equipes multidisciplinares, implementação de estratégias comerciais e atuação em bancassurance, Flávia chega à Fibra Corretora para impulsionar a vertical de seguros em três frentes: desenvolvimento de soluções completas e integradas, foco na experiência do cliente e fortalecimento da equipe com cultura de alta performance.
"Acredito na força das conexões humanas, na inovação com propósito e na liderança que transforma valores, pilares que encontro na corretora controlada pelo Banco Fibra e que refletem meu compromisso em construir soluções sustentáveis, inclusivas e centradas nas pessoas", reforça a executiva.
O movimento também reflete a cultura de diversidade e sustentabilidade do Banco Fibra e das empresas controladas pela instituição, que investem em iniciativas alinhadas à responsabilidade socioambiental, à inclusão e à pluralidade de ideias. De acordo com estudo da McKinsey, empresas com maior diversidade de gênero têm 21% mais chances de lucratividade acima da média, o que evidencia a relação direta entre diversidade, desempenho e inovação.
"A liderança feminina é, acima de tudo, uma força de transformação. Quando mulheres ocupam espaços estratégicos, elas não apenas entregam resultados — elas inspiram, inovam e constroem futuros mais diversos, humanos e sustentáveis. Na Fibra Corretora, essa visão se fortalece com propósito e ação", completa Zuim.
Sobre o Banco Fibra
Fundado em 1988, o Banco Fibra faz parte do Grupo Vicunha/CSN, um dos maiores conglomerados industriais do Brasil. Especializado na concessão de crédito nos segmentos Corporate, Agro, Middle Market e PME e com forte atuação na cadeia produtiva do grupo, o Fibra alia tradição e solidez ao foco em atender empresas com soluções financeiras sob medida.
Sediado em São Paulo, o conglomerado Fibra é composto pelo Banco Fibra, Fibra Administradora de Carteira de Valores Mobiliários Ltda., Fibra Cia. Securitizadora de Créditos Imobiliários, Fibra Corretora de Seguros Ltda. e Fibra Comercializadora de Energia Ltda., atendendo clientes em todo o país.
Mercado de estética global: Brasil é líder em rinoplastia
O mercado global de medicina estética está em expansão, impulsionado por mudanças culturais que ampliam a aceitação social de intervenções cosméticas e a valorização da aparência individual, aponta relatório da Grand View Research. O setor foi avaliado em US$ 82,46 bilhões em 2023 e deve alcançar US$ 143,3 bilhões até 2030, com crescimento médio anual (CAGR) de 8,3%.
O número de rinoplastias cresceu 27,1% entre 2020 e 2024, ano em que foram realizadas mais de 1 milhão de procedimentos desse tipo em todo o mundo — 45.512 em pacientes com até 17 anos —, segundo dados da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). O Brasil lidera o ranking global, com 102.653 procedimentos, correspondendo a 9,5% do total mundial.
O Dr. Guilherme Guerra, médico otorrinolaringologista e especialista em cirurgia plástica facial, com foco exclusivo em cirurgia nasal, observa que o principal motivo que leva os pacientes a buscar a rinoplastia hoje em dia é a estética, mas em muitos casos apresentam, em conjunto, queixa em relação à função respiratória.
“O nariz é o órgão do corpo humano no qual existe a maior correlação entre forma e função. Não há como dissociar uma da outra. Muitos problemas estéticos trazem consigo alterações funcionais, e da mesma forma muitas dificuldades funcionais têm como base uma questão estrutural que acaba se refletindo também no aspecto estético do nariz”, explica o médico.
O especialista pontua que a rinoplastia moderna se difere das técnicas antigas, tanto em termos de resultado quanto de planejamento. “A rinoplastia evoluiu tanto nos últimos 15 anos que hoje é uma cirurgia completamente diferente. Atualmente, é um procedimento extremamente seguro e previsível, promovendo grande impacto na autoestima e qualidade de vida do paciente”.
Segundo o cirurgião, a primeira diferença notável está na grande preocupação atual com a qualidade da estrutura de sustentação do nariz, que é em que se baseia a técnica da Rinoplastia Estruturada. Através dela, procura-se reconstruir ou reforçar as estruturas nasais manipuladas, o que promove maior previsibilidade, longevidade e consistência nos resultados.
“Uma importante inovação que a tecnologia trouxe para a rinoplastia nos últimos anos é o bisturi ultrassônico, uma ferramenta que permite um corte preciso dos ossos nasais, de forma bem menos traumática e mais precisa do que as técnicas convencionais. O hematoma pós-operatório e possíveis complicações decorrentes de fraturas imprecisas são minimizados”, explica o profissional.
Conforme destaca o Dr. Guilherme Guerra, em relação ao planejamento cirúrgico, a simulação fotográfica na consulta inicial, na qual o paciente consegue visualizar previamente o resultado da rinoplastia, faz parte dos avanços na área.
“A simulação é de suma importância, pois promove um alinhamento de expectativas entre o cirurgião — que demonstra o que é possível atingir tecnicamente — e o paciente, que pode indicar a partir disso, o resultado de sua preferência”.
Resultados naturais como tendência
Para o cirurgião, é possível preservar a identidade do paciente, corrigir imperfeições e oferecer um resultado natural e proporcional levando em conta múltiplos aspectos ao planejar o resultado de uma rinoplastia, dentre eles as proporções faciais, a estatura, peso, formato do rosto e, até mesmo, a personalidade de cada paciente.
“Cada identidade é única, e o resultado da rinoplastia precisa respeitar esse fato, realçando a beleza natural individual. Os pacientes precisam se reconhecer ao se olhar no espelho, enxergando uma melhor versão de si mesmo”, declara o especialista.
De acordo com o profissional, o perfil de pacientes que procuram equilíbrio facial sem exageros é uma tendência em expansão na rinoplastia. “Percebo cada vez mais a procura por resultados naturais, um nariz bem estruturado, que se encaixa proporcionalmente à face de cada paciente, narizes delicados, mas sem aquele aspecto artificial de nariz operado”.
O Dr. Guilherme Guerra enfatiza que o tratamento das questões funcionais do nariz é de suma importância para a melhora significativa da qualidade de vida dos pacientes, e acrescenta que através da rinoplastia, é possível corrigir questões funcionais que a cirurgia nasal convencional não consegue, principalmente problemas decorrentes de fragilidades estruturais do nariz.
“Respirar bem pelo nariz é um dos pilares fundamentais para uma boa saúde, e aproveitar a rinoplastia para promover esse benefício é bastante conveniente. Da mesma forma, é bastante comum pacientes que precisam de uma cirurgia funcional aproveitarem para realizar a rinoplastia no mesmo momento”, finaliza o cirurgião.
As redes sociais se consolidaram como canais centrais de comunicação e decisão. De acordo com o relatório Digital 2024 da We Are Social em parceria com a Meltwater, 62,3% da população mundial utiliza redes sociais, o que corresponde a mais de 5 bilhões de pessoas conectadas globalmente. Esse alcance transforma cada publicação em potencial ferramenta de influência, com capacidade de alterar percepções, hábitos de consumo e processos de decisão.
O termo "influenciador" surgiu para designar perfis que impactam comportamentos e escolhas, mas especialistas destacam que a influência não se restringe a figuras públicas. "É importante entendermos que a influência não está somente nos grandes números. Toda empresa, todo criador de conteúdo e até mesmo cada pessoa comum tem a chance de impactar alguém ao seu redor, justamente por meio das plataformas e redes sociais", afirma Nathalia Barretti, diretora-executiva da BAOBÁ Full Agency.
Segundo a Grand View Research, há ainda a expansão de influenciadores virtuais. No Brasil, esse submercado foi avaliado em cerca de US$ 24,8 milhões em 2023, com expectativa de atingir US$ 270,4 milhões em 2030, crescendo a cerca de 40,7% ao ano nesse período. Esse movimento reforça a diversificação do ecossistema digital, que hoje abrange influenciadores por nicho, plataforma e formato de conteúdo, desde vídeos curtos e interativos até publicações estáticas com alto poder de alcance.
Contudo, a influência não se limita mais a grandes celebridades: micro e nanoinfluenciadores, assim como avatares virtuais, conquistam relevância ao dialogar com públicos específicos e estabelecer conexões percebidas como autênticas.
Estudos apontam que, na América Latina, 74% dos consumidores confiam em opiniões compartilhadas nas redes sociais para tomar decisões de compra, segundo pesquisa da Nielsen. Nesse contexto, a responsabilidade sobre o conteúdo cresce proporcionalmente ao alcance.
"Nesse cenário, não é apenas sobre ganhar seguidores ou conquistar engajamento: trata-se de compreender que o conteúdo compartilhado pode se tornar determinante no processo de decisão de quem o consome. É nesse ponto que o planejamento deixa de ser opcional e se torna vital", complementa Barretti.
Ela ressalta que o trabalho nas redes vai além de postagens pontuais. "Estratégia, sensibilidade e consistência são essenciais para transformar conteúdos em narrativas que dialoguem com o público e reflitam valores de comunicação consciente. Cada postagem carrega impacto, e o planejamento garante que essa influência seja exercida de forma responsável", afirma Barretti.
A atuação estratégica permite que as plataformas digitais sejam utilizadas como ferramentas de transformação, promovendo comunicação clara, decisões informadas e impactos conscientes. "Mais do que exibir conteúdos, o desafio é usar as redes como canais de influência responsável. Independentemente do tamanho da audiência, a forma como nos comunicamos define o alcance do impacto que causamos", conclui a diretora-executiva.
CBMEV se une ao Instituto Adapta e fortalece formação em MEV
Em um movimento importante para a formação médica no país, o Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida (CBMEV) e o Instituto Adapta anunciaram uma parceria inédita voltada à qualificação profissional e à expansão da Medicina do Estilo de Vida (MEV) no Brasil.
A colaboração entre as instituições resulta em uma pós-graduaçãocomprometida com a qualidade do ensino que une ciência, prática e propósito. O programa foi cuidadosamente estruturado com professores certificados pelo International Board of Lifestyle Medicine (IBLM) e uma ementa validada por especialistas do CBMEV, buscando entregar a excelência acadêmica e a aplicação prática e real na rotina clínica.
Formação com propósito.
“O avanço da educação digital ampliou o acesso à formação, mas também trouxe o desafio da qualidade.” Segundo o CBMEV, o projeto surge como resposta à crescente necessidade de cursos sólidos, com respaldo científico e aplicabilidade prática.
“Não basta apenas disseminar conhecimento – é preciso garantir que ele transforme vidas, tanto dos profissionais quanto dos pacientes”, destaca Bruno Colontoni, Presidente do CBMEV – Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.
Além do conteúdo técnico, a formação reflete a missão das duas instituições: formar profissionais capazes de aplicar os pilares da MEV com excelência e consciência social e, para isso, reuniu docentes de renome mundial de Harvard e do Hospital Israelita Albert Einstein, como Sley Tanigawa, Beth Frates, David Katz e Fabiano Moulin, entre outras.
O que a comunidade CBMEV pode esperar dessa parceria?
A turma inaugural da parceria terá o acesso vitalício ao conteúdo e às futuras atualizações do programa, assegurado a todos os membros do CBMEV inscritos na pós-graduação.
Em um cenário em que a ciência evolui rapidamente e o comportamento dos pacientes muda constantemente, “essa iniciativa garante que o profissional se mantenha sempre atualizado.”
“Como incentivo adicional a essa turma, o Instituto Adapta patrocinará a anuidade de todos os novos alunos da Pós-Graduação no CBMEV, fortalecendo a integração entre educação, comunidade e prática médica baseada em evidências”, afirma Matheus Alves, CEO e fundador do Instituto Adapta.
Presença, comunidade e conexões reais.
“Reconhecendo o poder transformador dos encontros presenciais”, destaca Matheus Alves, os alunos da pós-graduação também terão ingresso garantido para o CBMEV 2026 – um dos maiores congressos de Medicina do Estilo de Vida do Brasil – e para a Conferência Norte-Nordeste de MEV em Aracaju (SE).
Esses eventos são conhecidos por promoverem trocas de experiências, networking e o fortalecimento da comunidade médica comprometida com a promoção da saúde por meio da mudança de comportamento.
Lançamento oficial no Congresso CBMEV 2025
O anúncio oficial da parceria entre o CBMEV e o Instituto Adapta será realizado durante o Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida 2025 – o maior e mais influente evento da área no país, que reúne líderes, pesquisadores e profissionais comprometidos com a promoção da saúde baseada em evidências.
O congresso, que acontecerá entre 23 e 25 de outubro, marcará um momento histórico para a comunidade e para todos os que acreditam no poder transformador da Medicina do Estilo de Vida. Durante o evento, serão apresentadas oficialmente a nova Pós-Graduação CBMEV + Instituto Adapta, seus diferenciais, corpo docente e oportunidades exclusivas para os participantes.
Sobre a pós-graduação CBMEV + Instituto Adapta.
Com abordagem prática e foco na aplicabilidade clínica, o programa oferece uma formação completa em Medicina do Estilo de Vida, incluindo os seis pilares fundamentais – nutrição, atividade física, sono, controle do estresse, conexões sociais e cessação de substâncias nocivas – sempre embasada em evidências científicas atualizadas.
A parceria abre espaço para com a turma inaugural da Pós Graduação de Medicina do Estilo de Vida CBMEV + Instituto Adapta nesse momento de lançamento oficial para membros do CBMEV e profissionais que desejam se destacar em uma das áreas que mais crescem na medicina moderna.
Rinoplastia ultrassônica gera avanços na estética facial
A rinoplastia é uma cirurgia plástica que busca aprimorar a estética do nariz e, em alguns casos, a função respiratória, equilibrando proporções faciais e harmonia do rosto. Entre 2020 e 2024, o número de rinoplastias cresceu 27,1%, totalizando mais de 1 milhão de cirurgias realizadas ao redor do mundo no último ano. O Brasil liderou com 102,6 mil procedimentos, o equivalente a 9,5% do total global, segundo a International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).
Na rinoplastia ultrassônica, também chamada de piezocirurgia, os instrumentos piezoelétricos usam vibrações de alta frequência para cortar e modelar os ossos do nariz com precisão. Diferente das técnicas tradicionais, que utilizam martelo e formão, a ultrassônica preserva tecidos moles adjacentes e permite maior controle sobre as osteotomias (cortes cirúrgicos feitos nos ossos), reduzindo traumas e edema pós-operatório, conforme aponta estudo.
O Dr. André Granieri, médico, cirurgião plástico e especialista em cirurgia plástica facial, destaca que a rinoplastia ultrassônica possibilita contornos mais previsíveis e suaves no dorso do nariz, gerando menos trauma e melhor recuperação para o paciente.
"Nas técnicas tradicionais, a falta de controle da fratura poderia gerar lesão das estruturas ao redor, o que ocasionava um pós-operatório com muito inchaço e roxos. A rinoplastia ultrassônica é o que nós temos de mais moderno hoje, unindo a técnica do cirurgião à evolução tecnológica da medicina", afirma o especialista em cirurgia plástica facial.
O cirurgião plástico explica que a tecnologia ultrassônica, com o uso da tecnologia Piezo, mudou o rumo da rinoplastia ao permitir cortes ósseos muito mais precisos e controlar sangramentos e hematomas.
"Ele funciona como se fosse uma faca de alta precisão, vibrando em uma frequência compatível apenas com as estruturas ósseas, gerando cortes específicos no osso sem machucar as demais estruturas", explica.
De acordo com o médico, a rinoplastia é um procedimento que pode gerar sequelas estéticas e funcionais significativas quando realizada por um profissional não capacitado. "Ao escolher um cirurgião, os pacientes devem sempre certificar-se de que se trata de um médico, com formação em cirurgia plástica facial, que tenha estes procedimentos como foco principal da sua carreira e que os realiza rotineiramente".
Especificidades cirúrgicas
O Dr. André Granieri observa que o planejamento cirúrgico na rinoplastia moderna tem sido cada vez mais orientado pela busca por resultados naturais. "Hoje nós percebemos cada vez mais os pacientes procurarem por uma melhora sutil, para não deixarem sinais claros de que foram operados. Uma mudança muito interessante no comportamento e que tem ido de encontro com a maneira como enxergamos a cirurgia plástica".
Segundo o especialista em cirurgia plástica facial, toda cirurgia estética do nariz pode e deve ser associada à correção funcional da estrutura nasal. Ele explica que a maior parte dos problemas respiratórios dos pacientes está relacionada a desvios de septo e hipertrofia de cornetos, e que esses procedimentos fazem parte da cirurgia do nariz.
Garantir a segurança e a previsibilidade dos resultados da rinoplastia começa ainda no pré-operatório, com a escolha de um bom cirurgião, manutenção de alimentação e rotina saudáveis, além da realização de exames e avaliação médica completa.
"No pós-operatório, o paciente deve fazer a higiene adequada do nariz, manter os curativos conforme instruções do cirurgião e acompanhar a evolução seguindo a rotina estabelecida pelo profissional", detalha.
Dados da ISAPS mostram que, a rinoplastia está entre os cinco procedimentos cirúrgicos estéticos mais realizados pelos homens, totalizando mais de 287 mil cirurgias em 2024, e que 45,5 mil cirurgias de nariz foram realizadas em pacientes com até 17 anos no último ano.
Abordagem integrada promove o emagrecimento saudável
Em média, seis a cada dez (59%) brasileiros estão com sobrepeso. Apesar disso, somente 11% buscaram um diagnóstico formal para o problema, como revela a pesquisa “Meu Peso, Minha Jornada”, desenvolvida pelo Instituto Datafolha em parceria com a farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk e compartilhada pela revista Veja.
O Dr. Márcio Amaral, médico pós-graduado em endocrinologia, medicina esportiva, nutrologia esportiva e hormonização, ressalta que a integração entre medicina esportiva, nutrologia e acompanhamento multidisciplinar potencializa os resultados no processo de emagrecimento saudável.
“O processo de emagrecimento vai além da simples redução de calorias ou do aumento da prática de atividade física. Trata-se de uma jornada complexa, que envolve aspectos fisiológicos, hormonais, metabólicos e comportamentais”, afirma.
Nesse sentido, segundo o médico, a integração entre a medicina esportiva, a nutrologia e o acompanhamento multidisciplinar é um dos pilares para transformar resultados pontuais em mudanças consistentes e duradouras.
“A medicina esportiva entra como peça fundamental para avaliar a condição física inicial do paciente, identificar limitações e riscos e prescrever treinos de forma individualizada e segura”, afirma Amaral. “É nesse campo que conseguimos entender como o corpo reage ao esforço físico, ajustando intensidade, frequência e tipo de exercício de acordo com cada perfil”, completa.
Além disso, o médico do esporte avalia aspectos cardiovasculares, musculoesqueléticos e respiratórios, reduzindo a chance de lesões e maximizando o desempenho.
Já a nutrologia atua diretamente na parte metabólica e nutricional, investigando deficiências de vitaminas e minerais, desequilíbrios hormonais, além de propor estratégias alimentares que se encaixem na rotina do paciente, como detalha o fundador do Instituto Vero.
“O trabalho do nutrólogo não se limita a prescrever dietas, mas sim a corrigir falhas metabólicas, ajustar o aporte calórico e a qualidade dos nutrientes, e quando necessário, indicar suplementação de forma personalizada”, explica. “Esse olhar garante que o organismo tenha as condições ideais para queimar gordura e preservar a massa magra, algo essencial no emagrecimento saudável”, pontua.
Abordagem promove emagrecimento voltado à evolução física
Nas palavras de Dr. Márcio Amaral, a medicina consegue transformar o processo de emagrecimento em algo “muito mais inteligente e personalizado”. Isso porque ao separar estética de performance o médico direciona o paciente para estratégias que não apenas trazem resultados visíveis, mas que também refletem em mais energia, capacidade física e qualidade de vida.
“Essa diferenciação é o que garante que cada pessoa alcance o objetivo desejado de forma segura, eficaz e duradoura”, afirma.
Quais são os erros mais comuns ao buscar emagrecimento rápido?
Dr. Márcio Amaral ressalta que a pressa em perder peso sem acompanhamento adequado é um dos maiores motivos de frustração, efeito sanfona e, em muitos casos, problemas sérios de saúde.
A seguir, o médico fundador do Instituto Vero, localizado em Santos (SP), destaca os erros mais comuns praticados por pacientes que buscam emagrecimento sem acompanhamento adequado:
Adoção de dietas extremamente restritivas;
Uso indiscriminado de medicamentos ou suplementos sem prescrição médica;
Prática excessiva de exercícios físicos sem preparo adequado;
Falta de continuidade.
O especialista conta que o acompanhamento médico e multidisciplinar garante não apenas a segurança, mas também a consistência dos resultados. Mais do que perder peso rapidamente, é fundamental aprender a emagrecer com saúde e manter os resultados ao longo da vida.
Como equilibrar redução de gordura corporal e ganho de massa magra?
De acordo com Dr. Márcio Amaral, equilibrar redução de gordura e ganho de músculos exige uma visão integrada.
“Não basta cortar calorias ou aumentar os treinos. É preciso um protocolo que una ajustes nutricionais, treino planejado, correção metabólica e acompanhamento multidisciplinar”, explica. “Quando esses pontos se alinham, o paciente não apenas perde peso, mas conquista uma transformação verdadeira: um corpo mais saudável, forte, funcional e capaz de sustentar os resultados a longo prazo”, complementa.
Acompanhamento multidisciplinar faz a diferença
Segundo Dr. Márcio Amaral, o acompanhamento multidisciplinar com nutricionista, educador físico e psicólogo faz diferença na manutenção dos resultados a longo prazo. “Quando esses três profissionais trabalham em conjunto, o paciente não recebe apenas recomendações isoladas, mas sim um plano integrado, em que cada área fortalece a outra”.
Para o fundador do Instituto Vero, o resultado é uma mudança de estilo de vida e não apenas uma fase de dieta. “Essa mudança é o que garante que os resultados conquistados não se percam, mas se consolidem ao longo dos anos”, afirma.
Emagrecimento com foco em performance e composição traz benefícios
Dr. Márcio Amaral destaca que quando o emagrecimento é realizado com foco em performance e composição corporal traz benefícios para a saúde que vão além da melhora da aparência física.
“Muitas vezes, o emagrecimento é visto apenas como uma forma de melhorar a aparência física. No entanto, quando esse processo é conduzido com foco em performance e na melhora da composição corporal, os benefícios vão muito além do espelho”, frisa. “Trata-se de um investimento profundo em saúde, qualidade de vida e longevidade, que reflete em praticamente todos os sistemas do organismo”, observa.
Sobre o Dr. Márcio Amaral
Dr. Márcio Amaral é fundador do Instituto Vero, especializado em nutrologia e medicina esportiva na região de Santos (SP). Além disso, possui certificações internacionais como o título de Advanced Nutrition Specialist pela IFBB (Espanha), o Certificado Internacional em Medicina Esportiva e Saúde (CIMES) pelo American College of Sports Medicine (EUA) e a certificação ADEL pela World Anti-Doping Agency (WADA).
Hilê lança BioBella Cor, suplemento que une ciência e beleza
Especializada na fabricação terceirizada de suplementos, produtos naturais e chás, a Hilê anunciou o lançamento do BioBella Cor. Trata-se de um suplemento alimentar produzido para a ClinicMais, marca da Hilê, e destinado a adultos com mais de 19 anos. O produto em forma de cápsula contém astaxantina, um carotenoide (pigmento natural) marinho apontado por estudos como mais antioxidante do que a vitamina E.
Como explica a farmacêutica do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Hilê, Helen Leticia Moretti, a astaxantina é extraída de microalgas, sendo a mesma molécula responsável pela cor do salmão, do camarão e até do flamingo. Ela afirma que ela pode ajudar a proteger a pele contra os efeitos da radiação ultravioleta, promovendo um bronzeado mais uniforme e duradouro. Além disso, pode contribuir para manter o tom da pele mais natural, mesmo após a exposição ao sol.
O BioBella Cor traz também um coquetel de antioxidantes: betacaroteno, vitaminas C e E, selênio, licopeno, luteína e coenzima Q10. Juntos, esses nutrientes atuam contra os radicais livres (moléculas instáveis que podem causar danos em excesso), promovem firmeza da pele, brilho dos cabelos, resistência das unhas e proteção celular, afirma Helen.
Gestantes, lactantes e crianças não devem consumir o produto sem orientação profissional. Pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos ingredientes da fórmula devem evitar o consumo.
Perfil do público e crescimento do setor
Entre os públicos com maior adesão a suplementos como o BioBella Cor, o CEO da marca, Sandro Botta, cita consumidores que se preocupam com rotinas de skincare e manutenção do bronzeado no verão — mais especificamente mulheres na faixa dos 25 aos 45 anos e homens dos 30 aos 55 anos.
O empreendedor diz ainda que a Hilê tem identificado crescimento na procura por produtos com apelo científico e estético.
"É uma tendência muito clara e que temos monitorado de perto. Identificamos um crescimento significativo na procura, com um destaque especial para o apelo científico. O consumidor atual é cada vez mais informado e busca embasamento, transparência e eficácia comprovada nos suplementos que escolhe", detalha Botta.
O CEO comenta que o setor vive um momento positivo no Brasil. No primeiro semestre de 2024, por exemplo, o consumo de suplementos cresceu 12% em comparação com o mesmo período de 2023. O dado vem de cálculos realizados pela Websetorial, em boletim econômico da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD).
Antes disso, em 2020, a ABIAD havia apontado que os suplementos alimentares já estavam presentes em 59% dos lares brasileiros. Em comparação com a edição anterior da pesquisa, feita em 2015, o consumo desse tipo de produto aumentou 10%.
Em meio ao crescimento do mercado, Sandro Botta ressalta a importância de as empresas priorizarem a qualidade das formulações.
"No caso da Hilê, isso é garantido por meio da homologação e qualificação de fornecedores, inspeção de recebimento, implantação e manutenção das boas práticas de fabricação, segregação de alergênicos, barreiras sanitárias, controles de temperatura e umidade, certificados de análise e auditorias internas e externas. Fazemos também a rotulagem conforme as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e mantemos a documentação técnica arquivada", esclarece ele.
Já a rastreabilidade dos suplementos da marca é garantida pelo sistema ERP, em que é possível rastrear por lote. Por meio das ordens de produção, rastrea-se do insumo ao suplemento acabado na expedição. Segundo Botta, "essa estrutura tem como objetivo garantir que a Hilê se mantenha entre as indústrias mais seguras e confiáveis do setor, tanto para marcas próprias quanto terceirizadas".