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Podcast – Mais de 50% das empresas não adotam estratégias ESG, aponta pesquisa.


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Neste Podcast conversei com Luis Arís, gerente de negócios para a América Latina da Paessler e falamos sobre uma pesquisa global da empresa feita com mais de mil empresas e os resultados são surpreendentes. Veja alguns destaques e ouça o Podcast.

· Estudo realizado pela Paessler a partir de entrevistas com 1050 gestores de tecnologia, sendo 44 da América Latina, mostra que embora 85% deste universo reconheça a importância desta bandeira, 61% ainda não utilizam soluções de monitoramento para reforçar o alinhamento dos processos da empresa às melhores práticas em sustentabilidade;

· Em termos das estratégias ESG mais adotadas, 45% dos líderes buscam reduzir o uso de hardware;

· Enquanto 18% dos entrevistados globais afirmaram não se preocupar com a sustentabilidade, na região Américas/América Latina esse número sobe para 25%;

· Entre as maiores angústias dos líderes de TI destacam-se o uso da nuvem híbrida (48%), como manter a resiliência de ambientes cada vez mais distribuídos e heterogêneos (44%) e os desafios de gestão de data storage (31%).




Congresso de TI e EvoluTI Pro se unem em 2023 para jornada tecnológica

O Congresso de TI e o EvoluTI Pro estão programados para ocorrer de forma consecutiva neste ano. 

A velocidade do avanço tecnológico tem impulsionado uma série de inovações no mercado e a dinâmica das colaborações em equipe tem se revelado como um catalisador de sucesso para inúmeras empresas. 

Essa abordagem tem o objetivo de concentrar os esforços na democratização da tecnologia com a realização de um evento inteiramente online e outro com interação presencial. 

O público-alvo dessas iniciativas tem registrado um crescimento constante a cada edição e tem com públicos estudantes de tecnologia, empresas do setor que buscam capacitar e aprimorar seus profissionais e também os veteranos do mercado em busca de aprimoramento e aprendizado em diversas vertentes da atuação tecnológica. 

O Congresso de TI terá sua 10ª edição agendada para os dias 4 e 5 de dezembro, numa experiência completamente online. Este ano contará com a participação de mais de 60 palestrantes, garantindo mais de 30 horas de conteúdo ao vivo, distribuídas em 8 trilhas de aprendizado, com os painéis exclusivos e certificado digital. 

O EvoluTI Pro encerra 2023 no dia 6 de dezembro em um evento presencial para mais de 350 participantes no Cubo Itaú.

Para mais informações acesse os links abaixo:

Clique aqui para saber mais sobre o Congresso de TI. 

Clique aqui para informações detalhadas sobre o EvoluTI Pro. 



Podcast – Você conhece a Confraria do Empreendedor e seus Confrades?


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Neste Podcast conversei com Natália Lazarini, Co-fundadora e diretora da Confraria do Empreendedor. Em poucos anos a Confra conseguiu angariar mais de três mil Confrades – como são chamados seus membros – e vem ajudando e facilitando a jornada de quem é empreendedor aqui no Brasil e também em Portugal.

Para conhecer essa iniciativa ouça ou veja agora o Podcast, curta o canal do YouTube, inscreva-se nele e deixe seu comentário.

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Witec e Trentim anunciam fusão

A Witec It Solutions e a Trentim – Gestão & Tecnologia, empresas Microsoft Gold Partners há mais de dez anos no mercado, anunciam a fusão de suas operações, resultando em um grupo com mais de 100 colaboradores, especialistas certificados por organizações como Microsoft, Watchguard, 3CX, PMI.org, IIBA.org e PMO Global Alliance.

“Queremos proporcionar aos parceiros uma jornada de crescimento e excelência operacional, alavancando o uso da tecnologia como um diferencial competitivo e disseminando soluções para comunicação, colaboração, produtividade e segurança”, explica Carol Lagoa, Co-Founder daWitec IT Solutions.

Combinando produtos e serviços gerenciados nas áreas de comunicação, colaboração, produtividade, segurança, automatização e aplicativos de negócios low-code, as soluções Trentim e Witec ajudam empreendedores e gestores a obterem competitividade e eficiência para seus negócios.

Além disso, a fusão consolida o Witec Hub com o objetivo de educar e capacitar profissionais de tecnologia, bem como conscientizar e orientar as empresas para transformação digital dos seus negócios.

“Por meio do LinkedIn Learning, capacitamos mais de 207 mil pessoas em formações de tecnologia. Além disso, as equipes da Witec e da Trentim Gestão & Tecnologia estão ativamente envolvidas em comunidades técnicas, combinando a experiência prática em projetos internacionais e desenvolvimento de produtos com voluntariado e educação.”, complementa
Mario H Trentim fundador e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.

O portfólio combinado das empresas resulta em sinergias para o atendimento de empresas pequenas, médias e grandes em diferentes indústrias e conforme suas necessidades.

A expertise  da Trentim Gestão & Tecnologia nas áreas de gerenciamento de projetos, agilidade organizacional e transformação digital permite levar as soluções mais modernas e avançadas das grandes empresas para as pequenas e médias.

Por outro lado, o catálogo amplo de serviços da Witec IT Solutions disponibiliza aos clientes infraestrutura, computação em nuvem, telefonia e licenciamento com foco na redução de custos e aumento da produtividade, sem deixar de lado a qualidade e a governança corporativa.

“Desde 2019, a atuação internacional da Trentim na América Latina, Oriente Médio e Europa permitiu identificar tendências e antecipar necessidades dos nossos clientes no Brasil. Agora vamos combinar os produtos e serviços da suíte ModernPMO com o portfólio da Witec e empresas do ecossistema para que possamos oferecer soluções mais completas aos clientes. Sabemos que
as empresas de tecnologia que quiserem prosperar e ter lucratividade precisam estar cada vez mais próximas dos clientes, entender quais são as soluções e produtos que eles precisam e oferecer essas soluções de forma customizada”, enfatiza Gustavo Moraes, Diretor de Operações e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.

A fusão é resultado de uma parceria entre as empresas desde 2020, fazendo parte da estratégia de transformar a gestão das empresas por meio de boas práticas, diagnósticos, modelos de maturidade, consultoria especializada e modernas soluções de tecnologia.

As empresas seguem alinhadas no propósito de acelerar a adoção das soluções Microsoft 365, nas verticais de Power Patform (Power Bi, Power Apps e Power Automate), Segurança e Governança, apoiando os clientes em suas jornadas e desafios relacionados ao novo cenário global. Não há dúvidas de que empresas que saibam unir processos, pessoas e ferramentas, estejam mais capacitadas em um mercado cada vez mais competitivo.

“Esse movimento tem como foco tonar a Witec a maior empresa especializada em produtividade e trabalho remoto seguro do Brasil. Temos a convicção que com a adoção de tais soluções, as empresas têm crescimento significativos em governança, produtividade, processos e segurança, impactando diretamente na escalabilidade dos seus negócios, garantindo assim um crescimento sustentável e seguro”, finaliza Marco Lagoa, CEO da Witec IT Solutions.



9ª Edição do Congresso de TI promete ampliar o conhecimento da área no Brasil


A Witec, hub especializado em soluções de Tecnologia da Informação, realiza a 9ª Edição do Congresso de T.I nos dias 08, 09 e 10 de novembro. Totalmente on-line e gratuito, o evento tem como objetivo promover networking e compartilhar conhecimentos setoriais dos mais de 60 speakers presentes, incluindo nomes como Rodrigo Jorge, Diretor de Segurança da Informação na VTEX, Sandyara Peres, Coordenadora de Acessibilidade no PicPay, Isabella Montalvão, Engenheira Líder de Soluções para Marketing Cloud na Salesforce, entre muitos outros. 

Com trilhas de Segurança, Governança & Privacidade; Cloud Computing; Desenvolvimento; Data Science & Digital e Customer & Employee Experience, o conteúdo é direcionado para estudantes e profissionais do segmento, além de pequenas, médias e grandes empresas.

Interessados podem realizar suas inscrições no link.

As edições anteriores do Congresso contaram com a presença de mais de 400 profissionais renomados, mais de 200 mil espectadores e mais de 500 palestras e cursos. Cada vez mais é importante mostrar que a tecnologia e inovação são essenciais para promover a mudança que a sociedade espera das organizações. O evento tem como proposta capacitar cada vez mais os profissionais de tecnologia e contribuir para o progresso do setor. 

Segundo dados da Brasscom, o setor de tecnologia da informação aponta demanda de 797 mil profissionais até 2025. É uma conta que não fecha porque há mais vagas oferecidas do que pessoas capacitadas no mercado.

“Esse evento é uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos entre os participantes, com a chance de ganhar escala com pessoas que ainda não enxergam as possibilidades que o setor oferece. Tecnologia não é mais a profissão do futuro; a necessidade de profissionais qualificados no mercado é vista no presente”, explica Maria Carolina Lagoa Loyo, CCO, do Congresso de TI.

Serviço
Data: 8 a 10 de novembro
Evento Online
Inscrições gratuitas: https://congressodeti.com.br/9-edicao/




Editora VideoPress lança curso on-line sobre Segurança da Informação para profissionais do setor Público e Privado

A Editora VideoPress, detentora da marca Vida Moderna, anuncia sua nova divisão de cursos on-line com o lançamento do curso “Desmistificando a Segurança da Informação”, que tem como objetivo reforçar o papel estratégico da cibersegurança, apresentando conceitos estratégicos e tecnologias para otimizar as ações de proteção digital dentro de companhias dos setores Público e Privado. A pré-inscrição para o curso está disponível neste link e as vendas serão abertas dia 16 de maio de 2022.

Ao todo, são 12 módulos interativos com conteúdo prático apresentado por André Carneiro, Diretor Geral da Sophos do Brasil, e pelo jornalista Guido Orlando Jr., Diretor da Editora.

“A Segurança da Informação é um tema latente e vital para as empresas de todos os portes e segmentos. Planejar as ações e aplicar as metodologias e ferramentas de proteção de dados, porém, são muitas vezes grandes desafios às companhias, principalmente pela rápida transformação que este setor vive e pela falta de mão de obra global para atender as demandas dessas companhias”, analisa Guido.

Segundo o jornalista, a proposta é desmistificar algumas premissas referentes a este assunto e, principalmente, trazer informação prática para agilizar as iniciativas de proteção digital nas organizações. “Este não é um curso técnico, mas sim uma preparação para tornar a estratégia de Segurança da Informação verdadeiramente alinhada às propostas de negócios nas empresas”, explica.

Neste cenário, para tornar as aulas mais práticas, a ideia é aproximar o conteúdo apresentado à rotina vivida no dia a dia dos times. “Trazemos cases e informações estratégicas a respeito de novas tecnologias, processos e formas para o cumprimento de normas, como a LGPD, além de lives exclusivas e grupos fechados para potencializar a troca de informações entre os participantes. Tudo isso em um formato sob demanda, em que o público pode ver as aulas onde e quando quiser, em seu próprio ritmo. A ideia é tirar dúvidas e facilitar a chegada de práticas bem-sucedidas a todos”, ressalta.

Durante o curso, os alunos terão acesso a conteúdos sobre conceitos fundamentais para a Segurança Digital, dicas para a formação de uma estrutura de cibersegurança do zero e detalhes que devem ser observados pelas companhias diante de novas regras e o aumento dos ataques via ransomware, por exemplo.

“A Segurança da Informação nas companhias públicas e privadas não pode mais ser vista como uma área à parte das empresas. É preciso entender que a proteção de dados deve permear os planos de negócios e todas as iniciativas da corporação. O compromisso desse curso é reforçar essa importância aos profissionais do mercado, mostrando como e onde devemos agir para impulsionar a capacidade de controle dos times”, reforça Carneiro, que é Engenheiro Eletrônico formado pela POLI, da USP, e que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de SI.

Pelo caráter voltado aos negócios, as aulas são destinadas a profissionais de tecnologia e executivos de todos os níveis – incluindo CEOs, CIOs, CISOs e CTO, entre outros – e dos mais diversos setores da economia. “Além disso, é uma grande oportunidade para que novos talentos e trabalhadores que estão migrando para a área de Segurança da Informação também possam entender melhor as implicações deste ramo aos resultados das companhias”, acrescenta o engenheiro.

Para mais informações e fazer o pré-cadastro, acesse bit.ly/3ancyfm.

Lá poderão ser assistidos gratuitamente nove clipes de cada módulo, com destaques das respectivas aulas, para reforçar a tomada de decisão da compra do curso.



JAC Motors lança o e-JS1, o carro 100% elétrico compacto mais barato do mercado brasileiro. Conheça agora.

Sem fazer muito alarde a JAC Motors se consolida como a montadora aqui no Brasil que tem a maior e mais variada oferta de veículos 100% elétricos do país. Na imagem abaixo você pode conferir todos os modelos da montadora chinesa por aqui, que desde 2019 tem como principal acionista o Grupo Volkswagen na China, com 51% das ações.

Modelos 100% elétricos da JAC Motors disponíveis no Brasil

Essa joint venture definitivamente deixa no passado qualquer dúvida que ainda possa existir sobre a qualidade e atendimento dos veículos da montadora chinesa, a coloca em um novo patamar de mercado e a tendência é que ela passará a ser olhada com outros olhos pelos consumidores.

Desenvolvido em parceria com Volkswagen, o JAC e-JS1 estreia no mercado brasileiro para ser o oitavo veículo 100% elétrico da JAC Motors, todos eles livres de emissões de poluentes.

Segundo Eduardo Pincigher, Diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da empresa, “O e-JS1 foi desenvolvido a partir da plataforma do elétrico IEV20 e a VW implementou o design exterior e interior, acabamento e conectividade“, explica.

Slide Show


Destaques
> O compacto urbano livre de emissões da JAC Motors possui 302 km de autonomia (norma NEDC); baterias de fosfato de ferro-lítio têm capacidade máxima de 30,2 kWh;

> Provido de sistema de regeneração de carga, o JAC e-JS1 é extremamente econômico: em média, o modelo consome 9,6 kWh a cada 100 km;

> Com 150 Nm (15,3 kgfm) de torque e apenas 1.180 kg, o JAC e-JS1 é o veículo com menor custo por km rodado do país: 7 centavos por km;

> Para “encher o tanque” ou carregar as baterias, o e-JS1 gasta cerca de R$ 20 (tarifa de R$ 0,65 por kWh). Um carro compacto, com motor a gasolina, que tenha consumo urbano de 13 km/l, exigirá cerca de R$ 135 para rodar os mesmos 302 km.

> O JAC e-JS1 é o oitavo modelo 100% elétrico da JAC Motors no Brasil. De longe é a marca com o maior portifólio de veículos livres de emissões, constituindo uma família completa: um modelo urbano, três SUV´s, uma picape, uma van e dois caminhões.

> Preço sugerido do JAC e-JS1 é de R$ 149.900.

O JAC E-JS1 é uma grande aposta. Será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compacto urbano, compatibilizando a aplicação ideal para um veículo totalmente elétrico: o uso dentro da cidade”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Você pode usá-lo em rodovias, nas pequenas viagens? Claro que sim. Mas seu habitat natural é o trânsito urbano”.

Ao contrário do que se pensava, o city-car não substituirá o JAC iEV 20, mas sim complementará a linha. O iEV 20 é um SUV de porte compacto, com suspensão mais alta, rodas e pneus maiores e aptidão para vencer desafios leves no off-road, enquanto o E-JS1 é totalmente destinado ao uso urbano.

Com 30,2 kWh de capacidade de carga elétrica, o E-JS1 possui ótimo rendimento, à medida que, por ser 100% elétrico, ele é leve. São somente 1.180 kg de peso em ordem de marcha, segundo informa a montadora.

Por este motivo, o motor de 150 Nm (15,3 kgfm) de torque entrega um desempenho empolgante para um modelo urbano. São 62 cv de potência e 110 km/h de velocidade máxima.

Menor custo por km rodado do Brasil
Dependendo da tocada do motorista, o e-JS1 é capaz de rodar 302 km, perfazendo um consumo médio de 9,6 kWh por 100 km, e oferece o custo por km rodado mais em conta de todo o mercado brasileiro – 0,36 MJ/km.

Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,65 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 6,24 a cada 100 km, segundo dados fornecidos pela montadora.

“Encher o tanque”, ou neste caso, carregar as baterias por esse valor e rodar 302 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado 7,5 vezes menor do que um modelo com motor térmico (a combustão). O custo por km rodado do JAC E-JS1 é pouco mais de 6 centavos.

Mesmo que se adote o custo de R$ 0,90 de kWh, instituído ocasionalmente na “bandeira vermelha”, a despesa de “tanque cheio” salta para somente R$ 26, ou seja, ainda 5,2 vezes mais barato que os mais econômicos modelos a gasolina.

Baterias de fosfato de ferro-lítio são mais estáveis
Por pertencer à oitava geração de modelos 100% elétricos da JAC Motors, o e-JS1 possui grande eficiência dinâmica de todo o conjunto propulsor.

Tanto que a autonomia de 302 km, perfeitamente adequada a um modelo de porte compacto e urbano, foi obtida com a instalação de baterias com somente 30,2 kWh de capacidade máxima de carga, dotadas de células de fosfato de ferro-lítio, que possuem melhor estabilidade química e térmica.

Como resultado, o JAC e-JS1 pesa menos de 1,2 tonelada. Com um peso extremamente contido para um veículo elétrico, adicionado à proposta urbana, ele precisa de um motor com 62 cv de potência.

Na prática, a eficiência do motor e o baixo peso das baterias, além de gerarem um conjunto “enxuto”, garantem aquele consumo enfaticamente reduzido de 9,6 kWh / 100 km.

Por rodar primordialmente nas cidades, onde o torque é muito mais relevante que a potência, o E-JS1 permite acelerações surpreendentes, com seus 150 Nm de torque máximo. De 0 a 100 km/h, o JAC E-JS1 precisa de 10,7 segundos.

E por falar em bateria, uma dúvida que sempre surge entre os consumidores é seu custo de manutenção. Afinal, quanto o dono do carro vai desembolsar caso elas apresentem algum defeito depois que terminar a garantia? Outra dúvida: quanto tempo duram as baterias?

Ouça as explicações de Sérgio Habib neste áudio

Design feito em parceria com a Volkswagen
Contando com total supervisão da Volkswagen no desenvolvimento, o city-car da JAC “escreve um novo paradigma na definição de carro urbano”, segundo a empresa. Não emite nenhum grama de CO2, seu design é moderno e contemporâneo (incrementado pelas cores vivas da carroceria) e mede apenas 3,65 metros de comprimento e 1,67 m de largura, o que é uma grande vantagem para trafegar em grandes cidades.

Na frente, o JAC e-JS1 destaca-se pelo grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, unidas por uma régua que atravessa toda a frente do carro. Para ornar com esse efeito, ele possui contornos na base do para-choque que envolvem os faróis de neblina nas extremidades. É um conjunto estilístico forte, de personalidade. Possui luzes diurnas em LED (sistema DRL de série).

Visto de lado, o JAC e-JS1 recebeu rodas de desenho exclusivo, com pneus nas medidas 165/65 R14.

Detalhe das rodas

Já a traseira exibe lanternas mais quadradas, decretando solidez no conjunto, além de repetir os mesmos ornamentos no para-choque.

Interior futurista
Toda a parte interna do e-JS1 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base. Possui duas telas à serviço do motorista. A primeira, que é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, compõe-se de uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra as informações de cruzeiro (velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia etc.).

Detalhe das duas telas do painel

Como diferencial de acabamento, o JAC e-JS1 incorpora molduras em alto relevo de cores contrastantes, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies revestidas em couro (soft touch). Um console “aéreo” permite guardar pequenos objetivos, como um smartphone bem à mão, assim como funciona como descansa-braços. E o estofamento é de couro sintético.

Detalhe do console “aéreo

Nesse console, inclusive, como é tradicional em qualquer veículo, o condutor do e-JS1 não vai encontrar o botão seletor de marcha. Por ser elétrico, o modelo não requer câmbio, sem os habituais engates “mecânicos”.

O acionamento de sentido de marcha – para frente, identificado convencionalmente com a letra D, de drive, e para trás, pela letra R – é realizado por uma alavanca fixada na coluna de direção, à direita do volante.

Alavanca de seleção do câmbio do lado direito da coluna de direção

Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal. Tudo é acionado pela central multimídia (a segunda tela), oferecendo um conjunto prático, clean e de aparência futurista. Apenas à esquerda do volante concentram-se botões de necessidade mais imediata de uso, como desembaçadores e ajustes elétricos dos retrovisores externos.

O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.

Visão do volante
Detalhe do volante lado esquerdo
Detalhe do volante lado direito

Central multimídia com tela de 10,25 pol reúne dados de operação
Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS1 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.

A tela estará traduzida para Português do Brasil

Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias. Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”. Os comandos de climatização também são acionados por essa central.

Lista de equipamentos
O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 150 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série:
• Ar-condicionado Automático e Digital
• Cruise Control com comandos no volante
• Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
• Faróis com “Follow Me Home”
• Faróis com DRL (LED diurno)
• Faróis de neblina (dianteira)
• Retrovisor interno antiofuscante
• Bancos revestidos em couro ecológico
• Duplo air bag
• Portas com barras de proteção lateral
• Aviso de cinto não acoplado
• Freio ABS com EBD
• BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
• Auto Hold (assistente de partida em rampas)
• TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
• ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade
• Sensor de estacionamento traseiro
• Câmera de ré
• Entrada USB sob o console central do painel
• Isofix
• iPedal (sistema de regeneração de carga da bateria nas desacelerações e frenagens.

Primeiras impressões
Tive a oportunidade de fazer um teste drive de aproximadamente 100 Km ida e volta até uma cidade perto capital paulista e o carro surpreendeu. Tem ótima dirigibilidade, o volante é preciso e firme, o iPedal responde prontamente quando requerido, é funcional e depois que o condutor se acostuma com a maneira de usá-lo, o freio convencional será usado raramente. E se acostumar, pegar o jeito de utilização, demora minutos e acaba sendo até divertido.

E por falar em divertido, dosar o consumo e a regeneração de energia acaba sendo quase um videogame, pois quando você para de acelerar ou tiver que utilizar o freio, o gráfico de energia da tela de 10,25 polegadas muda de comportamento, ora mostrando o consumo, ora mostrando o carregamento das baterias e isso é muito legal.

E o carro anda muito bem, apesar de ter sua velocidade máxima limitada a 110 Km via software. Lembre-se que ele é um carro basicamente urbano, mas dá para andar em estradas entre cidades próximas de até um percurso de 200 Km ida e volta sem se preocupar com a autonomia, desde que as baterias estejam carregada, claro.

Sinceramente, não precisei em nenhum momento ultrapassar os 110 Km/h, pois mais de 80% do trajeto foi urbano e peguei apenas um trecho de alguns quilômetros da Via Anchieta, que tem velocidade máxima na sua pista central de exatos 110Km/h.

O torque para um carro do seu porte é excelente e chega a arrancar um leve sorriso de canto de boca do condutor. Não que seja fantástico e cole no banco, mas dá para sentir a potência sendo enviada instantaneamente para as rodas, o que não acontece em um carro a combustão. Isso é o que eu mais gosto em um carro elétrico.

A acústica interna é excelente, não só pela falta do ruído do motor e ausência de trepidação, como é de se esperar em um carro 100% elétrico, pois andei por ruas de paralelepípedo e asfalto com buracos. E o ruído interno e rigidez da suspensão se comportaram muito acima do que eu esperava, o que tornam o E-JS1 bastante confortável.

O que deu para sentir desse curto percurso foi isso, além dos olhares das pessoas na rua e outros motoristas, pois ele é um carro com design muito moderno e a cor que escolhi foi o Abacate, que realmente é bonito e chama atenção por onde passa.

Quanto ao porta malas, a capacidade é de 121 litros, o que é suficiente para uma mala pequena e uma compra média de supermercado. É honesto para o tamanho do carro.

Para ver e baixar a ficha técnica do e-JS1 CLIQUE AQUI

Comparativo de preço
No seu material promocional a JAC colocou um comparativos com as marcas que vendem carros 100% elétricos no Brasil e aqui está a tabela. Clique na imagem para aumentá-la.

Tabela comparativa de preço

Acho que eu sei o que você deve estar pensando: “Guido, você compraria esse carro?” Eu respondo: “Sim”.



Felix Bravo Nomeado Diretor Administrativo Internacional na eXp Realty

Impulsionando o Próximo Capítulo do Crescimento Centrado em Agentes Globais

BELLINGHAM, Wash., May 03, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) —  A eXp Realty®, “the most agent-centric real estate brokerage on the planet™” e a principal subsidiária da eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI), anunciou hoje a promoção de Felix Bravo a Diretor Executivo Internacional — um passo fundamental para acelerar a missão da empresa de criar a corretora global mais capacitadora do mundo.

Bravo realizou alguns dos lançamentos internacionais de maior sucesso da história da empresa, incluindo no Peru e na Turquia — cada um marcado pela liderança local confiável, forte ativação de agentes e sistemas escaláveis criados a partir do zero. O Egito é o próximo, com vários mercados em desenvolvimento com a eXp progredindo em direçãoàsua meta para 2030: 50 países e 50.000 agentes em todo o mundo.

Nesse papel importante, Bravo liderará o crescimento internacional e a inovação baseada em círculos — para a criação de uma infraestrutura focada no agente em todos os países e a capacitação de líderes regionais para lançar, dimensionar e sustentar o sucesso do agente em nível local.

“Felix está desenvolvendo o manual para escala global — com base na confiança, nos sistemas e no sucesso do agente”, disse Glenn Sanford, Fundador da eXp Realty e CEO da eXp World Holdings. “Além dos lançamentos nos países — ele está capacitando a liderança e criando infraestrutura que ajuda os agentes a prosperar em qualquer lugar. Isso irá permitir que ele duplique o que já está funcionando.”

O mandato de Bravo inclui o lançamento com precisão operacional em novos países, e o reforço dos países existentes por meio da autonomia local e o impulso do alinhamento global entre a capacitação de agentes, a infraestrutura tecnológica e as operações baseadas em IA.

“Estou muito feliz em dar continuidade a esse crescimento”, disse Bravo. “Vi o que o modelo da eXp pode fazer quando é liderado localmente e conectado globalmente”, disse Bravo. “Este próximo capítulo é sobre a ampliação desse poder — criação de sistemas duráveis, de líderes que prosperam e de comunidades de agentes que se fortalecem em conjunto.”

Com Bravo no comando, a eXp Realty entra na sua fase mais ousada da expansão internacional — incansavelmente focada nos resultados dos agentes, na escala tecnológica e no crescimento durável em todos os mercados.

Para mais informações sobre a expansão internacional da eXp Realty, visite: https://exprealty.international.

Sobre a eXp World Holdings, Inc.

A eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI) é a holding da eXp Realty® e da SUCCESS® Enterprises. A eXp Realty é a maior corretora imobiliária independente do mundo, com quase 83.000 agentes em 26 locais internacionais. Uma corretora baseada em nuvem e centrada no agente, a eXp Realty fornece aos agentes imobiliários divisão de comissão líder do setor, participação nos lucros, oportunidades de participação acionária e uma rede global que capacita os agentes a criar negócios prósperos. Para obter mais informações sobre a eXp World Holdings, Inc., visite: expworldholdings.com.

A SUCCESS® Enterprises, ancorada pela revista SUCCESS®, é um nome confiável em desenvolvimento pessoal e profissional desde 1897. Como parte do ecossistema eXp, ela oferece aos agentes acesso a recursos valiosos para que eles possam aprimorar suas habilidades, expandir seus negócios e alcançar o sucesso a longo prazo. Para mais informações sobre a SUCCESS, visite success.com.

Declaração de Previsão

Este comunicado para a imprensa contém “declarações de previsão” de acordo com os termos do Private Securities Litigation Reform Act of 1995. Essas declarações refletem as expectativas atuais da Empresa e da sua administração, mas envolvem riscos e incertezas conhecidos e desconhecidos que podem afetar substancialmente os resultados reais. Essas declarações incluem, mas não estão limitadas a, declarações sobre a estratégia de expansão internacional da Empresa, incluindo lançamentos antecipados em novos mercados, crescimento esperado de agentes em regiões globais, eficácia da liderança local, e modelos operacionais e capacidade de escalar de forma sustentável em vários países. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam material e adversamente diferentes dos expressos nas declarações de previsão incluem, flutuações no mercado imobiliário, mudanças no recrutamento ou retenção de agentes, o sucesso da integração das equipes e agentes no modelo da eXp Realty, concorrência com outras corretoras e outros riscos detalhados ocasionalmente nos registros da Comissão de Valores Mobiliários da Empresa, incluindo, mas não se limitando aos Relatórios Trimestrais protocolados mais recentemente no Formulário 10-Q e no Relatório Anual no Formulário 10-K. A empresa não toma por obrigação atualizar essas declarações quando não exigidas por lei.

Contato de Relações com a Mídia:
eXp World Holdings, Inc.
mediarelations@expworldholdings.com

Contato de Relações com Investidores:
Denise Garcia
investors@expworldholdings.com

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/51eedd72-93f5-45ef-bf2a-7b13fe7fcbdb


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9443975)



Pistache segue em alta em 2025 e inspira lançamento de licor

O empresário Leonardo Ventura, nome com ampla bagagem no segmento de gastronomia e entretenimento em Florianópolis (SC), ao lado dos sócios Arthur Saito e Elimar Oliveira, vem despertando a curiosidade do público e movimentando o mercado de bebidas com o lançamento de uma nova opção para brindar nos mais diferentes momentos: o Gelatto, um licor de creme de pistache. Inspirado nos gelatos italianos, o licor de textura cremosa e sabor marcante já conquistou paladares e números expressivos de vendas em menos de um mês.

O pistache, um tipo de noz que vem da Pistacia Vera, uma planta originária do Oriente Médio, mais especificamente de áreas montanhosas de países como Síria, Turquia, Irã e Afeganistão, conquistou primeiro o paladar dos italianos e recentemente tornou-se popular no Brasil. De acordo com a pesquisa Taste Charts 2025, o pistache está no auge da sua popularidade no mundo.

Conforme Leonardo Ventura, a escolha pelo pistache tem a ver com o gosto pessoal, no entanto a alta demanda pelo produto acabou influenciando na decisão de produzir uma bebida que agradasse a todos os gostos. 

“O mercado de licores vem crescendo muito no Brasil, e aliado à nossa experiência de consumo e ativação de marcas, acreditamos que com o desenvolvimento de um bom produto haveria condições de explorar bem este momento. Foram muitos meses de estudo, experimentos, testes, busca pelos melhores ingredientes, fornecedores e formulações, até encontrar aquilo que faria sentido para nós. Eu sou um apaixonado por sorvetes em geral e como o próprio nome procura remeter, Gelatto é literalmente a busca por um gelato italiano de pistache em forma de licor”, explica Leonardo.

Êxito nas vendas 

O produto está disponível para venda no e-commerce Espaço Prime desde 27 de fevereiro, no qual, de forma orgânica, surpreendeu com a venda de quase 500 garrafas em menos de 30 dias. Para outros estados fora de Santa Catarina a compra também já é possível através de plataformas como Amazon e Mercado Livre.

De acordo com o empresário, a estratégia inicial era manter a venda online de forma discreta, sem grandes ações de marketing. No entanto, a receptividade do público superou as expectativas e já deu uma prova do potencial de sucesso do produto. A estimativa do crescimento das vendas em um ano é de aproximadamente 300% em comparação ao período de lançamento.

“A aceitação e recepção ao licor estão surpreendentes. Recebemos todos os dias pedidos de pessoas de diversas regiões do Brasil e isso nos deixa muito felizes. Mas, é claro, aumenta a nossa responsabilidade para seguir trabalhando duro, e entregar o melhor”, declarou Leonardo, que apostou em ingredientes de alta qualidade para garantir um resultado premium.

O sucesso inicial impulsionou a expansão da distribuição do Gelatto. Leonardo Ventura fechou parcerias com três das principais distribuidoras de bebidas do Sul do Brasil, garantindo a presença do produto em diversos pontos de venda em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A meta é alcançar São Paulo em breve e, até julho, estar presente em todos os estados das regiões Sul e Sudeste.

“Hoje nós estamos fechados com três das principais distribuidoras de bebidas do Sul do Brasil. Trabalhamos com um modelo de parceria em que a venda direta e distribuição ficam com esses parceiros que acreditaram no nosso produto e estão conosco levando aos ‘quatro cantos’. Em breve devemos chegar a São Paulo, e daí por diante atender outras regiões no presencial. Mas hoje, pelo digital, já vendemos para o país inteiro”, complementa o catarinense. 

Sobre a bebida  

Com um sabor que une o doce a um toque salgado e amendoado, com uma nuance floral e frutada, uma textura delicada e aveludada que remete aos melhores gelatos italianos e matérias-primas criteriosamente selecionadas, o Gelatto – Licor de Creme de Pistache é uma aposta no cenário de bebidas do Brasil.

“Trabalhamos com pistaches 100% selecionados e provenientes dos melhores produtores do mundo. Nosso processo produtivo segue o mesmo das principais bebidas disponíveis e consagradas no mercado. Antes mesmo de pensar no que eu gostaria de servir aos amigos, eu pensei em que tipo e qualidade de bebida eu vou pôr à minha mesa e da minha família. Por isso, buscamos como referência os melhores gelatos de pistache que já provei no mundo”, completa Leonardo. 

Segundo ele, a bebida, refinada e equilibrada, “é ideal para todos os momentos”, desde o brinde em família ou com amigos, entre outras celebrações no dia a dia. Também pode ser consumida como aperitivo antes do almoço ou até mesmo como sobremesa. 

“Nosso cliente é aquele que quer algo único, fino, bem elaborado e que não abre mão de uma bebida de alta qualidade. É um público ativo, celebrador, e que busca transformar momentos em memórias. Por questões de logística, em um primeiro momento nosso foco está direcionado para a região sul e sudeste do país. Mas é nosso desejo ver o produto fazendo parte de momentos da vida dos brasileiros, de Norte a Sul”, conclui Leonardo Ventura.



Procura por remoção de tatuagens cresce no Brasil

A popularização das tatuagens no Brasil é um reflexo de uma tendência global. Segundo uma pesquisa do instituto alemão Dalia, cerca de 37% da população brasileira possui ao menos uma tatuagem, ocupando o 9° lugar no ranking de países que mais possuem pessoas com tatuagens. No entanto, o crescimento do mercado de tatuagens também impulsiona a demanda pela remoção. De acordo com um estudo da PrePly, mais de 275 mil brasileiros buscaram informações sobre a retirada de tatuagens apenas no primeiro semestre do ano passado, tornando o Brasil o segundo país com maior interesse nesse tipo de procedimento, atrás apenas dos Estados Unidos.

Esse procedimento já ganhou a atenção de muitas celebridades como Virginia Fonseca, Angelina Jolie, Megan Fox e Anitta que estão entre as que optaram pela remoção de tatuagens. A busca por esse tipo de tratamento reflete uma tendência que vai além das celebridades e alcança o público em geral.

Como funciona a remoção de tatuagem a laser?

Entre os diferentes métodos para remoção de tatuagens, o Laser Nd:YAG Q-Switched como o Syrius Yag, é uma opção segura e não invasiva. Esse tipo de laser emite pulsos de alta energia que são absorvidos pelos pigmentos da tinta na pele, fragmentando-os em partículas menores. O organismo, por meio do sistema linfático, elimina gradualmente essas partículas ao longo das sessões. Um profissional especializado pode avaliar o número de sessões necessárias com base nas características da tatuagem.

O Laser Nd:YAG Q-Switched é particularmente eficaz para remover pigmentos escuros, como preto e azul, mas também pode ser ajustado para atingir outras cores, dependendo do comprimento de onda e da configuração. Outra vantagem é que o laser atua de forma seletiva na tinta, preservando ao máximo a integridade da pele ao redor.

O que influencia o sucesso do procedimento?

“A remoção de tatuagens é um processo que exige paciência e acompanhamento profissional”, explica Fabiele Chieregato, especialista em Estética e Cosmética, Mestre em Engenharia Biomédica e Analista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da IBRAMED. “Diversos fatores impactam os resultados, como a cor da tinta, tons escuros são removidos com mais facilidade do que os claros, a profundidade da tatuagem e o tempo de cicatrização entre as sessões. Além disso, seguir corretamente os cuidados pós-procedimento.” 

Além de contar com tecnologias cada vez mais precisas, o sucesso da remoção de tatuagens também depende da capacitação do profissional e da escolha criteriosa do protocolo. “Um bom resultado não é apenas sobre apagar a tinta, mas preservar a pele e respeitar o tempo de resposta do organismo”, reforça Fabiele. Para isso, conhecimento em fototermólise seletiva, tipos de pigmento, fototipos de pele e manejo do equipamento são fundamentais.

Os equipamentos modernos ainda oferecem recursos que facilitam o ajuste personalizado dos parâmetros de acordo com cada caso, o que representa um avanço importante em comparação aos métodos mais antigos e agressivos.

Precisão e performance: o que os novos lasers trazem para o mercado

A remoção de tatuagens tem uma longa trajetória na história da medicina e da estética. Técnicas rudimentares, como abrasão com substâncias químicas, eram utilizadas há séculos, mas foi com o avanço da tecnologia laser, especialmente após os primeiros relatos de remoção com Nd:YAG Q-Switched feitos por Goldman e colaboradores na década de 1960, que o procedimento começou a ganhar segurança e eficácia. A grande virada aconteceu nos anos 1980, quando Anderson e Parrish publicaram a teoria da fototermólise seletiva, que passou a orientar o desenvolvimento de lasers mais específicos para os pigmentos da pele, minimizando danos aos tecidos adjacentes.

Com a evolução tecnológica, novos equipamentos foram desenvolvidos para otimizar a remoção de tatuagens.  Entre as opções na área, equipamentos como o Syrius Yag surge como uma alternativa ao incorporar tecnologias que permitem ajustes, possibilitando tratamentos personalizados.

“Foram anos de pesquisa até chegarmos a um equipamento que unisse performance clínica e versatilidade. O Syrius Yag conta com quatro ponteiras que oferecem diferentes comprimentos de onda, o que facilita a atuação sobre diversos pigmentos, profundidades e indicações estéticas.” Afirma Fabiele Chieregato.

Fabiele também destaca que a padronização da distância entre o feixe de laser e a pele contribui para manter a uniformidade do disparo durante o procedimento “Os spots foram projetados para que o profissional mantenha uma distância segura e constante, o que aumenta a eficiência do disparo e a segurança do paciente. Essa precisão é essencial tanto para resultados mais uniformes quanto para a preservação da integridade da pele.” Além disso, ela ressalta a importância de utilizar equipamentos que possuam registro na ANVISA, garantindo conformidade com os padrões de segurança e qualidade exigidos para uso médico no Brasil. Para mais detalhes sobre o uso desse tipo de tecnologia, basta acessar o guia completo sobre a remoção de tatuagens com Laser Nd:YAG Q-Switched



Spatial apresenta a versão 2025 1.0.1 com melhorias para a tradução de CAD, simplificação de modelos e preparação de malhas para fabricação e simulação.

A Spatial Corp., fornecedora líder de kits de ferramentas de desenvolvimento de software para soluções de design, fabricação e engenharia e uma subsidiária da Dassault Systèmes, anuncia o lançamento da versão 2025 1.0.1, além de atualizações em diversas linhas de produtos, reafirmando o seu compromisso em oferecer soluções inovadoras aos seus clientes em áreas que vão desde o CAD até a simulação, fabricação e muito mais.

A versão 2025 1.0.1 apresenta novas funcionalidades expandidas, desenvolvidas para otimizar os fluxos de trabalho de fabricação e simulação. Os principais destaques são uma nova API de detecção de recursos personalizada no ACIS para uma simplificação mais eficiente do modelo, suporte ampliado para o formato CAD – incluindo a gravação de PMI STEP AP242 – e aprimoramento contínuo na remoção de corpos ocultos. Com esta versão, a Spatial reduz significativamente as tarefas manuais, aumenta a fidelidade na translação da geometria e reforça o seu conjunto de ferramentas para pipelines automatizados do projetoàfabricação e do projetoàsimulação.

3D ACIS Modeler

  • Detecção de recursos personalizados (beta): frequentemente, a simplificação de modelos costuma exigir tarefas manuais e repetitivas dos usuários finais. Esta capacidade possibilita aos usuários finais determinarem um recurso personalizado e detectar automaticamente outras instâncias dele no modelo.
  • Panel Ray Fire: ao invés de disparar raios individuais, o seu aplicativo pode utilizar esta nova interface para definir uma matriz de raios em um padrão retangular estruturado, aumentando consideravelmente o desempenho.
  • Melhorias no cinzelamento: algoritmos otimizados reduzem torções e autointerseções para proporcionar superfícies de saída mais limpas e precisas.

3D InterOp

  • Melhorias do Creo Reader
    • Tradução de esboço cosmético: converta textos de esboços cosméticos em corpos de wireframe para auxiliar em fluxos de trabalho de gravação.
    • Padrões de tabela: os padrões de tabela são uma maneira flexível de indicar a localização de recursos para processos de usinagem, como perfuração, fresamento, corte ou puncionamento. Esta versão agora oferece suporteàextração de padrões de tabela.
  • Suporte de esboço para o Inventor: importe dados de esboço como corpos de fios do Inventor 2023 e posterior.
  • Suporte STEP AP242: agora é possível gravar dados PMI semânticos importados no STEP AP242. A criação de dados PMI deve estar disponível na próxima versão.
  • Suporte de Wire noglTFWriter: esta funcionalidade permite que os clientes convertam arquivos CAD com PMI para glTF para aplicativos de visualização na web.
  • Suporte atualizado para a versão do formato CAD:
    • IFC 4.3.2.0
    • NX 2412
    • Parasolid 37.0
    • Revit 2025
    • Solid Edge 2025

Data Prep – Complemento 3D InterOp

Remoção de corpo oculto: para peças, um novo comportamento opcional permite a identificação e marcação de corpos ocultos sem que sejam removidos. A remoção de corpos ocultos para montagens agora está disponível em formato limitado para fins de demonstração. Os clientes podem esperar melhorias na remoção de corpos ocultos em breve, uma vez que o Data Prep continua sendo o foco principal do Spatial.

CGM Modeler

  • Gerar curvas paralelas em um corpo (beta): esta versão apresenta um novo operador para a criação de curvas paralelas na superfície de um corpo, separadas por uma distância geodésica específica. Esse recurso é especialmente útil em fluxos de trabalho de manufatura que exigem espaçamento preciso entre trajetórias de ferramentas adjacentes.
  • Interface C#: esta atualização implementa diversas melhorias no gerenciamento de memória.

CSM-CVM

Melhorias na qualidade da malha CVM: a regularidade da malha foi aprimorada em fluxos de trabalho adaptáveis.

CDS

Suporte para restrições com suavização: capacidade de converter entre restrição geométrica e restrição com suavização.

Sobre a Spatial Corp.

A Spatial Corp., uma subsidiária da Dassault Systèmes, é a líder no fornecimento de kits de ferramentas de desenvolvimento de software 3D para aplicações técnicas em uma ampla variedade de setores. Os kits de ferramentas de desenvolvimento de software de modelagem 3D, visualização 3D e tradução CAD da Spatial ajudam os desenvolvedores de aplicativos a fornecer produtos líderes de mercado, manter o foco nas principais competências e reduzir o tempo de colocação no mercado. Por mais de 35 anos, os kits de ferramentas de desenvolvimento de software 3D da Spatial são adotados por muitos dos desenvolvedores de software, fabricantes, institutos de pesquisa e universidades mais reconhecidas do mundo. Com sede em Broomfield, Colorado, a Spatial tem escritórios nos EUA, França, Alemanha, Japão, China e Reino Unido. Para mais informações sobre as últimas atualizações e ofertas de produtos da Spatial, acesse www.spatial.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato de imprensa da Spatial Corp.

Feriel JEDIDI DUPONT

+33 1 6162 8201

Feriel.JEDIDI@3ds.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Empresas rodoviárias de passageiros terão encontro nacional

Está confirmado para o dia primeiro de outubro deste ano de 2025 o evento que vai reunir em Curitiba os empresários e executivos do setor de transporte rodoviário de passageiros de todo o Brasil. Os temas serão relacionados ao futuro do setor, com orientações, análise do cenário nacional e esclarecimento de dúvidas dos dirigentes. Serão definidos ainda os principais temas para a elaboração de estratégias de defesa dos interesses da categoria.

O “Encontro Nacional Tendências” é uma oportunidade anual de análise e definição de estratégias para o fortalecimento das atividades do transporte de passageiros. O setor tem grande importância no Brasil pela extensão do território, que é atendido com capilaridade. E este encontro tem a participação de empresários de todo o Brasil.

O evento traz também a possibilidade da troca de experiências, debates e apresentações de soluções diante dos desafios da área. Entre os principais assuntos estarão a política macroeconômica nacional e internacional e os impactos no setor de transporte de passageiros. Também serão analisadas a transformação digital, a sustentabilidade, a regulamentação da área e as estratégias para enfrentar a clandestinidade e a concorrência desleal.

Este encontro vai tratar ainda do impacto das novas tecnologias no setor e da busca por mais eficiência e competitividade. São convidados os dirigentes e executivos de empresas operadoras, fornecedores e bancos, especialistas, advogados, políticos e autoridades. A programação trata também da inovação tecnológica, a proteção ambiental, a busca de soluções para os problemas do segmento e a atuação do poder público na área.

O “Encontro Nacional Tendências” é liderado pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Paraná e Santa Catarina (Fepasc), presidida pelo empresário Felipe Busnardo Gulin e tem o apoio da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).



Propriedade rural de Minas Gerais é especialista em leite A2

Uma alternativa ao leite tradicional tem chamado a atenção de consumidores que relatam desconfortos digestivos após ingerir derivados lácteos. O leite A2, produzido a partir de vacas que produzem exclusivamente a proteína beta-caseína A2, vem ganhando espaço no mercado por ser considerado mais fácil de digerir e menos agressivo para quem tem sensibilidade à proteína do leite convencional.

No Brasil, um dos exemplos é a Fazenda Grotadas A2A2, localizada em Santo Antônio do Monte, no Centro-Oeste de Minas Gerais. A propriedade é especializada na produção de leite A2, com um rebanho de vacas Gir e Girolando geneticamente selecionadas. A fazenda produz mais de mil litros por dia, oferecendo uma alternativa que promete aliviar sintomas como inchaço, gases e desconforto abdominal em pessoas sensíveis à proteína A1, presente na maioria dos leites comuns.

O que é o leite A2 e como ele age no organismo?

A diferença entre o leite A2 e o leite tradicional está na composição da beta-caseína, uma das principais proteínas do leite. O leite comum contém, em sua maioria, a proteína A1, que, segundo alguns estudos, pode ser mais difícil de digerir e estar relacionada a reações gastrointestinais em indivíduos sensíveis.

Já o leite A2 contém apenas a proteína A2, que, conforme indicado por pesquisas, se assemelha mais à encontrada no leite materno humano, sendo melhor aceita pelo organismo. Um artigo publicado pela revista científica Foods aponta essa distinção proteica como fator determinante na digestibilidade do produto.

“A proteína A1, presente na maioria dos leites convencionais, pode causar desconforto em algumas pessoas, resultando em inchaço, gases e outros problemas digestivos”, explica Tomáz de Aquino Resende, produtor rural responsável pela Fazenda Grotadas. “O leite A2, por outro lado, é mais semelhante ao leite materno humano e é melhor tolerado pelo organismo, evitando esses desconfortos na barriga”, complementa.

Produção controlada e rastreável

Todo o rebanho da Fazenda Grotadas passa por testes genéticos para assegurar que as vacas produzam apenas leite A2. O manejo é realizado com rigor desde a criação dos animais até a ordenha, garantindo um produto rastreável e livre da proteína A1. Segundo Resende, o processo visa assegurar qualidade nutricional, sem abrir mão de benefícios como cálcio, vitaminas e proteínas encontrados no leite convencional.

Além do leite, a fazenda também investe na produção de derivados, como doces e laticínios, todos com o selo A2. Atualmente, cerca de 60 vacas em lactação ocupam 60 hectares da propriedade, sendo alimentadas a pasto, em um modelo que prioriza bem-estar animal e sustentabilidade.



Gestão Inteligente ganha força com uso de ERP

A transformação digital está remodelando a forma como as empresas conduzem seus processos e tomam decisões. Nesse novo cenário, o uso de sistemas de gestão e sistemas integrados ganha protagonismo por oferecer mais eficiência, agilidade e uma visão 360º do negócio. É o que aponta o artigo “Sistemas ERP: Aliados na Análise de Negócios e Tomada de Decisões”, publicado pela Revista Tópicos. De acordo com a publicação, os sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) automatizam processos como controle de estoque, gestão financeira e recursos humanos, fornecendo análise de dados em tempo real para embasar decisões mais estratégicas.

De acordo com o Índice de Transformação Digital Brasil 2024, desenvolvido pela PwC Brasil em parceria com a Fundação Dom Cabral, as empresas brasileiras avançaram em maturidade digital, mas ainda enfrentam desafios estruturais e culturais que comprometem o impacto pleno das estratégias digitais. O relatório aponta que, embora o índice médio de maturidade tenha subido de 3,3 para 3,7 em uma escala de 1 a 6, grande parte das organizações ainda precisa aprimorar sua governança e alinhar suas estratégias à realidade do mercado.

Para Flávio Luiz, CEO da Upper, consultoria Gold Partner da SAP há 18 anos, investir em um sistema de gestão robusto é essencial para quem busca competitividade e crescimento da maturidade digital. “A adoção de um ERP moderno como o SAP Business One é um divisor de águas para empresas que desejam crescer de forma estruturada e inteligente. O sistema permite simplificar processos, integrar áreas e tomar decisões mais rápidas, baseadas em dados reais. Isso muda completamente a forma de gerir um negócio e garante mais competitividade em qualquer setor”, afirma. Segundo ele, investir em gestão inteligente deixou de ser tendência: hoje, é questão de sobrevivência no mercado.

Além da automação de processos, que por si só pode elevar a produtividade de 0,8% a 1,4% ao ano, de acordo com a McKinsey, a análise de dados em tempo real se tornou uma aliada indispensável dos gestores. Ferramentas de Business Intelligence (BI) permitem acesso a informações estratégicas com rapidez, facilitando decisões mais assertivas.

Apesar dos ganhos evidentes, a adoção da gestão inteligente ainda enfrenta desafios. Segundo Flávio Luiz, um dos principais obstáculos está na resistência à mudança e na falta de maturidade digital. A boa notícia é que, segundo a McKinsey, empresas que superam esses obstáculos registram aumento de até 20% na eficiência operacional.

“Em meio a esse contexto, a gestão inteligente se consolida como o novo padrão para empresas que desejam liderar em seus segmentos e transformar a forma como operam”, conclui o CEO da Upper.



EXPOMAFE impulsiona o crescimento da indústria de R$ 270 bi

Na próxima semana, de 6 a 10 de maio, a EXPOMAFE 2025 — Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial —, projeta reunir mais de 65 mil visitantes, para conhecer as novidades da indústria que movimentou no país R$ 271 bilhões em 2024. Reunindo a inovação nacional e de países como Suíça, Alemanha, Espanha, Índia e América Latina no São Paulo Expo, a feira aposta em experiências imersivas, tecnologia 4.0 e robótica para impulsionar a inovação e a produtividade no setor de máquinas e equipamentos.

Para 2025, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) projeta um crescimento de 3,7% na indústria de máquinas e equipamentos devido a investimentos em diversos segmentos e à adoção de tecnologias avançadas que aumentam a competitividade das empresas brasileiras no mercado global.​

A EXPOMAFE é mais do que uma feira — é uma vitrine da força, da inovação e da competitividade da indústria nacional. O setor de máquinas e equipamentos tem papel fundamental na retomada do crescimento econômico, e eventos como este reforçam a confiança do mercado na capacidade produtiva e tecnológica do Brasil”, afirma José Velloso, Presidente Executivo da ABIMAQ, entidade realizadora da feira em parceria com a Informa Markets.

Com mais de 1.100 marcas expositoras confirmadas e uma área de exposição que ultrapassa 80 mil m², a EXPOMAFE 2025 registra um avanço de 25% em número de expositores e 22% na área ocupada e reúne líderes, profissionais, técnicos e estudantes em cinco dias intensos de negócios e aprendizado.

A programação inclui palestras com especialistas e uma série de experiências imersivas, como o Demonstrador da Indústria 4.0, iniciativa que mostra na prática como tecnologias como inteligência artificial (IA), manutenção preditiva e robótica colaborativa já estão moldando a nova geração da manufatura.

“Nos últimos oito anos, o setor de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial passou por uma transformação significativa, impulsionada por tendências como Inteligência Artificial e manutenção preditiva, que otimizam processos e reduzem custos operacionais. A automação baseada em dados possibilita sistemas adaptativos que ajustam parâmetros em tempo real, enquanto a robótica avançada e os cobots aumentam a produtividade e segurança. A EXPOMAFE reúne as principais tendências e inovações do setor no Brasil, conectando um público qualificado e preparado para networking e negócios”, afirma Maria Cristina Moreira, presidente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da ABIMAQ, realizadora do evento.


Serviço:
EXPOMAFE 2025

Datas: 6 a 10 de maio de 2025

Horário: terça a sexta-feira: 10h às 19h | sábado: 09h às 17h

Local: São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, KM 1,5



Nova plataforma de contabilidade apoia crescimento de PMEs

O número de pequenas empresas no Brasil cresce anualmente. À frente delas, os empreendedores enfrentam diversos desafios, entre eles o acúmulo de funções, com 96% deles tomando decisões estratégicas em média em quatro áreas diferentes, mostra pesquisa do Instituto Locomotiva.

Essa sobrecarga, aliada à demanda por serviços estratégicos e consultivos que contribuam para a prosperidade do negócio e evitem erros de processos, revela uma oportunidade para soluções digitais que aliem tecnologia e assessoria especializada.

De olho nessa demanda, o Grupo IRKO, que possui quase 70 anos de experiência em assessoria contábil, acaba de lançar sua primeira plataforma de contabilidade digital, a Kont4You, voltada às empresas do Simples Nacional. Desenvolvida para oferecer um serviço contábil de qualidade, com processos simplificados e preços competitivos, a ferramenta marca a entrada do grupo no segmento.

“A evolução da tecnologia e a acelerada digitalização de processos contábeis têm permitido a empresas tradicionais da contabilidade diversificar suas ofertas e oferecer a seus clientes serviços inovadores e consultoria de negócios. Essas soluções, contudo, já não se restringem a grandes negócios”, afirma Edson Teixer, sócio-diretor da IRKO Rio de Janeiro. “Com a Kont4You, oferecemos uma solução para a contabilidade de pequenas empresas, embasada pela experiência do Grupo IRKO”.

A plataforma utiliza tecnologia para entregar soluções personalizadas de acordo com o perfil e o crescimento de cada operação — e com assistência direta de um profissional contábil. Assim, ela tem o objetivo de proporcionar a segurança necessária para que os empresários possam focar o desenvolvimento de seus negócios.

Hoje, já existem serviços em que a empresa faz todas as atividades contábeis on-line, por meio das informações fornecidas pelo próprio gestor, no chamado self-accounting. “Mas o gestor nem sempre possui o conhecimento técnico necessário para informar os dados necessários corretamente e, consequentemente, ficar em dia com todas as obrigações legais e regulatórias. E esse desconhecimento do mundo das obrigações contábeis e fiscais é um risco grande — como tomar um medicamento sem consultar um médico”, diz.

Na prática, isso significa que o empresário pode cometer erros, ou omitir informações, ao cumprir obrigações acessórias e emitir notas fiscais. Entre os principais problemas está o preenchimento incorreto do código de tributação. “Quando há o acompanhamento de um contador, o erro pode ser evitado ou corrigido rapidamente. Contudo, sem o auxílio profissional, o negócio pode descobri-lo apenas quando for notificado pela Receita Federal ou outro órgão competente”.

“A Kont4You foi desenvolvida para apoiar o crescimento dos negócios, oferecendo ao empreendedor total apoio para que sua contabilidade fique em dia enquanto ele se concentra no core business de sua companhia”, afirma Teixer. 

A plataforma oferece serviços personalizados para cada necessidade, com planos a preços acessíveis. Assim como no modelo tradicional de contabilidade, os clientes contam com o apoio de um contador para todas as atividades, como abertura de CNPJ, emissão de notas fiscais e guias de recolhimento. “Além disso, ganham a experiência e o conhecimento do profissional para tomar decisões estratégicas e fazer as atualizações necessárias conforme as mudanças nas leis e regulações, a exemplo das novidades trazidas pela Reforma Tributária — que começa a entrar em vigor no próximo ano”, diz.



Ricardo Rocha desafia líderes em livro que funde habilidades

Para Ricardo Rocha, empreendedor, investidor e especialista em estratégia e cultura organizacional, liderar no século XXI exige muito mais do que velocidade. Na visão dele, que liderou projetos de integração entre o físico e o digital como o Parceiro Magalu, adaptar-se rápido a novas condições de mercado e manter um caminho claro de evolução são competências que precisam andar juntas para evitar dois extremos perigosos: a paralisia diante da mudança ou a transformação apressada, sem foco no que realmente importa.

Essa ideia é o ponto de partida de “Adaptagilidade: como se tornar um agente de mudança em um mundo ágil”, livro recém-lançado pela Actual, selo de gestão e negócios da Editora Almedina. Na obra, Rocha propõe a fusão entre adaptabilidade — a capacidade de responder a crises — e agilidade — a habilidade de se transformar de forma contínua e planejada. A metodologia, afirma o autor, parte de um princípio simples, mas frequentemente ignorado: nenhuma iniciativa deve avançar sem que haja clareza sobre qual valor será entregue ao cliente e como esse impacto será medido.

“Adaptagilidade não é se tornar escravo de cada modinha que aparece”, afirma Rocha. “É ter um propósito de valor muito claro e métricas que funcionem como farol desse valor”. Conhecido por sua atuação na transformação digital do Magazine Luiza, à frente do LuizaLabs, o executivo também acumula experiência como fundador de cinco empresas, incluindo a Softbox, uma operação vendida acima de nove dígitos. Hoje, acelera startups na InPulse e leciona no MBA da PUCRS, conectando prática e estratégia em temas como inovação, vendas e cultura organizacional.

Adaptagilidade na prática

Segundo Rocha, o caminho para colocar esse conceito em prática começa com um filtro rigoroso para novas ideias, alinhando propósito e impacto. “Se a ideia que surgiu não mexe com clareza o ponteiro desses números, ela nem deve entrar em pauta. Toda ideia deve trazer uma proposta clara de impacto de valor e de métrica”, explica. 

Ele defende que ciclos curtos de decisão, com avaliações quinzenais e feedbacks constantes dos clientes, ajudam a evitar reações impulsivas ao barulho do dia a dia. “Qualquer ajuste nasce em miniatura: um piloto barato, fácil de medir e, se der errado, simples de reverter. Ele só escala quando o cliente confirma valor e os ponteiros das métricas são impactados”, completa.

Zona de insegurança

No livro, Rocha também aprofunda o conceito de “zona de insegurança”, que descreve como o espaço entre o que o time domina hoje e as competências que ainda não existem, mas serão necessárias para entregar mais valor no futuro. Segundo ele, é nesse território que aparecem o medo de errar, o apego à rotina e as defesas de ego — barreiras que dificultam a evolução.

“O líder precisa tornar esse desconforto visível e aceitável. Primeiro, explicita o porquê da mudança e conecta cada pessoa ao impacto no cliente. Depois, transforma o desconhecido em desafio manejável: metas curtas, capacitação pontual e liberdade para testar sem punição”, afirma. “Por fim, celebra aprendizado e resultado, pois compartilhar o erro útil vira parte do ritual de valor para evoluir o time. Quando o time entende que insegurança é sinal de progresso, ela deixa de ser barreira e passa a ser bússola para onde crescer.”

Disciplina e métricas

Ao comentar os equívocos comuns em ambientes que se dizem ágeis, mas acabam sobrecarregando suas equipes, o autor é categórico: a verdadeira agilidade não pode ser confundida com velocidade sem direção. “Adaptagilidade é primeiramente uma cultura focada em entregar valor real para o cliente. Nada é executado sem que o filtro e validação seja aplicado à ideia. A adaptagilidade impõe disciplina antes de velocidade”, reforça. Para Rocha, um backlog filtrado por propósito e métricas evita a dispersão de energia em iniciativas periféricas e protege o time contra a sobrecarga de demandas.

Ele destaca que a cadência de trabalho deve respeitar a capacidade real das equipes, e não a pressa de pressões externas. “Cada ciclo inclui avaliação de evolução, carga de trabalho, aprendizados e de clima. Se qualquer desses itens tem uma avaliação negativa, o plano de trabalho deve ser ajustado na hora”, afirma. Além disso, segundo o autor, erros precisam ser encarados como matéria-prima de aprendizado coletivo, o que evita a cultura da culpa e fortalece a confiança entre as pessoas.

Cultura e rituais da adaptagilidade

Para líderes e equipes que desejam começar a aplicar a adaptagilidade no dia a dia, Rocha aponta que o primeiro passo não está em ferramentas ou processos, mas na construção de uma cultura voltada para gerar impacto real na vida do cliente. “Quando todos entendem que a empresa existe para impactar positivamente a vida do cliente, adaptar-se de forma rápida deixa de ser uma dor e vira parte da identidade da empresa”, afirma.

Ele recomenda a adoção de rituais que consolidam essa prática de forma consistente, como o “Daily Farol”, encontros diários de 15 minutos em que as equipes analisam suas métricas principais e ajustam o curso sempre que necessário. A cada quinze dias, os times realizam sprints baseados em backlogs alinhados ao propósito e às métricas-farol.

As entregas são compartilhadas em demonstrações abertas, com feedback de colegas e clientes. “Mensalmente, as equipes consolidam aprendizados em retrospectivas, enquanto, a cada trimestre, revisitam propósito, métricas e tendências para ajustar o plano estratégico. Assim, adaptagilidade deixa de ser um projeto pontual e passa a ser ‘o normal’ da empresa”, conclui Rocha.



Regularização acessível fortalece igrejas e associações em SP

No Brasil, estima-se que existam mais de 820 mil instituições sem fins lucrativos, das quais aproximadamente 20% são de natureza religiosa, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Contudo, uma parcela significativa dessas entidades funciona de forma irregular, sem CNPJ ativo, estatuto ou ata registrado, o que dificulta o acesso a benefícios legais, parcerias públicas e privadas, além de expô-las a sanções fiscais e jurídicas.

Pensando nisso, o Grupo Igreja Simples Assessoria lançou o ProLar 2025 – Programa de Regularização de Associações Religiosas, uma iniciativa voltada para apoiar instituições religiosas e associações de baixa renda na formalização de suas atividades. O programa oferece assessoria para a criação e atualização de documentos legais como ata, estatuto e registro do CNPJ, além de acompanhamento administrativo contínuo.

“Muitas igrejas pequenas não conseguem se manter regularizadas por falta de conhecimento ou por custos elevados. Nosso objetivo é facilitar esse processo e garantir que essas comunidades tenham respaldo legal para atuar com segurança”, explica a CEO do Grupo, Mônica Santos.

As inscrições para o ProLar 2025 começaram nesta segunda-feira (28) e devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial. Após a inscrição, as instituições recebem uma senha de atendimento e passam por um processo de triagem para avaliação de elegibilidade.

O programa está disponível para instituições localizadas nos municípios de São Paulo, no ABCD Paulista (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema) e Mauá.

Além de legalizar as entidades, o ProLar 2025 também orienta sobre boas práticas de gestão, prestação de contas, captação de recursos e sustentabilidade das organizações, áreas que frequentemente representam desafios para líderes comunitários e eclesiásticos.

A expectativa é que, em sua fase inicial, ao menos 600 instituições religiosas e associações tenham sido beneficiadas pelo programa, com expectativa de expansão para outras regiões do estado ainda este ano.



CPFL otimiza gestão de chamados com a Nimble Evolution

A CPFL Energia, empresa que atua na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil, concluiu um projeto de modernização dos seus processos internos de atendimento. A companhia adotou as plataformas Jira Cloud, Jira Service Management e Confluence, da Atlassian, com o objetivo de integrar processos dentro da companhia e estruturar o controle da gestão de tickets.

A implementação foi conduzida pela Nimble Evolution, consultoria que se posiciona como especialista em soluções Atlassian. De acordo com o Diretor Comercial da Nimble, Anderson Barcat, o trabalho envolveu o diagnóstico do ambiente tecnológico da CPFL, definição das diretrizes do projeto e adaptação das ferramentas para o contexto e as necessidades da organização.

Com a mudança, a CPFL passou a utilizar o Jira Cloud para o gerenciamento de projetos e tarefas, o Jira Service Management para o atendimento interno de chamados e solicitações, e o Confluence como base de conhecimento compartilhada entre as equipes. A combinação das três ferramentas foi estruturada para centralizar o atendimento, organizar demandas e substituir processos manuais.

Segundo Gabriela Pinheiro, Coordenadora de Qualidade de Sistemas da CPFL Energia, o projeto foi estruturado de forma a apoiar a transição dos times para as novas ferramentas.

“A implantação do Jira Cloud e Jira Service Management foi cuidadosamente planejada e executada, garantindo que os usuários tivessem uma boa adaptação às novas ferramentas. O Confluence foi integrado ao ambiente como uma plataforma central de conhecimento para promover a colaboração entre as equipes e facilitar o acesso às informações críticas.”

Gabriela também avalia como positivo o apoio da consultoria no processo.

“O trabalho em conjunto com a Nimble Evolution está sendo fundamental para a obtenção dos melhores resultados. A aceitação interna das ferramentas tem sido positiva e este sucesso inicial nos enche de otimismo para o futuro. Vemos um enorme potencial para que a CPFL compartilhe essa jornada como um case de sucesso em eventos do setor, em colaboração com a Atlassian.”



Outono pede cuidados redobrados com a saúde ocular

Com a chegada do outono, as condições ambientais mudam significativamente, afetando a saúde ocular da população. A exposição contínua aos raios ultravioleta (UV) durante esta estação pode aumentar o risco de doenças oculares, como catarata e ceratite actínica

A utilização de óculos com lentes de qualidade é essencial para proteger os olhos contra os efeitos nocivos da radiação UV. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de São Paulo (USP) analisou 12 modelos de óculos de sol e revelou que apenas um atendia aos limites de segurança para exposição à radiação ultravioleta estabelecidos por organizações internacionais. Isso evidencia a importância de escolher produtos que garantam proteção eficaz.

Além das lentes, a atuação de profissionais nas óticas é fundamental. O especialista óptico, por exemplo, tem um papel importante na confecção e ajuste de óculos, garantindo que as lentes sejam colocadas corretamente nas armações e que respondam às necessidades visuais dos clientes. O corte e o alinhamento das lentes são essenciais para o funcionamento do produto final.

Para garantir a saúde ocular durante o outono, os oftalmologistas indicam escolher óculos que bloqueiam de 99% a 100% dos raios UV, independentemente da cor das lentes, optar por lentes de cores cinza, verde ou marrom, que filtram de 75% a 90% da luz visível, sem distorcer imagens ou alterar cores e adquirir óculos em estabelecimentos confiáveis, que ofereçam garantia de qualidade e profissionais capacitados para orientar na escolha adequada. Para uma ótica ter credibilidade é importante ter profissionais com conhecimento técnico, atualizados e experientes. Eu, como técnica há mais de 21 anos, não abro mão de cursos para aprender sobre novas lentes e suas aplicações. Só assim é possível realizar um trabalho sério e passar segurança aos clientes”, explica Priscila Muller, técnica óptica a mais de 20 anos e proprietária da Vivace Ótica em Americana, São Paulo.

Já o Dr. Carlos Alberto Sacramento, oftalmologista da Clínica Oftalmológica em Sumaré–SP, alerta para a importância de cuidados com a saúde ocular durante o outono, pois o poder de lubrificação dos olhos pode diminuir: “Use colírios lubrificantes ou soro fisiológico para manter os olhos hidratados, não hesite em usar óculos escuros em ambientes com muita claridade e procure um oftalmologista se sentir algum incômodo, como vermelhidão, visão borrada, lacrimejamento, coceira”, afirma o especialista.

“A proteção dos olhos é uma medida preventiva essencial para manter a saúde ocular em qualquer estação do ano. Investir em óculos de qualidade e contar com a orientação de profissionais experientes são passos fundamentais para assegurar uma visão saudável e prevenir doenças relacionadas à exposição solar”, completa Priscila Muller.

Esses dados ressaltam a importância de iniciativas de empresas que aliam conhecimento técnico, inovação e cuidados com a preparação e escolha de armações e lentes, para garantir a saúde ocular da população.

 



Overtraining: treinos em excesso podem virar um problema

A dedicação e a disciplina são virtudes para alcançar os resultados na academia. Mas há quem exagere e cruze a linha do excesso, criando um problema. O overtraining – ou excesso de treino – afeta corpo e mente, não respeitando os limites próprios e o tempo de descanso e recuperação.

Segundo Mariana Michelin, especialista técnica da rede de academias premium Bio Ritmo, a condição pode afetar tanto amadores quando frequentadores assíduos da academia, sendo comum a quem treina sem supervisão.

“O overtraining é um estado em que o corpo entra após ser submetido a uma carga excessiva de treino sem o tempo de recuperação necessário. Ele pode afetar o rendimento físico, causar fadiga constante, alterações de humor e até lesões”, explica Mariana. 

A seguir, a especialista responde dúvidas comuns sobre o treino excessivo:

Quem pode ser afetado?

Qualquer pessoa está sujeita ao overtrainig, especialmente praticantes de atividades físicas intensas como musculação, crossfit e corrida que negligenciam o tempo de descanso. Fatores como estresse, qualidade ruim do sono e dietas restritivas e pobres podem agravar o quadro.

Quais são as consequências?

O overtraining vai muito além de uma simples fadiga muscular. Os principais sinais incluem:

  • Queda no desempenho;
  • Dores musculares persistentes;
  • Irritabilidade e alterações de humor;
  • Distúrbios do sono
  • Sistema imunológico enfraquecido;
  • Aumento pelo desejo por doces;
  • Desregulação hormonal.

Como se recuperar?

O tratamento exige, antes de tudo, uma pausa nas atividades físicas. O repouso é fundamental para que o organismo volte ao equilíbrio. Além disso, é importante buscar profissional e médica para retomar os treinos. A depender do caso, até psicológica, já que o excesso de treino pode afetar a saúde mental. 

“Repor o sono, adotar uma alimentação balanceada e reintroduzir os exercícios lentamente são passos essenciais na recuperação. Tudo, é claro, acompanhado de ajuda profissional para que os antigos erros não se repitam”, destaca Mariana.

E como evitar?

Prevenção é a chave. A recomendação é seguir um planejamento individualizado com um especialista e respeitar os próprios limites. 

“Um dos principais erros é ignorar os sinais do corpo. Muitos pensam que estão apenas ‘em uma fase ruim’ ou que precisam treinar ainda mais para superar a estagnação, quando, na verdade, o corpo está pedindo descanso”, coloca Mariana.

Entre os principais cuidados, estão:

  • Respeito aos dias de descanso;
  • Variação dos estímulos e intensidade do treino;
  • Manter uma alimentação equilibrada;
  • Dormir bem;
  • Não treinar com dores persistentes, lesionado e/ou fatigado.

O equilíbrio entre esforço e descanso é o verdadeiro segredo para uma vida fitness duradoura e saudável.

“Treinar com inteligência é tão importante quanto treinar com intensidade e faz toda a diferença para garantir evolução da saúde – e resultados. É possível treinar todos os dias, desde que se tome os cuidados necessários”, finaliza Mariana.



Empresas adotam nova estratégia para gerar negócios

No ambiente de trabalho atual, em que reuniões se multiplicam e comunicações automatizadas se tornaram rotina, empresas têm buscado formas alternativas de promover interações mais ricas e significativas. Uma dessas apostas é a criação de comunidades organizadas de troca entre líderes e clientes.

Esse movimento surge como reação à chamada hiperconectividade: o uso constante de vários canais de comunicação, que amplia o alcance das redes, mas muitas vezes não resulta em conexões verdadeiramente relevantes. Um estudo da Harvard Business Review mostra que 64% dos entrevistados se conectam a marcas principalmente pelo alinhamento de valores, evidenciando a busca por relações mais autênticas no ambiente corporativo.

Mais do que apenas ampliar a rede de contatos, o foco agora está em construir um senso real de pertencimento. As empresas têm investido em práticas que favorecem interações contínuas, com vínculos mais sólidos, deixando em segundo plano ações pontuais e campanhas isoladas. O Edelman Trust de 2023 confirma essa tendência: 88% dos consumidores dizem que a confiança é fator decisivo nas escolhas de compra, reforçando a importância de relações construídas ao longo do tempo.

A REDE Líderes é um dos exemplos dessa nova abordagem. Formada por lideranças de empresas como Mercado Livre, Simetrik, Grupo Boticário, Quinto Andar, Hackers Rangers e Alpargatas, a REDE promove encontros voltados a temas como tecnologia, liderança e inovação. Diferentemente dos formatos tradicionais de palestras e apresentações formais, esses encontros priorizam a troca direta de experiências e a construção coletiva de soluções.

“Na REDE Líderes, entendemos que somente trocando conhecimento entre áreas diversas os problemas reais das empresas serão resolvidos e as oportunidades surgirão”, afirma Vitor Magnani, presidente da comunidade. Para ele, há um cansaço crescente diante de e-mails de marketing e discursos de vendas em eventos corporativos. “As pessoas buscam comunidades com propósito claro e que realmente gerem valor agregado para suas carreiras e empresas”, afirma.

Outro fator que impulsiona o crescimento das comunidades é a sobrecarga de informações. Um levantamento da Deloitte mostra que 64% dos profissionais em cargos de liderança relatam sentir os efeitos da fadiga digital — resultado da exposição constante a notificações, dados e mensagens. Em resposta, empresas têm apostado em comunidades para criar ambientes mais filtrados, nos quais as interações sejam mais qualificadas e o excesso de estímulos seja moderado.

Em um ambiente digital caracterizado pelo alto volume de informações e múltiplos canais de comunicação, o uso de comunidades tem sido empregado como forma de estruturar fluxos de interação entre diferentes públicos. Esses espaços reúnem participantes com funções, responsabilidades ou interesses comuns, permitindo o compartilhamento de informações, a circulação de conteúdos e a troca de experiências sobre temas específicos.

A formação de comunidades pode servir para reunir dados que estariam dispersos em canais distintos e para concentrar interações que ocorreriam de maneira fragmentada. Em alguns casos, conteúdos operacionais, dúvidas recorrentes e documentos de referência são disponibilizados nesses ambientes, o que pode alterar a dinâmica de acesso e disseminação da informação dentro da organização.

Essas comunidades também podem ser estruturadas para tratar de temas ligados à atuação institucional de uma empresa, como diretrizes, políticas internas ou posicionamentos organizacionais. Quando organizadas com esse foco, tornam-se pontos de interação entre a organização e os públicos envolvidos na execução dessas diretrizes. A depender do arranjo adotado, podem abranger áreas internas, fornecedores, parceiros comerciais ou outros públicos estratégicos.

O formato das comunidades varia de acordo com os objetivos definidos e com a estrutura da organização. Algumas funcionam de maneira fechada, com acesso restrito e mediação ativa; outras operam em plataformas abertas, com participação voluntária. A forma escolhida influencia a periodicidade das interações, o volume de participação e o nível de envolvimento dos integrantes.

Essas interações podem ser síncronas ou assíncronas. Ferramentas como fóruns, grupos de mensagens, encontros virtuais e postagens em ambientes digitais são utilizadas para viabilizar a participação dos membros. A definição do formato depende de fatores como disponibilidade de recursos, perfil dos participantes e objetivos estabelecidos.

Na REDE Líderes, por exemplo, os encontros entre os membros são mensais e presenciais, e o atendimento às pessoas é realizado por uma rede social de mensagens. “Preferimos usar a rede social para atender individualmente cada membro, porque facilita no dia a dia corrido das pessoas, e o encontro presencial funciona para aumentar o engajamento coletivo”, afirma Magnani.

Algumas organizações acompanham as atividades das comunidades com o uso de métricas como número de participantes ativos, frequência nas ações e diversidade de temas tratados. Esses dados são utilizados internamente para fins de gestão, sem interferência direta no conteúdo das interações. Também podem ser observadas práticas de registro de encontros, disponibilização de materiais e integração com outras iniciativas da empresa.

Há situações em que as comunidades são utilizadas para reunir sugestões, identificar propostas ou mapear demandas relacionadas a processos internos ou externos. A formalização de qualquer resultado decorrente dessas interações depende de avaliação da organização e do alinhamento com suas políticas e procedimentos vigentes.

Em determinados cenários, a interação entre pessoas de diferentes áreas ou níveis hierárquicos contribui para a identificação de interesses compatíveis ou projetos em desenvolvimento. A continuidade dessas interações pode gerar desdobramentos operacionais, propostas de colaboração ou encaminhamentos comerciais, conforme os critérios e estruturas definidos pela organização.




Pequenos negócios podem adotar energia solar por assinatura

A instalação de sistemas próprios de energia solar ainda é um desafio financeiro para boa parte dos pequenos negócios no Brasil. De acordo com estimativas de mercado, o custo médio de um sistema fotovoltaico pode ultrapassar R$ 20 mil (para um estabelecimento que gasta, por referência, R$ 1.000 por mês com a conta de luz), valor muitas vezes inviável para empresas que enfrentam margens apertadas ou não dispõem de espaço físico adequado para instalar os sistemas. Para esse perfil de consumidor, o modelo de energia solar por assinatura tem se expandido como alternativa. Nessa modalidade, o usuário passa a utilizar créditos gerados remotamente por fazendas solares, sem a necessidade de investimento, obras ou manutenção no local.

Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicam que a conta de luz consome 10% do faturamento dos pequenos negócios e 28% vêm da necessidade de investimento inicial como principal barreira. Paralelamente, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil já ultrapassou a marca de 24 GW (gigawatts) de geração distribuída, e a projeção é de crescimento acelerado até 2030. A combinação de crise energética, aumento das tarifas e maior consciência ambiental tem pressionado o mercado por soluções mais acessíveis.

Nesse cenário, surgem soluções voltadas à simplificação do acesso à energia limpa por pequenos empreendedores. Fundada em Minas Gerais, a Performa Energy conecta empresas a fazendas solares parceiras, que injetam energia na rede da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Os créditos gerados são automaticamente compensados na conta de luz do cliente. O modelo é regulamentado no Brasil pela geração distribuída e, segundo a empresa, permite uma economia média de 15% a 20% no valor mensal da fatura, sem necessidade de obras, instalações ou alterações na estrutura do imóvel.

Presente em mais de 170 cidades, a Performa Energy atende desde pequenos comércios até prestadores de serviços. O objetivo da empresa é facilitar a transição energética para negócios que buscam alternativas viáveis de redução de custos operacionais, dentro de um contexto de maior exigência por sustentabilidade no consumo.

“Queremos que o pequeno empreendedor, que movimenta a economia do país, tenha acesso às mesmas oportunidades de inovação e sustentabilidade que antes estavam restritas aos grandes players. Com o modelo por assinatura, mostramos que é possível reduzir custos, contribuir para o meio ambiente e crescer”, afirma Pedro Melo, CEO da Performa Energy.



Avanços impulsionam implantodontia e estética em 2025

O ano de 2025 se aproxima com boas perspectivas para a implantodontia e a odontologia estética. A introdução de novas tecnologias podem tornar os tratamentos mais rápidos, acessíveis e com resultados cada vez mais naturais. Entre as inovações estão scanners digitais, inteligência artificial (IA) aplicada ao planejamento e impressoras 3D para a confecção de coroas de porcelana personalizadas sobre dentes naturais e implantes.

De acordo com o mestre e especialista em implantodontia, Dr. Paulo Coelho Andrade, essas mudanças representam um marco no setor. “Estamos vendo uma verdadeira transformação na forma como se realiza os tratamentos, priorizando a precisão, o conforto do paciente e a durabilidade dos resultados”, destaca o profissional.

As tecnologias emergentes incluem scanners intraorais, que substituem moldes tradicionais por imagens digitais em alta definição, e softwares de planejamento, que utilizam inteligência artificial para simular o resultado final antes mesmo do início do procedimento. Além disso, impressoras 3D agora permitem a criação de coroas e facetas de porcelanas personalizadas com alta precisão, reduzindo o tempo total do tratamento.

A busca por tratamentos estéticos também continua crescendo, com destaque para protocolos sobre implantes, facetas de porcelana e reabilitação oral completa. “A odontologia estética não se limita à aparência; ela também promove saúde bucal, funcionalidade e qualidade de vida”, enfatiza Dr. Paulo.

De acordo com o especialista, a combinação de novas tecnologias com a expertise clínica está redefinindo os limites da implantodontia e da odontologia estética. “Em 2025, muitos avanços ainda estão por vir e os pacientes continuarão tendo acesso a tratamentos mais rápidos, seguros e personalizados, garantindo sorrisos mais saudáveis e confiantes”, conclui.

Com a popularização dessas tecnologias, pretende-se que 2025 seja um ano que promova a democratização e o acesso a procedimentos de alta qualidade, atendendo tanto a pacientes que buscam reabilitação oral quanto aqueles interessados em aperfeiçoar a estética do sorriso.



Creatinas aprovadas pela Anvisa em nova análise de 2025

Natusvita, marca brasileira de suplementos alimentares, teve sua creatina micronizada aprovada em testes realizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme publicado pelo portal Saúde Abril em abril de 2025. A agência informou que divulgará em breve os laudos detalhados de cada marca avaliada. A Natusvita, por sua vez, disponibiliza no site oficial relatórios próprios que indicam conformidade com padrões de 100% de pureza e ausência de metais pesados.

A avaliação da Anvisa analisou 41 marcas de creatina disponíveis no mercado brasileiro, considerando teor de creatina, adequação da rotulagem e ausência de matérias estranhas. A creatina da Natusvita atendeu aos critérios, apresentando teores adequados e ausência de contaminantes. O produto é micronizado a 180 mícrons, padrão utilizado em estudos científicos disponíveis em plataformas como PubMed, que associa a micronização a maior solubilidade e absorção.

A suplementação com creatina está relacionada a benefícios como melhora da força e recuperação muscular. Estudos também indicam que o composto pode apoiar funções cardíacas, cognitivas e de disposição. Pesquisas publicadas recentemente apontam que a creatina contribui para a saúde cardíaca, melhora a memória e a função cognitiva, especialmente em idosos ou sob estresse metabólico, e pode influenciar positivamente o humor.

Algumas marcas apresentaram inconformidades na rotulagem, mas a Anvisa esclareceu que os produtos aprovados, incluindo a creatina da Natusvita, atendem aos padrões de segurança e entregam os teores declarados do suplemento. 

A Natusvita mantém no site oficial informações sobre o produto, incluindo relatórios de pureza e ausência de contaminantes. A empresa opera no mercado brasileiro de suplementos com foco na produção de itens voltados para saúde e bem-estar.

“A creatina da Natusvita, aprovada pela Anvisa, apresenta micronização a 180 mícrons, padrão utilizado em estudos que associam o suplemento a benefícios para a saúde cardiovascular, cognitiva e de disposição”, afirma Rozana Scholz Schmitt, nutricionista da Natusvita.

Lista de marcas avaliadas pela Anvisa

  • Creatina Micronizada (180 mícrons) – Natusvita

  • Pure Creatine – Darklab

  • Creatina Fuel – Iridium Labs

  • Creatine – Max Titanium

  • Creatina Monohidratada – Probiótica

  • Creatina Caps Monohidratada – Probiótica

  • Creatiny Monohydrate – Canibal

  • Creatine Monohidratada (caps) – Max Titanium

  • Creatine 100% Pura – Micronizada – Monohidratada – Body Nutry Suplementos

  • Creatine Micronized – 100% Pure Ultra-Concentrated Powder – Pro Healthy

  • Creatine Monohydrate – 100% Pure – Atlhetica Nutrition

  • Atlas Creatina – Iridium Labs

  • Creatine Powder Monohydrate – Synthe Size

  • Creatine Energy Monohidratada e Micronizada – Body Shape Nutrition

  • Creatine Hardcore Pure Monohydrate – Black Skull

  • Creafort 100% Pura – Creapure

  • Muscle Full 100% Pura – MF Musclefull

  • Creatina Monohidratada 100% Pura – Bulk

  • Creatina Ultra – FTW

  • Creatine Dual Power – Bodyaction

  • Creatine Double Force – Bodyaction

  • Creatine Muscle Energy – Darkness

  • Creatina Hardcore – Integralmédica

  • Creatina Hardcore (caps) – Integralmédica

  • Creatine Monohidratada – Nutrify

  • Creatina Monohidratada Vegano – Eat Clean Pro

  • Creatine Monohydrate – Universal

  • Creatine Monohydrate – Soldiers Nutrition

  • Crealift – Essential Nutrition

  • Creatine – Muscletech

  • Creatina Monohidratada – Creapure

  • Creatin Up Monohidratada – Nutrata

  • Suplemento Alimentar de Creatina em Pó – Creadop – Elementopuro

  • Creatine 100% Pure – True Source

  • Creatina Monohidratada 3g – Shark Pro

  • Creatine Powder – Optimum Nutrition

  • Creatina Monohidratada – New Millen

  • Creatina Booster – Vitamax

  • Creatine Power Pó – 3VS

  • Pure Creatine – 3VS



eXp Realty Lança Oficialmente Programa de Copatrocinadores, Dando Início à Nova Era de Colaboração e Crescimento de Agentes

BELLINGHAM, Wash., May 02, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A eXp Realty®, “the most agent-centric real estate brokerage on the planet™” e a principal subsidiária da eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI), lança hoje oficialmente seu inovador Programa de Copatrocínio que proporciona oportunidades sem precedentes de colaboração e crescimento para toda a sua rede global de agentes.

Anunciado pela primeira vez em abril no evento global da eXp, eXpcon Montréal, o Programa de Copatrocínio redefine como os relacionamentos com os agentes podem impulsionar a produção, a atração e a retenção. A iniciativa viabiliza que novos agentes e consultores comerciais da eXp atribuam além de um Patrocinador Principal também um Copatrocinador – um líder adicional com habilidades complementares para ajudar a acelerar seu sucesso.

“Um exemplo de como a influência e o apoio funcionam realmente no nosso setor”, disse Leo Pareja, CEO da eXp Realty. “Os agentes e consultores agora podem explorar dois pontos fortes diferentes. Um patrocinador pode ser um profissional de marketing e outro pode se destacar em operações ou no desenvolvimento de uma equipe. Esse tipo de colaboração além de inspirar também reduz o tempo, multiplica os resultados e eleva toda a nossa comunidade. Não se trata apenas das ferramentas, mas também de quem está próximo de você e da rapidez do seu aprendizado e crescimento com elas.”

Destaques do Programa de Copatrocínio:

  • Suporte ao Patrocínio Duplo: Os agentes agora podem nomear um Patrocinador Principal e um Copatrocinador, para mais apoio de vários líderes com diversos pontos fortes.
  • IncentivoàColaboração: Os copatrocinadores têm participação na receita de Nível 1 e recebem um Bônus de Início Rápido de 50%, uma recompensa aos que têm um papel significativo no apoio ao sucesso dos novos agentes.
  • Nenhuma Mudança na Estrutura Principal: Os Patrocinadores Principais têm total participação nos lucros de Nível 2–7, oportunidades de capital e benefícios existentes.
  • Maior Integração e Retenção: O programa aprimora a integração dos agentes, aumentando os pontos de contato, a experiência e o suporte.
  • Criado para Escala: Com a ampliação do círculo de apoio, o Programa de Copatrocínio estimula o crescimento sustentável das organizações em diferentes locais.
  • Completo Kit de Ferramentas de Suporte Disponível: Os agentes podem acessar imediatamente um Kit de Ferramentas de Copatrocínio com treinamento, modelos e recursos em at exptoolkit.com/co-sponsor.

Com a formalização da liderança compartilhada e alinhamento dos incentivos, o Programa de Copatrocínio reforça o compromisso da eXp com a inovação, a comunidade e o crescimento do agente em primeiro lugar.

“Esta é uma inovação que tem por base na forma como os agentes realmente trabalham”, disse Pareja. “Trata-se de ouvir, responder com propósito e criar mais maneiras para os nossos agentes e consultores prosperarem.”

Para mais informação, visite https://exptoolkit.com/co-sponsor.

Sobre a eXp World Holdings, Inc.

A eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI) (a “Empresa”) é a holding da eXp Realty® e da SUCCESS® Enterprises. A eXp Realty é a maior corretora imobiliária independente do mundo, com quase 83.000 agentes em 26 locais internacionais. Uma corretora baseada em nuvem e centrada no agente, a eXp Realty fornece aos agentes imobiliários divisão de comissão líder do setor, participação nos lucros, oportunidades de participação acionária e uma rede global que capacita os agentes a criar negócios prósperos. Para mais informações sobre a eXp World Holdings, Inc., visite: expworldholdings.com

A SUCCESS® Enterprises, ancorada pela revista SUCCESS®, é um nome confiável em desenvolvimento pessoal e profissional desde 1897. Como parte do ecossistema eXp, ela oferece aos agentes acesso a recursos valiosos para que eles possam aprimorar suas habilidades, expandir seus negócios e alcançar o sucesso a longo prazo. Para mais informações sobre a SUCCESS, visite success.com.

Declaração de Previsão

Este comunicado para a imprensa contém “declarações de previsão” de acordo com os termos do Private Securities Litigation Reform Act of 1995. Essas declarações refletem as expectativas atuais da Empresa e da sua administração, mas envolvem riscos e incertezas conhecidos e desconhecidos que podem afetar substancialmente os resultados reais. Essas declarações incluem, mas não estão limitadas a, os benefícios esperados dos programas de incentivo ao agente, seu potencial para acelerar o crescimento do agente, aumentar a colaboração e dimensionar as organizações de agentes no mundo. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam material e adversamente diferentes dos expressos nas declarações de previsão incluem, flutuações no mercado imobiliário, mudanças no recrutamento ou retenção de agentes, o sucesso da integração das equipes e agentes no modelo da eXp Realty, concorrência com outras corretoras e outros riscos detalhados ocasionalmente nos registros da Comissão de Valores Mobiliários da Empresa, incluindo, mas não se limitando aos Relatórios Trimestrais protocolados mais recentemente no Formulário 10-Q e no Relatório Anual no Formulário 10-K. A empresa não toma por obrigação atualizar essas declarações quando não exigidas por lei.

Contato de Relações com a Mídia:

eXp World Holdings, Inc.
mediarelations@expworldholdings.com

Contato de Relações com Investidores:

Denise Garcia, Sócia Administradora
Hayflower Partners
investors@expworldholdings.com

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/8d252eea-4d8e-42ab-bf1c-06f19c9529c6


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Inscrições para o 5º Prêmio INAC de Integridade terminam em 30 de abril

Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para o 5º Prêmio INAC de Integridade, promovido pelo Instituto Não Aceito Corrupção (INAC). A iniciativa reconhece e celebra projetos e práticas que se destacam no combate à corrupção em diversas frentes da sociedade, com premiação em sete categorias: Academia, Tecnologia e Inovação, Boas Práticas de Governança, Jornalismo Investigativo, Comunicadores Locais, Experiência Profissional e Integridade no Esporte, além de Menção Honrosa “Em Prática”, destinada a projetos premiados em edições anteriores que conseguiram ser implementados com sucesso.

O presidente do INAC, Roberto Livianu, também procurador de Justiça no Ministério Público de São Paulo, ressalta o alcance do prêmio em diversas frentes: “O Prêmio INAC de Integridade estimula a sociedade a atuar em múltiplas frentes de combate à corrupção — da tecnologia à comunicação, da política ao esporte. Reconhecer essas iniciativas é uma forma de fortalecer a cultura da integridade em todos os setores”, afirma.

Show de Roberta Campos na cerimônia de premiação com 1.600 ingressos gratuitos

A cerimônia do 5º Prêmio INAC de Integridade será realizada no dia 16 de junho de 2025, às 19h, no Teatro Municipal de São Paulo, e contará com um show exclusivo da cantora Roberta Campos. Com sucessos da MPB contemporânea como “Abrigo”, “Minha Felicidade” e “De Janeiro a Janeiro” (em parceria com Nando Reis), a artista acumula 21 trilhas em novelas, dois discos de ouro e uma indicação ao Grammy Latino.

A entrada é gratuita e o público poderá garantir um dos 1.600 ingressos disponíveis por meio de inscrição na plataforma digital do teatro — que será divulgada em breve.

Os vencedores recebem um MBA na Law Concept Academy (LCA), com valor superior a R$ 28 mil, além de troféu de reconhecimento.

Serviço: 5º Prêmio INAC de Integridade

Inscrições: até 30 de abril de 2025

Site: www.premioinacdeintegridade.com.br

Cerimônia: 16 de junho, 19h – Teatro Municipal de São Paulo



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