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Podcast – Mais de 50% das empresas não adotam estratégias ESG, aponta pesquisa.


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Neste Podcast conversei com Luis Arís, gerente de negócios para a América Latina da Paessler e falamos sobre uma pesquisa global da empresa feita com mais de mil empresas e os resultados são surpreendentes. Veja alguns destaques e ouça o Podcast.

· Estudo realizado pela Paessler a partir de entrevistas com 1050 gestores de tecnologia, sendo 44 da América Latina, mostra que embora 85% deste universo reconheça a importância desta bandeira, 61% ainda não utilizam soluções de monitoramento para reforçar o alinhamento dos processos da empresa às melhores práticas em sustentabilidade;

· Em termos das estratégias ESG mais adotadas, 45% dos líderes buscam reduzir o uso de hardware;

· Enquanto 18% dos entrevistados globais afirmaram não se preocupar com a sustentabilidade, na região Américas/América Latina esse número sobe para 25%;

· Entre as maiores angústias dos líderes de TI destacam-se o uso da nuvem híbrida (48%), como manter a resiliência de ambientes cada vez mais distribuídos e heterogêneos (44%) e os desafios de gestão de data storage (31%).




Congresso de TI e EvoluTI Pro se unem em 2023 para jornada tecnológica

O Congresso de TI e o EvoluTI Pro estão programados para ocorrer de forma consecutiva neste ano. 

A velocidade do avanço tecnológico tem impulsionado uma série de inovações no mercado e a dinâmica das colaborações em equipe tem se revelado como um catalisador de sucesso para inúmeras empresas. 

Essa abordagem tem o objetivo de concentrar os esforços na democratização da tecnologia com a realização de um evento inteiramente online e outro com interação presencial. 

O público-alvo dessas iniciativas tem registrado um crescimento constante a cada edição e tem com públicos estudantes de tecnologia, empresas do setor que buscam capacitar e aprimorar seus profissionais e também os veteranos do mercado em busca de aprimoramento e aprendizado em diversas vertentes da atuação tecnológica. 

O Congresso de TI terá sua 10ª edição agendada para os dias 4 e 5 de dezembro, numa experiência completamente online. Este ano contará com a participação de mais de 60 palestrantes, garantindo mais de 30 horas de conteúdo ao vivo, distribuídas em 8 trilhas de aprendizado, com os painéis exclusivos e certificado digital. 

O EvoluTI Pro encerra 2023 no dia 6 de dezembro em um evento presencial para mais de 350 participantes no Cubo Itaú.

Para mais informações acesse os links abaixo:

Clique aqui para saber mais sobre o Congresso de TI. 

Clique aqui para informações detalhadas sobre o EvoluTI Pro. 



Podcast – Você conhece a Confraria do Empreendedor e seus Confrades?


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Neste Podcast conversei com Natália Lazarini, Co-fundadora e diretora da Confraria do Empreendedor. Em poucos anos a Confra conseguiu angariar mais de três mil Confrades – como são chamados seus membros – e vem ajudando e facilitando a jornada de quem é empreendedor aqui no Brasil e também em Portugal.

Para conhecer essa iniciativa ouça ou veja agora o Podcast, curta o canal do YouTube, inscreva-se nele e deixe seu comentário.

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Witec e Trentim anunciam fusão

A Witec It Solutions e a Trentim – Gestão & Tecnologia, empresas Microsoft Gold Partners há mais de dez anos no mercado, anunciam a fusão de suas operações, resultando em um grupo com mais de 100 colaboradores, especialistas certificados por organizações como Microsoft, Watchguard, 3CX, PMI.org, IIBA.org e PMO Global Alliance.

“Queremos proporcionar aos parceiros uma jornada de crescimento e excelência operacional, alavancando o uso da tecnologia como um diferencial competitivo e disseminando soluções para comunicação, colaboração, produtividade e segurança”, explica Carol Lagoa, Co-Founder daWitec IT Solutions.

Combinando produtos e serviços gerenciados nas áreas de comunicação, colaboração, produtividade, segurança, automatização e aplicativos de negócios low-code, as soluções Trentim e Witec ajudam empreendedores e gestores a obterem competitividade e eficiência para seus negócios.

Além disso, a fusão consolida o Witec Hub com o objetivo de educar e capacitar profissionais de tecnologia, bem como conscientizar e orientar as empresas para transformação digital dos seus negócios.

“Por meio do LinkedIn Learning, capacitamos mais de 207 mil pessoas em formações de tecnologia. Além disso, as equipes da Witec e da Trentim Gestão & Tecnologia estão ativamente envolvidas em comunidades técnicas, combinando a experiência prática em projetos internacionais e desenvolvimento de produtos com voluntariado e educação.”, complementa
Mario H Trentim fundador e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.

O portfólio combinado das empresas resulta em sinergias para o atendimento de empresas pequenas, médias e grandes em diferentes indústrias e conforme suas necessidades.

A expertise  da Trentim Gestão & Tecnologia nas áreas de gerenciamento de projetos, agilidade organizacional e transformação digital permite levar as soluções mais modernas e avançadas das grandes empresas para as pequenas e médias.

Por outro lado, o catálogo amplo de serviços da Witec IT Solutions disponibiliza aos clientes infraestrutura, computação em nuvem, telefonia e licenciamento com foco na redução de custos e aumento da produtividade, sem deixar de lado a qualidade e a governança corporativa.

“Desde 2019, a atuação internacional da Trentim na América Latina, Oriente Médio e Europa permitiu identificar tendências e antecipar necessidades dos nossos clientes no Brasil. Agora vamos combinar os produtos e serviços da suíte ModernPMO com o portfólio da Witec e empresas do ecossistema para que possamos oferecer soluções mais completas aos clientes. Sabemos que
as empresas de tecnologia que quiserem prosperar e ter lucratividade precisam estar cada vez mais próximas dos clientes, entender quais são as soluções e produtos que eles precisam e oferecer essas soluções de forma customizada”, enfatiza Gustavo Moraes, Diretor de Operações e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.

A fusão é resultado de uma parceria entre as empresas desde 2020, fazendo parte da estratégia de transformar a gestão das empresas por meio de boas práticas, diagnósticos, modelos de maturidade, consultoria especializada e modernas soluções de tecnologia.

As empresas seguem alinhadas no propósito de acelerar a adoção das soluções Microsoft 365, nas verticais de Power Patform (Power Bi, Power Apps e Power Automate), Segurança e Governança, apoiando os clientes em suas jornadas e desafios relacionados ao novo cenário global. Não há dúvidas de que empresas que saibam unir processos, pessoas e ferramentas, estejam mais capacitadas em um mercado cada vez mais competitivo.

“Esse movimento tem como foco tonar a Witec a maior empresa especializada em produtividade e trabalho remoto seguro do Brasil. Temos a convicção que com a adoção de tais soluções, as empresas têm crescimento significativos em governança, produtividade, processos e segurança, impactando diretamente na escalabilidade dos seus negócios, garantindo assim um crescimento sustentável e seguro”, finaliza Marco Lagoa, CEO da Witec IT Solutions.



9ª Edição do Congresso de TI promete ampliar o conhecimento da área no Brasil


A Witec, hub especializado em soluções de Tecnologia da Informação, realiza a 9ª Edição do Congresso de T.I nos dias 08, 09 e 10 de novembro. Totalmente on-line e gratuito, o evento tem como objetivo promover networking e compartilhar conhecimentos setoriais dos mais de 60 speakers presentes, incluindo nomes como Rodrigo Jorge, Diretor de Segurança da Informação na VTEX, Sandyara Peres, Coordenadora de Acessibilidade no PicPay, Isabella Montalvão, Engenheira Líder de Soluções para Marketing Cloud na Salesforce, entre muitos outros. 

Com trilhas de Segurança, Governança & Privacidade; Cloud Computing; Desenvolvimento; Data Science & Digital e Customer & Employee Experience, o conteúdo é direcionado para estudantes e profissionais do segmento, além de pequenas, médias e grandes empresas.

Interessados podem realizar suas inscrições no link.

As edições anteriores do Congresso contaram com a presença de mais de 400 profissionais renomados, mais de 200 mil espectadores e mais de 500 palestras e cursos. Cada vez mais é importante mostrar que a tecnologia e inovação são essenciais para promover a mudança que a sociedade espera das organizações. O evento tem como proposta capacitar cada vez mais os profissionais de tecnologia e contribuir para o progresso do setor. 

Segundo dados da Brasscom, o setor de tecnologia da informação aponta demanda de 797 mil profissionais até 2025. É uma conta que não fecha porque há mais vagas oferecidas do que pessoas capacitadas no mercado.

“Esse evento é uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos entre os participantes, com a chance de ganhar escala com pessoas que ainda não enxergam as possibilidades que o setor oferece. Tecnologia não é mais a profissão do futuro; a necessidade de profissionais qualificados no mercado é vista no presente”, explica Maria Carolina Lagoa Loyo, CCO, do Congresso de TI.

Serviço
Data: 8 a 10 de novembro
Evento Online
Inscrições gratuitas: https://congressodeti.com.br/9-edicao/




Editora VideoPress lança curso on-line sobre Segurança da Informação para profissionais do setor Público e Privado

A Editora VideoPress, detentora da marca Vida Moderna, anuncia sua nova divisão de cursos on-line com o lançamento do curso “Desmistificando a Segurança da Informação”, que tem como objetivo reforçar o papel estratégico da cibersegurança, apresentando conceitos estratégicos e tecnologias para otimizar as ações de proteção digital dentro de companhias dos setores Público e Privado. A pré-inscrição para o curso está disponível neste link e as vendas serão abertas dia 16 de maio de 2022.

Ao todo, são 12 módulos interativos com conteúdo prático apresentado por André Carneiro, Diretor Geral da Sophos do Brasil, e pelo jornalista Guido Orlando Jr., Diretor da Editora.

“A Segurança da Informação é um tema latente e vital para as empresas de todos os portes e segmentos. Planejar as ações e aplicar as metodologias e ferramentas de proteção de dados, porém, são muitas vezes grandes desafios às companhias, principalmente pela rápida transformação que este setor vive e pela falta de mão de obra global para atender as demandas dessas companhias”, analisa Guido.

Segundo o jornalista, a proposta é desmistificar algumas premissas referentes a este assunto e, principalmente, trazer informação prática para agilizar as iniciativas de proteção digital nas organizações. “Este não é um curso técnico, mas sim uma preparação para tornar a estratégia de Segurança da Informação verdadeiramente alinhada às propostas de negócios nas empresas”, explica.

Neste cenário, para tornar as aulas mais práticas, a ideia é aproximar o conteúdo apresentado à rotina vivida no dia a dia dos times. “Trazemos cases e informações estratégicas a respeito de novas tecnologias, processos e formas para o cumprimento de normas, como a LGPD, além de lives exclusivas e grupos fechados para potencializar a troca de informações entre os participantes. Tudo isso em um formato sob demanda, em que o público pode ver as aulas onde e quando quiser, em seu próprio ritmo. A ideia é tirar dúvidas e facilitar a chegada de práticas bem-sucedidas a todos”, ressalta.

Durante o curso, os alunos terão acesso a conteúdos sobre conceitos fundamentais para a Segurança Digital, dicas para a formação de uma estrutura de cibersegurança do zero e detalhes que devem ser observados pelas companhias diante de novas regras e o aumento dos ataques via ransomware, por exemplo.

“A Segurança da Informação nas companhias públicas e privadas não pode mais ser vista como uma área à parte das empresas. É preciso entender que a proteção de dados deve permear os planos de negócios e todas as iniciativas da corporação. O compromisso desse curso é reforçar essa importância aos profissionais do mercado, mostrando como e onde devemos agir para impulsionar a capacidade de controle dos times”, reforça Carneiro, que é Engenheiro Eletrônico formado pela POLI, da USP, e que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de SI.

Pelo caráter voltado aos negócios, as aulas são destinadas a profissionais de tecnologia e executivos de todos os níveis – incluindo CEOs, CIOs, CISOs e CTO, entre outros – e dos mais diversos setores da economia. “Além disso, é uma grande oportunidade para que novos talentos e trabalhadores que estão migrando para a área de Segurança da Informação também possam entender melhor as implicações deste ramo aos resultados das companhias”, acrescenta o engenheiro.

Para mais informações e fazer o pré-cadastro, acesse bit.ly/3ancyfm.

Lá poderão ser assistidos gratuitamente nove clipes de cada módulo, com destaques das respectivas aulas, para reforçar a tomada de decisão da compra do curso.



JAC Motors lança o e-JS1, o carro 100% elétrico compacto mais barato do mercado brasileiro. Conheça agora.

Sem fazer muito alarde a JAC Motors se consolida como a montadora aqui no Brasil que tem a maior e mais variada oferta de veículos 100% elétricos do país. Na imagem abaixo você pode conferir todos os modelos da montadora chinesa por aqui, que desde 2019 tem como principal acionista o Grupo Volkswagen na China, com 51% das ações.

Modelos 100% elétricos da JAC Motors disponíveis no Brasil

Essa joint venture definitivamente deixa no passado qualquer dúvida que ainda possa existir sobre a qualidade e atendimento dos veículos da montadora chinesa, a coloca em um novo patamar de mercado e a tendência é que ela passará a ser olhada com outros olhos pelos consumidores.

Desenvolvido em parceria com Volkswagen, o JAC e-JS1 estreia no mercado brasileiro para ser o oitavo veículo 100% elétrico da JAC Motors, todos eles livres de emissões de poluentes.

Segundo Eduardo Pincigher, Diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da empresa, “O e-JS1 foi desenvolvido a partir da plataforma do elétrico IEV20 e a VW implementou o design exterior e interior, acabamento e conectividade“, explica.

Slide Show


Destaques
> O compacto urbano livre de emissões da JAC Motors possui 302 km de autonomia (norma NEDC); baterias de fosfato de ferro-lítio têm capacidade máxima de 30,2 kWh;

> Provido de sistema de regeneração de carga, o JAC e-JS1 é extremamente econômico: em média, o modelo consome 9,6 kWh a cada 100 km;

> Com 150 Nm (15,3 kgfm) de torque e apenas 1.180 kg, o JAC e-JS1 é o veículo com menor custo por km rodado do país: 7 centavos por km;

> Para “encher o tanque” ou carregar as baterias, o e-JS1 gasta cerca de R$ 20 (tarifa de R$ 0,65 por kWh). Um carro compacto, com motor a gasolina, que tenha consumo urbano de 13 km/l, exigirá cerca de R$ 135 para rodar os mesmos 302 km.

> O JAC e-JS1 é o oitavo modelo 100% elétrico da JAC Motors no Brasil. De longe é a marca com o maior portifólio de veículos livres de emissões, constituindo uma família completa: um modelo urbano, três SUV´s, uma picape, uma van e dois caminhões.

> Preço sugerido do JAC e-JS1 é de R$ 149.900.

O JAC E-JS1 é uma grande aposta. Será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compacto urbano, compatibilizando a aplicação ideal para um veículo totalmente elétrico: o uso dentro da cidade”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Você pode usá-lo em rodovias, nas pequenas viagens? Claro que sim. Mas seu habitat natural é o trânsito urbano”.

Ao contrário do que se pensava, o city-car não substituirá o JAC iEV 20, mas sim complementará a linha. O iEV 20 é um SUV de porte compacto, com suspensão mais alta, rodas e pneus maiores e aptidão para vencer desafios leves no off-road, enquanto o E-JS1 é totalmente destinado ao uso urbano.

Com 30,2 kWh de capacidade de carga elétrica, o E-JS1 possui ótimo rendimento, à medida que, por ser 100% elétrico, ele é leve. São somente 1.180 kg de peso em ordem de marcha, segundo informa a montadora.

Por este motivo, o motor de 150 Nm (15,3 kgfm) de torque entrega um desempenho empolgante para um modelo urbano. São 62 cv de potência e 110 km/h de velocidade máxima.

Menor custo por km rodado do Brasil
Dependendo da tocada do motorista, o e-JS1 é capaz de rodar 302 km, perfazendo um consumo médio de 9,6 kWh por 100 km, e oferece o custo por km rodado mais em conta de todo o mercado brasileiro – 0,36 MJ/km.

Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,65 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 6,24 a cada 100 km, segundo dados fornecidos pela montadora.

“Encher o tanque”, ou neste caso, carregar as baterias por esse valor e rodar 302 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado 7,5 vezes menor do que um modelo com motor térmico (a combustão). O custo por km rodado do JAC E-JS1 é pouco mais de 6 centavos.

Mesmo que se adote o custo de R$ 0,90 de kWh, instituído ocasionalmente na “bandeira vermelha”, a despesa de “tanque cheio” salta para somente R$ 26, ou seja, ainda 5,2 vezes mais barato que os mais econômicos modelos a gasolina.

Baterias de fosfato de ferro-lítio são mais estáveis
Por pertencer à oitava geração de modelos 100% elétricos da JAC Motors, o e-JS1 possui grande eficiência dinâmica de todo o conjunto propulsor.

Tanto que a autonomia de 302 km, perfeitamente adequada a um modelo de porte compacto e urbano, foi obtida com a instalação de baterias com somente 30,2 kWh de capacidade máxima de carga, dotadas de células de fosfato de ferro-lítio, que possuem melhor estabilidade química e térmica.

Como resultado, o JAC e-JS1 pesa menos de 1,2 tonelada. Com um peso extremamente contido para um veículo elétrico, adicionado à proposta urbana, ele precisa de um motor com 62 cv de potência.

Na prática, a eficiência do motor e o baixo peso das baterias, além de gerarem um conjunto “enxuto”, garantem aquele consumo enfaticamente reduzido de 9,6 kWh / 100 km.

Por rodar primordialmente nas cidades, onde o torque é muito mais relevante que a potência, o E-JS1 permite acelerações surpreendentes, com seus 150 Nm de torque máximo. De 0 a 100 km/h, o JAC E-JS1 precisa de 10,7 segundos.

E por falar em bateria, uma dúvida que sempre surge entre os consumidores é seu custo de manutenção. Afinal, quanto o dono do carro vai desembolsar caso elas apresentem algum defeito depois que terminar a garantia? Outra dúvida: quanto tempo duram as baterias?

Ouça as explicações de Sérgio Habib neste áudio

Design feito em parceria com a Volkswagen
Contando com total supervisão da Volkswagen no desenvolvimento, o city-car da JAC “escreve um novo paradigma na definição de carro urbano”, segundo a empresa. Não emite nenhum grama de CO2, seu design é moderno e contemporâneo (incrementado pelas cores vivas da carroceria) e mede apenas 3,65 metros de comprimento e 1,67 m de largura, o que é uma grande vantagem para trafegar em grandes cidades.

Na frente, o JAC e-JS1 destaca-se pelo grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, unidas por uma régua que atravessa toda a frente do carro. Para ornar com esse efeito, ele possui contornos na base do para-choque que envolvem os faróis de neblina nas extremidades. É um conjunto estilístico forte, de personalidade. Possui luzes diurnas em LED (sistema DRL de série).

Visto de lado, o JAC e-JS1 recebeu rodas de desenho exclusivo, com pneus nas medidas 165/65 R14.

Detalhe das rodas

Já a traseira exibe lanternas mais quadradas, decretando solidez no conjunto, além de repetir os mesmos ornamentos no para-choque.

Interior futurista
Toda a parte interna do e-JS1 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base. Possui duas telas à serviço do motorista. A primeira, que é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, compõe-se de uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra as informações de cruzeiro (velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia etc.).

Detalhe das duas telas do painel

Como diferencial de acabamento, o JAC e-JS1 incorpora molduras em alto relevo de cores contrastantes, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies revestidas em couro (soft touch). Um console “aéreo” permite guardar pequenos objetivos, como um smartphone bem à mão, assim como funciona como descansa-braços. E o estofamento é de couro sintético.

Detalhe do console “aéreo

Nesse console, inclusive, como é tradicional em qualquer veículo, o condutor do e-JS1 não vai encontrar o botão seletor de marcha. Por ser elétrico, o modelo não requer câmbio, sem os habituais engates “mecânicos”.

O acionamento de sentido de marcha – para frente, identificado convencionalmente com a letra D, de drive, e para trás, pela letra R – é realizado por uma alavanca fixada na coluna de direção, à direita do volante.

Alavanca de seleção do câmbio do lado direito da coluna de direção

Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal. Tudo é acionado pela central multimídia (a segunda tela), oferecendo um conjunto prático, clean e de aparência futurista. Apenas à esquerda do volante concentram-se botões de necessidade mais imediata de uso, como desembaçadores e ajustes elétricos dos retrovisores externos.

O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.

Visão do volante
Detalhe do volante lado esquerdo
Detalhe do volante lado direito

Central multimídia com tela de 10,25 pol reúne dados de operação
Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS1 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.

A tela estará traduzida para Português do Brasil

Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias. Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”. Os comandos de climatização também são acionados por essa central.

Lista de equipamentos
O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 150 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série:
• Ar-condicionado Automático e Digital
• Cruise Control com comandos no volante
• Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
• Faróis com “Follow Me Home”
• Faróis com DRL (LED diurno)
• Faróis de neblina (dianteira)
• Retrovisor interno antiofuscante
• Bancos revestidos em couro ecológico
• Duplo air bag
• Portas com barras de proteção lateral
• Aviso de cinto não acoplado
• Freio ABS com EBD
• BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
• Auto Hold (assistente de partida em rampas)
• TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
• ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade
• Sensor de estacionamento traseiro
• Câmera de ré
• Entrada USB sob o console central do painel
• Isofix
• iPedal (sistema de regeneração de carga da bateria nas desacelerações e frenagens.

Primeiras impressões
Tive a oportunidade de fazer um teste drive de aproximadamente 100 Km ida e volta até uma cidade perto capital paulista e o carro surpreendeu. Tem ótima dirigibilidade, o volante é preciso e firme, o iPedal responde prontamente quando requerido, é funcional e depois que o condutor se acostuma com a maneira de usá-lo, o freio convencional será usado raramente. E se acostumar, pegar o jeito de utilização, demora minutos e acaba sendo até divertido.

E por falar em divertido, dosar o consumo e a regeneração de energia acaba sendo quase um videogame, pois quando você para de acelerar ou tiver que utilizar o freio, o gráfico de energia da tela de 10,25 polegadas muda de comportamento, ora mostrando o consumo, ora mostrando o carregamento das baterias e isso é muito legal.

E o carro anda muito bem, apesar de ter sua velocidade máxima limitada a 110 Km via software. Lembre-se que ele é um carro basicamente urbano, mas dá para andar em estradas entre cidades próximas de até um percurso de 200 Km ida e volta sem se preocupar com a autonomia, desde que as baterias estejam carregada, claro.

Sinceramente, não precisei em nenhum momento ultrapassar os 110 Km/h, pois mais de 80% do trajeto foi urbano e peguei apenas um trecho de alguns quilômetros da Via Anchieta, que tem velocidade máxima na sua pista central de exatos 110Km/h.

O torque para um carro do seu porte é excelente e chega a arrancar um leve sorriso de canto de boca do condutor. Não que seja fantástico e cole no banco, mas dá para sentir a potência sendo enviada instantaneamente para as rodas, o que não acontece em um carro a combustão. Isso é o que eu mais gosto em um carro elétrico.

A acústica interna é excelente, não só pela falta do ruído do motor e ausência de trepidação, como é de se esperar em um carro 100% elétrico, pois andei por ruas de paralelepípedo e asfalto com buracos. E o ruído interno e rigidez da suspensão se comportaram muito acima do que eu esperava, o que tornam o E-JS1 bastante confortável.

O que deu para sentir desse curto percurso foi isso, além dos olhares das pessoas na rua e outros motoristas, pois ele é um carro com design muito moderno e a cor que escolhi foi o Abacate, que realmente é bonito e chama atenção por onde passa.

Quanto ao porta malas, a capacidade é de 121 litros, o que é suficiente para uma mala pequena e uma compra média de supermercado. É honesto para o tamanho do carro.

Para ver e baixar a ficha técnica do e-JS1 CLIQUE AQUI

Comparativo de preço
No seu material promocional a JAC colocou um comparativos com as marcas que vendem carros 100% elétricos no Brasil e aqui está a tabela. Clique na imagem para aumentá-la.

Tabela comparativa de preço

Acho que eu sei o que você deve estar pensando: “Guido, você compraria esse carro?” Eu respondo: “Sim”.



Estão abertas as votações da segunda fase do Prêmio MPB 2025


As votações online da segunda fase do Prêmio MPB 2025 – Melhores Podcasts do Brasil, que irá durar até o dia 02 de novembro, estão abertas. Serão 30 dias corridos em que qualquer pessoa poderá votar depois de se cadastrar ao escolher um dos seguintes métodos: através do Google, Facebook ou preencher um cadastro simples com nome, idade, e-mail e celular.

Se a escolha for preencher o cadastro, ela deverá realizar uma confirmação clicando em um botão no e-mail que será enviado no ato da inscrição para sua conta.

Após essa confirmação essa pessoa será direcionada para o site e estará liberada para votar em quantas categorias desejar, escolhendo um Podcast por categoria. Não é obrigatório votar em mais de uma categoria para ter seu voto computado.

Regras para a votação
Foram criadas algumas regras simples para a votação:
1 – É possível votar apenas uma vez em um podcast por categoria.

2 – Os votos são secretos, criptografados e é impossível saber quem votou em qualquer podcast ou categoria.

Categorias Grande Mídia e Top Vídeo Casts
Os veículos da grande mídia e os denominados Top Video Casts – os podcasts com mais de um milhão de inscritos no YouTube -, que passaram para a segunda fase estão concorrendo entre os inscritos de suas respectivas categorias.

“Com essa votação vamos ver a preferência do público com os podcasts da grande mídia e os maiores podcasts em vídeo, pois dos 10 que passaram para a segunda fase de votação sairão os Top3”, explica Guido Orlando Jr, jornalista, publicitário e um dos idealizadores do Prêmio MPB.

Serviço
Link para votação dos podcasts: Clique aqui
Link para conhecer o regulamento: Clique aqui

Link da política de privacidade: Clique aqui



Prêmio Top de Sustentabilidade reconhece empresas

Prêmio Top de Sustentabilidade reconhece empresas
Prêmio Top de Sustentabilidade reconhece empresas

O IV Fórum de Sustentabilidade da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), realizado na última semana (25/09) no Espaço Center 3, em São Paulo, consolidou-se como um encontro de reconhecimento, reflexão e novos compromissos socioambientais. Promovido pelo Instituto de Responsabilidade Socioambiental (IRES) da entidade, em co-realização com a Associação Paulista Viva (APV) e o Rotary Club São Paulo (RCSP), o evento destacou a transformação empresarial a partir da entrega do Prêmio Top de Sustentabilidade, que homenageou organizações referência em projetos ESG no Brasil.

As empresas premiadas foram SIL (Fios e Cabos Elétricos), Level Group, EGTC Infra, Grupo Risotolândia, Banco Bradesco, Habitasul, Rede Santa Catarina, Engetami Engenharia, CEMIG e Hospital Santa Joana Recife — todas reconhecidas por iniciativas que unem inovação, governança e impacto socioambiental positivo.

“O Top de Sustentabilidade é mais do que um prêmio: é o reconhecimento de quem leva a sério a transformação. São empresas que demonstram que é possível aliar inovação, governança e responsabilidade socioambiental em projetos que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente”, afirmou Lívio Giosa, coordenador-geral do IRES e presidente da Associação Paulista Viva.

Na abertura, Giosa ressaltou a importância da integração entre o Fórum e a premiação, destacando que este é um momento de celebração, mas também de reflexão. “Sustentabilidade não pode ser discurso, precisa ser ação. A apresentação de programas reconhecidos pela ONU, como o Município Sustentável e os Bosques Urbanos, reforça que o Brasil já tem exemplos concretos. O desafio agora é multiplicar essas ações e repensar nossas atitudes em prol de um futuro mais justo e sustentável”.

O secretário municipal de Mudanças Climáticas de São Paulo, Renato Nalini, também destacou medidas práticas. “Um ônibus elétrico reduz 35 mil litros de diesel e oferece mais conforto à população. Já avançamos no uso do biometano em ônibus e caminhões, mas ainda temos um grande desafio na reciclagem: enquanto países civilizados chegam a 90%, o Brasil recicla apenas 3% dos resíduos sólidos. Precisamos assumir nossa responsabilidade e mudar esse cenário. Como disse o Papa Francisco, não existe ‘jogar fora’: tudo o que descartamos permanece no planeta”.

Dois painéis marcaram a programação. O primeiro, “COP30: o Brasil conseguirá cumprir as metas de redução de emissões e transformá-las em políticas públicas?”, contou com a participação de Francisco Graziano Neto, ex-secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de São Paulo e sócio-diretor da Graziano Agroambiental. Já o segundo, intitulado “Empresas convergindo para aplicação do modelo ESG de gestão: mito ou realidade?”, reuniu executivos como Marcel Guariglia (CEO da Truman Stakeholder), Julieta Alciati (Gerente de Sustentabilidade do Bradesco), Daniele Barreto e Silva (Especialista em ESG da Grant Thornton Brasil) e Pedro Somma (diretor de Crescimento de Impacto e Inovação do iFood).

O Fórum também marcou o lançamento do MOVIS (Movimento pela Sustentabilidade), iniciativa que pretende conectar empresas, organizações e a sociedade civil em torno de boas práticas. A plataforma será um espaço digital voltado à curadoria de conteúdos, educação ambiental e mobilização social, incentivando a replicação de ações de impacto positivo. “O MOVIS nasce como um movimento necessário e urgente. Ele será um ponto de convergência para todos que acreditam em um futuro sustentável e inclusivo”, explicou Lívio Giosa.

Com auditório lotado, a quarta edição do Fórum reforçou o protagonismo da ADVB, do IRES e das entidades co-realizadoras na promoção de debates estratégicos e iniciativas de impacto socioambiental.



Amil alerta sobre a prevenção de doenças do coração

Amil alerta sobre a prevenção de doenças do coração
Amil alerta sobre a prevenção de doenças do coração

Os cardiologistas Pedro Barros e Felipe Malafaia são os convidados do mais recente episódio do podcast Cuidadosmil MedTalks, que é apresentado pelo diretor-executivo médico da Amil, Conrado Cavalcanti. Executivo da TribeMD, organização que opera na intersecção da tecnologia e do conhecimento médico e busca constantemente aprimorar a saúde e o bem-estar dos pacientes por meio de inovações e soluções inteligentes, Pedro aproveitou a campanha do Setembro Vermelho para alertar a população sobre a importância da prevenção de doenças do coração – o infarto do miocárdio é a principal causa de mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Especializado em reabilitação cardiopulmonar, Felipe é o coordenador nacional de Cardiologia da Rede Total Care, do Grupo Amil. A conversa pode ser assistida pelo canal da Amil no YouTube ou ouvida no Spotify.

“O cuidado com as pessoas começa com informação adequada. Temos abordado, no podcast, temas atuais e importantes para a saúde, dentro das mais diversas especialidades, para possibilitar uma vida com mais qualidade, bem-estar e autonomia para a nossa audiência. E não foi diferente nessa conversa com o Dr. Pedro Barros e o Dr. Felipe Malafaia”, afirma Conrado Cavalcanti.

Criado no início deste ano, o podcast Cuidadosmil MedTalks foi idealizado para oferecer informações sobre saúde. O objetivo é promover conhecimento e conscientização tanto para os beneficiários da Amil, quanto para a população em geral, e contribuir para uma tomada de decisão mais esclarecida sobre cuidados com a saúde. Produzido pela Promarket, a agência in house da Amil, ele se junta a outros conteúdos nos perfis da operadora em redes sociais (como Instagram, TikTok, LinkedIn e Facebook) na tarefa de transmitir informações relevantes sobre bem-estar.

“Além de aproximar a Amil dos beneficiários e daqueles que têm interesse em ser clientes da operadora, também buscamos transmitir informações sobre os produtos da empresa, hospitais próprios e campanhas de conscientização importantes para a sociedade. Novidades sobre a rede credenciada ou serviços de saúde também são nosso foco”, explica o gerente de Marketing da Amil, André Pastina.



Análise de dados impulsiona valor para as organizações

Análise de dados impulsiona valor para as organizações
Análise de dados impulsiona valor para as organizações

O artigo “A Era dos Dados: Como a Ciência e a Análise de dados influi nas decisões de produção na indústria 4.0, de Victor Felipe de Lima e Prof.a Dra. Vânia Érica Herrera analisa e descreve como a análise de dados impacta as decisões de produção no contexto industrial e conclui que a geração e o armazenamento caótico de dados tornam a análise de dados um elemento essencial para empresas de todos os portes e segmentos.

O estudo aponta que, no cenário da Indústria 4.0, os dados alcançam o status de ativo mais valioso. Isso acende a necessidade de desvendar informações e conhecimentos essenciais que possam efetivamente melhorar produtos, serviços e impulsionar negócios. Consequentemente, é fundamental formar profissionais que dominem Big Data, a análise de dados e a computação em nuvem (Cloud Computing). Eles terão o papel de otimizar o desempenho produtivo e operacional, guiando as empresas rumo a uma competitividade robusta e sustentável.

O artigo da McKinsey “Reprogramadas e disparadas: as empresas líderes no uso de tecnologias digitais e de IA estão deixando as demais para trás aborda o fosso crescente entre as organizações que lideram e as que tardam em adotar tecnologias digitais e inteligência artificial (IA).

Este estudo, que analisou mais de mil empresas, indicou que as companhias com habilidades digitais e de inteligência artificial bem desenvolvidas estão produzindo um valor consideravelmente maior. Elas expandiram a diferença em maturidade digital e em IA em 60% nos três anos recentes (2020 – 2022), se comparado ao período de 2016 – 2019.

O estudo indicou que a habilidade de transformar grandes volumes de dados brutos em inteligência prática tem se mostrado o diferencial crucial para as organizações. Sendo essa uma capacidade que ajuda as empresas a otimizarem processos, desenvolverem produtos inovadores e, acima de tudo, garantir sua sustentabilidade em um ambiente econômico desafiador.

A urgência da escassez de talentos em tecnologia

André Barrence, diretor do Google for Startups para a América Latina, no artigo “A escassez dos profissionais de tecnologia no Brasil e seu consequente impacto no ecossistema de startups, ressalta que a carência de profissionais de tecnologia, um desafio já global, impacta intensamente o Brasil.

Segundo o estudo do Google, espera-se um déficit de 85 milhões de empregos em tecnologia no mundo até 2030, com o Brasil enfrentando, já em 2025, um déficit acumulado de 530 mil vagas que não serão preenchidas pela falta de talentos especializados.

As causas dessa lacuna são a escassez de senioridade, com 65% dos entrevistadores percebendo a falta de especialistas mais experientes. O mercado homogêneo, concentrando 43% dos talentos em São Paulo e baixa diversidade. Além disso, a fuga de talentos é um fator crítico, impulsionada pela busca por oportunidades e salários mais atraentes em outros países.

Diante desse cenário, o artigo enfatiza a necessidade premente de apoiar e incentivar a formação e o desenvolvimento de carreiras em tecnologia. Sendo este um caminho fundamental para atrair novos talentos e, assim, desbloquear o imenso potencial do mercado tecnológico brasileiro.

Salários em alta no mercado de tecnologia

A escassez de talentos tech no Brasil provoca a valorização dos profissionais do segmento: conforme os dados da plataforma Glassdoor e do blog meu Tudo. Um analista de dados júnior pode ter rendimento mensal entre 3 e 5 mil reais. Para o consultor pleno, os salários variam de 5,5 a 8 mil reais. E, para o cargo sênior, os salários variam de 9 a 12 mil reais, podendo superar 15 mil reais em grandes organizações.

O poder transformador da análise de dados nas empresas

O artigo “Role of Data Analytics in Business Decision Making do Dr. Vijai Tiwari da S. S. College, Shahjahanpur, Uttar Pradesh, Índia, explora a crescente importância da análise de dados na tomada de decisões estratégicas de negócios e destaca que, na era atual, as empresas são inundadas por grandes volumes de dados (Big Data) provenientes de diversas fontes, e que a capacidade de transformar esses dados brutos em insights acionáveis é fundamental para a competitividade e o sucesso.

O estudo destaca que a análise de dados permite às organizações uma compreensão mais profunda do cliente. Isso ajuda empresas a otimizarem operações, identificar novas oportunidades de mercado, mitigar riscos e impulsionar a inovação, direcionando o desenvolvimento de produtos e serviços mais alinhados às necessidades do mercado.

O artigo também enfatiza que a análise de dados transcende a mera coleta. Ela envolve processos essenciais de limpeza, transformação e a aplicação de técnicas estatísticas e algoritmos de machine learning para poder, de fato, extrair valor.

Em conclusão, “a análise de dados é indispensável para empresas que buscam tomar decisões mais informadas, estratégicas e baseadas em evidências. Dessa forma, conseguem garantir uma vantagem competitiva sustentável em um ambiente de negócios em constante dinamismo.

Oportunidades de crescimento profissional como analista de dados

Eran Lasser, CEO da startup israelense Wawiwa Tech, que já requalificou mais de 50 mil profissionais para a tecnologia, afirma que “iniciar uma carreira como analista de dados é uma decisão estratégica e promissora. A demanda por profissionais capazes de transformar dados em inteligência acionável é avassaladora e crescente no mundo inteiro, garantindo uma ampla gama de oportunidades e uma remuneração significativamente acima da média do mercado, impulsionada pela escassez de talentos qualificados”.

Diercio Ferreira, CEO da Techtalent Innovation School de Belo Horizonte, afirma que “a carreira de analista de dados é altamente promissora, alavancada pela demanda insaciável por profissionais com domínio das linguagens SQL e Python e ferramentas de visualização como Power BI, garantindo rápida empregabilidade e remuneração competitiva, e os posicionando numa área estratégica, onde a inteligência baseada em dados é o motor fundamental para a inovação e a sustentabilidade empresarial”.



PPG anuncia Safari Secreto como a cor do ano de 2026

A PPG (NYSE: PPG) anunciou hoje Safari Secreto (PPG1110-4) como a Cor do Ano de 2026. Safari Secreto é um versátil verde-amarelado, que equilibra um conforto relaxante com uma pitada de energia e vitalidade, tornando-a apropriada para inúmeras aplicações. A cor faz parte do tema global de cores da PPG para 2026, intitulado Paralelos que inclui três paletas distintas: Autêntico, Visionário e Expressivo.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251002973816/pt/

A PPG anunciou a Safari Secreto (PPG1110-4) como a Cor do Ano de 2026. Um versátil tom de verde-amarelado, a cor equilibra o conforto acolhedor com energia e vitalidade, tornando-se adequada para uma ampla variedade de aplicações.

A PPG anunciou a Safari Secreto (PPG1110-4) como a Cor do Ano de 2026. Um versátil tom de verde-amarelado, a cor equilibra o conforto acolhedor com energia e vitalidade, tornando-se adequada para uma ampla variedade de aplicações.

Safari Secreto foi selecionada pela equipe global de especialistas em cores da PPG, após um trabalho de pesquisa contínua e cooperação entre diferentes regiões e setores. O processo anual de seleção de cores envolve a análise de tendências internacionais em arquitetura, design, comportamento do consumidor e inovação de materiais. O tom resultante é uma influência-chave no design de interiores, mas também se estende a aplicações em bens de consumo, revestimentos industriais, automotivos e diversas outras áreas.

“Safari Secreto é um tom versátil que se adapta bem a diferentes ambientes,” afirmou Michele Schaeffer, Gerente de Marketing da Tintas Renner, marca licenciada da PPG. “Ela transmite uma sensação de tranquilidade sob a luz natural e revela profundidade em ambientes sombreados ou com pouca luz, o que a torna uma opção versátil tanto para interiores de residências quanto para espaços comerciais.”

O tema Paralelos explora como as influências globais coletivas levam a respostas individuais diversas. Cada uma das três paletas oferece uma direção de design única:

  • Autêntico: tons terrosos e texturas naturais que enfatizam a simplicidade e a conexão com o meio ambiente.
  • Visionário: contrastes equilibrados e detalhes ousados ​​que apoiam um design inovador.
  • Expressivo: tons vibrantes e combinações dinâmicas que celebram a criatividade e o estilo pessoal.

Secret Safari complementa as três paletas, oferecendo aos consumidores uma base adaptável para a sobreposição de cores e a narrativa espacial. Sua estética botânica o torna especialmente eficaz em ambientes internos que desejam estabelecer uma conexão com a natureza. Em ambientes de hospitalidade, a tonalidade cria uma atmosfera relaxante, enquanto em ambientes residenciais, evoca uma sensação ousada e contemporânea. A capacidade da cor de mudar conforme as variações de luz confere profundidade e interesse visual às paredes, armários e estofados.

Em aplicações de design industrial e design de produtos de consumo, Secret Safari é uma opção ousada, porém realista, que desperta emoções de tranquilidade, conexão com a natureza, sofisticação e equilíbrio. Sua conexão com a natureza proporciona percepções de durabilidade e frescor, tornando-a uma escolha forte para produtos que enfatizam a tranquilidade e a elegância discreta.

A expertise em cores da PPG vai além da seleção de tendências. Com tecnologia avançada de pigmentação e uma ampla variedade de serviços, a empresa possibilita que os clientes obtenham correspondências cromáticas precisas e resultados consistentes em todas as aplicações. Seja como tinta de parede, acabamento para móveis ou detalhes decorativos, uma ampla gama de produtos da PPG pode ser formulada no Secret Safari para satisfazer qualquer demanda de design e desempenho.

Para explorar Safari Secreto e todas as tendências de cores de 2026, visite ppg.com/color. Os consumidores podem encontrar a cor Safari Secreto em lojas de tintas ou distribuidores parceiros da Tintas Renner. Para mais informações, visite www.tintasrenner-deco.com.br.

PPG: WE PROTECT AND BEAUTIFY THE WORLD®

Na PPG (NYSE: PPG), trabalhamos todos os dias para desenvolver e entregar as tintas, revestimentos e materiais especiais nos quais nossos clientes confiam há mais de 140 anos. Com dedicação e criatividade, solucionamos os maiores desafios de nossos clientes, cooperando estritamente por encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh, operamos e inovamos em mais de 70 países, bem como registramos vendas líquidas de US$ 15,8 bilhões em 2024. Atendemos clientes nos setores de construção, produtos de consumo, mercados industriais e de transporte e mercados de reposição. Para saber mais, acesse www.ppg.com.

O logotipo da PPG e We protect and beautify the world são marcas registradas da PPG Industries Ohio, Inc.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato de mídia da PPG:

Greta Edgar Borza

Comunicações Corporativas

  • 1 724 316 7552

edgar@ppg.com

www.ppg.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Andersen Consulting reforça plataforma com NewVision Solutions

A Andersen Consulting continua a ampliar sua capacidade por meio de um acordo de colaboração com a NewVision Solutions, uma empresa de consultoria especializada em estratégia de entrada, pesquisa de mercado e soluções de infraestrutura e engenharia.

Fundada em 2008 e com sede em Bangladesh, a NewVision Solutions apoia e facilita investimentos internacionais, auxiliando empresas a navegar em mercados complexos por meio de due diligence financeira, assessoria contábil, estruturação de joint ventures e consultoria em infraestrutura. A abordagem personalizada da empresa serve a uma ampla base de clientes, incluindo instituições públicas, empresas privadas e entidades de desenvolvimento.

“Na NewVision, nosso objetivo é simplificar a complexidade para os nossos clientes, seja orientando a entrada no mercado, simplificando investimentos ou navegando em cenários regulatórios, conforme afirmou Tareq Rafi Bhuiyan Jun, diretor administrativo da NewVision Solutions.“ Oferecemos experiência global, insights locais e um compromisso inabalável com resultados de alta qualidade. Nossa colaboração com a Andersen Consulting nos permite aprimorar nossa plataforma e contribuir para iniciativas de transformação mais amplas.”

“A NewVision Solutions oferece um valor evidente por meio da sua competência local e precisão na execução de serviços de consultoria empresarial e entrada no mercado”, afirmou Mark L. Vorsatz, presidente mundial e CEO da Andersen. “A integração de seus recursos em nossa plataforma aumenta nossa capacidade de oferecer suporte aos clientes com estratégias direcionadas em mercados de alto crescimento.”

A Andersen Consulting é uma empresa global de consultoria que oferece um portfólio abrangente de serviços, incluindo estratégia corporativa, negócios, tecnologia, transformação de IA, além de soluções de capital humano. Integrada ao modelo multidimensional da Andersen Global, a empresa oferece consultoria de classe mundial, além de expertise em impostos, direito, avaliação, mobilidade global e assessoria em uma plataforma global com mais de 44.000 profissionais em todo o mundo e presença em mais de 600 localidades por meio de suas firmas-membro e colaboradoras. A Andersen Consulting Holdings LP opera como uma sociedade limitada, fornecendo soluções de consultoria por meio de suas firmas-membros e colaboradoras espalhadas pelo mundo.

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Contato:

mediainquiries@Andersen.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Exposição em Vitória celebra a herança africana na linguagem

Exposição em Vitória celebra a herança africana na linguagem
Exposição em Vitória celebra a herança africana na linguagem

A herança africana na linguagem do brasileiro se revela nas palavras que são usadas sem perceber, nos sons que atravessam as canções, nos gestos que estruturam a vida cotidiana. É exatamente essa presença que a exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil”, com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, coloca em evidência, dessa vez, no Espaço Cultural Palácio Anchieta, em Vitória (ES), depois do êxito premiado e com mais de 240 mil visitantes em São Paulo. Mostra com entrada gratuita e classificação livre permanece aberta à visitação na capital até o dia 14 de dezembro de 2025.

Mais do que uma mostra, trata-se de uma viagem estética e poética pela influência das línguas africanas no português falado no Brasil. Iorubá, eve-fom e bantu se materializam em palavras, sons, símbolos e obras de arte, criando um espaço onde memória e criação se encontram.

Os visitantes já são recebidos por palavras de origem africana, como “bunda”, “dendê”, “marimbondo” e “caçula”. Elas surgem impressas em grandes estruturas de madeira, ganhando status e a possibilidade de reflexão e contemplação da linguagem como uma verdadeira obra de arte.

Itinerância e enriquecimento com artistas locais

“Línguas africanas que fazem o Brasil” é a primeira exposição realizada pelo Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, a seguir para outro estado e ainda ser enriquecida com artistas locais. A itinerância no Espírito Santo amplia o alcance da mostra e incorpora a produção dos artistas capixabas Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz, reforçando o diálogo entre herança africana e contemporaneidade.

Entre os destaques que já faziam parte da mostra composta por instalações interativas, esculturas, filmes e registros históricos, estão a monumental obra de J. Cunha, tecido que vestiu o bloco afro Ilê Aiyê no carnaval de 1996; as instalações audiovisuais de Aline Motta, que exploram grafias centro-africanas; e as esculturas metálicas de Rebeca Carapiá, inspiradas em frequências afrocentradas. Complementam a experiência obras de Goya Lopes, projeções sobre o conceito de “pretuguês” de Lélia Gonzalez, além de búzios, turbantes, tambores e adinkras (símbolos visuais do povo Ashanti que também atravessaram o Atlântico).

“A arte é um idioma que conecta o que foi silenciado ao que insiste em sobreviver. Essa exposição é, ao mesmo tempo, celebração e tradução de um Brasil profundamente negro, de um povo que tem participação decisiva na configuração do português que falamos, seja no vocabulário ou na maneira de pronunciar as palavras e de entoar as frases. Um legado de cerca de 4,8 milhões de pessoas africanas trazidas de forma violenta ao país entre os séculos 16 e 19, durante o período do regime escravocrata. Presença que pode ser sentida em outras manifestações culturais, como a música, a arquitetura, as festas populares e rituais religiosos”, afirma Tiganá Santana.

Em sua temporada paulista, a exposição foi reconhecida pela crítica com o Prêmio IABsp de Expografia, concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil em São Paulo. A nova temporada é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale e do Museu Vale, com concepção do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Vale, e realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço

Línguas africanas que fazem o Brasil

Visitação: 10 de setembro a 14 de dezembro de 2025

Horários: Terça a sexta, das 8h às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h

Local: Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, s/n Centro, Vitória – ES

Curadoria: Tiganá Santana

Artistas Capixabas convidados: Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz

Classificação: Livre

Informações: educativo.mv@institutoculturalvale.org ou museuvale.org

Iniciativa: Museu Vale + Instituto Cultural Vale via Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Vale

Parceria: Governo do Estado do ES – Secretaria de Cultura

Produção: Automática

Concepção: Museu da Língua Portuguesa + Governo do Estado de São Paulo

Realização: MinC Governo Federal



Golpistas usam deepfakes para aplicar golpes milionários em diferentes setores

Golpistas usam deepfakes para aplicar golpes milionários em diferentes setores
Golpistas usam deepfakes para aplicar golpes milionários em diferentes setores

O avanço da inteligência artificial tem dado aos cibercriminosos uma ferramenta poderosa para aplicar fraudes cada vez mais convincentes: as deepfakes. A técnica, que utiliza IA para criar vídeos e áudios falsos capazes de replicar a imagem e a voz de pessoas reais, vem sendo explorada em golpes milionários contra empresas, em campanhas de desinformação e até em ataques direcionados a escolas. A ESET alerta que os casos se multiplicam e já envolvem desde celebridades mundiais até executivos de grandes corporações.

Nos últimos meses, anúncios falsos com a imagem do jogador Lionel Messi circularam no Instagram, promovendo um aplicativo de investimentos chamado Wildcat Dive. No vídeo adulterado, Messi afirmava que a plataforma era uma de suas principais fontes de renda. O deepfake foi construído a partir de uma entrevista real do atleta a um programa de streaming argentino. De forma semelhante, fraudes envolvendo o empresário Elon Musk em anúncios de criptomoedas na rede social X (antigo Twitter) e no YouTube levaram mais de 7 mil pessoas a perder cerca de US$ 80 milhões, segundo a Federal Trade Commission.

Empresas globais também foram alvo de golpes sofisticados. Em Hong Kong, um funcionário financeiro da Arup autorizou 15 transferências bancárias que somaram mais de US$ 25 milhões após participar de uma videoconferência acreditando falar com o diretor financeiro, que, na verdade, era um deepfake. Na Ferrari, criminosos imitaram a voz do CEO Benedetto Vigna em julho de 2024 para tentar convencer executivos a liberar uma transferência milionária, fraude que só foi descoberta devido a uma falha na resposta da IA. A WPP enfrentou ataque similar, no qual criminosos se passaram pelo CFO Mark Read em uma reunião virtual, tentando obter informações confidenciais, sem sucesso, graças ao treinamento dos colaboradores.

O uso de deepfakes não se restringe ao mundo corporativo. Nos Estados Unidos, o diretor de uma escola em Baltimore foi vítima de um áudio manipulado que sugeria comentários racistas e antissemitas, gerando ameaças de morte, até que autoridades confirmaram que a gravação era falsa. Em outro episódio de alcance internacional, durante a guerra entre Rússia e Ucrânia, um vídeo adulterado mostrava o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pedindo que suas tropas se rendessem, sendo necessário publicar um vídeo oficial para desmentir a manipulação.

“Com a evolução da inteligência artificial, esses conteúdos ficam cada vez mais realistas e difíceis de identificar. Muitos exploram a imagem de figuras públicas ou entidades de renome dizendo algo falso, como parte de um golpe que busca obter dinheiro ou informações sensíveis”, afirma Daniel Barbosa, especialista em segurança da informação da ESET Brasil. Segundo ele, embora cada caso tenha suas particularidades, o padrão é claro: criminosos exploram rostos e vozes reconhecidos para dar credibilidade a golpes.

Segundo a ESET, para reduzir riscos, é necessária atenção a sinais visuais: falhas na imagem, má sincronização de áudio e baixa resolução podem indicar que o conteúdo foi adulterado. A empresa recomenda que, no ambiente corporativo, equipes recebam capacitação contínua para reconhecer sinais de fraude e identificar deepfakes. A utilização de palavras-chave ou códigos internos também pode ajudar a verificar a identidade de interlocutores.

Além disso, a ESET reforça que é importante desconfiar de anúncios chamativos que prometem ganhos grandes demais para serem verdade, sobretudo quando envolvem personalidades de renome mundial, e orienta a adoção de soluções de segurança em todos os dispositivos, capazes de bloquear sites falsos e e-mails maliciosos.



WETEX 2025 promove a competitividade dos veículos ecológicos

Alinhada com a ambiciosa Estratégia de Mobilidade Verde 2030 de Dubai e com a crescente demanda por veículos elétricos (EVs) e logística sustentável, a Water, Energy, Technology and Environment Exhibition (WETEX), organizada pela Dubai Electricity and Water Authority (DEWA), acompanha o crescimento do número de empresas locais e internacionais que lideram soluções de mobilidade verde em terra, mar e ar.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251002901556/pt/

HE Saeed Mohammed Al Tayer, MD & CEO of DEWA and Founder and Chairman of WETEX (Photo: AETOSWire)

HE Saeed Mohammed Al Tayer, MD & CEO of DEWA and Founder and Chairman of WETEX (Photo: AETOSWire)

Por meio de seu Green Mobility Hall, a WETEX 2025 destacou as inovações mais recentes em tecnologias de hidrogênio, combustíveis de baixa emissão e aplicações de inteligência artificial (IA) que impulsionam a adoção de veículos elétricos e apoiam o desenvolvimento de infraestrutura, projetos e estações de recarga.

“Em conformidade com a Estratégia Net Zero 2050 dos Emirados Árabes Unidos e com a Política Nacional de Veículos Elétricos, e em respostaàrápida expansão do mercado de veículos elétricos no país e no mundo, a WETEX desempenha todos os anos um papel central na promoção da competitividade entre as empresas especializadas no setor de veículos elétricos. Ao atrair as tecnologias mais recentes, a expertise e as melhores práticas que reduzem de forma significativa os custos dos veículos elétricos e de suas baterias, a WETEX não apenas eleva o desempenho do setor, mas também fortalece sua posição frente ao transporte tradicional, impulsionando a eficiência energética e de recursos”, disse S. Exa. Saeed Mohammed Al Tayer, diretor-geral e CEO da DEWA e fundador e presidente da WETEX.

Soluções de mobilidade com IA

A WETEX 2025 apresentou soluções de ponta de empresas que utilizam IA, além de IA generativa para enfrentar os desafios da mobilidade sustentável. Essas inovações aceleram a produção de veículos elétricos, aumentam a segurança e resultam em veículos mais inteligentes, interativos e ecológicos, que utilizam os recursos de forma eficiente. Avanços como esses devem impulsionar mudanças transformadoras e positivas em todo esse setor promissor.

DEWA

Durante o evento, a DEWA apresentou sua iniciativa EV Green Charger, que conta com uma infraestrutura avançada, incluindo mais de 1.500 pontos de recarga na rede da DEWA e operadores licenciados (CPOs). A DEWA também colaborou com o ENOC Group no projeto Service Station of the Future (SSoF), localizado na Expo City, em Dubai. O SSoF é atualmente o único posto da região a oferecer hidrogênio verde, combustíveis fósseis (gasolina e diesel) e pontos de recarga elétrica. A DEWA produz hidrogênio verde em sua planta-piloto no Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

Fonte:AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Shaikha Almheiri, +971552288228

Fonte: BUSINESS WIRE



Feira Equipotel projeta crescimento de 12% em negócios nos próximos meses

Feira Equipotel projeta crescimento de 12% em negócios nos próximos meses
Feira Equipotel projeta crescimento de 12% em negócios nos próximos meses

A edição 2025 da Equipotel, evento do setor de hospitalidade, acabou na sexta, 19, com a perspectiva de crescimento de 12% em novos negócios nos próximos meses. No total, 450 marcas participaram, um aumento significativo se comparado a 2024, e, dos 22 mil visitantes registrados, mais de 70% têm poder de decisão.

Em relação à distribuição geográfica, 60% são do Sudeste, 30% dos demais estados e 10% de outros países, como Argentina, Colômbia, Paraguai, Chile, Estados Unidos, México, Canadá, França, China, Itália e Portugal.

Durante quatro dias, os visitantes puderam contar com 15 experiências, de tendências tecnológicas com o “Quarto do Futuro” ao poder dos drinks no “BCB Hospitality”, e uma programação de conteúdo com 200 horas de apresentações e palestras, incluindo temas como inteligência artificial e contexto econômico. A abertura do evento teve a presença de autoridades como o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

Sobre a participação, Luiz Roberto Magrin, diretor-geral da Harus, disse: “Recebemos clientes do México pela primeira vez”. Já Adriano Francisco Campos, supervisor da Profiline (Teka), destacou a visibilidade. “Temos clientes do Brasil e da América Latina que nos procuram aqui para fechar seus pedidos”.

Para Flavio Mello, general manager LATAM da Alliance Laundry Systems, o networking foi importante. “Tivemos uma boa interação com os novos hoteleiros, mercado que está em crescimento”. Rose Sulenski Molon, gerente comercial da Altenburg, lembrou que os contatos continuam nos próximos meses. “Fizemos muitos na feira, mas sabemos que outros não são de efeito imediato”.

É possível conferir outros depoimentos de marcas como Schipper, Technogym, Tolon, RenTV, Buddemeyer, Castor e de visitantes no link: https://drive.google.com/file/d/1LGx-QnHzkHAlImKZOibQ_3iHgiogx5Gt/view?usp=sharing

A data da próxima edição está marcada: 15 a 18 de setembro de 2026.



Troco no varejo: metade dos brasileiros prevê fim do papel-moeda

Troco no varejo: metade dos brasileiros prevê fim do papel-moeda
Troco no varejo: metade dos brasileiros prevê fim do papel-moeda

De acordo com um levantamento do Mercado Pago em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad), 50% dos brasileiros acreditam no fim das cédulas em dinheiro até 2034. Por outro lado, somente 36,5% veem a criação de uma moeda digital única como benéfica para o país e 34% se sentem nada ou pouco incluídos financeiramente.

“Os dados revelam uma percepção crescente de que os meios digitais estão se tornando a forma predominante de pagamento, visto que a evolução e avanço das tecnologias contribuíram para a redução no número de transações com dinheiro físico. Entretanto, a exclusão financeira continua sendo um desafio significativo no Brasil. Além disso, esse cenário agrava o problema da falta de troco no comércio, uma vez que muitos ainda dependem do dinheiro físico para suas transações diárias, explica Rodrigo Dória, CEO e fundador da Supertroco.

Segundo o CEO, mesmo com o avanço dos pagamentos digitais, a dificuldade em obter troco em dinheiro continua sendo um problema para uma série de brasileiros.

“Muitas pessoas continuam dependentes do valor em espécie para suas transações cotidianas, o que impede ou torna irreal a adoção de um cenário de redução ou exclusão do papel-moeda no momento. Isso evidencia a desigualdade econômica profunda no país, reforçando a importância de políticas de inclusão financeira e digital e do desenvolvimento de soluções para um problema que afeta uma parcela considerável da população”, afirma o executivo.

Meios digitais de pagamento agravam problema de falta de troco no comércio

Nos últimos anos, o Brasil tem visto um aumento significativo na adoção de meios de pagamento digitais, impulsionados por inovações como o Pix, lançado pelo Banco Central em 2020. Esse meio de pagamento instantâneo ganhou popularidade rapidamente, substituindo muitas transações em dinheiro. No entanto, para milhões de brasileiros, principalmente em áreas mais remotas ou em situação de vulnerabilidade econômica, o acesso à tecnologia e a serviços bancários ainda é um grande desafio.

De acordo com o BC, o número de pessoas com conta bancária aumentou 10,3% durante a pandemia. Apesar do avanço, ainda existem 34 milhões de brasileiros que não possuem conta bancária ou movimentam pouco, exibindo um cenário de exclusão financeira que ainda atinge uma parcela significativa da população.

“Essa exclusão financeira significa que uma parte da população permanece dependente do dinheiro físico e pode enfrentar problemas como a falta de troco no varejo e dificuldades em realizar transações básicas. O resultado é um ciclo de desigualdade, em que essa exclusão agrava a vulnerabilidade econômica e limita as oportunidades de desenvolvimento, tanto para indivíduos quanto para pequenos negócios”, analisa Dória.

A realidade da falta de troco

Mesmo com o Pix e toda a evolução tecnológica, o dinheiro físico ainda se faz bastante presente na vida dos brasileiros, sendo o terceiro meio de pagamento mais utilizado, segundo levantamento do Banco Central. Ou seja, pagamentos em papel-moeda e moedas ainda representam uma fatia considerável das transações no país.

A ausência de troco traz uma série de problemas estruturais e prejuízos. Em Chapecó (SC), por exemplo, a concessionária responsável pelo serviço de transporte coletivo lançou uma campanha para arrecadar moedas de R$ 0,05 e R$ 0,10, oferecendo brindes e passagens gratuitas como incentivo.

“Podemos perceber que a falta de troco não afeta somente o bolso do lojista ou comerciante, mas também tem um impacto direto na vida das pessoas. No caso de Chapecó, a ausência de moedas resultava em atrasos nas viagens e filas maiores, o que gerava insatisfação entre os passageiros e prejuízos operacionais”, comenta o CEO.

Soluções para a falta de troco

Uma alternativa para reduzir o impacto da falta de troco seria padronizar os preços com valores inteiros. No entanto, a prática de usar valores fracionados, como R$ 9,99 ou R$ 19,95, é comum e consolidada no varejo. Essa abordagem se baseia em estudos de comportamento, que mostram que preços ligeiramente abaixo de um número redondo podem influenciar positivamente a decisão de compra e tornar o produto mais atrativo aos olhos do consumidor.

“Além disso, precificar com números inteiros não resolve 100% do problema, já que muitos serviços e produtos dependem dos centavos para viabilizar seus modelos de negócio, especialmente em setores de alta demanda popular e margens apertadas. É o caso, por exemplo, do transporte coletivo, como ocorre em Chapecó, em que o valor da tarifa precisa ser calculado considerando custos operacionais, reajustes e equilíbrio financeiro. Se a tarifa fosse sempre arredondada para um número cheio, isso poderia gerar distorções, tanto no aumento que impacta o bolso dos passageiros quanto na perda de arrecadação da companhia, pondera Dória.

Por outro lado, empresas brasileiras têm desenvolvido soluções digitais como uma alternativa para contornar o problema. Uma delas é a Supertroco, que disponibiliza um programa de pontos com benefícios para o varejista e consumidor final, fornecendo uma plataforma na qual o consumidor pode arredondar o valor da compra ou converter seu troco em pontos para resgatar produtos, serviços e ainda concorrer a prêmios em dinheiro.

“O problema da falta de troco no Brasil persiste e as soluções para essa questão variam, indo desde políticas públicas de inclusão financeira até o desenvolvimento de tecnologias que contornam o problema, já que o uso do dinheiro físico ainda é grande. Somente com uma abordagem integrada, que alie avanços tecnológicos a iniciativas de inclusão, será possível reduzir o impacto da falta de troco no comércio e melhorar a experiência dos consumidores e comerciantes, finaliza o executivo.



Está procurando apoio financeiro para seu projeto de artes cênicas? Anunciamos os Ibsen Scope Grants 2026

Foto:VilmarCarvalho

O programa Ibsen Scope Grants oferece financiamento para projetos inovadores de artes cênicas e agora está aberto a artistas individuais, companhias de teatro, instituições e organizações de todo o mundo.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251002867147/pt/

Instinto, Ibsen Scope Grant winner 2022 from Brazil.

Photo by Vilmar Carvalho.

Instinto, Ibsen Scope Grant winner 2022 from Brazil.

Foto: Vilmar Carvalho.

O programa oferece um total de NOK2.000.000, (aproximadamente €180.000 / US$190.000).

Os projetos devem servir como incentivo a debates críticos sobre questões sociais e ter como base uma ou mais peças de Henrik Ibsen.

As inscrições podem ser realizadas pelo nosso site, e um júri designado avaliará os projetos.

Para mais informações, regulamentos e formulário de inscrição, consulte www.ibsenscope.com

O prazo para inscrições é 17 de dezembro de 2025.

Os vencedores dos Ibsen Scope Grants 2026 serão convidados para o Ibsen Scope Festival no Teater Ibsen, em Skien, Noruega, entre os dias 7 a 9 de maio de 2026.

Os Ibsen Scope Grants foram criados pelo governo norueguês em 2007 e serão concedidos pela 14ª vez em 2026. Até o momento presente, Ibsen Scope Grants foram concedidos a 53 projetos em 32 países. Veja todos os vencedores aqui

Desde nosso primeiro ano, o Ibsen Scope:

  • Olha o mundo pelas lentes de Henrik Ibsen
  • Promove debates vívidos, críticos e artísticos sobre as obras e temas possivelmente inspirados no legado de Henrik Ibsen
  • Oferece financiamento para performances teatrais inovadoras por meio dos Ibsen Scope Grants
  • Organiza o Ibsen Scope Festival, um festival internacional, ponto de encontro e plataforma para artistas do teatro

Continue acompanhando nossa jornada artística pelo mundo!

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Contato:
Hilde Guri Bohlin

Ibsen Scope

Teater Ibsen

Tel.:+47 35 90 50 50

Cel.: +47 917 67 903

Fonte: BUSINESS WIRE



Data Clean Room da NIQ: Enriquecendo Dados com Segurança

A NIQ, empresa líder em inteligência do consumidor, anunciou hoje o lançamento de seu data clean room na Snowflake, projetado para possibilitar o enriquecimento de dados e a mensuração de resultados para profissionais de marketing de destaque no mundo todo. Esse é o primeiro data clean room da NIQ dedicado a apoiar esses casos de uso críticos para profissionais de marketing, proprietários de mídia, redes de mídia de varejo e plataformas de ad tech.

Com colaboração segura utilizando o clean room da Snowflake, os profissionais de marketing podem enriquecer seus dados proprietários com os sinais de consumidores da NIQ, compatíveis com normas de privacidade, para impulsionar a descoberta de público, a segmentação, a pontuação e a ativação de campanhas, tudo isso dentro de um ambiente seguro que protege os dados dos consumidores e respeita os padrões globais de privacidade.

“Os anunciantes possuem uma enorme quantidade de dados proprietários, mas explorar todo o seu potencial exige os sinais certos dos consumidores e soluções de colaboração de dados”, disse Lana Busignani, gerente geral da NIQ. “Ao enriquecer seus dados com os insights aprofundados de consumidores da NIQ em um ambiente seguro, os profissionais de marketing podem identificar públicos de alto valor, aprimorar a segmentação e ativar campanhas com maior precisão. Igualmente importante, agora eles podem medir o impacto real dessas campanhas conectando os investimentos em mídia a resultados significativos. Estamos muito animados em colaborar com a Snowflake, que já é parceira estratégica da maioria dos anunciantes e empresas de mídia globais, para ajudar nossos clientes a melhorar a qualidade e o valor de seus dados proprietários, gerando resultados melhores”.

Além do enriquecimento de dados, o clean room também permite a medição de resultados, utilizando os insights de varejo da NIQ para ajudar os anunciantes e proprietários de mídia a avaliar o impacto das campanhas. Isso permite que os profissionais de marketing conectem os investimentos em mídia a resultados reais, acelerando a transição do setor para um planejamento e otimização baseados em resultados. Ao operar nos clean rooms, tanto a NIQ quanto a Snowflake garantem que a privacidade seja preservada, os dados sejam auditáveis e as informações de mensuração saiam do clean room apenas de acordo com regras de agregação aprovadas.

A colaboração reforça o compromisso de ambas as empresas com a inovação, a privacidade do consumidor e resultados de marketing mensuráveis em um cenário de mídia em rápida evolução. “Temos orgulho de desempenhar um papel estratégico na evolução da mensuração publicitária com a NIQ, cujos dados e soluções exclusivas tornam isso possível”, afirmou Dennis Buchheim, líder global de mídia, entretenimento, publicidade e tecnologia de marketing da Snowflake. “Juntos, estamos capacitando os profissionais de marketing a tomar decisões mais inteligentes e orientadas por dados, sempre com a privacidade do consumidor como prioridade”.

Sobre a NIQ

A NIQ é uma empresa líder em inteligência de consumo, oferecendo a compreensão mais completa do comportamento de compra dos consumidores e revelando novas oportunidades de crescimento. Nosso alcance global abrange mais de 90 países, cobrindo aproximadamente 85% da população mundial e mais de US$ 7,2 trilhões em gastos globais de consumo. Com uma visão holística do varejo e os insights de consumo mais abrangentes, entregues com análises avançadas em plataformas de última geração, a NIQ proporciona o Full View™. Para mais informações, acesse www.niq.com.

Para mais informações, acesse www.niq.com

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NIQ-GENERAL

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Contato:

Contato com a mídia: media.relations@niq.com

Fonte: BUSINESS WIRE



23ª edição do Viva Unido mobiliza 400 voluntários em SP

23ª edição do Viva Unido mobiliza 400 voluntários em SP
23ª edição do Viva Unido mobiliza 400 voluntários em SP

O Viva Unido, iniciativa da United Way Brasil, realizou em setembro sua 23ª edição no Centro Assistencial Cruz de Malta, em Jabaquara (São Paulo), reunindo mais de 400 voluntários de 32 empresas parceiras e impactando diretamente cerca de 1.700 pessoas da comunidade local. O encontro foi marcado por música, dança, cultura e diálogos, além de um mutirão gratuito com serviços de saúde, cidadania, bem-estar e oficinas formativas.

Entre as ações oferecidas estiveram atendimento oftalmológico com doação de óculos, orientação jurídica em temas como guarda e violência doméstica, oficinas de empregabilidade, educação financeira, inteligência artificial, atividades culturais, revitalização do espaço e ações de fortalecimento da autoestima infantil. Tudo de forma totalmente gratuita, reforçando o compromisso do Viva Unido em ampliar o acesso a direitos e oportunidades.

Um dos pontos altos do evento foi a exposição fotográfica “Viva Sua Comunidade”, resultado de um workshop realizado com adolescentes do território. As imagens, produzidas pelos jovens, valorizaram a identidade local e mostraram diferentes olhares sobre a realidade da comunidade, conectando juventudes, cultura e expressão como forma de resistência.

Além do impacto comunitário, o evento promoveu sessões de mentoria entre jovens e líderes empresariais. André Felicíssimo, CEO da P&G, destacou a potência da geração Z: “Muitas vezes a geração Z é injustamente criticada, mas o que vimos aqui foi o contrário: jovens preparados, determinados e conscientes de suas habilidades. Foi uma aula de como estão prontos para assumir responsabilidades e construir um Brasil melhor”.

Para Mariana Tolovi, CEO da Edwards Lifesciences, a experiência foi de troca genuína: “Foi um presente participar. Encontrei jovens extremamente esforçados, dedicados e felizes, o que tornou minha sexta-feira ainda mais especial”. Já Fernanda Hoe, CEO da Elanco, ressaltou a maturidade dos participantes: “Eles já têm clareza de objetivos e visão de mundo, o que torna esse processo de mentoria ainda mais rico”.

Gabriella Bighetti, CEO da United Way Brasil, reforçou a essência do encontro: “O Viva Unido é a expressão máxima do que acreditamos: quando empresas, voluntários e comunidades se unem, criamos oportunidades reais de transformação. Esta edição reforçou que cada gesto coletivo fortalece vínculos, amplia acessos e valoriza a identidade do território”.

A 23ª edição do Viva Unido contou com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) e teve patrocínio das empresas Anaconda, Cobra, Ecolab e Edwards Lifesciences, além da participação de grandes corporações parceiras como Lear, O-I, P&G, PwC, Dow, Zurich, Zurich Santander, Morgan Stanley, EY, Lenovo, Accenture, American Tower, Kyndryl, Sanofi, Arcos Dorados, entre outras.

O Viva Unido mais uma vez mostrou a força da mobilização coletiva. Ao unir empresas, voluntários e comunidade em torno de ações gratuitas e de impacto, reforça que cada gesto fortalece vínculos, amplia acessos e valoriza a identidade do território.



Empresa alerta para os riscos da utilização de extensões de qualidade duvidosa

Em muitas casas e escritórios, as extensões e filtros de linha são usados diariamente como soluções práticas para ligar vários aparelhos eletrônicos a uma única tomada. No entanto, o que muitos consumidores não sabem é que esses dispositivos, quando de má qualidade, representam sérios riscos à segurança e ao funcionamento dos equipamentos conectados.

Produtos falsificados ou fabricados com materiais de baixa resistência têm se espalhado pelo mercado, muitas vezes com aparência semelhante a itens de boa procedência. A ausência de certificações, a má condução de corrente elétrica e a falta de proteção contra sobrecargas são apenas alguns dos problemas identificados nesses dispositivos.

Diante disso, o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM, alerta: nem toda extensão ou filtro de linha oferece proteção real. O barato pode sair caro e os aparelhos eletrônicos de alto valor e a segurança das pessoas e do imóvel podem ser colocados em risco.

“As extensões não normatizadas não suportam a corrente elétrica demandada pelos aparelhos, levando ao aquecimento excessivo e até ao seu próprio dano. No caso dos filtros de linha, que são dispositivos de proteção contra surtos, quando são de má qualidade, eles podem simplesmente não funcionar, o que pode resultar na sua própria queima e na queima dos aparelhos eletroeletrônicos que ele deveria estar protegendo”, explica Hilton Moreno.

Extensões com cabos piratas

Hilton Moreno ressalta que os condutores elétricos piratas e os ‘desbitolados’ (que possuem menos cobre) não seguem normas técnicas, usam fios mais finos do que o indicado e materiais de baixa qualidade.

“Esse fator pode gerar perda de energia, superaquecimento, derretimento da isolação do cabo e risco de princípio de incêndio”, afirma.

Acertar na compra

De acordo com Hilton Moreno, entre os principais cuidados ao comprar extensões e filtros de linha estão: verificar se possuem selo do Inmetro; se as normas da ABNT aplicáveis estão indicadas na embalagem ou no corpo do produto; se informam a tensão de operação (em volts), a capacidade máxima de corrente (em amperes) e a potência suportada (em watts).

“Também é importante conferir se o nome do fabricante e CNPJ estão informados e, sempre que possível, optar por marcas reconhecidas. No caso dos filtros de linha, verificar se, de fato, o produto tem dentro dele um dispositivo DPS ou é apenas uma régua de tomadas”, recomenda Moreno.

O profissional ainda lembra que cada extensão ou filtro de linha tem uma potência máxima que deve ser respeitada e, ao ligar aparelhos que ultrapassem esse limite, pode provocar sobrecarga e risco de princípio de incêndio, sendo que esse limite deve ser indicado pelo fabricante, diretamente em watts (ou volt-ampere).

“Caso não tenha essa indicação, faça a seguinte fórmula: multiplique o valor da corrente máxima indicada (em amperes) pela tensão indicada (em volts)”, indica Hilton Moreno.

Outro ponto fundamental é que o consumidor deve estar ciente de que a potência total deve ser dividida entre o número de tomadas da extensão ou do filtro de linha.

“Se a potência total é 1.000 watts e o filtro de linha possui 4 tomadas, por exemplo, a soma de todos os aparelhos ligados nas tomadas em uso não pode ultrapassar 1.000 watts. Outro exemplo: muitas pessoas leem que um determinado filtro de linha é para 10 amperes e então assumem, erroneamente, que cada uma das tomadas da régua possa ser usada no limite de 10 amperes”, completa Moreno.

A escolha de produtos de marcas reconhecidas também é importante, pois os fabricantes seguem normas técnicas, possuem selo do Inmetro, realizam testes de segurança nos produtos e oferecem garantia, sendo que as extensões e filtros de linha devem atender às normas ABNT NBR NM 60884-1 (plugues e tomadas) e ABNT NBR 14136 (padrão brasileiro de tomadas).

Importante

Hilton Moreno reforça que extensões e filtros de linha devem ser usados apenas como solução temporária e de conveniência, não como parte permanente da instalação elétrica.

“Para um uso seguro, é fundamental que a instalação seja projetada, construída, operada e mantida conforme as prescrições da norma ABNT NBR 5410, que trata das regras de segurança em instalações elétricas de baixa tensão. O ideal é sempre contar com um profissional habilitado e qualificado para orientar sobre a compra e uso adequado das extensões e filtros de linha”, esclarece.

O consultor técnico da COBRECOM também alerta que não devem ser usadas extensões e filtros de linha que tenham cabos amassados, ressecados, trincados ou que tenham qualquer outro tipo de dano.

Além disso, devem ser evitadas a realização de emendas nos condutores elétricos das extensões, pois, caso não sejam muito bem executadas, elas resultarão em sobreaquecimento, curto-circuito, arcos elétricos e até incêndio.

Outras dicas

Para assegurar a correta utilização das extensões e garantir a segurança das pessoas e dos imóveis, Hilton Moreno lista outras recomendações importantes:

1 – Aparelhos como geladeiras, micro-ondas, aquecedores, máquinas de lavar, ferros elétricos, secadores de cabelo, chapinhas, aparelhos de ar-condicionado, entre outros, nunca devem ser ligados em extensões ou filtros de linha, pois possuem elevadas potências e têm que ser ligados apenas em tomadas de uso exclusivo.

2 – Para evitar acidentes, extensões e filtros de linha também não devem ser usados em locais como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, pois a presença de umidade e respingos de água pode resultar em sérios acidentes de origem elétrica.

3 – Nunca devem ser ligados muitos aparelhos eletrônicos em extensões e filtros de linha, pois, dependendo das potências individuais dos aparelhos, é possível que a soma delas ultrapasse a capacidade máxima da extensão ou filtro de linha, gerando sobrecarga, superaquecimento e risco de incêndio.

4 – Ligar várias extensões em série também é muito perigoso, pois esse fator também pode resultar facilmente em sobrecarga do conjunto, superaquecimento e na possibilidade de incêndios.



Eritroblastose fetal exige abordagem precoce

Eritroblastose fetal exige abordagem precoce
Eritroblastose fetal exige abordagem precoce

A eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica perinatal, é uma complicação rara, mas potencialmente grave, que pode ocorrer durante a gestação quando há incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto — geralmente envolvendo o fator Rh.

Esse processo imunológico pode levar à destruição das hemácias do bebê, causando anemia grave, icterícia, hidropisia fetal (acúmulo excessivo de líquido em pelo menos dois espaços do corpo do feto, como abdômen, pulmões, coração ou sob a pele, causando inchaço) e, em casos mais severos, até óbito intrauterino ou neonatal.

Segundo o Prof. Dr. Rodrigo Ruano, médico e cirurgião materno-fetal, a condição é evitável e tratável quando diagnosticada a tempo. “A eritroblastose fetal é uma condição séria, mas que pode ser identificada e controlada com o devido acompanhamento. A chave está na prevenção e no diagnóstico precoce, ainda no pré-natal”, afirma.

Ele ainda explica que doença geralmente ocorre quando uma mãe Rh-negativa entra em contato com sangue Rh-positivo do feto, o que pode sensibilizá-la e fazer com que seu sistema imunológico produza anticorpos contra as hemácias do bebê em gestações futuras. “Essa sensibilização pode acontecer durante o parto, em abortos espontâneos, procedimentos invasivos como amniocentese (exame pré-natal invasivo que envolve a coleta de uma amostra do líquido amniótico, o que envolve o feto no útero, para análise) ou mesmo pequenos sangramentos transplacentários”, diz. 

O rastreamento da eritroblastose fetal começa com um exame simples de tipagem sanguínea e pesquisa de anticorpos logo nas primeiras semanas de gestação. Em casos de risco, o acompanhamento é feito por meio de exames sorológicos seriados e ultrassonografia com doppler do cérebro fetal, que permite avaliar sinais precoces de anemia. “Com o avanço da medicina fetal, conseguimos identificar alterações no fluxo sanguíneo cerebral que indicam anemia antes mesmo de qualquer manifestação clínica. Isso nos permite intervir com segurança, quando necessário”, explica Ruano.

Quando há risco confirmado de anemia fetal moderada a grave, o tratamento pode incluir transfusões intrauterinas de sangue, feitas ainda durante a gestação, geralmente a partir da 20ª semana. O procedimento, realizado em centros especializados, pode ser repetido a cada duas a três semanas até que o bebê esteja suficientemente maduro para nascer em segurança. “As transfusões intrauterinas salvaram a vida de inúmeros bebês que, há algumas décadas, não teriam chance de sobreviver. É uma técnica sofisticada, que exige precisão, mas que tem excelentes resultados quando bem indicada”, destaca o médico.

Apesar dos recursos terapêuticos avançados, a melhor abordagem ainda é a prevenção. Para isso, administra-se a imunoglobulina anti-Rh (RhIg) em gestantes Rh-negativas durante a 28ª semana de gestação e até 72 horas após o parto ou qualquer situação que envolva sangramento. Esse protocolo reduz drasticamente as chances de sensibilização materna. “Com a aplicação correta da imunoglobulina, conseguimos reduzir significativamente a incidência da eritroblastose fetal. Mas é fundamental que todas as gestantes tenham acesso ao exame de tipagem sanguínea e sigam com um pré-natal de qualidade”, reforça o cirurgião.

Ainda segundo o especialista, a eritroblastose fetal, que já foi uma das principais causas de mortalidade neonatal, hoje é amplamente controlável. A atuação integrada entre obstetra, especialista em medicina fetal e neonatologista é essencial para garantir o melhor desfecho para mãe e bebê. “Nosso papel é oferecer às famílias a tranquilidade de que, mesmo diante de uma complicação como essa, existem caminhos seguros, éticos e eficazes de cuidado. A medicina fetal tem avançado para salvar vidas ainda dentro do útero. E isso é extraordinário”, finaliza o especialista.



Sobi seleciona Kinaxis para acelerar acesso a tratamentos que transformam vidas

Kinaxis®(TSX:KXS), líder mundial em orquestração de cadeias de fornecimento de ponta a ponta anunciou hoje que a Swedish Orphan Biovitrum AB (Sobi), líder internacional no setor biofarmacêutico, optou por implementar a plataforma Kinaxis Maestro® para facilitar a cooperação de ponta a ponta em sua rede de parceiros, permitir decisões baseadas em dados e dar suporte à entrega de terapias cruciais a pacientes com doenças raras.

Com a missão de atender 95% das doenças raras que ainda não possuem tratamentos aprovados, a Sobi atua em uma área complexa e urgente da saúde. Com sede em Estocolmo, Suécia, a Sobi é especializada em hematologia, imunologia e cuidados especializados, oferecendo tratamentos inovadores a mais de 40.000 pacientes em 55 países ao ano. As operações da Sobi têm impacto direto na qualidade de vida de pacientes com doenças raras, exigindo alto grau de rapidez, precisão e visibilidade em toda a sua cadeia de fornecimento.

Os recursos avançados do Maestro em planejamento de cenários, gestão centralizada de dados e planejamento com base em atributos irão ajudar a Sobi a intensificar a conectividade de parceiros, expandir operações e responder com mais rapidez a possíveis interrupções, a fim de facilitar o fornecimento de terapias cruciais para doenças raras a pacientes com altas necessidades médicas.

“A Kinaxis é muito respeitada no setor de ciências biológicas por sua compreensão das complexidades únicas de cadeias de fornecimento que definem este setor específico”, disse Norbert Schoellhorn, Vice-Presidente de Fabricação Global e Cadeias de Fornecimento da Sobi. “Acreditamos que a Kinaxis irá nos ajudar a nos conectar melhor com nossos parceiros, responder com mais rapidez às mudanças e oferecer tratamentos transformadores a pacientes que não podem esperar.”

“O trabalho da Sobi muda vidas e temos orgulho de apoiá-los no cumprimento desta missão”, disse Fabienne Cetre, Vice-Presidente Executiva da Kinaxis na EMEA. “A Sobi irá utilizar o Maestro para facilitar a cooperação em tempo real e a execução perfeita, a fim de acelerar a entrega de terapias cruciais a nível mundial.”

A Kinaxis é uma parceira líder em tecnologia de cadeias de fornecimento para empresas de ciências da vida ao redor do mundo, incluindo Merck, Novartis, Bristol Myers Squibb, Cardinal Health, Boston Scientific, Servier e outras. A Deloitte Nordics irá liderar a implementação do Maestro. Para saber mais sobre a Kinaxis e suas soluções de gestão de cadeias de fornecimento, acesse Kinaxis.com.

Sobre a Kinaxis

A Kinaxis é líder em orquestração moderna de cadeias de fornecimento, ao impulsionar cadeias de fornecimento complexas a nível mundial e apoiar pessoas que gerenciam as mesmas. Nossa poderosa plataforma de orquestração de cadeias de fornecimento baseada em IA, Maestro, combina tecnologias e técnicas proprietárias que proporcionam total transparência e agilidade em toda a cadeia de fornecimento, desde o planejamento estratégico plurianual até a entrega final. Marcas internacionais renomadas confiam em nós para oferecer a agilidade e a previsibilidade necessárias, a fim de navegar na volatilidade e na disrupção atuais. Para mais notícias e informações, acesse kinaxis.com ou siga-nos no LinkedIn.

Fonte: Kinaxis Inc.

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Contato:
Relações com a mídia

Erin Boyle | Kinaxis

eboyle@kinaxis.com

+1 519-574-4065

Relações com investidores

Rick Wadsworth | Kinaxis

rwadsworth@kinaxis.com

+1 613-907-7613

Fonte: BUSINESS WIRE



Médicos investem em tráfego pago para crescer online

Médicos investem em tráfego pago para crescer online
Médicos investem em tráfego pago para crescer online

O comportamento dos pacientes está passando por uma transformação acelerada. Se antes a indicação boca a boca era o principal meio de escolha, hoje a realidade é digital: um estudo publicado na PubMed Central mostra que 85,6% dos usuários de internet buscam informações de saúde online antes de tomar decisões clínicas. Esse cenário torna a presença digital indispensável para clínicas e consultórios. Segundo Marcelo Fernando Jr., especialista em tráfego pago e fundador da agência AB2, o tráfego pago é hoje a estratégia mais eficiente para garantir novos agendamentos e atrair pacientes qualificados.

Para o especialista em tráfego pago e fundador da AB2 — agência focada em marketing médico, a mudança já é perceptível no dia a dia das clínicas. "O paciente moderno pesquisa, compara e avalia antes de decidir. Quem não aparece bem posicionado no digital simplesmente deixa de ser visto. É por isso que o tráfego pago se tornou um dos pilares da captação de pacientes", afirma.

Tendência consolidada

Levantamentos recentes reforçam que o paciente digital valoriza praticidade e confiança: o Perfil do Paciente Digital 2025 revela que 84% dos acessos às plataformas de saúde são feitos por smartphone, bem como maior procura por agendamentos online para especialistas. O relatório Panorama das Clínicas e Hospitais 2025 mostra que clínicas e hospitais brasileiros estão priorizando tecnologia, marketing e experiência do paciente como frentes centrais de investimento. De acordo com Marcelo Fernando Jr., nesse contexto, campanhas de tráfego pago são fundamentais para que médicos e clínicas estejam no lugar certo, na hora certa, com a mensagem certa.

Resultados no mercado médico

A AB2, sob liderança de Marcelo, já gerenciou mais de R$ 5 milhões em investimentos publicitários, auxiliando médicos de diferentes especialidades, como urologia, dermatologia, ortopedia, nutrologia, endocrinologia, ginecologia e estética, a fortalecer sua presença digital e atrair pacientes. "Cada segmento tem sua particularidade, mas todos enfrentam o mesmo desafio: estar visível quando o paciente procura por ajuda. É aí que o tráfego pago faz a diferença", explica o especialista.

Futuro da captação de pacientes

Para Marcelo, o recado é claro: "O marketing médico não é mais opcional. O paciente está online, e a presença digital com tráfego pago é o que garante que o consultório seja encontrado. Quem investir agora estará à frente; quem não investir ficará invisível".



SSLF 2025 discutiu inovação, liderança e estratégia em CSC

SSLF 2025 discutiu inovação, liderança e estratégia em CSC
SSLF 2025 discutiu inovação, liderança e estratégia em CSC

O Shared Services Leadership Forum (SSLF), evento do IEG para diretores e líderes do mercado de Serviços Compartilhados, foi realizado em 17 de setembro de 2025, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, com programação das 8h às 18h. O evento contou com cerca de 200 participantes e abordou o tema central “Provar, Sustentar e Elevar o Valor do CSC – Uma Constante Evolução”.

A abertura teve a palestra “Eficiência como Estratégia: O Papel Crítico do CSC em Cenários Econômicos Complexos”, apresentada por Paulo Gala, economista e conselheiro da FIESP.

Em seguida, o painel “Do ROI ao ROV: As Métricas para Medir e Comunicar o Valor Estratégico do CSC para o C-Level” discutiu como os Centros de Serviços podem demonstrar sua relevância às lideranças executivas.

Entre os cases apresentados:

  • “100 anos em 1: Como o CSC da Frísia acelera a inovação e gera impacto real para além do backoffice”.

  • “Uma Estratégia Inteligente para Inovação: Como a Bayer transformou Restrições em Oportunidades com Citizen Development”.

  • “Como a ISA Energia Brasil gerou 87% de Eficiência no Processo de Conciliação Contábil”.

  • “A Jornada do BBS Scorecard: Lições da Bunge para Engajar o Time aos Resultados do CSC”.

  • “Transformando o CSC com IA e Automação: A Jornada do CoE da FS – Fueling Sustainability”.

  • “Produtividade Sustentável: A Jornada de Transformação do CoE Votorantim”.

  • “O Resultado só é possível com Pessoas: Como o CSC da TKE está Desenvolvendo seus Talentos”.

  • “De Centro de Custo a Centro de Lucro: A Trajetória de Evolução do CSC da Siemens”.

  • “Do Transacional ao Estratégico: O Case Ecorodovias de Geração de Valor através de um CSC Analítico”.

  • “Melhoria Contínua: Como a Origem reduziu 50% das Divergências e Acelerou a Entrada de NF em até 15x”.

Os painéis de debate incluíram:

  • “Inovação em CSC: Como Capturar a Nova Onda de Eficiência com IA”, que contou com a participação de Fernando Teixeira, Fabiano Guastella e Guilherme Cenachi.

  • “Agentes de IA: A próxima evolução da eficiência ou o fim do CSC como conhecemos?”.

  • “Como construir o pipeline de liderança para o CSC do futuro?”.

O evento também teve a Premiação Benchmark em CSC 2025, baseada na pesquisa Benchmark em CSC 2025 do IEG, que reconhece organizações que se destacam em eficiência operacional, maturidade e automação.

Além das sessões, o fórum contou com um hall de expositores, no qual empresas como Join4/Lecom, Dattos, V360, Requestia, Smarthis/UiPath, Pipefy, Hyland, Nexoria/Alteryx, Cervello e JobCtrl apresentaram soluções.

Sorteios da Join4 e da Lecom ocorreram ao final do evento, com entrega de brindes das marcas. Após o encerramento oficial, os participantes foram convidados para um happy hour promovido pela V360, no The Pitchers Burger and Baseball.

O próximo encontro está marcado para 18 de novembro, com a realização do Technology Evolution Conference 2025, em formato totalmente online e ao vivo.



Mil estudantes de Três Marias participam de projeto literário

Mil estudantes de Três Marias participam de projeto literário
Mil estudantes de Três Marias participam de projeto literário

Cerca de 1 mil alunos de seis escolas públicas de Três Marias (MG) participaram da primeira edição do projeto Autores Sustentáveis, iniciativa literária que estimulou a criação de livros sobre os desafios ambientais do futuro. O projeto foi realizado com apoio da ComBio Energia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A iniciativa de inovação educacional utiliza a literatura como ferramenta pedagógica para estimular a leitura, escrita e pensamento crítico, trazendo para a sala de aula debates globais sobre sustentabilidade.

Ao longo de 2024 e 2025, 42 turmas e 29 professores estiveram envolvidos no projeto, que teve como inspiração quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ODS 7 – Energia Acessível e Limpa; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis; e ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.

“Nesta primeira edição, percebemos como a literatura se transforma em um poderoso recurso para refletir sobre temas urgentes como clima, energia e consumo responsável. O apoio da ComBio foi fundamental para levarmos essa iniciativa a Três Marias, dando voz a centenas de estudantes e estimulando-os a pensar em soluções criativas para um futuro mais sustentável”, destaca André Cotta, empreendedor cultural do projeto.

Fechando a edição, neste mês de setembro foi realizado o evento de lançamento na Escola Municipal Memorial Zumbi, que reuniu os jovens autores e professores para o encerramento do projeto em Três Marias. Em uma celebração coletiva, o encontro destacou o protagonismo estudantil e o papel da educação como agente de transformação para um futuro mais sustentável.

Impacto ampliado

O projeto só foi possível pelo apoio da ComBio Energia como viabilizadora por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Com a iniciativa, a empresa reafirma seu compromisso com a educação, cultura, inovação e sustentabilidade.

“Acreditamos que investir na educação é investir no futuro. O projeto Autores Sustentáveis conseguiu engajar crianças e adolescentes em um tema urgente para a sociedade: como conciliar desenvolvimento, inovação e preservação ambiental. Para a ComBio, apoiar essa iniciativa é também reafirmar nosso compromisso com práticas sustentáveis e com as comunidades onde atuamos”, destaca Camilla Albani, diretora de RH e Sustentabilidade da ComBio Energia.

Sobre a NeoEdu

Desde 2019 atuando com programas de responsabilidade social, a NeoEdu cria e desenvolve projetos que unem educação e engajamento corporativo para potencializar o impacto social das empresas, fortalecendo práticas alinhadas à agenda ESG para diferentes públicos.

Sobre a ComBio Energia

Fundada em 2008, a ComBio está há mais de 16 anos promovendo a descarbonização em clientes do segmento industrial, substituindo a queima de combustíveis fósseis (óleo, gás e carvão) pela biomassa, uma fonte de energia renovável. Com o propósito de ser protagonista na descarbonização do planeta, a ComBio tem como missão ser a melhor e mais inovadora empresa de energia térmica renovável para a indústria. Em um momento em que a redução de CO2 pelas indústrias é objeto, não só de uma agenda global, mas também de um projeto de lei nacional, a ComBio apoia empresas do segmento industrial em suas jornadas de descarbonização.

Sobre a Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Criada em 1997, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura é um mecanismo de apoio à produção cultural no estado de Minas Gerais para incentivo à execução de projetos artístico-culturais por meio de dedução do ICMS. Desde sua criação, já viabilizou mais de 7.500 projetos culturais, com investimentos superiores a R$ 930 milhões.



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