Neste Podcast conversei com Luis Arís, gerente de negócios para a América Latina da Paessler e falamos sobre uma pesquisa global da empresa feita com mais de mil empresas e os resultados são surpreendentes. Veja alguns destaques e ouça o Podcast.
· Estudo realizado pela Paessler a partir de entrevistas com 1050 gestores de tecnologia, sendo 44 da América Latina, mostra que embora 85% deste universo reconheça a importância desta bandeira, 61% ainda não utilizam soluções de monitoramento para reforçar o alinhamento dos processos da empresa às melhores práticas em sustentabilidade;
· Em termos das estratégias ESG mais adotadas, 45% dos líderes buscam reduzir o uso de hardware;
· Enquanto 18% dos entrevistados globais afirmaram não se preocupar com a sustentabilidade, na região Américas/América Latina esse número sobe para 25%;
· Entre as maiores angústias dos líderes de TI destacam-se o uso da nuvem híbrida (48%), como manter a resiliência de ambientes cada vez mais distribuídos e heterogêneos (44%) e os desafios de gestão de data storage (31%).
O Congresso de TI e o EvoluTI Pro estão programados para ocorrer de forma consecutiva neste ano.
A velocidade do avanço tecnológico tem impulsionado uma série de inovações no mercado e a dinâmica das colaborações em equipe tem se revelado como um catalisador de sucesso para inúmeras empresas.
Essa abordagem tem o objetivo de concentrar os esforços na democratização da tecnologia com a realização de um evento inteiramente online e outro com interação presencial.
O público-alvo dessas iniciativas tem registrado um crescimento constante a cada edição e tem com públicos estudantes de tecnologia, empresas do setor que buscam capacitar e aprimorar seus profissionais e também os veteranos do mercado em busca de aprimoramento e aprendizado em diversas vertentes da atuação tecnológica.
O Congresso de TI terá sua 10ª edição agendada para os dias 4 e 5 de dezembro, numa experiência completamente online. Este ano contará com a participação de mais de 60 palestrantes, garantindo mais de 30 horas de conteúdo ao vivo, distribuídas em 8 trilhas de aprendizado, com os painéis exclusivos e certificado digital.
O EvoluTI Pro encerra 2023 no dia 6 de dezembro em um evento presencial para mais de 350 participantes no Cubo Itaú.
Para mais informações acesse os links abaixo:
Clique aqui para saber mais sobre o Congresso de TI.
Clique aqui para informações detalhadas sobre o EvoluTI Pro.
Neste Podcast conversei com Natália Lazarini, Co-fundadora e diretora da Confraria do Empreendedor. Em poucos anos a Confra conseguiu angariar mais de três mil Confrades – como são chamados seus membros – e vem ajudando e facilitando a jornada de quem é empreendedor aqui no Brasil e também em Portugal.
Para conhecer essa iniciativa ouça ou veja agora o Podcast, curta o canal do YouTube, inscreva-se nele e deixe seu comentário.
Podcast Vida Moderna – Além de excelente conteúdo, entregamos Conhecimento
OUÇA TAMBÉM OS ÚLTIMOS 10 PODCASTS | PARA ACESSAR TODOSCLIQUE AQUI
AWitec It Solutions e a Trentim – Gestão & Tecnologia, empresas Microsoft Gold Partners há mais de dez anos no mercado, anunciam a fusão de suas operações, resultando em um grupo com mais de 100 colaboradores, especialistas certificados por organizações como Microsoft, Watchguard, 3CX, PMI.org, IIBA.org e PMO Global Alliance.
“Queremos proporcionar aos parceiros uma jornada de crescimento e excelência operacional, alavancando o uso da tecnologia como um diferencial competitivo e disseminando soluções para comunicação, colaboração, produtividade e segurança”, explica Carol Lagoa, Co-Founder daWitec IT Solutions.
Combinando produtos e serviços gerenciados nas áreas de comunicação, colaboração, produtividade, segurança, automatização e aplicativos de negócios low-code, as soluções Trentim e Witec ajudam empreendedores e gestores a obterem competitividade e eficiência para seus negócios.
Além disso, a fusão consolida o Witec Hub com o objetivo de educar e capacitar profissionais de tecnologia, bem como conscientizar e orientar as empresas para transformação digital dos seus negócios.
“Por meio do LinkedIn Learning, capacitamos mais de 207 mil pessoas em formações de tecnologia. Além disso, as equipes da Witec e da Trentim Gestão & Tecnologia estão ativamente envolvidas em comunidades técnicas, combinando a experiência prática em projetos internacionais e desenvolvimento de produtos com voluntariado e educação.”, complementa Mario H Trentim fundador e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.
O portfólio combinado das empresas resulta em sinergias para o atendimento de empresas pequenas, médias e grandes em diferentes indústrias e conforme suas necessidades.
A expertise da Trentim Gestão & Tecnologia nas áreas de gerenciamento de projetos, agilidade organizacional e transformação digital permite levar as soluções mais modernas e avançadas das grandes empresas para as pequenas e médias.
Por outro lado, o catálogo amplo de serviços da Witec IT Solutions disponibiliza aos clientes infraestrutura, computação em nuvem, telefonia e licenciamento com foco na redução de custos e aumento da produtividade, sem deixar de lado a qualidade e a governança corporativa.
“Desde 2019, a atuação internacional da Trentim na América Latina, Oriente Médio e Europa permitiu identificar tendências e antecipar necessidades dos nossos clientes no Brasil. Agora vamos combinar os produtos e serviços da suíte ModernPMO com o portfólio da Witec e empresas do ecossistema para que possamos oferecer soluções mais completas aos clientes. Sabemos que as empresas de tecnologia que quiserem prosperar e ter lucratividade precisam estar cada vez mais próximas dos clientes, entender quais são as soluções e produtos que eles precisam e oferecer essas soluções de forma customizada”, enfatiza Gustavo Moraes, Diretor de Operações e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.
A fusão é resultado de uma parceria entre as empresas desde 2020, fazendo parte da estratégia de transformar a gestão das empresas por meio de boas práticas, diagnósticos, modelos de maturidade, consultoria especializada e modernas soluções de tecnologia.
As empresas seguem alinhadas no propósito de acelerar a adoção das soluções Microsoft 365, nas verticais de Power Patform (Power Bi, Power Apps e Power Automate), Segurança e Governança, apoiando os clientes em suas jornadas e desafios relacionados ao novo cenário global. Não há dúvidas de que empresas que saibam unir processos, pessoas e ferramentas, estejam mais capacitadas em um mercado cada vez mais competitivo.
“Esse movimento tem como foco tonar a Witec a maior empresa especializada em produtividade e trabalho remoto seguro do Brasil. Temos a convicção que com a adoção de tais soluções, as empresas têm crescimento significativos em governança, produtividade, processos e segurança, impactando diretamente na escalabilidade dos seus negócios, garantindo assim um crescimento sustentável e seguro”, finaliza Marco Lagoa, CEO da Witec IT Solutions.
A Witec, hub especializado em soluções de Tecnologia da Informação, realiza a 9ª Edição do Congresso de T.I nos dias 08, 09 e 10 de novembro. Totalmente on-line e gratuito, o evento tem como objetivo promover networking e compartilhar conhecimentos setoriaisdos mais de 60 speakers presentes, incluindo nomes como Rodrigo Jorge, Diretor de Segurança da Informação na VTEX, Sandyara Peres, Coordenadora de Acessibilidade no PicPay, Isabella Montalvão, Engenheira Líder de Soluções para Marketing Cloud na Salesforce, entre muitos outros.
Com trilhas de Segurança, Governança & Privacidade; Cloud Computing; Desenvolvimento; Data Science & Digital e Customer & Employee Experience, o conteúdo é direcionado para estudantes e profissionais do segmento, além de pequenas, médias e grandes empresas.
Interessados podem realizar suas inscrições no link.
As edições anteriores do Congresso contaram com a presença de mais de 400 profissionais renomados, mais de 200 mil espectadores e mais de 500 palestras e cursos. Cada vez mais é importante mostrar que a tecnologia e inovação são essenciais para promover a mudança que a sociedade espera das organizações. O evento tem como proposta capacitar cada vez mais os profissionais de tecnologia e contribuir para o progresso do setor.
Segundo dados da Brasscom, o setor de tecnologia da informação aponta demanda de 797 mil profissionais até 2025. É uma conta que não fecha porque há mais vagas oferecidas do que pessoas capacitadas no mercado.
“Esse evento é uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos entre os participantes, com a chance de ganhar escala com pessoas que ainda não enxergam as possibilidades que o setor oferece. Tecnologia não é mais a profissão do futuro; a necessidade de profissionais qualificados no mercado é vista no presente”, explica Maria Carolina Lagoa Loyo, CCO, do Congresso de TI.
A Editora VideoPress, detentora da marca Vida Moderna, anuncia sua nova divisão de cursos on-line com o lançamento do curso “Desmistificando a Segurança da Informação”, que tem como objetivo reforçar o papel estratégico da cibersegurança, apresentando conceitos estratégicos e tecnologias para otimizar as ações de proteção digital dentro de companhias dos setores Público e Privado. A pré-inscrição para o curso está disponível neste link e as vendas serão abertas dia 16 de maio de 2022.
Ao todo, são 12 módulos interativos com conteúdo prático apresentado por André Carneiro, Diretor Geral da Sophos do Brasil, e pelo jornalista Guido Orlando Jr., Diretor da Editora.
“A Segurança da Informação é um tema latente e vital para as empresas de todos os portes e segmentos. Planejar as ações e aplicar as metodologias e ferramentas de proteção de dados, porém, são muitas vezes grandes desafios às companhias, principalmente pela rápida transformação que este setor vive e pela falta de mão de obra global para atender as demandas dessas companhias”, analisa Guido.
Segundo o jornalista, a proposta é desmistificar algumas premissas referentes a este assunto e, principalmente, trazer informação prática para agilizar as iniciativas de proteção digital nas organizações. “Este não é um curso técnico, mas sim uma preparação para tornar a estratégia de Segurança da Informação verdadeiramente alinhada às propostas de negócios nas empresas”, explica.
Neste cenário, para tornar as aulas mais práticas, a ideia é aproximar o conteúdo apresentado à rotina vivida no dia a dia dos times. “Trazemos cases e informações estratégicas a respeito de novas tecnologias, processos e formas para o cumprimento de normas, como a LGPD, além de lives exclusivas e grupos fechados para potencializar a troca de informações entre os participantes. Tudo isso em um formato sob demanda, em que o público pode ver as aulas onde e quando quiser, em seu próprio ritmo. A ideia é tirar dúvidas e facilitar a chegada de práticas bem-sucedidas a todos”, ressalta.
Durante o curso, os alunos terão acesso a conteúdos sobre conceitos fundamentais para a Segurança Digital, dicas para a formação de uma estrutura de cibersegurança do zero e detalhes que devem ser observados pelas companhias diante de novas regras e o aumento dos ataques via ransomware, por exemplo.
“A Segurança da Informação nas companhias públicas e privadas não pode mais ser vista como uma área à parte das empresas. É preciso entender que a proteção de dados deve permear os planos de negócios e todas as iniciativas da corporação. O compromisso desse curso é reforçar essa importância aos profissionais do mercado, mostrando como e onde devemos agir para impulsionar a capacidade de controle dos times”, reforça Carneiro, que é Engenheiro Eletrônico formado pela POLI, da USP, e que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de SI.
Pelo caráter voltado aos negócios, as aulas são destinadas a profissionais de tecnologia e executivos de todos os níveis – incluindo CEOs, CIOs, CISOs e CTO, entre outros – e dos mais diversos setores da economia. “Além disso, é uma grande oportunidade para que novos talentos e trabalhadores que estão migrando para a área de Segurança da Informação também possam entender melhor as implicações deste ramo aos resultados das companhias”, acrescenta o engenheiro.
Para mais informações e fazer o pré-cadastro, acesse bit.ly/3ancyfm.
Lá poderão ser assistidos gratuitamente nove clipes de cada módulo, com destaques das respectivas aulas, para reforçar a tomada de decisão da compra do curso.
Sem fazer muito alarde aJAC Motors se consolida como a montadora aqui no Brasil que tem a maior e mais variada oferta de veículos 100% elétricos do país. Na imagem abaixo você pode conferir todos os modelos da montadora chinesa por aqui, que desde 2019 tem como principal acionista o Grupo Volkswagen na China, com 51% das ações.
Modelos 100% elétricos da JAC Motors disponíveis no Brasil
Essa joint venture definitivamente deixa no passado qualquer dúvida que ainda possa existir sobre a qualidade e atendimento dos veículos da montadora chinesa, a coloca em um novo patamar de mercado e a tendência é que ela passará a ser olhada com outros olhos pelos consumidores.
Desenvolvido em parceria com Volkswagen, o JAC e-JS1 estreia no mercado brasileiro para ser o oitavo veículo 100% elétrico da JAC Motors, todos eles livres de emissões de poluentes.
Segundo Eduardo Pincigher, Diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da empresa, “O e-JS1 foi desenvolvido a partir da plataforma do elétrico IEV20 e a VW implementou o design exterior e interior, acabamento e conectividade“, explica.
Slide Show
lado direito
ejs1 tratada frente_2
ejs1-lateral 3_4 direito
ejs1-lateral3_4
frente
IMG_0052
IMG_0055
IMG_0061
IMG_0063
IMG_0084
IMG_0085
IMG_0102
IMG_0118
IMG_0127
IMG_0129
IMG_0132
IMG_0135
IMG_0140
IMG_0141
IMG_0143
IMG_0147
IMG_0149
IMG_0173
IMG_9652
IMG_9872
IMG_9874
IMG_9965
interior
interior-motorista
interior-rosa
interior-rosa-motorista
lateral
lateral
lateral-branco
lateral-celeste
lateral-frente-branco
lateral-vermelho
pink-frente
tratada trazeira 3_4_3
trazeira
IMG_0149
IMG_0153
IMG_0154
IMG_0155
IMG_0156
IMG_0157
Destaques > O compacto urbano livre de emissões da JAC Motors possui 302 km de autonomia (norma NEDC); baterias de fosfato de ferro-lítio têm capacidade máxima de 30,2 kWh;
> Provido de sistema de regeneração de carga, o JAC e-JS1 é extremamente econômico: em média, o modelo consome 9,6 kWh a cada 100 km;
> Com 150 Nm (15,3 kgfm) de torque e apenas 1.180 kg, o JAC e-JS1 é o veículo com menor custo por km rodado do país: 7 centavos por km;
> Para “encher o tanque” ou carregar as baterias, o e-JS1 gasta cerca de R$ 20 (tarifa de R$ 0,65 por kWh). Um carro compacto, com motor a gasolina, que tenha consumo urbano de 13 km/l, exigirá cerca de R$ 135 para rodar os mesmos 302 km.
> O JAC e-JS1 é o oitavo modelo 100% elétrico da JAC Motors no Brasil. De longe é a marca com o maior portifólio de veículos livres de emissões, constituindo uma família completa: um modelo urbano, três SUV´s, uma picape, uma van e dois caminhões.
> Preço sugerido do JAC e-JS1 é de R$ 149.900.
“O JAC E-JS1 é uma grande aposta. Será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compacto urbano, compatibilizando a aplicação ideal para um veículo totalmente elétrico: o uso dentro da cidade”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Você pode usá-lo em rodovias, nas pequenas viagens? Claro que sim. Mas seu habitat natural é o trânsito urbano”.
Ao contrário do que se pensava, o city-car não substituirá o JAC iEV 20, mas sim complementará a linha. O iEV 20 é um SUV de porte compacto, com suspensão mais alta, rodas e pneus maiores e aptidão para vencer desafios leves no off-road, enquanto o E-JS1 é totalmente destinado ao uso urbano.
Com 30,2 kWh de capacidade de carga elétrica, o E-JS1 possui ótimo rendimento, à medida que, por ser 100% elétrico, ele é leve. São somente 1.180 kg de peso em ordem de marcha, segundo informa a montadora.
Por este motivo, o motor de 150 Nm (15,3 kgfm) de torque entrega um desempenho empolgante para um modelo urbano. São 62 cv de potência e 110 km/h de velocidade máxima.
Menor custo por km rodado do Brasil Dependendo da tocada do motorista, o e-JS1 é capaz de rodar 302 km, perfazendo um consumo médio de 9,6 kWh por 100 km, e oferece o custo por km rodado mais em conta de todo o mercado brasileiro – 0,36 MJ/km.
Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,65 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 6,24 a cada 100 km, segundo dados fornecidos pela montadora.
“Encher o tanque”, ou neste caso, carregar as baterias por esse valor e rodar 302 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado 7,5 vezes menor do que um modelo com motor térmico (a combustão). O custo por km rodado do JAC E-JS1 é pouco mais de 6 centavos.
Mesmo que se adote o custo de R$ 0,90 de kWh, instituído ocasionalmente na “bandeira vermelha”, a despesa de “tanque cheio” salta para somente R$ 26, ou seja, ainda 5,2 vezes mais barato que os mais econômicos modelos a gasolina.
Baterias de fosfato de ferro-lítio são mais estáveis Por pertencer à oitava geração de modelos 100% elétricos da JAC Motors, o e-JS1 possui grande eficiência dinâmica de todo o conjunto propulsor.
Tanto que a autonomia de 302 km, perfeitamente adequada a um modelo de porte compacto e urbano, foi obtida com a instalação de baterias com somente 30,2 kWh de capacidade máxima de carga, dotadas de células de fosfato de ferro-lítio, que possuem melhor estabilidade química e térmica.
Como resultado, o JAC e-JS1 pesa menos de 1,2 tonelada. Com um peso extremamente contido para um veículo elétrico, adicionado à proposta urbana, ele precisa de um motor com 62 cv de potência.
Na prática, a eficiência do motor e o baixo peso das baterias, além de gerarem um conjunto “enxuto”, garantem aquele consumo enfaticamente reduzido de 9,6 kWh / 100 km.
Por rodar primordialmente nas cidades, onde o torque é muito mais relevante que a potência, o E-JS1 permite acelerações surpreendentes, com seus 150 Nm de torque máximo. De 0 a 100 km/h, o JAC E-JS1 precisa de 10,7 segundos.
E por falar em bateria, uma dúvida que sempre surge entre os consumidores é seu custo de manutenção. Afinal, quanto o dono do carro vai desembolsar caso elas apresentem algum defeito depois que terminar a garantia? Outra dúvida: quanto tempo duram as baterias?
Ouça as explicações de Sérgio Habib neste áudio
Design feito em parceria com a Volkswagen Contando com total supervisão da Volkswagen no desenvolvimento, o city-car da JAC “escreve um novo paradigma na definição de carro urbano”, segundo a empresa. Não emite nenhum grama de CO2, seu design é moderno e contemporâneo (incrementado pelas cores vivas da carroceria) e mede apenas 3,65 metros de comprimento e 1,67 m de largura, o que é uma grande vantagem para trafegar em grandes cidades.
Na frente, o JAC e-JS1 destaca-se pelo grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, unidas por uma régua que atravessa toda a frente do carro. Para ornar com esse efeito, ele possui contornos na base do para-choque que envolvem os faróis de neblina nas extremidades. É um conjunto estilístico forte, de personalidade. Possui luzes diurnas em LED (sistema DRL de série).
Visto de lado, o JAC e-JS1 recebeu rodas de desenho exclusivo, com pneus nas medidas 165/65 R14.
Detalhe das rodas
Já a traseira exibe lanternas mais quadradas, decretando solidez no conjunto, além de repetir os mesmos ornamentos no para-choque.
Interior futurista Toda a parte interna do e-JS1 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base. Possui duas telas à serviço do motorista. A primeira, que é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, compõe-se de uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra as informações de cruzeiro (velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia etc.).
Detalhe das duas telas do painel
Como diferencial de acabamento, o JAC e-JS1 incorpora molduras em alto relevo de cores contrastantes, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies revestidas em couro (soft touch). Um console “aéreo” permite guardar pequenos objetivos, como um smartphone bem à mão, assim como funciona como descansa-braços. E o estofamento é de couro sintético.
Detalhe do console “aéreo“
Nesse console, inclusive, como é tradicional em qualquer veículo, o condutor do e-JS1 não vai encontrar o botão seletor de marcha. Por ser elétrico, o modelo não requer câmbio, sem os habituais engates “mecânicos”.
O acionamento de sentido de marcha – para frente, identificado convencionalmente com a letra D, de drive, e para trás, pela letra R – é realizado por uma alavanca fixada na coluna de direção, à direita do volante.
Alavanca de seleção do câmbio do lado direito da coluna de direção
Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal. Tudo é acionado pela central multimídia (a segunda tela), oferecendo um conjunto prático, clean e de aparência futurista. Apenas à esquerda do volante concentram-se botões de necessidade mais imediata de uso, como desembaçadores e ajustes elétricos dos retrovisores externos.
O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.
Visão do volante
Detalhe do volante lado esquerdo
Detalhe do volante lado direito
Central multimídia com tela de 10,25 pol reúne dados de operação Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS1 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.
A tela estará traduzida para Português do Brasil
Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias. Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”. Os comandos de climatização também são acionados por essa central.
Lista de equipamentos O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 150 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série: • Ar-condicionado Automático e Digital • Cruise Control com comandos no volante • Faróis com regulagem elétrica de altura do facho • Faróis com “Follow Me Home” • Faróis com DRL (LED diurno) • Faróis de neblina (dianteira) • Retrovisor interno antiofuscante • Bancos revestidos em couro ecológico • Duplo air bag • Portas com barras de proteção lateral • Aviso de cinto não acoplado • Freio ABS com EBD • BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico) • Auto Hold (assistente de partida em rampas) • TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus) • ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade • Sensor de estacionamento traseiro • Câmera de ré • Entrada USB sob o console central do painel • Isofix • iPedal (sistema de regeneração de carga da bateria nas desacelerações e frenagens.
Primeiras impressões Tive a oportunidade de fazer um teste drive de aproximadamente 100 Km ida e volta até uma cidade perto capital paulista e o carro surpreendeu. Tem ótima dirigibilidade, o volante é preciso e firme, o iPedal responde prontamente quando requerido, é funcional e depois que o condutor se acostuma com a maneira de usá-lo, o freio convencional será usado raramente. E se acostumar, pegar o jeito de utilização, demora minutos e acaba sendo até divertido.
E por falar em divertido, dosar o consumo e a regeneração de energia acaba sendo quase um videogame, pois quando você para de acelerar ou tiver que utilizar o freio, o gráfico de energia da tela de 10,25 polegadas muda de comportamento, ora mostrando o consumo, ora mostrando o carregamento das baterias e isso é muito legal.
E o carro anda muito bem, apesar de ter sua velocidade máxima limitada a 110 Km via software. Lembre-se que ele é um carro basicamente urbano, mas dá para andar em estradas entre cidades próximas de até um percurso de 200 Km ida e volta sem se preocupar com a autonomia, desde que as baterias estejam carregada, claro.
Sinceramente, não precisei em nenhum momento ultrapassar os 110 Km/h, pois mais de 80% do trajeto foi urbano e peguei apenas um trecho de alguns quilômetros da Via Anchieta, que tem velocidade máxima na sua pista central de exatos 110Km/h.
O torque para um carro do seu porte é excelente e chega a arrancar um leve sorriso de canto de boca do condutor. Não que seja fantástico e cole no banco, mas dá para sentir a potência sendo enviada instantaneamente para as rodas, o que não acontece em um carro a combustão. Isso é o que eu mais gosto em um carro elétrico.
A acústica interna é excelente, não só pela falta do ruído do motor e ausência de trepidação, como é de se esperar em um carro 100% elétrico, pois andei por ruas de paralelepípedo e asfalto com buracos. E o ruído interno e rigidez da suspensão se comportaram muito acima do que eu esperava, o que tornam o E-JS1 bastante confortável.
O que deu para sentir desse curto percurso foi isso, além dos olhares das pessoas na rua e outros motoristas, pois ele é um carro com design muito moderno e a cor que escolhi foi o Abacate, que realmente é bonito e chama atenção por onde passa.
Quanto ao porta malas, a capacidade é de 121 litros, o que é suficiente para uma mala pequena e uma compra média de supermercado. É honesto para o tamanho do carro.
Para ver e baixar a ficha técnica do e-JS1CLIQUE AQUI
Comparativo de preço No seu material promocional a JAC colocou um comparativos com as marcas que vendem carros 100% elétricos no Brasil e aqui está a tabela. Clique na imagem para aumentá-la.
Tabela comparativa de preço
Acho que eu sei o que você deve estar pensando: “Guido, você compraria esse carro?” Eu respondo: “Sim”.
A Mindbreeze, líder em fornecimento global de soluções de gestão de conhecimentos baseadas em IA, foi reconhecida como líder no The Forrester Wave™: plataformas de pesquisa cognitiva, T4 de 2025 (The Forrester Wave™: Cognitive Search Platforms, Q4 2025).
A Forrester avaliou catorze fornecedores de pesquisa cognitiva com base em suas soluções atuais, estratégia e feedback do cliente. A Mindbreeze recebeu reconhecimento por sua plataforma robusta e segura, experiências positivas dos clientes e a visão de possibilitar que as empresas transformem conhecimento em um ativo sobre o qual elas podem agir em tempo real.
Nessa avaliação, a Forrester aponta que a “Mindbreeze é uma ótima opção para as empresas que querem uma plataforma de pesquisa cognitiva que seja tanto altamente segura quanto altamente flexível”. O relatório também aponta que “os recursos superiores da Mindbreeze incluem um pipeline robusto para ingestão, compreensão e indexação contextual de dados”. Os clientes entrevistados pela Forrester ainda “relatam experiências muito positivas ao trabalhar com a equipe da Mindbreeze ao selecionar e implementar a plataforma”.
“Acreditamos que a nomeação como Líder neste Forrester Wave com a maior pontuação na categoria de ofertas atuais reflete nosso engajamento quanto a fornecer soluções de IA seguras para empresas em vários ambientes de implantação de forma a satisfazer os requerimentos dos diferentes casos de uso dos nossos clientes. Igualmente importante foi o fato de ter sido apontado nosso compromisso com ajudar os clientes a se preparar para o futuro da IA com agente ao transformar conhecimento em inteligência acionável”, explicou Daniel Fallmann, CEO e fundador da Mindbreeze.
Mais de 2.700 das maiores empresas do mundo estão alavancando a Mindbreeze InSpire como uma solução de pesquisa segura e precisa baseada em IA para gestão proativa de conhecimento.
A avaliação The Forrester Wave™: plataformas de pesquisa cognitiva, T4 de 2025 classifica vendedores nas categorias Líderes, Forte Desempenho e Competidores e avalia os provedores mais significantes no mercado e não representa todo o cenário de fornecedores.
The Forrester Wave™: plataformas de pesquisa cognitiva, T4 de 2025 tem autoria de Rowan Curran e foi publicado em 3 de outubro de 2025.
A Forrester não endossa nenhuma empresa, produto, marca ou serviço incluído nas suas publicações de pesquisa e não aconselha nenhuma pessoa a selecionar os produtos ou serviços de qualquer empresa ou marca com base nas avaliações incluídas em tais publicações. As informações se baseiam nos melhores recursos disponíveis. As opiniões refletem o julgamento naquele momento e estão sujeitos a mudança. Para mais informações, leia sobre a objetividade da Forrester aqui.
Sobre a Mindbreeze
A Mindbreeze é líder global em inteligência empresarial alimentada por IA com sede na Europa e nos Estados Unidos. A Mindbreeze InSpire redefine como as organizações acessam e utilizam as informações. Alimentada por IA avançada, ela transforma dados complexos em insights acionáveis, conectando sem interrupções e analisando informações entre sistemas.
Ao contrário das soluções tradicionais, nossos agentes de IA fornecem insights hiper-relevantes e contextuais para necessidades empresariais únicas, permitindo tomada de decisão mais inteligente e mais rápida. Com recursos de integração incomparáveis, segurança de dados e automação em seu cerne, a Mindbreeze InSpire maximiza o valor do seu ecossistema de informações ao passo em que impulsiona inovação.
Confiada por líderes da indústria e reconhecida pela sua tecnologia de ponta, a Mindbreeze mostra o caminho no que diz respeito a revelar novas dimensões de inteligência empresarial.
Saiba mais em www.mindbreeze.com ou nos siga no LinkedIn e no X @Mindbreeze.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Puxadores exercem valor agregado a projetos de marcenaria
No universo competitivo da marcenaria de alto padrão, a busca por diferenciais capazes de justificar valor e conquistar clientes migrou para detalhes como puxadores sofisticados. É o que destaca Lucas Luz, diretor de marketing da Angatu Máquinas – empresa que atua no mercado moveleiro -, para quem os puxadores podem ser considerados peças-chave na estratégia de agregação de valor.
Segundo Luz, cada vez mais, acessórios como puxadores de alto padrão vêm ganhando protagonismo nos projetos de marcenaria e design de interiores, deixando de ser apenas um componente funcional para se tornarem elementos de estilo e identidade.
“Assim como a iluminação ou os revestimentos, eles [puxadores] ajudam a contar a história do ambiente. Com a popularização dos móveis planejados, os consumidores passaram a valorizar não só o projeto arquitetônico, mas também os detalhes de acabamento que reforçam sofisticação e personalidade”, afirma.
Aliás, após duas altas mensais consecutivas, a produção brasileira de móveis e colchões manteve um volume de produção superior aos níveis registrados entre janeiro e abril deste ano, como apontam indicativos compartilhados pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário).
De acordo com o balanço, o segmento encerrou o primeiro semestre em posição acima do que foi observado no mesmo período de 2024, com um acúmulo de expansão de +2,6% em volume produzido entre janeiro e junho. Em doze meses, o avanço foi de +7,9%.
Na visão do especialista, os detalhes impactam diretamente a percepção de valor dos móveis para o consumidor, que enxerga os puxadores como o “toque final” do móvel. “Mesmo que não perceba tecnicamente, ele associa um puxador de alto padrão a um nível superior de qualidade. Isso se traduz em maior disposição a pagar por projetos mais caros, já que pequenos detalhes reforçam a ideia de exclusividade.”
Em muitos casos, prossegue, a diferença de um ambiente comum para um sofisticado está em detalhes como ferragens, acabamentos e acessórios.
Quando questionado a respeito dos materiais, acabamentos e estilos que têm se destacado no segmento de puxadores e acessórios premium, Luz revela que, nos últimos anos, três tendências ganharam destaque:
Acabamentos metálicos: dourado fosco, preto escovado e cobre ganharam espaço no design contemporâneo;
Minimalismo: puxadores embutidos ou do tipo cava, que integram funcionalidade e estética clean;
Estilo industrial e retrô: peças robustas, em ferro ou com acabamento envelhecido, trazendo charme e identidade.
“Além disso, os materiais de alta durabilidade – alumínio, zamac e aço inox – são cada vez mais valorizados pela longevidade e resistência”, explica.
Curadoria inteligente para se diferenciar no mercado
Luz destaca que, hoje em dia, marceneiros e designers podem usar esses elementos para se diferenciar no mercado. “O segredo está na curadoria inteligente: combinar puxadores adequados ao perfil do cliente e ao estilo do projeto. O marceneiro que apresenta opções de alto padrão mostra conhecimento e atenção aos detalhes, construindo uma percepção de profissionalismo.”
Para o cliente, isso reforça confiança e diferenciação, conforme explica Luz. “Além disso, a oferta de acessórios premium permite ao profissional ampliar seu ticket médio, sem necessariamente aumentar custos fixos de produção.”
Acessórios seguem tendência de personalização e curadoria mais apurada
De acordo com o diretor de marketing da Angatu Máquinas, é possível identificar uma tendência de personalização e curadoria mais apurada na escolha desses acessórios. Isso porque o consumidor atual deseja ambientes que reflitam sua identidade. Isso se reflete na busca por acessórios exclusivos ou personalizados.”
Segundo o especialista, muitos clientes pedem cores, tamanhos e estilos específicos, o que leva designers a montarem catálogos curados de puxadores que se conectam ao conceito do projeto. “Essa tendência reforça o papel dos acessórios como protagonistas no design de interiores”, afirma.
Angatu Máquinas busca apoiar a sofisticação de projetos
Na visão de Luz, a atuação da Angatu Máquinas contribui para elevar o padrão dos projetos e apoiar profissionais na entrega de móveis com maior valor agregado. “Ao ampliar seu portfólio para incluir puxadores e acessórios de alto padrão, a Angatu Máquinas democratiza o acesso a itens que antes estavam restritos a grandes centros.”
Para o diretor de marketing da Angatu Máquinas, isso permite que marceneiros de diferentes regiões do país incorporem a sofisticação em seus projetos. “Mais do que oferecer produtos, a empresa apoia profissionais ao trazer soluções alinhadas às tendências do mercado, ajudando-os a entregar móveis de maior qualidade e valor percebido.”
Tendência aponta para a valorização dos detalhes como símbolos de qualidade
Luz ressalta que o movimento em torno dos puxadores mostra uma mudança maior no setor: a valorização dos detalhes como símbolos de qualidade. Para ele, em um mercado cada vez mais competitivo, são esses elementos que diferenciam o comum do extraordinário.
“Para marcenarias e designers, estar atento a essa tendência significa não apenas acompanhar o mercado, mas também antecipar expectativas dos consumidores e transformar pequenos acessórios em grandes oportunidades de negócio.”
O livro esclarece que as normas a respeito da sucessão hereditária do cônjuge, desde a entrada em vigor do Código Civil de 2002, trouxeram profundos debates entre julgadores e estudiosos, bem como intensa perplexidade social, principalmente, em razão da elevação do cônjuge à posição de extremo privilégio. Aponta que, em primeiro lugar, as regras sobre o tema, hoje, são confusas e mal redigidas. Em segundo lugar, esclarece que o longo trâmite legislativo observado na aprovação do Código Civil de 2002 teve como resultado o nascimento de um diploma já desatualizado. Explica, ainda, que o anacronismo verificado se acentuou sobremaneira em face de pujantes mudanças sociais que impactaram significativamente as estruturas da família, como a globalização, a industrialização, a urbanização, a formação de uma sociedade de consumo e, mais tarde, as revoluções operadas na tecnologia e na comunicação. Como consequência, há insegurança jurídica, enorme dificuldade de compreensão das regras para leigos e relevantes clamores dos indivíduos por maior liberdade na determinação do destino de seus bens para depois da morte, motivo pelo qual, atualmente, tramita no Congresso Nacional Projeto de Reforma em que são propostas impactantes alterações.
Diante desse contexto, a autora, Erika Nicodemos, debruça-se, em sua obra, sobre detalhada análise crítica e profunda reflexão sobre a sucessão do cônjuge no Brasil, abordando em especial, as situações em que os consortes pretendem manter o patrimônio separado, casando-se, por exemplo, em regime de separação de bens, mas esbarram em intransponíveis normas de ordem pública. Para tanto, preliminarmente, traz o interessante percurso histórico legislativo trilhado até o regramento atual, abordando as novas realidades sociais que se pretendeu regular. Passa, então, a esmiuçar o regramento previsto no Código Civil, pontuando de forma pormenorizada os debates doutrinários e jurisprudenciais acerca do tema, discorrendo, seguidamente, acerca de soluções encontradas em outros países para conferir maior liberdade sucessória aos consortes. Por fim, deslinda o Projeto de Lei 4/2025, explanando as marcantes alterações propostas no que se refere à posição sucessória do cônjuge e seus possíveis desdobramentos.
Giselda Hironaka, Professora Titular da USP convidada pelo Senado Federal para integrar a Comissão de Juristas para elaborar o Projeto de Reforma, corrobora o mérito da obra para compreensão do tema, destacando seu texto claro e redação fluida. Do mesmo modo, Nestor Duarte, Professor Titular da USP e Desembargador aposentado do TJSP, destaca a importância e utilidade da obra, afirmando oferecer elementos importantes de interpretação de maneira clara e didática.
Trata-se, portanto, de obra jurídica atual e densa que convida juristas não apenas a compreender intimamente a sucessão do cônjuge no Brasil, mas também a refletir sobre possíveis soluções e interpretar a norma de maneira mais coerente com a realidade. Adicionalmente, viabiliza que leigos tenham efetiva dimensão sobre os impactos determinantes das normas atuais e respectivas transformações em breve vindouras sobre seu patrimônio familiar e autonomia privada. O livro pode ser encontrado no link abaixo em sistema de pré-lançamento: https://a.co/d/dul3vLK
Sobre a autora:
Erika Nicodemos é advogada especializada em direito de família e sucessões, professora universitária e palestrante, Mestre e graduada pela Faculdade de Direito da USP, Mestre em Direito Privado Europeu pela Universidade de Roma e pós-graduada em Direito Empresarial pela FGV.
Serviço:
Lançamento do livro A sucessão do cônjuge e o anacronismo do Código Civil
Dia 21 de outubro, das 18h às 21h
Local: Livraria Travessa do Shopping Vila Lobos – Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777 – Jardim Universidade Pinheiros
Fãs definem pintura da Trackhouse MotoGP Team em parceria com a Gulf Oil
A pintura que será exibida nas motos da Trackhouse MotoGP Team nos GPs da Indonésia e da Malásia, válidos pela temporada 2025, foi escolhida por votação aberta ao público. A iniciativa envolveu fãs de todo o mundo, que puderam escolher sua arte preferida entre três opções.
A ação foi conduzida pela Gulf Oil International Limited e pela Trackhouse MotoGP Team, que convidaram o público a escolher, entre três modelos, qual o design gostariam de ver nas motos de Ai Ogura e Raul Fernandez durante os GPs de Mandalika e Sepang.
A disputa foi acirrada: apenas 7,4% separaram as três opções votadas, com menos de 1% de diferença entre a primeira e a segunda colocada. A arte vencedora, chamada Passion (Paixão), será aplicada às Aprilia RS-GP25 da equipe nas duas corridas asiáticas.
Para Justin Marks, fundador e proprietário do Trackhouse Entertainment Group, o engajamento do público amplia o alcance da parceria: “Contamos os dias para ver novamente as motos da Trackhouse com uma pintura da Gulf. Ter esse momento especial escolhido pelos fãs torna tudo ainda mais significativo”.
Um dos pilotos da equipe também comentou o resultado da votação. “Achei incrível a oportunidade de os fãs participarem do visual da minha moto. Isso nos aproxima ainda mais deles. Gosto muito do novo design e das cores da Gulf, e estou ansioso para correr com essa pintura”, disse Raul Fernandez.
Essa é a segunda colaboração entre a Gulf e a Trackhouse com foco no engajamento global, ampliando a participação direta dos torcedores no universo da MotoGP.
O Esmark Steel Group, uma subsidiária integral da Esmark, Inc., anunciou hoje que Jack Biegalski foi escolhido para ser o seu diretor-executivo, com efeito a partir de 1º de outubro. Biegalski assume o lugar de Roberto Alvarez, que foi promovido ao cargo de CEO da Esmark Internacional.
Esmark Steel Group announced the appointment of Jack Biegalski as Chief Executive Officer.
Biegalski se reportará ao fundador e presidente da Esmark Inc., James P. Bouchard, e integrará a equipe de liderança executiva. Alvarez, Dave Luptak, CEO da Ohio Coatings Company-Tin Operations, e Randy Stanton, presidente em exercício e CFO da Esmark Inc., também se reportarão a Bouchard.
Biegalski traz quase quatro décadas de experiência na indústria siderúrgica para o Esmark Steel Group. Mais recentemente, atuou como presidente e diretor de operações da American Heavy Plates. Também atuou como diretor de vendas da ArcelorMittal USA e presidiu o Conselho de Chapas e Perfis do Metals Service Center Institute. Biegalski também atuou no Conselho Executivo dos Escoteiros da América por 21 anos. Ele possui graduação em direito pela Universidade Washington em St. Louis e um MBA pela Universidade de Notre Dame.
“Estamos muito entusiasmados com a chegada de Jackàfamília Esmark para liderar nosso grupo siderúrgico”, afirmou Bouchard. “Ele traz uma ampla experiência no setor siderúrgico e de produção para a equipe, e estou certo de que isso terá um impacto imediato em nossa empresa, nossos clientes e nossos parceiros.”
“Sou muito grato a Roberto pela liderança bem-sucedida do Esmark Steel Group ao longo de tantos anos. Investir todo o seu tempo em nossos negócios internacionais e em nosso crescimento em novos mercados é o papel ideal para ele agora”, prosseguiu Bouchard.
Como CEO da Esmark International, Alvarez dedicará seu tempo aos mercados internacionais, incluindo a subsidiária mexicana da Esmark e joint ventures na América Latina, Eslováquia, Japão e Coreia do Sul.
O Esmark Steel Group atua como um centro de serviços, processador e distribuidor de destaque em produtos de aço laminado plano de alto valor agregado, oferecendo produtos, serviços e inovações para auxiliar os clientes a atender seus rigorosos padrões e manter uma vantagem competitiva em seus setores. Desde a sua fundação em 2003, o Esmark Steel Group estabeleceu uma reputação admirável de excelência no atendimento aos requisitos de processamento e distribuição de metais para inúmeros fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e empresas atuantes nos segmentos de manufatura, construção civil, produtos de consumo, eletrodomésticos, contêineres e armazenamento/estoque. Como um dos maiores processadores e distribuidores de aço laminado plano do país, o Esmark Steel Group conserva um estoque no modelo “Just-In-Time” em uma gama completa de qualidades de produtos. Todas as suas instalações possuem certificação ISO 9001:2008.
###
Sobre o Esmark Steel Group
O Esmark Steel Group, uma subsidiária integral da Esmark, Inc., é um dos principais processadores e distribuidores de aço laminado plano de valor agregado dos Estados Unidos e sua afiliada é o terceiro maior produtor de aço laminado de flandres dos EUA. O grupo oferece produtos, serviços e inovações para ajudar seus clientes a obter e manter a vantagem competitiva. www.esmarksteelgroup.com
Sobre a Esmark, Inc.
A Esmark, Inc. é uma empresa familiar diversificada e de propriedade privada com um portfólio de empresas industriais com fortes raízes na indústria siderúrgica. Ao longo dos anos, a Esmark diversificou seus interesses e operações em uma série de empresas envolvidas nos setores industriais e de commodities. A Esmark (uma antiga empresa de capital aberto na NASDAQ: ESMK) concentra seu foco em vários setores importantes, incluindo serviços siderúrgicos, exploração de petróleo e gás, aviação, imobiliário, serviços profissionais, tecnologia e desenvolvimento esportivo juvenil. A empresa também é uma cidadã corporativa ativa nas comunidades que atende, tendo comprometido mais de US$ 10 milhões em apoio filantrópico a uma série de programas humanitários, educacionais, de bem-estar familiar e de esportes juvenis na Pensilvânia, Illinois e internacionalmente. www.esmark.com
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Fábrica da Gilbarco Veeder-Root no Brasil passa a operar apenas com energia renovável
Elevada à categoria de planta global em 2023, a unidade brasileira da Gilbarco passou a concentrar a produção e exportação de equipamentos para o setor de mobilidade na América Latina. A transição energética está inserida nesse processo.
De acordo com a empresa, a eletricidade consumida agora é contratada no Ambiente de Contratação Livre (ACL) e tem origem em fontes como geração eólica, hidrelétrica, solar e biomassa.
O processo foi conduzido com suporte da Witzler | Ultragaz, consultoria especializada na gestão de consumidores no mercado livre de energia. A comprovação do uso exclusivo de fontes renováveis seguiu critérios da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e é reconhecida por plataformas internacionais de reporte, como GHG Protocol, CDP e GRI.
A estimativa é de que a mudança reduza em 16,8 toneladas as emissões anuais de CO₂ associadas ao consumo de energia elétrica da planta.
Bruno Rosas, presidente da Gilbarco Veeder-Root para a América Latina, afirmou que a mudança no fornecimento de energia representa um passo relevante no programa de sustentabilidade da companhia.
Olinda sedia 18º Congresso Brasileiro de Clínica Médica
A Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem) promovem o 18º Congresso Brasileiro de Clínica Médica (CBCM) e o 8º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, entre os dias 8 e 11 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). A expectativa é de mais de 5 mil participantes, entre profissionais e estudantes.
Com realização da Sociedade Pernambucana de Clínica Médica, os congressos são os principais eventos técnico-científicos organizados pela SBCM e Abramurgem, resultando no fórum nacional para o encontro de diversos profissionais que atuam na área da Clínica Médica, tanto os dedicados ao ensino e à pesquisa universitária quanto os que exercem atividades profissionais na área.
A Clínica Médica é uma especialidade que opera em diversos cenários de assistência, enfrentando diferentes graus de complexidade, especialmente no tratamento de pacientes internados com múltiplas patologias, em que os clínicos demonstram habilidade e precisão. Durante o evento, serão abordados temas de interesse para acadêmicos e médicos que atuam na Clínica Médica, bem como na Medicina de Urgência e Emergência, por meio de apresentações interativas e diversificadas.
“O corpo docente do Congresso é altamente qualificado. São médicos que exercem a medicina; isso é muito importante para transmitir conhecimento de forma objetiva e com vivência em cada situação. Certamente, ficaremos muito mais fortes a cada evento que acontece”, afirma o presidente da SBCM, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes.
O evento cresceu muito ao longo dos anos, passando de 800 participantes na 1ª edição, realizada em Belém (PA) em 1991, a cerca de 5 mil acadêmicos, médicos e palestrantes na última edição, em 2023, em Balneário Camboriú (SC). Para o presidente da SBCM, realizar o congresso em mais uma região enriquece as discussões. É uma oportunidade para integrar experiências de diferentes localidades, fortalecendo ainda mais a especialidade.
“É uma grande oportunidade de reciclar e aprender o que há de mais novo na Clínica Médica. Todos os clínicos poderão se beneficiar muito do evento e a população será mais bem atendida, uma vez que o nosso objetivo é realmente o doente”, afirma Dr. Lopes.
As inscrições podem ser feitas aqui. Para grupos a partir de cinco congressistas, há desconto de 10%. Para grupos a partir de dez congressistas, o desconto é de 15%. Para grupos a partir de 20 congressistas, o desconto será de 20%.
“Teremos atualização de assuntos de todas as áreas de conhecimento da medicina clínica, incluindo as novas tecnologias, como inteligência artificial. Também vamos debater o papel do clínico dentro do hospital em cenários de enfermaria, urgência e emergência e UTI”, disse o presidente do Congresso, Dr. Marcus Villander.
Prova de Título
No dia 8 de outubro, será realizada a segunda etapa da Prova de Título de Especialista em Clínica Médica, no Centro de Convenções de Pernambuco. O Título de Especialista em Clínica Médica é concedido pela SBCM em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB). As provas são prestadas por médicos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) em pleno direito do exercício da profissão. A titulação é importante na hora da escolha do médico pelo paciente.
“Cada vez se torna mais necessário o médico ter o resguardo de possuir o título de especialista na clínica médica e outras especialidades. O documento identifica o profissional médico com formação acadêmico-científica adequada e apto a exercer a especialidade com ética, responsabilidade e competência”, explica o presidente da SBCM.
O médico recebe o título após uma rigorosa prova das Sociedades de Especialidades Médicas. O documento atesta a qualificação do médico e garante mais segurança ao paciente na hora do atendimento. É importante a população saber a diferença que um profissional especializado faz na assistência à saúde.
No Brasil, entre as 55 especialidades regulamentadas, sete concentram 50,6% do total de médicos especialistas. Clínica Médica lidera com 59.038 profissionais (12,4%), seguida por Pediatria, com 47.787 especialistas (10%), e Cirurgia Geral (37.208 médicos, 7,8%). Os dados são da Demografia Médica no Brasil 2025.
Serviço
18º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 8º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência
Data: 8 a 11 de outubro de 2025
Onde: Centro de Convenções de Pernambuco – Recife/Olinda (PE)
Igrejas centenárias de Ilhéus unem fé, história e turismo cultural
Ilhéus, conhecida por suas paisagens litorâneas e pelo legado literário de Jorge Amado, guarda também um patrimônio que atravessa séculos: suas igrejas centenárias. Símbolos de fé e identidade, os templos se transformaram em pontos de interesse cultural e histórico, capazes de revelar capítulos importantes da formação do Brasil.
A Catedral de São Sebastião de Ilhéus, inaugurada em 1967 em estilo neoclássico, é um dos marcos mais imponentes do centro histórico. Localizada em frente ao tradicional Bar Vesúvio, apresentando vitrais coloridos e estrutura arquitetônica ampla.
Ainda mais antiga, a Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus, erguida em 1556 pelos primeiros colonizadores portugueses, é considerada uma das mais antigas do Brasil. Tombada como patrimônio histórico, guarda relíquias religiosas e mantém até hoje um ambiente de devoção que remete às origens da cidade.
No distrito de Olivença, a Igreja de Nossa Senhora das Vitórias revela a influência dos jesuítas e a conexão com a cultura indígena local. Além de seu valor arquitetônico, o templo está inserido em uma região marcada por tradições e pela presença das comunidades originárias.
Segundo Luis Fernando, CEO da Ilhéus Passeios Turismo, esses espaços são parte essencial da memória local: “Muitas vezes o visitante chega interessado nas praias ou no cacau, mas acaba descobrindo nas igrejas outra forma de compreender a história da cidade. São lugares que preservam não só a fé, mas também a identidade cultural de Ilhéus”.
As igrejas centenárias de Ilhéus reúnem elementos de tradição religiosa, arte e patrimônio arquitetônico, compondo parte importante do acervo histórico da cidade.
Globo realiza primeiro Hackathon de IA com apoio de parceiro
Durante três dias, a cidade cenográfica da Globo recebeu o primeiro Hackathon de IA promovido pela empresa. O evento, parte do Programa Você +IA, simbolizou um marco no processo de transformação digital da organização e colocou em prática um modelo de inovação colaborativa, com apoio de parceiros estratégicos como a Adobe.
Mais do que uma competição, o Hackathon foi estruturado como um exercício de cultura organizacional. Diferentemente do formato tradicional, em que os grupos são definidos previamente, a Globo optou por criar times multidisciplinares formados por colaboradores de diferentes áreas, estimulando a troca de experiências e a construção coletiva.
A grande vitória foi ter definido os grupos na hora. Isso quebrou ciclos repetitivos de premiação dos mesmos times e abriu espaço para novas ideias emergirem, disse Wagner Xavier, gerente de experiência do usuário na Globo. Essa dinâmica mostrou que, ao reunir pessoas de diferentes áreas e níveis de experiência, é possível potencializar o verdadeiro capital humano da empresa. Funcionários que, ao utilizar ferramentas de inteligência artificial, transformam criatividade e diversidade em soluções inovadoras e de impacto real no dia a dia.
Parceira de longa data da Globo, com mais de nove anos de relacionamento institucional, a Adobe participou oferecendo ferramentas como o Adobe Express, Adobe Acrobat Sign e o Adobe PDF Services, além de equipes que atuaram como mentoras durante todo o processo. O apoio foi fundamental para auxiliar os grupos a desenvolver soluções viáveis para desafios reais da empresa, que iam de finanças a segurança da informação.
Um exemplo foi a solução apresentada pelo grupo pIAf, terceiro colocado, que utilizou o Adobe PDF Services para estruturar informações de arquivos em diferentes formatos. Nosso maior desafio era acessar e organizar um volume enorme de aprendizados anteriores. Durante o Hackathon, testamos o conector Adobe PDF Services e ficamos impressionados com sua capacidade de extrair e organizar dados complexos de forma estruturada. Essa funcionalidade foi essencial para validar a viabilidade técnica do nosso projeto, conta Camila Lima Teixeira, analista de planejamento financeiro e negócios da Globo.
Outra aplicação foi desenvolvida pelo grupo Adélia, segundo colocado. A IA foi essencial para o nosso projeto. Conseguimos reduzir um processo que antes levaria até 25 dias para ser concluído manualmente a poucos segundos com ferramentas de IA. Os mentores nos ajudaram a refinar ideias, testar soluções e enxergar possibilidades que vão além do próprio Hackathon, diz Vanessa Castelão, desenvolvedora especialista em IA na Globo.
O Hackathon, que teve duração de 36 horas, plantou sementes importantes que já influenciam os planos para futuros eventos voltados à produção de conteúdo e segurança da informação.
Além disso, reforçou a percepção da Adobe como parceira estratégica da Globo em diversas áreas da empresa. Antes associada principalmente à pós-produção e design, a companhia agora é reconhecida também em áreas corporativas, como jurídicas, operações e RH.
A aposta na segurança foi um dos pontos estratégicos do evento. Neste Hackathon de IA, tivemos um compromisso firme com a adoção de inteligência artificial baseada em fundamentos de segurança da informação, privacidade dos dados e conformidade regulatória. A Adobe, reconhecida globalmente por suas soluções, especialmente em relação à segurança de dados e propriedade intelectual, oferece à Globo um ambiente confiável para experimentar e implementar tecnologias inovadoras com responsabilidade e ética, alinhadas à LGPD, diz Rodrigo Arndt, Diretor Comercial Enterprise Digital Mídia da Adobe no Brasil.
Os projetos vencedores seguem agora para uma nova etapa de implementação, com a previsão de que até o fim do ano sejam aplicados nos processos diários da empresa.
O Hackathon marcou o início de uma jornada de aprendizagem e experimentação, em que a inteligência artificial passa a ser vista como aliada tanto em áreas criativas quanto corporativas. E também reforçou que inovação, para fazer sentido, precisa ser construída com propósito, segurança e visão de futuro.
À medida que o calendário avança para as grandes datas do varejo — como o 11/11, a Black Friday e o Natal —, o consumo online no Brasil ganha contornos cada vez mais digitais. Computadores completos, smartphones, consoles de videogame e câmeras de ação estão no topo das buscas feitas por consumidores que se preparam para as festas de fim de ano, segundo levantamento realizado pelo AliExpress.
Os números mostram que, de junho a agosto, algumas categorias tiveram saltos expressivos em relação a 2024. As vendas de consoles de videogame, por exemplo, triplicaram no período. Também se destacaram as câmeras de ação panorâmicas e peças de rodas automotivas, além da procura crescente por acessórios digitais.
A tendência revela uma mudança no perfil dos presentes escolhidos para o fim de ano: mais do que objetos de uso cotidiano, os brasileiros parecem priorizar produtos ligados ao lazer, à inovação e à experiência digital. "O consumidor brasileiro tem mostrado uma relação cada vez mais próxima com a tecnologia. Seja para jogar, trabalhar ou registrar momentos, esses itens têm se consolidado como protagonistas da lista de desejos", afirma Briza Bueno, diretora do AliExpress.
As projeções indicam que o fim de ano de 2025 tende a ser mais conectado e interativo, com o universo gamer e os equipamentos digitais dividindo espaço com as escolhas tradicionais da temporada.
Metade dos adultos pode ter sobrepeso, aponta estudo
O aumento dos índices de sobrepeso e obesidade representa um dos maiores desafios de saúde pública do século XXI. De acordo com o Atlas da Obesidade Mundial de 2022, divulgado pela Federação Mundial de Obesidade, a projeção é que, até 2030, metade da população adulta mundial esteja acima do peso. O documento estima que cerca de um bilhão de pessoas viverão com obesidade, e o número de crianças obesas pode mais que dobrar no período.
O impacto vai além da saúde individual, afetando a economia global. O relatório aponta que o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para uma série de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes tipo 2, complicações cardiovasculares e certos tipos de câncer, o que eleva a pressão sobre os sistemas de saúde e a produtividade.
O debate público sobre o tema tem ganhado força com a visibilidade de jornadas de transformação nas redes sociais. O caso da cantora e embaixadora da Ph.D Sports, Jojo Todynho, por exemplo, gera ampla repercussão ao documentar a rotina de treinos e mudanças de hábito. Essa exposição ajuda a popularizar a ideia de que não existe um “corpo certo”, mas sim um “corpo cuidado”, incentivando a busca por um estilo de vida mais ativo.
No entanto, a superexposição do tema também traz desafios. Abordagens midiáticas simplistas, como as vistas em reality shows sobre perda de peso, podem reforçar estigmas e desconsiderar a complexidade da obesidade. Muitas pessoas que buscam uma mudança enfrentam não apenas desafios físicos, mas também barreiras psicológicas e o preconceito, o que torna o suporte qualificado ainda mais essencial.
“A transformação de hábitos é um processo que exige disciplina e conhecimento técnico. Por isso, a consistência nos treinos e o acompanhamento de educadores físicos qualificados, inseridos em uma equipe multidisciplinar, são diferenciais para quem busca resultados seguros e sustentáveis. A luta contra o avanço da obesidade exige informação de qualidade e acesso a serviços profissionais”, afirma Viktor Rossa, CEO da Ph.D Sports, rede de academias.
A Fanatics Collectibles, via Topps, e a Kayou anunciaram hoje uma colaboração para o fornecimento de cartões colecionáveis da NBA para a China, por meio do NBA Match Attax 2025. O acordo representa um produto histórico que oferece cards colecionáveis da NBA a preços acessíveis para os fãs do basquete na China, aumentando ainda mais o amor do país pelo esporte. Como parte do acordo, a Kayou, fabricante líder de cards colecionáveis na China, será responsável pela produção e pela distribuição do produto, aproveitando sua ampla rede de distribuição já existente, enquanto a Topps aplicará seu design de classe mundial para encantar os fãs e colecionadores chineses.
O acordo enfatiza o comprometimento da Fanatics Collectibles com o crescimento do mercado chinês, assim como sua estratégia de expansão internacional voltada para a identificação de mercados essenciais com fãs apaixonados por esportes e na oferta de produtos de alta qualidade. No começo deste ano, a Fanatics Collectibles inaugurou escritórios em Xangai e Pequim para fortalecer ainda mais sua presença local. Para a Kayou, isso representa uma grande oportunidade de expandir sua já vasta base de consumidores e colaborar com a Fanatics Collectibles para ofereceràChina seu primeiro produto licenciado de cards colecionáveis da NBA.
“Estamos extremamente entusiasmados com a colaboração com a Kayou neste acordo histórico para disponibilizar cards colecionáveis oficialmente licenciados para os fãs de basquete na China”, afirmou Ann Wang, presidente regional da Fanatics Collectibles na APAC. “A China é o lar de uma das maiores e mais apaixonadas comunidades de basquete do mundo, e essa colaboração evidencia o comprometimento da Fanatics Collectibles em atender aos fãs, desenvolvendo produtos e vivências que aproximam ainda mais os fãs chineses dos jogadores e do esporte que eles amam.”
Um representante da Kayou comentou: “Estamos entusiasmados com a parceria com a Fanatics Collectibles para oferecer a melhor experiência de produto aos fãs da NBA na China. Esta colaboração possibilitaàKayou explorar um novo universo de propriedade intelectual esportiva e mergulhar no charme único da cultura esportiva. Por meio de nossos esforços conjuntos, estamos confiantes de que podemos oferecer um produto excepcional no começo da nova temporada da NBA, proporcionando aos fãs da NBA e colecionadores de cards uma nova forma de interagir com seus jogadores e times favoritos”.
O NBA Match Attax é o primeiro produto de mercado de massa lançado pela Fanatics Collectibles e Topps sob a nova licença de basquete. Para celebrar a licença e proporcionar momentos inesquecíveis aos fãs e colecionadores da China, a Fanatics Collectibles vai participar do Asia Sports Card Show (10 a 12 de outubro) e da NBA House (8 a 12 de outubro). Esses eventos celebrarão a alegria de colecionar e deixarão os fãs entusiasmados com o mundo dos colecionáveis e tudo o que a Topps tem a oferecer.
O NBA Match Attax estará disponível online na China, assim como nas lojas físicas da Kayou, lojas de hobby e outros varejistas a partir de 3 de outubro com dois SKUs diferentes — Power Pack e Super Pack — vendidos por 10 RMB e 20 RMB por pacote, respectivamente.
Sobre a Fanatics Collectibles
A Fanatics Collectibles é um novo modelo e visão para o hobby que muda fundamentalmente a experiência de colecionadores, ligas e jogadores atuais e futuros em diversos esportes profissionais e universitários. A empresa garantiu direitos exclusivos de longo prazo para projetar, fabricar e distribuir cards colecionáveis em diversas propriedades esportivas e de entretenimento, incluindo NBA, MLB, MLBPA, Premier League, MLS, UFC, Fórmula 1, além de Disney, Marvel, Pixar e Star Wars, entre outras. Em janeiro de 2022, a Fanatics Collectibles anunciou a aquisição da Topps, estabelecendo a marca de cards colecionáveis licenciada preponderante como a pedra angular do negócio de cards colecionáveis e itens de coleção da Fanatics e operacionalizando seus direitos na MLB e na MLBPA para projetar, fabricar e distribuir cards colecionáveis.
Sobre a Kayou
A Kayou é uma empresa que lidera o mercado de produtos de pan-entretenimento, ocupando o 66º lugar no Global Unicorn Index 2025, classificada em 66º lugar no Global Unicorn Index 2025, publicado pela Hurun Wealth, e reconhecida por um portfólio de mais de 70 IPs licenciados em anime, entretenimento e cultura pop. A Kayou combina escala, velocidade e inovação criativa para oferecer experiências colecionáveis de alto nível que os fãs nunca viram. Reunindo cards colecionáveis e itens colecionáveis em um só lugar, a Kayou introduz uma nova dimensão de emoção, estabelecendo vínculos mais intensos entre os fandoms do mundo todo.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
RD Summit Live Show terá mais de 30 horas de programação
A contagem regressiva para a 11ª edição do RD Summit, o evento de Marketing e Vendas da América Latina, já começou. Para ampliar o alcance para participantes de todas as regiões do Brasil, a RD Station — unidade de negócios da TOTVS, organizadora do RD Summit, anuncia mais uma edição do RD Summit Live Show. A versão online e gratuita será transmitida simultaneamente ao evento presencial, oferecendo uma experiência imersiva para o público que estiver em casa.
Entre os dias 5 e 7 de novembro, serão mais de 30 horas de conteúdo, com entrevistas exclusivas, cobertura dos bastidores, palestras e debates sobre tendências do mercado. A programação contará com uma curadoria especial de temas e convidados, incluindo nomes como André Siqueira, Thiago Concer, Beatriz Guarezi, Maria Prata, Camila Renaux, entre outros, que compartilharão insights para profissionais de marketing, vendas e inovação.
Este ano, o Live Show também terá uma edição online do Prisma, em que a RD Station anuncia as últimas novidades sobre seus produtos e lançamentos.
“O RD Summit Live Show é a nossa forma de estender a experiência do evento presencial para um público ainda maior, levando conteúdo de ponta e a energia do RD Summit para a casa das pessoas”, explica Vicente Rezende, CMO da RD Station.
As inscrições para o RD Summit Live Show 2025 são gratuitas e estão abertas no site. Os participantes garantem até 35% de desconto no ingresso para o RD Summit presencial e certificado de participação.
Programação e Ingressos
O RD Summit 2025 contará com mais de 300 palestrantes ao longo de três dias de programação. Os ingressos já estão à venda no site oficial e disponíveis em três modalidades de acesso: Diário, Passaporte e VIP, estes dois últimos com acesso aos três dias de evento.
RD Summit 2025
Data: 5, 6 e 7 de novembro de 2025
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000
Tecnologias digitais na Fenabrave movem o setor automotivo
A Baitz, empresa brasileira de tecnologia em nuvem listada entre as dez mais importantes da América Latina pela publicação especializada CioReview, celebra sua participação no 33º Congresso e ExpoFenabrave. O evento, realizado nos dias 27 e 28 de agosto, no São Paulo Expo, foi uma plataforma estratégica para a empresa reforçar seu compromisso em oferecer soluções de ponta para o setor automotivo.
A presença da Baitz na feira foi marcada por um estande interativo e dinâmico, que atraiu a atenção de centenas de profissionais e gestores de concessionárias. Com totens interativos, a equipe demonstrou em tempo real a solução de inteligência de mercado, Baitz Auto Analytics totalmente voltada ao setor automotivo. A solução dispõe de Inteligência Artificial (IA) que transforma dados complexos em relatórios, indicadores e dashboards capazes de proporcionar insights de negócios práticos e acessíveis. O BI da Baitz com IA pode ser acessado pelo assistente de voz por Alexa, pela própria aplicação e também por WhatsApp, com responsividade, permite acesso por computador e dispositivos móveis mediante senha e controle de acesso sensível aos dados.
"Nossa presença na Fenabrave reforça o compromisso da Baitz em oferecer tecnologia de ponta para auxiliar as concessionárias a alcançarem novos patamares em resultados financeiros, produtividade e segurança," afirma Clodoaldo Baitz, CEO da Baitz. "Tecnologias que asseguram a continuidade dos negócios. Dados e IA que inspiram decisões. Estamos antecipando o futuro dos nossos clientes."
Parcerias
Um dos destaques da participação da Baitz foi a colaboração com parceiros globais como Microsoft, Ingram Micro e SonicWall. Essas alianças possibilitaram a demonstração de um ecossistema completo de tecnologia, que engloba soluções em nuvem, cibersegurança e inteligência de dados.
A palestra "Inteligência em Ação: Como o Microsoft Copilot está redefinindo a tomada de decisão nas empresas", ministrada pelo Business Development Manager da Microsoft Cloud Ingram Micro Brasil, Roberval Silva, na Arena 2, no dia 27 de agosto, lotou o auditório, evidenciando o interesse do mercado por inovações que combinam tecnologia e estratégia de negócios.
"A feira foi uma oportunidade para nos conectarmos com líderes do setor e mostrar, na prática, como nossas soluções reconhecidas podem revolucionar a gestão de concessionárias," conclui Clodoaldo Baitz.
VPS e Games: EnxadaHost investe em novo caminho de mercado
A EnxadaHost acaba de entrar para o mercado de VPS (Servidor Privado Virtual) especializado em jogos. A empresa foi fundada em 2019, com sua atuação no mercado de Host para Minecraft a fim de estabelecer um padrão de qualidade e segurança de dados. A marca atua no cenário de Minecraft, apoiando criadores do jogo com recursos e suporte para produção de conteúdo, fortalecendo e investindo na própria comunidade.
Em 2020, a EnxadaHost avançou expandindo seu cenário de atuação com Hosts especializadas em VRising e, mais tarde, Palword. Arnaud Lanna, CEO do EnxadaHost, destaca que hoje não existe um player no mercado brasileiro, focado em jogos, com a infraestrutura que a marca tem para ofertar, o que está entre os principais motivos pelos quais a EnxadaHost decidiu entrar para o mercado de VPS especializado em jogos.
"Com toda infraestrutura que construímos para hospedagem de Minecraft e para nosso provedor de internet, nosso foco é oferecer preço atrativo e uma infraestrutura de última geração", afirma.
Para Lanna, as principais tendências no mercado nacional de games justificaram essa expansão: "Com o crescimento do setor de jogos ano após ano, a tendência que observamos é uma demanda cada vez maior de serviço qualificado. Existe uma grande carência no mercado por um serviço que consiga oferecer solidez, garantias contratuais como SLAs para atendimento/disponibilidade e tecnologias de ponta".
Na visão de Lanna, esse cenário é similar ao que foi observado anos atrás, quando a empresa investiu no mercado de Minecraft, e que fez com que a EnxadaHost se tornasse uma das líderes no setor.
Mercado cresce no Brasil
Para Vinicius Bonet, community manager da EnxadaHost, o mercado de jogos tem se expandido cada dia mais no Brasil, com milhões de usuários procurando por atendimento especializado em servidores para jogos. "A expansão permite que a EnxadaHost, que já possui uma estrutura especializada em jogos, possa suprir um novo público que cresce em demanda exponencialmente".
Ele destaca que jogos como Grand Theft Auto V: FiveM, Tibia, Red Dead Redemption 2: RedM e Ragnarok trabalham com um grande volume de jogadores, porém as opções de servidores são limitadas, atrasando o desenvolvimento e acesso destas comunidades à hospedagem.
"Hoje, existe uma grande parte da oferta no mercado que é feita de forma irregular, por empresas sem a devida estrutura legal e fiscal, gerando desconfiança e criando uma imagem geral de amadorismo para o mercado nacional", explica.
Bonet revela que a marca pretende usar todo o conhecimento e estrutura edificados nestes anos de serviços voltados para Minecraft para atender esta nova demanda emergente.
"Conhecemos bem o mundo de jogos e as necessidades para atender os jogadores, um público sempre conectado, que preza pela estabilidade dos servidores e a qualidade da conexão", afirma.
Atualmente, a EnxadaHost atende centenas de parceiros, alguns com milhões de seguidores, que dependem diariamente do serviço da marca para seu trabalho.
Ataques de DDoS ameaçam a indústria de jogos
Lucas Freitas, engenheiro de redes da EnxadaHost, observa que a indústria de jogos foi a quinta mais afetada por ataques DDoS no primeiro trimestre de 2025, como apontam dados recentes divulgados pela Cloudflare, compartilhados pelo portal Canaltech.
Segundo o relatório trimestral de ameaças DDoS, a empresa mitigou 20,5 milhões de ataques apenas nos três primeiros meses de 2025, um crescimento de 358% em relação a igual período de 2024 e de 198% em comparação ao último trimestre de 2024. "Os ataques DDoS são uma realidade conhecida pela EnxadaHost, que investe há anos em soluções e tecnologia para mitigação deste tipo de ataque", afirma Freitas.
O engenheiro de redes observa que todas as tendências apontam que não existe sinal de redução. "Cada dia mais os atacantes investem grandes recursos financeiros e de engenharia para criar novos vetores e aumentar a capacidade dos ataques", pontua. "É importante acompanhar as tendências para ter certeza de que a infraestrutura da empresa está preparada para os piores cenários", frisa.
Para ele, é importante ressaltar que não existe solução "bala de prata" para DDoS, e que é necessário fazer um trabalho constante por toda a infraestrutura da empresa para aprimorar a resiliência e capacidade. "Isso vai desde a escolha de fornecedores de trânsito com grande capacidade de scrubbing, investimento em equipamentos de última geração e uma abordagem em camadas".
Ele ressalta que, hoje, a solução desenvolvida pela EnxadaHost é capaz de mitigar qualquer tipo de ataque. "A maioria dos ataques é barrado fora da nossa infraestrutura, mas nos casos em que chega até nós, temos um scrubbing center em São Paulo (SP), com capacidade de mitigação de centenas de Gbit", explica Freitas.
Perspectivas para o futuro
Segundo Arnaud Lanna, CEO da EnxadaHost, o mercado brasileiro pode esperar por uma série de inovações para garantir uma experiência gamer ainda mais estável e segura.
"Podem esperar um pouco do que faz parte do DNA da ENX em nossos outros serviços, seja hospedagem de Minecraft ou nosso serviço de internet residencial: atendimento efetivo, preços competitivos, garantias contratuais de disponibilidade, proteção DDoS ilimitada e, principalmente, transparência e solidez".
Além disso, prossegue Lanna, a EnxadaHost espera trazer diversas novidades específicas desse mercado, especialmente escutando o público. "Isso reflete nossa intenção de sempre democratizar o acesso aos produtos que ofertamos, seja através de preço ou facilidades de uso".
Lanna ressalta que a segurança da informação não pode ficar de lado, e pensando nisso, recentemente a EnxadaHost lançou o Trust Center, que reúne diversas informações em relação aos seus controles de segurança. "Estamos também no processo para obter a certificação ISO 27001", revela.
Livros de colorir unem psicologia e ludicidade infantil
A Editora Garden, empresa do Grupo Ser Psicólogo, criado para expandir o impacto da psicoeducação através de materiais gráficos e digitais, acaba de lançar um box de livros de colorir com abordagem psicoeducativa. O material, voltado para crianças a partir dos três anos e para profissionais da psicologia e da educação, busca promover o desenvolvimento emocional, comportamental e relacional por meio de recursos visuais, linguagem acessível e fundamentação psicológica.
Enquanto a Ser Psicólogo é uma das referências nacionais em cursos e formações para psicólogos em todo o Brasil, a Editora Garden nasceu com a missão de transformar esse conhecimento em recursos práticos, acessíveis e inspiradores para diferentes públicos.
O lançamento ocorre em um contexto de atenção crescente à saúde mental infantil. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde e compartilhados pela Agência Brasil, 24% das crianças brasileiras com menos de cinco anos não têm acesso a livros infantis ou de figuras em casa. Além disso, 33% passam mais de duas horas por dia em frente a telas de TV, tablets ou smartphones.
O material desenvolvido pela Editora, propõe um caminho interativo e educativo ao estimular o vínculo familiar e o diálogo sobre emoções desde a primeira infância. De acordo com Edisiane Sousa, diretora da Editora Garden, a motivação por trás da criação do box foi tornar a psicoeducação mais acessível e sensível para todos.
"Percebemos que muitas vezes os recursos para trabalhar emoções chegam de forma técnica ou distante da realidade infantil. O box foi pensado para aproximar esse conhecimento, transformando-o em uma experiência prática, interativa e sensível", afirma. O público-alvo inclui crianças pequenas, seus pais e responsáveis, além de psicólogos e educadores que buscam ferramentas criativas para apoiar o amadurecimento emocional.
Cada livro aborda temas centrais do desenvolvimento infantil, como reconhecimento e expressão das emoções, habilidades sociais, comunicação e coragem para lidar com os próprios sentimentos. O conteúdo também é apresentado em linguagem simples, com histórias curtas e ilustrações simbólicas. "Isso permite que a criança compreenda e se identifique, enquanto os adultos encontram pontos de partida para conversas significativas em casa ou em sessões clínicas", explica Guilherme Pontes, diretor da Ser Psicólogo.
Na visão da diretora, o ato de colorir, além de ser uma atividade prazerosa, é utilizado como ferramenta para promover escuta e expressão emocional. "Quando a criança colore, ela se concentra, relaxa e, muitas vezes, compartilha o que sente de forma espontânea. Essa prática se transforma em um canal para que pais e profissionais iniciem diálogos sobre emoções, promovendo autoconhecimento e auxiliando a regulação de sentimentos de forma natural", complementa Sousa.
Os livros podem ser utilizados em diversos contextos. No ambiente doméstico, funcionam como atividades de vínculo entre pais e filhos. Em consultórios, são recursos terapêuticos para psicólogos. Nas escolas, podem integrar ações de educação socioemocional e, em espaços de recreação, oferecem uma proposta que une aprendizado e diversão. "Nosso objetivo é que o material seja versátil e aplicável em diferentes cenários, sempre com foco no acolhimento e no desenvolvimento emocional", reforça Pontes.
A Editora Garden tem investido na criação de soluções gráficas e digitais que apoiam tanto o trabalho clínico quanto a formação de psicólogos. No box recém-lançado, esse cuidado aparece no design gráfico, pensado para estimular a curiosidade e o engajamento das crianças, e na proposta de integração com ambientes digitais. "Buscamos unir conteúdo científico a experiências interativas, oferecendo ferramentas com aplicabilidade prática e relevância para o dia a dia dos profissionais", destaca Sousa.
O projeto faz parte do universo de Luno, personagem central dos livros, e já há previsão de novos lançamentos. A editora trabalha em obras que dialogam com diferentes fases do desenvolvimento infantil e com a saúde mental familiar. "Queremos expandir esse projeto para outros formatos, sempre com foco na interação, no acolhimento e no aprendizado emocional", antecipa Pontes.
Mais do que uma coleção de livros de colorir, Sousa ressalta que o box representa uma proposta de aproximação entre adultos e crianças. "Queremos que as famílias encontrem nesse material uma forma de se aproximar dos pequenos, entendendo suas emoções e fortalecendo laços. Acreditamos que quando uma criança aprende a falar sobre o que sente, ela constrói bases mais sólidas para crescer com saúde emocional", conclui a diretora.
PetCerto: plataforma compara preços de produtos para pets
Ração, petisco, brinquedo, shampoo, antipulgas, vermífugo. Esses são itens comuns na lista de compras de quem tem animais de estimação em casa. Para ajudar os tutores a economizar, o comparador de preços PetCerto disponibiliza uma plataforma gratuita em que é possível visualizar produtos de diferentes fornecedores ao mesmo tempo, sem ter que acessar separadamente a página de cada um para ver os valores.
Ao contrário de marketplaces tradicionais, o PetCerto não vende diretamente. A ideia é permitir que o consumidor escolha em qual site quer comprar, ao mesmo tempo em que ajuda o lojista a encontrar clientes. É o que explica Angelo Alves, cofundador da plataforma.
"Nosso modelo é baseado em comparação de preços com geração de tráfego qualificado para os parceiros — petshops, e-commerces e marcas. Buscamos a neutralidade da comparação a partir do uso de tecnologia e inteligência artificial (IA), conectando tutores, lojistas e marcas de forma transparente e estratégica", diz Alves.
Na visão de Cezar Machado, também cofundador do PetCerto, o consumidor está cada vez mais digital e informado. A tecnologia de comparação de preços acelera esse processo, criando um hábito de pesquisa antes da compra.
"O tutor percebe que pode economizar sem abrir mão da qualidade, e isso contribui para uma mudança cultural: ele passa a valorizar mais a transparência e a diversidade de opções. Esse movimento já foi consolidado em setores como turismo e medicamentos — agora está chegando com força ao universo pet", avalia Machado.
"O mercado pet brasileiro é o terceiro maior do mundo em faturamento e segue em forte crescimento. Nesse cenário, o PetCerto busca atuar como uma solução que une tecnologia, inteligência de dados e experiência do consumidor", comenta Alves.
Raça.AI
Os cofundadores explicam que a inteligência artificial está no centro da estratégia do negócio. Um exemplo é o lançamento do Raça.AI, ferramenta gratuita que ajuda tutores a descobrir a ração de cachorro mais compatível com seu estilo de vida, ambiente e rotina.
"Isso mostra, na prática, como a IA pode simplificar escolhas importantes para quem tem ou deseja ter um pet. No futuro, a IA também será aplicada para personalizar recomendações de produtos, como rações e acessórios adequados ao perfil do animal, oferecendo uma experiência de compra ainda mais assertiva e econômica para os tutores", diz Machado.
Próximos passos
Para lojistas e marcas, o próximo passo será disponibilizar relatórios inteligentes de consumo, identificação de tendências e mapeamento de demandas regionais, revelam os empresários.
"Ao analisar milhões de buscas e cliques, conseguiremos identificar quais categorias mais crescem, quais regiões demandam determinados produtos e como está a evolução da concorrência. Isso permitirá que fabricantes e lojistas tomem decisões mais estratégicas, ajustem seus estoques, lancem campanhas mais assertivas e fortaleçam a presença junto ao público-alvo", destaca Alves.
"No futuro, queremos ser um ecossistema digital completo, conectando tutores, marcas e serviços — incluindo consultas veterinárias e banho e tosa — em uma única experiência", complementa Machado.
Prática da yoga beneficia corpo, mente e qualidade do sono
O yoga, que une postura, respiração e meditação, tem ganhado cada vez mais adeptos. Segundo reportagem da Band, o interesse por yoga no Brasil atingiu, em 2025, um dos seus maiores picos dos últimos cinco anos. A atividade tem sido amplamente reconhecida pelos seus benefícios tanto para a saúde física quanto mental. Ela combate a inflamação muscular, melhora o condicionamento e alivia sintomas de doenças mentais, trazendo mais flexibilidade e equilíbrio ao cotidiano.
Algumas pesquisas demonstram que o yoga também pode modificar a estrutura cerebral, aumentando a massa cinzenta — fundamental para funções como linguagem, memória, aprendizado e tomada de decisões. A prática ainda tem potencial para mitigar declínios neurodegenerativos relacionados à idade, promovendo um envelhecimento saudável.
Segundo Juliana Romera, professora de yoga da Bio Ritmo, rede de academias premium do Grupo Smart Fit, a procura pelo exercício originário da Índia tem aumentado. “O yoga está em mais destaque do que há alguns anos. Acredito que, entre os motivos, estão os benefícios à saúde, especialmente à mental, o que impulsionou a popularização de várias modalidades, como a hot yoga, uma das favoritas do público“, afirma.
Na hot yoga, a prática é feita em um ambiente aquecido, que varia de 38 °C a 40°C. “A aula, dinâmica e intensa, potencializa os benefícios com a transpiração excessiva, que proporciona uma sensação profunda de relaxamento e bem-estar“, comenta Juliana.
Por meio de exercícios de respiração e meditação, o yoga ajuda a reduzir os efeitos de condições como estresse, ansiedade e depressão. Além disso, um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio de profissionais de Harvard, investigou os efeitos positivos da prática na qualidade do sono. No Brasil, a prevalência de insônia chega a 32% da população, quadro diretamente ligado a maiores riscos de hipertensão e doenças cardíacas. O yoga é recomendado por promover relaxamento e, consequentemente, melhorar a qualidade das noites de sono.
Juliana destaca que a prática é essencial para encontrar o ponto de equilíbrio e lidar com os desafios diários com mais sabedoria e calma. “O yoga é para todos que buscam qualidade de vida e querem melhorar seu estado mental e sua postura. As atividades físicas oferecem uma oportunidade interessante e importante de autocuidado e reflexão pessoal para o crescimento“, conclui.
A seguir, a profissional lista os principais benefícios da prática:
1. Equilíbrio e relaxamento: O yoga combina exercícios físicos com técnicas de respiração e meditação, promovendo um estado de relaxamento profundo. Isso ajuda a controlar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e a liberar endorfina, responsável pelo bem-estar. É uma excelente maneira de aliviar a tensão e trazer equilíbrio para a rotina.
2. Clareza mental e foco: Por meio de práticas de concentração e autoconhecimento, o yoga melhora a clareza mental e o foco, aspectos essenciais para uma saúde mental equilibrada e para enfrentar os desafios do dia a dia.
3. Saúde física e mental unidas: A prática proporciona uma melhora significativa na força, flexibilidade e postura. As posturas auxiliam no alongamento dos músculos, sendo um bom recurso para o tratamento de dores crônicas, enquanto as práticas mais dinâmicas podem aprimorar a circulação e a saúde do coração. Um corpo saudável contribui para uma mente mais tranquila.
O Prêmio Zayed de Sustentabilidade, iniciativa pioneira dos Emirados Árabes Unidos para soluções inovadoras para desafios globais, anunciou os finalistas deste ano após uma avaliação rigorosa de seu júri.
O júri do Prêmio Zayed de Sustentabilidade reunido em Abu Dhabi para selecionar os 33 finalistas da edição de 2026 (Foto: AETOSWire)
Os vencedores serão revelados na cerimônia de premiação do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, em 13 de janeiro de 2026, realizada durante a Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi.
O júri do Prêmio Zayed de Sustentabilidade selecionou os 33 finalistas a partir de 7.761 inscrições recebidas em seis categorias: saúde, alimentação, energia, água, ação climática e escolas de Ensino Médio – um aumento de 30% nas inscrições em relação ao ano passado.
Sua Excelência, Dr. Sultan Ahmed Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos e Diretor Geral do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, enfatizou o potencial transformador dos finalistas deste ano:
“Os finalistas deste ano demonstram que sustentabilidade e prosperidade não são mais objetivos separados, mas dois lados do mesmo caminho. De diagnósticos de saúde habilitados por IA e sistemas alimentares circulares à preparação para desastres e resiliência climática, eles estão aproveitando tecnologia, finanças e liderança comunitária para fornecer soluções acessíveis, confiáveis, escaláveis e que geram valor socioeconômico para as comunidades que atendem”, disse.
“Ao fazer isso, eles refletem o legado duradouro do Xeque Zayed, cuja visão de desenvolvimento sustentável e humanitarismo continua a inspirar o compromisso dos Emirados Árabes Unidos com o progresso. Juntos, eles reafirmam que, quando empoderamos jovens, empreendedores e comunidades, a ambição pode se transformar em ação inclusiva, prática e global. Com os 128 vencedores do Prêmio até o momento, 11,4 milhões de pessoas obtiveram acesso à água potável, 54,1 milhões de lares obtiveram acesso a energia confiável, 17 milhões de pessoas obtiveram acesso a alimentos mais nutritivos e mais de 1,2 milhão de pessoas obtiveram acesso a cuidados de saúde acessíveis financeiramente.
Sua Excelência Ólafur Ragnar Grímsson, Presidente do Júri do Prêmio, afirmou: “Os finalistas deste ano revelam uma verdade poderosa: a sustentabilidade não é mais uma ambição distante, é uma realidade vivida e moldada por comunidades, jovens e inovadores em todo o mundo. Suas soluções refletem um mundo que desperta para a urgência das realidades ambientais e socioeconômicas em rápida mudança, e o Prêmio continua a ser um farol de esperança, mostrando como ideias ousadas podem transformar vidas e restaurar nosso planeta.”
Os finalistas da categoria saúde deste ano oferecem cuidados de saúde transformadores que expandem o acesso a serviços essenciais em algumas das comunidades mais carentes do mundo. Desde diagnósticos baseados em IA e entrega médica por drones até operações avançadas de telessaúde, essas organizações estão redefinindo como a inovação pode impulsionar equidade, resiliência e bem-estar.
Os finalistas da categoria saúde são:
A Drop Access, uma PME do Quênia, que fornece refrigeração médica alimentada por energia solar por meio da Vaccibox, permite o transporte e o armazenamento seguros de mais de 2,5 milhões de vacinas, medicamentos e bolsas de sangue, beneficiando mais de um milhão de pessoas.
A Healthy Learners, uma ONG da Zâmbia, que transforma escolas em centros de saúde de linha de frente, treinando professores como profissionais de saúde, permitindo a detecção e o tratamento de doenças em tempo real para mais de 1 milhão de crianças.
A Jade Autism, uma PME dos Emirados Árabes Unidos, que desenvolve IA e ferramentas cognitivas gamificadas para rastrear e apoiar crianças neurodiversas, com adoção em mais de 450 instituições em 179 países.
Os finalistas da categoria alimentação deste ano são pioneiros em inovações em agricultura sustentável, nutrição e sistemas alimentares circulares. Suas soluções abrangem AgriTech, resiliência de culturas e modelos de produção climaticamente inteligentes.
Os finalistas da categoria alimentação são:
A E Green Global, uma PME da Coreia do Sul, que produz batatas-semente livres de doenças usando tecnologia de microtubérculos em fábricas de plantas de interior, beneficiando 15 milhões de pessoas e fornecendo mais de 10 milhões de batatas-semente anualmente.
A INMED South Africa, uma ONG da África do Sul, que implementa sistemas aquapônicos que integram a piscicultura com a produção hidropônica de vegetais para escolas e residências, beneficiando mais de 158.000 pessoas.
A N&E Innovations, uma PME de Singapura, que cria sprays e embalagens antimicrobianos biodegradáveis e upcycled que prolongam a vida útil dos alimentos e reduzem o desperdício, reciclando mais de 2 toneladas de resíduos alimentares em mais de 400.000 unidades e alcançando 80.000 pessoas em sete países.
Os finalistas da categoria energia deste ano estão promovendo abordagens inclusivas e escaláveis para a energia sustentável, enfrentando desafios de acesso, eficiência e inovação. Suas soluções abrangem minirredes solares, fogões limpos, sistemas de conversão de resíduos em energia, reciclagem de baterias à base de água e turbinas hidrelétricas ecológicas.
Os finalistas da categoria energia são:
A BASE Foundation, uma organização sem fins lucrativos da Suíça, que promove um modelo de refrigeração como serviço que torna as tecnologias de refrigeração limpa mais acessíveis por meio de uma abordagem de pagamento por uso, beneficiando 160.000 pessoas, criando 2.500 empregos e reduzindo a emissão de mais de 81.000 toneladas de CO₂ em 68 países.
A GRST, uma PME da China (Hong Kong), que desenvolve ligantes para baterias de lítio sem PFAS que permitem a reciclagem à base de água, produzindo mais de 2 milhões de células de bateria, criando mais de 200 empregos e reduzindo as emissões da fabricação de baterias em até 40%.
A Poder y Luz Maya, uma organização sem fins lucrativos da Guatemala, que fornece sistemas de energia solar e ferramentas de aprendizagem digital para escolas indígenas, beneficiando mais de 49.000 pessoas, reduzindo o consumo de energia em mais de 4.700 MWh e reduzindo a emissão de mais de 1.200 toneladas de CO₂.
Os finalistas da categoria água deste ano estão apresentando soluções inovadoras que expandem o acesso à água potável, fortalecem a infraestrutura hídrica e promovem a gestão inteligente da água. Suas inovações abrangem sistemas de purificação movidos a energia solar, prevenção da poluição por plástico, detecção inteligente de vazamentos e monitoramento baseado em IA.
Os finalistas da categoria água são:
O IRIBA Water Group, uma PME de Ruanda, que fornece caixas eletrônicos inteligentes de água movidos a energia solar com purificação UV e RO, pagamentos móveis e monitoramento digital para expandir o acessoàágua potável, beneficiando mais de 517.000 pessoas por meio de 203 caixas eletrônicos de água e criando 194 empregos.
A Stattus4, uma PME do Brasil, que desenvolve soluções de IoT com tecnologia de IA que detectam vazamentos em redes de distribuição de água, economizando 540 milhões de litros de água diariamente em 250 municípios, melhorando a disponibilidade de água para quase 4 milhões de pessoas.
A Great Bubble Barrier, uma PME da Holanda, que previne a poluição por plástico em rios usando uma cortina de bolhas de ar que direciona os resíduos para os sistemas de captação sem prejudicar a vida aquática, beneficiando 2 milhões de pessoas e removendo 180 toneladas de poluentes dos cursos d’água.
Os finalistas da categoria ação climática deste ano estão liderando esforços transformadores em resiliência climática, captura de carbono baseada na natureza, restauração ecológica e inovação circular. Suas soluções abrangem tecnologia climática, restauração baseada na natureza, resiliência comunitária e inovação na conversão de resíduos em valor.
Os finalistas da categoria ação climática são:
A Build Up Nepal, uma ONG do Nepal, que desenvolve tijolos ecológicos resistentes a terremotos que apoiam a construção sustentável, beneficiando mais de 58.000 pessoas, capacitando 200 empreendedores e reduzindo a emissão de mais de 110.000 toneladas de CO₂.
A CLIC RECYCLE, uma PME da Espanha, que converte resíduos de cabelo humano em cobertura morta biodegradável e filtros marinhos, envolvendo mais de 7.000 usuários, removendo 180 toneladas de poluentes e melhorando a retenção de água do solo em até 40%.
A GREE Energy, uma PME da China (Hong Kong), que cria sistemas modulares de biogás para processadores de alimentos rurais, beneficiando 4.000 agricultores, gerando 9,3 GWh de energia limpa e reduzindo a emissão de 140.000 toneladas de CO₂.
Os finalistas da categoria escolas de Ensino Médio apresentaram soluções de sustentabilidade baseadas em projetos e lideradas por alunos, com os finalistas divididos em seis regiões. Os finalistas regionais incluem:
Américas: Centro de Ensino Médio 111 – Recanto das Emas (Brasil); Escuela Secundaria Técnica 117 Guillermo González Camarena (México); e Escola Nativa Mamawi Atosketan (Canadá).
África Subsaariana: Escola Secundária Likuni Boys (Malawi); Escola Secundária Especial Kallamino (Etiópia); e Kyanja High School, Mpigi (Uganda).
Oriente Médio e Norte da África: Escola Fawakhir de Tecnologia Aplicada (Egito); Escola Al-Raja para Deficientes Auditivos (Jordânia); e Rashaya High School (Líbano).
Europa e Ásia Central: Escola Secundária Bodrum Anadolu (Türkiye); Escola Especializada em Angor (Uzbequistão); e Istedad Lyceum (Azerbaijão).
Sul da Ásia: Escola Secundária Qadir Nagar (Paquistão); Centro Educacional do Atol de Faafu (Maldivas); e Kikani Vidhya Mandir (Índia).
Leste Asiático e Pacífico: Camarines Norte Senior High School (Filipinas); True North International School (Vietnã); e Ruamrudee International School (Tailândia).
Cada vencedor nas categorias saúde, alimentação, energia, água e ação climática receberá US$ 1 milhão, enquanto cada uma das seis escolas de Ensino Médio vencedoras receberá até US$ 150.000.
As votações online da segunda fase do Prêmio MPB 2025 – Melhores Podcasts do Brasil, que irá durar até o dia 02 de novembro, estão abertas. Serão 30 dias corridos em que qualquer pessoa poderá votar depois de se cadastrar ao escolher um dos seguintes métodos: através do Google, Facebook ou preencher um cadastro simples com nome, idade, e-mail e celular.
Se a escolha for preencher o cadastro, ela deverá realizar uma confirmação clicando em um botão no e-mail que será enviado no ato da inscrição para sua conta.
Após essa confirmação essa pessoa será direcionada para o site e estará liberada para votar em quantas categorias desejar, escolhendo um Podcast por categoria. Não é obrigatório votar em mais de uma categoria para ter seu voto computado.
Regras para a votação Foram criadas algumas regras simples para a votação: 1 – É possível votar apenas uma vez em um podcast por categoria.
2 – Os votos são secretos, criptografados e é impossível saber quem votou em qualquer podcast ou categoria.
Categorias Grande Mídia e Top Vídeo Casts Os veículos da grande mídia e os denominados Top Video Casts – os podcasts com mais de um milhão de inscritos no YouTube -, que passaram para a segunda fase estão concorrendo entre os inscritos de suas respectivas categorias.
“Com essa votação vamos ver a preferência do público com os podcasts da grande mídia e os maiores podcasts em vídeo, pois dos 10 que passaram para a segunda fase de votação sairão os Top3”, explica Guido Orlando Jr, jornalista, publicitário e um dos idealizadores do Prêmio MPB.
Serviço Link para votação dos podcasts: Clique aqui Link para conhecer o regulamento: Clique aqui