Neste Podcast conversei com Luis Arís, gerente de negócios para a América Latina da Paessler e falamos sobre uma pesquisa global da empresa feita com mais de mil empresas e os resultados são surpreendentes. Veja alguns destaques e ouça o Podcast.
· Estudo realizado pela Paessler a partir de entrevistas com 1050 gestores de tecnologia, sendo 44 da América Latina, mostra que embora 85% deste universo reconheça a importância desta bandeira, 61% ainda não utilizam soluções de monitoramento para reforçar o alinhamento dos processos da empresa às melhores práticas em sustentabilidade;
· Em termos das estratégias ESG mais adotadas, 45% dos líderes buscam reduzir o uso de hardware;
· Enquanto 18% dos entrevistados globais afirmaram não se preocupar com a sustentabilidade, na região Américas/América Latina esse número sobe para 25%;
· Entre as maiores angústias dos líderes de TI destacam-se o uso da nuvem híbrida (48%), como manter a resiliência de ambientes cada vez mais distribuídos e heterogêneos (44%) e os desafios de gestão de data storage (31%).
O Congresso de TI e o EvoluTI Pro estão programados para ocorrer de forma consecutiva neste ano.
A velocidade do avanço tecnológico tem impulsionado uma série de inovações no mercado e a dinâmica das colaborações em equipe tem se revelado como um catalisador de sucesso para inúmeras empresas.
Essa abordagem tem o objetivo de concentrar os esforços na democratização da tecnologia com a realização de um evento inteiramente online e outro com interação presencial.
O público-alvo dessas iniciativas tem registrado um crescimento constante a cada edição e tem com públicos estudantes de tecnologia, empresas do setor que buscam capacitar e aprimorar seus profissionais e também os veteranos do mercado em busca de aprimoramento e aprendizado em diversas vertentes da atuação tecnológica.
O Congresso de TI terá sua 10ª edição agendada para os dias 4 e 5 de dezembro, numa experiência completamente online. Este ano contará com a participação de mais de 60 palestrantes, garantindo mais de 30 horas de conteúdo ao vivo, distribuídas em 8 trilhas de aprendizado, com os painéis exclusivos e certificado digital.
O EvoluTI Pro encerra 2023 no dia 6 de dezembro em um evento presencial para mais de 350 participantes no Cubo Itaú.
Para mais informações acesse os links abaixo:
Clique aqui para saber mais sobre o Congresso de TI.
Clique aqui para informações detalhadas sobre o EvoluTI Pro.
Neste Podcast conversei com Natália Lazarini, Co-fundadora e diretora da Confraria do Empreendedor. Em poucos anos a Confra conseguiu angariar mais de três mil Confrades – como são chamados seus membros – e vem ajudando e facilitando a jornada de quem é empreendedor aqui no Brasil e também em Portugal.
Para conhecer essa iniciativa ouça ou veja agora o Podcast, curta o canal do YouTube, inscreva-se nele e deixe seu comentário.
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AWitec It Solutions e a Trentim – Gestão & Tecnologia, empresas Microsoft Gold Partners há mais de dez anos no mercado, anunciam a fusão de suas operações, resultando em um grupo com mais de 100 colaboradores, especialistas certificados por organizações como Microsoft, Watchguard, 3CX, PMI.org, IIBA.org e PMO Global Alliance.
“Queremos proporcionar aos parceiros uma jornada de crescimento e excelência operacional, alavancando o uso da tecnologia como um diferencial competitivo e disseminando soluções para comunicação, colaboração, produtividade e segurança”, explica Carol Lagoa, Co-Founder daWitec IT Solutions.
Combinando produtos e serviços gerenciados nas áreas de comunicação, colaboração, produtividade, segurança, automatização e aplicativos de negócios low-code, as soluções Trentim e Witec ajudam empreendedores e gestores a obterem competitividade e eficiência para seus negócios.
Além disso, a fusão consolida o Witec Hub com o objetivo de educar e capacitar profissionais de tecnologia, bem como conscientizar e orientar as empresas para transformação digital dos seus negócios.
“Por meio do LinkedIn Learning, capacitamos mais de 207 mil pessoas em formações de tecnologia. Além disso, as equipes da Witec e da Trentim Gestão & Tecnologia estão ativamente envolvidas em comunidades técnicas, combinando a experiência prática em projetos internacionais e desenvolvimento de produtos com voluntariado e educação.”, complementa Mario H Trentim fundador e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.
O portfólio combinado das empresas resulta em sinergias para o atendimento de empresas pequenas, médias e grandes em diferentes indústrias e conforme suas necessidades.
A expertise da Trentim Gestão & Tecnologia nas áreas de gerenciamento de projetos, agilidade organizacional e transformação digital permite levar as soluções mais modernas e avançadas das grandes empresas para as pequenas e médias.
Por outro lado, o catálogo amplo de serviços da Witec IT Solutions disponibiliza aos clientes infraestrutura, computação em nuvem, telefonia e licenciamento com foco na redução de custos e aumento da produtividade, sem deixar de lado a qualidade e a governança corporativa.
“Desde 2019, a atuação internacional da Trentim na América Latina, Oriente Médio e Europa permitiu identificar tendências e antecipar necessidades dos nossos clientes no Brasil. Agora vamos combinar os produtos e serviços da suíte ModernPMO com o portfólio da Witec e empresas do ecossistema para que possamos oferecer soluções mais completas aos clientes. Sabemos que as empresas de tecnologia que quiserem prosperar e ter lucratividade precisam estar cada vez mais próximas dos clientes, entender quais são as soluções e produtos que eles precisam e oferecer essas soluções de forma customizada”, enfatiza Gustavo Moraes, Diretor de Operações e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.
A fusão é resultado de uma parceria entre as empresas desde 2020, fazendo parte da estratégia de transformar a gestão das empresas por meio de boas práticas, diagnósticos, modelos de maturidade, consultoria especializada e modernas soluções de tecnologia.
As empresas seguem alinhadas no propósito de acelerar a adoção das soluções Microsoft 365, nas verticais de Power Patform (Power Bi, Power Apps e Power Automate), Segurança e Governança, apoiando os clientes em suas jornadas e desafios relacionados ao novo cenário global. Não há dúvidas de que empresas que saibam unir processos, pessoas e ferramentas, estejam mais capacitadas em um mercado cada vez mais competitivo.
“Esse movimento tem como foco tonar a Witec a maior empresa especializada em produtividade e trabalho remoto seguro do Brasil. Temos a convicção que com a adoção de tais soluções, as empresas têm crescimento significativos em governança, produtividade, processos e segurança, impactando diretamente na escalabilidade dos seus negócios, garantindo assim um crescimento sustentável e seguro”, finaliza Marco Lagoa, CEO da Witec IT Solutions.
A Witec, hub especializado em soluções de Tecnologia da Informação, realiza a 9ª Edição do Congresso de T.I nos dias 08, 09 e 10 de novembro. Totalmente on-line e gratuito, o evento tem como objetivo promover networking e compartilhar conhecimentos setoriaisdos mais de 60 speakers presentes, incluindo nomes como Rodrigo Jorge, Diretor de Segurança da Informação na VTEX, Sandyara Peres, Coordenadora de Acessibilidade no PicPay, Isabella Montalvão, Engenheira Líder de Soluções para Marketing Cloud na Salesforce, entre muitos outros.
Com trilhas de Segurança, Governança & Privacidade; Cloud Computing; Desenvolvimento; Data Science & Digital e Customer & Employee Experience, o conteúdo é direcionado para estudantes e profissionais do segmento, além de pequenas, médias e grandes empresas.
Interessados podem realizar suas inscrições no link.
As edições anteriores do Congresso contaram com a presença de mais de 400 profissionais renomados, mais de 200 mil espectadores e mais de 500 palestras e cursos. Cada vez mais é importante mostrar que a tecnologia e inovação são essenciais para promover a mudança que a sociedade espera das organizações. O evento tem como proposta capacitar cada vez mais os profissionais de tecnologia e contribuir para o progresso do setor.
Segundo dados da Brasscom, o setor de tecnologia da informação aponta demanda de 797 mil profissionais até 2025. É uma conta que não fecha porque há mais vagas oferecidas do que pessoas capacitadas no mercado.
“Esse evento é uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos entre os participantes, com a chance de ganhar escala com pessoas que ainda não enxergam as possibilidades que o setor oferece. Tecnologia não é mais a profissão do futuro; a necessidade de profissionais qualificados no mercado é vista no presente”, explica Maria Carolina Lagoa Loyo, CCO, do Congresso de TI.
A Editora VideoPress, detentora da marca Vida Moderna, anuncia sua nova divisão de cursos on-line com o lançamento do curso “Desmistificando a Segurança da Informação”, que tem como objetivo reforçar o papel estratégico da cibersegurança, apresentando conceitos estratégicos e tecnologias para otimizar as ações de proteção digital dentro de companhias dos setores Público e Privado. A pré-inscrição para o curso está disponível neste link e as vendas serão abertas dia 16 de maio de 2022.
Ao todo, são 12 módulos interativos com conteúdo prático apresentado por André Carneiro, Diretor Geral da Sophos do Brasil, e pelo jornalista Guido Orlando Jr., Diretor da Editora.
“A Segurança da Informação é um tema latente e vital para as empresas de todos os portes e segmentos. Planejar as ações e aplicar as metodologias e ferramentas de proteção de dados, porém, são muitas vezes grandes desafios às companhias, principalmente pela rápida transformação que este setor vive e pela falta de mão de obra global para atender as demandas dessas companhias”, analisa Guido.
Segundo o jornalista, a proposta é desmistificar algumas premissas referentes a este assunto e, principalmente, trazer informação prática para agilizar as iniciativas de proteção digital nas organizações. “Este não é um curso técnico, mas sim uma preparação para tornar a estratégia de Segurança da Informação verdadeiramente alinhada às propostas de negócios nas empresas”, explica.
Neste cenário, para tornar as aulas mais práticas, a ideia é aproximar o conteúdo apresentado à rotina vivida no dia a dia dos times. “Trazemos cases e informações estratégicas a respeito de novas tecnologias, processos e formas para o cumprimento de normas, como a LGPD, além de lives exclusivas e grupos fechados para potencializar a troca de informações entre os participantes. Tudo isso em um formato sob demanda, em que o público pode ver as aulas onde e quando quiser, em seu próprio ritmo. A ideia é tirar dúvidas e facilitar a chegada de práticas bem-sucedidas a todos”, ressalta.
Durante o curso, os alunos terão acesso a conteúdos sobre conceitos fundamentais para a Segurança Digital, dicas para a formação de uma estrutura de cibersegurança do zero e detalhes que devem ser observados pelas companhias diante de novas regras e o aumento dos ataques via ransomware, por exemplo.
“A Segurança da Informação nas companhias públicas e privadas não pode mais ser vista como uma área à parte das empresas. É preciso entender que a proteção de dados deve permear os planos de negócios e todas as iniciativas da corporação. O compromisso desse curso é reforçar essa importância aos profissionais do mercado, mostrando como e onde devemos agir para impulsionar a capacidade de controle dos times”, reforça Carneiro, que é Engenheiro Eletrônico formado pela POLI, da USP, e que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de SI.
Pelo caráter voltado aos negócios, as aulas são destinadas a profissionais de tecnologia e executivos de todos os níveis – incluindo CEOs, CIOs, CISOs e CTO, entre outros – e dos mais diversos setores da economia. “Além disso, é uma grande oportunidade para que novos talentos e trabalhadores que estão migrando para a área de Segurança da Informação também possam entender melhor as implicações deste ramo aos resultados das companhias”, acrescenta o engenheiro.
Para mais informações e fazer o pré-cadastro, acesse bit.ly/3ancyfm.
Lá poderão ser assistidos gratuitamente nove clipes de cada módulo, com destaques das respectivas aulas, para reforçar a tomada de decisão da compra do curso.
Sem fazer muito alarde aJAC Motors se consolida como a montadora aqui no Brasil que tem a maior e mais variada oferta de veículos 100% elétricos do país. Na imagem abaixo você pode conferir todos os modelos da montadora chinesa por aqui, que desde 2019 tem como principal acionista o Grupo Volkswagen na China, com 51% das ações.
Modelos 100% elétricos da JAC Motors disponíveis no Brasil
Essa joint venture definitivamente deixa no passado qualquer dúvida que ainda possa existir sobre a qualidade e atendimento dos veículos da montadora chinesa, a coloca em um novo patamar de mercado e a tendência é que ela passará a ser olhada com outros olhos pelos consumidores.
Desenvolvido em parceria com Volkswagen, o JAC e-JS1 estreia no mercado brasileiro para ser o oitavo veículo 100% elétrico da JAC Motors, todos eles livres de emissões de poluentes.
Segundo Eduardo Pincigher, Diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da empresa, “O e-JS1 foi desenvolvido a partir da plataforma do elétrico IEV20 e a VW implementou o design exterior e interior, acabamento e conectividade“, explica.
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Destaques > O compacto urbano livre de emissões da JAC Motors possui 302 km de autonomia (norma NEDC); baterias de fosfato de ferro-lítio têm capacidade máxima de 30,2 kWh;
> Provido de sistema de regeneração de carga, o JAC e-JS1 é extremamente econômico: em média, o modelo consome 9,6 kWh a cada 100 km;
> Com 150 Nm (15,3 kgfm) de torque e apenas 1.180 kg, o JAC e-JS1 é o veículo com menor custo por km rodado do país: 7 centavos por km;
> Para “encher o tanque” ou carregar as baterias, o e-JS1 gasta cerca de R$ 20 (tarifa de R$ 0,65 por kWh). Um carro compacto, com motor a gasolina, que tenha consumo urbano de 13 km/l, exigirá cerca de R$ 135 para rodar os mesmos 302 km.
> O JAC e-JS1 é o oitavo modelo 100% elétrico da JAC Motors no Brasil. De longe é a marca com o maior portifólio de veículos livres de emissões, constituindo uma família completa: um modelo urbano, três SUV´s, uma picape, uma van e dois caminhões.
> Preço sugerido do JAC e-JS1 é de R$ 149.900.
“O JAC E-JS1 é uma grande aposta. Será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compacto urbano, compatibilizando a aplicação ideal para um veículo totalmente elétrico: o uso dentro da cidade”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Você pode usá-lo em rodovias, nas pequenas viagens? Claro que sim. Mas seu habitat natural é o trânsito urbano”.
Ao contrário do que se pensava, o city-car não substituirá o JAC iEV 20, mas sim complementará a linha. O iEV 20 é um SUV de porte compacto, com suspensão mais alta, rodas e pneus maiores e aptidão para vencer desafios leves no off-road, enquanto o E-JS1 é totalmente destinado ao uso urbano.
Com 30,2 kWh de capacidade de carga elétrica, o E-JS1 possui ótimo rendimento, à medida que, por ser 100% elétrico, ele é leve. São somente 1.180 kg de peso em ordem de marcha, segundo informa a montadora.
Por este motivo, o motor de 150 Nm (15,3 kgfm) de torque entrega um desempenho empolgante para um modelo urbano. São 62 cv de potência e 110 km/h de velocidade máxima.
Menor custo por km rodado do Brasil Dependendo da tocada do motorista, o e-JS1 é capaz de rodar 302 km, perfazendo um consumo médio de 9,6 kWh por 100 km, e oferece o custo por km rodado mais em conta de todo o mercado brasileiro – 0,36 MJ/km.
Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,65 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 6,24 a cada 100 km, segundo dados fornecidos pela montadora.
“Encher o tanque”, ou neste caso, carregar as baterias por esse valor e rodar 302 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado 7,5 vezes menor do que um modelo com motor térmico (a combustão). O custo por km rodado do JAC E-JS1 é pouco mais de 6 centavos.
Mesmo que se adote o custo de R$ 0,90 de kWh, instituído ocasionalmente na “bandeira vermelha”, a despesa de “tanque cheio” salta para somente R$ 26, ou seja, ainda 5,2 vezes mais barato que os mais econômicos modelos a gasolina.
Baterias de fosfato de ferro-lítio são mais estáveis Por pertencer à oitava geração de modelos 100% elétricos da JAC Motors, o e-JS1 possui grande eficiência dinâmica de todo o conjunto propulsor.
Tanto que a autonomia de 302 km, perfeitamente adequada a um modelo de porte compacto e urbano, foi obtida com a instalação de baterias com somente 30,2 kWh de capacidade máxima de carga, dotadas de células de fosfato de ferro-lítio, que possuem melhor estabilidade química e térmica.
Como resultado, o JAC e-JS1 pesa menos de 1,2 tonelada. Com um peso extremamente contido para um veículo elétrico, adicionado à proposta urbana, ele precisa de um motor com 62 cv de potência.
Na prática, a eficiência do motor e o baixo peso das baterias, além de gerarem um conjunto “enxuto”, garantem aquele consumo enfaticamente reduzido de 9,6 kWh / 100 km.
Por rodar primordialmente nas cidades, onde o torque é muito mais relevante que a potência, o E-JS1 permite acelerações surpreendentes, com seus 150 Nm de torque máximo. De 0 a 100 km/h, o JAC E-JS1 precisa de 10,7 segundos.
E por falar em bateria, uma dúvida que sempre surge entre os consumidores é seu custo de manutenção. Afinal, quanto o dono do carro vai desembolsar caso elas apresentem algum defeito depois que terminar a garantia? Outra dúvida: quanto tempo duram as baterias?
Ouça as explicações de Sérgio Habib neste áudio
Design feito em parceria com a Volkswagen Contando com total supervisão da Volkswagen no desenvolvimento, o city-car da JAC “escreve um novo paradigma na definição de carro urbano”, segundo a empresa. Não emite nenhum grama de CO2, seu design é moderno e contemporâneo (incrementado pelas cores vivas da carroceria) e mede apenas 3,65 metros de comprimento e 1,67 m de largura, o que é uma grande vantagem para trafegar em grandes cidades.
Na frente, o JAC e-JS1 destaca-se pelo grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, unidas por uma régua que atravessa toda a frente do carro. Para ornar com esse efeito, ele possui contornos na base do para-choque que envolvem os faróis de neblina nas extremidades. É um conjunto estilístico forte, de personalidade. Possui luzes diurnas em LED (sistema DRL de série).
Visto de lado, o JAC e-JS1 recebeu rodas de desenho exclusivo, com pneus nas medidas 165/65 R14.
Detalhe das rodas
Já a traseira exibe lanternas mais quadradas, decretando solidez no conjunto, além de repetir os mesmos ornamentos no para-choque.
Interior futurista Toda a parte interna do e-JS1 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base. Possui duas telas à serviço do motorista. A primeira, que é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, compõe-se de uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra as informações de cruzeiro (velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia etc.).
Detalhe das duas telas do painel
Como diferencial de acabamento, o JAC e-JS1 incorpora molduras em alto relevo de cores contrastantes, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies revestidas em couro (soft touch). Um console “aéreo” permite guardar pequenos objetivos, como um smartphone bem à mão, assim como funciona como descansa-braços. E o estofamento é de couro sintético.
Detalhe do console “aéreo“
Nesse console, inclusive, como é tradicional em qualquer veículo, o condutor do e-JS1 não vai encontrar o botão seletor de marcha. Por ser elétrico, o modelo não requer câmbio, sem os habituais engates “mecânicos”.
O acionamento de sentido de marcha – para frente, identificado convencionalmente com a letra D, de drive, e para trás, pela letra R – é realizado por uma alavanca fixada na coluna de direção, à direita do volante.
Alavanca de seleção do câmbio do lado direito da coluna de direção
Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal. Tudo é acionado pela central multimídia (a segunda tela), oferecendo um conjunto prático, clean e de aparência futurista. Apenas à esquerda do volante concentram-se botões de necessidade mais imediata de uso, como desembaçadores e ajustes elétricos dos retrovisores externos.
O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.
Visão do volante
Detalhe do volante lado esquerdo
Detalhe do volante lado direito
Central multimídia com tela de 10,25 pol reúne dados de operação Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS1 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.
A tela estará traduzida para Português do Brasil
Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias. Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”. Os comandos de climatização também são acionados por essa central.
Lista de equipamentos O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 150 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série: • Ar-condicionado Automático e Digital • Cruise Control com comandos no volante • Faróis com regulagem elétrica de altura do facho • Faróis com “Follow Me Home” • Faróis com DRL (LED diurno) • Faróis de neblina (dianteira) • Retrovisor interno antiofuscante • Bancos revestidos em couro ecológico • Duplo air bag • Portas com barras de proteção lateral • Aviso de cinto não acoplado • Freio ABS com EBD • BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico) • Auto Hold (assistente de partida em rampas) • TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus) • ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade • Sensor de estacionamento traseiro • Câmera de ré • Entrada USB sob o console central do painel • Isofix • iPedal (sistema de regeneração de carga da bateria nas desacelerações e frenagens.
Primeiras impressões Tive a oportunidade de fazer um teste drive de aproximadamente 100 Km ida e volta até uma cidade perto capital paulista e o carro surpreendeu. Tem ótima dirigibilidade, o volante é preciso e firme, o iPedal responde prontamente quando requerido, é funcional e depois que o condutor se acostuma com a maneira de usá-lo, o freio convencional será usado raramente. E se acostumar, pegar o jeito de utilização, demora minutos e acaba sendo até divertido.
E por falar em divertido, dosar o consumo e a regeneração de energia acaba sendo quase um videogame, pois quando você para de acelerar ou tiver que utilizar o freio, o gráfico de energia da tela de 10,25 polegadas muda de comportamento, ora mostrando o consumo, ora mostrando o carregamento das baterias e isso é muito legal.
E o carro anda muito bem, apesar de ter sua velocidade máxima limitada a 110 Km via software. Lembre-se que ele é um carro basicamente urbano, mas dá para andar em estradas entre cidades próximas de até um percurso de 200 Km ida e volta sem se preocupar com a autonomia, desde que as baterias estejam carregada, claro.
Sinceramente, não precisei em nenhum momento ultrapassar os 110 Km/h, pois mais de 80% do trajeto foi urbano e peguei apenas um trecho de alguns quilômetros da Via Anchieta, que tem velocidade máxima na sua pista central de exatos 110Km/h.
O torque para um carro do seu porte é excelente e chega a arrancar um leve sorriso de canto de boca do condutor. Não que seja fantástico e cole no banco, mas dá para sentir a potência sendo enviada instantaneamente para as rodas, o que não acontece em um carro a combustão. Isso é o que eu mais gosto em um carro elétrico.
A acústica interna é excelente, não só pela falta do ruído do motor e ausência de trepidação, como é de se esperar em um carro 100% elétrico, pois andei por ruas de paralelepípedo e asfalto com buracos. E o ruído interno e rigidez da suspensão se comportaram muito acima do que eu esperava, o que tornam o E-JS1 bastante confortável.
O que deu para sentir desse curto percurso foi isso, além dos olhares das pessoas na rua e outros motoristas, pois ele é um carro com design muito moderno e a cor que escolhi foi o Abacate, que realmente é bonito e chama atenção por onde passa.
Quanto ao porta malas, a capacidade é de 121 litros, o que é suficiente para uma mala pequena e uma compra média de supermercado. É honesto para o tamanho do carro.
Para ver e baixar a ficha técnica do e-JS1CLIQUE AQUI
Comparativo de preço No seu material promocional a JAC colocou um comparativos com as marcas que vendem carros 100% elétricos no Brasil e aqui está a tabela. Clique na imagem para aumentá-la.
Tabela comparativa de preço
Acho que eu sei o que você deve estar pensando: “Guido, você compraria esse carro?” Eu respondo: “Sim”.
As comemorações do 54º Eid Al Etihad (Dia da União) no Emirado de Sharjah demonstraram um modelo bem-sucedido de evento nacional com dimensão cultural global. Essas celebrações transcenderam as fronteiras locais, transmitindo mensagens humanitárias compartilhadas e destacando o compromisso dos Emirados Árabes Unidos em equilibrar seu rico patrimônio cultural com o desenvolvimento e a inovação contínuos.
H.E. Khalid Jasim Al Midfa, Chairman of the Sharjah Committee for Eid Al Etihad (Union Day) Celebrations (Photo: AETOSWire)
De 19 de novembro a 2 de dezembro, as festividades incluíram mais de 250 atividades diversas e atraíram aproximadamente 233.000 participantes, entre cidadãos, residentes e visitantes de todo o mundo. Cada região apresentou programas que refletiam sua identidade cultural única dentro de uma estrutura nacional abrangente.
Em seu discurso, H.E. Khalid Jasim Al Midfa, presidente do Comitê de Sharjah para as Celebrações do Eid Al Etihad (Dia da União), elogiou a forte participação do público durante os eventos. Ele enfatizou que essa participação reflete o sucesso das celebrações em atingir seus objetivos. Al Midfa expressou orgulho pela participação de cidadãos, residentes e visitantes de todo o mundo, destacando que as celebrações ocorreram em um ambiente seguro que incorpora os valores de paz e abertura dos Emirados Árabes Unidos.
Ele acrescentou que essas celebrações ajudaram a criar impressões positivas e experiências memoráveis para os visitantes sobre o Emirado de Sharjah e os Emirados Árabes Unidos como um destino global que celebra a diversidade cultural e acolhe todas as culturas.
Os eventos incluíram desfiles comemorativos, oficinas educativas interativas e exposições sobre o patrimônio cultural. Além disso, houve plataformas de inovação tecnológica com demonstrações de robótica e experiências inteligentes apresentadas por jovens emiratis. Espetáculos de luzes contemporâneos transmitiram mensagens humanitárias globais, promovendo a coexistência pacífica e a diversidade cultural, que são os fundamentos da União. A programação também incluiu apresentações musicais e de artes folclóricas que mostraram a riqueza da cena cultural emiradense.
As comemorações enfatizaram a sustentabilidade ambiental por meio do uso de materiais ecológicos e oficinas de conscientização. Espaços interativos foram disponibilizados para a exibição de artesanato tradicional e artes emiradenses. Essa experiência abrangente combinou com sucesso autenticidade e modernidade, aprimorando a interação cultural entre as diversas nacionalidades participantes.
As celebrações do Eid Al Etihad (Dia da União) contaram com uma participação significativa de famílias, diversos segmentos da sociedade, entidades governamentais e instituições culturais. Essa participação reflete uma forte coesão comunitária, um espírito de colaboração e os valores nacionais e humanitários que sustentam a União.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
A OAG anuncia hoje a nomeação de Filip Filipov, ex-executivo da Skyscanner, como novo diretor executivo.
Filip Filipov ocupa atualmente o cargo de diretor de operações (COO) da empresa e sucede Phil Callow, que optou por deixar a função após treze anos de transformaçãoàfrente da OAG para se dedicar a outros interesses. Desde que ingressou na empresa em 2024, Filipov desempenhou um papel fundamental na ambiciosa próxima fase de crescimento e aceleração contínua da companhia. Ele agora liderará a OAG rumo a uma nova era definida por produtos de dados avançados e inteligência impulsionada por IA. Antes de ingressar na OAG, Filipov ocupou cargos de liderança em tecnologia de viagens e consultoria em big data, inclusive na equipe executiva da Skyscanner.
Filip Filipov disse: “É um privilégio assumir este cargo e liderar uma empresa com uma história e reputação tão sólidas. Estou entusiasmado com o que está por vir e comprometido em servir nossos clientes com a confiabilidade, o serviço e a inovação de que eles dependem.”
A presidente da OAG, Gehan Talwatte, comentou: “A nomeação de Filip reflete nosso sólido planejamento de sucessão e nosso compromisso com a estabilidade, a continuidade e o crescimento sustentado. Nossos clientes, parceiros e o setor podem esperar que a OAG continue a fornecer o serviço confiável e a inovação pelos quais somos conhecidos. Phil apoiará a transição durante o primeiro trimestre de 2026 e, posteriormente, se tornará um conselheiro do Conselho.”
O CEO em fim de mandato da OAG, Phil Callow, disse: “Tendo conduzido a OAG por diversas ondas de mudança e desempenhado um papel fundamental na sua construção até o patamar atual, decidi que chegou a hora de passar o bastão para alguém novo. Foi um enorme privilégio liderar um grupo de pessoas tão excepcionais e estou extremamente entusiasmado com o futuro delas, especialmente com a liderança dinâmica de Filip.”
Sobre a OAG
A OAG é uma plataforma de dados líder para a indústria global de viagens, oferecendo uma fonte única e inédita para dados de oferta, demanda e preços. Para mais informações sobre a OAG, visite www.oag.com
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Natal deve movimentar R$ 75 bi em moda, calçados e móveis
O clima de retomada deve marcar o final de ano do varejo brasileiro. As projeções do IEMI – Inteligência de Mercado apontam que dezembro deve registrar crescimento em três dos principais segmentos ligados ao consumo natalino: vestuário, calçados, móveis e colchões, tanto em faturamento quanto em volume de peças comercializadas.
O varejo de vestuário deve alcançar 957,1 milhões de peças vendidas, crescimento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, com movimentação estimada em R$ 48,5 bilhões, aumento de 9,4%. O setor de calçados deve comercializar 123,4 milhões de pares, alta de 4,2%, e gerar R$ 12,6 bilhões em vendas, avanço de 9%. Já o mercado de móveis e colchões prevê 42,7 milhões de peças vendidas, crescimento de 7,6%, com faturamento estimado em R$ 14,1 bilhões, elevação de 10,4%.
Segundo Marcelo Prado, consultor e diretor do IEMI, o cenário mostra que o consumidor deve priorizar compras planejadas e produtos de maior valor agregado, o que explica a diferença entre os crescimentos de volume e faturamento. Essa tendência de consumo, que emergiu com mais força em 2025, se consolida para o próximo ciclo e influencia diretamente a estratégia de empresas do varejo em ações promocionais, sortimento e posicionamento de preço.
Para o ano de 2025, o estudo estima que o varejo de vestuário movimente R$ 314,9 bilhões, crescimento de 6,8% em relação a 2024, com previsão de vendas de 6,4 bilhões de peças, avanço de 3,1%. O setor de calçados deve somar R$ 81,5 bilhões em faturamento, aumento de 6,1%, e 822,5 milhões de pares vendidos, alta de 2,8%. Já o varejo de móveis e colchões deve registrar estabilidade em valor, com R$ 127,9 bilhões, crescimento de 0,2%, e retração em volume, com 394,6 milhões de unidades comercializadas, queda de 2,2%.
Edmundo Lima, diretor-executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), reforça que o desempenho do varejo no fim do ano tem efeito imediato na cadeia produtiva e no planejamento das empresas para o próximo ciclo.
“o que vemos é um consumidor mais seletivo, informado e consciente do valor da sua compra, e isso exige que o setor esteja preparado com transparência, eficiência e modelos mais responsáveis de operação. Para sustentar o crescimento, é essencial evoluir em competitividade, ambiente regulatório equilibrado e desenvolvimento dos fornecedores, garantindo que a expansão aconteça de forma sustentável e inclusiva”.
A Eztec, construtora e incorporadora especializada em empreendimentos residenciais e comerciais de médio e alto padrão, modernizou a gestão de despesas de seus canteiros de obras e plantas a partir da adoção do PagCorp, solução de meios de pagamento corporativos da ACG | PagCorp. A fintech oferece um sistema completo com aplicativos e múltiplos cartões Mastercard integrados, que substituíram o antigo processo manual da "caixinha".
Antes da parceria, o controle desses valores emergenciais era feito por meio de comprovantes físicos, o que tornava a checagem das despesas mais lenta, sujeita a erros e desalinhada com as políticas de governança. Com o PagCorp, a Eztec passou a contar com uma plataforma que garante visibilidade total dos gastos, checagem automatizada de compras e comprovantes e maior segurança no uso dos recursos. Cada obra passou a operar com o "Cartão Caixinha", eliminando o uso de dinheiro físico, adiantamentos e reembolsos.
De acordo com Marcella Zarzur, coordenadora de Controladoria da Eztec, a adoção da solução trouxe ganhos expressivos para a rotina administrativa: "Antes, era necessário conferir manualmente centenas de notas fiscais. Hoje, com os cartões PagCorp, digitalizamos esse fluxo e eliminamos documentos físicos. Isso resultou em mais agilidade, praticidade e eficiência no dia a dia. O PagCorp simplificou a rotina e contribuiu diretamente para a melhoria da gestão operacional".
Além das áreas de obra, o setor de vendas da construtora também passou a utilizar o PagCorp para despesas cotidianas. Desde abril deste ano, a Eztec adotou ainda o PagCorp Premiações, solução voltada a campanhas de incentivo para equipes comerciais. A flexibilidade da plataforma permite personalização dos cartões conforme o uso, com categorias e nomenclaturas definidas pela própria empresa.
Tecnologia, IA e governança
O PagCorp conta com inteligência artificial e dashboards de BI que organizam e analisam as despesas registradas, transformando dados antes dispersos em informações estratégicas que fortalecem a governança corporativa. A ACG | PagCorp desenvolveu inclusive sua própria IA, chamada Bob, que agiliza a análise de gastos específicos sem a necessidade de abrir comprovante por comprovante.
Para Liliane Josua Czarny, sócia e co-CEO da ACG | PagCorp, os cartões corporativos são essenciais para promover eficiência e segurança nas empresas: "Essas ferramentas se destacam pelo potencial de combate à fraude, com acompanhamento de gastos em tempo real, limites predefinidos e mais transparência nas transações e na prestação de contas".
Entre os principais resultados percebidos pela Eztec estão a rapidez no pagamento das despesas das obras por meio do "Cartão Caixinha" e o aumento do controle interno, já que todos os comprovantes passam por dupla checagem — primeiro pelo gestor da obra e depois pela Controladoria.
Marcella reforça que a parceria trouxe ganhos para toda a operação: "O PagCorp foi implementado para otimizar processos e garantir maior conformidade com as políticas internas da Eztec. A ferramenta trouxe organização, agilidade e transparência na gestão dos recursos. Além disso, o suporte da equipe da ACG é rápido, eficiente e sem burocracia. A parceria já dura mais de dois anos e tem sido fundamental para o sucesso das nossas operações".
Projeto Stand Up Para Todos oferece aulas gratuitas
Nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, o Parque Municipal Sampaio Moreira, localizado próximo ao CEU do Carrão, na cidade de São Paulo, será palco do projeto Stand Up Para Todos, uma iniciativa que oferece aulas gratuitas e equipamentos completos para quem deseja vivenciar, pela primeira vez, a modalidade Stand Up Paddle.
O projeto visa democratizar o acesso aos esportes com prancha, proporcionando uma experiência segura, orientada e inclusiva para o público, especialmente para pessoas que nunca tiveram contato com esse tipo de prática esportiva.
O Stand Up Para Todos é um projeto patrocinado pela Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, e conta com o apoio do vereador George Hato.
A realização é da Associação Brasileira da Indústria de Esportes com Prancha (ABIEP), entidade que atua no fomento, desenvolvimento e difusão dos esportes com prancha no Brasil, promovendo inclusão social, educação esportiva e novas experiências por meio do contato com a água e a natureza.
Durante os três dias de evento, o público poderá participar de aulas práticas conduzidas por instrutores, utilizando equipamentos adequados e com total suporte técnico, em um ambiente pensado para todas as idades e níveis de experiência.Serviço:
Evento: Stand Up Para Todos
Quando: 18, 19 e 20 de dezembro, das 9h às 17h
Local: Parque Municipal Sampaio Moreira – próximo ao CEU do Carrão
Atividade: aulas gratuitas de Stand Up Paddle com equipamentos incluídos
Patrocínio: Prefeitura de São Paulo – Secretaria Municipal de Esportes
Realização: Associação Brasileira da Indústria de Esportes com Prancha (ABIEP)
Público-alvo: a partir de 6 anos. Menores de idade devem estar acompanhados de um adulto responsável.
Associados elegem novo Conselho de Administração e Fiscal do IBRI
O Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) divulga os nomes dos novos Conselheiros de Administração e Fiscal para o biênio 2026-2027. A eleição se iniciou em 13 de novembro de 2025 e foi concluída em 12 de dezembro de 2025. O sistema de votação e o resultado foram auditados pela PwC.
Em ordem alfabética, os eleitos para o Conselho de Administração do IBRI para o biênio 2026-2027 foram: André Vasconcellos; Augusto Vilela; Bruna Rodrigues Gambôa; Danilo Herculano Andrade da Silva; Fernando Foz Macedo; Gustavo Lopes Rodrigues; Lícia Maria Peres Rosa; Luciana Oliveti Chiminazzo; Marcus Thieme; Marina Miranda; Natasha Utescher; e Roberta Pimphari Varella.
Em ordem alfabética, os eleitos para o Conselho Fiscal do IBRI para o biênio 2026-2027 foram: Felipe Clemente, Luis Navarro e Marcos Badollato.
O Conselho de Administração será composto por doze membros, que foram eleitos para um mandato de dois anos e que obtiveram maior número de votos válidos.
Já o Conselho Fiscal será composto por três membros, que foram eleitos, também, para um mandato de dois anos e que obtiveram maior número de votos válidos.
Duosystem reúne regulação e telessaúde em um único hub
A Duosystem, empresa brasileira especializada em tecnologia da informação para o setor da saúde, lançou o DUOCORE, uma plataforma unificada que reúne e integra todas as soluções oferecidas pela companhia em um único ecossistema digital. A nova suíte consolida módulos de Regulação, Telessaúde, Gestão e Comunicação, marcando uma nova fase de expansão do portfólio voltada à entrega de soluções completas para a gestão digital de sistemas de saúde.
Com arquitetura baseada em Registro Eletrônico de Saúde (RES) e compatibilidade com os padrões HL7 e RNDS, o DUOCORE permite o intercâmbio seguro de informações entre instituições públicas e privadas — incluindo redes hospitalares, operadoras de saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo João Paulo Campi, presidente da Duosystem, o DUOCORE foi desenvolvido para conectar as diferentes etapas do cuidado — "da regulação e agendamento até o diagnóstico, tratamento e acompanhamento", unificando as tecnologias da empresa e aplicando automação de forma intensiva.
Integração e eficiência
Entre seus recursos, o sistema concentra o histórico do paciente em um RES centralizado e interoperável, capaz de se integrar a bases como TISS, Saúde@SUS, CNES, SIRESP, UPA 24h, SAMU 192, HÓRUS e Medex.
João Paulo Campi explica que os módulos de Regulação e Gestão de Acesso utilizam algoritmos e análises preditivas para otimizar a alocação de recursos, reduzir filas e apoiar decisões em tempo real. "Já o módulo de Telessaúde incorpora teletriagem, receita digital, acompanhamento remoto, além de suporte ao ensino a distância e dispositivos médicos conectados".
Outro destaque é o Comunica+, plataforma dedicada à interação com pacientes e profissionais, com chatbot, notificações, streaming e avaliação de serviços.
Segurança e conformidade
Com certificação ISO/IEC 27001, o DUOCORE segue os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e padrões internacionais de segurança da informação. Campi afirma que a solução adota protocolos rigorosos para assegurar a confidencialidade e a integridade dos dados clínicos.
Para ele, o lançamento reforça a consolidação de ecossistemas digitais na saúde. "Acreditamos que a tecnologia pode transformar o setor, tornando-o mais eficiente, acessível e personalizado. Essa plataforma foi concebida para oferecer uma visão integrada do cuidado, baseada em dados e inteligência".
Com atuação em diversas regiões do país, a Duosystem vem intensificando investimentos em inovação e no desenvolvimento de soluções interoperáveis. A empresa aposta que o avanço da digitalização e da gestão orientada por dados deve impulsionar a demanda por ferramentas que unam tecnologia, regulação e eficiência operacional no sistema de saúde brasileiro.
Rose Nascimento assume a presidência da SBCC (2026–2027)
A RN Processo Asséptico comunica a posse de sua sócia-fundadora e diretora-geral, Rose Nascimento, como presidente da Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação (SBCC) para o biênio 2026/2027. A cerimônia ocorreu no dia 4 de dezembro, na sede da entidade, em São Paulo (SP), durante o evento que também marcou a 4ª edição do SBCC Conecta.
O encontro reuniu cerca de 60 executivos, entre diretores, parceiros e representantes de empresas associadas, e teve como tema "Balanço, Oportunidades e Desafios para 2026". Na ocasião, foram apresentados os principais resultados da gestão anterior, bem como as frentes estratégicas da entidade, incluindo ações de normalização, capacitação técnica e fortalecimento do associativismo no setor de controle de contaminação.
Eleita presidente da SBCC com apoio da diretoria anterior, Rose Nascimento destacou a importância da continuidade institucional e do trabalho coletivo. Com sólida trajetória técnica na área de processos assépticos, sua atuação é reconhecida pela integração entre regulamentação, prática industrial e educação profissional, pilares que também norteiam a missão da RN Processo Asséptico.
A nova diretoria da SBCC assume oficialmente a partir de 15 de dezembro, já com planejamento estruturado para ações de curto, médio e longo prazo. A programação para 2026 será apresentada em breve, com base no planejamento estratégico do biênio. Para a RN Processo Asséptico, a posse de Rose Nascimento reforça seu posicionamento como referência técnica no mercado e seu compromisso contínuo com a evolução do setor e a proteção da saúde pública.
Empresa recebe registro oficial da SUFRAMA, possibilitando acesso a incentivos fiscais federais
Marco demonstra forte apoio do governo federal brasileiro e reduz riscos em premissas-chave do projeto
MANAUS, Brasil, Dec. 16, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Brazil Potash Corp. ("Brazil Potash" ou a "Companhia") (NYSE-American: GRO), uma empresa de exploração e desenvolvimento mineral com um projeto crítico de potássio agrícola, o Projeto Autazes, anunciou hoje que sua subsidiária brasileira integral, Potássio do Brasil Ltda., recebeu registro oficial da SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus), a agência federal responsável por gerenciar regimes de incentivos fiscais sob o marco da Zona Franca de Manaus (ZFM) na Região da Amazônia Ocidental. O registro na SUFRAMA significa que a Companhia está habilitada a operar sob os procedimentos de incentivos fiscais administrados pela SUFRAMA, sujeito às regras aplicáveis, aprovações e autorizações específicas do projeto.
A Companhia estima que o acesso aos regimes de incentivos fiscais federais administrados pela SUFRAMA pode resultar em até ~US$ 94 milhões em economia tributária estimada durante a fase de construção, sujeito ao cumprimento dos requisitos aplicáveis e autorizações individuais. Este marco valida premissas financeiras fundamentais que sustentam o modelo econômico do projeto e demonstra o contínuo forte apoio das autoridades federais brasileiras.
Raphael Bloise, Diretor de Projetos da Potássio do Brasil, recebe o certificado de registro da SUFRAMA de Bosco Saraiva, Superintendente da SUFRAMA, em cerimônia formal em Manaus no dia 16 de dezembro de 2025.
Em reconhecimento a este marco, o Superintendente da SUFRAMA convidou representantes da Brazil Potash para receber o certificado de registro pessoalmente em uma cerimônia formal em Manaus. A reunião, que aconteceu em 16 de dezembro de 2025, contou com a presença de representantes da Companhia, incluindo o Diretor de Projetos, Raphael Bloise, e destacou a relação colaborativa entre o governo federal e o Projeto Autazes.
"Garantir o registro na SUFRAMA é um marco importante que apoia as premissas tributárias que há muito tempo antecipamos para o Projeto Autazes," disse Raphael Bloise, Diretor de Projeto da Potássio do Brasil. "Este registro aumenta a visibilidade e previsibilidade em nosso modelo financeiro, enquanto os incentivos fiscais efetivos permanecem sujeitos às regras aplicáveis, procedimentos e autorizações específicas do projeto, e ressalta o compromisso do governo federal em apoiar o desenvolvimento mineral estratégico na região amazônica."
Como uma entidade enquadrada no Amazonas Ocidental, a Potássio do Brasil agora está habilitada a solicitar e operar sob os seguintes regimes de incentivos fiscais federais, sujeito a procedimentos e aprovações aplicáveis:
Imposto de Importação (II): Potencial isenção ou redução sobre importações qualificadas realizadas sob o marco da Zona Franca de Manaus, sujeito aos procedimentos e aprovações da SUFRAMA e da Receita Federal
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): Isenção sobre bens qualificados importados ou produzidos sob o marco da ZFM, sujeito às regras e aprovações aplicáveis.
Essas isenções aplicam-se às despesas de capital durante a fase de construção do Projeto Autazes e são administradas pela SUFRAMA, uma agência federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil.
Sobre a Brazil Potash
A Brazil Potash (NYSE-American: GRO) (www.brazilpotash.com) está desenvolvendo o Projeto Autazes para fornecer fertilizantes sustentáveis a um dos maiores exportadores agrícolas do mundo. O Brasil é crítico para a segurança alimentar global, pois o país possui entre as maiores quantidades de água doce, terras aráveis e um clima ideal para o crescimento de culturas durante todo o ano, mas é vulnerável, pois importou mais de 95% de seu fertilizante de potássio em 2024, apesar de ter o que se prevê ser uma das maiores bacias de potássio não desenvolvidas do mundo em seu próprio quintal. O potássio produzido será transportado principalmente usando barcaças fluviais de baixo custo em um sistema de rios interiores em parceria com a Amaggi (www.amaggi.com.br), um dos maiores agricultores e operadores logísticos de produtos agrícolas do Brasil. Com uma produção anual inicial planejada de até 2,4 milhões de toneladas por ano, a administração da Brazil Potash acredita que poderia potencialmente suprir aproximadamente 20% da demanda atual de potássio no Brasil. A administração antecipa que 100% da produção da Brazil Potash será vendida domesticamente para reduzir a dependência do Brasil de importações de potássio, ao mesmo tempo que mitiga aproximadamente 1,4 milhão de toneladas por ano de emissões de GEE.
Nota de Advertência Sobre Declarações Prospectivas
Este documento contém declarações prospectivas conforme definidas na Seção 27A da Lei de Valores Mobiliários de 1933, conforme alterada, e na Seção 21E da Lei de Câmbio de Valores Mobiliários de 1934, conforme alterada, ou na Lei de Reforma de Litígio de Valores Mobiliários Privados dos Estados Unidos de 1995, que são declarações que não são fatos históricos. Todas as declarações, exceto declarações de fatos históricos, incluídas aqui e declarações públicas de nossos executivos ou representantes, que abordam atividades, eventos ou desenvolvimentos que nossa administração espera ou antecipa que ocorrerão ou possam ocorrer no futuro, são declarações prospectivas, incluindo, mas não se limitando a, coisas como o registro na SUFRAMA, os benefícios de tal registro, incluindo economias tributárias e outras, estratégia comercial futura, planos e objetivos, vantagens competitivas e expansão e crescimento de nosso negócio. Essas declarações prospectivas, juntamente com termos como "antecipar", "esperar", "pretender", "pode", "irá", "deveria" e outros termos comparáveis, envolvem riscos e incertezas porque se relacionam a eventos e dependem de circunstâncias que ocorrerão no futuro, e incluem riscos relacionados a mudanças nas políticas e procedimentos governamentais; falha em receber aprovações para economias ou isenções fiscais solicitadas; mudanças em nossas operações; incertezas relativas a estimativas; riscos relacionados ao setor; o sucesso comercial de, e riscos relacionados a, nossas atividades de desenvolvimento; incertezas e riscos relacionados à nossa dependência de contratados e consultores. Essas declarações incluem declarações sobre a intenção, crença ou expectativas atuais da Companhia e membros de sua administração, bem como as premissas sobre as quais tais declarações são baseadas, e tais declarações prospectivas incluem, sem limitação, declarações sobre o registro na SUFRAMA e benefícios fiscais associados, a possibilidade de avançar discussões de financiamento de projeto, cronogramas de desenvolvimento de projeto, avanço da construção, capacidade de produção, projeções de demanda de mercado, vantagens de custo, benefícios ambientais e o status do projeto da Companhia, regulamentação governamental e regulamentação ambiental. Embora tenhamos tentado identificar fatores importantes que poderiam causar resultados reais a diferirem materialmente daqueles descritos em declarações prospectivas, pode haver outros fatores que causem resultados não conforme antecipado, estimado ou pretendido. Embora essas declarações prospectivas tenham sido baseadas em premissas que a Companhia acredita serem razoáveis quando feitas, advertimos que declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e que resultados, desempenho ou realizações reais podem diferir materialmente daquelas feitas ou sugeridas pelas declarações prospectivas contidas neste comunicado. Além disso, mesmo que nossos resultados, desempenho ou realizações sejam consistentes com as declarações prospectivas contidas neste comunicado, esses resultados, desempenho ou realizações podem não ser indicativos de resultados, desempenho ou realizações em períodos subsequentes.
As declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas, muitos dos quais estão além do controle da Companhia, incluindo aqueles descritos na seção "Fatores de Risco" do relatório anual da Companhia no Formulário 20-F arquivado na Securities and Exchange Commission e outros arquivamentos. Esses riscos incluem, mas não se limitam a, flutuações na oferta e demanda de potássio, mudanças nas pressões competitivas, tempo e valor de despesas de capital, mudanças nos mercados de capitais, flutuações de moeda e taxa de câmbio, condições geológicas ou ambientais inesperadas, mudanças na legislação e regulamentações governamentais, desenvolvimentos políticos ou econômicos em jurisdições relevantes, sucesso na obtenção de licenças e autorizações necessárias, capacidade de garantir financiamento de projeto e outros riscos operacionais.
As declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas, muitos dos quais estão além do controle da Companhia, incluindo aqueles descritos na seção "Fatores de Risco" do relatório anual da Companhia no Formulário 20-F arquivado na Securities and Exchange Commission e outros arquivamentos. Esses riscos incluem, mas não se limitam a, flutuações na oferta e demanda de potássio, mudanças nas pressões competitivas, tempo e valor de despesas de capital, mudanças nos mercados de capitais, flutuações de moeda e taxa de câmbio, condições geológicas ou ambientais inesperadas, mudanças na legislação e regulamentações governamentais, desenvolvimentos políticos ou econômicos em jurisdições relevantes, sucesso na obtenção de licenças e autorizações necessárias, capacidade de garantir financiamento de projeto e outros riscos operacionais.
Revisão da NR-1 incentiva segurança na construção civil
A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), criada em 1978 pelo Ministério do Trabalho, recentemente sofreu uma série de alterações devido a um extenso processo de revisão das NRs, do qual esta é a norma base. Tal revisão decorre de uma adequação a métodos de prevenção e novas exigências de segurança, junto a um processo de modernização.
No artigo “A importância da atualização da NR-1: uma nova era para a segurança e saúde no trabalho”, os autores Raimundo Simão de Melo, doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP, e Aristeu Bento de Souza, especialista em Direito do Trabalho pela PUC/SP, explicam que “a nova NR-1 enfatiza que a responsabilidade pela segurança e saúde deve ser compartilhada. Isso implica que não apenas os empregadores, mas também os trabalhadores e trabalhadoras desempenham papéis ativos na promoção e manutenção das condições de trabalho. A participação dos empregados na identificação de riscos e na proposição de soluções é um passo fundamental para a construção de uma cultura de segurança”.
Nesse contexto, o uso de máquinas mais modernas possui um impacto altamente positivo: equipamentos ergonômicos, com controle de vibração, menor emissão de ruído e sistemas de segurança incorporados reduzem riscos aos trabalhadores, contribuindo para um trabalho mais seguro e produtivo. Esse fato reforça a importância da substituição de certos trabalhos manuais pelo uso de ferramentas eficientes, como perfuratrizes, marteletes, vassouras hidráulicas e outros, visto que reduzem esforços físicos excessivos e aumentam a precisão das atividades operacionais.
Nesse sentido, Rodrigo Vieira Vaz, Auditor Fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/SP), afirmou que “o novo texto exige que as empresas considerem o impacto de fatores como carga de trabalho, metas e exigências, além de fatores relacionados à saúde emocional e às pressões do ambiente de trabalho”.
As alterações das NRs surgiram junto a uma necessidade de modernização frente às diversas mudanças tecnológicas que vêm surgindo nos últimos anos. Por outro lado, essa modernização pode também ser parte da solução, posto que a mecanização e automatização do trabalho diminui o esforço físico dos trabalhadores e acelera o processo de limpeza e manutenção de áreas de construção, como aponta o artigo Mechanization and Automation in Construction, publicado na International Journal of Advances in Engineering and Management. Ademais, tais fatores aceleram o tempo de execução das atividades, removendo parte das limitações humanas e aumentando a precisão e produtividade do trabalho.
O artigo também aponta que o uso de máquinas automatizadas reduz a exposição dos trabalhadores a riscos inerentes a obras, como quedas, esforços físicos repetitivos, tarefas perigosas, diminuindo a chance de acidentes. Outra vantagem é a aceleração do tempo de execução da obra, uma vez que tarefas manualmente lentas são realizadas mais com rapidez por máquinas, ao passo que o tempo total do projeto é reduzido.
Mais uma atualização trazida pela revisão da NR-1 que impacta o setor da construção civil é a adoção de critérios uniformes para capacitação. A norma determina cargas horárias, conteúdos mínimos, avaliações e registros dos treinamentos. Para obras, isso resulta em processos mais rigorosos para admissão, atualização e autorização de trabalhadores que executam atividades de risco, como trabalho em altura ou operação de máquinas.
A norma, que entraria em vigor em 25 de maio de 2025, foi adiada pelo Ministério do Trabalho e Emprego para 26 de maio de 2026. Sendo assim, a fiscalização e as autuações pela Inspeção do Trabalho apenas terão início no próximo ano.
Por fim, Melo e Souza afirmam que “A atualização da NR-1 não só adequa a legislação às exigências locais, mas também a integra a padrões internacionais, facilitando a atuação de empresas brasileiras em mercados globais, promovendo práticas laborais mais justas e seguras.” Na prática, empreiteiras, construtoras e empresas de obras terão que implementar ou aprimorar programas de gerenciamento de risco.
HE Saeed Mohammed Al Tayer, presidente do Conselho de Curadores da Fundação de Ajuda Hídrica dos Emirados Árabes Unidos (Suqia UAE), anunciou a abertura das inscrições para o 5º ciclo do prêmio Prêmio Global da Água Mohammed bin Rashid Al Maktoum, que oferece US$ 1 milhão em prêmios. O prêmio busca inspirar soluções inovadoras, movidas a energia limpa, para a produção, distribuição, armazenamento, dessalinização e purificação da água, apoiando os esforços globais de sustentabilidade.
HE Saeed Mohammed Al Tayer, Chairman of the Board of Trustees of the UAE Water Aid Foundation (Suqia UAE) – (Photo: AETOSWire)
“Desde a sua fundação, a Suqia UAE, lançada por Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, forneceu água potável a quase 15 milhões de pessoas em 37 países em todo o mundo por meio de projetos humanitários e de desenvolvimento sustentável. Além disso, a Suqia UAE, sob a égide das Iniciativas Globais Mohammed bin Rashid Al Maktoum e por meio do Prêmio Global da Água Mohammed bin Rashid Al Maktoum, continua a motivar inovadores e pesquisadores em todo o mundo a desenvolver soluções práticas e sustentáveis para enfrentar a crise de escassez de água, que permanece um dos desafios humanitários e de desenvolvimento mais proeminentes. Relatórios da ONU indicam que cerca de 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda não têm acesso a serviços de água potável gerenciados com segurança e que cerca de 10% da população global vive em países que sofrem com estresse hídrico elevado ou crítico”, afirmou Al Tayer .
“Insto universidades, centros de pesquisa, empresas, organizações e inovadores de todo o mundo a participarem para que, juntos, possamos ajudar a fornecer água limpa às comunidades que mais precisam”, acrescentou Al Tayer .
Mohammed Al Shamsi, diretor executivo interino da Suqia UAE, afirmou que o prêmio recebeu centenas de inscrições ao longo de quatro ciclos, reconhecendo 43 inovadores de 26 países por tecnologias inovadoras, acessíveis e sustentáveis relacionadasàágua.
Prêmios totalizando US$ 1 milhão
O prêmio compreende quatro categorias principais: o Prêmio de Projetos Inovadores, que inclui o Prêmio de Grandes Projetos e o Prêmio de Pequenos Projetos; o Prêmio de Pesquisa e Desenvolvimento Inovadores, que inclui o Prêmio de Instituições Nacionais e o Prêmio de Instituições Internacionais; o Prêmio Individual Inovador, que inclui o Prêmio de Pesquisador Distinto e o Prêmio Jovem; e o Prêmio de Soluções Inovadoras para Crises.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Procjus propõe maior segurança ao acesso à Justiça online
A Procjus conecta cidadãos a advogados independentes verificados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em todo o território nacional. Por meio do sistema oficial ConfirmADV, a plataforma valida previamente cada profissional cadastrado e opera com tecnologia própria que prioriza a segurança jurídica e a transparência nas pequenas causas. Trata-se de um sistema criado para tornar o acesso à Justiça mais seguro e acessível para quem procura dar entrada em pequenas causas.
Além da verificação profissional, a Procjus oferece um software de comunicação próprio, desenvolvido para viabilizar a troca de informações e documentos de forma criptografada entre cliente e advogados online. Este recurso, que é opcional, permite que todo o atendimento ocorra em ambiente controlado, sem exposição de dados pessoais ou jurídicos em aplicativos de terceiros.
A proposta da plataforma surge como uma alternativa a quem encontra dificuldade no acesso presencial ao Juizado de Pequenas Causas, seja por escassez de tempo ou pelos custos relacionados ao deslocamento. Enfrentar filas em fóruns, pagar estacionamento e perder horas no trânsito são obstáculos incompatíveis com a rotina de grande parte da população.
Antonio Roberto Villas Boas (OAB/SP 215.105), advogado cadastrado na plataforma, afirma que o ingresso digital de ações conduzido por advogados é o caminho mais tecnicamente adequado, especialmente em litígios contra empresas e instituições financeiras. Ele menciona que o suporte profissional confere consistência processual, evita erros formais e aumenta as chances de êxito, colocando consumidor e fornecedor em posição de igualdade.
“Com estrutura tecnológica própria e processos de verificação rigorosos, a Procjus busca se tornar referência em segurança digital no campo jurídico. A combinação de confiabilidade e conveniência a coloca na vanguarda de um movimento que já redefine a forma de ingressar com ações de pequenas causas online no Brasil”, afirma Dr. Antonio.
De fato, a digitalização do sistema judicial brasileiro vem ampliando as formas de acesso à Justiça, especialmente nas chamadas "pequenas causas", que tratam de demandas de menor complexidade e valor reduzido. “Embora alguns tribunais já disponibilizem o ingresso eletrônico de ações sem a necessidade de advogado, o processo ainda enfrenta limitações técnicas e estruturais: a exigência de certificado digital e o atendimento virtual ineficiente devido ao déficit funcional de servidores tornam a experiência distante da simplicidade prometida”, enfatiza Dr. Antonio.
Além disso, os funcionários dos Juizados Especiais Cíveis — vinculados diretamente ao Poder Judiciário — não podem oferecer orientações jurídicas ou emitir opiniões sobre o mérito das causas, sob pena de infração funcional. Isso porque o Juizado Especial JEC tem o dever de manter-se imparcial, o que limita o suporte prático prestado ao cidadão comum, juridicamente leigo, que busca ajuizar ações por conta própria.
Nesse cenário, a Procjus se propõe a ser um apoio à advocacia, na medida em que viabiliza a conexão entre o usuário, que busca solucionar um problema na Justiça, com apoio jurídico online, e advogados independentes disponíveis no mercado.
O cadastramento dos “advogados de pequenas causas” passa por uma triagem rigorosa feita de forma humanizada e automatizada, ou seja, a plataforma usa tecnologia de ponta e a sensibilidade humana para garantir a segurança da navegação.
Além disso, nem todos os casos são encaminhados diretamente a advogados do consumidor. Antes de liberar a opção de escolha do profissional e o acesso pago à área tecnológica do usuário para recebimento de propostas, a Procjus realiza uma triagem técnica, com análise objetiva dos requisitos de admissibilidade da ação no Juizado Especial, conforme os parâmetros estabelecidos pela Lei nº 9.099/95. Essa análise tem caráter informativo e não jurídico, sendo baseada exclusivamente na natureza da demanda e no valor atribuído à causa, de modo a evitar o encaminhamento indevido de casos fora da competência do Juizado, preservando a especialidade dos profissionais cadastrados na plataforma.
A Procjus também atua com responsabilidade social. Embora não possa garantir que todos os usuários receberão propostas exclusivamente no modelo ad exitum, a plataforma possibilita e valoriza esse formato de contratação, permitindo que advogados cadastrados apresentem propostas em que os honorários advocatícios sejam devidos apenas em caso de êxito total ou parcial na demanda judicial. Os profissionais que optam por essa modalidade têm acesso gratuito aos casos correspondentes, como forma de facilitar o acesso à Justiça e valorizar práticas mais acessíveis ao cidadão.
Para que o usuário tenha acesso ao software e aos profissionais cadastrados na plataforma, é cobrada uma taxa única de conexão, que viabiliza o funcionamento tecnológico do sistema, a divulgação institucional da plataforma e a manutenção da segurança operacional da rede por funcionários da empresa.
É fundamental que o usuário leia atentamente os Termos de Uso da plataforma antes de efetuar a contratação, a fim de evitar interpretações equivocadas quanto à natureza privada do serviço tecnológico. A Procjus não oferece advogados gratuitos mediante taxa, tampouco deve ser confundida com a Defensoria Pública.
O site oferece um serviço tecnológico de intermediação digital, que viabiliza o acesso seguro a advogados independentes, devidamente habilitados pela OAB. Ou seja, trata-se de um diretório especializado com viés social. A Procjus atua exclusivamente como provedora de tecnologia, não participando das tratativas, valores ou condições acordadas entre advogados e usuários.
O Cartão de TODOS, cartão de descontos em serviços de saúde, educação e lazer, recebeu o troféu do Prêmio Reclame Aqui, na categoria "Cartões de benefícios – Grandes Operações", reconhecimento que avalia a reputação e a qualidade do atendimento das empresas no país.
Segundo Ulisses Ferreira, diretor de Customer Success do Cartão de TODOS, a premiação reforça a confiança dos clientes na empresa, evidenciando o compromisso em oferecer serviços eficientes, humanizados e confiáveis. Além disso, ele avalia que o prêmio reflete o trabalho integrado de diferentes áreas da empresa para aprimorar a experiência do usuário, garantindo que cada interação seja transparente, resolutiva e satisfatória.
"Receber o Prêmio Reclame Aqui é resultado do esforço contínuo de toda a equipe em colocar o cliente no centro das nossas decisões. Investimos em processos, tecnologia e capacitação para garantir respostas ágeis e um atendimento humanizado, e essa conquista confirma que estamos no caminho certo", afirma Ferreira.
De acordo com o diretor, a premiação é também indicativo de que a atuação em larga escala não compromete a atenção dedicada aos clientes, visto que, mesmo com o crescimento das unidades da empresa, houve a manutenção da qualidade do atendimento. "Nosso compromisso é garantir que, independentemente do tamanho da nossa rede, cada cliente tenha uma experiência positiva, ágil e confiável", ressalta.
Sobre o Cartão de TODOS O Cartão de TODOS possui 400 unidades presentes em todo o território nacional — nas cidades com mais de 100 mil habitantes — e permite que os filiados acessem serviços de saúde, educação e lazer com preços reduzidos. A adesão ao cartão garante descontos em mais de 500 clínicas médico-odontológicas, descontos em outros serviços e itens essenciais em mais de 12 mil estabelecimentos, além de cashback ao comprar em empresas parceiras.
Livro usa narrativas reais para mapear riscos psicossociais
A partir de janeiro de 2026, a gestão de riscos ocupacionais (GRO) no Brasil entra em uma nova fase de maturidade com a exigência cada vez mais rigorosa da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) sobre os riscos psicossociais. As empresas não poderão mais ignorar fatores como estresse, assédio e sobrecarga mental em seus mapas de risco.
É neste contexto de “compliance da saúde mental” que foi realizado, em 13 de novembro, o pré-lançamento de “A Cor Dar”, obra da escritora e especialista em comportamento humano Ana Winckler. O livro chega oficialmente ao mercado em janeiro de 2026 com a proposta de usar casos reais de personagens com nomes fictícios para ajudar líderes a identificar padrões de exaustão antes que eles apareçam nos números do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
A ficção como ferramenta de diagnóstico para a NR-1
Diferente de manuais técnicos áridos, Winckler propõe a literatura como ferramenta de gestão e treinamento. A obra narra a trajetória de perfis corporativos comuns — como a “Heroína Exausta” e a “Salvadora do Time” —, personificando os riscos psicossociais descritos na lei.
“Para cumprir a NR-1 e as tendências globais apontadas pela Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre violência e assédio, o RH precisa ir além da pesquisa de clima. Precisa entender a ‘alma’ da cultura organizacional. O livro permite que o gestor olhe para uma personagem e diga: ‘Eu tenho alguém assim na minha equipe prestes a colapsar’”, explica a autora.
Ana sugere que a resposta está nos arquétipos comportamentais. A grande dificuldade das empresas é mensurar elementos subjetivos exigidos pela norma, como “intensidade do trabalho” ou “exigência emocional”. É aqui que entram os arquétipos comportamentais, conceito central do livro.
“Quando a lei fala em risco psicossocial, ela está falando, por exemplo, da ‘Sombra da Estrategista’ que descrevo no livro: a profissional que, para performar, anula suas necessidades básicas. Se a empresa premia esse comportamento tóxico em vez de tratá-lo, ela está produzindo passivo trabalhista e indo na contramão das melhores práticas de ESG”, alerta.
Lançamento estratégico no Janeiro Branco
Ana Winckler, que atua na intersecção entre a psicologia e o mundo corporativo, usou a observação clínica e empresarial para compor a obra. O pré-lançamento de novembro reuniu lideranças que analisam as novas normativas.
O lançamento oficial de “A Cor Dar” está marcado para janeiro de 2026, abordando temas do Janeiro Branco — mês de conscientização sobre saúde mental — e coincidindo com o início do calendário fiscal, momento em que comitês de ética e departamentos de Segurança do Trabalho revisam suas políticas de prevenção.
Ana Winckler é escritora, especialista em comportamento humano e estrategista de liderança. Atua há mais de uma década apoiando organizações e executivos na construção de culturas mais saudáveis, com passagens por grandes empresas, consultorias e pelo desenvolvimento de metodologias próprias, como a Mentoria Prismática. Na literatura, transforma arquétipos e narrativas corporativas em instrumentos de diagnóstico emocional e reflexão profunda. “A Cor Dar” é sua obra de estreia.
Empresa gráfica do Alto Tietê ganha Prêmio Reclame Aqui 2025
GIV Online, empresa voltada para a produção de materiais gráficos personalizados, ganha Prêmio Reclame Aqui 2025 na categoria Gráficas. O prêmio foi entregue no dia 8 de dezembro em uma festa solene realizada no Espaço Unimed, na região da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, com 21.579 votos e 26.056,8 pontos.
Em entrevista, a gerente de relacionamento com o cliente da empresa GIV Online, Karla Almeida, que atua no polo industrial e na linha de frente de atendimento no município de Ferraz de Vasconcelos, detalha a experiência de ter sua empresa nomeada ao prêmio:
“Estar no Prêmio Reclame Aqui representando a GIV foi uma daquelas experiências que marcam a carreira da gente. Quando ouvi nosso nome como vencedor, senti uma mistura de alívio, orgulho e a confirmação de que todo o esforço do time realmente valeu a pena, pois este prêmio não é apenas uma conquista, mas a validação de que nossa cultura de atendimento funciona, que nossa entrega importa e que estamos preparados para um novo patamar”, ressalta Karla.
A empresa, que hoje é voltada para a impressão de papelaria, brindes, materiais de divulgação e têxtil, está com o volume de produção de brindes de fim de ano em 70% a mais do que nos meses anteriores e assume a produção e distribuição nacional há 31 anos para o público B2B e B2C.
A subgerente de atendimento da GIV, Vitória Araújo, também esteve presente no evento e recebeu o troféu de reconhecimento. Ela detalha a experiência de receber o prêmio pela primeira vez:
“Eu pude viver um dos momentos mais incríveis da minha trajetória aqui, na GIV Online. Ir ao Prêmio Reclame Aqui, representando a empresa, e ainda trazer esse troféu pra casa foi um momento ímpar. Ver o nome da GIV sendo chamado no palco me deu um orgulho enorme e a sensação de que todo o nosso esforço ao longo do ano valeu a pena”, diz.
“Esse prêmio não é só do atendimento, é de todos os setores. Cada setor, cada colaborador, cliente e parceiro, e cada detalhe do nosso trabalho contribuíram para isso acontecer. E a emoção de participar desse capítulo da nossa história é indescritível. Estou radiante de felicidade e com o coração cheio de gratidão por todos que fizeram parte dessa conquista. Esse momento é nosso, e só posso agradecer”, relata a subgerente da GIV, Vitória Araújo.
O que é o Prêmio Reclame Aqui?
O Prêmio Reclame Aqui é um evento que acontece há 15 anos, com a entrega de troféus, reconhecendo empresas do Brasil inteiro que possuem o melhor atendimento no site Reclame Aqui.
Quais foram os critérios de participação ao Prêmio Reclame Aqui?
Somente empresas com reputação Bom, Ótimo ou RA1000 podem participar da indicação ao Prêmio. Além disso, é necessário cumprir outras regras presentes no regulamento do site Reclame Aqui, desde a sua inscrição até a participação. Caso não atenda a todos os critérios exigidos, a empresa não pode concorrer ao Prêmio.
Qual a reputação da GIV Online no Reclame Aqui?
Os clientes avaliaram a reputação da GIV como status Ótimo. A nota média nos últimos seis meses é de 9 pontos e a empresa está na 7ª colocação na lista das empresas gráficas recomendadas, segundo o site Reclame Aqui.
Quais são as métricas de reputação da GIV?
Em seis meses foram registradas 49 reclamações; 100% delas foram respondidas em até 48 horas e não há nenhuma reclamação aguardando resposta até o momento. Dos clientes atendidos, 100% alcançaram a solução de seus problemas, a nota média do consumidor foi de 8,04 pontos e, dentre os que acessaram a plataforma do Reclame Aqui da GIV, 85,2% afirmaram que voltariam a fazer negócio com a empresa.
Ao todo, o Reclame Aqui contabilizou 29.618.645 votos de todas as empresas participantes, número superior ao do ano passado, com o registro de 15.253.318 votos.
“Voltei do evento com a convicção de que, quando o assunto é padrão de atendimento, a GIV será sempre campeã. E essa conquista é de cada colaborador da GIV, que há 31 anos faz história no mercado gráfico e eu tenho orgulho em pertencer”, conclui a gerente de relacionamento.
Mippei recebe o selo EAP em certificação de gestão
A Mippei Tecnologia Industrial recebeu o selo EAP, certificação ligada ao programa Seja AP, baseada na avaliação de pilares de gestão. O reconhecimento foi divulgado publicamente por veículo local e por canais institucionais do programa, certificação que reconhece negócios comprometidos com práticas de gestão mais transparentes, organizadas e seguras em suas operações e no relacionamento com clientes e parceiros.
O reconhecimento foi entregue em evento realizado em Alphaville (SP), nos dias 28 e 29 de novembro de 2025, reunindo empresas de diferentes setores interessadas em aprimorar governança e eficiência operacional.
O selo EAP é concedido a empresas que atendem a critérios objetivos de qualidade de processos, governança e experiência do cliente, avaliando aspectos como organização interna, padronização de rotinas, rastreabilidade de informações e clareza na comunicação com o mercado. Ao obter a certificação, a Mippei passa a integrar um grupo de empresas que utilizam indicadores e boas práticas para aumentar a confiabilidade e reduzir riscos na cadeia de fornecimento.
Para Raquel Bussolo, gestora de negócios da Mippei Tecnologia Industrial, a certificação consolida um trabalho de longo prazo. “Esse selo é um marco importante para a Mippei. Ele mostra, de forma independente, que nossos processos são estruturados, que tratamos dados e informações com responsabilidade e que buscamos transparência em cada etapa do atendimento ao cliente. É o tipo de reconhecimento que reforça a confiança de quem já compra conosco e de quem está nos avaliando como futuro fornecedor”, afirma.
Em relações B2B, a confiança tem efeito direto em prazo e custo — e pode ser acelerada por evidências verificáveis. Stephen M. R. Covey, autor de The Speed of Trust, resume que a confiança ‘afeta velocidade e custo’. Nesse contexto, certificações externas ganham peso por trazerem critérios e validação de terceiros: o Selo EAP, da Seja AP, se propõe a medir a maturidade de gestão em quatro pilares (Cultura Organizacional, Comercial, Gente & Gestão e Financeiro), com nota mínima de 9,0 e ampla participação do time, e tem validade anual.
No caso da Mippei, o selo EAP reforça uma estratégia já voltada à estruturação de processos internos e ao uso de tecnologia para atendimento técnico e suporte ao cliente. A empresa atua em manutenção industrial e transmissão de potência, fornecendo correntes, polias, engrenagens, acoplamentos, vedações e outros componentes de alta performance para indústrias de alimentos, mineração, florestal, MDF, embalagens e transporte de grãos em diferentes regiões do Brasil.
Segundo Said Serna, gerente técnico de vendas da empresa, o desempenho da Mippei se destacou durante o processo de avaliação. “A Mippei apresentou um nível de organização de processos, com grande atenção à documentação, à rastreabilidade e à clareza nas informações prestadas ao mercado. Além disso, demonstrou preocupação real com a experiência do cliente, do primeiro contato ao pós-venda. Esses fatores, em conjunto, foram determinantes para a concessão do selo EAP”, destaca.
A certificação EAP também dialoga com a forma como compradores industriais têm buscado informações antes de contratar fornecedores. Pesquisas de mercado mostram que uma parcela relevante do processo de avaliação é feita de maneira independente, com análise de dados públicos, histórico digital e presença on-line antes do primeiro contato comercial. Nessas situações, selos e certificações funcionam como evidências adicionais de conformidade e profissionalismo.
Com sede em Curitiba e atuação nacional, a Mippei estrutura sua presença digital em diferentes canais, nos quais divulga aplicações práticas dos componentes que distribui, orientações técnicas e casos reais de uso.
O selo atesta que a empresa adota uma gestão estruturada, participativa e orientada a resultados, gerando equilíbrio entre pessoas, cultura, desempenho comercial e sustentabilidade financeira.
Para conquistar o Selo EAP, as organizações são submetidas a um processo rigoroso de avaliação em quatro pilares fundamentais:
Cultura Organizacional: missão, visão, valores formalizados, comunicação interna fluida, rituais de integração, feedbacks ativos;
Comercial: metas desdobradas, CRM ou sistema de clientes implantado, vendas alinhadas com marketing e finanças, indicadores como ticket médio, conversão e fidelização;
Gente & Gestão: engajamento dos colaboradores, participação mínima de 80% nas pesquisas internas, processos de onboarding, liderança alinhada;
Financeiro: resultados consistentes, estrutura de governança, sustentabilidade de longo prazo.
A certificação exige pontuação mínima de nota 9,0, tem validade de um ano e está sujeita a revalidação anual.
A conquista do selo EAP consolida uma etapa do processo de estruturação da Mippei como fornecedora especializada para plantas industriais que buscam reduzir paradas, aumentar a vida útil de componentes e trabalhar com parceiros alinhados às melhores práticas de mercado. Para empresas interessadas em conhecer mais sobre a certificação e sobre o portfólio da Mippei, informações detalhadas estão disponíveis no site e nos canais oficiais da companhia nas redes sociais.
A Coca-Cola Company e a FIFA estão lançando a sexta edição da turnê do Troféu da Copa do Mundo da FIFA™ pela Coca-Cola, oferecendo a milhares de fãs em todo o mundo a oportunidade de ver o troféu original da Copa do Mundo da FIFA™ antes da Copa do Mundo da FIFA de 2026™. A Copa do Mundo da FIFA de 2026 promete ser a maior de todas, abrangendo três países anfitriões: Canadá, México e Estados Unidos, com mais seleções, mais jogos e mais comemorações do que nunca.
Como parceira de longa data da FIFA, a Coca-Cola detém os direitos exclusivos da Turnê do Troféu da Copa do Mundo da FIFA pela Coca-Cola. A partir de 3 de janeiro de 2026, em Riade, na Arábia Saudita, o troféu original da Copa do Mundo da FIFA visitará 30 Associações Membro da FIFA em 75 paradas e mais de 150 dias de turnê, oferecendo aos fãs de todo o mundo uma oportunidade única na vida de ver o prêmio mais cobiçado do futebol.
“O futebol tem uma capacidade incomparável de unir pessoas, independentemente de sua origem ou idioma”, disse Mickael Vinet, vice-presidente de ativos globais, influenciadores e parcerias da The Coca-Cola Company. “Por duas décadas, a turnê do Troféu da Copa do Mundo da FIFA pela Coca-Cola tem sido uma jornada que conecta os fãsàmagia do jogo. Enquanto o Troféu viaja rumoàmaior Copa do Mundo da FIFA da história, celebramos a paixão, o orgulho e a união que fazem do futebol o esporte favorito do mundo.”
A turnê do troféu da Copa do Mundo da FIFA, patrocinada pela Coca-Cola, visitará os três países-sede da Copa do Mundo da FIFA 2026 e os futuros países-sede da Copa do Mundo da FIFA e da Copa do Mundo Feminina da FIFA™, incluindo Marrocos, Portugal, Espanha, Arábia Saudita e Brasil. Em cada parada, as comunidades locais terão acesso a oportunidades exclusivas de interação com os fãs, desde experiências imersivas com a marca e desafios interativos de futebol até conteúdo exclusivo com lendas da FIFA.
A turnê de 2026 marca os 20 anos da Turnê do Troféu da Copa do Mundo da FIFA pela Coca-Cola. Ao longo desse período, mais de 4 milhões de fãs em mais de 182 mercados em todo o mundo participaram.
“O troféu da Copa do Mundo da FIFA é reconhecido mundialmente como o maior símbolo do esporte, e a Coca-Cola é uma das marcas mais reconhecidas do mundo”, disse Romy Gai, Diretora de Negócios da FIFA. “Por duas décadas, nossa parceria com a Coca-Cola uniu torcedores e levou a eles a magia da Copa do Mundo da FIFA por meio da Turnê do Troféu da Copa do Mundo da FIFA pela Coca-Cola. Ao longo de cinco edições, o icônico troféu visitou 182 de nossas 211 Associações Membro, e esta turnê será particularmente especial — não apenas estamos comemorando o 20º aniversário da Turnê do Troféu da Copa do Mundo da FIFA pela Coca-Cola, mas também estamos nos preparando para a maior Copa do Mundo da FIFA da história, com três países-sede: Canadá, México e Estados Unidos.”
Por mais de um século, a Coca-Cola tem sido mais do que apenas uma bebida; tem sido um símbolo de otimismo e uma presença refrescante em inúmeras experiências memoráveis. Enquanto o mundo se une para vivenciar a Copa do Mundo da FIFA, a equipe da Coca-Cola — abrangendo engarrafadores locais, fabricantes, distribuidores e parceiros de varejo — refrescará os fãs durante todo o torneio. De bebidas locais queridas a ícones como Coca-Cola e Powerade, a empresa se orgulha de servir refresco em momentos de celebração que unem fãs em todos os lugares.
A turnê do troféu da Copa do Mundo da FIFA pela Coca-Cola também é uma plataforma para promover um impacto positivo nas comunidades locais. Para a turnê do troféu da Copa do Mundo da FIFA, a The Coca-Cola Company trabalhará com equipes locais e parceiros de engarrafamento para apoiar suas iniciativas de sustentabilidade, incluindo a coleta de embalagens e os esforços de reciclagem.
A Coca-Cola Company (NYSE: KO) é uma empresa de bebidas completa, com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. Nosso propósito é refrescar o mundo e fazer a diferença. Comercializamos diversas marcas bilionárias em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de refrigerantes inclui Coca-Cola, Sprite e Fanta. Nossas marcas de água, bebidas esportivas, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, BODYARMOR, Powerade, Costa, Georgia, Fuze Tea, Gold Peak e Ayataka. Nossas marcas de sucos, produtos lácteos com valor agregado e bebidasàbase de plantas incluem Minute Maid, Simply, innocent, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, as comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e redução das emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de engarrafamento, empregamos mais de 700.000 pessoas, ajudando a gerar oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. Saiba mais em www.coca-colacompany.com e nos siga em Instagram, Facebook e LinkedIn.
NOTAS AOS EDITORES
O troféu original da Copa do Mundo da FIFA é concedido aos vencedores da Copa do Mundo da FIFA, mas permanece em posse da FIFA. É feito de ouro maciço, pesa 6,175 kg e foi desenhado em 1974, representando duas figuras humanas segurando o globo terrestre.
Apenas um grupo seleto — antigos vencedores da Copa do Mundo da FIFA, chefes de Estado e o presidente da FIFA — tem permissão para tocar no troféu original da Copa do Mundo da FIFA.
A equipe vencedora recebe inicialmente o troféu original da Copa do Mundo da FIFA, antes de ser premiada permanentemente com o troféu de campeão da Copa do Mundo da FIFA, feito de metal banhado a ouro.
A turnê do troféu da Copa do Mundo da FIFA, patrocinada pela Coca-Cola, oferece aos fãs um momento extraordinário para se conectar com a história do futebol e compartilhar a paixão pelo esporte.
Como parceira de longa data da FIFA, a Coca-Cola detém os direitos exclusivos da Turnê do Troféu da Copa do Mundo da FIFA pela Coca-Cola, proporcionando a milhares de fãs em todo o mundo a oportunidade de ver o troféu mais cobiçado do planeta antes da Copa do Mundo da FIFA de 2026. A The Coca-Cola Company mantém uma relação com a FIFA desde 1976 e é patrocinadora oficial da Copa do Mundo da FIFA desde 1978.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Educação tecnológica cresce com foco na abordagem STEAM
A educação tecnológica tem se expandido nas escolas brasileiras com o avanço de projetos que integram ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática em propostas interdisciplinares. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca competências como pensamento científico, cultura digital e resolução de problemas, reforçando a busca por metodologias que aproximem prática e investigação no processo de aprendizagem.
Pesquisas recentes têm analisado os impactos da abordagem STEAM na educação básica brasileira. Segundo uma revisão publicada na revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, projetos que integram ciência, tecnologia e engenharia demonstraram aumento do envolvimento dos estudantes em atividades investigativas, além de favorecerem a compreensão conceitual em disciplinas científicas.
A literatura acadêmica também tem destacado diferentes efeitos da abordagem STEAM no desenvolvimento dos estudantes. A pesquisa publicada na revista Práxis Educacional aponta que atividades integradas entre ciência, tecnologia e engenharia estimulam habilidades como pensamento crítico, criatividade e colaboração, especialmente quando associadas à resolução de problemas reais no ambiente escolar. Já o estudo divulgado na revista Dialogia indica que propostas fundamentadas em STEAM favorecem o desenvolvimento de autonomia, permitindo que os estudantes formulem hipóteses, testem soluções e participem de forma mais ativa em processos investigativos.
A expansão da cultura maker também acompanha esse movimento. Pesquisas sobre laboratórios de fabricação digital mostram que espaços equipados com kits de robótica, impressoras 3D e componentes eletrônicos ampliam oportunidades para investigação e prototipagem, aproximando teoria e prática no cotidiano escolar.
Inserida nesse cenário, a VIVA Inteligência Educacional, área educacional da Santana Import, atua com soluções como LEGO® Education e kits maker da marca ROXO, voltadas a apoiar redes de ensino na implementação de projetos relacionados à educação tecnológica.
De acordo com Daniel Tiepo, gerente educacional da VIVA, o início do ano letivo tem reforçado a procura por iniciativas estruturadas na área. “Os projetos de educação tecnológica têm ganhado espaço nas redes de ensino, e a VIVA atua como área educacional da Santana Import, apoiando instituições na adoção de propostas que envolvem investigação, robótica e práticas alinhadas aos princípios STEAM. Recursos como LEGO® Education e kits maker da ROXO permitem organizar experiências em que os estudantes constroem, testam e analisam soluções, contribuindo para a integração entre ciência, tecnologia e aprendizagem prática”, afirma.
O conjunto de evidências acadêmicas, diretrizes curriculares e expansão de práticas maker indica que a educação tecnológica deve seguir em trajetória de fortalecimento, contribuindo para integrar experimentação, criatividade e resolução de problemas à rotina pedagógica das redes de ensino.
Especialista explica direitos em casos de fraude bancária
De acordo com alertas institucionais divulgados pelo Banco Central do Brasil, golpes praticados por falsas centrais de atendimento têm ocorrido com frequência no país e costumam envolver contatos que aparentam legitimidade. Segundo a autarquia, criminosos se passam por funcionários de instituições financeiras, utilizam dados reais do consumidor e criam situações de urgência para induzir a vítima a seguir orientações, acreditando estar protegendo a própria conta.
O Banco Central esclarece que esse tipo de abordagem explora a confiança do cliente no sistema financeiro e reduz o tempo de reflexão, o que facilita a fraude. O órgão também reforça que instituições financeiras não entram em contato para solicitar senhas, códigos de autenticação, compartilhamento de tela ou transferências para contas de segurança, práticas associadas a golpes de falsa central telefônica.
Para Elisângela B. Taborda, advogada especialista em fraude bancária, esse padrão aparece com frequência no golpe da falsa central telefônica, também conhecido como golpe do falso gerente. Ela explica que o criminoso inicia o contato por ligação telefônica, cria urgência e afirma que a conta está sob risco. Em seguida, conduz a vítima em um passo a passo para supostamente ativar a segurança da conta ou validar procedimentos e, nesse processo, pode induzir a vítima a clicar em links maliciosos, aceitar um acesso remoto ou entrar em uma chamada de vídeo pelo WhatsApp, criando o ambiente para o acesso indevido aos aplicativos bancários e à retirada de valores.
Taborda afirma que, em muitas situações, após obter esse acesso, seja por chamada de vídeo ou por acesso remoto, o criminoso passa a visualizar a tela do celular ou computador, assume o controle do dispositivo e recebe códigos de autenticação, como tokens, realizando diretamente as movimentações financeiras. Segundo ela, em alguns casos o fraudador consegue executar as operações no próprio celular da vítima, sem que ela perceba de imediato. Transferências, contratação de empréstimos, resgate de investimentos e uso de limites do cartão de crédito são executados em curto espaço de tempo, muitas vezes antes que a vítima consiga interromper a ação.
A especialista pondera que o mesmo modo de execução também é observado no golpe do falso advogado, quando o criminoso se apresenta como advogado ou como suposto funcionário do Judiciário. Nesses casos, o contato inicial é usado para gerar confiança com a alegação de que a vítima venceu um processo e precisa cadastrar uma conta para receber valores. A partir dessa narrativa, o criminoso conduz a conversa por chamada de vídeo em aplicativos de mensagens, especialmente WhatsApp, afirmando que vai guiar o cadastro, enquanto passa a visualizar a tela e assumir o controle do aparelho, mantendo o mesmo padrão de acesso indevido e retirada de valores.
Durante esse contato, o acesso aos aplicativos bancários é apresentado como uma etapa necessária para cadastro ou verificação da conta de recebimento. Nesse momento, o criminoso visualiza informações sensíveis, assume o controle do dispositivo e realiza diretamente as operações financeiras, repetindo o padrão de retirada indevida de valores.
Diante desse cenário, muitas vítimas passam a questionar se é possível recuperar os valores perdidos. De acordo com Elisângela B. Taborda, a análise jurídica desses casos não se limita a verificar se as operações foram autenticadas por senha ou token, já que, em muitos golpes, o criminoso obtém esses dados ao visualizar a tela, induzir confirmações ou assumir o controle do dispositivo. Segundo a advogada, o que passa a ser avaliado é o contexto da fraude e a atuação da instituição financeira diante de movimentações incompatíveis com o perfil do cliente, especialmente pela sequência, velocidade e valores envolvidos, além da resposta do banco após o aviso da ocorrência.
A advogada esclarece que decisões judiciais recentes têm avaliado fatores objetivos, como a sequência e a velocidade das transações, o volume movimentado, a contratação de crédito em curto espaço de tempo e a ausência de bloqueios preventivos. Quando essas operações destoam completamente do histórico financeiro do consumidor e não há resposta eficaz do banco, a Justiça tem reconhecido falha na prestação do serviço e determinado a restituição dos valores.
Para Elisângela B. Taborda, as instituições financeiras possuem tecnologia e dados suficientes para identificar operações fora do padrão habitual. Ela afirma que, quando sistemas permitem dezenas de transações sucessivas, empréstimos e uso integral de limites em poucos minutos, sem qualquer alerta ou interrupção, surge a discussão sobre responsabilidade bancária prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Além da via judicial, o Banco Central do Brasil acentua orientações preventivas à população, alertando que consumidores devem desconfiar de contatos não solicitados, especialmente aqueles que envolvem urgência ou instruções para movimentar valores. O órgão orienta que qualquer verificação seja feita exclusivamente pelos canais oficiais da instituição financeira.
Em 2026, as empresas enfrentam um cenário de transformação digital acelerada, no qual a adoção de soluções tecnológicas se torna fundamental para garantir eficiência, competitividade e sustentabilidade. A complexidade dos mercados, a exigência por processos ágeis e o volume crescente de dados levam organizações de todos os portes a buscar sistemas de gestão integrados que proporcionem controle e inteligência para tomada de decisões estratégicas.
Nesse contexto, os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) ganham relevância como ferramentas indispensáveis para integrar áreas funcionais da empresa, simplificar operações e oferecer insights em tempo real. Segundo pesquisa recente feita pela Panorama Mercado Software, mais de 33% das empresas brasileiras pretendem adquirir ou substituir seus sistemas ERP até 2026, reflexo da crescente demanda por soluções que aumentem a produtividade e possibilitem a escalabilidade dos negócios.
Os investimentos em ERPs no país geraram uma receita de USD 1.039,4 milhões em 2024 e espera-se que atinjam USD 2.327,1 milhões até 2030. No segmento das 200 maiores empresas brasileiras, a SAP detém liderança consolidada com aproximadamente 77% de participação, posicionando-se como uma referência no setor de sistemas integrados de gestão.
Marcelo Furtado, Head de Tecnologia da Upper, consultoria Gold Business Partner da SAP há 19 anos, com mais de 500 projetos de implantação de SAP Business One, destaca que "a adoção de um sistema ERP robusto e adaptável é essencial para empresas que desejam crescer com segurança e agilidade. O SAP Business One oferece exatamente essa combinação, com tecnologia atualizada, capacidade de integração e inteligência de dados que impulsionam a competitividade em um mercado cada vez mais digitalizado".
O SAP Business One pode ser uma solução ERP voltada para pequenas e médias empresas, com cerca de 80 mil clientes e mais de 1,2 milhão de usuários, com capacidade de integrar processos financeiros, comerciais, logísticos e contábeis em uma única plataforma, permitindo uma visão estratégica e operacional completa.
Para o Head de Tecnologia da Upper, o mercado brasileiro de sistemas de gestão, especialmente o ERP, segue em crescimento acelerado, impulsionado por fatores como a complexidade fiscal, a pressão por compliance, a automação de processos e a necessidade de inovação constante. "Para o próximo ano, o ERP é encarado como uma base tecnológica estratégica para qualquer empresa que deseja se posicionar competitivamente, adaptar-se rapidamente e garantir sustentabilidade a longo prazo", destaca.
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