Home Qualidade de Vida Mobilidade Melhor amigo? 32% dos brasileiros confiam segredos aos smartphones e isso é...

Melhor amigo? 32% dos brasileiros confiam segredos aos smartphones e isso é um risco

… roubar os dados ou até mesmo espionar o usuário. Quem utiliza redes Wi-Fi abertas fica particularmente vulnerável a ataques. No entanto, poucas pessoas tomam medidas para reduzir os riscos.

O estudo mostrou ainda que apenas 30% dos brasileiros mudam seu comportamento online quando estão em redes Wi-Fi públicas desprotegidas, onde hackers podem interceptar dados e senhas facilmente. Outro dado é que apenas um quarto (25%) deles não usam os recursos de segurança disponíveis no dispositivo, como o bloqueio remoto ou a função de localização.

Essa falta de proteção dos dispositivos pode ter um grande impacto. De acordo com o estudo da Kaspersky Lab, 25% das pessoas que perderam ou tiveram seu dispositivo roubado tiveram suas informações pessoais ou secretas divulgadas.

Até no banheiro?
Mas isso não quer dizer que os usuários estão seguros em casa. Neste caso, os riscos são diferentes e, às vezes, o prejuízo pode ser maior, especialmente quando o dispositivo foi invadido e o cibercriminoso tem livre acesso à webcam para espionar o usuário onde ele estiver, incluindo no banheiro.

“O vínculo de confiança entre o usuário e seu dispositivo pode fazê-lo esquecer da segurança. É difícil imaginar que algo que carregamos conosco em todos os lugares pudesse se tornar uma ameaça. Se o usuário não avaliar corretamente os riscos e não proteger seu dispositivo e dados adequadamente, ele pode perder informações confidenciais, dinheiro e até mesmo sua identidade. Normalmente usamos a webcam para observar o mundo e, de uma hora para a outra, ela pode ser usada para espionar o nosso mundo. A segurança não é um item opcional”, ressalta Victor Yablokov, chefe dos produtos para dispositivos móveis da Kaspersky Lab.



 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



1
2
Previous articleSite da Microsoft mede o bigode e ajuda a conscientizar sobre o câncer de próstata
Next articleMudamos porque a tecnologia da informação (TI) mudou