Home NOTÍCIAS Mercado de impressoras tem queda no primeiro semestre de 2015

Mercado de impressoras tem queda no primeiro semestre de 2015

 

…apostado mais no setor de impressão no primeiro semestre do ano passado. Com o forte apelo midiático promovido pela Copa do Mundo, este segmento ficou em segundo plano nos principais varejistas. As demandas por televisores, smartphones e tablets tiveram maior atenção no primeiro semestre de 2014”, conta o analista da IDC Brasil.

A pesquisa revela, ainda, que a diminuição nas vendas de impressoras novas atingiu tanto a tecnologia jato de tinta (que atualmente representa 75,3% do total de vendas), como a tecnologia laser (24,7% das vendas) nos seis primeiros meses deste ano. “Os resultados de ambas as tecnologias são altamente influenciados pelos volumes de vendas dos equipamentos de menor porte que, em decorrência de suas especificações técnicas e precificação, são em sua maioria endereçados aos usuários domésticos, profissionais liberais e às pequenas empresas”, avalia Silva.

Serviços de impressão
No segmento de serviços de impressão o cenário também demonstra resultados negativos no Brasil neste primeiro semestre. De acordo com o analista da IDC Brasil, atualmente é natural que haja, além de um agressivo movimento de corte de custos por parte das empresas públicas e privadas (diminuição dos volumes de impressão), uma paralisação de investimentos no segmento de impressão. “Há poucos novos contratos de grande porte sendo concretizados e os que estão em período de renovação, passam por rigorosas negociações de redução de preços. Mesmo assim, levando-se em consideração todas as dificuldades enfrentadas pela indústria no país neste período, o mercado de impressão caminha para a maturidade, tem demonstrado fôlego e feito valer a afirmação de que o papel ainda é insubstituível, finaliza o analista”.

Para 2015, a IDC projeta queda nas vendas de equipamentos de impressão. O mercado laser deve retrair 12% e, no mercado jato de tinta, a queda deve ser de 0,7%, na comparação com o volume de vendas registrado em 2014.





1
2
Previous articleEmpresa dribla a crise com campanha no Facebook
Next articleDesaceleração da economia chinesa não assusta gigantes da tecnologia