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Podcast – Mais de 50% das empresas não adotam estratégias ESG, aponta pesquisa.


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Neste Podcast conversei com Luis Arís, gerente de negócios para a América Latina da Paessler e falamos sobre uma pesquisa global da empresa feita com mais de mil empresas e os resultados são surpreendentes. Veja alguns destaques e ouça o Podcast.

· Estudo realizado pela Paessler a partir de entrevistas com 1050 gestores de tecnologia, sendo 44 da América Latina, mostra que embora 85% deste universo reconheça a importância desta bandeira, 61% ainda não utilizam soluções de monitoramento para reforçar o alinhamento dos processos da empresa às melhores práticas em sustentabilidade;

· Em termos das estratégias ESG mais adotadas, 45% dos líderes buscam reduzir o uso de hardware;

· Enquanto 18% dos entrevistados globais afirmaram não se preocupar com a sustentabilidade, na região Américas/América Latina esse número sobe para 25%;

· Entre as maiores angústias dos líderes de TI destacam-se o uso da nuvem híbrida (48%), como manter a resiliência de ambientes cada vez mais distribuídos e heterogêneos (44%) e os desafios de gestão de data storage (31%).




Congresso de TI e EvoluTI Pro se unem em 2023 para jornada tecnológica

O Congresso de TI e o EvoluTI Pro estão programados para ocorrer de forma consecutiva neste ano. 

A velocidade do avanço tecnológico tem impulsionado uma série de inovações no mercado e a dinâmica das colaborações em equipe tem se revelado como um catalisador de sucesso para inúmeras empresas. 

Essa abordagem tem o objetivo de concentrar os esforços na democratização da tecnologia com a realização de um evento inteiramente online e outro com interação presencial. 

O público-alvo dessas iniciativas tem registrado um crescimento constante a cada edição e tem com públicos estudantes de tecnologia, empresas do setor que buscam capacitar e aprimorar seus profissionais e também os veteranos do mercado em busca de aprimoramento e aprendizado em diversas vertentes da atuação tecnológica. 

O Congresso de TI terá sua 10ª edição agendada para os dias 4 e 5 de dezembro, numa experiência completamente online. Este ano contará com a participação de mais de 60 palestrantes, garantindo mais de 30 horas de conteúdo ao vivo, distribuídas em 8 trilhas de aprendizado, com os painéis exclusivos e certificado digital. 

O EvoluTI Pro encerra 2023 no dia 6 de dezembro em um evento presencial para mais de 350 participantes no Cubo Itaú.

Para mais informações acesse os links abaixo:

Clique aqui para saber mais sobre o Congresso de TI. 

Clique aqui para informações detalhadas sobre o EvoluTI Pro. 



Podcast – Você conhece a Confraria do Empreendedor e seus Confrades?


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Neste Podcast conversei com Natália Lazarini, Co-fundadora e diretora da Confraria do Empreendedor. Em poucos anos a Confra conseguiu angariar mais de três mil Confrades – como são chamados seus membros – e vem ajudando e facilitando a jornada de quem é empreendedor aqui no Brasil e também em Portugal.

Para conhecer essa iniciativa ouça ou veja agora o Podcast, curta o canal do YouTube, inscreva-se nele e deixe seu comentário.

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Witec e Trentim anunciam fusão

A Witec It Solutions e a Trentim – Gestão & Tecnologia, empresas Microsoft Gold Partners há mais de dez anos no mercado, anunciam a fusão de suas operações, resultando em um grupo com mais de 100 colaboradores, especialistas certificados por organizações como Microsoft, Watchguard, 3CX, PMI.org, IIBA.org e PMO Global Alliance.

“Queremos proporcionar aos parceiros uma jornada de crescimento e excelência operacional, alavancando o uso da tecnologia como um diferencial competitivo e disseminando soluções para comunicação, colaboração, produtividade e segurança”, explica Carol Lagoa, Co-Founder daWitec IT Solutions.

Combinando produtos e serviços gerenciados nas áreas de comunicação, colaboração, produtividade, segurança, automatização e aplicativos de negócios low-code, as soluções Trentim e Witec ajudam empreendedores e gestores a obterem competitividade e eficiência para seus negócios.

Além disso, a fusão consolida o Witec Hub com o objetivo de educar e capacitar profissionais de tecnologia, bem como conscientizar e orientar as empresas para transformação digital dos seus negócios.

“Por meio do LinkedIn Learning, capacitamos mais de 207 mil pessoas em formações de tecnologia. Além disso, as equipes da Witec e da Trentim Gestão & Tecnologia estão ativamente envolvidas em comunidades técnicas, combinando a experiência prática em projetos internacionais e desenvolvimento de produtos com voluntariado e educação.”, complementa
Mario H Trentim fundador e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.

O portfólio combinado das empresas resulta em sinergias para o atendimento de empresas pequenas, médias e grandes em diferentes indústrias e conforme suas necessidades.

A expertise  da Trentim Gestão & Tecnologia nas áreas de gerenciamento de projetos, agilidade organizacional e transformação digital permite levar as soluções mais modernas e avançadas das grandes empresas para as pequenas e médias.

Por outro lado, o catálogo amplo de serviços da Witec IT Solutions disponibiliza aos clientes infraestrutura, computação em nuvem, telefonia e licenciamento com foco na redução de custos e aumento da produtividade, sem deixar de lado a qualidade e a governança corporativa.

“Desde 2019, a atuação internacional da Trentim na América Latina, Oriente Médio e Europa permitiu identificar tendências e antecipar necessidades dos nossos clientes no Brasil. Agora vamos combinar os produtos e serviços da suíte ModernPMO com o portfólio da Witec e empresas do ecossistema para que possamos oferecer soluções mais completas aos clientes. Sabemos que
as empresas de tecnologia que quiserem prosperar e ter lucratividade precisam estar cada vez mais próximas dos clientes, entender quais são as soluções e produtos que eles precisam e oferecer essas soluções de forma customizada”, enfatiza Gustavo Moraes, Diretor de Operações e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.

A fusão é resultado de uma parceria entre as empresas desde 2020, fazendo parte da estratégia de transformar a gestão das empresas por meio de boas práticas, diagnósticos, modelos de maturidade, consultoria especializada e modernas soluções de tecnologia.

As empresas seguem alinhadas no propósito de acelerar a adoção das soluções Microsoft 365, nas verticais de Power Patform (Power Bi, Power Apps e Power Automate), Segurança e Governança, apoiando os clientes em suas jornadas e desafios relacionados ao novo cenário global. Não há dúvidas de que empresas que saibam unir processos, pessoas e ferramentas, estejam mais capacitadas em um mercado cada vez mais competitivo.

“Esse movimento tem como foco tonar a Witec a maior empresa especializada em produtividade e trabalho remoto seguro do Brasil. Temos a convicção que com a adoção de tais soluções, as empresas têm crescimento significativos em governança, produtividade, processos e segurança, impactando diretamente na escalabilidade dos seus negócios, garantindo assim um crescimento sustentável e seguro”, finaliza Marco Lagoa, CEO da Witec IT Solutions.



9ª Edição do Congresso de TI promete ampliar o conhecimento da área no Brasil


A Witec, hub especializado em soluções de Tecnologia da Informação, realiza a 9ª Edição do Congresso de T.I nos dias 08, 09 e 10 de novembro. Totalmente on-line e gratuito, o evento tem como objetivo promover networking e compartilhar conhecimentos setoriais dos mais de 60 speakers presentes, incluindo nomes como Rodrigo Jorge, Diretor de Segurança da Informação na VTEX, Sandyara Peres, Coordenadora de Acessibilidade no PicPay, Isabella Montalvão, Engenheira Líder de Soluções para Marketing Cloud na Salesforce, entre muitos outros. 

Com trilhas de Segurança, Governança & Privacidade; Cloud Computing; Desenvolvimento; Data Science & Digital e Customer & Employee Experience, o conteúdo é direcionado para estudantes e profissionais do segmento, além de pequenas, médias e grandes empresas.

Interessados podem realizar suas inscrições no link.

As edições anteriores do Congresso contaram com a presença de mais de 400 profissionais renomados, mais de 200 mil espectadores e mais de 500 palestras e cursos. Cada vez mais é importante mostrar que a tecnologia e inovação são essenciais para promover a mudança que a sociedade espera das organizações. O evento tem como proposta capacitar cada vez mais os profissionais de tecnologia e contribuir para o progresso do setor. 

Segundo dados da Brasscom, o setor de tecnologia da informação aponta demanda de 797 mil profissionais até 2025. É uma conta que não fecha porque há mais vagas oferecidas do que pessoas capacitadas no mercado.

“Esse evento é uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos entre os participantes, com a chance de ganhar escala com pessoas que ainda não enxergam as possibilidades que o setor oferece. Tecnologia não é mais a profissão do futuro; a necessidade de profissionais qualificados no mercado é vista no presente”, explica Maria Carolina Lagoa Loyo, CCO, do Congresso de TI.

Serviço
Data: 8 a 10 de novembro
Evento Online
Inscrições gratuitas: https://congressodeti.com.br/9-edicao/




Editora VideoPress lança curso on-line sobre Segurança da Informação para profissionais do setor Público e Privado

A Editora VideoPress, detentora da marca Vida Moderna, anuncia sua nova divisão de cursos on-line com o lançamento do curso “Desmistificando a Segurança da Informação”, que tem como objetivo reforçar o papel estratégico da cibersegurança, apresentando conceitos estratégicos e tecnologias para otimizar as ações de proteção digital dentro de companhias dos setores Público e Privado. A pré-inscrição para o curso está disponível neste link e as vendas serão abertas dia 16 de maio de 2022.

Ao todo, são 12 módulos interativos com conteúdo prático apresentado por André Carneiro, Diretor Geral da Sophos do Brasil, e pelo jornalista Guido Orlando Jr., Diretor da Editora.

“A Segurança da Informação é um tema latente e vital para as empresas de todos os portes e segmentos. Planejar as ações e aplicar as metodologias e ferramentas de proteção de dados, porém, são muitas vezes grandes desafios às companhias, principalmente pela rápida transformação que este setor vive e pela falta de mão de obra global para atender as demandas dessas companhias”, analisa Guido.

Segundo o jornalista, a proposta é desmistificar algumas premissas referentes a este assunto e, principalmente, trazer informação prática para agilizar as iniciativas de proteção digital nas organizações. “Este não é um curso técnico, mas sim uma preparação para tornar a estratégia de Segurança da Informação verdadeiramente alinhada às propostas de negócios nas empresas”, explica.

Neste cenário, para tornar as aulas mais práticas, a ideia é aproximar o conteúdo apresentado à rotina vivida no dia a dia dos times. “Trazemos cases e informações estratégicas a respeito de novas tecnologias, processos e formas para o cumprimento de normas, como a LGPD, além de lives exclusivas e grupos fechados para potencializar a troca de informações entre os participantes. Tudo isso em um formato sob demanda, em que o público pode ver as aulas onde e quando quiser, em seu próprio ritmo. A ideia é tirar dúvidas e facilitar a chegada de práticas bem-sucedidas a todos”, ressalta.

Durante o curso, os alunos terão acesso a conteúdos sobre conceitos fundamentais para a Segurança Digital, dicas para a formação de uma estrutura de cibersegurança do zero e detalhes que devem ser observados pelas companhias diante de novas regras e o aumento dos ataques via ransomware, por exemplo.

“A Segurança da Informação nas companhias públicas e privadas não pode mais ser vista como uma área à parte das empresas. É preciso entender que a proteção de dados deve permear os planos de negócios e todas as iniciativas da corporação. O compromisso desse curso é reforçar essa importância aos profissionais do mercado, mostrando como e onde devemos agir para impulsionar a capacidade de controle dos times”, reforça Carneiro, que é Engenheiro Eletrônico formado pela POLI, da USP, e que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de SI.

Pelo caráter voltado aos negócios, as aulas são destinadas a profissionais de tecnologia e executivos de todos os níveis – incluindo CEOs, CIOs, CISOs e CTO, entre outros – e dos mais diversos setores da economia. “Além disso, é uma grande oportunidade para que novos talentos e trabalhadores que estão migrando para a área de Segurança da Informação também possam entender melhor as implicações deste ramo aos resultados das companhias”, acrescenta o engenheiro.

Para mais informações e fazer o pré-cadastro, acesse bit.ly/3ancyfm.

Lá poderão ser assistidos gratuitamente nove clipes de cada módulo, com destaques das respectivas aulas, para reforçar a tomada de decisão da compra do curso.



JAC Motors lança o e-JS1, o carro 100% elétrico compacto mais barato do mercado brasileiro. Conheça agora.

Sem fazer muito alarde a JAC Motors se consolida como a montadora aqui no Brasil que tem a maior e mais variada oferta de veículos 100% elétricos do país. Na imagem abaixo você pode conferir todos os modelos da montadora chinesa por aqui, que desde 2019 tem como principal acionista o Grupo Volkswagen na China, com 51% das ações.

Modelos 100% elétricos da JAC Motors disponíveis no Brasil

Essa joint venture definitivamente deixa no passado qualquer dúvida que ainda possa existir sobre a qualidade e atendimento dos veículos da montadora chinesa, a coloca em um novo patamar de mercado e a tendência é que ela passará a ser olhada com outros olhos pelos consumidores.

Desenvolvido em parceria com Volkswagen, o JAC e-JS1 estreia no mercado brasileiro para ser o oitavo veículo 100% elétrico da JAC Motors, todos eles livres de emissões de poluentes.

Segundo Eduardo Pincigher, Diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da empresa, “O e-JS1 foi desenvolvido a partir da plataforma do elétrico IEV20 e a VW implementou o design exterior e interior, acabamento e conectividade“, explica.

Slide Show


Destaques
> O compacto urbano livre de emissões da JAC Motors possui 302 km de autonomia (norma NEDC); baterias de fosfato de ferro-lítio têm capacidade máxima de 30,2 kWh;

> Provido de sistema de regeneração de carga, o JAC e-JS1 é extremamente econômico: em média, o modelo consome 9,6 kWh a cada 100 km;

> Com 150 Nm (15,3 kgfm) de torque e apenas 1.180 kg, o JAC e-JS1 é o veículo com menor custo por km rodado do país: 7 centavos por km;

> Para “encher o tanque” ou carregar as baterias, o e-JS1 gasta cerca de R$ 20 (tarifa de R$ 0,65 por kWh). Um carro compacto, com motor a gasolina, que tenha consumo urbano de 13 km/l, exigirá cerca de R$ 135 para rodar os mesmos 302 km.

> O JAC e-JS1 é o oitavo modelo 100% elétrico da JAC Motors no Brasil. De longe é a marca com o maior portifólio de veículos livres de emissões, constituindo uma família completa: um modelo urbano, três SUV´s, uma picape, uma van e dois caminhões.

> Preço sugerido do JAC e-JS1 é de R$ 149.900.

O JAC E-JS1 é uma grande aposta. Será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compacto urbano, compatibilizando a aplicação ideal para um veículo totalmente elétrico: o uso dentro da cidade”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Você pode usá-lo em rodovias, nas pequenas viagens? Claro que sim. Mas seu habitat natural é o trânsito urbano”.

Ao contrário do que se pensava, o city-car não substituirá o JAC iEV 20, mas sim complementará a linha. O iEV 20 é um SUV de porte compacto, com suspensão mais alta, rodas e pneus maiores e aptidão para vencer desafios leves no off-road, enquanto o E-JS1 é totalmente destinado ao uso urbano.

Com 30,2 kWh de capacidade de carga elétrica, o E-JS1 possui ótimo rendimento, à medida que, por ser 100% elétrico, ele é leve. São somente 1.180 kg de peso em ordem de marcha, segundo informa a montadora.

Por este motivo, o motor de 150 Nm (15,3 kgfm) de torque entrega um desempenho empolgante para um modelo urbano. São 62 cv de potência e 110 km/h de velocidade máxima.

Menor custo por km rodado do Brasil
Dependendo da tocada do motorista, o e-JS1 é capaz de rodar 302 km, perfazendo um consumo médio de 9,6 kWh por 100 km, e oferece o custo por km rodado mais em conta de todo o mercado brasileiro – 0,36 MJ/km.

Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,65 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 6,24 a cada 100 km, segundo dados fornecidos pela montadora.

“Encher o tanque”, ou neste caso, carregar as baterias por esse valor e rodar 302 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado 7,5 vezes menor do que um modelo com motor térmico (a combustão). O custo por km rodado do JAC E-JS1 é pouco mais de 6 centavos.

Mesmo que se adote o custo de R$ 0,90 de kWh, instituído ocasionalmente na “bandeira vermelha”, a despesa de “tanque cheio” salta para somente R$ 26, ou seja, ainda 5,2 vezes mais barato que os mais econômicos modelos a gasolina.

Baterias de fosfato de ferro-lítio são mais estáveis
Por pertencer à oitava geração de modelos 100% elétricos da JAC Motors, o e-JS1 possui grande eficiência dinâmica de todo o conjunto propulsor.

Tanto que a autonomia de 302 km, perfeitamente adequada a um modelo de porte compacto e urbano, foi obtida com a instalação de baterias com somente 30,2 kWh de capacidade máxima de carga, dotadas de células de fosfato de ferro-lítio, que possuem melhor estabilidade química e térmica.

Como resultado, o JAC e-JS1 pesa menos de 1,2 tonelada. Com um peso extremamente contido para um veículo elétrico, adicionado à proposta urbana, ele precisa de um motor com 62 cv de potência.

Na prática, a eficiência do motor e o baixo peso das baterias, além de gerarem um conjunto “enxuto”, garantem aquele consumo enfaticamente reduzido de 9,6 kWh / 100 km.

Por rodar primordialmente nas cidades, onde o torque é muito mais relevante que a potência, o E-JS1 permite acelerações surpreendentes, com seus 150 Nm de torque máximo. De 0 a 100 km/h, o JAC E-JS1 precisa de 10,7 segundos.

E por falar em bateria, uma dúvida que sempre surge entre os consumidores é seu custo de manutenção. Afinal, quanto o dono do carro vai desembolsar caso elas apresentem algum defeito depois que terminar a garantia? Outra dúvida: quanto tempo duram as baterias?

Ouça as explicações de Sérgio Habib neste áudio

Design feito em parceria com a Volkswagen
Contando com total supervisão da Volkswagen no desenvolvimento, o city-car da JAC “escreve um novo paradigma na definição de carro urbano”, segundo a empresa. Não emite nenhum grama de CO2, seu design é moderno e contemporâneo (incrementado pelas cores vivas da carroceria) e mede apenas 3,65 metros de comprimento e 1,67 m de largura, o que é uma grande vantagem para trafegar em grandes cidades.

Na frente, o JAC e-JS1 destaca-se pelo grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, unidas por uma régua que atravessa toda a frente do carro. Para ornar com esse efeito, ele possui contornos na base do para-choque que envolvem os faróis de neblina nas extremidades. É um conjunto estilístico forte, de personalidade. Possui luzes diurnas em LED (sistema DRL de série).

Visto de lado, o JAC e-JS1 recebeu rodas de desenho exclusivo, com pneus nas medidas 165/65 R14.

Detalhe das rodas

Já a traseira exibe lanternas mais quadradas, decretando solidez no conjunto, além de repetir os mesmos ornamentos no para-choque.

Interior futurista
Toda a parte interna do e-JS1 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base. Possui duas telas à serviço do motorista. A primeira, que é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, compõe-se de uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra as informações de cruzeiro (velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia etc.).

Detalhe das duas telas do painel

Como diferencial de acabamento, o JAC e-JS1 incorpora molduras em alto relevo de cores contrastantes, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies revestidas em couro (soft touch). Um console “aéreo” permite guardar pequenos objetivos, como um smartphone bem à mão, assim como funciona como descansa-braços. E o estofamento é de couro sintético.

Detalhe do console “aéreo

Nesse console, inclusive, como é tradicional em qualquer veículo, o condutor do e-JS1 não vai encontrar o botão seletor de marcha. Por ser elétrico, o modelo não requer câmbio, sem os habituais engates “mecânicos”.

O acionamento de sentido de marcha – para frente, identificado convencionalmente com a letra D, de drive, e para trás, pela letra R – é realizado por uma alavanca fixada na coluna de direção, à direita do volante.

Alavanca de seleção do câmbio do lado direito da coluna de direção

Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal. Tudo é acionado pela central multimídia (a segunda tela), oferecendo um conjunto prático, clean e de aparência futurista. Apenas à esquerda do volante concentram-se botões de necessidade mais imediata de uso, como desembaçadores e ajustes elétricos dos retrovisores externos.

O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.

Visão do volante
Detalhe do volante lado esquerdo
Detalhe do volante lado direito

Central multimídia com tela de 10,25 pol reúne dados de operação
Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS1 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.

A tela estará traduzida para Português do Brasil

Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias. Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”. Os comandos de climatização também são acionados por essa central.

Lista de equipamentos
O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 150 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série:
• Ar-condicionado Automático e Digital
• Cruise Control com comandos no volante
• Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
• Faróis com “Follow Me Home”
• Faróis com DRL (LED diurno)
• Faróis de neblina (dianteira)
• Retrovisor interno antiofuscante
• Bancos revestidos em couro ecológico
• Duplo air bag
• Portas com barras de proteção lateral
• Aviso de cinto não acoplado
• Freio ABS com EBD
• BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
• Auto Hold (assistente de partida em rampas)
• TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
• ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade
• Sensor de estacionamento traseiro
• Câmera de ré
• Entrada USB sob o console central do painel
• Isofix
• iPedal (sistema de regeneração de carga da bateria nas desacelerações e frenagens.

Primeiras impressões
Tive a oportunidade de fazer um teste drive de aproximadamente 100 Km ida e volta até uma cidade perto capital paulista e o carro surpreendeu. Tem ótima dirigibilidade, o volante é preciso e firme, o iPedal responde prontamente quando requerido, é funcional e depois que o condutor se acostuma com a maneira de usá-lo, o freio convencional será usado raramente. E se acostumar, pegar o jeito de utilização, demora minutos e acaba sendo até divertido.

E por falar em divertido, dosar o consumo e a regeneração de energia acaba sendo quase um videogame, pois quando você para de acelerar ou tiver que utilizar o freio, o gráfico de energia da tela de 10,25 polegadas muda de comportamento, ora mostrando o consumo, ora mostrando o carregamento das baterias e isso é muito legal.

E o carro anda muito bem, apesar de ter sua velocidade máxima limitada a 110 Km via software. Lembre-se que ele é um carro basicamente urbano, mas dá para andar em estradas entre cidades próximas de até um percurso de 200 Km ida e volta sem se preocupar com a autonomia, desde que as baterias estejam carregada, claro.

Sinceramente, não precisei em nenhum momento ultrapassar os 110 Km/h, pois mais de 80% do trajeto foi urbano e peguei apenas um trecho de alguns quilômetros da Via Anchieta, que tem velocidade máxima na sua pista central de exatos 110Km/h.

O torque para um carro do seu porte é excelente e chega a arrancar um leve sorriso de canto de boca do condutor. Não que seja fantástico e cole no banco, mas dá para sentir a potência sendo enviada instantaneamente para as rodas, o que não acontece em um carro a combustão. Isso é o que eu mais gosto em um carro elétrico.

A acústica interna é excelente, não só pela falta do ruído do motor e ausência de trepidação, como é de se esperar em um carro 100% elétrico, pois andei por ruas de paralelepípedo e asfalto com buracos. E o ruído interno e rigidez da suspensão se comportaram muito acima do que eu esperava, o que tornam o E-JS1 bastante confortável.

O que deu para sentir desse curto percurso foi isso, além dos olhares das pessoas na rua e outros motoristas, pois ele é um carro com design muito moderno e a cor que escolhi foi o Abacate, que realmente é bonito e chama atenção por onde passa.

Quanto ao porta malas, a capacidade é de 121 litros, o que é suficiente para uma mala pequena e uma compra média de supermercado. É honesto para o tamanho do carro.

Para ver e baixar a ficha técnica do e-JS1 CLIQUE AQUI

Comparativo de preço
No seu material promocional a JAC colocou um comparativos com as marcas que vendem carros 100% elétricos no Brasil e aqui está a tabela. Clique na imagem para aumentá-la.

Tabela comparativa de preço

Acho que eu sei o que você deve estar pensando: “Guido, você compraria esse carro?” Eu respondo: “Sim”.



CGTN: Xi Jinping visita moradores afetados pelas enchentes antes do Festival da Primavera

A CGTN publicou um artigo sobre a recente visita do presidente chinês Xi Jinping a uma aldeia na província de Liaoning, no nordeste da China, que foi fortemente afetada pelas inundações em agosto passado. O artigo destaca a tradição do presidente de visitar cidadãos comuns antes do Festival da Primavera, analisa momentos emocionantes das suas visitas e explica como as ações de Xi reforçam seu compromisso de garantir uma vida feliz para o povo.

PEQUIM, Jan. 24, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Faltando pouco mais de uma semana para o Festival da Primavera, o feriado mais importante do calendário chinês, as famílias afetadas pelas inundações na aldeia de Zhujiagou, província de Liaoning, no nordeste da China, estão se preparando para celebrar o Ano Novo chinês em casas novas.

Em agosto passado, chuvas torrenciais atingiram o condado de Suizhong, em Liaoning, provocando graves inundações e afetando profundamente a vida de até 185.000 moradores de 110 aldeias de 10 municípios. A aldeia localizada em baixa altitude de Zhujiagou foi uma das áreas mais atingidas, com estradas destruídas, mais de 70 hectares de terras agrícolas inundadas e mais de 50 casas danificadas – 41 das quais foram consideradas inseguras para reparos.

186 pessoas das 41 famílias afetadas foram transferidas para um novo local em um terreno mais alto. O projeto de construção teve início no começo de setembro para garantir que os moradores pudessem ter um teto sobre suas cabeças antes da chegada do inverno frio no nordeste da China. Em 24 de outubro de 2024, todos os moradores afetados se mudaram para as casas recém-construídas.

Enfrentando temperaturas congelantes, o presidente Xi Jinping tirou um tempo da sua agenda lotada para visitar os moradores de Zhujiagou na quarta-feira.

Xi, que também é secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), inspecionou o progresso da restauração e reconstrução pós-desastre e perguntou aos moradores locais sobre a qualidade das casas reconstruídas e sobre as condições das suas vidas.  

“Huludao sofreu graves inundações no ano passado. Fiquei preocupado com vocês e resolvi fazer uma visita antes do Festival da Primavera”, disse Xi aos moradores.

“O que vi hoje me deixou aliviado”, ele acrescentou.

‘As pessoas sempre podem contar com Partido e com o governo’

Mencionando uma série de desastres naturais que ocorreram em todo o país no ano passado na quarta-feira, Xi disse que acredita que a restauração e a reconstrução nas áreas afetadas terão bons resultados.

“Sempre colocamos as pessoas em primeiro lugar”, disse Xi. “O povo sempre pode contar com o Partido e com o governo nos seus momentos mais difíceis, pois sempre ajudamos todos a superar as dificuldades e a reconstruir suas casas.”

Diante das visitas do presidente antes do Festival da Primavera, podemos dizer que a “reconstrução pós-desastre” foi um dos principais pontos a serem abordados de frente.

Além da recente visita a Zhujiagou, em fevereiro passado Xi visitou os afetados pelas inundações na aldeia de Diliubu, município de Tianjin. Na ocasião, ele disse aos moradores: “Somente quando as pessoas estão seguras é que o país pode prosperar”, acrescentando que a liderança central do Partido “resolveu melhorar a vida das pessoas por meio do aprimoramento da construção de projetos de conservação da água e o controle das inundações”.

Em janeiro de 2022, ele enfrentou a neve para visitar as pessoas em uma pequena aldeia chamada Fengnanyuan, na província de Shanxi, no norte da China, que havia sido duramente atingida pelas inundações do outono. “A determinação do PCCh de garantir que todo o povo chinês tenha uma vida feliz permanece inalterada há mais de um século e não mudará”, disse Xi.

Ele também visitou Yingxiu, um município no condado de Wenchuan, na província de Sichuan, em fevereiro de 2018, que foi o epicentro de um grande terremoto que custou a vida de dezenas de milhares de pessoas em 2008. “Meu trabalho é servir o povo”, disse Xi durante a visita.

Passando tempo com pessoas

A visita a Liaoning dá continuidade a uma tradição que Xi mantém há 13 anos consecutivos: visitar pessoas desfavorecidas antes do Festival da Primavera e reconfortá-las.

Durante uma inspeção antes do festival em Zhangjiakou, província de Hebei, em janeiro de 2017, Xi visitou a Vila Desheng, onde ajudou um morador a calcular meticulosamente a renda e as despesas domésticas.

Em fevereiro de 2016, Xi visitou a aldeia de Shenshan, na província de Jiangxi, e se juntou aos moradores para fazer o lanche festivo ciba, um tradicional bolo de arroz glutinoso. Ele brincou dizendo que amassar a massa com um martelo era um bom exercício.

Ao inspecionar a Região Autônoma do Norte da Mongólia Interior em janeiro de 2014, Xi foi a uma casa de assistência a crianças, onde usou a linguagem de sinais para interagir com os deficientes auditivos. Na sua última mensagem de Ano Novo, Xi Jinping enfatizou novamente que “de todos os trabalho que teremos que fazer, o mais importante é garantir uma vida feliz para os nosso povo”. A agenda lotada do presidente é uma demonstração de como suas ações vão além das palavras.

Para mais informações, visite:
https://news.cgtn.com/news/2025-01-23/Xi-Jinping-visits-flood-affected-residents-ahead-of-Spring-Festival-1AoP9YVemLC/p.html


Contato: cgtn@cgtn.com

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Logística reversa promove um ciclo de produção mais sustentável e responsável

A logística reversa, prática que retorna os produtos após o consumo para reciclagem, tem ganhado destaque no cenário brasileiro. Com o aumento da conscientização ambiental, o setor deve continuar em alta, com impactos já sentidos no meio ambiente e na economia.

Sistemas de rastreamento avançados, inteligência artificial e automação são apenas algumas das ferramentas que estão mudando o setor, melhorando a eficiência operacional e aumentando a transparência e a rastreabilidade dos produtos.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), uma em cada quatro cidades brasileiras não possui coleta seletiva. Ao todo, são 1.425 municípios. A reutilização de materiais, aliada à redução de resíduos descartados em aterros, contribui diretamente para diminuir a extração de recursos naturais e as emissões, alinhando o país às metas climáticas globais.

“Por meio da reciclagem, os resíduos são destinados de forma adequada, evitando que sejam descartados de maneira irresponsável e prejudicial ao meio ambiente. Além disso, o reaproveitamento permite a extensão do ciclo de vida dos produtos, reduzindo a necessidade de extração de recursos naturais”, enfatiza Vininha F. Carvalho, economista, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Com regulamentações mais rigorosas e metas climáticas ambiciosas, a logística reversa ganhará  mais relevância nos próximos anos. No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)determina que sejam retirados do meio ambiente, no mínimo, 22% de todo o volume gerado pelo ciclo produtivo

“O setor, além dos benefícios ambientais, também gera emprego e renda. A coleta, separação e comercialização dos recicláveis envolvem diferentes etapas que demandam mão de obra qualificada. Dessa forma, a reciclagem contribui para a economia local e a inclusão social”, conclui Vininha F. Carvalho.



Manutenção de mangueiras industriais pode evitar paradas operacionais

As mangueiras industriais são componentes necessários para o transporte de fluidos em diversos setores, como químico, petroquímico e alimentício. Garantir a integridade e a manutenção preventiva dessas peças é importante para evitar interrupções nas operações e possíveis riscos de segurança.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a revisão periódica das mangueiras é indispensável para identificar sinais de desgaste, como fissuras, bolhas ou vazamentos. Esses problemas, se não tratados, podem resultar em falhas que impactam negativamente a produção e aumentam os custos operacionais.

A manutenção preventiva inclui testes de pressão, inspeções visuais e a substituição de componentes antes que atinjam o limite de sua vida útil. Além disso, a escolha de mangueiras adequadas ao tipo de fluido e às condições de trabalho, como temperatura e pressão, é fundamental para aumentar a durabilidade do equipamento.

Empresas podem adotar cronogramas regulares de inspeção e implementar sistemas de monitoramento automatizado para identificar possíveis falhas. A Maxxflex, fornecedora de soluções industriais, destaca que a personalização das mangueiras, com materiais resistentes a substâncias corrosivas ou abrasivas, é uma alternativa eficiente para prolongar o uso e reduzir riscos.



Empresa ressalta a importância da isolação dos fios e cabos elétricos

Quando se trata de segurança elétrica, a isolação adequada dos fios e cabos elétricos não pode ser negligenciada. A qualidade do material isolante determina não apenas a eficiência da transmissão de energia, mas também a proteção contra acidentes elétricos.

Instalações elétricas com a incorreta aplicação dos fios e cabos elétricos ou com condutores com rachaduras ou pequenos danos na camada isolante podem apresentar consequências graves e acidentes, incluindo curtos-circuitos e incêndios.

“A isolação dos cabos elétricos tem um papel semelhante à parede de um tubo de água, que mantém a água dentro do tubo enquanto ela percorre o encanamento. No caso da isolação, ela é uma barreira que mantém a corrente elétrica dentro do condutor de cobre. Assim como o tubo de água que não pode ter trincas ou furos para evitar que a água saia do tubo, a isolação deve ser mantida íntegra, sem danos, para evitar a fuga de corrente elétrica do interior do condutor, o que pode ser muito perigoso para as pessoas e para o patrimônio”, declara o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM.

Moreno ainda esclarece que os curtos-circuitos acontecem quando a isolação do cabo é danificada e existe então um contato direto do condutor metálico com outro condutor metálico também avariado ou com peças metálicas próximas ao cabo, como eletrodutos e canaletas metálicas, caixilhos metálicos de portas ou janelas, entre outros.

Tipos de isolação

A indústria de condutores elétricos utiliza diversos tipos de materiais para isolação, sendo os mais utilizados o PVC (Policloreto de Vinila) que é classificado como produto termoplástico; o EPR (Borracha Etileno-propileno), o HEPR (High Grade EPR) e o XLPE (Polietileno reticulado), que são classificados como termofixos. Também existe a isolação com compostos especiais como os materiais não halogenados.

“Entre as diferenças dos materiais isolantes estão a rigidez elétrica, ou seja, o que cada produto suporta de tensão elétrica; e quais valores de temperatura máxima os materiais suportam nos regimes contínuos de sobrecarga e curto-circuito quando a corrente elétrica passa pelo condutor”, afirma Moreno.

Segundo o profissional, o PVC suporta 70 ºC em regime permanente de funcionamento, 100 ºC em sobrecarga e 160 ºC em curto-circuito; enquanto as isolações em HEPR, EPR e XLPE suportam 90 ºC em regime permanente de funcionamento, 130 ºC em sobrecarga e 250 ºC em curto-circuito.

Outra diferença diz respeito à resistência aos esforços mecânicos, como alongamento e cortes. Neste requisito, cabos isolados em XLPE são mais resistentes, seguidos pelos cabos em EPR/HEPR e PVC.

O que influencia na escolha?

De acordo com Hilton Moreno, os principais fatores de escolha são a temperatura ambiente do local onde o cabo vai ser instalado, a maneira que ele será instalado (eletroduto, canaleta, enterrado etc.) e os fatores ambientais no local, como sol, chuva, poluição, produtos químicos presentes, entre outros.

“A escolha do melhor material de isolação deve ser feita por um profissional habilitado e qualificado, como são os casos dos engenheiros, técnicos e tecnólogos da área elétrica”, conclui.

Isolação em PVC

Os fios e cabos isolados em PVC na classe de tensão 450/750 V são largamente utilizados nas instalações elétricas em geral e, principalmente, nas instalações residenciais e outras de pequeno porte. São geralmente instalados em eletrodutos, canaletas aparentes e perfilados, e utilizados em circuitos de tomadas, iluminação, chuveiro, ar-condicionado e demais eletrodomésticos.

Já os cabos isolados em PVC na classe de tensão 0,6/1 kV são mais especificados em circuitos alimentadores de quadros ou na alimentação de cargas mais potentes, como motores, fornos, entre outros, onde, em geral, são instalados em eletrocalhas sem tampas, canaletas no solo ou enterrados.

Isolação em EPR 

Entre as vantagens desse material estão a excelente rigidez dielétrica e a grande flexibilidade do produto final. Além disso, possui boa resistência à água e aos agentes químicos. E sua classe térmica permite que, em condição de regime permanente, os cabos elétricos com essa isolação possam aquecer até 90 ºC durante a passagem de energia elétrica.

“Os cabos isolados em EPR na classe de tensão 0,6/1 kV são mais utilizados em circuitos alimentadores de quadros ou na alimentação de cargas mais potentes, como motores, fornos, etc., onde, em geral, são instalados em eletrocalhas sem tampas, leitos, canaletas no solo ou enterrados”, revela Moreno.

Isolação em HEPR

É uma variação do EPR, sendo que a diferença principal fica por conta do processo de aplicação do material em fábrica. Além disso, os cabos isolados em HEPR na classe de tensão 0,6/1 kV são mais utilizados em circuitos alimentadores de quadros ou na alimentação de cargas mais potentes, como motores, fornos etc., onde, em geral, são instalados em eletrocalhas sem tampas, leitos, canaletas no solo ou enterrados.

Isolação em XLPE

Os cabos com essa isolação são mecanicamente bastante resistentes inclusive ao impacto. Tem excelente rigidez dielétrica, suporta 90 ºC de temperatura em regime permanente e possui resistência à deformação térmica em temperaturas de até 250 ºC. Também suporta bem o contato com as intempéries.

“Os cabos isolados em XLPE na classe de tensão 0,6/1 kV são mais utilizados em circuitos alimentadores de quadros ou na alimentação de cargas mais potentes, como motores e fornos, onde, em geral, são instalados em eletrocalhas sem tampas, leitos, canaletas no solo ou enterrados”, aponta o consultor técnico da COBRECOM.

Isolação com Compostos não Halogenados

Hilton Moreno explica que o tem uma característica muito importante no comportamento em relação ao fogo, pois enquanto os outros materiais emitem grande quantidade de fumaça, opaca e com grande emissão de gases tóxicos e corrosivos sob condições de fogo, os materiais não halogenados emitem baixa quantidade de fumaça, translúcida e praticamente sem emissão de gases tóxicos e corrosivos.

“O uso de cabos não halogenados pode ser uma ótima prática mesmo em casos em que as normas técnicas não obrigam seu uso, como em residências”, revela Moreno.



Manutenção preventiva com escovas ameniza desgaste em equipamentos pesados

As escovas industriais têm um papel essencial na manutenção preventiva de equipamentos pesados, contribuindo para a redução de custos operacionais e prolongando a vida útil das máquinas. Essas ferramentas são projetadas para remover resíduos e partículas abrasivas que se acumulam em superfícies críticas, prevenindo o desgaste e falhas operacionais.

Jefferson Heinz, CEO da Weinberger, ressalta a importância dessa prática: “O uso adequado de escovas industriais não só garante uma limpeza mais eficiente, mas também reduz o risco de falhas inesperadas, o que é crucial para evitar paradas não planejadas nas operações.”

Em setores como mineração, siderurgia e indústrias de transformação, as escovas industriais são amplamente utilizadas para limpar áreas como rolos, esteiras e tubulações. A limpeza regular desses componentes pode aumentar significativamente a eficiência das máquinas e diminuir o consumo de energia. “Máquinas limpas operam com mais eficiência, exigindo menos esforço mecânico e, consequentemente, consumindo menos energia”, explica Heinz.

Outro ponto relevante é a personalização das escovas. Empresas podem optar por materiais e formatos que atendam às necessidades específicas de suas operações. “Na Weinberger, trabalhamos com soluções personalizadas que consideram fatores como resistência a altas temperaturas e a natureza dos resíduos a serem removidos. Isso garante maior eficácia no processo de limpeza”, complementa o CEO.

A manutenção preventiva com escovas industriais também auxilia na redução de custos a longo prazo. Segundo Heinz, “manter os equipamentos limpos e funcionando de maneira eficiente diminui a necessidade de substituições frequentes, além de evitar reparos emergenciais que podem ser mais caros e prejudicar a produtividade.”

Empresas interessadas em adotar essa solução podem buscar fornecedores especializados para identificar os modelos mais adequados às suas operações. “Trabalhar com parceiros experientes é essencial para garantir que as escovas atendam às demandas específicas de cada setor,” finaliza Heinz.



Consórcios batem recordes em 2024 e projetam mais 8% em 2025

O sistema de consórcios encerrou 2024 apresentando mais recordes em vários indicadores nacionais e setoriais. Reafirmou a permanente crescente confiança do brasileiro na modalidade e registrou ainda sua importância nos diversos segmentos econômicos.

O crescimento de 7,4% em vendas de cotas confirmou as projeções feitas pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios no final de 2023. Apesar de um ano marcado por oscilações na economia, especialmente nos últimos quatro meses, o mecanismo demonstrou solidez consolidando seu market share entre as várias linhas de crédito disponíveis no mercado para aquisição de bens.

O destaque foi o crescimento do consórcio no cenário econômico do país apoiado na consciência do consumidor sobre a essência da educação financeira, na qual o planejamento é o principal fundamento.

Presente nos mais diversos segmentos, o consórcio, alternativa para quem deseja adquirir bens móveis e imóveis e contratar serviços de forma planejada, proporcionou a concretização de inúmeros objetivos pessoais, profissionais, familiares e empresariais.   

De janeiro a dezembro, o acumulado de vendas atingiu 4,49 milhões de cotas, um novo recorde histórico. Cresceu 7,4% sobre as 4,18 milhões de adesões de 2023. Os negócios, resultantes da comercialização desse volume significativo de cotas, também bateram recorde. Atingiram a marca de R$ 378,73 bilhões, 19,6% acima dos R$ 316,70 do ano de 2023.

Os participantes ativos atingiram volume inédito, crescente mês a mês, ao alcançar 11,21 milhões, durante 2024. Em dezembro, anotaram 8,9% acima dos 10,29 milhões de consorciados de 2023.

Paralelamente, o acumulado de consorciados contemplados, momento em que as contemplações podem ter seus créditos transformados em bens e serviços, chegou a 1,70 milhão, 4,9% acima das 1,62 milhão de 2023. A correspondente liberação de créditos somou R$ 100,58 bilhões, potencialmente injetados na economia, 19,8% superior aos R$ 83,93 bilhões de um ano antes.

O tíquete médio de dezembro alcançou R$ 78,35 mil. Pontuou aumento de 5,5% sobre o do mesmo mês de 2023, que na ocasião registrou o valor de R$ 74,24 mil. A evolução ratificou o interesse do consumidor por cotas de maior valor, com parcelas acessíveis ao bolso, e provocou crescimento dos negócios realizados em 2024.

“Nos dados obtidos no final do ano, comparados aos do anterior, a performance foi positiva. Tendo como base a essência da educação financeira, a modalidade vem demonstrando, há mais de seis décadas, a importância do planejamento para a conquista de objetivos individuais, evolução patrimonial, melhoria da qualidade de vida, entre outros”, afirma Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. “O sistema de consórcios tem alcançado cada vez mais presença na cultura financeira do consumidor. O maior conhecimento vem contribuindo diretamente para a gestão das finanças de forma responsável, sem imediatismos, proporcionando ainda equilíbrio e tranquilidade nas decisões”, complementa.

ADESÕES

No total das adesões, 4,49 milhões, a distribuição setorial ficou assim: 1,75 milhão de veículos leves; 1,33 milhão de motocicletas; 992,73 mil de imóveis; 232,89 mil de veículos pesados, 132,98 mil de eletroeletrônicos; e 52,80 mil de serviços. A média mensal de 374,17 mil, anotada nos doze meses, foi 7,4% acima da obtida no mesmo período de 2023, quando chegou a 348,33 mil cotas comercializadas. No ano, houve os dois maiores volumes mensais na história das vendas de cotas dos últimos vinte anos. Em agosto, o maior total de adesões de todos os segmentos atingiu 481,42 mil. No mês de novembro, a soma alcançou 425,32 mil vendas, a segunda melhor marca.

CONTEMPLAÇÕES

Nos doze meses, os 1,70 milhão de consorciados contemplados incluiu: 708,20 mil de veículos leves; 693,63 mil de motocicletas; 115,41 mil de imóveis; 90,80 mil de veículos pesados; 57,94 mil de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 36,29 mil de serviços. A média mensal chegou a 141,85 mil, 4,9% acima do atingido no ano passado, com 135,16 mil contemplações.

PARTICIPANTES ATIVOS

A presença de cada segmento na somatória das cotas ativas esteve assim distribuída: 43,2% nos veículos leves; 27,0% nas motocicletas; 19,0% nos imóveis; 7,6% nos veículos pesados; 2,2% nos eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 1,0% nos serviços.

Setorialmente, dos 11,21 milhões de participantes ativos, as somas ficaram assim dispostas: 4,84 milhões em veículos leves; 3,03 milhões em motocicletas; 2,13 milhões em imóveis; 850,28 mil em veículos pesados; 259,36 mil em eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 107,57 mil em serviços.

PERSPECTIVAS PARA 2025

Ao projetar o sistema de consórcios para este ano, o presidente executivo da ABAC citou boas perspectivas. “Em 2025, acreditamos na possibilidade de obtenção de performances semelhantes ou até maiores que os alcançados no ano passado. As expectativas apoiam-se principalmente na continuidade do crescimento da conscientização do consumidor sobre planejamento financeiro, que colocam o consórcio como uma opção racional e segura para consumidores e investidores”.

Apoiado em um dos melhores balanços anuais da modalidade, Rossi, baseado em estudos da assessoria econômica da entidade, considerou diversos aspectos da economia brasileira para traçar o futuro próximo do sistema de consórcios em 2025. Ao ponderar a possível estabilização da inflação, já refletindo sobre as altas da taxa Selic, a tendência na redução do desemprego, porém com alguma desaceleração da economia, o presidente executivo da ABAC entende que “este ano será de superação de desafios com possibilidade para obtenção de novos recordes de adesões, negócios e participantes. Estimo, que, a exemplo de 2024, o sistema de consórcios possa crescer até 8,0%, resultado geral calculado a partir dos crescimentos estimados de 20,0% para os imóveis, 10,0% para veículos pesados, 6,0% para os veículos leves, 2,0% para as motocicletas, 23,0% para os eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, e 10,0% para os serviços”.

 



Educação financeira transforma hábitos e promove qualidade de vida

A educação financeira exerce um papel fundamental na vida das pessoas ao possibilitar escolhas mais conscientes sobre o uso do dinheiro. De acordo com o professor mestre Claudio Italo Scura, do Centro Universitário Paulistana – UniPaulistana, entender como o dinheiro funciona e utilizá-lo sem causar sofrimento é uma habilidade que melhora significativamente a qualidade de vida, “planejar as finanças permite evitar gastos impulsivos, reduzir perdas financeiras e, consequentemente, proteger a saúde mental”, comentou Claudio. 

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o impacto das preocupações financeiras no cotidiano dos brasileiros é evidente. Em julho de 2022, o percentual de famílias com dívidas atingiu um recorde de 78%, refletindo um aumento de 6,6 pontos percentuais em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esse cenário de endividamento não afeta apenas as finanças, mas também a saúde mental e o desempenho no ambiente de trabalho.

Dados de uma pesquisa realizada pela fintech Onze mostram que cerca de 31% dos trabalhadores relataram problemas no desempenho profissional devido a preocupações com dinheiro. Os principais sintomas incluem perda de sono (59,1%), dificuldades de concentração (54,8%) e até mesmo mau humor e impaciência com colegas (20,3%). Isso reflete uma preocupação média: aproximadamente 1 em cada 4 trabalhadores com carteira assinada sofre as consequências do estresse financeiro. Esses números evidenciam como o gerenciamento inadequado das finanças pessoais pode comprometer o bem-estar geral e a produtividade.

Esses estudos mostram que uma organização financeira impacta diretamente no bem-estar das pessoas, permitindo que estas realizem seus sonhos e alcancem metas de longo prazo, como comprar um imóvel, investir ou viajar ou se não forem financeiramente saudáveis, podem impactar de forma negativa suas vidas e atividades corriqueiras. 

O professor Cláudio destaca que a organização financeira é o primeiro passo para uma vida mais equilibrada e próspera, isso porque “o planejamento possibilita a prática do consumo consciente, incentivando escolhas responsáveis ​​que evitem desperdícios e colaborem para a preservação do meio ambiente”. 

Outro benefício essencial da educação financeira é a conquista da liberdade econômica. Com organização e planejamento, é possível usar o dinheiro de forma mais tranquila, sem cair em armadilhas como o efeito gerenciado, específico para que os consumidores realizem compras apenas porque outras pessoas estão fazendo o mesmo. Scura também reforça a importância de manter-se atento ao marketing sedutor, priorizando sempre compras planejadas e realmente realizadas.

Para esse nível de controle financeiro, o professor sugere alguns passos simples e práticos: “O primeiro passo é fazer um levantamento detalhado dos seus rendimentos e despesas monetárias, o que inclui evolução, contas fixas e variáveis. Em seguida, é importante estabelecer um plano financeiro com metas de curto, médio e longo prazo, além de criar uma reserva de emergência equivalente a seis meses de salário para lidar com imprevistos”.

Outro ponto destacado é evitar o uso descontrolado de cartões de crédito, empréstimos e financiamentos. Manter as contas em dia ajuda a evitar desperdícios com multas e juros. Quanto aos investimentos, Claudio recomenda que sejam feitos de acordo com o perfil de cada investidor, garantindo mais tranquilidade diante das oscilações do mercado financeiro.

O professor reforça que a educação financeira não é algo complexo, mas sim um processo acessível e que é essencial para todos. “É gastar menos do que você ganha, controlar suas contas regularmente e buscar o máximo de informação. Esse é o caminho para o sucesso financeiro”, explica.

A prática da educação financeira, além de ser um elemento transformador na vida das pessoas, é uma ferramenta que promove estabilidade, segurança e a concretização de sonhos. O conhecimento sobre finanças não apenas facilita o dia a dia, mas também construiu um futuro mais próspero e equilibrado.



Sistema de vídeo inteligente pode ser a solução para lojas físicas

Com uma enorme variedade de opções para compras on-line e híbridas, as lojas físicas precisam oferecer, cada vez mais, ótimas experiências aos clientes para se manter competitivas. Segundo dados apresentados pelo CX Trends 2024, é que apesar de 76% das pessoas terem escolhido o e-commerce em 2023, 67% ainda compraram em lojas físicas. Além disso, 47% compra por meio de aplicativos. E pensando em uma possível solução, hoje há tecnologias avançadas, como o vídeo inteligente, que disponibiliza visão em tempo real das necessidades dos consumidores nos comércios e suporte a um serviço mais rápido e responsivo.   

Há diversas ferramentas tecnológicas que melhoram o atendimento — e sem os altos custos e a complexidade dos processos manuais. “As soluções de vídeo habilitadas para IA, por exemplo, viabilizam uma “conscientização simultânea” da jornada dos clientes pela loja, já que conta o número de pessoas que entram e saem do estabelecimento, garantindo que haja funcionários suficientes disponíveis para atendê-las. A equipe pode ser deslocada para os caixas quando as filas aumentam e retornar às suas tarefas regulares (tais como administração, estoque e reposição em gôndolas) fora dos horários de pico”, exemplifica Gustavo Maciel, Gerente de Varejo da Hikvision.  

Para os consumidores, ter acesso ao produto certo, no lugar certo e na hora certa é fundamental. Nesse sentido, as imagens de monitoramento inteligente auxiliam na gestão das mercadorias nas prateleiras e acionam alarmes para que sejam reabastecidas e estejam sempre à disposição. Isso também permite analisar quais produtos são mais populares e, assim, posicioná-los em locais estratégicos, onde as pessoas podem encontrá-los rapidamente.   

Com o aumento do número de espaços autônomos ou de espaços com poucos funcionários, a gravação com câmeras de monitoramento tecnológicas e modernas assume um papel muito importante. “Elas são capazes de identificar indivíduos com dificuldades nos caixas de autoatendimento e enviar um funcionário para auxiliá-los. Além de oferecer aplicativos para ambientes autônomos, desde segurança de câmeras tradicionais até algoritmos de IA que detectam furtos, os recursos garantem que os compradores se sintam seguros e ajudam a minimizar perdas no estoque”, salienta Maciel.  

A câmera inteligente pode proporcionar uma experiência de compra multicanal, com base na jornada dos compradores. A análise de dados a partir de imagens gravadas garante que os quiosques para pedidos on-line e retiradas de produtos estejam localizados nas áreas certas da loja, a fim de minimizar o congestionamento e acelerar o serviço. Ademais, nos centros de distribuição, os pedidos podem ser selecionados e embalados com maior precisão, diminuindo erros de separação.

“Em última análise, ao adotar um sistema de câmeras inteligentes, o varejista consegue oferecer atendimento de qualidade ao cliente, se manter competitivo frente aos concorrentes, além de aprimorar a segurança e serviços na loja”, completa Gustavo.



Três tendências de comunicação que vão dominar 2025

Agências de comunicação que oferecem assessoria de imprensa e baseiam suas ações pelos resultados das relações com a mídia estão diante de uma grande transformação. A maneira como as pessoas se informam mudou bastante e todos tiveram de se adaptar rapidamente. O relatório “Digital 2024”, divulgado pela We are social, revela que mais de cinco bilhões de pessoas usam ativamente as mídias sociais. Chama atenção que, no Brasil, se gasta uma hora a mais do que a média global nesse tipo de atividade (duas horas e meia), com as mídias sociais sendo responsáveis ​​por 35,8% das atividades diárias online do brasileiro. Ainda assim, a maioria das pessoas consome notícias por meios considerados tradicionais, grande parte no formato digital.

A pandemia de Covid-19 também desempenhou um papel fundamental na aceleração das coisas. Com tudo se tornando digital, o universo das assessorias de imprensa teve que se adaptar rapidamente às novas regras do jogo. De acordo com o 2º Censo Brasileiro das Agências de Comunicação, existem 1.145 agências no Brasil. Já uma pesquisa realizada pela Cortex em parceria com o Mundo do Marketing revelou haver mais de 180 mil empresas ativas entre agências de marketing e comunicação – sem contar outras 40 mil que oferecem serviços relacionados à área. Com tantas empresas voltadas para a informação, acompanhar a evolução da comunicação é determinante para o sucesso do negócio.

A ascensão do jornalismo independente, segundo o PR Daily, merece mais atenção dos assessores de imprensa. “O crescimento do jornalismo independente é um reflexo da busca por mais autenticidade e pluralidade nas narrativas”, diz a jornalista Heloísa Paiva, especialista em Assessoria de Imprensa que está à frente da Press Página há 23 anos. “Para nós, assessores, é fundamental entender que os meios tradicionais não são mais os únicos interlocutores válidos. Precisamos construir relações com uma nova geração de produtores de conteúdo que estão ganhando força no cenário digital”.

Outra tendência que ganha destaque em 2025 é a integração das estratégias de assessoria de imprensa com dados e inteligência artificial. “A análise de dados em tempo real se tornou indispensável para entender como nossas mensagens estão sendo percebidas”, aponta Heloísa. “Hoje, contamos com ferramentas que permitem monitorar não apenas o alcance de uma notícia, mas também o engajamento gerado por ela. Isso é um divisor de águas na forma como desenhamos nossas ações, permitindo que a comunicação seja mais ágil, precisa e personalizada, algo indispensável para os tempos atuais”.  

Por fim, as redes sociais continuam a ser uma peça-chave na comunicação entre marcas e pessoas. “O assessor de imprensa moderno precisa compreender que as redes sociais não são apenas um canal de distribuição, mas um espaço onde as marcas podem humanizar suas mensagens e se conectar diretamente com o público”, diz a especialista. “Estar presente nesses ambientes com estratégia e propósito é essencial para construir relevância. Eles permitem que a comunicação seja mais ágil, precisa e personalizada, algo indispensável para 2025”.

Em um cenário tão dinâmico, a capacidade de adaptação continua a ser a maior aliada dos profissionais de comunicação. “Quem não acompanha as mudanças está, inevitavelmente, ficando para trás”, afirma Heloísa. “O mercado está mais desafiador, mas também mais cheio de oportunidades para quem entende o momento e está disposto a inovar”.  



Planejamento e reflexão guiam decisões em tempos de incerteza, aponta economista

Planejar e refletir sobre o encerramento de um ciclo não é apenas um exercício simbólico, mas uma prática estratégica para lidar com o futuro. Essa perspectiva é compartilhada por Angelo Toyokiti Yasui, pró-reitor do Centro Universitário Paulistana (UniPaulistana), e encontra eco nos estudos do economista Frank Knight, que diferencia risco e incerteza como fundamentos cruciais para a tomada de decisões.

Knight argumentou que o risco pode ser calculado com base em experiências anteriores, como fazem empresas de seguros ao estimar a longevidade de seus clientes, por exemplo. No entanto, classificou a maioria das decisões de negócios como incertezas, situações em que a falta de dados torna impossível prever resultados com precisão. “Em tempos de incerteza, muitas vezes não conseguimos nem mesmo imaginar todas as possibilidades, quanto mais calculá-las”, destacou Knight em sua obra.

Essa ideia ressoa nas palavras do pró-reitor da UniPaulistana ao avaliar o fechamento de um ano e o planejamento para o próximo. Para Ângelo, a análise retrospectiva é fundamental para entender erros e acertos, ajustando rotas com base em experiências. “O fim do ano deixa um rastro de aprendizados que precisam ser examinados com atenção. É tempo de buscar as causas dos erros e aprender com elas, mas também de celebrar conquistas que nos dão energia para continuar”, afirma.

Assim como Knight revelou que as incertezas bloqueiam a criatividade e a flexibilidade, Angelo ressalta a importância da resiliência e do planejamento estratégico para enfrentar desafios. “De nada adianta ter as melhores ideias se elas não forem colocadas na prática com foco e organização. É preciso criar uma rotina consistente e manter-se fiel ao cronograma”, observa.

No entanto, o pró-reitor da UniPaulistana reforça que apenas planejamento não basta. Ele defende que o esforço coletivo e a disciplina na execução são indispensáveis ​​para transformar metas em realidade. “É preciso abraçar uma atitude de ‘querer fazer’, porque as mudanças não acontecem por acaso. Suor e dedicação são indispensáveis ​​para alcançar nossos objetivos”, pontua.

O contexto de incerteza descrito por Knight é especialmente relevante em períodos de transição, como o início de um novo ano. Estudos de gestão estratégica reforçam que o planejamento, aliado à adaptabilidade, é essencial para mitigar riscos e transformar incertezas em oportunidades. A mensagem de Ângelo ao corpo discente da UniPaulistana reflete essa abordagem: “Que tenhamos coragem e determinação para trilhar o caminho com sabedoria e entusiasmo. Cada novo ciclo é uma chance de nos tornarmos versões melhores de nós mesmos.”

Ao destacar a necessidade de reflexão e planejamento para navegar em tempos de incerteza, o economista e o professor convergem em uma mensagem central: o futuro pode ser certo, mas a resiliência, o conhecimento e a ação disciplinada são ferramentas poderosas para transformar possibilidades em realizações concretas.



Ranking Recall tem agências de 8 cidades entre as 10 primeiras colocadas

Após a realização da 24ª edição do Prêmio Recall de Criação Publicitária, agências de oito cidades paulistas estão entre as dez primeiras colocadas no Ranking Recall, que atribui pontos àquelas que obtiveram indicações ao short-list da premiação ou que conquistaram troféus de ouro, prata ou bronze.

A principal mudança ocorreu no topo do ranking, pois com os 105 pontos conquistados na premiação do ano passado, a Atua Agência passou a ocupar a primeira colocação, com 920 pontos, superando a Central Business de Comunicação, de Mogi das Cruzes, que possui 830. Em terceiro lugar aparece a NW3, de Ribeirão Preto, com 725 pontos. “Estamos extremamente orgulhosos por alcançar o 1º lugar no Ranking Recall, um reconhecimento que reflete o compromisso e a criatividade da nossa equipe ao longo dos anos. Este resultado, conquistado entre 262 agências de 48 cidades, é um marco que nos motiva a continuar promovendo a excelência no mercado publicitário do interior de São Paulo. Agradecemos a todos que acreditam e confiam no trabalho da Atua, assim como os idealizadores do Prêmio Recall por serem entusiastas da criatividade!”, afirma Carlos Bonassi, diretor comercial da Atua Agência.

Já a Sanchez Propaganda, de Limeira, e a Nova MCP, de Assis, trocaram de posições. A agência limeirense subiu para a 4ª posição, com 680 pontos, deixando a Nova MCP em 5º lugar, com 655 pontos. Também ocorreram trocas de posições entre as 6ª e 7ª colocadas, com a Verbo Comunicação, de Sorocaba ficando à frente da Audaz Comunicação e Design, de Americana. Agora, elas têm, respectivamente, 610 e 530 pontos. Nas demais posições não houve mudanças. A Maker, de Sorocaba, está em 8º lugar, com 465 pontos; a Agência Sala, de Jaguariúna, está na 9ª colocação, com 450 pontos; e a DLS/ Comunicação, de Birigüi, permanece em 10º lugar, com 295 pontos.

A edição deste ano do ranking engloba 262 agências de várias regiões do estado, e oito agências passaram a integrar o Ranking Recall: H.P. Comunicação e Sow Estratégia Criativa, de Ribeirão Preto; Tagcom e Dale! Serviço de Marketing Digital, de Campinas; Kombi Agência Digital e Agência Paper, de Sorocaba; Rawse Creative, de Presidente Prudente; e Mediate, de Indaiatuba.

A CDR+, de Sorocaba, saltou da 25ª para 15ª posição, com 225 pontos, sendo a agência que conquistou mais posições.

“O Ranking Recall é uma forma de valorizar a participação das agências na premiação e, ao mesmo tempo, estimular uma saudável competição entre elas”, afirma Ricardo Carvalho, diretor do Prêmio Recall. “Além disso, permite traçarmos um panorama sobre as cidades mais criativas do interior paulista, com base nos troféus conquistados e na seleção das peças para o short-list”, completa Eduardo Ferrari, também diretor do prêmio Recall.

A pontuação no ranking é feita da seguinte maneira: 20 pontos para cada troféu de ouro, 15 para o de prata, 10 para o de bronze e 5 para cada peça selecionada para o short-list. O ranking completo pode ser acessado no site https://premiorecall.com/ranking-recall.



Circocan promove Camp de formação em circo, no Paraná

De 24 a 28 de janeiro, o Rancho MC, em Mandirituba, no Paraná, está sendo palco do Camp Circocan, curso que trabalha mais de quinze modalidades de arte e técnicas de circo. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Cultura do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura – Governo Federal, reafirmando o compromisso com o fomento à arte e à inclusão cultural. Uma das principais iniciativas do evento é a oferta de 16 bolsas integrais para artistas residentes no Paraná que possuem atuação comprovada na área artística, ampliando o acesso e fortalecendo a formação na região.

Estrutura
O Camp está sendo realizado no Rancho MC, no Centro de Treinamento Circocan, espaço que possui infraestrutura completa em meio a uma área preservada de mais de 100 mil m². Localizado a 40 quilômetros de Curitiba, o local oferece uma combinação de comodidade e natureza. Sua estrutura inclui um ginásio multiuso para atividades de circo, no qual foi inaugurado um dos únicos trapézios voadores Indoor do Brasil. O Rancho MC também disponibiliza salões artísticos, salas multiuso, estúdio de arte, refeitório, cozinha industrial, alojamentos, chalés e áreas de lazer e convívio. 

Transformando Pessoas
Para Pedro Mello, diretor executivo do Circocan, a prática e o aprendizado do circo vão muito além do picadeiro: “O circo é uma ferramenta poderosa de aprendizado e transformação. Ele desenvolve habilidades físicas, emocionais e sociais de forma integrada. ” Segundo ele, o Circocan tem levado a experiência do circo para além das fronteiras artísticas, alcançando pesquisadores e cientistas de instituições como NASA, Harvard e ONU. “Nossa jornada é sobre ampliar horizontes e conectar mundos diferentes por meio da arte circense. ”

Oportunidade
Com uma programação imersiva e diversificada, o Camp Circocan é uma oportunidade para artistas desenvolverem suas habilidades, trocarem experiências e se conectarem de forma integrada ao universo do circo. A disponibilização de bolsas integrais através de políticas afirmativas e de livre concorrência reforça a proposta de fomentar a inclusão e democratizar o acesso à formação artística.

Serviço
Evento: Camp Circocan
Data: 24 a 28 de janeiro de 2025
Local: Rancho MC, Mandirituba – PR
Projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura – Governo Federal



Pessoas com autismo acessam benefícios do INSS com condições específicas

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), comumente associado a crianças, também afeta adultos e traz desafios para o seu pleno desenvolvimento social e profissional. Apesar da falta de cura para o transtorno, as pessoas com TEA podem acessar benefícios importantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), garantindo qualidade de vida e inclusão social.

O INSS oferece diferentes benefícios, tanto previdenciários quanto assistenciais, para pessoas com TEA. Entre os principais benefícios está a aposentadoria da pessoa com deficiência, com redução no tempo de contribuição ou na idade mínima exigida. Outra possibilidade é o auxílio-doença para quem apresenta incapacidade temporária em decorrência de comorbidades associadas ao transtorno. Além disso, pessoas com TEA podem ter acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), desde que atendam aos requisitos de baixa renda e incapacidade de se sustentar.

O especialista em Direito Previdenciário, Dr. José Almeida, destaca a importância de garantir os direitos previdenciários para pessoas com autismo: “Embora o Transtorno do Espectro Autista seja muitas vezes subestimado em sua complexidade, as pessoas afetadas têm direito a uma série de benefícios, afirmou Almeida.

As solicitações podem ser feitas de forma prática pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135. Para quem tem dificuldades com a tecnologia, o INSS oferece alternativas de atendimento presencial e telefônico. Além disso, o INSS está implementando salas multissensoriais para facilitar a integração de pessoas com TEA no ambiente de atendimento.

Esses avanços são fundamentais para garantir a dignidade e o acesso das pessoas com TEA a serviços essenciais, ajudando na sua inclusão plena na sociedade.

Para saber mais sobre autismo e direitos previdenciários, basta acessar:

Autismo Leve tem Direito ao Benefício

Terencio Advocacia



Cirion lança seu segundo Relatório de Sustentabilidade

A Cirion Technologies divulgou seu segundo Relatório de Sustentabilidade, que destaca os objetivos ESG da empresa, as práticas sustentáveis, seu progresso, bem como seu compromisso contínuo com a sustentabilidade, governança ética e impacto social positivo. O Relatório de Sustentabilidade 2023 da Cirion segue reconhecidos padrões internacionais, como a Global Reporting Initiative (GRI) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

“Nossa estratégia ESG não envolve apenas a redução do impacto socioambiental, mas também a criação e o compromisso com um modelo de negócios sustentável e inclusivo, alinhado aos nossos valores corporativos e padrões de integridade empresarial”, afirmou Facundo Castro, CEO da Cirion Technologies. “Com base nos fundamentos estabelecidos em nosso primeiro relatório, fizemos progressos significativos em áreas-chave, demonstrando nossa dedicação em integrar a sustentabilidade em todos os aspectos de nossas operações”.

Compromissos e conquistas ESG da Cirion:

  • Redução da Pegada de Carbono: a Cirion alcançou uma redução de 17% na pegada de carbono por meio de investimentos estratégicos em energia renovável e otimização dos nodos de telecomunicações e Data Centers.
  • Aumento do uso de energia renovável: aumentou o uso de energia renovável de 40% para 62% no ano passado, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
  • Plano de descarbonização: está trabalhando ativamente na definição de um roteiro de descarbonização e no estabelecimento de metas de redução baseadas na ciência, alinhadas com os objetivos climáticos globais.
  • Cálculo da linha de base do Escopo 3: concluiu o cálculo da linha de base do Escopo 3 como uma empresa independente, que abrange toda a cadeia de valor, para compreender e gerir melhor as emissões indiretas.
  • Diversidade e Inclusão: promove a diversidade e a inclusão através de programas de mentoria e workshops de desenvolvimento de liderança, como também capacitando grupos sub-representados.
  • Ética e Integridade: mantém compromisso com a ética e a integridade, guiados por sólidos valores corporativos, programas de conformidade e anticorrupção.
  • Estruturas de Governança: garante estruturas de governança robustas para manter os mais altos padrões éticos e operar de maneira transparente e responsável.

Estes compromissos ressaltam a dedicação da Cirion em integrar princípios ESG chave em seu modelo de negócios e operações, impulsionando o crescimento sustentável e agregando valor às partes interessadas.

A empresa continua focada em promover os objetivos de sustentabilidade, mantendo os valores corporativos e agregando valor aos stakeholders para ajudar a moldar um futuro inovador e comprometido com a responsabilidade ambiental e social.

Sobre a Cirion:

A Cirion é uma provedora pan-regional de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de serviços de colocation, infraestrutura em nuvem e fibras terrestres e submarinas. A Cirion atende a mais de 5.500 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e instalações de data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região América Latina. 



Economia circular pode impulsionar mercado de autopeças

A economia circular tem se mostrado uma abordagem com potencial para reduzir desperdícios e otimizar recursos, e o setor de autopeças pesadas não é uma exceção. Nesse contexto, plataformas como a Comprei e Não Usei podem promover a reutilização de peças ociosas, aproximando vendedores e compradores em busca de soluções acessíveis e sustentáveis.

A ideia central da economia circular é prolongar o ciclo de vida dos produtos, reduzindo a necessidade de produção de novos itens e minimizando impactos ambientais. Segundo um relatório da Ellen MacArthur Foundation, práticas circulares podem reduzir até 45% das emissões globais de gases de efeito estufa ligadas à fabricação de bens. No mercado de autopeças pesadas, isso significa menos peças descartadas e maior aproveitamento de estoques existentes.

A Comprei e Não Usei busca viabilizar a comercialização de peças paradas em estoques de frotistas e empresas, possibilitando que esses componentes sejam reaproveitados em veículos de transporte. Além de contribuir para práticas mais sustentáveis, a plataforma ajuda empresas a transformar estoques ociosos em capital de giro, otimizando operações financeiras.

Com a possibilidade de vender diretamente para outros negócios ou consumidores finais, a plataforma visa criar um ciclo de reaproveitamento, que pode reduzir a pressão sobre recursos naturais e evita o descarte inadequado de peças.



App pode resolver um dos maiores desafios do trade marketing

Nas últimas décadas, o trade marketing emergiu como uma ferramenta essencial para fabricantes que buscam aprofundar seu relacionamento com o varejo e melhorar a experiência do consumidor no ponto de venda, seja físico ou digital. Originalmente focado em fazer com que os produtos fossem exibidos e promovidos da melhor forma nas lojas, ele evoluiu com o raiar das novas tecnologias, mas o objetivo é sempre o mesmo: aparecer ao máximo para o público comprador nos inúmeros marketplaces disponíveis. A necessidade de adaptar-se à evolução que se impôs impactou as agências de trade, provando que o segmento pode e, acima de tudo, necessita estar automatizado para se manter aquecido.

“A atualização tecnológica redefiniu o sucesso no trade marketing, destacando sua importância como uma ponte crítica entre o marketing e as vendas em um mundo cada vez mais orientado por dados”, avaliou Genivaldo Araújo, CEO da 3CON Consultoria.

A DMC, agência de trade marketing com mais de 30 anos no mercado, é um bom exemplo das mudanças que as novas tecnologias trouxeram. Dirce Boer, diretora e uma das sócias da DMC, conta que a virada tecnológica da agência aconteceu com a implantação de um sistema de gestão de serviços de campo que atende perfeitamente às necessidades do negócio. “Fomos a primeira agência no setor de autopeças a contratar mulheres para a função de promotora, ao mesmo tempo em que mudamos a mentalidade que havia de distribuir brindes caros só para o cliente experimentar o produto, sem uma contrapartida de compra. A decisão de automatizar ao máximo o negócio foi outra mudança essencial para nosso crescimento e consolidação”, afirmou.

A diretora explica que foram várias as dificuldades e alguns anos até encontrar o sistema certo. A empresa, inclusive, pela falta de opções, contratou um desenvolvedor para criar um aplicativo do zero, mas a experiência não foi boa, além do alto custo envolvido. “Existia uma falsa premissa de que nosso negócio era um segmento muito difícil de controlar e mensurar, justamente pelas operações de campo. Foi então que conhecemos um app de Field Service Management, através da consultoria 3CON. Essa transição para o digital resultou em um aumento de produtividade, com uma redução bastante expressiva no tempo necessário para gerar e analisar os relatórios, chegando, em alguns casos, a ser de um mês e meio para apenas 10 minutos”, comemorou ela.

Quando os olhos não veem, o business se ressente

O core business do trade está justamente na capacitação e envio de promotores para interagir com o varejo em prol dos produtos que, geralmente, estão nas prateleiras ao lado dos concorrentes. Essa atividade, que pode parecer simples, envolve uma série de variáveis, incluindo a precisão na coleta de dados e a certeza de que cada colaborador está onde deveria e realizando suas atividades de campo com excelência.

Antes da automatização, a gestão de promotores e o acompanhamento de suas atividades eram tarefas complicadas. A coleta de dados e a aferição de produtividade eram feitas de forma manual. Promotores em diversos estados preenchiam formulários em papel, que eram enviados pelo correio para a sede da DMC. Esses documentos frequentemente chegavam danificados ou ilegíveis, o que resultava em retrabalho e comunicação inadequada. Depois, foi a vez das planilhas enviadas por e-mail, mas ainda não era a solução ideal e mais inteligente.

Com a implementação do app israelense OfficeTrack, os promotores da DMC passaram a utilizar tablets e smartphones, que agregam todas as ferramentas necessárias – de formulários a câmeras fotográficas – em um único dispositivo portátil. As informações, que antes levavam semanas para serem processadas, agora podem ser coletadas, digitadas e analisadas em questão de minutos.

Atualmente, a DMC usa o OfficeTrack diariamente, entregando relatórios completos, diários e/ou semanais, para seus clientes em períodos muito mais curtos. Essa mudança não só revolucionou a produtividade interna, mas também se tornou um diferencial competitivo para seus clientes e prospects.

“O sistema nos permite acompanhar minunciosamente o desempenho dos promotores, avaliando a qualidade das visitas realizadas, informações coletadas e, até mesmo, o roteiro percorrido. Esse acompanhamento detalhado tem dado um novo foco à estratégia de visitas, permitindo identificar regiões mais carentes do trabalho dom promotor e ajustar as estratégias conforme necessário para obter um equilíbrio nas operações”, descreveu a diretora.

De acordo com Dirce, com o uso do OfficeTrack, também conseguiram quantificar o crescimento proporcionado por cada campanha, pois, desde o histórico de vendas, metas e o resultado realizado em cada varejo ou distribuidor, é inserido no OfficeTrack, e os resultados são apresentados, aos clientes, já analisados e com o crescimento real que cada campanha obteve, comprovando o impacto positivo das operações, através desse sistema.

Desafios superados

Inicialmente, houve resistência por parte da equipe, especialmente daqueles que estavam acostumados com processos tradicionais, como o uso de papel e telefone. No entanto, após um período de adaptação, muitos se tornaram defensores do sistema ao perceberem os benefícios de eficiência e praticidade que ele traz. Hoje, são mais de 100 usuários online diários do OfficeTrack.

Além disso, a integração do OfficeTrack com ferramentas de análise de dados, como o Power BI, permitiu que a DMC não apenas coletasse, mas também transformasse dados em gráficos e dashboards intuitivos para os clientes. Essa capacidade de gerar relatórios condensados e detalhados possibilitou a tomada de decisões de forma mais rápida, bem como o desenvolvimento de novas estratégias de marketing junto aos clientes. “A tecnologia se tornou uma aliada crucial para medir o impacto das campanhas, monitorar entregas de materiais promocionais e melhorar a gestão dos recursos humanos de forma geral”, completou a diretora.



Tendências que vão dominar mercado de vídeos curtos em 2025

Os vídeos curtos estão transformando a forma como as pessoas consomem conteúdo digital, moldando comportamentos, impulsionando negócios e redefinindo o entretenimento. Com base nos hábitos dos seus usuários, em parcerias estratégicas e avanços tecnológicos, o Kwai, aplicativo dedicado à criação e ao compartilhamento de vídeos curtos, aponta quais tendências devem consolidar o formato em 2025, desde novas aplicações no e-commerce até conteúdos voltados para sustentabilidade e engajamento social.

1.   Consolidação do e-commerce e a volta do live commerce

O e-commerce continua em expansão, enquanto o live commerce retorna como uma tendência relevante, segundo o Kwai. No fim de 2024, a empresa lançou uma plataforma de e-commerce integrada ao aplicativo. O live commerce, que registrou grande crescimento durante a pandemia, mantém a popularidade, com personalidades como João Kléber promovendo produtos na plataforma. O Kwai indica que o formato conecta vendedores e consumidores de maneira direta e interativa, permitindo compras realizadas diretamente a partir dos vídeos.

2.   Formato de mininovelas

As mininovelas também continuam em alta, de acordo com o Kwai, impulsionadas pela afinidade do público brasileiro com dramatizações. Parte da cultura nacional, as novelas estão sendo adaptadas para vídeos curtos, como no projeto TeleKwai, que apresenta histórias ajustadas ao consumo dinâmico. Com roteiros criativos, essas produções condensam emoções em poucos minutos, fortalecendo vínculos entre marcas, criadores e audiências, segundo a plataforma.

3.   Conteúdo sustentável e ético

A realização da COP 30 em Belém colocará o Brasil no centro das discussões globais sobre sustentabilidade em 2025. Temas como mudanças climáticas e consumo consciente devem abrir espaço para criadores e marcas desenvolverem conteúdos curtos que eduquem e engajem o público, segundo o Kwai, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A tendência reflete a busca por autenticidade e reforça a importância de práticas responsáveis no ambiente digital.

4.   Os reality shows

O Kwai aponta que os reality shows seguem se adaptando ao formato de vídeos curtos, atendendo à demanda por conteúdos ágeis nas redes sociais. Versões compactas e dinâmicas desses programas envolvem os espectadores em desafios e histórias reais, garantindo engajamento contínuo. A combinação de entretenimento, autenticidade e interação direta, por meio de votos, comentários e colaborações, amplia o alcance e democratiza a criação de conteúdos.

5.   Vlogs e transmissões ao vivo

Vlogs e transmissões ao vivo mantêm sua relevância devido à autenticidade e interação em tempo real, de acordo com a plataforma. Os vlogs têm se transformado em experiências imersivas, compartilhando rotinas dos criadores e cultivando comunidades fiéis. Já as lives, com sessões de perguntas e respostas, permitem interações diretas entre criadores e seguidores, fortalecendo relacionamentos e promovendo diálogos imediatos.



Inicia seletiva brasileira do Campeonato Mundial Adobe 2025

Estão abertas as inscrições para a seletiva Adobe Brasil, braço nacional do Campeonato Mundial entre Alunos Criativos e Certificados em Tecnologias Adobe 2025. O credenciamento acontece gratuitamente durante o mês de fevereiro no site da ENG e tem validade para o ano de 2025.

Organizada pela ENG DTP & Multimídia, a seletiva Adobe Brasil visa atestar as habilidades de design criativo dos participantes e escolher os 2 mais bem avaliados para representar o Brasil no Adobe Certified Professional World Championship — o Campeonato Mundial dos Alunos Certificados com Tecnologias Adobe.

Desenvolvido para estimular a criatividade de estudantes de design, ilustração, publicidade, fotografia e artes, o campeonato tem como objetivo premiar os novos profissionais que se utilizam de técnicas possibilitadas pelas ferramentas Adobe.

A competição internacional acontece em julho, em Orlando (Flórida) e vai reunir competidores de 90 países. A premiação ao campeão é de 8 mil dólares, 4 mil dólares ao vice-campeão e 2 mil ao terceiro lugar.

Em 2024, a seletiva Adobe Brasil contou com mais de 150 inscrições vindas de 15 diferentes estados brasileiros. O evento aconteceu simultaneamente em diversas cidades brasileiras, como: São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis e Campinas.

Durante as últimas edições, o Brasil conquistou as medalhas de prata em 2021 e 2022, e o bronze em 2023, demonstrando a força criativa do aluno brasileiro, além de abrir portas para esses futuros profissionais no mercado internacional.

Para atrair o interesse de instituições de ensino e divulgar as potencialidades das certificações profissionais dentro das universidades, a ENG promove, gratuitamente, no próximos dia 06 de fevereiro, evento on-line voltados ao credenciamento das instituições de ensino.

Somente alunos de instituições de ensino Credenciadas participam da seletiva Adobe Brasil.

O evento trará informações sobre o credenciamento das instituições de ensino, o engajamento de professores, a proximidade com o mercado de trabalho e o crescimento no número de alunos, que as certificações profissionais Adobe trazem.

As inscrições para o evento Credenciamento de instituições de ensino para certificações profissionais e tecnológicas com validade internacional estão no site da ENG.

https: //www.eng.com.br/cert

Sobre a ENG:

A ENG DTP & Multimídia Ltda. é uma empresa pertencente ao Grupo ENG, integrado também pela empresa ENG Com Comp Ltda. Fundado há mais de 40 anos, o foco de atuação do Grupo é a transferência de tecnologias. Para isso, possui parcerias com grandes empresas do setor tecnológico como a Adobe, Autodesk, Corel, Microsoft e SENCHA.

Operando em São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro, o Grupo ENG dedica-se a treinamentos oficiais, consultoria técnica, licenciamentos de software (Revendedor Top 3 no Brasil), locação de mão de obra e prestação de serviço de Certificação Profissional.



Mercado educacional cresce impulsionando inovação e inclusão

O mercado global de educação está em rápida expansão e essa demanda por novas tecnologias e inovações no ensino é evidente. Segundo a HolonIQ, é previsto o investimento de US$ 10 trilhões até 2030 neste mercado. No Brasil, as metas da ONU para garantir uma educação inclusiva e de qualidade até 2030 reforçam a necessidade de iniciativas alinhadas a essas diretrizes.

Diversas instituições educacionais têm desenvolvido programas que conectam tecnologia e metodologias pedagógicas para atender às necessidades de alunos em diferentes etapas da vida escolar. Entre essas ações, destacam-se programas que trabalham a personalização do aprendizado, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o ensino de conceitos básicos de educação financeira e planejamento. Além disso, iniciativas que oferecem aulas diárias de idiomas e suporte psicológico vêm ganhando espaço no país, com o objetivo de preparar os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado.

A história de Paulo Rocha, aluno do terceiro ano do Colégio Anchieta, é um exemplo. Ele não apenas se destacou academicamente, mas também buscou oportunidades educacionais e profissionais. Graças ao apoio da escola, ele conseguiu uma vaga como jovem aprendiz na Mercedes-Benz e foi aprovado no curso de Engenharia de Automação. “O Colégio foi essencial para minha trajetória. Os programas e o suporte que recebi me deram a base para conquistar meus objetivos”, afirma Paulo.

O Projeto de Vida

Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Projeto de Vida é um componente essencial na formação dos alunos do ensino médio. Ele trabalha habilidades socioemocionais, preparando-os para enfrentar desafios dentro e fora da escola.

“O trabalho feito em sala de aula pode trazer soluções para vários problemas que acontecem do lado de fora, mas que influenciam diretamente na vida dos alunos, como os desafios emocionais e sociais”, explica Isabella Alchorne, pedagoga e fundadora da Associação Movimento Futuro.

De acordo com Associação Movimento do Futuro:

  • 90% dos alunos relatam aumento na autoconfiança e clareza sobre seus objetivos pessoais e profissionais.
  • Ex-alunos se destacam em universidades públicas e em grandes empresas nacionais e internacionais.

A Relevância de investir em inovação educacional

Segundo o Fórum Econômico Mundial, a transformação dos métodos de ensino é fundamental para atender às novas demandas do mercado de trabalho global. Tecnologias como inteligência artificial e aprendizado adaptativo são apontadas como ferramentas que podem personalizar o ensino de maneira inclusiva e eficiente. No Brasil, instituições educacionais que integram essas tecnologias relatam avanços em retenção escolar e desempenho em avaliações.

De forma complementar, a Unesco reforça que países que investem em educação digitalizada e modelos híbridos registram melhores resultados em métricas educacionais. A implementação de novas metodologias, como o uso de tecnologias de ponta aliadas ao ensino tradicional, é considerada uma estratégia eficaz para atender aos desafios de um mundo cada vez mais tecnológico e interconectado.



Saem as telinhas, entram os livros impressos

Brain rot. Quando a palavra do ano, eleita pelo prestigiado dicionário de Oxford, é sobre o desastre que vem ocorrendo com o consumo irrestrito de informações rápidas e rasas nas redes sociais, um alerta deve ser considerado.

Segundo o dicionário, a procura pelo termo cresceu 230% em 2024. Ao pé da letra, brain rot significa ‘cérebro podre’ e alguns centros de saúde nos Estados Unidos já oferecem tratamento para o problema que pode se manifestar como neblina mental, letargia, redução da capacidade de atenção, declínio cognitivo, entre outros sintomas.

Se o ‘apodrecimento cerebral’, alertado pelo dicionário Oxford, é um problema sério para os cérebros adultos, imagine-se o prejuízo desastroso quando o conceito se aplica a cérebros ainda em formação para o ‘status de leitor’, como é o caso de nossas crianças e adolescentes. A expressão ‘status de leitor’ foi criada pela neurocientista Maryanne Wolf, autora do best-seller ‘O Cérebro Leitor’, publicado no Brasil pela editora Contexto.

A pesquisadora alerta sobre a necessidade de equilibrar a leitura digital com a de livros impressos, pois estes favorecem o que ela chama de ‘leitura profunda’. A preocupação de Maryanne é: “se não compreendermos as significativas contribuições e as necessidades de um cérebro que realiza leituras profundas, poderemos perdê-lo – algo que trará consequências para todos os membros de uma sociedade democrática”.

O temor da professora Wolf se apresenta em resultados de estudos recentes que mostram os prejuízos ao cérebro devido ao uso exagerado de telas e telinhas. Entre os prejuízos detectados estão o declínio do desempenho escolar e, o pior, problemas de socialização, como o bullying digital, que afeta as meninas majoritariamente. É terrível constatar o aumento significativo de suicídios de adolescentes, em todo o mundo.

Um em cada quatro países já aderiu à proibição. O Brasil chegou agora, mas no Reino Unido os celulares foram banidos das escolas há quase três anos. Os resultados positivos dessa onda anti-telas ainda não podem ser plenamente mensurados, embora estudos recentes apontem que o banimento das telinhas já está gerando melhora no desempenho escolar e na redução do bullying. Mas o caminho é longo para que seja encontrado o ponto de equilíbrio entre mais leitura de livros de verdade e o entretenimento digital.

Na opinião de Carmen de Labra Pinedo, professora de fisiologia da Universidade da Corunha, na Espanha, a leitura de livros melhora a memória e a capacidade de reter informações, entre outros benefícios neurológicos.

“Na era das redes sociais, o tempo que passamos lendo um livro diminuiu significativamente, principalmente entre crianças e adolescentes que têm maior probabilidade de passar horas em plataformas como TikTok ou Instagram. No entanto, a neurociência revela que a leitura de livros tem efeitos muito mais positivos e duradouros no cérebro em comparação com o consumo de conteúdo nas redes”, diz a professora em seu artigo.

“O psicólogo social Jonathan Haidt, autor do livro “A Geração Ansiosa” diz que hoje em dia temos uma infância baseada no celular, ao invés de uma infância baseada no brincar. Este livro explica porque a saúde mental dos adolescentes entrou em colapso ao mesmo tempo e da mesma forma em tantos países no início da década de 2010, e o que podemos fazer para reverter essas tendências alarmantes.

A ideia dos estudiosos do assunto não é a de simplesmente banir o acesso a conteúdos na Internet, especialmente num tempo em que a tecnologia digital estabeleceu-se na realidade de nossas vidas, mas é preciso encontrar o ponto de equilíbrio entre ler e brincar, para que a leitura se torne interessante para ser implementada na rotina. Com a proibição de celulares nas escolas, há um grande potencial para que crianças e adolescentes tenham maior interesse por livros, mas estes devem ser cativantes. Um desafio para autores e editoras.

Leitura e Brincadeira

A editora Ases da Literatura, de Braga, Portugal, lançou sob o selo ‘Asinha’, o livro infantil “Brincadeirópolis – A cidade mais divertida do universo”, no dia 16 de janeiro de 2025. A obra é o primeiro livro de Marcela Arantes, cineasta premiada com Kikitos e passagem pelo Sundance Festival, e roteirista de novelas infanto-juvenis de grande sucesso do SBT, como “Carrossel”, “Chiquititas”, “Cúmplices de Um Resgate”, “As Aventuras de Poliana”, “Poliana Moça” e “A Infância de Romeu e Julieta”.

O livro tem características um pouco diferentes dos livros infantis mais comuns do mercado brasileiro: são 160 páginas fartamente ilustradas, divididas em capítulos, para ler um pouco por dia/noite. O formato é compacto, cabe na mochila, e tem orelhas para marcar as páginas (que nem livro de gente grande).

A narrativa é sobre a aventura de uma turma de crianças que é convidada por seres de outra dimensão para brincar na cidade Brincadeirópolis, que se intitula ‘a mais divertida do universo’. O livro tem páginas descartáveis com apetrechos – óculos e relógios interdimensionais – para serem usados nas brincadeiras entre amigos.

“Depois de 13 anos escrevendo novelas que podem ser assistidas em família, eu quis criar uma história totalmente original, que também estimulasse o momento de conexão entre pais e filhos (e avós) por meio da leitura. Eu sou mãe e percebo o quanto é importante para as crianças o brincar e, principalmente, usar a imaginação nas brincadeiras de faz de conta.

As aventuras de Brincadeirópolis terão continuidade em outros livros e meios. “Esse é o primeiro livro, é só o início da jornada. Todo o conhecimento acadêmico e a experiência adquirida no SBT estou usando para criar o universo de Brincadeirópolis. Meu objetivo é compor um mundo de imaginação para as famílias explorarem e se conectarem, que começa com a literatura”.  Marcela está escrevendo um longa-metragem e uma série de tv baseados nesse universo e ainda grava vídeos de brincadeiras que são postados no perfil Instagram de Brincadeirópolis.

O livro está à venda no site da Amazon.

 

 Serviço:

“Brincadeirópolis – A Cidade mais Divertida do Universo”

Instagram: @brincadeiropolis

Site: www.brincadeiropolis.com.br

Autora: Marcela Arantes – IMDB

Ilustracões: Gabriel Sozz

Editora: Ases da Literatura / Asinha

 



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