Home Blog Page 1066

Setor de transporte cresce 13,9% no primeiro semestre

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) teve 0,69% de aumento em junho deste ano e um acréscimo de 3,09% em relação a junho de 2021, resultado que tem contribuição de setores como o de setor de serviços, do qual o transporte faz parte. Os dados foram divulgados em agosto pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).

O mesmo aconteceu no transporte, que teve a expansão de 0,60%. O setor também apresentou aumento de 13,9% no primeiro semestre de 2022 comparado com o mesmo período de 2021. Somente em julho de 2022, o transporte criou 8.926 novos postos de trabalho, sendo 8.588 deles ocupados pelo modal rodoviário, ainda de acordo com a CNT.

Paralelamente, indicativos da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostram que as vendas de caminhões somaram 12,3 mil emplacamentos em agosto, um aumento de 8,6% em relação a julho deste ano e queda de 2,8% em comparação com agosto de 2021.

“Quando falamos em inovação, não estamos falando apenas de tecnologia, mas ela é a força motriz dessas transformações”, afirma André Oliveira, CEO da Motorista PX, empresa do ramo da logística que disponibiliza contratação de motoristas. “Diante das mudanças tecnológicas, cabe a nós [empresas do setor de transporte terrestre] analisar o que deve acontecer no futuro em termos de organização e as decisões certas que devem ser tomadas por parte da empresa”, completa.

Para André, entre as tendências que devem ser levadas em consideração no ecossistema de negócios, hoje e no futuro, estão as novas práticas de sustentabilidade, as mudanças demográficas e um consumidor cada vez mais inovador e empoderado. “Esse consumidor sabe cada vez mais o que deseja consumir e não se contenta mais apenas com aquilo que as empresas querem que ele consuma”.

Na visão do empresário, em um mercado pautado pelo dinamismo e a alta competitividade, o surgimento de novos formatos e oportunidades de negócios internacionais é outro trunfo proporcionado pelo emprego das novas soluções de comércio exterior. 

“Contar com a tecnologia é uma premissa fundamental para enfrentar os processos burocráticos complexos que envolvem as atividades comerciais transfronteiriças”, afirma André. 

“Simplificar e agilizar os processos de importação e exportação são diferenciais estratégicos valiosos para as organizações do campo, e por meio dessas soluções é possível otimizar as etapas mais demoradas e trabalhosas”, complementa o CEO da Motorista PX, empresa que participará como expositora da Fenatran, que ocorre entre os dias 7 e 11 de novembro de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).

Para mais informações, basta acessar: https://motoristapx.com.br/



Mercado de tecnologia da informação está atento ao futuro

O mercado de tecnologia brasileiro está em expansão e vem crescendo a cada dia. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), a projeção é que o crescimento nos investimentos em tecnologia da informação seja de 14,5% no Brasil em 2022. O mesmo levantamento mostra que o país está no ranking dos 10 maiores mercados de tecnologia do mundo, já sendo líder do setor na América Latina.

Com o mercado de tecnologia em expansão, o reflexo trouxe uma enxurrada de vagas no setor. E, com muitas oportunidades de trabalho, veio a falta de profissionais qualificados para exercer certas funções.

De acordo com um levantamento produzido pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a busca por profissionais na área de TI no Brasil será de 420 mil pessoas até 2024. Em contrapartida, o mesmo levantamento mostra que o país forma cerca de 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano. O que não suprirá a estimativa da Brasscom.

Para William Schneider, Head of People na Online Applications, o maior desafio das empresas de tecnologia é lidar com este desequilíbrio do mercado. “A área de tecnologia tem oportunidades que outras áreas não possuem. Com vagas de sobra, os profissionais podem escolher a dedo em qual empresa querem trabalhar”, comenta Schneider.

Mercado crescente para mulheres

O mercado de tecnologia também apresentou um crescimento no número de mulheres atuando na área. Mesmo que ainda seja menor que a presença masculina, dados mostram que as mulheres vêm ocupando mais cargos no setor de TI.

Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, houve um crescimento de 60% na presença feminina na área de TI nos últimos cinco anos. Um número que passou de 27,9 mil para 44,5 mil mulheres.

Com o aumento das vagas no setor, novas tecnologias sendo atualizadas e criadas com recorrência, o tema tecnologia de informação vem sendo assunto em diversas mídias.

“Por mais que tecnologia esteja em alta, ainda existem assuntos que não são tão debatidos, como segurança da informação e Data Science”, comenta Livia Lisboa, apresentadora do programa de tecnologia OnlineCast.  

TI é assunto em alta

Com o aumento das vagas no setor, novas tecnologias sendo atualizadas e criadas com recorrência, o tema tecnologia de informação vem sendo assunto em diversas mídias.

“Por mais que tecnologia esteja em alta, ainda existem assuntos que não são tão debatidos, como segurança da informação e Data Science”, comenta Livia Lisboa, apresentadora do programa de tecnologia OnlineCast.  



Existem esportes em que o betsport é o mais lucrativo?

Claro, eles o escolhem não apenas por causa de seu grande amor pelo esporte e compensação por sua sede de emoções. Para alguns, o betsport é uma oportunidade de obter lucro financeiro. É claro que diferentes esportes envolvem a conclusão de apostas que são diferentes em suas características.

Ao mesmo tempo, alguns dos especialistas acreditam que existem determinadas competições desportivas que, pelas suas características distintivas, permitem realizar apostas com maior rentabilidade.

Beisebol
As apostas da liga de beisebol da MLB são particularmente populares nos Estados Unidos. E isso pode ser explicado por vários motivos:

● Um grande número de jogos. Em média, mais de 2400 jogos acontecem em uma temporada. É claro que você pode fazer uma aposta em cada evento.

● Margem bastante baixa. Por exemplo, na NBA e na NHL, as chances de um time vencer são em torno de 1,9 e 1,9. Acontece que a margem é de 5,2%. No entanto, se estamos falando da liga de beisebol da MLB, as casas de apostas definem cotações para a vitória das equipes em torno de 1,95 e 1,95. A margem neste caso é um pouco menor do que para outros tipos de disciplinas esportivas.

● É relativamente fácil prever o resultado de um evento. Existe uma opinião generalizada entre os apostadores de que é melhor escolher o betsport para tipos únicos de competições. Isso se explica pelo fato de que um mínimo de dados será necessário para a análise. Ao mesmo tempo, o basquete como esporte de equipe exige a consideração das características da equipe de atletas de uma só vez. No entanto, a partida depende em grande parte do jogador arremessador e rebatedor. Então, você deve prestar atenção aos arremessadores e batedores. Naturalmente, neste caso, o confronto já será como «um a um», o que facilita muito a elaboração de uma previsão independente.

Tênis de mesa
Algumas das áreas do tênis de mesa da betsport ainda não são bem dominadas pelas casas de apostas.

É claro que são atraentes para quem gostaria de apostar com lucro.
Informações sobre os resultados estimados das partidas não são tão fáceis de encontrar.

Mas para aqueles que estão profissionalmente interessados em betsport, isso é mais uma vantagem do que uma desvantagem. Após a realização de uma «investigação», é possível identificar o nível real dos atletas.

Por sua vez, as casas de apostas não costumam focar neste esporte, dando mais atenção às competições mais populares.

Boxe
Apostar em eventos esportivos do mundo do boxe também pode terminar positivamente para os apostadores.

Mas os usuários precisam considerar fatores secundários que podem de alguma forma determinar o resultado do jogo. Por exemplo:

● Aposte no empate. Este é um resultado bastante comum quando se trata de grandes eventos em que muitos fãs estão presentes. Não é só que a luta acontece entre atletas de igual força. É possível que a situação em que a competição terminou em empate seja simplesmente benéfica para os organizadores. Depois, definitivamente, será uma revanche de meninos, que trará um grande caixa.

● Aposte no visitante. Em alguns casos, as empresas de apostas podem alterar intencionalmente as probabilidades – isso não é segredo. No entanto, tendo certo conhecimento, os usuários podem prever o desenvolvimento de eventos, por exemplo, entender que o outsider tem todas as chances de ganhar.
● ● Resultados de pesagem. Embora os coeficientes de ambos os atletas possam ser definidos de forma idêntica, isso não significa que a forma física não afete o resultado final. Por exemplo, se um dos lutadores parece exausto, cansado, então o melhor pode usar esse conhecimento para seus próprios propósitos.

Claro, não existe uma estratégia de apostas eficaz absolutamente correta. No entanto, se você entender um pouco mais sobre esportes do que o resto, poderá obter melhores resultados nas apostas.



Marketing de influência dispara com o crescimento de influenciadores no Brasil

Segundo uma pesquisa realizada pela Influencer Marketing Hub, empresa dinamarquesa especialista em produção de conteúdo para as redes sociais, mais de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo se consideram criadoras de conteúdo. E o Brasil está no topo deste ranking, contabilizando aproximadamente 10,5 milhões de influenciadores que utilizam o Instagram, de acordo com um levantamento divulgado no portal de notícias, Valor Econômico. 

Conceito de marketing de influência 

O conceito de marketing de influência: ele é um conjunto de estratégias que utilizam de uma pessoa (influencer) para convencer e influenciar na decisão de compra do consumidor, em prol da marca. Pode parecer um conceito atual, mas utilizar a influência como ferramenta de marketing é algo antigo e acontece desde o surgimento da mídia. Ao analisar o comportamento humano observa-se que há influências atuando em sua conduta o tempo inteiro, seja uma opinião recebida no ambiente familiar, uma recomendação no ambiente corporativo, um anúncio na mídia, etc. 

Uma das definições da palavra ‘Influência’, segundo o dicionário, é: o poder de produzir um efeito sobre os seres ou sobre as coisas. Esse é o principal objetivo de uma empresa, despertar o interesse em seus consumidores e produzir um efeito neles – a compra de seu serviço ou produto. E com o crescente uso das redes sociais, utilizar influenciadores pode ser uma excelente estratégia para alcançar esta meta com mais facilidade. 

A era dos “Prosumers”

Com o sucesso exponencial das mídias digitais, tornou-se mais fácil impactar um grande número de pessoas, antes poucas pessoas tinham acesso à mídia, ficando restrito a artistas e famosos. Atualmente, na era digital, uma pessoa desconhecida consegue se tornar um influenciador e isso possibilitou o surgimento dos “prosumers”. Este foi um termo criado pelo escritor Alvin Toffler na década de 1980, a partir da junção das palavras produtores e consumidores, o conceito define o novo papel dos usuários na internet, em que além de consumirem, criam conteúdos simultaneamente. 

“Não existe internet, muito menos rede social, sem conteúdo”, Trecho retirado do livro “Economia da Influência”, escrito por Flávio Santos. É o conteúdo que faz a internet girar e continuar ativa, é isso que garante o sucesso de um perfil ou de um influencer, oferecer conhecimentos e coisas que agreguem ao público. 

Crescimento do mercado 

Ainda segundo a pesquisa realizada pela IMH, a indústria de marketing de influência deve movimentar aproximadamente 16,4 bilhões de dólares em 2022. Este valor evidencia a grande tendência de mercado que está surgindo, e segundo um levantamento feito pela Nielsen, empresa especializada em percepções, dados e análises de audiência, entre 2021 e 2022, estima-se que haverá um crescimento de 53% do investimento das marcas em marketing de influência. 

Benefícios do marketing de influência 

Por meio dessa estratégia é possível atingir resultados positivos como:

– Facilidade em captar a confiança dos consumidores;

– Alcançar o público certo, impactando pessoas interessadas no nicho em que a empresa atua;

– Maior originalidade da marca;

– Fortalecer a imagem da marca e gerar valor afetivo nos consumidores;

– Potencializar os valores e a história da empresa;

– Oferece um gama de possibilidades de criação de conteúdo, em que é possível explorar diferentes formatos, assuntos e características do produto/serviço oferecido;

– Aumento das conversões de venda;

– Aumento da presença online e apresentação da marca para uma grande quantidade de pessoas.

Marketing de influência nas pequenas empresas 

“Pessoas gostam de pessoas, o ser humano é sociável e gosta de se relacionar e trocar experiências. esta é a forma mais fácil de criar confiança e identificação com o público.”, diz Marcio Samia, fundador da agência de marketing 360° Imediatto Comunicação. 

A aplicação do marketing de influência não se limita apenas a grandes empresas, existem influenciadores de diversos nichos, quantidade de seguidores e que negociam de formas diferentes, então é possível encontrar o parceiro que mais se encaixa com uma microempresa. 

Diante o exposto, são bons os resultados obtidos a partir desta ferramenta e com isso surge o maior desafio para as empresas: encontrar o influencer que mais combine com cada segmento. Em uma entrevista com Marcio Samia, ele explicou o passo a passo de como é feito o planejamento e o processo de escolha dos influenciadores digitais. 

“O primeiro passo é definir quais são os objetivos com a campanha de influenciadores, observando fatores como a necessidade do negócio, o nicho de mercado atuante e o orçamento disponível” – explica Marcio. O segundo passo é o estudo intensivo de mercado e público, analisando quais tipos de conteúdo o público consome, os canais digitais que eles mais utilizam, quais os influenciadores eles acompanham e principalmente o que os influencia na tomada de decisão de compra.

Posteriormente é importante buscar por influenciadores que possuem o mesmo público que o próprio negócio e que se identifiquem com os valores da marca, esse é o ponto mais importante, já que o objetivo é conquistar a confiança por meio de uma indicação real do produto. Ao escolher o influenciador certo é importante planejar o que será feito junto com ele, definindo o formato que será publicado (post no feed, story, reels, vídeo em outras plataformas, etc.), a frequência e a linguagem utilizada. 

“Depois de planejar e colocar a campanha em ação é essencial analisar métricas como impressões, pessoas alcançadas, engajamento, novas visitas ao site, leads gerados e conversões de vendas”, Finaliza o especialista em marketing. 

O marketing de influência pode ser uma boa ferramenta já que traz grande retorno e não precisa de grandes investimentos. A chave de seu sucesso é o profundo estudo do mercado e do nicho para definir a estratégia correta. Contar com a ajuda de uma agência de marketing pode ser uma ótima solução, já que ela te disponibiliza o caminho correto a ser seguido.



Diversidade aumenta inovação e produtividade nas empresas, diz OIT

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ambientes inclusivos e com igualdade de gênero aumentam seus índices de inovação e desenvolvimento. De acordo com o estudo, equipes diversificadas fazem com que a empresa cresça nos quesitos de ESG e consequentemente eleva seu valor de mercado.

A ONU reforça que empresas ficam mais alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável quando praticam ações de ESG (sigla em inglês que significa Ambiente, Sociedade e Governança), políticas corporativas que contribuem para o desenvolvimento dessas esferas em busca de um objetivo comum. As principais metas da ONU até 2030 estão relacionadas à preservação do meio ambiente, igualdade social e erradicação da fome no mundo.

De acordo com o Objetivo Nº 5 de Desenvolvimento Sustentável, definido pela instituição, deve-se alcançar igualdade de gênero e garantir o empoderamento feminino dentro da agenda 2030. Nesse quesito o âmbito social do ESG pode ser englobado dentro das organizações a partir de práticas de inclusão no quadro de colaboradoras e cargos de lideranças, sendo necessárias iniciativas que tragam e retenham talentos diversos.

Segundo pesquisa realizada pela Deloitte em 2021, 42% das empresas entrevistadas disseram estar alinhadas com os conceitos do ESG, além de mostrar que  mais de 80% delas acreditam que práticas de diversidade aumentam a inovação e valor de negócio.

A startup Blend Edu, especialista em diversidade, fez um estudo mostrando a importância dos coletivos de afinidade dentro das organizações, onde 70% das entrevistadas disseram ter coletivos desse tipo. Essa prática já é realidade em muitas empresas, porém além de criar iniciativas, a gestão precisa fazer com haja a inclusão de fato. Firmar compromissos que façam com que a diversidade seja vivida na prática e não somente nos discursos ou códigos de conduta.

Segundo pesquisa realizada pelo Infojobs em março de 2022, 61% dos colaboradores entrevistados que já sofreram algum episódio de racismo dentro do ambiente de trabalho não realizaram queixas formais por medo. Apenas 11% relatou o crime para superiores e 10% para os Recursos Humanos, e 18% confrontou diretamente a pessoa a qual teve a atitude discriminatória. No Brasil existe uma lei que  proíbe qualquer ação de discriminação em relação ao ambiente de trabalho, seja por gênero, raça, idade e outros fatores, sendo passível de multa ou detenção nos casos mais graves

Corinne Ripoche, presidente regional da Adecco, empresa de consultoria de recursos humanos, destacou em entrevista para a Forbes neste ano, que  “se as mulheres tivessem os mesmos ganhos que os homens, a riqueza global cresceria em US$ 172 trilhões”.

A executiva também afirma que hoje as empresas priorizam por benefícios que auxiliem na manutenção da saúde mental dos colaboradores. E proporcionar um ambiente mais inclusivo e com saúde mental é função dos gestores junto com os Recursos Humanos. 

Corinne ainda reforça que jovens da geração Z, ao buscarem uma oportunidade no mercado de trabalho, olham primeiramente para a relação da empresa com diversidade, inclusão e sustentabilidade antes de aceitarem o contrato.

Segundo pesquisa realizada pela Lexly, empresa de tecnologia focada em soluções jurídicas, as questões relacionadas ao Direito são uma das principais causas de estresse e ansiedade nas pessoas, afetando diretamente sua saúde mental. O estudo também mostrou que 58% dos entrevistados acreditam que um programa de acesso jurídico seria essencial para ajudar nesse momento.

 



Copa do Mundo deve motivar novos golpes durante a Black Friday

A data mais aguardada do varejo será inusitada em 2022: marcada para começar à meia-noite do dia 25 de novembro, a Black Friday coincidirá com a estreia do Brasil na Copa, que ocorrerá somente algumas horas antes (às 16 horas do dia 24).

Para os especialistas em segurança, isso pode ser um prato cheio para os trapaceiros da internet, que tendem a preparar seus golpes valendo-se do espírito da festa e do impulso para comprar. Por isso, eles recomendam atenção na hora de aproveitar as ofertas.

“A Copa do Mundo mexe com os ânimos dos brasileiros e os cibercriminosos sabem disso. Portanto, os consumidores precisam tomar alguns cuidados para não serem surpreendidos”, afirma Benhur Cezar, diretor de tecnologia e responsável pela segurança da Estrela10, loja de departamentos virtual.

Como exemplo, ele cita as novas possibilidades de pagamento, como Pix e QR Code, que são muito práticas, mas podem ser perigosas, especialmente pela rapidez do processo. “O sistema está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e as transferências ocorrem em segundos. Com isso, qualquer transação fraudulenta efetivada instantaneamente pode só ser percebida depois”, alerta Cezar.

O especialista deixou sete dicas para tornar as compras online mais seguras:

1 – Optar pelo pagamento com cartão de crédito virtual sempre que possível

O cartão virtual funciona como uma extensão da modalidade física, mas com informações específicas criadas no app do banco. Dessa forma, para visualizar os dados do titular, é necessário utilizar o aplicativo da instituição financeira.

Além disso, os cartões virtuais contam com todos os dados necessários para uma compra online, como nome do titular, número do cartão, data de vencimento e código CVV. Essas informações são alteradas sempre que uma nova versão digital do cartão é criada, o que adiciona uma camada de segurança nas transações.

2 – Se for pagar no Pix, conferir os dados antes de efetuar a transferência

Normalmente, a opção de pagar no Pix vem acompanhada de desconto significativo, assim como o pagamento por boleto. No entanto, essa é a forma mais insegura de fazer uma transação online pelos motivos mencionados acima. 

Caso o cliente deseje aproveitar o desconto, é importante que fique atento aos dados do Pix e do boleto antes de efetuar a transferência. “É bom se informar sobre os dados da loja, como nome fantasia e CNPJ, porque em caso de fraude é muito difícil conseguir rastrear para onde foi o valor”, afirma Cezar.

3 – Verificar sempre o domínio do site 

Ao efetuar uma compra, é bom observar o domínio do site e se há cadeado de segurança. Vale a pena conferir também se há selos no Rodapé do site, como Reclame Aqui e E-bit. “Eles indicam que aquele link é, de fato, confiável”, diz o diretor da Estrela10. 

4 – Não clicar em links que chegam pelo WhatsApp

Nunca clicar de primeira em links que chegam pelo WhatsApp nem por e-mail ou SMS. Essas supostas promoções e oportunidades únicas podem levar a sites falsos, formulários maliciosos, instalação de APKs não solicitados ou até arquivos executáveis.exe e plugins, em caso de uso do WhatsApp Web, no computador.

5 – Cuidado com ofertas muito agressivas

O ditado que diz: “quando a esmola é demais o santo desconfia” é verdadeiro. Se o preço de um determinado produto está muito abaixo, o cliente precisa ficar esperto: pode ser golpe.

6 – Prestar atenção na ortografia das comunicações

Uma oferta de uma loja oficial certamente foi escrita por profissionais e revisada muitas vezes. Logo, não é normal que ela traga erros gritantes de português. Se esse for o caso, há razões para não acreditar.

7 – Desconfiar de ligações que pedem dados

Não é normal receber uma ligação de uma loja ou operadora de cartão de crédito solicitando dados pessoais – ainda mais dados bancários. E é importante nunca fornecer informação alguma por telefone, pois elas podem ser utilizadas de inúmeras formas para fraudar operações.



Evento internacional discute o sistema de saúde do futuro

Um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) elencou como a Inteligência Artificial (IA) pode fortalecer a área em todos os países. O documento Ethics and Governance of Artificial Intelligence for Health, na traduçãoÉtica e Governança da Inteligência Artificial na Saúde”, lista o papel que ela pode desenvolver no setor, com benefícios no atendimento clínico, em pesquisas, ampliação de novos fármacos, além de implementação de políticas, a exemplo de monitoramento de doenças, resposta a surtos e gerenciamento de sistemas. As novas tecnologias, que transformam a forma como o cuidado é oferecido, as possibilidades de uso da IA, os avanços em diagnósticos e tratamentos estarão na rodada de debates de evento gratuito e online, voltado para profissionais da saúde, médicos e gestores, no próximo dia 4 de novembro, a partir das 9h. Com palestras curtas e objetivas, a ação vai abordar o sistema de saúde na sua integralidade, da gestão às práticas médicas, com a participação de mais de 50 palestrantes de entidades públicas, privadas e internacionais.

Com o tema “O Sistema de Saúde do Futuro, hoje”, a terceira edição do Summit Internacional Americas, um dos mais importantes encontros anuais do setor, abrange diversas especialidades e aspectos, como gestão, inovação, tecnologia e linhas de cuidados. Conrado Cavalcanti, diretor de medicina diagnóstica e das unidades ambulatoriais da rede Americas e um dos membros da comissão científica do evento, diz que a ideia é ampliar as estratégias não só em gestão de protocolos mais eficientes, mas em avanços que possam gerar melhorias em todo o setor. “ Atualmente, é impensável falarmos de saúde sem mencionarmos as novas tecnologias, que transformam a forma como o cuidado é oferecido. O apetite por investimentos está maior e, no cenário atual, em que é preciso ser veloz para se manter competitivo, metodologias ágeis vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado”, explica.

Em uma rodada ampla e com temas apresentados por nomes de destaque no cenário da saúde, palestras simultâneas vão acontecer e, dependendo da área de atuação, atender aos diversos interesses da audiência, a exemplo de como as startups e a Inteligência Artificial estão se revelando fundamentais para acelerar as transformações. Rafaela Guerra, diretora de Care Delivery do UnitedHealth Group Brasil, diz que há inúmeros benefícios observados quando empregamos adequadamente essas possibilidades. “Contudo, ainda há certa resistência causada pela insegurança e desconhecimento do real potencial das parcerias com as startups e da aplicabilidade das ferramentas de IA, assim como o grande impacto que podem trazer para os papéis e processos existentes no negócio”, pondera a executiva.

Nas inovações, dentro das diversas especialidades que estarão nas mesas, por exemplo, em transplantes, a incorporação de biomarcadores de lesão às células renais e detecção de problemas de modo mais precoce estará na pauta da moderadora e chefe do Sistema de Excelência em Nefrologia e Transplante do UnitedHealth Group Brasil, Maria Fernanda Carvalho.“ Será uma oportunidade para falarmos sobre os avanços técnicos do transplante hepático e as fronteiras que estão sendo ampliadas na transplantação em oncologia e, ainda, nos atualizarmos sobre os aspectos mais importantes do transplante de fígado na criança, com um time que tem a maior experiência e os melhores resultados na América Latina”, ressalta.

Paulo Cesar Souza, médico e membro da comissão científica e curadoria do Summit, explica que essa edição será de palestras curtas e objetivas, o que permite a audiência migrar de temas que sejam de suas áreas de interesse e consigam absorver as informações nos distintos painéis em apenas um clique. “Com formato inovador, o Summit oferece aprimoramento, de modo dinâmico, em um momento que temos pouco tempo, mas em que é preciso atualização contínua em um setor em constante evolução”, finaliza.

Serviço:

Summit Internacional Americas – Evento online

Dia: 4/11, das 9h às 17h30

Inscrições e informações: https://www.summitamericas.com.br/home

 



Startup carioca de receitas lança modelo de publicidade com alto engajamento

O marketing de influência é um dos segmentos que mais crescem em todo o mundo. Isso pode ser explicado pelo avanço das redes sociais e o aumento no número de influenciadores e de criadores de conteúdo. As empresas, cada vez mais digitais, procuram perfis que sejam compatíveis com o seu nicho e fecham parcerias com o intuito de vender, engajar e tornar o item conhecido no mercado. De acordo com uma pesquisa, da Statista e HootSuite, o Brasil é líder no ranking de países em que as recomendações de influenciadores digitais mais motivam decisões de compra. Além disso, pelo menos 43% dos brasileiros afirmam que já realizaram uma compra por indicação de influenciadores ou celebridades.

Agora, os conteúdos dos cozinheiros podem ser patrocinados por marcas de alimentos e insumos do mercado num formato que oferece alto engajamento e longa duração, diferentemente das mídias tradicionais. As empresas poderão escolher os perfis que mais se encaixam com a ação para criarem receitas com seus produtos, alcançando o consumidor no momento certo, enquanto está se preparando para cozinhar. As marcas também poderão escolher a quantidade de chefs, o período de criação de receita e quais produtos ganharão mais visibilidade na plataforma.

“Buscamos todos os dias a maneira ideal de valorizar o trabalho e criações dos chefs. Afinal, eles são os nossos criadores de conteúdo e por meio das receitas compartilhadas todos os dias, conseguimos, em média, seis milhões de visualizações por mês”, comenta Claudio Gandelman, CEO e fundador do DeliRec. “Abrir espaço para as marcas anunciarem conosco é também oferecer não só o alcance, mas o engajamento de uma plataforma nichada em gastronomia e que conta com mais de 800 mil usuários apaixonados por cozinhar”, explica o executivo.

Todas as receitas patrocinadas ficarão por no mínimo 1 ano no DeliRec (app e web), em uma página da marca e também no perfil de cada cozinheiro participante. A plataforma entenderá todas as expectativas da marca e os perfis dos criadores de conteúdo serão selecionados de acordo com cada ação. As receitas com ingredientes e produtos da marca poderão ter vídeo, além de imagens. Por exemplo, se uma empresa de farinha de trigo quiser uma campanha sobre bolos e contratar 10 cozinheiros, será possível postar o processo em vídeo e fotos.

Haverá marca d’água em todas as receitas e o conteúdo será divulgado não apenas organicamente, como também nas comunicações do DeliRec, como newsletters, notificações de push e redes sociais. Além disso, todas as receitas produzidas com o patrocínio serão divulgadas nas redes sociais dos próprios chefs. Também será criado um perfil exclusivo para cada anunciante, onde será possível encontrar todos os conteúdos com os ingredientes da marca.

“Essa novidade beneficiará muitas pessoas. Os cozinheiros terão mais uma oportunidade de gerar renda fazendo o que amam: cozinhar e preparar as delícias. As marcas poderão atingir um público engajado e que acessa todos os dias o DeliRec para aprender novas receitas. Os produtos anunciados terão visibilidade desde o primeiro dia da ação até depois de 1 ano. Já os usuários terão conteúdos fresquinhos e com maior qualidade, além de serem impactados com os ingredientes dos anunciantes”, afirma Gandelman.

O DeliRec, está disponível nas versões web e aplicativo para celulares Android e iOS. Lançado em março de 2021, o app conta com mais de 800 mil usuários. Por trás do sucesso, estão sócios com grande experiência no mundo da inovação, como Claudio Gandelman, CEO e um dos precursores da internet no país, Maurício Bastos, CTO.



Canon Medical inaugura espaço na Casa Canon

Nesta quarta-feira, dia 26, a Canon Medical inaugurou um espaço dentro da Casa Canon, que fica na Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 86, na Vila Mariana, São Paulo. Nesse local, será possível expor equipamentos médicos de ultrassom mais modernos, além de ferramentas interativas para apresentar as várias tecnologias da Canon Medical no espaço, ou seja, será possível apresentar todo o portfólio de produtos da empresa médica.

Participaram do evento o presidente da Canon do Brasil, Masahiro Sato, em visita inédita ao Brasil, do presidente da Canon Medical do Brasil, Flávio Martins, do diretor de Marketing da Canon Medical, Eduardo Davigo, entre outros profissionais, foram convidados também importantes nomes da radiologia, incluindo o Dr. Cesar Nomura, presidente da Sociedade Paulista de Radiologia.

“O espaço dentro da Casa Canon é fundamental como uma ferramenta para aumentar a nossa capacidade de expor as tecnologias da Canon Medical e também fortalecer a nossa marca, já que estamos expondo em um espaço com toda a gama de produtos da Canon”, afirma o diretor de Marketing da Canon Medical, Eduardo Davigo.

A Canon Medical utilizará o espaço por agendamento, dessa forma será possível apresentar de maneira mais adequada as tecnologias e novidades da empresa. 

Serviço

Lançamento espaço da Canon Medical na Casa Canon

Quando: dia 26 de outubro de 22

Onde: Casa Canon

Horário: 18h às 22h.



Aluísio Gomes aborda sobre a educação ambiental e sustentabilidade em seu livro

O autor Aluísio Gomes lança a obra “Educação Ambiental e sustentabilidade no Brasil: Entre o discurso político e as práticas educativas no Ensino Superior” neste ano de 2022, juntamente com a Editora Autografia. O livro pode ser encontrado nas versões física e digital nos sites especializados e no da editora.

O objetivo central e principal do livro é apresentar e fazer conhecer através de representações sociais, os eixos da Educação Ambiental a partir do olhar de professores, alunos, diretores e representantes políticos, bem como possíveis lacunas entre os respectivos discursos e práticas educacionais. Da mesma forma pretende-se saber que ele também aspira a conhecer os níveis de relevância do currículo relacionada à educação ambiental bem como a sustentabilidade no ensino superior na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas em Petrolina, Pernambuco, Brasil.

O autor realizou uma pesquisa científica com estudantes, professores e dirigentes da instituição pesquisada e políticos relacionados à Educação Ambiental e Sustentabilidade com o fim de obter respostas às diversas indagações relativas ao porquê da não inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares do ensino superior. O conceito de Educação Ambiental e Sustentabilidade ainda é confundido com ações ecológicas, defesa do meio ambiente, pequenos gestos em datas específicas nas escolas de nível fundamental.

Professor Doutor em Educação, Aluisio Gomes nasceu na divisa dos municípios de Ouricuri e Petrolina em Pernambuco, licenciado em Letras pela Universidade de Pernambuco, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Educação Ambiental, mestrando em Educação na Universidade Europeia Del Atlântico da Espanha, professor na FACAPE – Faculdades de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina, defendeu sua tese de doutorado em Educação Ambiental e Sustentabilidade na Uncuyo – Universidade Nacional de Cuyo, Mendoza Argentina, tese da qual gerou o livro.



Nexoos celebra 7 anos com mais de 12 mil empresas impactadas

A fintech de crédito para empresas Nexoos está completando 7 anos de atuação no mercado nacional.  A empresa opera por meio do modelo marketplace lending, que conecta empresas e fontes de capital.

Mais de 950 milhões de reais já foram financiados para pequenas e médias empresas. A fintech conta com mais de 7 mil investidores cadastrados em sua plataforma, 12 mil empresas e aproximadamente 240 mil vidas impactadas. Somente no mês de agosto, a empresa financiou mais de 32 milhões de reais.

Fundada por Daniel Gomes e Murilo Bassora, atuais CEO e CTO da fintech, a Nexoos tem soluções financeiras para as PMEs. “Desde 2015, ano em que a Nexoos foi criada, foi financiado mais de 950 milhões de reais”, afirma Daniel Gomes, CEO da Nexoos.

Fundada em 2015, a Nexoos, foi adquirida pela Ame Digital em 2021.  “Nesses 7 anos, desenvolvemos a empresa, investimos em tecnologia, pessoas, processos e, continuamente, estamos atentos ao criar produtos financeiros para as PMEs. Avançamos muito, mas ainda é só o começo”, finaliza Daniel Gomes.



Pesquisas apontam otimismo com as vendas da Black Friday

Há um otimismo para alavancar as vendas durante a Black Friday. Pesquisa Black Friday 2022, do UOL, mapeia que a proximidade da Copa do Mundo com a promoção impulsiona o interesse pelas compras. Dados gerais da pesquisa, realizada em parceria com a MindMiners, mostram que 62% dos entrevistados declararam intenção de ir às compras no próximo dia 25 de novembro.

Grande parte dos entrevistados afirma estar mais animada em fazer compras em função da Copa Mundo, afinal o primeiro jogo será no dia 24 de novembro. A pesquisa do Uol foi realizada entre 23 e 27 de junho. Ao todo, cerca de 1 mil pessoas acima de 18 anos conectadas à internet, das classes ABC e de todas as regiões do Brasil, responderam ao questionário online – na plataforma MeSeems, da MindMiners.

“O negócio precisa estar preparado para aproveitar essa disposição do consumidor para fazer compras”, afirma Ricardo Nunes, que fará curso gratuito e online com recomendações para aproveitar a data promocional. “Vale considerar que para alguns dos seguimentos essa é a segunda data mais importante do ano, só perdendo para o Natal”, acrescenta o empresário, que compartilha o seu conhecimento de mais de 30 anos de varejo, como fundador da Ricardo Eletro. Atualmente, ele comanda a R1 Formação Empreendedora. 

Na Black Friday 2022, apesar do otimismo do consumidor apontado na pesquisa, os comerciantes enfrentam desafios que podem afetar as vendas, pontua Nunes: inflação, crescimento do PIB previsto para abaixo de 0,5%, dólar acima de R$ 5, desemprego e taxa SELIC alta.

Uma pesquisa do portal Instituto Reclame AQUI revela que: 

  • 74,4% apontam que o preço será definitivo na decisão de compra;
  • 73% preferem e desejam ver descontos em eletrodomésticos e eletroportáteis, linha branca e eletrônicos;
  • 38,2% pretendem pagar itens de valor alto à vista, desde que as lojas ofereçam um bom desconto.



Viapol investe em apoio ao esporte feminino

Marcada para novembro, a segunda edição da Brasil Ladies Cup 2022, evento promovido com patrocínio Ouro da Viapol, já tem a programação oficial anunciada. A semana de desenvolvimento do futebol feminino contará com workshops, ativações e ações sociais para reforçar a importância da modalidade e também mostrar como as empresas podem apoiar o esporte.

“Na Viapol, abraçamos diversos movimentos que visam mudar a realidade feminina e valorizar a mulher. Ao patrocinar esse importante evento esportivo, reforçamos nosso objetivo de apoiar atletas mulheres a construir sua história e acreditar no seu protagonismo frente ao esporte e iniciativas sociais”, conta Cristiane Gottsfritz, Gerente de Marketing da Viapol.

A Brasil Ladies Cup tem se empenhado em promover debates sobre a inclusão e a equidade de gênero em um momento de crescente interesse pelo futebol feminino no país. Além disso, dá peso às discussões sobre a presença da mulher dentro e fora dos campos, a luta pela igualdade de gênero no esporte e na sociedade como um todo. “Nos orgulhamos de ver mulheres ocupando lugares tão reconhecidamente masculinos. A organização do evento tem feito um admirável esforço de inclusão. É uma satisfação para a Viapol participar desse momento”, afirma.  

Para Cristiane Gottsfritz, o apoio à segunda edição da copa feminina no Brasil está alinhado à visão da empresa de promover oportunidades às mulheres. “As empresas precisam se conscientizar cada vez mais da importância da promoção da igualdade de gênero”, diz.

Todas as partidas terão transmissão da Sportv e a grande final passará também em TV aberta, na Band. As partidas da fase de classificação terão entrada gratuita, tanto em Araraquara como Jaú, com arrecadação de 1kg de alimento na porta (opcional ao torcedor).  Confira a tabela detalhada da competição:08/11 (15h30) – Universidad do Chile x Flamengo (Araraquara)08/11 (18h30) – São Paulo x Ferroviária (Araraquara)09/11 (16h00) – Palmeiras x Santos (Jaú)09/11 (19h00) – Internacional x Atlético de Madrid (Jaú)10/11 (15h00) – Ferroviária x Universidad do Chile (Jaú)10/11 (18h00) – Flamengo x São Paulo (Jaú)11/11 (18h00) – Atlético de Madrid x Palmeiras (Araraquara)11/11 (21h00) – Santos x Internacional (Araraquara)12/11 (15h00) – São Paulo x Universidad do Chile (Araraquara)12/11 (18h00) – Ferroviária x Flamengo (Araraquara)13/11 (11h00) – Palmeiras x Internacional (Jaú)13/11 (13h00) – Santos x Atlético de Madrid (Jaú)15/11 (14h00) – Vencedor Grupo A x Vencedor Grupo B (Araraquara) – grande final



Mais de 2,7 milhões de empresas foram abertas em 2022 no Brasil

Dados do Painel Mapa de Empresas, publicado no portal Gov.br recentemente, indicam cerca de 20 milhões de empresas ativas no país, sendo 2,7 milhões abertas em 2022. Em um momento de busca de retomada ainda sob os efeitos da pandemia de Covid-19 e as incertezas das eleições presidenciais, esses números são robustos. Porém, vale observar o total de empresas extintas até o momento: aproximadamente 1,1 milhão.

Informações provenientes da Pesquisa Anual do Comércio (PAC), organizada pelo IBGE, também em agosto passado, apontam que o primeiro ano da pandemia foi responsável pelo fechamento de mais de 100 mil empresas e número superior a 400 mil demissões. Em nota, o instituto apontou o cenário pandêmico e a dificuldade de planejamento de famílias e empresas para lidar com o momento crítico.

Lidar com limitações orçamentárias pode ser um desafio tanto na administração de empresas quanto no contexto familiar. Em seu portal, o Sebrae indica algumas estratégias de planejamento financeiro para empresas, como monitorar a saúde financeira da empresa, o fluxo de caixa, a precificação correta de produtos e serviços, definir já no começo do ano as estratégias promocionais a serem tomadas durante o ano entre outras.

A diretora da New Consultoria Empresarial, Juliana Borges concorda, e acrescenta: “Infelizmente, a grande maioria dos empreendedores só desenvolve uma visão gerencial da empresa depois de ter problemas ou estar quase em fase de fechamento”. Ela afirma que saber que as áreas comercial e de produção são fundamentais é essencial, mas não se deve esquecer da organização financeira, jurídica e tributária, por exemplo.

O valor do produto/serviço pode determinar o futuro do negócio

Em publicação de janeiro deste ano, o Portal Serasa Experian informou sobre os riscos da precificação incorreta de produtos ou serviços, lembrando que o empresário deve considerar diversos fatores, como custos de fabricação, impostos, retorno sobre investimento (ROI), bem como a concorrência e a demanda. Conforme a instituição, errar neste aspecto pode provocar o fechamento da empresa.

Por fim, Juliana Borges destaca alguns comportamentos que podem evitar que empresas corram risco: “é importante desenvolver um plano financeiro e revisá-lo periodicamente. Isto ajuda a estabelecer as metas e objetivos da empresa. Ademais, elaborar uma estratégia tributária paralela ao trabalho de rotina do seu contador e propor regras para proteger seu patrimônio e o CNPJ ao escolher os sócios podem mitigar riscos que podem comprometer sua empresa. Enfim, manter uma visão gerencial  do negócio é essencial”.

Para mais informações, basta acessar: www.newempresarial.com.br



Investimento em publicidade digital ultrapassa R$ 14 bilhões

O investimento em publicidade digital ultrapassou a marca de R$ 14 bilhões no primeiro semestre de 2022. Esse aumento está atrelado ao aumento do número de pessoas que utilizam a internet em território nacional, que segundo relatório Digital 2022 Global Overview Report, o Brasil passou de 90,6 milhões de usuários em 2012 para 165 milhões em 2022. Além disso, esses acesso já abrange 97% dos consumidores em regiões metropolitanas do Brasil, aponta estudo pela Interactive Advertising Buereau (IAB).

Nessa pesquisa, também foi feito um levantamento para mensurar os principais meios que as pessoas utilizam para navegar pelas redes. O telefone celular é o primeiro colocado disparado, com 82% de utilização, em seguida, estão os computadores e Smart Tvs com porcentagens bem menores, de 40% e 23% respectivamente.

Esse grande engajamento da população no meio digital, justifica o movimento positivo de investimento em publicidade por parte das empresas. Segundo o estudo divulgado pelo IAB, o primeiro semestre de 2022 obteve um investimento recorde de R$ 14,7 bilhões, um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2021.

O estudo também mostra, que a verba é alocada em 3 grandes canais, sendo elas, as Redes Sociais, plataformas de busca e Publishers e Verticais, dentre elas, as redes sociais concentram 52% do investimento e as plataformas de buscas 29%.

Os canais das Redes Sociais concentram o maior investimento devido à grande quantidade de horas que as pessoas passam navegando em suas plataformas, conforme evidenciado no estudo da WeAreSocial, no qual mostra que a média de tempo gasto por um usuário no YouTube é de 23,7 horas por mês, e de 19,6 horas mensais no Facebook. 

Se tratando das plataformas de busca, o grande destaque é o investimento no Google Search, onde é possível comprar links patrocinados, que recebem o nome de Google Ads, que são exibidos em posições estratégicas nas páginas de resultado do Google, segundo declaração do diretor de criação da Agência de Marketing Digital Sigu, Vitor Gouveia.

Conforme o relatório Google Ads Benchmark Report, divulgado pela agência de marketing US-based, entre o final de 2021 e o primeiro quarto de 2022, o custo por clique (CPC) pago pelas Google Adwords aumentaram 43% e 39% respectivamente em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Somado a isso, no estudo já citado da IAB Brasil, o investimento em publicidade digital está em constante crescimento desde 2020, aumentando a competitividade na compra de palavras-chave, além disso, o Dólar sofreu uma intensa alta no segundo semestre de 2021, também contribuindo para um aumento do custo na compra de anúncios pagos, que em sua maioria são comercializados na moeda americana.

Em declaração a matéria publicada no site da Cenário Capital, Alexandre Carvalho Rezende, CEO e co-fundador da empresa responsável pela publicação, declarou que, o investimento nos 3 grandes canais são essenciais para a publicidade de digital, e acredita que o aporte de capital nesses setores deve continuar, além disso, ele comenta que a tendência para o próximo ano é o aumento contínuo do Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Segundo ele, esse aumento continuará dificultando o retorno financeiro para diversas empresas, com maior impacto em Fintechs, financeiras e bancos.

Rezende continua, que a alternativa para esses problemas, é o investimento em empresas especializadas em entrega de leads e tráfego qualificado, conhecidas como “MadTechs”. O CEO explica que essas instituições utilizam ciências de dados, estudo de mercado e canais alternativos, como, tráfego orgânico, SMS marketing, remarketing, trafego orgânico, dentre outras estratégias, que visam a diminuição do CAC e como efeito, são benéficos financeiramente para os investidores.

Por fim, Alexandre conclui, que a Madtech, como a Cenário Capital, realiza um trabalho de excelência para reduzir o CAC a mais de uma década, através do desenvolvimento e utilização da automação de mídias e campanhas inteligentes, que otimizam os investimentos em publicidade digital. Além disso, ele ressalta, que pessoas capacitadas são fundamentais no mercado para desenvolver as campanhas e monitorar as mídias, melhorando a eficiência dos investimentos através de resultados otimizados.



Justiça garante cultivo de maconha para fins medicinais

A planta Cannabis, conhecida popularmente como maconha, é mundialmente utilizada no tratamento de diversas doenças. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza a comercialização de quinze produtos derivados da erva, sendo cinco à base de extratos de Cannabis sativa e dez do fitofármaco canabidiol (CBD). O problema, relatado por pacientes, está no alto custo do medicamento. A solução tem sido buscar o Poder Judiciário para plantar e extrair o óleo terapêutico em casa.

De acordo com o professor universitário e advogado Fabricio Posocco, do escritório Posocco & Advogados Associados, as ações já chegaram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ganharam sinal verde. Por unanimidade, em junho deste ano, os ministros da Sexta Turma do STJ autorizaram três pessoas a cultivarem a maconha para fins medicinais, sem o risco de sofrerem repressão por parte da polícia.

“A norma penal incriminadora mira o uso recreativo, a destinação para terceiros e o lucro, visto que, nesse caso, coloca-se em risco a saúde pública. A relação de tipicidade não vai encontrar guarida na conduta de cultivar planta psicotrópica para extração de canabidiol para uso próprio, visto que a finalidade aqui é a realização do direito à saúde, conforme prescrito pela medicina”, argumentou o ministro Sebastião Reis Júnior em seu voto favorável.

Autorização para produção artesanal

Para o advogado Fabricio Posocco, o precedente aberto pelo STJ permite que outros tribunais passem a autorizar pedidos semelhantes. O especialista orienta que para importar as sementes é preciso cumprir alguns requisitos.

“O paciente ou representante legal deve buscar um advogado de confiança ou a defensoria pública, uma vez que o plantio da Cannabis e a produção artesanal do óleo devem ser concedidos pela Justiça. O juiz vai analisar a necessidade médica comprovada e imprescindível do produto, a partir do receituário e do laudo assinado pelo médico que assiste o enfermo”, orienta o advogado.

Posocco conta que pode ser incluído na ação a autorização da Anvisa que permite às pessoas físicas importarem itens derivados da maconha. “Mesmo já tendo produção nacional, grande parte do medicamento vem de fora. Por isso, muitos pacientes têm esse documento”.

O formulário para importação e uso de produtos à base de Cannabis é encontrado nos postos da Anvisa – aeroportos e áreas de fronteiras – e também no site gov.br.

Tratamento pelo SUS e plano de saúde

Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) fixou o entendimento de que é dever do Estado fornecer medicamento essencial para tratamento que, embora sem registro na Anvisa, tenha sua importação autorizada pela agência.

A determinação da Corte foi emitida atendendo pedido de uma criança com encefalopatia crônica e epilepsia. O paciente provou a imprescindibilidade do tratamento à base de canabidiol e a impossibilidade de ele ser substituído por outro medicamento previsto no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os representantes legais da criança demonstraram ter incapacidade econômica para o custeio. O único óleo extraído da Cannabis produzido comercialmente no Brasil chama-se Prati-Donaduzzi. Ele é vendido em frascos com 30ml, por valores que variam entre R$ 275 a R$ 2.800, dependendo da concentração do ativo.

O advogado Fabricio Posocco lembra que, conforme o caso, a regra do STF pode ser aplicada ao beneficiário de plano de saúde que tem o tratamento negado. “Não havendo substituto terapêutico ou esgotados os procedimentos do rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o médico deve expedir um laudo explicando por que o remédio à base de CBD é o indicado para a situação, apontando a ineficácia de outros fármacos utilizados ao longo do tratamento da doença. Com esse documento, o paciente ou o representante legal pode buscar o Poder Judiciário”.

Benefícios do canabidiol

De acordo com dados da Anvisa, levantados pela Agência Brasil, estima-se que mais de 100 mil pacientes façam algum tipo de tratamento usando Cannabis no país. O uso terapêutico do canabidiol, sob prescrição médica, está comprovado cientificamente em cerca de 50 países.

O óleo extraído da Cannabis pode aliviar problemas de saúde mental, convulsões, dores e insônia. Desta forma, tem sido indicado para pacientes com transtorno do espectro autista, transtorno de ansiedade, câncer, Parkinson, Alzheimer, epilepsia, estresse pós-traumático, Síndrome de Dravet e Lennox-Gastaut, Complexo de Esclerose Tuberosa, Síndrome de Dravet, Doença de Chron, entre outras.

“O tratamento do paciente com a substância, de acordo com a lei vigente, depende exclusivamente de recomendação médica e de produtos regulamentados pela Anvisa”, finaliza o especialista do Posocco & Advogados Associados.

Para saber mais, basta acessar o site: https://posocco.com.br



Viagens em família crescem após pandemia

Durante a pandemia, 84% das pessoas planejavam que a primeira viagem após o isolamento social seria em família, segundo pesquisa da IPSOS encomendada pelo Airbnb. Além disso, 55% dos entrevistados afirmaram se sentir muito ligados ao núcleo familiar. Esta mesma tendência foi confirmada pelo Relatório de Tendências Mundiais de Viagens de 2022 da American Express Travel, onde 79% dos participantes afirmaram querer viajar em família em 2022. Ainda, 58% dos entrevistados demonstraram maior interesse em viagens multigeracionais do que antes.

Mudanças na forma de viajar com a família

Esta mesma pesquisa da American Express Travel mostrou que as famílias estão começando a planejar grandes férias. Entre os pais entrevistados, 70% afirmaram que em 2022 planejam fazer sua primeira viagem internacional com seus filhos. Ao mesmo tempo, a maioria dos pais pesquisados (81%) concorda que a pandemia mudou a forma como eles pensam sobre o planejamento de viagens com seus filhos.

As viagens domésticas ganharam espaço dentro deste cenário: 19% das famílias fizeram viagens domésticas, 12% escolheram resorts de praia, 11% optaram pelas viagens rodoviárias (ou roadtrips), 10% fizeram viagens internacionais, 7% passaram as férias perto de casa, enquanto 6% preferiram o camping (6%).

Hospedagem familiar

Para atender a esta demanda por hospedagem familiar, principalmente incluindo crianças, os hotéis têm se preparado. Recreação e espaços para brincadeiras, além de oficinas e espaços ao ar livre, têm sido o foco de hotéis e resorts.

“Hoje, boa parte das hospedagens que recebemos são de famílias. Por isso, estabelecemos uma estratégia que engloba atividades que pais e filhos podem fazer em conjunto. Ao mesmo tempo, a presença da recreação é um fator que muitos viajantes levam em consideração na hora de escolher o hotel”, explica Mariana Sodré Santoro Batochio, diretora do Hotel & Golfe Clube dos 500.

Recuperação após a pandemia

Em agosto de 2022, a taxa de ocupação da hotelaria no Estado de São Paulo ficou em 63, 95%, uma alta de 3,41% com relação a julho. Com a recuperação do setor após a pandemia, a atenção ao público infantil pode ser fundamental neste momento.

“Sentimos que após o isolamento, as pessoas estão buscando cada vez mais espaços ao ar livre. E, no caso das crianças, há uma procura muito grande por atividades que envolvam a socialização. Além disso, depois de um momento tão difícil, as famílias estão buscando experiências que gerem boas memórias e tragam bem-estar. Para os hotéis, esta é uma forma de fidelizar os clientes”, pontua Mariana.  



OMS estima que 3,5 bilhões de pessoas no mundo sofrem com doenças bucais

Quase metade da população mundial sofre com doenças bucais, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgadas pelo Ministério da Saúde. São pelo menos 3,5 bilhões de pessoas afetadas e, dentre as diversas enfermidades que podem afetar a saúde bucal, as doenças periodontais, caracterizadas por inflamação dos tecidos que suportam os dentes, são as que mais afetam os brasileiros, segundo o Ministério, que chamou a atenção para o tema por conta do Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia Nacional do Dentista, ambos comemorados em 25 de outubro.

Segundo estudo publicado pela Sociedade Americana de Geriatria, as doenças periodontais também podem estar associadas a declínio cognitivo e demência. Os pesquisadores analisaram 47 estudos publicados sobre o tema, que indicaram alguma relação entre essas doenças e saúde periodontal ruim, aquela caracterizada pela presença de periodontite, perdas dentárias, bolsas periodontais profundas ou perda óssea alveolar.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças periodontais também estão associadas à perda total de dentes. No Brasil, a falta de dentes afeta pelo menos 14 milhões de pessoas, segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostrou ainda que 34 milhões de brasileiros adultos, acima de 18 anos, perderam 13 ou mais dentes ao longo da vida.

A cirurgiã dentista e clínica geral Daniela Martins Lima Codello explica que existem alguns fatores que podem levar à perda dos dentes. E um desses fatores, conforme confirma o Ministério da Saúde, é a doença periodontal. Ela destaca que essa doença começa devagar, na maior parte das vezes, impulsionada pela má higiene oral.

“Logo após a escovação dos dentes, se forma o biofilme, que é uma película aderida na superfície dos dentes; e nesse biofilme, existe uma grande concentração de bactérias boas e ruins para a cavidade oral”, explica, acrescentando que sem uma higiene oral adequada, o indivíduo não consegue remover esse biofilme, o que ocasiona a maturação dessas bactérias presentes, transformando-se em placa bacteriana.

A profissional enfatiza que se essa placa bactéria não for removida adequadamente na escovação dos dentes, e com o uso regular de fio dental e enxaguantes bucais, ela se calcificará e formará o tártaro. Segundo a dentista, a presença desse tártaro na cavidade oral causará a chamada gengivite, nome dado à inflamação dos tecidos gengivais pela presença de bactérias do tártaro. Quando a gengivite evolui, ela se transforma em doença periodontal, que é quando o tártaro se instala abaixo do nível da gengiva e agride o osso e os tecidos que sustentam os dentes.

“Esse conjunto (gengiva/osso), quando agredido pelas bactérias do tártaro, busca “se proteger” e “foge” da agressão, causando assim a retração da gengiva/osso e, consequentemente, da mobilidade dental, ocasionando a perda do elemento dentário”, informa.

Cáries e traumas na boca também podem ocasionar perda de dentes

Daniela Codello, que atua há 17 anos na área de Odontologia, informa que a cárie é outra doença que também pode ocasionar a perda de dentes. Isso porque ela é originada por outros tipos de bactérias que se encontram na boca, como o streptococus e os lactobacilos. Essas bactérias se nutrem a partir dos restos de alimentos que se encontram na superfície ou entre os dentes. Ao consumirem os restos de alimentos, as bactérias produzem um ácido responsável pela cavitação (popularmente conhecido como buraco) do dente, pois há a desmineralização do esmalte, ocasionando o enfraquecimento e a perda das estruturas dentais.

“A cárie começa superficial e, se não tratada corretamente, pode evoluir, levando esse dente a precisar de um tratamento de canal, pois as bactérias podem alcançar a polpa (nervo) dos dentes. Em alguns casos, se a cárie for de evolução lenta, o indivíduo não sente dor e quando perceber, o dente se quebra de tal forma que não há mais como repará-lo, levando assim a necessidade de se extrair esse dente”, diz.

A cirurgia dentista cita ainda que a perda de dentes pode ser ocasionada por algum tipo de trauma, causado por pancada ou acidente. “Em alguns casos, quando pelo trauma, o dente é avulsionado, ou seja, quando o dente sai da boca, nós conseguimos reimplantá-lo, mas isso só é possível se o paciente for atendido dentro de uma hora após o trauma. Na maioria dos casos, o dente é perdido e o paciente tem que recorrer a reabilitações protéticas ou colocação de implantes”, comenta.

Com exceção de trauma ou acidente, que nem sempre podem ser evitados, as demais doenças bucais podem ser prevenidas com boa higienização oral. Segundo Codello, o hábito regular de fazer uma escovação e higienização adequada da cavidade oral, aliado às visitas periódicas ao dentista, podem poupar o indivíduo de vários problemas e afastar o fantasma da perda de dentes. “A maioria das causas das perdas dos dentes pode ser eliminada e com isso é possível manter a saúde oral e o bem-estar como um todo”, conclui.



Autor explica o significado da expressão E=mc²

Uma das equações mais conhecidas que existem é a E=mc², criada pelo cientista alemão Albert Einstein em sua Teoria da Relatividade, no início do século XX. Mas qual o seu significado nos termos da física moderna?

Esta equação determina a relação da transformação da massa de um objeto em energia e vice-versa. “E” é a energia, “m” a massa e “c” é a velocidade da luz elevada ao quadrado.

Sobre isso, André Moravec, autor do livro Logmos – Concepção Lógica de uma Estrutura Física, diz que poucas pessoas querem saber o seu real significado. 

“Houve quem pensasse que se tratava de uma energia misteriosa surgindo da matéria e que ela originou a bomba atômica”, afirma. “A fórmula da física mecânica E=mv², é a fórmula que nos fornece a energia necessária para que um corpo, de massa m, em repouso atinja a velocidade v. Assim, especificando m=1 kg e v=1 m/s, o resultado é de E=1 kg.m²/s²=1 J, sendo J o símbolo de joule, que é a unidade internacional (UI) de energia no sistema MKS (metro, quilograma, segundo)”, explica André. 

Então, E=mc² é uma aplicação parcial da fórmula E=mv², onde a velocidade já foi dada v = c, sendo que o símbolo c representa a velocidade luz, logo, c=3×108 m/s. “Assim, a expressão E=mc² fornece a energia necessária para que um corpo de massa m atinja, do repouso à velocidade da luz. Usando o sistema MKS, o resultado será em joules e a velocidade c será atingida em um segundo. Exemplificando: para um grão de areia de massa igual a um picograma (pg=1×10-15 Kg), temos E=1×10-15 kg × 9×1016 m²/s²=90 J. Esse é um resultado relativamente grande, mas para uma molécula de água de m=3×10-26 kg o resultado seria de 27×10-10 kgm²/s²=2,7 nJ (nano joules)”, continua o estudioso. 

O autor conclui que, afinal, não há mistério, e que a energia necessária para levar um objeto a velocidade da luz é diretamente proporcional à massa do objeto, ou seja, quanto maior a massa, maior será a energia. 

“Ou seja, se a fórmula da energia de um corpo se movimentando, a velocidade v é E=mv²/2, a energia de um grão de areia de 1 pg na velocidade da luz é igual a 45 J”, finaliza. 



Natal Luz é iniciado em Gramado e vai até o final de janeiro

Começou na última quinta-feira, 27 de outubro, o Natal Luz de Gramado. O evento, que vai até o dia 29 de janeiro, é considerado um dos maiores espetáculos de Natal do Brasil e atrai turistas de vários estados e países.

A cidade recebeu mais de 2 milhões de pessoas na última edição. Para esta, a expectativa é ainda maior, em razão da melhora dos índices da pandemia do novo coronavírus.

O nome do evento não é à toa. As ruas se enfeitam de cores e luzes; as lojas, parques, prédios e restaurantes se vestem de enfeites natalinos. Há desfiles com carros alegóricos pelo centro.

Além dos espetáculos pagos que acontecem, há também uma programação gratuita, que inclui atrações como Orquestra Sinfônica de Gramado, shows musicais na Rua Coberta e a cerimônia diária de acendimento das luzes de natal. A programação é bem ampla, com opções para toda a família.

Programação gratuita

O Acendimento das Luzes acontece às 20h em frente ao Palácio dos Festivais. Ele costuma reunir centenas e, às vezes, milhares de pessoas todos os dias.

A Vila de Natal fica aberta para visitação diariamente das 9h às 21h na Praça das Etnias, bem no centro de Gramado. Lá é possível encontrar produtos natalinos feitos por artesãos da cidade, além de um espaço gastronômico.

É também na Vila de Natal que fica a Casa do Papai Noel.

Neste ano, a Rua Coberta receberá um palco, onde, diariamente, acontecerão apresentações artísticas.

Por fim, há a Parada de Natal, uma das atrações mais procuradas pelos turistas. Às sextas, sábados e domingos à tarde, o desfile acontece na rua principal de Gramado e conta com soldadinhos de chumbo, Papai Noel e seus ajudantes, ao som de muita música natalina.

Programação paga

Há também espetáculos pagos durante o Natal Luz. Nesta edição, serão 4 shows diferentes, que se intercalam durante a programação.

O Grande Desfile de Natal – desfile de duração de 1 hora com vários personagens natalinos e dividido em 5 alas. 

A Fantástica Fábrica de Natal – um espetáculo de dança, com muita música e a história do menino que é levado para a Fantástica Fábrica de Natal. 

Nativitaten – espetáculo com tenores e sopranos, com iluminação e malabarismo.

O Reino do Natal – são várias apresentações artísticas dentro de cinco áreas temáticas. A ideia é mostrar a história de um lugar que se transformou no Reino do Natal. 

Mais informações: https://gramado.blog.br/



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »