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Casas para idosos demandam algumas adaptações

Um em cada três indivíduos com idade superior a 65 anos sofre pelo menos uma queda, segundo dados de pesquisas realizadas pelo Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), do Ministério da Saúde. Ainda segundo a organização, um em cada vinte idosos que sofreram alguma queda são diagnosticados com fraturas ou precisam de internação.

Para Gisele Sapiro Levi, diretora da Theva – empresa que desenvolve colchões, produtos para cama, almofadas e linha acessibilidade -, os dados reforçam a importância de cuidar da segurança e qualidade de vida das pessoas mais velhas.

Ela destaca que, diante da necessidade de maior cuidado com a saúde dos idosos, é interessante fazer adaptações nas residências em que pessoas com mais idade vivem, além da possibilidade de instalar utensílios para facilitar a acessibilidade destes cidadãos.

“Existem no mercado acessórios que facilitam a locomoção dos idosos. Grades de proteção para cama, suporte com degraus que facilitem o acesso a camas mais altas e apoios para que os idosos utilizem para sentar e se levantar são exemplos de itens que podem proporcionar mais segurança para esse público”, afirma.

A diretora ressalta que a terceira idade traz diversas mudanças para o corpo e para o cérebro. “O equilíbrio já não é mais o mesmo, os reflexos diminuem, os ossos enfraquecem, a visão e a audição ficam bastante prejudicadas”, diz.

Todas essas alterações levantam algumas dúvidas sobre como deixar a casa segura para idosos, acrescenta. “Afinal, nessa fase, os riscos de quedas e fraturas aumentam e, como qualquer acidente, podem gerar uma situação ainda mais delicada”. Apesar disso, segundo Sapiro, é possível tomar algumas medidas para prevenir esses problemas e possibilitar que o idoso exerça suas atividades diárias com total segurança:

1 – Liberar espaço para a circulação

“Conforme a idade chega, a atenção e a consciência corporal ficam distorcidas”, observa. Portanto, as mesas de centro e estantes devem estar sempre no campo de visão do idoso e, de preferência, nos cantos dos cômodos da casa, para evitar que ele se esbarre ou tropece nelas. Itens decorativos também devem ser evitados nos locais de maior circulação.

 2 – Retirar os tapetes

“Na terceira idade, o andar fica mais lento e arrastado, deixando as pessoas mais suscetíveis a tropeços”, afirma Sapiro. Para ela, é importante retirar todos os tapetes do caminho para manter a casa segura para idosos, já que esses objetos criam desníveis no solo e podem se enroscar nos pés. “Já os modelos menores e mais finos, geralmente usados na cozinha e no banheiro, também devem ser evitados, tendo em vista que provocam escorregões”, recomenda.

3 – Fazer mudanças nos banheiros

Sapiro destaca que o banheiro é conhecido como o principal palco de acidentes e quedas. “A espuma e o vapor do banho, bem como o tapete e o trilho do box, se transformam em verdadeiros vilões quando o assunto é segurança para idosos, principalmente se forem consideradas suas dificuldades de equilíbrio”.

Além disso, retoma, vale instalar barras de segurança no chuveiro e no vaso sanitário, colocar antiderrapantes e substituir o box por uma cortina, para eliminar o degrau do trilho. “Também vale optar por móveis e louças que contrastem com as cores do azulejo e do piso, para que o espaço possa ser facilmente visualizado”.

4 – Garantir a segurança e a durabilidade do colchão e da cama

Para a diretora da Theva, é importante que a cama e o colchão não sejam muito altos, nem muito baixos. Esses itens precisam estar adaptados para a altura do idoso, fazendo com que os movimentos de deitar e levantar sejam mais fáceis para ele.

“Não é preciso comprar uma cama nova para fazer essa adequação: muitas vezes, basta diminuir o tamanho dos pés ou colocar um apoio para aumentá-los. Grades de proteção também podem ser uma ótima alternativa para prevenir quedas”, afirma.

Além disso, Sapiro ensina que a densidade do colchão deve ser adequada para o tamanho e o peso do usuário. Caso contrário, o idoso poderá ter problemas durante o sono, acordar com dores no corpo ou desenvolver alterações na coluna.

“As capas protetoras impermeáveis, por sua vez, fazem com que a cobertura em tecido do colchão tenha maior durabilidade, impedindo o contato com o suor e a urina e protegendo o usuário dos ácaros que possam estar presentes no interior do produto”, diz ela.

5 – Adaptar os móveis

Segundo Sapiro, os móveis com quinas em ângulo reto não são adequados para uma casa segura para idosos. Para evitar lesões, vale optar por modelos de cantos arredondados ou colocar proteções nas pontas dos que podem oferecer maiores riscos.

“As poltronas e as cadeiras também devem seguir um padrão para prevenir quedas. Portanto, o ideal é que tenham braços e pernas firmes, principalmente se forem utilizadas com frequência, aumentando o conforto e facilitando a sua utilização”, aconselha. “Deixar a casa segura para idosos é essencial para a manutenção da saúde e a integridade física dessas pessoas”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.theva.com.br/



Manutenção preventiva de rede de esgoto reduz entupimentos

Há sete anos uma constatação deixou evidente que saneamento básico necessita de manutenção contínua. Especificamente sistemas de coletores que, por falta de acompanhamento, podem causar entupimentos graves e complexos de serem resolvidos. Foi em 2015 que um estudo apresentado pelo engenheiro civil Ailton Donizeti da Silva, na XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento, realizada em Poços de Caldas (MG), atestou que cerca de 80% dos casos de entupimentos ocorrem em instalações internas de edificações, no sistema de coleta de esgoto sanitário. 

De acordo com especialista, que apresentou suas conclusões no “Manutenções de redes de esgotos sanitários”, isto ocorre, sobretudo, devido ao mau uso das instalações, consequência da falta de conhecimento dos usuários. Desde então, ampliou-se não só o debate, mas a importância do tema ao longo dos anos considerando os avanços tecnológicos na área. 

Os sistemas de tratamento de esgoto residencial, assim como todos os sistemas, necessitam de uma manutenção para que mantenham a sua funcionalidade. Na apresentação de Silva, citando um outro estudo de Carlos Fernandes de Medeiros Filho, foi exposto que este processo pode ser realizado de quatro maneiras: preventivamente, antecipando interrupções e desgastes; corretivamente, adaptando e corrigindo defeitos de instalações; e emergencialmente, com reparos para sanar acidentes.

Nestes anos que se passaram, o setor de água e esgoto passou por transformações importantes, sendo a principal delas a aprovação do  Marco Legal do Saneamento, que prevê que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% a tratamento e coleta de esgoto. Algumas premissas básicas, no entanto, seguem valendo. E, neste ponto, a manutenção preventiva segue sendo de fundamental importância. 

Este tipo de reparo antecipado em redes de esgoto foi capaz, por exemplo, de reduzir em 25% as demandas de vazamentos e obstruções este ano no município de Jundiaí, de acordo com comparativo do DAE (Departamento de Água e Esgoto), órgão que atua na área de saneamento básico. Esta ação evita entupimento, transbordamento e interdições na hora de escoar, além de ampliar a vida útil das instalações, por manter os sistemas de esgotamento sanitário sempre desobstruídos e com as condições ideais de funcionamento para evitar danos e gastos adicionais.

“[Este tipo de manutenção] permite maior economia, por identificar riscos e ações de correção com mais antecedência, evitando trabalhos emergenciais que acarretaria acréscimos de custos”, destaca Gleison Pinheiro, diretor da PUMJIL, que atua prestando serviços de desentupidora de esgoto em São Paulo.

Além disso, prossegue o especialista em Desentupimento, a manutenção preventiva também pode fazer com que a ocorrência de vazamentos e infiltrações sejam evitadas, que geram danos ao patrimônio e impactos ao ambiente; e evita a proliferação de pragas urbanas resultando na contratação de uma empresa de dedetização.

Como realizar uma manutenção preventiva

Caso perceba mau cheiro, barulhos anormais ou a diminuição do fluxo do escoamento da água, é sinal de que é preciso realizar manutenção ou reparos de maior complexidade na tubulação por uma empresa Desentupidora. Porém, no caso da prevenção, “é recomendado que seja realizada a cada seis meses com a limpeza das caixas de gordura e esgoto”, orienta o especialista. 

Recomenda-se manutenção e limpeza de redes de esgotos, caixas de gordura, estações de tratamento, fossas e demais tubulações como pontos prioritários. Sendo que manutenções para cada um desses casos são bastante específicas e requerem cuidados, equipamentos, equipes adequadas a cada tipo de serviço, necessitando, em certas situações, a contratação de um profissional para o Desentupimento.

O especialista dá algumas dicas para evitar acionar uma empresa Desentupidora, que devem ser aliadas a manutenção preventiva, como: não jogar pó de café no ralo da pia da cozinha, pois este se acumula pela tubulação e acaba se fixando a ela como concreto; não plantar árvores perto dos esgotos; não descascar alimentos na pia; manter sempre uma tela sobre o ralo da pia. 

“Antes de lavar a louça recolha os resíduos alimentares das mesmas e jogue-os no lixo, e mensalmente despeje 2 litros de água quente no ralo, a fim de limpar a tubulação”, aconselha.



Último dia de evento do Prêmio Influenciadores Digitais trouxe diversos debates

Com mais uma edição concluída, o Prêmio Influenciadores Digitais, produzido pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e pela Plataforma Negócios da Comunicação, chegou ao seu final nesta última terça-feira (25). O segundo e último dia de painéis e premiações iniciou-se com uma introdução realizada por Márcio Cardial, publisher da Negócios da Comunicação e diretor do CECOM – Centro de Estudos da Comunicação, que destacou o crescimento exponencial da plataforma Tik Tok e suas ameaças à hegemonia das outras plataformas.

Durante o evento, várias premiações foram entregues a influenciadores de diversos setores da economia – “Gastronomia”, “Humor”, “Maquiagem”, “Pets”, “Moda”. O destaque ficou por conta  da categoria “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, que contou com a participação das influenciadoras Fernanda Cortez (Menos 1 lixo) e Carol Costa (Minhas Plantas), que destacaram a plataforma “YouTube” como a mais utilizada no ramo dos creators. Ressaltaram ainda a importância de mudança de visão em que está acontecendo em relação à natureza, onde as plantas e animais estão sendo mais valorizados e respeitados. Além delas, Vinicius Ferreira do “Papo de Biólogo” e Richard Rasmussen também foram premiados na mesma categoria.

Outro bate-papo que se destacou foi a categoria “Organização e DIY”, com as influenciadoras premiadas Flávia Ferrari e Nina Braz, que contaram sobre a valorização do “Faça você mesmo (DIY)” principalmente durante o período de pandemia. O debate, mediado por Fernanda Dabori, CEO da Advice Comunicação Corporativa, também trouxe à discussão a questão da importância do autoconhecimento e das necessidades individuais na organização dos ambientes. Além das duas influenciadoras presentes na conversa, Rafaela Oliveira do “Organize sem frescuras”, também foi premiada na categoria.

No último dia do evento aconteceu também a premiação da categoria “Empoderamento e Body Positive”, com a participação do destaque da categoria, a atriz e comunicadora Mariana Xavier. A criadora de conteúdo destacou que: “se estou alcançando tantos seguidores e recebendo todo esse carinho e reconhecimento é porque o que eu faço é verdadeiro. O grande diferencial é a autenticidade, quando mais autêntico e verdadeiro você for, mais longe você chega”.

Juntamente com a 7ª edição do Prêmio Influenciadores Digitais, aconteceu o 11º Fórum sobre Marketing de Influência, evento que debateu assuntos relevantes para a sociedade e para a mídia e contou com a presença de vários influenciadores e profissionais da área.

Para acompanhar a íntegra do segundo dia de evento, basta clicar aqui.

 

Sobre a Plataforma Negócios da Comunicação

A Negócios da Comunicação é formada por entusiastas da comunicação que trabalham pela transformação desse mercado. Com um olhar multiplataforma, seu propósito é entregue por meio de fóruns, pesquisas, premiações, programas de educação e a revista Negócios da Comunicação. Com 20 anos de existência, a Plataforma Negócios da Comunicação se dedica a entregar conteúdo relevante sobre jornalismo, influência digital e comunicação para jornalistas, influenciadores e microinfluenciadores digitais e profissionais de comunicação e marketing das marcas e agências.

 

Sobre o Cecom

O Cecom – Centro de Estudos da Comunicação – tem o propósito de disseminar projetos que valorizem os profissionais e as profissões que edificam e desenvolvem as narrativas de nossa sociedade.



TikTok é eleita plataforma mais inovadora por publicitários

A plataforma de mídia social chinesa TikTok é considerada a marca de mídia global mais inovadora entre os profissionais de marketing e publicidade em todo o mundo. Isso é o que revela a pesquisa Media Reactions 2022, divulgada pela agência norte-americana Kantar. A empresa entrevistou 18 mil consumidores e 900 profissionais de mídia, abrangendo cerca de 400 marcas em 29 mercados. Esse é o terceiro ano consecutivo que o TikTok recebe o título de mídia mais inovadora por compradores de espaços publicitários, afirma a empresa de pesquisa. 

De acordo com os entrevistados, o TikTok tem a maneira “mais criativa e envolvente” de entregar conteúdos publicitários. Além disso, o relatório mostra um aumento de confiança por parte desses profissionais em relação ao investimento feito na plataforma, enquanto revela queda na disposição para investir em outras empresas de mídia. “Combinado com a inovação, o fato de nossos anúncios serem considerados divertidos, permite que o público receba essa publicidade de maneira empolgante, à medida que o cenário da publicidade continua a evoluir”, afirmou a liderança do TikTok em comunicado.

Segundo Sara Fischer, especialista em mídia da Axios, “todo mundo está tentando recriar a mágica do TikTok”, afirmou em entrevista ao jornal especializado Marketplace. “Eles conseguiram construir uma base de usuários realmente atraente, com mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, e também um recurso para anunciantes que desejam vender seus produtos online. Isso vem criando uma ameaça competitiva muito grande para empresas como Snapchat e Meta, que vendem os mesmos tipos de anúncios que o TikTok”, analisa. 

Nos últimos anos, tanto o Instagram, com os Reels, quanto o YouTube, com os recém-lançados Shorts, pegaram carona no padrão de vídeos de 60 segundos popularizados pelo TikTok. Já mídias mais tradicionais, que têm como característica a entrega de publicidade em formatos mais longos, também tentam reproduzir o estilo do TikTok em suas produções. “É comum ouvir diretores publicitários pedindo uma ‘estética TikTok’, com câmera girando no eixo, transições ágeis e características típicas dos vídeos rápidos, mas em filmes tradicionais para veicular na TV”, conta Adilson MP, operador de Mōvi, tecnologia usada em comerciais para empresas como NuBank, Google e Fila, além de publicidade para o próprio TikTok na TV. “Os movimentos de transição e filtros usados na rede social viraram uma grande referência para profissionais que trabalham por trás das câmeras”, afirma.

O TikTok, por sua vez, tenta fazer a política da boa vizinhança com outras mídias, especialmente com streaming e televisão. Em maio, a companhia encomendou um estudo para verificar os impactos de recall do TikTok em comparação com mídias tradicionais. O resultado mostrou que os participantes que viram uma marca no TikTok e depois na TV, tiveram um aumento de 4% na atenção visual às dicas da marca. Já os espectadores que viram uma marca primeiro na TV ou em um serviço de streaming e depois no TikTok prestaram ainda mais atenção – com um aumento de 16% na percepção visual da marca. Eles também tiveram uma associação mais positiva depois de ver uma marca no streaming e, na sequência, no TikTok, com 11% dos espectadores afirmando que “os anúncios desta marca são agradáveis”.

Segundo projeções da GroupM, o mercado global de publicidade deve ultrapassar a marca de US$ 1 trilhão até 2026, sendo a maior parte desta receita investida em anúncios digitais. Até o ano que vem, espera-se que o TikTok fature cerca de US$ 11 bilhões em receitas de anúncios, superando o YouTube.



Especialista fala sobre cuidados para a remoção de tatuagens

O Brasil é um dos dez países no mundo com mais adeptos às tatuagens, ocupando a nona posição do ranking, com mais de 40% da população tatuada, de acordo com levantamento da Associação dos Tatuadores e Perfuradores do Brasil, divulgado pelo portal Metrópoles. No entanto, um grande problema para parte da população são os casos de tatuagens que geram arrependimento ou desgosto em alguns indivíduos. Nesse caso, algumas pessoas optam pela técnica da remoção a laser da tatuagem, um processo doloroso, mas que livra os indivíduos das tatuagens que os incomodam.

Mesmo com o crescimento do procedimento, algumas pessoas que se arrependem, ou não, e querem remover alguma tatuagem, têm medo e dúvidas sobre a remoção a laser. Muitas delas relacionam seus medos à dor que o procedimento causa. Outras simplesmente desconhecem o trabalho de remoção. De qualquer modo, é importante que pessoas especializadas como médicos e biomédicos sejam acionados para o serviço. Do mesmo modo, os equipamentos e cuidados com o paciente devem ser os mais seguros possíveis para que o procedimento não resulte em complicações.

Giancarlo Pincelli, biomédico e esteta, profissional da Clínica Hell Tattoo, clínica de remoção de Tatuagens e de remoção de micropigmentação, pontua que “o laser age quebrando a partícula do pigmento em pequenos pedaços, induzindo o processo inflamatório que posteriormente será digerido no sistema imunológico do paciente”. Ele alerta, ademais, que o procedimento deve ser feito com equipamentos específicos e de tecnologia avançada. 

O biomédico também afirma que a intervenção há de ser realizada por um profissional graduado, treinado e devidamente preparado para a utilização de lasers ablativos e lasers especiais para remoção de pigmentos, que devem ser permitidos pelo Conselho de Classe.

“A pessoa que será submetida ao procedimento deverá procurar por um profissional transparente, que mostre resultados e tenha equipamentos/tecnologias necessários para remover tatuagens. Após cada sessão, o paciente precisará de cuidados específicos”, afirma Pincelli. 

O profissional aponta que os casos mais comuns que fazem com que as pessoas nos procurem são: remoção de micropigmentação de sobrancelha que não do agrado do cliente ou é muito antiga e tatuagens muito antigas; nomes de ex-cônjuges; motivos religiosos ou mudanças de estilos de vida.

Por fim, o biomédico enfatiza que é muito relevante a questão do profissional preparo na área. “Muitas clínicas de estética, por exemplo, querem utilizar qualquer tipo de laser sem a finalidade de quebrar o pigmento e de fazer a remoção, de fato, com o objetivo de apenas vender”, afirma ele, pontuando que as pessoas precisam “tomar cuidado com o que olham na internet”, buscando indicação de estabelecimentos confiáveis. 

Para mais informações, basta acessar: https://helltattoo.com.br/



Boletim chama a atenção para a prevenção do suicídio

A cada ano, mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida em todo o mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Como um problema de saúde pública, o suicídio já é a quarta maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade, o que traz à tona campanhas como o Setembro Amarelo e o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro, iniciativa da Associação Internacional para Prevenção do Suicídio com o apoio da OMS.

A nível nacional, foram registradas 112.230 mortes por suicídio entre 2010 e 2019, segundo dados do 33º Boletim Epidemiológico – Volume 52 da Secretaria de Vigilância em Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde. O número de óbitos por autocídio passou de 9.454 em 2010, para 13.523 em 2019, uma alta de 43% no número anual.

Além disso, segundo a análise das taxas de mortalidade ajustadas no período, houve aumento do risco de morte por suicídio em todas as regiões do país. A população brasileira passou de 190.732.694 para 210.147.125 entre os anos analisados, uma expansão de 10,17%. Já a taxa nacional em 2019 foi de 6,6 por 100 mil habitantes.

As regiões Sul e Centro-Oeste foram as áreas que apresentaram as maiores taxas de suicídio, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com os maiores índices do país: 11,8 e 11,0 por 100 mil habitantes. O levantamento foi realizado com base nos dados de óbitos por suicídio registrados no SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade) e de notificações de violências autoprovocadas registradas no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

Homens são mais vulneráveis

O Boletim Epidemiológico revelou que os homens apresentaram um risco 3,8 vezes maior de morte por suicídio do que as mulheres. Para eles, a taxa de mortalidade por suicídio em 2019 foi de 10,7 por 100 mil, enquanto para elas esse valor foi de 2,9.

Considerando o avanço da mortalidade por suicídio segundo sexo, o estudo identificou o aumento das taxas para ambos os sexos, com manutenção da razão de taxas entre os sexos no período. Comparando os anos de 2010 e 2019, o levantamento do Ministério da Saúde observou que o percentual de suicídios de mulheres avançou 29%, enquanto para os homens a taxa foi de 26%.

Para Orlando Costa, especialista em reposicionamento masculino, a disparidade de casos registrados entre os sexos masculino e feminino sinaliza que os homens possuem mais dificuldade em buscar ajuda. 

“Felizmente, tenho visto muitas pessoas se interessando por esse tema e estendendo a mão aos homens que, para além de trabalhar força, precisam desenvolver sua gestão emocional para saber lidar com os conflitos e, principalmente, para não atentar contra a própria vida”, afirma.

A afirmação de Costa é corroborada por números: 62% dos homens no Brasil só vão ao médico após um “sintoma insuportável”, segundo uma pesquisa do Instituto Lado a Lado pela Vida que ouviu 1.800 homens do país, além do México, Colômbia e Argentina. De acordo com a sondagem, publicada pela Agência Brasil, a taxa de homens que só procuram por um médico após o agravo dos sintomas é ainda maior entre os “vizinhos latinos”: de 7 a cada 10 pessoas.

Apesar disso, uma pesquisa realizada pela empresa On The Go Research Tech e noticiada pelo jornal Folha de S. Paulo revelou que 72% dos homens do país consideram sua saúde mental “boa” ou “muito boa”. Entre as mulheres, essa percepção é de apenas 55%. O balanço coletou dados de 405 pessoas com mais de 18 anos de idade de todas as regiões.

Paralelamente, dados da Pesquisa de Problemas de Saúde Masculina de 2021, realizada pela Seguradora Aflac, em abril deste ano, e publicada em conjunto com a revista Men’s Health nos Estados Unidos, indicam que a avaliação dos homens sobre a própria saúde pode não ser tão confiante assim. 

Segundo o estudo, 42% dos entrevistados afirmaram ter ocultado informações sobre sua saúde de familiares ou amigos para evitar uma discussão. Além do mais, 14% dos homens confessaram que não são honestos com os profissionais de saúde sobre os seus hábitos de vida e 12% admitiram que guardam informações por medo de receber uma “bronca”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/orlando.gcosta/



Lucas Cunha, CEO da Woffice, é premiado no Senac Tec 2022

O CEO da Woffice, Lucas Cunha, foi premiado no evento sobre inovação Senac Tec na categoria Serviço Público pelos projetos “Monitora Tocantins”, “Planeja Tocantins”, “Consultas Públicas PPA”, e por ter participado da criação da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Tocantins (ATI).

O Prêmio de Reconhecimento Profissional em Tecnologia da Informação 2002 aconteceu no dia 21 último, em Palmas, no auditório do Senac, em parceria com a Pronto Fibra e a Associação dos Servidores Públicos de Tecnologia da Informação e Comunicação no Estado do Tocantins (AsticTO).

“Me senti muito honrado porque eu acredito que os profissionais de TI são verdadeiros agentes de transformação social, e os projetos ao qual me levaram a receber esse reconhecimento tratam exatamente sobre isso, de como a tecnologia pode transformar o serviço público, universalizando seu acesso para chegar a quem mais precisa”, destacou Cunha.

Na ocasião, Cunha falou também sobre o papel da Woffice nessa transformação. “A Woffice é uma prova de que a iniciativa privada também tem papel importante nesse processo. Permitindo que pequenas empresas possam fazer a gestão eficiente dos seus negócios, e de forma gratuita, proporcionamos um ecossistema ideal nas localidades em que atuamos, fomentando assim os pequenos empreendedores, gerando uma onda positiva de crescimento, inovação e desenvolvimento”.

Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação pela UNICSUL, Especialista em Python and Research pela Universidade de Havard, pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Serviços pelo CENES, e pós-graduando em Business Intelligence, Big Data e Inteligência Artificial, Ciências Políticas e MBA em Marketing Digital pela Focus, Lucas Ferreira Cunha é CEO da Woffice LLC desde 2020 e possui vasta experiência na área de Tecnologia da Informação, principalmente na área de Governo Digital, pois além de ser servidor de carreira da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, atuou como Secretário-Geral de Desenvolvimento Regional, Diretor de Planejamento, Diretor de Gestão do Gasto Público, Diretor de Inovação e Desenvolvimento e Diretor de Sistemas da Informação no Governo do Estado do Tocantins.

Escolha

Cunha foi escolhido pela sua longa contribuição na área pública no Estado do Tocantins como sua participação na elaboração dos projetos de criação da Agência de Tecnologia da Informação do Estado, sendo o seu primeiro Diretor de Sistemas de Informação, estando à frente de iniciativas que culminaram na reorganização e integração dos Serviços da área de Desenvolvimento de Sistemas no Governo do Tocantins, bem como na padronização de documentação, usabilidade, desenvolvimento e testes, resultando nos primeiros serviços da ATI. Na área de Gestão e Planejamento foi responsável pelo projeto de informatização das consultas públicas para elaboração do Plano Plurianual do Estado, e dos projetos Planeja Tocantins e Monitora Tocantins, que permitiu ao Governo do Estado e demais órgãos como Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Contas a planejar, elaborar e monitorar seus objetivos, indicadores, ações, metas e entregas, bem como o acompanhamento da execução orçamentária, financeira, fiscal e de projetos estruturantes em uma Sala de Situação Virtual a disposição em tempo real aos gestores e técnicos, com informações essenciais para subsidiar as tomadas de decisão.

Senac TEC

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, o Senac Tocantins, em parceria com a Pronto Fibra e a Associação dos Servidores Públicos de Tecnologia da Informação e Comunicação no Estado do Tocantins (AsticTO), realizaram o Senac Tec 2022, um evento que reuniu uma arena de inovação, oficinas, campeonato de League of Legends (LoL), encontro de cosplay e cultura geek, além de palestras temáticas com grandes empresas do setor de tecnologia da informação: Google, Kaspersky, Gartner e RedHat.

O evento Senac Tec foi realizado pelo Senac Tocantins, a Pronto Fibra e a Associação dos Servidores Públicos de Tecnologia da Informação e Comunicação no Estado do Tocantins (AsticTO). O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins e a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Tocantins (ATI) foram apoiadores do evento.



Vagas de trainee e estágio remotos são anunciadas por empresa de tecnologia

A empresa de sistema para gestão de indústrias, Nomus, localizada no Rio de Janeiro (RJ), está recrutando recém formados e universitários em diferentes locais do Brasil. Para integrar seu programa de trainee, busca-se profissionais de Engenharia, Administração, Contabilidade, Economia ou Sistemas de Informação que residam nas cidades Fortaleza (CE), Recife (PE), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Para o setor de Desenvolvimento, a empresa de tecnologia abriu vagas de estágio remunerado, voltadas para estudantes com conhecimento inicial em JAVA e com perfil para trabalho remoto. 

O Trainee Nomus tem a duração de até 2 anos, durante o qual o colaborador poderá treinar seus conhecimentos passando pelas áreas de Sucesso do Cliente, Implantação, Suporte ou Comercial. De acordo com o CEO da empresa, Rafael Netto, o objetivo é acelerar o aprendizado e a formação do profissional que acabou de sair da academia: “Queremos que o trainee pratique e cresça as habilidades sobre gestão de fábricas e, assim, possa atuar diretamente no auxílio aos clientes. Visamos também uma função de liderança na expansão dos negócios em sua região para aqueles que se destacarem.” 

Os estagiários selecionados devem estar cursando a partir do 3º período de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Análise de Sistemas ou cursos relacionados. O trabalho tem a carga horária de 30 horas semanais com horário flexível e regime home office (para pessoas que não residem no Rio de Janeiro-RJ). Além do estágio, também estão sendo disponibilizadas vagas remotas para Desenvolvedor JAVA, que vai desenvolver novas funcionalidades previstas no roadmap do produto utilizando JAVA, Javascript, struts, Spring, hibernate, jQuery e css, dentre outras funções assumidas. 

O processo seletivo é todo online e é composto pelas fases de análise de currículo, prova e entrevista. Os interessados devem se candidatar pelo site (https://www.nomus.com.br/carreiras/#vagasdisponiveis) . “Aprimorar o conhecimento e lapidar os talentos para que evoluam logo é nosso foco com a chegada dos novos trainees e estagiários como reforço do time. Sabemos que esse é o grande desafio das empresas de software que estão crescendo em seus mercados e com a gente não é diferente”, comentou o responsável pelo RH, Rogério Sampaio.



População idosa representa aproximadamente 60% dos brasileiros com câncer

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a população idosa corresponde a aproximadamente 60% dos brasileiros com câncer. Além disso, o instituto estima que idosos possuem 11 vezes mais chances de desenvolver a doença do que os mais jovens e correspondem a cerca de 70% das mortes ocasionadas pelo mal. Fatores como o declínio funcional natural do organismo, que reduz a divisão celular e contribui para desajustes nas estruturas das células e do corpo e o acúmulo de maus hábitos durante a vida, como má alimentação, sedentarismo e tabagismo, podem explicar a alta incidência.

Caio Guimarães, médico do Instituto de Câncer de Brasília (ICB) defende que com a celebração do Dia Mundial do Idoso em outubro, o elevado número de tumores malignos nesta população também deve ser considerada na discussão das campanhas da data que não só homenageia os mais velhos como, principalmente, pretende conscientizar a sociedade sobre as necessidades das pessoas idosas. O especialista comenta que o câncer de pele não-melanoma é um dos mais frequentes nesta faixa etária, principalmente pelos vários anos de exposição ao sol, fator de risco para a doença. “Geralmente, o tumor se manifesta como manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram, ou como feridas que demoram a cicatrizar. Idosos de pele, cabelos e olhos claros fazem parte do principal grupo de risco”, explica.

No caso dos homens, o câncer de próstata é um dos mais incidentes entre os acima dos 65 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), essa manifestação é considerada uma doença da terceira idade, já que 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. “Vale reforçar, porém, que homens acima de 50 anos devem fazer o exame de próstata todos os anos para detectar precocemente a condição. Não somente neste caso, recomenda-se que os mais velhos façam exames periódicos e acompanhamento constante com especialistas”, alerta o médico.

O risco do câncer de mama, que é mais incidente entre as mulheres (correspondem a 99% dos diagnósticos), também aumenta conforme a idade. Segundo o Inca, quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. A entidade estima, porém, que quando detectado precocemente, em estágio inicial, as chances de recuperação deste mal são de até 95%. “A Comissão Nacional de Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), juntamente com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomendam mamografias anuais a partir dos 40 anos, ou antes, com indicação médica”, pontua Caio. “Além disso, uma das principais recomendações é o autoexame. A observação e palpação da mama em frente ao espelho deve ser realizada com frequência, alertando para possíveis alterações”, ressalta.

O médico defende que o plano de tratamento deve ser individualizado e personalizado com base na natureza da doença, no status fisiológico do paciente e, acima de tudo, deve respeitar as preferências do paciente. “No ICB, com o corpo clínico composto por mais de 20 especialidades, além da oncologia, promovemos o olhar integral para a saúde do paciente, diferencial para os idosos que podem precisar de maior cuidado a depender da fragilidade e de outros quadros em razão da idade”, afirma Guimarães.



Alimentos à base de coco estão em alta no mercado brasileiro

Com a redução do consumo de produtos derivados de leite e de outros produtos de origem animal, o mercado tendo como principal ingrediente as plantas tem aumentado exponencialmente. Dentro deste universo, o coco é um dos ingredientes mais utilizados no momento, sendo uma opção para substituir as versões lácteas.

Com o crescimento das opções veganas no país, diversas empresas estão construindo portfólios de produtos em consonância com a expectativa desse mercado. Nesse quesito, os fabricantes de alimentos e bebidas estão investindo em produtos à base de coco para criar produtos veganos, melhorar itens que já existem ou aprimorar o valor nutricional dos alimentos.

Um recente estudo de mercado publicado pela Future Market Insights aponta que o mercado de produtos com coco irá crescer a uma CAGR de 7% até 2029. Outra constatação é de que o leite de coco com gordura total deve permanecer como o produto preferido entre uma ampla gama de usuários finais. Fato é que os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos que oferecem vantagens à saúde.

Renata Fleury, empresária fundadora e CEO da diCapri Blends Co., comenta como a fruta é um ingrediente chave na formulação de diversos produtos dentro da indústria alimentícia, não só como base para diversos preparos, mas também como uma opção saudável. “O coco oferece diversos benefícios para saúde, além de ser uma fonte riquíssima de ferro. A fruta também pode ser usado para preparar diferentes compostos com potenciais diferenciados”, complementa.

Os componentes desse nutriente são encontrados em mais de 1.400 produtos alimentares e bebidas disponíveis no mercado. Estas opções à base de coco estão sendo cada vez mais utilizadas e os estudos sobre a fruta somente fortalecem a procura de mais meios de utilização de seus benefícios.



Regulamentação determina regras para ensaios de biocompatibilidade

A biocompatibilidade assegura que os materiais utilizados na produção de produtos para saúde possuam desempenho apropriado à sua finalidade sem que haja reações indesejáveis como por exemplo irritações, alergias, inflamações ou intoxicação quando esses materiais entram em contato com tecidos ou fluidos humanos. Ou seja, assegura que o produto está adequado e não vai causar nenhuma reação ou alergia. Os ensaios, porém, exigem atenção à regulamentação vigente.

Desde agosto de 2021, a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 546 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), determina em seu artigo 6º que “os produtos para saúde devem ser projetados e fabricados de forma que seu uso não comprometa o estado clínico e a segurança dos pacientes, nem a segurança e saúde dos operadores ou, quando for o caso, de outras pessoas, quando usados nas condições e finalidades previstas”. 

Para o especialista em equipamentos hospitalares, Márcio Rebelo, realizar os ensaios de biocompatibilidade é extremamente importante para determinar os riscos potenciais que podem ser causados quando os materiais de produtos para saúde entram em contato com tecidos e fluidos humanos. “Esse é um procedimento que exige muito cuidado e atenção, desde a concepção do projeto, na determinação da matéria-prima, na definição dos critérios de armazenamento e manuseio, inclusive em ambientes hospitalares, até o momento da determinação dos ensaios propriamente ditos”, afirma o Coordenador da Qualidade e Logística da Protec.

A Anvisa ainda determina que os produtos para saúde sejam projetados e fabricados de forma que sejam garantidas as características e desempenho mencionados acima. Para tanto, dá especial atenção à seleção dos materiais utilizados, além de sua compatibilidade com tecidos biológicos, células e fluidos corporais, considerando a finalidade prevista do produto para a saúde.

“Os ensaios de biocompatibilidade devem seguir as diretrizes da série de normas ISO 10993, que determinam os padrões de avaliação para a biocompatibilidade de dispositivos médicos, com o objetivo de filtrar possíveis riscos biológicos”, explica Rebelo.

O especialista afirma ainda que as empresas e fabricantes do segmento podem colaborar com o cumprimento das diretrizes das regulamentações vigentes no momento em que pensam e planejam os seus produtos. “Contar com OCPs e laboratórios conceituados para a realização dos seus testes de biocompatibilidade é um dos primeiros passos para se ter êxito em todo o processo. Isso porque, assim, é possível garantir que os procedimentos serão realizados de maneira correta, mitigando riscos”, avalia o Coordenador da Qualidade e Logística da Protec.

Nesse sentido, o investimento em tecnologia, pesquisa e inovação é uma das premissas desde a concepção dos produtos hospitalares. “Certamente, o cuidado desde a concepção do projeto até a fabricação dos produtos assegura o atendimento dos requisitos para biocompatibilidade, assim como de outros tantos serviços importantes para o setor”, finaliza Márcio Rebelo.



Como a Inteligência Artificial tem beneficiado o agronegócio?

De acordo com projeções da Markets & Markets, o investimento no setor deve saltar para US$ 4 bilhões em 2026, e considerando que a população mundial vai crescer em 2 bilhões de pessoas até 2050, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), tal aspecto irá gerar uma necessidade de aumento em 60% na produção de alimentos. Por isso, a IA é uma tecnologia importante para se investir e conhecer no mundo do agronegócio.

Muitas startups já utilizam o poder das GPUs para trabalhar com IA em prol da humanidade, com foco desde salvar a população de abelhas em torno do mundo até a agricultura, no cultivo de citros.

Uma folga para as abelhas, e adeus para ervas daninhas

Uma startup de Israel, chamada Arugga, criou robôs para realizar o trabalho das abelhas: polinizar plantações, é possível aumentar em até 20% os rendimentos e colheitas de plantações usando a tecnologia. Além disso, com ajuda da análise de vídeo inteligente NVIDIA Metropolis, é possível também coletar dados e detectar, por exemplo, qual o momento certo para iniciar o processo de polinização.

Outro uso inteligente para o setor está no exemplo da startup Greeneye, de Tel Aviv, que desenvolveu pulverizadores inteligentes acionados por IA, que eliminam com precisão (e na dose certa) as ervas daninhas de plantações. Isso pode gerar uma redução de até 90% no uso de produtos químicos e herbicidas, assim como evitar a contaminação da água e do solo.

 

O uso da IA em plantações de citros

Com o uso da IA, é possível capturar imagens, com visão frontal e lateral, gerar diversos tipos de dados como avaliação dos frutos das árvores, um a um, realizar estimativas de safra, detecção de doenças e até mesmo realizar o cálculo da volumetria de copa. Tudo isso de forma automática. A novidade já está em testes e em uso por 14 propriedades de produtores de citros ao redor do mundo.

Os dados fornecidos pela ferramenta, que normalmente são coletados e usados a cada ano pelos produtores, podem ser utilizados em tempo real, e ajudam a evitar falhas e realizar de forma mais eficiente o replantio, por exemplo.

Além de fornecer informações precisas sobre produção, a tecnologia também permite contabilizar as perdas. É uma solução que não só facilita a vida do agricultor, mas também economiza tempo nas operações.

Um dos usos está em usar os sensores de IA para ter benefícios na programação e direcionamento, para aproveitar as quadras que tem um calibre maior de fruto. Ou seja, isso resulta em mais rendimento pós-colheita.

Há muitos benefícios, por exemplo, se comparados a soluções tradicionais, como a análise realizada por imagens aéreas. É possível aproximar a imagem de cada árvore e analisar uma por uma. Com essas informações em mãos, o produtor pode tomar decisões mais assertivas e evitar futuros problemas, que anteriormente ou sem o uso da IA, não seria possível. Isso gera economia e uma produção maior e mais eficaz.

*Marcio Aguiar é diretor da divisão Enterprise da NVIDIA na América Latina



Porcelanato: como escolher o melhor tipo de revestimento para cada área da casa

Com uma infinidade de tamanhos, cores e texturas que se adaptam aos mais diversos ambientes, o porcelanato, é um dos revestimentos mais utilizados da atualidade, seja por essa facilidade de criar personalizações, seja pela facilidade na limpeza ou, ainda, pela durabilidade.

Com tantas opções, é preciso saber escolher o porcelanato certo para cada área de aplicação, por isso, Francine Nuernberg, arquiteta da Portinari, mostra como fazer a seleção correta para cada necessidade. O ideal é planejar antes de comprar seu porcelanato. É essencial tirar as medidas do ambiente para saber quantos metros quadrados de piso serão utilizados.

“A conta é fácil: basta multiplicar comprimento e largura e o resultado será a área em metros quadrados. Na hora da compra, a dica é levar todas as medidas anotadas para que não fiquem dúvidas. Vale, ainda, comprar 15% a mais do que a quantidade a ser instalada, só por prevenção, caso haja alguma quebra ou perda no processo de instalação. Mas, é sempre importante fazer um projeto de paginação para se certificar da quantidade a ser comprada”.

Depois, é o momento de escolher o tipo de porcelanato: natural, polido ou hard (antiderrapante). “O porcelanato natural é aquele que tem a superfície fosca, perfeito para instalação em todas as áreas internas, inclusive varandas cobertas. O porcelanato de alto brilho e superfície lisa é chamado de polido. Mais sofisticado, é indicado para salas, quartos, banheiros e cozinhas. Mas, atenção: não coloque na área do box, pois ele pode ser escorregadio. O revestimento hard oferece alta resistência ao escorregamento, ao desgaste, risco e ataque químico, garantindo segurança e conforto aos consumidores”, conta Francine, da Portinari.

Além disso, esse material tem diversos modelos que dão diferentes estilos à decoração. O porcelanato madeira é um exemplo disso. “A tecnologia empregada faz com que a rusticidade da madeira seja reproduzida perfeitamente, trazendo a sensação de aconchego e aquecimento nos espaços”, explica Francine. Versátil, é possível encontrar muitas tonalidades e texturas. Já o aspecto marmorizado é responsável pela elegância nos projetos. “Carrega amplitude e sofisticação, especialmente na sua versão em lastras”, afirma.

Para quem busca um ambiente no estilo industrial, o porcelanato com inspiração em cimento é o ideal. Aplicado no piso ou nas paredes, ele conquistou a decoração nos últimos anos. Os revestimentos que imitam pedras naturais misturam modernidade com um toque rústico, sintetizando o clima urbano.

Assim, o importante é ficar atento às propriedades do porcelanato que incluem o acabamento e o modelo. “Para escolher o revestimento ideal para cada ambiente é essencial observar o estilo do projeto e as necessidades dos espaços. Dessa forma, as pessoas chegarão a um resultado perfeito, aliando beleza e funcionalidade”, conta.



Oitava edição do SIGNAL trará painéis com cases de sucesso

A Twilio, plataforma de engajamento do cliente, anuncia que para a oitava edição do SIGNAL, seu evento anual para clientes e desenvolvedores, trará painéis direcionados ao público de Brasil e LATAM, onde serão apresentados cases de sucesso envolvendo clientes brasileiros da empresa, a Magalu e o QuintoAndar. A conferência ocorre de forma online e gratuita nos dias 2 e 3 de novembro. Alguns dos participantes de destaque serão o ator e cineasta George Clooney e o desenvolvedor e criador de cookies HTTP, Lou Montulli. Inscrições para um passe Explorer gratuito estão disponíveis no site.

“Um dos pontos de destaque da edição, e que evidenciam muito sua temática central, são os painéis com Magalu e QuintoAndar, que trazem cases de sucesso de clientes brasileiros para apresentar as soluções da Twilio para seus desafios de mercado”, comenta Rodrigo Marinho, Regional Sales VP LATAM da Twilio. Para os interessados, os painéis ligados aos cases são: “Driving Conversion with WhatsApp, with Magalu” e “Developing customer experience as a brand asset”, que ocorrerão nos dias 3/11, das 15h10 às 15h25, e 2/11, das 12h20 às 12h35, respectivamente.

Para o Magalu, plataforma de compra e venda brasileira, a solução para seus principais desafios foi encontrada junto a API da Twilio para WhatsApp Business, usada para ajudar os clientes da empresa a finalizarem seus processos de onboarding e direcioná-los ao marketplace. “A Magalu buscou aumentar suas taxas de conversão, de integração e ROI, estabelecendo metas de crescimento e desenvolvendo uma estratégia criativa para atingir essas metas usando o alcance global da API da Twilio para WhatsApp”, completa Marinho.

O QuintoAndar é uma proptech da América Latina, avaliada em US$ 5,1 bilhões. São, indiscutivelmente, a maior proptech do Brasil. Sua ampla parceria com a Twilio ajudou o QuintoAndar a expandir seus negócios de forma rápida e transparente, resultando em melhores índices de satisfação do cliente, resoluções na primeira chamada, SLAs e disponibilidade de canal digital.

A empresa conseguiu escalar suas comunicações de forma personalizada, com base em insights de dados, e esses KPIs críticos estão aumentando graças a um arsenal de soluções da Twilio. “O painel apresentará como o QuintoAndar está aproveitando ao máximo o Twilio Flex, conectividade PSTN, voz programável, entroncamento SIP, API para WhatsApp, SMS, API de conversas e proxy para ficar à frente no mercado imobiliário e se manter disruptivo em um segmento bastante tradicional”, explica Marinho.

O SIGNAL 2022

Atualmente, os consumidores possuem opções ilimitadas de marcas com que interagir, assim como opções igualmente ilimitadas de como interagir com elas, elevando a concorrência entre essas empresas a um nível nunca visto. O principal desafio que os líderes empresariais enfrentam é o custo e a complexidade de encontrar clientes, alcançá-los e mantê-los a longo prazo. Neste ano, no SIGNAL, a Twilio explorará maneiras tangíveis pelas quais as empresas podem se afastar das mensagens de transação tradicionalmente trocadas com os clientes, a fim de construir relacionamentos profundos com eles – tudo isso enquanto se diminui os custos de aquisição de clientes e se aumenta o valor da vida útil desse cliente.

Além disso, nesse ano, o SIGNAL terá:

  • Os convidados especiais George e Amal Clooney para discutir a importância dos relacionamentos e do envolvimento com suas comunidades e fãs. A dupla também discutirá seu trabalho com a Clooney Foundation for Justice, que defende os direitos de jornalistas presos, a comunidade LGBTQIA+, mulheres, comunidades marginalizadas e defensores de direitos humanos;
  • Um keynote para desenvolvedores, no segundo dia do evento, incluindo destaques de produtos do ano passado e demonstrações;
  • O CEO da Twilio, Jeff Lawson, e o Chief Product Officer, Eyal Manor, se reunirão com o renomado desenvolvedor Lou Montulli, que criou o navegador web mais antigo, Lynx, e é responsável por várias inovações de navegadores, incluindo cookies HTTP e a tag blink;
  • Diversas sessões interativas, painéis e workshops que demonstram como as empresas podem gerenciar e ativar melhor os dados dos clientes para construir relacionamentos diretos e duradouros;
  • Diversas áreas de negócios, incluindo espaços dedicados a desenvolvedores e gerentes de produto, profissionais de marketing, experiência do cliente e organizações sem fins lucrativos, com mais de 20 demonstrações de produtos de deep dive e uma visão detalhada dos novos produtos Twilio;
  • Uma experiência envolvente de plataforma virtual com tecnologia própria da Twilio, onde clientes e participantes podem se conectar em tempo real nos canais de sua escolha.

Espera-se que mais de 50.000 pessoas de todo o mundo participem do SIGNAL deste ano para reimaginar a maneira como as empresas interagem com seus clientes. A agenda SIGNAL atende desenvolvedores, líderes e criadores de todos os níveis de habilidade, oferecendo técnicas para criar experiências digitais significativas em escala.



Especialista dá dicas de como fazer limpeza das lentes de óculos

Os usuário de óculos sabem a importância de uma boa limpeza nas lentes para desfrutar de uma visão nítida e livre de manchas e sujeiras. O que muita gente não sabe é que os cuidados adequados com as lentes vão além de garantir uma boa visão – eles também prolongam a vida útil dos óculos. É o que garante Flavio Nery, Gerente de Produtos da ZEISS, multinacional alemã especializada na produção de lentes.

“A visão é responsável pela maior parte da nossa percepção do mundo e por isso não devemos nunca comprar óculos em camelôs e sem receita médica, pois o acessório pode agravar os sintomas e abrir caminho para outras doenças. O uso de lentes de qualidade e fabricadas de acordo com a necessidade do paciente é fundamental para a saúde dos nossos olhos, garantindo mais conforto e qualidade de vida”, destaca o especialista, que lista alguns cuidados importantes para fazer a higienização dos óculos de forma rápida, completa e segura, em casa ou na rua:

1. Lavar bem as mãos

Para que as lentes fiquem impecáveis ao final do processo de limpeza, é preciso lavar bem as mãos antes de começar. “Além da sujeira habitual e da oleosidade encontrada na ponta dos dedos, resíduos de produtos como hidratantes ou perfumes podem entrar em reação com o revestimento da sua lente e prejudicá-la”, alerta Flavio Nery.

2. Água e detergente neutro

A água corrente é uma ótima alternativa para remover a sujeira das lentes na hora de higienizar os óculos. Para fazer a limpeza de forma correta, é necessário espalhar entre os dedos uma gota de detergente líquido com pH neutro, até formar espuma, e depois aplicá-la nas lentes com cuidado. É importante utilizar movimentos delicados para fazer a limpeza na superfície das lentes e depois realizar o enxague em água morna para ajudar a eliminar resquícios causados por manchas de gordura, por exemplo.

3. Usar o tipo de tecido correto

A manga da camisa ou a barra do vestido não são a melhor maneira de limpar os óculos, já que os tecidos contêm micropartículas de poeira e sujeira que podem causar danos irreversíveis na superfície das lentes. “Com o tempo, os riscos se acumulam e prejudicam a qualidade das lentes, pois essas fissuras dispersam a luz e irritam os olhos. Por isso é importante usar flanelas de limpeza em microfibra, que também precisam de manutenção”, recomenda o especialista. Segundo ele, o tecido deve ser lavado regularmente apenas com água e em temperatura não superior a 40º.

4. Lenços próprios para limpeza de lentes

O uso de produtos específicos para fazer a limpeza das lentes também é uma ótima alternativa para quem busca praticidade e conveniência no dia a dia. “Os lenços umedecidos e próprios para a limpeza das lentes ficam armazenados em pequenas embalagens individuais e podem ser utilizados para fazer a higienização em qualquer lugar, em casa ou na rua. Cada unidade é descartável e pode ser utilizada para remover a sujeira e manchas de forma rápida e segura”, explica Flavio Nery.

5. Cuidado na hora de guardar os óculos

Mesmo as lentes mais modernas não vão resistir aos riscos se os óculos forem guardados soltos dentro da bolsa ou mochila e junto com objetos como chaves e canetas, por exemplo. Por isso, é preciso usar sempre o estojo para proteger o acessório. Quando isso não for possível, os óculos devem ser deixados em local seguro e com as lentes voltadas para cima. Além disso, os óculos não devem ser expostos ao calor extremo, pois grandes oscilações de temperatura também podem rachar a superfície das lentes.



Artistas lançam EP com inspiração no gênero Trap

As artistas Flávia Oms e Helen Gasparovic, conhecida também como GASPH, lançam seu projeto autoral denominado “CRIASOM”. O álbum, composto por seis faixas, originou-se com o objetivo de criar músicas com foco na vertente do Trap. Para complementar a musicalidade das composições, as artistas também trazem referências do pop, funk e reggaeton.

Flavia Oms, natural do Rio de Janeiro e GASPH, curitibana, a dupla deu início à carreira própria no ano de 2017 com o trio “Catarse 041”. O grupo, que era formado apenas por mulheres, chegou ao fim recentemente e, com isso, a dupla deu início em sua carreira solo.

Durante a trajetória as cantoras contam que suas primeiras composições foram feitas em uma espécie de “estúdio móvel”, dentro do carro, rodando pela cidade de Curitiba. Atualmente, de forma independente, possuem seu próprio estúdio, chamado Under Groove Music. “As três primeiras faixas já foram lançadas, com o propósito de mostrar um pouco do que o EP representa, sendo elas: Superstar, Em busca de mais e Groove Delas. As letras trazem temas como empoderamento feminino.”, comenta Flavia Oms. “Apostamos muito nesse trabalho, pois em cada faixa buscamos trazer nossa identidade individual que, juntas, se completam, com ritmo, rima e melodia. Nas linhas colocamos nossas histórias e visão de vida, a caminhada durante todo esse processo”, complementa GASPH.

As faixas foram produzidas em Curitiba na Ug Music, pelo produtor Duka Gothe Sauce, e também em São Paulo na Uzzn REC, pelo produtor Gibin. Os títulos são: “Superstar”, “Em busca de mais”, “Império”, “Groove Delas”, “Billboard” e “Te agradar”. Cada uma das músicas traz desde temas relacionados à sintonia entre as cantoras, até mesmo o empoderamento feminino e trechos motivacionais.

O primeiro videoclipe a ser produzido é o da faixa “Superstar”, que será lançado no dia 17 de Novembro. Mas antes, lançarão um Making of do primeiro show que realizaram apresentando o EP, no canal do YouTube da Flavia Oms.

Distribuição por Uzzn REC e Bruno Caveiro.

Para mais informações, basta acessar: https://open.spotify.com/album/4yvHgZZLYh4XewqOHCt3BJ?si=7h27BUdyQtKkbn-C4e_rKw

CLIPE “SUPERSTAR” 17/11

https://m.youtube.com/channel/UCJud9HMHsJruJdGFcx0mGIQ 

Vídeo MAKING OF 27/10

https://m.youtube.com/watch?v=4dDBXCCM_1E

 



Senior Sistemas adquire Globaltec e amplia participação na construção civil

A Senior Sistemas, empresa de tecnologia para gestão, anunciou a aquisição da Globaltec, companhia goiana de soluções para incorporadoras, construtoras e urbanizadoras. O valor da aquisição não foi revelado.

Fundada em 1997, a Globaltec tem sede em Goiânia (GO) e seis canais de distribuição. A empresa também apresenta uma sequência de resultados positivos nos últimos anos. Em 2020 obteve um faturamento de R$ 20 milhões, em 2021, atingiu R$ 26 milhões.

Com a aquisição a Senior passa a atender mais de 1.000 novos clientes no segmento da construção e 35 mil usuários das soluções Globaltec. Além disso, a empresa traz soluções complementares ao portfólio da Senior.

O movimento tem como objetivo consolidar a presença da Senior no segmento da construção civil, ampliando seu portfólio para este mercado. “A compra da Globaltec contribui para agregar qualidade e inovações para o segmento de construção. Com este movimento também reforçamos a nossa presença em todo país e somamos em nossa carteira de clientes players importantes deste mercado”, disse Carlênio Castelo Branco, CEO da Senior Sistemas.

“Trabalhamos com inovações que são importantes para o movimento de transformação digital no setor da construção, e unir a nossa expertise com toda a ampla atuação da Senior, será uma oportunidade para liderarmos essa jornada com grandes empresas”, reforça Marcelo Xavier, sócio-fundador e diretor executivo da Globaltec, executivo que seguirá à frente da operação no Grupo Senior.

Para o CEO da Senior, o segmento de construção civil está em momento “aquecido” e pode potencializar oportunidades de negócios para a companhia. Esta é a 26ª operação de M&A realizada pela Senior Sistemas e o quarto investimento no segmento de construção. Em dezembro de 2018, a empresa adquiriu a Mega Sistemas e também a startup ObraPrima.



Empresas de telemarketing incentivam comunicação mais assertiva com o consumidor

A campanha da entidade incentiva todas as empresas a adotarem o Código de Ética do Probare (www.probare.org.br), que define parâmetros de auto-regulamentação do setor. Além do código de ética, o Probare certifica as empresas através do Selo de Ética e Norma de Maturidade de Gestão, por meio da adesão espontânea das organizações e adoção das regras estabelecidas no regulamento próprio e submissão à auditoria de verificação. Também as empresas podem aderir sem custo pelo site Probare.

O objetivo da campanha é tornar o contato com o público de telemarketing mais objetivo e respeitoso através de comunicação mais assertiva, lastreada pelo código de ética Probare. No estado de São Paulo, somam 600 empresas que atuam em três pilares: help desk, cobrança e venda. O setor opera nos setores comercial e, especialmente, em áreas de utilidade pública como saúde e serviços essenciais, cuidando dos SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor) de várias empresas, serviços de cobrança, bem como na área social, que engloba doações a ONGs e empresas sociais.

Setor emprega 1,5 milhão de brasileiros

As empresas de contact center empregam aproximadamente 1,5 milhão de pessoas no Brasil, sendo 400 mil colaboradores no estado de São Paulo. A maioria empregada é formada por jovens em seu primeiro emprego, destes, 70% são mulheres. Todos em regime CLT.

Para o diretor diretor administrativo do Sintelmark, Laurent Delache, o trabalho é bastante sensível, pois trata diretamente com pessoas e suas particularidades e sensibilidades. “Precisamos estar afinados com as boas práticas, por este motivo os treinamentos aos funcionários são constantes e periódicos”, informa.

Segundo Delache, a campanha do Sindicato pretende melhorar e aperfeiçoar a comunicação entre as empresas de contact center e o consumidor final. “Pretendemos que todas as empresas de telemarketing se adequem às boas práticas disciplinadas no Código de Ética Probare. Essa auto-regulamentação do setor, pretende consolidar e aprimorar as relações com os clientes contratantes e consumidores, através de uma atuação ética, com serviços ainda mais qualificados, buscando cada vez melhores resultados, objetivando sempre oferecer um atendimento personalizado e empático ao consumidor, afinal, somos especialistas em relações com clientes”.

Delache observa a importância do serviço de telemarketing para o aquecimento da economia, especialmente do setor comercial, tão afetado pela pandemia nos últimos 2 anos. “O telemarketing é um setor importante para fomentar a economia e o consumo, levando lançamentos e novos produtos ao consumidor e atuando em serviços essenciais como saúde e transporte através do contact center”.



Sudeste lidera ranking de incidência de câncer de mama

No Brasil em 2021, foram detectados cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). A região sudeste lidera o ranking de incidência da patologia no país, que concentra cerca de 36.470 dos casos, onde só no estado de São Paulo encontram-se 18.280 pessoas diagnosticadas com câncer de mama.

A falta de informação é um agravante para esse tipo de câncer, que pode ser minimizado através de simples medidas como o autoexame. Nesse caso o tumor é localizado com antecedência, sendo possível iniciar o tratamento logo após o diagnóstico dos exames clínicos, e diminuir as chances de mortalidade.

No mês de outubro o mundo junta esforços para conscientizar e levar informação para indivíduos ao redor do globo com o movimento do Outubro Rosa, e desde 2002 o Brasil passou a adotar a campanha.

Segundo a advogada Nathalia Oliveira, “pouco se sabe, mas pessoas com câncer de mama possuem uma série de direitos para que possam atravessar pela enfermidade com apoio do Sistema Único de Saúde (SUS) e ter o tratamento devidamente fornecido pelo Ministério da Saúde”.

A bacharel informa que “sabendo dos direitos básicos qualquer cidadão pode e deve ter acesso aos benefícios garantidos pelo Ministério da Saúde”. É possível informar-se sobre as unidades de tratamento de câncer presentes em cada estado. 

Nathalia diz que “nos casos em que são negados os prazos, tratamentos ou medicações previstos em lei, será necessário o auxílio de um profissional do Direito para recorrer aos direitos.”

Um dos direitos mais procurados juridicamente, segundo a advogada, é a Cirurgia de Reconstrução Mamária. “Presente na Lei Nº 9.797/99, prevê que é obrigatória a realização das cirurgias plásticas reparadoras da mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos casos em que houve retirada da mesma em pacientes durante o tratamento de câncer”.

Outro direito garantido e muito buscado é a Isenção do IPI em veículos para PCD. Segundo Nathalia, “a Lei Nº 10.182/01, garante que pessoas com câncer de mama ou com deficiência têm direito à isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) durante a compra de automóveis”.

A profissional do Direito reforça que “além das leis específicas para o câncer de mama, existe a chamada “Lei dos Sessenta Dias”, prevendo que a partir da data de confirmação do laudo médico, pacientes com câncer têm direito a iniciar o tratamento pelo SUS em até 60 (sessenta) dias”.

Apesar das questões jurídicas envolvidas nos direitos para pessoas com câncer, um estudo realizado entre 2015 e 2019 pelo Movimento Todos Contra o Câncer junto ao Observatório de Oncologia, mostra que o tratamento ainda é tardio

A pesquisa ainda mostra que 47% das pessoas descobrem a doença de forma tardia, e o tratamento só começa quando a doença já está agravada, aumentando os custos e medicações, além de diminuir as chances de sobrevida. Somente 23% dos pacientes descobrem o câncer no início, mas ainda assim o acesso aos medicamentos também é dificultado.



Americana sedia novos eventos e reforça vocação como hub de negócios

O encerramento da sexta edição da Expodeps, na Feira Industrial de Americana (FIDAM), foi marcado, nesta quinta-feira (20), pelo anúncio do lançamento da Tecnotêxtil Brasil 2023, um dos principais eventos do setor no Brasil. Este é mais um evento de promoção comercial que chega à cidade, fortalecendo a vocação para abrigar congressos e feiras e ativar novos negócios de interesse econômico para a região e o país.

Hélvio Roberto Pompeo Madeira, diretor-presidente do Febratex Group (entidade promotora das feiras do setor em todo o Brasil), afirmou que a chegada da Tecnotêxtil a Americana estava sendo planejada há anos. O evento – que acontecerá entre 7 e 10 de março de 2023 na própria FIDAM – sai do papel com o apoio estratégico da Associação Comercial e Industrial de Americana (Acia) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico).

Durante três dias, os visitantes conhecerão novidades em tecnologia para os setores de fiação, tecelagem, beneficiamento e confecção. Americana foi escolhida para sediar o evento por ser o centro de um dos principais polos brasileiros de produção de tecidos, segmento que gera empregos e divisas. As cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia controlam, segundo a Febratex, 32% das indústrias do setor.

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), presente ao lançamento, afirmou que a chegada da feira mostra que “Americana voltou a sorrir”, com investimentos na modernização das fábricas e a oferta crescente de vagas de emprego na região.

Expodeps

Lançada na última quarta (19), a Expodeps rendeu contratos e parcerias comemoradas pelos 80 expositores, que tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos e fechar acordos com novos fornecedores e consumidores. O sucesso dos dois dias de evento foi confirmado pela reserva de estandes de 98% dos expositores para a próxima edição, em maio do próximo ano.

Marcelo Fernandes, presidente da ACIA, promotor da feira, comemorou o empenho dos próprios participantes que, depois de dois anos afetados pela pandemia, arcaram com os custos da organização e festejaram os corredores lotados e a presença dos consumidores. Mais de 2 mil pessoas circularam na feira e conferiram de perto a diversidade de produtos e serviços. “A Expodeps, no pós-pandemia, superou as nossas expectativas”, disse. “É um evento sólido, reconhecido inclusive na agenda de turismo de negócios do Estado de São Paulo. Deixamos de ser uma feira local e passamos a atrair expositores, clientes e visitantes de toda a região, que atendem empresas em todo o país”.

A ACIA mantém o foco na ampliação dos negócios em Americana, reforçando as qualificações como eixo logístico no Estado e infraestrutura consolidada para novas indústrias e comércio. Segundo Marcelo, a entidade busca atrair empreendedores que terão muito a ganhar em se estabelecer na cidade.

Fomento às Exportações

A Expodeps sediou também nesta quinta-feira a 47ª edição do Fórum de Internacionalização de Empresas (FIE), que tem o objetivo de impulsionar os laços comerciais entre empreendedores brasileiros e potenciais clientes estrangeiros.

Otávio Furtado, da PEIEX (Programa de Qualificação para Exportações) – organismo mantido pela parceria entre a Facamp e a ApexBrasil (a agência nacional de incentivo ao comércio exterior) – falou da potencialidade dos empreendimentos nacionais em disputar o mercado lá fora. “Oferecemos a prospecção de parceiros, difundimos técnicas de negócios, orientamos sobre legislação, formação de preços e competitividade”, afirmou.

No mesmo fórum, os diretores regionais da Ciesp, Leandro Zanini e Ana Cavadas, detalharam como as indústrias locais podem explorar mercados promissores, em um leque de oportunidades abertas pelo avanço do comércio mundial.

Leonardo Tirolli, diretor do FIE, resumiu o cenário o atual: “O empreendedor brasileiro se contenta em buscar clientes brasileiros, sem considerar que temos 7 bilhões de habitantes no mundo. Com a cooperação entre empresários, governos, entidades e universidades, o potencial exportador brasileiro é incalculável”.

Investimentos de R$ 500 mil na FIDAM

A FIDAM, complexo para exposições que soma 26 mil metros quadrados no Jardim Santana, começa a passar com uma revitalização em novembro. Com recursos da ordem de R$ 500 mil, a fachada ganhará nova identidade visual. Também serão reformados os sanitários e os pavilhões que totalizam 6 mil metros quadrados, além do auditório e salas de reunião. Fundado em 1961, o espaço, mantido com recursos da indústria, deverá estar concluído até março, quando acontece a Tecnotêxtil Brasil 2023.



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