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Projeto Histórias que contam Histórias II encerra sua edição em 2021

São Paulo, SP 26/10/2021 – O projeto, que oferece curso de narração de histórias gratuito e online, foi finalizado no mês de outubro e contou com mais de 600 pessoas inscritas nas 14 turmas oferecidas pela Arte Despertar no decorrer do ano.

O curso de narração de histórias teve como proposta possibilitar que indivíduos com as mais variadas histórias de vida pudessem se encontrar, mesmo online, e promover uma troca de experiências, conhecendo melhor a si mesmos e, assim sendo apresentados a diferentes maneiras de aprendizagem, tanto para profissionais da saúde e voluntários nos hospitais, quanto para o público em geral nos espaços culturais.

O projeto, que oferece curso de narração de histórias gratuito e online, foi finalizado no mês de outubro e contou com mais de 600 pessoas inscritas nas 14 turmas oferecidas pela Arte Despertar no decorrer do ano. Com carga horária de 24 horas para os espaços culturais e 16 horas nas instituições de saúde, o objetivo foi trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão.

Para isso, uma dupla de experientes narradoras de histórias apresentou os fundamentos, técnicas e benefícios de se trabalhar a narrativa oral, assim como a relevância da contação de histórias para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.

“Para mim foi realmente um presente: adquiri conhecimento, ampliei o repertório cultural, refleti sobre a minha comunicação interpessoal. Ouvir os contos foi um ótimo entretenimento, ver como todos davam vida às histórias foi mágico. As educadoras do curso são excelentes condutoras e motivadoras da arte/conhecimento de contar histórias.
Foi o evento online mais bacana que já tive, relatou Michele Cassia Januário, participante do curso em parceria com CEJAM CAPS do M’Boi Mirim.

Nas instituições de saúde, o curso costuma ganhar contornos ainda mais especiais, à medida que promove o autoconhecimento do profissional da saúde e o desperta para habilidades, capazes de transformar a sua atuação no ambiente hospitalar.

“Achei o curso muito válido, e o considero como uma forma de humanização dentro do contexto hospitalar, principalmente para pacientes que estão num momento de fragilidade da vida. Quando recebem um voluntário com a Narração de História pode abrir um horizonte de esperança, por ser algo terapêutico”, declarou Mariana Oliveira da Silva, participante do curso realizado em parceria com o Incor.

“Antes de tudo gostaria de agradecer imensamente pelo maravilhoso curso que vocês nos proporcionaram. Todos estão elogiando muito e adoraram o rico aprendizado. Esperamos, logo, logo, poder aplicar os conhecimentos adquiridos com nossos pacientes e acompanhantes”, comentou Vera Secaf, coordenadora geral do voluntariado do hospital GRAACC.

Em 2021, as turmas aconteceram em parceria com os seguintes espaços culturais: Biblioteca São Paulo (BSP), Biblioteca Parque Villa Lobos (BVL), Instituto Tomie Ohtake, Instituto Brasileiro de
Estudos e Apoio Comunitário Queiroz FI (IBEAC) e Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e a Criança Esperança – AMAAE. Já nas instituições de saúde, participaram os profissionais e voluntários do Hospital Infantil Darcy Vargas, Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês (IRSSL), Caps M”Boi Mirim e Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – GRAACC.

O projeto foi realizado via ProAc, da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, com patrocínio das empresas Aché Laboratórios Farmacêuticos, Bexp, Brabus, Sunnen e Track & Field.

Website: http://artedespertar.org.br



Produtos se tornam a diferença em relação à concorrência

Uberlândia MG 26/10/2021 – Kotler, autor considerado o pai do marketing, uma vez disse que “a diferenciação consiste na orientação estratégica no sentido de obter um desempenho superior”Em um tempo não muito longínquo, pouco mais de 40 anos atrás, não existiam opções de escolhas e marcas diferentes de um mesmo produto. Não se comprava um sabão que deixa os tecidos mais brancos sem precisar esfregar, era apenas sabão, para lavar roupa mesmo. E isso bastava para os consumidores.

Mal sabiam eles que, passados alguns anos e com tantas novidades, uma simples ida ao supermercado poderia significar inúmeras decisões a serem tomadas: detergente que não prejudica a pele ou que deixa as louças mais brilhantes? Shampoo sem sal ou de limpeza profunda? Amaciante com perfume marcante ou maciez garantida?

As opções duplicaram, triplicaram, quadruplicaram… E, nesse contexto de infinitas possibilidades, não basta mais vender um produto e sua funcionalidade, é preciso ser a melhor opção, ter as maiores vantagens, o menor preço, a mais linda embalagem. É isso que faz o olho do consumidor brilhar na hora da compra, que diferencia o seu produto dentre diversas outras opções da prateleira.

O mundo atual assiste ao lançamento diário de novos produtos e serviços, e até mesmo a criação de novas categorias de produtos e serviços numa velocidade jamais verificada, o que, mais do que nunca, justifica a diferenciação em produtos e serviços.

Diferenciação competitiva

Se diferenciar em um mercado tão diverso e com consumidores cada vez mais exigentes pode ser um desafio, principalmente para aqueles que estão começando. Mas o que seria esse algo a mais que vai fazer o seu produto ou serviço se destacar dos demais?

Kotler, autor considerado o pai do marketing, uma vez disse que “a diferenciação consiste na orientação estratégica no sentido de obter um desempenho superior em algum aspecto do produto ou serviço, que seja importante para a clientela e que seja valorizada por uma parte significativa do mercado”.

Nesse contexto, existem diferentes técnicas e teorias que explicam a vantagem competitiva. O ideal é analisar quais delas farão mais sentido para o seu negócio e para o seu público. Para isso, é fundamental conhecer bem o mercado no qual você está inserido e o perfil do seu consumidor em potencial.

Onde está o seu diferencial

Dentre os inúmeros motivos pelos quais o consumidor escolhe um produto e não outro, alguns se destacarão mais ou menos de acordo com essa análise de público e mercado. Pensando nas variáveis, é possível explorar a diferenciação a partir de alguns aspectos:

Custo – Um produto mais barato é mais chamativo para muitos consumidores e muitas vezes esse é um fator decisivo na hora da dúvida entre os concorrentes.

Qualidade – Pode até ser que o custo seja mais alto, mas a qualidade pesa bastante na relação custo x benefício, principalmente em se tratando de bens duráveis.

Localização geográfica – Um fator que precisa pesar na hora de abrir uma loja física, ou mesmo pensar na logística de distribuição do seu negócio.

Atendimento – Cada vez mais esse critério tem sido levado em conta, principalmente quando falamos em serviços. Um bom atendimento é um grande diferencial.

Comodidade – Com cada vez menos tempo e mais atribuições, os consumidores procuram opções que oferecem mais praticidade e velocidade.

Design e tecnologia – Fatores que tem feito cada vez mais diferença, nos tempos atuais compradores buscam soluções que resolvam seus problemas com tecnologia e design.

Personalização – Diferença de mercado muito válida para públicos de nicho, que procuram opções sob medida para suas necessidades.

Causa social – Gerar identificação com o público através de causas sociais faz muita diferença, gera engajamento e fidelização com a marca.

Mais que diferente

Além desses fatores, algumas dicas de ouro tornarão sua estratégia de diferenciação ainda mais consistente.

  • Seja genuíno. Não compre uma causa ou uma ideia apenas por modismo ou interesse comercial, esse tipo de atitude enfraquece sua identidade e é facilmente percebida pelo público.
  • Aposte em diferenciais que não sejam facilmente copiáveis pela concorrência. Em um mundo onde tanto se copia use seu maior esforço para pensar e criar o que será seu e de mais ninguém.

  • Mais do que oferecer valor, é imprescindível comunicá-lo para o seu consumidor. De nada adianta ter um diferencial e não mostrar claramente ao seu público qual é ele. Aposte em slogans, campanhas e reforce seu posicionamento em toda a comunicação.

    Website: https://www.upgestao.com.br/



Qual o conceito de PIS e seus usos no setor empresarial?

Uberlândia MG 26/10/2021 – A Lei 10.865/2004 instituiu a incidência do PIS e da COFINS sobre a importação de bens ou serviços. Para entender o conceito de PIS, é necessário compreender que, de acordo com o seu uso, ele aparece ligado a outro tributo: o COFINS. Isto ocorre devido ao fato de que ambos se encontram em conjunto nos artigos 195 e 239 da Constituição Federal Brasileira.

Antes que se adentre o assunto sobre o tributo PIS, é necessário voltar a atenção ao conceito de tributo. Eles correspondem a impostos, taxas de serviços públicos específicos e divisíveis e contribuição de melhoria (decorrente de obras públicas). A palavra tributo também pode ser utilizada no sentido de que todo e qualquer valor, a qualquer título, pago ao Poder Público sem aquisição/compra/transferência de bens e/ou serviços diretos e específicos ou de concessão. Neste caso, o termo tributo alcança impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições sociais e econômicas, encargos e tarifas tributários (com características fiscais) e emolumentos que contribuam para a formação da receita orçamentária da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Conceito de PIS

PIS é a sigla utilizada para a identificação do tributo do Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/PASEP. Tanto o PIS quanto o COFINS incidem sobre a receita bruta das empresas (pessoas jurídicas), com exceção do MEIs e empresas de pequeno porte, que contribuem pelo Simples Nacional. Seu registro e apuração são feitos através do arquivo SPED, que utiliza como base da apuração o Código de Especificação Tributária (CST).

O PIS é regido pela Lei Complementar Nº 7, de 07 de setembro de 1970, sendo um Programa de Integração Social, destinado a promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas.

São contribuintes do PIS as pessoas jurídicas de direito privado e as que lhe são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, inclusive empresas prestadoras de serviços, empresas públicas e sociedades de economia mista e suas subsidiárias, excluídas as microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas ao Simples Nacional (Lei Complementar 123/2006).

Regimes Vigentes

Tanto o PIS quanto o COFINS possuem três regimes vigentes sobre a receita bruta ou faturamento das empresas. São eles os sistemas de tributações dos regimes cumulativos, os não cumulativos e o de incidência diferenciada:

Regime Cumulativo: Regime que possui impostos que não possibilitam crédito para a empresa. Neste regime, a base de cálculo é a receita operacional bruta da pessoa jurídica, sem deduções em relação a custos, despesas e encargos. Nesse regime, as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS são, respectivamente, de 0,65% e de 3%. As pessoas jurídicas de direito privado, e as que lhe são equiparadas pela legislação do imposto de renda, que apuram o IRPJ com base no Lucro Presumido ou arbitrado estão sujeitas à incidência cumulativa. As pessoas jurídicas, ainda que sujeitas à incidência não cumulativa, submetem à incidência cumulativa as receitas elencadas no artigo 10, da Lei 10.833/2003.

Regime não cumulativo: Regime que possui impostos que possibilitam crédito para a empresa. Já neste caso, os regimes de incidência da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS foram instituídos em dezembro de 2002 e fevereiro de 2004, respectivamente. O diploma legal da Contribuição para o PIS/PASEP não cumulativa é a Lei 10.637/2002, e o da COFINS a Lei 10.833/2003. Neste regime é permitido o desconto de créditos apurados com base em custos, despesas e encargos da pessoa jurídica. Nesse regime, as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS são, respectivamente, de 1,65% e de 7,6%. As pessoas jurídicas de direito privado, e as que lhe são equiparadas pela legislação do imposto de renda, que apuram o IRPJ com base no Lucro Real estão sujeitas à incidência não cumulativa, exceto: as instituições financeiras, as cooperativas de crédito, as pessoas jurídicas que tenham por objeto a securitização de créditos imobiliários e financeiros, as operadoras de planos de assistência à saúde, as empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores de que trata a Lei 7.102/1983, e as sociedades cooperativas (exceto as sociedades cooperativas de produção agropecuária e as sociedades cooperativas de consumo).

Regime de incidência diferenciada: regime que possui alguma diferenciação em relação à apuração da base de cálculo e/ou alíquota. A maioria dos regimes diferenciados se refere à incidência especial em relação ao tipo de receita e não a pessoas jurídicas, devendo a pessoa jurídica calcular ainda a Contribuição para o PIS/PASEP e a COFINS no regime de incidência não cumulativa ou cumulativa, conforme o caso, sobre as demais receitas. De modo geral, os regimes diferenciados podem ser subdivididos em:

a) base de cálculo e alíquotas diferenciadas, onde se enquadram: as instituições financeiras, as entidades sem fins lucrativos e as pessoas jurídicas de direito público interno;

b) base de cálculo diferenciada: as empresas de fomento comercial (factoring), as operações de câmbio, realizadas por instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil e as receitas relativas às operações de venda de veículos usados, adquiridos para revenda;

c) substituição Tributária: cigarros e veículos novos da pessoa jurídica fabricante;

d) alíquotas Concentradas: combustíveis, querosene de aviação, produtos farmacêuticos, veículos, pneus novos de borracha, bebidas, embalagens e biodiesel e;

e) alíquotas Reduzidas: nafta petroquímica, papel imune, destinado à impressão de periódicos, papel destinado à impressão de jornais, determinados produtos hortícolas e frutas, aeronaves, suas partes, peças etc., semens e embriões, Zona Franca de Manaus (ZFM), concessionários de veículos, fertilizantes, defensivos agrícolas e outros, gás natural canalizado, carvão mineral, produtos químicos e farmacêuticos, livros, combustíveis, bebidas e embalagens, receitas financeiras, Programa de Inclusão Digital e outros Regimes Especiais.

Observação sobre a incidência do tributo: A Lei 10.865/2004 instituiu, a partir de 01.05.2004, a incidência do PIS e da COFINS sobre a importação de bens ou serviços. Trata-se de regime específico, não vinculado à receita, tributando a entrada de bens estrangeiros no território nacional; ou o pagamento, o crédito, a entrega, o emprego ou a remessa de valores a residentes ou domiciliados no exterior como contraprestação por serviço prestado.

Website: https://www.upgestao.com.br/



Como a tecnologia pode transformar a gestão de pessoas

Por Donisete Gomes *

Faça uma análise da sua rotina durante o dia e se questione: quão dependente da tecnologia eu sou? Sua resposta provavelmente não será diferente da realidade de mais de 150 milhões de pessoas, o equivalente a 81% da população brasileira, segundo a pesquisa “TIC Domicílios 2020”, elaborada pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), em parceria com a Unesco e o Cgi.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil).

A tecnologia já faz parte do nosso dia a dia em casa, na escola e, claro, no trabalho. Nos tornamos muito mais digitais, mas ainda somos humanos e é a inteligência e a nossa capacidade de transformar dados em ações que tem sido o grande trunfo do mercado. Atualmente existe uma gigantesca oferta de dados e um desafio constante de transformar essas informações em meios valiosos para a tomada de decisões, contribuindo para uma gestão mais estratégica e tática dentro das organizações. De acordo com previsões da IDC, entre 2021-2025, a criação e replicação de dados globais terá uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 23% durante o período, saltando para 181 zettabytes em 2025.

Esse trabalho conjunto entre tecnologia e inteligência humana, ou seja, pessoas, é responsável por gerar mudanças positivas tanto nas atividades de cada profissional, como no desempenho inteiro das empresas. Dentro das mais diferentes áreas de uma organização, as soluções de ponta têm sido responsáveis por otimizar processos, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Uma das principais ferramentas nesse sentido é o Software as a Service (SaaS) – ou Software como serviço, em português – que permite a conexão de diversos aplicativos por meio de uma nuvem. Segundo relatório da Forrester, o consumo global de SaaS atingiu US$ 500 bilhões, abrangendo empresas de vários tamanhos, e sendo implementado nas mais variadas áreas.

SaaS para o RH
O futuro do RH está cada vez mais tecnológico, e contar com o auxílio de soluções SaaS pode simplificar e acelerar ainda mais a evolução da área de Gestão de Pessoas. Há uma necessidade cada vez maior dentro das organizações de mitigar tarefas complexas da área, o que vem pavimentando o caminho para o surgimento do software de RH baseado em SaaS. Os benefícios que essa ferramenta oferece são inúmeros, e vão desde o recrutamento até a integração, treinamento, programação, avaliação e benefícios. Ou seja, a gestão eficaz dos recursos humanos é fundamental para o sucesso das empresas.

Digitalizar e automatizar a área tem sido mandatório para as companhias que querem crescer de maneira sustentável.  Um estudo da Mckinsey sobre como o RH molda o futuro de uma organização destaca como a mudança para o digital ganhou ainda mais impulso durante a pandemia: 85% das empresas aceleraram o ritmo de sua digitalização. Além disso, 66% dos executivos ouvidos ​​exigiram que as organizações abordassem as lacunas de habilidades existentes encontradas nos colaboradores em relação a automação e digitalização.

É nesse contexto que o SaaS entra. O sistema ajuda a eliminar processos manuais, diminui a possibilidade de erros e exclui a redundância de atividades. Com isso, os profissionais têm mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas, traçando planos de ação efetivos, capazes de endereçar temas importantes para o crescimento da empresa e, principalmente, dos profissionais.

Os demais colaboradores também ganham autonomia, podendo acessar informações salariais, checar benefícios ou avaliação de desempenho em poucos cliques. O relatório da SaaS Metrics sobre como o software de RH alterou os fluxos de trabalho internos também aponta que ele ajuda a fechar as lacunas em uma organização, aproximando as equipes de RH dos funcionários.

Outra vantagem é a possibilidade de escalar e flexibilizar os recursos de forma rápida e prática. Por exemplo, caso a empresa cresça e amplie o número de funcionários, o maior volume de trabalho para registro dessas informações é facilmente absorvido pelo software, garantido assertividade e eficiência.

Além disso, a ferramenta é capaz de lidar e armazenar um alto número de dados com segurança. A empresa elimina a necessidade de manter grandes espaços para comportar servidores físicos. Sem contar que a disponibilidade do sistema resulta em agilidade e, o fato de estar na nuvem, possibilita o acesso de onde quer que esteja.

Gestão assertiva
O papel que o RH desempenha nas companhias hoje em dia vai além de se responsabilizar por atividades operacionais de contratações, desligamentos ou gestão de benefícios, por exemplo. Os profissionais dessa área têm cada vez mais, um papel estratégico e fundamental dentro das organizações.

Uma estrutura baseada em cloud computing é capaz de alcançar uma gestão mais assertiva e inteligente, visto que facilita a tomada de decisões, deixa de lado as rotinas burocráticas para definir o crescimento dos colaboradores da empresa, inclui um mindset digital e otimiza as tarefas. O RH inteligente, como é conhecido, faz com que os processos do setor sejam vistos de forma mais ampla. Assim, a alta gestão também consegue acompanhar as demandas de forma mais eficiente.

O sistema SaaS pode transformar a dinâmica de trabalho do setor de recursos humanos ao perceber custos invisíveis do negócio e otimizar o trabalho desses profissionais ligados à gestão de pessoas, junto com a transformação digital. Afinal, todos buscam ferramentas precisas que entreguem resultados verdadeiros e em pouco tempo. Trata-se da junção ideal entre agilidade e assertividade.

* Donisete Gomes é CEO da Movidesk

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Como funciona o Protocolo TLS 1.2 e como é ativado

Uberlândia MG 26/10/2021 – Livro: Fundamentos de Segurança da Informação. Autor: Rodrigo Gomes Lobos de Faria Editora: Ânima educação EAD Belo Horizonte, Janeiro de 2016 Às vezes, quando tentam emitir uma nota fiscal, ou quando estamos configurando o certificado digital, nos deparamos com o erro de protocolo TLS 1.2 não configurado. Então surge a pergunta “O que isto significa e como resolvo este problema?” Eis a questão que iremos tratar neste artigo.

Primeiro, o conceito de criptografia de dados. Essa criptografia é utilizada para garantir a segurança e proteção dos dados e documentos que, por sua vez, são enviados para outros locais. Para a criptografia e entendimento destes dados, são utilizadas as chaves de criptografias. Estas chaves são um parâmetro ou parte das informações que controla e interfere na forma com que as informações são criptografadas. Geralmente, são utilizados dois tipos de chaves:

  • Chave simétrica: utiliza do mesmo padrão de criptografia para codificar e decodificar as informações. Pense que, se a pessoa que recebeu a informação não possuir o padrão de criptografia, ela não conseguirá entender estas informações;
  • Chave assimétrica: este tipo de padrão trabalha com duas chaves (uma privada e outra pública). A chave de codificação (do tipo pública) é enviada para o receptor, que por fim, possui a chave privada para decodificar a informação.

Voltando ao nosso caso principal (o protocolo TLS 1.2), se utiliza tipos combinados de chave. Na primeira etapa (a comunicação do cliente com o servidor) é usada a chave assimétrica, autenticando os pontos e usando posteriormente uma chave secreta na criptografia simétrica. Já que o algoritmo de chave pública utiliza um canal mais seguro na negociação, evitando a necessidade de mudança constante da chave, todo o restante do processo passa a ser feito usando algoritmos de chave simétrica, reduzindo muito a necessidade da alta capacidade computacional, possibilitando a utilização em comunicações intensas.

O que é o Protocolo TLS 1.2?

O protocolo TLS tem como objetivo criptografar o tráfego de internet (como, por exemplo, o tráfego da web). Essa criptografia serve para proteger os dados trafegados na internet, garantindo maior segurança aos seus usuários. Uma forma de identificar se o seu navegador utiliza este protocolo, é pelo https inicial da URL.

Com a criação do novo modelo de NF-e 4.0, a SEFAZ decidiu por alterar o protocolo de comunicação dos servidores de serviços de nota fiscal eletrônica e cupom fiscal eletrônico para o TLS 1.2. Isto faz com que a SEFAZ só aceite conexões que utilizem deste protocolo.

Assim como dito anteriormente, o protocolo TLS utiliza de criptografia assimétrica para fazer a criptografia do servidor com o cliente, e de criptografia simétrica para compartilhar as informações com o receptor. Desta forma, é garantida melhor segurança e uma diminuição considerável de recursos de computação.

Essa comunicação do cliente com o servidor é conhecida como handshake, e pode ser dividida em três etapas:

1ª etapa: O cliente pede ao servidor uma conexão segura, e ele lhe retorna com o algoritmo de criptografia. Esse algoritmo é comparado ao existente que se encontra com o cliente;

2ª etapa: O servidor confirma a identidade do servidor através do certificado digital e devolve a resposta para o cliente;

3ª etapa: O servidor cria uma chave pública e estabelece uma chave de sessão com o cliente. Essa chave é utilizada até o resto da sessão para criptografar a comunicação.

E como eu ativo o Protocolo TLS 1.2?

Esta parte pode ser bastante simples. Vá até o “Painel de Controle do Windows”, procure por “Opções de Internet”, vá até a aba “Avançadas”. Na parte de “Configurações”, vá até as últimas opções e deixe configurado.

Após selecionar as opções, clique em “Aplicar” e depois “Salvar” e pronto! O Protocolo TLS 1.2 estará configurado.

Observação: Caso a opção do Protocolo TLS 1.2 não apareça em seu computador, deverá atualizar o Windows de acordo com a versão disponível.

Os meus dados estão 100% seguros?

Não. Mas seguindo o manual de boas práticas da norma ITIL e suas ISOS, a garantia de que seus dados estarão seguros é maior. Existem alguns métodos que, infelizmente, faz com que se corra riscos com este tráfego de informações na internet (como ataques POODLE, SLOTH e DROWN). Por isso existem diversas formas e combinações para que seus dados estejam cada vez mais seguro.

Fonte: Livro: Fundamentos de Segurança da Informação. Autor: Rodrigo Gomes Lobos de Faria Editora: Ânima educação EAD Belo Horizonte, Janeiro de 2016

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Empresas que adotam home office precisam reforçar normas de compliance

São Paulo, SP 26/10/2021 – Quando uma empresa, instituição ou negócio jurídico adotam sólidas regras e normas internas, isso pode evitar danos morais e/ou materiais e de imagem.Segundo especialista em assessoria jurídica, com funcionários trabalhando de forma remota, condutas e processos das empresas relacionadas também à governança corporativa precisam ser estruturadas ou fortalecidas.

Não é novidade que o trabalho remoto é uma tendência ditada pela pandemia da Covid-19 que veio para ficar. A medida tem amplo apoio de colaboradores, como mostrou pesquisa da consultoria Robert Half realizada em julho deste ano. Pelo menos 61% dos entrevistados disseram estar satisfeitos trabalhando em casa. A tendência também foi bem recebida por gestores e executivos, que aprovaram o modelo ainda em 2020, segundo mostrou levantamento da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Equipes trabalhando a partir de diferentes lugares podem demandar um reforço das condutas e processos das empresas relacionadas à compliance e à governança corporativa. As organizações que até então não tinham estruturado esses setores, não podem mais adiar essa tarefa. É o que aconselha a advogada Claudia Zeglio, da Zeglio Advogados Associados e com experiência de mais de 20 anos em assessoria jurídica para grandes corporações.

Ela explica que algumas empresas notaram, com a adoção do home office, um crescimento de demandas jurídicas geradas pelo surgimento de novos mercados e formas diferentes de relacionamentos sociais, o que exigiu o desenvolvimento e aplicação de normas e procedimentos, muitas delas relacionadas à internet e tecnologia. “Essas situações geraram uma necessidade imperiosa e harmoniosa entre os conceitos de governança corporativa e compliance. Tanto que, quando um incidente ocorre, podemos notar o diferencial de quem adota regramentos gerais e possui governança corporativa ou o não”, atesta.

Zeglio enfatiza que a criação e o desenvolvimento de boas práticas, além de servir como parâmetro para a gerência de administradores de instituições, líderes e colaboradores, também facilita a atuação em todos os ramos das empresas. “Essa precaução reduz custos e aumenta a produtividade das empresas de forma efetiva, o que é fundamental para desenvolver uma organização saudável e bem vista pela sociedade”, complementa.

Compliance está presentes em 80% de grandes empresas de capital fechado

O compliance tem como propósito reforçar a transparência da empresa e de suas atividades, além de reduzir possíveis riscos de descumprimentos, por meio de procedimentos, garantindo a conformidade com as leis, normas e políticas de boas práticas. A definição e observância de práticas anticorrupção, por exemplo, são responsabilidade desse setor.

Já a governança corporativa complementa essas medidas, já que tem como base a garantia da confiabilidade para todos os grupos presentes em uma organização, priorizando os pilares da transparência das informações, da igualdade, da prestação de contas e da responsabilidade corporativa. É um dos pilares da sigla em voga nas corporações atualmente, o ESG, aliada das práticas de meio ambiente (ou environmental da sigla em inglês) e de cuidado com as pessoas (social).

Uma pesquisa do Panorama dos Programas de Compliance em Empresas de Capital Fechado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) revelou que 80% das companhias brasileiras de capital fechado possuem um profissional que se dedica a tratar das questões relacionadas ao compliance, o que demonstra a importância que esse setor tem.

Para a advogada Claudia Zeglio, para que os resultados sejam efetivos, além do compliance bem organizado, o investimento em uma governança corporativa robusta também é importante. “Quando uma empresa, instituição ou negócio jurídico adotam sólidas regras e normas internas, isso pode evitar danos morais e/ou materiais e de imagem e assim, se resguardam de possíveis ações incorretas ou ilícitas por parte de seus colaboradores”, conclui. 

Website: http://linkedin.com/in/claudia-zeglio-7b8b1139



OpenText potencializa o trabalho moderno com o “Content Cloud”

A empresa anuncia atualização mais abrangente para o OpenText Content Cloud como parte do lançamento do Cloud Editions (CE) 21.4 no OpenText World. O destaque do lançamento é a expansão do Core Content, uma plataforma de serviços de conteúdo SaaS completa que agora terá integrações mais profundas com Salesforce e Microsoft 365.

“Agora ele integra-se aos aplicativos que os funcionários usam todos os dias, tornando mais fácil acessar e editar informações de qualquer lugar da organização, melhorando a produtividade, permitindo a automação e fortalecendo a governança”, explica Mark J. Barrenechea, CEO e CTO da OpenText.

A plataforma conecta informações de toda a empresa com as pessoas e sistemas que precisam delas. Da captura à colaboração, gerenciamento de conteúdo e arquivamento, o Content Cloud fornece as ferramentas necessárias para dar suporte a uma força de trabalho distribuída, integrada aos aplicativos de negócios que os colaboradores usam todos os dias.

As novas inovações no CE 21.4 fornecem integrações de aplicativos de negócios mais profundas, novo suporte de colaboração, assinatura eletrônica aprimorada, extração de informações conduzida por IA e gerenciamento de risco, e novos recursos de descoberta eletrônica.

Integração de aplicativos de negócios
Com o CE 21.4, o Core Content agora se integra ao SAP S / 4HANA, Salesforce, Microsoft 365 e OpenText Core Case Management. Isso fornece às organizações uma plataforma de serviços de conteúdo SaaS ágil que capacita os funcionários a gerenciar, acessar e compartilhar os documentos de que precisam nos aplicativos que usam todos os dias.

Os usuários do OpenText Documentum agora podem se beneficiar da integração com o Salesforce Sales and Service Cloud. O Extended ECM Documentum for Salesforce apresenta acesso contínuo da interface do usuário do Salesforce ao conteúdo do Documentum, garantindo a conformidade regulatória ao mesmo tempo em que impulsiona as oportunidades de vendas e melhora o atendimento ao cliente.

Metadados e pesquisa
A OpenText está potencializando o Intelligent Capture ao adicionar o machine learning do Information Extraction Engine (IEE) de última geração. Ele reduz drasticamente os custos de configuração e fornece classificação de documentos e extração de dados mais precisas, enriquecendo metadados para melhorar a qualidade e valorizar o conteúdo conforme ele entra no negócio. Os clientes também se beneficiam de uma pesquisa de texto mais profunda e redação automatizada no OpenText ™ Intelligent Viewing, que extrai mais dados do conteúdo de imagem.

Risk Guard
O OpenText Magellan Risk Guard aproveita recursos avançados de IA para descobrir e agir sobre dados arriscados ou inadequados potencialmente armazenados em seus sistemas. Ele pode detectar e classificar conteúdo impróprio em grandes volumes de dados, incluindo arquivos de imagem, áudio e vídeo. O CE 21.4 torna mais fácil do que nunca descobrir novas informações.

– A interface do usuário agora exibe PIIs integrados e modelos e classificações de PII confidenciais

– O Intelligent Viewer agora oferece recursos de visualização avançados para que os usuários possam revisar o conteúdo na íntegra e decidir sobre a ação necessária

– Identifique e conserte arquivos criptografados e protegidos, como PDFs protegidos por senha, que impedem a análise automatizada

Assinatura Eletrônica
O OpenText Core Signature permite que funcionários e terceiros assinem cotações, contratos e outros documentos de maneira rápida, compatível e sem complicações. Com CE 21.4:

OpenText Core for SAP SuccessFactors se integra com o Core Signature, permitindo que profissionais de RH enviem documentos com segurança a candidatos externos para assinatura digital

OpenText Extended ECM permite que os usuários solicitem assinatura digital de qualquer documento no sistema por qualquer pessoa – interna ou externa – economizando tempo e agilizando processos, como pedidos de empréstimo

Novas Soluções
O CE 21.4 adiciona novas soluções para apoiar projetos de capital e ajudar as organizações a se prepararem para o retorno ao escritório ou trabalho híbrido.

A nova solução State Flow para OpenText Extended ECM for Engineering automatiza e controla ainda mais os processos de trabalho de engenharia para manter projetos e tarefas sob controle.

O OpenText Return-to-Work Playbook Management ajuda as organizações a criar, aprovar e distribuir rapidamente seus planos e procedimentos operacionais de reinício.

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Evento debate manejo sustentável de florestas na Amazônia

Manaus, Amazonas. 25/10/2021 – As possibilidades de exploração madeireira de forma sustentável a partir de parcerias entre comunidades e empresas do setor de base florestal serão debatidas no Fórum Florestas Coletivas, no dia 27 de outubro, às 10h (horário de Brasília).

As possibilidades de exploração madeireira de forma sustentável a partir de parcerias entre comunidades e empresas do setor de base florestal serão debatidas no Fórum Florestas Coletivas, no dia 27 de outubro, às 10h (horário de Brasília).

O evento é gratuito, não precisa de inscrição e será transmitido pelo YouTube e pelo Facebook do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). 

O Fórum é uma realização do Idesam e do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), com apoio da CLUA (Climate and Land Use Alliance, sigla em inglês).

Segundo dados do Imaflora de 2017, o manejo florestal gerou mais de R$ 4,4 bilhões e mais de oito mil empregos no Brasil. O Fórum Florestas Coletivas fará um amplo debate sobre o assunto, principalmente para incentivar que comunidades tradicionais se unam para atuar com manejo florestal ou que façam acordos, baseadas em alguns critérios, com empresas madeireiras visando o manejo sustentável de suas florestas. 

O Imaflora e o Idesam orientam que os acordos entre comunidades e empresas devem trazer benefícios para a comunidade como geração de renda e emprego, capacitações e treinamentos, inclusão de jovens, mulheres e anciãos, melhoria da gestão e monitoramento, proteção contra invasões e grilagem de terra.

Considerando que esses acordos devem trazer benefícios sociais – como geração de emprego e renda, capacitações, inclusão de grupos vulneráveis, entre outros –, é necessário que as associações e cooperativas comunitárias estejam preparadas e capacitadas para exigir das empresas condições justas e conservação ambiental.

Segundo o coordenador senior de projetos do Imaflora, Marco Lentini, o Fórum Florestas Coletivas apresentará as possibilidades de extração madeireira de forma qualificada. “Pesquisas apontam o aumento de taxas de desmatamento e de degradação ambiental de forma acelerada. Sabemos que o manejo florestal pode ser uma solução para isso e precisamos aumentar essas áreas manejadas na próxima década, com concessão de florestas públicas para que comunidades possam fazer acordos benéficos”, comentou.

Já o gerente florestal do Imaflora e líder do Fórum de Florestas Nativas e da Força Tarefa de Concessões da Coalizão Brasil, Leonardo Sobral, afirmou que, durante o fórum, serão lançados vídeos explicativos e uma cartilha com orientações sobre manejo florestal. Já aplicados no Amazonas e no Pará, os vídeos e das cartilhas podem ser utilizados em áreas com floresta de qualquer parte do Brasil. 

O gerente de Manejo e Tecnologias Florestais do Idesam, André Vianna, destacou a importância de realizar mudanças nas formas de relacionamento entre empresas e comunidades. “O objetivo principal é que as organizações comunitárias desenvolvam o manejo sem a necessidade de recursos de filantropia ou de apoio governamental. Então, queremos tratar como essa relação com as empresas pode fomentar o manejo florestal comunitário a partir de relações com maior equilíbrio de poder entre as duas partes”, disse. 

O Fórum é aberto ao público e tem como foco principal: lideranças comunitárias, pesquisadores, empresas madeireiras e instituições que atuam pela conservação do meio ambiente, questões socioambientais e de sociobioeconomia.      

Em mais de 17 anos de trabalho, o Idesam se destaca por sua atuação junto a produtores rurais, comunidades tradicionais, ribeirinhas e indígenas, principalmente em projetos voltados para produção rural sustentável, manejo e tecnologias florestais e mudanças climáticas. Ao longo desse período, o instituto já alcançou mais de 5 mil famílias, distribuídas em diversos municípios da região amazônica.

O Imaflora é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1995, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, gerar benefícios sociais e reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa. Mais informações em www.imaflora.org.

Website: http://www.imaflora.org



Alexa e Mário Sérgio Cortella filosofam juntos na nuvem

A Alexa, inteligência artificial baseada em nuvem da Amazon, traz aos brasileiros inspiração e motivação pela voz de Mário Sérgio Cortella. A partir de hoje (25) as pessoas já terão uma surpresa com um “bom dia” especial do pensador, somente dizendo “Alexa, bom dia” e para ouvirem pílulas de filosofia diferentes todos os dias, basta pedirem “Alexa, filosofia do dia” ou “Alexa, e aí Cortella?”.

São 120 interações diárias diferentes, que poderão ser ouvidas durante os próximos 4 meses, na voz deste conhecido personagem da literatura e filosofia nacionais. A iniciativa visa a proporcionar às pessoas, momentos de reflexão especialmente pensados e propostos por Cortella, com a facilidade de um simples comando de voz, a qualquer momento do dia.

A Alexa já traz conteúdos inspiradores e motivacionais, com interações diversas como frases de Clarice Lispector, aulas da Casa do Saber sobre o Poder da Voz, além de dicas e skills de meditação.

Para experimentar essas interações basta dizer:

– “Alexa, frase da Clarice”
– “Alexa, dá um tempo”
– “Alexa, aula da casa do saber”
– “Alexa, me fala uma curiosidade”
– “Alexa, abrir skill de meditação”
– “Alexa, filosofia do dia”
– “Alexa, frase do Cortella”

Como usar a Alexa

A Alexa pode ser usada por qualquer pessoa com o aplicativo Alexa em um smartphone, na família de smart speakers Amazon Echo, com os dispositivos da linha Fire TV Stick, ou em uma variedade de dispositivos compatíveis, incluindo caixas de som, fones de ouvido, Smart TVs, entre outros.

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Aro e ajustes da bicicleta são importantes para o uso de crianças

Maringá-PR 25/10/2021 – A bicicleta possui um ajuste correto para cada criança.Escolher bicicletas para as crianças pode ser um desafio. Acima de tudo, o aro a ser escolhido pode se transformar em uma dúvida cruel. Por isso é tão importante entender ao certo o que fazer nesses momentos.

Escolher bicicletas para as crianças pode ser um desafio. Acima de tudo, o aro a ser escolhido pode se transformar em uma dúvida cruel. Por isso é tão importante entender ao certo o que fazer nesses momentos.

É fundamental escolher o modelo correto para cada faixa etária dos pequenos. Pois, assim, será possível maximizar o desempenho da criança junto à bike. As bicicletas são comparáveis a roupas. Pois se alguém tentar usar o tamanho errado, não ficará bem. E, nesse caso, ainda existe o risco de lesão.

Os modelos indicados para cada faixa etária da juventude ajudam muito a entender o tamanho correto da bike para a criança. Contudo, ainda assim é necessário experimentar. Testar bastante é o recomendado, pois assim é possível ver qual modelo se adapta melhor ao jovem.

Modelos desajustados podem gerar desde incômodos pequenos, como a dificuldade em alcançar os pedais, até lesões graves. Por conta disso, estar atento ao modelo utilizado pela criança faz parte do trabalho do adulto responsável.

Como a bicicleta deve se ajustar à criança?

A bicicleta possui um ajuste correto para cada criança. Por conseguinte, o freio, por exemplo, tem de estar ao alcance da mão. Já o assento não deve ser muito duro ou muito mole, ficando no meio termo.

O quadro, por sua vez, não deve ser muito grande em relação à criança – nesse caso, indica-se 3 cm entre a parte superior do quadro e o corpo da criança. Já sobre a altura do assento, a criança deve ser capaz de colocar o pé no chão quando sentada. Por sua vez, o pedal deve ser firme e não ter pontas. A corrente ainda deve ter uma capa protetora, o que diminui o risco de acidente com os jovens.

Quando trocar a bicicleta da criança?

Ainda é fundamental trocar a bicicleta da criança quando não for mais possível para o jovem pedalar em uma posição confortável e correta. Se a criança tem de se esticar demais ou se contrair muito para pedalar, há algo de errado. Da mesma forma, se a criança já está andando bem, pode ser uma bela ideia retirar as rodinhas.

No fim das contas, uma boa análise por parte do adulto responsável será algo necessário.

Mais informações: https://www.blog.clubeb2b.com.br Blog ClubeB2B

Website: https://www.blog.clubeb2b.com.br



Ocupação hoteleira no Rio dá sinais de crescimento após resultados recentes

25/10/2021 – Segundo semestre de 2021 registra números que animam o mercado hoteleiro no Rio de Janeiro

A pandemia da COVID-19, anunciada em março de 2020, apresentou impactos imediatos, sentidos não só no campo da saúde pública, mas também nas áreas sociais e econômicas. Dentre os diversos segmentos que foram prejudicados pela pandemia da COVID-19, como companhias aéreas, hotelaria e eventos, está também o do turismo, que registrou no Brasil um prejuízo de R$ 270 bilhões de março a dezembro de 2020. Segundo a ABRACORP (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), na hotelaria, somando nacionais e internacionais, o faturamento caiu de R$ 690 milhões, no primeiro semestre de 2020, para R$ 572 milhões no mesmo período deste ano. No segmento aéreo, o faturamento caiu de R$ 1,4 bilhão para R$ 722 milhões, menos 49,3% na comparação.

Para o segundo semestre de 2021, a situação do mercado hoteleiro parece estar surfando uma onda de bons resultados: a Associação dos Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH) comunicou que a ocupação hoteleira no interior do Rio em julho deste ano ficou próxima do nível que estava antes da pandemia, uma vez que com média de 51% de ocupação nos hotéis significa um resultado de aproximadamente 7% abaixo do registrado no período em 2019. Em setembro, o cenário está sendo ainda mais positivo: no feriado de 7 de setembro, os hotéis do Rio de Janeiro registraram a maior ocupação desde o início da pandemia, sendo que no interior, a lotação média foi de 81%, indicou a ABIH.

Segundo levantamento realizado pelo Hotéis Rio, divulgado nesta semana, os bairros com maior procura por reservas nas últimas semanas foram Ipanema/Leblon, com 92% dos quartos reservados, seguido por Flamengo/Botafogo com 85% e Leme/Copacabana, com 84%. A rede B&B Hotels possui duas unidades em Copacabana, e divulgou recentemente que ambos os hotéis tiveram ocupação máxima nos finais de semana de agosto, além de alta ocupação em seu outro hotel, na zona Norte da cidade. A marca comunicou o aumento de membros na equipe comercial, devido à recente demanda e o otimismo para os próximos feriados e finais de semana de 2021.

A Rodoviária do Rio divulgou recentemente uma estimativa de que entre 3 e 8 de setembro, o número de viajantes foi de mais de 130 mil pessoas, entre embarques e desembarques, distribuídos em 4.440 ônibus. Em julho, o portal Mercado e Consumo havia divulgado pesquisa que apontava que 48% dos brasileiros pretendiam realizar uma viagem a lazer nos próximos 6 meses. Já em am agosto, a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) reforçou a tese de melhora na perspectiva do mercado, informando que com o avanço da vacinação (mais de 100 milhões de pessoas já estão com o plano de vacinação completo no país), o cenário pós-pandemia é de que o consumo tem a tendência de voltar a crescer, mesmo com o desemprego em alta, e o dinheiro das famílias pode ser direcionado novamente para viagens, lazer, turismo e outras atividades relacionadas.

Segundo levantamento da Decolar, o Rio de Janeiro é o destino nacional mais escolhido para o Réveillon, enquanto que o portal Hotelier News reporta que membros do mercado já indicam uma ocupação prevista de 100% no Réveillon.

Website: https://www.hotelbb.com/pt/br



No mês do empreendedor, foodtech registra crescimento no número de pedidos

São Paulo, SP 25/10/2021 – Criado para auxiliar os pequenos varejistas a alavancar suas vendas, Wabi aponta alta de 600% nos pedidos realizados pela plataforma

Em um cenário em que o empreendedorismo brasileiro está em crescimento, principalmente entre as foodtechs, a procura e o uso dos aplicativos de delivery tiveram um desenvolvimento expressivo nos últimos anos: de janeiro a outubro de 2021, o setor arrecadou mais de R$ 30 bilhões, segundo estimativas da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Com as medidas de isolamento social durante a pandemia de Covid-19, as plataformas surgiram como uma alternativa para que as pequenas, médias e microempresas pudessem repensar as suas operações e digitalizar os seus processos. O Wabi, ecossistema de delivery impulsionado pela Coca-Cola, foi criado com o objetivo de auxiliar os pequenos varejistas a alavancar suas vendas por meio do e-commerce.

Atuando há dois anos e meio no Brasil, o serviço registrou no período de janeiro a setembro de 2021, crescimento de 600% no número de pedidos pela plataforma. Paçoca, refrigerante e produtos lácteos se destacaram, com aumentos de 5.345% (Paçoquita), 4.288% (Coca-Cola em lata) e 375% (leite Piracanjuba) nos últimos 12 meses, respectivamente.

“Esse incremento expressivo mostra a necessidade de um olhar para o comércio digital do pequeno empreendedor, em uma administração condizente com os seus serviços e que facilite todo o processo do seu negócio”, afirma Carla Papazian, gerente geral de Wabi no Brasil.

Com a oferta de uma série de benefícios para os usuários, incluindo análises e acompanhamentos do desenvolvimento das lojas, os pequenos empreendedores cadastrados na plataforma passam a ter mais praticidade e agilidade sobre as vendas, facilidade no giro de produtos e redução de custos. Além disso, obtêm acesso às outras plataformas do ecossistema e aos descontos exclusivos sobre os produtos da indústria.

Website: https://www.wabicasa.com/



Novos recursos para mitigar ataques DDoS criptografados são lançados

São Paulo 25/10/2021 – Algoritmos da nova solução da Radware fornecem mitigação para ataques criptografados em escala e com maior precisão

A Radware, fornecedora de soluções de segurança cibernética e entrega de aplicações, lançou novos recursos de proteção criptografada como parte de sua solução de proteção contra DDoS. Os novos recursos oferecem às empresas, operadoras e provedores de serviços um nível de proteção sem precedentes contra ataques DDoS SSL, permitindo que maximizem a visibilidade e o controle e personalizem suas estratégias de defesa cibernética contra ataques DDoS criptografados.

Os recursos avançados, parte das soluções DefensePro e Cloud DDoS Protection Services da Radware, incluem várias opções de descriptografia e mitigação para um nível mais alto de segurança.

O aumento das atividades de fraude e de hackers, bem como a evolução das regulamentações em torno da privacidade, levaram as organizações a usar o HTTPS e a comunicação criptografada como método de comunicação padrão. Embora a criptografia do tráfego seja importante para manter a segurança e a privacidade do usuário, também abriu as portas para uma nova geração de poderosos ataques DDoS criptografados. Os ataques simulam tráfego aparentemente legítimo, que sobrecarrega e degrada os servidores de destino, tornando-os indisponíveis para usuários.

“As soluções tradicionais de proteção contra ataques SSL normalmente oferecem às organizações uma opção que requer descriptografia total de todos os pacotes HTTPS, o que não pode ser realizado em escala, adiciona latência constante e exige o compartilhamento de certificados”, comentou Gabi Malka, Chief Operating Officer da Radware. “A solução de proteção contra DDoS SSL da Radware, por outro lado, é mais abrangente e escalável, oferecendo um nível mais alto de segurança e foi construída para atender aos cenários de múltiplos usuários, para que cada organização possa adaptar suas estratégias de defesa com base em seus requisitos únicos em pontos como a tecnologia, prioridades de negócios e necessidades de privacidade.”

A solução da Radware inclui o Keyless SSL Protection, que fornece detecção, caracterização e mitigação de ataques SSL sem exigir a descriptografia SSL. Além do Keyless SSL Protection, a Radware agora oferece opções adicionais ao usuário, incluindo proteção completa SSL seletiva, que minimiza a latência e as interrupções em sessões de usuários legítimos, aplicando descriptografia somente quando sob ataque e apenas para sessões suspeitas.

A solução de proteção SSL DDoS da Radware suporta as versões comuns de SSL e TLS, e protege contra todos os principais tipos de ataques criptografados, incluindo floods de negociação SSL, vulnerabilidades SSL, inundações HTTPS e ataques criptografados na Web.



Terceirização é opção para empresa com dificuldade em gestão

25/10/2021 – Com o apoio de uma solução terceirizada, a empresa contratante recebe um colaborador que vai desempenhar suas atividades sentindo-se parte do quadroSegundo o Sebrae, 25% das empresas fecham por problemas de gestão; para empresário, terceirização pode ajudar pequenos e grandes negócios com problemas de turnover, absenteísmo e gestão de pessoas

Todos os anos, empreendedores brasileiros têm de lidar com desafios que vão muito além dos enfrentados no atual contexto da pandemia de Covid-19. Dados da pesquisa “Sobrevivência das Empresas no Brasil”, realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apontam que problemas de gestão estão entre os principais motivos de falências dos negócios, correspondendo a 25%.

Além disso, segundo estudo publicado pela Endeavor – organização global de assistência ao empreendedorismo – sobre os maiores desafios dos empreendedores brasileiros, a gestão de pessoas ainda é um dos maiores fatores de preocupação para os empresários. O informe aponta que “Desenvolvimento de Lideranças”, “Legislação Trabalhista” e “Seleção e Recrutamento” são, respectivamente, os maiores percalços para estes profissionais, independentemente do número de faturamento e nível de estrutura dos negócios conduzidos por eles.

Para Cristiano Correa, sócio da Vertex, empresa de terceirização de serviços de limpeza profissionais, administrar um negócio é como organizar as peças de um quebra-cabeça, onde as peças espalhadas lembram sua força de trabalho e suas aspirações.

“E, se alguma das peças desaparecer, a imagem inteira ficará incompleta. Este é o desafio diário dos pequenos e grandes negócios que têm que saber lidar com gestão de pessoas, ‘turnover’ e o absentismo dos colaboradores no local de trabalho”, expõe.

Como a terceirização busca resolver as dificuldades de gestão de pessoas?

A terceirização do trabalho consiste no processo pelo qual uma empresa contrata outra companhia para prestar um serviço. Nesta modalidade, temos a prestação de trabalho por colaboradores sem a necessidade de vínculo empregatício com a entidade contratante, apenas com a contratada.

No Brasil, os exemplos de terceirização mais comuns se referem à prestação de serviços específicos, como limpeza e segurança. Isso porque até 2017, só era permitida, por lei, a terceirização das chamadas atividades-meio de um negócio; com a nova legislação aprovada naquele ano, porém, até mesmo as atividades-fim de uma companhia passaram a ter a terceirização possibilitada. 

Para Cristiano, além de ganhos na gestão de pessoas e turnover, benefícios como execução profissional, gestão especializada, isenção da carga trabalhista e riscos de demandas judiciais estão entre os principais ganhos de se utilizar mão de obra terceirizada.

“Além do mais, a contratação de um serviço terceirizado – como de limpeza, por exemplo -, também pode ser uma boa opção no que tange à redução da taxa de absenteísmo”, diz.

Em linhas gerais, o absenteísmo – um dos principais percalços da gestão de pessoas – é definido como a ausência frequente de um funcionário. Quando elevado, pode trazer sérios prejuízos a um negócio, como a queda de produtividade.

Em média, as quinhentas maiores empresas brasileiras deixam de ganhar R$ 230 milhões ao ano por conta da improdutividade, conforme pesquisa da empresa de tecnologia Levee realizada em 2019.

“Com o apoio de uma solução terceirizada, a empresa contratante recebe um colaborador treinado e motivado que vai desempenhar suas atividades diárias sentindo-se parte do quadro. Uma vez capacitado, este funcionário terá foco e desempenho ágil, compatível com sua remuneração mensal”, explica.

Para concluir, o empresário cita o balanço da consultoria Serasa Experian, que demonstra que quase um terço (27%) das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) brasileiras abertas entre janeiro e abril de 2021 já declararam falência. 

“Ainda estamos em um contexto de pandemia, com desafios sem precedentes. Neste cenário, é preciso ter ainda mais atenção aos entraves que sempre foram o ‘tendão de Aquiles’ das empresas, e vale investir em opções como a terceirização, que pode se responsabilizar por essas demandas”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.vertexlimpezaprofissional.com.br/

Website: https://www.vertexlimpezaprofissional.com.br/



A transformação do 5G nos meios de pagamento

Por José Barletta *

Antigamente, um dos momentos mais aguardados de uma compra era a hora de apertar o OK, depois de inserir a senha do cartão. Não era nada raro ficar esperando alguma rede concluir o processo e, finalmente, terminar a operação. Hoje, esse cenário mudou e as transações em 3G ou 4G já são feitas em segundos, com tudo muito mais rápido. Imagine, então, quando chegar o 5G.

Antes de falar da conexão de quinta geração, no entanto, é importante relembrar tudo o que acontece entre o “OK” na máquina do cartão e a mensagem de “transação concluída” – nesse meio tempo, quase sempre imperceptível, há uma série de checagens e aprovações (de sua senha, do cartão, do terminal e por aí vai). Bastante coisa, concorda?

Com a ascensão das redes 5G, porém, deveremos ganhar novas opções nesse cenário, aumentando a velocidade da transação e permitindo uma maior análise da transação e de seus riscos. De forma básica, a próxima geração de rede de internet móvel trará como benefícios mais velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. Isso permitirá, por exemplo, que as comunicações entre máquinas avancem e nos ajudem a automatizar tarefas domésticas, bem como o surgimento de uma nova era em termos de interatividade.

O 5G nos meios de pagamento representa, portanto, uma oportunidade para a realização de operações de compras em tempo real e, principalmente, para agregar maior segurança às operações. O grande diferencial que a nova geração de conexões móveis pode nos oferecer de imediato é a chance de usarmos tecnologias avançadas de automação e análise para combater eventuais riscos de forma eficiente – e ainda oferecer operações mais rápidas. Como resultado, as companhias poderão analisar as operações, cruzando informações de diversos canais e fontes de dados para identificar comportamentos suspeitos e, ainda, para identificar e mitigar ameaças antes que elas causem prejuízos reais.

Outro ponto importante é que o 5G, além de maior velocidade e de uma taxa de latência muito menor, também possibilitará que os terminais de pagamento sejam verdadeiros “hubs” tecnológicos para os lojistas, com dezenas de novos serviços integradas dentro do mesmo ponto de operação (dispensando redes mais complexas e garantindo melhor performance).

Para o consumidor, a adoção da quinta geração de internet móvel ajudará a tornar o processo de pagamento mais rápido e fluído, reduzindo etapas desnecessárias e otimizando a experiência dentro da loja. Isso é muito importante para os comerciantes e bancos, pois é sabido que os clientes, hoje, demandam mais rapidez. Segundo pesquisa da OpenText, mais de 70% dos consumidores brasileiros desistiria de comprar novamente de uma marca por conta de uma experiência ruim.

De acordo com o Consumer Commitment Index (CCI), estudo promovido pela Officina Sophia Retail, 86% dos compradores estão dispostos a pagar mais por uma experiência que consideram melhor. E quando em experiência, no caso, é fundamental entendermos que o meio de pagamento é, sim, parte central da conquista de confiança do cliente.  

O outro lado da moeda é que essa transformação trará como desafio a implementação de uma nova infraestrutura, que certamente não chegará por igual e ao mesmo tempo às diferentes regiões do País. É dever de todos trabalhar para que essa jornada de evolução e inovação seja a mais rápida possível, garantindo que cada vez mais gente (lojista e consumidor final) possam tirar vantagem dos benefícios do 5G na hora do pagamento de suas compras on-line e na loja física.

A adoção de novas tecnologias para aprimorar a experiência dos clientes deve ser encarada como uma ação constante – e que não pode ficar restrita ao que acontece até o momento de se levar o carrinho até o caixa. Ao contrário, é preciso agregar valor também à hora do pagamento, levando uma operação realmente frictionless – com a implementação de soluções com biometria, pagamentos sem cartão, uso de reconhecimento facial, incontáveis aplicativos para o autoatendimento, via smartphone, e muito mais.

Como toda mudança, a inovação bancária traz oportunidades e desafios. Resta saber quem saberá identificar as possibilidades de crescimento e aproveitar todas as chances geradas pelas novidades. O momento exige atenção e um profundo conhecimento do mercado. Os pagamentos são instantâneos, mas as ações precisam começar muito antes – por isso, é hora de investir em precisão e eficiência, em conjunto da própria inovação. Opções não faltam para agilizar as transações sem deixar a segurança de lado.

* José Barletta é Diretor de Soluções e Arquiteto da Worldline para a América Latina

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Grupo TPV apresenta sua nova linha de televisores, monitores e periféricos das marcas Philips e AOC

O Grupo TPV – responsável pelas marcas Philips e AOC – anunciou a chegada de uma gama enorme de produtos, com sua nova linha de televisores, monitores e periféricos ao mercado brasileiro.

O portfólio é bem completo, com monitores gamers, mouses, teclados e headsets, voltados para ampliar a experiência de jogo, e televisores, para quem procura a máxima qualidade em recursos e fidelidade de imagem.

“Entendemos que nossos consumidores estão cada vez mais exigentes com a qualidade, tecnologia e diversidade na linha de TVs, monitores e periféricos. Por isso, apresentamos uma variedade de opções que se ajustam aos mais variados perfis, desde aqueles que procuram um ótimo custo-benefício até quem deseja um modelo high-end e pensa em atualizar o tamanho de suas TVs e monitores, para trabalho ou entretenimento. Junto com o que há de melhor em tecnologia de ponta para monitores gamers, para ampliar nosso portfólio de periféricos, entrar no mercado de headsets e lançar nossos novos modelos de mouse e teclados”, explica Bruno Morari, diretor de Marketing, Produtos e BI no Grupo TPV. 

Entre as principais apostas dos novos lançamentos, estão os produtos com tela OLED, novidades com a exclusiva tecnologia Ambilight da Philips e as linhas com o sistema Android da Philips.

Modelo OLED

Para a linha de monitores, os destaques são da linha Agon, modelos high-end com design inovador, em modelos inspirados no famoso carro Porsche.

Outro destaque é que a marca também passa a oferecer garantia estendida à nova linha por mais dois anos, pela plataforma exclusiva Quero Mais Garantia, mediante cadastro do consumidor.

Confira abaixo os lançamentos:

Televisores

Linha 7906 Ambilight com sistema Android e Google Assistente Integrado
A tecnologia Ambilight projeta na parede no entorno da TV as cores reproduzidas pela imagem, aumentando a sensação de imersão e parecendo que a tela é ainda maior. Isso proporciona maior interação e imersão em jogos e filmes e o sistema operacional Android com comando de voz e Inteligência Artificial do Google Assistente amplia as possibilidades de entretenimento e traz novos atalhos para: Netflix, YouTube, Prime Video, Google Play Movies e Google Assistente.

A linha possui design cinza/chumbo, e tem tecnologia Dolby Vision/HDR10+ e som 3D imersivo do Dolby Atmos. O televisor ainda possui recursos gamers como VRR, ALLM e Dolby Vision, além de tecnologia Bluetooth 5.0 avançada, que permite uma conexão sem fio mais rápida, mais estável e de maior alcance com outros dispositivos.

Preço sugerido e disponibilidade
55” – R$4.499. Disponibilidade – Janeiro/2022.
65” – R$5.899. Disponibilidade – Janeiro/2022.
75” – R$8.599. Disponibilidade – Janeiro/2022.

Linha 7406 4K com sistema Android e Google Assistente Integrado
Com tecnologia 4K, a linha possui design preto e sofisticado, fino, sem bordas, para dar a sensação de amplitude e imersão. Assim como a linha Ambilight, a 7406 também possui Dolby Vision/HDR10+ e o som 3D imersivo do Dolby Atmos, assim como os recursos gamers como VRR, ALLM e Dolby Vision, além de tecnologia Bluetooth 5.0 avançada, que permite uma conexão sem fio mais rápida, mais estável e de maior alcance com outros dispositivos.

Android TV

Preço sugerido e disponibilidade
50” – R$3.699. Disponibilidade – Novembro/2021.
55” – R$4.299. Disponibilidade – Novembro/2021.
65” – R$5.599. Disponibilidade – Novembro/2021.
70” – R$6.499. Disponibilidade – Novembro/2021.

Monitores AOC

AOC Legend C27G2ZE
Modelo gamer curvo (1500R), compatível com tecnologia Nvidia G-Sync, que entrega aos gamers uma experiência lisa, rápida e responsiva em todos os jogos. Com tempo de resposta super-rápido, de 0,5ms (MPRT) e taxa de atualização de imagem de 240Hz, garante sempre o máximo em qualidade de imagem mesmo com imagens em movimento.

Preço sugerido: R$2.599,00. Disponibilidade – Novembro de 2021.

Hero Zero Z 24G2Z
Monitor high-end com tecnologia AMD FreeSync TM, foi o primeiro monitor gamer com tempo de resposta super-rápido, de 0,5 ms (MPRT), para proporcionar um desempenho excepcional, com mais velocidade e sem efeitos fantasmas nas imagens e movimentos dos jogos e taxa de atualização de imagem de 240Hz.

Preço sugerido: R$2.499,00. Disponibilidade – Dezembro de 2021.

AOC Porsche PD27
O modelo, inspirado no famoso carro Porsche, tem display HDR400, menu gaming com design Porsche, alto-falantes estéreo 2 x 5W DTS, além de controle wireless design de chave. Para jogar os melhores games da atualidade em uma tela com projeção de logo Agon ou Porsche frontal. 

Preço sugerido: R$8.399,00. Disponibilidade – Dezembro de 2021.

AOC Agon AG493QCX
A linha ultrawide, com enormes 49 polegadas e 32:9 Quad HD, entrega o melhor da imersão, numa vasta tela de resolução display HDR 400, 120 Hz / 1 ms / FreeSync Premium Pro, além de KVM, para alternar facilmente entre o PC e o console, e falantes próprios. 

Preço sugerido: R$8.799,00. Disponibilidade – Janeiro de 2022.

AOC Agon Pro AG254FG
O Agon Pro é conhecido por ser um dos monitores gamers mais rápidos do mundo, perfeito para games frenéticos, que exigem a máxima atenção e um setup de qualidade.

Preço sugerido: R$8.899,00. Disponibilidade – Janeiro de 2022.

AOC Q27T1
Outro modelo inspirado no famoso carro Porsche, tem um design super premium, sofisticado. Pensado em gamers e também para usuários do dia a dia, tem display HDR400, menu gaming com design Porsche, alto-falantes estéreo 2 x 5W DTS e controle wireless design de chave.

Preço sugerido: R$ 3.299,00. Disponibilidade – Janeiro de 2022.

AOC PORSCHE U32U2
Modelo de 32” com resolução 4K, Display HDR 600, Conexão USB-C Docking Station, Design Porsche com base regulável. Recebeu o Prêmio Reddot 2019.

Preço sugerido: R$9.499,00. Disponibilidade – Janeiro de 2022.

Periféricos

Headset GH210
Headset gamer com acabamento de qualidade premium, falantes de 50 mm, excelente qualidade de áudio e captação para games, músicas e outras atividades. Além disso, o fone conta com controle no cabo invertido, para mais facilidade e praticidade no uso. 

Preço sugerido: R$ 249,00. Disponibilidade – Outubro de 2021  

Headset GH300
Headset gamer com acabamento premium e design europeu, falantes de neodímio de 50 mm, RGB de três efeitos, microfone omnidirecional removível e flexível, com excelente qualidade de áudio e captação para games, músicas e outras atividades. Além disso, o fone conta com controle no cabo invertido, para maior facilidade e praticidade no uso. 

Preço sugerido: R$299,00. Disponibilidade – Outubro de 2021  

Mouse AOC GM500
Sensor profissional Pixart 3325, com 5.000 dpi (a Pixart é líder no mercado de sensores para jogos), design ambidestro, com oito botões programáveis e Nvidia Reflex, que reduz e analisa a latência e a performance do gameplay.

Preço sugerido: R$159,00. Já disponível no varejo.

Mouse AOC AGON AGM700
Com sensor profissional Pixart 3389 com 16 mil dpi (sensor flagship da Pixart embarcado nos mouses mais utilizados pelos pro players) e oito botões programáveis. Conta com um sistema de ajuste de peso exclusivo AOC, com variação de +/- 25 g.

Preço sugerido: R$299,00. Já disponível no varejo.

Teclado AOC GK500
Teclado mecânico com Switch Outemu Blue, com feedback tátil e audível, padrão ABNT2, suporte para pulsos magnético, gerenciador de macros para todas as teclas e atalhos de teclas de mídia. 

Preço sugerido: R$429,00. Já disponível no varejo.

Teclado AOC AGON AGK700
Teclado Mecânico com Switch Cherry MX Blue, Padrão Brasileiro ABNT2 no segmento premium, suporte para Pulsos magnético em couro, Teclas dedicadas de mídia e botão de rotação para controlar o volume e brilho do RGB, e uma porta USB adicional.

Preço sugerido: R$999,00. Já disponível no varejo.

Linha de monitores Philips

Série Profissional
O Philips SmartStand permite o ajuste flexível da tela. Sua estrutura, do tipo Z, com inclinação suave e ajuste de altura, permite o uso em várias posições ergonômicas.

Tem toque capacitivo projetado de dez pontos, para obter uma resposta mais fluida e natural em todos os comandos do usuário. Projetado para suportar respingos de água e poeira que podem ocorrer no dia a dia, além de vir acompanhado de caneta stylus, para proporcionar maior liberdade e precisão em assinaturas e desenhos. Disponível em três tamanhos:

– 15,6” – 162B9T Preço sugerido: R$2.459. Já disponível
– 21,5” – 222B9T Preço sugerido: R$2.569. Já disponível
– 23,8” – 242B9T Preço sugerido: R$3.209. Já disponível

Philips 499P9H Super Ultra Wide:
Monitor super ultrawide com tela de 49 polegadas, resolução Wide Quad HD, painel IPS e HDR 400, que traz alta qualidade de imagem e atividades multitarefas. Além disso, para as tarefas diárias, o monitor traz uma Windows Hello Webcam, perfeita para teleconferências e que oferece segurança, com reconhecimento facial; e conexão USB-C, para transmitir energia, imagem, áudio, dados e internet por um único cabo; e ajuste de altura, giro lateral e inclinação.

Preço sugerido: R$7.499,00. Já disponível

Combos Philips
Para complementar, a marca também continua a oferecer combos de teclados e mouse, para facilitar e ampliar a experiência do usuário – especialmente quem está em home office.

– Combo com fio SPT6254 Preço sugerido: R$ 89,00. Já disponível
– Combo sem fio SPT6501B Preço sugerido: R$ 139,00. Já disponível

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Inteligência Artificial ajuda empresas a lidarem com o sistema tributário

São Paulo, SP 25/10/2021 – O Revizia permite às empresas acessarem as informações que o Fisco possui, podendo identificar e apoiar na correção de eventuais irregularidadesEm um país que conta com mais de 50 tributos e quase 6 milhões de normas, solução disponibilizada por lawtech ajuda na gestão tributária e fiscal, evitando erros e ajudando a recuperar créditos

O Sistema Tributário Brasileiro conta com mais de 50 tributos e quase 6 milhões de normas, o que torna a gestão tributária e fiscal das empresas um grande desafio. Demonstração disso é que 86% delas possuem irregularidades tributárias, segundo estudo da Endeavor, porém, muitas destas inconsistências poderiam ser evitadas se as empresas dispusessem de sistemas de compliance efetivos, apoiados por softwares e Inteligência Artificial, capazes de eliminar as perdas tanto por erros de informações enviadas ao Fisco como por créditos tributários que muitas vezes estão disponíveis e acabam não sendo recuperados.

Estudo divulgado pela Doing Business Subnacional Brasil 2021, elaborado pelo Banco Mundial, aponta que as empresa brasileiras levam de 1.483 a 1.501 horas por ano preparando, declarando e pagando impostos, tempo insuperável em qualquer outro país no mundo. Levantamento recente realizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) constatou, por outro lado, que as empresas brasileiras gastam R$ 181 bilhões anualmente com a burocracia tributária, o que corrobora com toda a complexidade do sistema e reforça como as plataformas de compliance fiscal e tributário são hoje importantes na gestão das empresas.

É nesse cenário complexo e custoso que novas soluções tecnológicas estão ajudando as empresas na gestão tributária e fiscal. Na vanguarda desse processo, está a Revizia, lawtech focada em inteligência fiscal e tributária, que desenvolveu e está lançando seu software homônimo de auditoria e compliance fiscal único no mercado, que é oferecido na modalidade SaaS (Software as a Service).

“O Fisco conta com um aparato tecnológico avançado para verificar as informações enviadas por empresas e contadores, permitindo que os auditores saibam mais a respeito das empresas do que elas mesmas. O cruzamento de dados fiscais pode, eventualmente, identificar irregularidades sequer cogitadas – e, por isso, não corrigidas – e que se acumulam ao longo de anos”, observa Mayara Arend, diretora de Novos Negócios da lawtech. “O Revizia permite às empresas acessarem as informações que o Fisco possui, podendo identificar e apoiar as empresas na correção de eventuais irregularidades que possam resultar em autuações. Com este cruzamento de dados, o software também consegue identificar potenciais créditos tributários a serem recuperados”, explica a diretora.

Identificar possíveis inconsistências e erros nas declarações e dados enviados, que possam gerar futuras autuações, é uma das características da solução, que utiliza as mesmas bases de documentos dos Fiscos e apoia-se na legislação fiscal vigente. A solução conta com inteligência artificial para buscar e identificar oportunidades de créditos tributários, analisar teses jurídicas tributárias e gerar análises gerenciais e financeiras, além de guardar os documentos e livros fiscais com toda a segurança proporcionada pela nuvem.

A ideia de desenvolver o software surgiu há seis anos, quando os sócios da lawtech identificaram a necessidade de alcançar mais agilidade, eficiência e precisão nos processos e relatórios do serviço de consultoria tributária, e o resultado foi tão positivo que a empresa decidiu levar a solução ao mercado. “Reorganizamos o fluxo de trabalho, aprimoramos a segurança e a privacidade para operar na nuvem em consonância com a LGPD, e o resultado foi uma solução para uso geral, com uma interface nova e simples de ser utilizada”, conta Mayara Arend. Após o período de seis meses de soft opening, quando foi utilizado por um número reduzido de clientes, o Revizia está chegando oficialmente ao mercado na modalidade de software como serviço.

Recuperação de créditos

Por meio de uma radiografia fiscal das empresas, o software aponta a existência de créditos tributários que não são vistos ou conhecidos pelas empresas e seus contadores. O sistema também identifica teses tributárias que sejam aderentes à empresa, indicando o valor aproximado em potencial discussão para que o empresário possa tomar a decisão sobre o questionamento judicial ou administrativo do tema. “Devolvemos às empresas o domínio de seus dados e isso facilita a interação com outras organizações, como consultorias, bancos ou fundos de investimentos, que, por motivos variados, podem precisar dessas informações”, afirma.

No ambiente dos negócios, a inteligência corporativa baseada em dados tem ganhado cada vez mais relevância e isso aplica-se também na área fiscal. Segundo a diretora de Novos Negócios da lawtech, é frequente encontrar empresários que não conseguem avaliar o trabalho realizado pelo contador ou equipe contábil, o que gera uma área cinzenta dentro da gestão corporativa, sendo que os problemas só são descobertos quando a empresa é autuada.

Compliance tributário e transparência

Baseado em inteligência tributária aplicada, o Revizia adiciona com simplicidade um importante conjunto de ferramentas de compliance tributário, proporcionando segurança e transparência ao processo de apuração e gestão fiscal, simplificando e tornando mais seguro o trabalho do contador e trazendo mais transparência a ele, com uma interface amigável e a um custo muito acessível.

“O Revizia é um software simples e prático, sem custo de instalação ou necessidade de treinamento para setup, que não requer interferência humana. Trata-se de uma alternativa eficiente e acessível à implantação de ferramentas gerenciais complexas, de alto investimento e profunda parametrização manual que, efetivamente, devolve às empresas o poder sobre seus dados e suas informações que hoje, em sua maioria, estão nas mãos de terceiros”, completa Mayara Arend.

Website: https://revizia.com.br/



SUEZ adquire ARIA Technologies e avança no mercado de controle e qualidade do ar

São Paulo 25/10/2021 – A chegada da ARIA Technologies vem reforçar a expertise da SUEZ nesses temas por mais de 15 anos. O Grupo SUEZ anuncia a aquisição da ARIA Technologies, empresa especialista em modelagem da qualidade do ar e mudanças climáticas. A operação permite à SUEZ enriquecer seu portfólio com soluções de monitoramento e tratamento de poluentes atmosféricos, odores e gases de efeito estufa, atendendo assim às crescentes demandas de seus clientes (coletividade, instituições, indústrias) em temas relacionados à saúde e à emergência climática.

Especialista em ambiente atmosférico, a expertise da ARIA Technologies é baseada na concepção, realização e gerenciamento de sistemas digitais de simulação do ar. A ARIA Technologies, com sede na França e suas subsidiárias na Itália e no Brasil, estuda fenômenos atmosféricos e assessora seus clientes, especialmente, por meio de soluções para análises meteorológicas, cálculos de dispersão atmosférica de descargas industriais ou urbanas e avaliações de riscos associados à saúde.   

No Brasil, a filial ARIA do Brasil para América Latina e América Central passa a integrar a equipe SUEZ Brasil, sob a liderança de Federico Lagreca. Ela abrange uma vasta lista de clientes industriais, autoridades locais e instituições internacionais, tais como modelagem do ar em microescala para projetos de desenvolvimento urbano nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e em Guadalajara (México); estudo e sistemas de modelagem da poluição do ar para as áreas de mineração, agrobusiness, indústria – principalmente, dos setores químico e de papel e celulose e regiões portuárias.

As equipes do Grupo ARIA Technologies, incluindo seus fundadores/gestores, passam a integrar a linha de soluções Ar & Clima da SUEZ. As soluções digitais e o know-how da ARIA Technologies completam, assim, o portfólio de soluções para monitoramento e tratamento do ar da linha SUEZ – AirAdvanced.

“A chegada da ARIA Technologies vem reforçar a expertise da SUEZ como líder nesses temas por mais de 15 anos. Temos percebido que as demandas dos setores públicos e privados no cuidado com recursos naturais avançam. A qualidade do ar cada vez mais ocupa a agenda em razão do momento de emergência climática e a complexa integração entre ecossistemas, ambientes urbanos e atividade industrial. Nós lideraremos este processo de conscientização e o avanço desta tecnologia no Brasil e na América Latina”, complementa Federico Lagreca, CEO da SUEZ Brasil.

“O ar é uma das principais questões ambientais do século XXI, conforme lembrado pelo Plano de Ação Poluição Zero da Comissão Europeia, recentemente publicado em 12 de maio. A SUEZ, pioneira nessa área, investe há mais de 15 anos no projeto, desenvolvimento e operação de soluções de tratamento do ar para a coletividade e as indústrias, na França e no exterior. Esse desafio é ainda mais um problema de saúde pública, pois agora está comprovado que a poluição do ar acentua os efeitos de vírus, como o coronavírus. Essa aquisição irá reforçar as competências do Grupo nessa área e proporcionar uma assistência ainda melhor aos nossos clientes em face aos desafios ambientais. Tenho o prazer de dar as boas-vindas às equipes do Grupo Aria Technologies ao Grupo SUEZ”, disse Diane Galbe, Vice-Presidente Executiva do Grupo SUEZ, responsável pela Estratégia e pela Unidade de Negócios Global de Soluções Inteligentes & Ambientais. “A SUEZ nos oferecerá oportunidades de rápida expansão em todo o mundo e permitirá que nossas equipes cresçam envolvendo-se em projetos internacionais ambiciosos”, declaram Armand Albergel e Jacques Moussafir, fundadores da ARIA Technologies.

Website: https://www.suez-america-latina.com/pt-br



Volta às aulas exige cuidados com sistemas de climatização

São Paulo, SP 25/10/2021 – Garantir a qualidade do ar é fundamental para evitar a transmissão de coronavírus e outras doenças no ambiente escolar

Grande parte das escolas brasileiras está retomando as aulas presenciais sem restrição de capacidade. O retorno é motivo de alegria para muitos jovens, mas causa preocupação para pais e professores. A pandemia ainda não terminou e é preciso muita atenção e cuidados no ambiente escolar. Além do uso de máscaras e do distanciamento, um fator importante é a climatização adequada das salas.

Se antes ela era voltada principalmente para o conforto térmico, hoje, a preocupação é reduzir a possibilidade de transmissão de doenças. Estudos comprovaram a presença do novo coronavírus em suspensão no ar e a disseminação por microgotículas respiratórias. Estes resultados reforçaram a necessidade da climatização adequada em ambientes para renovar o ar constantemente e reduzir a propagação deste e de outros vírus.

Além de diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus, a correta climatização evita a ocorrência de irritações nos olhos e nariz e reações alérgicas. “A má qualidade do ar em ambientes fechados compromete até mesmo o aprendizado de alunos e a produtividade dos trabalhadores”, afirma Rafael Dutra, coordenador de Aplicação da Trane®, empresa líder mundial em soluções de climatização para ambientes corporativos e residenciais,

Ele explica que a climatização eficiente deve controlar simultaneamente a temperatura, umidade, pureza e distribuição do ar. “Se o ambiente dispõe de um equipamento que realize somente uma destas funções, é necessário instalar sistemas auxiliares que realizem as demais funções controlando os demais parâmetros”, complementa Dutra.

O modelo split, por exemplo, não faz a renovação, admitindo a entrada de ar externo. Por isso, de acordo com a normatização da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ele deve ser complementado por um sistema composto por ventilador, filtros e rede de dutos que possibilita a captação e o tratamento do ar externo. Da mesma forma, se os níveis de umidade relativa do ambiente estiverem fora da faixa considerada ideal para a saúde, entre 40% e 60%, é necessário usar sistemas complementares.

Além dos equipamentos corretamente dimensionados e capazes de desempenhar todas as funções necessárias, mantendo os níveis adequados, outro aspecto importante é a manutenção. Limpeza e troca de filtros periódicas tanto do equipamento de climatização quanto do sistema auxiliar são medidas indispensáveis para garantir a qualidade do ar e a saúde de quem usa o ambiente.

Atualmente, há diversas tecnologias disponíveis no mercado para climatizar e garantir a qualidade do ar em ambientes fechados. Algumas das mais promissoras, com diferentes graus de evidências quanto à sua eficácia e segurança, são os dispositivos emissores de peróxido de hidrogênio, ionizadores bipolares, lâmpadas UV, fotocatálise e os filtros mecânicos tradicionais. Existem também dispositivos que combinam uma ou mais destas funções com resultados ainda melhores. “A melhor forma de decidir qual tecnologia e qual sistema são mais indicados para cada ambiente é consultar um profissional capacitado na área”, completa Dutra.

A Trane® possui soluções que buscam otimizar ambientes internos com um amplo portfólio em aquecimento, ventilação e sistemas de ar-condicionado, serviços de construção e contratação, suporte de peças e controle avançado. Fundada em 1885, conquistou sua posição como pioneira no controle de temperatura nos últimos 100 anos. Para mais informações: www.trane.com.br.

Website: https://www.trane.com/commercial/latin-america/br/pt.html



Atualizações no LOCAVIA se adaptam à nova LGPD

Belo Horizonte, MG. 25/10/2021 – A Lei Geral de Proteção de Dados visa a transparência e segurança. Empresas de diversos setores passam a atuar de acordo com a LGPD.

Empresas do mundo todo coletam e utilizam dados pessoais, seja para conhecimento de mercado ou até mesmo para enviar e-mails informativos sobre diversos assuntos. Apesar de ser uma prática comum, ela não está de acordo com o direito universal à privacidade, pois a grande maioria destas empresas não possuem a permissão do proprietário dos dados para essa utilização.

Pensando na segurança e para devolver o controle aos cidadãos sobre os seus dados pessoais, foi sancionada pelo atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em setembro de 2020, a nova LGPD ou Lei Geral de Proteção de Dados.

A lei tem como principal objetivo trazer transparência sobre o que é feito com os dados pessoais coletados, sendo fundamental que haja o consentimento para aquele uso. A coleta, armazenamento, compartilhamento e tudo que for ser realizado com os dados deve ser de conhecimento do proprietário.

Embora sancionada em 2020, a lei entrou em sua fase final de implantação em agosto deste ano, com isso empresas e órgãos governamentais que não se adaptarem às mudanças e utilizarem de forma indevida esses dados coletados, estão sujeitos a penalidades e multas.

Sempre visando à segurança de seus clientes e se adequando à LGPD, a Info está preparando os sistemas para as alterações necessárias. Serão enviadas as informações com as orientações aos usuários do LOCAVIA para melhor entendimento sobre as mudanças exigidas pela lei.

O destaque para essa primeira atualização está na assinatura de um termo de aceite digital, dentro do sistema, concordando com a utilização dos dados. Com esse aceite o usuário do LOCAVIA assume a responsabilidade dos registros, ficando ciente do uso adequado e seguro das informações na operacionalização do sistema ou fins necessários da empresa sem riscos de exposições e vazamento de dados. Este aceite será armazenado pelo LOCAVIA informando dia, hora e o nome do usuário que assinou.

O LOCAVIA irá resguardar e controlar por meio de documento (responsável pelo sistema na locadora e software house – Info Sistemas), o acesso às informações de clientes e condutores cadastrados no sistema, principalmente dados bancários como, por exemplo, número de cartão de crédito.

A Info Sistemas está criando parâmetros no LOCAVIA para garantir toda segurança e adequação à nova LGPD aos seus clientes e usuários. As orientações serão previamente enviadas e, a Info estará à disposição para acompanhar e ajudar nas necessidades apresentadas.

 

Website: https://www.infosistemas.com.br/



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