Home Blog Page 1279

Do porão ao sótão: cuidados com umidade são essenciais

Muitas residências dispõem de um porão ou sótão. Nesses locais são armazenados móveis e outros objetos que não são mais utilizados cotidianamente pela família.  

Esses ambientes costumam ser fechados, escuros e sem ventilação, o que pode trazer consequências não muito agradáveis, como o excesso de umidade, especialmente no porão, por ser um espaço subterrâneo. Os problemas que a umidade provoca vão desde o mau cheiro, até a formação de bolor e de mofo (causados por fungos), que destroem toda matéria orgânica, atingindo os objetos ali guardados, tais como móveis, roupas e livros.

Além disso, esses microrganismos podem ser danosos para a saúde de toda a família.   As inspeções periódicas sobre a existência de infiltrações nesses ambientes são extremamente necessárias. Isto porque esses locais são pouco frequentados e normalmente as tubulações da casa passam ou se encontram nesse cômodo. Se esses problemas de umidade não forem solucionados, poderão passar para outros cômodos da casa, causando a proliferação de microrganismos como ácaros e fungos.  

Preservando a saúde
Assim como é importante cuidar de todos os cômodos da casa, também os porões e sótãos devem ser cuidados com o máximo zelo. A presença da umidade nesses locais pode significar a proliferação de microrganismos, agentes alérgenos que podem desencadear inúmeras doenças como rinite, bronquite, escabiose e a asma que, em alguns casos, pode ser fatal. Os bebês e idosos, pessoas normalmente com baixa imunidade estão mais vulneráveis a essas doenças.

Alguns métodos para controlar a umidade são meros paliativos. Ações como utilizar o ar-condicionado para desumidificar, limpar o mofo com água sanitária e espalhar potes de sílica não resolvem o problema. É importante combater a causa, não só os efeitos.

Para que uma casa esteja protegida, livre da presença de microrganismos indesejáveis, é importante que a umidade não ultrapasse os 60%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para o ser humano é que a umidade se situe entre 50% e 60%.

O uso de um desumidificador é imprescindível para que porões e sótãos se mantenham com os níveis de umidade sob controle e, desta forma, não causem prejuízos de qualquer espécie aos demais cômodos da casa.

O desumidificador de ar combate a proliferação de microrganismos que fazem mal à saúde e ainda impede que peças de madeira e de metal se danifiquem. Também mantém os níveis corretos de umidade e, através dos seus filtros, elimina partículas suspensas, devolvendo ao ambiente um ar muito mais saudável.  



Usa PIX? Veja essas dicas para proteger sua conta

Desde que o PIX entrou em vigência, em novembro de 2020, os casos de sequestros-relâmpagos e de latrocínios (roubo seguido de morte) só aumentaram. Estima-se que, atualmente, há o dobro de ocorrências registradas. Isso porque ficou muito fácil coagir um indivíduo a transferir todo o dinheiro que possui para outra conta. Afinal, todo mundo tem um aplicativo de banco instalado no celular. 

Na maioria dos casos, os correntistas são vítimas de quadrilhas formadas por criminosos altamente especializados. Eles escolhem as pessoas, estudam suas rotinas, horários e comportamentos. Depois abordam, sequestram e coagem. No grupo há os especialistas em tecnologia e os laranjas que alugam suas contas bancárias para a recepção do dinheiro roubado. 

Quem pensa que a transferência para uma conta bancária facilita a identificação dos criminosos está enganado. Normalmente, são contas falsas abertas em bancos digitais que fazem todo o processo de adesão pelo próprio celular, sem a necessidade da presença do novo correntista. 

O presidente do Instituto Brasileiro de Defesa da Proteção de Dados Pessoais, Compliance e Segurança da Informação, Victor Hugo Pereira Gonçalves, lembra que é muito difícil um banco ressarcir o cliente em caso de seu dinheiro ser transferido para a conta corrente de criminosos. “Depende de cada banco ou de cada caso. Tecnologicamente, o PIX é uma grande evolução, mas o Banco Central falhou ao não prever que ocorrências desse tipo seriam comuns. É uma situação grave porque envolve não só o dinheiro, mas também a integridade física ou mesmo a vida dos cidadãos”, afirma.

A aceitação pelo Banco Central (BC) das redes sociais Whatsapp e Facebook Pay como meios de pagamento só pioraram a situação, porque o público-alvo dos ladrões foi ampliado. “De posse do dispositivo móvel, criminosos e até mesmo familiares mal intencionados têm acesso a dados particulares e também à conta bancária de suas vítimas”, ressalta.  

Para coibir a prática e proteger os correntistas, o BC está aprimorando os mecanismos de segurança do PIX. Inovações como “bloqueio cautelar”, que possibilita à instituição financeira bloquear os recursos transferidos por até 72h, sempre que houver indício de fraude na operação, é uma delas. Uma funcionalidade hoje facultativa, a notificação de infração passará a ser obrigatória. Outros mecanismos de proteção estão sendo criados e haverá ampliação da responsabilidade das instituições. 

Mas os especialistas em tecnologia não acreditam que essas medidas serão capazes de reduzir o número de crimes em função do PIX. O primeiro problema no uso diário do sistema é que ele pressupõe que todos os usuários possuem condições sociais, culturais e educacionais para lidarem efetivamente com as políticas de segurança de informação e privacidade recomendadas pelas instituições financeiras. 

“É comum uma mãe pedir auxílio aos seus familiares para fazer algum tipo de pagamento ou transferência. Ou seja, só com esse exemplo podemos concluir que o não compartilhamento de senhas é uma quimera em situações comunitárias conhecidas no Brasil. O primeiro protocolo de segurança quebrado é exatamente este”, diz o executivo.

Como as regras e os meios de segurança são incipientes para proteger os consumidores, a melhor forma de evitar ser sequestrado por alguém que deseja usar seu celular para esvaziar sua conta bancária é se prevenir.

Veja abaixo algumas dicas que podem ajuda-lo a proteger seus recursos financeiros:

1. Os aplicativos de banco possibilitam que o usuário defina um valor máximo diário para transferência. Limite a pequenas quantias diárias.

2. Se você tem alguma aplicação (poupança, CDB, etc), não a deixe em baixa automática, pois isso torna mais fácil para o criminoso desviar todas as suas economias, além do que está na conta corrente.

3. Não use uma única senha para tudo. Tenha uma senha para cada aplicativo.

4. Não deixe os ícones dos aplicativos bancários na tela principal do celular. Deixá-los escondidos torna mais difícil para os ladrões encontrarem.

5. Não deixe seu celular à mostra. Na rua, mantenha-o guardado e só o utilize quando estiver em um lugar seguro. Lembre-se, os criminosos contam com observadores nas ruas.

6. Nem sempre o desvio de dinheiro é feito por criminosos. Familiares e amigos próximos podem se aproveitar da acessibilidade ao seu dispositivo móvel. Por isso, nunca compartilhe sua senha com outra pessoa.

7. Se mesmo assim, seu celular for roubado, avise o quanto antes a operadora de telefonia, para que o aparelho seja bloqueado.

8. Faça um boletim de ocorrência, pois isso o ajudará na “batalha” para ser ressarcido pelo seu banco. 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Mês da Consciência sobre Cibersegurança: Brasil está entre os dez países mais atacados por ransomware

Por Sandro Tonholo *

Em outubro, é promovido o mês da conscientização contra os crimes de cibersegurança no Brasil, esta temática nunca foi tão importante. Em um levantamento divulgado recentemente sobre os países mais afetados pelo ataque cibernético ransomware, o Brasil ocupou a sétima posição, no primeiro semestre de 2021, segundo levantamento da Apura Cyber Intelligence. Durante esses primeiros seis meses, foram registradas mais de 60 ocorrências.

O ransomware é caracterizado por ataques virtuais em que é impedido o acesso às informações importantes para a operação de uma empresa. Os dados são liberados apenas mediante resgate. Geralmente, este resgate é em criptomoeda, o que impede o rastreamento dos criminosos. Como resultado, este tipo de crime causa perdas de milhões de dólares em danos à reputação, despesas com recuperação e pagamento de resgates, perda de receita, incapacidade de reutilizar a infraestrutura e muito mais.

Preocupada com a questão da segurança tecnológica em empresas de diversos setores, a Infoblox divulga regularmente relatórios que atualizam profissionais de TI e a sociedade em geral sobre tais ataques. Nossos levantamentos indicam que cerca de US﹩ 370 milhões em criptomoedas foram perdidos, somente em 2020, para crimes dessa espécie. Considerando todo o ônus gerado após o ataque, o débito é muito maior. Estima-se que o dano total associado ao ransomware esteja em US﹩ 20 bilhões.

Em relação ao primeiro semestre de 2021, os ataques via ransomware no país cresceram 92%. Além dos casos já conhecidos por divulgação na imprensa, também houve crescimento nas ameaças cibernéticas a pequenos e médios negócios. Em todo o mundo, o aumento registrado foi de 102% nos últimos 12 meses.

Além dos ataques em estilo ransomware, o Brasil é o primeiro da lista de países que mais é atacado por meio de ameaças que usam arquivos como isca, os populares vírus. Há uma incidência de 63,9% de bloqueios a este tipo de ameaça no país. O segundo país, com uma distância muito ampla, é a Índia, com 13,5%, seguidos de Indonésia (13,5 %), África do Sul (4,8 %) e Itália (2,6%).

Enquanto outros países têm políticas internacionais de cibersegurança e de combate ao crimes cibernéticos, no Brasil, uma empresa deve comunicar a polícia ao sofrer um ataque de ransomware, pois estes são considerados crimes de extorsão. A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) só é comunicada em casos eventuais de vazamento de informações dos clientes. A ANPD ainda tem autorização para punir as empresas vítimas desses ataques cibernéticos se for constatado danos aos cidadãos comuns.

Em título de comparação, nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden assinou uma ordem executiva para ampliar a segurança cibernética norte-americana e proteger as redes do governo federal. O documento traz mudanças significativas melhorando o compartilhamento de dados entre o governo e o setor privado sobre cibersegurança e fortalecendo o poder dos Estados Unidos para responder a futuros incidentes.

Também foram divulgadas melhores práticas que contribuem para maior segurança de empresas e pessoas a ataques cibernéticos. Listamos algumas delas aqui:

– Faça backups frequentes de seus dados, informações do sistema e imagens: Verifique se os backups são testados regularmente e não estão ligados à rede da empresa, pois as variantes de ransomware buscam esses dados on-line para criptografia e exclusão.

– Atualize e corrija os problemas no sistema imediatamente: Isso envolve manter a segurança dos sistemas operacionais, aplicativos e soluções firmware em tempo hábil.

– Desenvolva um plano de gestão de riscos: não há nada que crie uma maior segurança quanto aos possíveis acidentes do que manter um mapa de risco. Crie um mapa com todas as eventuais lacunas do sistema e teste-o.

– Examine as políticas de segurança adotadas: Contrate o serviço de terceiros e execute testes de segurança para sua rede, especialmente em caso de ataques mais sofisticados. Ataques cada vez mais arrojados podem colocar os sistemas da sua empresa em risco.

– Setorize sua rede: Ataques cibernéticos podem ocorrer de várias formas, de roubo de dados a interrupções das operações. É fundamental que as principais operações estejam separadas e que haja filtros e limites de acesso a elas, identificando usuários e com controles manuais que possam garantir sua proteção e o correto funcionamento em caso de ameaças.

Além destes itens, sugerimos a implementação de um serviço DNS seguro. DNS é uma das primeiras coisas que um dispositivo usa para se conectar a uma rede e, portanto, pode fornecer uma visibilidade crítica de como cada dispositivo conectado se comporta. E como mais de 90% dos malwares usam DNS ao entrar em uma rede ou exfiltrar dados, uma solução DNS segura pode fornecer uma camada de segurança poderosa e fundamental para proteger usuários e dados, onde quer que estejam. O DNS também permite que as equipes de segurança aproveitem a inteligência e análise de ameaças para detectar e bloquear atividades maliciosas antes que o malware se espalhe ou execute, tornando-se uma forma extremamente econômica de proteger as redes.

* Sandro Tonholo é Country Manager na Infoblox Brasil

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Amazon Music apresenta áudio de alta qualidade em streaming para seus clientes no Brasil

O Amazon Music anunciou que os assinantes do plano Unlimited do Brasil agora terão acesso aos formatos HD e Ultra HD, a mais alta qualidade de áudio disponível nos serviços de streaming. Os clientes também poderão ouvir músicas mixadas em áudio espacial em múltiplos aparelhos, incluindo aparelhos iOS e Android com seus fones de ouvido já existentes – sem a necessidade de um equipamento especial – e em aparelhos compatíveis com Alexa Cast.

O áudio espacial coloca o ouvinte dentro da música, em uma experiência imersiva e multidimensional. A partir de hoje, os clientes podem escutar os novos lançamentos, incluindo o novo EP original “Amazon Music [RE] Discover Milton Nascimento”, e de outros artistas como Alicia Keys, Dilsinho, Luisa Sonza, Patroas (Marília Mendonça & Maiara & Maraisa), Vitão, Céu, Coldplay e Anitta com sentido de espaço, clareza e profundidade incomparáveis na música – e sem custo adicional na inscrição.

“Nós sempre acreditamos que o áudio de alta qualidade deveria ser a norma para o serviço de streaming de música, e é por isso que hoje nós estamos tornando o HD, Ultra HD e o áudio espacial disponíveis, automaticamente, para todos os nossos clientes, sem a necessidade de equipamentos especiais ou atualizações”, declarou Steve Boom, vice-presidente do Amazon Music. “Mal podemos esperar para que mais fãs ao redor do mundo possam escutar a vibração e as nuances das músicas em áudio espacial em seus fones de ouvido favoritos, e descobrir novos detalhes dos álbuns que eles amam, como se fosse a primeira vez.”

Os assinantes poderão ouvir os novos álbuns em áudio espacial exclusivamente no Amazon Music, incluindo o EP original Amazon Music [RE] Discover que homenageia Milton Nascimento com versões originais de quatro de suas músicas por Vitor Kley, Céu, Luedji Luna e Bryan Behr, lançadas hoje. São elas: “Maria Maria”, por Vitor Kley; “Cais” interpretada por Luedji Luna; “Travessia” cantada por Bryan Behr; e a versão de Céu para “Nada Será Como Antes”.

“Estou honrado de ter minhas músicas apresentadas para um novo público, com essas novas versões inéditas interpretadas por tão talentosos artistas”, afirma Milton Nascimento. “Para mim, não tem nada melhor do que ver minha música num projeto como esse. Eu conheço todos que estão participando, e sou muito fã de todos eles. Estou muito feliz e sei que todos vão amar.”

A partir de hoje, os fãs também poderão ouvir o catálogo completo da Alícia Keys em 360 Reality Audio, incluindo álbuns clássicos, como Songs in a Minor e Girl on Fire. Em novembro, o Amazon Music vai lançar de forma exclusiva Mercury – Act 1 (Amazon Music Live), o novo EP da banda Imagine Dragons, mixado em Dolby Atmos. O EP de cinco faixas traz as músicas que foram apresentadas durante uma transmissão ao vivo no lançamento do álbum da banda, gravado no telhado do escritório do Amazon Music, no Brooklyn – Nova York (Estados Unidos).

“Nós gravamos nosso novo álbum Mercury – Act 1 com Rick Rubin, no estúdio Shangri-la, em Malibu, e é ótimo ter um nova maneira para as pessoas experienciarem o espaço e a profundidade dessas salas através desses novos mixes Dolby Atmos”, disse o Imagine Dragons. “Estamos empolgados para dividir nosso primeiro EP acústico, ao vivo, de algumas dessas faixas que gravamos com o Amazon Music”.

Os assinantes Amazon Music Unlimited nos planos Individual ou Família agora têm acesso ao áudio espacial automaticamente, e à música HD e Ultra HD sem custos extras e sem necessidade de atualizações. Por um período limitado, os novos clientes agora também poderão experimentar o streaming de áudio na qualidade premium grátis por três meses ao assinar o Amazon Music Unlimited.

Preços
Os planos individuais de Amazon Music Unlimited estão disponíveis por R$ 16,90/mês para clientes Amazon. Os clientes do Plano Família podem fazer uso do Amazon Music Unlimited em até seis dispositivos por R$ 25,90/mês.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Pesquisa mostra que invasores exploram vulnerabilidades antes que empresas possam corrigi-las

A HP divulgou seu mais recente relatório global HP Wolf Security Threat Insights Report, que apresenta uma análise dos ataques de segurança cibernética no mundo. Ao isolar ameaças que driblaram ferramentas de detecção e conseguir chegar a endpoints de usuários, a HP Wolf Security tem uma visão exclusiva sobre as mais novas técnicas que estão sendo usadas por cibercriminosos.

A equipe de pesquisa da HP Wolf Security encontrou evidências de que os criminosos cibernéticos estão se mobilizando rapidamente para transformar vulnerabilidades de dia zero em armas. Exploits da falha CVE-2021-40444 – uma vulnerabilidade de dia zero na execução remota de Código que permite a exploração do mecanismo de renderização MSHTML usando documentos do Microsoft Office – foram captados pela primeira vez pela HP em 8 de setembro, uma semana antes de a correção ser lançada, em 14 de setembro.

Até 10 de setembro – apenas três dias após a notificação inicial das ameaças –, a equipe de pesquisa de da HP encontrou scripts desenhados para automatizar a criação desse exploit sendo compartilhados no GitHub. Se não for corrigido, o exploit permite que os invasores comprometam endpoints com pouquíssima interação com o usuário. Ele utiliza um arquivo malicioso que implanta o malware por meio de um documento do Office. Os usuários não têm que abrir o arquivo nem permitir qualquer ação, bastando a pré-visualização no File Explorer para iniciar o ataque, do qual geralmente o usuário nem fica sabendo. Uma vez que o dispositivo está comprometido, os invasores podem instalar backdoors nos sistemas, que podem ser vendidos a grupos de ransomware.

Outras ameaças dignas de atenção também foram encontradas pela equipe de análise de ameaças da HP Wolf Security, entre elas:

Aumento no uso de provedores legítimos de nuvem e internet pelos cibercriminosos para hospedar malware: uma campanha recente da GuLoader estava hospedando o Remcos Remote Access Trojan (RAT) em grandes plataformas, como o OneDrive, a fim de evitar sistemas de detecção de intrusão e passar por testes de listas de permissões. A HP Wolf Security também descobriu múltiplas famílias de malware hospedadas em plataformas de mídias sociais de jogos, como o Discord.

Malware em JavaScript escapando de ferramentas de detecção: trata-se de uma campanha que espalha vários RATs de JavaScript via anexos maliciosos de e-mail. Downloaders de JavaScript têm uma taxa de detecção mais baixa do que downloaders do Office ou binários. Os RATs estão cada vez mais comuns, com invasores visando roubar credenciais de contas corporativas ou carteiras de criptomoedas.

Campanha de ataque passando-se por fundo nacional de Previdência Social de Uganda: os criminosos usaram “typosquatting” – um endereço falso semelhante ao do domínio oficial – a fim de atrair alvos para um site que baixa um documento de Word malicioso. Esse documento usa macros para rodar um script PowerShell que bloqueia registros de segurança e se esquiva do recurso Windows Antimalware Scan Interface.

Com arquivos HTA, malware espalha-se em um único clique: o Trickbot Trojan agora é entregue via arquivo HTA (aplicação HTML), que implanta o malware assim que o anexo ou arquivo que o contém é aberto. Sendo o HTA um tipo de arquivo incomum, é menos provável que seja identificado por ferramentas de detecção.

“O tempo médio para uma empresa aplicar, testar e implantar completamente correções devidamente checadas é de 97 dias, dando aos criminosos cibernéticos uma oportunidade de explorar essa ‘janela de vulnerabilidade’. Antigamente apenas hackers altamente capacitados conseguiam explorar essa vulnerabilidade, mas os scripts automatizados baixaram o nível de qualificação necessária, tornando esse tipo de ataque acessível a criminosos menos instruídos e preparados. Isso aumenta substancialmente o risco para as empresas, pois exploits de dia zero são vendidos e disponibilizados ao mercado de massa em fóruns clandestinos e outros locais”, explica Alex Holland, analista sênior de malware da equipe de pesquisa de ameaças HP Wolf Security, da HP Inc.

“Esses novos exploits tendem a ser eficientes em driblar ferramentas de detecção porque as assinaturas podem ser imperfeitas e ficar obsoletas rapidamente, conforme a compreensão do escopo for mudando. Prevemos que agentes de ameaças adotem a CVE-2021-40444 como parte de seus arsenais e, possivelmente, até substituam exploits usados atualmente para obtenção inicial de acesso a sistemas, tais como os que exploram o Equation Editor”, completa o executivo.

“Também temos visto grandes plataformas, como o OneDrive, permitindo que hackers realizem ataques mais velozes. Embora o malware hospedado nessas plataformas geralmente seja abatido rapidamente, isso não detém seus agentes, pois eles muitas vezes conseguem atingir seu objetivo de entregar o malware nas poucas horas em que os links ficam no ar”, continua Holland. “Alguns agentes de ameaças estão mudando a cada poucos meses o script ou tipo de arquivo que usam. Arquivos maliciosos de JavaScript e HTA não são algo novo, mas ainda estão caindo nas caixas de entrada de funcionários e colocando as empresas em risco. Uma campanha empregou o Vengeance Justice Worm, que consegue se espalhar para outros sistemas e drives USB.”

Os achados da pesquisa baseiam-se nos dados de milhões de endpoints que rodam a HP Wolf Security. Além disso, a empresa rastreia malware abrindo tarefas suspeitas em micromáquinas virtuais (micro VMs) isoladas para entender e obter a cadeia completa de infecção, ajudando a amenizar as ameaças que passaram despercebidas por outras ferramentas de segurança. Isso fez com que os clientes clicassem em mais de 10 bilhões de anexos de e-mail, páginas na internet e downloads sem violações reportadas. Ao entender melhor o comportamento de arquivos maliciosos à solta, os pesquisadores e engenheiros da HP Wolf Security podem reforçar a proteção de endpoint e a resiliência do sistema como um todo.

As principais descobertas apresentadas no relatório incluem:

– 12% dos malware isolados em e-mail passaram por pelo menos um scanner de gateway

– 89% dos malware detectados foram entregues via e-mail, enquanto os downloads na internet foram responsáveis por 11% e outros vetores, como dispositivos de armazenamento removíveis, por menos de 1%

– Os anexos usados para entregar malware foram arquivos variados (38% – acima dos 17,26% registrados no último trimestre), documentos de Word (23%), planilhas (17%) e arquivos executáveis (16%)

– As cinco iscas de phishing mais comuns foram as relativas a transações empresariais, tais como “order” (pedido), “payment” (pagamento), “new” (novo), “quotation” (orçamento) e “request” (requisição)

– O relatório revela que 12% dos malware capturados eram previamente desconhecidos.

“Não podemos continuar dependendo apenas da detecção. O cenário de ameaças é muito dinâmico e, como podemos ver pelas análises captadas em nossas máquinas virtuais, os invasores estão cada vez mais hábeis em driblar a detecção”, comenta o Dr. Ian Pratt, chefe global de Segurança para Sistemas Pessoais da HP Inc. “As organizações precisam adotar uma abordagem em camadas em relação à segurança de endpoint, seguindo princípios de confiança zero para conter e isolar os vetores mais comuns de ataques, tais como e-mails, navegadores e downloads. Isso vai eliminar a superfície de ataque para categorias inteiras de ameaças, dando às organizações o tempo necessário para coordenarem ciclos de correção com segurança e sem interrupção dos serviços.”

Sobre os dados
Os dados foram coletados em máquinas virtuais de clientes da HP Wolf Security entre julho e setembro de 2021.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Como o Customer Experience (CX) pode ajudar a alavancar os negócios?

chatbot

Por Roberto Ameriot Jr *

É evidente que a Experiência do Cliente ou Customer Experience (CX) tornou-se mandatória para o sucesso de qualquer operação, especialmente após a irrupção da pandemia. Segundo pesquisa de mercado, tanto clientes quanto empresas afirmam que a Experiência do Cliente tornou-se mais importante no último ano, uma vez que saltou para o primeiro lugar na estratégia de negócios das companhias. A pesquisa aponta ainda que 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência. Mas de que maneira o Customer Experience (CX) pode ajudar a alavancar os negócios?

Atualmente, existem diferentes tecnologias disponíveis que podem aprimorar a Experiência do Cliente levando em consideração a sua jornada de atendimento. Nesta jornada, as organizações podem estreitar o relacionamento com seu consumidor por meio da multicanalidade, utilizando meios como atendimento telefônico, WhatsApp e ainda canais automatizados, através de chats e mensagens. Além disso, recursos tecnológicos como Chatbot, RPA e Analytics têm sido cada vez mais utilizados no mercado.

Este último, por exemplo, auxilia as empresas a qualificarem o perfil de seus clientes (sempre seguindo as diretrizes da LGPD), permitindo visualizar dados como solicitações, período do chamado, região em que o cliente se encontra, entre outras informações que permitem qualificá-lo, e personifica-lo, para assim, oferecer soluções diferenciadas, tanto no aspecto de consumo do serviço, quanto na área de atendimento. A partir do momento em que as empresas conseguem entender melhor a necessidade do cliente, é possível prover uma solução customizada e flexível.

Como implementar tecnologias de Customer Experience nas empresas?
O primeiro passo é conhecer o cliente. Após conhecê-lo, é necessário ter em mente algumas perguntas: Como abordar esse tipo de cliente? De que maneira podemos melhorar a experiência desse cliente por meio dos produtos e serviços? Depois de mapear essas respostas, é hora de escolher a tecnologia necessária para aprimorar a jornada deste usuário.

Já o Chatbot é uma tecnologia que pode ser implementada de maneira rápida nas empresas. Geralmente, todo o processo tem duração de apenas um mês. Desta forma, este recurso está sempre evoluindo com a ajuda de uma curadoria que analisa os dados para mapear os gaps e trabalhar para implantar soluções que auxiliam na evolução do atendimento. É importante ressaltar que a tecnologia serve de apoio ao atendimento, que deve ser sempre humanizado.

Por isso, o Chatbot consegue repassar a demanda para o atendimento humano quando não conseguir solucionar algum problema. Em suma, o Chatbot consegue traduzir o que o usuário está tentando dizer e encaminhar essa demanda para um fluxo de solução. No entanto, quando se trata de RPA, o processo de implantação é um pouco mais longo, e leva entre dois a três meses, uma vez que envolve o levantamento de todos os processos ofensores, ou seja, tudo aquilo que está ofendendo a operação, seja de negócio ou de TI. Só após este mapeamento, o processo é automatizado.

Em quais segmentos é possível implementar essas tecnologias? 
Vale ressaltar que os segmentos são variados para implementação dessas soluções, uma vez que envolve custos, jornada, tempo e depende da preparação das empresas, e, especialmente a validação da alta direção. Contudo, com a chegada da pandemia, o varejo teve uma necessidade iminente de se transformar em um curto período, por isso, foi um dos setores que mais adotou tecnologias e aprimorou os serviços digitais.

A aceleração digital era necessária para as empresas tornarem-se competitivas no mercado muito antes da Covid-19. As empresas que seguiram essa orientação anteriormente, não tiveram dores com as transformações resultantes da pandemia. Assim como as empresas que já tinham adotado o conceito da Sociedade 5.0, uma vez que o conceito tem como objetivo inserir o ser humano no centro de tudo, verificando as suas necessidades e implementando soluções para resolver essas dores.

Desta forma, o futuro do mundo está ligado à personificação e entrega de experiências customizadas. A grande tendência é manter o ser humano como foco, o entendimento das suas necessidades e, consequentemente, o uso correto das tecnologias emergentes para garantir uma experiência positiva.

* Roberto Ameriot Jr. é Chief Sales Officer da Digisystem

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Seychelles supera marca de 100 mil visitantes e ganha dois novos hotéis na ilha de Mahé

Outubro é um mês de celebração para Seychelles. O arquipélago localizado no meio do Oceano Índico e formado por 115 ilhas, alcançou a marca de 114.859 visitantes internacionais em outubro de 2021. Esse montante já é superior ao número total de turistas estrangeiros que visitaram as ilhas Seychelles no ano de 2020.

Ao vincular sua retomada econômica e turística a um programa nacional de vacinação, ao estabelecimento de novos protocolos de saúde e a um rigoroso projeto de treinamento e certificação de sua cadeia produtiva, Seychelles conseguiu ser um dos primeiros destinos no mundo a reabrir suas fronteiras para visitantes em março de 2021.

Desde a reabertura, o destino está investindo em melhorias e novos produtos e serviços. A oferta hoteleira por exemplo, está maior. Dois novos empreendimentos foram inaugurados recentemente na ilha de Mahé, porta de entrada de Seychelles.

Pineapple Beach Villas
Localizado no sudoeste da ilha de Mahé, em Anse aux Poules Bleues, o Pineapple Beach Villas está funcionando desde julho de 2021 e é um empreendimento familiar que mescla os estilos rústico e contemporâneo. A propriedade possui 8 villas espaçosas e totalmente equipadas que hospedam até 3 pessoas. As villas foram construídas com material local e reciclado das praias e florestas.

O Pineapple Beach Villas oferece ao hóspede a oportunidade de se desligar e desconectar da rotina agitada. Enquanto aproveita dias perfeitos nas lindas praias do sul de Mahé, o hóspede pode realizar diversas atividades ao ar livre, de esportes aquáticos como caiaques e stand-up paddle até o tênis de mesa e se deliciar com os churrascos ao pôr do sol.

Mango House Seychelles
Situado ao sul da Ilha de Mahé, com uma praia imaculada que se estende ao longo da orla de Anse aux Poules Bleues, o exclusivo resort Mango House Seychelles também abriu oficialmente suas portas em julho deste ano. O resort faz parte do portfólio da LXR Hotels and Resorts e se une às três propriedades Hilton em Seychelles.

O Mango House reúne 41 quartos com vista para o mar, sendo nove suítes, que prometem ao hóspede uma experiência vibrante da herança e cultura de Seychelles. O mar azul-turquesa permite ao viajante descobrir as maravilhas submarinas e praticar atividades aquáticas como o caiaque, snorkel e o surfe.

São, ao todo, seis espaços gastronômicos disponíveis, que oferecem desde a tradicional cozinha creole aos sabores da culinária mediterrânea e japonesa, além de coquetéis refrescantes e marcado por ingredientes locais.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Net Zero: Como aplicar estratégias de redução de carbono para a sua empresa?

Imagine um atleta que tem como objetivo principal ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas de 2028. E então, ao invés de treinar para chegar ao pódio, ele resolve comprar a medalha de um atleta que já a conquistou em uma Olimpíada anterior. Parece um absurdo, não é? Esse é o princípio do net zero, termo atribuído a uma organização que tem o compromisso de manter suas emissões de carbono líquidas iguais a zero a partir da compensação do gás emitido.

“Ao declarar uma meta net zero, uma organização assume o compromisso de garantir que suas emissões líquidas de dióxido de carbono (CO²) sejam iguais a zero até uma determinada data. Mas isso não é a mesma coisa que dizer que a empresa não vai mais emitir carbono, e sim que ela vai compensar o carbono emitido de alguma forma”, explica Mariana Schuchovski, professora de Sustentabilidade do ISAE Escola de Negócios e Fundadora da Verde Floresta.

Entre as possibilidades de compensação estão o investimento em restauração e plantio de florestas, projetos de geração de energia renovável, entre outras.

Contudo, segundo a especialista, o que mais temos visto são empresas declarando suas metas carbono neutro até 2030, ou até 2050, sem sequer um plano atrelado. “Antes de se tornar net zero, é necessário que a empresa compreenda a magnitude de suas emissões de gases de efeito estufa a partir de três passos fundamentais: realize o inventário e monitoramento de suas emissões e os seus impactos; analise como evitar ou ao menos reduzir suas emissões; empreenda esforços para a neutralização das emissões que não foram passíveis de prevenção e mitigação”, destaca.

O mesmo acontece para os pequenos negócios. “Quanto menor um negócio, em tese, menores serão seus impactos. Assim, micro empresas emitirão menores quantidades de carbono e outros gases de efeito estufa e, portanto, terão menores demandas de compensação caso queiram se tornar neutras. Mas o caminho a seguir precisa ser o mesmo, passando pelas três etapas citadas anteriormente”, afirma Schuchovski.

Não dá para alcançar a medalha de ouro sem treinar. Assim como não dá para ser net zero sem uma estratégia atrelada. “Os recursos naturais se tornarão cada vez mais escassos e caros, independentemente de uma compensação empresarial. Por isso, é preciso refletir: o quanto o seu negócio está preparado para as consequências das mudanças climáticas? Afinal, tornar-se net zero é só a ponta do iceberg, o que vai realmente fazer a diferença ao planeta é a maneira como as empresas enxergam a sustentabilidade”, finaliza a especialista.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


God of War chega para PC

O jogo God of War – game que foi considerado o Jogo do Ano em 2018 – será lançado para PC. E já tem até data definida: 14 de janeiro de 2022!

Após o enorme sucesso do jogo na plataforma do PlayStation 4, em que foram registradas nada menos que 19,5 milhões de cópias vendidas, a desenvolvedora fez esse anúncio que deixaram os fãs das histórias de Kratos em polvorosa.

Assista ao trailer:

O principal objetivo ao trazer God of War para o PC é destacar o conteúdo excepcional que a equipe criou, e aproveitar o poderoso hardware que a plataforma oferece para criar uma versão incrível, belíssima e de alta performance do jogo.

Será possível curtir o potencial completo da câmera cinemática sem cortes, conforme ela acompanha Kratos e Atreus pelos reinos, com a opção de resolução real em 4K (em dispositivos com suporte para 4K), além de quadros por segundo sem limites. 

Além disso, a versão para PC inclui várias opções de gráficos para você poder configurar a sua experiência visual baseado no seu equipamento, e assim manter a jogabilidade ideal. De sombras de alta resolução e espaço de tela e reflexos melhorados até oclusão ambiental com GTAO e SSDO – God of War no PC pode atingir uma qualidade visual única à plataforma. 

O jogo terá integração total com NVIDIA Deep Learning Super Sampling (DLSS) disponível nas novas placas de vídeo RTX, e assim o jogador não terá que sacrificar configurações gráficas avançadas e output de resolução para ter uma boa performance em God of War.

Além do DLSS também estará disponível a tecnologia NVIDIA Reflex de baixa latência. Ela permite uma experiência mais responsiva, para você poder reagir mais rapidamente e criar combos melhores. 

Outro destaque será o suporte para telas 21:9 ultra-widescreen.

Outros planos para o jogo no PC incluem suporte para controles, e customização para mapear o teclado. Para quem prefere jogar com um controle, terá suporte para os controles sem fio Dualshock 4 e DualSense, além de vários outros modelos.

Quanto aos jogadores que usam mouse e teclado, vocês vão poder customizar completamente os comandos para criar um esquema de controle que funcione da melhor maneira possível.

Por último, ao comprar God of War para PC, você também receberá o seguinte conteúdo:

– Conjunto de armadura Death’s Vow para Kratos e Atreus
– Skin de escudo Exile’s Guardian
– Skin de escudo Buckler of the Forge
– Skin de escudo Shining Elven Soul
– Skin de escudo Dökkenshieldr 

Teremos mais detalhes para compartilhar ao longo dos próximos meses, conforme chegarmos mais perto do lançamento. O preço ainda não foi divulgado.

Fonte: Blog PS

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas



Quais são os principais motivos para organizar as finanças pessoais?

São Paulo,SP 21/10/2021 – Aqueles que vivem excedendo os rendimentos, talvez precisem de uma ajuda para controlar os gastos.

A organização financeira é um passo importante na busca de um maior controle das finanças pessoais. Esse é um desafio necessário para qualquer pessoa que está tentando alcançar um maior nível de educação financeira para saber como lidar com o próprio dinheiro. Pela organização financeira será possível manter as contas em dia, não acumular dívidas, manter o nome limpo, ter mais acesso ao crédito etc.

Um dos pontos que ressalta a importância da organização financeira é, sem sombra de dúvidas, conseguir manter as contas em dia. Fazer todos os pagamentos antes do vencimento, conseguir pagar todos os boletos, não possuir uma pilha de dívidas que já não cabem no orçamento é o resultado direto de quem possui controle do próprio dinheiro.

Por isso é tão importante organizar as finanças pessoais, pois esse é o pontapé inicial do planejamento financeiro que trará mais responsabilidade nos gastos, mais conhecimento para gerir as finanças além de evitar problemas futuros por falta de dinheiro.

Motivos para organizar as finanças

Um dos principais motivos para mudar os hábitos financeiros e começar a organizar as finanças é manter o nome limpo. Um CPF com restrições no mercado pode ser um pesadelo em momentos delicados. Um exemplo disso é o financiamento da casa dos sonhos com um preço acessível. Será muito difícil conseguir a aprovação do financiamento caso o solicitante esteja com o nome sujo. Além disso, existem outras restrições como ter dificuldades para conseguir cartões de crédito, empréstimos e financiamentos, por exemplo.

Também é muito importante organizar as finanças para evitar que dívidas sejam acumuladas. Quando não há um controle sobre o próprio dinheiro é mais fácil atingir situações precárias onde é preciso escolher quais os boletos serão pagos em determinado mês. Com isso, o efeito bola de neve começa a entrar em ação, nos meses seguintes as contas só aumentam e todo o orçamento estará comprometido.

O acesso ao crédito também é outro fator importante nos dias de hoje, considerando a dinâmica da economia atual. E ter acesso ao crédito pode ser algo bem mais simples para quem mantém as contas em dia. Quem gere o próprio orçamento com sucesso paga as contas em dia e cumpre os compromissos firmados. Essas são mensagens importantes e valiosas para os agentes do mercado. Portanto, a confiança deles cresce e é muito fácil conseguir acesso a diferentes linhas de crédito até mesmo com condições exclusivas.

Quem organiza as finanças no presente certamente está pensando no futuro. E o futuro pode ser construído por meio de uma reserva financeira. Ter um dinheiro guardado é algo importante, que mostra comprometimento e organização financeira. Poupar parte do dinheiro pensando no futuro e em possíveis gastos emergenciais que podem surgir ao longo do tempo é um forte sinal de educação financeira.

Manter o orçamento dentro do planejado é ainda mais fácil com uma reserva financeira, pois qualquer gasto além do que foi planejado pode ser quitado com esse dinheiro poupado, evitando assim que o orçamento principal seja comprometido.

Além disso, é importante destacar o efeito positivo no aumento do score de quem está com as finanças organizadas. A organização das finanças é necessária para manter os pagamentos em dia. Pagar os débitos no prazo significa um aumento na pontuação de crédito. Dessa forma, acesso a linha de crédito, financiamentos, cartão de crédito, abertura de contas em bancos e demais atividades no mercado serão mais acessíveis.

Manter a organização financeira é um passo fundamental, talvez o mais importante no planejamento financeiro pessoal. Por meio dele será possível identificar o que está consumindo o orçamento e, assim, buscar alternativas e traçar metas para eliminar esses problemas.

Comunidade financeira

A comunidade financeira do Bullla tem como propósito reconhecer de forma justa, transparente e humana o bom pagador ou bom poupador que cada pessoa pode ser. Com isso, a fintech atua conectando pessoas por meio do empréstimo online com uma operação transparente e que rende benefícios para todas as partes envolvidas.

Mais informações em https://www.bullla.com.br/

Website: https://www.bullla.com.br/



Manter uma reserva de emergência ajuda a driblar os imprevistos

São Paulo,SP 21/10/2021 – Dinheiro guardado pode salvar as contas no final do mês depois de um aperto.

A reserva financeira é uma forma inteligente de criar patrimônio e poupar dinheiro pensando em um futuro melhor. Várias situações podem ocorrer no cotidiano de uma pessoa, inclusive problemas que geram despesas emergenciais que não podem ser ignoradas.

A reserva de emergência, como também é conhecida a reserva financeira, é essencial em situações como essas, pois ela permite que a despesa seja quitada sem que o orçamento financeiro venha a ser comprometido.

Dessa forma, a reserva financeira pode ser encarada como uma ferramenta essencial para quem deseja construir um futuro mais tranquilo sem ter que se preocupar com os problemas que podem ocorrer no presente. Essas despesas emergenciais que não estão previstas no orçamento financeiro são as principais causas de descontrole do próprio dinheiro.

Os gastos emergenciais precisam ser quitados, não podem ser ignorados. E é justamente aí que entra o dinheiro que estava reservado, pois ele possibilita pagar a quantia necessária sem que seja preciso mexer no orçamento principal e causar desequilíbrio nas finanças.

Poupar dinheiro no presente é muito importante para quem deseja construir um patrimônio ou ter uma vida mais tranquila no longo prazo. Ou seja, a reserva financeira é a garantia de que a pessoa não vai passar por dificuldades na aposentadoria, por exemplo.

Parte desse dinheiro poupado também poderá ser usado em investimentos de curto prazo e que dispõem da opção de resgate imediato e com baixo risco associado, de forma que o dinheiro renda frutos e seja possível, até mesmo, aumentar a reserva ou criar uma renda extra mensal, por exemplo.

Dicas para começar a manter uma reserva financeira

A primeira dica consiste em montar um planejamento financeiro pessoal ou familiar. Ou seja, é necessário entender quais são os gastos totais do mês, para onde vai o dinheiro gasto e determinar as motivações para montar a reserva financeira. Em geral, a dica é juntar o equivalente a seis meses das despesas fixas mensais. Com isso, se uma família gasta R$ 2.000,00 em despesas fixas por mês, então, a primeira meta é atingir R$ 12.000,00 na conta da reserva financeira.

Com o valor final que deve ser poupado para atingir os seis meses de despesa, a próxima dica é definir quanto será poupado mensalmente e o período total para atingir essa meta. Isso deve ser algo dentro da realidade financeira de cada pessoa. Para o exemplo acima, se é possível chegar em R$ 12.000,00 poupando R$ 500,00 por mês, então levará 24 meses para juntar o montante inicial.

Uma forma inteligente de conseguir manter uma reserva financeira é criar uma conta separada com essa finalidade. Portanto, não é recomendável manter conta pessoal e de reserva de emergência no mesmo lugar. O motivo disso é o risco de misturar as despesas do dia a dia com a conta errada e não conseguir poupar o suficiente.

Se a meta inicial foi atingida e já existe o dinheiro para cobrir seis meses de despesas da família, chegou a hora de começar a investir em aplicações para gerar renda extra. Ou seja, os retornos desse investimento podem ser utilizados para aumentar ainda mais a reserva de emergência ou gerar mais receitas para o orçamento pessoal e familiar, por exemplo.

A reserva financeira é uma ferramenta de extrema importância para qualquer pessoa ou família. É ela que trará mais segurança no dia a dia de quem está poupando, afinal de contas não é possível prever o que vai acontecer amanhã, na próxima semana ou nos meses seguintes. Portanto, quanto mais prevenido, melhor.

Comunidade financeira

O Bullla é uma comunidade financeira que atua conectando pessoas por meio do empréstimo online entre pessoas. A plataforma possui um sistema de nota de crédito exclusivo para ajudar o investidor a embasar a decisão final da melhor forma possível.

Mais informações em https://www.bullla.com.br/

Website: https://www.bullla.com.br/



Presença no meio digital ajudou comércio local a sobreviver na pandemia

Maringá, PR 21/10/2021 – Através do marketing digital, comércio local consegue ser encontrado pelos consumidores e alavancar negócios

As novas gerações estão optando por apoiar o comércio local com suas compras. De acordo com o “Facebook Seasonal Holidays Study”, da YouGov, 80% dos Millennials e 74% da Geração Z dizem preferir comprar de produtores locais. Além disso, 75% dos compradores brasileiros fizeram ao menos uma ação para apoiar uma pequena empresa local ou independente durante as mega promoções de 2020.

As redes sociais também têm um papel importante nesse cenário. Segundo pesquisa realizada pelo Facebook, em parceria com a consultoria Deloitte, 54% dos consumidores encontraram produtos e negócios próximos de suas casas através dessas redes.

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus mostrou a relevância e a força do meio digital para a sobrevivência de muitos negócios. Graças ao marketing digital, várias empresas conseguiram transformar crises em oportunidades. Entretanto, por não estarem familiarizadas, muitas pequenas e médias empresas ainda têm receio de investir em estratégias no meio digital, perdendo a chance de construir marcas sólidas e de gerar novas oportunidades. O CEO da Digimax AdTech, Danilo Jacomel, diz que o potencial das redes sociais ainda é subestimado pela maioria dos pequenos comerciantes.

O posicionamento digital se tornou essencial para marcas e empresas, permitindo a comunicação e uma conexão mais consistente com o público. Jacomel explica que desenvolver programas de fidelidade e divulgar promoções e serviços via redes sociais e WhatsApp são iniciativas que podem alavancar os negócios. No entanto, é necessário que haja planejamento e desenvolvimento contínuo, para que a estratégia seja relevante aos clientes.

Website: https://www.digimaxbrasil.com.br/



Indústrias podem economizar até 30% nos gastos com energia

21/10/2021 – Otimização dos sistema de ar comprimido e refrigeração possibilitam aumento de eficiência e menor gasto com energia elétrica para empresas; maior sustentabilidade é questão imperativa em tempos de crise hídrica

Segundo o ministro e titular da pasta de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para o portal Poder 360, essa é a maior crise hídrica que o país enfrenta desde 1931 acompanhando o menor nível de chuvas. De acordo com relatório divulgado pela ONS (Operador Nacional de Sistema Elétrico), em maio de 2015 o Brasil registrou um nível de 36% no volume útil do reservatório Sudeste/Centro-Oeste. Neste ano, a porcentagem foi de 34,6% até o mesmo período.

Para além dos cuidados que as pequenas ações individuais podem ter no impacto para o meio ambiente, as empresas devem se conscientizar o quanto antes, visto que são responsáveis por um grande consumo de água e energia para suas produções.  

De acordo com levantamento realizado pela consultoria Bain & Company, feito a partir de entrevistas com executivos das 20 maiores empresas de bens de consumo do Brasil, é consenso a importância de ações como consumo consciente, redução de emissão de gases e economia de recursos. Ainda que na totalidade tivesse concordado e reforçado o entendimento da importância da implantação de ações sustentáveis, apenas 5% afirmaram que a corporação em que atuam, de fato, tenha alcançado sucesso introduzindo e gerindo feitos que visem à sustentabilidade e ao cuidado com a natureza.

“Cada vez mais, percebemos como as atividades industriais impactam no meio ambiente e por isso, não podemos deixar as ações para depois. É hora de colaborar como podemos, sempre pensando em como obter maior produtividade de forma sustentável”, diz Leandro Di Petta, gerente de Air Delivery® da HBR, divisão da empresa especializada no fornecimento de sistemas de ar comprimido e refrigeração, modalidade conhecida na atualidade como eaas (“equipment as a service”).

Economia de energia elétrica e água

Diversos segmentos da indústria tem como característica o uso de energia de forma intensa o que representa consequentemente alto custo operacional. De acordo com pesquisa realizada pelo Valor Econômico, a estratégia mais simples para reduzir os custos operacionais e os impactos ambientais consiste na reavaliação dos sistemas que mais impactam no consumo de energia. Em uma indústria podemos destacar os compressores de ar e refrigeração antigos, que são ineficientes e usam motores elétricos de grande porte, como os maiores vilões no consumo de energia.

“Com as soluções corretas, é possível ter grandes reduções nos custos de energia elétrica. Como exemplo, temos o Air Delivery®, que é um formato de fornecimento de ar comprimido desenvolvido pela HBR para empresas que procuram eficiência energética, redução de custos operacionais, disponibilidade de ar comprimido e a oportunidade de manter os seus processos de produção sem ter a preocupação com a sala de compressores e outros problemas relacionados a um sistema de ar comprimido” comenta.

Para obter melhores resultados durante o período de contrato, as empresas que fornecem os pacotes de serviços mais completos aprendem como a indústria do cliente consome o ar comprimido e indica como reduzir as perdas de carga da rede de distribuição, como reduzir os vazamentos e como melhorar os sistemas de controle e gerenciamento, tornando o sistema cada vez mais eficiente. 

“O resultado da contratação de serviços como o Air Delivery® é a redução de 15% a 30% nos gastos com energia. Além disso, a HBR assume 100% a responsabilidade do sistema de ar comprimido, entregando a vazão necessária, na pressão correta e com o ponto de orvalho requerido, com o menor consumo de energia”, complementa.

“Com a crise se agravando cada vez mais, as empresas precisam se tornar mais conscientes e entender que há disponibilidade de soluções no mercado que visam auxiliar no processo de redução do consumo de energia e cumprindo com a responsabilidade ambiental”, finaliza o gerente de Air Delivery®.

Para saber mais, basta acessar: https://hbr.net/aluguel/air-delivery/ 

https://www.youtube.com/watch?v=xT2x_4ERoYE

https://www.youtube.com/watch?v=mpoeyyqaVac&t=2s

Website: https://hbr.net/aluguel/air-delivery/



5 dicas essenciais para uma empresa se adequar à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), vigente desde agosto deste ano, tem pego muitas empresas desprevenidas. Isso porque algumas instituições ainda não estão seguindo as novas normas da Agência Nacional de Proteção de Dados, que estabeleceu uma série de medidas legais para o exercício de atividades relacionadas ao tratamento de dados.

Para evitar sanções do órgão, é preciso investir em uma estrutura necessária para se adequar à LGPD, que pode ser mais complexa do que se imagina, segundo Felix Schultz, CEO da Milvus, empresa do setor de TI.

Para o executivo, ninguém está 100% protegido de invasões, mas é indispensável saber como evitar essas ocorrências. “É importante saber apontar as medidas para minimizar os danos e, acima de tudo, demonstrar que a empresa possui capacidade e profissionais treinados”, afirma.

Confira abaixo 5 dicas de adequação à LGPD:

Conscientize a equipe
È importante que todas as pessoas de uma empresa conheçam esta lei. Palestras e reuniões periódicas precisam acontecer para que a equipe esteja em constante treinamento e atualizações. Schultz sugere algo que foi adotado na Milvus. “Aqui implantamos o ‘Momento LGPD’. Acontece uma rápida reunião, que dura cerca de meia hora a cada semana ou a cada 15 dias, para falarmos sobre o assunto. Mas é necessário envolver todos os profissionais, até mesmo a pessoa mais afastada das questões centrais da companhia”, diz. Segundo ele, essa medida é essencial porque, mesmo sem intenção, uma pessoa pode ter uma atitude que fere a LGPD e isso pode ser prejudicial à empresa.

Defina os profissionais da área
A pessoa que ficará responsável diretamente pela proteção de dados é o DPO (sigla em inglês para Data Protection Officer). Este profissional cuida da informação de uma companhia e zela por sua privacidade. É a pessoa que recebe todas as demandas jurídicas relacionadas ao tema e solicitações de usuários de uma empresa sobre o armazenamento de dados. Em caso de vazamento de informações, é o DPO quem está encarregado de prestar esclarecimentos.

Schultz afirma que, além do DPO, todos os gestores de área de uma companhia precisam participar das decisões sobre o assunto. “Não consigo ver a implementação da LGPD sem que todos os gerentes da empresa estejam envolvidos. Acredito que seja de grande importância setores como financeiro e recursos humanos participarem desses processos. Esses departamentos tratam de dados sensíveis”, exemplifica.

Conhecer os dados: nesse processo de aproximação entre o DPO e os gerentes de uma instituição, é preciso conhecer e mapear todas as informações. Segundo o CEO da Milvus, todos os dados armazenados por uma companhia precisam ser tratados como importantes. Se faz necessário avaliar o quão sensível é uma informação e, a partir disso, quais medidas precisam ser tomadas para sua proteção. “Todos estão sujeitos a uma invasão e roubo de dados. Por isso, dentro do ambiente corporativo é preciso ter uma política séria implementada para evitar esses casos. A avaliação sobre a sensibilidade das informações passa por isso”, diz Schultz.

Cuidar das informações
O especialista aponta duas medidas para efetivar a proteção de dados, que são a criptografia e as senhas, ambas relacionadas. No primeiro caso, significa que os dados que são legíveis são transformados em um formato codificado. Dessa forma, as informações podem ser lidas após serem descriptografadas, e isso é feito ao inserir uma senha. No segundo caso, a chave utilizada não pode ser vulnerável (por exemplo 123456) e precisa ser modificada periodicamente. Para ter a possibilidade de diversas senhas geradas, Schultz indica um cofre ou gerador dessas chaves.

O CEO, contudo, faz um alerta: “ainda que existam algumas opções fáceis de geração de senha na internet, é melhor ter uma empresa idônea e bem estruturada para gerenciar essa questão com dispositivos próprios”.

Consentimento de cookies e solicitações
O cookie consent (consentimento de cookies, em tradução livre) é um dispositivo em que o usuário final de um site libera ou não o rastreamento de informações e pode escolher a quais dados a empresa terá acesso sobre ele. A plataforma está disponível na página inicial e, por ela, a pessoa que acessa o ambiente precisa concordar com a política de privacidade do estabelecimento. Schultz acrescenta que, além disso, é importante ter um dispositivo junto ao consentimento que seja um canal de solicitação de mudanças ou remoção de dados. Para isso, um chamado é criado pela pessoa interessada nessa solicitação e a equipe da área faz o acompanhamento.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Como reconhecer um bom vinho e dominar a degustação

São Paulo 21/10/2021 – A degustação na prática, utilizando um método simples e fácil, pode nos ajudar a descobrir efetivamente se estamos diante de um bom vinhoAs mulheres estão cada vez mais interessadas em fazer parte do mundo dos vinhos para aprender a reconhecer bons vinhos, construir sua opinião sobre a bebida e desenvolver seu gosto pessoal.

Recentemente aconteceu em São Paulo a feira internacional de vinhos ProWine 2021, o primeiro evento 100% presencial nestes tempos de flexibilização dos protocolos da pandemia, reunindo um público profissional do setor e trazendo muitas novidades.

Dentre os diversos temas debatidos, tais como a retomada do mercado de vinhos, as novas tendências e o crescimento do consumo de vinhos no Brasil, teve especial destaque o painel a “Ascensão do Vinho em Lata”, que apresentou as oportunidades e desafios que novas embalagens e formatos trazem para a indústria, e por que não dizer, para o consumidor final também.

Afinal, o vinho é repleto de tradições milenares, e quando se pensa em vinho, a pergunta recorrente sempre gira em torno do que é um bom, como reconhecer um bom vinho.

Na opinião da sommelière Lylian Loureiro, da Castália Mulheres do Vinho e que esteve na ProWine, ainda existe muita confusão sobre o assunto. “Posso concordar com a frase que vinho bom é aquele que a pessoa gosta, já que vinho é uma questão de gosto pessoal”, comenta Lylian Loureiro. “Porém não posso deixar de pontuar que nem sempre o gosto pessoal corresponde à qualidade do vinho”, comenta a sommelière.

Na realidade para avaliar vinhos existe uma ferramenta utilizada pelos profissionais, que também pode ser aprendida por enófilos, e que justamente serve para o reconhecimento dos vinhos, suas características, suas qualidades e também seus defeitos. E esta ferramenta se chama análise sensorial, utilizada nas práticas de degustação de vinhos.

Ou seja, saber o que é um bom vinho se faz degustando. E é isso que as mulheres que fazem parte da Castália Mulheres do Vinho vêm fazendo desde o início da pandemia no ano passado. Elas degustam de forma online, aprendem sobre os diferentes tipos de vinhos, uvas e regiões produtoras e, ao mesmo tempo, trocam conhecimentos e experiências com outras mulheres. Desta forma podem construir sua opinião sobre a bebida e desenvolver seu gosto pessoal.

“A degustação na prática, utilizando um método simples e fácil, pode nos ajudar a descobrir efetivamente se estamos diante de um bom vinho, acabando de vez com alguns mitos do mundo do vinho, como aquele de que para ser um bom vinho tem que ser caro ou importado”, explica Lylian Loureiro, que acredita que as mulheres estão cada vez mais interessadas em dominar o universo dos vinhos.

Criadora do método Castália Mulheres do Vinho, a sommelière tem ensinado para mulheres as técnicas e práticas da degustação como forma de alcançar cada vez mais este objetivo. E, além disso, sempre está realizando eventos online exclusivos para mulheres que já gostam de vinhos, já bebem vinhos, e que desejam avançar e aprender a degustar.

O próximo evento online “Vinho é coisa de Mulher” acontece dia 25 de outubro e as inscrições já estão abertas no site. Para saber mais informações e fazer a inscrição, basta acessar: https://mulheresdovinho.com.br/inscrever-org

Website: https://mulheresdovinho.com.br/inscrever-org



Help desk pode ser uma solução para empresas expandirem canais de atendimento

21/10/2021 – A tradução literal de help desk é ” balcão de ajuda”. É um serviço de atendimento ao cliente, muito utilizado no setor de tecnologia da informação (T.I.), que centraliza as solicitações de atendimento em uma única plataforma virtual. Ele trabalha com a automação do atendimento, permitindo muito mais controle por parte dos gestores e menos probabilidade de erros humanos.

Já um bom sistema de help desk é um software que centraliza os chamados da empresa em um único lugar, organizando os atendimentos por nível de prioridade, o que facilita o gerenciamento das solicitações. Assim, aquilo que é mais urgente será resolvido rapidamente.

O sistema de help desk acaba com essa história de atendimento ao cliente apenas via e-mail, pois é uma plataforma exclusiva para isso e oferece muitos outros canais de contato, até mesmo via aplicativo no celular.

Os formatos de help desk
O help desk pode ser destinado ao público interno da empresa, ao público externo ou a ambos, e pode ser um serviço realizado remotamente. Por isso, terceirizar (outsourcing) esse setor pode ser uma boa opção. Assim, a equipe de T.I. não ocupa o espaço físico da organização e nem gera custos extras, já que os analistas de help desk serão de responsabilidade da empresa contratada.

Motivos para utilizar um help desk

  1. Comportamento do cliente
    Com um software help desk, é possível monitorar as ações dos clientes. Isso favorece a identificação de padrões de comportamento que podem ser utilizados a favor da empresa.
  2. Melhoria nos processos
    Com o trabalho automatizado e em uma única plataforma, os processos ficam mais otimizados, uma vez que não é necessário migrar de uma plataforma a outra ou passar de formulários em papel para e-mails e depois para tabelas online.
    Assim, a probabilidade de ocorrência de erros diminui e a produtividade aumenta.

  3. Abertura de chamados por ticket
    A abertura de chamados por ticket é uma ótima estratégia de atendimento, pois o cliente não precisa passar todos os dados novamente após a ligação cair ou quando necessita falar com a área de help desk. Normalmente, nesse sistema, um número único de identificação para o atendimento é criado, permitindo ao atendente total acesso aos detalhes da solicitação, às solicitações anteriores, dados do cliente e histórico.

  4. Tudo fica arquivado
    Desde os dados do cliente, até os históricos de atendimento e as soluções encontradas. Tudo fica arquivado em um único lugar e sempre disponível para consulta.

  5. Prova em ações judiciais
    Como tudo fica arquivado, incluindo as conversas, caso algum cliente tente agir de má-fé, as provas estarão arquivadas no software. Assim, em um eventual problema judicial, fica fácil resguardar-se.

  6. Rastreio do consumidor
    Além de reconhecer o comportamento do cliente, um software de help desk permite o rastreio da localização do usuário, informando de que tipo de dispositivo ele está acessando a plataforma. Essas informações podem ajudar, caso seja necessária uma auditoria de segurança, por exemplo.

  7. Diminuição custos
    Por mais que contratar um serviço de help desk seja um gasto a mais para a empresa, quando esse valor é colocado na ponta do lápis ele se mostra interessante. Isso porque trabalhar com help desk diminui os gastos com ligações telefônicas, manutenções e visitas a clientes. Tudo é feito remotamente e online.

  8. Medir e controlar o tempo gasto no atendimento
    Trabalhar com um software de help desk também permite o controle do tempo gasto no atendimento. Isso significa que é possível saber qual tipo de problema leva tempo maior para ser resolvido, quais analistas são mais rápidos na resolução de problemas, entre outras coisas.

  9. Mensura os resultados
    Ao automatizar todo o atendimento, o próprio sistema enviará relatórios e estatísticas que ajudarão a melhorar o trabalho dentro da empresa. Alguns dados importantes que serão disponibilizados são: tempo médio de atendimento, first call resolution e satisfação do cliente.

10. Torna transparente a execução das tarefas
Os gestores precisam estar a par do trabalho da sua equipe. Com um software de help desk, os responsáveis conseguem ficar de olho no modo como o atendimento está sendo feito, o que traz um maior controle de qualidade.

Website: https://blog.deskmanager.com.br/o-que-e-help-desk/



Beats Fit Pro será lançado em 1º de novembro; imagens e recursos vazam

Recentemente a Apple apresentou seus novos fones de ouvido AirPods 3 TWS, e agora um novo relatório afirma que a gigante da tecnologia seguirá com mais uma novidade no segmento, com a chegada dos fones de ouvido Beats Fit Pro TWS em 1º de novembro.

Esta informação vem do site 9to5Mac, que afirma que os Beats Fit Pro são semelhantes aos Beats Studio Buds lançados há alguns meses. O Fit Pro contará com o Cancelamento Ativo de Ruído (ANC) e terá o chip H1 da Apple no comando para um emparelhamento rápido com dispositivos Apple e a famosa assistente virtual Siri. O TWS também oferece suporte a emparelhamento rápido, níveis de bateria e controles personalizados por meio do aplicativo Beats nos dispositivos Android.

A informação ainda diz que o Fit Pro virá com Bluetooth Classe 1 e um acelerômetro embutido para reduzir o ruído externo ao usar os microfones.

Embora a fonte não diga nada sobre o tamanho da bateria do Fit Pro, ela informa que o TWS oferecerá seis horas de duração com ANC ou Modo de Transparência ativado ou sete horas com Adaptive EQ. E junto com o estojo de carregamento, o Fit Pro fornecerá até 27-30 horas de vida útil da bateria.

O Beats Fit Pro chegará ao mercado internacional nas cores preto, cinza, roxo e branco e começará a ser vendido alguns dias após o anúncio. No Brasil só chegará no primeiro trimestre de 2022. Seu preço ainda é um mistério.

Fonte: 9to5Mac

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Venda de notebooks cresce durante pandemia de Covid-19

São Paulo – SP 21/10/2021 – O consumidor se viu diante de uma necessidade urgente de compra e viu que os sites comparadores são uma alternativa para buscar o melhor negócioSetor cresceu 21,9% no país em 2020; segundo especialista, mais consumidores buscaram sites comparadores para pesquisar desempenho e melhor preço

De uma hora para a outra, a casa virou sala de aula e escritório de trabalho. Com a pandemia de Covid-19, milhões de brasileiros tiveram que adaptar suas rotinas e lares durante o período de confinamento, o que levou ao aumento da demanda por notebooks. 

Segundo levantamento da consultoria IDC Brasil, a alta do volume de vendas desses equipamentos chegou a 21,9% no país em 2020. Ainda conforme o estudo, os fabricantes venderam 6,3 milhões de computadores, dos quais 5 milhões foram portáteis – um crescimento de 6% em relação ao ano anterior.

Na explicação de Vagner Neubert, do Melhor Notebook, site que faz comparativo de preço e desempenho de dispositivos, as medidas de quarentena e isolamento social impulsionaram o aumento nas vendas dos dispositivos.

“Os usuários não tinham posse do equipamento ou perceberam que a máquina que já possuíam era defasada, o que poderia prejudicar o seu desempenho, fosse no trabalho, fosse nos estudos”, diz.

Além disso, segundo o produtor de conteúdo especializado, o crescimento na venda de notebooks para gamers também foi expressivo durante o período analisado, já que diversas pessoas descobriram nos jogos online uma alternativa de lazer enquanto o lockdown inviabilizou a diversão fora de casa. 

Para Neubert, a mudança repentina não apenas gerou um aumento expressivo na venda de notebooks, como também foi responsável pelo maior tráfego de sites que oferecem comparativos de preço e desempenho.

“O consumidor se viu diante de uma necessidade urgente de compra e viu que os sites comparadores são uma alternativa para buscar o melhor negócio”, afirma.

Sites comparativos ajudam usuário a identificar seu perfil e necessidade

De acordo com o especialista, o mercado de tecnologia está mais diversificado a cada ano. Por isso, o consumidor deve ficar atento e avaliar o que é melhor para cada necessidade.

“O mercado de notebooks pode contemplar os mais diferentes tipos de usuários. Para grande parte das pessoas, que não precisam de um notebook ‘potente’, os chamados ‘bons e baratos’ podem ser um bom negócio. Hoje, como tudo é feito na internet, cada vez menos softwares são necessários para o usuário comum. Tanto que o surgimento de Chromebooks foi bem popularizado, já que ele só é utilizado para acessar a web e os aplicativos na nuvem”, explica. 

Neubert prossegue destacando que, com a ajuda de um site comparativo, o consumidor pode identificar seu perfil de usuário e, assim, buscar por um notebook que atenda às suas necessidades com um bom custo-benefício.

“Agora, se o perfil do consumidor for de usuário avançado, como os profissionais de engenharia, arquitetura ou de edição de fotos e vídeos, por exemplo, não há muito o que fazer: a maioria dos computadores com bom desempenho são realmente mais caros”, acrescenta. 

Um Macbook Pro Retina, apontado como a melhor escolha de notebooks para designers pelo site de Neubert, por exemplo, custa em torno de R$ 11 mil, ao passo que equipamento considerado de melhor ‘custo-benefício’ da categoria, o Acer Aspire Nitro 5, sai por, em média, R$ 5 mil.

Escassez de chips

Neubert destaca que a pandemia gerou uma escassez mundial de chips – e o consequente aumento do preço destes produtos -, o que faz com que o mercado tenha, hoje, menos opções de compra. Além disso, o reajuste do ICMS, ocorrido em janeiro, também é um fator que explica a elevação dos preços dos notebooks.

“Hoje, lidamos com uma crise de fornecimento de um dos principais componentes tecnológicos de produtos como notebooks, smartphones, tablets e videogames, o que faz com que os preços disparem e as ofertas nas lojas diminuam”, diz.

Segundo a mesma pesquisa da IDC Brasil, houve um aumento 20,5% no valor médio dos notebooks do primeiro trimestre de 2019 para o mesmo período do ano passado.

Neste momento, então, prossegue ele, “os sites comparadores podem ser bons aliados, ajudando o consumidor a comparar preço e desempenho e buscar o equipamento específico que melhor atenda às suas necessidades”. 

Para mais informações, basta acessar: https://melhornotebook.com/

Website: https://melhornotebook.com/



Quase 3 milhões de novos processos na Justiça envolveram conflitos trabalhistas

São Paulo 21/10/2021 – Antes de intervir em uma situação de conflito, é preciso identificar em qual categoria está o problema para, assim, analisar cada caso de forma individual.Verbas indenizatórias provenientes de rescisões de contrato e responsabilização do empregador em casos que resultaram em indenização por dano moral estão entre os assuntos que terminaram em processo judicial. Segundo especialista, a gestão de conflitos no local de trabalho pode ajudar gestores e funcionários a se entenderem melhor.

Os conflitos de qualquer espécie normalmente iniciam com a oposição de ideias, sentimentos ou interesses divergentes. No ambiente de trabalho, esse cenário não é diferente e casos que podem começar com um simples mal-entendido podem acabar até mesmo em processo judicial ou demissão por justa causa, o que pode ser ruim para todas as partes envolvidas. Segundo o Relatório Justiça em Números 2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), comarcas de primeiro grau receberam quase 17 milhões de novos casos em 2020, ano base da análise. Só na Justiça do Trabalho, foram quase três milhões de novos casos. 

Entre os cinco assuntos que mais geraram demandas na Justiça do Trabalho, segundo o mesmo relatório do CNJ, estão as verbas indenizatórias provenientes de rescisões de contrato, além de responsabilização do empregador em casos que resultaram em indenização por dano moral. Só as reclamações por rescisões de contrato de trabalho corresponderam a 4,10% de todos os novos casos, em uma lista onde constam os 35 temas que mais geraram processos. 

Para não ser mais um número dentro de um sistema judiciário sobrecarregado, é preciso que os gestores fiquem atentos a possíveis conflitos desenrolados dentro das empresas. Especialistas defendem que gerir internamente divergências entre setores, colegas de trabalho ou entre a alta direção e colaboradores, é essencial para não deixar que o conflito, por exemplo, chegue à Justiça. 

Na experiência da especialista em Recursos Humanos com Foco e Gestão de Pessoas, Larissa Bueno Silva, dentro das empresas são comumente identificadas três categorias de conflitos: organizacionais, pessoais e interpessoais. “Os conflitos organizacionais são interligados à corporação. Ocorrem, por exemplo, quando setores possuem posições contrárias. O conflito pessoal é quando o colaborador tem comportamento inadequado motivado, por exemplo, por um nível elevado de estresse. Já o conflito interpessoal ocorre quando um ou mais colaboradores têm atritos gerando incômodo no ambiente todo, sendo este último um potencial dilema que pode impactar no ambiente de trabalho e em consequência, nos processos produtivos”, informa.

Silva explica ainda que o início das divergências se dá, normalmente, por pelo menos um dos seguintes motivadores: objeção à mudança, propósitos conflitantes entre departamentos ou pessoas e concorrência por recursos. Antes de intervir em uma situação de conflito, ela recomenda identificar em qual categoria está o problema para, assim, analisar cada caso de forma individual. 

Além disso, segundo ela, é preciso agir rápido para não deixar o problema aumentar e desenvolver algumas ações que possam evitar o aparecimento de divergências, independentemente das categorias e das motivações. “Fortalecer a comunicação aberta e transparente, promover ações que propiciem o estreitamento das relações interpessoais, integrar a cultura da corporação abordando a temática de gestão de conflito de forma positiva são algumas atitudes que os gestores podem e devem tomar para evitar conflitos dentro da organização”, conclui. 

Empresas já adotam medidas para evitar que conflitos prejudiquem o ambiente de trabalho

Boas práticas para a gestão de conflitos têm sido implementadas em empresas que já vêm se preocupando e investindo na resolução desses problemas. Dentre essas medidas adotadas por setores de recursos humanos, destacam-se:

Atenção ao que acontece no ambiente de trabalho visando minimizar situações de conflito.

  • Incentivo para que feedbacks que sejam realizados de forma periódica, evitando o acúmulo de situações que possam vir a se tornar motivos de desentendimentos entre as pessoas. 
  • Abertura de espaços para que as pessoas possam refletir e ter condições de resolver as questões pendentes em seus diálogos, buscando sempre a resolução dos conflitos.

 – Uso de comunicação clara e direta entre os colaboradores por meio de reuniões informais, encontros semanais, ferramentas de comunicação interna, dentre outros.

 – Realização de dinâmicas com a apresentação ou indicação de filmes e livros que auxiliem na reflexão das atitudes e na conscientização da mudança de comportamentos.



Como a observabilidade avançada pode resolver o paradoxo entre experiência do cliente e sucesso digital

Por Arnaldo Amaro *

Quantas vezes você já reclamou da lentidão de um site, clicando repetidamente com o mouse, ou desistindo de uma compra online porque as coisas estavam complicadas demais? Esse estresse diário tem sido cada vez mais comum, não apenas para os clientes, mas também como objeto de discussão e de preocupação no alto comando das corporações e da TI. Se antes o esforço estava voltado para a inovação e criação de uma cultura digital possibilitando pessoas acessarem o comércio eletrônico, o desafio a partir de agora será garantir que a jornada virtual do cliente, em busca de produtos ou serviços, seja realmente boa, prática, segura e eficiente, oferecendo uma melhor experiência. 

Nesse cenário, sem dúvida, a aceleração digital causada pela pandemia da Covid-19 ajudou a impactar consideravelmente a demanda por acesso à Internet, bem como modificou o comportamento de compra das pessoas. Hoje, no Brasil, 66% da população já está conectada e acostumada ao ambiente virtual, o que significa que temos milhões de usuários congestionando o tráfego da Internet brasileira, atingindo lojas virtuais, aplicações e infraestrutura das redes – e, assim, demandando equipes de TI cada vez maiores para ajustes técnicos necessários. 

De acordo com pesquisa da Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco), o e-commerce no Brasil movimentou R$ 87,4 bilhões em 2020, correspondendo a um crescimento de 41% sobre o registrado em 2019. Ao todo, foram mais de 194 milhões de pedidos feitos de maneira digital, impulsionados pela pandemia. Cerca de 51,1% destas vendas foram realizadas por meio de dispositivos móveis.

Esse número histórico de transações parece refletir o bom desempenho das empresas, mas essa pode ser uma sensação equivocada. A verdade é que muitas companhias ainda estão envolvidas em uma equação difícil de solucionar, em um paradoxo que envolve a busca pelo sucesso digital de suas iniciativas e a construção de uma experiência única para os clientes.  

Aplicativos indisponíveis ou com tempo de resposta lento, por exemplo, são situações que colocam em xeque o relacionamento com o comprador e a reputação de uma marca – o que certamente faz com que esses mesmos potenciais clientes acabem buscando pela concorrência. Recente pesquisa global da Forrester Research demonstra que 60% dos usuários consideram a performance de uma aplicação mais importante do que suas funcionalidades. 

Outra pesquisa recém realizada, dessa vez pelo Qualtrics XM Institute, em 18 países e com 18.000 consumidores on-line, mostrou que 18% dos shoppers tiveram alguma “experiência ruim de compra” – e 34% desses clientes diminuíram gastos com a empresa, sendo que 19% afirmaram que nunca mais voltarão a comprar daquela empresa. O estudo mostra também que, em média, 9,5% das vendas on-line estão em risco nas empresas e que no Brasil esse número sobe para 15,2%, justamente por conta da experiência oferecida.

A única forma de se reverter essa tendência é eliminar os pontos de contenção no ambiente digital, garantindo um bom desempenho de navegação e usabilidade. Técnicas de marketing digital, para atingir todos os níveis do funil de vendas, e Big Data, para conhecer e entender as necessidades do consumidor, são ações essenciais, mas não suficientes. O diferencial mesmo é a adoção da observabilidade avançada desse contexto, com recursos de automação e Inteligência Artificial que permitirão mapear toda a jornada do cliente. As empresas que estão compreendendo a importância desta prática, estão conseguindo aumentar a resiliência operacional.  

A tecnologia já permite o acompanhamento em tempo real de toda a estrutura de TI e a experiência proporcionada aos clientes, ajustando problemas e agilizando o trabalho dos profissionais da TI e principalmente dos desenvolvedores. Nesse ambiente, a observabilidade avançada é um conceito que vem ganhando mais espaço no mundo dos sistemas devido à sua eficácia. Enquanto o monitoramento proporciona a coleta de dados, a observabilidade avançada consegue acompanhar com mais profundidade as métricas e a performance do negócio digital em tempo real através de Inteligência Artificial. 

Com a capacidade de analisar e monitorar redes e aplicações de forma completa, as equipes de TI conseguem compreender o volume de dados, entender o contexto e adotar uma postura proativa. Isso porque a automatização reduzirá o tempo de solução de problemas, direcionando esses profissionais a dedicarem mais tempo às inovações. Pesquisa global da Dynatrace com mais de 700 CIOs de corporações dos mais variados portes, destaca que 44% do tempo das equipes de TI está sendo despendido em tarefas manuais. Sem dúvida, esse movimento poderia ser ajustado para uma visão mais estratégica e não tão operacional. 

A Inteligência Artificial e a automatização, proporciona visibilidade em nível de código e escala, e possibilitam que as equipes vejam cada clique, deslize e toque do usuário – do mainframe ao mobile – e os otimizem com novos recursos ou concentrem os esforços na melhora do desempenho. Isso, porque ao se depararem com a causa raiz do problema, irão obter respostas precisas para mitigar falhas em segundos. O resultado é uma experiência satisfatória para o cliente e, consequentemente, um volume maior de conversões e transações.

O grau de capacidade para avaliar os principais indicadores das camadas de infraestrutura e/ou serviços tecnológicos, será determinante ao sucesso do negócio, moldando estratégias que colocam o cliente no centro das operações. A inovação pode ser guiada mais pela orientação de dados em prol da prevenção, do que pelo trabalho técnico exaustivo que é executado para eventualmente resolver problemas, sem priorizar atividades que são importantes para os negócios.

Daqui para frente, as empresas já conseguem seguir novas jornadas estratégicas ao usarem modernas tecnologias para abandonar de vez o velho método de adivinhação, já que a bola de cristal já não é suficiente em um mundo tecnologicamente híbrido e com clientes tão conectados e exigentes.

* Arnaldo Amaro é Gerente de Território da Dynatrace Brasil

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »