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Empresa apresenta nova tecnologia de segurança para crianças e bebês em suas pilhas moeda

A DURACELL reforça seu compromisso com a segurança infantil e lança uma super inovação em seu portfólio de pilhas do tipo moeda. 

Cada vez mais os aparelhos estão ficando menores e demandando uma quantidade maior de energia. Com isso, a utilização de pilhas moeda vem crescendo em aparelhos que fazem parte do dia a dia da família como controles remotos, alarmes de carro, balanças de cozinha, termômetro digital, entre outros. Porém, existe um ponto de atenção que pode representar um grande risco para crianças pequenas e bebês.

De acordo com o relatório bianual da NBIH (National Board of Industrial Hygiene – Washington), todos os anos, centenas de crianças com menos de 6 anos ingerem acidentalmente pilhas moeda. Quando são engolidas e se não detectadas a tempo, essas pilhas podem reagir com a umidade do esôfago e causar queimaduras internas, podendo ocasionar consequências graves em até duas horas, em alguns casos resultando até em morte.

Investindo em inovação e segurança com o objetivo de prevenir esse tipo de acidente, DURACELL dá um passo à frente e traz para o Brasil seu mais recente lançamento: pilha moeda com a tecnologia Bitrex, a substância mais amarga do mundo, que previne a ingestão e que pela primeira vez é colocado em uma pilha. Trata-se de uma camada protetora aplicada na própria pilha moeda que contem cheiro forte e gosto amargo, desencorajando as crianças de efetivarem a ingestão. Essa camada na pilha não é tóxica e é totalmente inofensiva se for engolida.

Além do gosto repulsivo aplicado na própria pilha moeda, outros atributos de segurança estão presentes nas pilhas moeda da empresa. Entre eles, embalagem com trava de segurança para que apenas adultos consigam realizar a abertura apenas utilizando tesoura ou faca, e aviso de segurança gravado na pilha e na embalagem para lembrar os pais de manter as pilhas moeda fora do alcance das crianças.

Com a iniciativa, além de sua durabilidade, a marca assume o compromisso de ajudar a proteger os pequenos e de educar os pais sobre as melhores práticas de segurança infantil na prevenção de acidentes em casa. As pilhas serão comercializadas em milhares de pontos de venda de todo o Brasil já a partir do mês de outubro, nos tamanhos CR2032, CR2025 e CR2016. 

Além disso, veja dicas da empresa para manter a segurança das crianças:

– Colete e mantenha todos os aparelhos de sua casa que utilizem pilhas do tipo moeda fora do alcance das crianças;
– Use fita adesiva em aparelhos cujo compartimento de pilhas não seja fechado com parafusos;
– Identifique as pilhas vencidas e guarde-as em segurança, fora do alcance das crianças, até que possa reciclá-las adequadamente;
– Dê prioridade para pilhas do tipo moeda com recursos de segurança, como a Tecnologia de Segurança para Crianças da DURACELL. A embalagem só pode ser aberta por adultos usando uma tesoura ou faca e a pilha conta com uma camada com sabor amargo que desencoraja a sua ingestão;
– Avise seus amigos e familiares para divulgarem essas informações e assim proteger nossos filhos.

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Auxílio-farmácia: um benefício em alta nas empresas

20/10/2021 – A ajuda de custo para a compra de medicamentos tem sido cada vez mais ofertada aos trabalhadores

A previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no país, subiu para 8,51% para esse ano. É a 26ª elevação consecutiva na projeção – e o brasileiro já sente no bolso o dinheiro perder valor.

“No orçamento familiar, os gastos com farmácia são um dos custos mais consideráveis, atrás de habitação e alimentação”, diz. “Hoje o salário-mínimo está em R$ 1.100 e as compras com medicamentos representam quase 30% desse valor. Esses gastos nem sempre estão previstos no orçamento da família brasileira”, completa.

Por isso, as empresas ofertam benefícios como auxílio-farmácia a seus colaboradores. Hoje eles já são parte fundamental do orçamento doméstico. Com o benefício, o poder de compra do trabalhador aumenta e a gestão de gastos é facilitada, garantindo, assim, um caixa para eventuais necessidades específicas relacionadas a saúde e medicamentos.

Gerente de Produtos da Sodexo, Ippolito sabe disso. Ele está à frente da gestão do Sodexo Multi, cartão de benefícios flexíveis que permite o controle dos gastos por meio de carteiras digitais, uma das mais populares é o auxílio farmácia. “As despesas que temos com drogarias, apesar de valores variáveis, são recorrentes – e não apenas para quem tem doenças crônicas e precisa de remédios todos os meses”, explica. Incluem-se nesse gasto mensal também produtos para higiene como xampus, pastas de dentes, absorventes e desodorantes, entre outros.

Quais são as vantagens para as empresas e para seus funcionários em oferecer um benefício exclusivo para farmácias?

Do lado do trabalhador, essas carteiras digitais facilitam a jornada de consumo. Práticas, têm as soluções unificadas, o que torna a gestão dos gastos muito mais fácil. Suas transações são rápidas e seguras e proporcionam uma experiência muito melhor – além de serem opção para os desbancarizados.

O Sodexo Multi, tem bandeira Mastercard, o que faz com que seja aceito em milhares de estabelecimentos no país todo, incluindo lojas online. Além de oferecer auxílio farmácia com o Sodexo Multi, o empregador também pode oferecer vale-presente, ajuda de custo para home office e muito mais, dividindo o valor em carteiras digitais dentro do mesmo cartão.

O RH sai ganhando também: o cartão permite que a empresa estabeleça os valores pré-definidos para cada carteira virtual de cada colaborador. “As pessoas são diferentes, com momentos de vida e expectativas diferentes. Portanto, têm necessidades distintas”, afirma Ippolito. A plataforma de benefícios flexíveis possibilita, ainda, monitoramento e gestão dos beneficiários e das despesas corporativas, recursos e auxílios, tudo com dashboards para facilitar o controle das cargas de crédito utilizadas.

Esta notícia é resultado de uma parceria com o projeto Draft.

Website: https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/sodexo-club/qual-a-diferenca-entre-vale-alimentacao-e-vale-refeicao.htm



Manchas na pele podem afetar consideravelmente a autoestima

Rio de Janeiro 20/10/2021 – O número de clínicas dermatológicas especializadas em tratamentos para atenuar manchas na pele cresce a cada ano no Brasil, o objetivo disso é atender à demanda crescente de pessoas estimuladas a cuidarem mais da aparência

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as manchas são um dos motivos mais frequentes na procura por tratamento dermatológico e estão segmentadas em diferentes categorias, como melasma, melanose, sardas e manchas pós-inflamatórias. O tipo de mancha interfere diretamente na indicação do tratamento, “o melasma, por exemplo, exige um tratamento associado entre cuidados no consultório, com tecnologias menos agressivas, e em casa, com clareadores. Já a melanose, não responde tão bem aos clareadores usados em casa, e quando optamos por tratamentos em consultório, normalmente são escolhidos lasers mais pontuais e fortes”, explica a dermatologista Ana Carulina Moreno.

A variedade dos tipos de manchas e a particularidade de cada tratamento deixa clara a importância da consulta e da orientação médica, tanto para o diagnóstico correto de qual é o tipo de mancha que o paciente tem, quanto para a indicação do melhor plano de tratamento para aquele caso especificamente.

Segundo a pesquisa “O que a sua pele conta”, que foi encomendada pela Pfizer e realizada pelo Ibope Inteligência, na qual 500 mulheres de 30 a 60 anos das classes A, B e C foram questionadas se havia algum sinal na pele que as incomodava, 94% respondeu que sim, e 48% sinalizou que o que desencadeava esse descontentamento eram especificamente as manchas.

Algumas tecnologias estão disponíveis em clínicas dermatológicas para o tratamento dessa condição, como é o caso da Luz Intensa Pulsada, uma tecnologia que libera feixes de luzes policromáticas que emitem comprimentos de onda variados na pele, gerando calor local por meio desses disparos e tende a uniformizar as sardas e ajudar a clarear as manchinhas de sol.

Outro tratamento que costuma ser indicado para tratar manchas mais profundas e controlar o melasma é o Laser Prodeep, um procedimento que além de estimular colágeno, não queima a superfície da pele, ou seja, não causa “crosta”. Além disso, há também o MMP (Microinfusão de Medicamento Percutânea), que consiste na infusão de diversos ativos clareadores em camadas profundas da pele e a radiofrequência microagulhada, que é ideal para o caso de manchas pós-inflamatórias associadas a cicatrizes, melhorando a pele como um todo. 

Dados disponibilizados pelo Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele mostraram que 72,5% da população brasileira não utiliza protetor solar diariamente e esses números estão diretamente relacionados a alta taxa de aparecimento de manchas que, no geral, pode ser mais comum em pessoas com fototipos mais altos, pois normalmente são decorrentes de processos inflamatórios em células que produzem melanina, mas é importante reforçar que nada impede de as manchas aparecerem também em pessoas com a pele mais clara. Por isso, a melhor maneira de evitar as manchas é aplicando o filtro solar todos os dias da maneira adequada. 

Dra. Ana Carulina Moreno é dermatologista pela SBD e especialista em tratamentos para manchas na pele no Rio de Janeiro.
SITE: https://www.carumoreno.com.br/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/dra.carumoreno/
WHATSAPP: (21) 99625-6065      TELEFONE (21) 2132-7303
ENDEREÇO: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 01, Bloco Lagoa 1, Loja 162, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

Website: https://www.carumoreno.com.br/



Novos smartphones do Google, Pixel 6 e Pixel 6 Pro são anunciados oficialmente

Finalmente, depois de meses de vazamentos e algumas semanas de teasers que quase não deixaram mistérios remanescentes, o Pixel 6 e 6 Pro do Google foram lançados oficialmente hoje, em evento da empresa. Com uma mudança radical de hardware em relação aos modelos anteriores, os novos Pixels têm especificações de primeira linha focadas em desempenho, inteligência artificial e fotografia.

Tudo começa com o chip Tensor desenvolvido pelo próprio Google. O SoC (System on a Chip) de 5nm possui um processador octa-core com dois poderosos núcleos Cortex X1 – sendo o primeiro telefone com mais de um desses núcleos. Existem também dois núcleos de nível intermediário e quatro mais eficientes em termos de consumo de energia. Segundo o Google, seu processador de imagem personalizado leva a fotografia computacional nos telefones Pixel 6 a um novo nível.

Por exemplo, o “Magic Eraser” remove automaticamente alguma distração que apareça em alguma foto, ou o “Face Unblur” escolhe um rosto mais nítido em uma sequência de fotos e o coloca em uma cena de ação, sem borrões. As fotos no modo retrato agora são melhores com a separação de objetos aprimorada e melhor renderização de tons de pele. O Modo Noturno e a Astrofotografia (para os amantes de fotos da Lua) também melhoraram em relação aos pixels anteriores.

O Google Pixel 6 e 6 Pro também apresentam o recurso “Live Translate”, que pode traduzir mensagens, legendas ou textos no visor da câmera em até 55 idiomas. Usando o Tensor, o Pixel 6 e 6 Pro pode atuar como intérprete em francês, alemão, italiano, japonês, português ou espanhol, e totalmente offline.

O Tensor também possui o chip de segurança Titan M2 integrado, que protege suas fotos, textos e dados confidenciais de ataques externos. Para ajudar a reforçar o bom desempenho de seu chip, o Google promete até 5 anos de atualizações de segurança para sua linha de Pixel 6.

Hardware
Assim como fazem seus concorrentes, o modelo Pro é um pouco maior que o modelo normal. O Google Pixel 6 Pro tem tela AMOLED de 6,7 polegadas, com resolução Quad HD (1440p) e atualização variável de até 120Hz.

O Pixel 6 tem tela AMOLED 1080p de 6,4 polegadas mais comum, com taxa de atualização de 90Hz. Ambos os telefones são cobertos com Gorilla Glass Victus, mas a tela do Pixel 6 Pro é levemente mais curvilínea, o que o Google chama de vidro 3D. E os dois aparelhos têm o leitor de impressão digital embutido na tela.

O Pixel 6 Pro também tem uma vantagem em hardware de câmera, com uma câmera a mais (três contra duas) – essa de zoom ótico de até 4x (e digital de até 10x), com um grande sensor de 48MP. Na frontal, o Pixel 6 Pro tem uma câmera selfie de foco fixo ultrawide de 11,1 MP, um pouco acima da selfie padrão de 8 MP do Pixel 6.

As outras lentes e sensores são iguais nos modelos: Uma com sensor Samsung GN1 de 50 MP de 1/3 de polegada que combina pixels para uma imagem final de 12,5 MP e uma câmera ultrawide de 12 MP. Essa câmera principal de 50 MP é uma grande evolução em relação ao sensor principal do Pixel 5 (que tinha o mesmo tamanho no Pixel 4, 3 e 2) com um aumento de 150% na capacidade de coleta de luz.

Bateria e carregamento
Por ser o dispositivo maior, o Pixel 6 Pro também vem com uma bateria maior, de 5.004 mAh. O Pixel 6 usa uma unidade levemente menor, de 4.614 mAh. Ambos podem ser carregados por até 30W por um carregador comum ou por até 21W / 23W sem fio por meio do novo carregador Pixel Stand do Google. Os carregadores com e sem fio não vêm na caixa.

Preços e disponibilidade
O Google Pixel 6 Pro tem moldura de alumínio polido e vem em três cores – Cloudy White, Sorta Sunny, Stormy Black – e em duas configurações de memória – 12/128 GB, 12/256 GB ou 12/512 GB. Os preços começam em € 898 na Europa e US$ 899 nos EUA.

O Google Pixel 6 tem uma moldura de alumínio texturizado e também está disponível para encomenda, em três cores – Sorta Seafoam, Kinda Coral, Stormy Black – e em opções de memória de 8/128 GB e 8/256 GB, a partir de €649 e US$ 599.

As encomendas já podem ser feitas para ambos os telefones, e as primeiras entregas estão estimadas para 28 de outubro.

Não há previsão de chegada desse modelo no Brasil (oficialmente), apenas por meio de importadores.

Ficha técnica:

Pixel 6
Tela: 6,4 polegadas, FHD+ (1080 x 2400), 90 Hz, Oled;
Processador: Tensor
Memória: 8 GB de RAM;
Armazenamento: 128 GB ou 256 GB;
Câmeras: 50 MP (grande-angular), 12 MP (ultra grande-angular); 8 MP (frontal);
Bateria: 4.614 mAh

Pixel 6 Pro
Tela: 6,7 polegadas, QHD+ (1440 x 3120), 120 Hz, Oled;
Processador: Tensor;
Memória: 12 GB de RAM;
Armazenamento: 128 GB, 256 GB ou 512 GB;
Câmeras: 50 MP (grande-angular), 12 MP (ultra grande-angular) e 48 MP (zoom); 11 MP (frontal);
Bateria: 5.004 mAh

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Golpe no PIX, Phishing e Ransomware são minas digitais ocultas. Cuidado com elas!

Neste Podcast conversei com Fernando De Falchi, Gerente de Engenharia de Segurança da Check Point para o Brasil, e falamos sobre fraudes e golpes no PIX, a velha e constante, porém ainda eficiente pegadinha do phishing e também sobre o temível ransomware, que vem apavorando as empresas.

Uma questão que parece não mudar é a falta de atenção e muitas vezes desconhecimento dos usuários quanto a esses golpes, apesar dos insistentes avisos e ensinamentos das empresas de segurança através da mídia para os usuários finais.

E para não fugir à regra em matérias desse tipo, Falchi dá algumas dicas para você não cair em alguma cilada digital.

Ouça agora o podcast e compartilhe nas suas redes sociais.

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Blend Edu cria ação para conectar empresas e estimular culturas mais inclusivas

São Paulo, SP 19/10/2021 – A Blend Edu conquistou o 1º lugar no Prêmio SDG Tech Awards por impactar a Agenda 2030 (ODS) da ONU e construir um futuro mais inclusivo.Startup de inovação social em diversidade reúne Daiane dos Santos, Vivi Duarte, Theo Van der Loo, além de lideranças da Skol, Oracle, 99Jobs, Telecine e Cielo em evento que marca o lançamento do movimento #DiversidadeEmPrática

Boas ideias e ações precisam ser compartilhadas. Incentivar a troca entre as organizações, cada vez em maior número engajadas na promoção da diversidade e inclusão, é o que a startup de inovação social em diversidade Blend Edu quer potencializar com o movimento #DiversidadeEmPrática. A ideia é estimular as marcas comprometidas com a pauta de D&I a divulgarem suas práticas nas redes sociais, de modo a mobilizar aquelas que ainda vêem dificuldade na implementação de ações. O passo seguinte, após o compartilhamento de cases de sucesso, será criar um banco de boas práticas e um podcast com o detalhamento das propostas mais inovadoras. A Blend Edu ainda premiará os melhores cases em evento previsto para 2022.

Para marcar o lançamento do movimento, a startup vai realizar o Diversidade em Prática Summit, evento online e gratuito, de 26 a 28 de outubro, que envolverá palestras, apresentações de cases, Master Classes e intervenções artísticas. O evento será voltado a lideranças e profissionais de RH, de responsabilidade social, sustentabilidade e de comunicação interna, além de grupos de afinidade, e pessoas que acreditam em um mundo inclusivo. Daiane dos Santos será uma das convidadas especiais, e fará a palestra de abertura. Também conduzirão Master Classes Theo Van der Loo, CEO da NatuScience SA; Daniele Botaro, head de diversidade e inclusão da Oracle para a América Latina; Mattheus Felippe, especialista em D&I; e Vivi Duarte, fundadora do Plano Feminino. O evento contará ainda com a apresentação dos cases de empresas como Magalu, 99jobs, Shell, Telecine, Cielo, OLX e Skol.

Jornada de impacto

Fundada em 2018 por Thalita Gelenske, a Blend Edu já impactou mais de 20.000 pessoas e 58 empresas. Em decorrência da relevância do trabalho, Thalita esteve presente na lista da Forbes Under 30 de 2019 como uma das seis jovens destaques na categoria Terceiro Setor e Empreendedorismo Social. Em 2021, foi incluída no Top 25 HR Influencers, importante ranking de líderes de Recursos Humanos do Brasil. Desde que teve início até 2020, a startup viu sua receita crescer nove vezes, prova de que disseminar diversidade e inclusão é um negócio que traz impacto positivo e lucro.

Em 2020, a Blend Edu lançou a primeira comunidade empresarial de aprendizagem com foco na diversidade e em um formato digital do Brasil, chamada Diversidade S.A. Por meio dela, são realizados cursos, palestras e workshops para empresas de todo país. A iniciativa foi reconhecida pelo prêmio Lead2030 do One Young World por impactar a redução das desigualdades (ODS 10, da ONU). Além disso, a Blend Edu conquistou o 1º lugar no Prêmio SDG Tech Awards por impactar a Agenda 2030 (ODS) da ONU e construir um futuro mais inclusivo.

Outra importante frente de atuação da startup é a consultoria, que soma ao portfólio clientes como 3M, TIM, Cielo, Telecine, OLX, Mobile, Reserva, Dasa, Grupo Fleury, Porto Sudeste, Ipiranga, Prumo Logística, Globo, Roche, GE e brMalls.

O negócio foi viabilizado por bootstrapping, ou seja, com recursos próprios e sem aporte. Mas a empresa está aberta a novas possibilidades que viabilizem seu crescimento. “Acreditamos que contar com investidores potencializaria as iniciativas realizadas por nós, desde que em uma lógica de smart money e voltado a ESG”, diz Thalita.

A Blend Edu é uma startup que desenvolve experiências educacionais para promover a empatia, diversidade e inclusão nas organizações. Desde 2018, vem apoiando dezenas de empresas de todo Brasil na estruturação dos seus programas de diversidade, com a sensibilização de lideranças, e com a realização de experiências sensoriais empáticas. Conta com a Comunidade Virtual Diversidade S.A e promove cursos, palestras e workshops para empresas de todo país.

Serviço:

Diversidade em Prática Summit
26 a 28 de outubro
Inscrições pelo site: https://bit.ly/DiversidadeEmPrática
Participantes confirmados: Daiane dos Santos, Theo Van der Loo (NatuScience SA), Daniele Botaro (Oracle), lideranças da Skol, 99 Jobs, Telecine e Cielo.

Apoiadores confirmados: ABRH Brasil, Movimento Capitalismo Consciente, Revista HSM, Conectar360, Sopro, Hand Talk, 99jobs e Endeavor.

Website: https://bit.ly/DiversidadeEmPrática



Dentistas alertam sobre a influência do sorriso na saúde

19/10/2021 – O papel dos cirurgiões-dentistas vai muito além da arcada dentária.Diagnóstico odontológico pode identificar sintomas relacionados à saúde do corpo inteiro.

Aquele ditado de que “a saúde começa pela boca” tem sua verdade atestada também pela odontologia. “Isso porque a cavidade bucal é a porta de entrada para diversas doenças, assim como diversas patologias podem apresentar manifestações iniciais na cavidade bucal”, afirma a Dra. Natália Galvão, dentista especialista em patologias e PhD em Ciências odontológicas.  

“Um diagnóstico preciso é capaz de identificar indícios de diversas patologias”, completa a dentista. Segundo a doutora, “o papel dos cirurgiões-dentistas vai muito além da arcada dentária”. Por isso, dentistas insistem na importância dos cuidados com a saúde bucal para a saúde geral e alertam o perigo das tendências e das indicações feitas por pessoas que não são profissionais da área. 

Saúde do sorriso X autoestima 

Uma pesquisa feita pela Universidade de Brasília em 2014 revelou que o sorriso corresponde a 40% da beleza da face na percepção das pessoas, desconsiderando qualquer caráter afetivo no julgamento, mas revelando uma área de atenção quando a autoestima é relacionada a estética. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), a procura por procedimentos estéticos odontológicos tem crescido numa média de 300% ao ano. Dentre os procedimentos mais procurados estão: clareamento dental, implantes, alinhadores ortodônticos, facetas, lentes de contatos e cirurgia gengival.  

Mitos da odontologia estética 

Ainda que os cirurgiões-dentistas sejam os responsáveis por restaurar a estética e a função dos sorrisos, não são os únicos a influenciarem a demanda de procedimentos necessários para uma boa saúde bucal. A internet e seu poder de disseminação de informações, bem como influenciadores digitais, também contribuem para o crescimento das demandas de determinados procedimentos.  

É preciso atentar-se as fontes e aos fatos de todos os conteúdos disponíveis nas redes. Há muitas tendências de consumo que se apoiam em mitos sobre produtos milagrosos que desconsideram a ciência por trás da odontologia e podem ser nocivos à saúde.

É o caso das pastas clareadoras e os produtos à base de carvão ativado, por exemplo. Como explica a odontopediatra e influencer digital Dra. Ariely Caramori, “o carvão é abrasivo e provoca desgaste dos dentes”. Desta forma, nenhum produto desses seria recomendado por dentistas, mas é muito comum entre blogueiras.  

Saúde bucal x Saúde geral 

O sorriso está intimamente relacionado à autoestima e autoconfiança. É natural que as pessoas se preocupem com o caráter estético, mas é fundamental que não desvinculem do funcional e da ciência. Se relacionado à estética, um sorriso tem grande influência na autoestima; quando relacionado à funcionalidade, a higiene bucal tem impacto na saúde do corpo inteiro. 

Doenças periodontais, por exemplo, que podem ser provocadas por uma má higiene oral causando inflamação dos tecidos da boca como a gengiva, podem estar relacionadas a outros tipos de doenças.

“Hoje já sabemos que pessoas com doença periodontal têm duas vezes mais probabilidade de desenvolver doenças cardíacas. Inclusive, nós já temos pesquisas que indicam que a doença periodontal é um indicativo tão provável para doenças cardíacas quanto o nível de colesterol”, afirma a Dra. Natália Galvão. Ela explica que que processos infecciosos na cavidade bucal podem provocar uma inflamação vascular, dificultando o fluxo sanguíneo, o que também aumenta o risco de AVC. 

Além disso, pessoas com doença periodontal, quando infectadas com o vírus da Covid-19, têm maiores chances de complicações ou agravantes, como a necessidade de respiração assistida, foi o que constatou um grupo de pesquisadores do Qatar.

Fatos que mostram a importância da visita regular ao dentista para um check-up na saúde bucal, não só quando surge uma dor de dente ou para mudar a aparência do sorriso. 

Valorização dos profissionais 

Dentistas têm em currículo acadêmico um pouco de medicina, um tanto de engenharia e um quê de artes plásticas para poderem cumprir sua função primordial de restaurar sorrisos. 

Em referência à valorização dos cirurgiões-dentistas, uma animação produzida pela Dental Speed, varejista do setor odontológico, ressaltou a importância do profissional certo “Em busca de um sorriso”, como diz o título. 

Para assistir ‘Em busca de um sorriso’, basta clicar no link a seguir: Em busca de um sorriso

Website: https://blog.dentalspeed.com/

https://youtube.com/watch?v=f_M4d6UTO8g



Retorno gradual aos escritórios exige que cuidados sejam tomados

São Paulo 19/10/2021 – O objetivo é chegar à solução mais adequada a cada área da empresa sem deixar de lado possíveis questões surgidas durante o trabalho remoto.Fatores relacionados à saúde coletiva, produtividade e bem-estar do colaborador são cruciais no planejamento da retomada do trabalho presencial.

Com o avanço da vacinação, é possível notar o gradual retorno de inúmeras atividades em espaços coletivos, ainda que com restrições e manutenção de medidas de prevenção à covid-19. Da mesma forma, as empresas estão se preparando para a retomada do trabalho presencial, que idealmente deve ser feita de forma gradual, já que a pandemia não acabou e o número de pessoas totalmente imunizadas no Brasil até o momento equivale a 45% da população. 

Porém, a segurança dos colaboradores em relação ao novo coronavírus, que é sem dúvida uma grande preocupação, não deve ser a única a embasar um retorno bem planejado aos escritórios. Quando a pandemia começou, muitos foram lançados a uma nova realidade sem nenhum preparo, e contra isso nada se podia fazer. O impacto exigiu de todos uma capacidade ímpar de adaptação e enfrentamento, e atender a essa exigência teve um preço.

Os últimos 18 meses de home office trouxeram à tona questões como os prós e contras dos esquemas de trabalho em casa ou híbrido (que está sendo considerado tendência para o pós-pandemia) e a atenção à saúde mental dos colaboradores. 

Com a pandemia, as empresas saíram dos escritórios e aderiram ao home office de forma abrupta e sem qualquer possibilidade de escolha. Nesse exato momento, já é possível receber alguns feedbacks de pessoas que retornaram aos escritórios e questionam que as medidas oferecidas pela empresa ficam na esfera do espaço físico e higienização conforme a regulamentação, entretanto, já demonstram insatisfação por não terem tido tempo disponível para planejar o retorno, sem qualquer cuidado com a mudança, com as necessidades da família e da casa que que abrigou por mais de um ano e meio as questões da empresa.

O retorno súbito ao trabalho presencial, que não considera essas novas implicações e que lança as pessoas de volta ao antigo sistema sem que elas sejam ouvidas a respeito, definitivamente, não parece ser o melhor método.

Voltando ao normal? 

Duas pesquisas realizadas por renomadas instituições revelam realidades que parecem incompatíveis quando se pensa na dicotomia trabalho presencial versus home office. 

Segundo a apuração feita pela Korn Ferry, empresa global de consultoria organizacional Korn Ferry, 70% dos profissionais acham que home office é o novo normal e que retornar ao escritório será “difícil”. Mais da metade dos respondentes diz que pensar em voltar ao escritório é causa de estresse, mas ao mesmo tempo sente que a distância física pode comprometer seu desenvolvimento profissional.

Por outro lado, a pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton e a Emlyon Business School mostra que, apesar do aumento de produtividade indicado por mais de 58% dos respondentes, para muitos a experiência do home office implicou também em maior carga horária, dificuldades de relacionamento com colegas de trabalho e maior desequilíbrio entre demandas pessoais e profissionais.

“Equalizar tantas variáveis quanto as contidas no processo de retorno ao trabalho presencial requerem métodos e diálogos entre RH e colaboradores. O objetivo é chegar à solução mais adequada a cada área da empresa sem deixar de lado possíveis questões surgidas durante o trabalho remoto, como aumento de horas trabalhadas e o ambiente em que cada pessoa entrega o seu melhor com qualidade de vida”, comenta Rodrigo Carnielli, sócio da Solar Facilitações, empresa de consultoria em gestão de mudança. 

Mente em equilíbrio

Quando o assunto é saúde mental, os profissionais de RH reconhecem que as empresas precisam estar mais atentas. 

Dados levantados pela Kenoby, software de recrutamento e seleção, demonstram que 71% das organizações não possuem uma área ou pessoa dedicada ao tema e que 53% dos entrevistados não souberam dizer em quanto tempo a empresa pretende investir na área.

“Claro que a tensão inerente à situação pandêmica teve grande impacto na saúde mental das pessoas, mas não se pode desconsiderar aspectos relacionados às novas configurações do trabalho, seja ele remoto ou presencial. A cultura organizacional e o senso de unidade são importantes, mas ao final do dia, é cada um, em sua individualidade, que processa as vivências e devolve o resultado ao ambiente em que atua”, explica Bruno Zia, sócio da Solar Facilitações.  

Os efeitos que certas dinâmicas corporativas têm sobre a saúde mental não são novidade. Falta de espaço para expressar opiniões, assédio moral ou metas difíceis de se atingir são velhos conhecidos e figuram entre os principais motivos que levam a problemas emocionais. O contexto atual deve servir para que mudanças estruturais sejam, de fato, viabilizadas e promovam ambientes de trabalho mais saudáveis.

Website: https://www.solarfacilitacoes.com.br/



Escolas investem em plataformas de educação digital na pandemia

São Paulo – SP 19/10/2021 – Para o uso eficaz de qualquer tecnologia, é necessário compreender os contextos locais das escolas e suas prioridades.Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas escolas e famílias passaram a usar com maior frequência plataformas de educação digital. O ensino híbrido já era utilizado por muitos, mesmo antes da pandemia, como um grande diferencial na formação de crianças e jovens.

Quando as escolas tiveram que fechar devido à pandemia do novo coronavírus, os professores precisaram encontrar uma maneira para continuar ensinando os alunos em casa. A solução, que se tornou especialmente conhecida, foi o uso das plataformas de educação digital.

Este é o nome dado a um conjunto de ferramentas e tecnologias que permitem aos alunos aprender on-line em salas de aula virtuais ou em plataformas de pesquisa de conteúdos. As plataformas de educação digital são construídas com o propósito de contribuir para a aprendizagem remota e são muito mais do que uma ferramenta de interação aluno/escola.

Segundo a pesquisa do TIC Educação em 2020, 58% das escolas públicas no país investiram no uso de plataformas e aplicativos digitais. No documento sobre Estratégia para Transformação Digital do governo federal (pág. 45) se reafirma a importância da educação digital. O material cita que “A educação digital será cada vez mais uma etapa importante para o exercício da cidadania e uma pré-condição para uma atividade profissional bem-sucedida. Nossa capacidade de autodeterminação e julgamento crítico no mundo digital, em suas várias esferas – no trabalho, nas comunidades virtuais, como consumidores e cidadãos – dependerá de uma educação digital crítica e bem orientada”.

Os governos estaduais e municipais entraram na corrida em prol da educação digital. Um deles foi o Amazonas que também investiu no uso dessas ferramentas em 2020. Entre os investimentos, está a implementação da plataforma de conteúdos Barsa na Rede. Desta forma, professores e alunos tiveram a possibilidade de enriquecer suas aulas, estudos, pesquisas, realizar trabalhos e projetos de forma remota por meio de pesquisa de conteúdo.  

Embora essas plataformas tenham benefícios óbvios para as escolas durante o lockdown, elas são muito úteis para além da pandemia, quando alunos e funcionários estiverem nas escolas.

O que é uma plataforma de educação digital?

A plataforma de educação digital é um ambiente on-line que compreende aplicativos e ferramentas para o setor de educação. É usado por professores, funcionários administrativos e alunos, projetado especificamente para acelerar o ensino e a aprendizagem digital para escolas. Além de disponibilizarem softwares adaptados para que o professor desenvolva sua aula com sua turma de alunos, muitos deles são flexíveis à personalização, além de serem também plataformas de pesquisa de conteúdos.

A Barsa na Rede é um exemplo de plataforma de pesquisa. Voltada para alunos e professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a plataforma oferece um acervo de artigos informativos, verbetes, conteúdos curriculares, além do conteúdo multimídia composto por vídeos, imagens, atlas, áudios, entre outros.

Entre os benefícios de uma plataforma de educação digital para os professores é possível citar:

  • Contribui na comunicação com os alunos, para (ou a fim de) definir tarefas para cada um e para grupos maiores.
  • Acompanhamento por meio de relatórios, o desempenho individual ou de grupos de alunos, assim como mapear os assuntos em que eles estão com mais dificuldades.
  • Compartilhamento de links úteis para recursos de aprendizagem digital estimular a colaboração de seus colegas professores no planejamento de aulas.
  • Estímulo à pesquisa, por parte de alunos, utilizando as plataformas de conteúdo e o contato com novos formatos de conteúdo que essas plataformas propiciam tais como vídeos, áudios, games, podcasts.

O estímulo à pesquisa e a apropriação por busca de informações é uma das habilidades que a BNCC para o Ensino Médio preconiza desenvolver durante esta etapa. O aluno que aprende a pesquisar desenvolve seu senso crítico e sua autonomia, o que contribui para seu desenvolvimento de forma integral.

A implantação bem-sucedida de uma plataforma de educação digital mostra os benefícios alcançados, quando equipes de pessoas de diferentes setores se engajam para implementar a tecnologia certa.

Desafios ao longo do caminho

Como qualquer tecnologia, para seu uso eficaz é necessário compreender os contextos locais das escolas e suas necessidades, o que é muito mais difícil de fazer à distância. Empresas que oferecem recursos como a plataforma digital de educação, com frequência se deparam com desafios, como por exemplo, o de garantir o acesso aos conteúdos por toda rede assistida devido a problemas diversos como sinal de internet deficitário ou falta de equipamentos. Assim, grande parte das ações que buscam oferecer ferramentas de ensino de qualidade à comunidade necessita de apoio e políticas em prol da democratização do uso de tecnologia.

“Todas as escolas precisam ser configuradas para o uso eficaz da plataforma digital. Essa é uma das bases para a eficácia de sua utilização”, comenta o diretor de negócios da Barsa na Rede.

“Além disso, o mapeamento nas escolas que concluíram a implantação da plataforma é fundamental para melhorias no processo”, conclui.

Com o crescimento do uso das plataformas de educação, aumenta também a necessidade de disponibilizar recursos nelas que conversem com as necessidades da escola para que, cada vez mais, possam contribuir para a formação dos estudantes e ajudar no processo de conscientização da sociedade de que a tecnologia veio para agregar também na Educação.

Website: https://blog.barsanarede.com.br



Inscrições para Strategy Cup 2021 terminam esta semana

São Paulo, SP 19/10/2021 – O evento terá quatro etapas, todas realizadas de forma virtual, entre outubro e dezembro.Atual edição da competição de resolução de casos do BCG tem como parceiro o CEBDS e visa o desenvolvimento de estudantes e recém-formados

O Boston Consulting Group (BCG) está com inscrições abertas para o Strategy Cup 2021, ação de recrutamento de universitários e recém-formados que possibilita aos participantes a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional por meio da experiência de resolução de um caso real. Nesta edição, que tem como parceiro o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), os candidatos deverão resolver um desafio relacionado à sustentabilidade e meio ambiente.

As inscrições vão até o dia 20 de outubro e os únicos pré-requisitos são que os estudantes estejam com a matrícula ativa, com previsão de formação entre 2021 e 2024, e que os graduados em instituições de ensino superior tenham a data de formatura entre os anos de 2018 e 2020.

O evento terá quatro etapas, todas realizadas de forma virtual, entre outubro e dezembro. Após uma prova e análise individual, os aprovados participarão de uma reunião de equipe, que contará com a apresentação do caso e uma sessão de treinamento do BCG sobre como estruturar a resolução do problema. A última fase será a apresentação da resolução encontrada pelos grupos, que será avaliada pelo Comitê Avaliador do BCG e pelo CEBDS.

O grupo vencedor ganhará um jantar com o BCG – após liberação total do isolamento social –, um grande treinamento e acesso direto à fase final de entrevistas do processo seletivo da empresa. O grupo que ficar no segundo lugar terá acesso ao treinamento e à fase inicial de entrevistas do processo seletivo, este último benefício também oferecido ao grupo que terminar a competição em terceiro lugar.

Strategy Cup

Inscrições: até 20 de outubro, em: https://www.113.vovici.net/se/13B2588B124BEDC4.

Quando: de 23 de outubro a 11 de dezembro de 2021.

Mais informações pelo e-mail brazilstrategycup@bcg.com.

Website: https://www.113.vovici.net/se/13B2588B124BEDC4



Pesquisa revela que turistas preferem viajar de carro

Serra Negra-SP 19/10/2021 – O interior do estado de São Paulo está repleto de opções ligadas à natureza e bem-estar – Bruno Mantovani, dono de agência de turismo receptivoDe acordo com pesquisa realizada por agentes da FIPE e SEBRAE, cerca de 300 turistas revelam suas preferências de viagens mais curtas e ligadas a natureza.

Uma pesquisa realizada com mais de 300 turistas no mês de julho por agentes da FIPE e SEBRAE revelou a tendência para o turismo de viagens mais curtas para o interior do estado de São Paulo. 94% das respostas apontam para a escolha de deslocamento com o próprio veículo e mais próximas a cidade de origem. Ainda com viagens internacionais cercadas de incertezas, a opção por destinos ligados a natureza e turismo rural estão em alta. Segundo Bruno Mantovani, empresário e dono de uma empresa de turismo receptivo, a preferência pelo interior se dá pelo motivo dos turistas buscarem experiências ligadas ao bem-estar e contato com a natureza.

Além dos atributos de natureza e belas paisagens, as boas estradas facilitam a viagem de quem deseja fazer seu deslocamento de carro. Para Sergio Oliveira, morador de São Paulo, mesmo com a alta do valor dos combustíveis é vantajoso viajar com seu próprio carro pois as distâncias são curtas e seguras.

Dentre os atrativos turísticos citados na pesquisa, Serra Negra se destaca por estar a apenas duas horas de carro de São Paulo. Encravada em meio as montanhas do Circuito das Águas Paulista, tem diversas fontes de águas minerais e radioativas e a cidade é reconhecida como uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil. Serra Negra é um destino completo.

Abaixo é possível conferir 9 dicas que vão desde passeios de teleférico até compras de malhas.

  1. Alto da Serra

Ponto mais alto da cidade, a 1310m do nível do mar. O local conta com praça de alimentação e é visitado pelos turistas para apreciar o pôr do sol. Do alto da montanha é possível enxergar mais de 10 cidades vizinhas. O acesso por estrada de terra é gratuito, mas controlado. Somente 100 carros acessam o topo da montanha. 

  1. Praças típicas do interior

No centro da cidade, a Praça João Zelante é o ponto dos bares e restaurantes, com culinária e opções variadas. Na Praça Lourenço Franco de Oliveira se encontra a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, com pinturas do teto, mosaicos e vitrais, do artista italiano Prof. Antonio Maria Nardi e as pinturas do altar-mor e quadros da Via-Sacra do pintor paulista, Enrico Bastiglia.

  1. Gastronomia local

Há uma extensa variedade de restaurantes na cidade com tipos de culinárias igualmente variados. Massas, carnes, pizzas, lanches, hambúrgueres, comida caipira e até uma cervejaria artesanal. 

  1. Cristo e Teleférico

O Cristo Redentor, localizado no pico do Morro da Fonseca, pode ser visitado de carro ou teleférico, umas das principais atrações da cidade. O acesso a bilheteria do teleférico fica na Praça Sesquicentenário. A estátua do Cristo Redentor tem 18m de altura e ao lado há um mirante com vista para a cidade. A escadaria de acesso pode ser um pouco cansativa para pessoas mais idosas. No local há uma pequena lanchonete.

  1. Voo de parapente

Esse esporte radical tem muitos praticantes na cidade. É comum ver mais de 15 parapentes no topo do Alto da Serra ao fim das tardes. No local é possível fazer voos duplos com instrutores.

  1. Passeio de jipe 

A área rural de Serra Negra tem diversas propriedades que oferecem experiências e contato com a natureza. A empresa Serra 4×4 faz passeios por trilhas e estradas de terra, explorando o turismo rural com visitas a vinícolas, propriedades de café especial, nascentes de água e o ponto turístico do Alto da Serra.

  1. Cafés especiais

A cidade de Serra Negra está em evidência pela qualidade do café produzido e premiado em vários concursos nos últimos anos. Na fazenda Santa Rosa, apenas 3 Km do centro, é produzido o Café Santa Serra. A marca foi premiada como melhor café do estado de São Paulo em 2015. Na fazenda é possível provar de um café passado na hora, além de bolos caseiros de produção própria.

  1. Vinhos locais

Influenciados pela cultura italiana dos imigrantes que chegaram no fim do século XIX, a produção de vinhos é tradicional na cidade. A Vinícola Família Silotto, estabelecidos na mesma propriedade há mais de 100 anos, produz vinhos e cachaças artesanais desde 1934. No local há degustação (sem custo) dos rótulos produzidos pela família, além de um minimuseu com ferramentais de época usados para produção de bebidas.

  1. Comércio de compras

As lojas de Serra Negra, conhecida pelas variedades de malhas, vestuário em couro e artesanatos, funcionam todos os dias, inclusive em domingos e feriados, das 9h às 18h. São mais de 300 estabelecimentos na Rua Coronel Pedro Penteado, Rua 7 de Setembro e suas travessas.

Website: http://www.visiteserranegra.com.br



Jovens da geração Z estão economicamente ativos no Brasil

São Paulo, SP 19/10/2021 – “Antes de mais nada, é preciso ser verdadeiro de dentro para fora. Não apenas dizer que é uma empresa que abraça a diversidade, mas sim, ser diversa.”Os jovens desse período têm se tornado uma forte influência sobre pessoas de todas as idades e rendas, influenciando diretamente em suas escolhas na hora do consumo e relacionamento com marcas.

Existem aqueles que ainda não estão preocupados com a próxima geração, contudo, dados da empresa de consultoria McKinsey indicam que só no Brasil, a Geração Z já representa 20% da população do país.

Em números mais abertos, isso representa 23 milhões de jovens economicamente ativos. Deles, 66% dos jovens afirmam que a sua geração tem a capacidade de atuar na resolução de problemas globais e 85% estão dispostos a doar uma parte do seu tempo a causas sociais. É a geração mais consciente e aberta para o diálogo até então.

Em decorrência da atividade econômica e profissional da Geração Z, aliada ao crescimento do seu poder de compra, que hoje já chega a US$ 44 bilhões, os profissionais de marketing passaram a avaliar o mercado de forma diferente, implementando um olhar atento aos desejos desse público para direcionar sua propaganda.  

Dados do Think With Google mostram que entre esses jovens, 76% afirmam gostar de se sentir bonitos e bem cuidados e por conta de sua busca pela verdade, 88% demandam parte do seu tempo pesquisando produtos e lojas antes de realizar a compra.

Essa busca não fica restrita ao mercado nacional. A geração Z está aberta a buscar referências em espaços urbanos cosmopolitas internacionais, como é o exemplo de Londres, Tóquio e Toronto. Estudando de perto esse público, Maria Vasconcelos, Head de Marketing da Urbanic Brasil fala sobre os pilares que todos devem ter para cativar esses jovens. “Antes de mais nada, é preciso ser verdadeiro de dentro para fora. Temos hoje 23 milhões de jovens que estão aptos a escolherem comprar em empresas que apoiam seus ideais”, relata a profissional.

Ainda com dados da McKinsey, 70% dos entrevistados disseram que tentam comprar produtos de empresas que sejam éticas. 80% diz que se lembram de pelo menos um escândalo ou polêmica envolvendo uma empresa.

Mais do que economicamente ativos, esses jovens estão atentos a todos os detalhes para decidir se irão adquirir ou não um produto de uma empresa. Cerca de 65% tentam aprender a origem de tudo o que compram – onde é feito, de que é feito e como é feito. Cerca de 80% se recusam a comprar produtos de empresas envolvidas em escândalos.

Mas como preparar uma estrutura completa para abraçar esses jovens que estão chegando no mercado e já representam 40% de todos os consumidores ativos globais? A geração Z é nativa digital, logo, aceita soluções tecnológicas com mais facilidade. Por exemplo: o uso de tecnologia é essencial para auxiliar no crescimento de uma empresa dentro de todo esse cenário. “Adotar um sistema de supply chain para manter a ética de produção e distribuição é uma grande aposta e vale a pena ser feita”, explica Vasconcelos. 

Maria ainda complementa. “A tecnologia é uma grande aliada para um crescimento sustentável e responsável, além de ser muito valorizado por jovens de uma geração que são nativos digitais e conhecem esses processos”. Para os consumidores, o marketing e a ética no trabalho estão convergindo. As empresas devem, portanto, não apenas identificar claramente os tópicos sobre os quais assumirão posições, mas também garantir que todos na cadeia de valor participem.

Website: http://br.urbanic.com



Primeira fintech brasileira é confirmada no Web Summit 2021

19/10/2021 – Após a primeira participação no Web Summit 2019, dessa vez apresentaremos nosso case de crescimento no palco Growth” – diz Felipe BoneziO principal evento de empreendedorismo e tecnologia acontecerá entre os dias 1 e 4 de novembro, em Lisboa.

O relatório “2021 Global Fintech Rankings”, produzido pela Findexable, um índice global de fintechs, em parceria com a Mambu, uma plataforma de soluções de tecnologia em nuvem, mostra que as startups do setor financeiro tiveram uma grande expansão durante o ano de 2020. No estudo, o Brasil atingiu a primeira posição da América Latina no quesito “ecossistema de fintechs”, além de alcançar a 14ª posição no ranking global.

Não por acaso, comprovando esses dados, o maior evento de tecnologia e empreendedorismo do mundo, o Web Summit, confirmou a participação da primeira fintech brasileira na edição de 2021, que voltará a acontecer presencialmente na cidade de Lisboa, de 01 a 04 de novembro, com participantes de todo o mundo.

E, desta vez, será a segunda participação da JUSTA, uma Fintech criada em 2018 com sedes em Barueri (SP) e Recife (PE) e um time comercial espalhado por todo o território brasileiro. A JUSTA tem como principal objetivo levar soluções financeiras aos pequenos e médios negócios do Brasil de uma maneira acessível e justa, sem as burocracias e taxas altas de costume. Mesmo com os desafios enfrentados mundialmente durante o ano de 2020, a fintech tem crescido em ritmo acelerado e aparece há dois anos consecutivos, 2019 e 2020, no Report Inside Fintech da Distrito, como uma das 10 fintechs que mais crescem no país.

“Não à toa, nós da JUSTA, fomos convidados novamente pelos organizadores do Web Summit para fazer parte do evento, sendo a primeira representante brasileira confirmada para esta edição. Após a primeira participação no Web Summit 2019, como a única fintech brasileira a realizar um pitch no palco Beta, dessa vez apresentaremos nosso case de crescimento no palco Growth”, diz Felipe Bonezi, Head de Tecnologia e de Produtos da Fintech Justa.

As startups e fintechs brasileiras são cada vez mais reconhecidas em eventos importantes desse meio, como o Web Summit, criado em 2009 por David Kelly, Paddy Cosgrave e Daire Hickey, e sendo realizado, inicialmente, em Dublin, na Irlanda. Em 2016, o evento migrou definitivamente para Lisboa, em Portugal, e segue se consolidando como um dos maiores eventos de empreendedorismo, inovação e tecnologia do mundo – sendo o maior de toda a Europa.

Atraindo cerca de 70 mil participantes todos os anos, a edição de 2021 contará com a participação de representantes de grandes empresas globais, startups e líderes políticos para discutir inovação e tecnologia nas mais diferentes áreas, reunindo em um só local parte das principais pessoas e companhias que moldam a indústria global de tecnologia.

Website: https://websummit.com/



Papel social da Inteligência Artificial é tornar visíveis os profissionais invisíveis para o mercado

Por Tiago Machado *

O Brasil vive um momento preocupante de crescimento do desemprego, muito impactado pela crise econômica resultante da pandemia, que já se arrasta por quase um ano e meio.

Contrastando com os números desanimadores de desempregados, em determinados setores – que não foram negativamente afetados pela pandemia, ou até cresceram neste período – a dificuldade em encontrar mão de obra adequada às necessidades vem sendo um entrave para um maior crescimento.

Mas se há tanta mão de obra disponível no Brasil, e uma grande demanda a ser suprida, por que há tanta dificuldade em se efetivar contratações?

O senso comum diria que a ausência de mão de obra preparada para postos que exigem profissionais qualificados é o problema. Isso é verdade, mas não é só isso. À frente de uma empresa de tecnologia que oferece soluções para gestão e recrutamento de pessoas por meio de Inteligência Artificial, nos deparamos, na maioria das empresas que visitamos, com uma enorme dificuldade em conduzir processos seletivos em razão do enorme volume de currículos aplicados.

A maioria já usa o apoio de tecnologias, mas que contam com parâmetros básicos e pouco inteligentes para a filtragem de perfis, o que acaba criando distorções e eliminando dos processos seletivos a grande maioria dos candidatos (em alguns casos, 98% deles), que sequer têm seus currículos analisados. Nessa grande massa de perfis, muito provavelmente estava a pessoa certa para o cargo.

Ou seja, estamos tratando com um grande número de profissionais “invisíveis”, deixados de lado pelo mercado de trabalho por seus currículos não atenderem aos parâmetros das ferramentas de contratação atualmente usadas. Pessoas que, por não serem vistas, podem simplesmente desistir de buscar um trabalho, entrando para as estatísticas de desalentados.

Essa distorção também gera impactos no futuro do negócio e dos próprios profissionais contratados. Pesquisa feita em 2018 e apresentada no livro “É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional” mostrou que 90% dos brasileiros ativos se dizem infelizes em seus trabalhos.

Outro levantamento, feito em 2017 pela Universidade de Chicago, apontou que 85% das pessoas economicamente ativas nos EUA estavam dispostas a mudar de trabalho. A conclusão não pode ser diferente: as empresas estão contratando as pessoas erradas para as suas posições (ou inadequadas para a cultura organizacional), a ponto de não engajá-las.

A experiência de trabalho em uma companhia depende da cultura e do ambiente organizacional. As organizações bem-sucedidas apresentam em comum uma cultura clara, bem definida, que inspira os colaboradores e norteia as ações do dia a dia.

Felizmente, a verdadeira Inteligência Artificial já está presente em algumas empresas com processos de Recursos Humanos mais maduros e vem possibilitando a elas analisar todos os candidatos com critérios matemáticos justos e transparentes. O tradicional Massachussets Institute of Technology (MIT) define IA como quando as máquinas possuem habilidades cognitivas de aprender por meio de experiências anteriores, e a partir disso, começam a sugerir soluções e resolver problemas. Com este tipo de tecnologia em ação, as pessoas, e somente elas, são colocadas em primeiro lugar.

Não tenho dúvidas de que a Inteligência Artificial crescerá muito e terá, a partir de agora, um importante papel social quando aplicada ao processo de contratação e gestão de pessoas. Ela tem o potencial de tornar estes profissionais invisíveis em visíveis para o mercado, reduzindo o “gap” que existe entre o número de desempregados e as oportunidades não preenchidas nas empresas.

O resultado será a diminuição do desemprego e um mercado de trabalho mais justo, sem preconceitos e vieses nas escolhas de profissionais, e com oportunidade para todos nos processos de contratação.

* Tiago Machado é CEO da Rocketmat

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Cursos online buscam público com conteúdo não convencional

São Paulo – SP 19/10/2021 – Aulas complementares ajudam a melhorar o desempenho escolar, mas são mais efetivas quando conseguem despertar o interesse de uma forma lúdicaRetomada de aulas presenciais e queda do isolamento social mudam o cenário de educação e com isso, plataformas tentam manter atratividade com cursos extracurriculares com temáticas diversificadas

O retorno às aulas presenciais, depois de longo período de clausura motivada pela pandemia de Covid-19, tem ocorrido de maneira gradual em todo o país nos últimos meses para alunos de escolas públicas e particulares. De acordo com os boletins mais recentes do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e da Fenep (Federação Nacional de Escolas Particulares), todas as escolas do país já deixaram de adotar o formato de ensino 100% remoto, fazendo com que as aulas on-line sejam realizadas com cada vez menos frequência, permanecendo somente no formato ‘híbrido’, em que se mesclam o ‘on’ e o ‘off-line’.

A ânsia pela volta da vida social, depois de os encontros presenciais terem sidos suprimidos por longos meses, e a possibilidade do retorno do aprendizado ‘cara a cara’ com os professores podem ter gerado um efeito adverso na busca por cursos, aulas e especializações on-line por parte deste grande contingente de adolescente que frequentam os bancos escolares no Brasil. 

Os fatores que motivaram a maior procura por tais conteúdos, afinal, praticamente deixaram de existir: o já citado retorno às aulas presenciais ocorre de forma conjunta com a queda do isolamento social, cujo índice de aderência na população, na última medição realizada pelo Ministério da Saúde, em 23 de março, era de apenas 38,3%.

Este possível recuo na demanda por conteúdo digital ainda não foi mensurado por pesquisas, já que a volta às aulas presenciais ainda é um fenômeno recente, mas fato é que os estabelecimentos de ensino tendem a buscar cada vez mais a diversificação do conteúdo oferecido, de modo a atrair novos alunos.

Cursos não-convencionais podem manter a atratividade do formato on-line

Para Andressa Persson, fundadora do ClickAula, portal que oferece aulas extracurriculares e de reforço escolar para crianças de todas as idades, a oferta de cursos não convencionais pode ser uma maneira de manter a atração a um público já saturado de aulas on-line. 

“As aulas complementares ajudam a melhorar o desempenho das crianças na escola, mas são mais efetivas quando conseguem despertar o interesse de uma forma lúdica, despertando a paixão pelo conhecimento”, diz a profissional. “Aulas criativas, em que os alunos podem estudar Social Media Marketing fazendo bolo ou aprender sueco com um viking, por exemplo, podem trazer mais resultados do que os cursos convencionais”.

Persson afirma que não é só o interesse dos alunos pelo inusitado que pode fazer um curso “dar certo” – os professores também devem estar engajados nos conteúdos oferecidos. 

“Professores apaixonados pela matéria fazem tudo ficar mais cativante, e esse amor pelo ensino pode se transformar em amor pelo aprendizado também”, diz. 

Para saber mais, basta acessar o link: https://clickaula.com.br/

Website: https://clickaula.com.br/



Ação permite apoio de famosos e influencers a brigadistas

A atuação de brigadistas no combate aos incêndios que atingiram, durante o mês de setembro, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e que consumiram ao menos 36 mil hectares de vegetação do Cerrado ao longo de duas semanas, de acordo com informações do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade), tiveram em diversos influenciadores digitais e famosos a expressão de apoio.

Os artistas, que estão no mailing da BRAIN Assessoria – empresa multiplataforma com foco em gestão de talentos, criação de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais -, utilizaram suas redes sociais para denunciar os incêndios, conscientizar os turistas que visitam os municípios de Alto Paraíso, Cavalcante e São Jorge, e pedir doações para as Associações de Brigadistas locais, que atuam de forma voluntária.

Participaram das ações nomes como Aline Riscado, Nando Rodrigues, Nathalia Dill, Maria Joana, Bianca Bin, Dhomini, Gabriel Stauffer, Dado Dolabella, Felipe Roque, Paloma Bernardi, Julianne Trevisol, Perola Faria, Bianka Fernandes, Marcos Pitombo, Juliane Araújo e Patrick Sampaio.

Nesta quarta-feira, 14, após a conclusão de três inquéritos, quatro pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil como responsáveis pelos incêndios, que devastaram ao menos 18 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Criado em 1961, o parque foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 2001.

Em todo o Brasil, os incêndios florestais crescem a cada ano. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 2020 teve o maior número de focos de queimadas em uma década, com 222.798 focos, contra 197.632 em 2019, um aumento de 12,7%. 

Resposta aos pedidos de apoio

Segundo Diego Giallanza, diretor da BRAIN Assessoria, além do amor pela Chapada, a mobilização idealizada pela empresa foi uma resposta aos pedidos de apoio dos empreendedores locais.

“Ficamos comovidos com os empreendedores da região, que têm no turismo uma importante fonte de renda. Nesta tragédia, esses empreendedores perdem o turista que estava agendado e se sentem inseguros. Pensamos também nos brigadistas que não têm apoio dos órgãos competentes e entregam sua vida literalmente em prol de apagar chamas”, afirma.

De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto Semeia em julho, o potencial dos parques nacionais e estaduais no crescimento da economia pode chegar à cifra de R$ 44 bilhões. Giallanza destaca, porém, que, para além dos impactos econômicos, as queimadas na reserva representam, sobretudo, um desastre ambiental que afeta o ecossistema.

“A Chapada, que consiste no Cerrado de altitude, é o lar de milhares de espécies da flora e fauna brasileira, ameaçados de extinção, como veado-campeiro, tucano de bico-amarelo, lobo-guará, onça suçuarana, tamanduá-bandeira, onça-pintada e cachorro-vinagre, apenas para citar alguns. Espécies que devemos proteger”, enfatiza.

Neste sentido, para Giallanza, controlar o incêndio e impedir que situações como esta voltem a acontecer é um compromisso de toda a sociedade.

“Por isso, criamos a ação com os famosos e influencers. Somos responsáveis por diversos empreendimentos na Chapada, de pousadas a hotéis, restaurantes, atrativos, clínicas e SPAs. Então, acreditamos que passar informação fidedigna sobre o que está acontecendo e lutar pela melhor Chapada que podemos ter é uma obrigação social”, conclui.



Com ativações online e offline, Free Fire mostra que “O Jogo Virou”

A Garena, desenvolvedora do jogo, lançou no dia 17 “O Jogo Virou”, a primeira campanha de marca do Free Fire no Brasil. O jogo mobile extrapolou as telas e hoje faz parte da vida e do cotidiano das pessoas, seja como carreira, como estilo ou até mesmo como diversão.

O projeto “O Jogo Virou” ganhará vida nos mais variados formatos como TV, online e em redes sociais e “Out Of Home”, ou seja, outdoors, painéis e ativações físicas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Como peça principal, o filme do “O Jogo Virou” mostra como Free Fire reverbera pelo Brasil inteiro, fazendo referências ao jogo em cada cena. São mais de 20 easter eggs – seja por meio dos figurinos inspirados em skins do jogo, da presença de influencers e pro-players, códigos escondidos, personagens do jogo, e muito mais.

“Para nós, é muito importante conectar a cultura pop com projetos de impacto, entretenimento digital e oferecer as melhores experiências para o maior público possível. Com isso, podemos manter a nossa marca genuína, inovadora e inclusiva para a comunidade de Free Fire no Brasil e no mundo”, diz Fernando Mazza, Head de Operações da Garena Brasil.

Disponível nos mais diversos cenários, como pontos de ônibus, shoppings, estações de metrô e muito mais, o “Jogo Virou” também contará com alguns easter eggs espalhados durante a campanha que poderão ser resgatados direto no game.

“O Jogo Virou” Dentro do Jogo
Dentro do Free Fire, os fãs terão acesso à diversas recompensas especiais a partir do dia 18. Quem fizer login entre hoje e 26 de outubro poderá resgatar uma skin clássica, e usá-la durante 3 dias. Será disponibilizado uma skin por dia, como a do Mano Milgrau, os Conjuntos Estilo Tech e Estilo Swag e as skins Guria e Moleque Angelical, entre outras. No total, são nove skins e a disponibilidade do set completo pode ser visto na imagem acima.

Outro destaque da campanha em outubro é a recompensa do dia 23, quando os jogadores poderão resgatar gratuitamente um personagem original Free Fire ao fazer login. Além disso, missões diárias in-game terão, como recompensa, tokens e tickets que podem ser usados para resgatar prêmios como o Conjunto Anjo Azul (feminino).

Em novembro, a campanha ganhará mais novidades para os fãs dentro e fora do jogo.

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Shopping em Campo Grande transforma resíduos orgânicos em adubo

Campo Grande, MS 19/10/2021 – Equipamento de compostagem transforma resíduo orgânico em adubo

A cada 100 quilos de resíduos orgânicos, 25 quilos de adubo são gerados. Primeiro na capital, o Shopping Campo Grande conta com uma composteira para dar destinação correta aos resíduos orgânicos gerados na praça de alimentação. Desde o início da operação, em agosto deste ano, 120 quilos de adubo já foram produzidos a partir de três ilhas de separação de resíduos instaladas no local. A prática complementa as ações de sustentabilidade do centro de compras localizado em Campo Grande (MS).

“A proposta visa atender aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas), atrelado às estratégias de iniciativas positivas da BR Malls. Trata-se de uma ação muito importante, de consciência e desenvolvimento sustentável, que iniciou neste ano e prevê ainda iniciativas futuras”, explica Andrea Di Francesco, coordenadora de Experiência do Consumidor.

A composteira Topema trabalha durante 15 dias do mês e o adubo é utilizado nos projetos de jardinagem do shopping. A proposta da campanha de conscientização ambiental do centro de compras é instalar uma horta orgânica em canteiros. O resultado do cultivo será destinado aos clientes. A previsão é de iniciar a produção ainda este ano. Outro destino resultado da composteira será o projeto do telhado verde, com jardinagem na cobertura do empreendimento, que deve ser estruturado até 2022.

Além dos orgânicos, materiais recicláveis como alumínio, plástico e papelão são separados e destinados para a reciclagem. Entre agosto e setembro, 8.280 kg de papel, 384 kg de metal e 313 kg de plástico foram coletados no espaço. Para incentivar maior adesão às ações de sustentabilidade, o Shopping deve criar, ainda neste ano, o selo “Lojista Recicla”, onde as lojas que mantiverem boas práticas ambientais, como o estímulo à reciclagem, contarão com o reconhecimento.

“Estas medidas são um incentivo para que todos nós tenhamos hábitos conscientes e que medidas simples, como separar o lixo e fomentar a reciclagem, se tornem rotina e, assim, cada um faz sua parte para um mundo mais limpo, sustentável e preservado”, finaliza Andrea.

Website: http://www.satocomunicacao.com.br



Atinj apresenta mostra de teatro para crianças com interação online

Curitiba 19/10/2021 – “É o segundo ano consecutivo da mostra no formato online, a continuidade do projeto é essencial para que cada vez mais a arte esteja presente na vida humana”. A Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná (ATINJ/PR) promove, entre os dias 20 e 31 de outubro a II Mostra ATINJ de Teatro para Crianças / Online, patrocinado pelo Programa de Apoio e Incentivo à cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Uninter.

A Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná (ATINJ/PR) promove, entre os dias 20 e 31 de outubro, a II Mostra ATINJ de Teatro para Crianças / Online, patrocinado pelo Programa de Apoio e Incentivo à cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Uninter. O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias paranaenses, direcionada ao público de todas as idades.

As apresentações acontecerão no formato online, no canal do youtube da ATINJ/PR e contará com 20 apresentações, sendo de oito espetáculos de várias companhias da região. Destas, 14 apresentações acontecerão em dias letivos, sempre em duas sessões. As apresentações dos finais de semana (seis apresentações) serão transmitidas ao vivo, onde o espectador poderá interagir com os atores.

Os links das apresentações estarão disponíveis em: https://mostraatinj.blogspot.com/ e, além das apresentações, também haverá atividades de caráter formativo, como oficinas teatrais, direcionadas a professores, mesa-redonda e palestra sobre a história do teatro para crianças em Curitiba. Estas atividades serão realizadas através da plataforma zoom.

A presidente da Associação, Fátima Ortiz, comenta que a mostra vem em tempos desafiadores e que encontrar-se desta forma com as crianças, com as famílias, com os artistas e educadores, é apostar na abertura do campo sensível e imaginativo da experiência estética e do fazer poético. “É o segundo ano consecutivo da mostra no formato online, a continuidade do projeto é essencial para que cada vez mais a arte esteja presente na vida das pessoas. O valor da mostra está no novo aprendizado teatral, já que estamos remotos. As famílias estão tendo uma nova experiência de assistir um espetáculo dentro de sua casa e depois ter a oportunidade de conversar e trocar ideias com os atores. É uma grande alegria e prazer proporcionar a convivência criativa”.

O evento proporciona ao público de escolas públicas o acesso gratuito às apresentações, neste ano, transmitidas online. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade. “É um evento muito importante que proporciona oficinas, espetáculos e principalmente a mesa redonda, que é discutido as linguagens e as formas de se fazer teatro. Contamos com a participação e divulgação de todos”, reforça Pedro Uchoa, vice-presidente da Atinj.

Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 100% de ingressos gratuitos, revertendo à população produtos culturais de qualidade.

 

APRESENTAÇÕES

DATA: De 20/10 a 31/10/2021

APRESENTAÇÕES DIRIGIDAS A ESCOLAS

Sábado e domingo: – COM TRANSMISSÃO AO VIVO

INFORMAÇÕES: https://mostraatinj.blogspot.com/

Website: https://mostraatinj.blogspot.com/



Prêmio Impactos Positivos 2021 define finalistas em votação

São Paulo 19/10/2021 – “Todos os projetos inscritos são inspiradores e realmente buscam fazer a diferença”, destaca Gisele Abrahão, idealizadora do Prêmio Impactos Positivos”.A votação popular está aberta no site oficial até o dia 31 de outubro. Os melhores projetos de impacto positivo em cada categoria – Ambiental, Cultural, Econômico e Social – serão premiados.

O Prêmio Impactos Positivos 2021, vitrine para iniciativas que visam transformar positivamente as realidades de seus entornos e do país, entra em uma nova fase. Os 137 projetos inscritos em uma das quatro categorias – Ambiental, Cultural, Econômico e Social – estão aptos a receber os votos do público até o dia 31 de outubro.

A votação popular está aberta no site oficial https://impactospositivos.com/, onde é possível conhecer mais sobre as iniciativas que concorrem ao prêmio. Para votar, basta realizar um cadastro na área do eleitor e escolher seus projetos favoritos. Após essa etapa, os 12 projetos mais votados (3 em cada categoria) passarão por uma fase final até o anúncio dos vencedores e o evento de premiação no final de novembro.

“Todos os projetos inscritos são inspiradores e realmente buscam fazer a diferença. Mais do que premiar, o Prêmio Impactos Positivos visa aumentar a exposição de iniciativas que estão unidas pelo mesmo objetivo: fazer o bem”, destaca Gisele Abrahão, diretora da Global Vision Access e idealizadora do Prêmio Impactos Positivos.

Cerca de 70% dos projetos inscritos no Prêmio Impactos Positivos 2021 são do Sudeste, região que registrou, no último ano, um aumento de mais de 100% no desmatamento de sua área de Mata Atlântica, segundo estudo da SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Algumas das iniciativas inscritas atuam justamente para reverter esse cenário com práticas de reflorestamento, educação ecológica, reciclagem, arborização urbana e até mesmo incentivando o turismo sustentável.

Outros projetos inscritos no Prêmio Impactos Positivos 2021 buscam proporcionar o acesso do brasileiro à educação e às atividades culturais. Cerca de 16% das iniciativas inscritas no prêmio são provenientes das regiões Norte e Nordeste e visam melhorar o acesso de crianças, jovens e adultos à educação e à capacitação. Quase 50% das crianças residentes nessas duas regiões foram totalmente excluídas do processo educacional durante a pandemia de Covid-19, de acordo com estudo realizado pela UNICEF.

Com o patrocínio oficial do Sebrae e parceria internacional da plataforma Global Impact Network, o Prêmio Impactos Positivos 2021 visa apoiar projetos e pessoas que acreditam ser possível mudar a realidade em que vivem nos âmbitos Social, Econômico, Ambiental e Cultural. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, o Sebrae espera ver entre os finalistas do Prêmio Impactos Positivos 2021 projetos que traduzam a diversidade do país, que tragam experiências exitosas e que representem todas as regiões brasileiras e suas respectivas identidades.

Os quatro projetos vencedores serão premiados com mentorias sobre Empreendedorismo Sustentável; Marketing Digital, ministrado pela especialista Marta Poggi, e Gestão de Negócios, elaborado pelas experts da Mulheres do Turismo em Rede. Além disso, os projetos ganharão um crédito especial no ecossistema do Crédito Pérola; 1 ano de assinatura grátis no ecossistema do Instituto Capitalismo Consciente; 1 hora de sessão com a terapeuta Luana Fonseca; 2 horas de consultoria jurídica com a Assis e Mendes Advogados e 2 horas de leitura do mapa astrológico com a astróloga e atriz Giovanna Menegon.  

Website: https://impactospositivos.com/



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