Apura Cybersecurity Intelligence S.A. acaba de recrutar para o seu time o especialista Rodrigo Montoro
Com 18 anos em experiência na implantação de softwares de segurança, várias patentes de inovação e larga experiência em desafios no Brasil e no exterior relacionados à Resposta a Incidentes de Segurança da Informação, Montoro é agora o head de Pesquisa e Desenvolvimento da Apura, onde liderará os esforços de melhoria e desenvolvimento de novos produtos de Segurança e serviços gerenciados direcionados aos setores Financeiro, de Defesa e Forças da Lei.
A contratação faz parte da estratégia da empresa, alavancada pelo recente investimento feito na Apura pela Venture Capital Cedro Capital. Montoro anteriormente atuou como engenheiro senior de segurança e pesquisador na Neoway e trabalhou como SOC / Pesquisador na Clavis, Senior Security Administrator da Sucuri, e pesquisador da Spiderlabs/Trustwave.
Software house traz profissional do setor calçadista para fortalecer o time Executivo tem como missão a expansão e consolidação do crescimento da SetaDigital
A SetaDigital – companhia de Tecnologia da Informação especializada em desenvolvimento de soluções para o setor calçadista – acaba de contratar Rafael Reolon como diretor de expansão.
Reolon, que soma mais de dez anos de atuação como lojista, tanto em operações físicas quanto em e-commerce, tendo, inclusive, sustentado seus negócios nas soluções da SetaDigital durante este período, recebe a missão de expandir novos mercados e consolidar o crescimento da empresa.
“Vamos gerar resultados por meio do fortalecimento de nossas parcerias e da nossa equipe de expansão. Como ex-lojista, conheço as dores do setor calçadista e posso contribuir na construção de soluções voltadas ao sucesso dos nossos clientes, além de levar inovação com a nossa loja laboratório, a Sapati”, descreve Reolon.
Com mais de 70 colaboradores e 1,6 mil clientes, a SetaDigital está em plena expansão e com um projeto ambicioso de crescimento. “Neste cenário, estruturamos três frentes: desenvolvimento de produtos, expansão de mercado e o sucesso dos clientes. O reforço do Rafael para o nosso time visa consolidar nosso compromisso de contribuir constantemente com a evolução dos negócios dos nossos clientes.
Ele tem os valores muito alinhados aos nossos e será essencial à SetaDigital na condução da expansão comercial da organização em direção à liderança do mercado de soluções de tecnologia para o setor calçadista brasileiro”, acrescenta Vanderlei Kichel, CEO da SetaDigital.
Com a nova contratação, Kichel passa a direcionar seus esforços ao desenvolvimento de produtos, enquanto a diretora de relacionamento, Rosi Kichel, atuará no relacionamento com os lojistas que utilizam as soluções da SetaDigital.
Executiva tem como desafio continuar o crescimento
da empresa na área de Customer Experience
A Plusoft, empresa de Customer Experience, anuncia a contratação da Andreia Rebelo como Diretora de Vendas. A executiva assume a função com o objetivo de continuar acelerando o crescimento da empresa no mercado nacional.
“A Plusoft está entre as empresas mais inovadoras na área de Customer Experience. O desafio é intensificar o modelo de vendas em escala, impulsionar ainda mais a conquista de novos clientes e aumentar as oportunidades de cross-selling e upselling”, comenta Rebelo.
A Plusoft está em um ritmo de crescimento acelerado. Em 2018, as vendas aumentaram em 43% comparado com o mesmo período de 2017.
“Participarei de forma ativa na continuidade da trajetória de sucesso da Plusoft, que ultrapassa os 30 anos. Essa vasta expertise, aliada ao legado de importantes clientes, possibilita a oferta de soluções completas e implantações bem-sucedidas de forma rápida e com baixa necessidade de customização”, afirma a executiva, destacando a necessidade de fortalecer ainda mais a visibilidade do valor agregado das soluções Plusoft ao mercado.
“Queremos que cada vez mais empresas possam melhorar a experiência com uma única visão do histórico do cliente através das nossas soluções para Customer Experience”, complementa.
Andreia é formada em Psicologia, com MBA em Gestão de Negócios e pós-graduação em Gestão de Tecnologia pela FGV, Liderança 360º pela Abilio Diniz e MBA em coaching pela SBC. Possui mais de 16 anos na área de TI e, ao longo da sua carreira, ocupou importantes cargos em empresas nacionais e internacionais como Indra e
Resource IT.
“Estou animada por poder contribuir com a expansão de uma empresa como a Plusoft: moderna, realmente digital e com foco em crescimento orgânico e inorgânico”, comemora Rebelo.
Em evento no Hotel Fasano Boa Vista na cidade de Porto Feliz no Estado de São Paulo e teste drive na pista de Tatuí, a Ford lançou o EcoSport 2020 com a nova versão Titanium, que vem com design renovado e equipada com a tecnologia de pneus Run Flat, inédita na categoria. A linha continua a oferecer também as versões SE, FreeStyle e Storm.
O teste drive para jornalistas e influenciadores foi para andarmos com o carro para testar o novo pneu run flat desenvolvido pela Michelin, que permite rodar até 80 Km de distância a uma velocidade máxima de 80Km/h com um ou mais pneus completamente murchos ou até 280 Km com a aplicação do líquido que vem no kit de reparo e que pode ser utilizado por qualquer pessoa, pois é de fácil manuseio.
Conheça agora a nova versão do EcoSport 2020 nos próximos parágrafos, imagens e vídeos. Bem-vindo(a) à condução segura de um automóvel com pneus furados.
Apresentado no último Salão do Automóvel, o EcoSport Titanium 2020 foi um dos modelos mais comentados da mostra por renovar um dos elementos mais identificados com o design original do veículo. Sua nova traseira de linhas modernas e elegantes segue a tendência de SUVs de vocação mais urbana.
“Os consumidores que quiserem um EcoSport completo agora têm a possibilidade de optar por uma versão mais urbana ou mais aventureira, de acordo com a sua preferência e perfil de uso”, diz Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford.
Essa renovação visual vem acompanhada de um recurso importante de segurança.
Inovação
O EcoSport é o primeiro SUV no mercado brasileiro a trazer a tecnologia Run Flat, até então disponível somente em carros do segmento premium. Sua principal vantagem é a tranquilidade de não precisar parar o carro em situações que poderiam representar um risco à segurança.
Os pneus Run Flat, ou ZP (Zero Pressure), se caracterizam pelas laterais reforçadas que permitem continuar rodando mesmo se um deles perder totalmente a pressão, dentro de certos limites de distância e velocidade. Ou seja, em caso de furo o motorista é avisado pelo sistema de monitoramento de pressão dos pneus e não precisa interromper a viagem, podendo fazer o conserto depois, com segurança, no momento e local mais convenientes.
O novo EcoSport Titanium vem com pneus Michelin ZP que podem percorrer até 80 km à velocidade de 80 km/h com pressão zero.
Teste de rodagem a 80Km/h com UM pneu furado
Kit de reparo
Usando o kit de reparo que acompanha o veículo, essa distância é ampliada para 200 km, mantendo o mesmo limite de velocidade. Por essa razão, veículos equipados com a tecnologia Run Flat dispensam o uso de estepe, macaco e chave de roda.
Tecnologia de segurança
Os pneus Run Flat são usados por veículos especiais e do segmento premium no mercado mundial. Eles estão presentes principalmente na Europa, além da China, América do Norte, Índia e África. Sua tecnologia avançada foi desenvolvida com foco na segurança.
Teste de rodagem a 80Km/h com DOIS pneus furados
Durante o desenvolvimento do novo modelo, a Ford fez uma pesquisa com clientes para medir a sua aceitação e a maioria afirmou que se sentiria mais segura com essa tecnologia no veículo.
“Durante o Salão do Automóvel em São Paulo, quando explicamos essa tecnologia para as pessoas, 72% disseram que comprariam o veículo devido à segurança que ele traz”, diz Adriana Carradori.
Motorização e câmbio
Equipado com o avançado motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, de 137 cv, e transmissão automática de seis velocidades com teclas “paddle shift” no volante, o EcoSport Titanium 2020 também chama a atenção pelo conteúdo e preço extremamente competitivos.
Preço Por R$ 103.890, ele já vem com: teto solar elétrico, sete airbags, sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado, painel “soft touch”, bancos de couro ecológico, sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, faróis de xênon, luzes diurnas de LED, sensor de chuva e rodas de liga leve de 17”.
Consumo de combustível O time de engenharia da Ford também desenvolveu uma nova calibração da direção elétrica e revisou os sistemas de suspensão e freios para garantir o desempenho, a dirigibilidade e a economia de combustível do EcoSport Titanium, que ficou 13 kg mais leve.
Conforto Acústico
Esse trabalho de refinamento envolveu também o conforto acústico da cabine, que continua a ser um dos melhores da categoria.
Linha completa
A linha EcoSport 2020 oferece uma gama completa de opções para o consumidor que busca um SUV moderno, completo e de personalidade. A versão de entrada a SE, com motor 1.5, já vem equipada com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de proteção anticapotamento, rodas de liga leve de 15” e central multimídia SYNC 2.5 com tela sensível ao toque de 7 polegadas. Seu preço é R$78.990 com transmissão manual e R$ 84.990 com a automática.
O modelo FreeStyle, com motor 1.5 e acessórios de estilo diferenciado, acrescenta itens como ar-condicionado automático e digital, câmera e sensor de ré, bancos em couro ecológico e tecido e rodas de liga leve de 16”, por R$85.890 na versão manual e R$91.890 na automática.
Comparativo de preços com a concorrência
O EcoSport Storm é o único da nova linha equipado com motor 2.0, de 176 cv, e tração 4WD, além de transmissão automática e design exclusivo. Vem com capa de estepe rígida personalizada, teto solar elétrico e outros equipamentos da versão Titanium, por R$108.390.
Outra vantagem da linha EcoSport 2020 é o custo de posse atraente, com preço competitivo de revisões, peças e seguro. As três revisões anuais do EcoSport Titanium, por exemplo, cobrindo o período de 36 meses de garantia, saem R$ 1.837 pelo sistema preço fixo da Ford.
Além disso, como promoção de lançamento os clientes que financiarem o SUV pela Ford Credit podem contratar o seguro da Mapfre pela taxa de 2,01% do valor do veículo, o mais barato do segmento.
Versões EcoSport 2020 e comparação geral com a concorrência
As imagens a seguir são informações oficiais da Ford
Você sabe o que é um algoritmo e como ele influencia sua vida? Trata-se de uma série de passos, regras ou procedimentos pautados pela lógica, que tentam solucionar um problema. Por exemplo: você precisa estar pronto para o trabalho às 8h00 da manhã.
Logicamente, você irá acordar às 6h30, se alimentar, tomar banho, escovar os dentes e se arrumar até, precisamente, estar pontualmente pronto para o trabalho.
Se todos esses passos deram certo, é porque você… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…conseguiu resolver o problema; então, o algoritmo funcionou. Pena – ou não – que nós, seres humanos, sempre nos atrasamos em acordar na madrugada. Porém, o computador não.
Nesse caso, o computador trocaria a sequência do que fazer até estar pronto para o trabalho, como acordar, escovar os dentes, tomar banho, se alimentar e se arrumar. Ou até sequências conflitantes, como se arrumar e depois ir para o banho.
Os algoritmos testam e comprovam os caminhos possíveis, para tentar entregar a melhor forma para você estar pronto às 8h da manhã.
Onde estão os algoritmos? Eles estão na sua mão, nesse momento, em celulares, tablets e computadores. Esses são os hardwares; já os algoritmos estão dentro deles, nos softwares: na lógica do computador.
Atualmente, eles já definem o conteúdo que você recebe nas redes sociais. Além disso, mostram qual seria o melhor conteúdo em um site específico para você, como uma sugestão de produtos ou filmes.
Eles também estão no mercado financeiro, definindo qual melhor investimento. Na área jurídica, auxiliando o trabalho de advogados em suas defesas, processos e contratos. Até na Medicina os algoritmos tem auxiliado nos diagnósticos e prognósticos.
Futuramente, ainda haverá grandes mudanças segundo a Ciência Quântica e da Computação, da Universidade Britânica de Heriot-Watt. A universidade está trabalhando na criação de computadores quânticos, máquinas que teriam uma capacidade enorme de processamento; portanto, uso de algoritmos que aprendem sozinhos, ou melhor, a inteligência artificial.
No fim, quem já decide é o computador, o celular ou tablet. Não é à toa que Malena Contrera nos alerta para o termo “usuários” de aparelhos. Estamos dependentes. Vivemos com aparelhos que contam nossas atividades físicas e biológicas, e que mandam até a gente beber água em determinada hora.
Já faz tempo que não pensamos e tiramos conclusões por nós mesmos, afinal, todo o conteúdo de notícias (seja fake news ou não) e das redes sociais, quando entregue para nós, já foi decidido pelos algoritmos. A cada dia estamos mais infantis e narcisistas por isso, afinal, não há diferença entre o que o algoritmo nos dá e o espelho d’água de Narciso.
O grande problema nisso tudo é que, apesar do algoritmo ser logicamente correto, nós seres humanos não somos inteiramente lógicos; somos falhos e, no fim, não queremos ficar prontos para o trabalho às 8h00; nós queremos mesmo é nos atrasar ou nem ir.
*Leonardo Torres, 28 anos, Palestrante, Professor e Doutorando em Comunicação e Cultura Midiática.
As férias podem ser uma ótima oportunidade de deixar o caos da cidade de lado e mergulhar na calmaria da natureza. Confira abaixo três parques que são… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…sinônimos de tranquilidade e conexão com o meio ambiente ao redor do mundo:
Parque de Namsskogan na Noruega
O Parque de Namsskogan é um ótimo local para ver de perto a vida selvagem da Noruega e avistar animais como ursos, linces, alpacas e alces. Os visitantes podem passar a mão e alimentar alguns dos animais, o que deixa o passeio ainda mais divertido. O parque possui toda uma estrutura de atrações e oferece até cabanas, onde é possível ficar hospedado por uma noite. Mais informações https://familieparken.no/
Vallée de Mai em Seychelles
Na ilha de Praslin, uma das principais do arquipélago de Seychelles, está localizado o Vallée de Mai. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Este parque abriga uma floresta intacta de palmeiras onde crescem cocos de mer, um dos símbolos do país. O coco é uma semente gigante e com um formato curioso que intriga os visitantes.
A floresta foi declarada uma reserva natural em 1966 e é casa de espécies de flora e fauna únicas. O local fica aberto para visitação todos os dias e há várias trilhas possíveis, que variam entre 1.5 Km a 4 Km de
Jardim Exótico em Mônaco
Apesar do caráter cosmopolita do Principado de Mônaco, o país desenvolveu uma política de desenvolvimento de parques e jardins, tornando-se o segundo da Europa com maior porcentagem de área verde. Um dos locais para fugir do ambiente urbano é o Jardim Exótico.
Inaugurado em 1933, o jardim ostenta centenas de espécies de plantas suculentas. Construído em um penhasco, os visitantes não só descobrem plantas e flores extravagantes, como têm uma vista excepcional do país e do Mar Mediterrâneo. Ali há também uma caverna que pode ser conhecida em um tour guiado. Mais informações https://www.jardin-exotique.mc/en
A Toyota do Brasil inicia, a partir de hoje, 30 de janeiro, vendas da versão X-Way, novidade para a linha Yaris 2019, em toda rede autorizada da marca no País.
O modelo foi uma das novidades apresentadas pela fabricante ao público na última edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado – veja o vídeo abaixo. A nova versão do compacto premium da Toyota chega com a missão de… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…atrair consumidores que privilegiam design descolado e moderno.
Com a adição do X-Way, o Yaris passa a oferecer uma das gamas mais completas em sua categoria, com 11 versões. O X-Way chegará às concessionárias a partir de 1º de fevereiro, com preço de R$ 78.990,00.
O modelo traz roda de liga leve com acabamento na cor preta, rack no teto, apliques de para-choque e para-lama, frisos nas laterais e logotipo X-Way na parte traseira. O nome da versão, de grafia personalizada, também aparece estampado nos tapetes do motorista e passageiro dianteiro.
Lançado em junho de 2018, o Yaris chegou com a proposta de representar um novo momento na vida dos brasileiros, da indústria, do mercado automobilístico e da Toyota. O X-Way é a extensão desta experiência diferenciada da família Yaris. Nesses primeiros sete meses, já foram comercializadas 32.233 unidades do Yaris em suas versões hatch e sedã.
Qualidade
A linha Yaris vem ganhando destaque no mercado pelo nível de equipamentos de série em relação ao seu segmento. A versão X-Way herdou os itens de conveniência, tecnologia e segurança, traço da alta qualidade do modelo.
Entre eles estão vidros e travas elétricas com função Auto/Up-Down e antiesmagamento para todas as janelas, controle de estabilidade, tração e assistente de subida, faróis de neblina dianteiros e traseiros, faróis com regulagem elétrica de altura, acendimento automático e função ‘Follow Me Home’.
O interior do modelo X-Way reúne sofisticação. Os bancos, em padrão couro, entregam ambiente luxuoso de conforto. Para elevar a experiência dos motoristas a uma direção mais funcional, o painel traz computador de bordo com tela de 4.2’’, dotado da tecnologia TFT em tela colorida de alta resolução, além de sistema multimídia Toyota Play+ Harman e câmera de ré integrada.
O Yaris X-Way tem ainda ar condicionado digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico e ajuste em botão fixado no descansa-braços, Smart Entry e sistema de partida sem chave tipo Start Button.
No quesito segurança, a versão mantém o alto padrão com freios ABS, sistema de assistência à frenagem (BAS) e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD). A direção é eletroassistida progressiva (EPS).
Desempenho
O motor 1.5L 16V flex do Yaris X-Way dispõe da tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i, sistema mundialmente consagrado pela marca, pois garante excelente desempenho, conforto e uma experiência única ao dirigir.
O câmbio, do tipo CVT, simula sete velocidades e beneficia, da mesma forma, desempenho com baixo consumo, atrelados a uma direção confortável. Trocas sequenciais também podem ser praticadas por meio das borboletas localizadas atrás do volante.
Com esta motorização, o Yaris X-Way atinge 110 cv de potência a 5.600 rpm com etanol e 105 cv a 5.600 giros trabalhando com gasolina. Seu torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina).
Cores
O Yaris X-Way pode ser encomendado nas cores sólidas Branco Polar e Vermelho Super; nas metálicas Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Preto Infinito e Azul Titã, além da opção Branco perolizado.
Garantia de três anos para Linha de Acessórios Yaris
Apesar de todas as versões do Yaris, tanto hatchback quanto sedã, já contarem com excelente nível de equipamentos de série, a Toyota desenvolveu uma ampla linha genuína de acessórios para o modelo, composta atualmente por mais de 40 itens.
O grande diferencial, no entanto, fica por conta da garantia exclusiva de três anos para todos eles, sem limite de quilometragem, desde que tenham sido adquiridos e instalados na rede autorizada de concessionárias Toyota.
Preços
Veja a tabela de preços completa da linha Yaris 2019:
Informações adicionais
Primeiras unidades chegarão às concessionárias em fevereiro, ao preço de R$ 78.990,00
Novidade da família do hatchback premium da marca, modelo equipa itens de série exclusivos e design arrojado
Versão oficialmente apresentada no último Salão Internacional de São Paulo tem motorização 1.5 16V flex com transmissão do tipo CVT
O Voyager, centro de entretenimento de realidade virtual (VR) do estúdio ARVORE, irá inaugurar em 30 de janeiro, no Morumbi Town Shopping, em São Paulo, o seu primeiro escape room em realidade virtual. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
A experiência inédita que mistura enigmas em múltiplas dimensões, muita diversão e tecnologia de ponta, tem a parceria de um dos principais estúdios da indústria do entretenimento, a Ubisoft, que desenvolveu “Escape The Lost Pyramid”, um conteúdo interativo multiplayer ambientado no universo do jogo Assassin’s Creed: Origins.
A nova atração é indicada para consumidores de todas as idades a partir de dez anos e amplia a tradicional dinâmica dos jogos de escape, em que os jogadores têm um tempo pré-definido para solucionar quebra-cabeças em equipe e escapar de um ambiente físico customizado de acordo com determinada história.
Experiência em realidade virtual
Com os recursos de realidade virtual, os usuários viverão aventuras que seriam impossíveis de se reproduzir na vida real, visitarão cenários incríveis e terão muito mais liberdade para explorar.
“O Voyager usa a realidade virtual para oferecer diversão real. É uma oportunidade única de imergir em dimensões variadas, interagir de uma nova forma com amigos e familiares, e viajar para qualquer lugar”, disse Ricardo Justos, CEO da ARVORE.
“Escape The Lost Pyramid” exige raciocínio lógico, pode ser jogado em equipes de dois ou quatro jogadores com mochilas-computador, óculos de VR e controles, e os participantes são livres para se movimentar pelo ambiente e interagir com o cenário de diversas formas.
Antes de começar as sessões, os times recebem orientações sobre uso dos equipamentos e narrativa. Não é necessário ser gamer ou conhecer a série Assassin’s Creed para se divertir, mas os fãs do jogo da Ubisoft identificarão diversas referências.
“Essa oportunidade reflete o intenso trabalho da Ubisoft para oferecer experiências inovadoras que aliem diversão, tecnologia de ponta e novas plataformas de jogos”, disse Bertrand Chaverot, diretor da Ubisoft na América Latina. “É uma oportunidade única de imergir no universo de Assassin’s Creed e viver experiências impossíveis na vida real”.
A história de “Escape The Lost Pyramids” começa em fevereiro de 1928, quando uma equipe de exploradores desaparece na Península do Sinai enquanto tentava chegar à Pirâmide Perdida de Nebka. Já na atualidade, os jogadores são convidados a entrar no Animus, uma máquina que permite acessar a memória genética de antepassados, para reviver as aventuras do grupo desaparecido e encontrar algo de muito valor que os exploradores estavam procurando.
O Voyager Escape funcionará de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 22h. Cada sessão dura até 60 minutos e o preço por jogador é de R$ 84,99.
Para acompanhar as novidades do escape room, acesse o site.
Serviço – Voyager Escape
Quando: De segunda a domingo
Horário: Das 10h às 22h (de segunda a sábado) e das 11h às 22h (domingo)
Onde: Morumbi Town Shopping (Av. Giovanni Gronchi, 5930 – Vila Andrade, São Paulo/SP – 05724-002)
A rodada do último final de semana (26 e 27 de janeiro) mostrou como está a situação dos quatro maiores times do Estado de São Paulo e seus respectivos técnicos nesse início de Paulistão e é essa a análise desta semana da Coluna do Carsughi.
Veja agora, deixe seu comentário e curta a página.
No findar do ano passado, duas medidas trouxeram esperança de que, finalmente, os políticos brasileiros começaram a reconhecer que a competitividade global do nosso país e o crescimento econômico passam, necessariamente, pelo incentivo à inovação e aos pequenos empreendimentos.
A primeira delas foi a aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei (PL) nº 420/2014, que cria a Empresa Simples de Crédito (ESC). Destinada à realização de operações de crédito voltadas para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, a mudança possibilita mais uma opção para empréstimos, financiamentos e operações de desconto de títulos para esse público, além das tradicionais instituições financeiras, cujo acesso muitas vezes é bem mais complicado, sobretudo para quem está iniciando um negócio.
Na abrangência de novidade no mercado é importante destacar as famosas startups, às quais o PL traz o Inova Simples, um regime especial simplificado que concede um tratamento diferenciado às iniciativas empresariais de caráter incremental e/ou disruptivo.
Segundo alegação da própria proposta, o objetivo é estimular a criação, formalização, desenvolvimento e consolidação desses negócios como agentes indutores de avanços tecnológicos, bem como a geração de emprego e renda. Através do Portal Redesim, as startups poderão contar com um rito sumário para abertura e fechamento da empresa, de forma simples e automática.
Fica permitido que o endereço da sede seja comercial, residencial, de uso misto, ou mesmo em parques tecnológicos, instituições de ensino, empresas juniores, incubadoras, aceleradoras e espaços compartilhados de trabalho na forma de coworking, com comunicação automática com o INPI para fins de registro de marcas e patentes. No mesmo ato terão CNPJ e constituirão conta bancária para receber aporte de recursos de investidores-anjo, por exemplo.
E, como um benefício ainda maior, tais recursos não serão considerados renda e destinar-se-ão exclusivamente ao custeio do desenvolvimento de projetos da startup. O que, particularmente, considero que impede a mudança de regime tributário simplificado, ainda que os recursos sejam superiores ao teto.
O ponto negativo é não permitir que o MEI constituído sob a forma de startup continue a fazer o recolhimento facilitado do tributo, por quantia fixa. Caso o empreendimento não tenha sucesso, a baixa do CNPJ será automática, mediante autodeclaração eletrônica.
A segunda Medida Provisória nº 869 trata, em edição do dia 27 de dezembro, da criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão responsável por normatizar e fiscalizar o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Ainda que a ANPD não tenha seguido as melhores práticas mundiais ao perder sua autonomia administrativa e financeira – visto que pela referida MP ficou vinculada à Presidência da República e não como autarquia independente -, fato é que sua criação é crucial para a efetiva implementação da lei.
Espera-se, assim, uma maior celeridade por parte das empresas em se adequarem às novas regras antes mesmo de entrarem em vigor. Afinal, estão expostas ao risco de sanções que podem chegar a R$ 50 milhões de reais por infração. Não adotar medidas técnicas e administrativas, como uma Política de Governança em Privacidade para evitar incidentes de segurança é uma das infrações, ainda que não haja efetivamente um vazamento de dados.
Apesar da necessidade de alguns reparos, espera-se que o Congresso Nacional imponha agilidade na apreciação tanto da MP como do PL, uma vez que o Brasil precisa fomentar a inovação e mostrar ao mundo que toma o devido cuidado com os dados pessoais. Pois, somente a partir dessas transformações poderá, efetivamente, competir em pé de igualdade com os grandes hubs inovadores globais.
*Dr. Rafael Fernandes Maciel é presidente do IGDD – Instituto Goiano de Direito Digital, atua como professor e advogado especialista em Direito Digital e Direito Empresarial. rafael@rafaelmaciel.com.br
A IDEMIA, empresa focada em Identidade Aumentada, anuncia João Fábio Valentin como seu novo diretor de negócios para a unidade brasileira.
O executivo assume a posição com o objetivo de consolidar as operações da companhia no segmento de cartões, soluções de segurança, identificação digital e serviços de alto valor agregado.
Engenheiro eletrônico de formação, com especialização na New York University e MBA em Administração e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas, Valentin tem um carreira bem-sucedida no setor de Tecnologia, tendo trabalhado por mais de 18 anos em companhias como CA Technologies e Siemens.
“Chego à IDEMIA com a missão de apoiar nossos clientes em seus projetos de inovação e transformação digital, colocando à sua disposição nossas soluções de biometria avançada, plataformas de identificação e onboarding digital”, afirma o novo Diretor de Negócios da empresa no Brasil. Valentin responderá diretamente a Marcelo Annarumma, presidente para América Latina.
Executivo responderá ao presidente da companhia para América Latina, Marcelo Annarumma.
Estamos na era dos vícios tecnológicos, que transformam nosso cotidiano há 20 anos e já são até considerados vícios inofensivos, porém, eles estão ocupando cada vez mais a rotina dos indivíduos, subtraindo horas da rotina e atenção focada no trabalho.
Há também os vícios tidos como perniciosos (comida, tabaco, álcool e drogas), mostrando que o cérebro seleciona comportamentos que, de forma ou outra, proporcionam prazer e, por isso, tendemos a repeti-los.
Assim, nossos vícios passam a ser a expressão de nossos comportamentos, como se tivéssemos nascido com eles e tivéssemos que mantê-los para sempre como marcas de nossa personalidade.
“A neurociência nos mostra que a plasticidade cerebral permite mudanças importantes, bem profundas, em nossa forma de ser e agir, abrindo espaço para a substituição de comportamentos viciosos por comportamentos virtuosos”, afirma a neurocientista e palestrante Carla Tieppo.
Segundo ela, é possível fazer uma análise do peso dos ciclos viciosos e dos ciclos virtuosos do cotidiano das pessoas, em especial na rotina de trabalho. e ajudá-las a desenvolverem mais controle sobre a dinâmica vícios e virtudes.
Entendemos como comportamentos virtuosos as atitudes que tomamos objetivando ganhos futuros e não somente ganhos imediatos.
As pessoas podem e devem escolher ciclos virtuosos em oposição a ciclos viciosos para obter resultados como largar o cigarro, emagrecer, cumprir prazos ou até mesmo para serem mais empáticas.
“Em nosso cérebro, os mecanismos que favorecem a escolha pelos vícios precisam de uma oposição consciente muito forte para que sejam substituídos por comportamentos virtuosos, mas isso é totalmente possível”, garante Tieppo.
A neurocientista acrescenta ainda que a melhor forma de lidar com esta dinâmica entre vícios e virtudes é promover o autoconhecimento e aumentar nossa resistência a frustrações, porque só os comportamentos virtuosos permitem obter virtudes.
Este processo pode ser bem-sucedido através do conhecimento, da determinação e da adoção de mecanismos que promovem a construção de hábitos saudáveis.
Se você está lendo esse artigo, muito provavelmente é um comerciante online ou trabalha em algum e-commerce. Certo? Se sim, com certeza se lembra das várias alterações realizadas pelos Correios em seus serviços de envio, ocorridas ao longo de todo o ano passado, principalmente pelo fato de ter sido um, dos inúmeros afetados com as mudanças, além é claro, do próprio cliente.
Diante disso, reuni aqui embaixo não somente tudo que ocorreu, como também indico alternativas para você que ainda se encontra sem saber o que fazer ou acha que não descobriu a melhor saída para a situação. Boa leitura!
Cota mínima
Uma das mais importantes foi a extinção, dentre os contratos de coleta e entrega, do plano sem cota mínima de quantidade de envio. Atualmente é necessário um piso de R$2 mil reais por mês em frete, além do despacho de pelo menos 66 encomendas.
Dependendo do porte do e-commerce, este é um montante que nem sempre você chega a gastar, portanto, caso opte pelo plano mínimo oferecido, poderá ficar no prejuízo.
Pense comigo: suponhamos o valor mínimo de R$2.000,00 e ao início das atividades o contratante efetivou R$1.000,00 de postagem dentro de um mês. Automaticamente, os Correios lançará uma complementação financeira de R$1.000,00 para compensação do valor mínimo de R$2.000,00. Nesse caso, você acaba tendo um prejuízo de R$ 1.000,00 e não valerá a pena.
Neste caso, a opção é continuar remetendo as mercadorias da forma tradicional. Ou seja, embalando-as e levando até a agência dos Correios mais próxima. Sim, pode dar um pouco mais de trabalho, mas é mais uma forma de economizar.
Cilíndrico? Maior que 70 cm? Adicione R$ 79
Você despacha mercadorias em embalagens cilíndricas? Ou com dimensão acima de 70 cm? Já deve saber que desde setembro elas sofreram um adicional de R$ 79 no envio. Os Correios alegam que invólucros que se movem, como tubos, por exemplo, atrapalham as esteiras que os carregam, pois acabam travando-as e prejudicando o processo.
Digamos que envie, mensalmente, 20 pacotes neste formato – cilíndrico ou acima de 70 cm. No final do mês serão R$ 1.580 e ao final de um ano R$ 18.960 gastos apenas com esta taxa adicional. Com esse montante é possível investir em melhorias no e-commerce e até mesmo aumentar o número de vendas.
Para driblar essa cobrança, uma alternativa a despeito do formato é reembalar o produto, deixando-o retangular. Quando o problema for o tamanho, tente redistribui-lo dentro da caixa para que a dimensão final não ultrapasse os 70 cm.
Itens importados
Outra mudança bastante discutida foi a implementação da taxa de R$ 15,00 em mercadorias vindas do exterior, independentemente de serem ou não tributadas. De acordo com os Correios, a demanda para a entrega de encomendas internacionais subiu 40% em 2017, na comparação com 2016, passando de 100 mil objetos para 300 mil processados por dia, impactando diretamente no acúmulo de itens parados em Curitiba.
Levando em consideração que na grande maioria das vezes os produtos adquiridos têm um preço baixo, a taxa pode corresponder ao valor total do objeto ou até mesmo superá-lo, deixando-o mais caro e inviabilizando a compra em sites estrangeiros.
Até mesmo porquê, vamos supor que você compre vários itens acreditando que todos virão em um único pacote e, com isso, pagará os mesmos R$ 15,00, certo? Errado, pois eles chegarão ao Brasil em pacotes separados e devem ser taxados, cada um, sob o valor estipulado. Dependendo do volume de compras, você pode acabar gastando um bom dinheiro só com essa taxa de Despacho Postal.
Outra opção?
Com todas essas alterações, uma saída para os vendedores online é verificar junto a sua plataforma de e-commerce se ela possui algum serviço que facilite o envio, como emissão de etiquetas, sincronização das informações do despacho com a plataforma, etc. Dessa forma é possível diminuir os custos operacionais e oferecer um frete mais baixo ao cliente, em comparação ao custo de balcão dos Correios.
Por fim, para quem possui ou deseja montar uma loja virtual, a entrega das mercadorias é algo essencial. Ela deve ser muito bem pensada, pois pode fazer toda a diferença no sucesso ou fracasso das vendas.
*Thiago Mazeto é head de experiência do cliente da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb.
Um novo ano se aproxima e, com ele, surgem dúvidas e questionamentos sobre nossa vida, como o que desejamos manter e o que queremos mudar nos próximos meses – inclusive profissionalmente.
Passo essencial, o plano de carreira é o guia da vida profissional e torna muito mais simples fazer escolhas boas e conscientes ao longo da carreira. Porém, muitas pessoas deixam seu futuro nas mãos do gestor ou do RH da empresa. “Esse é um erro muito comum e os profissionais acabam à deriva. Na verdade, a única pessoa responsável pela sua carreira é você mesmo”, orienta Ricardo Fazanaro, gerente de carreira da Randstad.
Papel e caneta na mão? Então confira os quatro passos listados pelo executivo para definir seu planejamento e comece 2019 com o pé direito na profissão.
1. Defina seu propósito de carreira
Esta etapa é fundamental, mas muitas pessoas acabam pulando. O propósito da carreira ajudará a guiar seus passos e aplicar filtros durante toda a sua trajetória, avaliando eventuais oportunidades com olhar crítico de quem você é como profissional. Seu propósito pode ser apenas pessoal, como virar gerente, ou social, como contribuir para a melhoria da sociedade.
2. Elenque os cargos pelos quais quer passar
Qual é o cargo máximo que você quer chegar? Quer empreender? Quais são os feitos que você deseja alcançar na sua trajetória? Essas perguntas são importantes para que você tenha um alvo, uma meta a perseguir. Definido o objetivo máximo, liste quais são os cargos, projetos e etapas intermediárias, com seus respectivos períodos. Ex.: quero ser diretor em 4 anos.
3. Saiba qual será sua estratégia
Uma vez que você já sabe quais são as etapas que precisará percorrer, é momento de traçar sua estratégia. Avalie quais são os cursos, idiomas e habilidades que você precisará alcançar em cada momento de sua carreira. A partir do prazo definido, você também definirá a intensidade e urgência de cada um desses itens.
4. Avalie a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Quando não fazemos essa avaliação, podemos ser pegos de surpresa ou nos arrepender tarde demais. Reflita sobre suas metas pessoais e o estilo de vida que deseja ter. Assim, conseguirá encontrar o meio termo ideal entre vida profissional e pessoal, além de definir quais são os sacrifícios que está disposto a fazer em cada momento da carreira.
Elaborar um perfil para as redes sociais já é uma tarefa que intimida muita gente. E quando queremos fazer parte de algum site de relacionamento, então? Tanta gente que parece legal, fotos incríveis, descrições atrativas e inteligentes.
“Não quero ser simplesmente mais um, mas não sei como fazer diferente”, é o que mais escuto no meu trabalho como matchmaker.
Preparar um perfil que se destaque dos demais, apesar de parecer uma missão quase impossível, pode ser mais simples se você seguir algumas dicas que selecionamos. Acredite, elas ajudam muito!
Antes de tudo, principalmente antes de começar a escrever, faça uma autoanálise. Dedique um tempo para refletir sobre si mesmo com muita verdade.
Elenque o que considera as suas principais qualidades, por exemplo, extroversão, inteligência, dedicação, facilidade de expor opiniões, empatia, fazer algum trabalho voluntário, amar esportes e por aí vai.
Faça uma lista sincera, não invente aquilo que você não é, e, ao lado, os defeitos que acredita ter, mas que pretende melhorar: timidez, falta de vontade própria, teimosia, insegurança etc.
Você não precisará expor tudo isso, mas ter uma relação de qualidades e defeitos próprios colaborará para você encontrar o que tem de mais interessante e de valor para oferecer em um relacionamento, sem artificialidades – que serão rapidamente descobertas – e sem querer se gabar e parecer o máximo.
Controle o narcisismo e também não exagere na autoconfiança! O que destacará você é a verdade, a sinceridade (mas não o sincericídio) na elaboração do perfil.
Cumprido o primeiro passo, é o momento de definir o que você espera de uma relação.
Avalie as características de parceiros anteriores que você não apreciava, lembrando que ninguém é perfeito.
Quais os comportamentos que são inaceitáveis para você? Por que os relacionamentos anteriores acabaram? O que você gostaria de encontrar em um novo amor? Quais seriam as características desta pessoa? Como você gostaria que a relação evoluísse? Qual o tipo de relacionamento que deseja ter?
A última questão levanta um ponto importante que merece uma análise sincera. Você está em busca de um relacionamento sério? Uma companhia para uma viagem? Um parceiro para aventuras sem compromisso? Alguém que siga a mesma religião? Uma pessoa mais jovem ou mais velha? Os sites de relacionamento têm se segmentado de tal forma que, pesquisando um pouco, você encontrará o mais adequado para os seus objetivos.
E, já que a primeira impressão é a que fica, muito cuidado ao escolher a sua foto. Como a maioria dos sites permite o upload de mais de uma foto, use e abuse da variedade: foto de rosto, de corpo inteiro, com o animal de estimação, praticando algum hobby ou esporte, imagem das suas férias.
Vale fazer uma seleção que identifique como você é e aquilo que gosta de fazer. Na escolha, prefira as fotos em que você está sozinho e que sejam discretas, sem abusar da sensualidade.
Com as informações disponíveis selecionadas, você está pronto para preparar o seu perfil sem medo de ser feliz. Ressalto que para encontrar alguém compatível é necessário usar o bom senso para descrever a própria personalidade, os hobbies, os projetos de vida e o que espera de alguém.
Jamais se deprecie, não reclame da vida e dos outros, seja uma pessoas com perspectivas e atitudes positivas. Pesquisas já revelaram que os perfis mais visitados têm uma proporção de 70% entre o que você gosta e 30% sobre o que quer.
Fique atento! Vale pedir a opinião de um amigo e revisar o seu texto antes de publicar. Erros de português ou de digitação indicam que você não está dando a devida atenção e importância à sua descrição.
Nos sites de relacionamento, todos, com os mais diversos objetivos, estão em busca de um parceiro. Todos têm qualidades e experiências a oferecer, assim como você. A sua verdade é um bom motivo para que outras pessoas encontrem você no meio de tantas outras.
A Polycom, agora parte da Plantronics, anuncia a indicação do executivo Paulo Sierra para a direção geral das operações brasileiras das companhias[1]. A partir de agora, Sierra assume a liderança da empresa resultante da junção da Plantronics e Polycom, sendo responsável pela condução unificada dos negócios, envolvendo as unidades de áudio, vídeo, Cloud Services e headsets, aproveitando este momento de integração para ofertar um moderno e complementar portfólio de soluções a clientes e parceiros, além de uma proposta aderente a novas parcerias e novos negócios.
“Ampliaremos o apoio e a oferta aos parceiros e canais existentes da Plantronics e Polycom, bem como agregaremos aos novos parceiros soluções integradas e complementares”, reforça Sierra. “A partir de um cenário econômico favorável para os próximos meses, apresentaremos aos clientes e parceiros como agregar ainda mais valor aos negócios, à produtividade e otimização de custos com as soluções de colaboração que ofertamos”, completa ele.
O executivo atuava como diretor de Distribuição e Canais para América Latina e Caribe desde 2017 e, anterior a isto, foi diretor de canais para o Brasil por dois anos. Ingressou na empresa em maio de 2011. “Paulo Sierra traz em sua bagagem as melhores práticas de gestão e a experiência vivenciada nos países da região para, agora, conduzir um novo momento das operações das companhias no Brasil”, relata Pierre Rodriguez, vice-presidente para América Latina e Caribe das operações Plantronics e Polycom.
Enquanto ocupou a posição regional para distribuição e canais, Sierra buscou transformar a instabilidade política e econômica que atingia a maioria dos países da América Latina em oportunidade para impulsionar o mercado de colaboração. Os resultados obtidos se refletem na consolidação de negócios com provedores e consumidores em mercados mais maduros como México e Chile; crescimento de distribuição por volume e capilaridade na Colômbia; expansão no Peru; superação das dificuldades econômicas na Argentina com avanço da operação naquele país; e a retomada de um cenário favorável ao crescimento econômico e mais estável aos negócios no Brasil.
Anterior ao seu ingresso na Polycom, Sierra construiu sua carreira obtendo ampla experiência no segmento de distribuição e canais como Gestor de Negócios na Tech Data Brasil. Iniciou sua atuação na área em importantes distribuidoras e integradoras brasileiras no início dos anos 2000.
As duas últimas semanas foram quentes para notícias das montadoras do setor automobilístico.
Em um e-mail interno da GM que “vazou” para a imprensa, a CEO da empresa, Mary Barra, ameaça sair do Brasil caso não consiga benefícios fiscais do governo, pois não quer “investir para perder dinheiro”.
Por outro lado a Ford e a Volskwagen fecharam um acordo global para a produção e desenvolvimento de veículos comerciais, o que pode ser um ensaio para um aprofundamento da parceria.
E para finalizar Carsughi comenta o crash test da Fórmula 1, que aconteceu na Europa.
Veja agora a Coluna do Carsughi desta semana, deixe seu comentário e curta o vídeo no Youtube.
A maioria dos CEOs já estão conscientes de que a segurança da informação atinge diretamente o valor de uma empresa. Li recentemente, na pesquisa PwC Cibersecurity & Privacy, que 89% dos líderes acreditam que a segurança das corporações é essencial. O fato é que, passar por um incidente de segurança da informação pode trazer prejuízos avassaladores aos negócios.
Prova disso é uma pesquisa da Safetica que mostra que 80% dos negócios passaram por incidentes de segurança no último ano e que o custo médio de um vazamento de dados pode ficar em torno de US$ 4 milhões. E isso não afeta apenas as grandes corporações.
Dois terços das pequenas e médias empresas deixam o mercado devido a perdas de dados significativas. Ou seja, todos precisam se preocupar.
Acredito que cuidar da segurança dos dados de uma empresa é fundamental para seu crescimento, pois segurança da informação é, além de proteger dados, cuidar de seus clientes e parceiros. Os consumidores não confiam em instituições que tiveram dados vazados, portanto, acidentes cibernéticos podem comprometer a reputação e a integridade de um negócio.
Alguns casos reforçam essa ideia. Quem não lembra do nome Equifax? A empresa de crédito norte-americana foi assunto na mídia por meses devido ao vazamento de dados de 147 milhões de contas de clientes, o que ocasionou um prejuízo de milhões, fora a perda de credibilidade da companhia, que ficou conhecida no mundo todo pelo incidente de segurança.
Creio que as empresas devem se preocupar com sua segurança muito antes de acontecer um incidente. Por isso, o foco dos executivos deve ser a governança corporativa e o compliance, para diminuição de riscos e aumento da segurança. Apesar de existir a preocupação com o tema, muitas companhias ainda não tomam atitudes relacionadas.
De acordo com o ESET Security Report 2018, 25% das empresas de todos os portes não contam com uma política de segurança.
O que os gestores precisam entender é que não cuidar de sua segurança é o equivalente a abrir mão da credibilidade. E, para seguir o caminho oposto, precisam conduzir estratégias que demonstrem sua confiabilidade e transparência, deixando claro que a companhia tem processos de segurança da informação e que conseguem mitigar situações caso ocorra um ataque, sendo assim, ciber-resilientes.
É necessário adquirir soluções de segurança básicas contra riscos cibernéticos antes mesmo de entrar em contato com as tecnologias mais avançadas. Naturalmente, essas outras soluções também são importantes e devem ser implementadas no futuro, mas somente depois que os princípios básicos já foram implementados.
Estamos falando aqui de ter, antes de tudo, backup, criptografia, firewall e antivírus instalados e atualizados.
Começar pelo básico também é perceber que toda e qualquer decisão de aquisição ou adoção tecnológica está relacionada à segurança, já que computadores, dispositivos móveis, impressoras e até a nuvem podem ser uma porta de entrada para ameaças.
Nesse processo, os gestores precisam tomar as decisões adequadas e, para isso, devem ter uma equipe de segurança da informação interna que possa auxiliar na tomada de decisão, monitoramento dos ativos e ambientes de TI e análise de vulnerabilidades.
Seu negócio precisa, ainda, de parceiros de confiança para oferecer melhores soluções para proteção cibernética.
Apesar do cenário atual mostrar que 94% das empresas utilizam tecnologias criadas a partir da transformação digital para lidar com dados sensíveis, adotar medidas de cibersegurança não é um diferencial, mas sim fundamental para sobreviver no mercado atualmente.
*Camillo Di Jorge é Country Manager da ESET no Brasil
Houve um tempo em que estradas, aeroportos, portos e ferrovias eram as grandes alavancas do crescimento da riqueza de um país. Em 2019, porém, o que irá definir os países da América Latina que sairão na frente da retomada da economia é a infraestrutura digital – datacenters e redes de Telecom operando em um ambiente que acelere a inovação.
É essencial, também, perseverar no fortalecimento do nível educacional da população, colaborando para que cada cidadão seja capaz de desenhar um novo futuro para ele mesmo, sua família, sua empresa e seu país. O mundo já está organizado a partir desta lógica.
Segundo o World Economic Forum 2017, Singapura, Finlândia e Suécia são os países mais digitalizados do mundo e isso se reflete na pujança de suas economias. Há uma forte relação entre economia digital, produtividade e competitividade. Onde há digitalização, há riqueza.
Neste momento de transição, é hora de dar os passos necessários para que o Brasil e a América Latina abracem a transformação digital e saltem para o futuro.
O contexto é favorável a isso. De acordo com relatório do World Bank de 2017, 43% da população da nossa região tem menos de 25 anos e 80% vive em grandes cidades. A geração Millenium já nasceu conectada e não sabe viver sem smartphones.
Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que, em 2017, o Brasil passou a contar com 208 milhões de aparelhos celulares. No Chile, 65% de seus 18 milhões de habitantes possuem um smartphone. Um levantamento feito pelo portal Statist indica, ainda, que, em 2018, em toda a América Latina, 43% da população conta com ao menos um smartphone. Vale lembrar, também, do que está ocorrendo na Colômbia.
O governo do presidente eleito neste ano, Ivan Duque, propôs cinco anos de isenção fiscal às empresas digitais que operam no país e geram um certo número de empregos.
Rio de Janeiro é uma Smart City
Outro fator que atesta o desejo de avanço da nossa região é a existência de várias Smart Cities na América Latina. Segundo pesquisa realizada em 2017 pelo centro global de estudos Cities Digest, uma Smart City é uma localidade que usa soluções e serviços de TI e Comunicações para criar uma infraestrutura favorável à melhor qualidade de vida e ao crescimento dos negócios em escala internacional.
Esta lista inclui Rio de Janeiro (Brasil), Santiago (Chile), Cidade do México (México), Bogotá e Medellin (Colômbia), Buenos Aires (Argentina) e Montevideo (Uruguai).
Todas essas conquistas têm sido fortemente baseadas em um determinado modelo de serviços digitais: a nuvem.
Nos últimos 7 anos, nossa região aprendeu o que é a Cloud Computing. Hoje empresas e países vivem a realidade em que a nuvem recebe aplicações e serviços e é acessada por meio de dispositivos de todo tipo, a todo momento, de qualquer lugar.
Dados do IDC indicam que, somente no Brasil, a adoção da computação em nuvem tem crescido ano a ano desde 2012 – entre 2016 e 2017, esse índice foi de 29%.
Ainda assim, em 2019, é essencial compreender os limites do Cloud Computing.
Para seguir ampliando a transformação digital no Brasil, faz-se necessário mergulhar no conceito do Edge Computing.
O Edge Computing não compete com o Cloud Computing – eles se complementam.
A grande missão do Edge Computing é reduzir a latência das aplicações, baixando em milissegundos ou nanosegundos o tempo de acesso a um sistema online. Para diminuir a latência, o Edge Computing coloca o processamento nos extremos da rede, fora dos grandes datacenters e nós principais.
Por motivos estratégicos, o modelo Edge Computing determina que o processamento de ao menos parte dos dados aconteça na periferia da rede, em data centers menores ou modulares espalhados por regiões da América Latina antes não tão digitalizadas.
A meta do Edge Computing é encurtar a distância geográfica entre onde é coletada e/ou consumida a informação e o ponto de processamento. A latência é o tempo que um dado leva para viajar pela rede desde o ponto onde foi criado até o ponto onde será processado ou consumido.
Vários fatores explicam a importância de mais esta transformação digital. A disseminação de ambientes IoT (Internet of Things) em áreas antes invisíveis à TI – campos cultivados de gigantes do agronegócio, grandes plantas industriais ou de energia – é uma dessas alavancas.
A crescente demanda de aplicações de streaming (caso do Netflix, Amazon Prime Video, etc.) é outra – trata-se de um tipo de aplicação que só oferece boa qualidade de serviço (QoS) quando se apoia também em processamento local, em datacenters próximos ao local de consumo do streaming.
Aplicações como telemedicina, carros autônomos, realidade virtual e realidade aumentada também dependem da aliança entre Cloud Computing e Edge Computing para se tornarem reais na nossa região.
Em 2019 e nos anos que virão, veremos quem entendeu a força do Edge Computing e se moveu para tornar isso real e quem perdeu essa oportunidade de crescimento. Trata-se de aprofundar a transformação digital e gerar muita riqueza – inclusive fora dos grandes centros urbanos da América Latina, inclusive no universo de empresas SMB.
A riqueza a ser gerada por serviços e soluções de Edge Computing é algo que terá forte impacto no Brasil.
A própria natureza distribuída desse modelo de serviços abre oportunidades de negócios para players de menor porte, localizados em áreas ainda a serem desbravadas digitalmente. Veremos, nos próximos anos, pessoas subindo na escala social graças à inteligência de sua oferta de Edge Computing – será algo semelhante ao que aconteceu no início dos anos 90, quando os mainframes passaram a conviver com a arquitetura cliente/servidor.
Onde entra o Edge Computing, aumenta o acesso às oportunidades.
A transformação digital ganha, agora, um novo alcance. Ficará mais fácil aliviar a pobreza, garantir a transparência de governos e contribuir para o bem-estar das pessoas da nossa região. Vale a pena investigar o Edge Computing e, já em 2019, avaliar os resultados da aplicação deste conceito no Brasil.
*Fernando Garcia é vice-presidente da Vertiv América Latina
A transformação digital está mudando a maneira como as pessoas vivem e, consequentemente, houve um aumento no volume de dados gerados, sejam eles estruturados ou não.
Com essa convergência também surgem novos riscos e os métodos tradicionais de prevenção de fraudes não acompanham a velocidade necessária para se adaptar a esse novo cenário.
O principal desafio na segurança e na prevenção de fraudes é que as ameaças também estão se tornando cada vez mais sofisticadas e globalizadas. Os fraudadores podem acessar facilmente novas informações ou falhas e compartilhá-las rapidamente por meio de redes complexas que abrangem todo o mundo.
Em contrapartida, as empresas devem responder com investimentos em inteligência por meio de recursos humanos experientes em prevenção a fraudes e uso de ferramentas e sistemas que permitam a essas pessoas aplicar as mais avançadas tecnologias e metodologias analíticas.
O que as empresas líderes de mercado fazem para se manter à frente na segurança e na prevenção de fraudes é combinar o uso de uma autenticação mais forte (e não mais camadas de autenticação) com análises avançadas.
Os principais exemplos desse tipo de autenticação são o uso de tokens, medidas de segurança biométrica (facial, impressão digital e voz), senhas de uso único e 3D Secure para compras online – todos já colocados em prática no nosso dia a dia.
Quando nos referimos a Análise Avançada na prevenção de fraudes, estamos falando do uso de modelos preditivos, redes neurais (deep learning), análise de links, machine learning e detecção de anomalias. Essas técnicas complementam as estratégias atuais, baseadas em regras de negócios estáticas, e estão em uma tendência crescente, principalmente devido ao novo volume de dados gerado nesta era de transformação digital.
*Robson Ohosaku gerente de Inteligência de Segurança do SAS América Latina