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Comer banana de forma erótica é crime na internet da China

Segundo consta da crença popular, o fruto proibido é uma maçã. Mas não na China. Naquele país, é a banana que está sendo considerada a semente do pecado que está colocando jovens no caminho da perdição. O governo taxou, no último final de semana, de “inapropriado” o dilúvio de vídeos de pessoas comendo a deliciosa fruta de forma pouco ortodoxa.

Os serviços de streaming de vídeos do país foram alertados que precisam tirar todo conteúdo “inapropriado” do ar. Além disso, devem começar a monitorar 24 horas por dia para que usuários não façam novas tentativas de transmitir esse pecado original de comer bananas de forma erótica.

Não será uma tarefa fácil. A bananamania chinesa começou por uma ordem do governo de monitorar constantemente os sites de vídeos em busca de conteúdo pornográfico. A intenção, que parecia boa, transformou-se numa invasão de privacidade – de acordo com os chineses. As autoridades acabaram espionando mais do que deveriam e causaram vários transtornos a quem não tinha nada a ver com o objeto da caça.

Sem muitas respostas do governo sobre mudanças e melhorias nos processos de investigação, alguns chineses começaram a anarquizar os serviços de vídeo, subindo conteúdos ‘soft porn’ comendo bananas.ChinaBanana2

A China é considerado o pior país para liberdades on line e privacidade digital, de acordo com a relatórios de organizações da internet. O chamado “Grande Firewall da China” bloqueia acesso de cidadãos a conexões de outros países e cerceia diversas atividades consideradas fora do modelo ideal de conduta chinesa.

Rebeldia e prazer
É claro que algumas pessoas aproveitaram a briga e passaram a fazer verdadeiras superproduções eróticas com bananas. Jornais do Japão e oficiais da China citam usuários, na maioria mulheres jovens, que estão ganhando dinheiro divulgando suas habilidades com a boca e a banana.

Mas a maioria dos vídeos que passaram pelo Grande Firewall e chegaram ao ocidente são peças de escárnio e gozação. Há gatos lambendo banana, muitas caretas e mensagens contra o governo.

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Marketing digital é aposta da Stefanini para alavancar negócios

A brasileira Stefanini espera aumentar negócios colocando uma parceria antiga com a Adobe na sua proposta de soluções de marketing digital oferecidas a clientes. Ambas as empresas investem, neste momento, na oferta batizada de Adobe Marketing Cloud, que consiste em um conjunto completo de soluções de marketing, capaz de oferecer insights aprofundados sobre os clientes, criar campanhas personalizadas e gerenciar conteúdo e ativos. Essa solução engloba diversos setores da economia, tais como: governo, tecnologia da informação, varejo, telecomunicações e financeiro.

A novidade é que a Stefanini faz todo o licenciamento dessa linha de Marketing Cloud. O principal benefício para o cliente é que ele pode realizar o pagamento em cotas mensais, utilizando valor em Real, por meio da operação de Leasing, modalidade de contrato que associa aluguel e venda à prestação, utilizando uma técnica especial de financiamento.

“Oferecemos uma solução robusta de monitoramento de marketing digital em tempo real para redes sociais, sites de jornais, blogs e outras fontes de notícias online”, afirma Antonio Bruno, diretor executivo da Stefanini. As soluções são voltadas para áreas como customer experience, analytics, personalização, redes sociais e gerenciamento de campanhas multicanais.

Ainda de acordo com o executivo, o marketing digital vem se transformando em uma das principais ferramentas de comunicação e vendas das empresas, independente do negócio e de seu porte. Dessa forma, conhecer o comportamento e interagir com seus clientes de forma eficiente é essencial para tornar uma empresa mais atraente.

Plano de Mídia
Outra novidade é a solução que consiste em compra de anúncios por meio de programação, possibilitando que a empresa se antecipe à melhor combinação de pesquisa, exibição e anúncios em redes sociais com base no seu orçamento. Essa solução automatiza a execução do plano de mídia e ajuda a encontrar a melhor forma de disponibilizar conteúdo relevante aos principais públicos-alvo.

“Com essa plataforma o cliente pode otimizar o gasto em anúncios publicitários, gerando o mesmo resultado com o mínimo de investimento possível. Assim o cliente pode ver exatamente pra onde o dinheiro está indo e quanto de retorno ele está trazendo para a empresa”, ressalta Diego Silva, gerente de negócios da Stefanini.

Soluções para setores
Com a nova oferta, a empresa brasileira pretende oferecer visão completa do desempenho da campanha nas áreas de pesquisa, exibição e redes sociais, para entender melhor como os clientes interagem com a marca. O portfólio oferecerá recurso de relatórios de precisão que auxilia a empresa a tomar decisões de quando e onde investir seu orçamento de publicidade online

Com isso, alega a divulgação da Stefanini, haverá maximização do orçamento, com maior retorno de publicidade e gastos com mais estratégia e eficiência

 

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Realidade Virtual conquista hackathon da Everis no Brasil

O grupo formado pelos estudantes Fabio Luis Lafuente Avila, Rodolfo Izidoro de Morais e Clauber Cesario de Souza, do 4º ano de Engenharia da Computação, pela FIAP, foram os vencedores da maratona livre de programação Everis Innovation Experience | Hackathon. Eles desenvolveram uma plataforma capaz de promover a comunicação entre pessoas, dentro de um ambiente virtual.

A solução permitirá que duas ou mais pessoas interajam como se estivessem em um mesmo ambiente, não importa a distância em que se encontrem. Elas estarão conectadas por um dispositivo de comunicação interpessoal composto por óculos especiais. Eles possibilitam a visualização de um ambiente no quais os usuários estão, virtualmente, em tempo real. Por meio deste recurso, será possível, por exemplo, realizar reuniões, conferências etc.

“O projeto vencedor se destaca pela forma simples na qual traz a solução de um problema” afirma Roberto Pereira, executivo que lidera as iniciativas de inovação na Everis Brasil. O grupo vencedor do innovation experience | Hackathon terá seu projeto encubado pela Everis. Além disso, cada integrante que participou desta solução, recebeu um voucher de R$ 1.000,00, que pode ser trocado em uma loja de produtos eletrônicos e também um voucher de R$ 1.000,00 para que participem do programa Shift FIAP. Este programa contempla cursos da FIAP de curta e média duração nas áreas de tecnologia, empreendedorismo, proje tos, negócios e inovação.

Para Roberto Godoy, sócio da área de Tecnologia da Everis Brasil, “a primeira edição do Everis innovation experience | Hackathon foi muito bem-sucedida e atingiu os objetivos que tínhamos na estratégia de inovação na Everis. Agora, precisamos dar sequência aos próximos passos para seguir inovando com soluções tecnológicas como as utilizadas durante o evento, que apresentaram um nível muito alto. ”

A importância do trabalho vencedor
“Com o Virtual Makers, o usuário poderá transmitir de forma visual a maneira em que ele enxerga o problema. Isso seria possível por meio de streaming (transmissão ao vivo) de vídeo, convertido à perspectiva de realidade virtual (da mesma forma que acontece com vídeos 3D, ele ‘espelha’ a imagem para dar à pessoa a sensação de estar dentro do vídeo).

Assim, o especialista dentro da perspectiva do usuário poderá compreender muito mais rápido o cenário e, assim, oferecer assistência visual de forma imediata”, afirma o estudante Fabio Lafuente, integrante do grupo vencedor do hackathon.

“Todos os projetos envolvidos têm grande potencial para fazer a diferença no mercado. Precisamos cada vez mais identificar boas iniciativas, que possam contribuir para a sociedade”, destaca Bruno Pimentel, consultor da Liferay e patrocinador do evento.

A primeira maratona de programação promovida pela Everis recebeu um total de 55 inscrições. Ao todo, 15 projetos foram à fase final de apresentação. Os trabalhos foram avaliados por um corpo de jurados, que levou em conta os critérios de aderência ao tema, inovação, foco no cliente, relevância, qualidade da entrega e do pitch. Os outros projetos de destaques foram:

1 – Projeto Vencedor: Fabio Luis Lafuente Avila, Rodolfo Izidoro de Morais e Clauber Cesario de Souza, de São Paulo, que compuseram o grupo Makers edesenvolveram o projeto Virtual Makers. Utilizando o recurso de “Realidade Virtual”, o dispositivo de comunicação interpessoal é capaz de promover a comunicação entre duas pessoas (em tempo real), dentro de um ambiente virtual.

2 – Segundo colocado: Álvaro de Viveiros Neto, Antônio Vinicius, Arthur Prado, Rafael Gregolin, Victor Matos, todos de São Paulo, que compuseram o grupo Smart Connect e desenvolveram o projeto: “Draws Four U”. Com a proposta de transformar linguagem em imagem, a solução voltada para profissionais do segmento corporativo tem como proposta (por meio de fluxogramas), melhorar os problemas da comunicação verbal para visual.

3 – Terceiro colocado – Angélica Santos, Flavia Moura, Fernanda Fattu, Rogério Oliveira, Raphael Melo, que compuseram o grupo Evatar e desenvolveram o projeto: “Efetivação na Negociação”. Com a proposta de aumentar a interação com os empreendedores e clientes. O dispositivo de identificação facial – direcionado a executivos e empresários -, mapeia as expressões faciais em tempo real e, somado com outros recursos, auxilia no processo de consolidação de negócios.

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Segurança e inovação no setor financeiro

* Por Bruno Zani

O setor financeiro está entre os mais atraentes para a ação de cibercriminosos e também é o setor referência em segurança da informação atualmente. Muito investimento é feito pelas empresas deste setor para proteger seus dados corporativos e os dados de seus clientes. O setor financeiro é um dos que mais investem em tecnologia. Atualmente mais de 50% das operações bancárias são realizadas por meios eletrônicos. E da mesma forma que crescem as transações pela internet, os cibercriminosos também desenvolvem novos malwares e golpes para se aproveitarem dessa situação.

Do outro lado temos o usuário de serviços bancários, que é cada vez mais exigente. Ele quer soluções novas e práticas o tempo todo, quer realizar transações via internet e pelo celular de forma segura, com total disponibilidade, 24 horas por dia. O cliente quer inovação e a empresa precisa atender esta demanda com rapidez, mas sem deixar brechas, criar riscos para a segurança e também sem impactar a experiência do usuário.

Inovar na área financeira é obrigatório para atender a demanda dos clientes, mas para oferecer a experiência agradável almejada pelo cliente é preciso que a segurança seja inserida nos projetos de desde o início. Atualmente as empresa já atuam com um nível altíssimo de complexidade na segurança de dados. As equipes de segurança têm entre os constantes desafios: melhorar a performance, obter visibilidade do ambiente complexo e reduzir custos.

É possível inovar e melhorar a performance da segurança utilizando as ferramentas já existes em seu ambiente corporativo. Muitas vezes as empresas investem em tantas soluções diferentes, que geram milhões de alertas por dia, demandam imenso esforço administrativo e mesmo assim não trazem o resultado esperado. Vemos no mercado crescer a necessidade de soluções que viabilizam a comunicação entre diferentes fornecedores.

Tecnologias no negócio
Com um ambiente integrado, estruturado com ferramentas capazes de trocar informação entre si é possível aproveitar as soluções existentes, acelerar a detecção, reduzir o tempo de resposta dos ataques e obter um ambiente mais seguro.

Ninguém tem controle sobre a transformação digital, cada vez mais tecnologias são inseridas nos negócios e, neste cenário, a segurança se torna um importante habilitador do negócio. A segurança precisa fazer parte do negócio e não ser tratada como um fator a parte. Sem a segurança em primeiro plano não existirá entrega de serviços.

* gerente de engenharia de sistemas da Intel Security

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Tentativa de selfie destrói estátua centenária de herói de Portugal

Uma estátua do rei Dom Sebastião, em Lisboa, foi destruída por um jovem de 24 anos que tentou tirar a selfie perfeita com a imagem do herói de Portugal. O incidente ocorreu ontem de noite quando o rapaz subiu na obra de mais de 125 anos para fazer a foto e a estrutura não suportou, cedendo.

A estátua teve sérios danos estruturais. Já o jovem não sofreu ferimentos. Agentes da guarda portuguesa que passavam pelo local autuaram o fotógrafo frustrado e registraram o caso na delegacia. A Infraestrutura de Portugal, órgão que zela por monumentos históricos e espaços públicos, divulgou nota lamentando o ocorrido e enfatizando que irá apresentar queixa-crime contra o jovem e pedirá a ele o custo da reparação.

Ainda é incerto o valor e a forma como será a restauração. Autoridades portuguesas dizem-se perplexas com o fato e, por falta de antecedentes, ainda não sabem como fazer para trazer de volta D. Sebastião.

O rei é emblemático na cultura portuguesa. Uma crença política baseada no messianismo prega que D. Sebastião voltará a qualquer momento para libertar a política do país dos usurpadores e trazer a felicidade ao povo novamente. O sebastianismo começou a surgir após o desaparecimento do rei durante uma expedição na África. A falta de herdeiros diretos trouxe confusão na sucessão e vários golpes políticos.

Sebastianismo
Esperançosos de novos tempos, alguns portugueses começaram a crer que o herói estava só foragido e poderia voltar, numa manhã de nevoeiro, para organizar novamente o reino. Esse é basicamente o resumo do sebastianismo.

Mas, sem ainda projeto para refazer a estátua ou custos, portugueses e turistas terão de se contentar apenas com o nevoeiro na estação do Rossio. Por enquanto, D. Sebastião não volta nem há notícias de quando voltará.

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Chrome supera Internet Explorer como navegador mais usado do mundo

Um feito inédito no segmento de navegador de internet marca mudanças no mercado que provavelmente trarão impacto nos próximos anos. O Chrome, do Google, ultrapassou o Internet Explorer, da Microsoft, em adoção pelos usuários. O levantamento foi feito pela consultoria NetMarketShare e confirmado em outro estudo da Adobe Digital Index (ADI).

De acordo com a NetMarketShare, o Chrome registrou, em abril, uma cota de mercado de 41,66% enquanto o IE ficou com 41,33%. É primeira vez que esse quadro aparece em um segmento que ficou durante anos com o software da Microsoft na ponta. Os números da ADI mostram ainda que o Chrome cresce 6% ano a ano, trazendo um comportamento inverso do IE que, coincidentemente, cai 6% na mesma comparação.ChromeIE_stats

Os números mostram que o IE realmente está no fim de seus dias. O navegador já não é o preferido pelos internautas e por empresas que compravam computadores já com os programas instalados em acordos de OEM. O IE está no mercado desde 1995 e começou a dominá-lo quando foi parte integrante do Windows 98. Durante anos viu competidores serem criados e sumirem, reinando absoluto.

Ex-campeão
O cenário não é mais esse, e em abril de 2015 a Microsoft anunciou que o Edge seria o substituto do IE. O Windows 10 e os futuros não trarão mais o ex-campeão de mercado. A decisão da empresa já previa a derrocada do navegador lançado em 1995. Também há claros indícios que o comportamento do consumidor de tecnologia, que está preferindo os smartphones aos computadores ou notebooks, deverá mudar ainda mais o quadro que perdurou por anos.

Os outros concorrentes, Firefox, Safari, Opera, etc não tiveram grandes movimentações de participação no mercado.

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Mercado brasileiro de servidores x86 tem queda de 7,3% em unidades em 2015

Estudo realizado pela IDC Brasil revela queda de 7,3% em unidades de servidores x86 vendidas em 2015 na comparação com 2014. Foram vendidos pouco mais de 114 mil equipamentos no ano passado contra mais de 123 mil no ano anterior. Em termos de receita, a queda foi mais acentuada – 23% -, totalizando US$ 510 milhões, contra US$ 662 milhões em 2014.

Para Luis Altamirano, analista de pesquisas da IDC Brasil, além do cenário econômico e político e do dólar alto, a queda da receita foi motivada pela diminuição do preço médio dos aparelhos, reflexo do comportamento bastante agressivo das fabricantes. “A situação do Brasil influencia as empresas a optarem por novos modelos de negócios.

Existe uma procura maior das fabricantes por canais para integração de projetos e por aumento de capilaridade no mercado. Para atrair estes canais e o cliente final, as empresas estão diminuindo os preços”, conta. Além disso, segundo o analista, “as empresas devem procurar cada vez mais serviços em nuvem e menos servidores, principalmente as pequenas e médias. No futuro, os fabricantes não deverão mais vender para pequenas e médias empresas e sim para provedores de data center”, acredita Altamirano.

Queda nas vendas
Somente no último trimestre de 2015 houve uma queda de 9% nas vendas de unidades de servidores x86 na comparação com o mesmo período de 2014. Naquele período foram comercializados pouco mais de 30 mil unidades contra quase 34 mil unidades em 2014. Os três últimos meses do ano passado tiveram uma receita de US$ 125 milhões.

Para 2016, a expectativa da IDC Brasil é de mais de 109 mil unidades vendidas – uma baixa de 4,5% -, e de uma retração de 5,5% da receita, atingindo aproximadamente US$ 482 milhões.

 

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TI: bote salva-vidas para ajustar negócios ou foguete para inovar?

* Por Cristina Palmaka

A instabilidade econômica, ao redor do globo, é um sinal da transformação digital já em andamento em todo o mundo. No Brasil e na América Latina, desafios macroeconômicos restringem o crescimento em muitos mercados. Nesse cenário, o poder da economia digital pode trazer oportunidades únicas de crescimento e contribuição para a recuperação do PIB.

Sabemos que tecnologias inovadoras como as relacionadas com nuvem, mobilidade, analytics e mídias sociais brindam empreendedores e empresas de qualquer tamanho com meios de conectividade, perspectivas e mercado nunca antes imaginados. Em momentos de crise, é comum que companhias recorram aos fornecedores de TI para tornar o ambiente mais eficiente, reduzindo custos. Mas, como a tecnologia pode inovar e trazer melhoria do ambiente econômico como um todo?

A tecnologia proporciona maior igualdade nas condições de concorrência, vide startups no setor financeiro que inspiram (ou incomodam) os bancos tradicionais, que por sua vez articulam parcerias com essas companhias ou então lançam produtos para competir diretamente com as chamadas fintechs. A economia digital traz oportunidades únicas de crescimento e contribuição para a recuperação do PIB. E para enfrentar essa nova realidades econômicas, as empresas precisarão de uma vantagem competitiva centrada em tecnologia.

Disruptivos
Interpretemos da seguinte maneira: hoje, os softwares estão no centro das companhias, e cada empresa é um negócio de tecnologia. Esse fato muda a maneira como as empresas competem entre si e abrangem todos os setores de atividade e soluções, trazendo novos negócios para o mercado e de maneira mais rápida. Ótimos exemplos desse processo são o Uber e o AirBnb. No futuro, a empresa de carros pretos não serão apenas mais um serviço de “táxi”, mas mudaram diversos setores como o de logística. Já a colaborativa AirBnb tem o poder de alterar todo o sistema hoteleiro. Detalhe: ambas companhias não possuem nem carros nem qualquer estrutura hoteleira.

A tecnologia é a força de democratização por trás da recuperação da economia, pois traz, além da igualdade nas condições de concorrência, um novo leque de oportunidades. Em outras palavras, a economia digital está democratizando o mundo dos negócios, fazendo com que empresas e empreendedores tirar proveito de tecnologias como as relacionadas com nuvem, mobilidade e mídias sociais para ganhar agilidade e velocidade e, assim, contribuir para o crescimento econômico.

Presidente da SAP Brasil

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China investiga Baidu por morte de rapaz que buscava tratamento contra o câncer

O gigante de buscas chinês Baidu está sob investigação na China. De acordo com autoridades do país, um jovem morreu após fazer tratamento alternativo contra o câncer que prometia milagres. O rapaz utilizou o buscador para achar uma cura e encontrou a clínica suspeita. A empresa é acusada de hospedar curandeirismo e isso pode trazer complicações jurídicas.

Wei Zexi morreu no mês passado de uma forma rara de câncer. A clínica teria aparecido no topo da lista em sua busca na web pelo Baidu, o sistema desse tipo mais usado na China e que também possui uma plataforma de rede social. É, por isso, considerado concorrente direto do Google.

A acusação que paira sobre o Baidu é que a companhia está vendendo anúncios aos licitantes sem antes verificar adequadamente os produtos e serviços oferecidos. Em nota oficial, o gigante de buscas disse que está fazendo uma investigação interna sobre isso e busca melhorias nesse processo de propaganda. “Baidu se esforça para fornecer uma experiência de pesquisa segura e confiável para os nossos usuários, e lançou uma investigação imediata sobre o assunto.”

Os anúncios que pagam por uma colocação de destaque aparecem com mais eficiência aos usuários do Baidu. Há uma indicação de que foram “promovidos”, mas muitos acham que isso não está suficientemente claro e pode induzir o consumidor ao erro.

Queda na bolsa
As ações negociadas em bolsa do Baidu tiveram uma queda de mais de US$ 5 bi nesta semana, após a notícia da investigação vir à tona. As autoridades chinesas alegam que o Baidu oferece um serviço público que pode estar sendo distorcido por acordos comerciais que são plenamente gerenciáveis.

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Os riscos de usar a VPN para burlar bloqueio ao WhatsApp

Após a determinação da Justiça pelo bloqueio do aplicativo WhatsApp por 72 horas, algumas pessoas têm utilizado a VPN (Virtual Private Network), uma rede particular virtual, para burlar a decisão judicial. Essas conexões virtuais privadas costumam se multiplicar em cada decisão dessas da Justiça brasileira. Mas os usuários devem tomar cuidado. Nem todas são confiáeis. Leonardo Carissimi, Líder da Prática de Segurança da Unisys na América Latina, alerta para os riscos dessa prática:

Há o risco de que se baixe um aplicativo de VPN que tenha sido alterado e/ou contaminado por criminosos cibernéticos, ou mesmo que seja um aplicativo de fachada.

A VPN é um “túnel” que funciona nas duas direções: ao trafegar seus dados até o domínio da VPN, alguém na outra ponta, que você não conhece, poderá usar esta conexão para ter acesso ao seu smartphone. Seus e-mails, fotos, contatos, informações de trabalho, tudo passa a estar visível a um ciber criminoso se ele fizer um ataque via VPN.

Outros equipamentos que estão na mesma rede do seu smartphone – como a rede Wi-Fi de sua casa, escola ou do trabalho – estarão também sujeitos a estes atacantes que eventualmente acessem seu smartphone.

Cuidado redobrado, pois você pode estar criando um problema não apenas para você, como também para sua família, amigos ou na empresa em que trabalha.

“A VPN funciona como um ‘túnel’ estabelecido entre o seu smartphone e um domínio fora do Brasil. No seu smartphone você instala um aplicativo específico para isso. Os dados trafegam pelo túnel de modo criptografado, sem serem entendidos pelos roteadores das operadoras de telecomunicações do Brasil – as quais estão programadas para bloquear todo tráfego reconhecido, como WhatsApp, para atender à determinação da Justiça. No outro lado do túnel, o domínio estrangeiro decifra os dados e faz a sua ligação com a Internet, de onde os dados seguem para os servidores do WhatsApp”, explica Carissimi.

Recomendações
Sempre que for baixar e instalar um novo aplicativo no seu smartphone, busque fazê-lo de fontes confiáveis. Priorize desenvolvedores conhecidos. E, no caso de buscar aplicativos desconhecidos, tente se informar com amigos, redes sociais ou, em último caso, utilize os mecanismos que funcionam como “proxy” de confiança na Internet (exemplo: avaliações e comentários de outros usuários).
Uma recomendação é avaliar com os contatos mais próximos uma rede social ou outro canal de comunicação “de contingência”, ou seja, deixar combinado com antecedência uma alternativa ao WhatsApp. Instalar e configurar de modo que esteja pronto para funcionar quando ocorrer um novo bloqueio.

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Google compra a Synergyse, de treinamento

A plataforma de treinamento funcional Synergyse foi comprada pelo Google, segundo informou a empresa nesta segunda-feira, 2 de maio. A adquirida foi criada em 2013 por ex-funcionários do Google e vinha ganhando espaço em empresas que estavam automatizando e melhorando os treinamentos com aplicações em cloud.

A Synergyse será usada como forma de treinar pessoas nos apps do Google. A empresa oferece tutoriais sobre como utilizar as ferramentas, com guias que cobrem praticamente todas as tarefas possíveis de serem realizadas e dicas de trabalho em colaboração. A empresa já dispunha de diversos manuais para os produtos do Google, além de explicativos sobre funções próprias.

O objetivo do Google é manter as pessoas treinadas e atualizadas em suas ferramentas. Os termos do acordo não foram divulgados. A ferramenta será gratuita para usuários Google. Anteriormente, a Synergyse cobrava US$ 10 por cliente, mas liberava o uso para estudantes.

“Dado o entusiasmo que existe em relação a Synergyse, queremos estender este serviço a todos os nossos clientes”, escreveu o diretor de Operações do Google Apps, Peter Scocimara, no blog da empresa. Ele adiantou que a empresa pretende adequar os serviços novos e oferecer ao mercado no prazo de um ano.

Colaboração
A Synergyse foi construída usando o Google Cloud Platform. Segundo o Google, as empresas que usam têm “em média uma aprovação de 35¢ mais elevada do que o normal entre usuárias de Apps”. O comunicado cita várias vezes os conceitos de colaboração e transformação digital, mostrando que a empresa aposta definitivamente nessa nova fase da tecnologia.
Antes da aquisição, Synergyse diz mais de 3.000 empresas (e quatro milhões de usuários) estavam usando o produto.

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Bloqueio do Whatsapp gera onda de amor pelo rival Telegram

Está tornando-se uma rotina no Brasil. Um juiz pede o bloqueio do Whatsapp por alguma pendência em investigações policiais e, de imediato, os usuários adotam um programa rival de mensagens. Nesse vai-e-vem quem está definitivamente ganhando força é o russo Telegram. O app teve mais de 1 milhão de novos inscritos desde o último episódio desta série nacional sobre perícia e direitos à privacidade digital.

No último capítulo dessa aventura dos usuários brasileiros, a Justiça de Sergipe determinou que o app Whatsapp fique bloqueado por 72 horas, contando a partir das 14 de segunda-feira, 2 de maio. A determinação causou uma onda de insatisfação e muitas polêmicas sobre as leis brasileiras durante todo o dia de ontem. No meio desse distúrbio opinativo, o Telegram, rival do Whatsapp, divulgou por meio de sua conta no Twitter que tinha conseguido mais usuários do que o normal e isso estava afetando os servidores de inscrição.

Não é a primeira vez que isso ocorre. Em dezembro de 2015, quando outro bloqueio do Whatsapp foi determinado, o Telegram teve também uma enxurrada de novos clientes. Foram dias de polêmica que deram 5 milhões de novos usuários ao app dos fundadores do VK, a maior rede social da Rússia. O Whatsapp é parte do Facebook desde 2014.

Mas o que é o Telegram?
Basicamente, ele é um programa de mensagem parecido com o Whatsapp. Mas o Telegram utiliza criptografia há muito mais tempo. Ele tem compatibilidade com celulares Android, iOS, Windows Phone, além de versões para computador e web. Para criar uma conta, basta cadastrar o número do celular.

O Telegram apresentou algumas vantagens em relação aos Whatsapp desde seu início. A criptografia ponto-a-ponto e a possibilidade de autodestruir uma mensagem, se programada, garantiram elogios ao longo de sua existência. As edições de fotos, stickers e conversas em grupo mais intuitivas também. Mas tudo é algo que, hoje em dia, não chega a ser grande diferença. O Whatsapp tem corrido atrás disso e provavelmente se igualará ao Telegram em pouco tempo.

Mas a principal vantagem entre o Telegram e o Whatsapp parece ser a Justiça Brasileira, que sempre determina o bloqueio de um e não se preocupa com o outro. Confira algumas declarações de amor de usuários novos.

https://twitter.com/EriChagas/status/727460656761475073

https://twitter.com/fanellilucasffc/status/727457956606910465

https://twitter.com/luaemaquario/status/727218555176009728

 

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As principais novidades e tendências de TI em 2016

* Por Marcelo Sales

O ano de 2016 já começou com a economia desacelerada e o mercado extremamente prejudicado. Neste panorama, as empresas têm buscado, cada vez mais, por recursos e diferenciais tecnológicos. Investir em Tecnologia da Informação vem se tornando uma opção para gerar ganho de produtividade, eficiência operacional e reduções de custos. E a pergunta que não quer calar é: o que esperar das tendências tecnológicas em 2016?

Na verdade essa resposta é bastante ampla, mas focarei nas tendências que podem influenciar diretamente as organizações. Afinal, a adoção tardia de tecnologias inovadoras pode comprometer os resultados das empresas e dar força aos concorrentes.

O Gartner divulgou no final do ano passado, uma lista com diversas novidades e previsões de TI para 2016. Dentre impressoras 3D, máquinas de auto-aprendizado e uso de algoritmos para desenvolvimento de produtos, acredito que uma forte tendência merece destaque: a convergência de plataformas e meios tecnológicos.

A partir de agora, o foco não será mais no meio, e sim no próprio usuário móvel, que estará cercado por uma grande rede de dispositivos, que vão bem além dos dispositivos móveis tradicionais que já conhecemos, como o smartphone, por exemplo.

Isso significa que o acesso a informações e aplicativos acontecerá através de todos os tipos de dispositivos, telefones, relógios, wearables, Smart TVs, sensores em casa e até mesmo do próprio painel do carro. Não será mais necessário apenas entrar em contato com o usuário, mas estar presente em suas relações, em seus momentos e em seu dia a dia.

Dessa forma, a fusão dos mundos virtual e real se torna realidade e cria uma base para um ambiente de experiência do usuário contínuo. Embora o desenvolvimento de apps permaneça uma tendência estratégica para empresas, é preciso agora pensar na interação entre os diferentes dispositivos.

SMAC

Com o aumento desses dispositivos conectados à Internet e o maior fluxo de informação, novas estratégias de seguranças de dados e análises automatizadas deverão ser traçadas. Para lidar com essa crescente tendência de avanço da Internet das Coisas (IoT), ferramentas como o Big Data e o Cloud Computing se tornarão ainda mais essenciais para as empresas.

Já faz alguns anos que o Big Data vem mudando a maneira de gerenciar toda a produção e serviços de uma empresa. Porém hoje, já não falamos apenas de armazenamento de um grande volume de dados. O verdadeiro diferencial estará na capacidade de explorar essas informações e encontrar maneiras de transformá-las em valor de negócio.

Dentro das corporações, a questão de manter a segurança de todos esses dados, em meio à difusão de tanta informação e dispositivos conectados à rede, merecerá ainda mais atenção neste ano. Segundo pesquisa da IDC, cerca de 52% dos dados que devem ser protegidos não são. E ainda pior: as empresas não sabem disso.

Investir em serviços como plataformas que permitem conectar dispositivos aos provedores de computação em Cloud Computing, com proteção de dados e interações off-line, será fundamental para enfrentar os desafios que as novas tecnologias trarão.

Para se ter ideia, de acordo com dados da IDC, em 2018, pelo menos metade dos gastos com TI será baseado em Cloud Computing, atingindo 60% de toda a infraestrutura dessa área. Ainda segundo o Gartner, o mercado de Cloud é estimado para crescer, a partir de 58 mil milhões de dólares em 2013, para 198 bilhões em 2020.

Em meio a tantas tendências, uma certeza: investir em tecnologia será essencial para alcançar crescimento e se manter no mercado. Para quem ainda fica em dúvida, acredite: Em 2017, mais de 50% dos gastos de TI das organizações será para as tecnologias de mobile, analytics e cloud. Sua empresa vai ficar fora dessa?

* CTO Latam da Hitachi Data Systems.

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Mulheres em TIC: o caminho é a educação

* Por Crishna Irion

Muito tem se falado sobre a atuação da mulher na área de Programação e sobre sua inclusão no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação. Promover a consciência sobre a necessidade de criar mais oportunidades para as mulheres na área de tecnologia é uma proposta extremamente importante e necessária. Iniciativas inclusivas, porém, precisam ser pensadas seriamente.

Até que ponto esse tipo de iniciativa é mais exclusiva do que inclusiva? Será que as meninas não se sentem a vontade para programar porque não é uma coisa “que está na moda”, porque não há linguagem de programação lúdica ou porque é muito difícil para elas entender aqueles códigos? Claro que não! Todas são capazes! Mas há de se tomar cuidado com as armadilhas segregativas.

O preconceito inconsciente ainda desencoraja muitas mulheres e outros grupos a prosseguir no estudo e na carreira em tecnologia. Uma pesquisa recente da Stack Overflow sobre a área de desenvolvimento aponta que 92% dos programadores são do sexo masculino. Além disso, a pesquisa mostrou que as mulheres programadoras são mais propensas a atuarem em design, qualidade e teste.

Em minha turma de faculdade, quando cursei Ciências da Computação, praticamente 50% eram meninas. Tivemos a oportunidade de ingressar em um mercado de desenvolvimento muito abrangente e com muitas possibilidades. Pude atuar em suporte, desenvolvimento, análise, implantação de sistemas e em seguida na academia. Durante toda minha trajetória profissional nunca houve demérito de gênero.

Acredito, sinceramente, que ainda temos muito que evoluir como sociedade, em vários aspectos, para eliminar preconceitos, divisões, segregações em vários níveis. Mas já evoluímos muito!

Educação
Trabalho com computação há mais de 15 anos e percebo que há um potencial muito grande, além de oportunidades e possibilidades para todos e, principalmente, para as mulheres. Não há dúvidas de que elas são capazes e bem-sucedidas quando buscam sua formação e colocação profissional, independente da área.

Uma forma bem produtiva de incentivar o ingresso das mulheres no mercado de tecnologia é proporcionar a aproximação com a área desde cedo. Ensinar programação para todos – meninos e meninas – iniciando o processo no ensino fundamental pode ser uma alternativa. Não há dúvidas de que o acesso à educação de alta qualidade em Computação pode fazer e faz a diferença!

* professora e coach da Equipe de Programação do Inatel

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Gartner destaca a importância do apelo emocional nos negócios com uso de Business Analytics

Tema será discutido na Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management, nos dias 10 e 11 de maio, em São Paulo

O Gartner analisou que abordagens quantitativas, analíticas e baseadas em evidências são inibidas pelo fato das pessoas serem predominantemente emocionais na hora de tomar decisões. Business Analytics podem dar um grande impulso para uma mudança transformacional nesse cenário, no entanto, a neurociência e a psicologia mostram que as pessoas não são, no geral, pré-dispostas a se envolver com fatos. Esse será um dos temas de debate durante a Conferência Business Intelligence, Analytics & Information Management 2016, que acontecerá nos dias 10 e 11 de maio (Terça e Quarta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel, em São Paulo.

Para Alan D. Duncan, Diretor de Pesquisa do Gartner, os líderes de Analytics que se esforçam para uma cultura orientada a dados devem tomar medidas para o envolvimento emocional. “Quando se trata de usar a análise para influenciar, os fatos são de pouca importância até que se tenham abordado os aspectos psicológicos e emocionais de um problema. Os líderes de Analytics devem encontrar formas de engajar e de superar os fatores de resistência psicológica se quiserem garantir que os dados sejam apresentados de forma convincente, para apoio a decisões corretas e que agreguem valor”, afirma Duncan.

Conecte-se emocionalmente com as partes interessadas

Pessoas orientadas por questões quantitativas, como analistas, contadores, engenheiros e tecnólogos, são atraídas para os dados, para compreendê-los, e são capazes de analisar, interpretar e tirar conclusões a partir deles. Muitos públicos de interesse, no entanto, frequentemente baseiam suas decisões em respostas emocionais. Os gatilhos emocionais, em vez dos racionais, são os impulsores predominantes das decisões psicológicas.

Os analistas quantitativos precisam encontrar maneiras de se envolver com as partes interessadas em uma esfera mais emocional. Isso não quer dizer que eles devem ignorar os dados, mas que também devem tentar reformular seu conteúdo de acordo com as respostas emocionais do seu público. Eles podem fazer isso por meio do desenvolvimento de narrativas que criem um quadro para a informação essencial, contando histórias que envolvam o público e usando a visualização de dados para tornar as informações palatáveis e engajadoras.

Evite respostas psicológicas que inibam o comprometimento com os dados

Os dados podem ser imparciais e indiferentes, mas quando as pessoas são colocadas juntas, os resultados estão longe de garantidos. Os líderes de Analytics devem fazer com que seus públicos de interesse sintam-se seguros antes de prosseguir e incentivá-los a sozinhos encontrar suas respostas e identificar resultados.

Da mesma forma, vieses cognitivos são modos de pensar que distorcem a perspectiva racional e direcionam as pessoas para longe de julgamentos sistêmicos baseados em fatos. Esses vieses resultam de modos de aprendizados condicionados e subconscientes de longo prazo do cérebro. Os líderes de Analytics devem aprender a identificar e se adequar a esses vieses cognitivos ao apresentar resultados analíticos.

Aplique o pensamento crítico ao apresentar os resultados da análise

Cometer erros lógicos pode levar a decisões erradas. As falácias lógicas irão interceptar os incautos, se apresentadas de forma inadvertida ou com uma intenção deliberada de dirigir um argumento em uma direção particular. Para superar verdadeiramente esses argumentos falaciosos e desenvolver um case forte, baseado em fatos, os líderes de Analytics devem aplicar o pensamento crítico e a apuração cética. Eles devem ser campeões do pensamento analítico: cavar mais fundo, continuar a fazer perguntas embaraçosas e ser habitualmente curioso. Eles não devem levar as coisas pelo seu valor nominal – procurando sempre as oportunidades ocultas que os outros não percebem.

Anote em sua agenda

Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management

Data: 10 e 11 de maio de 2016 (Terça e Quarta-feira)

Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559

Site do evento: www.gartner.com/br/bi

Sobre a Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management

A Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management fornece conhecimentos práticos em Big Data, liderança e cases de criação de negócios de gestão da informação. A conferência reúne informações sobre como Big Data e gestão da informação estão sendo aplicados para tornar os modelos de negócios mais transparentes, decisivos e personalizados. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.gartner.com/br/bi.

Acompanhe as notícias, fotos e vídeos da Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management nas mídias sociais, usando #GartnerBI.



Oracle compra Textura, do setor de construção, por US$ 663 milhões

A Oracle anunciou a aquisição da empresa de software e serviços em cloud para o setor de construção civil, Textura, por US$ 663 milhões. A negociação envolve o pagamento de US$ 26 por ação aos detentores do papel, um preço cerca de 30% maior do que o último pregão.

A Textura oferece soluções bem segmentadas para o setor de construção civil. Seu software de fatura e pagamentos ajuda empreiteiros de um projeto a apresentar contas e gerenciar pagamentos de forma on line. Várias grandes corporações do setor são clientes da empresa adquirida. O comunicado oficial da Oracle cita que o software Textura será parte do projeto Primavera, para o setor de construção.

A empresa comprada fica em Deerfield, perto de Chicago. Anteriormente, a Oracle adquiriu outras empresas nessa região como a BigMachines, em 2013, que usa cloud para gerenciamento de clientes e costumeiramente é instalado junto com um Salesforce.com.

A Textura se lançou como uma empresa pública em 2013, com suas ações subindo 40% e alcançando bons valores no IPO. A empresa foi criada por antigos consultores da PwC, Patrick Allin, Bill Eichborn e Howard Niden. O sucesso inicial foi estrondoso e permitiu a empresa a fazer uma segunda rodada de investimento.

Oscilações de mercado
Contudo, tudo foi estancado com várias oscilações de mercado. Embora o valor das ações tenha dobrado nos meses seguintes do IPO, ele despencou de US$ 43 para US$ 13 nos últimos meses. Isso levou o maior acionista da Textura, Northwater Capital, a recomendar o conselho a considerar a venda da empresa, no ano passado, para que conseguisse condições de enfrentar a crise.

Todos os produtos e funcionários da Textura estão envolvidos na compra, vindo junto na negociação.

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O impacto das inovações tecnológicas no mercado de contact center

* Por Helder Cavalcanti

A relação entre as empresas e clientes tem passado por um longo processo de transformação nos últimos anos. Essa nova geração de consumidores, conectada o tempo todo, está cada vez mais crítica, exigente e empoderada. Trata-se de pessoas que não esperam que as empresas resolvam seus problemas. O que essa geração realmente quer é que as marcas ofereçam caminhos para que eles mesmos possam encontrar as soluções para os problemas.

É por isso que hoje tanto se discute a demanda por autoatendimento. Os novos consumidores não querem gastar tanto tempo para resolver um problema com uma empresa. Eles esperam algo mais prático e inteligente. Passar longos minutos ao telefone, esperando pela ajuda de um atendente, é um dos maiores pesadelos dos consumidores. Eles querem ajuda para descobrir o mundo e encontrar as respostas para as questões que possuem por meio do canal que desejam, seja este o e-mail, website ou redes sociais. As empresas precisam estar onde os clientes estão e oferecer o tipo de atendimento desejado por eles. E, aquelas que não estiverem prontas para atender essas demandas irão enfrentar grandes dificuldades, colocando em risco a própria sobrevivência no mercado.

Ao mesmo tempo em que vemos as tecnologias revolucionando o modo como interagimos com o mundo, observamos sua alta velocidade de transformação. Popularizado há poucos anos, o smartphone é um exemplo claro para a maioria das pessoas, pois nos permitiu ter tudo em nossas mãos, onde e quando quisermos. Já o cartão de crédito, por muito tempo considerado revolucionário, está com os dias contados. Com o mobile payment, o cartão de crédito perde parte de sua função a cada dia, tanto que alguns estabelecimentos em países como a Dinamarca, por exemplo, não mais aceitam pagamentos em dinheiro. Portanto, assim como o cartão de crédito, em breve, a Internet também não será mais como a conhecemos hoje; será um ecossistema totalmente previsível, pois está migrando e se tornando algo cada vez mais onipresente, invisível e preditivo. Para isso, basta pensarmos na quantidade de coisas conectadas que existem hoje, desde o smartphone até carros e geladeiras.

Outro fator importante de ser observado, que leva à ruptura do mercado como costumávamos conhecer, é o Big Data. Assim como para diversas áreas do mercado, essa complexa base de dados tem sido revolucionária para o setor de contact center e, principalmente, para a área de cobrança. Ao ter acesso a uma maior quantidade de dados é possível…[LEIA MAIS]

 



TI: TCS anuncia Tushar Parikh como Country Head no Brasil

A Tata Consultancy Services (TCS), empresa líder em serviços de tecnologia da informação (TI), consultoria e soluções de negócios, anuncia mudanças em sua estrutura no mercado brasileiro. Tushar Parikh assume como Country Head, passando a dirigir a empresa no país, e sendo o principal representante frente ao mercado local e autoridades governamentais.

Entre suas missões à frente da empresa estão manter o crescimento ascendente alcançado pela TCS Brasil nos…[LEIA MAIS]



Stefanini abre novo delivery center na Romênia e contrata

A Stefanini Romênia, subsidiária da multinacional brasileira Stefanini, um dos principais players globais na terceirização de serviços de TI, abriu um novo delivery center em Targu Mures, o terceiro na Romênia, além de Bucareste e Sibiu.

Nesse novo centro de apoio da Stefanini estão trabalhando, atualmente, 20 funcionários especializados, principalmente em alemão e húngaro, dos quais 80% têm cargos de nível júnior e 20% são seniores. Eles fornecem serviços a empresas internacionais que precisam de suporte técnico em várias línguas.

“Optamos por abrir o terceiro delivery center da Stefanini na Romênia, em Targu Mures, para facilitar os planos futuros de recrutamento, uma vez que as pessoas que vivem aqui falam alemão e húngaro, línguas que…[LEIA MAIS]

 



Honda lança 7 conceitos incríveis de carros sem motorista

A montadora japonesa Honda divulgou seu conceito de carro autônomo e quer que os consumidores comecem a se preparar para um futuro no qual os veículos não terão motoristas. A empresa espera que, em algum momento dos próximos anos, os autos se conduzam sozinhos e para visualizar essa nova era, contratou o estúdio londrino de design Map e o japonês, também de desenho, Mori para mostrar isso em uma nova campanha de marketing.

O audacioso projeto ganhou o nome de Honda Great Journey. São sete protótipos de carros autônomos, cada um mais sensacional do que o outro. A montadora baseou-se em…[LEIA MAIS]

 



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