Home Blog Page 757

Vendas no e-commerce atingem R$ 40 bilhões no 1º trimestre

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), no primeiro trimestre de 2023 as vendas no e-commerce brasileiro atingiram R$ 40 bilhões. A entidade prevê que, até o fim deste ano, as transações no comércio eletrônico alcancem um faturamento de R$ 172 bilhões.

O levantamento da ABComm constatou, ainda, que as vendas no e-commerce representam uma fatia de 10% de todas as vendas realizadas pelo segmento de varejo no Brasil. Nos Estados Unidos e na China, por exemplo, essas taxas são, respectivamente, de 20,8% e de 27,7%.

Para Alexandre Nogueira, CEO e fundador da Universidade Marketplaces, plataforma especializada em cursos e consultoria para vendas em marketplaces, esses dados mostram o potencial de expansão do comércio eletrônico no país e de abertura para novos empreendedores.

O Brasil é o líder no ranking de e-commerce na América Latina, com 128 milhões de compradores digitais, seguido de México (60 milhões) e Argentina (25 milhões). Em toda a América Latina, o total movimentado pelo varejo eletrônico ultrapassou a marca de US$ 100 bilhões em 2021 e deve superar os US$ 200 bilhões em 2026 – cerca de 2,8% das vendas globais em e-commerce. A expectativa é que as vendas no varejo eletrônico na região cresçam 14,3% em 2023, colocando-a atrás apenas do Oriente Médio/África, que tem previsão de crescimento de 16%.

Expansão do setor de marketplace

Alexandre Nogueira destaca o aumento da participação das plataformas de marketplace, que reúnem vários lojistas em um mesmo ambiente de vendas virtual, no total de faturamento do varejo eletrônico. “Em 2017, de acordo com a ABComm, dos R$ 48 bilhões de faturamento, os marketplaces representaram 20%. Em 2022, os marketplaces foram responsáveis por 79,8% dos R$ 169 bilhões de faturamento”, afirma.

Para aproveitar a expansão desse setor e ajudar a aquecê-lo, o CEO da Universidade Marketplaces destaca a importância de oferecer cursos especializados destinados a empreendedores que queiram ingressar nesse mercado. “Nossa instituição oferece um curso gratuito e 100% online para vendedores que desejem entrar no comércio eletrônico para que consigam ter constância de vendas e se manter competitivos”.

Entre os principais pontos abordados no curso, Nogueira cita estratégias para a criação e a otimização de anúncios, análise do mercado e da concorrência e order fulfillment (conjunto de processos envolvidos na operação logística, do recebimento do pedido à entrega do produto). “Com isso, auxiliamos vendedores a se diferenciarem da concorrência e avançarem para outro nível”, pontua. 

Segundo o relatório “Setores do e-commerce no Brasil”, publicado em julho deste ano pela agência de SEO e marketing digital Conversion, os acessos mensais no setor de marketplace em junho chegaram a 943,4 milhões; a maior parte do tráfego mensal (722,1 milhões) acontece na internet, enquanto os aplicativos respondem pelo restante (221,3 milhões).

Para saber mais, basta acessar https://pg.universidademarketplaces.com.br/home



Aumento da temperatura acelera ação de cupins, diz estudo

Um recente estudo publicado na revista Science analisou a ação das térmitas, insetos conhecidos popularmente como cupins, e dos microrganismos na decomposição da madeira sob condições variadas de temperatura e umidade.

O estudo, intitulado “Termite sensitivity to temperature affects global wood decay rates” (“A sensibilidade dos cupins à temperatura afeta as taxas globais de deterioração da madeira” em tradução livre), foi elaborado em parceria por 60 instituições do globo, e realizado em 133 localidades, incluindo regiões da América, Europa, África, Oceania e Ásia.

Os pesquisadores participantes do estudo concluíram que o aumento da temperatura acelera de maneira significativa a ação de decomposição da madeira realizada pelos cupins, muito mais do que a ação dos microrganismos.

“A pesquisa publicada na revista Science demonstra a complexidade das interações ecológicas e suas relações com o clima global”, avalia Ricardo Webr, diretor da Dedetizadora SP, empresa que oferece soluções em serviços de descupinização.

O especialista faz um alerta sobre a importância de manter um controle efetivo sobre a proliferação de cupins nos mais variados ambientes das áreas urbanas, evitando, dessa forma, o desencadeamento de infestações.

“O inverno é a melhor estação do ano para a realização da descupinização, pois as atividades dos cupins tendem a desacelerar, tornando o tratamento mais eficaz para controlar infestações já existentes e prevenir-se de futuras”, destaca Webr.

Entre as estratégias de descupinização, Webr diz que a mais conhecida é o tratamento químico, técnica que envolve a aplicação direta de inseticidas líquidos ou em pó nas peças de madeira infestadas de cupins, que – por questões de segurança – deve ser realizada apenas por profissionais da área.

“Contra os cupins de solo ou subterrâneos, é mais comum a utilização de barreiras químicas, aplicando inseticidas em torno do edifício ou estrutura infestada, inviabilizando, assim, a migração e o desenvolvimento dos cupins, levando-os à morte”, informa.

O diretor da Dedetizadora SP esclarece que existem outras formas de controle, como iscas, tratamento térmico e barreira física. “Para cada tipo de cupim ou estágio de infestação, há uma técnica que melhor se adequa, por isso é imprescindível contar com a ajuda de profissionais qualificados nos processos de descupinização”. 

Para saber mais sobre outros serviços oferecidos, basta acessar: dedetizadorasp.com



Mercado da odontologia segue tendência de crescimento

O mercado da odontologia estética vive um momento de prosperidade. Dados de um relatório global apresentados pela Research And Markets, instituição europeia de estudo e pesquisa, identificaram essa boa fase. De acordo com estatísticas, até 2023, esse segmento deve passar a ter um faturamento de cerca de US$ 89 bilhões por ano.

Esse estudo calcula o tamanho do mercado de odontologia cosmética a partir da análise de participação e tendências por produto. Isso inclui a avaliação de sistemas, equipamentos odontológicos, implantes dentários, coroas, pontes dentárias, facetas, entre outros procedimentos.

Espera-se que o nicho se expanda a um CAGR de 13,0% de 2022 a 2030. Com o aumento dos casos de problemas dentários, a crescente conscientização das pessoas em relação à manutenção da higiene dental e da estética dentária é responsável pelo crescimento do mercado.

Ainda de acordo com o estudo, a América do Norte liderou o mercado de odontologia estética em 2022 devido aos avanços tecnológicos e ao aumento de pacientes que optam por procedimentos para melhorar a estética dentária. Já para a região da Ásia-Pacífico a expectativa é de um crescimento significativo no período de previsão. Muito disso atribuído principalmente a uma grande base populacional e à renda disponível gerada nesta região

Inserido neste mercado há cerca de 33 anos, Dr. Paulo Coelho Andrade, acompanha o otimismo. O cirurgião-dentista é proprietário da clínica Implantodontia & Odontologia Estética, localizada no bairro Mangabeiras, região Centro-Sul de Belo Horizonte (MG).

“Realmente tenho percebido um crescente movimento por procedimentos estéticos da odontologia. Cada vez mais, percebo que as pessoas têm entendido a real finalidade destes serviços e percebido que não se trata apenas de estética, mas também de qualidade de vida. Afinal, manter a qualidade da saúde bucal em dia é exemplo de bom cuidado consigo mesmo”, salienta o especialista.

Dr. Paulo ainda destaca dois fatores que são maiores motivadores pela procura dos serviços. “Claro que são muitas as causas que trazem os pacientes às clínicas, mas duas delas são maiores. A primeira é quanto à questão reparatória, partindo de pessoas que procuram reparar alguma imperfeição ou algum detalhe que incomoda. A segunda é pela autoestima mesmo”.

“O sorriso é o nosso cartão de visitas e quando temos um sorriso que nos agrada, a autoestima é outra. Eu vejo muita alegria nas pessoas quando saem da clínica após essa mudança de vida”, acrescenta o cirurgião-dentista.



Marketing verde pode promover benefícios em empresas

O Marketing Verde, também conhecido como Marketing Ecológico ou Marketing Ambiental, se refere a estratégias e práticas adotadas por empresas que têm como objetivo promover produtos, serviços ou iniciativas que são ecologicamente corretos ou que possuem algum benefício ambiental. 

Para uma empresa estar alinhada com o Marketing Verde, é essencial que ela siga princípios que a tornem ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceita. Adicionalmente, é fundamental que as organizações incorporem práticas como os 3 Rs, que são: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. E não menos importante, os 4 Ss que representam Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social.

Apesar de não ser um conceito novo, ele emerge como uma resposta à crescente demanda dos consumidores por práticas sustentáveis e responsáveis. É isso o que aponta a pesquisa Retratos da Sociedade: Hábitos Sustentáveis e Consumo Consciente, realizada pela Confederação Nacional das Indústrias em 2022. 50% dos consumidores entrevistados estavam preocupados com os efeitos da produção no meio ambiente. Em 2019, esse percentual era de 38%.

Por conta dessa demanda, o Marketing Verde está se tornando fundamental no mundo empresarial. Segundo a pesquisa Sustentabilidade & Liderança Industrial, também realizada pela CNI, 34% das empresas participantes possuíam um departamento para lidar com assuntos de sustentabilidade em outubro de 2021. Um ano depois, esse percentual subiu para 59%. Um aumento de 25% nesse período. Nesse contexto, as marcas podem desenvolver embalagens sustentáveis, criar produtos que reduzem a pegada de carbono ou utilizar métodos ecológicos durante a distribuição. 

O  marketing verde faz parte de um movimento social ao encontro de práticas comerciais mais éticas e sustentáveis, diante da aceleração nas mudanças climáticas. Segundo dados da edição de 2022 da pesquisa Tendências de Consumo Online com Impacto Positivo, elaborada pelo Mercado Livre, mais de 7,3 milhões de produtos que contribuem para o desenvolvimento sustentável foram comprados na plataforma. Um número duas vezes maior que na edição de 2021. Essas mercadorias foram adquiridas por 4,3 milhões de usuários. Um crescimento de 29% em relação à pesquisa do ano anterior. A plataforma abriga mais de 63 mil empreendimentos e marcas comercializando esses produtos.

Segundo a mesma pesquisa, o aquecimento global, a contaminação da água, desmatamento, a falta d’água, a perda de biodiversidade e os resíduos plásticos estão entre as principais preocupações ambientais desses compradores.

O marketing verde pode trazer diversos benefícios para as organizações. Ele permite que as empresas se diferenciem de seus concorrentes, ganhem credibilidade e agreguem valor à sua marca. 

Philip Kotler, um dos principais gurus do universo mercadológico, em seu livro “Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano”, ressalta a importância das empresas baseadas em valores que adotam maior consciência ambiental. Entre os benefícios que o autor cita estão a redução de custos, a melhor reputação e a maior motivação dos empregados. 

Além dessas vantagens, pode haver o aumento na fidelidade dos consumidores. Conforme o Relatório ESG e Sustentabilidade 2022, realizado pela Opinion Box, 75% das pessoas afirmaram que têm mais chances de conquistá-las como clientes. Ainda de acordo com o relatório, 52% dos entrevistados disseram que não compram produtos de empresas que agridem o meio ambiente.

Embalagens ecológicas

Por conta da situação global do meio ambiente, muitas instituições têm projetos de conscientização, fabricando produtos com matérias primas cem por cento naturais. Um exemplo disso, são as organizações que desenvolvem caixas e outros tipos de embalagens personalizadas feitas com materiais reciclados.

Apenas no Brasil o número de compradores de produtos com impacto positivo cresceu 32% em 2022 como aponta a pesquisa Tendências de Consumo Online com Impacto Positivo. Esta crescente preferência dos consumidores por produtos que sejam sustentáveis, faz do Marketing Verde uma estratégia fundamental para o futuro de qualquer empresa.



Homeopet apresenta novo rebranding e posicionamento

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais, com um total de 139,3 milhões de pets. Esse número demonstra a importância e o potencial desse segmento no País.

Com foco nos cuidados com a saúde e bem-estar desses animais, a Homeopet, linha de medicamentos pertencente ao Grupo Real H, assume posicionamento de marca, aumentando sua relevância no mercado e na estrutura do Grupo.

A Homeopet foi criada em 2009 para produzir medicamentos 100% naturais, atóxicos e sem contraindicação para os pets. Suas tecnologias homeopáticas proporcionam prevenção e tratamento de patologias e desequilíbios orgânicos com praticidade, sem gerar desconforto aos animais e sem complicar a rotina dos tutores. 

O rebranding apresenta uma nova identidade visual com cartela de cores leves, puxadas ao tom candy colors, representando a leveza da homeopatia, são alegres e comunicam bem-estar, modernidade e inovação. 

A nova logo juntou os termos “Homeo”, de homeopatia, e “Pet”, de animais de compainha. Seu novo desingn possibilita diversas formas de aplicação. Também foram redesenhadas todas as embalagens, remetendo muito mais aos conceitos de medicamento e cuidado. Além disso, um novo site está no ar com várias informações e conteúdo sobre a marca. 

Junto com o rebranding foram apresentados os novos medicamentos para pancreatite, cinomose e doenças oculares. É possível conferir mais sobre a Homeopet no site oficial www.homeopet.com.br.



Grupontapé leva projeto cultural gratuito a 11 cidades do Brasil

O Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia-MG, prepara as malas para pegar estrada, neste mês, e levar a 11 cidades do Brasil o projeto “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”. Ao todo serão 22 espetáculos, 13 oficinas, 10 palestras e 5 seminários distribuídos em 11 cidades brasileiras. Em Minas Gerais: Belo Horizonte, Jeceaba, Nova Ponte, Ouro Fino, Pirapora, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo, Uberaba e Uberlândia; em Goiás: Ipameri e em São Paulo, Santos.

O projeto reúne um conjunto de atividades artístico-culturais com espetáculos de diferentes linguagens e atividades formativas do repertório do Grupontapé, todos gratuitos e voltados para diferentes públicos. 

Segundo a diretora do Grupontapé e coordenadora do projeto, Katia Bizinotto, “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento” foi criado com o intuito de apresentar a cultura como indutora do desenvolvimento humano, contemplando a melhoria das competências e habilidades, favorecendo o potencial de empregabilidade no país, juntamente com o entendimento da relação ser humano/meio ambiente.

Cada cidade visitada terá uma programação própria, montada a partir do diálogo com agentes culturais locais, cumprindo a missão do Grupo que é promover o desenvolvimento humano por meio do teatro.

No repertório, o grupo de Uberlândia leva na bagagem os espetáculos: Tempo de Águas, Balaio Popular e Consciência Positiva; o seminário com o tema “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”; as oficinas: Teatro na Sala de Aula, Teatro e Autoconhecimento, Jogos Teatrais e Radionovela; e, como contrapartida social, a palestra “Arte e Trabalho” com a doação de exemplares do livro que conta sua trajetória: “Grupontapé  – A construção de uma maioridade”, escrito pelo ator e diretor Eduardo Moreira.

Apoio

O projeto tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e foi selecionado através da “Chamada Instituto Cultural Vale 2022” que contemplou 41 projetos de 21 estados e do Distrito Federal. Também patrocinaram na mesma modalidade as empresas parceiras de longa data do Grupontapé: Terminal XXXIX de Santos S.A.; Denso Máquinas Rotantes do Brasil Ltda; Companhia Ferroligas Minas Gerais – Minasligas; Usina Uberaba S/A; Maqnelson Agrícola Ltda; Nativa Agronegócios & Representações Ltda e TS Tech Brasil Ltda.

Todas as atividades serão gratuitas e contemplam acessibilidade a PcD. “É uma forma de democratizarmos o teatro e fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso à arte e cultura”, comenta a diretora do Grupontapé e Coordenadora do projeto, Kátia Bizinotto.

Serviço

O quê: Projeto “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”

Onde: Em Minas Gerais: Belo Horizonte, Jeceaba, Nova Ponte, Ouro Fino, Pirapora, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo, Uberaba e Uberlândia; em Goiás: Ipameri e em São Paulo, Santos.

Quando: A partir de setembro de 2023

Sinopses de todas as atividades do projeto

Espetáculos:

Tempo de Águas

Uma mulher velha e uma mulher jovem. Confinadas por causa de uma tempestade, refletem sobre a condição de suas vidas em meio a atritos e entendimentos. Um encontro inesperado que traz à tona revelações de um universo feminino, sobretudo humano.

Balaio Popular

Espetáculo de rua que une a pesquisa do universo da cultura popular feita pelo grupo e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro (BH). De forma simples e lúdica, Balaio Popular é um convite para a valorização das raízes brasileiras.

Consciência Positiva

O contexto do universo laboral revisto desde os tempos das cavernas até o avanço tecnológico. De forma lúdica e informativa, a peça evidencia a importância de se manter um comportamento seguro e com o foco no bem-estar, desenvolver uma consciência positiva.

Seminário “A Cultura e o Amanhã” Caminhos do Desenvolvimento
Público: artistas, produtores e gestores culturais, empreendedores e interessados no tema

Oficinas:

O Teatro na Sala de Aula

Serão compartilhadas as ferramentas básicas do teatro para o uso na sala de aula, com o intuito de ampliar os processos pedagógicos de criação e conexão humana e artística dentro das escolas.

Teatro e Autoconhecimento

Propõe a experimentação, por meio de expressões cênicas e de autoconhecimento, jogos e exercícios fundamentados no estudo da Psicologia Positiva e em Técnicas Teatrais, com foco em desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, cognitivas, pessoais e em grupo.

Jogos Teatrais

Por meio de jogos de improvisação, criatividade e trabalho em grupo, possibilita a experimentação cênica e a reflexão ativa como caminho para a aprendizagem de habilidades teatrais.

Radionovela – Expressão Imaginativa da Voz

Oficina virtual que tem o objetivo desenvolver a capacidade da escuta, da fala e da imaginação por meio de exercícios, jogos, improvisações e a leitura dramática de uma Radionovela.
Seminário “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”
Objetiva apresentar a dimensão da cultura como grande aliada de um modelo de desenvolvimento mais humano e economicamente fundamentado nas vocações e na capacidade criativa no momento em que novas âncoras de convívio social, humano e ambiental se estabelecem, tendo em vista as radicais mudanças que se anunciam em relação a natureza do trabalho, mudanças climáticas e uso de novas tecnologias.

Palestra: “Arte e Trabalho” e doação de livros

Compartilhamento de aprendizagens da trajetória de teatro e empreendedorismo cultural do Grupontapé para jovens. Essa ação será apresentada em escolas públicas e/ou ONG e serão doados aos 700 alunos exemplares do livro “Grupontapé: a construção de uma maioridade” – Autor: Eduardo Moreira



ShopCouture lança circuito de feiras digitais

No cenário da indústria têxtil e de cosmetologia, uma nova e revolucionária abordagem está ganhando destaque, conectando marcas brasileiras com o competitivo mercado americano. O FashionCosmo Circuit, um evento inovador realizado de forma virtual, reúne mais de 50 lojistas ansiosos para conquistar a atenção de compradores internacionais.

Líder de consumo na indústria de moda e beleza, o mercado americano é também o principal destino das exportações do Brasil. A ShopCouture, um ecossistema digital de internacionalização de marcas brasileiras, lança a primeira edição do FashionCosmo Circuit em setembro, junto com a semana de moda de Nova York. O evento acontece integralmente em formato virtual e proporciona aos lojistas exibir seus produtos para mais de 50 mil compradores cadastrados na base de clientes atacadistas dentro da plataforma e com divulgação simultânea de marcas selecionadas nos telões da Times Square. 

A experiência construída em ambiente virtual conta com estandes digitais, trazendo imagens e vídeos dos produtos, além de lives apresentando as coleções de cada marca que podem ser assistidas pelos compradores em idiomas como português, inglês e espanhol. “Atualmente o custo para as marcas participarem fisicamente das feiras tem se tornado muito alto e após a pandemia percebemos uma vasta migração de compradores americanos para o ambiente online e através da plataforma estamos atendendo essa demanda”, pondera Luiz Pimentel, CEO da ShopCouture. 

Com os recursos oferecidos no estande virtual da marca, o buyer (comprador), pode realizar o pedido dentro da plataforma, através de um e-commerce B2B. Já o seller (vendedor) tem a possibilidade de visualizar todos os compradores que visitam sua página, quais produtos são adicionados ao carrinho de compras e até mesmo ofertar uma promoção diferenciada para o fechamento do pedido, por exemplo. O site também conta com ferramentas que “otimizam a negociação, como relatórios de performance que auxiliam os expositores na adoção de estratégias de vendas durante a realização da feira”, completa Patrícia Pimentel, fundadora da ShopCouture. A atualização dos perfis e estandes virtuais de cada marca ocorre com apoio do time de business intelligence da companhia visando facilitar a operação para cada empresa.  

Atualmente, marcas brasileiras como Lapa Shoes, Vegetal do Brasil e Zaith que participam do evento, buscam ampliar seu reconhecimento em território internacional e fazem uso da tecnologia disponível para humanizar essa aproximação através de ferramentas como o conversational commerce, que propicia uma experiência de atendimento semelhante a um estande em feira física. Nessa primeira edição, cerca de 20.000 visitantes são aguardados no evento que busca movimentar milhares de dólares em vendas de produtos brasileiros para o mercado americano, fortalecendo ainda mais as exportações brasileiras para os Estados Unidos que, segundo relatório apresentado pela American Chamber of Commerce (Amcham), bateram recorde no primeiro trimestre de 2023. O FashionCosmo Circuit irá acompanhar as principais feiras americanas de moda e cosméticos e, após New York, seguirá para outras cinco cidades como Dallas, Los Angeles, Miami, Atlanta e Las Vegas.



Dia do Cliente: consultoria oferece diagnóstico gratuito para empresas

Em celebração ao Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, a consultoria Auddas, até o dia 17, vai oferecer a micro, pequenos e médios empreendedores uma entrevista de diagnóstico gratuita do negócio.

Para participar, os donos das empresas precisam se cadastrar no site da Auddas e preencher um formulário informando as principais dores do seu negócio. Após a inscrição, as empresas cadastradas passarão por uma curadoria e o time da empresa selecionará os negócios para ganharem uma entrevista de diagnóstico gratuita.

A entrevista será conduzida por mentores com mais de 20 anos de experiência e tem o objetivo de mostrar soluções para os principais desafios atuais enfrentados pelas PMEs, além de mostrar o caminho para impulsionar o crescimento das empresas de forma sustentável.

“Nós tratamos cada empresa como se fosse a nossa e recomendamos exatamente o que faríamos em nosso próprio negócio, com isso, entendemos que essa é uma grande oportunidade para empreendedores terem uma consultoria de qualidade e gratuita”, explica o CEO da Auddas, Julian Tonioli.

Para cadastrar sua empresa, basta acessar o link:
https://conteudo.auddas.com/dia-do-cliente



Indústria química encara conformidade como parte essencial

A conformidade na indústria química tem importância relevante no atual cenário de negócios altamente regulamentados, já que é necessário estar alinhada com as regulamentações locais, nacionais e internacionais que regem a produção, transporte, armazenamento e descarte de produtos químicos. Saber transitar pelo labirinto de leis e regulamentos rigorosos é crucial para garantir a segurança dos funcionários, proteger o meio ambiente e salvaguardar a reputação de uma empresa contra possíveis penalidades.

Em 2022, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) anunciou que aumentou as penalidades civis para a Lei de Conservação e Recuperação de Recursos, Violações da Lei do Ar Limpo e da Lei da Água Limpa, Lei de Planejamento de Emergência e Direito de Saber da Comunidade. Apesar do alto valor das multas aplicadas a indústrias que negligenciam a conformidade ambiental, os danos à reputação pesam fortemente para uma organização.

De acordo com José Rosenberg, diretor-presidente da Katrium Indústrias Químicas (RJ), a conformidade ambiental não é uma opção, mas uma lei. “Estar em conformidade com as leis, regulamentações, regras e políticas deve ser a base das operações internas e comerciais. Além de manter a legalidade, é fundamental estabelecer padrões, diretrizes e principalmente um comprometimento com um conjunto de valores – com regras éticas rígidas de conduta interna e externa”.

Há quase quatro anos, a empresa lançou um programa de integridade que conta com manual de conduta ética, política de fornecedores, canal de denúncias e outras instâncias que esclarecem regras para recebimento de presentes, brindes, hospitalidades etc. “A Katrium tem tolerância zero com tudo o que não é correto, seja nas relações pessoais, seja no trato comercial ou ainda no relacionamento com a população do entorno e instâncias governamentais. É uma ótima maneira de ampliar o valor do serviço ou produto ao cliente, conferindo à voz do cliente um alcance maior quanto a sua experiência com a empresa”, diz Rosenberg.

O executivo aponta seis passos necessários para estabelecer uma gestão eficiente do compliance na indústria química:

  1. Criar uma política de conformidade. “Seja terceirizando a gestão da conformidade, seja estabelecendo um departamento para cuidar especificamente das questões que envolvem compliance, é fundamental determinar o que é permitido e o que é vetado, quais são os compromissos da empresa e dos colaboradores, estabelecer regulamentos que definem o caráter ético do negócio em questão, e assumir transparência na condução de questões sensíveis, criando inclusive um canal de denúncias para que nada passe despercebido”.
  2. Estar sempre alinhado com a legislação. “Estar em conformidade com as leis, regulamentações, regras e políticas deve ser a base das operações internas e comerciais. Além de manter a legalidade, é fundamental estabelecer padrões, diretrizes e principalmente um comprometimento com um conjunto de valores – com regras éticas rígidas de conduta interna e externa. ”.
  3. Definir áreas de risco. “É fundamental mapear quais áreas ou instâncias são mais suscetíveis a não conformidades, e, portanto, devem receber atenção em dobro para que não sejam focos de problemas ou preocupações. Manter-se proativo na gestão da conformidade ambiental, por exemplo, requer uma compreensão profunda do que precisa dar certo, e não apenas do que pode dar errado”.
  4. Estabelecer um padrão de comunicação de risco. “É fundamental que a indústria química adote um padrão de treinamento para que seus funcionários tenham amplo conhecimento sobre riscos de se manusear produtos químicos. Da mesma forma, também é importante que os colaboradores adotem protocolos de comunicação caso haja qualquer evento que fuja ao protocolo e represente perigo. Empresas que produzem e distribuem produtos químicos devem seguir protocolos rígidos e dispor das fichas de dados de segurança e da rotulagem dos produtos”.
  5. Integrar saúde e segurança ambiental. “Todos os processos devem ser documentados em ‘Procedimentos Operacionais Padrão’ e revisados ​​frequentemente para garantir a conformidade com quaisquer regulamentos novos ou atualizados. Uma empresa com atividades comerciais que têm implicações ecológicas deve comunicar bem seus padrões ambientais e de sustentabilidade – estando sempre aberta a críticas. Isso tem um efeito positivo em sua credibilidade e nas relações com seus stakeholders”.
  6. Manutenção de registros. “Manter registros precisos e atualizados das atividades de conformidade é essencial ao compliance, além de acompanhar inspeções, auditorias, sessões de treinamento e incidentes. Esses registros servem como prova do compromisso com a conformidade e podem ser inestimáveis durante inspeções regulatórias ou auditorias”.

Rosenberg afirma que, ao transformar convicções em um documento acessível a todos os colaboradores e fornecedores, a indústria está contribuindo ativamente para que cada indivíduo possa se aperfeiçoar ou, no mínimo, representar a empresa em que trabalha da forma o mais fiel possível. “As diretrizes estabelecidas não guiam somente as decisões corporativas, mas o comportamento de todos os colaboradores sobre o que é considerado ético, como a integridade das ações internas e a honestidade com que clientes, colaboradores, fornecedores, imprensa, órgãos públicos, acionistas e comunidades do entorno da fábrica são tratados”, diz o executivo.



São Paulo recebe Summit de Segurança Psicológica

O Instituto Internacional em Segurança Psicológica – IISP – promove, nos dias 18 e 19 de setembro, o 1º Summit Internacional de Segurança Psicológica, no Business Center da AMCHAM, em São Paulo. O evento conta com mais de 40 palestrantes nacionais e internacionais, mais de 16 horas de conteúdo e tem uma expectativa de receber cerca de 530 participantes presenciais e 1000 virtuais em sua transmissão ao vivo.

Voltado a tomadores de decisão, executivos de empresas de todos os portes, líderes de RH e profissionais de recursos humanos, o Summit tem como proposta debater as diferentes vertentes da segurança psicológica nas organizações e revelar como e por que o tema é fundamental para ajudar a mudar o universo corporativo, as relações humanas e dos negócios.

O 1º Summit de Segurança Psicológica foi idealizado por Patricia Ansarah e Veruska Galvão, psicólogas, mentoras, master trainers e fundadoras do IISP. Patricia e Veruska trouxeram o conceito de segurança psicológica ao país, tema originalmente apresentado ao mundo por meio dos estudos da PhD Amy Edmondson. Segundo Amy: “Segurança Psicológica é a crença compartilhada pelos membros da equipe de que a equipe é um ambiente seguro para se tomar riscos interpessoais”.

Para Patrícia Ansarah, psicóloga organizacional, mentora executiva e cofundadora do  IISP, “um ambiente psicologicamente seguro é aquele onde as pessoas se sentem à vontade para comunicar ideias, desconfortos, sentimentos, expectativas, desconhecimentos, sempre que necessário for e sem o receio de serem julgadas, paralisadas ou sofrerem cancelamentos, humilhação ou represálias por isso”. Veruska Galvão, também psicóloga, mentora e cofundadora do IISP concorda:  “quando o local é psicologicamente seguro, o time é capaz de aprender junto, incluindo todos os pontos de vista e sugestões, o que abre espaço para que se arrisque mais, para que decisões sejam tomadas de forma mais ágil e inteligente, melhorando o desempenho, o nível de colaboração e engajamento e, consequentemente, a vantagem competitiva da empresa”.

O evento é composto por mais de 10 palestras, apresentação de cases e nove painéisComportamento da Liderança do Futuro; Aceitando a Diversidade; O maior desafio do ser humano é aprender quando ele acha que já sabe; Saúde Mental é resultado; ESG com S de Segurança Psicológica; Painel Executivo: Será que todo time de alta liderança é um time de alta performance?; Painel de RH: As dores, as delícias e as surpresas do papel do RH na promoção da Segurança Psicológica de Times; Painel: Práticas e Ferramentas para fazer a Segurança Psicológica acontecer e Ativando outras Inteligências.

Palestrantes – Entre os palestrantes e participantes dos painéis estão nomes como Peter Cauwelier, fundador e CEO da Team.As.One, criador da Certificação Internacional em Segurança Psicológica de Times e autor dos livros; Neil Pretty, cofundador e CEO do Aristotle Performance; Marcelo Zimet, presidente da L’Oréal Brasil; Daniella Brissac, VP Marketing Brasil & CCX LATAM na Kenvue; Tokie Esaka, diretora de design de produto LATAM na The Walt Disney Company; Paulo Chapchap, conselheiro estratégico do negócio de hospitais e oncologia da Dasa e presidente do Conselho de Administração do Instituto Todos pela Saúde, do Itaú Unibanco; Graziela Merlina, cofundadora e conselheira do Instituto Capitalismo Consciente Brasil; Soraya Bahde, diretora Gente & Transformação na Alelo; Eduardo Migliano, CEO da 99jobs.com; Eduardo Estellita, CEO e fundador do Instituto Diversidade; Marcos Mendanha, autor de “O que ninguém te contou  sobre Burnout – Aspectos  práticos e polêmicos”; o escritor e educador Cláudio Thebas; Izabella Camargo, jornalista, apresentadora, autora best seller, palestrante, especialista em produtividade sustentável, Ligia Zotini, futurista e TEDx Speaker; entre outros nomes.

Os interessados podem conferir a agenda completa e se inscrever pelo site https://segurancapsicologica.com/summit/ . Sujeito à limitação de vagas no presencial.

O conceito de Segurança Psicológica – Em meados dos anos 90, a Dra. Amy Edmondson realizou uma pesquisa em ambiente hospitalar. Um ambiente de alta pressão psicológica e no qual um erro pode ser fatal. Ao observar o funcionamento das equipes, Amy identificou a segurança psicológica como principal elemento de aprendizado, inovação e alta performance de times. Em suas observações, ela detectou que os times que tinham mais segurança psicológica reportavam mais seus erros, aprendiam mais com eles e se sentiam mais livres para trocar experiências sobre como fazer o que precisavam de forma cada vez melhor. Como resultados, os times melhoravam suas performances e ainda traziam inovação à forma de conduzir suas atividades.

Um novo estudo sobre o tema foi conduzido pelo Google em 2012 com o objetivo de entender por que times da mesma empresa tinham performances diferentes uns dos outros. Assim, foram observados times internos em um projeto chamado “Aristotle”, que durou 3 anos. Os pesquisadores observaram mais de 200 times e descobriram padrões em times de alta performance que os outros não tinham e o padrão principal, que levava times ao sucesso era a segurança psicológica. Em 2015, as conclusões do estudo foram divulgadas, ampliando o conhecimento sobre o tema.   

SERVIÇO:

1º Summit Internacional de Segurança Psicológica

Datas: 18 e 19 de setembro

Local: Amcham Brasil | Business Center

Endereço: Rua da Paz, 1.431, Chácara Santo Antônio, Zona Sul – São Paulo/SP

Agenda completa e inscrições no site: Segurança Psicológica

Credenciamento de imprensa e assessores de imprensa: neste link

A idealização e organização do evento são responsabilidade do Instituto Internacional em Segurança Psicológica – IISP



Intelsat oferece novo serviço confiável de conectividade de transmissão

A Intelsat, operadora da maior rede integrada de satélite e terrestre do mundo e principal fornecedora de serviços de Inflight Connectivity (IFC), anunciou hoje um novo sistema de distribuição de conteúdo que utilizará a internet para transportar conteúdo de vídeo de qualidade no mundo todo. O serviço IntelsatOne IP aproveita décadas de experiência satelital e terrestre da Intelsat para oferecer confiabilidade, atendimento ao cliente, alcance global, recursos de backup de conteúdo e escalabilidade.

“O IntelsatOne IP aumenta o alcance e a flexibilidade da Intelsat Global Media Network e complementa nossa atual presença mundial de satélite e fibra”, disse Pascale Fromont, vice-presidente de Mídia da Intelsat. “O IntelsatOne IP oferece mais opções de conectividade para emissoras de todos os portes que buscam formas mais acessíveis e confiáveis de transportar conteúdo, bem como para aquelas que buscam novas formas de aumentar a audiência.”

O IntelsatOne IP foi projetado como uma rede global interconectada alimentada por uma plataforma de software que elimina a necessidade de hardware, o que faz com que a implementação seja mais rápida.

Usando a infraestrutura híbrida terrestre e via satélite da Intelsat, as emissoras também são capazes de acessar toda a Intelsat Global Media Network, proporcionando a conectividade que os provedores de IP tradicionais não são capazes de fornecer. Isso capacita os clientes de mídia com uma solução mundial e segura, equipada com visibilidade total da rede, gerenciamento de roteamento controlado e para vários destinos, melhor gerenciamento completo de vídeos e proteção do streaming.

O produto já está disponível para os clientes testarem. O IntelsatOne IP estará disponível comercialmente mais adiante, como um serviço operacional.

Sobre a Intelsat

A equipe internacional de profissionais da Intelsat está focada em fornecer comunicações via satélite perfeitas e seguras para governos, ONGs e clientes comerciais por meio da rede mundial de última geração e serviços gerenciados da empresa. Visando preencher a brecha digital ao operar uma das maiores e mais avançadas frotas de satélites e infraestruturas de conectividade do mundo, a Intelsat permite que as pessoas e suas ferramentas falem sobre os oceanos, vejam os continentes e ouçam através dos céus para se comunicar, cooperar e coexistir. Desde a sua fundação há seis décadas, a empresa tem sido sinônimo de “pioneira” da indústria de satélites em serviço para seus clientes e para o planeta. Apoiando-se em um legado de inovação e concentrando-se em enfrentar uma nova geração de desafios, os membros da equipe da Intelsat agora estão de olho nos “próximos avanços” no espaço, ao mesmo tempo em que revolucionam o campo e lideram a transformação digital do setor.

Siga-nos nas redes sociais:

Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Melissa Longo – melissa.longo@intelsat.com; +1 240-308-1881

Fonte: BUSINESS WIRE



Os varejistas on-line se sentem encurralados entre manter clientes fiéis e reduzir os lucros: 90% perdem dinheiro devido ao abuso de políticas

A Riskified (NYSE:RSKD), líder em inteligência de risco e combateàfraude, divulgou hoje o seu relatório “Policy Abuse and Its Impact on Merchants: Global Benchmarks 2023” (Abuso de políticas e seu impacto nos comerciantes: parâmetros de referência globais 2023) que revela o uso indevido de reembolsos, devoluções e programas promocionais, juntamente com os revendedores, está forçando os varejistas e outros comerciantes a encontrar um difícil equilíbrio entre manter os clientes e aceitar uma inevitável perda de lucros.

O relatório revelou que o abuso de políticas – comportamentos como devoluções excessivas, fraudes de reembolso, alegar que um item não foi recebido ou devolver caixas vazias, abusar de promoções como códigos de cupom ou recompensas de programas de fidelidade, ou revender itens com estoque limitado – está aumentando: 90% dos comerciantes on-line acreditam que o abuso de políticas é um problema significativo para os seus resultados financeiros.

O The Wall Street Journal revelou que o custo para se processar $ 100 de mercadoria devolvida é de cerca de $ 26,50. A pesquisa da Riskified descobriu que esse número pode ser ainda maior. Dois terços dos varejistas (67%) afirmaram que podem recuperar menos de metade do valor total de um artigo devolvido. Um representante de uma marca líder de roupas de fitness entrevistada pela Riskified chegou a dizer que, dependendo do custo do item, sua empresa poderia ficar melhor financeiramente se o cliente invadisse seu depósito e roubasse um item, em vez de comprá-lo e depois devolvê-lo.

Políticas de devolução e programas de promoção tolerantes estão gerando perdas de lucros, mesmo assim os comerciantes sentem que devem manter essa abordagem: Noventa e três por cento dos varejistas dizem que é “algo importante” ou “muito importante” para suas empresas oferecer políticas generosas de reembolso e devolução para conquistar novos clientes e reter clientes fiéis. Noventa por cento dos entrevistados disseram que dependem das promoções para incentivar as vendas e permanecer competitivos.

Outras conclusões importantes do relatório de referência do abuso de políticas da Riskified incluem:

  • 9 em cada 10 varejistas on-line afirmaram que enfrentam custos significativos devido a abusos políticos.
  • O abuso de políticas atinge o “ponto máximo” em determinadas épocas do ano. Setenta por cento dos comerciantes on-line vivenciaram um aumento em todas as formas de abuso de políticas durante a temporada de compras de verão, e dois terços (67%) viram mais abusos de políticas durante a temporada de devoluções pós-feriado.
  • As perdas decorrentes do abuso de políticas aumentaram ano após ano (YoY). Cinquenta e sete por cento dos comerciantes enfrentaram aumento de custos com o abuso de INR (item não recebido) entre 2021 e 2022, em comparação com um aumento de 45% em relação ao ano anterior para abuso de revendedor, um aumento de 38% em relação ao ano anterior para código promocional e abuso de programa de fidelidade, e aumento de 37% em relação ao ano anterior devido ao abuso de devoluções.

Centrismo no cliente em um ponto de inflexão

Em meio a um clima econômico desafiante para empresas de comércio eletrônico do mundo inteiro, o relatório identifica as principais tendências que contribuem para o aumento rápido no abuso de políticas em 2023.

De acordo com os dados da Riskified, a motivação para se cometer abuso de políticas é devido a uma mistura de fatores econômicos (como inflação ou entrada no período de férias durante o qual os consumidores aumentaram o rendimento disponível) e fatores emocionais (como uma experiência ruim do cliente com o varejista).

O abuso de políticas é um problema sem igual que pode ser solucionado pelos comerciantes, ao contrário da fraude tradicional, que pode ser cometida por pessoas que, de outra forma, seriam bons clientes e, na maioria dos casos, não requer habilidades especiais ou acesso a credenciais ou contas roubadas. Uma análise dos dados de clientes Riskified, por exemplo, mostra que, em média, 20% de todos os pedidos de reembolso são abusivos. Notavelmente, o abuso de políticas pode custar a alguns comerciantes ainda mais do que os estornos de fraude tradicionais, resultando em mais de $ 100 bilhões em perdas para comerciantes de comércio eletrônico do mundo inteiro.

Os comerciantes também estão sobrecarregados pelos impactos operacionais do processamento de reembolsos e devoluções, muitos dos quais são tratados manualmente. Sessenta e dois por cento dos comerciantes disseram que não tem atualmente sistemas automatizados (incluindo aprendizagem de máquina) para identificar e abordar com precisão o abuso de políticas, e 65% dos entrevistados utilizam um processo de revisão manual para a maioria dos pedidos de reembolso e devolução. A maioria dos varejistas (68%) leva de três a quatro dias para processar um reembolso ou devolução.

“Entre as devoluções rápidas e gratuitas da Amazon e vendas relâmpago populares com grandes descontos, tem sido uma corrida ao fundo do poço para os comerciantes que sentem que devem oferecer programas cada vez mais benevolentes para permanecerem competitivos”, disse Jeff Otto, CMO (diretor de Marketing) na Riskified. “Embora seja uma experiência maravilhosa para bons consumidores, um espectro crescente de abusadores de políticas ocultas desequilibrou a balança, prejudicando profundamente a rentabilidade dos comerciantes. A chave para resolver este desafio é solucionar a verdadeira identidade do consumidor, estendendo a confiança e experiências sem atritos aos bons clientes, e ao mesmo tempo restringir os abusadores e impedir os fraudadores.”

Clique aqui para baixar o relatório “Policy Abuse and Its Impact on Merchants: Global Benchmarks 2023” da Riskified.

Metodologia

A Riskified contratou a WBR Insights, a divisão de pesquisa personalizada da Worldwide Business Research, para entrevistar mais de 300 líderes de várias empresas comerciais on-line no mundo inteiro, incluindo os Estados Unidos, Austrália, China, Japão, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Suíça, Brasil e México. As empresas representadas relataram pelo menos 500 milhões de dólares em receitas anuais totais provenientes de vários setores da indústria, incluindo fast fashion (moda rápida), artigos esportivos, entrega de alimentos, eletrônicos de consumo e viagens, entre outros. Os entrevistados consistem em pessoal a nível de diretoria e acima da gerência, responsável por fraude e risco, atendimento ao cliente, comércio eletrônico, digital, proteção de ativos e perdas, TI e funções de pagamentos e finanças.

Sobre a Riskified

A Riskified (NYSE:RSKD) capacita empresas a aumentar suas receitas e lucros oriundos de comércio eletrônico através da mitigação de riscos. Uma rede incomparável de marcas comerciais faz parceria com a Riskified para proteção garantida contra estornos, para combater fraudes e abusos de políticas em grande escala e para melhorar a retenção de clientes. Desenvolvida e gerenciada pela maior equipe de analistas de risco em comércio eletrônico, cientistas de dados e pesquisadores, a plataforma de inteligência de risco e combateàfraudes alimentadas por IA da Riskified analisa a pessoa por trás de cada interação a fim de fornecer informações concretas baseadas em identidade para tomada de decisões em tempo real. Saiba mais em Riskified.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Aileen McNelis

Relações Públicas pela Riskified

amcnelis@nexttechcomms.com

Cristina Dinozo

Diretor sênior de Comunicações

press@riskified.com

Chett Mandel

Chefe de Relações com Investidores

ir@riskified.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Mercado financeiro traz oportunidades para certificados

O mercado financeiro brasileiro está experimentando tendência de crescimento, impulsionado por uma série de fatores que podem mudar a paisagem econômica do país nos próximos anos. A queda das taxas de juros e um aumento significativo no número de investidores estão entre os principais catalisadores dessa evolução, estimulando uma maior consciência da população sobre a importância de investir seus recursos. Esses fatores trazem boas oportunidades de trabalho e crescimento aos profissionais com o conhecimento e certificação adequados.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), há uma previsão de aumento de 5% no número de investidores no Brasil para este ano, o que representa um incremento de aproximadamente 9 milhões de pessoas adentrando o universo dos investimentos. Este aumento significativo é uma resposta direta à queda das taxas de juros e à crescente consciência da população sobre a necessidade de investir para garantir um futuro financeiramente estável.

O aumento da complexidade dos produtos financeiros disponíveis no mercado, e a necessidade de orientar e aconselhar os investidores de forma eficaz, podem fazer com que profissionais que possuem conhecimento sólido em investimentos e que detêm as certificações adequadas tenham acesso a oportunidades de trabalho com bons salários e benefícios. 

Um exemplo desse fenômeno é a redução dos preços das provas de certificação pela ANBIMA, tornando mais acessível para os não associados obterem essas qualificações, o que demonstra uma resposta à crescente demanda por profissionais certificados.

Para aqueles que desejam ingressar ou progredir no setor de investimentos, existem diversas certificações disponíveis, cada uma adequada a uma área de atuação específica, como a certificação a ANBIMA CPA-20, entre outras. 

De acordo com o professor Jefferson Ribeiro da Aprovabancários.com, escola especializada no preparo de profissionais do mercado financeiro: “O mercado atual é muito generoso com aqueles que estão preparados e certificados. Quem obtém, por exemplo, uma certificação ANBIMA CPA-20 ou CEA e estuda profundamente o conteúdo, terá um conhecimento muito valorizado pelas instituições financeiras.”

De acordo com o especialista, está havendo uma mudança de perfil dos profissionais bancários, que estão cada vez mais se tornando consultores de investimentos, e não somente vendedores de produtos do bancos.

A afirmação está alinhada sobre as oportunidades nesse mercado com a necessidade crescente de orientação especializada em investimentos para atender às demandas de um mercado mais informado e diversificado.

“Medidas como a redução na taxa de juros, aumento da consciência financeira da população, e a popularização do conhecimento da importância de investir, podem levar a uma demanda cada vez maior de produtos de investimento, e consequentemente de profissionais qualificados e com conhecimentos adequados para trabalhar com a oferta destes produtos”, ressalta Jefferson.

Dessa forma, finalizou o especialista, o cenário atual de mudanças e de impulsionamento dos investimentos e um mercado mais qualificado fazem com que o profissional com qualificação e conhecimento em investimentos seja cada vez mais necessário, trazendo oportunidades de altos retornos para todos aqueles que pretendem trabalhar ou já atuam neste setor.

Mais informações sobre as certificações ANBIMA e o mercado bancário podem ser encontradas no site da AprovaBancários.com:

https://aprovabancarios.com



A Evadore é pioneira no ecossistema de ReFi sustentável e está cotada em bolsas de criptomoedas

Evadore, o ecossistema transformador de finanças regenerativas (ReFi) da EvaLabs, agora está listado nas principais bolsas de criptomoedas, tais como a Lbank, Bitmart, P2PB2B e XT. A plataforma tem como objetivo unir empreendedores de blockchain, startups e comunidades através de tecnologias de blockchain ecológicas que estão criando um mundo mais sustentável.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230915942358/pt/

A Evadore é pioneira no ecossistema de ReFi sustentável e está cotada em bolsas de criptomoedas (Graphic: Business Wire)

A Evadore é pioneira no ecossistema de ReFi sustentável e está cotada em bolsas de criptomoedas (Graphic: Business Wire)

Na análise de sua economia de tokens, o livro branco da Evadore refere que foram vendidos 39,045% da oferta inicial total na Oferta Inicial de Bolsa (IEO, Initial Exchange Offering). A restante percentagem é atribuída da seguinte forma: 4% para marketing, 3% para AirDrops, 7,5% para recompensas decorrentes de apostas e 16% se destinamàEvadore Foundation.

Uma solução de blockchain para as emissões de carbono

A Evadore, uma iniciativa da EvaLabs baseada na EvaChain, defende que os princípios das ReFi, os quais se focam na sustentabilidade, justiça social e gestão ambiental, devem ser aplicados aos sistemas financeiros de blockchain. Isiah Cargo, CIO da EvaLabs, frisou a necessidade urgente de implementar mudanças, referindo que “87% da energia usada pelas tecnologias de blockchain provém de fontes não renováveis”.

Investir na energia renovável

A documentação técnica do projeto revela planos para um sistema financeiro que se distancia dos combustíveis fósseis, abraçando a sustentabilidade. As receitas geradas pelo ecossistema da Evadore serão canalizadas para mitigar as emissões de carbono, especificamente através do financiamento de projetos de energia hidrelétrica, solar e eólica. Isiah Cargo afirmou, ainda, que a Evadore tem planos para facilitar iniciativas de compensação de carbono e combater a desflorestação, adquirindo créditos de carbono através da Evadore Foundation.

O ecossistema abrangente é mais do que apenas uma carteira

O ecossistema de ReFi da EvaLabs oferece uma vasta gama de produtos e serviços financeiros sustentáveis. Eles incluem a Eva Chain, EvaStore, EvaPay, GreenWallet, EvaForest e CarbonEva. Isiah Cargo sublinhou o compromisso da Evadore com um ecossistema sustentável, mencionando que “a Evadore convida o mundo a fazer parte de um futuro isento de carbono através de sua solução de blockchain globalmente escalável e neutra em carbono”.

Contato:

Isiah Cargo

Isiah.cargo@evadore.io

Fonte: BUSINESS WIRE



Horas da Vida impacta 2,1 milhões de pessoas em 10 anos

Em setembro, o Instituto Horas da Vida, organização sem fins lucrativos que oferece atenção a saúde primária, educação e assistência social para pessoas em vulnerabilidade social, completa uma década de atuação. Durante esse período, foram entregues 741.870 mil benefícios, impactando 2,1 milhões de pessoas. Entre os benefícios, 192.379 foram de triagens, consultas médicas, educação em saúde e exames gratuitos, e 491.829 foram de outras ações, como doações de cestas básicas, medicamentos e outros produtos.  

Esses números contribuem para a redução das filas de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o “Mapa do acesso da Saúde em São Paulo”, pesquisa encomendada pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do estado de São Paulo (SindHosp), ao Instituto de Pesquisa Qualibest, os principais desafios do SUS são o tempo de espera (54%), o encaminhamento para realização de exames (38%) e a assistência básica (24%). 

Dr. Gonzalo Vecina, médico sanitarista e presidente do Conselho Consultivo do Instituto Horas da Vida, reforça o impacto da organização na redução dessas filas. “O SUS é imprescindível para a população brasileira, mas são milhões de pessoas que dependem do seu atendimento para ter acesso à saúde. O Instituto Horas da Vida acaba sendo um grande auxiliador, pois consegue suprir parte da maior demanda de saúde do país, que é a de atenção primária, deixando o atendimento do SUS livre para casos de maiores urgências”, explica o médico. “Sou parceiro do Horas da Vida desde o seu início e vejo o quanto o trabalho desenvolvido pelo projeto tem transformado vidas com a ajuda dos mais de 2,5 mil profissionais de saúde que já doaram suas horas para o projeto”, complementa. 

“Nós nascemos da vontade de gerar impacto social positivo e, hoje, atuamos como um hub de conexões entre empresas que nos contratam para atender uma comunidade, profissionais de saúde que doam suas horas para o projeto e ONGs do Brasil inteiro”, conta Rubem Ariano, CEO e fundador do Instituto Horas da Vida. “Esse modelo é tão eficaz que tem levado boas taxas de retorno para a sociedade”. A cada R$1,00 real investido, a organização retornou mais de R$ 7,00 para a sociedade nos últimos anos por meio de seus projetos. 

Rubem ainda conta que, para os próximos cinco anos, pretende dobrar a quantidade de pessoas impactadas, alcançando o número de 4,2 milhões. “Nosso primeiro passo será investir em tecnologia, e neste sentido atuamos fortemente em busca de parceiros, para aumentar o ciclo de cuidado, que é a jornada do paciente dentro do voluntariado, e nosso hub de conexão. Mas também pretendemos expandir o atendimento à saúde por meio de novos patrocinadores e buscar parcerias com universidades e empresas com áreas de pesquisa para atuar na educação e na conscientização de forma mais enfática”, compartilha o CEO. 

Sobre o Instituto Horas da Vida 

O Instituto Horas da Vida é uma instituição sem fins lucrativos que atua desde 2013 por meio de uma rede de voluntários de profissionais da saúde, promovendo a inclusão social e o acesso gratuito à saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A organização atua com foco na atenção primária em 12 especialidades e tem ações como consultas, exames, mutirões, palestras sobre saúde e doações de óculos. Entre outras certificações, detém o Selo Doar, que atesta a transparência nas ONGs brasileiras. 



Encontro anual de investimentos anuncia nova identidade enquanto AIM Congress, em preparação para a 13.ª edição em Abu Dhabi, em maio de 2024

ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos, Sept. 15, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — Sob a sua nova identidade enquanto “AIM Congress“, a comissão organizadora da plataforma de investimentos líder a nível mundial junta, mais uma vez, os líderes, pensadores e inovadores regionais e internacionais na 13.a edição do evento que irá ocorrer de 7 a 9 de maio de 2024 no Abu Dhabi National Exhibition Centre.

Tendo como base o tema “Adaptação a uma perspetiva de investimento em mudança: impulsionamento de novo potencial para o desenvolvimento económico mundial“, o AIM Congress 2024 é apoiado pelo Ministério da Indústria e da Tecnologia Avançada e pelo Departamento de Desenvolvimento Económico de Abu Dhabi (ADDED) enquanto principal parceiro.

Tendo novamente, lugar na vibrante capital dos EAU, o AIM Congress 2024 planeia superar o sucesso alcançado com a sua edição do ano passado, a qual atraiu 10 313 participantes e 693 oradores de 175 países.

Sua Excelência, o Dr. Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, Ministro do Comércio Externo dos EAU, expressou o seu entusiasmo pelo AIM Congress 2024, afirmando que “Durante mais de uma década, o AIM Congress tem sido firme no seu compromisso de promover a cooperação económica global e impulsionar os mercados especialmente emergentes dos países. No âmbito do panorama em mudança do investimento global, é extremamente importante que os países se adaptem e explorem novas possibilidades de crescimento. Na edição de 2024, o AIM Congress continuará a ser o palco principal para o encontro dos agentes económicos mais proeminentes a nível mundial, facilitando o diálogo e o caminho para investimentos impactantes que impulsionam um futuro melhor e mais brilhante para todas as pessoas.”

Sua Excelência, Ahmed Jasim Al Zaabi, Presidente do ADDED, declarou que “Tendo por base o enorme sucesso da edição anterior do AIM, estamos a elevar o nível do evento para atingirmos as expectativas da comunidade global de investimentos. Enquanto capital do capital, Abu Dhabi é palco para conversações globais sobre o panorama e a dinâmica dos investimentos, numa era caracterizada por grandes mudanças. A nossa abordagem aos investimentos internos e estrangeiros é orientada pelo nosso compromisso inabalável em colocar o desenvolvimento humano, a sustentabilidade e a tecnologia avançada no núcleo dos planos socioeconómicos aos níveis local e internacional, em apoiar as agendas ESG e em reforçar as sinergias através da cooperação internacional para a melhoria da vida de todas as pessoas.”

A este respeito, Dawood Al Shezawi, Presidente da fundação global do AIM, comentou: “Face aos diversos desafios que o nosso mundo enfrenta atualmente, e considerando o declínio contínuo do desenvolvimento económico global, emerge o anúncio da nova identidade do AIM enquanto AIM Congress, posicionando-se como o palco principal para o investimento e fornecendo a plataforma ideal para que os líderes e responsáveis pela tomada de decisões proeminentes de todo o mundo possam abordar coletivamente os problemas mais urgentes, reformar o panorama comercial e de investimentos global e, por fim, impulsionar impactos positivos e duradouros a nível económico e social em diversas regiões em todo o mundo.”

O AIM Congress tem por base os seus cinco principais pilares — IDE, IEC, empresas em fase de arranque, PME e futuras cidades — que sustentam os objetivos do evento e fornecem um fluxo de trabalho para as respetivas atividades.

Para obter mais detalhes
Shreya Verma – +971 521133926
shreya.verma@aimcongress.com


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1000839622)



Hithium faz exposição na RE+ em Las Vegas para lançar o primeiro produto de contêiner de 5 MWh

O fabricante de baterias estacionárias Hithium participou esta semana na exposição da principal feira de energia limpa dos EUA, a RE+, produzida pela Solar Energy Industries Association (SEIA) e pela Smart Electric Power Alliance (SEPA), pela segunda vez. Com um escritório em Fremont, Califórnia, e uma equipe local nas Américas, a Hithium pretende abastecer o mercado de armazenamento estacionário de energia em rápido crescimento, enquanto responde aos incentivos de transição energética dos setores público e privado nos continentes da América do Norte e do Sul.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230914993277/pt/

Energy storage specialist Hithium exhibits at RE+ in Las Vegas (Photo: Business Wire)

Energy storage specialist Hithium exhibits at RE+ in Las Vegas (Photo: Business Wire)

O fundador e a alta administração da empresa também se uniramàequipe americana em Las Vegas para anunciar o novo produto de contêiner de 5 megawatts-hora (MWh) usando a estrutura padrão de contêiner de 20 pés. Foi a primeira vez que a Hithium fez um anúncio importante de um produto fora de sua sede em Xiamen, China.

Atingir ao marco do produto de 5 MWh com 46% mais densidade de energia

O sistema de armazenamento de energia de segunda geração (ESS 2.0), mais compacto e de maior capacidade, oferece densidade de energia 46% maior do que os sistemas padrão baseados em células de 280 Ah. O produto virá pré-instalado e pronto para ser conectado, equipado com 48 módulos de bateria baseados nas novas células LFP de 314 Ah do fabricante, cada módulo fornecendo capacidade de 104,5 kWh e projetado para atender às necessidades de sistemas de grande porte. O contêiner também será tecnicamente compatível com os sistemas de controle de energia da maioria das principais marcas de inversores ou inversores bidirecionais.

O novo sistema de armazenamento de energia também vem com a tecnologia madura de resfriamento líquido multinível da Hithium, que mantém a variação da temperatura da célula abaixo de 3° Celsius. O gerenciamento térmico inteligente permite que o sistema otimize a energia da bateria e reduza o consumo interno de energia.

Avanço nas linhas de produção e na capacidade para atenderàdemanda da transição energética

Com 11 GWh de baterias enviadas desde a fundação da empresa em 2019, a Hithium está expandindo sua capacidade de produção para 70 GWh até o final deste ano. A empresa desenvolveu algumas das linhas de produção mais avançadas no mundo, apresentando um alto grau de automação e inteligência baseada na coleta e avaliação precisa e extensa de big data em tempo real. Isto permite a Hithium garantir a estabilidade e consistência do produto em múltiplas dimensões. Os planos de expansão do fabricante continuam nos próximos anos, com a meta de capacidade de produção de 135 GWh até 2025.

Sobre a Hithium

Fundada em 2019, a Hithium é líder na fabricação de produtos estacionários de armazenamento de energia de alta qualidade para aplicações em grande escala, bem como para usos comercial e industrial. Com quatro centros distintos de P&D e múltiplas instalações de produção “inteligentes”, as inovações da Hithium incluem melhorias de segurança com inovação para suas baterias de íons de lítio, bem como aumentos no ciclo de vida. Com décadas de experiência acumulada no campo entre seus fundadores e executivos seniores, a Hithium aproveita sua especialização em BESS para oferecer a parceiros e clientes avanços exclusivos em armazenamento de energia. A empresa tem sede em Xiamen, China, com outras unidades de produção, pesquisa ou vendas em Shenzhen, Chongqing, Munique e Califórnia. A Hithium embarcou 11 GWh de capacidade de bateria, 5 GWh apenas em 2022, e está expandindo sua atual capacidade de produção de 45 GWh a 70 GWh até o fim de 2023.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

carol.wu@hithium.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Golpe do Nude acende alerta sobre armazenamento de imagens

O “Golpe do Nude”, que ocorre quando criminosos extorquem pessoas com ameaças de divulgar fotos íntimas, voltou à discussão e levou, segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, mais de 30 pessoas à prisão, acusadas de golpes aplicados na Região Sul. Esse tipo de crime acende um alerta: onde é seguro armazenar imagens?

Fernando Bryan Frizzarin, especialista em cibersegurança da BluePex® Cybersecurity, explica que, geralmente, os estelionatários fazem contatos com seus alvos por meio das redes sociais e têm um perfil das vítimas: homens de classe média e alta, atraídos para perfis fakes com fotos de mulheres jovens. Segundo ele, a vítima é instada a compartilhar fotos íntimas e passa a ser extorquida. O especialista cita que também há outro método: vazamento de imagens pessoais armazenadas em dispositivos. Com acesso ao conteúdo, o criminoso pede uma recompensa para não ‘espalhar’ na rede.

Para o especialista em cibersegurança, é possível evitar vazamento de imagens. “Se a nova solicitação de amizade não possui nenhum amigo em comum, ou aparentemente nunca esteve em algum lugar/evento onde você possa ter estado também, desconfie. Principalmente se perceber que o contato não tem sequer amigos na rede social e você é o primeiro ou um dos primeiros adicionados”. Outra opção para evitar que o golpista trace um perfil socioeconômico é manter as contas nas redes sociais em modo privado, onde apenas conexões já aceitas têm acesso aos seus dados e fotos.
 
Para evitar vazamento de imagens armazenadas em nuvem, o especialista da BluePex® orienta a ativação de barreira extra e recomenda evitar deixar imagens diretamente no dispositivo. “Usar os serviços bem conhecidos de armazenamento em nuvem é melhor do que soluções desconhecidas ou improvisadas. É importante recorrer à autenticação em dois fatores para todo e qualquer serviço em nuvem”, completou. Não é recomendado usar dispositivos externos, como HDs e pendrives, para armazenar arquivos sensíveis ou sigilosos, pois não possuem mecanismos de proteção.

Fernando lembra que, no ambiente de trabalho, empresas podem monitorar o que empregados fazem na internet e implementar políticas de uso das ferramentas digitais. “Para isso, é fundamental dar ciência aos colaboradores sobre esta política, ação preventiva que desestimula o uso indevido da internet”, relata.

O elo mais frágil da corrente de cybersegurança são as pessoas. Soluções que bloqueiam acesso a sites e e-mail duvidosos, como as trabalhadas pela BluePex®, podem ser implementadas para evitar prejuízos que vão além dos prejuízos pessoais às vítimas e representam ameaça ao ambiente corporativo. O Guia Prático de Cyber Segurança, disponibilizado gratuitamente, traz dicas para uma boa gestão de pessoas e segurança e pode ser baixado pelo link: https://marketing.bluepex.com/guia-pratico-de-cyber-seguranca/.

Sobre a BluePex®️ Cybersecurity

A BluePex®️ Cybersecurity é uma empresa com mais de duas décadas de experiência na fabricação de tecnologia para o mercado de cibersegurança. É certificada com o selo EED – Empresa Estratégica de Defesa, do Ministério de Defesa do Brasil, e é pioneira ao receber o selo VB-100, na América Latina.



Inscrições abertas para a Longevidade Expo+Fórum 2023

Estão abertas as inscrições para participar da Longevidade Expo+Fórum, que acontece de 29 de setembro a 1 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, com intensa programação de eventos de conteúdo e atrações. Além da área de exposição, que conta com mais de 100 empresas, o evento tem o V Congresso Longevidade, cuja programação conta com mais de 250 palestrantes e debatedores ao longo dos três dias de evento.

“Uma das características da Longevidade Expo+Fórum é a pluralidade de temas que aborda, experiências que oferece e as discussões e reflexões que propõe a todos os participantes. É um convite para, juntos, pensarmos a longevidade de forma crítica, sem pré-conceitos, e encontrarmos caminhos para viver mais e melhor”, avalia o presidente da Longevidade Expo+Fórum, Walter Feldman. 

Já para a abertura da V Longevidade Expo+Fórum, o evento tem como convidados o Governador do Estado de São Paulo, o Prefeito da Cidade de São Paulo, secretários de Estado e de diversos municípios, autoridades, lideranças públicas setoriais, além de especialistas reconhecidos, como o médico gerontólogo Alexandre Kalache, que participam de cerimônia de abertura.

A programação este ano proporá discussões em torno de temas como os segredos das Blue Zones, o mercado de trabalho para o profissional longevo, sexualidade, consumo, moda, saúde, interageracionalidade, etarismo, arquitetura, segurança financeira, entre muitos outros assuntos durante os três dias de evento, que também oferecerá atrações e atividades culturais.

Simultaneamente ao Fórum Longevidade estão programados o Fórum Silver Economy e o Simpósio de Políticas Públicas e Economia, com análises de especialistas no segmento longevo, que discutem, entre outros temas, a longevidade dos negócios; passos para a empresa atuar no mercado longevo; cases de sucesso de empresas com novas marcas para o público sênior. Estão programados também a apresentação da pesquisa da AlmapBBDO sobre a Revolução da Longevidade, a discussão de temas como desmistificando a idade no ambiente laboral; recrutamento e retenção de profissionais 50+; marketing, comunicação e experiência do usuário 60+; além de oficinas práticas para construir e utilização do seu Instagram.

Da programação consta também o 2º CONACARE – Congresso Brasileiro de Cuidadores e Cuidados na Longevidade, com programação que envolve o universo dos cuidadores no país, debatendo os seguintes temas: “Quem são os cuidadores do Brasil? Ocupação de cuidador: onde estamos, desafios, fatores facilitadores e complicadores”,  “Desafios para capacitação adequada”, e também as tecnologias e soluções que aumentam a segurança e qualidade de vida da pessoa idosa e facilitam a vida dos cuidadores, além das diferentes perspectivas da medicina sobre o cuidado para a longevidade saudável.

Outros eventos simultâneos na Longevidade Expo+Fórum são o VII Congresso Envelhecimento Ativo – Cidade Amiga dos Idosos, com uma programação própria, e o Congresso de Casas de Longa Permanência, com curadoria da TREVOO, que propõe a discussão de temas tais como escolher, avaliar e entender as diferenças entre as opções de moradia, curatela e interdição, o que é e quando adotar; casas com selo de qualidade TREVOO e seus diferenciais; o papel da equipe multidisciplinar; estimulação física, cognitiva e socialização – a importância e seus benefícios.

No eixo da cultura, está programado também o debate sobre o filme “O Começo da Vida”-  “O Brasil é negro, mas o envelhecimento é branco”, e o documentário inédito “Quantos Dias. Quantas Noites” e a interseccionalidade entre envelhecimento e desigualdades sociais no Brasil, com exibição do trailer oficial do filme.

No que se refere ao tema de negócios, empreendedorismo e tecnologia, haverá uma programação exclusiva para a discussão sobre empreendedores sociais em longevidade na América Latina; profissões do futuro desenhadas para seniores: Impact Sales flex; inclusão da diversidade geracional no Brasil; liga de executivas (os) em prol da diversidade geracional; e o lançamento do Mapa de Seniortechs do Brasil, além de Empreendedorismo Sênior: Desafios e Oportunidades e novas Formas de Trabalho: Freelance, Trabalho Remoto e Gig Economy.

 Ainda na programação batalha das start-ups para sêniors, o aprendizado aos 60+ e o papel das universidades na geração de propósito de vida, empreendedorismo e capacitação.  No tema da saúde e bem-estar, o evento abre espaço para a discussão de temas como sexualidade, câncer de mama; envelhecimento saudável; a importância do xadrez para o cérebro, a polifarmácia, memória e envelhecimento, entre outros.

Sobre o eixo de políticas públicas e comportamento, os painéis tratarão sobre políticas públicas para diversidade; acolhimento e cuidado; além de outros assuntos como velhices plurais: transmasculinidade, violência de gênero, negritude, relacionamentos, namoro e sexo na longevidade; telemedicina e seus impactos na saúde 60+: presente e futuro; solidão, entre outras propostas de compreender a longevidade.

Silver Week

A longevidade Expo+Fórum abriu caminho para outra iniciativa: a Silver Week, uma semana dedicada exclusivamente a atrações, descontos e promoções para o público 50+. Na versão conceito realizada em 2022, com a participação de 30 shopping centers no ano passado, a iniciativa mostrou-se um sucesso de vendas e de público e, agora, passa a acontecer em maior escala e em todo o país. Este ano a expectativa é reunir por volta de 100 shopping centers em todo o Brasil.

Mais que uma semana de descontos, a Silver Week é uma oportunidade para destacar a participação e integração do longevo em todos os âmbitos da sociedade, inclusive na cadeia de consumo. Além de fomentar a economia, o evento busca conscientizar e educar empresários e lojistas sobre a necessidade de adequação de marcas, produtos e serviços voltados à população sênior. Para Feldman, “a longevidade é um tema sociologicamente extraordinário, mas não recebe a atenção que merece. Precisamos falar do lugar do longevo como agente participativo da sociedade, pois a pirâmide etária está se modificando, este é um fato inerente à vida das pessoas”. 

 

 



A IA agora pode ajudá-lo a reservar o itinerário de viagem perfeito

Guide to Europe anuncia um avanço inovador no planejamento de viagens: Travis, um planejador de viagens com IA alimentado por IA generativa, agora oferece aos usuários itinerários de viagem otimizados com base nas preferências do cliente, proximidade da atração, uma combinação única de dados de avaliação, horário de funcionamento e outras variáveis críticas.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230914161653/pt/

Helgi Páll Helgason is the visionary of Travis and the Head of AI at Travelshift, the maker of Guide to Europe (Photo: Business Wire)

Helgi Páll Helgason is the visionary of Travis and the Head of AI at Travelshift, the maker of Guide to Europe (Photo: Business Wire)

Usando um algoritmo genético de IA de última geração, Travis escolhe uma seleção incomparável de atrações e otimiza rotas para oferecer uma experiência de viagem perfeita.

O Chatbot vai além do planejamento convencional ao oferecer os melhores serviços adaptados às preferências e avaliações dos clientes. Isso permite que os usuários visualizem e reservem uma viagem inteira em um processo simples de reserva.

Helgi Helgason, chefe de IA do Guide to Europe e visionário do Travis, afirma: “Estamos muito satisfeitos em apresentar um chatbot que revoluciona a forma como as pessoas planejam suas viagens. O Travis permite que os usuários interajam e procurem a viagem perfeita usando linguagem natural. Você nem precisa especificar um destino; você também pode simplesmente inserir as experiências desejadas, como clima, região ou cultura. O Travis pode economizar tempo e evitar o estresse, permitindo que os clientes reservem viagens perfeitamente planejadas com rapidez e confiança”.

Helgi acrescenta: “Travis não é apenas um planejador de itinerário; é um divisor de águas. Aproveitando uma enorme quantidade de dados, ele pode planejar meticulosamente sua viagem de uma forma que estamos confiantes de que supera as capacidades humanas, tanto em precisão quanto em velocidade. Não é apenas sobre reservar uma viagem; é sobre tornar a viagem perfeita”.

Com o lançamento deste serviço inovador, o Guide to Europe solidifica a sua posição na vanguarda da tecnologia de viagens, oferecendo uma dimensão totalmente nova no planeamento de viagens, localização e reserva de férias na Europa.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Dr. Helgi Páll Helgason, helgi@travelshift.com

Fonte: BUSINESS WIRE



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »