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Realidade virtual terá US$ 7,2 bilhões de receitas em 2017

A realidade virtual é algo novo e com desafios para crescer. A tecnologia impressiona, mas também traz formas de interação que não estamos acostumados. Não é por acaso que, durante o lançamento da Intel, na CES 2017, envolvidos nisso, foram distribuídos saquinhos de vômitos para as demonstrações. Os visores evoluíram sensivelmente, porém precisam baixar ainda de preço. Mesmo com esses percalços, as receitas totais de realidade virtual chegarão a US$ 7,2 bilhões globalmente até o final de 2017, de acordo com uma pesquisa da Greenlight Insights.

A empresa de inteligência de mercado virtual e realidade aumentada aponta que haverá um crescimento modesto dessa indústria no curto prazo. Há todos esses problemas para serem resolvidos. Contudo, a expectativa é de um impulso maior no decorrer dos anos. As receitas devem alcançar US$ 74,8 bilhões globalmente em 2021, tornando-se um sólido modelo de negócio que atravessa diversos setores conhecidos atualmente – fora os novos que devem ser criados.

Do total da receita esperada para realidade virtual em 2017, boa parte deve ficar com os visores. Os dispositivos de prender na cabeça representarão US$ 4,7 bilhões do mercado. Em 2021 esse quadro deve mudar. Haverá a entrada de outros setores, principalmente o de entretenimento e e-esportes.

Bases para modelo
A empresa mede o mercado de realidade virtual e aumentada desde 2015 e destaque que durante o ano de 2016 mostrou números oscilantes no contexto amplo da análise. O volume de vendas de alguns fabricantes high-end não chegou a viver um hype. Contudo, marcas como PlayStation VR, Samsung Gear VR e outras de baixo custo mantiveram um ganho de tração no mercado. Há fortes sinais de que o estabelecimento de um modelo de VR está sendo construído

Há tempos turbulentos pela frente, mas a análise aponta para os primeiros sinais de uma massa crítica de realidade virtual em muitos mercados até 2019, construindo a base para um mercado global considerável daqui a cinco anos.



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