TECNOLOGIAS: SEGURANÇA, ESTABILIDADE, CONECTIVIDADE E SISTEMA SYNC3

O Novo EcoSport tem o conjunto mais completo de tecnologia, segurança e conectividade do segmento de utilitários esportivos compactos. Entre outros avanços, é o único a contar com sete airbags de série, além de itens como sistema anticapotamento, sensor de ponto cego, faróis de xênon, monitoramento de pressão dos pneus, sistema multimídia de nova geração com tela de 6,5” ou 8” e acesso a Android Auto e Apple CarPlay. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A arquitetura elétrica do veículo é totalmente nova. Similar à de carros de segmentos superiores, ela garante a comunicação de todos os módulos eletrônicos do carro e suporta os seus sistemas de tecnologia avançada.

O painel de instrumentos traz computador de bordo com nova tela de 4,2” colorida nas versões FreeStyle e Titanium e monocromática de 2,3” na versão SE. Completo, ele permite configurar várias funções, como a chave de segurança My Key, a luz de cortesia, o limpador de para-brisa e o destravamento das portas. O piloto automático, disponível a partir da versão SE automática, inclui controle de cruzeiro e limitador de velocidade.

O ar-condicionado do Novo EcoSport ficou mais eficiente e sofisticado, com sete opções de velocidade e sete combinações de direcionamento do ar que aumentam o conforto térmico e a flexibilidade de uso. A partir da versão FreeStyle, conta com controle automático digital de temperatura. Além disso, incorpora duas novas funções: Max, para acelerar o resfriamento em dias quentes; e Max Defroster, para desembaçar rapidamente os vidros dianteiro e traseiro, aumentando a segurança.

O sistema de acesso inteligente com sensores capacitivos, que equipa a versão Titanium, trava e destrava as portas dianteiras e o porta-malas apenas com o toque da mão na maçaneta, sem a necessidade de apertar nenhum comando. O mesmo sistema permite dar a partida pelo botão Ford Power.

Segurança ativa e passiva
A segurança é item de série no Novo EcoSport. Ele é o único do segmento a vir com sete airbags – frontais, laterais dianteiros, de cortina e de joelhos para o motorista – em todos os modelos. Seu conjunto de segurança passiva tem ainda cintos de segurança com sistema de limitação de carga, pré-tensionador e sensor de afivelamento para o motorista e o passageiro dianteiro, coluna de direção com sistema avançado de absorção e painéis de portas projetados para redução de energias de impacto laterais.

O sistema de segurança ativa também é completo. O Novo EcoSport traz um avançado sistema anticapotamento (RSC – “Rollover Stability Control”) integrado ao controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac. Usando sensores dedicados para monitorar tanto o ângulo de deriva como o de rolagem da carroceria que executam mais de 100 medições por segundo, ele aplica os freios individualmente e reduz a potência do motor em situações críticas para ajudar o motorista a manter o controle do veículo.

“O RSC aumenta a segurança quando o veículo é levado ao limite de estabilidade, mas sem tirar o prazer de dirigir”, explica Klaus Mello, gerente de Engenharia Veicular do Novo EcoSport.

Outra novidade é o sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Ele mostra na tela do painel a calibração de cada pneu e gera um alerta visual e sonoro se algum estiver baixo, contribuindo para a segurança e economia de combustível.

O sensor de estacionamento traseiro ajuda o motorista em manobras com alerta visual e sonoro e pode ser desativado no painel de instrumentos. A partir da versão FreeStyle, o Novo EcoSport traz também câmera de ré, com linhas-guia de trajetória e cores diferentes para indicar a proximidade de obstáculos.
Assistente de partida em rampa, dois pontos de fixação Isofix para cadeiras infantis, luz de alerta e auxílio de frenagem de emergência integrado ao freio ABS completam a lista de série.

A versão Titanium oferece ainda o sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado. Usando sensores na carroceria, ele avisa o motorista com uma luz no retrovisor da presença de veículos no ponto cego do retrovisor. Já o alerta de tráfego cruzado entra em ação quando a ré é acionada, indicando se há tráfego de veículos na transversal.

Multimídia SYNC 3
O Novo EcoSport vem equipado de série com SYNC 3, o sistema multimídia de nova geração da Ford, com tela capacitiva sensível ao toque de 6,5” na versão SE – o único modelo de entrada do segmento a oferecer uma tela com esse tamanho e tecnologia – e de 8” a partir da versão FreeStyle. Além de respostas rápidas e interação semelhante aos smartphones e tablets, inclui um revestimento que evita marcas de dedos na tela.

O SYNC 3 conta com Bluetooth, duas entradas USB iluminadas, função de leitura e envio de mensagens SMS e conectividade para Android Auto e Apple CarPlay. Traz uma nova interface gráfica de uso intuitivo e comandos de voz aprimorados para áudio e telefone. A partir da versão FreeStyle, oferece também navegação com comandos de voz, fácil acesso na tela principal e mapas do Brasil com atualização via USB.

Outros recursos são o AppLink, que permite usar vários aplicativos de smartphones, e a Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática para o SAMU em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível. Há ainda o modo de manobrista, com um código que limita o uso do equipamento e impede a mudança de suas configurações.

Som premium
O sistema de áudio do Novo EcoSport foi desenvolvido para extrair a máxima qualidade sonora dentro da cabine, que é favorecida também pela melhoria do isolamento acústico e silêncio interno. A versão SE vem com seis alto-falantes, instalados nas portas dianteiras e traseiras e no painel. A versão FreeStyle acrescenta mais um alto-falante no centro do painel. Já a versão Titanium traz o Premium Sound System da Sony, com nove alto-falantes: dois woofers de 6,5” nas portas dianteiras, dois coaxiais nas portas traseiras (duplos), dois tweeters nas laterais do painel e um mid-range no centro do painel.

“O Novo EcoSport tem um sistema de som de alta qualidade em todas as versões, desenvolvido e equalizado sob medida para o veículo. Os consumidores vão sentir a diferença”, diz Klaus Mello, gerente de Engenharia Veicular do Novo EcoSport. “O destaque é o equipamento da Sony. Por ter uma faixa de resposta mais ampla e alta-fidelidade, ele é capaz de agradar os amantes de música mais exigentes.”

[/read]

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
TECNOLOGIAS: SEGURANÇA, ESTABILIDADE, CONECTIVIDADE E SISTEMA SYNC3