Trabalhar, estudar, malhar, descansar. Com a pandemia do coronavírus, todos estamos ampliando cada vez mais o número de atividades realizadas dentro de casa –  e na maior do tempo, à frente do computador ou celular. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Mas você já pensou em fazer uma viagem virtual? Então a hora é agora. O Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia disponibilizou acesso virtual à 16 de seus museus através do site.

Nas salas digitalizadas em 3D, os amantes da arte podem embarcar em passeios em 360 ​​graus, olhando com calma e proximidade os artefatos em exibição. E olha só o lado positivo do ambiente virtual: você não vai nem ter que dividir espaço de visualização das obras com outros visitantes.

Se depois das visitas virtuais você ficar cada vez mais instigado para descobrir a Turquia, organize sua viagem no futuro com a lista de todos os museus que você pode visitar separados por região. Dois museus de destaque são o Sítio Arqueológico de Göbeklitepe e o Museu das Civilizações da Anatólia.

Sitio Arqueológico de Göbeklitepe
Datado com mais de 12 mil anos, Göbeklitepe reescreveu a história da humanidade e é templo mais antigo do mundo já descoberto. Situado na cidade de Şanlıurfa, no sudeste da Turquia, Göbeklitepe foi designado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2018 com sua incrível arquitetura monumental.

O templo mudou a maior parte do que sabemos sobre a Era Neolítica, trazendo uma série de informações sobre a vida dos caçadores, a transição para a agricultura e criação de animais, a arquitetura e o nascimento das artes. As descobertas mais interessantes também incluíram os pilares monumentais em formato de T, com seis metros de altura e pesando até 40 toneladas.

Muitos dos pilares apresentam símbolos humanos, animais ou abstratos, enquanto alguns têm figuras de animais em relevo. O tour virtual pelo museu Göbeklitepe oferece uma janela incomparável para quem nunca esteve na região, permitindo uma visão detalhada dos pilares em forma de T.

Museu das Civilizações da Anatólia
Situado na capital da Turquia, na cidade de Ancara, o Museu das Civilizações da Anatólia é composto por dois edifícios históricos, que abrigam obras únicas na Anatólia desde a Era Paleolítica.

O museu passou por uma reforma em 2014, oferecendo nada menos que uma jornada no tempo através de seus passeios virtuais. Selecionado como “Museu do ano” em 1997, ele está entre os principais museus do mundo, com suas coleções exclusivas.

O salão superior abriga a Idade do Paleolítico, a Idade do Calcolítico, a Idade do Bronze, as Colônias Comerciais da Assíria, o Império Hitita, o Reino Frígio, o Reino do Hittite Final e o Reino de Urartu, enquanto a Anatólia através dos tempos e as eras clássicas estão disponíveis no salão inferior.

 

[/read]
 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Veja também
Brasil Game Show de 2020 é oficialmente adiada
LG apresenta novo Monitor UltraWide Gamer
Ensino universitário e mercado de trabalho: mind the gap