Falta de confiança ainda freia adoção de agentes de IA
Falta de confiança ainda freia adoção de agentes de IA

Apesar do potencial dos agentes de inteligência artificial (IA) para transformar processos empresariais, gerar eficiência e economia de custos, a desconfiança ainda é uma barreira à adoção dessa tecnologia. Segundo a pesquisa Rise of Agentic AI – How trust is the key to human-AI collaboration, realizada pela Capgemini com 1.500 executivos em 14 países, apenas 2% das empresas já implementaram agentes de IA em escala.

A confiança em agentes de IA totalmente autônomos caiu de 43% para 27% no último ano, e quase dois em cada cinco líderes corporativos acreditam que os riscos da implementação ainda superam os benefícios. Embora a expectativa seja que a tecnologia possa gerar até US$ 450 bilhões em valor econômico até 2028, os avanços dependem de melhorias em infraestrutura, governança e transparência.

"O maior desafio é que muitas organizações ainda não compreendem totalmente o que os agentes de IA são capazes de fazer", afirma Antonio Sardinha, CEO da Be Smart Agents, empresa especializada em soluções com IA generativa. "Sem uma estratégia clara e com receio de riscos reputacionais, parte dos líderes opta por adiar a adoção."



O estudo revela que 80% das empresas não têm infraestrutura de IA madura, e apenas 16% contam com um roteiro claro de implementação de agentes. A prontidão dos dados também é baixa: menos de uma em cada cinco organizações se declara preparada neste quesito.

Apesar disso, o cenário é de transição. Para as empresas que já estão em fase de implementação, 47% apresentam níveis de confiança acima da média, contra 37% entre aquelas que ainda estão na fase exploratória. Isso indica que a confiança aumenta com a familiaridade e os testes práticos da tecnologia.

Entre as áreas com maior potencial de automação por agentes de IA estão: atendimento e suporte ao cliente, vendas e tecnologia da informação (TI). "Essas funções compartilham características como alto volume de interações, necessidade de respostas rápidas e capacidade de entender o contexto", explica Sardinha.

"A chave para a expansão da IA agêntica nas empresas está na criação de ambientes éticos, transparentes e explicáveis", reforça Sardinha. "Quando os tomadores de decisão entendem como as decisões são tomadas e percebem ganhos reais, o medo é superado. A expectativa é que nos próximos 12 meses, 15% dos processos de negócios alcancem algum nível de autonomia com o suporte de agentes de IA", acredita.

Sobre a Be Smart Agents

A Be Smart Agents é uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento e implantação de agentes de inteligência artificial corporativos, com foco em produtividade, atendimento e automação de processos. A companhia atua com soluções customizadas para empresas de diferentes portes e segmentos.