Embora surja como uma tentativa natural de organização à medida que empresas crescem, a burocracia pode rapidamente se transformar em um dos maiores obstáculos à produtividade, à inovação e ao engajamento dos colaboradores. Esse é o alerta feito por Adeildo Nascimento, especialista em cultura organizacional e fundador da DHEO Consultoria, em mais uma edição da série de vídeos DHEO no You Tube.
“O que começa como um esforço para criar ordem pode se transformar na ‘maldição da burocracia’, uma cultura baseada em desconfiança, processos redundantes e decisões centralizadas“, explica Nascimento.
Segundo ele, microgerenciamento, reuniões desnecessárias e processos complexos entre áreas não só atrasam decisões como minam a motivação dos profissionais. Esse cenário é sustentado por diversos dados recentes.
Fricção organizacional: um conceito para ser evitado
Criado pelo professor de Stanford, Bob Sutton, no livro The Friction Project, o conceito de fricção organizacional é o efeito de colocar obstáculos, desafios ou burocracia.
Na visão de Sutton, líderes inteligentes são justamente aqueles que tornam o certo fácil de fazer e o errado difícil. Entretanto, para Nascimento, este é um grande desafio das lideranças: manter o equilíbrio, criando processos que garantam segurança e qualidade sem engessar a tomada de decisão e desmotivar os times.
Como solução, o especialista defende a construção de uma cultura organizacional centrada em autonomia, confiança e colaboração interdepartamental. “Quanto mais burocracia você tem, mais você diz pro teu time que você não confia nele. Então a gente tem que criar o contrário, uma cultura de autonomia e de responsabilização, onde as pessoas podem fazer aquilo que é certo de maneira fácil”, finaliza Nascimento.
Vídeo sobre o tema, com Adeildo Nascimento:
https://www.youtube.com/watch?v=bN3fchYiTy4