A falta de profissionais qualificados é uma das maiores preocupações dos empresários e a tendência é que esse desafio se acentue nos próximos anos. De acordo com a 28ª edição da Global CEO Survey (da PwC), que ouviu mais de 4.700 líderes empresariais ao redor do mundo, 23% dos CEOs globais apontam a escassez de talentos como o principal obstáculo para o crescimento de seus negócios. No Brasil, esse número é ainda mais alarmante: 30% dos executivos consideram essa deficiência como o maior risco estratégico.

O aprendizado contínuo se apresenta como uma das principais ferramentas para superar a crise de qualificação. Segundo o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025 (produzido pelo Fórum Econômico Mundial), 40% das habilidades exigidas pelo mercado devem mudar até 2030. Além disso, 63% dos empregadores afirmam que a lacuna de competências é o maior entrave para a transformação digital e para o crescimento dos negócios. 

Com isso, é possível perceber o que demonstra o Livro “Administração de Pessoal e Recursos Humanos”, escrito em 1983 por William Bruce Werther Jr. e Keith Davis. Em um trecho, os autores afirmam: “Através do treinamento dentro das organizações, obtêm-se inúmeros benefícios, que incluem: maior rentabilidade, melhoria no conhecimento e execução dos cargos em todos os níveis de uma hierarquia, melhoria da autoestima dos colaboradores, ajuda os trabalhadores a se identificarem com as metas da organização, cria uma melhor imagem da empresa, proporciona melhoria no relacionamento entre chefe e subordinados, ajuda na tomada consciente de decisões e soluções de problemas efetivos, ajuda no desenvolvimento para a promoção do trabalho interno, aumenta a produtividade e qualidade do trabalho, ajuda os empregados a se adaptarem melhor às mudanças, auxilia no tratamento de conflitos e na melhoria da comunicação, além de promover a redução dos custos de consultoria externa, por utilizar consultoria interna competitiva”.



Um exemplo de empresa que investe maciçamente na capacitação é a Tecnogera, especializada em soluções em energia, segurança energética, equipamentos elétricos e de controle de temperaturas. Através da plataforma denominada Universidade Tecnogera, seus colaboradores têm à disposição cursos e treinamentos de capacitação e atualização, com um formato dinâmico e acessível aos mais variados cargos hierárquicos.

“Nos empenhamos continuamente para que toda a equipe esteja informada não apenas sobre os serviços oferecidos, mas também sobre as novidades do setor. Atualmente, estão inscritos na plataforma os 704 colaboradores, com uma média de 600 conteúdos consumidos por mês”, afirma Andrea Curi, diretora de Gente e Gestão da Tecnogera.

De acordo com Andrea, o conceito de capacitação contínua vai muito além de treinamentos pontuais; ele envolve a construção de uma cultura organizacional focada no aprendizado e no desenvolvimento de novas habilidades. “Empresas que investem nessa abordagem colhem vários benefícios, como maior engajamento dos colaboradores, inovação constante e um desempenho aprimorado em todas as áreas do negócio”, enumera.

Desde sua implantação, a Universidade Tecnogera contabiliza cerca de 7 mil horas de conteúdos consumidos e a emissão de 10.570 certificados. “Há 25 conteúdos ativos, além de uma biblioteca virtual com inúmeros livros e e-books. A meta é ampliar os temas abordados, visando preparar cada vez mais a equipe para os desafios do mercado”, finaliza a diretora de Gente e Gestão.