A Algar Tech, multinacional brasileira integradora de soluções de TIC e BPO, inaugura amanhã (7/4) uma estrutura de produção de energia solar para alimentar o data center (com área de 600m²) e o contact center (com 4.000 posições de atendimento), localizados no prédio principal da empresa em Uberlândia, no bairro estruturado Granja Marileusa.

Em meio a um cenário a cada dia mais crítico em relação ao consumo de energia no País, a empresa prossegue caminhando na direção de tornar o negócio sustentável. “É importante que a sociedade busque alternativas sustentáveis para o crescimento econômico e aproveitar o potencial solar de nosso País é uma das soluções disponíveis. O objetivo da Algar Tech é replicar a experiência para os outros dois data centers que temos, em Uberlândia (MG) e em Campinas (SP)”, afirma José Antônio Fechio, presidente da Algar Tech.

Como funciona
A energia gerada por essa “usina solar” corresponde a 30% do consumo do data center e a 5% de toda a energia consumida pelo data center e contact center juntos, ao longo do ano. A luz solar é captada por meio de 1224 painéis fotovoltaicos de 245Wp de potência instalados no telhado do edifício, que ocupam 3.300 m². A estrutura é capaz de gerar 450 MWh por ano, o equivalente ao consumo anual de, pelo menos, 200 casas populares.



O projeto desenvolvido em parceria com a Alsol Energias Renováveis recebeu investimento de R$ 2 milhões e é uma aposta da Algar Tech em direção ao seu desenvolvimento sustentável. “Não se trata somente de uma estratégia de negócio para torná-lo sustentável. A empresa entende a importância de estar alinhada aos novos desafios sociais que inclui o esforço para a economia de energia e de outros bens concedidos pela natureza”, reforça Luiz Fernando Scheliga, diretor de Operações da Algar Tech.



Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.