por Carlos Alberto de Oliveira*
A chef e proprietária Angelita Gonzaga inaugurou o primeiro restaurante Arimbá em 2015 em São Paulo, dedicando-se a oferecer um misto de culinária caipira e também de raiz do Espírito Santo, estado onde nasceu.
Antes no bairro de Perdizes, desde 2022 está num lindo galpão da Vila Romana quando passou a ser conhecido como Celeiro Arimbá, que abraça pela simplicidade e decoração despojada feita pela própria Angelita.
A casa está ganhando um novo ambiente para eventos e uma cozinha show no salão principal. “Antes de abrir o Arimbá, eu cozinhava em casa para amigos e família e era uma alegria. Agora, com a criação de uma nova cozinha aberta no salão principal do restaurante, poderei voltar a cozinhar com as pessoas ao redor, disponibilizar o espaço para chefs darem aulas de culinária e ainda atender de forma personalizada eventos corporativos e sociais”, revela a chef.
A criação dos pratos de Angelita tem como base principal a farinha de milho de monjolo, milho crioulo, fubá de moinho d’agua, o feijão manteiga, peixes e frutos do mar, que fazem parte da cultura gastronômica capixaba de terra e mar. A chef utiliza ingredientes trazidos diretamente de Vitória, para garantir o sabor genuíno dos pratos.
Entre as delícias de um cardápio – que oferece inclusive opções de pratos veganos e vegetarianos – vale pedir os diferenciados Pastéis de Angu, com massa fina e crocante sugeridos com vários tipos de recheio, como o Pérola Negra – de farinha de milho com carvão ativado, queijo montanhês, tomate e um toque de azeite e o Vermelhinho – feito com fubá de moinho de pedra com beterraba, recheado de linguiça artesanal e queijo.
Além da deliciosa Moqueca Capixaba, estão entre os pratos principais mais pedidos a Galinha Caipira ao molho, couve, milho, quiabo e polenta, acompanhada de arroz e o Espeto de Rojão – uma iguaria muito saborosa preparada com lombo e pernil suíno – assado lentamente na brasa, acompanhado de farofa, vinagrete e molho de alho. E em datas especiais anunciadas com antecedência, acontece o Happy do Caranguejo, sempre esperado pelos fiéis frequentadores, um dia em que é oferecido – sob reserva – um especial cardápio de frutos do mar e o caranguejo, servido em porção de 3 unidades preparados em molho de moqueca capixaba e acompanhado de pirão de caranguejo e vinagrete.
Para adoçar a refeição vale conhecer a sobremesa inédita da chef Angelita, os Churros Rústicos – coloridos, feitos à base de curau de milho, veganos e sem glúten, em versão de milho natural e milho com carvão ativado e capim limão, e com opção de caldas a escolher, de doce de leite, goiabada ou goiabada com pimenta.
E da culinária capixaba não deixe de pedir a famosa Torta de Coco das Moquequeiras, doce servido somente nos restaurantes de Vitória e agora também no Celeiro Arimbá em São Paulo.
SERVIÇO
Celeiro Arimbá
Endereço: R. Caio Graco, 226ª – S. Paulo
Tel. (11) 93454-9337
Instagram: @espacoarimba
Funcionamento: sexta, sábado e domingo, 12h às 18hs.
* Carlos Alberto de Oliveira é jornalista e escritor