A Honda irá iniciar em abril as vendas do novo Civic Si. O cupê chega com o objetivo de oferecer a mais pura experiência de pilotagem esportiva, com transmissão manual de seis velocidades de engates precisos e curtos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Esportivo em essência, o novo Civic Si será oferecido na versão cupê de duas portas, desenvolvida para os entusiastas. Recheado de soluções voltadas para a performance, como suspensão adaptativa com dois modos de operação, direção direta com relação variável, freios, rodas e pneus focados em performance, bem como interior e design únicos, o modelo também marca a chegada da tecnologia de turbo e injeção direta para a marca.
“O Civic Si é o primeiro Si turbo e estabelece um novo patamar em termos de agilidade e de direção precisa,” explica Issao Mizoguchi, presidente da Honda Automóveis do Brasil. “Trata-se de um modelo que já tem uma tradição no Brasil e que possui uma legião de entusiastas apaixonados pela performance e pelo design esportivo que ele entrega. Essa nova geração eleva essas qualidades à um novo patamar e é muito aguardada pelos fãs brasileiros”.
Powertrain e chassi
O motor 1.5 turbo com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC), que minimiza o gás residual nos cilindros, melhora significativamente a performance e quatro cilindros.
Combinado com uma transmissão manual de seis velocidades – com engates mais curtos que os da geração anterior – esse conjunto proporciona torque abundante durante toda a faixa de rotação do motor. Ele gera a potência máxima de 208 cavalos aos 5.700 rpm e o torque máximo de 26,5 kgf.m aparece logo aos 2.100 rpm, e é mantido máximo em 70% da faixa de rotação do motor.
Outra melhoria do Civic Si é sua carroceria mais leve e rígida, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados. Essas melhorias incluem a direção elétrica de duplo pinhão adaptativa com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado. O Si traz ainda discos de freio de 12,3 polegadas na dianteira e largos pneus 235/40 R18.
Em complemento aos amortecedores adaptativos, a suspensão recebeu ainda molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na traseira, oriundos do Civic Type R.
O objetivo das mudanças é oferecer uma experiência de condução mais conectada, onde o motorista pode perceber com mais precisão todo o feedback do piso, permitindo explorar todos os limites do Si com o máximo de segurança e confiança.
Modos de condução
Pela primeira vez, o modelo traz um aprimoramento de condução, que aumenta a dinâmica na utilização esportiva e, também, permite conforto no uso diário. Por meio da tecla Sport, localizada no console central, o condutor pode escolher entre dois ajustes de rodagem, que alteram parâmetros de suspensão, acelerador e assistência de direção.
Com o modo Sport desativado, amortecedores operam de forma mais suave, a assistência da direção é aprimorada e o acelerador opera de forma menos direta, permitindo uma condução menos agressiva.
Design e estilo esportivo
Um dos grandes diferenciais do Civic Si é o seu design coupé, com duas portas, que oferece um visual dinâmico e refinado, diferenciando-o das versões sedã da linha. Os modelos Si trazem uma dianteira agressiva com grade frontal preta e largas tomadas de ar. O modelo vendido no Brasil traz um diferencial, que é a adoção dos faróis full LED, ampliando a luminosidade e a sofisticação.
Na traseira, o cupê mantém a assinatura de design do modelo, com o elevado aerofólio traseiro e acrescenta novos elementos como a barra de LED horizontal que acompanha toda extensão da traseira e escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado.
O interior do Civic Si reforça ainda mais o caráter esportivo e traz envolventes bancos dianteiros em formato de concha, com costuras vermelhas e logotipos da versão. A costura vermelha dos bancos é replicada nas portas, volante e na coifa do câmbio, com alavanca em alumínio.
Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT de sete polegadas e dos comandos internos, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry Metal Carbon.
Conforto interno, conveniência e conectividade
O novo Civic Si traz alto conforto e equipamentos de conveniência, vindos de outras versões do Civic, que incluem:
– Navegador GPS
– Botão de partida
– Teto solar elétrico
– Freio de estacionamento eletrônico
– Travamento das portas por distância
– Ar condicionado digital de duas zonas
Para as necessidades modernas de conectividade, o novo Civic Si também traz um sistema multimídia de sete polegadas sensível ao toque, que controla todas as funções de áudio e é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, proporcionando uma conexão fácil do smartphone ao automóvel. O Si traz ainda sistema de áudio de 452 watts, com 10 auto-falantes.
Segurança
A segurança é outro item que a Honda leva muito a sério em seus veículos. O sistema de freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, o VSA (controle de tração e estabilidade), além do exclusivo Agile Handling Assist garantem dirigibilidade máxima em diversas situações. Além disso, o Si possui seis airbags, sendo os laterais do tipo cortina com acionamento também em caso de capotamento.
Preço e disponibilidade
O modelo será comercializado no Brasil em versão única, cupê de duas portas, com quatro opções de cores: White Orchid Pearl, Crystal Black Pearl, Brilliant Sporty Blue Metallic e Rallye Red. O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem e está disponível em todas concessionárias Honda. Seu preço sugerido é R$ 159.900,00.
[/read]
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
![]()
Veja também
Honda lança edição limitada da CBR1000RR Fireblade SP
Scooter da Honda ganha nova versão
Ford anuncia ampla renovação da linha de veículos nos EUA






























