Neste Podcast conversei com Luis Arís, gerente de negócios para a América Latina da Paessler e falamos sobre uma pesquisa global da empresa feita com mais de mil empresas e os resultados são surpreendentes. Veja alguns destaques e ouça o Podcast.
· Estudo realizado pela Paessler a partir de entrevistas com 1050 gestores de tecnologia, sendo 44 da América Latina, mostra que embora 85% deste universo reconheça a importância desta bandeira, 61% ainda não utilizam soluções de monitoramento para reforçar o alinhamento dos processos da empresa às melhores práticas em sustentabilidade;
· Em termos das estratégias ESG mais adotadas, 45% dos líderes buscam reduzir o uso de hardware;
· Enquanto 18% dos entrevistados globais afirmaram não se preocupar com a sustentabilidade, na região Américas/América Latina esse número sobe para 25%;
· Entre as maiores angústias dos líderes de TI destacam-se o uso da nuvem híbrida (48%), como manter a resiliência de ambientes cada vez mais distribuídos e heterogêneos (44%) e os desafios de gestão de data storage (31%).
O Congresso de TI e o EvoluTI Pro estão programados para ocorrer de forma consecutiva neste ano.
A velocidade do avanço tecnológico tem impulsionado uma série de inovações no mercado e a dinâmica das colaborações em equipe tem se revelado como um catalisador de sucesso para inúmeras empresas.
Essa abordagem tem o objetivo de concentrar os esforços na democratização da tecnologia com a realização de um evento inteiramente online e outro com interação presencial.
O público-alvo dessas iniciativas tem registrado um crescimento constante a cada edição e tem com públicos estudantes de tecnologia, empresas do setor que buscam capacitar e aprimorar seus profissionais e também os veteranos do mercado em busca de aprimoramento e aprendizado em diversas vertentes da atuação tecnológica.
O Congresso de TI terá sua 10ª edição agendada para os dias 4 e 5 de dezembro, numa experiência completamente online. Este ano contará com a participação de mais de 60 palestrantes, garantindo mais de 30 horas de conteúdo ao vivo, distribuídas em 8 trilhas de aprendizado, com os painéis exclusivos e certificado digital.
O EvoluTI Pro encerra 2023 no dia 6 de dezembro em um evento presencial para mais de 350 participantes no Cubo Itaú.
Para mais informações acesse os links abaixo:
Clique aqui para saber mais sobre o Congresso de TI.
Clique aqui para informações detalhadas sobre o EvoluTI Pro.
Neste Podcast conversei com Natália Lazarini, Co-fundadora e diretora da Confraria do Empreendedor. Em poucos anos a Confra conseguiu angariar mais de três mil Confrades – como são chamados seus membros – e vem ajudando e facilitando a jornada de quem é empreendedor aqui no Brasil e também em Portugal.
Para conhecer essa iniciativa ouça ou veja agora o Podcast, curta o canal do YouTube, inscreva-se nele e deixe seu comentário.
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AWitec It Solutions e a Trentim – Gestão & Tecnologia, empresas Microsoft Gold Partners há mais de dez anos no mercado, anunciam a fusão de suas operações, resultando em um grupo com mais de 100 colaboradores, especialistas certificados por organizações como Microsoft, Watchguard, 3CX, PMI.org, IIBA.org e PMO Global Alliance.
“Queremos proporcionar aos parceiros uma jornada de crescimento e excelência operacional, alavancando o uso da tecnologia como um diferencial competitivo e disseminando soluções para comunicação, colaboração, produtividade e segurança”, explica Carol Lagoa, Co-Founder daWitec IT Solutions.
Combinando produtos e serviços gerenciados nas áreas de comunicação, colaboração, produtividade, segurança, automatização e aplicativos de negócios low-code, as soluções Trentim e Witec ajudam empreendedores e gestores a obterem competitividade e eficiência para seus negócios.
Além disso, a fusão consolida o Witec Hub com o objetivo de educar e capacitar profissionais de tecnologia, bem como conscientizar e orientar as empresas para transformação digital dos seus negócios.
“Por meio do LinkedIn Learning, capacitamos mais de 207 mil pessoas em formações de tecnologia. Além disso, as equipes da Witec e da Trentim Gestão & Tecnologia estão ativamente envolvidas em comunidades técnicas, combinando a experiência prática em projetos internacionais e desenvolvimento de produtos com voluntariado e educação.”, complementa Mario H Trentim fundador e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.
O portfólio combinado das empresas resulta em sinergias para o atendimento de empresas pequenas, médias e grandes em diferentes indústrias e conforme suas necessidades.
A expertise da Trentim Gestão & Tecnologia nas áreas de gerenciamento de projetos, agilidade organizacional e transformação digital permite levar as soluções mais modernas e avançadas das grandes empresas para as pequenas e médias.
Por outro lado, o catálogo amplo de serviços da Witec IT Solutions disponibiliza aos clientes infraestrutura, computação em nuvem, telefonia e licenciamento com foco na redução de custos e aumento da produtividade, sem deixar de lado a qualidade e a governança corporativa.
“Desde 2019, a atuação internacional da Trentim na América Latina, Oriente Médio e Europa permitiu identificar tendências e antecipar necessidades dos nossos clientes no Brasil. Agora vamos combinar os produtos e serviços da suíte ModernPMO com o portfólio da Witec e empresas do ecossistema para que possamos oferecer soluções mais completas aos clientes. Sabemos que as empresas de tecnologia que quiserem prosperar e ter lucratividade precisam estar cada vez mais próximas dos clientes, entender quais são as soluções e produtos que eles precisam e oferecer essas soluções de forma customizada”, enfatiza Gustavo Moraes, Diretor de Operações e sócio da Trentim Gestão & Tecnologia.
A fusão é resultado de uma parceria entre as empresas desde 2020, fazendo parte da estratégia de transformar a gestão das empresas por meio de boas práticas, diagnósticos, modelos de maturidade, consultoria especializada e modernas soluções de tecnologia.
As empresas seguem alinhadas no propósito de acelerar a adoção das soluções Microsoft 365, nas verticais de Power Patform (Power Bi, Power Apps e Power Automate), Segurança e Governança, apoiando os clientes em suas jornadas e desafios relacionados ao novo cenário global. Não há dúvidas de que empresas que saibam unir processos, pessoas e ferramentas, estejam mais capacitadas em um mercado cada vez mais competitivo.
“Esse movimento tem como foco tonar a Witec a maior empresa especializada em produtividade e trabalho remoto seguro do Brasil. Temos a convicção que com a adoção de tais soluções, as empresas têm crescimento significativos em governança, produtividade, processos e segurança, impactando diretamente na escalabilidade dos seus negócios, garantindo assim um crescimento sustentável e seguro”, finaliza Marco Lagoa, CEO da Witec IT Solutions.
A Witec, hub especializado em soluções de Tecnologia da Informação, realiza a 9ª Edição do Congresso de T.I nos dias 08, 09 e 10 de novembro. Totalmente on-line e gratuito, o evento tem como objetivo promover networking e compartilhar conhecimentos setoriaisdos mais de 60 speakers presentes, incluindo nomes como Rodrigo Jorge, Diretor de Segurança da Informação na VTEX, Sandyara Peres, Coordenadora de Acessibilidade no PicPay, Isabella Montalvão, Engenheira Líder de Soluções para Marketing Cloud na Salesforce, entre muitos outros.
Com trilhas de Segurança, Governança & Privacidade; Cloud Computing; Desenvolvimento; Data Science & Digital e Customer & Employee Experience, o conteúdo é direcionado para estudantes e profissionais do segmento, além de pequenas, médias e grandes empresas.
Interessados podem realizar suas inscrições no link.
As edições anteriores do Congresso contaram com a presença de mais de 400 profissionais renomados, mais de 200 mil espectadores e mais de 500 palestras e cursos. Cada vez mais é importante mostrar que a tecnologia e inovação são essenciais para promover a mudança que a sociedade espera das organizações. O evento tem como proposta capacitar cada vez mais os profissionais de tecnologia e contribuir para o progresso do setor.
Segundo dados da Brasscom, o setor de tecnologia da informação aponta demanda de 797 mil profissionais até 2025. É uma conta que não fecha porque há mais vagas oferecidas do que pessoas capacitadas no mercado.
“Esse evento é uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos entre os participantes, com a chance de ganhar escala com pessoas que ainda não enxergam as possibilidades que o setor oferece. Tecnologia não é mais a profissão do futuro; a necessidade de profissionais qualificados no mercado é vista no presente”, explica Maria Carolina Lagoa Loyo, CCO, do Congresso de TI.
A Editora VideoPress, detentora da marca Vida Moderna, anuncia sua nova divisão de cursos on-line com o lançamento do curso “Desmistificando a Segurança da Informação”, que tem como objetivo reforçar o papel estratégico da cibersegurança, apresentando conceitos estratégicos e tecnologias para otimizar as ações de proteção digital dentro de companhias dos setores Público e Privado. A pré-inscrição para o curso está disponível neste link e as vendas serão abertas dia 16 de maio de 2022.
Ao todo, são 12 módulos interativos com conteúdo prático apresentado por André Carneiro, Diretor Geral da Sophos do Brasil, e pelo jornalista Guido Orlando Jr., Diretor da Editora.
“A Segurança da Informação é um tema latente e vital para as empresas de todos os portes e segmentos. Planejar as ações e aplicar as metodologias e ferramentas de proteção de dados, porém, são muitas vezes grandes desafios às companhias, principalmente pela rápida transformação que este setor vive e pela falta de mão de obra global para atender as demandas dessas companhias”, analisa Guido.
Segundo o jornalista, a proposta é desmistificar algumas premissas referentes a este assunto e, principalmente, trazer informação prática para agilizar as iniciativas de proteção digital nas organizações. “Este não é um curso técnico, mas sim uma preparação para tornar a estratégia de Segurança da Informação verdadeiramente alinhada às propostas de negócios nas empresas”, explica.
Neste cenário, para tornar as aulas mais práticas, a ideia é aproximar o conteúdo apresentado à rotina vivida no dia a dia dos times. “Trazemos cases e informações estratégicas a respeito de novas tecnologias, processos e formas para o cumprimento de normas, como a LGPD, além de lives exclusivas e grupos fechados para potencializar a troca de informações entre os participantes. Tudo isso em um formato sob demanda, em que o público pode ver as aulas onde e quando quiser, em seu próprio ritmo. A ideia é tirar dúvidas e facilitar a chegada de práticas bem-sucedidas a todos”, ressalta.
Durante o curso, os alunos terão acesso a conteúdos sobre conceitos fundamentais para a Segurança Digital, dicas para a formação de uma estrutura de cibersegurança do zero e detalhes que devem ser observados pelas companhias diante de novas regras e o aumento dos ataques via ransomware, por exemplo.
“A Segurança da Informação nas companhias públicas e privadas não pode mais ser vista como uma área à parte das empresas. É preciso entender que a proteção de dados deve permear os planos de negócios e todas as iniciativas da corporação. O compromisso desse curso é reforçar essa importância aos profissionais do mercado, mostrando como e onde devemos agir para impulsionar a capacidade de controle dos times”, reforça Carneiro, que é Engenheiro Eletrônico formado pela POLI, da USP, e que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de SI.
Pelo caráter voltado aos negócios, as aulas são destinadas a profissionais de tecnologia e executivos de todos os níveis – incluindo CEOs, CIOs, CISOs e CTO, entre outros – e dos mais diversos setores da economia. “Além disso, é uma grande oportunidade para que novos talentos e trabalhadores que estão migrando para a área de Segurança da Informação também possam entender melhor as implicações deste ramo aos resultados das companhias”, acrescenta o engenheiro.
Para mais informações e fazer o pré-cadastro, acesse bit.ly/3ancyfm.
Lá poderão ser assistidos gratuitamente nove clipes de cada módulo, com destaques das respectivas aulas, para reforçar a tomada de decisão da compra do curso.
Sem fazer muito alarde aJAC Motors se consolida como a montadora aqui no Brasil que tem a maior e mais variada oferta de veículos 100% elétricos do país. Na imagem abaixo você pode conferir todos os modelos da montadora chinesa por aqui, que desde 2019 tem como principal acionista o Grupo Volkswagen na China, com 51% das ações.
Modelos 100% elétricos da JAC Motors disponíveis no Brasil
Essa joint venture definitivamente deixa no passado qualquer dúvida que ainda possa existir sobre a qualidade e atendimento dos veículos da montadora chinesa, a coloca em um novo patamar de mercado e a tendência é que ela passará a ser olhada com outros olhos pelos consumidores.
Desenvolvido em parceria com Volkswagen, o JAC e-JS1 estreia no mercado brasileiro para ser o oitavo veículo 100% elétrico da JAC Motors, todos eles livres de emissões de poluentes.
Segundo Eduardo Pincigher, Diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da empresa, “O e-JS1 foi desenvolvido a partir da plataforma do elétrico IEV20 e a VW implementou o design exterior e interior, acabamento e conectividade“, explica.
Slide Show
Destaques > O compacto urbano livre de emissões da JAC Motors possui 302 km de autonomia (norma NEDC); baterias de fosfato de ferro-lítio têm capacidade máxima de 30,2 kWh;
> Provido de sistema de regeneração de carga, o JAC e-JS1 é extremamente econômico: em média, o modelo consome 9,6 kWh a cada 100 km;
> Com 150 Nm (15,3 kgfm) de torque e apenas 1.180 kg, o JAC e-JS1 é o veículo com menor custo por km rodado do país: 7 centavos por km;
> Para “encher o tanque” ou carregar as baterias, o e-JS1 gasta cerca de R$ 20 (tarifa de R$ 0,65 por kWh). Um carro compacto, com motor a gasolina, que tenha consumo urbano de 13 km/l, exigirá cerca de R$ 135 para rodar os mesmos 302 km.
> O JAC e-JS1 é o oitavo modelo 100% elétrico da JAC Motors no Brasil. De longe é a marca com o maior portifólio de veículos livres de emissões, constituindo uma família completa: um modelo urbano, três SUV´s, uma picape, uma van e dois caminhões.
> Preço sugerido do JAC e-JS1 é de R$ 149.900.
“O JAC E-JS1 é uma grande aposta. Será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compacto urbano, compatibilizando a aplicação ideal para um veículo totalmente elétrico: o uso dentro da cidade”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Você pode usá-lo em rodovias, nas pequenas viagens? Claro que sim. Mas seu habitat natural é o trânsito urbano”.
Ao contrário do que se pensava, o city-car não substituirá o JAC iEV 20, mas sim complementará a linha. O iEV 20 é um SUV de porte compacto, com suspensão mais alta, rodas e pneus maiores e aptidão para vencer desafios leves no off-road, enquanto o E-JS1 é totalmente destinado ao uso urbano.
Com 30,2 kWh de capacidade de carga elétrica, o E-JS1 possui ótimo rendimento, à medida que, por ser 100% elétrico, ele é leve. São somente 1.180 kg de peso em ordem de marcha, segundo informa a montadora.
Por este motivo, o motor de 150 Nm (15,3 kgfm) de torque entrega um desempenho empolgante para um modelo urbano. São 62 cv de potência e 110 km/h de velocidade máxima.
Menor custo por km rodado do Brasil Dependendo da tocada do motorista, o e-JS1 é capaz de rodar 302 km, perfazendo um consumo médio de 9,6 kWh por 100 km, e oferece o custo por km rodado mais em conta de todo o mercado brasileiro – 0,36 MJ/km.
Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,65 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 6,24 a cada 100 km, segundo dados fornecidos pela montadora.
“Encher o tanque”, ou neste caso, carregar as baterias por esse valor e rodar 302 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado 7,5 vezes menor do que um modelo com motor térmico (a combustão). O custo por km rodado do JAC E-JS1 é pouco mais de 6 centavos.
Mesmo que se adote o custo de R$ 0,90 de kWh, instituído ocasionalmente na “bandeira vermelha”, a despesa de “tanque cheio” salta para somente R$ 26, ou seja, ainda 5,2 vezes mais barato que os mais econômicos modelos a gasolina.
Baterias de fosfato de ferro-lítio são mais estáveis Por pertencer à oitava geração de modelos 100% elétricos da JAC Motors, o e-JS1 possui grande eficiência dinâmica de todo o conjunto propulsor.
Tanto que a autonomia de 302 km, perfeitamente adequada a um modelo de porte compacto e urbano, foi obtida com a instalação de baterias com somente 30,2 kWh de capacidade máxima de carga, dotadas de células de fosfato de ferro-lítio, que possuem melhor estabilidade química e térmica.
Como resultado, o JAC e-JS1 pesa menos de 1,2 tonelada. Com um peso extremamente contido para um veículo elétrico, adicionado à proposta urbana, ele precisa de um motor com 62 cv de potência.
Na prática, a eficiência do motor e o baixo peso das baterias, além de gerarem um conjunto “enxuto”, garantem aquele consumo enfaticamente reduzido de 9,6 kWh / 100 km.
Por rodar primordialmente nas cidades, onde o torque é muito mais relevante que a potência, o E-JS1 permite acelerações surpreendentes, com seus 150 Nm de torque máximo. De 0 a 100 km/h, o JAC E-JS1 precisa de 10,7 segundos.
E por falar em bateria, uma dúvida que sempre surge entre os consumidores é seu custo de manutenção. Afinal, quanto o dono do carro vai desembolsar caso elas apresentem algum defeito depois que terminar a garantia? Outra dúvida: quanto tempo duram as baterias?
Ouça as explicações de Sérgio Habib neste áudio
Design feito em parceria com a Volkswagen Contando com total supervisão da Volkswagen no desenvolvimento, o city-car da JAC “escreve um novo paradigma na definição de carro urbano”, segundo a empresa. Não emite nenhum grama de CO2, seu design é moderno e contemporâneo (incrementado pelas cores vivas da carroceria) e mede apenas 3,65 metros de comprimento e 1,67 m de largura, o que é uma grande vantagem para trafegar em grandes cidades.
Na frente, o JAC e-JS1 destaca-se pelo grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, unidas por uma régua que atravessa toda a frente do carro. Para ornar com esse efeito, ele possui contornos na base do para-choque que envolvem os faróis de neblina nas extremidades. É um conjunto estilístico forte, de personalidade. Possui luzes diurnas em LED (sistema DRL de série).
Visto de lado, o JAC e-JS1 recebeu rodas de desenho exclusivo, com pneus nas medidas 165/65 R14.
Detalhe das rodas
Já a traseira exibe lanternas mais quadradas, decretando solidez no conjunto, além de repetir os mesmos ornamentos no para-choque.
Interior futurista Toda a parte interna do e-JS1 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base. Possui duas telas à serviço do motorista. A primeira, que é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, compõe-se de uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra as informações de cruzeiro (velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia etc.).
Detalhe das duas telas do painel
Como diferencial de acabamento, o JAC e-JS1 incorpora molduras em alto relevo de cores contrastantes, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies revestidas em couro (soft touch). Um console “aéreo” permite guardar pequenos objetivos, como um smartphone bem à mão, assim como funciona como descansa-braços. E o estofamento é de couro sintético.
Detalhe do console “aéreo“
Nesse console, inclusive, como é tradicional em qualquer veículo, o condutor do e-JS1 não vai encontrar o botão seletor de marcha. Por ser elétrico, o modelo não requer câmbio, sem os habituais engates “mecânicos”.
O acionamento de sentido de marcha – para frente, identificado convencionalmente com a letra D, de drive, e para trás, pela letra R – é realizado por uma alavanca fixada na coluna de direção, à direita do volante.
Alavanca de seleção do câmbio do lado direito da coluna de direção
Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal. Tudo é acionado pela central multimídia (a segunda tela), oferecendo um conjunto prático, clean e de aparência futurista. Apenas à esquerda do volante concentram-se botões de necessidade mais imediata de uso, como desembaçadores e ajustes elétricos dos retrovisores externos.
O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.
Visão do volante
Detalhe do volante lado esquerdo
Detalhe do volante lado direito
Central multimídia com tela de 10,25 pol reúne dados de operação Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS1 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.
A tela estará traduzida para Português do Brasil
Neste mesmo aparelho, o usuário vai se “divertir” com a infinidade de recursos de monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias. Lá se lê, automaticamente, a autonomia remanescente (e com exatidão), a carga de kWh recuperada instantaneamente em cada desaceleração ou frenagem, além de funções mais tradicionais, como “consumo médio ou instantâneo”. Os comandos de climatização também são acionados por essa central.
Lista de equipamentos O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 150 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série: • Ar-condicionado Automático e Digital • Cruise Control com comandos no volante • Faróis com regulagem elétrica de altura do facho • Faróis com “Follow Me Home” • Faróis com DRL (LED diurno) • Faróis de neblina (dianteira) • Retrovisor interno antiofuscante • Bancos revestidos em couro ecológico • Duplo air bag • Portas com barras de proteção lateral • Aviso de cinto não acoplado • Freio ABS com EBD • BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico) • Auto Hold (assistente de partida em rampas) • TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus) • ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade • Sensor de estacionamento traseiro • Câmera de ré • Entrada USB sob o console central do painel • Isofix • iPedal (sistema de regeneração de carga da bateria nas desacelerações e frenagens.
Primeiras impressões Tive a oportunidade de fazer um teste drive de aproximadamente 100 Km ida e volta até uma cidade perto capital paulista e o carro surpreendeu. Tem ótima dirigibilidade, o volante é preciso e firme, o iPedal responde prontamente quando requerido, é funcional e depois que o condutor se acostuma com a maneira de usá-lo, o freio convencional será usado raramente. E se acostumar, pegar o jeito de utilização, demora minutos e acaba sendo até divertido.
E por falar em divertido, dosar o consumo e a regeneração de energia acaba sendo quase um videogame, pois quando você para de acelerar ou tiver que utilizar o freio, o gráfico de energia da tela de 10,25 polegadas muda de comportamento, ora mostrando o consumo, ora mostrando o carregamento das baterias e isso é muito legal.
E o carro anda muito bem, apesar de ter sua velocidade máxima limitada a 110 Km via software. Lembre-se que ele é um carro basicamente urbano, mas dá para andar em estradas entre cidades próximas de até um percurso de 200 Km ida e volta sem se preocupar com a autonomia, desde que as baterias estejam carregada, claro.
Sinceramente, não precisei em nenhum momento ultrapassar os 110 Km/h, pois mais de 80% do trajeto foi urbano e peguei apenas um trecho de alguns quilômetros da Via Anchieta, que tem velocidade máxima na sua pista central de exatos 110Km/h.
O torque para um carro do seu porte é excelente e chega a arrancar um leve sorriso de canto de boca do condutor. Não que seja fantástico e cole no banco, mas dá para sentir a potência sendo enviada instantaneamente para as rodas, o que não acontece em um carro a combustão. Isso é o que eu mais gosto em um carro elétrico.
A acústica interna é excelente, não só pela falta do ruído do motor e ausência de trepidação, como é de se esperar em um carro 100% elétrico, pois andei por ruas de paralelepípedo e asfalto com buracos. E o ruído interno e rigidez da suspensão se comportaram muito acima do que eu esperava, o que tornam o E-JS1 bastante confortável.
O que deu para sentir desse curto percurso foi isso, além dos olhares das pessoas na rua e outros motoristas, pois ele é um carro com design muito moderno e a cor que escolhi foi o Abacate, que realmente é bonito e chama atenção por onde passa.
Quanto ao porta malas, a capacidade é de 121 litros, o que é suficiente para uma mala pequena e uma compra média de supermercado. É honesto para o tamanho do carro.
Para ver e baixar a ficha técnica do e-JS1CLIQUE AQUI
Comparativo de preço No seu material promocional a JAC colocou um comparativos com as marcas que vendem carros 100% elétricos no Brasil e aqui está a tabela. Clique na imagem para aumentá-la.
Tabela comparativa de preço
Acho que eu sei o que você deve estar pensando: “Guido, você compraria esse carro?” Eu respondo: “Sim”.
O mercado de estética no Brasil segue em ritmo acelerado de crescimento. De acordo com uma publicação do Instituto Venere, o número de profissionais atuando no setor de estética e bem-estar cresceu 567% nos últimos cinco anos, passando de 72 mil para mais de 480 mil especialistas em clínicas e consultórios em todo o país. Esse salto posiciona o Brasil entre os principais mercados globais no segmento de cuidados pessoais e beleza.
Segundo Michelli Vieira Lima, especialista em Estética Avançada com 21 anos de experiência na área, esse crescimento está relacionado a uma mudança no comportamento do consumidor.
“As pessoas têm buscado procedimentos que ofereçam resultados eficazes com o mínimo de desconforto e tempo de recuperação. Isso abriu espaço para novas tecnologias que evitam o uso de bisturi ou agulhas, com protocolos menos invasivos e mais alinhados à rotina moderna“, pontua.
A profissional destaca que, entre as novidades que vêm despertando o interesse de pacientes e profissionais estão o laser de diodo, como o Soprano Ice, e a intradermoterapia pressurizada. Michelli explica que essas técnicas vêm sendo exploradas por oferecerem abordagens mais suaves, sem abrir mão da eficácia.
“O laser de diodo é utilizado para depilação definitiva. Ele atua por meio de feixes de luz que atingem o bulbo capilar, enfraquecendo o crescimento dos pelos. Um diferencial do Soprano Ice é o sistema de resfriamento, que proporciona mais conforto durante a aplicação e o torna compatível com diferentes tipos de pele”, afirma.
“Já a intradermoterapia pressurizada permite a aplicação de ativos diretamente na pele, mas sem o uso de agulhas. Utiliza um jato de alta pressão que atravessa a camada superficial da pele, levando substâncias como cafeína ou enzimas para tratamentos como gordura localizada, celulite e revitalização cutânea”, complementa.
Michelli Vieira Lima, que é especializada em harmonização facial, estética corporal e estética integrativa, e, ao longo da carreira, foi reconhecida com prêmios como o Wonderful Beauty (2023) e o American Beauty Award – Melhores do Ano (2024), além de ter atuado como jurada e palestrante no Miami Brazilian Conference, também ressalta que o crescimento dos tratamentos menos invasivos também está relacionado à postura do profissional, que pode unir técnica e sensibilidade para valorizar a beleza individual com respeito ao biotipo, à história e à essência de cada cliente.
“Trabalhar com estética é também trabalhar com o emocional. Quando uma pessoa se vê bem, com saúde e naturalidade, ela se transforma. E isso pode — e deve — ser alcançado com leveza, conforto e segurança”, ressalta.
Ainda segundo Michelli, os avanços tecnológicos têm ampliado o acesso a cuidados estéticos personalizados, com menos riscos e maior adaptabilidade à rotina. Ela observa que o próprio olhar dos profissionais da área vem se transformando: “A estética de hoje não busca a perfeição, mas a autenticidade. O objetivo não é mudar alguém, e sim valorizar sua essência de forma saudável e sustentável”.
Para a profissional, em um mercado cada vez mais competitivo, as inovações não invasivas vêm se consolidando como alternativas viáveis e promissoras — tanto para quem oferece serviços de excelência quanto para os pacientes que desejam cuidar da aparência sem recorrer a procedimentos radicais.
A TUMI, marca global de artigos de viagem e estilo de vida, anuncia o lançamento da coleção em celebração aos seus 50 anos da marca. A linha traz bolsas, malas e acessórios com acabamento metálico em ouro Bullion, em edição limitada de apenas 250 unidades por modelo.
Victor Sanz, diretor criativo da TUMI, afirmou que a intenção da marca era marcar o 50º aniversário com uma edição especial da coleção 19 Degree. Para isso, a empresa lançou uma versão com acabamento metálico dourado. Segundo ele, a edição limitada faz referência à trajetória da marca ao longo de cinco décadas e indica os rumos futuros do design da TUMI.
A coleção inclui quatro modelos da linha 19 Degree Aluminum da TUMI: uma pasta executiva, uma mala de mão internacional, um estojo para relógios e uma bolsa clutch minaudière, todos na cor dourada Bullion.
As peças são produzidas com estrutura em alumínio de grau aeronáutico e apresentam o design característico da linha, além de um patch comemorativo com numeração individual. A tiragem é limitada a 250 unidades por modelo em escala global.
O lançamento integra as ações comemorativas do cinquentenário da TUMI e reforça a estratégia da marca de associar marcos institucionais a produtos de edição limitada.
Disponibilidade A coleção estará disponível, em breve, no site oficial da marca no Brasil e nas lojas localizadas no Shopping Iguatemi e Shopping Higienópolis, localizadas na cidade de São Paulo.
Uma seleção com curadoria especial também será vendida em quantidades limitadas nas lojas próprias e pontos de venda selecionados da TUMI ao redor do mundo, incluindo Ásia, Europa e América Latina. A disponibilidade pode variar de acordo com o país, mas a coleção chegará a mercados como: China, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Macau, Malásia, Oriente Médio, Filipinas, Singapura, Tailândia, Vietnã, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Suíça, Reino Unido, Brasil, México e Panamá.
Sobre a TUMI Desde 1975, a TUMI Travel é uma marca do segmento de luxo especializada em soluções de viagens, negócios e estilo de vida. Com a fabricação de malas, bolsas, mochilas e acessórios, a TUMI se dedica a ser um parceiro vitalício para os viajantes. Sua sede está localizada nos Estados Unidos, e no Brasil, é possível encontrar lojas oficiais no shopping Iguatemi e Shopping Higienópolis, em São Paulo, além do site oficial da marca. Para saber mais, acesse o site oficial da marca e acompanhe-a no Instagram, TikTok, Facebook e YouTube.
De acordo com o IT Fórum, o mercado de logística terá um impulso significativo para elevar a produtividade por meio de investimentos em tecnologias como inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), análise preditiva e plataformas integradas de gestão. Dessa forma, a principal resposta das empresas líderes em logística para enfrentar instabilidades do mercado, como variações na demanda, interrupções no fornecimento e custos crescentes de operação, reside em um maior investimento em tecnologias e inovação, buscando criar patamares de automação. O objetivo é compensar obstáculos com eficiência operacional, redução de custos e um atendimento mais efetivo às demandas dos consumidores, garantindo, assim, maior estabilidade.
Especialistas em sistemas gerenciais concordam que compreender e adotar a integração de tecnologias avançadas, como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Big Data, blockchain, robótica e automação, não é mais uma mera opção, mas sim uma necessidade estratégica fundamental para manter a competitividade em um mercado cada vez mais dinâmico e impulsionado pelas novas demandas de consumo. O relatório da McKinsey destaca resultados expressivos: empresas que incorporam a IA em seus processos logísticos podem alcançar uma redução de custos de até 15% e uma melhoria na eficiência operacional de até 35%.
Para Rodrigo Rojas, mestre em engenharia e gestão industrial pela Universidade de Coimbra, o uso estratégico dessas tecnologias rompe com a antiga dicotomia entre eficiência e resiliência. “Eficiência operacional e resiliência não são mais objetivos antagônicos. Hoje, com machine learning, conseguimos antecipar rupturas e ajustar o planejamento de forma proativa. O retorno sobre o investimento em plataformas integradas está mais evidente do que nunca”, afirma o especialista.
Esse cenário já reflete uma mudança estrutural no papel da logística, onde as cadeias de suprimentos precisam ser intrinsecamente mais resilientes e seguras. Empresas que adotam plataformas de gestão unificadas, munidas de IA e machine learning, conseguem otimizar seus níveis de estoque e reduzir significativamente as perdas operacionais, conforme aponta Rodrigo Rojas, que coordenou o setor de qualidade e ambiente da DHL Parcel Portugal — empresa reconhecida como Top Employer Global 2020. “A combinação entre dados em tempo real e algoritmos inteligentes permite uma tomada de decisão mais ágil e precisa”, explica.
Um dos setores que tem atraído valorização é de galpões logísticos. Impulsionado pelo crescimento exponencial do e-commerce no Brasil, o setor de logística tem buscado modernizar e ampliar os centros de distribuição para atender a grandes players como Shopee, Mercado Livre e Amazon. Na visão de Rojas, que atua como líder em otimização logística e melhoria contínua, a cadeia de suprimentos deixou de ser uma função meramente reativa para se tornar um ativo estratégico crucial para as organizações. “A adoção coordenada de IA e IoT transforma a logística em uma central de inteligência em tempo real, permitindo decisões que antes demandavam semanas, agora são tomadas em questão de minutos”, destaca o especialista.
Dados do Fórum Econômico Mundial revelam que 80% das empresas consideram a digitalização essencial para a construção de cadeias de suprimentos mais ágeis e resilientes. Contudo, segundo especialistas, o futuro da logística também trilhará o caminho da sustentabilidade. Segundo o especialista Rojas, a sustentabilidade está hoje intrinsecamente conectada à performance logística. “Sustentabilidade deixou de ser um diferencial e passou a ser um pré-requisito fundamental. A rastreabilidade em tempo real e o uso de IA para otimização energética são exemplos claros de como tecnologia e responsabilidade ambiental caminham juntas. As metas ESG estão agora profundamente integradas às KPIs logísticos”, pontua.
Conforme relatório “Supply Chain Outlook Report 2025” da Prologis, a implementação de cadeias de suprimentos na nuvem e a adoção de sistemas de estoque em tempo real figuram entre as principais tendências da logística para 2025. Rojas esclarece que essas tendências representam uma mudança de paradigma. A contínua evolução tecnológica impulsionará o desenvolvimento de sistemas autônomos que não apenas executarão tarefas logísticas, mas também aprenderão com cada interação, antecipando potenciais crises e identificando oportunidades de melhoria de forma automática. “Essa abordagem exige que as empresas invistam em ecossistemas digitais interconectados, priorizando a interoperabilidade entre sistemas, sensores e agentes humanos. Estamos saindo da automação de tarefas isoladas para a orquestração de processos inteiros com capacidade adaptativa. De nada adianta automatizar sem conectar,” comenta o especialista.
De forma geral, a transformação do setor logístico está em pleno movimento, impulsionada pelo impacto multifacetado da tecnologia. Conforme pontua Rojas, a transparência em todas as etapas da cadeia de valor, o cultivo estratégico de parcerias tecnológicas e o uso inteligente e analítico de dados são práticas que consistentemente distinguem as organizações mais resilientes e inovadoras. “A verdadeira vantagem competitiva reside em uma robusta cultura de dados. Estratégia sem uma base analítica sólida é mera especulação. Transparência e colaboração efetiva com parceiros criam um ecossistema logístico antifrágil — capaz não apenas de resistir aos desafios, mas de aprender e melhorar com eles”, finaliza Rojas.
Celebrado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é uma data carregada de significado sentimental e também de oportunidades de alavancar as vendas do comércio. Segundo uma pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), as vendas do Dia das Mães devem movimentar R$ 2,2 bilhões na economia da capital mineira.
Um levantamento da Fecomércio/MG também aponta boas expectativas, com 46% das empresas do estado esperando aumento nas vendas. Para além do otimismo econômico, a data inspira empresas de diversos setores na promoção de ações de valorização e reconhecimento para as mães colaboradoras e clientes.
Segundo Camila Gonçalves, analista de Recursos Humanos da Trevo Lácteos, investir em estratégias criativas para datas especiais como o Dia das Mães é importante para estimular o bem-estar na empresa. “Uma simples ação pode promover um ambiente de trabalho mais acolhedor e motivador e estimular o senso de pertencimento e valorização dessas mães”, explica a profissional.
A Trevo preparou para suas colaboradoras um almoço especial, acompanhado da entrega de um porta-joias, para simbolizar a riqueza e a importância das mães. A empresa também entregará um voucher com desconto em um salão de beleza, para que elas possam desfrutar de um momento de autocuidado.
O Supermercado Verdemar aposta em ações que unem afeto e celebração para homenagear as clientes. A rede lançou um concurso de bolo, que busca resgatar memórias afetivas a partir de receitas de família e vai premiar as três melhores receitas com histórias emocionantes de mães e filhos. As ganhadoras receberão um vale-compras de R$ 4 mil, uma coleção exclusiva das taças alemãs Stolzle. A receita vencedora terá um lugar especial no cardápio do Verdemar, em uma edição limitada com o nome da homenageada.
De acordo com Fernanda Andrade, gerente de marketing da rede, a campanha é um reflexo do compromisso da marca em criar experiências que emocionam e valorizam o relacionamento com o público. “Buscamos sempre campanhas que gerem engajamento real, com afeto, conexão e reconhecimento“.
Celebrando todas as mães
No setor da construção civil, a Somattos, incorporadora mineira de alto padrão, também preparou ações para suas colaboradoras e clientes. Carolina Lara, gerente de Marketing e Experiência do Cliente, afirma que as ações refletem a gratidão que a empresa tem pelas mães. “Neste Dia das Mães, proporcionamos a elas um pouco do carinho que costumam oferecer aos outros. Porque, além de serem mães, são profissionais, cuidadoras e merecem ser valorizadas em todas essas dimensões”, ressalta. Para o público interno e para clientes, a Somattos vai promover experiências gastronômicas.
Shopping centers
Para celebrar o Dia das Mães, shopping centers de Belo Horizonte e região metropolitana prepararam programações que vão além das tradicionais compras. No Minas Shopping, a cada R$ 500 em compras nas lojas, o cliente vai ganhar um prato personalizado exclusivo da Coca-Cola, além de ter a chance de concorrer a um carro elétrico BYD Mini Dolphin. A expectativa é de um aumento de 7% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
As lojas do Power Shopping Centerminas, também situado no bairro União, prepararam atrações para encantar as mães. No dia 11 de maio, elas terão entrada gratuita na Vila Trampolim para um momento especial ao lado dos filhos. A Natura promove uma roleta premiada com kits presenteáveis como o Tododia Avelã e Cassis. As Lojas Rede trazem ofertas de beleza com preços promocionais, enquanto Fiftylolo apresenta eletrônicos com custo-benefício. A Óculos Original oferece um terceiro óculos grátis na compra de dois, e a Enobre Ambientes dá até 20% de desconto em móveis à vista. Outras marcas, como Leroy Merlin e Cacau Show, também prepararam condições exclusivas para a data.
Já o Shopping Navegantes, no Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, aposta em uma programação que busca unir afeto e criatividade. No sábado, 10 de maio, das 9h às 12h, promove a oficina “Mães e Filhos” na Escola Carneiro, onde famílias poderão criar juntas uma pintura em tela. O shopping ainda oferece descontos em lojas como O Boticário, Natura e Pé na Areia (10% off em calçados da linha Piccadilly com cupom PICCADILLY10). Na Track&Field, compras acima de R$ 1.000 garantem uma bolsa exclusiva. O salão Backstage by Jader Generoso oferece um tratamento capilar gratuito para quem fizer escova entre os dias 8 e 10, além de combos promocionais durante todo o mês. A clínica Dermavillage participa com o plano Clube Botox Lovers.
Curitiba (PR) foi sede, entre os dias 29 de março e 3 de abril, da 4ª edição do Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica, competição organizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), em parceria com o Sesc PR. O evento reuniu 81 atletas de 40 clubes de 20 estados diferentes, consolidando-se como uma das principais competições da modalidade no país.
Entre os participantes esteve a equipe da AM Paradesporto, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), composta por cinco atletas com idades entre 13 e 20 anos, acompanhados por um técnico, cinco staffs e por Lina Vitarelli, diretora da instituição. Os atletas competiram nas classes BC1, BC2 e BC3, com o objetivo de adquirir experiência em competições nacionais e ampliar suas chances de futuras convocações para a Seleção Brasileira de Jovens.
Os jovens que representaram a instituição são beneficiários dos projetos Bocha Paralímpica, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio da Vale, e do Programa Núcleos de Fomento ao Paradesporto, patrocinado pelo Governo de Minas Gerais. Ambas as iniciativas são voltadas à inclusão e desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência (PcD).
“A participação em eventos como este proporciona vivência competitiva e desenvolvimento técnico aos atletas, além de contribuir para a formação de novos talentos do paradesporto”, afirma Lina Vitarelli, diretora da AM Paradesporto.
O campeonato foi realizado nas instalações do Sesc Portão, em Curitiba, como parte do projeto Paracopa Sesc, e contou com estrutura de padrão internacional. O torneio nacional ocorreu logo após o Mundial de Jovens de Bocha Paralímpica — realizado pela primeira vez no Brasil, entre 23 e 29 de março —, que reuniu atletas de cinco países: Brasil, Portugal, Canadá, Eslováquia e Singapura. Por isso, a edição brasileira do evento utilizou o mesmo piso emborrachado e placares eletrônicos da competição internacional.
Além das disputas esportivas, os alunos da AM Paradesporto também participaram de atividades fora das quadras. Alguns deles atuaram como comentaristas durante os jogos, vivenciando outra dimensão do evento e exercitando a comunicação com criatividade e responsabilidade.
Os atletas que representaram a instituição nesta edição foram: Ana Carolina Moreira da Silva, Fernanda Chaves Gomes da Rocha, Esther Guilherme Rodrigues, Natanael Filipe da Silva de Moura e Kauã José Lucca da Silva.
Sobre a AM Paradesporto
A AM Paradesporto é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção do esporte para pessoas com deficiência (PcD), com foco na inclusão social, no desenvolvimento de habilidades e no fortalecimento da cidadania. A instituição participa ativamente de competições estaduais e nacionais, tendo como objetivo contribuir para a formação esportiva e pessoal de seus alunos.
A Bienal do Lixo 2025 acontecerá entre os dias 21 e 25 de maio, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, e trará, pela primeira vez ao Brasil, o trabalho da ONG queniana Ocean Sole, que transforma chinelos descartados em praias e oceanos em obras de arte.
Duas esculturas de grande porte, uma girafa e um elefante, serão expostas ao lado de obras de nove artistas brasileiros que trabalham com resíduos, transformando materiais descartados em arte.
A Ocean Sole, sediada em Nairóbi, recicla mais de um milhão de chinelos por ano, ao mesmo tempo em que apoia comunidades locais e conscientiza sobre a poluição dos oceanos e as tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.
“Estamos honrados em levar nossa história para o Brasil. Por meio da arte, destacamos a poluição por resíduos plásticos, protegemos a vida marinha e criamos meios de subsistência sustentáveis”, diz Erin Smith, CEO da Ocean Sole.
“Ficamos muito felizes em trazer para o Brasil, pela primeira vez, as obras da ONG Ocean Sole, que faz um trabalho excepcional ao unir arte, sustentabilidade e impacto social. Esta é uma oportunidade de mostrar como a criatividade pode transformar resíduos em algo belo e significativo e ainda contribuir para o meio ambiente”, afirma Rita Reis, diretora-executiva da Bienal do Lixo.
O evento retorna para sua segunda edição propondo reflexões sobre consumo consciente e soluções sustentáveis e contará com “Painéis de Diálogos”, com bate-papos e palestras de especialistas sobre arte e sustentabilidade; mostras de cinema e desfile de moda sustentável. Haverá ainda diversas ativações interativas, como a Casa do Futuro, que demonstrará práticas ecológicas para o dia a dia, além de oficinas criativas e a “Miniusina de Transformação”, que converterá tampinhas plásticas em novos objetos.
Organizada pelas agências La Mela e Usina, a Bienal do Lixo 2025 é um projeto incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O evento ocupará uma área total de 3.000 m² no Parque Villa-Lobos, com um grande domo de 300 m² como estrutura central, onde será realizada a exposição principal.
Patrocinadores
A Bienal do Lixo 2025 é um projeto apresentado pelo Ministério da Cultura e Rabobank, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pela agência La Mela, Agência Usina, Ministério da Cultura e Governo Federal. Patrocínio: Rabobank, GWM, Klabin, Deloitte, Química Anastacio, Ibema, Suhai Seguradora, Irani Papel e Embalagem, Vivensis, Faber-Castell, Celomax, Green Mining e Positiv.a.
O evento é reconhecido como um dos maiores projetos culturais e socioambientais do Brasil e, este ano, se conecta à Conferência do Clima (COP 30), que será realizada em Belém (PA) em novembro, destacando seu papel no cenário global de mudanças climáticas.
Toda a programação será gratuita, com inscrições pela Sympla. O evento contará com acessibilidade em Libras e audiodescrição.
A digitalização do mercado imobiliário brasileiro tem remodelado a forma como os consumidores buscam informações, interagem com profissionais e tomam decisões de compra. Atualmente, a jornada do comprador passa por diferentes canais — físicos e digitais — o que exige dos corretores de imóveis uma atuação estratégica, integrada e responsiva. Nesse contexto, o atendimento omnichannel deixa de ser uma inovação opcional e passa a ser uma exigência para garantir competitividade e eficiência na comunicação com o cliente.
“O cliente espera ser atendido com qualidade em qualquer canal, a qualquer hora”, afirma Alex Koeche, CEO da plataforma ProCorretor.
A abordagem omnichannel consiste justamente na integração entre diferentes canais, promovendo uma experiência contínua. Isso significa que, ao receber um primeiro contato por mensagem, por exemplo, o corretor poderá dar continuidade ao atendimento por e-mail, telefone ou presencialmente, mantendo o histórico e os dados do cliente sempre atualizados.
De acordo com o Anuário DataZAP 2024, publicado pelo portal Conteúdo Imob, o comportamento digital do comprador de imóveis tem se tornado cada vez mais sofisticado e multicanal. A maioria dos consumidores inicia sua busca por imóveis em plataformas digitais, o que reforça a importância de uma presença estratégica e integrada por parte dos corretores.
A adoção de ferramentas específicas — como CRMs imobiliários, automação de mensagens e sistemas de gestão de leads — permite ao corretor acompanhar o estágio de interesse de cada comprador, armazenar interações anteriores e planejar comunicações personalizadas. Isso evita retrabalho, reduz falhas e aumenta a chance de conversão.
A experiência do cliente também se transforma. Quando percebe que há continuidade na conversa, independentemente do canal, o comprador tende a se sentir mais seguro e confiante — fatores essenciais em uma decisão de alto valor como a aquisição de um imóvel.
A personalização também ganha força. A coleta e análise de dados ao longo da jornada — como histórico de imóveis visitados, preferências, localização e dúvidas recorrentes — possibilita um atendimento mais consultivo. O corretor deixa de ser apenas um apresentador de imóveis e se posiciona como consultor de confiança.
O desafio está em equilibrar agilidade com profundidade no atendimento. O cliente espera respostas rápidas, mas também deseja que suas necessidades sejam compreendidas. É justamente essa integração que o omnichannel proporciona.
Na avaliação de Alex Koeche, o futuro da corretagem de imóveis será dominado por profissionais que conseguirem unir tecnologia, personalização e velocidade em todas as etapas da jornada do cliente — entregando uma experiência moderna, confiável e eficiente.
A BRZ Empreendimentos, celebrando 15 anos de trajetória marcada por mais de 100 empreendimentos entregues em três estados brasileiros, reforça seu compromisso com o desenvolvimento urbano de qualidade e anuncia presença estratégica em Pouso Alegre. A empresa conta com 16 empreendimentos já entregues na cidade, impactando positivamente mais de 3.700 famílias e gerando um VGV acumulado de R$ 511.653.000,00.
Os futuros moradores do Portal Jardins dos Ares terão um projeto arquitetônico que une design, tecnologia e segurança. São 308 unidades residenciais e um VGV projetado de R$ 69 milhões, em um projeto que combina localização estratégica — próximo ao aeroporto da cidade, em uma das áreas mais procuradas de Pouso Alegre — com dois quartos e um condomínio com lazer completo — piscina, solário, playground, salão de festas, churrasqueira, quadra de areia e empório — que refletem o DNA da BRZ: qualidade, atenção às tendências do mercado e foco no bem-estar dos moradores.
“Estar presente em Pouso Alegre nesse projeto tão emblemático é um orgulho para nós. Estamos oferecendo não apenas um imóvel, mas um estilo de vida que combina praticidade, segurança e acesso a tudo que a cidade tem de melhor”, destaca Anderson Morais, Diretor Comercial da BRZ Empreendimentos.
Além de entregar um produto alinhado às demandas atuais, a BRZ reforça seu compromisso social e econômico na região. O empreendimento gerará 220 empregos, entre diretos e indiretos, em Pouso Alegre, além de Lavras e Varginha, com mais de 400 empregos (diretos e indiretos), fortalecendo a cadeia produtiva do Sul de Minas Gerais.
A Estée Lauder anuncia uma parceria exclusiva com a Hacienda AltaGracia, Auberge Resorts Collection na Costa Rica, estreando seu primeiro Instituto de Longevidade da Pele nas Américas dentro do mundialmente renomado Casa de Agua Spa do resort. Localizada adjacente a uma das cinco “Zonas Azuis” do mundo, regiões reconhecidas por sua alta concentração de centenários, a Hacienda AltaGracia oferece uma jornada transformadora, fundada em práticas confiáveis de longevidade. Os tratamentos imersivos e o programa liderado por experiências foram criados para despertar a vitalidade, restaurar o equilíbrio e reconectar os hóspedes com as alegrias simples da vida, inspirados pelo ambiente natural ao redor do resort.
Ancorado em mais de 15 anos de pesquisas sobre longevidade da pele, o Instituto de Longevidade da Pele Estée Lauder na Hacienda AltaGracia oferece aos hóspedes uma experiência exclusivamente imersiva, que combina o luxuoso cuidado com a pele Re-Nutriv com a inovadora ciência de longevidade da pele.
“Não poderíamos estar mais animados com a abertura do Instituto de Longevidade da Pele Estée Lauder na Hacienda AltaGracia. Quando lançamos nossa plataforma de longevidade da pele há mais de um ano, sabíamos que seria apenas o início”, afirmou Justin Boxford, presidente global da marca na Estée Lauder. “A Hacienda AltaGracia é mesmo um lugar sem igual, que honra a rica cultura local e as práticas de estilo de vida, ao passo que fornece aos hóspedes experiências luxuosas incomparáveis e atendimento altamente personalizado, os quais estão no cerne da marca Estée Lauder. Através de exclusivos tratamentos da pele para a reversão da idade e ativações de bem-estar holístico, o Instituto de Longevidade da Pele fornecerá a mais elevada experiência Estée Lauder aos hóspedes, tudo inspirado na nossa expertise em ciência de longevidade da pele”.
“Na Hacienda AltaGracia, estamos constantemente explorando maneiras significativas de apoiar nossos hóspedes em sua jornada pessoal para viverem uma vida melhor”, afirmou Vivianne Garcia-Tunon, vice-presidente de bem-estar do Auberge Resorts Collection. “O lançamento do Instituto de Longevidade da Pele Estée Lauder na Hacienda AltaGracia representa uma evolução empolgante do nosso programa de bem-estar imersivo, integrando-se perfeitamente com os cuidados avançados com a pele, as práticas de longevidade baseadas na ciência e o poder restaurador da paisagem natural ao redor. Essa parceria oferece aos nossos hóspedes uma oportunidade verdadeiramente única para se sentirem vibrantes, cuidados e inspirados”.
De forma exclusiva para a Hacienda AltaGracia, a Estée Lauder adicionou três novos tratamentos faciais Re-Nutriv aos seus tratamentos existentes, combinando a tecnologia patenteada de reversão da idade SIRTIVITY-LP™ da marca com ingredientes raros e preciosos e rituais altamente personalizados. Cada tratamento foi criado para oferecer resultados customizados excepcionais, ao passo que dá vidaàfilosofia de Longevidade da Pele da marca através de uma jornada multissensorial totalmente imersiva. Além dos tratamentos faciais, os esteticistas utilizarão o EstéeLab Skin Pro, o mais elevado diagnóstico da marca, para analisar a pele e desenvolver um protocolo facial personalizado para os hóspedes.
Com a parceria, a Hacienda AltaGracia receberá os melhores profissionais de bem-estar nas residências do local, oferecendo programas customizados baseados nos princípios da longevidade. Para a abertura do Instituto de Longevidade da Pele em maio, dois membros do Coletivo de Longevidade da Estée Lauder serão os residentes da Hacienda AltaGracia:
Manjit Devgun, coach mental e terapeuta de movimento consciente, realizará sessões sob medida para desbloquear níveis profundos de longevidade e bem-estar através de modalidades de cura energética, exercícios de respiração rejuvenescedores e movimento consciente. Manjit também criou uma meditação customizada que será incorporada no início de cada tratamento Re-Nutriv no Instituto de Longevidade da Pele.
Crystal Greene, esteticista renomada e embaixadora global de cuidados com a pele da Estée Lauder, oferecerá tratamentos feitos sob medida que combinam o luxuoso tratamento para a pele Re-Nutriv com suas exclusivas técnicas faciais, fornecendo uma experiência transformadora para os hóspedes.
As outras residências serão anunciadas nos próximos meses.
A Estée Lauder é a principal marca da The Estée Lauder Companies Inc., uma empresa de cosméticos que atua no setor de cuidados com a pele. Fundada por Estée Lauder, uma das primeiras mulheres empreendedoras do mundo, a marca continua seu legado de criar os produtos de maquiagem e cuidados com a pele mais inovadores, sofisticados e de alto desempenho, além de fragrâncias icônicas – tudo com uma profunda compreensão das necessidades e desejos das mulheres. Hoje, a Estée Lauder se relaciona com mulheres em mais de 150 países em todo o mundo e em dezenas de pontos de contato – de lojas físicas a lojas virtuais. E cada um desses relacionamentos reflete consistentemente o ponto de vista poderoso e autêntico da Estée.
Sobre a Hacienda AltaGracia, Auberge Resorts Collection
A Hacienda AltaGracia, primeira propriedade do Auberge Resorts Collection na América Central, está escondida nas montanhas exuberantes de Pérez Zeledón na região sul da Costa Rica. Originalmente concebida e desenvolvida como um retiro familiar e uma fazenda de café, o luxuoso resort conta com 50 espaçosas casitas no estilo hacienda. Os amplos pátios e varandas oferecem privacidade e exploração; as incríveis janelas que cobrem toda a parede trazem a natureza das imediações para dentro; as aventuras imersivas e as experiências holísticas promovem a desconexão e convidamàconexão com a comunidade local. A propriedade oferece 180 acres de floresta tropical intacta, com uma fazenda de café e uma horta que fornecem aos espaços gastronômicos da AltaGracia a incrível fauna e flora da região, ao passo que oferece culinária sazonal que estimula o explorador em cada um de nós. A Casa de Agua, Wellbeing by Auberge, é o santuário de bem-estar do resort, guiando os hóspedes em uma jornada restauradora, fundamentada em uma conexão profunda com a Mãe Natureza e as tradições de cura das Zonas Azuis. Com programas selecionados oferecidos por profissionais de bem-estar renomados mundialmente, esse amplo espaço foi criado para renovação e restauro profundos. Entre as comodidades estão uma piscina panorâmica e estábulos com cavalos de raça para todos os níveis de habilidade. De forma a manter o rico patrimônio da Costa Rica, a Hacienda AltaGracia oferece uma programação dinâmica de atividades, profundamente enraizadas em descobrir o desconhecido, incluindo passeios de ultraleve sobrevoando as cachoeiras de Nauyaca, o oceano e os vales a partir da pista de pouso privada do próprio resort.
Para mais informações sobre a Hacienda AltaGracia, Auberge Resorts Collection, acesse altagracia.aubergeresorts.com.
Siga a Hacienda AltaGracia no Facebook e no Instagram @AltaGraciaAuberge
Sobre o Auberge Resorts Collection
O Auberge Resorts Collection é um portfólio de hotéis, resorts, residências e clubes privados extraordinários. Embora cada propriedade seja única, todas apresentam uma abordagem elaborada ao luxo e dá vidaàalma do local através de design cativante, gastronomia excepcional, spas inovadores e atendimento agradável, porém discreto. Com 30 hotéis e resorts exclusivos, o Auberge convida os hóspedes a criar histórias inesquecíveis em alguns dos destinos mais desejados do mundo. O Auberge Resorts Collection faz parte do The Friedkin Group.
Conecte-se com o Auberge Resorts Collection no Instagram, TikTok, Facebook, Threads, Twitter e LinkedIn @AubergeResorts e #AlwaysAuberge
(NYSE: EL)
ELC-B
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A Ant International fez parceria com o banco líder do Reino Unido, Barclays, para aumentar a eficiência e a resiliência na gestão mundial de tesouraria para empresas. Nesta parceria, as duas partes irão combinar soluções inovadoras, incluindo o modelo cambial de IA (Transformador de Série Temporal – TST) patenteado da Ant, a fim de ajudar as empresas a reduzir custos e riscos cambiais referentes a volatilidades internacionais.
No estágio inicial da cooperação, a Ant International concluiu com sucesso o primeiro lote de suas transações cambiais intragrupo com o Barclays.
O modelo TST da Ant International é um modelo de big data baseado em arquitetura de transformador com cerca de 2 bilhões de parâmetros. Ao integrar os algoritmos de previsão de série temporal mais recentes, o modelo TST prevê padrões ao longo do tempo. A Ant também criou novas estruturas de pré-treinamento e ajuste fino supervisionado (SFT) para treinar o modelo e aprimorar suas previsões ao longo do tempo.
O modelo TST agora prevê o fluxo de caixa e a exposição cambial da empresa por hora, dia e semana, com precisão superior a 90%. Isto permite previsões mais precisas dos volumes de negociação e reduz custos desnecessários com cobertura e prêmios de risco pelos bancos, reduzindo assim os custos de cobertura e os custos cambiais em geral.
O Barclays integrou o modelo TSTàsua plataforma de cobertura cambial, BARX NetFX, que atende amplamente os setores de comércio eletrônico e pagamentos. Esta cooperação é parte da estratégia de automação cambial do Barclays, com foco em desenvolver ferramentas que ajudam seus clientes a digitalizar fluxos de trabalho e otimizar a cobertura cambial.
Ao integrar o modelo TSTàsua solução Guaranteed FX, o Barclays aperfeiçoa sua plataforma BARX NetFX, resultando em maior precisão em prever exposições cambiais da Ant International. Isto, por sua vez, permite que o banco ofereça cobertura cambial mais precisa, reduza seus custos de cobertura e aumente a eficiência geral de sua plataforma. Assim, a Ant International aproveita esta rentabilidade em suas cotações de câmbio para empresas, ao oferecer taxas competitivas e manter relativa estabilidade de preços para as principais moedas de negociação, incluindo EUR e USD. Nas transações de teste iniciais, a Ant International já ajudou seus clientes a economizar em custos cambiais.
O caso de uso da Ant International com o Barclays ressalta o potencial do modelo TST para ajudar empresas a mitigar a volatilidade cambial internacional através da IA.
“A Ant International vem sendo uma parceira valiosa e de longa data do Barclays e ficamos animados em trabalhar juntos nesta solução inovadora”, disse Ben Parkinson, Chefe de Vendas Globais de Fintech e Automação de Câmbio no Barclays. “Esta cooperação reflete o enorme relacionamento e a confiança mútua entre nossas equipes. Seu modelo de IA de vanguarda melhorou a precisão da previsão de fluxos de caixa e nos ajudou a otimizar o processo de cobertura cambial. Ao combinar os recursos avançados de previsão de IA da Ant International com nossa experiência líder de mercado em câmbio, pudemos reduzir a incerteza e os custos, ao definir um novo padrão para a gestão de risco cambial.”
Kelvin Li, Diretor Geral de Tecnologia de Plataformas da Ant International, disse: “A cooperação com o Barclays em nosso modelo Transformador de Série Temporal é um marco importante em nossa jornada contínua para ajudar as tesourarias a otimizar suas estratégias cambiais. Os resultados que obtivemos ao combinar as capacidades bancárias avançadas do Barclays com as soluções inovadoras da Ant International demonstram como a tecnologia pode aperfeiçoar o modo como as empresas administram sua liquidez mundial, possibilitando transações cambiais mais eficientes. Também demonstra como a melhoria de nossa gestão de tesouraria pode beneficiar nossos clientes, quando as empresas transformam a rentabilidade em taxas de câmbio competitivas.
“Esta cooperação é uma grande comprovação de como o Barclays está dedicado a evoluir junto com nossos parceiros, aproveitando nossos pontos fortes complementares para aprimorar nossas ofertas e oferecer soluções mais impactantes”, disse Pushkaraj Gumaste, Chefe de Serviços Bancários Corporativos da Barclays na Ásia-Pacífico e Oriente Médio. “É um exemplo perfeito de como podemos tornar os negócios internacionais mais simples e eficientes para nossos clientes, enquanto aprofundamos o valor que agregamos às suas operações internacionais.”
Com as transações a nível mundial previstas para chegar a mais de US$ 290 trilhões até 2030, a Ant International e o Barclays reconhecem a necessidade de soluções cambiais inovadoras que permitam às empresas realizar transações de modo mais integrado e seguro. Embora o caso de uso atualmente suporte os principais pares de moedas utilizados pela Ant International, ambas as empresas pretendem aperfeiçoar a solução para abranger mais moedas e atender a mais necessidades comerciais.
Sobre a Ant International
Com sede em Singapura, a Ant International é líder mundial em efetuar pagamentos digitais, digitalização e tecnologia financeira, oferecendo uma plataforma unificada de tecnologia para desenvolver o comércio de última geração para todos. Em estreita cooperação com parceiros, a empresa dá suporte a comerciantes de todos os portes ao redor do mundo para realizar suas aspirações de crescimento mediante uma gama abrangente de soluções de pagamentos digitais e serviços financeiros orientadosàtecnologia. Para saber mais, acesse https://www.ant-intl.com/
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No dia 12 de maio, às 19h, o Centro Universitário Cesuca receberá o médico cancerologista Drauzio Varella, que ministrará a palestra “50 anos de Medicina: de onde eu vim e para onde vamos”, para celebrar o lançamento do curso de Medicina da instituição. O evento será transmitido ao vivo.
As inscrições para assistir à live podem ser realizadas gratuitamente por meio do site do Cesuca e o link da transmissão será enviado diretamente aos inscritos por e-mail.
Durante a apresentação, Varella falará sobre sua vivência na profissão, o cenário da Medicina desde o início da sua carreira até os momentos atuais, além de perspectivas para o futuro.
“Para o Cesuca é muito importante receber um dos principais médicos do Brasil, um profissional que trabalha ativamente para informar, conscientizar e compartilhar conhecimento para os brasileiros, principalmente neste momento em que estamos lançando nosso curso de Medicina, que já nasce com avaliação máxima do MEC. É uma oportunidade única de aprender sobre a Medicina e sobre o que é ser médico”, afirma Ricardo Muccillo, reitor do Cesuca.
Serviço: “50 anos de Medicina: de onde eu vim e para onde vamos” com Dr. Drauzio Varella
Com menos de um mês para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, que se encerra em 31 de maio, conforme destaca o Governo Federal, muitos contribuintes ainda enfrentam dúvidas sobre como declarar precatórios, que são créditos judiciais reconhecidos contra o poder público. Fernando Kalil, CEO da PJUS, alerta que falhas na classificação tributária podem resultar em cobrança indevida de imposto e autuações por parte da Receita Federal.
Segundo Kalil, a principal dificuldade está em compreender os critérios que determinam se os valores recebidos são tributáveis ou isentos, se correspondem a verbas indenizatórias ou remuneratórias e se se referem a pagamentos acumulados. Essas informações influenciam diretamente no preenchimento correto da declaração. “Muitos contribuintes desconhecem os critérios que diferenciam verbas indenizatórias das remuneratórias ou que indicam se o valor é tributável ou isento, o que compromete o preenchimento correto da declaração“, afirma Kalil.
Rafael Carvalhais, controller da PJUS, explica que a falta de familiaridade com os campos do programa da Receita Federal leva a equívocos, principalmente em operações de cessão de precatórios. Ele recomenda atenção especial aos documentos da operação, como contrato de cessão, informes bancários e comprovantes de pagamento. A ausência desses registros pode dificultar a comprovação futura da operação e comprometer a regularidade da declaração.
No caso de precatórios ainda não pagos, o crédito deve ser informado na ficha “Bens e Direitos”, sob o código 99, com a descrição “Precatório expedido, ainda não recebido”. Devem ser incluídos o nome da ação judicial, o número do processo e o valor de face do crédito. Quando o bem é declarado pela primeira vez, o campo “Situação em 31/12/2023” deve permanecer zerado, enquanto o campo “Situação em 31/12/2024” deve refletir o valor atualizado.
Para precatórios recebidos em 2024, a orientação é verificar a natureza da verba. Se tratar de indenização ou aposentadoria isenta, o valor deve ser declarado na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Já valores com natureza remuneratória devem ser registrados como “Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA)”, com indicação do número de meses a que se refere o pagamento. O uso do informe de rendimentos emitido pela instituição pagadora é necessário para evitar divergências.
Em relação à cessão de precatórios, mesmo que o entendimento consolidado da Segunda Turma do STJ afirme que não há incidência de Imposto de Renda sobre operações realizadas com deságio, a Receita Federal tem adotado posicionamento mais restritivo. Em uma solução de consulta aplicada a um caso específico, o órgão fiscalizador interpretou que a cessão configura ganho de capital. Essa manifestação, no entanto, não revoga nem se sobrepõe à jurisprudência do STJ e vale apenas para o contribuinte que solicitou a consulta.
Kalil reforça que cada situação exige um tratamento específico. Créditos ainda não pagos devem ser registrados como bens. Valores recebidos precisam constar nas fichas de rendimentos acumulados ou isentos, conforme o caso. As operações de cessão devem ser registradas com os dados do processo judicial e o valor da transação. Ele também recomenda o uso de ferramentas que auxiliem no preenchimento ou, quando necessário, a consulta a profissionais da área contábil. O prazo final para entrega da declaração é 31 de maio de 2025.
A Elanco Saúde Animal (NYSE: ELAN) anunciou os resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre de 2025, superando as projeções para receita, EBITDA ajustado e lucro por ação ajustado. A receita totalizou US$ 1,193 bilhão, o que representa um crescimento orgânico de 4% em relação ao mesmo período do ano passado, excluindo os efeitos das variações cambiais.
Diante do desempenho positivo, a Elanco elevou sua projeção de receita para o ano fiscal de 2025 para um montante entre US$ 4,51 e US$ 4,58 bilhões — um aumento de US$ 65 a 70 milhões em relação à previsão anterior, impulsionado por um cenário cambial mais favorável. A empresa também manteve sua projeção de crescimento orgânico de receita em moeda constante, com expectativa de aceleração para níveis médios de um dígito ao longo do ano.
O resultado foi impulsionado por tendências aceleradas na área de Pet Health e pelo bom desempenho na operação e comercialização da linha de produtos para animais de produção.
Inovação justifica novas expectativas
A empresa revisou positivamente suas expectativas para o ano, reforçando seu compromisso com crescimento sustentável e geração de valor a longo prazo. “Entramos em 2025 com impulso consistente e um portfólio resiliente. Acreditamos na aceleração sequencial do crescimento de receita, mesmo diante de um cenário macroeconômico dinâmico”, afirmou Jeff Simmons, presidente e CEO da Elanco. “Estamos confiantes na capacidade da Elanco de atingir suas metas para 2025 e continuar gerando valor para nossos acionistas e para a sociedade”.
O lucro líquido do período foi de US$ 67 milhões, enquanto o lucro líquido ajustado alcançou US$ 184 milhões. O EBITDA ajustado foi de US$ 276 milhões, o que corresponde a 23,1% da receita no trimestre. O lucro por ação (EPS) reportado foi de US$ 0,13, e o EPS ajustado ficou em US$ 0,37. A companhia encerrou o trimestre com índice de alavancagem líquida de 4,4 vezes o EBITDA ajustado.
A meta de receita com inovação também foi revisada para cima, passando a variar entre US$ 660 e US$ 740 milhões, refletindo o avanço na comercialização de produtos estratégicos. Além disso, a Elanco projeta uma redução da dívida bruta entre US$ 450 e US$ 500 milhões em 2025, o que levou à revisão otimista de sua meta de alavancagem líquida, que deverá variar entre 3,9 e 4,3 vezes o EBITDA ajustado ao final do ano.
Avanços estratégicos
Os resultados refletem os investimentos da empresa em inovação e tecnologia, incluindo lançamentos recentes, como o Zenrelia™, medicamento voltado ao controle de coceiras, pruridos e dermatite atópica em cães, e o Elura™, destinado ao tratamento da perda de apetite associada à Doença Renal Crônica em gatos. Ambos estão disponíveis no Brasil.
“A Elanco permanece firme em seu propósito de oferecer inovação para saúde e bem-estar animal, com lançamentos exclusivos que impactam pets e animais de produção de todo mundo”, afirma Fernanda Hoe, diretora-geral da Elanco no Brasil. “Além de medicamentos, também reforçamos o nosso compromisso em oferecer uma pecuária mais sustentável, capaz de reduzir impactos ambientais negativos”, completa.
Recentemente, a empresa obteve também a aprovação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para produtos como o Zimprova™ (para a bovinocultura) que, além de suas funções específicas, possui indicação expressa em bula como redutor da emissão de gases do efeito estufa, bem como o Hemicell™ HT (para avicultura e suinocultura), que também atua como redutor da emissão dos gases do efeito estufa.
“Essa é a comprovação de que é possível oferecer uma pecuária produtiva que colabora, ao mesmo tempo, com o combate à insegurança alimentar e com a sustentabilidade do planeta”, diz Hoe.
Sobre a Elanco
A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN), multinacional do setor da saúde animal, se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia. Com 70 anos de tradição no setor, a empresa é comprometida em apoiar clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados e causar um impacto significativo em comunidades locais e globais. A visão da Elanco — Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida — e sua estrutura de responsabilidade social — Elanco Healthy PurposeTM — buscam melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta.
A Elanco oferece mais informações sobre seus produtos e serviços em sua página no Linkedin e em seus perfis no Instagram: elancopetsbr e elancoagrobr.
O showroom da Mobiliáa em Balneário Camboriú foi palco, na última terça-feira (6), do primeiro evento da temporada de lançamentos de mobiliário da marca. Voltado para convidados, o encontro promoveu a integração entre design, arte e profissionais do setor, com destaque para o espaço projetado pela arquiteta Maria Fernanda Wiethorn Aliano, fundadora e CEO do estúdio we.arch.
A ambientação proposta pela arquiteta teve como foco a ocupação da varanda do showroom, com um projeto voltado ao uso de áreas externas. A composição reuniu peças da DonaFlor Mobília — como a espreguiçadeira Vela, assinada por Andrea Zanocchi; o sofá da linha Vinco, do estúdio Ninho; o banco Rio, assinado por Janete Costa; e as poltronas Cecília, assinadas por Linda Martins —, além de elementos de paisagismo integrados ao mobiliário.
A iniciativa faz parte do calendário de ativações da Mobiliáa em 2025, que pretende valorizar o trabalho de escritórios de arquitetura convidados a desenvolver ambientes no showroom da marca. A proposta é que cada espaço represente diferentes abordagens sobre o morar contemporâneo e o uso de mobiliário autoral brasileiro.
Além da ambientação, o evento contou com uma performance de live painting conduzida pelo artista Jean Tomedi, que interagiu com os participantes durante a ação. A presença de profissionais do setor de arquitetura, design de interiores e decoração também contribuiu para ampliar o debate sobre tendências de mercado e o uso de áreas externas em projetos residenciais.
A we.arch integra o Grupo FG e atua com foco em arquitetura de interiores voltada ao alto padrão. O estúdio reúne premiações em seis edições do Núcleo Colaborativo de Arquitetura e Design e desenvolve projetos com base em uma estética minimalista e orgânica, com atenção à curadoria de materiais e à relação entre espaço e experiência.
Segundo a pesquisa da Caio Calfat Real Estate Consulting, o setor de multipropriedade está em franca expansão no Brasil, ao reforçar conceitos como experiências sustentáveis e economia compartilhada. O setor vem se adaptando para atender um público que busca soluções flexíveis, em vez de optar pela posse exclusiva. E, ao despontar como uma das principais forças de consumo, a Geração Z lidera essa transformação, redefinindo conceitos no setor de turismo e hospitalidade.
O levantamento também aponta que a Geração Z, composta por jovens nascidos entre 1995 e 2010, valorizam sustentabilidade, direitos humanos e experiências digitais. Por serem mais imediatistas, realizam pesquisas prévias sobre imóveis, preços e reputação das empresas antes de visitar os stands de vendas e buscam menos burocracia, impulsionando tendências como consumo consciente e economia compartilhada no setor imobiliário.
Oportunidades de investimento fora do Eixo Rio-SP
Embora o mercado imobiliário tradicional se concentre no tradicional eixo Rio-São Paulo, o setor de multipropriedade oferece oportunidades de investimento lucrativas em outras regiões do país. O crescimento do setor tem sido notável, com um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 79,5 bilhões entre abril de 2023 e abril de 2024, representando um aumento de 33% em relação ao período anterior, conforme pesquisa da Caio Calfat Real Estate Consulting.
“O investimento em multipropriedades fora do eixo Rio-SP pode gerar retornos acima da média por fatores como menor concorrência, potencial de valorização e diversificação da carteira de investimentos. Regiões com forte potencial turístico e infraestrutura em desenvolvimento oferecem oportunidades para quem busca rentabilidade no setor. Por isso, o momento é ideal para olhar além dos centros tradicionais. E os investidores podem não apenas diversificar seus portfólios, mas também contribuir para o desenvolvimento econômico de novas regiões, colhendo frutos financeiros, turísticos e sociais”, aponta o CEO da RTSC Holding, Marcos Jorge.
“A demanda por experiências de lazer acessíveis e flexíveis está em alta e a Geração Z é um motor fundamental desse movimento. Parte dessa movimentação estratégica pode gerar negócios com grande potencial de valorização e retorno para investidores atentos a novas oportunidades, já que o setor de multipropriedade é um dos mercados mais dinâmicos e alinhados com o futuro, totalmente alinhado com as novas tendências”, completa o executivo.
De acordo com Guilherme Reitz, CEO da Yungas, a parceria vem se consolidando na gestão da rede de franquias da fintech. “Desde o início, ficou claro que a Stone buscava mais do que uma ferramenta: ela precisava de uma plataforma capaz de se adaptar à sua realidade operacional e crescer junto com a rede”.
“Esse alinhamento levou ao desenvolvimento de um módulo financeiro sob medida, com foco em facilitar a leitura dos dados pelos franqueados, aumentar o engajamento com os números e permitir o acompanhamento em tempo real do desempenho financeiro de cada unidade”, acrescenta o empresário.
Atualmente, além do módulo financeiro, a Stone também utiliza soluções de comunicação integrada, que busca centralizar todas as interações e eliminar ruídos, checklist e padronização para estruturar rotinas e processos, além de materiais e FAQ (perguntas frequentes), oferecendo autoatendimento e acesso aos conteúdos essenciais. “Atuamos como uma plataforma unificadora para a gestão da rede, e a Stone vem ampliando o uso de seus recursos ao longo do tempo”, explica Reitz.
“Essa digitalização tem como objetivo contribuir diretamente para a consistência do serviço entregue na ponta, o que é fundamental para preservar a reputação e o padrão de atendimento da marca”, completa.
Expansão e integração Diante dos resultados já consolidados, Reitz afirma que a fintech segue cada vez mais confiante no papel da plataforma como ferramenta central na gestão da rede. “O fortalecimento da parceria acontece de forma orgânica, com o objetivo de reduzir a dependência de outros sistemas e consolidar as operações em um ambiente único e integrado”.
Um relatório divulgado pela Deloitte aponta que as empresas que investem em sistemas integrados, como Enterprise Resource Planning (ERP), soluções em nuvem, automação de processos e análise de dados em tempo real, conquistam ganhos expressivos de produtividade, eficiência operacional e capacidade de adaptação.
Esses ganhos, destacados pelo relatório, reforçam a relevância de investir em soluções integradas para redes em expansão. No caso da Stone, a busca por eficiência tem guiado os próximos passos da parceria, conforme explica Reitz. “O objetivo é que a plataforma atue como ambiente centralizador de toda a operação da rede, para promover eficiência, automação e previsibilidade para a franqueadora e suas unidades”.
“O futuro da parceria está diretamente ligado à construção de uma gestão mais conectada, integrada e orientada por dados, consolidando um modelo escalável e sustentável para o crescimento da rede”, conclui o CEO.
O tempo médio de espera para agendar uma entrevista na Embaixada Americana, ou nos consulados americanos no Brasil, é de 21,4 dias, conforme levantamento divulgado pelo portal especializado Panrotas. A etapa é obrigatória para a maioria dos processos de obtenção de visto. Os quatro consulados estão distribuídos nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.
Adriana Santos, gerente geral da Schultz Vistos, vê o atual cenário com otimismo. “Essa redução reflete um esforço conjunto das autoridades americanas para atender à alta demanda. Para os brasileiros, esse cenário é positivo, especialmente para quem tem planos de viagem a curto prazo”.
No entanto, segundo a especialista, alguns fatores ainda tornam o processo de solicitação do visto americano demorado. “A documentação incorreta, preenchimento inadequado do formulário DS-160 e a falta de vagas em determinadas cidades em épocas específicas do ano, como férias escolares ou feriados prolongados, são as principais causas da demora”.
Para Adriana, isso significa que, dentro da responsabilidade do solicitante, ainda cabem medidas para agilizar o processo de obtenção de visto. “É fundamental iniciar o processo com antecedência, garantir o preenchimento correto do formulário DS-160, reunir todos os documentos necessários e acompanhar de perto qualquer atualização nos procedimentos dos consulados e embaixadas”.
Ainda de acordo com o Panrotas, em 2023, o tempo médio de espera para tirar o visto americano no Brasil era de mais de um ano, chegando a 505 dias no consulado de São Paulo. Na embaixada em Brasília, a fila de espera durava 434 dias e no Rio de Janeiro, eram 435 dias de espera. Já no Recife, 361 e em Porto Alegre, 337 dias.
A U.S. Travel Association (USTA), organização nacional estadunidense sem fins lucrativos que representa empresas e organizações de viagens dos Estados Unidos, determinou, em 2023, um alvo de 30 dias ou menos de espera para entrevistas.
A especialista da Schultz explica a importância da entrevista no processo de obtenção de visto. “É uma etapa crucial, pois é nela que o agente consular irá avaliar a veracidade das informações prestadas e o perfil do solicitante. Estar bem preparado, com respostas claras e coerentes, e demonstrar vínculo com o Brasil são pontos fundamentais para uma boa avaliação. Por isso, também é importante preencher o formulário com muita atenção, conferindo cada resposta antes de enviá-lo”.
De acordo com ela, a contratação de assessoria especializada pode fazer a diferença para o solicitante. “Uma assessoria experiente pode ajudar a evitar erros, orientar na escolha dos documentos adequados e preparar o solicitante para a entrevista, aumentando consideravelmente as chances de aprovação”.
Adriana ainda reforça a compreensão do processo e a antecipação das ações relacionadas a ele como fatores decisivos para obtenção do visto com agilidade. “Mesmo com a redução nos prazos, iniciar o processo com antecedência evita imprevistos. A busca por informações atualizadas, preparação de todos os documentos com atenção e uma assessoria especializada garantem mais tranquilidade e segurança em cada etapa”, finaliza.
Para mais informações, basta acessar o site oficial da Schultz Vistos: vistos.com.br/
Com roteiros mais personalizados, flexíveis e experiências exclusivas, as viagens em grupo continuam em alta no pós-pandemia. Um exemplo desse crescimento, segundo dados da Journey Woman, publicados pelo portal Panrotas, é a preferência de mulheres por viajar em conjunto: 86% das entrevistadas afirmaram já ter se sentido ameaçadas ou desconfortáveis ao viajar sozinhas.
Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz Operadora, explica que, nos últimos anos, o perfil do viajante em grupo mudou significativamente. “Hoje, o viajante busca mais do que apenas visitar destinos, ele quer vivenciar experiências únicas, ter mais liberdade dentro do roteiro e contar com serviços personalizados, mesmo estando em um grupo”, afirma.
Segundo o profissional, essa transformação foi impulsionada por diversos fatores. Além da mudança no comportamento do consumidor, que valoriza experiências sob medida, o avanço da tecnologia tem contribuído para facilitar a comunicação, a personalização dos roteiros e o acesso a informações em tempo real durante a viagem.
Ainda assim, Rodrigo observa que o modelo de viagem em grupo ainda carrega alguns estigmas, como a ideia de roteiros engessados e com pouca flexibilidade.
“O setor tem trabalhado para ressignificar essa percepção, oferecendo roteiros mais dinâmicos, com grupos menores, atividades diferenciadas e tempo livre para explorar os destinos de forma mais autêntica”, ressalta.
Atualmente, já existem produtos pensados especialmente para quem busca a segurança e a praticidade de uma viagem em equipe, sem abrir mão da liberdade, de experiências exclusivas e de um atendimento mais personalizado.
“A Schultz, por exemplo, tem investido na criação de roteiros mais enxutos, com grupos menores, buscando oferecer experiências locais, hospedagens diferenciadas e mais tempo livre para que o viajante possa explorar os destinos à sua maneira”, detalha.
Grupos pequenos, grandes experiências
Para atender um público que deseja uma experiência mais exclusiva, mas ainda valoriza os benefícios de viajar em grupo, como segurança, organização e acompanhamento de um guia especializado, a Schultz lançou o “Circuito Small Groups”.
O produto consiste em roteiros internacionais realizados com número de pessoas reduzidas, priorizando experiências locais autênticas, hospedagens selecionadas, deslocamentos organizados e mais liberdade dentro da programação.
“Com essa proposta, queremos valorizar o conforto, o atendimento personalizado e a imersão cultural. Foi uma forma de unir as características desses dois tipos distintos de viagem”, explica o diretor comercial.
A Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018) torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas de educação básica. O objetivo é garantir a segurança dos alunos em situações como engasgos, quedas, convulsões e outros acidentes comuns no ambiente escolar.
O enfermeiro Carlos Rodrigues, especializado em atendimento pré-hospitalar traumático e suporte básico de vida, destaca que pais e responsáveis podem — e devem — fiscalizar o cumprimento da legislação. “A Lei Lucas existe para que as escolas estejam preparadas para agir rapidamente em emergências, evitando que situações simples se tornem graves”.
Segundo Carlos, os principais benefícios da lei incluem a possibilidade de resposta rápida em casos de engasgo, quedas, queimaduras ou parada cardíaca. Além disso, a lei é essencial para a prevenção de complicações até a chegada do socorro especializado e para oferecer maior segurança aos alunos, pais e funcionários.
“Em muitos casos, os primeiros minutos são decisivos. Um professor treinado pode salvar uma vida”, destaca o especialista. Carlos é responsável pela 22Brasil Socorristas, empresa especializada em cursos de extensão em resgate e socorro.
O que deve ser ensinado no treinamento?
De acordo com a própria Lei, “1º o conteúdo dos cursos de primeiros socorros básicos ministrados deverá ser condizente com a natureza e a faixa etária do público atendido nos estabelecimentos de ensino ou de recreação”, e “2º os estabelecimentos de ensino ou de recreação das redes pública e particular deverão dispor de kits de primeiros socorros, conforme orientação das entidades especializadas em atendimento emergencial à população”.
Segundo Carlos, a Lei Lucas não detalha o conteúdo mínimo, mas pode incluir:
Reanimação cardiopulmonar (RCP) e uso de DEA (Desfibrilador Externo Automático);
Controle de hemorragias, imobilização de fraturas e atendimento a queimaduras;
Identificação de crises convulsivas e reações alérgicas graves.
Como os pais podem fiscalizar?
A Lei Lucas exige as escolas afixarem em local visível o certificado de capacitação. “Os responsáveis podem perguntar à direção sobre os treinamentos realizados pelos membros da equipe educativa, além de solicitar a documentação que comprove a qualificação”.
De acordo com o enfermeiro especialista em atendimento pré-hospitalar, em caso de descumprimento, as denúncias podem ser feitas através de canais oficiais:
Secretaria Municipal/Estadual de Educação;
Conselho Tutelar;
Ministério Público;
Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon, no caso de escolas particulares).
Penalidades por descumprimento da Lei Lucas
Se uma escola ou creche não comprovar a capacitação de seus profissionais através de um curso de primeiros socorros presencial, será notificada e terá um prazo para se regularizar. Caso contrário, estará sujeita a:
Multa aplicada em caso de não cumprimento da obrigatoriedade;
Cassação do alvará de funcionamento, em caso de descumprimento contínuo.
No caso das escolas públicas, o gestor responsável pode sofrer responsabilização patrimonial.
Cidades exigem DEA nas escolas
Algumas cidades, como São Paulo, exigem desfibriladores (DEA) em locais com grande circulação de pessoas, incluindo escolas. No município, a Lei Municipal nº 13.945, de 7 de janeiro de 2005, exige a manutenção de desfibriladores externos automáticos em locais com grande concentração de pessoas, como aeroportos, shopping centers e estádios de futebol, clubes e academias com mais de 1000 sócios e instituições de ensino, parques, velórios e cemitérios, com concentração ou circulação média diária de 1.500 ou mais.
“Ter o equipamento e equipe treinada faz toda a diferença em emergências cardíacas”, reforça Carlos.
Segurança é uma “obrigação”
O especialista frisa que a Lei Lucas é essencial para proteger crianças e adolescentes no ambiente escolar. “Os pais devem cobrar seu cumprimento e as escolas precisam investir em treinamentos contínuos, garantindo um espaço mais seguro para todos. Afinal, segurança não é um detalhe — é uma obrigação de quem cuida de vidas”, finaliza o enfermeiro.
O Governo Federal anunciou recentemente a criação da Faixa 4 do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Aprovada pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), a nova linha de financiamento prevê condições facilitadas de crédito para famílias com renda mensal entre R$ 8 mil e R$ 12 mil, como prazos de pagamento de até 420 meses e juros nominais de 10% ao ano, abaixo dos praticados pelo mercado.
A proposta, que visa atender uma demanda crescente da classe média que até então encontrava dificuldades para acessar financiamentos habitacionais com condições favoráveis, deve beneficiar cerca de 120 mil famílias em 2025.
De acordo com Renan Persio dos Santos, diretor de incorporações da Construlike, a ampliação do programa representa uma inovação significativa. “A nova faixa atende uma parcela da população que muitas vezes ficava fora dos programas habitacionais. Com financiamentos mais acessíveis e taxas de juros competitivas, essa medida pode impulsionar bastante o setor e facilitar o acesso a imóveis de melhor padrão para mais brasileiros.”
A nova categoria financiará imóveis novos e usados de até R$ 500 mil, com juros de 10,5% ao ano e 420 parcelas mensais. Atualmente, as taxas de mercado para este tipo de imóveis estão entre 11,5% e 12% ao ano.
“Diferente das faixas anteriores, nessa não há subsídio do governo e o comprador paga o valor integral do imóvel, mas as condições facilitadas ampliam muito o acesso da classe média ao financiamento habitacional”, explica Santos.
Impactos no setor imobiliário Segundo o diretor de incorporações da Construlike, as taxas de juros praticadas atualmente tornaram a compra de imóveis para essa faixa de renda inviável, criando uma estagnação significativa no mercado. “A nova faixa amplia o potencial de vendas do setor, pois permite explorar um público novo”.
“Além disso, a medida tem grande potencial para atrair novos investimentos e acelerar o lançamento de empreendimentos residenciais em áreas urbanas, já que amplia o acesso da classe média ao financiamento imobiliário com taxas de juros atraentes”, acrescenta Santos.
Do ponto de vista do financiamento e da oferta de crédito, o especialista avalia que a previsibilidade e segurança para construtoras e incorporadoras pode depender da fase em que o projeto se encontra. Para ele, os empreendimentos em fase final de aprovação é que se enquadram nas regras, “o cenário é mais seguro, pois é possível acessar o crédito e planejar a operação com mais tranquilidade”.
No entanto, ele acredita que, para quem está começando, o momento pode gerar incertezas, já que o orçamento do programa é limitado e existe o risco de o crédito acabar antes da venda dos imóveis.
“Além disso, a burocracia na aprovação dos projetos pode dificultar o acesso aos recursos, fazendo com que apenas quem estiver mais adiantado e alinhado com as exigências tenha real garantia dessa previsibilidade”, afirma.
Outras mudanças no programa O Governo também ajustou as outras linhas do Minha Casa, Minha Vida, elevando o limite da Faixa 1 do FGTS de R$ 2.640 para passar a atender famílias com renda de até R$ 2.850, enquanto a Faixa 2 subiu o limite de renda de R$ 4.400 para até R$ 4.700.
Já a Faixa 3 ampliou o teto de renda de R$ 8 mil para R$ 8,6 mil mensais, permitindo a aquisição de imóveis de até R$ 350 mil, com juros entre 7,66% e 8,16% ao ano. “Isso incentiva as incorporadoras a lançarem mais projetos para atender essa demanda, estimulando tanto a construção civil quanto a economia como um todo”, afirma o representante da Construlike.
A medida também é vista por Santos como uma oportunidade de valorização significativa dos bairros ao atrair novos moradores, dinamizando o comércio local, impulsionando melhorias na infraestrutura e ampliando a oferta de serviços.
“Esse movimento fortalece a ocupação urbana planejada, contribui para o crescimento ordenado das cidades e evita que as moradias se concentrem apenas em regiões periféricas, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável dos centros urbanos.”
Além disso, os efeitos econômicos da medida podem ir além da habitação. “Investir em moradia social representa economia para outras áreas, como a saúde, já que cada R$ 1,00 investido pode poupar até R$ 4,00 em custos neste setor, devido à melhoria do saneamento e das condições gerais de vida dos moradores”, conclui.