Home Blog Page 10

IA surge como forma de popularizar design em 2025

IA surge como forma de popularizar design em 2025
IA surge como forma de popularizar design em 2025

Relatório divulgado em março de 2025 pela consultoria Wildner Design aponta que o setor de design gráfico passa por um processo de transformação acelerada, impulsionado pela inteligência artificial. Ferramentas digitais baseadas em IA têm reduzido barreiras técnicas e financeiras, permitindo que indivíduos sem formação específica desenvolvam materiais visuais com qualidade próxima ao nível profissional.

Segundo levantamento da DataCenterDynamics, "68% das empresas brasileiras já adotam inteligência artificial", ainda que parte delas enfrente obstáculos relacionados à infraestrutura e à falta de expertise. Nesse contexto, soluções de automação aplicadas ao design sugerem composições, geram imagens a partir de descrições textuais e adaptam layouts para diferentes formatos de maneira instantânea. Esse movimento vem alterando a dinâmica do mercado, antes fortemente associado a softwares de alto custo e à dependência de especialistas.

Especialistas ressaltam que a incorporação de inteligência artificial ao design não elimina a necessidade de competências humanas. Em entrevista à Exame (2025), a designer brasileira Marina Willer observou sobre "atravessar essa fase da inteligência artificial sem nos tornarmos escravos do mundo digital, imaginando novas possibilidades e usando essas ferramentas de forma mais criativa".

IA impulsiona democratização do design

O avanço tecnológico amplia a noção de acesso ao design. Plataformas interativas e ambientes digitais colaborativos possibilitam a criação coletiva e em tempo real, o que contribui para práticas mais horizontais de produção. Pesquisadores destacam que esse cenário não apenas reduz custos, mas também acelera o processo criativo e amplia a diversidade de estilos visuais disponíveis.

Colaboração redefine processos de criação

O relatório também observa que a colaboração remota se tornou parte essencial da rotina de equipes de design. Ferramentas de trabalho compartilhado permitem que grupos atuem de forma simultânea em um mesmo projeto, independentemente da localização. Esse modelo de atuação estimula brainstorming coletivo e descentralizado, aproximando áreas distintas dentro das organizações.

Além disso, a ampla oferta de tutoriais e materiais de ensino gratuitos em plataformas digitais fortalece a autonomia de profissionais de diferentes setores. Empresas do varejo, da educação e do marketing têm adotado recursos de design digital em suas operações cotidianas, expandindo o acesso ao conhecimento visual para além das equipes especializadas.

Desafios e discussões éticas

A expansão da produção gráfica digital também levanta discussões sobre seus efeitos no mercado. A ampla disponibilidade de ferramentas de criação pode resultar em um volume elevado de conteúdos visuais, o que torna o processo de diferenciação entre marcas e projetos mais desafiador.



Doha Debates lança nova temporada de debates com Al Jazeera

A Doha Debates da Qatar Foundation lançou uma nova temporada de seu programa principal, Doha Debates, em 21 de outubro, coproduzido com a Al Jazeera Digital. A próxima temporada conta com convidados de alto nível, temas internacionais ousados ​​e um foco renovado no diálogo aberto e em busca da verdade.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251022933628/pt/

Qatar Foundation’s Doha Debates launches new debate season, bringing global voices together for truth-seeking discussions. (photo: AETOSWire)

A Doha Debates da Qatar Foundation lançou uma nova temporada de seu programa principal, unindo vozes globais em debates em busca da verdade. (foto: AETOSWire)

Exibida semanalmente às terças-feiras até 9 de dezembro, a temporada de oito episódios explora três temas abrangentes: liberdade, grandes narrativas e família. Cada episódio apresenta pensadores renomados e jovens agentes de transformação em conversas oportunas sobre questões que moldam a humanidade, desde a meritocracia às mídias sociais; do amor à arquitetura; das tradições ancestrais ao futuro do trabalho.

A temporada abriu com um debate sobre o neofeudalismo. Os convidados incluem Yanis Varoufakis, economista e ex-ministro das finanças da Grécia; Evgeny Morozov, crítico de tecnologia e fundador do The Syllabus; Daniel Susskind, autor de A World Without Work; e Nanjira Sambuli, defensora dos direitos digitais e pesquisadora. Juntos, exploram se o capitalismo moderno liberta ou confina a sociedade, discutindo como o poder corporativo, a responsabilidade pública e a dignidade humana se interconectam na economia mundial atual.

“Esta temporada aprofunda a missão da Doha Debates de promover espaços para discordância honesta e compreensão significativa”, disse Amjad Atallah, Diretor-Geral da Doha Debates. “Em uma época em que o ruído substitui com frequência as nuances, convidamos o público a pensar de modo crítico e interagir com diversas perspectivas, em um espírito de abertura e empatia.

Comentando sobre a coprodução, Carlos van Meek, Diretor de Inovação Digital e Programação da Al Jazeera, declarou: “A Doha Debates personifica o tipo de diálogo aberto e audaz que a Al Jazeera Digital defende: conversas honestas que desafiam suposições e nos conectam através do entendimento. É uma honra para nós estarmos associados a um projeto tão inspirador e à sua equipe.”

Gravado em Doha, o programa mantém seu enfoque no estilo Majlis, enraizado na tradição de diálogo aberto do Catar. O formato enfatiza a escuta respeitosa, a curiosidade e a mente aberta, criando trocas francas que celebram a diversidade intelectual e a humanidade compartilhada.

A nova temporada também estreia uma identidade visual renovada, inspirada no design geométrico característico da Doha Debates, refletindo o dinamismo e a interconexão de suas conversas internacionais.

Em paralelo aos debates, a Doha Debates continuará sua programação mais ampla mediante reuniões públicas e novos episódios de podcast, ao expandir as oportunidades para o público participar das conversas.

Assista aos episódios completos em DohaDebates.com e no canal da Doha Debates no YouTube.

Doha Debates

Site: DohaDebates.com

X/Twitter: @DohaDebates

Instagram: @DohaDebates

Facebook: Facebook.com/DohaDebates

YouTube: YouTube.com/DohaDebates

Threads: Threads.net/@dohadebates

TikTok: @DohaDebates

Sobre a Doha Debates

A Doha Debates reúne uma vanguarda de buscadores da verdade intelectualmente curiosos para debater diferenças de modo construtivo, a fim de construir um futuro melhor. Enfatizamos a unidade em vez da divisão, ao incentivar conversas que nos unem em vez de nos separar.

Saiba mais em DohaDebates.com

Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato de mídia da Doha Debates

Sumi Alkebsi

Diretora de Comunicações e Marketing

E-mail: salkebsi@dohadebates.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Heineken® 0.0 faz parceria global com o Premier Padel, marcando sua estreia no esporte que mais cresce no mundo

  • Heineken® 0.0 torna-se Global Beer Partner do Premier Padel a partir de 2026
  • O compromisso da Heineken® 0.0 em aprimorar a socialização de qualidade se alinha perfeitamente com o esporte do padel

AMSTERDÃ, 23 de outubro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Heineken® 0.0 anuncia a expansão do seu portfólio global de patrocínios com uma parceria global histórica com o Premier Padel, o principal campeonato profissional de pádel do mundo. Com esta parceria a Heineken® 0.0 passa a ser a Parceira Global de Cerveja do Premier Padel para se estabelecer no esporte que mais cresce no mundo.

A Heineken® 0.0, uma defensora da socialização de qualidade, celebrará o vibrante DNA social do pádel com a sua participação nos eventos do Premier Padel a partir de 2026. Com o seu sabor refrescante e acessibilidade, a Heineken® 0.0 é ideal para a comunidade social estabelecida do padel que atrai quem procura o bem-estar. Na verdade, mais de 70% dos jogadores de pádel dizem que jogam pela experiência social e que muitas vezes continuam a socializar após as partidas – frequentemente tomando uma cerveja – tornando essa parceria uma extensão perfeita da cultura do esporte.

Bram Westenbrink, Diretor Comercial da Heineken®, disse“Para a Heineken® 0.0, a entrada para o mundo do pádel vai além dos jogos na quadra, é sobre a comunidade que a rodeia e permanecer conectado com as necessidades de estilo de vida em evolução de hoje. Mais do que nunca, as pessoas estão sedentas por experiências presenciais e equilíbrio. Com isso em mente, estamos empenhados em criar maneiras empolgantes e novas de unir as pessoas com patrocínios estratégicos como este. Seja torcendo pelos profissionais, jogando com novas pessoas, mantendo uma rotina bem equilibrada ou compartilhando refrescantes cervejas pós-jogo, o Heineken® 0.0 e o Premier Padel oferecerão experiências compartilhadas inesquecíveis.” 

David Sugden, Diretor Executivo do Premier Padel, disse: “Esta parceria é um poderoso sinal e afirmação de que agora é o momento do pádel. Quando uma das marcas mais icônicas e respeitadas do mundo – a Heineken – faz parceria com o principal campeonato profissional do mundo, o Premier Padel, no seu primeiro empreendimento em um novo esporte global – isso destaca o incrível momento por trás do nosso esporte e do Campeonato. A ascensão global do Padel está criando oportunidades fantásticas comerciais, esportivas e focadas nos torcedores e, juntamente com a Heineken® 0.0, continuaremos mostrando o quão vibrante, interessante e global esse esporte se tornou – e com muito mais por vir.”

Durante a temporada de 2025, o Campeonato contou com 24 torneios em 16 países, com o seu primeiro torneio nos EUA – o mercado esportivo mais influente do mundo. Temos planos de expansão do campeonato em 2026 para novas regiões, incluindo a Ásia. O Campeonato continua a impulsionar a expansão do esporte em todo o mundo – mais de 600 jogadores de 29 países diferentes competiram nos torneios masculinos e femininos do Premier Padel durante 2025 – destacando o seu papel de plataforma para o crescimento internacional, diversidade e excelência dentro e fora da quadra.

Com esse patrocínio, a Heineken® 0.0 tem a oportunidade de se conectar com jogadores e torcedores inspirados no melhor jogo profissional do Premier Padel – celebrando a paixão da marca por criar experiências sociais elevadas. E, com disponibilidade em mais de 190 países, os jogadores de pádel em todos os lugares sempre podem tomar uma sempre refrescante Heineken® 0.0 ou Heineken®.

Contato com a Mídia: 

Heinekensponsorship@wearetheromans.com

david.moreno@premierpadel.com / seb.warwick@premierpadel.com

Sobre a HEINEKEN
A HEINEKEN é a cervejaria mais internacional do mundo. É a principal desenvolvedora e comercializadora de marcas premium de cerveja e cidra. Liderado pela marca Heineken®, o Grupo conta com um portfólio de mais de 300 cervejas e cidras internacionais, regionais, locais e especiais. Estamos comprometidos com a inovação, o investimento de longo prazo na marca, a execução disciplinada de vendas e a gestão de custos focada. Com o logo “Brewing a Better World”, a sustentabilidade está incorporada na nossa empresa. A HEINEKEN tem uma presença geográfica bem equilibrada, com posições de liderança em mercados desenvolvidos e em desenvolvimento. Empregamos mais de 85.000 funcionários e operamos cervejarias, maltarias, fábricas de cidra e outras fábricas em mais de 70 países. As ações da Heineken® N.V. e da Heineken® Holding N.V. são negociadas na Euronext em Amsterdã. Os preços das ações ordinárias podem ser acessados na Bloomberg sob os símbolos HEIA NA e HEIO NA e na Reuters sob HEIN.AS e HEIO.AS. A HEINEKEN tem dois programas patrocinados de American Depositary Receipt (ADR) de nível 1: Heineken® N.V. (OTCQX: HEINY) e Heineken® Holding N.V. (OTCQX: HKHHY)

Sobre o Premier Padel
O Premier Padel é o principal campeonato profissional de pádel do mundo, fundado pela Qatar Sports Investments (QSI) em conjunto com a International Padel Federation (FIP). Ele foi lançado em 2022 quando mais de 500 jogadores de todo o mundo competiram nos torneios Premier Padel no seu primeiro ano em alguns dos locais mais emblemáticos da história do esporte. Em 2025 o Premier Padel incluiu 24 torneios em 16 países com o crescimento do esporte para novos territórios e em todas as dimensões. Como marca global, o Premier Padel também captura a essência e o espírito dinâmicos do pádel, com o esporte embarcando em um novo e emocionante amanhecer em escala global, impulsionado pelo novo campeonato global unificado.

Fotos deste comunicado podem ser encontradas em:

https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/ee155892-9992-4ce0-83b9-f3d344dbd5ef

https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/bd689e8a-886b-4c0b-be07-944146801a57

https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/722d521a-70b5-419b-8d75-af3a0dfd3408


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9550919)



Axi anuncia renovação de parceria com o astro do Manchester City e da seleção inglesa, John Stones

SYDNEY, 23 de outubro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Axi, uma liderança em trading on-line de Forex e CFD, anunciou a continuação de sua colaboração com o astro do Manchester City e da seleção inglesa John Stones. Tendo atuado como Embaixador Global da Marca da corretora desde o início da temporada 2023/24, Stones continuará a desempenhar um papel importante na representação da marca Axi em todo o mundo.

Hannah Hill, chefe de marca e patrocínio da Axi, comentou: “Estamos muito satisfeitos em dar continuidade à nossa colaboração com nosso embaixador da marca, John Stones. John personifica a mentalidade vencedora e a determinação pela excelência que nos inspiram, e sua busca pelo limite reflete nossa dedicação para vencer limites e elevar o nível a novos patamares. Estamos muito animados em dar continuidade ao sucesso dos últimos dois anos e celebrar ainda mais conquistas juntos.”

Com John Stones como Embaixador Global da Marca Axi e parcerias com três importantes clubes de futebol, a corretora continua a consolidar sua posição como um player importante no cenário de patrocínios esportivos. Além de Stones, a Axi foi a Parceira Oficial de Trading On-line dos oito vezes campeões da Premier League, Man City e Man City Women, assim como do clube de futebol brasileiro, Esporte Clube Bahia, e do clube da LaLiga, Girona FC, como Parceira Oficial de Trading On-line do clube na América Latina.

Sobre a Axi

A Axi é uma empresa global de trading on-line de FX e CFD, com milhares de clientes em mais de 100 países em todo o mundo. A Axi oferece CFDs para várias classes de ativos, incluindo forex, ações, ouro, petróleo, café e muito mais.

Para mais informações ou comentários adicionais da Axi, entre em contato com: mediaenquiries@axi.com

CFDs são instrumentos complexos e apresentam um alto risco de perda monetária rápida devido à alavancagem. 71,25% das contas de investidores de varejo perdem dinheiro ao negociar CFDs com este provedor. Você deve avaliar se compreende como os CFDs funcionam e se pode assumir o alto risco de perder seu dinheiro.

Uma foto que acompanha este anúncio está disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/2b2f57ca-bfb7-4f89-b8ae-1fea1949efaf


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001134643)



Token SHx da Stronghold é listado na bolsa Kraken

A Stronghold anunciou hoje que seu token SHx está agora disponível para negociação na Kraken, uma das bolsas de criptomoedas mais confiáveis e seguras do mundo. A negociação começa às 8h00 PST, marcando a primeira listagem da SHx em uma bolsa dos EUA e uma significante expansão em acessibilidade para o token que potencializa pagamentos, liquidações e governança comunitária dentro do ecossistema da Stronghold.

“A listagem na Kraken leva a SHx a um dos públicos, traders e construtores mais sofisticados de criptomoeda que entendem sobre tokens utilitários. É sobre liquidez, interoperabilidade e conectar nossa infraestrutura de pagamentos do mundo real a uma plataforma que tem o mesmo compromisso com segurança, conformidade e transparência”.

— Tammy Camp, CEO e cofundadora da Stronghold

A SHx opera na blockchain Stellar como o token utilitário nativo da Stronghold, possibilitando governança de ecossistema, financiamento baseado em finanças descentralizadas e transferência de valores na nossa plataforma. Com uma comunidade com mais de 215.000 integrantes globalmente e milhares de comerciantes que usam a StrongholdNET, a Kraken e suas listagens fornecem acesso institucional e de varejo a um token criado para aplicações financeiras do mundo real.

A listagem ocorre à medida que a Stronghold expande as capacidades multi-cadeias da SHx na SHx Bridge, o que permite movimentação ininterrupta entre as redes Stellar e Ethereum usando o protocolo de interoperabilidade segura da Axelar. A ponte mantém uma oferta total de 1:1 em ambas as cadeias, permitindo que os detentores acessem as transações rápidas e de baixo custo da Stellar e o ecossistema massivo de finanças descentralizadas da Ethereum de forma intercambiável.

Os rigorosos padrões da listagem e a profunda liquidez da Kraken fornecem a plataforma ideal para a SHxàmedida que a Stronghold continua ampliando sua infraestrutura de nível empresarial e em conformidade. A listagem prossegue o reconhecimento da Stronghold como uma empresa Fintech 50 da Forbes, sua classificação na lista Inc. 5000 de 2025 e o lançamento de uma custódia de contrato inteligente da SHx de 60 milhões para fortalecer a estabilidade de ecossistema a longo prazo.

“Bolsas como a Kraken são uma infraestrutura essencial para a economia de criptomoedas”, acrescentou Camp. “Seu foco em segurança e clareza regulatória se alinha com como construímos a Stronghold desde o primeiro dia, proporcionando utilidade que funciona no mundo real, não só no papel”.

Para mais informações sobre a SHx e a StrongholdNET, acesse www.stronghold.co.

Sobre a Stronghold

A Stronghold é uma empresa de infraestrutura de fintech que possibilita pagamentos embutidos rápidos, seguros e por banco através de APIs voltadas para o desenvolvedor. Seu token utilitário nativo, SHx, potencializa pagamentos, liquidações e governança comunitária dentro do ecossistema da Stronghold. Somos uma organização voltada para a IA, que usa IA generativa em todos os departamentos, desde produtos a finanças, para expandir de forma mais rápida, tomar decisões mais inteligentes e criar melhores ferramentas para o futuro do dinheiro.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Ali Lovell

press@stronghold.co

Fonte: BUSINESS WIRE



RD Summit: Neil Redding discute futuro da IA nos negócios

RD Summit: Neil Redding discute futuro da IA nos negócios
RD Summit: Neil Redding discute futuro da IA nos negócios

Como parte do compromisso em conectar profissionais em suas áreas, a RD Station—unidade de negócios da TOTVS—divulga a participação de Neil Redding, fundador e CEO da consultoria Redding Futures, como um dos palestrante na área de tecnologia e Inteligência Artificial no RD Summit 2025. A 11ª edição do evento de Marketing e Vendas da América Latina, que acontece de 5 a 7 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), entre outros temas, vai discutir como tendências e inovações em IA estão transformando o cenário de negócios.

Com mais de 30 anos de experiência em tecnologias emergentes, Neil Redding é conhecido por conectar o possível ao prático. Palestrante de eventos globais como SXSW, Dubai Future Forum e Universo TOTVS, além de encontros corporativos de empresas como Meta, Microsoft e Apple, Neil inspira plateias com as capacidades transformadoras da IA e da computação espacial para ecossistemas físico, digital e natural, assim como para a geração de valor interpessoal e de negócios de forma pragmática. Por meio de sua consultoria boutique Redding Futures, ele já trabalhou com marcas como Visa, Nike e Verizon, traduzindo continuamente essas possibilidades emergentes e aplicando o design centrado em ecossistemas para destravar crescimento sustentável e oportunidades transformadoras.

Outra presença internacional confirmada é o professor de Harvard Frank Cespedes. Com vasta experiência em go-to-market e estratégia, atuou como membro de Conselhos em companhias de consumo, B2B, serviços, private equity e venture capital. Além disso, é autor de seis livros, incluindo Aligning Strategy and Sales, citado como "talvez o melhor livro de vendas já escrito" pela Forbes.

Além deles, dentre os palestrantes que abordarão o universo da tecnologia, inovação e inteligência artificial, estão Martha Gabriel, futurista e autora de livros como "Inteligência Artificial: do zero a superpoderes", que trará sua visão sobre como a IA e a inovação estão redefinindo o mercado. Ricardo Cappra, fundador do Cappra Institute e especialista em cultura analítica, abordará a construção de uma cultura organizacional orientada por dados. Já o equilíbrio entre automação e autenticidade na relação Humano e IA será tema de palestras com Janaina Augustin, estrategista de Comunicação e especialista em Inteligência Artificial Generativa, e Renata Decoussau, Head of Brand Strategy na IBM, com vasta experiência na interseção entre tecnologia, cultura e storytelling. Ainda como parte da grade de conteúdo do RD Summit, Luiz Gustavo Pacete, editor de Tecnologia e Inovação da Forbes Brasil, e Edney Souza, professor e autor de "ChatGPT do Zero aos Prompts Avançados", trarão insights sobre como essas inovações impactam em tendências e no futuro do marketing e da comunicação.

"A tecnologia e a Inteligência Artificial não são apenas ferramentas, mas pilares fundamentais para a inovação e o crescimento dos negócios hoje. No RD Summit 2025, reunimos um time de palestrantes que não apenas compreende essas transformações, mas as estão construindo ativamente. Nosso objetivo é capacitar os participantes com o conhecimento e as conexões necessárias para navegar e prosperar nesse cenário em constante evolução, garantindo que saiam do evento prontos para aplicar as mais recentes tendências em suas estratégias", afirma Vicente Rezende, CMO da RD Station.

O RD Summit 2025 tem como tema "Conexões que fortalecem negócios" e, além dos nomes já confirmados, prepara uma série de novidades, reforçando seu compromisso em trazer as discussões mais relevantes e atuais sobre Marketing e Vendas para o mercado.

Programação e ingressos

O RD Summit 2025 contará com mais de 300 palestrantes ao longo de três dias de programação. Os ingressos já estão à venda no site oficial e disponíveis em três modalidades de acesso: Diário, Passaporte e VIP, estes dois últimos com acesso aos três dias de evento.

Evento: RD Summit 2025

Data: 5, 6 e 7 de novembro de 2025

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000

Informações e ingressos: www.rdsummit.com.br



A hiperescala encontra a estabilidade da rede: ON.energy lança UPS de média tensão desenvolvido para data centers de IA

A ON.energy™ anunciou hoje o lançamento do AI UPS™, o primeiro sistema de alimentação ininterrupta (UPS) de média tensão do mundo desenvolvido especificamente para data centers de IA. Projetado para oferecer resiliência total às instalações e proteger a rede, o AI UPS (sistema de alimentação ininterrupta com inteligência artificial) estabelece um novo padrão para a forma como a infraestrutura de computação de última geração se conecta à energia.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251022303780/pt/

Hyperscale Meets Grid Stability: ON.energy Launches Medium-Voltage UPS Built for AI Data Centers

A hiperescala encontra a estabilidade da rede: ON.energy lança UPS de média tensão desenvolvido para data centers de IA

  • Os sistemas UPS tradicionais não foram projetados para as rápidas taxas de rampa e transientes de tensão das cargas de trabalho de IA, colocando em risco tanto o tempo de atividade quanto a estabilidade da rede.
  • Atuando como uma camada de energia dinâmica entre a rede e a computação, o design de média tensão e interativo com a rede do sistema ON.energy protege os campi da volatilidade da energia e oferece resiliência segura para a rede.
  • O AI UPS da ON.energy estabelece um novo padrão para a forma como a infraestrutura de computação de última geração se conecta à rede.

Os data centers de IA se tornaram as maiores cargas de energia individuais do planeta. Campi com centenas de megawatts e altos fatores de carga estão sobrecarregando os sistemas de serviços públicos mais rapidamente do que os processos de interconexão podem evoluir. Os projetos tradicionais de UPS nunca foram projetados para lidar com as rápidas taxas de rampa, transientes de tensão e sensibilidade a perturbações das cargas de trabalho de IA, criando um risco crescente para o tempo de atividade e a estabilidade da rede.

O AI UPS da ON.energy fica entre a rede elétrica e o centro de dados como uma camada de energia dinâmica que garante uma arquitetura de centro de dados confiável e segura para a rede. Sua arquitetura de sistema proprietária se adapta perfeitamente de megawatts a gigawatts em ambientes conectados à rede e fora da rede, protegendo a rede e a geração no local ao absorver transientes de IA e flutuações de carga, ao mesmo tempo em que oferece desempenho líder do setor em tensão e frequência, o que acelera o tempo de interconexão.

“A corrida global para construir capacidade de treinamento em IA pode ser o maior desafio de infraestrutura do nosso tempo. Gerir os perfis de carga massivos e voláteis dos clusters de GPU sem comprometer a estabilidade da rede é o gargalo que determina a velocidade com que essas instalações podem entrar em operação”, disse Alan Cooper, cofundador e CEO da ON.energy. “O AI UPS é o novo padrão para interconectar data centers de IA à rede — mais rápido, seguro e resiliente.”

Diferente dos sistemas convencionais de UPS, o AI UPS é interativo com a rede elétrica, transformando o que antes era um custo irrecuperável em um ativo gerador de receita. Proprietários de data centers podem aproveitar o UPS de média tensão da ON.energy em mercados de energia ou em programas de economia de energia atrás do medidor, gerando milhões de dólares em receita anualmente para cada 100 MW de carga de TI.

“Desenvolvemos o AI UPS para estabelecer um padrão técnico claro de como deve ser a interconexão de data centers segura para a rede”, disse Ricardo de Azevedo, cofundador e CTO da ON.energy. “É uma base escalável para a próxima era da infraestrutura de IA, que protege tanto o data center quanto a rede elétrica.”

O AI UPS sistema de energia ininterrupta com inteligência artificial da ON.energy está sendo implantado em diversos campi hiperescaláveis nos Estados Unidos, apoiando a rápida expansão da infraestrutura de IA com sistemas de energia resilientes e seguros para a rede elétrica, projetados para operar em larga escala.

Sobre a ON.energy

A ON.energy está construindo a espinha dorsal da infraestrutura de energia e IA, fornecendo energia segura para a rede em data centers e instalações críticas. A empresa fornece e opera sistemas de energia hiperescaláveis que resolvem os desafios mais complexos de resiliência, oferecendo soluções personalizadas para data centers de IA, instalações críticas e ativos de frente de medidor (front-of-the-meter). Seu histórico abrange os setores industrial, manufatureiro, de infraestrutura, transporte e armazenamento em escala de rede. Com tecnologia patenteada e software proprietário, a ON.energy desenvolve projetos em todas as partes do mundo que estabelecem novos padrões de resiliência.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Para consultas da mídia, entre em contato com:

Diana Kaul

diana@rdb2bmarketing.com

303.332.4252

Fonte: BUSINESS WIRE



Aumento da população 60+ reforça papel dos projetos sociais

Aumento da população 60+ reforça papel dos projetos sociais
Aumento da população 60+ reforça papel dos projetos sociais

A proporção de idosos na população brasileira só cresce. Segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de pessoas com 60 anos ou mais quase duplicou de 2000 a 2023. O percentual saltou de 8,7% para 15,6% em 23 anos.

Paralelamente, observa-se um recuo no número de nascimentos, que foi de 3,6 milhões em 2000 para 2,6 milhões em 2022, e deve cair para 1,5 milhão, em 2070, enquanto a expectativa de vida cresce. De acordo com o IBGE, em 2000, a média era 71,1 anos, saltou para 76,4 anos no último censo e deve chegar aos 83,9 anos em 2070. Todos esses dados mostram uma inversão da pirâmide etária do Brasil, que migra de uma base para um topo mais volumoso.

Esse movimento de crescimento da população idosa deixa um alerta para diversos setores da sociedade. No consumo, a indústria prateada já é uma realidade, desenvolvendo produtos e serviços adequados para as pessoas com 60 anos ou mais. Na área da garantia de direitos básicos, esse aumento da expectativa de vida traz outros desafios.

Projetos sociais voltados para pessoas idosas têm se mostrado uma resposta relevante. Essas iniciativas vão desde centros de convivência até programas de assistência, saúde preventiva, atividades culturais e apoio psicossocial.

Em São Paulo, a ASA é uma organização da sociedade civil com mais de 80 anos, que oferece serviços de educação e assistência social para pessoas em situação de vulnerabilidade social em diversas etapas da vida.

Em uma das 12 unidades de atendimento, o foco é na qualidade de vida da pessoa idosa. O Centro Dia para Idoso (CDI) oferece um espaço de convivência de atenção diurna para pessoas acima de 60 anos, em vulnerabilidade social, com grau de dependência leve e moderada, que devido a sua condição, necessitam de amparo técnico e acompanhamento da equipe multidisciplinar.

As ações desenvolvidas envolvem exercícios físicos, terapêuticos, além de atividades que potencializam as relações sociais, autonomia, o fortalecimento das capacidades cognitivas e dos vínculos familiares. São realizadas atividades como oficinas de informática, atividade física, yoga, artesanato, pintura, entre outros. O espaço é conveniado a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Sobre a ASA

Fundada em 1942, a ASA é uma organização da sociedade civil, que oferece serviços de educação e assistência social para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em diversas etapas da vida, visando oportunidades de desenvolvimento pessoal com respeito e dignidade.

Atualmente, atende pessoas mais de 2.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, por meio de quatro principais serviços conveniados com a prefeitura. De norte a sul da capital paulista, a ASA opera 13 unidades distribuídas em dez bairros. Também é responsável pelo ASA Brechó, de moda social e sustentável no bairro de Pinheiros, e o escritório Central.



Cientistas sociais questionam a curva em U da felicidade

Cientistas sociais questionam a curva em U da felicidade
Cientistas sociais questionam a curva em U da felicidade

Na última década, se intensificaram estudos sobre a chamada “curva em U da felicidade”. Essa curva ilustra um padrão em que a satisfação com a vida — que costuma ser alta aos vinte e poucos anos — começa a cair depois dos 30 anos, atingindo o “fundo do poço” na meia-idade, por volta dos 45–50 anos. Depois dessa fase, pesquisadores argumentam que ela volta a subir ao longo do processo de envelhecimento.

Embora a felicidade possa parecer um conceito efêmero e subjetivo, ela tem sido mensurada exaustivamente desde a década de 1990. “Basicamente, descobrimos que as pessoas são mais infelizes na meia-idade. A pessoa é feliz quando é jovem e é feliz quando é velha — esse é o formato do U”, diz David Blanchflower, especialista que atuou como membro do Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra de 2006 a 2009.

Essa regularidade foi encontrada em muitos países e conjuntos de dados, sobretudo a partir de pesquisas como Gallup. Em análises mais recentes, Blanchflower volta a defender que a relação entre idade e bem-estar é tipicamente em U. Mas afirma que tem sido observada uma tendência preocupante: o braço esquerdo do U — que representa os jovens — não está mais apontando para cima. Isto porque, em todo o mundo, os jovens têm relatado um aumento da infelicidade. Blanchflower acredita que o advento dos smartphones e das mídias sociais pode ser o grande culpado.

O consenso, porém, não é absoluto. Pesquisadores como Nancy Galambos argumentam que o bem-estar na transição para a vida adulta é caracterizado por trajetórias diversas, com alguns jovens prosperando nesse período e outros fracassando ao tentarem enfrentar desafios normativos, como terminar os estudos e encontrar trabalho, ou ainda encontrar um par romântico.

A pandemia de covid-19 também exerceu influência sobre os jovens, com aumento de 25% na prevalência global de ansiedade e depressão, de acordo com um resumo científico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Algumas pesquisas mostram que os sintomas depressivos — indicativos de afeto negativo — costumam diminuir entre o final da adolescência até os 20/30 anos, embora as circunstâncias e histórias de vida contribuam para a diversidade nessas trajetórias. Sendo assim, isso afeta a curva em U de bem-estar e felicidade.

Estudo contesta a curva em U também entre pessoas que exercem profissões que dependem da vitalidade corporal — limpeza, manutenção, pesca, agricultura etc. O envelhecimento, nesses casos, traz quedas de capacidade física e risco de dores crônicas, o que pressiona o bem-estar. Evidências mostram que trabalhadores mais velhos em funções fisicamente exigentes apresentam piores desfechos de saúde e cognição, o que afeta a satisfação com a vida e a empregabilidade. Sem “amortecedores” (qualificação, redes de proteção), é mais difícil que a felicidade reaja depois da meia-idade.

O que concilia as visões? A curva em U descreve um padrão médio em ambientes com proteção social, mercados de trabalho relativamente estáveis e trajetórias de saúde previsíveis. Quando esses amortecedores falham, o formato se distorce: pode ser mais difícil sair do fundo (meia-idade vulnerável) e/ou o início da curva pode se antecipar (juventude deprimida). Em termos de políticas, três frentes aparecem recorrentes na literatura: 1. adaptar e qualificar trabalho para envelhecentes; 2. prevenção e cuidado em saúde mental na escola e nos serviços de atenção primária; 3. redes de proteção que suavizem riscos de renda e saúde ao longo do ciclo de vida.

Em resumo, podem-se observar dois Us simultâneos: o U clássico da felicidade média e um “U invertido” da infelicidade, mais alto justamente onde faltam proteção e oportunidade. Para mais informações sobre os problemas e dores emocionais envolvendo as mulheres com mais de 50 anos, a jornalista e escritora Heloísa Paiva lança, no próximo dia 16/11 (domingo), às 15h, na Livraria Martins Fontes Paulista, o livro “50+ Desperte para a vida e pare de sofrer”. A obra, segundo a autora, descreve as principais dores que afetam a mulher madura e propõe pequenas mudanças para que ela possa ressignificar sua vida durante o processo de envelhecimento. “É a curva em U entrando em ação para que as mulheres 50+ sejam mais felizes”, diz a autora.  

 



Fórum debate IA nas gestões pública e privada

Fórum debate IA nas gestões pública e privada
Fórum debate IA nas gestões pública e privada

Especialistas em negócios, inovação e inteligência artificial estarão concentrados no CIEE-RS, em Porto Alegre, para apresentar, em um circuito de 15 palestras, um panorama das transformações e das possibilidades que tais recursos estão promovendo nos espaços de tomada de decisão, durante a primeira edição do IA Unicórnio da Gestão. O fórum agendado para o dia 6 de novembro definiu a programação para conduzir o público a uma jornada na qual eficiência e dados formam a base para guiar a gestão pública e privada a uma nova era.

A jornada terá palestras, talks e painéis com líderes de inovação e gestores públicos, responsáveis por mostrar como a IA está redefinindo a forma como as organizações tomam decisões e conduzem seus negócios. Ao processar grandes volumes de dados e identificar padrões antes desconhecidos ou de difícil mensuração, a IA oferece aos gestores uma base mais sólida para decisões estratégicas, reduzindo erros e incertezas. Essa capacidade analítica transforma informações em ações concretas, permitindo respostas mais rápidas em relação às mudanças de mercado, aumentando a competitividade e impulsionando inovação, eficiência e crescimento sustentável nas organizações do futuro.

Nesse contexto, teremos a palestra "Rio Grande do Sul: Lideranç a Pública na Era da Inteligência Artificial" e "Acelerando o Futuro: IA, Nuvem e Times de Elite na Era Digital" – essa conduzida por Lino Maggi, líder de Arquitetura AWS Brasil. Ele abordará mecanismos para construir times de elite e implementar soluções de IA em escala empresarial. Após, o head de inovação e IA da Agência Comunicação, Ricardo Vieira, apresentará o tema "O uso dos recursos de IA na aplicação prática para comunicação na indústria e no varejo". Ainda pela manhã, ocorre o primeiro talk do evento: a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stulp, e o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva, debatem acerca de "IA em Ação: Conexões entre Estado e Município". A manhã terá a programação encerrada com o painel "A utilização da IA nas empresas". Mediado pelo conselheiro de startups certificado pela Anjos do Brasil Vinicius Albrecht, reunirá o CEO da Crédito Real, Carlos Eduardo Ruschel, e o especialista em inovação da Fruki, Rodrigo Cury.

No turno da tarde, a imersão continua. Quem abre os trabalhos será o sócio-fundador da MCM Advogados, Marcel Marquesi, com o tema "IA na Gestão: O custo oculto e a blindagem jurídica". A conexão entre IA e a gestão pública passa pelo segundo painel do dia, que reunirá a secretária de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul, Danielle Calazans, a presidente da Procempa, Débora Roesler, e a presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, com mediação do jornalista Joel Maraschin. Após, o gerente de Inteligência da Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Invest RS), Rafael Spengler, mostrará a "Inteligência de Dados do RS".

As transformações digitais oportunizadas pela IA para governos que querem mais eficiência será o tema da palestra do CEO do Grupo Microtarget, Robson Galiano. Já a IA como ferramenta para aumentar a competitividade e melhorar a tomada de decisão será o centro da palestra do head de negócios em IA da EstatAnalytics, Emir Redaelli. A relação da IA com as pessoas entra na pauta do reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, que também falará sobre o futuro do trabalho na palestra "O Capital Humano na Era da IA". O último ato da imersão trará o líder de Inteligência Artificial na TOTVS, Ramon Martins da Silva, para um bate-papo provocador a respeito do papel da IA para quem decide.

O IA Unicórnio da Gestão terá ainda um momento de boas-vindas a partir das 9hs com a CEO da Storia Eventos e Projetos, Beatriz Moraes, o CEO do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto e também do Head de Relações Governamentais da Philip Morris Brasil, Cleber Silveira.  O evento é uma iniciativa do CIEE-RS e da Storia Eventos e Projetos, com apoio da Exata Comunicação, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre, Philip Morris Brasil, Famurs, Feevale, IAUPE, TOTVS, Blue Ville, Brasil Inovador, Rede Pampa, Coletiva.net e Jovem Pan FM.

 Serviço

O quê: IA Unicórnio da Gestão

Quando: 6 de novembro de 2025

Onde: Unidade do CIEE- RS – Centro Histórico de Porto Alegre

Público-alvo: Lideranças públicas e privadas, executivos do setor financeiro, gestores de inovação e profissionais interessados em estratégias de IA

Informações: https://iaunicorniodagestao.com.br



Marca de estilo de vida Cookies estreia no Brasil com produtos premium de bem-estar

A CR Wellness tem o orgulho de anunciar sua parceria internacional com a Cookies para trazer ao Brasil a empresa de cannabis mais reconhecida do mundo, lançando produtos premium de cannabis e bem-estaràbase de CBD.

Como o maior e mais influente mercado da América do Sul, o Brasil representa um passo decisivo no crescimento da Cookies. Um país onde a música, a cultura de rua e o senso de comunidade fazem parte do dia a dia, em total sintonia com o espírito da Cookies.

Com presença em mais de trinta mercados nacionais e oito internacionais, e milhares de produtos desenvolvidos a partir de cultivares exclusivas, a Cookies chega agora ao Brasil com uma linha que mantém o mesmo padrão de excelência que a consagrou como um ícone global. Todos os produtos são testados em laboratório, certificados e totalmente em conformidade com as regulamentações brasileiras, garantindo segurança e eficácia para médicos, pacientes e consumidores.

A linha de produtos oferecida no Brasil inclui blends desenvolvidos com canabinoides de alta qualidade, formulados para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida, mantendo a autenticidade e a identidade que transformaram a Cookies em referência mundial no setor. Começando com tinturas de THC/CBD e gomas de THC, disponíveis apenas sob prescrição médica. Mais informações estão disponíveis aqui.

Ao trazer a Cookies para o Brasil, a CR Wellness e sua empresa-mãe Biominerales reforçam seu compromisso em oferecer produtos inovadores, seguros e baseados em evidências científicas, ampliando o acesso a alternativas terapêuticas e impulsionando a transformação na área da saúde.

“A CR Wellness tem o prazer de apresentar ao Brasil os renomados produtos da Cookiesàbase de canabinoides”, afirmou Cassio E. Ismael, diretor da CR Wellness. “Ao unir a experiência global da Cookies ao conhecimento local da CR Wellness, essa parceria oferece soluções premium de bem-estar a um mercado que valoriza saúde, inovação e comunidade”.

Fundada em 2010 por Berner (rapper e empresário) e Jai (renomado cultivador da Califórnia), a Cookies conquistou reconhecimento mundial ao unir inovação genética, qualidade premium e cultura urbana, tornando-se a primeira marca de cannabis a ser eleita uma das “Marcas Mais Quentes dos EUA” pela AdAge. A Cookies é mais que uma marca: é um movimento global de qualidade, inovação e cultura, agora disponível para o público brasileiro.

Sobre a CR Wellness

Desde 2023, a CR Wellness tem levado esperança e inovação ao Brasil por meio da medicina com canabinoides. Como uma marca confiável da Biominerales Pharma, a empresa trabalha para transformar o acesso a terapiasàbase de canabinoides. Com mais de 40 produtos cientificamente comprovados e uma equipe de mais de 60 profissionais dedicados, a CR Wellness atua lado a lado com médicos e pacientes para oferecer soluções seguras e confiáveis que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Sua missão vai além dos produtos: a CR Wellness capacita pacientes, apoia médicos e atua por um futuro em que saúde e bem-estar estejam ao alcance de todos. Para mais informações sobre a CR Wellness, acesse www.crwcbd.com

Sobre a Cookies

A Cookies é a empresa de cannabis mais reconhecida do mundo. Fundada em 2010 pelo rapper e empreendedor Berner, com hits na Billboard, e pelo cultivador e breeder da Bay Area, Jai, a empresa desenvolve genéticas inovadoras e oferece uma coleção com mais de 70 cultivares proprietárias e mais de 2.000 produtos. Com sede em São Francisco, a empresa participa ativamente de iniciativas de defesa e impacto social para apoiar comunidades desproporcionalmente afetadas pela Guerra às Drogas. A Cookies abriu sua primeira loja em 2018 em Los Angeles, expandiu para mais de 80 pontos de venda em mais de 28 mercados e 8 países, e foi recentemente eleita uma das “Marcas Mais Quentes dos EUA” em 2021 pela AdAge, sendo a primeira marca de cannabis a receber esse reconhecimento. Para saber mais sobre a Cookies, acesse cookies.co, e para saber mais sobre o Cookies CBD, visite shop.cookies.co

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com a mídia:

Alexa Oliphant

Grasslands: A Journalism-Minded Agency

Alexa@MyGrasslands.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Remédios para emagrecer trazem benefícios além da balança

Remédios para emagrecer trazem benefícios além da balança
Remédios para emagrecer trazem benefícios além da balança

Segundo a Vigitel Brasil, publicação da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar e o Ministério da Saúde, a frequência de adultos com excesso de peso aumentou no Brasil, no período entre 2008 e 2023, variando de 46,4% em 2008 a 60,9% em 2023. Esse crescimento foi observado em ambos os sexos, com maior aumento entre as mulheres, variando de 38,6% em 2008 a 55,4% em 2023. Esse cenário reforça a busca por soluções mais eficazes e seguras, além da alimentação e do exercício.

Nesse contexto, surgem os novos medicamentos para emagrecimento, que representam um avanço promissor — não somente pela perda de peso expressiva, mas também pela segurança no uso e benefícios na função renal e cardiovascular.

Originalmente pesquisados para controlar o diabetes, esses fármacos se mostraram úteis contra a obesidade durante os estudos; por isso foram conduzidas novas pesquisas que comprovaram sua eficácia e segurança para o emagrecimento. Eles estão de fato, atualmente, entre as terapias mais estudadas no mundo para depois serem apresentados às agências reguladoras (ANVISA, no Brasil) e, apenas depois de aprovadas, são fabricadas em larga escala e comercializadas no país.

Entre as novas drogas com eficácia potencial igual ou superior as já existentes em fase de estudo, estão as de aplicação oral, já que a maioria dessas medicações é aplicada por injeção semanal, com agulha fina, sempre no mesmo dia. A semaglutida, por exemplo, é a única já disponível também em versão oral, mas exige uso diário e cuidados ao ingerir para a absorção adequada.

O Dr. Lucas Moser lembra que a indicação depende de avaliação médica individualizada. “O profissional pondera os potenciais riscos e benefícios antes de recomendar o tratamento. Apesar de consideradas extremamente seguras quando bem acompanhadas, essas medicações podem causar efeitos gastrointestinais temporários, como náuseas e constipação, que geralmente são gerenciáveis com ajustes simples. Por isso é tão importante o acompanhamento médico”, afirma.

Vale lembrar que esses medicamentos não reduzem diretamente o prazer da alimentação. Algumas pessoas relatam menor desejo por alimentos específicos, como doces ou álcool, mas o prazer ao comer permanece preservado, segundo o Dr Lucas Moser..

O valor desses medicamentos ainda é um dos fatores que mais pesam na escolha por esse tipo de terapia, quando devidamente indicada por um médico. No país, os preços variam entre R$ 300 e R$ 2.500, dependendo da substância e do laboratório. Atualmente, não há cobertura por planos de saúde nem disponibilidade no SUS, sem previsão de inclusão.

Existem outros medicamentos que podem ser usados no controle da obesidade, mas a indicação varia conforme cada pessoa. Entre esses medicamentos, há os anorexígenos (anfetamínicos), que atuam inibindo o apetite no sistema nervoso central, os sacietógenos, que aumentam a sensação de saciedade, os inibidores da absorção de gorduras, que agem no intestino, impedindo a absorção de parte da gordura ingerida, por fim, os análogos de GLP-1 (Glucagon-Like Peptide-1), que é a classe de medicamentos utilizados para perda de peso mais recente e promissora, que inclui a liraglutida (Saxenda, Victoza), semaglutida (Ozempic, Wegovy, Rybelsus) e a tirzepatida (Mounjaro).

Os GLP-1 imitam hormônios intestinais que regulam o apetite, aumentam a saciedade, retardam o esvaziamento gástrico e, no caso da tirzepatida, também mimetizam o GIP (Peptídeo Inibitório Gástrico), potencializando a perda de peso. Além desses, a farmacêutica Eli Lilly divulgou, recentemente, resultados de um estudo que mostrou que a orforgliprona, uma pílula “prima” do Mounjaro, ajudou pacientes a perder peso significativamente. “Além desses medicamentos, existem estudos em andamento para trazer drogas com promessa de perda de peso ainda mais expressiva, porém são medicações que estão em estudo e ainda não podem ser consideradas aprovadas para o uso na população geral”, destaca o médico @drlucasmoser.

Abordagem multidisciplinar

O Dr. Moser destaca que a medicação é uma ferramenta valiosa — mas não substitui mudanças no estilo de vida. O tratamento ideal para obesidade envolve equipe multidisciplinar, com nutricionista, médico, educador físico e apoio psicológico para promover controle sustentável de peso, sendo a medicação apenas uma parte do processo.

Além disso, é importante o uso programado e com a inclusão de importantes mudanças nos hábitos diários. “A interrupção abrupta pode levar ao reganho de peso. Por isso, o uso desse tipo de medicamento deve ser aliado à mudanças de estilo de vida — alimentação equilibrada, atividade física, controle do estresse e sono adequado —, e a retirada deve ser gradual e avaliada pelo médico”, finaliza.



Pearson será a fornecedora exclusiva de exames Salesforce

Pearson será a fornecedora exclusiva de exames Salesforce
Pearson será a fornecedora exclusiva de exames Salesforce

A Pearson e sua unidade Pearson VUE, responsável global por soluções de testes computadorizados, anunciam parceria exclusiva com a Salesforce, ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) de Inteligência Artificial, considerada uma das mais importantes do mundo, para ser a fornecedora exclusiva de exames de certificação Salesforce globalmente.

À medida que tecnologias avançadas e IA remodelam a forma como as empresas operam, profissionais e organizações correm para manter suas habilidades atualizadas e relevantes. Juntas, a Pearson e a Salesforce estão atendendo a essa demanda, integrando os ​​sistemas de testes da Pearson VUE ao programa de certificação Salesforce, equipando funcionários e empregadores com as habilidades mais atualizadas e verificadas para gerar maior valor para seus negócios e clientes.

As principais características da parceria incluem um novo caminho de certificação simplificado e um catálogo de testes e opções flexíveis de entrega. As inscrições para os exames de certificação da Salesforce foram abertas no último dia 21 de julho.

Para Gary Gates, diretor administrativo da Pearson VUE, essa parceria com a Salesforce reforça um compromisso compartilhado com a inovação e o crescimento profissional. “Nossa nova experiência de certificação integrada é um investimento no futuro de talentos em todo o mundo, proporcionando oportunidades de avanço profissional individual e sucesso organizacional”, afirma Gates.

De acordo com o Relatório de Candidatos à Certificação Value of IT de 2025 da Pearson, mais de 70% dos profissionais certificados relatam aumento de eficiência, inovação e produtividade como resultado da obtenção de uma certificação. Cerca de 63% receberam ou previram uma promoção no contexto da obtenção de um reconhecimento.

Para a Salesforce, as certificações ajudam a garantir que os profissionais que utilizam a ferramenta acompanhem sua evolução e aproveitem ao máximo seus recursos. “O Salesforce tornou-se essencial à medida que as empresas adotam a transformação digital, integrando recursos avançados de IA em seus fluxos de trabalho para desbloquear novos níveis de eficiência nas equipes de vendas, marketing e serviços”, afirma Sanjeev Balakrishnan, Vice-Presidente Executivo de Sucesso do Cliente da Salesforce.

“À medida que as organizações buscam maneiras de superar os concorrentes e se adaptar às mudanças nas demandas do mercado, aproveitar os recursos de CRM e IA da Salesforce é fundamental para alcançar resultados significativos. As certificações Salesforce liberam esse potencial, capacitando os profissionais a aprimorar suas habilidades, demonstrar expertise e liderar suas organizações na busca pela excelência operacional e crescimento duradouro”, completa Balakrishnan.

Uma jornada de certificação unificada

A Pearson e a Salesforce conectaram seus sistemas para criar uma jornada única e otimizada para os candidatos à certificação. Da inscrição ao dia do exame, tudo está em um só lugar, desenvolvido especialmente para o candidato.

A Pearson VUE supervisionará um catálogo diversificado de 80 exames de certificação Salesforce, incluindo:

  • Administrador Salesforce: certificação que valida habilidades na personalização do Salesforce e no gerenciamento de usuários e dados.
  • Agentforce Specialist: certificação especializada que destaca a expertise no gerenciamento de interações entre clientes e agentes.

A Pearson VUE oferecerá exames de certificação Salesforce em três formatos flexíveis, projetados para atender profissionais, estejam eles on-line, presenciais ou presenciais em eventos para clientes:

  • Monitoramento on-line por meio da OnVUE para pessoas que preferem fazer seus exames remotamente, geralmente no conforto de suas casas.
  • Centros de Teste Pearson VUE em todo o mundo, que oferecem um ambiente de teste presencial seguro e profissional.
  • Teste baseado em eventos, onde os candidatos serão avaliados durante um período predefinido sob supervisão do cliente.

“Este acordo representa um passo à frente no compromisso da Pearson em acelerar sua estratégia de aprendizado e habilidades corporativas. Temos orgulho da parceria com a Salesforce e de ajudar os profissionais a demonstrar sua expertise com certificações tecnológicas”, conclui Gary Gates, diretor administrativo da Pearson VUE.



Dinamização de Ribeirão Preto cria oportunidades de negócios

Dinamização de Ribeirão Preto cria oportunidades de negócios
Dinamização de Ribeirão Preto cria oportunidades de negócios

Levantamento da prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento aponta 2025 com números positivos no campo do emprego e dos novos negócios. Foram criadas 4613 novas vagas, resultado de 56.136 admissões em contrapartida aos 51.523 desligamentos.

O resultado eleva o estoque de empregos formais para 257.375 vínculos até o final de abril. No ambiente empresarial, os dados também apontam crescimento. Ribeirão Preto registrou a abertura de 9.554 empresas no primeiro quadrimestre, destacando-se 4.517 novos CNPJs. Trata-se de um crescimento de 3,5% em relação ao quadrimestre anterior. São números acima das médias nacional, estadual e da região Sudeste.

Ribeirão Preto reforça o papel estratégico como polo econômico regional. Tem "ambiente favorável ao empreendedorismo, à geração de empregos e ao desenvolvimento sustentável", conforme declarou a secretária Suely Vilela. O desempenho econômico vai gerar necessidade de promoção das marcas e de produtos criados. Representa, assim, oportunidades para agência de comunicação e marketing.

"Avaliamos o quadro de Ribeirão Preto e região e vamos potencializar nossa atuação lá. O plano de 2026 é abrir uma sede para receber clientes e potenciais contas". A declaração é de Edgard Mafra, diretor da Escamma Comunicações. "Vamos nos instalar numa casa moderna para realizar grandes eventos com participação de influenciadores e artistas. É nossa maneira de agradecer e fidelizar clientes", complementa ele.

Os planos da Escamma baseiam-se também no perfil das contratações, que estimulam novos negócios. Com o maior número de contratações no período (31.184 admissões), o setor de serviços foi atrás de trabalhadores com ensino médio completo (2.886) e ensino superior completo (410), evidenciando o perfil qualificado da mão de obra local. Além disso, concentrou juventude, faixa etária entre 18 e 24 anos, o maior volume de contratações. O número demonstra protagonismo dos jovens na inserção ao mercado de trabalho e de consumo.

"São potenciais consumidores em busca de produtos e marcas de qualidade e confiáveis. A atuação dos novos contratados aquecerá a economia ainda mais. Podemos fazer com que clientes da agência em Ribeirão Preto aprimorem a comunicação e o marketing e vendam mais", explora o diretor da Escamma.

A Escamma já atende o INERP – Instituto de Neurologia de Ribeirão Preto e a Medicar Serviços de Emergência da cidade há mais de cinco anos e já fez campanhas nacionais de publicidade e marketing digital para clientes como Embracon, Hospitais Sírio Libanês, Beneficência Portuguesa e Oswaldo Cruz, BNDES, Ministério da Saúde, IBM, Sebrae TeleSena Medicar Iguatemi Empresa de Shopping Centers e Governo do Rio Grande do Sul, entre outros.



Empresas adotam coroa de flores como parte da cultura

Empresas adotam coroa de flores como parte da cultura
Empresas adotam coroa de flores como parte da cultura

A adoção de rituais simbólicos e homenagens póstumas a colaboradores falecidos vem ganhando espaço em empresas de diferentes setores. De acordo com artigo publicado pela BBC Worklife sobre políticas de luto corporativo, companhias de diversos países têm incluído medidas como licenças específicas, memoriais internos e cerimônias de homenagem em seus programas de bem-estar e cultura organizacional.

Segundo o guia público da Advisory, Conciliation and Arbitration Service (ACAS), reconhecer a perda e dar tempo aos funcionários para processá-la integra boas práticas de apoio ao luto e contribui para relações de trabalho mais saudáveis. Evidências abertas sobre pertencimento indicam ainda associações com maior desempenho e menor rotatividade, reforçando a importância de ambientes empáticos.

Especialistas ouvidos pelo portal People Matters Global ressaltam que o papel do setor de Recursos Humanos é fundamental nesse processo, tanto na comunicação institucional de condolências quanto na oferta de suporte prático e emocional às equipes. Para eles, o reconhecimento simbólico de quem partiu ajuda a preservar a história da empresa e o sentimento coletivo de continuidade.

Estudos recentes também associam o luto corporativo à consolidação de valores culturais. O artigo Memorial events and corporate culture: Honouring employees and founders mostra que a realização de cerimônias ou eventos memoriais internos tem se tornado parte da estratégia de engajamento, aproximando lideranças e equipes em torno de princípios comuns.

Além dos memoriais e mensagens institucionais, algumas empresas passaram a incluir gestos simbólicos em seus protocolos, como o envio de coroas de flores e a criação de espaços de lembrança coletiva. Evidências em gestão de pessoas indicam que práticas de reconhecimento e apoio no luto estão associadas a maior percepção de apoio organizacional — condição relacionada ao engajamento e ao senso de pertencimento — e contribuem para "humanizar" o ambiente de trabalho, conforme discute a ACAS.

"Rituais corporativos de despedida expressam respeito e humanidade — dois pilares que também sustentam a cultura de qualquer organização", afirma Yuri Henrique, fundador da Coroa de Flores Nobre, ao comentar sobre o papel das homenagens no ambiente profissional. Segundo ele, "a forma como lidamos com o fim da jornada de um colega revela a essência do cuidado que defendemos como valor institucional".

O portal HR Executive reforça que ignorar o tema pode gerar impactos negativos no clima interno e aumentar a rotatividade. Já o WorkLife destaca a importância de um plano prévio de ação para lidar com falecimentos, que envolva líderes e áreas de comunicação.

Ação simples, como envio de coroa de flores para velório, momentos de silêncio e mensagens institucionais de reconhecimento, aparecem entre as práticas recomendadas em artigos como o do Advisory, Conciliation and Arbitration Service (ACAS). Conforme relatado pela BBC Worklife, empresas que se preparam para lidar com perdas por meio de planos prévios e rituais simbólicos de homenagem tendem a reduzir os impactos emocionais nas equipes e a preservar o senso de pertencimento. Ao adotar práticas estruturadas de respeito e memória, as organizações reforçam valores humanos que fortalecem a cultura corporativa e contribuem para ambientes de trabalho mais empáticos e coesos.



Líderes em IA e dados NVIDIA, AMD, Snowflake e Databricks investem na rodada Série F da Uniphore para acelerar sua liderança em IA para negócios

A Uniphore, empresa especializada em IA para negócios, anunciou hoje o fechamento de sua rodada Série F de US$ 260 milhões. NVIDIA, AMD, Snowflake e Databricks participaram da rodada, que também contou com investidores financeiros e soberanos, incluindo NEA, March Capital, BNF Capital, National Grid Partners e Prosperity7 Ventures. O novo capital vai acelerar a inovação em sua plataforma de IA e dados – Business AI Cloud – e ampliar seu ecossistema.

“Nossa rodada Série F marca um feito empolgante para a Uniphore. Diferente da maioria das captações, além de investidores financeiros de ponta, contamos com as principais empresas globais de IA e dados”, afirmou Umesh Sachdev, cofundador e CEO da Uniphore. “Essa combinação única de capital e alinhamento estratégico valida a posição da Uniphore como líder em IA para negócios. Estamos vendo uma adoção exponencial entre empresas da Fortune 500 e outras grandes organizações e este investimento nos permite gerar ainda mais impacto e acelerar a inovação em benefício de nossos clientes no mundo inteiro.”

A rodada Série F da Uniphore avaliou a empresa em US$ 2,5 bilhões, refletindo sua capacidade de permitir que grandes companhias extraiam o verdadeiro valor da IA – oferecendo personalização e facilidade de uso esperadas pelos usuários corporativos, com o nível de segurança, governança e escalabilidade exigido pelas áreas de TI. Esse equilíbrio entre usabilidade e rigor libera o potencial da IA, impulsionando a transformação e gerando resultados concretos. A Business AI Cloud da Uniphore é a única plataforma de IA soberana, componível e segura do mercado.

“Este investimento é uma validação sem precedentes da posição da Uniphore no centro da infraestrutura de IA corporativa”, afirmouGerry Murray, diretor de Pesquisa da IDC. “Ele sinaliza um amplo consenso em torno de uma camada essencial de habilitação – uma infraestrutura capaz de conectar com segurança dados, conhecimento, modelos e agentes em diferentes ecossistemas.”

Acelerando a adoção de IA para negócios

O investimento de NVIDIA, AMD, Snowflake e Databricks fortalece a Business AI Cloud para mais de 2 mil empresas globais que confiam na Uniphore para gerar resultados, incluindo muitas da Fortune 500.

O crescimento da Uniphore é impulsionado pela ampla adoção de casos de uso comprovados na Business AI Cloud:

  • A KPMG trabalha com a Uniphore para aumentar a eficiência em funções como compras, gestão de pessoal e finanças. Ao criar agentes de IA na plataforma da Uniphore, a KPMG oferece mais valor a clientes dos setores bancário, de seguros, energia e outros segmentos regulados. “A Uniphore está se tornando rapidamente uma agente importante em IA e estamos entusiasmados em trabalhar juntos para democratizar o conhecimento empresarial e transformá-lo em resultados concretos para nossos clientes. Compartilhamos a visão da Uniphore de que a IA é uma força transformadora para os negócios”, disse Prasad Jayaraman, sócio de consultoria da KPMG.
  • A Konecta usa a Business AI Cloud da Uniphore para transformar expertise operacional em uma biblioteca reutilizável de agentes pré-construídos e personalizados para atendimento multilíngue, automação de QA, treinamento de agentes e orquestração de fluxos de trabalho. O resultado é resolução mais rápida, maior consistência e governança centralizada, atendendo às exigências de CIOs em diferentes clientes e regiões. “A Business AI Cloud da Uniphore nos ajuda a transformar o know-how operacional da Konecta em IA escalável”, disse Oscar Vergé, diretor de Implementação de IA. “Na plataforma, lançamos uma biblioteca de agentes pré-construídos e personalizados para serviços multilíngues, automação de QA, treinamento de agentes e orquestração de fluxos de trabalho. Os clientes obtêm respostas mais rápidas, maior consistência e o controle exigido por seus CIOs.”
  • Outros clientes da Uniphore – como Allstate, The Washington Post, Priceline, Atlassian, Bloomberg Media, Dell e Skechers – usam a tecnologia da empresa para impulsionar o crescimento, melhorar a eficiência e criar experiências personalizadas para seus públicos.

“Vemos a Uniphore como líder em IA para negócios, permitindo a criação de uma empresa agentiva”, disse Hemant Dhulla, vice-presidente de Software de IA da NVIDIA. “Ao combinar uma abordagem soberana e segura com orquestração fluida de modelos e implementação rápida de agentes de IA, a Uniphore ajuda organizações a alcançar resultados reais, mantendo o controle sobre seus dados e fluxos de trabalho.”

“A Business AI Cloud da Uniphore oferece o desempenho, a eficiência e a segurança de que as empresas precisam”, disse Dan McNamara, vice-presidente sênior e gerente-geral de Servidores, HPC e IA corporativa da AMD. “Como líder em IA para negócios, a Uniphore tem um histórico sólido em ajudar clientes da Fortune 500 a passar de testes-piloto para implementações em larga escala.”

“Nosso investimento na Uniphore busca levar a IA agentiva diretamente aos dados de nossos clientes. Ao oferecer suporte nativoàSnowflake, a Uniphore permite que as empresas automatizem fluxos de trabalho complexos com segurança, acelerando a geração de valor sem mover os dados”, afirmou Harsha Kapre, diretor da Snowflake Ventures.

“Nossos clientes querem levar aplicativos e agentes de IA generativa do estágio de prova de conceitoàimplementação completa sem fricção”, disse Andrew Ferguson, vice-presidente da Databricks Ventures. “A Business AI Cloud da Uniphore ajuda as organizações a simplificar o acesso a dados, a interoperabilidade entre modelos e a orquestração de agentes, transformando iniciativas de IA em resultados de negócio reais.”

“A Business AI Cloud da Uniphore reúne liberdade de escolha de modelos, soberania de dados e automação agentiva, permitindo que as empresas passem rapidamente do pilotoàprodução”, disse Abhishek Shukla, diretor-geral da Prosperity7 US. “Investimos para apoiar uma plataforma que entrega IA governada em escala mundial, com resultados mensuráveis.”

A NEA, a March Capital e a National Grid Partners ampliaram seus investimentos com base no crescimento contínuo da empresa, na execução consistente e na confiança na visão da Uniphore para sua plataforma de IA corporativa.

“Acreditamos que a Uniphore é uma empresa geracional em IA, com a plataforma e a equipe certas para liderar esse mercado”, afirmou Scott Sandell, presidente executivo e CIO da NEA. “Vimos grandes empresas passarem de pilotos a produção em semanas – e não meses – com forte governança, e estamos entusiasmados em apoiar o crescimento contínuo da Uniphore nesta nova rodada.”

“A Uniphore apresenta uma das trajetórias mais rápidas que já vimos em IA para negócios”, disse Sumant Mandal, cofundador e sócio-gerente da March Capital. “A adoção da Business AI Cloud está acelerando entre empresas da Fortune 500, com casos de uso cada vez mais amplos. Seu design aberto e componível permite começar rápido e escalar com segurança, e estamos empolgados em apoiar essa equipe na construção de uma líder de categoria.”

Entre os marcos recentes estão o lançamento da Business AI Cloud na primeira metade de 2025 e as aquisições da ActionIQ e da Infoworks, além das aquisições anunciadas da Orby AI e da Autonom8. Essas movimentações colocam a Uniphore na vanguarda do talento em IA e ampliam os resultados oferecidos a seus clientes – ajudando usuários corporativos e CIOs a adotar IA com mais rapidez e automatizar tarefas com modelos treinados em dados empresariais. Em conjunto, fortalecem a abordagem de ponta a ponta da Uniphore em IA para negócios, permitindo que os clientes mantenham seus modelos e infraestrutura de dados atuais, integrem-se a sistemas existentes e cumpram exigências de segurança e conformidade.

Sobre a Uniphore

A Uniphore é a empresa de IA para negócios que desbloqueia a empresa agentiva com uma plataforma completa e componível de IA que integra agentes, modelos, conhecimento e dados. Sua plataforma, a Business AI Cloud, elimina a brecha entre a IA voltada ao consumidor e a IA corporativa – combinando a simplicidade da primeira com o rigor, a segurança e a escalabilidade exigidos pela segunda. A Uniphore permite que usuários corporativos aproveitem a IA com facilidade e gerem resultados imediatos, enquanto oferece aos CIOs a base para implementar aplicações poderosas de IA integradas a fluxos de trabalho treinados em dados empresariais. Com a confiança de mais de 2 mil empresas no mundo todo, reconhecida pela Gartner, Forrester e listada no ranking Deloitte Fast 500, a Uniphore cumpre a promessa da IA como força transformadora para os negócios. Saiba mais em www.uniphore.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de Imprensa:

Michael Trapani

Vice-presidente de Marketing Global da Uniphore

(631) 560-8895

Fonte: BUSINESS WIRE



Black Friday se aproxima e especialista alerta para golpes

Black Friday se aproxima e especialista alerta para golpes
Black Friday se aproxima e especialista alerta para golpes

A Black Friday de 2025 acontecerá no dia 28 de novembro e promete movimentar milhões em compras no varejo físico e digital. No entanto, o período também é marcado por um aumento significativo nas tentativas de golpe, que vão desde práticas comerciais enganosas até fraudes sofisticadas executadas por criminosos virtuais.

Segundo a advogada Brunna Simon Vecchi, especialista em fraudes digitais e proteção ao consumidor, o evento exige atenção redobrada dos consumidores. “A Black Friday é uma oportunidade real de economia, mas também um terreno fértil para golpes. É essencial que o consumidor saiba identificar riscos antes de concluir uma compra”, afirma.

Práticas comuns de golpe durante a Black Friday

Entre os principais problemas, destacam-se duas frentes: empresas que elevam os preços antes da data para simular descontos maiores e, de outro lado, golpistas que criam sites falsos e imitam páginas de grandes varejistas.

Um dos métodos mais utilizados para enganar consumidores é a homografia, técnica em que os criminosos utilizam o alfabeto cirílico (russo) para registrar domínios praticamente idênticos aos de sites confiáveis. “Visualmente, o endereço parece o mesmo. Mas tecnicamente, o sistema interpreta como diferente. Isso permite a criação de páginas falsas muito convincentes, que simulam lojas reais para capturar dados e aplicar golpes”, explica a especialista em golpes.

Como se proteger na Black Friday 2025

A criadora do projeto Dra Caí no golpe orienta que os consumidores adotem medidas preventivas simples, mas eficazes:

  • Verificar o site antes de realizar qualquer compra, sempre acessando diretamente pelos canais oficiais (não por links recebidos por e-mail ou redes sociais);

  • Pesquisar os preços com antecedência, comparando o valor atual com os de semanas anteriores, evitando cair em ofertas enganosas;

  • Dar preferência ao pagamento por cartão de crédito, o que garante o direito de arrependimento em até 7 dias para compras online, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor;

  • Evitar pagamentos via Pix em sites desconhecidos, exceto quando a loja for verificada e de confiança. Caso opte pelo Pix, o Banco Central disponibiliza um botão de contestação no aplicativo bancário para valores enviados em caso de fraude.

Atenção ao Golpe da Falsa central

Outro ponto de atenção é o risco do duplo golpe. Após sofrer uma fraude, o consumidor pode ser novamente abordado por criminosos, dessa vez simulando ser o próprio banco — o chamado golpe da falsa central bancária.

A advogada de golpes bancários explica que os golpistas se aproveitam do momento de fragilidade e usam dados reais da transação contestada para convencer o cliente a realizar novas transferências sob pretexto de “procedimentos de segurança”. “A vítima acredita estar falando com o banco, mas está sendo enganada pela segunda vez”, comenta.

A Dra. Brunna alerta que, caso o consumidor seja vítima de golpe nesta Black Friday, é fundamental que ele notifique imediatamente o banco e solicite o registro formal da contestação da transação. Em seguida, deve registrar um boletim de ocorrência, preferencialmente com o máximo de detalhes, incluindo valores, horários e o canal utilizado.

Se a compra foi feita via Pix, é possível utilizar o botão de devolução disponibilizado nos aplicativos bancários. O consumidor deve evitar fornecer novos dados por telefone, não seguir orientações recebidas de números desconhecidos e não realizar novas transferências sem verificar diretamente com os canais oficiais da instituição financeira.

Apesar de ser uma das datas mais esperadas do comércio, a Black Friday também se tornou um momento estratégico para a atuação de golpistas. O que deveria ser uma oportunidade de economia pode rapidamente se transformar em prejuízo financeiro e emocional, especialmente quando o consumidor é levado a realizar pagamentos via Pix ou fornecer dados em páginas falsas.

“Temos que tomar cuidado na Black Friday para não virar uma Black Fraude”, reforça a advogada especialista em golpes Brunna Simon Vecchi.

O advogado especialista em golpes ssempre reforça que a prevenção é a melhor forma de defesa contra golpes. O acesso a canais oficiais, o uso de meios de pagamento seguros e a atenção aos detalhes técnicos podem evitar prejuízos significativos neste fim de ano.

A Black Friday pode ser, sim, uma excelente oportunidade — desde que acompanhada de cautela e decisões conscientes.

“Temos que tomar cuidado na Black Friday para não virar uma Black Fraude”, alerta a especialista em fraude bancária.



Tecnologia e conforto guiam tendências arquitetônicas

Tecnologia e conforto guiam tendências arquitetônicas
Tecnologia e conforto guiam tendências arquitetônicas

A arquitetura de alto padrão no Brasil está passando por uma reconfiguração marcada por sustentabilidade, integração com a natureza, tecnologia e personalização. Segundo Felipe Bulhões, CEO do escritório Suna Arquitetura, essas tendências refletem uma nova forma de viver e projetar, em que o conforto, a eficiência e a estética caminham juntos. Materiais naturais, sistemas inteligentes e soluções que conectam ambientes internos e externos estão entre os principais elementos adotados em projetos residenciais e comerciais de luxo.

Bulhões observa que “a arquitetura de alto padrão deixou de ser apenas uma questão estética. Hoje, ela envolve tecnologia, sustentabilidade e uma profunda compreensão do estilo de vida dos moradores.” Cores terrosas, texturas orgânicas e o conceito de biofilia*, promovendo bem-estar por meio da conexão com o ambiente natural, além da preferência por madeira certificada, pedras naturais e tecidos orgânicos reforça o compromisso com práticas sustentáveis, enquanto sistemas inteligentes de iluminação, climatização e segurança tornam os espaços mais funcionais e eficientes, diz o CEO.

A valorização do artesanato brasileiro e do maximalismo também tem ganhado espaço nos projetos contemporâneos. Bulhões destaca que “cada projeto é uma oportunidade de contar uma história. Incorporar elementos culturais e naturais é uma forma de criar ambientes com alma.” Essa abordagem permite alta personalização, com destaque para peças únicas, cores vibrantes e texturas marcantes, alinhadas à identidade dos moradores.

Outro aspecto é a eficiência energética. Para Bulhões, “empreendimentos de alto padrão têm adotado sistemas de captação de água da chuva, painéis solares e isolamento térmico, contribuindo para a redução de custos operacionais e do impacto ambiental.” O CEO diz ainda que o design acústico também tem sido incorporado, especialmente em áreas urbanas, visando conforto e privacidade.

O crescimento do setor imobiliário de luxo tem ampliado a demanda por imóveis que ofereçam alto desempenho e exclusividade. Escritórios especializados têm expandido sua atuação em cidades como Brasília, São Paulo, Florianópolis e Balneário Camboriú, atendendo clientes que buscam soluções técnicas e funcionais alinhadas às tendências contemporâneas.

“A arquitetura de alto padrão hoje exige uma abordagem multidisciplinar, que considere aspectos culturais, ambientais e tecnológicos. Nosso compromisso é entregar projetos que se mantenham relevantes por décadas, com qualidade técnica e estética que resistem ao tempo”, conclui Felipe Bulhões.



Decisões operacionais influenciam nomeação de peritos

Decisões operacionais influenciam nomeação de peritos
Decisões operacionais influenciam nomeação de peritos

Para além da técnica, duas decisões operacionais têm influenciado a rotina de profissionais que atuam com perícia judicial: foco geográfico — priorizar um tribunal ou estado no início — e comunicação objetiva com as varas. Concentrar cadastros, ajustar a apresentação profissional e manter petições enxutas — sobretudo nos pedidos de honorários — tem reduzido o tempo entre cadastro e primeira oportunidade e, em muitos casos, feito, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as nomeações chegarem em lote.

Outro fator que vem mudando o cenário é a fundamentação na majoração. Quando o escopo real do trabalho incluindo horas, diligências e complexidade é descrito de forma técnica, os juízes tendem a reajustar valores para patamares compatíveis, fortalecendo a confiança no perito e dando previsibilidade à agenda.

O perito Gibran Felipe Lorenceti relatou que, após ativar seu cadastro no Tribunal do Ceará, recebeu as primeiras nomeações em 36 horas — três de uma vez, três horas depois, novas movimentações no sistema. Desde então, o fluxo de nomeações seguiu constante.

No campo financeiro, Gibran citou, durante a entrevista, uma majoração para R$ 3.200 em sua primeira nomeação em justiça paga. Em outro caso (AJG), descreveu majoração para R$ 1.275,00, após demonstrar a complexidade e o tempo necessários. Ele também comentou suas escolhas estratégicas: manter o foco inicial em um único tribunal e organizar o fluxo de trabalho para atender eventuais "lotes" de nomeações sem comprometer prazos. Em paralelo, relatou ter recusado uma assistência técnica de grande porte por questão de agenda, sinal de que a demanda existe, mas precisa ser compatível com a capacidade de entrega.

Do ponto de vista pedagógico, o professor Gleibe Pretti, da Jus Expert, ressalta: "Quando o perito descreve com precisão o escopo real  número de documentos, necessidade de diligência, horas de análise e respostas a quesitos , o arbitramento fica mais justo e o processo anda sem fricção".

Já o CEO Rodrigo Hasson destaca o aspecto operacional: "Padronizar o modelo de laudo e controlar prazos em planilha simples são duas decisões que aumentam a cadência sem perda de qualidade".

Entrevista completa disponível em: https://youtube.com/live/SrgrLESC6Ns



Mudanças na Administração são vistas de formas diferentes

Mudanças na Administração são vistas de formas diferentes
Mudanças na Administração são vistas de formas diferentes

Desde a sua regulamentação em 1965, a Administração passou por evoluções que vão desde a profissionalização da gestão até a reinvenção das empresas na era digital. Essas mudanças impactaram significativamente as atividades desenvolvidas dentro das organizações, trazendo novas ferramentas para as rotinas e tendências cada vez mais diversas para o futuro. Contudo, segundo um recente levantamento do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, a percepção dessas transformações varia de acordo com a posição ocupada pelos profissionais da área no mercado de trabalho.

No estudo, 36,3% dos profissionais com cargos operacionais apontaram a digitalização de documentos e processos internos como a principal transformação presenciada nos últimos anos. Essa opção, no entanto, foi citada por menos de 24% dos profissionais com cargos de liderança, autônomos ou donos do próprio negócio, que apontaram a implantação de softwares integrados (ERP, CRM, outros) como a mudança mais significativa. 

Ainda em relação às transformações vivenciadas, 31,1% dos empreendedores mencionaram a estruturação de áreas ou times para a construção do planejamento estratégico como a segunda mudança de maior impacto nos últimos tempos. Essa questão, no entanto, foi apontada por apenas 11% dos profissionais com cargos operacionais e 19,2% daqueles com funções de liderança.

O levantamento “Jubileu de Diamante: como o profissional de Administração vê a evolução da área”, que contou com a participação de 505 profissionais registrados entre os dias 16 de julho e 6 de agosto, também revelou que a análise de dados e os relatórios gerenciais são as ferramentas mais utilizadas em todos os níveis hierárquicos, especialmente para os empregados com cargo de liderança (58,5% deles).

Já o uso de sistemas integrados (como ERP, CRM, BI) foi mais citado pelos profissionais com cargos operacionais (34,1% deles). Pouco mais de 24% dos líderes, autônomos e donos dos próprios negócios mencionaram essas ferramentas como as mais usadas no dia a dia.

Competências relevantes para o futuro

Questionados quanto às competências mais importantes para o futuro, os profissionais de Administração de todas as posições, com destaque para os donos do próprio negócio (63,7% deles), foram unânimes em apontar o aprendizado contínuo e a atualização constante como as habilidades de maior relevância. 

Já a inteligência emocional e o equilíbrio em contextos de pressão foram mais citados pelos profissionais com cargos de liderança (49,2% deles), enquanto os prestadores de serviço/autônomos foram os que menos mencionaram essas habilidades (36,8% deles).

Para o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, o levantamento do Conselho ajuda a entender melhor a percepção dos diversos profissionais que integram a área. “A Administração é vasta e abriga inúmeros profissionais, nos mais diferentes cargos e posições, e cada um vai enfrentar as transformações de uma forma, destacando aquilo que mais impacta diretamente o seu trabalho. Estudos como esses nos ajudam a compreender de forma mais ampla a profissão, levando em consideração diversos aspectos e opiniões”, afirma. 

Os resultados do levantamento “Jubileu de Diamante: como o profissional de Administração vê a evolução da área” estão disponíveis na íntegra no site do CRA-SP



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »