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EUA: nova taxa de visto deve entrar em vigor em outubro

EUA: nova taxa de visto deve entrar em vigor em outubro
EUA: nova taxa de visto deve entrar em vigor em outubro

A partir de 1º de outubro de 2025, data que marca o início do novo ano fiscal nos Estados Unidos, deve entrar em vigor a Visa Integrity Fee, uma nova taxa de US$ 250 (R$ 1,3 mil, na cotação atual) a ser cobrada de solicitantes de vistos de não-imigrantes. A medida, se oficializada, pode impactar diretamente turistas, estudantes e profissionais brasileiros que pretendem viajar para o país.

Murtaz Navsariwala, advogado especialista em imigração para os Estados Unidos, avalia que a Visa Integrity Fee faz parte de um pacote de endurecimento nas políticas migratórias e busca desincentivar violações, como a permanência além do prazo autorizado.

“A nova taxa de US$ 250 será aplicada à maioria dos vistos de não-imigrante — incluindo categorias como turismo (B‑2), negócios (B‑1), estudo (F‑1), intercâmbio (J‑1), trabalho temporário (H‑1B, L‑1, entre outros) e seus respectivos dependentes. No entanto, ela não se aplica a viajantes que entram nos EUA por meio do Visa Waiver Program (VWP), como é o caso de cidadãos de países com isenção de visto, nem a algumas categorias diplomáticas e oficiais", explica o advogado.

Em tese, o valor poderá ser reembolsado ao solicitante, desde que ele cumpra integralmente os termos do visto, o que inclui sair dos Estados Unidos dentro do prazo previsto ou ajustar seu status de forma legal, complementa Navsariwala.

Segundo o advogado, que atua no escritório internacional Murtaz Law, embora a legislação que institui a taxa já tenha sido aprovada, ainda não há regulamentação definitiva sobre como será feita a cobrança, nem se haverá um período de transição.

Por esse motivo, não se podem descartar eventuais ajustes nos prazos ou na forma de implementação. No entanto, o mais prudente é que os solicitantes de visto se preparem, assumindo que a taxa será efetivamente exigida a partir de 1º de outubro.

“Quem pretende viajar aos Estados Unidos ainda em 2025 deve se planejar para iniciar o processo de solicitação de visto o quanto antes. Embora a nova taxa de US$ 250 esteja prevista para entrar em vigor em outubro, o preenchimento do formulário é detalhado, e a data considerada para a aplicação da cobrança será, muito provavelmente, a data de pagamento da taxa consular, não a data de envio do formulário DS-160. Por isso, iniciar o processo com antecedência pode evitar custos adicionais e garantir maior previsibilidade", explica Navsariwala.

Propósito de viagem

No caso de quem deseja estudar nos Estados Unidos, o impacto financeiro da Visa Integrity Fee deve ser considerado desde o início do planejamento. Um estudante F‑1, por exemplo, já precisa pagar a taxa consular (MRV) e a taxa SEVIS.

Com a adição da Visa Integrity Fee, o custo do processo pode ultrapassar US$ 780 (R$ 4,2 mil) por pessoa, diz o advogado. Para solicitantes que viajam com dependentes, esse valor se multiplica proporcionalmente.

“Atualmente, a legislação que institui a Visa Integrity Fee não prevê isenções com base em idade, condição econômica ou social. A taxa deverá ser aplicada a todos os solicitantes de vistos de não-imigrante, salvo exceções expressas, como os cidadãos de países integrantes do Visa Waiver Program, do qual o Brasil não faz parte. Até o momento, não foram incluídas exceções específicas para casos humanitários ou emergenciais, o que reforça a importância de planejamento financeiro por parte de todos os solicitantes", reforça Navsariwala.

Independentemente do propósito da viagem, seja para estudo, trabalho ou turismo, o especialista do escritório Murtaz Law considera essencial que o solicitante compreenda as condições do visto, os prazos de estadia e as obrigações legais associadas à sua permanência nos Estados Unidos.

“O descumprimento dessas regras pode resultar não apenas na perda do valor pago, mas também em restrições futuras de entrada no país", finaliza o advogado.

Para saber mais, basta acessar: https://www.murtazlaw.com/pt



Oscilação de preços: automação ajuda varejo a se adaptar

Oscilação de preços: automação ajuda varejo a se adaptar
Oscilação de preços: automação ajuda varejo a se adaptar

Sazonalidade das safras, políticas de exportação e mudanças na demanda influenciam diretamente o custo de produtos essenciais, como arroz, feijão, carne bovina e café. Para o consumidor, a oscilação reflete no orçamento mensal. No caso do varejo, as mudanças nos preços também representam um desafio de adaptação.

Um estudo da Conta Simples/Visa mostra, por exemplo, que 7,5 milhões de empresas no Brasil ainda usam cadernos no dia a dia da gestão financeira, mesmo com a existência de opções mais modernas e eficientes. Na visão de Edson Silva, fundador da Nexxera (ecossistema de soluções financeiras e mercantis, como pagamentos, cobranças, supply chain e crédito para negócios), é justamente neste ponto que a inovação se torna necessária.

"Oscilações de preços podem estimular o consumo, mas só geram valor sustentável quando acompanhadas de eficiência. Indústria e varejo precisam responder com processos ágeis, integrados e capazes de transformar o aumento de demanda em novas oportunidades de negócios", destaca.

Silva reforça que o lojista precisa ter fôlego financeiro para investir mais em estoque quando a demanda aumenta ou suportar a intempérie quando as vendas caem. "É aí que entra a inteligência na gestão de pagamentos — alongar prazos quando necessário, mantendo o dinheiro rendendo por mais tempo, sem prejudicar o fornecedor. Esse equilíbrio é o que permite reagir rápido e com sustentabilidade", pontua o executivo.

Ele explica que soluções de supply chain finance e embedded finance têm ganhado força como diferenciais estratégicos. O primeiro termo abrange instrumentos financeiros e tecnológicos que otimizam o capital de giro e melhoram o fluxo de caixa de empresas de uma cadeia de fornecimento. Em resumo, é uma forma de o fornecedor receber antes e o comprador pagar depois. Já embedded finance diz respeito a serviços financeiros, como o crédito, integrados em produtos ou instituições não financeiras.

"Na prática, imagine que o preço do azeite caiu de forma repentina. O consumidor vai aproveitar essa oportunidade, e o varejista precisa colocar o produto na gôndola rapidamente. Mas ele pode não ter caixa disponível para essa compra maior. É aí que a tecnologia faz a diferença: ele consegue alongar o prazo de pagamento e preservar seu capital de giro, enquanto o fornecedor pode antecipar recebíveis sem impactos negativos", exemplifica Silva.

Essa abordagem reduz custos, simplifica operações e amplia a competitividade, ao mesmo tempo em que libera tempo e recursos para que o varejo mantenha o foco em sua principal missão: atender ao consumidor com eficiência, acrescenta o executivo.

Silva explica que a Nexxera desenvolveu um portal de fornecedores no qual o varejista tem controle da operação, de ponta a ponta. Nele, o fornecedor atualiza o cadastro de produtos, o pedido é feito e acompanhado em tempo real e até a entrega na doca pode ser agendada e gerenciada direto na plataforma.

"De uma forma geral, a automação evita retrabalho, erros manuais e problemas fiscais, ao mesmo tempo em que oferece uma visão 360º do caixa, dando mais segurança para as decisões do dia a dia", sublinha Silva.

Mas dados por si só não resolvem, alerta o executivo. Na sua visão, é preciso manter um relacionamento transparente com os fornecedores e gerenciar de forma eficiente todos os processos, do pedido até a entrega e pagamento, permitindo que o varejo reaja rapidamente às oscilações de preços sem comprometer o fluxo de caixa.

Para saber mais, basta acessar:
https://www.nexxera.com/ecossistema?&utm_medium=DINO&utm_content=dino-setembro-cesta-basica



Rebranding amplia presença nacional da DVI Diagnóstico

Rebranding amplia presença nacional da DVI Diagnóstico
Rebranding amplia presença nacional da DVI Diagnóstico

A DVI Diagnóstico, rede especializada em exames de imagem odontológicos, chega a 2025 com mais de 80 unidades em operação, 100 contratos vendidos, 20 unidades para serem implementadas e presença em oito estados brasileiros. O crescimento da empresa, que se posiciona como uma das maiores do país no segmento, é resultado direto de um processo de reestruturação da marca, aliado à abertura de novas clínicas e a investimentos contínuos em tecnologia e inovação, impulsionados pela experiência acumulada em anos de atuação através de seu sistema proprietário, que integra clínicas e radiologistas.

A recente reestruturação de marca busca reforçar essa jornada, combinando experiência técnica, soluções digitais próprias e responsabilidade humana para sustentar a expansão e projetar a DVI para novos patamares em 2025. De acordo com Fernando Leite, diretor de expansão da empresa, o movimento de rebranding, iniciado em paralelo à expansão territorial, marca uma virada estratégica na trajetória da empresa.

Segundo ele, a reformulação da identidade visual e do posicionamento institucional foi pensada para reforçar os pilares que sustentam a atuação da DVI: empatia humana, conhecimento científico e tecnologia apropriada. "Essa combinação tem como premissa fortalecer nossa presença no mercado e projetar uma imagem moderna, inovadora e próxima de dentistas, franqueados e pacientes", explica. Ele destaca, ainda, o desempenho da rede no quesito satisfação por meio do Net Promoter Score (NPS): 91% dos franqueados, 93% dos dentistas e 96% dos pacientes avaliam positivamente a atuação da DVI no mercado de diagnósticos odontológicos.

A estratégia de crescimento da empresa está atrelada a protocolos clínicos padronizados e à atualização tecnológica constante. Cada nova unidade é inaugurada com equipamentos recentes e suporte técnico da Central de Laudos, responsável por garantir a uniformidade dos serviços prestados. Além da estrutura técnica, a DVI investe em soluções digitais que visam tornar o diagnóstico mais ágil e preciso. A digitalização dos laudos e o suporte ao planejamento clínico são apontados como fatores que têm potencial de aproximar dentistas e pacientes.

"Desde a fundação, sustentamos a empatia humana como um pilar claro que orienta cada decisão e cada atendimento. Também investimos em processos digitais que podem reduzir prazos, ampliar a precisão e tornar o acesso mais democrático", acrescenta Leite. Com as novas unidades, projetadas para oferecer uma experiência completa através da operação simplificada, o modelo de franquia inclui exclusividade regional, funcionamento em dias úteis, ausência de estoques e suporte em gestão, marketing e treinamento. "Nosso objetivo é ir além de abrir novas clínicas: queremos que cada franqueado prospere no longo prazo", destaca o executivo.

Para os próximos anos, o diretor ressalta que o plano de expansão da DVI prevê a entrada em novas capitais e cidades estratégicas, com a meta de dobrar a base de franqueados. Segundo ele, parte desse crescimento já tem ocorrido por meio de conversões de clínicas já existentes, que passaram a integrar o grupo. "Mais de 40 clínicas já vieram para a rede por meio de conversões, muitas delas abrindo novas unidades depois da primeira experiência", afirma.

O cenário do mercado odontológico brasileiro reforça o potencial de crescimento da rede. De acordo com o Censo da Odontologia, realizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), cerca de 68% dos brasileiros visitaram um cirurgião-dentista no último ano. No entanto, apenas 23% buscaram atendimento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que indica uma demanda significativa por serviços privados. O Brasil conta atualmente com aproximadamente 445 mil cirurgiões-dentistas e mais de mil empresas que comercializam ou industrializam produtos odontológicos.

Para Leite, o avanço da DVI reflete um movimento de mudança no setor. "A rede nasceu com objetivo de transformar a odontologia através do diagnóstico. É esse DNA que queremos preservar e expandir: aproximar pessoas e criar impacto positivo em cada região em que chegamos", conclui. Para saber mais, basta acessar: http://dviradiologia.com.br



Saúde mental de jovens é motivo de preocupação no Brasil

Saúde mental de jovens é motivo de preocupação no Brasil
Saúde mental de jovens é motivo de preocupação no Brasil

Entre 2014 e 2024, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um aumento de mais de 3.300% no número de jovens de 15 a 19 anos atendidos com sintomas de transtornos de ansiedade. Segundo publicação do Correio Braziliense, o número saltou de 1.534 para 53.514 atendimentos nesse intervalo de dez anos.

De acordo com a psicóloga Rozilene Rodrigues de Souza Pereira (CRP 09/8873), que atua com atendimento clínico em Goiânia (GO), existem uma série de fatores que influenciam na saúde mental de crianças e adolescentes. Ela destaca, porém, a pandemia de Covid-19, que, embora tenha acabado em 2023, deixou consequências.

"Os efeitos emocionais da pandemia ainda são percebidos em muitos jovens, com sinais de ansiedade, irritabilidade e dificuldades de adaptação social", diz Pereira. A profissional lembra que o período foi marcado por isolamento, suspensão das aulas presenciais e o aumento de conflitos familiares, que teriam contribuído para o agravamento da saúde mental de crianças e adolescentes.

Segundo a psicóloga, questões como ansiedade e depressão entre a população mais jovem têm sido tema recorrente de discussão por profissionais de saúde e educação. Pereira afirma que o acompanhamento preventivo pode fazer a diferença no desenvolvimento emocional a longo prazo.

"A atuação conjunta entre escola e família é essencial. Quando há diálogo entre professores, responsáveis e profissionais de saúde, é possível identificar mais rapidamente sinais de sofrimento psíquico e encaminhar para o apoio necessário", acrescenta ela.

Pereira lembra que, em 2019, antes mesmo da pandemia, foi promulgada a Lei 13.935, que garante atendimento por profissionais de psicologia aos alunos das escolas públicas de educação básica. Há, pelo menos, outras duas propostas aguardando discussão que também tratam da saúde mental de crianças e adolescentes: PL 4.928/2023 e PL 2.083/2020.

Para a psicóloga, iniciativas como essas são um passo importante, mas ainda há obstáculos para a real aplicação. "Muitas regiões carecem de profissionais especializados, especialmente em áreas rurais e nas periferias urbanas, o que dificulta o acesso aos atendimentos contínuos e de qualidade", pondera.

Clínicas privadas também têm buscado atender à demanda crescente por atendimento psicológico, diz Pereira. A Clínica Salve, em Goiânia, oferece serviços de psicologia infantil e juvenil com agendamento facilitado. De acordo com a equipe técnica, os atendimentos são realizados por psicólogos credenciados e seguem os protocolos de orientação clínica recomendados.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que, além de buscar atendimento especializado com psicólogos e psiquiatras, a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia ajuda na prevenção e tratamento de casos de ansiedade e depressão. Entre eles, estão a prática regular de atividades físicas, bons hábitos de sono, alimentação equilibrada e manter uma vida social ativa. Por outro lado, o consumo de álcool e drogas ilícitas piora a saúde mental, alerta a OMS.

De acordo com a entidade, medo constante, irritabilidade, preocupação excessiva, tendência a evitar certas situações sociais são alguns sinais que podem demonstrar que alguém sofre de ansiedade. No caso da depressão, a OMS menciona dificuldade de concentração, sentimento excessivo de culpa, baixa autoestima, desesperança sobre o futuro, sensação de cansaço a todo momento como alguns dos sintomas — o diagnóstico, no entanto, deve ser sempre feito por um profissional de saúde especializado.

Para saber mais, basta acessar: https://salve.com.br/



INSS tem novo método para desbloqueio de crédito consignado

INSS tem novo método para desbloqueio de crédito consignado
INSS tem novo método para desbloqueio de crédito consignado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez uma atualização no processo de desbloqueio de benefícios para contratação de empréstimos consignados. Agora, além do reconhecimento facial, é possível utilizar o login do banco quando o segurado não possuir biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo é agilizar o acesso ao crédito consignado para aposentados, pensionistas e para aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS).

Segundo publicado pela Agência Radio Gov, nesses casos em que o reconhecimento facial não é possível, o usuário deve selecionar, no aplicativo ou no site Meu INSS, a opção de utilizar o login do banco. Feito isso, a pessoa deve escolher a instituição financeira da qual é correntista, informar os dados solicitados e, então, concluir o desbloqueio.

Para Robson Carrera, CEO da Carrera Carneiro, empresa focada em empréstimo consignado e atendimento a segurados do INSS, a mudança é positiva. Ela amplia a inclusão digital, reduz falhas no processo e facilita a vida de quem precisa de crédito de forma rápida e segura, afirma o executivo.

"Muitos aposentados e pensionistas enfrentavam problemas com o reconhecimento facial ou não possuíam cadastro biométrico no TSE. Com a autenticação via banco, eles passam a ter uma forma mais acessível e confiável de desbloquear o benefício e avançar na contratação do consignado, sem precisar de etapas adicionais", pontua Carrera.

Ele pontua que muitos idosos já têm familiaridade com o aplicativo do banco, o que facilita o processo. "É mais simples e reduz a necessidade de ajuda de terceiros", aponta o CEO da Carrera Carneiro.

O executivo lembra que, anteriormente, diferentes meios de comunicação relataram que aposentados e pensionistas estavam enfrentando dificuldades e falhas na liberação do crédito consignado por reconhecimento facial. Dessa forma, a nova opção de utilizar o login do banco surge como uma alternativa eficiente, avalia Carrera.

"A mudança anunciada pelo INSS é um avanço na modernização dos serviços digitais. Como especialistas em crédito consignado, seguimos orientando nossos clientes para que utilizem essa ferramenta da melhor maneira possível, com segurança e planejamento", reforça ele.

Carrera faz a ressalva de que o desbloqueio no aplicativo ou no site do Instituto apenas autoriza a contratação. O restante do processo para obter o empréstimo INSS segue sendo feito diretamente com a instituição bancária, com parcelas descontadas do valor que o segurado recebe mensalmente. Caso deseje, a pessoa pode fazer novamente o bloqueio do uso do benefício para crédito consignado pelos canais oficiais.

"Embora o consignado seja uma das linhas de crédito com menores juros do mercado, é fundamental usá-lo de forma responsável. Aposentados, pensionistas e beneficiários devem sempre simular as parcelas, avaliar o impacto no orçamento e evitar contratar valores acima da real necessidade. Assim, conseguem aproveitar os benefícios do consignado sem correr riscos de endividamento", recomenda Carrera.

Para saber mais, basta acessar o site da Carrera Carneiro: https://www.carreracarneiro.com.br/



Malu Mesquita expõe “Paris, São Paulo: conexões analógicas”

Malu Mesquita expõe “Paris, São Paulo: conexões analógicas”
Malu Mesquita expõe “Paris, São Paulo: conexões analógicas”

A fotógrafa paulista Malu Mesquita apresenta a exposição “Paris, São Paulo: conexões analógicas”, em parceria com Carol Bassi, durante a Paris Fashion Week. A mostra reúne 22 fotografias analógicas, sendo 11 de Paris e 11 de São Paulo, produzidas em caminhadas que exploram os detalhes urbanos das duas cidades.

O projeto dialoga com o conceito de flâneur, descrito por Walter Benjamin. Na perspectiva feminina, a prática recebe o nome de flâunese, que reforça a presença das mulheres nos espaços urbanos.

Malu Mesquita é formada em Publicidade e Propaganda pela FIAM/FAAM (1990) e estudou na Escola Panamericana de Artes e Design a partir de 2015. Participou de festivais no Brasil e no exterior, como o Image Festival Amman e o Festival de Fotografia de Tiradentes. Publicou os livros “#NoMesmoMuro” (2017) e “Rede de Proteção” (2022). Em 2025, inaugurou a galeria O Jardim, na Mooca (SP), onde organizou o livro coletivo “Crônicas de uma São Paulo Possível”.

A curadoria e organização são de Renato Negrão, pesquisador, produtor cultural e curador, com mais de 20 anos de experiência em projetos culturais. É formado em Comunicação Social pela UFPR, com pós-graduação em Fotografia pelo Senac-SP, mestrado e doutorado em andamento em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Desenvolveu projetos em 14 países e foi contemplado por editais culturais, incluindo o Aldir Blanc (2020) e o Paulo Gustavo (2024). Também produziu o documentário “Destemidos Pioneiros, a Saga de Lucas do Rio Verde” (2024) e organizou o livro coletivo “Crônicas de uma São Paulo Possível” (2025).

Serviço:

Local: Galeria Pop up – 9 Rue du Marché Saint-Honoré, 75001, Paris
Datas: 30 de setembro a 5 de outubro de 2025
Horário: das 11h às 18h

Contato para imprensa:
Renato Negrão
‪+55 11 98270-7395‬
E-mail: rn.fotografia@gmail.com



Setembro é o mês de conscientização do aneurisma cerebral

Setembro é o mês de conscientização do aneurisma cerebral
Setembro é o mês de conscientização do aneurisma cerebral

Setembro é dedicado à conscientização do aneurisma cerebral (dilatação anormal de uma artéria no cérebro), uma condição que pode levar à ruptura e causar uma hemorragia cerebral, muitas vezes súbita e grave. A doença se destaca pela letalidade imediata e alta incidência de sequelas graves, tornando a conscientização vital.

Entre os principais fatores de risco estão hipertensão arterial, tabagismo, histórico familiar, colesterol elevado e idade, com maior incidência entre 35 e 60 anos, especialmente em mulheres.

O neurocirurgião Dr. Feres Chaddad, professor e chefe da Disciplina de Neurocirurgia da UNIFESP e chefe da Neurocirurgia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, reforça a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo com a saúde neurológica.

É fundamental estar atento aos sinais e procurar atendimento especializado diante de sintomas incomuns. “Entre eles, dor de cabeça súbita e muito forte, acompanhada de náuseas e vômitos, que pode ser um indício clássico da ruptura de um aneurisma cerebral. Além disso, deve-se atentar para sintomas como alterações visuais, convulsões e rigidez na nuca”, explica o Dr. Feres Chaddad.

O aneurisma é silencioso, mas quando diagnosticado precocemente, as chances de tratamento seguro e eficaz aumentam significativamente. “É possível fazer exames de imagem, como a angiotomografia, que permite a visualização dos vasos cerebrais, e técnicas mais recentes associadas à ressonância magnética, para identificar quais aneurismas apresentam maior risco de ruptura”, revela o especialista.  

Dessa forma, aliando ao tratamento adequado, que pode variar de acompanhamento clínico a procedimentos minimamente invasivos, pois tudo vai depender do tamanho, localização e risco de ruptura do aneurisma, é possível reduzir riscos e preservar a qualidade de vida. 

“Cada paciente merece uma abordagem individualizada. O mais importante é entender que o aneurisma cerebral não deve ser motivo de pânico, mas sim de atenção”, sentencia Feres Chaddad. 



Bom Dia RH debate desafio de formar líderes para novas demandas culturais

A área de Recursos Humanos assume cada vez mais protagonismo estratégico na construção de lideranças. Segundo análise da ManpowerGroup, a prioridade do RH é preparar líderes do futuro, com ênfase em cultura organizacional humanizada, confiança e gestão de pessoas baseada no propósito e respeito mútuo.

É com esse contexto que a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR) promove o próximo Bom Dia RH, no dia 24/09 (quarta-feira), das 8h às 11h, no Conselho Regional de Administração (CRA-PR), em Curitiba, com a palestra “As 4 dimensões da Liderança Consciente – fundamentos e ferramentas”.

Ministrada por Daniel Spinelli, escritor e autor do best-seller A Potência da Liderança Consciente, o palestrante apresentará sua metodologia, que já impactou mais de 60 mil pessoas em mais de 200 organizações, inclusive no exterior. “O método das quatro dimensões da liderança consciente mostra como é possível construir culturas saudáveis, que cuidam das pessoas, mas que também se adaptam rapidamente, inovam, geram produtividade e resultados. É um caminho para o desenvolvimento da chamada liderança do futuro”, afirma Spinelli.

O método, segundo ele, vai além da teoria: propõe fundamentos e ferramentas práticas para que os profissionais de Recursos Humanos consigam enfrentar as dificuldades de preparar lideranças alinhadas a esse novo modelo de gestão. “A proposta é oferecer subsídios para que os RHs incorporem esses conceitos em suas jornadas de aprendizagem, estimulando a formação de líderes mais conscientes e preparados para os desafios atuais”, complementa.

O Bom Dia RH é uma série de encontros promovidos pela ABRH-PR com o objetivo de discutir temas relevantes na área de Recursos Humanos, como inovação, comunicação e bem-estar, por meio de palestras e experiências que reúnem profissionais e especialistas.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/bom-dia-rh-as-4-dimensoes-da-lideranca-consciente-fundamentos-e-ferramentas/3094213?referrer=www.google.com&share_id=copiarlink

Serviço Bom Dia RH – ABRH-PR

Palestra: As 4 dimensões da Liderança Consciente – fundamentos e ferramentas

Data: 24 de setembro

Horário: 08h às 11h

Local: Conselho Regional de Administração – CRA-PR (Rua Cel. Dulcídio, 1565 – Água Verde, Curitiba/PR)

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/bom-dia-rh-as-4-dimensoes-da-lideranca-consciente-fundamentos-e-ferramentas/3094213?referrer=www.google.com&share_id=copiarlink



ABB reativa linha de turbinas na Espanha

O grupo industrial ABB anunciou ter aberto uma linha de modernização de turbinas hidrelétricas em sua fábrica de Bilbao, Espanha, onde o equipamento já havia sido fabricado no passado. 

Segundo comunicado da empresa, a unidade já trabalha em projetos encomendados por companhias de energia da Noruega e da Espanha e projeta novos pedidos para breve, com boa parte das turbinas em operação na Europa caminhando para o fim da vida útil, de cerca de 30 anos. 

No texto, a ABB destaca que a maior parte das hidrelétricas europeias foi construída entre 1950 e 1970, com turbinas em muitos casos já apresentando perda de desempenho, oscilações e custos crescentes de manutenção, demandando, portanto, modernização tecnológica — mercado no qual a ABB pretende atuar. 

“As equipes da ABB vão utilizar materiais e tecnologias modernas para ajudar a reduzir perdas de energia em geradores, para torná-los mais eficientes do que modelos antigos. Novos estatores, por exemplo, serão projetados, fabricados e entregues a partir de Bilbao, incorporando processos de fabricação avançados e tecnologias como o sistema de insulação Micadur para barras de estatores”, informou a companhia. 

A nova linha de turbinas foi instalada no mesmo espaço onde, ao longo de 90 anos, foram montados mais de 240 equipamentos do tipo, sob gestão da ABB e de outras empresas. A localização na Espanha é vista como estratégica, já que parte considerável das hidrelétricas europeias se concentra nos Pirineus da Península Ibérica e em regiões elevadas próximas, como os Alpes, ou outras áreas acessíveis pelo porto de Bilbao. 

“Num tempo em que cadeias de suprimento mais próximas ganham importância, agora temos como oferecer uma logística ainda mais rápida, com prazos e qualidade de serviço de previsibilidade, associada a um histórico de excelência de fabricação”, afirmou no texto Mikel Torre, diretor-geral da ABB Motores de Anel Espanha. 

Com capacidade instalada de 260 GW, o setor hidrelétrico europeu — majoritariamente formado por usinas de pequeno e médio porte — responde por cerca de 20% da eletricidade gerada no continente e segue fundamental para a integração das renováveis. 

Além da modernização de turbinas, a unidade de Bilbao continuará fabricando acionamentos de moinhos de minério sem engrenagens, também conhecidos como motores de anel, já produzidos na instalação.

 



WhatsApp vira centro de convergência empresarial no Brasil

WhatsApp vira centro de convergência empresarial no Brasil
WhatsApp vira centro de convergência empresarial no Brasil

Em um único dia, a plataforma Hablla processou simultaneamente: disparos de boletos de uma universidade para milhares de estudantes, atendimento automatizado de clientes em uma concessionária de veículos e campanhas promocionais de um resort para potenciais hóspedes. Tudo isso por meio do WhatsApp, em operações que envolveram dezenas de milhares de interações em tempo real.

“O que observamos é que empresas de segmentos completamente diferentes convergem para o mesmo comportamento: resolver tudo pelo WhatsApp”, explica Rodrigo Xavier, CEO da Hablla e especialista em SaaS e gestão da informação. Segundo Rodrigo, essa convergência representa uma mudança estrutural no comportamento comercial brasileiro. O WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo de mensagens para se transformar no epicentro da atividade comercial do país, concentrando funções que antes exigiam múltiplos sistemas: CRM, plataforma de vendas, canal de atendimento, meio de pagamento e até sistema de gestão financeira.

WhatsApp já faz parte da realidade operacional

Os dados revelam a magnitude dessa transformação comportamental. Segundo relatório da Opinion Box, 82% dos usuários do WhatsApp já se comunicam com marcas pelo aplicativo. Mais notável ainda: 97% dos brasileiros acessam o app pelo menos uma vez por dia.

Além disso, segundo dados da Statista, o Brasil é o terceiro maior mercado do aplicativo no mundo e o maior mercado fora da Ásia.

A convergência digital no WhatsApp

“Estamos presenciando um fenômeno único no mundo: a convergência total de processos empresariais em uma única plataforma de comunicação”, avalia Rodrigo Xavier, CEO da Hablla. “O Brasil desenvolveu um ecossistema comercial completo dentro do WhatsApp que não existe em nenhum outro país com essa intensidade.”

A convergência acontece porque o WhatsApp está instalado no smartphone de quase todos os brasileiros, criando um ambiente natural para transações comerciais. Diferentemente de outros mercados, em que e-commerce e atendimento ao cliente seguem canais separados, o consumidor brasileiro desenvolveu a expectativa de resolver tudo em um só lugar.

“O que observamos é que o consumidor não quer mais navegar entre diferentes aplicativos para comprar, pagar, reclamar ou pedir suporte”, analisa Marcus Barboza, CRO da Hablla. “Ele quer tudo concentrado onde já passa a maior parte do tempo digital: no WhatsApp.”

O desafio da gestão unificada

Essa convergência criou um desafio empresarial inédito. Empresas precisam gerenciar vendas, atendimento, cobrança, marketing e relacionamento pós-venda por meio de conversas individuais, muitas vezes simultâneas, sem perder qualidade ou informações importantes.

A complexidade aumenta quando se considera que nove em cada dez pessoas abrem o WhatsApp pelo menos uma vez ao dia, sendo que 36% deixam o aplicativo aberto durante todo o dia, ainda segundo a Opinion Box. Isso significa expectativa de resposta imediata e disponibilidade constante.

“As empresas que não conseguem gerenciar essa convergência adequadamente perdem clientes rapidamente”, observa Rodrigo Xavier. “Não basta estar no WhatsApp, é preciso ter sistemas que integrem todas as funções comerciais de forma inteligente, e isso requer uma visão de gestão da informação completamente nova.”

Uma nova arquitetura comercial

Para atender a essa demanda, surgem soluções tecnológicas que transformam o WhatsApp em um verdadeiro centro de operações comerciais. Plataformas especializadas permitem integrar CRM, automação de marketing, gestão financeira e análise de performance, tudo conectado à API oficial do WhatsApp.

“Nossa experiência com clientes de diversos segmentos mostra que empresas que conseguem unificar todos os processos comerciais no WhatsApp aumentam a conversão significativamente”, relata Marcus Barboza. “A diferença está em não tratar cada conversa como um evento isolado, mas como parte de uma jornada comercial completa que precisa ser orquestrada.”

Ainda segundo Marcus, metodologias como o Marketing Conversacional Integrado emergem para organizar essa complexidade, definindo fluxos que conectam desde a primeira interação até o pós-venda, mantendo o histórico completo de cada cliente em um ambiente unificado.

O futuro da convergência digital

Segundo projeções dos fundadores da Hablla, o modelo brasileiro de convergência no WhatsApp tende a se expandir para outros mercados latino-americanos. Países como México e Argentina já apresentam sinais de adoção semelhantes.

“O que aconteceu no Brasil é um laboratório para o futuro do comércio digital global”, prevê Rodrigo. “Outras economias emergentes começam a replicar este modelo de convergência, em que uma plataforma de comunicação se torna o hub de toda atividade comercial.”

A tendência é que novas funcionalidades sejam desenvolvidas especificamente para atender essa convergência: sistemas de pagamentos mais integrados, ferramentas de tradução automática e automações conversacionais que preservem o caráter pessoal das interações.

Operação centralizada e integrada ao WhatsApp

Para Marcus Barboza, essa não é apenas uma inovação tecnológica, mas uma redefinição profunda do relacionamento entre marcas e consumidores. "Quando uma empresa consegue concentrar todos os pontos de contato com o cliente em uma única plataforma, ela está criando um novo padrão de eficiência e proximidade. Isso muda tudo", afirma.

Especialistas do setor avaliam que o cenário brasileiro representa um divisor de águas. "O que estamos vendo no Brasil é a consolidação de um modelo comercial conversacional", observa Rodrigo Xavier. "Aqui, uma única conversa pode percorrer todo o funil de vendas, da descoberta ao pós-venda".

Rodrigo aponta ainda que, diante desse novo paradigma, não se adaptar pode ter um custo alto. "Não estar preparado para essa convergência significa perder relevância num mercado que já se movimenta em tempo real, na palma da mão do consumidor", conclui.



Curso gratuito forma educadores em IA e projetos sociais

Curso gratuito forma educadores em IA e projetos sociais
Curso gratuito forma educadores em IA e projetos sociais

O Instituto Saber Social, em parceria com a Edugital, abrirá inscrições para uma formação online e assíncrona voltada a professores, gestores escolares e profissionais do terceiro setor. A iniciativa está prevista para a última semana de outubro de 2025 e foi estruturada a partir do edital Itaú – IA para Educação, que permitiu a criação da plataforma e da metodologia utilizadas no curso.

A formação tem como foco preparar educadores para propor e executar projetos sociais alinhados às demandas regionais. Para isso, o conteúdo integra quatro eixos centrais: tecnologia, design instrucional, inteligência artificial e práticas do terceiro setor. O percurso formativo é orientado pela prática, estimulando cada participante a elaborar um projeto conectado à sua realidade.

Durante o processo, os professores terão contato com ferramentas digitais e metodologias de mobilização, compreendendo como buscar financiamento, organizar equipes e estruturar iniciativas de impacto. A proposta é que, ao final, cada educador tenha desenvolvido não apenas conhecimentos técnicos para orientar seus alunos e colegas, mas também um protótipo de intervenção aplicável em sua comunidade.

Os participantes que concluírem a formação receberão certificado oficial. Além disso, poderão ser convidados a colaborar em projetos futuros conduzidos pelo Instituto Saber Social e parceiros. Com isso, pretende-se ampliar a rede de educadores capacitados a atuar como agentes de transformação em contextos educacionais e sociais.

As inscrições serão gratuitas e limitadas. O formulário de participação será divulgado nas próximas semanas, com informações detalhadas sobre prazos e critérios de seleção.



Sultan bin Ahmed inaugura as obras da vila de Al Reeh Al Mursala no Sri Lanka

Sua Alteza Sheikh Sultan bin Ahmed bin Sultan Al Qasimi, vice-governador de Sharjah e presidente do Conselho de Mídia de Sharjah, inaugura as obras da vila de Al Reeh Al Mursala, na região de Puttalam, na República do Sri Lanka. O projeto, lançado como parte de uma iniciativa humanitária mais ampla, inclui a construção de 50 casas, uma mesquita com capacidade para 200 fiéis, um centro de saúde e várias instalações de serviços essenciais destinadas a apoiar o bem-estar da comunidade local.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250925784940/pt/

Sultan bin Ahmed lays foundation for Al Reeh Al Mursala Village (Photo: AETOSWire)

Sultan bin Ahmed inaugura as obras da vila de Al Reeh Al Mursala (Foto: AETOSWire)

Além de lançar o projeto da vila, Sua Alteza também inaugurou uma clínica médica móvel totalmente equipada, com o objetivo de prestar serviços médicos de emergência e realizar exames de saúde de rotina. A unidade móvel atenderá os residentes de Al Reeh Al Mursala e aldeias vizinhas, melhorando significativamente o acesso à saúde em áreas remotas e carentes.

Esta iniciativa é apoiada pelo programa Al Reeh Al Mursala, desenvolvido e transmitido pela Autoridade de Radiodifusão de Sharjah (SBA) em parceria com a Sharjah Charity International (SCI). Sua Alteza afirmou que os projetos de caridade implementados no Sri Lanka são resultado dessa forte colaboração e são uma continuação do compromisso de Sharjah em difundir valores humanitários e apoiar os necessitados em todas as partes do mundo.

Sua Alteza ressaltou que esses esforços refletem as diretrizes e a visão do xeque Dr. Sultan bin Mohammed Al Qasimi, membro do Conselho Supremo e governante de Sharjah, que incentiva de forma constante iniciativas de compaixão e apoio às comunidades em situação de vulnerabilidade. Destacou ainda que a ação humanitária constitui um pilar essencial do compromisso internacional de Sharjah, voltado não apenas a suprir necessidades imediatas, mas também a promover a dignidade e o bem-estar de longo prazo.

Durante sua visita, Sua Alteza expressou seu profundo agradecimento a todas as pessoas e organizações que contribuem para este trabalho humanitário. Ele observou que os esforços coletivos de doadores, parceiros e da comunidade apresentam uma imagem brilhante e honrosa dos Emirados Árabes Unidos e de Sharjah no cenário global, fortalecendo os valores de generosidade e solidariedade que a nação representa.

Mohammed Hassan Khalaf, diretor-geral da Autoridade de Radiodifusão de Sharjah, destacou que os projetos no Sri Lanka representam um novo marco para o programa Al Reeh Al Mursala. Transmitida anualmente durante o Ramadã, a iniciativa apoia a construção de infraestruturas essenciais, como aldeias, escolas e hospitais. Ele elogiou a parceria contínua com a Sharjah Charity International, apontando-a como um modelo sólido de cooperação humanitária eficaz. Khalaf também enfatizou a relevância das visitas de campo, fundamentais para assegurar que a ajuda alcance os mais necessitados e para orientar os esforços de acordo com as condições reais no terreno.

A Vila Al Reeh Al Mursala contará com 50 casas alimentadas por energia solar, uma mesquita, um centro de saúde, um parque infantil, um centro de costura e um poço de água potável. Uma clínica móvel oferecerá assistência médica flexível e acessível. Sua Alteza também revisou a distribuição de ajuda, incluindo alimentos, máquinas de costura, bicicletas e cadeiras de rodas para apoiar a renda familiar e a autossuficiência. Desde sua inauguração, há 14 anos, a Al Reeh Al Mursala arrecadou aproximadamente AED 67 milhões, apoiando projetos humanitários em mais de 110 países. As iniciativas financiadas incluem a Campanha Pequenos Corações, cirurgias oftalmológicas, patrocínio de órfãos, construção de mesquitas e escolas, centros médicos, poços de água e uma ampla gama de programas de geração de renda.

Sua Alteza foi acompanhada pelo Sheikh Saqr bin Mohammed Al Qasimi, presidente do Conselho de Diretores da Sharjah Charity International; Khalid Nasser Al Ameri, embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Sri Lanka; Mohammed Hassan Khalaf, diretor-geral da SBA; Tariq Saeed Allay, diretor-geral do Escritório de Mídia do Governo de Sharjah; Hassan Yaqoub Al Mansouri, secretário-geral do Conselho de Mídia de Sharjah; além de diversos altos funcionários e executivos de mídia de Sharjah.

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Hussain Al Mulla

Hussain.AlMulla@SGMB.ae

Fonte: BUSINESS WIRE



Doação de órgãos se mantém alta após recorde em Minas

Doação de órgãos se mantém alta após recorde em Minas
Doação de órgãos se mantém alta após recorde em Minas

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, Minas Gerais celebra números expressivos, que refletem o crescimento sustentado dos transplantes. Em 2024, o estado contribuiu de forma significativa para o recorde histórico nacional, quando o Brasil superou a marca de 30 mil transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) — um aumento de 18% em relação a 2022. Somente no ano passado, foram feitos 2,4 mil procedimentos em território mineiro, tornando-o o segundo estado do país em captação e realização de transplantes, atrás apenas de São Paulo.

Para 2025, a expectativa é ainda maior: o MG Transplantes, coordenado pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), projeta novo recorde, com a previsão de alcançar mais de 2 mil procedimentos, impulsionados pelo fortalecimento na capacitação das equipes hospitalares e melhorias na logística.A importância do diálogo familiar

Para o Dr. Guilherme Beller, médico da área de Cirurgia Geral e Gastroenterologia do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS, o principal desafio para aumentar as doações ainda reside na comunicação familiar. “Conversar sobre o desejo de ser doador com a família é essencial. Na prática, são os familiares que autorizam a doação, e, quando eles sabem exatamente a vontade do ente querido, a decisão é tomada de forma mais tranquila e sem dúvidas”, explica o profissional.

O médico ressalta que muitos receios ainda afastam as pessoas da decisão de doar. “Alguns acreditam que a doação pode prejudicar o corpo, atrasar o funeral ou interferir nos cuidados médicos, o que não é verdade. É importante reforçar que de forma alguma os órgãos são comercializados. Todo o processo de captação e transplante é feito com seriedade, ética e transparência, seguindo regras rigorosas do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).”, esclarece.

Transformação por meio da solidariedade

Dr. Beller enfatiza, ainda, o impacto transformador da doação de órgãos. “A doação é um verdadeiro ato de solidariedade que salva vidas, devolve a esperança e permite que pessoas que sofrem com doenças graves possam ter uma nova chance de viver. Para o paciente, é a chance de recomeçar: voltar a viver com saúde, retomar sonhos, estar presente nos momentos importantes”, destaca.

Para as famílias doadoras, ele explica que o processo também é positivo: “Muitas famílias relatam um sentimento de conforto e orgulho ao saber que o ente querido salvou vidas. É um legado que permanece vivo”.

Desafios e perspectivas

Dados do Ministério da Saúde mostram que os principais transplantes realizados em Minas Gerais em 2024 foram de córnea (998), rim (777), medula óssea (385) e fígado (193). Atualmente, cerca de 8,5 mil pacientes aguardam por transplante no Estado, sendo 4,4 mil para córnea, 3,9 mil para rim e 98 para fígado.

Apesar dos números positivos, dados nacionais mostram que ainda há espaço para crescimento. Em 2024, 55% das 4,9 mil famílias entrevistadas autorizaram a doação de órgãos de seus entes no Brasil. Cerca de 45% das famílias ainda recusam a doação, número considerado elevado, mas que o novo Programa Nacional de Qualidade em Doação para Transplantes (PRODOT) pretende reduzir por meio da capacitação de equipes para melhor acolher os familiares.

Uma conversa necessária

“Não deixe essa conversa para depois. Declare sua vontade, informe sua família e ajude a desmistificar o tema. Ser doador é um gesto de amor e solidariedade que pode transformar vidas de maneira concreta”, aconselha Dr. Beller. “Para a medicina, é uma ferramenta essencial: cada doador representa múltiplas oportunidades de tratamento e estudo, contribuindo para avanços na saúde. Para a sociedade, é um gesto que fortalece a empatia e a consciência coletiva de cuidado com o próximo”, destaca.



Hitachi anuncia Fábrica de IA da NVIDIA para acelerar inovação em IA física

A Hitachi, Ltd. (TSE:6501, “Hitachi”) anunciou hoje a criação de uma Fábrica de IA mundial da Hitachi com base na arquitetura de referência da Fábrica de IA da NVIDIA, gerando uma infraestrutura centralizada concebida para acelerar o desenvolvimento e a implantação de soluções físicas de IA nos principais setores de negócios da Hitachi. A Fábrica de IA é impulsionada pela Hitachi iQ com sistema NVIDIA HGX B200 apresentando GPUs NVIDIA Blackwell; Hitachi iQ M Series com NVIDIA RTX PRO 6000 Server Edition GPUs; e plataforma de rede Ethernet NVIDIA Spectrum-X. Esta iniciativa estratégica dá suporte diretoàambição da Hitachi de criar e implementar IA que interaja com o mundo real. A Fábrica de IA também irá possibilitar que a Hitachi expanda ainda mais a HMAX – a família de soluções de IA da empresa, que soluciona uma ampla gama de problemas complexos nos setores de mobilidade, energia, indústria e tecnologia.

A Fábrica de IA centralizada provê às equipes internacionais da Hitachi uma poderosa infraestrutura de computação de IA unificada para executar aplicativos e fluxos de trabalho de IA desenvolvidos na plataforma de ordenamento completo de IA da NVIDIA, que inclui a NVIDIA AI Enterprise para IA de nível de produção, bem como bibliotecas NVIDIA Omniverse para simulação, escala industrial e gêmeos digitais fisicamente precisos. Esta infraestrutura permite o rápido desenvolvimento e implantação de modelos físicos avançados de IA. Estes modelos irão adquirir e interpretar informações de ambientes físicos mediante câmeras e sensores; determinar os próximos passos a serem tomados; e realizar ações baseadas nestes dados.

O anúncio de hoje está baseado no recente comentário sobre a parceria Hitachi-NVIDIA do Presidente e Diretor Executivo da Hitachi, Ltd., Toshiaki Tokunaga, onde afirmou que, ao aproveitar a Hitachi iQ construída em servidores NVIDIA RTX PRO, a Hitachi irá acelerar ainda mais a inovação em IA. O Sr. Tokunaga especificou que, através da capacidade dos servidores NVIDIA RTX PRO de acelerar o raciocínio e a IA física, o desenvolvimento de gêmeos digitais e a otimização de ativos físicos (incluindo infraestrutura social) serão ampliados, enquanto serão abertas novas possibilidades, como a melhoria da produtividade em todas as atividades empresariais.

A Fábrica de IA da Hitachi está estrategicamente distribuída pelos EUA, EMEA e Japão, garantindo que os engenheiros da Hitachi possam cooperar perfeitamente e acessar recursos computacionais poderosos com baixa latência, independentemente de onde estejam. Esta rede interconectada dará suporteàcriação de uma ampla gama de aplicações físicas de IA, ao impulsionar novos níveis de eficiência, produtividade e segurança em todos os setores.

A iniciativa reforça o compromisso da Hitachi em usar tecnologia de ponta para impulsionar a inovação social e empresarial.

“A cooperação estratégica entre a Hitachi e a NVIDIA vem se convertendo em um importante mecanismo para a solução de problemas complexos do mundo real, o qual acelera a inovação social”, disse Jun Abe, Diretor Geral da Divisão de Sistemas e Serviços Digitais. “Nosso trabalho conjunto aproveita a infraestrutura de IA da NVIDIA para obter tanto a Transformação Digital (DX) como a Transformação Ecológica (GX) com soluções como a HMAX da Hitachi Rail, que atualmente transforma as operações e a manutenção ferroviárias; o portfólio de soluções de IA da Hitachi Vantara, a Hitachi iQ; e os centros de dados de IA com refrigeração líquida da Hitachi, dando suporteànossa base de IA generativa. Ao estabelecer uma Fábrica de IA mundial da NVIDIA, podemos operar agora como uma verdadeira ‘Única Hitachi’ em todas as regiões e organizações. Uma sinergia que irá acelerar as inovações físicas de IA, como exemplificado pela HMAX.”

Operacionalizando a visão corporativa

A Hitachi vê a Fábrica de IA como uma etapa fundamental para conquistar sua visão Lumada 3.0. Lumada é o modelo operacional da Hitachi que auxilia empresas a solucionar problemas empresariais e sociais através da transformação digital cocriada. Ele utiliza o amplo conhecimento de domínio e a experiência técnica da Hitachi, combinados com tecnologias de IA para converter dados em valor, que reduzem custos operacionais e ineficiências.

A Hitachi é única em sua capacidade de integrar experiência em TI, TO e hardware, conforme ilustrado pelos recursos de design de engenharia, produtos e serviços de consultoria que compõem o Lumada 3.0. A empresa lidera o mercado de IA industrial com soluções disruptivas que redefinem o que é possível.

“As Fábricas de IA são os mecanismos de uma nova revolução industrial, ao converter dados corporativos em inteligência autônoma tanto para software como para o mundo físico”, disse Justin Boitano, Vice-Presidente de Produtos de IA Corporativa da NVIDIA. “Com a computação e o software acelerados da NVIDIA, a infraestrutura de Fábricas de IA da Hitachi fornece uma plataforma transformadora para desenvolver e implantar a IA corporativa e física.”

Sobre a Hitachi, Ltd.

Por meio de seu Social Innovation Business (SIB), que integra TI, OT (Tecnologia Operacional) e produtos, a Hitachi contribui para uma sociedade harmoniosa onde meio ambiente, bem-estar e crescimento econômico caminham juntos. A Hitachi atua globalmente em quatro setores: Sistemas e Serviços Digitais, Energia, Mobilidade e Indústrias Conectadas, além da Unidade Estratégica SIB para novos negócios em crescimento. Com a Lumada como base, a Hitachi gera valor ao integrar dados, tecnologia e conhecimento de domínio para solucionar os desafios dos clientes e da sociedade. A receita do ano fiscal de 2024 (encerrado em 31 de março de 2025) foi de 9.783,3 bilhões de ienes, com 618 subsidiárias consolidadas e aproximadamente 280.000 funcionários no mundo todo. Saiba mais em www.hitachi.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contatos de mídia

Hiroko Motomura

Hitachi, Ltd.

hiroko.motomura.qc@hitachi.com

Heather Ailara

Hitachi Digital (América do Norte e Europa)

heather@211comms.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Produção Sustentável de Lúpulo com Nova Metodologia da Kirin

A Kirin Holdings Company, Limited (Kirin) (TÓQUIO: 2503) desenvolveu uma tecnologia para o cultivo de mudas que aumenta a tolerância ao calor e à seca no lúpulo por meio da resistência adquirida, ajudando a enfrentar os crescentes desafios de queda de produtividade e qualidade provocados pelo calor intenso e pela seca. Este método possibilita que o lúpulo adquira resiliência sem comprometer a qualidade do sabor e espera-se que contribua para um fornecimento mais sustentável e constante de ingredientes para cervejas. Esta tecnologia foi apresentada na Comissão Científica-Técnica da Convenção Internacional de Produtores de Lúpulo (International Hop Growers’ Convention) em junho de 2025.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250924635513/pt/

Field trial in Iwate Prefecture. Variety: Saaz. 
Left: untreated control plants; Right: heat-treated plants.

Campo de teste na província de Iwate. Variedade: Saaz.
À esquerda: plantas não tratadas; À direita: plantas submetidas à tratamento térmico.

Contexto da pesquisa

  • É amplamente reconhecido que o aquecimento global atua como um fator de estresse térmico nas plantas, inibindo o seu crescimento*1. O lúpulo, habituado a ambientes frios, enfrenta dificuldades de crescimento em temperaturas elevadas e condições de seca, resultando em redução da produtividade e da qualidade em todo o mundo. Isso levanta dúvidas sobre o aumento dos custos das matérias-primas e as consequências na qualidade do produto, demandando o desenvolvimento de tecnologias que garantam a produção e a compra constantes, mesmo em cenários de mudança climática.

*1 Nas plantas, temperaturas que ultrapassam a faixa ideal de crescimento causam estresse térmico. Isso pode resultar em um atraso no crescimento e em sintomas como o branqueamento das folhas.

Visão geral da pesquisa

  • Aproveitando a longa experiência da Kirin em tecnologias de cultivo de plantas*2, desenvolvemos uma metodologia de produção de mudas para induzir a tolerância ao calor e à seca em mudas de lúpulo. Isso é obtido por meio do cultivo de mudas em um meio líquido e da aplicação de um tratamento térmico de seis semanas a 25 °C durante o processo de propagação em massa. Ao contrário do aprimoramento genético tradicional ou da modificação genética, esta técnica possibilita que o lúpulo adquira resiliência sem alterar o seu aroma ou perfil de sabor originais. Esta pesquisa foi avaliada utilizando a variedade tcheca “Saaz” e a variedade alemã “Hersbrucker”.

*2Kirin obtém sucesso no desenvolvimento da primeira tecnologia global para promover a formação de gemas axilares em lúpulo, um avanço na disseminação em massa de plantas de lúpulo (site em japonês)

Resultados da pesquisa

Avaliação laboratorial de ambientes secos e de alta temperatura

  • Em testes de laboratório simulando condições de alta temperatura e seca*3, plantas de lúpulo submetidas a tratamentos térmicos exibiram uma altura de planta e um teor de clorofila consideravelmente superiores*4 em relação às plantas de controle não tratadas, demonstrando melhor crescimento e aumento de tolerância.

*3 Os testes realizados sob condições de seca utilizaram apenas a variedade “Saaz”.

*4 A clorofila é um pigmento verde natural essencial para o processo de fotossíntese. À medida que as folhas murcham, tornam-se brancas ou amarelas devido à redução dos níveis de clorofila.

Avaliação de cultivo no campo de teste

  • Em avaliações de cultivo realizadas na cidade de Esashi, província de Iwate, plantas de lúpulo submetidas a tratamento térmico exibiram altura de planta e peso acima do solo consideravelmente superiores em relação às plantas de controle não tratadas, além de terem uma tendência a produzir mais cones (pinhas).

Perspectivas futuras

  • No futuro, planejamos avançar no aprimoramento da tecnologia voltada à produção em massa de mudas, elucidar as alterações fisiológicas promovidas pelo tratamento térmico e avaliar a aplicabilidade em vários campos e variedades, além de investigarmos a possibilidade de implementação no exterior. Nossa empresa pretende contribuir para a concretização de um fornecimento sustentável de ingredientes para cerveja.

O Kirin Group seguirá lidando com questões ambientais complexas e inter-relacionadas (recursos biológicos, recursos hídricos, recipientes e embalagens e mudanças climáticas) de maneira integrada e colaborando com todos os envolvidos na cadeia de valor para vincular nosso desejo de aproveitar e transmitir a generosidade da abundância do planeta Terra às gerações futuras. Pretendemos apoiar ativamente várias iniciativas que tenham um “impacto positivo” na natureza e na sociedade.

Referência: Iniciativas Ambientais da Kirin

Visão Ambiental do Grupo Kirin 2050 | O Meio Ambiente | KIRIN – Kirin Holdings Company, Limited

Relatório Ambiental do Grupo Kirin | Informações sobre Sustentabilidade | KIRIN – Kirin Holdings Company, Limited

Anexo: “Resultados da Pesquisa”

Contexto e objetivo

  • O lúpulo é uma planta trepadeira dióica pertencente à família Cannabaceae. As flores femininas, também conhecidas como estróbilos, contêm vários metabólitos secundários que conferem amargor, aroma e propriedades antimicrobianas à cerveja, tornando-as um ingrediente essencial na produção de cerveja. O lúpulo é uma planta que se adapta melhor a climas frios, sendo principalmente cultivado em regiões entre 35° e 55° de latitude norte e sul, como na Europa, América do Norte e Austrália. Devido às recentes quedas no rendimento e na qualidade do lúpulo, causadas pelo aumento das temperaturas e pela seca, tornou-se essencial acelerar a pesquisa e o desenvolvimento sobre adaptação às mudanças climáticas, incluindo aprimoramentos genéticos e técnicas de cultivo, para garantir a aquisição sustentável de matéria-prima.

Metodologia de pesquisa

  • Os métodos utilizados para conferir tolerância ao estresse às plantas incluem o aprimoramento genético, modificação genética, uso de bioestimulantes e controle das condições ambientais. Este estudo optou pelo controle das condições ambientais, pois espera-se que tenha impacto mínimo no sabor. Especificamente, desenvolvemos uma técnica para conferir tolerância adquirida ao calor eàseca, cultivando mudas de lúpulo em meio líquido e realizando um tratamento térmico de seis semanas a 25 °C durante o processo de propagação. Este estudo avaliou a variedade checa “Saaz” e a variedade alemã “Hersbrucker”.

Resultados da pesquisa

1. Avaliação da tolerância ao estresse em condições de laboratório

  • Em testes realizados em condições de alta temperatura e seca*5, plantas de lúpulo submetidas a tratamentos térmicos apresentaram altura e teor de clorofila significativamente superiores em relação às plantas de controle não tratadas, comprovando melhor crescimento e maior tolerância.

*5 Os testes de condição de seca foram conduzidos usando apenas a variedade “Saaz”.

2. Avaliação de campo no Japão

  • Em abril de 2023, plantas submetidas a tratamento térmico e plantas de controle não tratadas foram cultivadas nas cidades de Esashi e Tono, ambas localizadas na província de Iwate, e avaliadas ao longo de um período de dois anos.
  • Na cidade de Esashi, onde a temperatura média entre os meses de maio e setembro é cerca de 2°C mais alta do que na cidade de Tono, as plantas submetidas a tratamento térmico demonstraram uma tendência significativa de apresentar maior peso acima do solo e maior rendimento de cápsulas em relação às plantas de controle não tratadas. Nenhuma diferença significativa foi observada na cidade de Tono, onde as temperaturas são mais baixas do que na cidade de Esashi.

Sobre a Kirin Holdings

A Kirin Holdings Company, Limited é uma empresa internacional que opera nos negócios de Alimentos e Bebidas, Produtos Farmacêuticos e Ciências da Saúde – tanto no Japão quanto a nível internacional.

A Kirin Holdings tem suas raízes na Japan Brewery, que foi fundada em 1885. A Japan Brewery tornou-se Kirin Brewery em 1907. Desde então, a empresa expandiu seus negócios com a fermentação e a biotecnologia como tecnologias principais e entrou no setor farmacêutico na década de 1980, que continua sendo um centro de crescimento mundial. Em 2007, a Kirin Holdings foi estabelecida como uma holding pura e atualmente está focada em impulsionar seu domínio na área de Ciências da Saúde.

Sob a Visão do Kirin Group 2027 (KV 2027), um plano de gestão de longo prazo lançado em 2019, o Kirin Group tem o objetivo de se tornar “um líder global em CVC*, criando valor no nosso mundo desde o setor de Alimentos e Bebidas até o setor Farmacêutico”. No futuro, o Kirin Group continuará a aproveitar seus pontos positivos para criar valor social e econômico por meio de seus negócios com a meta de alcançar o crescimento sustentável em valor corporativo.

*: Criando valor compartilhado. Valor agregado combinado para os consumidores e para a sociedade em geral.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato da imprensa

Departamento de Comunicações Corporativas

Kirin Holdings Company, Limited

Nakano Central Park South, 4-10-2 Nakano, Nakano-ku, Tokyo

+81-3-6837-7028

Consultas da mídia | KIRIN – Kirin Holdings Company, Limited

https://www.kirinholdings.com/en/

kirin-cc@kirin.co.jp

Fonte: BUSINESS WIRE



Balé Nacional da China celebra o Ano Novo Chinês no Brasil

Balé Nacional da China celebra o Ano Novo Chinês no Brasil
Balé Nacional da China celebra o Ano Novo Chinês no Brasil

O Balé Nacional da China retorna ao Brasil em outubro com a produção GuoNian, uma celebração do Ano Novo Chinês, embalado pela música composta por Tchaikovsky sob encomenda do coreógrafo Marius Petipa, em 1892.

As apresentações acontecem em Brasília (6 de outubro, Sala Martins Pena), no Rio de Janeiro (9 a 12 de outubro, Cidade das Artes) e em São Paulo (16 a 19 de outubro, Teatro Bradesco).

Com coreografia e direção de Zhao Ming, GuoNian une a tradição do balé clássico europeu à simbologia da cultura chinesa. Com mais de 60 bailarinos em cena, o espetáculo transforma o Natal europeu em uma celebração ambientada em uma tradicional feira de Pequim, na véspera do Ano Novo Lunar.

No segundo ato do espetáculo, 13 bailarinas brasileiras, entre cinco e oito anos, participam do espetáculo como convidadas, interpretando os personagens "Jin Yuanbao" (símbolo de sorte e prosperidade) e a "Fada das Flores" (que traz bons augúrios).

No Rio de Janeiro, as convidadas são alunas da IT Ballerina (@itballerina); em São Paulo, alunas da Phalibis Studio de Dança (@phalibisstudio). Em turnês realizadas nos Estados Unidos, Europa e Ásia, a mesma cena também contou com a participação de crianças locais.

Em Brasília, o espetáculo será uma noite de gala, com uma seleção de pas de deux do repertório da companhia, com trechos "Dom Quixote", "O Corsário" e "O Lago dos Cisnes", entre outros.

A turnê brasileira é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela CTG Brasil, com patrocínio da SPIC Brasil, produção da Dellarte e realização da Gaia e do Ministério da Cultura – União e Reconstrução, com o apoio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais.

Turnê brasileira será Carbono Neutro

Uma das novidades desta turnê é que ela será Carbono Neutro (Carbon Free), em uma iniciativa da CTG Brasil. As emissões geradas pelas apresentações em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo serão compensadas por meio da compra de créditos de carbono em programas reconhecidos internacionalmente, como o Verified Carbon Standard (VCS), administrado pela Verra (verra.org/). Esses créditos, provenientes de projetos certificados de reflorestamento, preservação ambiental e energias renováveis, asseguram a neutralização do impacto ambiental da turnê.

Sobre o espetáculo

GuoNian transporta o público para uma jornada que celebra o Ano Novo Chinês, combinando a trilha de Tchaikovsky com coreografias inspiradas em danças e símbolos típicos da China.

No primeiro ato, uma jovem – Yuanyuan – que recebe um quebra-nozes de presente e, ao adormecer, entra em um mundo de sonhos repleto de magia e tradições orientais. Ela testemunha a luta entre o boneco encantado e o lendário monstro Nian, símbolo do medo e da superação.

No segundo ato, Yuanyuan visita o encantado Reino da Porcelana e participa de uma celebração do Ano Novo, repleta de cores, danças e elementos culturais chineses. A montagem conta ainda com elementos como os 12 signos do zodíaco chinês, danças com leques, pipas, seda, entre outros ícones culturais.

Sobre a companhia

Fundado em 1959, o Balé Nacional da China é a companhia oficial de balé da República Popular da China. Com sede no Teatro Tianqiao, em Pequim, foi estruturada com base na escola russa de balé clássico e ao longo das décadas desenvolveu uma identidade própria, que une técnica, sofisticação estética e referências culturais chinesas.

Com um repertório que ultrapassa 190 títulos, a companhia apresenta balés chineses originais, clássicos do repertório internacional e criações contemporâneas. Obras assinadas por grandes coreógrafos como Natalia Makarova, Roland Petit, Ben Stevenson, George Balanchine, entre outros, integram sua programação, ao lado de montagens autorais.

Brasília: Uma Noite de Gala
Sala Martins Pena, Teatro Nacional Clássico Santoro
SCTS – Brasília, DF, 70297-400
Data: 06/10 às 20h
Ingressos a partir de R$ 50,00
Vendas:   BILHETERIA DIGITAL

Rio de Janeiro
Cidade das Artes
Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca
Datas: 09/10 e 10/10 às 20h; 11/10 às 16h e 20h; 12/10 às 15h
Ingressos a partir de R$ 50,00
Vendas: SYMPLA

São Paulo
Teatro Bradesco – Bourbon Shopping
Rua Palestra Itália, 500 – 3º Piso – Perdizes
Datas: 16/10 e 17/10 às 20h30; 18/10 às 16h e 20h30; 19/10 às 15h
Ingressos a partir de R$ 50,00
Vendas: UHUU!

Sobre a SPIC Brasil

A SPIC Brasil é uma empresa que investe na geração de energia segura com foco em fontes renováveis e respeito pelas comunidades onde atua, contribuindo para a transição energética e potencializando a energia do país. Com ativos totalizando aproximadamente 4 GW (3.958,2 MW) no Brasil, tem seus ativos localizados no Centro – Oeste e Nordeste brasileiro. A empresa faz parte do Grupo SPIC, que está presente em 47 países, com mais de 130 mil funcionários, 246 GW de capacidade instalada e investimento constante em renováveis.

Sobre a CTG Brasil

Uma das maiores geradoras de energia do País, a CTG está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Sobre a Dellarte

Atuando na área da música clássica, jazz e artes performáticas há 40 anos, a Dellarte já realizou mais de 1.500 apresentações para mais de 3 milhões de pessoas, trazendo para o Brasil atrações internacionais.

John Malkovich, Jessye Norman, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, José Carreras, Montserrat Caballé, Kiri Te Kanawa, Kathleen Battle, Balé do Teatro Bolshoi, New York City Ballet, Balé do Teatro Mariinsky – Kirov, Ballet da Ópera Nacional de Paris, MOMIX Dance Theatre, Martha Argerich e Nelson Freire, Mstislav Rostropovich, Evgeny Kissin, Lang Lang, Yuja Wang, Itzhak Perlman, Joshua Bell, Yo-Yo Ma, New York Philharmonic com Kurt Masur, Royal Philharmonic Orchestra, Filarmônica de Viena, Companhia Antonio Gades, Ballet do Teatro Scala de Milão, Kamasi Washington, Bobby McFerrin, Keith Jarrett, Paco de Lucía e  Chick Corea, entre muitos outros.



Inteligência ambiental: ABIMAQ debate o futuro do setor pré-COP30

Inteligência ambiental: ABIMAQ debate o futuro do setor pré-COP30
Inteligência ambiental: ABIMAQ debate o futuro do setor pré-COP30

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) realizará, no dia 14 de outubro, o evento “Inteligência Ambiental como vetor da competitividade industrial”. O encontro, que ocorrerá das 8h30 às 12h na sede da ABIMAQ, em São Paulo, posiciona o setor de máquinas e equipamentos como protagonista na agenda de sustentabilidade e competitividade global, com debates estratégicos para a indústria brasileira no contexto da COP30.

O evento reunirá mais de 200 empresários associados e autoridades governamentais para discutir como a inteligência ambiental (IA) pode impulsionar a inovação, eficiência e sustentabilidade no setor. Mais de dez representantes de instituições como BNDES, Itaú, Vale, Jacto, John Deere, WEG, ABAG, entre outros, participarão de painéis focados em temas cruciais, como:

● O Setor de Máquinas e Equipamentos como protagonista da Nova Economia: Discussão sobre o papel do setor na alavancagem da competitividade do Brasil no mercado global, destacando vantagens, desafios e investimentos.

● Máquinas e Equipamentos – Protagonismo na Transição Energética e Economia de Baixo Carbono: Análise do papel da inovação e tecnologia para uma economia mais sustentável, com a apresentação de cases concretos.

● Inteligência Ambiental como vetor de competitividade – o caso do Agro: Abordagem de como a tecnologia no setor de máquinas e equipamentos agrícolas reduz riscos ambientais e custos operacionais, fortalecendo a posição do agronegócio brasileiro.

● Financiamentos Verdes para a indústria: Guia prático sobre como as empresas do setor podem acessar linhas de crédito verde, com um passo a passo para a busca de recursos e exemplos de aplicação.

O evento reforça a preparação do setor de máquinas e equipamentos para a COP30, destacando a capacidade da indústria de transformar desafios ambientais em oportunidades de negócio.

De acordo com José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ, “a indústria de máquinas e equipamentos tem um papel insubstituível na transição para uma economia de baixo carbono. Não somos apenas fornecedores de tecnologia; somos o motor que impulsiona a inovação e a sustentabilidade em todos os outros setores, do agronegócio à indústria de base. Este evento é uma plataforma fundamental para mostrar nosso posicionamento e o protagonismo do setor privado no Brasil. Queremos inspirar nossos associados, especialmente os pequenos e médios empresários, a se reconhecerem como agentes centrais na transição energética. A inteligência ambiental não é um custo, mas sim um vetor de competitividade que nos permite ser mais eficientes, reduzir riscos e fortalecer nossa posição global, tudo isso antes da COP30. Estamos prontos para liderar essa transformação”.



Estados-Membros da DCO destacam compromisso com a cooperação digital em declaração conjunta na 80ª Assembleia Geral da ONU

Os Estados-Membros da Organização para a Cooperação Digital (OCD) se reuniram para seu primeiro Diálogo de Alto Nível para a Cooperação Digital no marco da 80a Assembleia Geral das Nações Unidas e adotaram uma declaração conjunta pedindo cooperação mundial urgente para garantir que a transformação digital se torne um mecanismo de resiliência, prosperidade e paz.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250925589699/pt/

DCO Member States Underscore Commitment to Digital Cooperation in Joint Statement at UNGA 80 (Photo: AETOSWire)

DCO Member States Underscore Commitment to Digital Cooperation in Joint Statement at UNGA 80 (Photo: AETOSWire)

Com base no impulso do Pacto Digital Mundial da ONU, adotado em 2024, e da Agenda de 4 anos da DCO para Resiliência e Prosperidade Digital (2025-2028), os Estados-Membros da DCO se uniram em torno de um propósito claro: garantir que a transformação digital se torne uma força para a prosperidade e a paz, não para a exclusão e a fragmentação.

Em suas deliberações, os representantes dos Estados-Membros da DCO reconheceram a urgência de superar a fragmentação digital e intensificar a cooperação entre países e organizações. Comprometeram-se a apoiar a expansão de modelos inovadores de cooperação para a transformação digital, inclusive através da cooperação Sul-Sul e Triangular. Também se comprometeram a alinhar os esforços nacionais com princípios compartilhados de inclusão digital, inovação responsável e ecossistemas digitais resilientes.

Os líderes reafirmaram o valor de ferramentas baseadas em dados, como o Navegador de Economia Digital da DCO, para monitorar o progresso e moldar políticas. Além disso, deram as boas vindasàexpansão do Grupo de Amigos da ONU para a Cooperação Digital, copresidido pelo Paquistão e pela Arábia Saudita, como um mecanismo vital para sustentar o impulso e o diálogo multilateral na sede da ONU.

O anúncio posiciona a DCO como um catalisador para uma nova era de cooperação digital multilateral, comprometido em trabalhar em conjunto com as Nações Unidas, organizações internacionais e parceiros para construir um futuro digital inclusivo, sustentável e resiliente.

Para ler a declaração conjunta completa, acesse: https://dco.org/wp-content/uploads/2025/09/High-level-Ministerial-Dialogue-on-Digital-Cooperation-JOINT-STATEMENT.pdf.

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Ahmed Bayouni

Media@dco.org

Fonte: BUSINESS WIRE



Senegal receberá a Arábia Saudita no Forum Invest in Senegal (Fii Senegal) 2025

O Reino da Arábia Saudita será o convidado de honra do Forum Invest in Senegal 2025 (Fii Senegal) (Fórum Investir no Senegal 2025 – Fii Senegal, em português), programado para os dias 7 e 8 de outubro no CICAD, em Diamniadio. Realizado sob o patrocínio de Sua Excelência, o presidente Bassirou Diomaye Diakhar Faye, e organizado pela Agência Senegalesa para a Promoção do Investimento e Grandes Obras (APIX) (https://InvestInSenegal.sn/), o fórum Fii Senegal, realizado sob o tema “Conectando oportunidades, construindo o futuro”, tem como objetivo posicionar Dakar como um importante hub de investimentos na África Ocidental.

Chefes de Estado e de Governo, investidores globais, instituições financeiras, formuladores de políticas e líderes empresariais são aguardados neste evento de alto nível para explorar novas parcerias estratégicas. Senegal consolida-se como um destino de investimento de primeira linha, oferecendo estabilidade política, políticas pró-investidor, infraestrutura de padrão internacional, como o Porto de Ndayane e o Aeroporto Internacional Blaise Diagne, zonas econômicas especiais dinâmicas e acesso privilegiado a um próspero mercado da CEDEAO, com mais de 400 milhões de consumidores.

A parceria do Senegal com a Arábia Saudita já começa a gerar resultados concretos. A Saudi ACWA Power está desenvolvendo, em Dakar, uma usina de dessalinização movida a energia renovável, no valor de US$ 800 milhões, além de novos projetos nos setores de agricultura, mercado imobiliário e logística.

“O Senegal está moldando o futuro do investimento na África. O fórum Fii Senegal 2025 será uma plataforma global para apresentar nossa ambição e reafirmar nosso papel como parceiro estratégico para investidores do Golfo em busca de oportunidades sustentáveis e de alto crescimento em todo o continente”, destacou Bakary Séga Bathily, diretor-geral da APIX.

Com a Arábia Saudita como convidada de honra, o Senegal está determinado a tornar o Fii Senegal 2025 um marco, reforçando sua posição como destino seguro para o capital internacional e como porta de entrada dinâmica para a África. Participe do próximo capítulo do continente — junte-se a líderes globais, investidores e inovadores no Fii Senegal 2025. Garanta sua presença inscrevendo-se hoje mesmo em https://apo-opa.co/46mijrD.

Distribuído pelo APO Group em nome da APIX Senegal S.A.

Baixar imagem: https://apo-opa.co/4mClmRr (Presidente senegalês Bassirou Diomaye DIAKHAR Faye e Príncipe Herdeiro Mohammed Bin Salman da Arábia Saudita)

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

marie@apo-opa.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Conferência TestMu 2025: O evento principal da LambdaTest define um novo marco no mundo dos testes de software

LambdaTest, uma plataforma de engenharia de qualidade nativa da IA generativa, concluiu a quarta edição da Conferência Testμ (‘TestMu’) 2025, uma cúpula virtual de 3 dias para discutir o futuro da engenharia de qualidade e estabelecer uma visão clara e processável para o futuro impulsionado pela IA do setor.

A conferência recebeu uma enorme convergência mundial de talentos e ideias, atraindo mais de 75.000 profissionais de teste, desenvolvedores, promotores de tecnologia e líderes comunitários da comunidade de testes e desenvolvimento de software de mais de 130 países. O evento teve um participação excepcional, com um tempo médio de participação de 5 horas e 12 minutos e um total de 3.360 minutos de sessões e aprendizagem, que destacou a importância crucial dos temas e o papel da conferência como fórum essencial para os maiores talentos da engenharia do mundo.

A agenda esteve marcada por um encontro histórico de mais de 100 titãs da indústria e líderes empresariais das empresas mais inovadoras do mundo, incluindo Microsoft, GitHub, WRITER, Amazon, Google, Fox Networks, Piramal Finance e outras. A lista de palestrantes contou com Angie Jones, Vice-Presidente de Engenharia, Ferramentas e Habilitação de IA da Block, Dr. Bratin Saha, Diretor de Produto e Tecnologia da Digital Ocean, Dana Lawson, Diretora de Tecnologia da Netlify, Luis Héctor Chávez, Diretor de Tecnologia da Repltit, Subba Ramaswamy, Diretor Executivo da Accenture, T.R. Vishwanath, Cofundador e Diretor de Tecnologia da Glean, e muitos outros.

Três pontos imediatos centrais para o setor surgiram das mais de 80 sessões do encontro. Primeiro, dominar a qualidade de nível empresarial em escala, com grupos estratégicos apresentando projetos específicos aos setores financeiro, varejista e GSI. Segundo, traçar o curso para integrar a IA, passando da teoriaàprática com sessões sobre a criação de agentes de IA de nível empresarial e o aproveitamento de testes aumentados por IA. E por fim, moldar o futuro da liderança tecnológica e a cultura necessária para formar equipes de engenharia resilientes e de alto dinamismo.

“Este ano, a Conferência Testμ (TestMu) transcendeu o simples fato de ser uma conferência e se converteu em um catalisador para todo o ecossistema de engenharia da qualidade”, disse Asad Khan, Diretor Executivo e Cofundador da LambdaTest. “As conversas e inovações reveladas aqui definirão como o software será desenvolvido e entregue na próxima década. Estamos presenciando uma mudança fundamental para um paradigma nativo de IA, sendo que a Testμ consolidou sua posição como o fórum onde este futuro vem sendo arquitetado. Nosso compromisso é continuar capacitando esta comunidade com a plataforma e a visão necessárias para liderar esta jornada.”

A conferência também serviu como uma vitrine para as tecnologias tangíveis que impulsionam esta nova era. A LambdaTest demonstrou sua plataforma pioneira de testes de Agente para Agente (A2A), na qual agentes de IA validam outros agentes de IA de modo autônomo.

Baseado neste sucesso monumental, a LambdaTest anunciou que a quinta Conferência Testμ anual irá retornar de 19 a 21 de agosto de 2026, a qual promete reunir mais uma vez as mentes mais brilhantes do mundo para expandir os limites da tecnologia.

Para saber mais sobre a Conferência TestMu 2026 e enviar propostas de palestras, acesse: TestMu Conference 2026

Sobre a LambdaTest

A LambdaTest é uma plataforma de engenharia de qualidade nativa da IA generativa que capacita equipes a testar de modo inteligente, mais eficiente e com entregas mais rápidas. Desenvolvida para expandir, oferece uma nuvem de testes integral com mais de 10 mil dispositivos reais e mais de 3.000 navegadores.

Com gerenciamento de testes nativo de IA, servidores MCP e automação baseada em agentes, a LambdaTest suporta Selenium, Appium, Playwright e todas as principais estruturas. Agentes de IA como HyperExecute e KaneAI trazem o poder da IA ​​e da nuvem a seu fluxo de trabalho de testes de software, permitindo testes de automação perfeitos com mais de 120 integrações.

Os agentes da LambdaTest aceleram seus testes em todo o SDLC, desde o planejamento e a criação de testes até a automação, infraestrutura, execução, RCA e relatórios.

Para mais informações, acesse https://lambdatest.com

Contato:

press@lambdatest.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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