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Illumynt divulga atualização de negócios do terceiro trimestre de 2025

No terceiro trimestre de 2025, tivemos mais um período agitado aqui na illumynt. Além da nomeação de um novo CEO, implementamos uma série de iniciativas para promover o desenvolvimento de nossa empresa.

A receita do trimestre superou a marca de US$ 30 milhões, o que nos mantém alinhados com nosso planejamento para 2025. Além disso, executamos três projetos distintos de descomissionamento de data centers em larga escala, com uma quantidade mínima de material se transformando em sucata. Todos os equipamentos e componentes empresariais voltados para a IA, recuperados das desativações, foram revendidos pelo maior valor de mercado.

Entramos no quarto trimestre com grandes expectativas e atenção redobrada. Estamos comemorando o 20º aniversário da nossa unidade em Hong Kong e estamos em busca de adicionar mais um local na região para auxiliar no processamento dos equipamentos de entrada de dados de IA do centro.

Fique ligado nas atualizações. Em breve, teremos mais novidades.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Paul Knight: 978-490-4812

Jörg Herbarth: +31-6-29715881

Fonte: BUSINESS WIRE



Revista Live MKT inaugura um novo capítulo em ativações

Revista Live MKT inaugura um novo capítulo em ativações
Revista Live MKT inaugura um novo capítulo em ativações

O Live MKT News, veículo em formato hard news, especializado em experiências de marca, ativações e brand experience, anuncia o lançamento de sua revista impressa em edição especial sobre o Prêmio Live 2025.

A iniciativa consolida o portal como plataforma de consulta e análise, com conteúdos inéditos e um olhar editorial sobre os movimentos que moldam a indústria de marketing experiencial no Brasil, que já movimenta mais de R$ 110 bilhões anuais, segundo o Anuário Brasileiro de Live Marketing, e dá sequência à proposta que já conta com o Ranking Live Marketing, classificando as agências com atuação em todo o Brasil.

Disponível em versão digital e impressa, a revista é uma ferramenta estratégica para profissionais interessados em entender os bastidores de projetos que geram impacto real. Nesta edição, o leitor terá acesso a reportagens sobre ganhadores e finalistas, entrevistas exclusivas com os realizadores do evento, depoimentos de especialistas e os principais momentos da cerimônia.

O Prêmio Live 2025 em destaque

Realizado em 31 de julho de 2025, na Casa Charlô, em São Paulo, o Prêmio Live chegou à sua 6ª edição, reunindo mais de 300 convidados presenciais e cerca de 3 mil espectadores online pelo YouTube.

A edição contou com a participação de centenas de companhias e agências de todas as regiões do país, celebrando projetos que se destacaram por sua criatividade, inovação e resultados expressivos. A premiação reuniu empresas e profissionais atuantes em diferentes segmentos da comunicação ao vivo.

Foram mais de 20 mil cadastrados e aproximadamente 100 mil votos computados, reconhecendo cases produzidos por 80 agências para 95 marcas.

Ao todo, 58 categorias foram contempladas nos setores de agro, tecnologia, bens de consumo, institucional, saúde, multiculturalismo, ESG e impacto social e os ganhadores levaram a estatueta Megafone de Ouro. Essa diversidade reforça o papel estratégico das ativações de marca para empresas que desejam gerar engajamento genuíno com seus públicos.

As premiações destacaram iniciativas voltadas à criação de experiências de marca. Segundo a organização, esse movimento reflete uma tendência de fortalecimento das conexões entre marcas e público.

Uma publicação estratégica para o mercado

As ativações deixaram de ser iniciativas pontuais e passaram a ocupar uma posição relevante no setor nas estratégias de comunicação das organizações. Entre os formatos mais presentes nas ações recentes estão as experiências imersivas, os eventos híbridos e as ativações com foco em interação com o público.

O Live MKT News acompanha a evolução do setor desde 2012, com cobertura dedicada ao mercado de live marketing no Brasil.

Com a edição impressa de 2025, o veículo amplia sua atuação editorial, passando a reunir em formato físico conteúdos sobre o Prêmio Live e o setor de brand experience. A iniciativa tem o objetivo de apresentar projetos e profissionais que atuam em diferentes segmentos do mercado de brand experience, evidenciando a diversidade de abordagens e formatos presentes na indústria.

Com mais de 4 mil seguidores no Instagram, newsletter diária distribuída a milhares de profissionais e atuação como media partner oficial do Prêmio Live 2025, o Live MKT News reforça seu compromisso com a disseminação de conhecimento e valorização do ecossistema.

Ao transmitir a cerimônia ao vivo e acompanhar todas as etapas — de indicação e votação até a entrega do Megafone de Ouro — o veículo amplia sua atuação editorial, passando a reunir em formato físico conteúdos sobre o Prêmio Live e o setor de brand experience.

O Live MKT News segue com sua cobertura voltada ao setor de brand experience, acompanhando iniciativas e tendências que compõem o cenário atual da indústria.



Volkswagen escolhe a Nuvei para lançar soluções de pagamento

Volkswagen escolhe a Nuvei para lançar soluções de pagamento
Volkswagen escolhe a Nuvei para lançar soluções de pagamento

A Nuvei Corporation ("Nuvei" ou a "Empresa"), fintech global de soluções de pagamentos, anuncia hoje sua parceria com a Volkswagen do Brasil para lançar uma solução completa de pagamentos para veículos conectados no Brasil. Essa colaboração permite que a Volkswagen ofereça serviços de conectividade por assinatura por meio de um aplicativo integrado ao sistema multimídia VW Play Connect, que estreou no Novo Nivus em 2024 e já está disponível para o Novo T-Cross e Novo Tera em 2025.

O aplicativo oferece uma variedade de funcionalidades, desde conectividade do veículo e comandos remotos até informações sobre revisões e financiamento do veículo. A infraestrutura de pagamentos personalizada da Nuvei permite a realização de pagamentos recorrentes de forma fluida, com capacidade para cobrir tanto os serviços de carro conectado da VW quanto os pacotes de dados das operadoras de telecomunicação.

A colaboração representa um avanço significativo na tecnologia de veículos conectados, com a Nuvei desenvolvendo uma infraestrutura complexa e completa para possibilitar o processamento de pagamentos dos serviços oferecidos no aplicativo. A arquitetura de pagamento criada pela Nuvei integra diversos prestadores de serviço em um fluxo unificado de pagamentos, proporcionando uma experiência fluida para os clientes da marca. A Volkswagen aproveitará o alcance global da Nuvei para escalar a solução em outros mercados, especialmente na América Latina.

Philip Fayer, presidente do conselho e CEO da Nuvei, comentou:"Estamos muito orgulhosos dessa parceria com a Volkswagen. Como provedora de tecnologia de pagamentos, queremos ser uma verdadeira parceira dos nossos clientes, e essa colaboração exemplifica perfeitamente essa abordagem. Trabalhamos intensamente para entender as necessidades específicas da Volkswagen e, ao desenvolver uma solução que viabiliza pagamentos por assinatura para serviços de carros conectados, estamos ajudando a marca a fortalecer o relacionamento com seus clientes por meio de experiências de pagamento fluídas," conclui Fayer.



Dólar X real: proteger o patrimônio exige diversificação

Dólar X real: proteger o patrimônio exige diversificação
Dólar X real: proteger o patrimônio exige diversificação

Uma função fundamental de uma moeda é como uma reserva de valor, podendo ser salva e recuperada no futuro sem uma perda significativa de seu poder de compra. De acordo com o Federal Reserve dos EUA, há uma confiança generalizada no dólar americano como esta reserva de valor.

Para investidores internacionais, uma moeda é muito mais do que simples meios de pagamento — elas representam a força, credibilidade e estabilidade econômica de um país. Isso porque, quando comparadas, como o real em relação ao dólar, precisam oferecer confiança e estabilidade econômica. Isso quer dizer que para o mercado financeiro, alguns fatores são fundamentais como:

  • Economia estável e produtiva;
  • Instituições sólidas e previsíveis;
  • Políticas monetárias responsáveis;
  • Reservas internacionais robustas;
  • Confiança dos investidores globais.

Para o mercado financeiro internacional, um país que mantém o controle da inflação, possui estabilidade política e um ambiente favorável aos negócios atrai maiores investimentos. Autores e economistas explicam que economias são consideradas frágeis quando apresentam déficits fiscais elevados, instabilidade e inflação, levando suas moedas à desvalorização, gerando a perda de confiança por parte da comunidade internacional.

Para estes pesquisadores, o valor de uma moeda acaba por ser o termômetro da saúde de uma nação e a força do dólar, por exemplo, reflete não apenas o tamanho da economia americana, mas sua capacidade de gerar inovação, atrair investimentos e manter estabilidade por décadas. Por este motivo, investidores buscam diversificar parte de seu patrimônio em moedas fortes, protegendo-se dos riscos locais e beneficiando-se da solidez de sistemas econômicos mais estáveis.

De acordo com o ranking das economias mundiais, os Estados Unidos se mantêm no topo das maiores economias desde o início do século XX. Esta força fica evidente perante os dados do PIB mundial, em que os Estados Unidos apresentam economia diversificada, produtiva e inovadora. Diante deste poder estrutural, investidores do mundo inteiro confiam no dólar como reserva de valor, por isso mais de 60% das reservas internacionais dos bancos centrais estão em dólares, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Para estes investidores, o dólar é uma referência de segurança mesmo em crises, conflitos e incertezas globais.

Para a empresa americana de assessoria financeira Garavello Capital, investir no exterior exige planejamento, conhecimento e estrutura, por isso a importância da assessoria financeira especializada. Segundo eles, dolarização não é uma fuga — é uma forma inteligente de diversificar e proteger o patrimônio contra a volatilidade da economia brasileira.

De acordo com o general manager da empresa, Christiano Aguiar, o apoio de uma assessoria financeira especializada possibilita que o investidor tenha acesso a soluções globais, segurança jurídica e um planejamento sólido para o futuro. “Em um mundo cada vez mais conectado, pensar globalmente é proteger o que você construiu e ser honesto quanto à força de uma moeda e de uma economia, pois elas contam a história do poder econômico e da confiança global. Então, aprender a ler essa história é essencial para quem deseja proteger e multiplicar seu patrimônio no longo prazo”, destaca Christiano Aguiar, que atua no mercado financeiro internacional há mais de 20 anos.

O Brasil viu, em 2024, o Plano Real completar 30 anos. De acordo com o Banco Central, ele foi criado para estabilizar a economia e controlar a hiperinflação, o que o tornou um marco histórico para o país. Entretanto, mesmo após três décadas, o poder de compra da moeda brasileira continua sendo impactado pela inflação e pela desvalorização frente ao dólar, de acordo com indicadores de pesquisa do Trading Economics.

Dados mostram que, desde 1994, o real perdeu mais de 85% de seu valor em relação à moeda americana. Isso significa que, ao longo do tempo, quem manteve seus recursos apenas em reais viu seu patrimônio perder poder de compra — enquanto o dólar seguiu se fortalecendo como a principal moeda de reserva do mundo.

“A força do dólar está em sua estabilidade, no tamanho da economia dos Estados Unidos e no fato de ser a moeda usada em grande parte das transações internacionais. Por isso, investir em dólar é uma forma de proteger o patrimônio contra crises locais, políticas internas e oscilações do mercado brasileiro”, reforçou o assessor financeiro confirmando o quanto cada vez mais brasileiros buscam esta diversificação internacional.

Para a Garavello Capital, dolarizar parte dos investimentos não é apenas uma estratégia de quem vive fora do país, mas uma medida inteligente para quem busca diversificação, segurança e preservação de valor no longo prazo. “Em um mundo cada vez mais globalizado, ter parte dos recursos expostos ao dólar é uma decisão de prudência — e não apenas de oportunidade”, destacou a empresa.

Sobre a Garavello Capital

A Garavello Capital é uma empresa de consultoria independente com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em proteção patrimonial, planejamento de aposentadoria em dólar e planejamento universitário nos EUA.

Interessados em saber mais sobre proteção de ativos com assessoria internacional especializada, além do contato pelo site, a empresa possui o seguinte formulário: https://app.pipefy.com/public/form/wdQp_gRw



RD Summit 2025 destaca tema empreendedorismo

RD Summit 2025 destaca tema empreendedorismo
RD Summit 2025 destaca tema empreendedorismo

O universo do empreendedorismo terá lugar de destaque no RD Summit 2025, evento que trará as tendências que impulsionam o mercado de Marketing e Vendas na América Latina, organizado pela RD Station — unidade de negócios da TOTVS. Em sua 11ª edição, o evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo, terá destaques e discussões sobre como inovar, escalar e fortalecer negócios em um ambiente de constante transformação.

A programação do RD Summit 2025 contará com um time de fundadores, CEOs e líderes que participam da construção e transformação de negócios. O público terá a oportunidade de aprender com nomes como André Siqueira, cofundador da RD Station, que trará insights sobre “Growth de Verdade” e estratégias sustentáveis para escalar negócios. Rony Meisler, fundador da Reserva, compartilhará sua visão sobre “Negócios de Propósito”, mostrando como resultado e significado se unem para construir marcas autênticas.

No campo da construção e gestão de empresas de sucesso, o evento contará com a presença de Samira Cardoso, cofundadora e CEO da Layer Up, que abordará a nova arquitetura estratégica para marcas na era da presença inteligente. Juliana Tubino, conselheira e autora do livro “Ecossistema de Parceiros”, discutirá como crescer com parceiros e escalar valor. Dafna Blaschkauer, CEO da Superjump, e Willian Crizostimo, CEO da BW8 Martech, trarão suas experiências em liderança e transformação digital para impulsionar resultados.

Ainda no universo do empreendedorismo, Edu Cardeal, CEO da Plus Brindes, mostrará como construir uma “Marca Forte, Cliente Fiel”. Betina Wecker, cofundadora da Appmax, e Eduardo Frezarin, CEO da Yazo, compartilharão estratégias para o e-commerce e a tecnologia para eventos. Chris Cornehl, CEO da MeetRox, e Jean Paulo Oliveira, CEO da Job Content, trarão suas visões sobre produtividade e processos comerciais.

Completam o time de palestrantes, compartilhando suas jornadas e aprendizados, nomes como Mari Maria, CEO da Mari Maria Makeup, que transformou sua paixão por maquiagem em um negócio; Rafael Zulu, empresário por trás da Tardezinha; Hendel Favarin, cofundador da Escola Conquer; Igor Moraes, CEO da Agências Lucrativas; Robson Privado, cofundador da MadeiraMadeira, entre outros nomes do empreendedorismo.

“O RD Summit 2025 vai reunir palestras de inspiração e conhecimento prático para quem deseja empreender e escalar seus negócios. Reunimos um time de palestrantes que construíram empresas e carreiras e, além disso, está disposto a compartilhar os desafios e as estratégias que os levaram até aqui. Nosso objetivo é fomentar o ecossistema empreendedor, oferecendo insights e conexões que impulsionam o crescimento e a inovação no mercado”, afirma Vicente Rezende, CMO da RD Station.

O RD Summit 2025 tem como tema “Conexões que fortalecem negócios” e, além dos nomes já confirmados, prepara uma série de novidades, reforçando seu compromisso em trazer discussões relevantes e atuais sobre Marketing e Vendas para o mercado.

A grade completa de conteúdo e convidados está disponível no site.

Programação e ingressos

O RD Summit 2025 contará com mais de 300 palestrantes ao longo de três dias de programação. Os ingressos já estão à venda no site oficial e disponíveis em três modalidades de acesso: Diário, Passaporte e VIP, estes dois últimos com acesso aos três dias de evento.


Serviço:

RD Summit 2025

Data: 5, 6 e 7 de novembro de 2025

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000

Informações e ingressos: https://www.instagram.com/rdsummit



Associação Nacional de Aviação Comercial assina um acordo para apoiar o transporte aéreo das Olimpíadas Especiais de 2026

No evento da Associação Nacional de Aviação Executiva – Convenção e Exposição de Aviação Executiva (NBAA-BACE), realizado em Las Vegas, o presidente e CEO da NBAA, Ed Bolen, anunciou o apoio e a aprovação da entidade para o Transporte aéreo das Olimpíadas Especiais de 2026. O transporte aéreo, organizado pela Textron Aviation Inc., uma subsidiária da Textron Inc. (NYSE: TXT), mobiliza centenas de pilotos e aeronaves voluntários Cessna, Beechcraft e Hawker para criar o maior transporte aéreo em tempos de paz do mundo e proporcionar uma experiência única para os atletas das Olimpíadas Especiais.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251014723144/pt/

During the National Business Aviation Association – Business Aviation Convention & Exhibition (NBAA-BACE) event in Las Vegas, NBAA president and CEO Ed Bolen announced the organization’s support and endorsement of the 2026 Special Olympics Airlift.

During the National Business Aviation Association – Business Aviation Convention & Exhibition (NBAA-BACE) event in Las Vegas, NBAA president and CEO Ed Bolen announced the organization’s support and endorsement of the 2026 Special Olympics Airlift.

“Não poderíamos fazer isso sozinhos. “O apoio da Associação Nacional de Aviação Executiva, de nossos clientes e de toda a indústria da aviação representa uma evidência irrefutável do que podemos conquistar juntos”, afirmou Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. “O transporte aéreo das Olimpíadas Especiais oferece a esses atletas a oportunidade de brilhar, enquanto o apoio da NBAA contribui para ampliar essa missão.”

A indústria está convocando proprietários e operadores de aeronaves Cessna, Beechcraft e Hawker para se reunirem na sexta-feira, 19 de junho, e no sábado, 27 de junho de 2026, para permitir que campeões de todos os cantos do país viagem ida e volta para os Jogos Olímpicos Especiais dos EUA de 2026 nas Twin Cities de Minnesota, independentemente dos obstáculos financeiros ou logísticos.

“O Transporte Aéreo das Olimpíadas Especiais evidencia a extraordinária generosidade e união presente na comunidade da aviação executiva”, afirmou Bolen. “Ao se unir para apoiar esses atletas extraordinários, a comunidade da aviação oferece experiências inesquecíveis e memórias para a vida toda. A NBAA sente-se honrada em apoiar esta iniciativa impactante que reflete o que há de melhor no nosso setor.”

Desde o início do Transporte Aéreo das Olimpíadas Especiais em 1987, proprietários de aeronaves Cessna, Beechcraft e Hawker já transportaram mais de 10.000 atletas e treinadores para diferentes Jogos Mundiais e eventos nos Estados Unidos das Olimpíadas Especiais. Durante o evento de 2026, as aeronaves participantes, conhecidas como Doves, serão obrigadas a aterrissar ou decolar do Aeroporto Holman Field (KSTP) a cada três minutos, durante um intervalo de dez horas.

Todo mundo precisa de uma carona ocasionalmente. Transforme-se em um Dove para este evento histórico da aviação nacional, visitando airlift.txtav.com.

Sobre a Textron Aviation

Inspiramos a jornada de voar. Há mais de 95 anos, a Textron Aviation capacita nossos talentos coletivos nas marcas Beechcraft, Cessna e Hawker para criar e oferecer a melhor experiência de aviação a nossos clientes. Com uma linha que inclui desde jatos executivos, turboélices e motores a pistão de alto desempenho até missões especiais, treinamento militar e produtos de defesa, a Textron Aviation possui o portfólio de produtos de aviação mais versátil e abrangente do mundo e uma força de trabalho que produziu mais da metade de todas as aeronaves de aviação geral do mundo. Clientes em mais de 170 países confiam em nosso lendário desempenho, confiabilidade e versatilidade, junto com nossa confiável rede mundial de atendimento ao cliente, para voos acessíveis, produtivos e flexíveis. Para mais informação, acesse: www.txtav.com.

Sobre a Textron Inc.

A Textron Inc. é uma empresa multissetorial que aproveita sua rede internacional de negócios aeronáuticos, de defesa, industriais e financeiros para fornecer aos clientes soluções e serviços inovadores. Ela é conhecida no mundo todo por suas poderosas marcas, como Bell, Cessna, Beechcraft, Pipistrel, Jacobsen, Kautex, Lycoming, E-Z-GO e Textron Systems. Para mais informações, acesse: www.textron.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com a mídia:

Rachel Williams

Rawilliams@txtav.com

316.706.7201

txtav.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Vendas B2B: grupo de compras dobra de tamanho em oito anos

Vendas B2B: grupo de compras dobra de tamanho em oito anos
Vendas B2B: grupo de compras dobra de tamanho em oito anos

Nunca tantas pessoas se envolveram nas decisões de compras B2B dentro das corporações. O dado é da pesquisa How B2B Buyers Make Purchase Decisions, desenvolvida pela Challenger ao longo de mais de uma década. Conforme o estudo, o tamanho do grupo B2B típico que participa das decisões cresceu gradualmente. Somente entre os anos de 2014 e 2022, esse aumento foi de mais de 105%, passando de 5.4 para 11.1 participantes.

O estudo atribui esse aumento ao crescimento que as empresas tiveram de forma geral de 2019 para cá. Com mais orçamento para investir, mais pessoas dentro das corporações começaram a opinar sobre o foco do investimento. Esses colaboradores vêm de múltiplas funções, agregam diferentes perspectivas e usam variadas fontes de informação. Com o crescimento do número de participantes, vem também um aumento no risco de conflitos no processo de decisão, conforme alerta a pesquisa.

Vendas se tornaram mais complexas

Embora as corporações estejam investindo mais, elas também estão analisando mais, o que aumenta a complexidade das vendas. As despesas têm sido observadas com rigor, e gastos considerados desnecessários foram congelados em 38% das empresas participantes do estudo.

O número de pessoas contribuindo para as análises também tem atuado como um fator de complexidade. Se em 2014 o grupo de compras era composto por cinco ou seis pessoas, hoje ele chega a quase 12. Com isso, o desafio de convencimento se estender a um público bem maior, o que exige do vendedor mais tempo de dedicação para virar cada venda B2B.

Se, por um lado, o desafio para o vendedor é maior hoje do que há uma década, as facilidades também são. Em 2022, houve o boom da inteligência artificial no setor corporativo, o que trouxe reflexos em diversas áreas de negócios, inclusive vendas. Se antes cada transação dependia muito de esforços manuais, hoje já existem CRMs com IA que usam abordagens humanizadas para prospectar, qualificar e fazer follow-ups com lotes de leads por vez, permitindo que o vendedor só assuma a transação nas etapas finais.

Uma IA bem treinada hoje é capaz de simular um pré-vendedor humano, aprender sobre todas as personas (clientes ideais) de uma empresa, sobre os produtos ofertados e sobre o segmento de mercado. Com isso, consegue assumir a frente nas vendas complexas B2B sem perder a capacidade de personalização do contato. Assim, uma quantidade de vendas que antes dependia de uma equipe comercial robusta e de muitas horas de trabalho de cada vendedor, hoje é obtida por equipes bem menores e mais bem otimizadas.

A capacidade das empresas de lidar com vendas complexas no cenário digital que temos hoje está bastante amplificada, segundo o CEO da E-Inov Soluções Tecnológicas, Murilo Elias. Uma das soluções de sua empresa é justamente um software de vendas B2B, que se vale de recursos de IA para inbound, outbound e suporte. Ele tem observado que, nos últimos anos, as empresas estão trocando o trabalho braçal de ligações por um trabalho mais inteligente, otimizado e estratégico.

"Uma IA bem treinada pode assumir o pré-atendimento, a prospecção e o follow-up. Ela é capaz de qualificar leads em larga escala e sem perder a personalização, respondendo no mesmo tom do cliente e lidando com objeções. Ao identificar o fit com o ICP e o interesse ideal, ela passa o bastão para o vendedor humano. Isso dá escala e velocidade às vendas, permitindo que o closer otimize seu tempo e tenha mais capacidade de lidar com a complexidade das operações envolvendo grandes grupos de compradores", garante.

Experiência de vendas de valor ainda é diferencial

O peso da experiência de vendas no processo de compras ainda é o fator mais importante nas transações B2B, conforme o estudo da Challenger. Esse aspecto se manteve em destaque desde o começo da pesquisa, em 2008, e, mesmo com o aumento substancial na composição do grupo de compradores típicos, ele ainda é citado como principal por 53% dos participantes.

Alguns dos pontos que o cliente mais busca na experiência de vendas, conforme dados da pesquisa, são: demonstração de insights únicos; ajuda com a decisão de compra; capacidade de compreender e lidar com as necessidades de diferentes partes interessadas; ajuda com a obtenção de apoio de todas as áreas da empresa; e facilidade de fazer a compra.

Os dados do levantamento também revelam um contraste entre o que o comprador B2B valoriza em uma experiência de vendas e a capacidade dos vendedores nesses quesitos. Essas habilidades caíram 40% em média desde 2019, e a competência mais valorizada, a capacidade de demonstrar insights únicos, caiu em 52%.

A conclusão do estudo nesse aspecto é de que o desempenho do vendedor provavelmente não mudou, mas as expectativas do público mudaram. Eles exigem insights convincentes e não toleram uma reunião que não os motive a agir.

"Vendas complexas premiam quem aprende rápido. O vendedor de hoje precisa se atualizar continuamente, nutrir cada conta com conteúdo relevante e usar automações para que nenhum lead esfrie por falta de follow-up. Em paralelo, é crucial entender como as IAs decidem. Acredito que, muito em breve, os decisores vão pedir às suas IAs que agendem sozinhas apresentações com as três soluções de melhor custo-benefício. Para entrar nessa shortlist, teremos de influenciar pessoas e algoritmos, tornando nossa proposta facilmente encontrável, clara e validada por dados. Quem combinar técnica consultiva com IA nas cadências vai encurtar ciclos e aumentar conversões", afirma o CEO da E-Inov Soluções Tecnológicas, Murilo Elias.

Mobilizadores de clientes podem destravar a compra

Um conceito emerge no estudo da Challenger como um fator-chave para destravar uma venda B2B que envolva um grande grupo de compradores: o mobilizador de clientes. Trata-se de um indivíduo específico desse grupo, capaz de desafiar os colegas e quebrar a "paralisia da decisão" causada pelo grande número de pessoas envolvidas com interesses diversos. Ele é a pessoa que, se identificada pelo vendedor, é capaz de atuar internamente como uma válvula propulsora de mudanças, defendendo a compra da solução dentro da empresa.



Fiagros ganham novo impulso com marco regulatório

Fiagros ganham novo impulso com marco regulatório
Fiagros ganham novo impulso com marco regulatório

A entrada em vigor da Resolução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nº 214/24, em março de 2025, marca um novo capítulo na consolidação dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio (Fiagros) como um dos instrumentos mais estratégicos de alocação de capital no agronegócio brasileiro.

Criados em 2021, os Fiagros passaram por um período de maturação até atingirem a estrutura definitiva que hoje busca oferecer maior segurança jurídica e flexibilidade para investidores e gestores. Segundo especialistas, o novo marco regulatório representa uma virada de chave para a expansão da indústria.

"Com a nova resolução, os Fiagros ganham um ambiente regulatório robusto e mais moderno. É um passo essencial para ampliar o acesso do mercado de capitais ao agronegócio, um dos setores mais dinâmicos e resilientes da nossa economia", afirma o sócio e diretor da Devant Asset Christiano Moreira, que é gestor do Fiagro DCRA11.

Nova geração de Fiagros traz diversificação e liberdade de alocação

Uma das principais inovações da Resolução CVM nº 214/24 foi a criação do Fiagro Multimercado, que permite a combinação de diferentes classes de ativos vinculados à cadeia produtiva do agronegócio.

Na prática, os fundos poderão investir simultaneamente em créditos de carbono e CBIOs, direitos creditórios (CPRs e CRAs), imóveis rurais e urbanos, participações em empresas do setor e títulos de crédito privado, além de operações estruturadas com governança ESG.

"Essa flexibilidade oferece ao gestor condições de ajustar a carteira conforme o ciclo econômico e as necessidades do setor. É uma evolução natural, que torna o Fiagro ainda mais eficiente na diversificação de riscos e na geração de valor para os cotistas", explica Moreira.

Atratividade para pessoas físicas e investidores institucionais

Além da versatilidade, os Fiagros seguem oferecendo benefícios fiscais relevantes. Pessoas físicas continuam isentas do Imposto de Renda sobre os rendimentos distribuídos, o que tem estimulado o crescimento da base de investidores.

Para o público institucional, a Resolução do Conselho Monetário nacional (CMN) 5.148, de junho de 2024 abriu novas possibilidades ao autorizar fundos de pensão e investidores de longo prazo a alocar recursos em Fiagros e ativos sustentáveis.

"Estamos vendo uma convergência entre o mercado financeiro e o setor produtivo. A entrada dos investidores institucionais vai trazer escala e estabilidade para esse mercado, criando um círculo virtuoso de financiamento para o agro", observa o gestor.

Fiagros sustentáveis e a valorização do crédito de carbono

O avanço regulatório também posiciona os Fiagros no centro da agenda de sustentabilidade. A nova norma reconhece o crédito de carbono do agronegócio como ativo financeiro, permitindo a criação de fundos verdes voltados à mitigação de impactos ambientais.

"Essa mudança é simbólica: o agronegócio deixa de ser visto apenas como emissor e passa a ser reconhecido como parte ativa da solução climática. Os Fiagros verdes serão protagonistas nesse movimento", destaca Moreira.

Indústria em expansão

Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima, o patrimônio líquido da indústria de Fiagros ultrapassou R$ 40 bilhões em 2024. Com a nova regulação em vigor e o prazo de adaptação até setembro de 2025, o mercado se prepara para uma nova onda de emissões e captação de recursos, especialmente com a entrada de novos players institucionais.

"Estamos apenas no começo de uma fase de crescimento acelerado. O Fiagro tem potencial para se tornar o principal elo entre o capital financeiro e o setor agroindustrial brasileiro", conclui Christiano Moreira.



Livro analisa o desenvolvimento do Martelinho de Ouro (PDR)

Livro analisa o desenvolvimento do Martelinho de Ouro (PDR)
Livro analisa o desenvolvimento do Martelinho de Ouro (PDR)

O Martelinho de Ouro (PDR – Paintless Dent Repair) consolidou-se nas últimas décadas como uma técnica essencial da reparação automotiva no Brasil. O método, que permite corrigir amassados na lataria sem a necessidade de repintura, combina eficiência, economia e redução de impactos ambientais. Segundo o Sebrae, o setor de manutenção automotiva movimenta cerca de R$ 128 bilhões anuais, reúne mais de 97 mil oficinas e emprega aproximadamente 760 mil pessoas em todo o país.

Em convergência, segundo projeções da Grand View Research, o mercado global de reparo de colisões automotivas foi estimado em US$ 199,56 bilhões em 2023 e está projetado para atingir US$ 227,60 bilhões até 2030, crescendo a um CAGR de 1,9% de 2024 a 2030. A técnica tem se expandido em ritmo constante nos últimos 15 anos, impulsionada pelo aumento da frota de veículos e por eventos climáticos, como as chuvas de granizo, que geram picos de demanda por serviços rápidos e especializados.

É nesse contexto que foi lançado o livro O Legado 2T, escrito por Tauã Alonso, que apresenta a trajetória de Luciano Becaletto Alves (Tuta), profissional difusor do PDR no Brasil. A obra documenta a origem da empresa Martelinho de Ouro 2T, fundada em Presidente Prudente (SP), e a criação do seu centro de treinamento automotivo, voltado à capacitação de profissionais no setor de reparos sem pintura.

Segundo o autor, o objetivo do livro é registrar o processo de consolidação do ensino técnico no segmento automotivo. "A obra procura sistematizar uma história que foi construída nas oficinas, mostrando como o conhecimento empírico se transformou em base de formação profissional. O centro de treinamento automotivo surgiu para organizar esse saber e democratizar o acesso a uma qualificação reconhecida nacionalmente", explica Alonso.

O livro também analisa a transformação do ofício em uma carreira técnica estruturada, acompanhando o crescimento das demandas por eficiência, sustentabilidade e padronização. Alonso destaca que "a formação contínua é um elemento-chave para a evolução do setor, especialmente em um cenário de ampliação da frota e de exigência por práticas mais limpas e precisas".

Além de abordar a trajetória de Tuta, O Legado 2T contextualiza as mudanças culturais e econômicas que marcaram o avanço do PDR no Brasil. A publicação apresenta relatos de profissionais, registros históricos e reflexões sobre o papel da capacitação na valorização de um trabalho essencial para a manutenção da mobilidade urbana.

Produzido sob direção geral de Tauã Alonso, com coordenação editorial do Grupo Acerte e edição de Paulo Lino da Fonseca Junior, O Legado 2T conta com revisão de Larissa Camila e projeto gráfico do Grupo Acerte. A obra está registrada sob o ISBN 978-65-01-64011-2 e reúne documentos, entrevistas e análises sobre o desenvolvimento do setor de reparos automotivos e a institucionalização do ensino técnico no país.

Mais informações sobre o livro e sobre o contexto do PDR no Brasil podem ser consultadas junto à editora responsável.



ABB e LKAB têm parceria em descarbonização

A provedora de tecnologia ABB e a mineradora sueca LKAB anunciaram parceria para desenvolver tecnologias de descarbonização para mineração. O esforço terá foco nas frentes críticas da transição energética do setor, como a substituição de diesel por eletricidade em caminhões, além da automação e digitalização da extração e do beneficiamento mineral.

Em comunicado, ABB e LKAB mencionaram a intenção de buscar soluções para a distribuição inteligente e armazenamento de energia, carregamento de baterias de veículos elétricos, otimização de ventilação subterrânea, da moagem e da flotação de minerais, processos relacionados à produtividade e a emissões de carbono.

Ainda de acordo com as empresas, a parceria vai abrir caminho para possíveis inovações em robótica avançada, para, por exemplo, automatizar a colocação de explosivos, além de soluções para movimentação de minério com içadores, todas tecnologias com as quais a ABB já tem familiaridade. “A colaboração nos permite desenvolver e testar tecnologias em operações reais, garantindo resultados imediatos e mensuráveis”, afirmou no texto Vedrana Spudic, diretora de tecnologia para mineração da ABB Indústrias de Processos.

A iniciativa é anunciada no momento em que mineradoras com assento no conselho ICMM, de mineração e metais, responsáveis por um terço da produção global de minerais, correm para cumprir a meta de descarbonizar operações até 2050. “A parceria com a ABB vai acelerar nossa jornada rumo a um futuro mais sustentável, seguro e digitalizado”, disse Jenny Greberg, da LKAB.

Vedrana Spudic, juntamente com Peter Terwiesch, presidente da divisão de automação de processos da ABB; Jan Moström, CEO da LKAB; e Jenny Greberg, vice-presidente de tecnologia da LKAB, vão liderar o comitê gestor que vai dirigir as ações da parceria.



ABB lança software de gestão para fabricação de celulose

A suíço-sueca ABB lançou o software ABB Ability™ Plant Optimizer for Pulp Mills para otimizar a fabricação de celulose. O software aprimora a rastreabilidade em toda a fábrica, favorece a estabilidade operacional e ajuda a reduzir custos de produção em todas as etapas da produção.

De acordo com a empresa, a solução também dá insights aos operadores, suporte decisório para sanar problemas assim e ajustar a fabricação de acordo com o cenário identificado. A solução favorece, dessa forma, a coordenação entre atividades de planejamento e operação fabril.

“Criamos uma solução que concilia planejamento e operação para que fábricas de celulose possam funcionar com mais eficiência e preparar as operações autônomas no futuro”, afirma no texto Sanjit Shewale, diretor global da divisão digital da ABB.

O software tem funcionalidades que calculam set points e razões de produção, que permitem minimizar resíduos e elevar a produtividade, racionalizando custos e o uso de recursos.

“O resultado é uma planta mais ágil e resiliente, adaptável, sem perda de qualidade e eficiência”, afirmou a empresa no texto.



Médico especialista de Florianópolis orienta sobre lipedema

Médico especialista de Florianópolis orienta sobre lipedema
Médico especialista de Florianópolis orienta sobre lipedema

O lipedema é frequentemente confundido com obesidade ou linfedema. A condição manifesta-se pelo acúmulo de tecido adiposo simétrico e doloroso, especialmente em coxas e panturrilhas, com tendência à formação de hematomas e sensação de peso. Essa característica difere da obesidade comum, pois não responde apenas a dietas restritivas ou exercícios físicos.

O Consenso Brasileiro de Lipedema (2025), publicado em periódico científico nacional, estabelece critérios técnicos para diagnóstico, estadiamento e manejo da doença. O documento, elaborado com a participação de especialistas da área, destaca que o tratamento conservador deve ser a primeira conduta terapêutica e que intervenções invasivas devem ser avaliadas apenas em casos de resposta insatisfatória após medidas estruturadas.

Entre as recomendações do consenso, estão a combinação de terapia compressiva, tratamento fisioterapêutico, alimentação equilibrada com enfoque anti-inflamatório e acompanhamento interdisciplinar. Essas medidas, segundo os especialistas envolvidos, constituem o alicerce do cuidado clínico ético e pautado em evidências científicas.

Protocolo BeyondLegs e alinhamento às diretrizes nacionais

Em conformidade com as recomendações do consenso, foi desenvolvido o protocolo BeyondLegs, voltado ao manejo conservador do lipedema. O método é estruturado em torno de cinco tecnologias complementares e requer atuação conjunta de uma equipe multidisciplinar.

Entre os recursos utilizados, destacam-se:

  1. Terapia compressiva segmentada adaptada ao paciente;
  2. Drenagem linfática assistida por tecnologia;
  3. Ultrassom terapêutico voltado à mobilização tecidual;
  4. Radiofrequência ou outras modalidades de energia de baixa intensidade;
  5. Monitoramento digital contínuo para acompanhamento clínico.

De acordo com o Dr. Ricardo Rizzo Luiz, CRM 18647 – RQE 17257, Cirurgião Vascular especialista em Lipedema, "o protocolo BeyondLegs foi criado para oferecer uma estrutura de cuidado contínuo e baseado em ciência, respeitando o princípio da conduta conservadora como primeira escolha".

Fundamentação científica e relevância clínica

O Consenso Brasileiro de Lipedema (2025) reforça que a abordagem conservadora é considerada segura e eficaz na redução de sintomas como dor e edema, além de contribuir para a estabilização da evolução da doença. O documento também orienta que procedimentos invasivos, como a lipoaspiração linfopreservadora, devem ser analisados apenas após a aplicação completa das medidas não cirúrgicas e com respaldo técnico adequado.

A literatura científica recente tem reforçado a necessidade de protocolos estruturados e condutas personalizadas, com ênfase em terapias físicas e reeducação metabólica. O tratamento deve ser conduzido por profissionais capacitados, considerando a individualidade clínica de cada paciente e o estágio da doença.

Papel do especialista e importância da padronização científica

O acompanhamento médico especializado é essencial para garantir diagnóstico preciso e implementação adequada das estratégias terapêuticas. Em Florianópolis, o Dr. Ricardo Rizzo Luiz, CRM 18647 – RQE 17257, Cirurgião Vascular especialista em Lipedema, atua no desenvolvimento e aplicação do protocolo BeyondLegs, alinhado aos parâmetros definidos pelo consenso nacional.

"O manejo do lipedema exige um olhar clínico criterioso e interdisciplinar. O objetivo é oferecer segurança, previsibilidade e resultados duradouros, sempre respeitando as diretrizes estabelecidas pela comunidade científica", explica o Dr. Ricardo Rizzo Luiz, CRM 18647 – RQE 17257, Cirurgião Vascular especialista em Lipedema.

A padronização de condutas clínicas e a disseminação de informações técnicas sobre o lipedema são passos fundamentais para aprimorar a prática médica e fortalecer o compromisso ético com a saúde. O Consenso Brasileiro de Lipedema (2025) representa um marco nesse sentido, consolidando o papel do tratamento conservador como base essencial da conduta terapêutica.



Cuiabá eleva padrões com inovação urbana em empreendimentos

Cuiabá eleva padrões com inovação urbana em empreendimentos
Cuiabá eleva padrões com inovação urbana em empreendimentos

A Asperbras, fabricante de tubos e conexões de PVC, firmou uma parceria com a Abitte Urbanismo, incorporadora que adota inovações. A colaboração leva tecnologia e soluções sustentáveis, incluindo soluções subterrâneas de infraestrutura, aos empreendimentos de alto padrão em Cuiabá. Essa união reforça o compromisso de ambas as empresas com a excelência técnica e o desenvolvimento do setor imobiliário em Mato Grosso.

Como parte dessa parceria, os poços de visita e inspeção da Asperbras passam a ser utilizados nos projetos da Abitte. Fabricados com materiais de alta resistência e sem emendas, eles garantem um coeficiente de infiltração próximo de zero.

"A instalação é até um terço mais rápida que soluções tradicionais em concreto, proporcionando economia significativa de tempo para construtoras e incorporadoras que investem em tecnologia abaixo do solo", explica Thiago Rosa, gerente nacional de vendas da Asperbras. "Além disso, o sistema requer manutenção extremamente baixa, assegurando maior durabilidade e eficiência para redes de saneamento e drenagem", complementa ele.

Para a Abitte Urbanismo, a parceria reafirma o compromisso com a qualidade e a sustentabilidade. A incorporadora que consolidou sua presença em Mato Grosso ao lançar o primeiro bairro planejado de Cuiabá, o Vinhedos Oliveiras, introduzindo dessa tecnologia em empreendimentos como Lago Di Vino, Abitte Champagne e Abitte Bordeaux.

"A parceria com a Asperbras nos permite entregar empreendimentos que combinam sofisticação, funcionalidade e responsabilidade ambiental. Investimos em tecnologia até debaixo do solo, assegurando uma infraestrutura subterrânea robusta, fazendo jus a todo o projeto", destaca o CEO da Abitte Urbanismo, Francisco Colnaghi Neto.

Thiago Rosa, da Asperbras, reafirma a relevância dessa integração. "Nossos poços de visita e inspeção representam um avanço nas soluções de infraestrutura subterrânea. Com a Abitte, encontramos uma parceria que compartilha nossa visão de inovação e qualidade, fortalecendo nossa presença em Cuiabá e no mercado nacional".

A união entre Asperbras e Abitte Urbanismo envolve a integração de tecnologia e planejamento urbano no setor imobiliário. Essa colaboração busca soluções que promovem eficiência e sustentabilidade nos empreendimentos. "Cuiabá se consolida como referência de desenvolvimento imobiliário e por esse motivo, investe em urbanismo de alto padrão, impulsionada por inovações que respeitam o meio ambiente e otimizam recursos", finaliza Francisco Colnaghi Neto.



Modular Bahia participa da Bienal de Arquitetura de SP

Modular Bahia participa da Bienal de Arquitetura de SP
Modular Bahia participa da Bienal de Arquitetura de SP

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em cartaz até domingo (19/10) no Pavilhão da Oca, no Parque Ibirapuera, trouxe a crise ambiental para o centro do debate arquitetônico. Com curadoria voltada a soluções radicais para enfrentar eventos climáticos extremos, a edição reúne arquitetos, pesquisadores e comunidades que propõem caminhos diversos para adaptar o habitat humano aos desafios do presente.

Nessa seara, um dos destaques foi a apresentação do Modular Bahia na mostra, residência unifamiliar que utiliza madeira engenheirada como sistema estrutural. Trata-se do primeiro exemplar construído com o Modular BV, sistema desenvolvido pelo escritório UNA barbara e valentim em parceria com a indústria de madeira engenheira CROSSLAM e a Abaeté Construtora e Incorporadora, responsável pela montagem. "O Modular BV propõe uma nova maneira de projetar e construir, que integra, responsabilidade ambiental e eficiência econômica", resume Fernanda Barbara, sócia do UNA barbara e valentim.

O público da mostra pôde conferir a maquete do Modular Bahia, com dois metros de comprimento, além de materiais explicativos que detalham o funcionamento do sistema. A participação reforça o papel da arquitetura em propor soluções contundentes para a emergência climática, alinhando-se ao espírito da Bienal que busca unir ciência, tecnologia e saberes diversos a fim de propor novas formas de habitar.

Para Tulio Gomes, sócio da incorporadora, o fato de o sistema ter sido pensado para chegar pronto ao canteiro fez toda a diferença. "Reduzimos desperdícios, aceleramos a obra e a qualidade da montagem", afirma.

"A participação do Modular BV em uma mostra tão importante quanto a Bienal de Arquitetura comprova que, quando arquitetura e indústria se encontram é possível atingir a precisão e a objetividade, elementos de poder desse sistema construtivo, aliados ao bom design", afirma Renato Simonsen, diretor comercial da CROSSLAM.

Design e sustentabilidade

A abordagem do Modular BV reduz desperdícios e acelera a obra. Segundo Fernanda Barbara, enquanto uma residência tradicional pode levar mais de um ano para ser concluída, a lógica da pré-fabricação permite reduzir esse tempo a alguns meses. "O cronograma de projeto e construção, que sempre depende das condições locais (acessibilidade, disponibilidade de eletricidade, água, declive etc.), é de aproximadamente seis a oito meses", afirma. Por ser modular, o cliente pode escolher como compor o programa e a área total. "A casa pode ter uma sala de estar maior ou menor, módulos para varanda, estúdio, garagem e assim por diante", detalha Fabio Valentim, também sócio do escritório. Implantado na Costa do Cacau, entre o rio e o mar, o Modular Bahia é feito em CLT e MLC de eucalipto de reflorestamento e composto por três pavilhões interligados por deques de madeira, com implantação que respeita o território sensível e valoriza a paisagem natural. Grandes beirais protegem os ambientes da insolação direta, enquanto a ventilação cruzada garante conforto térmico de forma natural, sem a necessidade de equipamentos de climatização. Além disso, o projeto incorpora sistemas de reuso de água, tratamento de esgoto e aquecimento de água por energia solar, ampliando a sustentabilidade para além da estrutura e propondo um modo de habitar mais consciente e autônomo, que preserva o meio ambiente.

Madeira em produção industrial

Diferentemente de outros sistemas construtivos como o concreto, cuja produção libera grandes quantidades de gás carbônico, a madeira engenheirada possibilita o contrário. Ao longo do crescimento das árvores, em florestas com manejo certificado, o carbono da atmosfera é capturado e estocado graças ao processo da fotossíntese. "O resultado é uma pegada ambiental significativamente menor e a possibilidade de transformar o próprio edifício em um estoque de carbono, revertendo o quadro atual, no qual a construção civil figura como um dos setores que mais contribuem para o aquecimento global", afirma Renato Simonsen, da CROSSLAM.

O impacto do Modular BV também é econômico. "Ao adotar um sistema replicável, industrializado e de alto valor agregado, o sistema dialoga diretamente com o mercado da construção civil que busca novas formas de conciliar sustentabilidade e viabilidade de investimento", afirma Túlio Gomes, da Abaeté. Segundo ele, trata-se de uma resposta alinhada às demandas globais por redução da pegada de carbono e, ao mesmo tempo, à necessidade de escala que caracteriza grandes operações imobiliárias, incluindo, mas não se limitando, aos empreendimentos residenciais. "O projeto conecta inovação tecnológica a um setor consolidado, com potencial de transformação positivo tanto ambiental quanto financeiramente", resume. A estrutura está sendo aplicada a mais projetos em diferentes localidades, incluindo um empreendimento de hospitalidade no Ceará e um lounge privativo em um aeroporto em Alagoas. "O Modular Bahia representa um chamado para um modo de construir mais sensível, em respeito ao ambiente, ao clima e ao contexto", afirma o arquiteto Fabio Valentim. "Muito mais do que pré-fabricação, é um modelo sustentável e replicável que se adapta ao contexto local sem apagá-lo", completa. Ao participar da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, o Modular Bahia se insere em uma narrativa global que reconhece a urgência de recriar nossas formas de construir, morar e coexistir.



Escassez de dentistas nos EUA preocupa comunidades rurais

Escassez de dentistas nos EUA preocupa comunidades rurais
Escassez de dentistas nos EUA preocupa comunidades rurais

Os Estados Unidos enfrentam um desafio crescente na área da saúde bucal: a escassez de dentistas e higienistas dentais, especialmente em regiões rurais e em programas voltados para pessoas de baixa renda. De acordo com dados da Health Resources & Services Administration (HRSA), mais de 58 milhões de norte-americanos vivem em áreas designadas como Health Professional Shortage Areas (HPSA) — regiões oficialmente reconhecidas pela falta de profissionais de saúde.

Em estados como Maine, o número de dentistas caiu de 590 em 2019 para 530 em 2023, e o número de higienistas dentais diminuiu de 1.040 para 840 no mesmo período, segundo dados do U.S. Bureau of Labor Statistics citados em documento oficial do Legislativo do Maine.

Já em New Hampshire, diversas áreas apresentam escassez de profissionais odontológicos (Dental Health Professional Shortage Areas – HPSA), Além disso, menos de 15% dos cerca de 850 dentistas do estado participam do programa Medicaid para adultos, conforme dados divulgados pelo New Hampshire Bulletin.

O tema também foi abordado em um estudo conduzido pelo cirurgião-dentista e pesquisador Diego Barbosa da Silva, intitulado "Aging Workforce and Workforce Shortages: The Looming Public Crisis". O artigo analisa tendências demográficas da força de trabalho odontológica e desigualdades de acesso em Maine, New Hampshire e Vermont entre 2015 e 2025, apontando que quase metade dos profissionais está prestes a se aposentar e há pouca reposição nos centros rurais.

A situação é ainda mais desafiadora para famílias atendidas por programas públicos, como o Medicaid — sistema que oferece atendimento odontológico básico para pessoas de baixa renda, semelhante ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, porém com cobertura limitada. Muitos profissionais evitam aderir ao programa devido aos baixos valores de reembolso pagos por procedimento, o que reduz a disponibilidade de atendimentos.

Dr. Diego Silva, que atualmente é licenciado como higienista dentário nos Estados Unidos, observa diariamente os desafios enfrentados por pacientes em comunidades afastadas: "Há famílias que precisam viajar horas para conseguir uma consulta ou aguardam meses por atendimento", relata. "Essa demora faz com que problemas simples evoluam e se tornem mais graves e caros de tratar".

De acordo com o U.S. Bureau of Labor Statistics (BLS), cerca de 4.500 vagas por ano devem estar disponíveis para dentistas nos EUA ao longo da próxima década, com crescimento projetado de 4% entre 2024 e 2034 — reforçando a urgência de medidas estruturais e incentivos regionais que atraiam profissionais a comunidades carentes.

A escassez de mão de obra odontológica, segundo o dentista brasileiro, reflete não apenas a aposentadoria de profissionais experientes, mas também a falta de políticas que valorizem a atuação em regiões rurais e o fortalecimento de programas de prevenção.

"Enquanto não houver incentivos claros para quem atua em áreas remotas, o desequilíbrio no acesso à saúde bucal continuará crescendo", conclui.

A discussão sobre a escassez de profissionais também reacende o debate sobre a revalidação de diplomas de cirurgiões-dentistas formados no exterior. Segundo o brasileiro Diego Silva, facilitar o ingresso de profissionais qualificados poderia ajudar a reduzir as lacunas de atendimento em estados com maior carência — especialmente em regiões rurais e programas públicos como o Medicaid.



Sete em cada dez brasileiros seguem influencers digitais

Sete em cada dez brasileiros seguem influencers digitais
Sete em cada dez brasileiros seguem influencers digitais

O marketing de influência no Brasil atingiu um novo patamar em 2025: segundo pesquisa do Opinion Box em parceria com a Influency.me, atualmente, mais de 2 milhões de pessoas trabalham na área.

Além disso, os dados do levantamento indicam que sete em cada dez internautas brasileiros seguem influenciadores digitais, número que reforça a consolidação desse segmento como uma das principais frentes de comunicação e consumo no país.

O estudo também mostra que o interesse é maior entre mulheres (82%) e jovens de 16 a 29 anos (91%), evidenciando o papel das redes sociais na formação de opinião e no comportamento de compra.

Conteúdo relevante e confiança definem engajamento

Entre os motivos que levam o público a seguir um criador, o principal é o assunto tratado. Viagens e turismo (45%), saúde e fitness (44%), humor (38%) e finanças (37%) estão entre os temas mais populares, conforme a pesquisa.

Já o principal motivo para deixar de acompanhar um perfil é a queda na qualidade do conteúdo (60%), seguida por divergência de opiniões (50%) e excesso de propagandas (43%).

A confiança continua sendo o fator mais determinante para engajamento: 59% dos usuários afirmam que o conteúdo precisa ser confiável, enquanto 39% valorizam materiais diretos e explicativos. O formato mais apreciado é o de vídeos médios, entre um e três minutos, preferência de 32% dos entrevistados.

Influência que se converte em resultado

Os dados da Opinion Box também revelam o impacto direto dos influenciadores nas decisões de compra. Cerca de 65% dos consumidores já adquiriram produtos ou serviços por recomendação de creators, e 87% afirmam estar satisfeitos com essas aquisições. A intenção de recompra também é alta: 80% comprariam novamente por indicação de um influencer.

As redes com maior poder de influência são YouTube (28%) e Instagram (27%), enquanto o TikTok aparece em crescimento, especialmente entre o público mais jovem.

Mercado amadurece e demanda profissionalização

Com o crescimento do marketing de influência, cresce também a busca por soluções que conectam marcas e criadores de forma prática e mensurável. Nesse contexto, o aplicativo Ovni, desenvolvido pela Empreender, surge como uma solução que aproxima criadores e marcas com foco em desempenho.

Compatível com as principais plataformas de e-commerce, o Ovni permite que lojas virtuais criem campanhas e disponibilizem oportunidades diretamente dentro do aplicativo, no qual os influenciadores podem acessar uma vitrine de ofertas, escolher as ações que mais combinam com sua audiência e acompanhar resultados em tempo real.

Os pagamentos são realizados automaticamente via Pix, com geração de QR Code, e o sistema oferece chat nativo, painel financeiro e modelos de contrato opcionais entre marcas e influenciadores. Há ainda um marketplace interno que organiza campanhas abertas por categoria e público-alvo.

"A pesquisa da Opinion Box mostra que o mercado de influência está amadurecendo rapidamente. A relação entre marcas e criadores evolui para um modelo mais estratégico, baseado em dados e resultados reais. O Ovni foi desenvolvido para facilitar essa transição, oferecendo aos influenciadores ferramentas que ampliam sua atuação profissional de forma transparente", afirma Bruno Brito, CEO da Empreender.

Além de reunir recursos para criação e gestão de campanhas, o aplicativo simplifica o dia a dia dos criadores ao integrar comunicação, desempenho e pagamentos em um só ambiente. A proposta é fortalecer a estrutura operacional para que o influenciador possa focar no conteúdo e na relação com seu público.

Microinfluenciadores ganham espaço no novo ciclo de crescimento

Os dados da pesquisa Opinion Box indicam que o futuro do marketing de influência está na segmentação e na autenticidade. Quatro em cada dez pessoas afirmam seguir perfis com os quais se identificam pessoalmente, o que impulsiona o avanço dos micro e nanoinfluenciadores — criadores com comunidades menores, mas altamente engajadas.

Essa tendência vem redefinindo a dinâmica do setor ao valorizar conexões genuínas e a credibilidade construída dentro de nichos específicos. Para marcas, isso significa acesso a audiências mais qualificadas; para os criadores, maiores oportunidades de monetização e visibilidade, mesmo em comunidades reduzidas.

"Os microinfluenciadores representam o futuro da influência digital. Eles têm voz próxima, engajamento real e capacidade de gerar impacto direto nas decisões de compra. É nesse cenário que o Ovni atua: conectando esse novo perfil de criador às marcas que buscam relevância", complementa Brito.

Com o avanço das plataformas de gestão e o crescimento das comunidades digitais, o cenário brasileiro se mostra favorável à profissionalização dos criadores de conteúdo e à ampliação das oportunidades no ecossistema de influência.

Para mais informações, basta acessar o site: empreender.com.br



Feira in-cosmetics Latin America reúne 23 países para movimentação de negócio

Feira in-cosmetics Latin America reúne 23 países para movimentação de negócio
Feira in-cosmetics Latin America reúne 23 países para movimentação de negócio

A in-cosmetics Latin America 2025, evento dedicado a matérias-primas para cosméticos realizado em setembro, registrou a visita de público de 23 países, apresentando como aplicações da IA e os novos ativos com foco em sustentabilidade e antienvelhecimento, entre outras inovações, devem pautar o desenvolvimento de novas formulações de produtos nos próximos meses.

Ao todo, 6.606 visitantes únicos estiveram no pavilhão – crescimento de 7,7% em comparação com ano anterior, quando recebeu 6.130 profissionais únicos – de nacionalidades como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru, Uruguai (América Latina); Costa Rica, México, Panamá, EUA e Canadá (América Central e do Norte); Alemanha, Espanha, Estônia, França, Itália, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suíça (Europa).

Profissionais de Cingapura, Coréia do Sul, China, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Malásia e Uzbequistão (Ásia); Emirados Árabes Unidos e Turquia (Oriente Médio); e Austrália e Samoa Americana (Oceania), também estiveram presentes. 

“Tudo começa com o ingrediente certo. Antes do shampoo, do hidratante, ou do filtro solar poderoso chegar ao mercado, o ponto de partida é a pesquisa, o estudo e o ativo inovador. A feira é o início dessa  cadeia, que vem sendo demandada à medida que os consumidores manifestam necessidades cada vez mais específicas. E é no evento que o formulador encontra insights e respostas para que isso aconteça”, destaca Ana Beatriz Elia, head da in-cosmetics Latin America

Atrações

Além dos estandes, o público pôde conferir lançamentos, conteúdos técnicos, de mercado e de regulamentação em seis atrações: Marketing Trends, Technical Seminars, Testing and Regulation Zone, Innovation Zone, Sustainability Display e Innovation Tour, visita guiada pelo especialista técnico Cleber Barros.

Atendendo o mercado, uma das novidades foi a realização da primeira rodada de negócios do evento. A iniciativa foi organizada pela in-cosmetics Latin America e contou com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

“É uma atração muito importante para todos os expositores, em sua maioria associados da instituição, que participaram de reuniões com compradores internacionais da região. Esperamos que na próxima edição possamos ampliar, trazendo mais compradores e potencializando os negócios das empresas no mercado internacional”, disse Gueisa Silvério. Diretora de Inteligência de Mercado & Negócios Internacionais da ABIHPEC.

Premiações

As tradicionais premiações Sustainability Display Award 2025, Innovation Zone Best Ingredient Awards 2025 Functional Ingredient, Innovation Zone Best Ingredient Awards 2025 Active Ingredient, também movimentaram visitantes e expositores. Os vencedores podem ser conferidos no press kit digital.

Depoimentos

Marcas expositoras e visitantes deixaram suas opiniões sobre a edição:

“Em termos de público, novamente foi um sucesso e muito pela qualificação dos visitantes. É uma feira muito focada em desenvolvimento de negócios, em que os P&Ds das grandes companhias vêm visitar e conhecer as novidades”, disse Luiz Maranho, general manager da Sarfam

“Foi a melhor feira para a Hallstar até o momento. Participamos desde 2017 e temos investido mais a cada ano, com retornos consistentes de leads e novos negócios. O fluxo dentro do estande foi muito positivo”, completou Leonardo Sabedot, gerente geral da Hallstar na América do Sul

“O país vem crescendo muito no setor de cosméticos. É uma área que somos muito representativos e a in-cosmetics Latin America é o evento que reúne as melhores marcas e referências do mercado. Por isso, estamos muito contentes de ter participado e apresentado novidades. Já garantimos nossa presença no ano que vem e aumentamos a metragem do estande”, ressaltou Carlos Abreu, CEO Collormix® Especialidades

“A feira superou as expectativas. Captamos muitos leads, o que já é um termômetro de como o mercado está aquecido.  Trouxemos lançamentos para as categorias que mais crescem, como sun care e maquiagem. No próximo ano, estaremos presentes, assim como também participamos das outras unidades de negócios como a in-cosmetics Global e a realizada na Ásia”, finalizou Denise Amorim, gerente de marketing da Sensient Cosmetic Technologies para América Latina e Brasil

Expositores como Química Anastácio, Vollmens Fragrances, Givaudan Active Beauty, Galena, Evonik, Mintel, Aromaty Essências e Fragrâncias e visitantes também deixaram seus depoimentos.



Obra aborda estratégias de marketing digital e engajamento

Obra aborda estratégias de marketing digital e engajamento
Obra aborda estratégias de marketing digital e engajamento

O avanço das tecnologias digitais e o uso crescente das redes sociais transformam a forma como empresas se comunicam com seus públicos. É nesse cenário que, em 2025, a executiva e estrategista Denise Prestes Panyagua lança o livro Marketing Digital e Redes Sociais: como conquistar audiências e construir relacionamentos de valor, disponível gratuitamente na Amazon até dezembro. A obra apresenta conceitos e práticas que ajudam negócios de diferentes portes e segmentos a desenvolver conexões mais genuínas com seus consumidores, unindo dados, propósito e experiência.

Segundo a autora, a proposta é tornar o marketing mais acessível e humano. “Muitos profissionais e empreendedores ainda enxergam o digital apenas como canal de vendas. O livro mostra como o relacionamento é o verdadeiro motor da performance — e como marcas de qualquer tamanho podem crescer quando entendem isso”, afirma Denise.

Com mais de duas décadas de atuação em marketing e comunicação digital, Denise reúne na publicação casos e aprendizados de sua experiência em empresas de grande porte e no universo de negócios independentes. O conteúdo combina fundamentos de estratégia, gestão de reputação e storytelling, além de orientações práticas sobre o uso ético da inteligência artificial no marketing — tema que será aprofundado em seu próximo livro, previsto para 2026.

“Vivemos um momento em que a tecnologia redefine o papel do profissional de marketing. O desafio agora é usar as ferramentas com consciência e propósito, para gerar valor real às pessoas e à sociedade”, complementa a autora.

O lançamento de Marketing Digital e Redes Sociais representa uma contribuição ao debate sobre inovação e comportamento do consumidor, reforçando a importância de práticas sustentáveis e orientadas a dados nas estratégias de comunicação contemporâneas.



Ouro atinge novo recorde histórico e supera os US$ 4.200

Ouro atinge novo recorde histórico e supera os US$ 4.200
Ouro atinge novo recorde histórico e supera os US$ 4.200

O ouro fechou a quarta-feira, 15 de outubro de 2025, em forte alta, ultrapassando pela primeira vez o valor de US$ 4.200 a onça-troy, marco histórico para o metal precioso. O movimento reflete a crescente busca de investidores por segurança diante das tensões comerciais entre Estados Unidos e China e das sinalizações de novos cortes de juros por parte do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano.

Na Comex, divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex), o contrato de ouro para dezembro encerrou o pregão com valorização de 0,91%, cotado a US$ 4.201,60 por onça-troy, após atingir a máxima intradiária de US$ 4.235,80. Esse desempenho marca a quarta sessão consecutiva de alta e reforça a tendência positiva do metal no cenário internacional.Investidores buscam refúgio no ouro diante das novas tarifas americanas

Com a recente imposição de tarifas adicionais dos Estados Unidos contra a China, analistas destacam que os investidores têm intensificado a diversificação de suas carteiras, apostando no ouro como proteção contra a volatilidade.

Fawad Razaqzada, analista da City Index e da FOREX.com, afirmou à CNBC que o movimento deve continuar, com possibilidade de o metal alcançar US$ 5.000 em médio prazo. Segundo ele, eventuais correções pontuais nos preços tendem a atrair novos compradores, reforçando o ouro como o ativo de maior estabilidade no atual cenário global.

Além disso, declarações recentes do dirigente do Federal Reserve, Stephen Miran, sobre a possibilidade de novas reduções na taxa básica de juros nos Estados Unidos contribuíram para o fortalecimento do ouro em detrimento do dólar, outro ativo tradicionalmente considerado seguro.

Política monetária e tensões comerciais impulsionam o ouro

A alta do ouro também foi sustentada pela fala do presidente do Fed, Jerome Powell, que reforçou a possibilidade de cortes graduais de juros ainda neste ano. Segundo analistas da ANZ Research, a expectativa de uma política monetária mais flexível nos Estados Unidos favorece o avanço do metal, reduzindo a atratividade do dólar e de títulos de renda fixa americanos.

De acordo com levantamento divulgado pela VEJA Negócios, o ouro acumula valorização superior a 60% em 2025, impulsionado pelo movimento de fuga global para ativos de proteção diante do aumento das incertezas políticas e econômicas.

O ouro como "porto seguro" dos investidores

De acordo com Igor Ferreira, CEO da Fábrica do Ouro, especialista em joias de alto padrão, a busca pelo ouro reflete o cenário de instabilidade nas relações comerciais entre Pequim e Washington.

"O ouro é historicamente o ativo mais seguro do mundo. Todos os bancos centrais, dos EUA, da China e também o brasileiro, mantêm reservas em ouro para garantir a segurança de suas moedas", explicou Ferreira.

O especialista ressaltou que, em momentos de indefinição, o ouro se destaca por ser um ativo escasso, universal e independente de governos. Diferentemente do dólar, que representa uma moeda nacional, o ouro possui valor reconhecido globalmente seja por meio de lastro ou como itens de luxo como joias, acessórios e tecnologia, que reforça seu papel como reserva de valor em tempos de crise.

Para os analistas, o cenário global combina um ouro valorizado como ativo de proteção e um dólar mais estável, sustentado pela confiança em economias emergentes. Embora oscilações pontuais possam ocorrer, o consenso é de que o ouro continuará sendo o principal refúgio para investidores em meio às incertezas geopolíticas e econômicas.



São Paulo AI & Innovation Day aborda aplicação prática da IA

São Paulo AI & Innovation Day aborda aplicação prática da IA
São Paulo AI & Innovation Day aborda aplicação prática da IA

O São Paulo AI & Innovation Day foi realizado em 16 de setembro, no Cubo Itaú em São Paulo (SP), e reuniu executivos e líderes de negócios para discutir a aplicação prática da inteligência artificial (IA) nas empresas brasileiras. Promovido pela PowerOfData, o evento teve como temática "The Power. Beyond AI." e apresentou cases reais e aplicações multissetoriais de IA e analytics.

A programação destacou uma demonstração, ao vivo, de uma IA realizando vendas de produtos financeiros no Whatsapp, conectada à diversos dados e com inteligência preditiva. Além disso, contou com um painel de cases práticos com resultados em recuperação de cobranças, aumento de regularização e otimização operacional, além de abordagens em setores como financeiro, industrial, de segurança pública e de energia.

Rauhe Abdulhamid, diretor de Marketing da PowerOfData, destaca que o evento apresentou abordagens de IA e analytics em outras frentes críticas, como vendas, atendimento ao cliente, processos de compras e suprimentos, e projetos.

"Essas iniciativas reforçam o potencial das soluções baseadas em dados para gerar eficiência, previsibilidade e escala em diversos contextos de negócio."

Os cases que mais chamaram atenção do público foram o de venda de crédito consignado — que utilizou inteligência preditiva e IA para atender e vender para o cliente final —, o de Cobrança — que recuperou 50% da carteira utilizando IA, dados e modelos preditivos — e o de Segurança Pública — que aplicou soluções de IA e reduziu em 5 dias o início de investigações. Além disso, foi citado o case em que a IA reduziu 62% do esforço operacional de uma indústria de bebidas.Poder além da IA

O diretor de marketing destaca que o tema do evento — que em português significa o poder além da IA — teve como objetivo mostrar que existe uma força subutilizada pelas empresas. "Esse é o poder dos dados, o poder de conhecer profundamente o cliente e o processo para, então, construir inteligência preditiva, inteligência de negócios e conectar à IA", enfatiza.

A programação foi direcionada a executivos que buscam sair do estágio experimental da IA e escalar resultados com base em dados reais. Um dos painéis que mais gerou reflexões foi "O desafio de colocar IA no negócio", com a participação de Dalmer Sella, Humberto Seiji Fukuda, Diretor de IA da Oracle Latam, e Dustin Pozzetti, Partner & Advisory Transformation Leader na KPMG.

"O debate abordou os principais entraves enfrentados por empresas que querem avançar no uso de IA, incluindo barreiras culturais e falta de infraestrutura analítica, e destacou o papel da liderança na transição de uma visão experimental para uma estratégia orientada por dados e resultados.", detalha Rauhe Abdulhamid.

O executivo destaca que o maior desafio das empresas brasileiras é extrair o máximo potencial dos dados existentes. Ele reforçal a importância de focar nos dados que trarão maior valor, aplicando o princípio de Pareto para priorizar os problemas de negócio com maior retorno sobre investimento.

"Muitos tomadores de decisão enfrentam gargalos tecnológicos e frequentemente não percebem a necessidade de apoio externo, e que cada empresa deve concentrar-se em seu core business, terceirizando a capacidade tecnológica para especialistas que podem acelerar os projetos.", alerta o diretor.

Durante o evento, a computação quântica também foi abordada como um impacto para o mercado nos próximos cinco anos. O palestrante foi o físico e pesquisador quântico Luiz Augusto, conhecido nas redes sociais como Econofísico.

"O evento trouxe, além dos temas atuais que permeiam a realidade dos decisores e empresários hoje, o que eles precisam fazer para se preparar a médio prazo. Luiz Augusto abordou o avanço da IA atingindo um limite técnico, o próximo salto tecnológico baseado em qubits em vez de chips de silício tradicionais.", comenta o diretor de Marketing da PowerOfData.

A computação quântica já é aplicada por empresas globais para resolver problemas complexos com maior eficiência e menor consumo de energia. A palestra também abordou os impactos esperados em segurança da informação, padrões de criptografia e maturidade digital no setor público e privado.

Eventos como o São Paulo AI & Innovation Day contribuem para a evolução da aplicação de IA nos negócios, ao auxiliar empresários e decisores a identificarem os principais gargalos e boas práticas para que os projetos gerem retorno financeiro.

"A programação trouxe temas relevantes sobre como conduzir projetos de IA de forma responsável e estratégica, com foco em ganho direto para o negócio, como aumento de faturamento, redução de riscos e otimização de custos. O São Paulo AI & Innovation Day também reforç a foco da PowerOfData em transformar dados em decisões de alto impacto, por meio de soluções que buscam uma inteligência analítica e automação com IA.", conclui.

Para mais informações, basta acessar: powerofdata.com.br/



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