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Jornada Valor em Saúde Brasil 2022 apresenta cases sobre saúde baseada em valor

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição da Jornada Valor em Saúde Brasil, evento que apresenta histórias reais de instituições que, com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial estão colocando em prática o conceito de saúde baseada em valor, ou seja, buscando oferecer resultados assistenciais com eficiência e controle de desperdício, propiciando ao paciente uma experiência positiva.

“Vamos mostrar práticas de um Brasil que está transformando o sistema de saúde e melhorando a vida da população. É importante enxergar que é possível aprimorar as condições de saúde da população, aumentar o acesso oportuno ao sistema de saúde e melhorar a qualidade de vida de todos os brasileiros”, comenta Dr. Renato Couto, cofundador da plataforma Valor Saúde Brasil.

O evento inicia no dia 17 de novembro com uma live, às 10h, que contará com palestras do gestor do escritório de Valor na Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), Mozar de Castro Neto, da subsecretária de Atenção à Saúde de Belo Horizonte, Taciana Malheiros, dos confudadores da plataforma Valor Saúde Brasil, Renato Couto e Tania Grillo, e do diretor executivo da plataforma, Breno Duarte.

Logo após a live, os cases das instituições que se destacam na entrega de valor em saúde começarão a ser liberados para os inscritos no evento assistirem on demand, ou seja, no horário que quiserem até o dia 20 de dezembro. Ao todo, serão quatro rodadas de cases que abordarão os seguintes grandes temas: Governança Clínica, Segurança do Paciente, Modelos Assistenciais e Remuneratórios e Eficiência Operacional Hospitalar.   

Os palestrantes são profissionais das organizações de saúde que utilizam a plataforma Valor Saúde Brasil® para a governança clínica e a saúde baseada em valor. Eles mostrarão o que estão fazendo, como estão progredindo e quais resultados obtiveram até agora com as diversas aplicações da plataforma. Serão apresentados cases de grandes players do setor.

Para se ter uma ideia, o sistema de saúde brasileiro desperdiça 53% do custo assistencial. A informação vem de um levantamento realizado, em 2021, na base de dados da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. As histórias apresentadas na Jornada Valor em Saúde Brasil 2022 vão mostrar que é possível aumentar a qualidade do atendimento e dar mais acesso ao sistema de saúde sem a necessidade de ampliar os recursos investidos.

O evento será uma oportunidade de aprender com profissionais que diariamente praticam a saúde baseada em valor no SUS, na Saúde Suplementar, em operadoras e hospitais de diversas especialidades, portes e regiões do país. “Nosso principal objetivo é a troca de experiências, pois acreditamos que a transformação do sistema de saúde brasileiro depende de um esforço conjunto”, finaliza Dra Tânia Grillo, também cofundadora da Plataforma Valor Saúde Brasil.

Cases

As quatro rodadas de cases abordarão os seguintes temas:

Governança Clínica baseada em valor na prática

Experiências de organizações que estão melhorando os resultados em saúde para seus pacientes, usando os recursos com maior eficiência e otimizando a experiência do paciente e da sua família

Segurança do paciente: um dos pilares da gestão na assistência em saúde Práticas de hospitais que estão reduzindo, cada vez mais, o risco de dano à saúde dos pacientes Modelos assistenciais e remuneratórios que garantem sustentabilidade pela entrega de valor

Histórias de instituições que estão melhorando os desfechos que interessam ao usuário e a remuneração dos profissionais pela governança clínica baseada em valor

Eficiência operacional hospitalar: resultado de uma governança clínica baseada em valor

Histórias de instituições que estão aumentando a eficiência hospitalar pela governança clinica baseada em valor

 

SERVIÇO:

Jornada Valor em Saúde Brasil 2022

Evento Gratuito e aberto ao público.

Link para inscrições: https://www.valorsaudebrasil.com.br/

Evento: 17/11 a 20/12/2022

Mais informações: https://www.valorsaudebrasil.com.br/



Outubro Rosa: obesidade é fator de risco para câncer de mama

Ao longo de 25 anos, o câncer de mama matou 323,2 mil brasileiras, segundo indicativos do Ministério da Saúde. A doença foi registrada na certidão de óbito de 18,2 mil brasileiras em 2021, uma média de 50 mulheres por dia, ou duas a cada hora, segundo indicativos do Ministério da Saúde. Diante desses números, surgem movimentos internacionais de conscientização, como o Outubro Rosa, que visam contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. 

O câncer é a segunda causa mais frequente de morte no país, de acordo com um levantamento recente do Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. A cada ano, cerca de 232 mil indivíduos morrem para a doença e 450 mil novos casos são diagnosticados, excluindo episódios de câncer não melanoma.

Segundo uma estimativa do Inca, o Brasil pode registrar um aumento de 66% no número de novos casos e 81% no número de mortes por câncer de mama até 2040, com o crescimento e o envelhecimento populacional. Desde 2017, o órgão alerta que o sobrepeso e obesidade são fatores de risco para diversos tipos de cânceres. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 13 em cada 100 casos de câncer no Brasil são atribuídos ao sobrepeso e obesidade.

A obesidade consiste no excesso de gordura corporal, em quantidade que cause prejuízos à saúde, sendo considerada uma doença crônica pela OMS. Para a agência, uma pessoa chega à obesidade quando seu IMC (Índice de Massa Corporal) é maior ou igual a 30 kg/m², enquanto a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m².

No Brasil, a taxa de indivíduos obesos foi de 22,35% no último ano, enquanto, em 2020, o índice era de 21,55%, conforme o estudo “Vigitel 2021”, realizado pelo Ministério da Saúde e publicado pela Agência Brasil. As pesquisas foram realizadas a partir de questionários telefônicos, com moradores de capitais de todos os estados brasileiros.

A Dra. Ana Caroline Fontinele, cirurgiã do Instituto de Medicina Sallet, explica que a obesidade é um fator de risco modificável para vários tipos de câncer, como, por exemplo, o câncer de mama.

“Não há uma explicação absoluta, mas estudos científicos demonstram que a elevada quantidade de tecido gorduroso no corpo contribui para o aumento dos níveis de estrogênio no organismo (hormônio feminino)”, afirma. “Altos níveis desse hormônio provocam a multiplicação descontrolada de células da mama, aumentando em muito as chances de desenvolvimento da doença”, complementa.

Campanha deve incentivar o combate ao sobrepeso

Para Dra. Ana Caroline Fontinele, vale investir em práticas e hábitos saudáveis que podem evitar a obesidade e o excesso de peso, como uma dieta equilibrada. “Sabemos que nem sempre é simples adotar uma rotina que envolva a prática de exercícios físicos regulares e escolha de alimentos ricos em nutrientes”.

Ela destaca que a obesidade é uma doença multifatorial que acomete indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades. “No Brasil, 60% da população está acima do peso e este número, infelizmente, cresce a cada ano. Neste cenário, campanhas de conscientização sobre os riscos de doenças associadas à obesidade são cada vez mais necessárias”, diz.

Segundo a médica, a obesidade é um fator de risco modificável de ocorrência do câncer de mama, mas as mudanças de hábitos, visando o controle de peso, contribuem para a diminuição dos riscos da doença. “As campanhas nem sempre abordam os fatores de risco com a devida importância. Melhor que identificar uma doença precocemente, é evitá-la”.

Na visão da Dra. Fontinele, para além das informações sobre o câncer de mama em si, o Outubro Rosa também deveria informar a população sobre os fatores de risco de origem comportamental: “A campanha poderia incluir informações sobre a importância da prática de atividades físicas, deixar de fumar e beber, alimentar-se melhor e buscar tratamentos eficientes para a perda de peso, como as cirurgias bariátrica e metabólica”.

Estigma social e fatores de risco

Na análise da cirurgiã do Instituto de Medicina Salelt, o Outubro Rosa, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama por meio de ações culturais, educacionais e artísticas, contribui de forma significativa para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura da doença.

“A campanha proporciona um maior acesso aos serviços de diagnóstico, como orientações à população sobre o autoexame e alerta para a importância do acompanhamento médico anual, principalmente para as mulheres com mais de 40 anos, conforme orientação da sociedade de ginecologia e mastologia”, afirma a médica. O movimento também incentiva o combate aos principais fatores de risco associados a maus hábitos, como tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade e sedentarismo, acrescenta.

“Nos últimos anos, as campanhas trouxeram a discussão sobre o combate ao estigma social causado pela doença. Consequentemente, estas ações têm a função de contribuir para a redução da mortalidade, pois o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.sallet.com.br/



A importância da comunicação entre tutores e veterinários para a saúde dos pets

A nutrição é um dos principais pilares que ajudam a zelar pela saúde e bem-estar dos animais de estimação – de acordo com a Associação Mundial de Medicina Veterinária de Pequenos Animais (World Small Animal Veterinary Association), uma boa nutrição aumenta a expectativa e qualidade de vida dos cães e gatos.

Muitas vezes, essas são questões desafiadoras para a maioria dos tutores, principalmente quando se trata de cães e gatos com problemas de saúde. Nestes casos, os alimentos coadjuvantes são essenciais para o manejo nutricional correto e, por se tratar de uma formulação específica para cada caso, somente o médico-veterinário pode prescrever a alimentação mais adequada para chegar no melhor tratamento de acordo com cada enfermidade.

É de extrema importância que os donos dos pets, bem como os especialistas, estejam alinhados e conheçam a fundo os produtos, a qualidade e os benefícios comprovados pela ciência e os nutrientes corretamente descritos, para dar início a nutrição ideal, de acordo com as necessidades dos pacientes. Desta forma, a comunicação entre tutor e veterinário é primordial quando se trata da saúde do animal. 

“Criamos uma plataforma digital, Quick Reco, que auxilia o médico-veterinário a fazer, rapidamente, a prescrição adequada  para seus pacientes. A ferramenta ainda visa a orientação dos tutores quanto aos cuidados específicos com os animais de estimação”, comenta Henrique Macedo, médico veterinário e consultor de Assuntos Veterinários da Hill’s Pet Nutrition.

As questões nutricionais são uma preocupação tanto para o veterinário quanto para o tutor. “A ferramenta foi desenvolvida para auxiliar esse processo, tornando a recomendação nutricional específica para cada necessidade do pet mais prática e efetiva”, finaliza Macedo.



Preenchimento labial: escolha pelo tratamento requer atenção

O levantamento mais recente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps) mostrou que o Brasil é o segundo país do com mais cirurgias plásticas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Constatou-se, ainda, que 67,7% das intervenções (cirúrgicas ou não) em território nacional têm objetivos estéticos.

Neste contexto, informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apontam que o Brasil supera 1,5 milhões de cirurgias plásticas por ano. Entre os procedimentos mais buscados nos últimos anos, segundo especialistas, está o preenchimento labial. A técnica pode ser ministrada por profissionais de saúde, como dentistas e médicos.

A PhD em Odontologia, Dra. Cláudia Starling afirma que a popularidade do procedimento pode disseminar mitos e inverdades sobre o tema e esclarece: “O preenchimento labial é um procedimento estético minimamente invasivo feito com agulha ou microcânulas e pode ser realizado no próprio consultório”.

A técnica utiliza uma substância absorvível nomeada ácido hialurônico de um tipo específico para a região sensível dos lábios. Segundo Startling, atualmente, este é  o produto mais indicado e seguro para o preenchimento labial. “Por ser um produto absorvível, o efeito do preenchimento tem duração aproximada de 9 meses, sendo a perda de resultado gradual”, afirma.

A profissional acrescenta, ainda, que o ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo humano e o tipo de aplicação varia de acordo com os objetivos do paciente.

Em relação aos fatores que levam à escolha, ela pondera que os motivos são variados, desde pessoas que desejam ter os lábios mais volumosos, por correções estéticas e que existe um natural interesse buscando resultados semelhantes aos de celebridades e influenciadores.

Por fim, Starling alerta que vale a pesquisa tanto em relação ao profissional responsável pelo procedimento, quanto por valores muito abaixo da média, oferecidos, por exemplo, em redes sociais. Procedimentos estéticos, mesmo os menos invasivos, realizados por pessoas sem formação e treinamento adequado podem trazer, além de prejuízos financeiros, resultados estéticos desagradáveis.

Para mais informações, basta acessar: https://draclaudiastarling.com.br/



Tecnologia 5G já traz vantagens a quem navega na internet

Pouco mais de 15 capitais do Brasil já comportam a tecnologia de redes 5G. Até esta sexta-feira, 28 de outubro, todas as capitais de estados terão as redes disponíveis e, a partir de janeiro próximo, a implantação das redes começará a ser feita gradualmente nas demais cidades brasileiras, a começar pelas localidades com mais de 500 mil habitantes, afirma a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mas, afinal, quais serão os benefícios do 5G? 

O professor Francisco Vital, docente do curso de Ciências da Computação do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), elenca essas vantagens. Segundo o especialista, a quinta geração para redes móveis e de banda larga deverá consumir até 90% menos energia do que as redes 4G atuais e, consequentemente, irá contribuir com o meio ambiente; o tempo de latência também será menor; mais aparelhos por área poderão estar conectados à rede; maior duração da bateria de dispositivos de rádio receptores, entre outras vantagens.

“Essa nova tecnologia vai ter não só mais agilidade nas conexões, como melhor cooperação entre equipamentos e sistemas que integram as cidades, a exemplo das luzes e trânsito, que poderão ser controlados via internet. Além disso, a baixa latência significa que o tempo entre o comando e a transmissão para o resultado será menor. Isso irá garantir que tarefas sejam realizadas em microssegundos, o que poderá ser um avanço para a telemedicina, por exemplo”, informa o docente.

Francisco Vital ainda conta que, ao ser comparada com a tecnologia de redes 4G, a rede 5G possui tempos de conexão entre aparelhos móveis inferiores a 5 ms (milissegundos). Enquanto isso, a rede 4G, possui latência de 30 ms. Já com relação à velocidade, a rede 5G é 20 vezes mais rápida do que a rede 4G.

“A latência e a velocidade de transmissão de dados entre uma rede e outra são umas das principais diferenças entre as duas redes. Com o 5G, quando o usuário fizer download de algum arquivo, o conteúdo será baixado praticamente de forma instantânea”, ressalta.

Ativação e aparelhos

Conforme o edital de licitação para a ativação das redes, primeiramente acontece a ativação de uma antena 5G para cada 100 mil habitantes. Nas cidades do interior do país, as ativações devem acontecer gradualmente até 2029. Para ter acesso a essa tecnologia, os usuários deverão portar aparelhos de telefonia móveis que possuam suporte para a quinta geração para redes móveis e de banda larga e, dessa forma, conseguir usufruir dos benefícios da nova tecnologia.



Melhor tatuagem da Tattoo Week é do tatuador Bruno Moreira, de São Paulo

Amante da tattoo, Bruno Moreira (@brunomoreiratattoo) declara o seu fascínio pelo universo das cores, tanto black and gray (preto e cinza), quanto full color (cores cheias), que o levaram a ser o grande campeão desta 10ª edição da Tattoo Week, em São Paulo. Com diversos prêmios em sua carreira, resultado de muito estudo, dedicação e amor à arte na pele, o artista pretende alçar voos cada vez mais altos.

“É incrível e inexplicável a satisfação diária de saber que estou escrevendo histórias, eternizando minha arte que ficará para sempre marcada na pele dos meus clientes”, conta o tatuador em suas redes sociais.

Com o prêmio, Bruno vence mais uma etapa de sua conceituada carreira e ganha projeção nacional e internacional.

Empresários são eleitos Miss e Mister Tattoo Week

Thalita Ortiz, 27 anos, e Lucas Sampaio, 42 anos, ganharam a 10ª edição do concurso de mais belos tatuados do maior evento de tatuagem do mundo, realizado em São Paulo.

“Minha vitória prova que as mulheres podem sonhar e ser o que elas quiserem”, destaca a tatuadora, que tem 80% do corpo tatuado. Almeja tornar-se uma grande empresária e expandir seu negócio, o Studio Thalita Ortiz, em Florianópolis, Santa Catarina. Hoje, realizou o sonho de tornar-se a Miss Tattoo Week SP 2022. “Quero me tornar inspiração dessa mulherada linda e guerreira e que todos os dias buscam o melhor para si e sua família”. Ela é casada e tem uma filha de 6 anos.

Do interior de São Paulo, em Sorocaba, Lucas Sampaio, 42 anos acredita que “temos que viver cada dia como se fosse o último”. Ele é empresário, hairstylist e modelo. Tem 60% do corpo tatuado com 203 tatuagens. Seu maior desejo sempre foi vencer o concurso como Mister Tattoo. Agora, vai contribuir com a disseminação da arte tattoo pelo mundo. “Meu objetivo de vida é o autoconhecimento e poder perceber com perfeição nossa natureza. Ter forças para acordar todos os dias e fazer a diferença no mundo”.

Segundo Esther Gawendo, CEO da Tattoo Week, o concurso pretende valorizar a beleza da pessoa tatuada, promover inclusão e diversidade, quebrando preconceitos ainda existentes.

Ações sociais durante o evento

O evento, realizado em São Paulo, arrecadou alimentos não perecíveis que foram doados para a Casa de David e o IBMS – Instituto Brasil + Social.

Três ações sociais de destaque aconteceram nesta edição: a doação de tatuagens de segurança para pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão; a doação de micropigmentação de sobrancelhas e aréolas para mulheres com câncer, iniciativa da Tattoo Week em parceria com a Tattoo do Bem e o projeto Arte com Paixão, da micropigmentadora Ana Savoy; e a doação de tatuagem para cobertura de cicatrizes irreversíveis de mulheres, pelo projeto “We are Diamonds”, da tatuadora Karlla Mendes com o apoio do evento.

A maior convenção de tatuagem do mundo encerrou escolhendo os melhores trabalhos nas 27 categorias de tatuagem e a campeã do evento.

Rio recebe em janeiro a 10ª edição da Tattoo Week Rio

A próxima Tattoo Week já tem data marcada: desembarca nos dias 20, 21 e 22 de janeiro. Desta vez, no Expo Mag, Rio de Janeiro.



Editora Dialética incorpora a Editora Lafayette e inicia processo de expansão

A Editora Dialética anunciou no mês de setembro a expansão da empresa pela aquisição da Editora Lafayette, editora especializada em direito. A operação, cujos valores não foram divulgados, visa impulsionar a atuação da Dialética no sentido de contribuir para a democratização do conhecimento científico e a valorização dos pesquisadores brasileiros por meio da publicação de livros.

A operação também evidencia o objetivo da Dialética de contribuir para o preenchimento de lacunas do mercado editorial brasileiro. “Encontramos na Editora Lafayette os mesmos valores que promovemos na Dialética desde a fundação da empresa: o carinho com os livros e o compromisso de respeitar e valorizar os seus autores, que devem ser compreendidos como parceiros no propósito de valorizar a ciência e democratizar o acesso ao conhecimento”, destaca o Prof. Vitor Medrado, Editor-chefe da Editora Dialética.

O Prof. Giordano Bruno, Editor-chefe da Editora Lafayette e professor da Faculdade de Direito da UFMG, explica que a aquisição é um marco de sucesso para a Lafayette. “A Dialética é uma editora que faz curadoria para a publicação de coleções especiais e clássicos e está interessada em expandir ainda mais esse tipo de projeto, o que é um caminho que eu, como editor e professor, acredito muito. Por outro lado, a incorporação da Editora Lafayette pela editora Dialética evidencia que a trajetória da Lafayette foi muito bem-sucedida”, pontua o Prof. Giordano Bruno.

Sobre a Editora Dialética 

A Dialética é uma das maiores editora acadêmica do Brasil e uma das maiores editoras literárias brasileiras. Com mais de 100 conselheiros editoriais de diferentes nacionalidades, a Dialética já publicou mais de 4.200 livros de autores de relevância nacional e internacional, com títulos publicados em 5 idiomas e mais de 1 milhão de vendas realizadas em mais de 45 países em todos os continentes. Com o objetivo de proporcionar aos brasileiros o acesso ao que há de mais relevante em pesquisas internacionais, a Dialética consolidou parceria institucional com as principais editoras acadêmicas do mundo, dentre as quais estão a Oxford University Press, a Cambridge University Press e a Springer, para a tradução e publicação inédita no Brasil de diversos títulos essenciais, tais como: “Liberdade de Expressão: Uma breve introdução” (Nigel Warburton), “Como administrar organizações para preservar o comprometimento pelo Serviço Público” (James L. Perry), dentre outros.

Site: https://editoradialetica.com/

Blog: https://blog.editoradialetica.com/

Instagram: https://www.instagram.com/editoradialetica/ 

Sobre a Editora Lafayette 

A empresa Lafayette é um projeto de anos que foi concretizado em março de 2020 pelo Prof. Giordano Bruno, atualmente editor-chefe e fundador da editora. Completando 2 anos, a Lafayette é fruto do amor de Giordano pela literatura, principalmente a literatura jurídica. Justamente por este motivo, a Editora Lafayette possui seu nome em homenagem a um dos principais juristas mineiros, Lafayette Rodrigues Pereira.

Trajetória do fundador e da Editora Lafayette 

O Prof. Giordano Bruno publicou o primeiro livro antes de concluir a graduação, com 7 livros de autoria individual e responsável pela coordenação de outras duas obras, Giordano possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), mestrado em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é Professor Associado de Direito Civil da Universidade Federal de Minas Gerais, tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e História do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Direito Civil, Teoria Geral do Direito Privado, Educação Jurídica e Combate à Pobreza.

Próximos passos da Editora Dialética 

A partir desta primeira aquisição realizada, a Dialética sinaliza ao mercado editorial a sua vocação para a expansão das suas operações por meio da incorporação de outras editoras. No que se refere especificamente à consolidação da incorporação da Lafayette pela Dialética, o próximo passo é a publicação de novas edições de todos os títulos já publicados pela Lafayette. Além disso, o Prof. Giordano Bruno passa a ser autor, editor adjunto e coordenador de coleções especiais da Dialética.

Para saber mais informações sobre a Editora Dialética:

Site: https://www.editoradialetica.com/

Mídias Sociais: https://www.instagram.com/editoradialetica/

Contatos da assessoria de imprensa

Assessoria: Gabriela Pereira

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Alimentos transgênicos apresentam riscos à biossegurança alimentar

Os alimentos transgênicos servem para facilitar a produção do agronegócio, aumentando a produtividade e gerando inúmeros benefícios financeiros para o produtor rural, que cada vez mais ganham notoriedade e começam a ser altamente comercializados e cultivados. Com esse aumento da produtividade, segundo dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) o preço dos alimentos da cesta básica caiu 5% ao ano nos últimos 25 anos. Além disso, nesses 25 anos pesquisados, a produção de grãos teve alta de 160%.

Em contrapartida, surgem diversos questionamentos referentes à segurança e os riscos de curto a longo prazo para a saúde humana. Alimentos transgênicos trazem efeitos inesperados, esses organismos são avaliados cotidianamente pela diretriz da biossegurança , a fim de encontrar eventuais riscos à saúde humana. Quando encontrados, pesquisadores de biossegurança buscam desenvolver tecnologias que possam erradicar esses riscos na produção.

Através da lei de biossegurança determinando as diretrizes na hora da produção do alimento, os produtores conseguem desenvolver alimentos que não contenham riscos à saúde humana . Não seguir esses diretrizes pode ser prejudicial tanto para os produtores rurais, quanto para os consumidores. Os produtores que não seguiram as diretrizes da biossegurança podem ter a safra inteira perdida, além de ter perdas financeiras, podem ter a imagem prejudicada no mercado do agronegócio. Além disso, os consumidores do produto podem decorrer de prejuízos em sua saúde, por estar consumindo um alimento que pode estar contaminado, ocasionando doenças.



Instituto Horas da Vida oferece mais de 135 exames gratuitos

O Instituto Horas da Vida – organização sem fins lucrativos que busca levar saúde às pessoas em vulnerabilidade social – oferece mais de 135 exames de mamografia e papanicolau gratuitos até dezembro de 2022. Em parceria com o FEMME – Laboratório da Mulher, que é um laboratório de medicina diagnóstica dedicado exclusivamente à saúde da mulher, o HV aproveita a campanha do Outubro Rosa para reforçar suas ações direcionadas ao público feminino. 

São mais de 45 exames doados todos os meses até o fim do ano, sendo 30 para Papanicolau e 15 destinados à mamografia. Para fazer o exame, as interessadas precisam residir na cidade de São Paulo e fazer o cadastro diretamente na landing page da ação (https://www.horasdavida.org.br/saude-da-mulher).  

Após o preenchimento, a equipe do Horas da Vida fica responsável por toda a comunicação com o laboratório FEMME, bem como acompanhamento de cada caso e agendamento dos exames. “A parceria com o FEMME tem como objetivo oferecer acesso aos exames e conscientizar sobre a importância do autocuidado, da prevenção e também do diagnóstico precoce”, diz Rubem Ariano, CEO e fundador do Instituto Horas da Vida.   

“No FEMME, acreditamos que todas as mulheres deveriam ter o direito do cuidado com a saúde. Por isso, criamos as iniciativas Mamografia do Bem e Papanicolau do Bem, que são projetos sociais que proporcionam exames gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade social”, diz Nathália Mendes, Gerente de Marketing do FEMME- Laboratório da Mulher.   

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente do mundo, perdendo apenas para o câncer de pele. A estimativa é que, entre 2020 e 2022, cerca de 66.280 mulheres serão afetadas por ano. A doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na Região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a posição.   

Considerada o principal meio de prevenção contra o câncer de mama, a mamografia deve ser feita anualmente pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade. O diagnóstico precoce ajuda a reduzir o número de mortes em decorrência da doença e permite uma abordagem menos agressiva durante o tratamento clínico ou cirúrgico, proporcionando até 95% de chances de cura. Já o Papanicolau é a principal estratégia para detectar lesões, alterações no colo do útero e fazer o diagnóstico de câncer em estágio inicial. O procedimento é indolor, simples e rápido. Grávidas também podem fazer o exame, sem prejuízo para a saúde do bebê. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve fazer o exame anual preventivo, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos.  

Sobre o Instituto Horas da Vida  

O Instituto Horas da Vida é uma instituição sem fins lucrativos, que atua, desde 2013, por meio de uma rede de voluntários de profissionais da saúde, promovendo a inclusão social e o acesso gratuito à saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A organização atua com foco na atenção primária em 30 especialidades e possui ações como: consultas, exames, mutirões, palestras sobre saúde e doação de óculos. Possui, entre outras certificações, o Selo Doar, que atesta a transparência nas ONGs brasileiras. Desde o início da pandemia de Covid-19, tem desenvolvido projetos especiais e parcerias em benefício de grupos diretamente atingidos, como idosos, Hospitais filantrópicos e os próprios profissionais de saúde. Mais informações em www.horasdavida.org.br.   

Sobre o FEMME – Laboratório da Mulher  

Sediado em São Paulo, com mais de 40 anos de experiência, o FEMME é um laboratório pioneiro em Medicina Diagnóstica dedicado exclusivamente à saúde da mulher, com destaque para a prevenção do Câncer Ginecológico e Medicina Fetal. Toda a estrutura foi cuidadosamente planejada dentro do conceito de atendimento especializado, aliando recursos modernos e mais conforto para nossas clientes. O laboratório é composto por uma equipe médica especializada e uma equipe de colaboradores altamente qualificada e preparada para o atendimento específico da mulher. Mais informações: www.laboratoriodamulher.com.br    



Medicina do Imepac conta com centro de simulação realística para ensino médico

Os alunos do bacharelado em Medicina do Centro Universitário Imepac, em Araguari (MG), participam, ao longo da graduação, de treinamentos e simulações no Centro de Simulação Realística Reitor Bonifácio Andrada, para a aplicação real dos conhecimentos teóricos. Além da potencialização do treinamento dos profissionais, a técnica visa, principalmente, garantir a segurança das pessoas que futuramente serão atendidas.

A simulação é uma ferramenta didática que permite aos alunos reproduzirem, na prática, procedimentos inerentes à profissão. Para isso são utilizados ambientes preparados e pacientes simulados, que replicam perfeitamente uma situação real. Além de manequins, são requisitados também atores, instruídos pelos professores, para que as situações sejam perfeitamente realistas. Desde atendimentos simples aos mais complexos, a simulação possibilita que os estudantes desenvolvam segurança na execução dos procedimentos. Dessa maneira, os futuros médicos podem desenvolver suas habilidades e competências, em situações hipotéticas, porém realistas.

Para o Dr. Henrique Pierotti Arantes, coordenador do curso, uma boa faculdade de Medicina deve oferecer algo além, que contemple uma formação integral e humanística. “Estar em um ambiente simulando enfermaria é diferente de estar em uma sala de aula imaginando uma enfermaria. Nesse sentido, a tecnologia mais adequada para alcançar este patamar de qualificação é a simulação realística. Perfeita para refinar aptidões e competências, ainda treina a reduzir a ansiedade sob situações de estresse. Mas, acima de tudo, a simulação é o melhor caminho para prevenir o risco real. Finalmente, é possível alcançar tanto a capacitação técnica, quanto a comportamental, dos futuros profissionais”, acredita.

O Centro de Simulação Realística do Imepac é o único no Brasil afiliado ao “Center for Medical Simulation” (CMS) de Boston/EUA, que conta com o Faculty da Harvard Medical School. A afiliação dá acesso exclusivo às habilidades, conselhos e experiência da equipe do CMS, composta por líderes internacionais no campo da simulação. Em contrapartida, exige um alto nível de excelência na execução do programa. “E também destaco a formação dos professores, que participam de treinamentos e capacitações ministrados pelo time de Harvard. A afiliação também nos abre portas para troca de experiências com afiliados de outros países. Por exemplo, temos contato com profissionais da Europa, Austrália, e realizamos projetos conjuntos”, destaca o professor Dr. Henrique.

 



Vídeoatendimento transforma a experiência do cliente

O vídeoatendimento não é algo novo, surgiu no mercado há mais de 10 anos para suprir a necessidade dos consumidores que deixavam de comprar no e-commerce tradicional por não haver contato próximo com os vendedores. Esse modelo de vendas consiste basicamente em oferecer uma conversa por meio de videoconferência. 

Essa forma de atender ganhou maior relevância e destaque com a pandemia, principalmente na área de saúde, graças à regulamentação da telemedicina e apenas na primeira semana de janeiro de 2022, mais de 50 mil pessoas receberam o atendimento remoto, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital. Uma pesquisa da Mordor Intelligence, mostra que o mercado de telemedicina norte-americano foi avaliado em aproximadamente US$ 38.289 milhões em 2020, e espera-se que atinja uma receita de US$ 168.396 milhões em 2026.

Mas não é somente na área de saúde que o atendimento por vídeo tem se desenvolvido, vários outros setores têm se aproveitado desse recurso para vender. Contar com a ajuda de alguém na hora de resolver algo é uma questão muito valiosa, e um dos princípios básicos do vídeo atendimento, pois além de estreitar as relações, os problemas vão se resolvendo em tempo real com rapidez, dessa forma o cliente pode sanar todas as dúvidas, conforme elas vão surgindo e sair ainda mais satisfeito de um atendimento.

Uma agência de turismo especializada em Foz do Iguaçu usa dos benefícios do vídeoatendimento para aproximar o turista da cidade, fazendo com que ele conheça os atrativos e o seu roteiro de uma forma bem interativa. “O perfil do cliente está mudando a cada momento e nós precisamos ajustar o atendimento para que ele se sinta confortável. Acreditamos que no vídeo atendimento acabamos com várias objeções de uma agência de turismo na hora de fazer a venda”, comenta André Vinicius, gestor do projeto e especialista em live commerce da Loumar Turismo.

O vídeoatendimento para a venda de pacotes de turismo em Foz do Iguaçu acontece de segunda a sexta-feira, das 09h às 10h, no YouTube da operadora.

Outra empresa que está usando o vídeo ao vivo  para vendas é a Tintas Suvinil, que disponibiliza um vendedor para explicar e mostrar tintas e todo o processo de pintura para o cliente final que tem dúvidas sobre os produtos da marca. 



Cybersecurity aplicada à Segurança Eletrônica

Os investimentos globais em segurança cibernética foram de US$ 125,1 bilhões em 2021, com previsão de chegar a US$ 299 bilhões até 2030, segundo o relatório Cybersecurity Market Size, Share & Trends Analysis – Global Opportunity. A Avantia, uma das líderes em segurança eletrônica no Brasil, está acompanhando essa tendência e trabalhando no desenvolvimento de soluções que agreguem cybersecurity em seus projetos, aumentando a proteção dos dados das empresas.

“Para se ter uma ideia, 82% do vazamento de dados de videomonitoramento no mundo acontece por meio de acesso via login e senha*, ou seja, as credenciais usadas são descobertas por cibercriminosos ou o próprio usuário disponibiliza, seja porque caiu em algum golpe ou porque salvou em locais não seguros. Isso mostra que precisamos desenvolver soluções inovadoras para garantir a segurança das informações”, destaca Bruno Carvalho, diretor comercial da Avantia.

Segurança com segurança

Quando se fala em segurança no universo digital, é importante trabalhar com várias camadas de proteção: firewalls, softwares para combater malwares, autenticação de dois fatores, criptografia, entre outros. Mas, além da segurança nos sistemas, é preciso ir além.

A biometria é um exemplo para aumentar a proteção neste sentido. A Avantia vem trabalhando com parcerias para desenvolver uma solução que permita a identificação e a autenticação do usuário através do celular, sem login e senha, tendo como única forma de acesso às informações a biometria:

  • Através de um smartphone, o usuário fará o login por biometria facial ou por meio da impressão digital;
  • Um hub externo validará a tentativa de acesso, identificando se o usuário que tentou acesso está no rol de pessoas autorizadas;
  • Essa tecnologia facilitará o não repúdio, ou seja, o usuário não terá como negar ter feito o acesso, uma vez que o sistema por biometria conta com mecanismos que comprovam o acesso de uma ou algumas pessoas autorizadas.

Esta solução de segurança para sistemas de videomonitoramento está sendo desenvolvida em acordo com a LGPD do Brasil, além de outras regulamentações importantes em nível mundial.

Ataques cibernéticos

Somente no primeiro semestre de 2022, foram mais de 31 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos a empresas no Brasil, 94% a mais do que no mesmo período de 2021. O estudo, do FortiGuard Labs, mostra ainda que o país ficou atrás apenas do México, que teve 85 bilhões de tentativas.

Já os ataques efetivos atingiram um pico histórico no segundo trimestre de 2022, aumentando 32% no mundo. O Brasil ficou com percentual acima dessa média, com 46% mais ataques do que no mesmo período do ano anterior. Os dados são da Check Point Research (CPR).

O universo da segurança eletrônica atingiu um novo patamar com a entrada em vigor da LGPD. Considerando que a maioria das câmeras utilizadas está conectada, mesmo que indiretamente, à internet, os vazamentos de informação são uma realidade. Por essa razão, garantir a inviolabilidade dos dados gerados e armazenados é uma premissa indispensável dos sistemas de videomonitoramento hoje em dia.

“É preciso olhar além da segurança das plataformas. A segurança deve estar também nas pessoas”, finaliza Bruno.

Sobre a Avantia – Uma das líderes em tecnologia para segurança eletrônica, com mais de 24 anos de história. Atende clientes de todo o Brasil, com integração de sistemas e implementação de soluções próprias de tecnologia, baseadas em Inteligência Artificial, desenvolvidas em seu centro de pesquisa e inovação, situado no Porto Digital de Recife.

*Fonte:

https://www.verizon.com/business/resources/reports/dbir/

https://duo.com/decipher/stop-the-pwnage-81-of-hacking-incidents-used-stolen-or-weak-passwords

https://southridgetech.com/did-you-know-81-of-hacking-related-breaches-used-either-stolen-and-or-weak-password/



Fintechs FortBrasil, Qred e Zippi são as mais novas associadas à ABCD

A Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) acaba de anunciar a chegada de FortBrasil, Qred e Zippi ao seu quadro de associadas. O movimento faz parte da estratégia de expansão traçada pela entidade para este ano e que busca ampliar sua atuação em prol do setor de crédito digital, que segue em crescimento. De acordo com a 2ª edição da Pesquisa Fintechs de Crédito Digital, feita em parceria entre a ABCD e a PwC Brasil, o segmento foi responsável pela concessão de R$12,7 bilhões em 2021, quase o dobro do registrado no ano anterior.

Na avaliação de Claudia Amira, diretora executiva da associação, a chegada das novas associadas fortalece a representatividade da entidade. “O objetivo da ABCD é reunir empresas voltadas para todas as modalidades de crédito e que atendam os mais diversos perfis, por meio de serviços inovadores capazes de acompanhar a evolução do setor rumo a um mercado mais inclusivo e moderno. Por isso, é muito satisfatório ter como novas associadas fintechs que sintetizam a vanguarda do segmento.”

Há 18 anos no mercado e com mais de 2,5 milhões de clientes e 400 parceiros varejistas, a FortBrasil oferece soluções financeiras e tecnológicas para ambos os públicos: enquanto aos consumidores, principalmente das classes C, D e E, oferta cartão de crédito físico e virtual, aplicativo com informações sobre o meio de pagamento, seguro e serviços financeiros, aos varejistas de todos os portes disponibiliza uma estrutura completa de pré e pós implantação do cartão. A solução inclui desde concessão de crédito, confecção e entrega de cartão co-branded ou Private Label até ponto de venda com atendimento FortBrasil e ferramentas digitais para administração das vendas com o cartão. 

Além disso, a fintech conta ainda com soluções como o Meu Empréstimo (empréstimo pessoal 100% digital que não consome o limite do cartão) e CaaS (uma plataforma de credit as a service totalmente personalizada com a marca do parceiro e implementada em seu aplicativo ou site). “A ABCD estimula a utilização de tecnologia para entregar soluções financeiras adequadas à realidade de cada consumidor. Isso tem muita relação com nosso propósito que é oferecer acesso a crédito e consumo para as pessoas viverem melhor, principalmente quando tratamos com o público-alvo da FortBrasil: pessoas das classes emergentes C, D e E, muitas vezes desbancarizados ou que encontram na FortBrasil sua primeira experiência com crédito consciente”, pontua Juliana Matos de Freitas, fundadora da fintech. 

Com foco em atender pequenas e médias empresas que buscam a expansão de seus negócios, investimento em infraestrutura, capital de giro e geração de novas receitas por meio de empréstimo 100% online sem garantias, a Qred, nascida na Suécia em 2015, iniciou sua operação no Brasil no fim de 2019 tendo como base um modelo de negócios inovador. “Trouxemos uma roupagem mais simples para o tradicional modelo de oferta de crédito existente. Nosso cliente paga o empréstimo por meio de um fee mensal definido e estabelecido durante o processo de análise”, detalha Romulo Pereira, CEO da fintech. 

A análise para liberação dos recursos leva em conta o tempo mínimo de operação de 18 meses, faturamento anual mínimo no valor de R$150 mil e a existência de algum tipo de restrição grave no CNPJ da empresa. Os valores de empréstimos concedidos variam entre R$10 mil e R$250 mil, com prazos de pagamento que vão de três a 24 meses. De acordo com Pereira, a entrada na ABCD atende a necessidade de networking, advocacy e troca das melhores práticas do setor entre os associados. 

Atuando desde 2018, a Zippi lançou o primeiro meio de pagamento voltado para autônomos que utiliza a tecnologia PIX para disponibilizar capital de giro a micro e pequenos empreendedores. Além disso, suas faturas são semanais, alinhadas com o fluxo de recebimento dos negócios. “Nossa solução é sobre crédito, mas também sobre a capacidade de gerenciar pagamentos. Atendemos dezenas de milhares de clientes e acumulamos uma fila de espera com mais de meio milhão de solicitações”, afirma Ludmila Pontremolez, co-fundadora da Zippi,  eleita uma das 100 Startups to Watch 2022. 

“Desde o primeiro contato com a ABCD, percebemos o alinhamento da nossa empresa com os valores e a proposta da associação. Além disso, acreditamos que unir forças, fazer networking e ampliar o número de empresas que lutam para tornar o mercado de crédito mais simples e democrático, é uma responsabilidade de todos os empreendedores da área”, completa Ludmila sobre a adesão à associação. 

Informações sobre todos os associados da ABCD estão disponíveis em https://creditodigital.org.br/membros-associados/



Crescimento do agronegócio no Matopiba atrai multinacionais

O agronegócio brasileiro vive uma fase positiva com a projeção de crescimento de 2,8% do seu Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. A previsão é da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e tem sido acompanhada pelas grandes multinacionais de vários setores que abastecem o agro. Entre as regiões que mais se expandem, está o Matopiba, que abrange o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Algumas empresas já estão investindo nesta região, como o Grupo KUHN, multinacional de máquinas agrícolas especializadas no preparo do solo, plantio, pulverização e outras áreas.

A região Centro-Oeste continua concentrando os principais grandes fazendeiros do país, mas o Matopiba tem se destacado. São cerca de 73 milhões de hectares que estão entre as áreas nas quais o agronegócio brasileiro tem estado presente na última década, considerando-se 35 milhões de terras cultiváveis. A região produz principalmente soja, milho e algodão. A pecuária e o cultivo de frutas e tubérculos também encontram espaço na vasta área do Matopiba.

As pesquisas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que a área plantada de grãos na safra 2021/2022 no Matopiba poderá atingir 8,422 milhões de hectares, sendo a Bahia o estado que lidera os números.

Potencial a longo prazo

A expectativa é de que o crescimento do Matopiba não pare. Com o aumento da produção agrícola, também cresce a demanda pelos implementos. “Existe um potencial nesta região que não para de crescer. O agronegócio brasileiro depende mais do que nunca do Nordeste brasileiro, inclusive porque o regime de chuvas também está colaborando nas safras recentes”, explica José Carlos Bassetti, Gerente de Marketing da KUHN.

A empresa está abrindo um novo centro de distribuição no Matopiba, situado na cidade de Palmas (TO). Ele deverá ser inaugurado no início de 2023 para atender aos pedidos de distribuição de peças de reposição em toda a região, além de criar um centro de treinamento técnico e outro administrativo no local. Palmas foi escolhida pela localização estratégica para se alcançar as demais cidades na região.

O centro de distribuição terá uma estrutura com 2.000 m² e permitirá atender pelo menos nove revendas na região. Entre 2018 e 2021, a Kuhn cresceu em torno de 300% no Matopiba e espera triplicar a participação até 2028.

Confiança no cenário nacional

O otimismo do mercado nacional também é encontrado na Kuhn, que tem no Brasil um dos seus principais mercados. “Sabemos que momentos de recessão sempre existem, a economia vive de ciclos. Mesmo que isso chegue, o mercado está maduro, consolidado, e o agronegócio brasileiro exporta para o mundo todo, não imaginamos que essa demanda irá diminuir”, afirma Bassetti.

Há cerca de dois anos a Kuhn tem fortalecido o seu projeto de rede no Brasil através de revendas em todas as regiões. Recentemente, lançou cinco máquinas agrícolas com foco na sustentabilidade. Em 2021, a empresa já havia anunciado a compra total da empresa KOHR, marca de carretas graneleiras, escarificadores e outros implementos. Anteriormente, havia adquirido a marca Montana.

Sobre a KUHN do Brasil

O Grupo KUHN está presente em cerca de 100 países e emprega mais de 5.000 pessoas em 11 unidades de produção e 11 unidades de distribuição em todo o mundo. De origem francesa, com mais de 190 anos, a KUHN trabalha com linhas de implementos agrícolas para agricultura e pecuária. A KUHN do Brasil tem 17 anos de atuação com sedes nas cidades de Passo Fundo (RS) e São José dos Pinhais (PR).



Energia solar se torna a terceira maior fonte de energia do Brasil

Ganhando cada vez mais espaço e confiança entre os brasileiros, a energia solar se tornou a terceira maior fonte da matriz elétrica do Brasil, ficando atrás apenas das hidrelétricas e eólicas, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A pesquisa mostra que a tecnologia já soma 16,4 gigawatts (GW) de capacidade instalada em usinas solares fotovoltaicas, considerando desde projetos de grande porte (geração centralizada) até as instalações menores, como em telhados, fachadas e terrenos (geração distribuída).

Isso significa que no total, a energia solar corresponde a 8,1% da matriz energética brasileira, já as fontes hídricas representam 53,9% e as eólicas 10,8%, de acordo com o levantamento. A diferença para as fontes de gás natural e biomassa é pequena: 8,1% (16,37 GW) e 8,0% (16,30 GW), respectivamente, mas o que anima o setor é que nos últimos dez anos esse mercado tem registrado crescimento constante, puxado principalmente pela geração de energia solar nas residências.

“A fonte solar ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do país, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população. As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, explicou Carlos Dornellas, diretor da Absolar. “A fonte solar é cada vez mais competitiva e é um equipamento que se instala muito rapidamente. Isso faz dela um importante vetor de crescimento do país”, disse o diretor.

Segundo a Associação, desde 2012 a energia solar já gerou mais de R$ 86,2 bilhões em novos investimentos, R$ 23,5 bilhões em arrecadação aos cofres públicos, 492 mil novos empregos e evitou a emissão de 23,6 milhões de CO2.

Para o especialista em sistemas fotovoltaicos e diretor da franquia Home Store Solar, Rosivaldo Pires, o avanço da energia solar é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. “A energia solar está cada vez mais acessível devido as diversas possibilidades de financiamento oferecidas pelos bancos, além disso, as placas fotovoltaicas possuem uma vida útil longa – cerca de 25 anos – e requerem mínima manutenção. A solução representa uma economia financeira para famílias e empresas e sustentabilidade para o planeta, já que é uma fonte de energia totalmente limpa e renovável”, falou Pires. “Em apenas dois anos já realizamos mais de 100 projetos que somam 1MW instalados no estado do Pará. O mercado ainda tem muito a crescer e se continuar expandindo no mesmo ritmo, acredito que em mais 30 anos a energia fotovoltaica chegará à liderança do país”, finalizou o diretor da franquia Home Store Solar.



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Neste Podcast conversei com Márcio Kanamaru, líder TMT Brasil e América Latina da KPMG, sobre os vários aspectos da conexão 5G e você poderá tirar muitas dúvidas que ainda tenha sobre essa nova forma de acessar a Internet a partir de seus dispositivos móveis.

Veja o que você verá neste Podcast: qual é a real velocidade do 5G em comparação com o 4G; vale a pena trocar de celular apenas para ter conexão 5G? Quais os setores da economia serão mais beneficiados? Eles estão dispostos a investir em infraestrutura e processos para aumentar a rentabilidade e outro processos? Os carros autônomos podem virar realidade e quando isso deve acontecer? E os dispositivos IoT – a Internet das Coisas – devem ter crescimento exponencial mesmo?

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Mural do artista Apolo Torres colore novo empreendimento em Pinheiros

O artista Apolo Torres desenvolveu o mural que cobre a fachada do Nurban Pinheiros, o novo empreendimento da incorporadora VitaUrbana, localizado à rua Alves Guimarães, em Pinheiros. A obra retrata pessoas caminhando de bike e patinete, e tem o intuito de valorizar aspectos que caracterizam a cidade e o público da incorporadora: a diversidade, a valorização do transporte público e dos meios alternativos de locomoção, e o espírito alegre e descontraído.

Com murais que retratam cenas cotidianas, em um estilo que mescla pintura clássica, arte contemporânea e street art, o trabalho de Apolo Torres objetiva levar vida. Por isso, o artista foi escolhido para participar deste projeto da VitaUrbana, cuja atuação também buscar revitalizar o espaço urbano, sempre em sintonia com o perfil de cada bairro.

“Nós, os sócios da VitaUrbana, já acompanhávamos o trabalho do Apolo Torres, e o chamamos para participar deste projeto com a proposta de entregar ao bairro uma obra que transmitisse alegria e valorizasse a mobilidade e a diversidade que caracterizam os nossos empreendimentos e a essência da cidade de São Paulo, composta por pessoas de diferentes etnias, orientações sexuais e idades, migrantes e imigrantes”, conta Juan Galan, sócio da incorporadora.

“Um prédio faz parte da paisagem urbana por 50 até 100 anos, por isso, precisa ser agradável, tornar o espaço melhor. E foi isso que buscamos: trazer mais vida para a cidade”, destaca Nicolau Sarquis, também sócio da VitaUrbana. “Abraçamos este tipo de intervenção artística desde o início do projeto do Nurban Pinheiros, porque acreditamos que os empreendimentos imobiliários devem contribuir para melhorar o contexto urbano em diversos aspectos, inclusive o estético e cultural, saindo do limite de um projeto privado para levar benefícios ao público”, conta.

O edifício foi concebido com o propósito de atender um conceito contemporâneo de moradia, que privilegia a mobilidade, a conexão e a integração.



Empresárias dão dicas para construir uma marca no e-commerce

A pandemia do novo coronavírus impulsionou o crescimento real do e-commerce no Brasil em 27%, de acordo com a Neotrust, e o faturamento deste setor, em 2021, bateu o recorde de R$ 161 bilhões. Para este ano, o mercado projeta um faturamento 9% maior, deixando em evidência que pode ser rentável investir na abertura de um negócio online, alternativa, inclusive, para quem sonha em empreender.

Abrir um negócio online, apesar de ser uma tarefa sem muita burocracia e com menos gastos que para abrir um negócio físico, requer um planejamento minucioso, de acordo com especialistas e proprietários de empresas que atuam com vendas no digital. Para alavancar a divulgação e, consequentemente, o faturamento do negócio, é necessário conhecer a fundo o público-alvo, entender a sua demanda, além de facilitar a experiência do cliente durante navegação no e-commerce e investir nas redes sociais para a divulgação da marca.

De acordo com a fundadora da loja virtual Menina Flor, segmentada em óculos de sol e armação de óculos de grau femininos, os interessados em abrir um negócio online precisam pensar além do produto. “Uma dica para fazer dar certo é investir em uma plataforma de fácil navegação e caprichar na apresentação visual do produto”, sugere Maria Claudia Andrade.

“Além disso, construir um site intuitivo, de fácil navegação, é uma estratégia para tornar a experiência do cliente mais prazerosa, pois o cliente de e-commerce, independentemente do segmento, quer facilidades, quer confiança, e segurança para realizar a compra do produto pelo qual se sentiu interessado”, completou a também fundadora da loja Menina Flor e especialista em e-commerce, Daniela Andrade.

Para as empresárias, conhecer o público-alvo e trabalhar estratégias de venda direcionadas para ele é fundamental para o sucesso do negócio, independentemente do segmento. “É muito importante criar uma conexão com seus clientes e ficar muito atento às tendências do momento”, lembra Maria Claudia. “Isso faz toda a diferença para fidelizar o cliente e para alavancar o negócio e o faturamento”, completa Daniela.

As redes sociais, não menos importantes nesse processo de fixação de marca, também são aliadas com as quais os que sonham empreender no digital devem contar. “É importante criar perfil da marca nas redes sociais e atuar também por meio delas, pois são nelas que estão grande parte dos potenciais clientes”, destaca Daniela Andrade. “Não há dúvidas de que as redes sociais são uma estratégia a mais para apresentar o produto e alcançar novos clientes. Inclusive, investir em influenciadores também pode ser uma boa iniciativa”, finaliza a fundadora da Menina Flor, Maria Claudia Andrade.

Para saber mais, basta acessar: www.oculosmeninaflor.com.br



Objective agrega em governança corporativa com nova CFO e novo conselheiro

A Objective Solutions anunciou nesta sexta-feira (21) a integração de dois executivos de mercado para fortalecer a governança corporativa da companhia. Claudia Dantas e Jorge Sellmer, assumiram respectivamente as posições de CFO (Chief Financial Officer) e Conselheiro Consultivo.

Claudia Dantas é executiva com sólida experiência em gestão financeira e estratégica, atuou em instituições financeiras, empresas de tecnologias e mídia digital. Sua trajetória é marcada por operações de captação de investimentos com Private Equity, M&A e IPO.

“Estou muito feliz em integrar o time Objective, meu desafio nesta nova jornada é implementar uma área de Finanças com um olhar mais voltado ao negócio, capaz de interagir com as áreas de operações e comercial como apoio na tomada de decisão, além de, fortalecer a governança corporativa, com foco na inovação e crescimento sustentável,” destaca Claudia. 

A nova CFO da Objective é Administradora e Conselheira de Administração formada pelo IBGC, pós-graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas/FGV e MBA Executivo pela Fundação Alvares Penteado/FAAP. Além disso, é Diretora de Alianças Estratégicas da W-CFO Brazil, grupo de mulheres líderes na área financeira que incentivam a representatividade feminina em cargos de liderança nas empresas.

“A Claudia traz uma visão mais robusta de mercado que atribui valor ao crescimento da Objective e seu amadurecimento. Sua experiência vai agregar aos processos internos e a estratégia de governança corporativa,” destaca Júlio Nascimento, sócio e investidor da Objective. 

O novo Conselheiro Consultivo da Objective é Jorge Sellmer,  formado em Tecnologia da Informação e Gestão de Negócios, possui grande experiência como executivo em empresas de IT Services como a Resource IT, BRQ Digital e GET. 

“A vasta experiência do Jorge complementa o conselho e traz diversidade de perspectivas e opiniões, fatores fundamentais no crescimento da companhia,” considera Júlio Nascimento, sócio e investidor da Objective.  

Para a Objective, a governança corporativa tem papel fundamental no direcionamento e nas projeções da empresa para o futuro. Nesse sentido, tem através de seus três conselheiros independentes Yuryi Ferber, CEO da BriTech, Cesar Bertini, Sócio e Diretor na Smart Money Ventures e Jorge Sellmer, executivo em empresas de IT Services, uma visão ampla do mercado que agrega valor junto a expertise da governança interna. 

“A Objective pretende com essas mudanças ampliar ainda mais sua visão estratégica com base em seu crescimento e nas projeções futuras. Temos expectativas de crescer 35% ao ano, para isso,  apostamos em agregar novas perspectivas à governança da empresa como o primeiro passo,” destaca João Paulo Miranda, CEO da Objective. 

Sobre a Objective

A Objective é uma multinacional brasileira criada há 27 anos por amigos desenvolvedores que desejavam romper as barreiras tecnológicas através de produtos digitais, consultoria e desenvolvimento de software. A companhia possui mais de 600 especialistas inquietos e criativos com foco na qualidade além da entrega e com o propósito de gerar valor para empresas em diversos segmentos do mercado nas suas jornadas de transformação digital. 

Com sede em São Paulo, a Objective atua no modelo remoto e com escritórios em Curitiba-PR, Maringá-PR, Chicago-IL, cidade do Porto-PT e Toronto, CA, a empresa opera com equipes multidisciplinares de alta performance que desenvolvem habilidades gerenciais e operacionais com foco na eficácia e eficiência da entrega.



Eleva Educação lança campeonato esportivo entre escolas do grupo

Com o mote “Aqui, educação e esporte jogam juntos”, o Eleva Educação, grupo de ensino básico do país, lança este mês seu primeiro campeonato esportivo, a Liga Brasileira de Escolas de Excelência (Libre). O evento reunirá cerca de 1.400 alunos atletas de 12 escolas do grupo, abrangendo mais de 75 unidades escolares em três cidades-sede: Brasília, Rio de Janeiro e João Pessoa. A abertura será no dia 22 de outubro, às 8h, no Esporte Clube Cabo Branco, na capital paraibana.

As modalidades são Futsal, Vôlei, Handebol e E-sports (FIFA e Fortnite). O campeonato vai acontecer durante os meses de outubro e novembro, com dois dias de jogos em cada uma das cidades, e campeões por modalidade e gênero. A única modalidade mista é E-sports. Além das competições, também haverá oficinas e workshops para promover experiências diferenciadas para o público, como: workshop de futmesa e basquete 3×3. Os patrocinadores são OFF e Lysoform, MK Games, Brasas e a Forma Turismo como patrocinador Master. E, como apoio, a BR Supply e a Titânio Marketing Digital

Na frente social, em parceria oficial com o Mesa Brasil, rede de bancos de alimentos da América Latina, promovida pelo SESC, todos os eventos – João Pessoa, Brasília e Rio de Janeiro – terão pontos de coleta de alimentos, nos quais a comunidade escolar poderá contribuir para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para o Eleva Educação, educação e esporte compartilham do mesmo DNA, desenvolvendo valores como cidadania, trabalho em equipe, resiliência e paixão. 

De acordo com Natan Leal, trainee executivo do grupo, o Eleva Educação está pronto para fazer educação e esporte jogarem juntos para impactar a formação dos alunos. O desenvolvimento do cidadão do amanhã vai além do processo pedagógico, estimulando tanto o lado cultural como também o esportivo. O objetivo é fazer essa integração entre as escolas com uma disputa saudável, e também descobrir talentos. Unir educação e esporte para gerar valores que essas duas ferramentas de transformação possuem em sua essência. “O Eleva pode, com a abrangência que tem, mobilizar tantos jovens atletas, de diferentes partes do Brasil, em um evento esportivo escolar que tem tudo para ser um dos maiores do país”, destaca.

 

Escolas participantes

João Pessoa: CEI (Zona Sul e Mirassol), CEI (Romualdo Galvão e Roberto Freire), ISO, CBV, Motivo e Colégio do Salvador

Brasília: Elite, Sigma, Ideal e Integrado

Rio de Janeiro: Pensi, pH e Elite

 

Serviço:

  • Evento João Pessoa:

Data: 22 e 23 de outubro

Locais dos jogos: Esporte Clube Cabo Branco (R. Cel. Souza Lemos, s/n – Miramar) e FUNAD (futsal – Rua Dr. R. Orestes Lisboa, s/n – Pedro Gondim)

  • Evento Brasília:

Data: 05 e 06 de novembro

Local: SIGMA 912 (SGAS I St. de Grandes Áreas Sul 911 – Asa Sul)

  • Evento Rio de Janeiro:

Data: 14 e 15 de novembro

Local: Arena Deodoro (Estr. São Pedro de Alcântara, 2020 – Vila Militar)



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