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Ópera de Arame recebe a 4ª edição do Curitiba+Fisio de 12 a 14 de novembro

Entre os dias 12 e 14 de novembro a capital paranaense sediará a quarta edição do Curitiba+Fisio. O evento internacional voltado aos estudantes de fisioterapia acontecerá na Ópera de Arame – Vale da Música, um dos cartões-postais da cidade e visa promover a troca de conhecimentos na área de uma maneira diferenciada misturando informação, arte, cultura, além de oferecer certificados de 20 horas complementares. As inscrições podem ser realizadas em www.curitibamaisfisio.com.br

“Queremos oferecer uma experiência única na formação em fisioterapia. Por isso contamos com palestrantes especialistas, temas relevantes e muitas atividades práticas. É um evento com uma dinâmica completamente diferenciada de congressos acadêmicos porque também trazemos arte e cultura em toda nossa programação. Além disso, os participantes também recebem certificado de 20 horas complementares”, explica Luis Fernando Requião, profissional de fisioterapia e idealizador do evento.

Presença de personalidades do esporte 

O evento que terá palestras e oficinas diversas com especialistas, que vão da osteopatia à robótica; Além disso, estarão presentes atletas que utilizam da fisioterapia em suas atividades para reabilitação como o campeão mundial de canoagem paralímpico Igor Tofalini e o lutador de MMA Wanderlei Silva. Eles irão compartilhar com o público suas experiências de reabilitação com o tratamento fisioterapêutico. 

Para apresentar um pouco da programação do Curitiba+Fisio, no dia 22 de outubro acontecerá um pré-evento gratuito aos inscritos no evento. Basta acessar o site do Curitiba+Fisio.

Transmissão ao vivo: Curitiba+Fisio será o primeiro evento acadêmico de fisioterapia transmitindo ao vivo todas as palestras, onde todos os inscritos poderão interagir em tempo real com o público e com os palestrantes através da plataforma de gamificação que será usada no evento. A plataforma pode ser acessada em https://www.yazo.com.br/.

Breve histórico 

Curitiba+Fisio acontece desde 2018, quando contabilizou mais de 700 participantes de 19 instituições de ensino superior. As edições de 2019 e 2020 contabilizaram aumento no número de instituições presentes. Já eram quase 50 delas, oriundas de diversas regiões do país, resultando em mais de mil. Em seu histórico foram diversas as inovações para envolver o público, tais como o aumento no número de palestras, além um workshop sobre fisioterapia intensiva, com 4 UTIs completas, sendo duas usadas para pacientes adultos e duas usadas para pacientes pediátricos, que oportunizaram aos participantes vivenciarem situações do dia a dia dos profissionais intensivistas.

Mais informações e inscrições: www.curitibamaisfisio.com.br

Local do evento: Ópera do Arame – Vale da Música, R. João Gava, 920 – Abranches,
Curitiba – PR 

Redes sociais 

Site:http://www.curitibamaisfisio.com.br 

Instagram: @curitibamaisfisio

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YouTube: Curitiba Mais Fisio

Assessoria de Imprensa | Dimoura Estratégia & Conteúdo
diocmoura@gmail.com



Instituto Internacional de Identificação têm novas adesões

Promover o direito à identidade civil a todos os indivíduos, com a adoção de tecnologias seguras em sintonia com as tendências globais de identificação são algumas das finalidades do Instituto Internacional de Identificação – InterID, entidade lançada em 16 de setembro, Dia Internacional da Identidade.

Com o intuito de produzir pesquisas, relatórios, estudos, consultorias e publicações na área da identificação, bem como realizar, organizar e patrocinar eventos nacionais e internacionais, o InterID teve a adesão da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), entidade representativa do setor de certificação digital ICP-Brasil. A parceria visa unir esforços pela adoção das melhores práticas e tecnologias em uma identificação mais segura para o cidadão e que esteja prevista e garantida em lei.

Segundo o presidente-executivo da AARB, Edmar Araújo, faz todo sentido associar-se ao InterID, uma vez que se trata de organização liderada por profissionais extremamente experientes e atuantes no segmento da identificação. “Ao nos associarmos ao InterID, nos conectamos com entidades e pessoas capazes de trazer propostas resolutivas à área da identificação que resultarão em mais segurança, modernidade, conveniência e agilidade em inúmeros processos”, diz.

De acordo com o diretor-presidente do InterID, Célio Ribeiro, a AARB traz consigo uma experiência bastante valiosa que é a do empreendedor que atende e conhece o público empresário. “Uma das contribuições que a AARB pode nos trazer ao debate é a sua perspectiva sobre realidade das empresas que precisam confirmar a identidade de um indivíduo ou de uma empresa. A tecnologia PKI é comum em todo o mundo e está bastante ligada ao nosso propósito de estudar, pesquisar e propor tecnologias de identificação mais eficazes, modernas e seguras”.

O Instituto também desenvolverá ações a partir da interação com entidades governamentais, privadas e do terceiro setor, além de apoiar a integração e o processamento de informações da área de identificação com vistas à prevenção de fraudes em processos de negócios.

Além da AARB, associaram-se ao InterID a Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Fundação Escola Nacional de Perícias (ENP), Associação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e a Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR).



Balneário Camboriú passa a contar com sistema de bikes compartilhadas

Balneário Camboriú, a cidade com maior valorização imobiliária do país, segundo índice FipeZap, passa a contar também com uma alternativa inovadora, limpa e consciente de mobilidade para que todos possam se movimentar e aproveitar. Por meio de uma parceria público-privada se insere no mercado um novo modal, um sistema de transporte elétrico compartilhado. São bikes elétricas que estarão disponíveis em pontos, chamados de parking zones (estações para as bikes), distribuídos inicialmente entre Barra Norte e Barra Sul, em frente a alguns empreendimentos FG, espaços públicos da cidade e também estabelecimentos privados, como farmácias e mercados, por exemplo. O serviço já está disponível para uso. O start foi dado no último sábado, com alta adesão da população. Nos primeiros cinco dias estima-se que mais de 750 km tenham sido percorridos com as bikes.

A inserção desse modal não poluente é um presente para toda a população e conta com anuência da Prefeitura de Balneário Camboriú, estando o serviço adequado ao Decreto nº 9.413/2019, referente às bicicletas elétricas não equiparadas a ciclomotores. Dessa forma, fica permitida a circulação em ciclovias e ciclofaixas. “Cada vez mais temos modais alternativos. Acompanhamos as tendências globais e sabemos da importância das bikes elétricas, mais democráticas e sustentáveis. Além disso, nossa preocupação com vida saudável e com a melhoria da qualidade de vida da população tem total sinergia com esse novo projeto”, explica o empresário Jean Graciola, presidente da FG Empreendimentos que está trazendo o sistema para o destino Balneário Camboriú.

Segundo o estudo “Micromobilidade no sul global”, o uso de bicicletas compartilhadas no Brasil teve um aumento de 400% nos últimos dez anos. O sistema compartilhado tem o objetivo de atender diversos perfis de utilização com as e-bikes nas estações. Para utilizar, basta baixar o aplicativo, cadastrar o número de celular e aguardar o SMS de confirmação. Para alugar o equipamento é necessário cadastrar o cartão de crédito e verificar no mapa do app onde os veículos estão disponíveis, pois em se tratando de um sistema dockless (sem estação fixa), os modais estão em constante movimento, atualizados em tempo real no app.

Inicialmente serão disponibilizados 50 equipamentos e, até julho de 2023, serão inseridas mais 100 bikes elétricas, atendendo a demanda. “Esse é um sistema de mobilidade econômica e sustentável e que oferece solução ao trânsito de Balneário Camboriú”, comenta o empresário Jean Graciola.

 



Big Data: qual é a estratégia de empresas líderes para 2023

Dados são gerados diariamente em alta quantidade, velocidade e variedade nas empresas, e, devido às rápidas mudanças tecnológicas do mercado, organizações se veem obrigadas a se adequarem para garantir seu espaço. É aí que surgem as chamadas soluções em Big Data, que vão desde a extração desses dados até a criação de inteligência artificial. 

Uma pesquisa global foi realizada pela Enterprise Strategy Group (ESG) com a Splunk, reunindo a visão de 2.000 líderes de TI, segurança e negócios sobre o uso e estratégias de inovação com dados para 2023 sobre o uso de dados. O relatório contou com empresas de 9 países: Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália, Cingapura, Japão, França, Alemanha e Índia.  

Empresas líderes são mais inovadoras e têm margem de lucro maior  
 
A pesquisa revelou que para todas as organizações o maior desafio não é a quantidade exorbitante de dados, mas sim atender as necessidades e expectativas dos clientes que estão em constante mudança, a forte concorrência e os crescentes desafios de segurança.

Em média, empresas líderes de mercado relatam lançar nove produtos ao ano, o que não seria possível sem seus recursos de inovação em dados. Uma média de 20% da receita dessas corporações vem de produtos lançados no ano passado, mais que o triplo dos 6% dos iniciantes. As grandes corporações:  

  • Têm maior satisfação de clientes (36% nas empresas líderes, contra 21% de empresas iniciantes)  
  • Conseguem entrar em novos mercados (33% versus 16%)  
  • Engajam clientes em novos canais (30% versus 16%)  
  • Possuem taxas de ganho mais altas (34% versus 17%)  
  • Conseguem reter mais clientes (35% versus 18%)  
  • Têm um melhor posicionamento da marca (35% versus 17%)  

A gestão de dados abre portas para que problemas surjam com frequência, porém, também permite que soluções e benefícios sejam encontrados na mesma medida. Alcançar uma maturidade na gestão de dados dá a empresas líderes um aumento de 9,5% no lucro bruto, em comparação com organizações ainda em nível iniciante.

Usar dados para resolver problemas dentro da cadeia de suprimentos também se mostrou uma vantagem mensurável. 79% das empresas líderes disseram que reduziram custos, contra 60% dos iniciantes.   

Empresas líderes na inovação com dados superam a concorrência 
 
Devido à uma capacidade superior de usar dados para entender tendências de vendas, desempenho dos produtos, comportamento do cliente e muito mais, líderes são 5.7 vezes mais propensos a dizer que sua organização quase sempre toma melhores decisões do que os concorrentes.  
 
As grandes corporações também demonstraram ser mais lucrativas. Enquanto 58% dos líderes de mercado dizem que superaram suas metas de receita do ano fiscal mais recente em 7% ou mais, apenas 23% dos iniciantes podem dizer o mesmo.   

Empresas líderes estão operacionalizando e monetizando dados 

A pesquisa também apontou que empresas líderes operacionalizam uma porcentagem maior de seus dados. 66% delas relataram captar, indexar e organizar dados e os tornar acessíveis para análise em tempo real e uso comercial, contra 57% entre empresas intermediárias e 48% entre iniciantes.

A grande maioria das empresas líderes (98%) monetizam dados – revendem, fornecem dados como um serviço, etc. Contudo, a prática também é forte em empresas intermediárias (92%) e iniciantes (65%). Os entrevistados relataram vários benefícios na monetização de dados, sendo os principais: 

  • Maior lucratividade do que outras linhas de negócios (de acordo com 68%, versus 47% dos iniciantes)  
  • É mais fácil de vender (67% versus 45%)  
  • Cresce mais rápido (74% versus 49%)

Projeção de Big Data e Analytics no mercado latino-americano para 2023  
 
Segundo relatório realizado pela consultoria Frost & Sullivan, o mercado de Big Data na América Latina deve chegar a US$ 8,5 bilhões em 2023. A pesquisa, realizada em 2017, verificou uma receita de US$ 2,9 bilhões gerada por esse mercado naquele ano, e calculou uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 19,2%.

Liderando a corrida, o Brasil corresponde a 46,7% das vendas totais em Big Data e Analytics na América Latina. Em segundo lugar vem o México (26,7%), seguido pela Colômbia (7,9%), Chile (6,9%), Argentina (5,6%) e Peru (2,4%).

Daniel Luz, COO da beAnalytic (empresa de consultoria e outsourcing em Big Data analytics), diz que a adoção de soluções em Big Data tem um papel crucial e inevitável no crescimento de empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte. “A vasta quantidade de dados gerados diariamente pelos mais diversos sistemas numa empresa torna humanamente impossível a análise em tempo real. Soluções em Big Data ajudam a minerar esses dados de forma a tomarem sentido e produzirem valor de volta para o negócio, mostrando, por assim dizer, o ‘caminho das pedras’.” 

“Os benefícios já podem ser sentidos a curto prazo, com uma maior otimização de tempo e tarefas e redução de custos, mas, a longo prazo os resultados são ainda mais significativos. Qualquer empresa pode e deve instrumentalizar sua Big Data para acompanhar os KPIs, estrategiar a gestão, entender melhor o público-alvo e personalizar seus serviços e produtos. Isso impulsiona a expansão, aumenta produtividade e lucro, fortalece a marca, fideliza clientes, e torna a empresa resiliente aos problemas que podem surgir ou a novas disrupções no mercado,” conclui Daniel.

A pesquisa conclui que os dados imprimem cada vez mais sua importância no mercado, mostrando sua força transformativa por meio dos resultados. Ser uma empresa inovadora em dados significa, em outras palavras, desenvolvimento rápido, vendas mais assertivas e maior resiliência. 



Estratégias de marketing podem ser alinhadas com produções audiovisuais

Dentre as diversas possibilidades existentes que podem fazer parte de um plano de marketing, a produção de conteúdo audiovisual se tornou um ponto importante devido aos crescentes números de utilização das redes sociais. Para creators, marcas e empresas, apresentar produções audiovisuais de qualidade podem interferir em quantidade de seguidores, alcances orgânicos e afins. 

Em eventos de grande porte, onde há um volume considerável de transmissões de imagens e vídeos nas redes sociais das empresas participantes, por exemplo, a estratégia de marketing utilizada pode auxiliar na produção e no direcionamento desses conteúdos. Um exemplo disso foi o Rock in Rio 2022, que aconteceu em setembro deste ano e reuniu cerca de 700 mil pessoas durante os dias de evento. Segundo o relatório da organização, o festival contou com ativações publicitárias e midiáticas que reuniram mais de 180 mil pessoas em diferentes estandes.

Para Willy Malheiros, Sócio e Diretor Artístico da Clube Mídia, que esteve presente na organização de ativações da Sony Music e da Porto no Rock in Rio 2022,  “pensar em vídeos que entreguem conteúdo e informação de qualidade por meio do entretenimento, alinhado à visibilidade da marca, são importantes para a definição de um planejamento de mídia mais objetivo com assuntos que atendam a públicos específicos”.

O sócio e diretor administrativo da Clube Mídia, David França, comenta que, além da produção e execução, deve-se atentar também para um back-office organizado. “Uma estrutura de back office bem definida e direcionada auxilia o trabalho da produção, já que existem diversas etapas jurídicas, contratuais, autorizações, parcerias, tratativas com fornecedores, reuniões de alinhamento, tanto na parte comercial quanto de marketing, além da própria produção”, complementa. 

Para Felipe Junqueira, produtor da Clube Mídia, os desafios também podem fazer parte da execução de ações publicitárias externas. “Um dos maiores desafios que encontramos é operacionalizar diferentes equipes com formatos de atuação distintos em um mesmo evento. Junto a isso, deve existir ainda uma operação de pré-produção, com cronogramas, logística e estrutura que deve fazer tudo ocorrer dentro do previsto”, salienta o produtor. 

A expectativa de crescimento desse mercado, segundo Pedro Dias e Guilherme Leal, sócios da Clube Mídia, leva em consideração, principalmente, o volume de empresas que estão presentes no digital hoje em dia. Segundo a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas entrevistadas adotam estratégias do segmento buscando o crescimento do negócio. “Dados como esse são importantes para que empresas que ainda não aderiram a essas estratégias, promovidas pelo marketing alinhada ao audiovisual, possam reconsiderar e enxergar uma perspectiva de futuro positiva”, finaliza Guilherme Leal, Diretor Executivo. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.clubemidia.com/

 

 



Cirurgiã dentista comenta causas e soluções da apneia

Hoje em dia, estudos indicam a presença de problemas na hora de dormir em função de fatores como estilo de vida, problemas financeiros, dificuldades para conciliar a vida, insegurança e questões emocionais, comprometendo o rendimento pessoal, além de resultar em diversas outras situações negativas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 45% da população mundial sofre com algum distúrbio do sono, entre eles a apneia do sono. Atualmente, existe uma perspectiva alarmante de que, aproximadamente, 90% de quem sofre com o distúrbio ainda não foi diagnosticado, e isso é uma informação preocupante uma vez que a apneia pode acarretar diversos riscos para a saúde.

A apneia do sono é um distúrbio que causa momentaneamente a parada da respiração ou uma respiração superficial durante o sono, resultando em um descanso falho e pouco relaxante, além de gerar roncos na pessoa. A irregularidade é causada devido a obstrução das vias respiratórias nasais em função de uma desregulação dos músculos da faringe, entretanto, há hábitos que estimulam o risco de desenvolver o distúrbio do sono, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo ou o excesso de peso.

Considerando todos os fatores, há três tipos principais de apneia do sono que podem ser desenvolvidas, além de uma temporária. Existe a obstrutiva, a central e a junção de ambas, que é a mista.

Apneia obstrutiva do sono: ocorre, em grande parte, devido à obstrução das vias aéreas no nível da garganta ao longo do sono, resultando na parada da respiração e, em seguida, na emissão de roncos;

Apneia central do sono: ocorre, normalmente, depois de alguma doença que causou alguma lesão cerebral e alterou a percepção do indivíduo em regular a estimulação respiratória durante a noite de sono.

As informações estão disponíveis no portal informativo MSD Manuals.

O que a apneia pode causar?

Segundo a Dra. Jéssica Arakaki, dentista e estudiosa do tema, os principais sintomas são a sonolência ao longo do dia, dificuldade de concentração, irritabilidade, dor de cabeça, alterações da memória e, em casos mais graves, até impotência. Outro destaque, dado pela doutora, foi a possibilidade do distúrbio gerar problemas cardíacos para o portador, sendo essa a consequência mais alarmante.

“Devido à constante interrupção de suprimento de ar, a apneia gera uma queda dos níveis de oxigênio no sangue. Com isso, é colocada uma pressão sobre o coração, já que leva o órgão a bombear mais rápido o sangue, no intuito de compensar a falta de O2”, comenta a dentista.

Como tratar?

Atualmente, com a evolução da medicina, existem alguns tratamentos para combater a apneia do sono. A doutora Arakaki indica que, em casos iniciais e leves, a solução pode estar no uso de um aparelho ortodôntico. Segundo a dentista, o aparelho, ativado gradativamente, vai agir no posicionamento da mandíbula e respeitar as dimensões do paciente, assim exercendo um favorecimento na oxigenação de todo o organismo enquanto ele dorme, o que acaba por controlar a apneia.

No entanto, a Dra. Jéssica Arakaki alerta que se deve ter cuidado na escolha do tratamento. Quando em casos mais graves, a dentista comenta que uma escolha a ser considerada é pelo tratamento com uso de máscara, o CPAP, durante as noites de sono.



Nomus abre vagas para programa de treinamento prático em universidades

Amanhã,15, a empresa de tecnologia de gestão ERP para indústrias, Nomus, receberá aplicações de universidades públicas e privadas de todo o país para o programa Gestão da Produção na Prática. A iniciativa é voltada para treinamento prático de alunos para melhor fixação dos assuntos e conceitos abordados em sala de aula acerca de controle de produção e gestão de fábricas. 

O programa é composto por atividades e pequenos desafios que os alunos devem simular dentro de um sistema ERP real especializado em indústrias. O trabalho é desenvolvido em conjunto com o professor que, dividindo a turma em grupos, coordena exercícios como “criação da engenharia do produto”; “controle de estoque” e “emissão da ordem de produção”, entre outros. 

O programa Gestão da Produção na Prática tem a duração de até um semestre letivo. Os alunos receberão acesso ao ERP Industrial disponível por todo o projeto; materiais de instrução em vídeo e texto estruturados na universidade corporativa; palestra online com um especialista na área e certificado de participação. É voltado para os cursos de engenharia, sobretudo de produção e mecânica; administração; sistemas de informação ou afins. 

“Escolhemos o dia dos professores para abrirmos a agenda 2023 deste programa, já que a gente acredita que o profissional que se forma estimulado pela prática na tecnologia se prepara melhor para os desafios vividos numa empresa atualmente. Esse é o caminho para qualificar a mão de obra no setor industrial”, comentou o CEO da empresa, Rafael Netto. 

Serão selecionadas 7 universidades para participar gratuitamente do Gestão da Produção da Prática. O coordenador ou professor que quiser inscrever sua disciplina deve acessar o site https://material.nomus.com.br/gpp .  “Gostaríamos de abrir para todas as faculdades, mas é um trabalho que precisa de dedicação e envolve curadoria, por isso, podemos nos comprometer somente com algumas agendas para o próximo ano”, destacou o diretor à frente do programa, Thiago Leão. 

 



Precisão de exames é determinante para salvar vidas

Estudos apontam que cerca de 80% dos médicos usam como base exames laboratoriais para realizar a identificação de doenças, mas um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) chama atenção. De cada 10 pessoas 4 são prejudicadas nos cuidados de saúde primários e ambulatoriais. O diagnóstico incorreto está entre os principais erros. 

Atualmente, 95% das doenças graves podem ser identificadas por meio de testes. Portanto, a realização de exames em laboratórios de excelência e certificados ganha importância.  

A médica Luciana Dias, CEO do Transduson (Centro de Diagnósticos Avançado), fundado em 1990 e com a certificação ISO 9001 e acreditação ONA, explica que essas certificações mostram a qualidade do serviço prestado por qualquer laboratório. “É muito importante que o paciente esteja atento às condições do laboratório. Um diagnóstico preciso não passa apenas pela análise do médico, mas por um exame preciso também. Um diagnóstico precoce salva várias vidas. Aumenta a chance de cura no caso de doenças graves e a qualidade de vida durante o tratamento”, destaca.

A acreditação ONA, por exemplo, aponta que o centro de diagnóstico conhece profundamente os diversos processos que possam direta ou indiretamente afetar os pacientes, como, por exemplo: atendimento ao cliente, coleta de exames, preparo e identificação das amostras, transporte, realização dos exames, análise dos resultados e tecnologia da informação. Exames eficazes promovem a redução de custos médicos e evitam a perda de tempo com a realização de novas investigações.

Ainda segundo Luciana Dias, todo esse processo passa pela qualificação e treinamento constante das equipes. Além disso, a busca constante por tecnologia é outro fator importante para a qualidade dos resultados dos exames e precisão.

“Para alcançar esse patamar é preciso investir em a vários fatores. O primeiro deles é a busca por uma infraestrutura moderna e uma equipe capacitada. Portanto, a dica é ficar atento se o laboratório atende esses aspectos antes de escolher”, detalha a CEO, Dra. Luciana Dias.

Centros de diagnóstico no Brasil oferecem exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, análises clínicas, anatomia patológica, raio x e densitometria óssea, por exemplo.

“O laboratório tem papel central na análise e na tomada de decisão do médico. Os testes laboratoriais produzem informações que determinam o que vai ser feito dali em diante”, finaliza Luciana Dias, CEO do Transduson.



Biomedicina fomenta produção científica na saúde pública

Em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP) realizaram o sequenciamento genético do Sars-CoV-2. Um tempo recorde que atraiu holofotes para a biomédica Jaqueline Goes de Jesus, uma das integrantes da equipe, e para a importância de investir em pesquisas científicas e saúde pública.

Em 2020, um vírus batizado de Khosta-2 foi encontrado em morcegos por cientistas na Rússia. Assim como o Sars-CoV-2, o vírus pertence ao sarbecovírus, uma subcategoria de coronavírus. Mais recentemente, pesquisadores da Universidade Estadual de Washington State (WSU), nos Estados Unidos, alertaram para o fato de que o Khosta-2 possui proteínas capazes de infectar humanos e é resistente às vacinas disponíveis. A descoberta aponta também neste caso a relevância das pesquisas contínuas na área da saúde.

Neste contexto, um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que investir um dólar por pessoa na prevenção e tratamento de doenças não transmissíveis pode salvar sete milhões de vidas até 2030. O órgão salienta que é preciso investir em ações de saúde pública baseadas em evidências. Neste sentido, a biomedicina é uma grande aliada. Os profissionais que atuam na área desempenham papel relevante na elaboração de pesquisas científicas. 

“A enfermagem em trabalho conjunto com a biomedicina pode desenvolver ciência de várias formas e contribuir para o avanço da saúde pública no país”, afirma Thayanne Pastro Loth, docente, mestre e especialista em saúde pública. Ela exemplifica que a atuação pode ocorrer em pesquisas sobre a ação de medicamentos preexistentes ou até mesmo na criação de novas vacinas. Um estudo sobre fármacos pode visar “baratear os custos e garantir eficácia bem como melhorar a via de administração de medicação de alguns tratamentos”, diz Loth.

Exemplo recente de contribuição científica foi a descoberta da biomédica Lívia Fratini Dutra, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de um gene presente em casos graves de meduloblastoma, tumor no cérebro comum em crianças. Chamado ZEB1, o gene foi associado a uma pior expectativa de vida em pacientes que se enquadram nas classificações 3 e 4 do meduloblastoma – os mais agressivos.

De acordo com um artigo acadêmico, produzido na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), o caráter multidisciplinar da biomedicina oferece uma visão ampla da saúde, o que permite que o profissional da área seja também capaz de desenvolver e implantar políticas de saúde, projetos governamentais, avaliar planos e programas na atenção à saúde e colaborar nas políticas públicas de saúde.

A profissão de biomédico, regulamentada em 1979, possui vasta área de atividades, sendo mais de 30 habilitações regulamentadas pelo Conselho Federal de Biomedicina. O profissional que atua na saúde pública é um dos agentes de destaque pela possibilidade de realizar estudos específicos. 

“Pesquisas científicas na área contribuem para o avanço do manejo das doenças, seja no diagnóstico, tratamento ou prevenção”, pontua a especialista em saúde pública. 

Segundo a docente, ao se debruçar em dados estatísticos e indicadores de saúde, tais pesquisas geram a “reflexão sobre os problemas reais acerca [de uma determinada] doença e da população acometida, possibilitando intervenções de saúde mais pontuais e efetivas”. Ou seja, é um trabalho que reflete também nas autoridades sanitárias que, com base em evidências científicas, podem atuar de forma coordenada e estratégica.



Mercado funerário se adapta à longevidade da população brasileira

A América Latina vem acompanhando uma tendência mundial de aumento nas taxas de envelhecimento da população. Segundo o Relatório de Economia e Desenvolvimento 2020, elaborado pelo CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina, até 2050 a população com mais de 65 anos será o dobro da porcentagem atual, chegando a 17,5%. O Brasil se destaca nesse cenário e deve ser o 6º país no mundo com mais idosos nesse período.

Dados parciais levantados pelo IBGE, no mês de agosto, confirmam as estatísticas de que a população brasileira está envelhecendo. Colocando em números, entre 2012 e 2021, 12,2 milhões de brasileiros ingressaram no grupo de pessoas com 60 anos ou mais.

Quando falamos em pessoas idosas, a temática da morte também entra em evidência. O assunto é um tabu entre os jovens, mas entre a população idosa é tratado com mais naturalidade. “Ao contrário de ser uma sentença para aqueles que passaram dos 65 anos, hoje, pensar na morte é uma oportunidade de planejamento, pois as pessoas estão alcançando a longevidade com mais saúde, disposição e renda do que as gerações passadas. Vemos isso na prática, diariamente” afirma Cesar Medeiros, diretor comercial e de marketing do Grupo Zelo, empresa do segmento funerário. De acordo com dados do IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros, que era de 45,5 anos em 1945, passou para 76,8 anos em 2020.

São inúmeros os produtos e serviços que vem surgindo no mercado, direcionados aos que chegaram à melhor idade. As empresas que não têm um olhar de cuidado e atenção, para esta geração podem estar remando contra a maré e perdendo uma ótima oportunidade de mercado. A chamada “economia prateada” movimenta valores altos em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Já existem no mercado empresas com produtos e serviços focados nesse público, como um aplicativo de transporte/mobilidade exclusivo para idosos, em São Paulo, ou até mesmo uma franquia de academias voltada para a terceira idade.

Um levantamento recente feito pela agência de relações públicas e marketing norte-americana FleishmanHillard, indica que os idosos movimentam cerca de R$ 1,6 trilhão por ano. E nesse cenário, a inclusão da população longeva na dinâmica social e comercial se mostra cada vez mais urgente.

Especialistas afirmam que os idosos estão mais exigentes quanto aos produtos e serviços que utilizam, prezando por um atendimento diferenciado, mais do que o preço baixo. No setor funerário, é preciso se diferenciar para agregar valor ao negócio e se destacar entre as mais de 13 mil empresas do setor no Brasil.  “Para alcançar e se relacionar com os associados longevos, investimos no atendimento humanizado e empático. Como eles estão preocupados com a qualidade de vida e bem-estar, ofertamos, ainda, uma rede de descontos, com serviços voltados para saúde, permitindo que os clientes possam usufruir do seu investimento funerário ainda em vida” ressalta Medeiros.



Fundação Energia e Saneamento preserva documentação da hidrelétrica Henry Borden

A Fundação Energia e Saneamento detém e preserva a documentação histórica da construção do Complexo Henry Borden -, operado pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), oriunda da antiga Light -, localizada em Cubatão, como relatórios, mapas e fotos, disponíveis de forma gratuita. Esse mês, a hidrelétrica completa 96 anos.

Na primeira metade do século 20, a hidrelétrica forneceu eletricidade que garantiu o crescimento do parque industrial paulista e a expansão da urbanização de boa parte da capital e região metropolitana. A usina integrou um projeto de engenharia que contemplou a criação de outras estruturas, como o reservatório Billings e o canal Pinheiros. Hoje, ambos possuem outras funções primordiais na capital, como o abastecimento de água e controle de cheias.

O complexo Henry Borden, localizado no sopé da Serra do Mar, utiliza água da Bacia do Rio Tietê, que teve seu curso alterado para descer a Serra do Mar. Do Rio Pinheiros, a água vai para a Represa Billings e depois para a Represa Rio das Pedras, reservatório da usina, percorrendo túneis abertos na serra até a usina em Cubatão. A primeira unidade do complexo foi inaugurada em 1926 e as demais foram instaladas até 1950.

A Usina Henry Borden integra um grande investimento da companhia canadense The São Paulo Tramway, Light and Power Company Limited, a Light, pioneiro no mundo, e foi a principal obra do Projeto da Serra, a maior hidrelétrica do Brasil, projetada entre as décadas de 1920 e 1960 para aumentar o fornecimento de energia elétrica para a capital paulista, que estava crescendo rapidamente. 

O projeto pioneiro teve grande impacto econômico, social e ambiental, com seus reservatórios e barragens, além de inversões e canalizações de rios. A usina mudou a paisagem da baixada e contribuiu para a criação do polo industrial de Cubatão. A região foi escolhida por ficar entre São Paulo e Santos, pela proximidade com a estrada de ferro da São Paulo Railway e pelo desnível de 720 metros entre a serra e o nível do mar, dando força às águas para movimentar as turbinas.

As obras tiveram início em 1925, com cerca de seis mil operários. A usina ainda conta, atualmente, com o maquinário original e com a atuação de cerca de 200 pessoas na operação e manutenção das instalações do complexo Henry Borden, que integra duas usinas, externa e subterrânea, que totalizam 889 MW de capacidade. As principais instalações do Projeto da Serra foram as barragens no Rio Tietê, a retificação do Rio Pinheiros e a construção das usinas elevatórias no canal, o Reservatório Billings e a Henry Borden. 

Bombardeio na Revolução de 1932

Na Revolução de 1932, que surgiu de uma crise entre o Estado de São Paulo e o governo federal, resultando em um grande confronto bélico, uma das táticas usadas pelo Governo Vargas para forçar a rendição paulista foi interromper o fornecimento de energia, bombardeando a Usina de Henry Borden, então Usina de Cubatão, na época a maior usina paulista, responsável pelo abastecimento direto de energia a São Paulo. 

O bombardeio tinha o propósito de pressionar os rebeldes e interromper o abastecimento de energia para as fábricas adaptadas em indústrias de guerra, prejudicando a produção e o fornecimento das tropas paulistas. No dia 29 de julho, a usina foi atingida por bombas lançadas por aviões do governo federal. A Revolução de 1932 durou três meses e a rendição foi assinada em 1º de outubro, com a derrota dos rebeldes.

Acervo Histórico 

A Fundação Energia e Saneamento desenvolve projetos completos de organização de arquivos, sistematização, racionalização e recuperação rápida e eficiente das informações contidas nos documentos arquivados. Coordena a implantação do sistema Enerweb, ferramenta digital desenvolvida pela Fundação e para gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos. 

A história da Fundação começa em 1998, quando as empresas do setor elétrico brasileiro estavam sendo privatizadas e o governo estadual paulista criou um órgão para preservar a memória e o patrimônio do gás e da eletricidade no Estado. Em 2004, a Fundação incorporou a temática do saneamento e surgiu o nome Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento ou Fundação Energia e Saneamento.

Organização sem fins lucrativos, a Fundação atua em todo o Brasil, desenvolvendo projetos culturais e educativos que contribuem para a democratização do acesso ao patrimônio cultural, visando o fortalecimento da cidadania e o uso responsável dos recursos naturais.

O acervo da Fundação é composto por mais de 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 4.000 objetos museológicos, 50 mil títulos na biblioteca, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século 19.

A Fundação guarda também um rico patrimônio arquitetônico e ambiental. São quatro Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), as usinas Parque de Salesópolis, Rio Claro, Brotas e Santa Rita do Passa Quatro, algumas com áreas remanescentes de Mata Atlântica, e dois imóveis urbanos em Itu e Jundiaí.



Técnicas para flacidez de pele ajudam a busca por autoestima

Homens e mulheres têm percepções diferentes de si mesmos quando o assunto é autoestima. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ideia com 663 voluntários, somente 3% dos homens brasileiros se consideram feios e 47% afirmaram que se acham bonitos. Paralelamente, 20% das mulheres não gostam do que veem no espelho e sofrem com baixa autoestima, como revelou um estudo do Instituto Kantar, do Ibope.

Um levantamento da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) revela que, entre as queixas mais comuns de indivíduos que buscam procedimentos estéticos, foi citado o incômodo com a saúde e aparência da pele, como rugas em diversas partes do rosto e do corpo, como na região dos olhos e da boca, pescoço, joelho, colo e “papada”. De acordo com a entidade, a busca pelos procedimentos aumentou 390% desde 2016.

Segundo o Dr. Paulo Henrique Laia, médico e empresário à frente da DOME Núcleo Avançado – clínica com sede em Belo Horizonte (MG), que atua com cirurgia plástica, cosmiatria, dermatologia e áreas complementares da medicina -, a busca por autoestima impulsiona diversos nichos da estética, como a busca por tratamentos de flacidez de pele. 

“Com o crescimento na busca por uma aparência mais jovem, além de uma vida com saúde e bem-estar, surgiram diversos tratamentos para flacidez de pele no mercado brasileiro – tecnologias que potencializam os resultados dos pacientes”, afirma.

Brasil “importa” técnica para flacidez de pele

Laia destaca que, atualmente, muitas pacientes tratam a flacidez de pele, principalmente abdominal, através da abdominoplastia. Entretanto, com a chegada da técnica Bodytite, é possível evitar a temida cicatriz da abdominoplastia, realizando um procedimento que necessita de uma cicatriz muito menor – pela incisão da lipoaspiração”, afirma.

Ele conta que o tratamento é utilizado por celebridades como Kim Kardashian e Luciana Gimenez. “A proposta é atuar na retração de pele. Por meio da técnica, é possível alcançar resultados com até 47% de retração, evitando, em alguns casos, a cicatriz de cirurgias que tratam a flacidez, como a abdominoplastia”.

De acordo com o médico e empresário à frente da DOME Núcleo Avançado, diante da popularidade da técnica, muitos se perguntam quando uma pessoa deve procurar por um tratamento do gênero, assim como quais são os casos mais comuns de procura.

“A técnica Bodytite pode ser utilizada desde os pequenos níveis de flacidez aos maiores. O procedimento pode ser empregado de forma isolada, em flacidez de grau leve, ou associada a cirurgia plástica tradicional, em casos de flacidez moderada a alta”, explica.

Quando questionado a respeito da evolução das técnicas de tratamento para flacidez de pele no Brasil nos últimos anos, Laia acredita que houve morosidade para surgir no mercado brasileiro um aparelho que atendesse às exigências dos cirurgiões e pacientes.

“Sendo assim, foi necessário buscar por alternativas fora do país para trazer ainda mais tecnologia e inovação aos pacientes”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.nucleodome.com.br/



Fundação Logosófica em São Paulo recebe certificado de instituição cultural

A Fundação Logosófica em São Paulo recebeu no dia 31 de março de 2022 o CRIC (Certificado de Reconhecimento de Instituição Cultural), concedido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo a partir da publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

A Fundação Logosófica é uma instituição sem fins lucrativos com finalidades culturais e educacionais, criada pelo pensador e humanista González Pecotche, em 11 de agosto de 1930. A organização apresenta um método para o autoconhecimento e propõe que cada indivíduo realize um processo de evolução consciente, promovendo superações graduais na própria vida. 

De acordo com Reginaldo Correa, Diretor da Fundação Logosófica em São Paulo, o recebimento do selo CRIC atesta o caráter cultural da instituição e abre portas para atividades culturais da instituição. 

“O endosso da Secretaria de Cultura e Economia Criativa demonstra que a Fundação é uma instituição sem fins lucrativos e sem conotação política, religiosa e ideológica. Essa é uma credencial importante para o foco que damos para as nossas atividades, já que muitas empresas buscam esse selo na hora de contratar ou convidar instituições para promover suas atividades culturais e dão valor aos objetivos de bem pelo mesmo”, explica. 

Além do mais, prossegue, o certificado [CRIC] também ajuda na hora de falar com os veículos de mídia. “Os veículos costumam dar apoio para atividades de cunho social e cultural”.

Para Glaucia, diretora da Comissão de Cursos e Palestras,  o título de centro de cultura veio para confirmar a atividade já realizada pela instituição desde o início de sua fundação até hoje. “A instituição utiliza uma série de meios de comunicação e canais para fazer o conteúdo e a experiência chegarem a diversos públicos: escolas, empresas, universidades, parcerias com outros centros culturais e mídias abertas para facilitar o acesso de todos”. 

Fundação investiu no ambiente on-line durante a pandemia

Glaucia conta que desde março de 2020 – com a eclosão da pandemia de Covid-19 ao país – foram promovidas atividades como lives, webinários e workshops on-line semanais e mensais. Em 2022, foram retomadas as atividades públicas presenciais na sede cultural da instituição, no bairro da Saúde, em São Paulo (SP).

“Foram mais de 150 atividades on-line realizadas nos últimos dois anos. Pode-se verificar uma amostra da crescente disseminação e interesse pelos conteúdos apresentados de março a junho deste ano, com mais 60 mil acessos aos vídeos disponibilizados no canal Logosofia São Paulo no YouTube ”, informa Glaucia.

A Fundação Logosófica em São Paulo também dá apoio pedagógico ao “Projeto Amanhã Gente Grande”, com foco em atividades infantis, livros, contações de histórias e teatros para estimular a disseminação de conhecimentos da pedagogia logosófica. O podcast, criado desde 2020 por jovens – e para jovens – chamado “se tudo passa, o que fica” já tem mais de 10.000 acessos.

Para ela, as expectativas da Fundação Logosófica em São Paulo para o futuro a curto e médio prazo são as melhores a partir do recebimento deste CRIC. 

Para mais informações, basta acessar: https://logosofia.org.br/ 



Em ritmo de alta, e-commerces devem investir em ERP, diz CEO

Segundo uma análise da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) o comércio eletrônico deve alcançar a receita de R$ 91,5 bilhões na segunda metade do ano.  De acordo com o balanço, as vendas do e-commerce brasileiro devem aumentar 95% até 2025. Já a nível mundial, o segmento deve crescer 55,3% nos próximos três anos, segundo uma projeção do relatório Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS.

Para Mateus Toledo, CEO da MT Soluções – empresa que atua com um hub de soluções para e-commerce, como implantações de lojas virtuais, layouts e sistema ERP e marketing digital -, a crescente adesão dos brasileiros às compras on-line deve impulsionar os negócios do setor que, por sua vez, devem investir esforços para a melhoria contínua.

Neste sentido, segundo Toledo, um ERP (Enterprise Resource Planning, na sigla em inglês – Sistema de Gestão Integrado, em português) é um dos elementos que podem auxiliar em práticas de e-commerce. Ele destaca que é necessário se atentar a determinadas etapas do processo que podem ser aprimoradas com ferramentas e estratégias de ERP.

“Um bom ERP pode auxiliar em toda gestão de um negócio, organizando informações e dados que são essenciais dentro da rotina de trabalho de um gestor”, afirma. O ERP auxilia no controle de estoque da loja, controle financeiro, emissão de notas fiscais e boletos, cadastro de clientes e produtos, entre outros”, completa.

Além disso, o especialista pontua que, com o ERP, é possível aprimorar ainda mais todo o processo da empresa, desde a parte de logística, expedição, separação e controle de embalagem. “Com um ERP, as empresas conseguem ter maior escalabilidade”.

Ferramentas e estratégias evoluíram nos últimos anos

Na visão do CEO da MT Soluções, as ferramentas e estratégias de ERP evoluíram nos últimos anos e estão em constante atualização para incluir todo o controle da empresa em um único sistema de gestão integrado. “Entre os próximos passos para o aprimoramento, as plataformas de ERP têm buscado melhorar as suas tecnologias e ouvir ‘quem realmente importa’, que são os lojistas”, diz Toledo.

“A prova disso é que as organizações trouxeram a equipe de produtos de suas empresas para os três maiores eventos de e-commerce que ocorreram no Brasil este ano. Nota-se a abertura e respeito aos empresários brasileiros para que, em um breve período, novidades e melhoras apareçam nessas plataformas”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://mtsolucoes.com.br/



Massagens terapêuticas ajudam no combate ao estresse

Os sintomas da ansiedade e cansaço podem ser correlatos, visto que, muitas vezes, uma pode ser a causa da outra. Um indivíduo que sofre de ansiedade ou estresse frequente, tem em seu corpo uma quantidade significativa de hormônios de estresse, como o cortisol, o que pode levar ao cansaço e à insônia.

Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que existem tratamentos terapêuticos que podem ser facilmente inseridos na rotina e melhorar significativamente a qualidade de vida, diminuindo até a necessidade do uso de remédios para essas situações.

Um exemplo desses tratamentos terapêuticos para o estresse e a ansiedade é a massagem. “As massagens podem ajudar a tratar várias desordens físicas e mentais, além de serem benéficas para corpo e mente”, relata Márcio Aono, coordenador técnico da rede de spa urbano Espaço Prana.

Técnica milenar para o tratamento do estresse

Essa técnica é utilizada em diversas ocasiões, como para o tratamento de dores crônicas, dores musculares, estresse, insônia, ansiedade, depressão, retenção de líquido e com finalidades estéticas. 

Cerca de 70% da população ativa do Brasil já apresentou algum sintoma do estresse, de acordo com a Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil (Isma-BR). 

Além do número de pessoas estressadas e da quantidade de indivíduos que estão consumindo medicamentos para ansiedade, também existe o fator da dependência medicamentosa, situação na qual o uso frequente pode trazer uma dificuldade muito grande em viver sem os fármacos. 

Inclusive, nunca houve um número tão grande de pessoas que recorrem a medicamentos para aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade. No ano de 2021, um levantamento do Consulta Remédios comprovou o aumento de 113% na busca por medicamentos indicados para o tratamento de insônia, ansiedade e depressão, em relação ao ano anterior.

“As massagens podem ser uma excelente alternativa para driblar os sentimentos negativos, diminuir o consumo de medicamentos e levar uma vida muito mais leve”, continua Márcio Aono.

Os benefícios da massagem que melhoram a qualidade de vida

As massagens podem melhorar a qualidade de vida através de mecanismos fisiológicos. A técnica promove analgesia, reduzindo ou até mesmo eliminando dores por completo, deixando a pessoa mais calma e despreocupada.

O corpo quando passa por uma sessão de massagem libera serotonina e endorfina, substâncias responsáveis por combater incômodos físicos e mentais e responsáveis também pela sensação de prazer e bem-estar. 

“Aqueles que possuem uma rotina muito agitada podem usufruir de todos os benefícios da massagem em pouco tempo, já que algumas modalidades de massagem podem durar 15 minutos (no caso da quick massage). Uma sessão por semana pode ser o suficiente para diminuir as idas à farmácia”, diz Márcio Aono. 

“Além disso, a massagem ajuda na prevenção de doenças, como depressão e ansiedade generalizada. As técnicas de massagem contribuem com o sistema imunológico e melhoram a saúde de maneira geral. Porém, é importante lembrar que, mesmo com as massagens, é importante passar por avaliação médica e seguir orientações personalizadas de acordo com os sintomas e o estilo de vida”, continua. 

Tipos de massagem terapêutica que fazem sentido para a vida das pessoas que sofrem com estresse

Em muitas cidades do Brasil é possível encontrar spas que apliquem a técnica de massagem terapêutica, sendo este tipo de lugar o mais desejado para realizar as sessões. 

“É preciso verificar se o local segue todas as normas adequadas e se os profissionais são realmente qualificados. Procure as redes sociais do local, veja os comentários e avaliações, veja se a estrutura é adequada e se os profissionais são realmente responsáveis. Isso é essencial para obter os efeitos positivos das massagens”, afirma Márcio Aono.

Entre as massagens terapêuticas, estão o Shiatsu, Pedras Quentes e Ayurvédica. São massagens que trazem benefícios além do relaxamento e possuem manobras e técnicas específicas que visam proporcionar saúde física e mental, além da sensação ampliada de bem-estar.

O Espaço Prana Spa está há mais de 16 anos no mercado e possui 5 unidades em São Paulo, onde realiza mais de 30 terapias e massagens terapêuticas.

Para mais informações: www.espacoprana.com.br



Ciência de dados pode alavancar performance de atletas

Soa o apito, uma bola com sensor começa a rolar no campo e, no teto do estádio, 12 câmeras capturam os movimentos da bola e calculam a posição exata de cada jogador. É o sistema de impedimento semiautomático, novidade a ser apresentada na Copa do Mundo do Qatar, que será disputada em novembro e dezembro deste ano. O fato do país-sede ocupar a quarta posição entre os países mais ricos no mundo não é elemento determinante: o uso de inovações tecnológicas dentro do futebol é um recurso crescente.

A aplicação de ciência de dados no esporte pode ir muito além do monitoramento das ações técnicas dos atletas dentro do campo de jogo. O uso de dados de inteligência artificial, análise preditiva e estatísticas é capaz de delinear estratégias táticas, gestão da equipe e até mesmo a escolha do perfil de jogador a ser contratado. 

“Embora muitos associem os dados aos ‘scouts’ técnicos, como chutes no gol e posse de bola, todas as áreas de preparação física e fisiologia dependem de avaliações de desempenho e marcadores biológicos”, afirma Filipe Maia, cofundador da Lean Solutions. 

Especialista em análise de dados, Maia ressalta que a combinação entre dados e esporte não é algo novo e sim “uma tendência que vem desde a revolução tecnológica do esporte na década de 70”. Hoje, as informações contribuem não só para ajudar os treinadores, mas também para os próprios jogadores melhorarem a performance esportiva.

“É interessante observar o aumento no número de jogadores desconhecidos que chegam para as equipes principais. Muito disso é reflexo da ampla utilização da base de dados disponíveis para acompanhamento e avaliação de atletas”, acredita Maia.

7X1 da tecnologia

O confronto histórico entre Alemanha e Brasil na semifinal da Copa do Mundo de 2014 é um dos casos mais emblemáticos. Usando o software Match Insights, a seleção alemã obteve uma análise completa sobre a própria atuação em campo (como a velocidade dos passes) assim como das possíveis fragilidades da seleção brasileira. Desta forma, pôde se preparar com mais eficiência – e vencer por goleada a partida.

“O resultado nós sabemos, mas a preparação de toda a equipe teve acompanhamento de profissionais em todos os âmbitos para transformar as informações que eram obtidas em insights relevantes”, aponta o cofundador da Lean Solutions.

No Brasil, as chances de se precaver eram diminutas frente a posição que o país ainda ocupa no setor. “Hoje, você vê clubes desenvolvendo centros de inteligência como algo inovador. Contudo, essa prática é padrão no futebol europeu desde os anos 90”, diz o especialista. “Quando pensamos na integração dos dados de todos os profissionais [da área] e no desenvolvimento de padrões matemáticos, ainda estamos começando”, completa. 

Performance da seleção será monitorada

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciou em setembro o lançamento de um aplicativo com dados dos jogadores que disputarão a Copa do Mundo 2022. Com o Fifa Player App, os atletas poderão obter informações sobre o desempenho em campo. Os dados coletados incluem informações sobre momentos em que o jogador faz o movimento correto para receber a bola, métricas de distâncias percorridas e velocidades. 

Os dados serão sincronizados com as imagens da partida, para que os jogadores possam ver em detalhes todos os momentos-chave de sua atuação a partir de diferentes ângulos de câmera. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.leansolutions.com.br



Como as decisões orientadas por dados podem beneficiar o marketing?

Empresas que investem em Data Driven estão crescendo mais de 30% anualmente, estimou uma pesquisa da Forrester em 2018. Com a pandemia, este fato se tornou mais evidente e irreversível: os negócios buscaram a digitalização para a sobrevivência no mercado. A mesma consultoria levantou, em 2021, que 73% das empresas do país já afirmam ter negócios orientados por dados. 

Data Driven é uma estratégia empresarial em que as decisões de negócio são guiadas a  partir da coleta, armazenamento e análise minuciosa de dados, isto é, pelo Big Data. Para além do operacional, todo o planejamento e gerenciamento é definido pela interpretação das informações captadas.

“É uma metodologia que permite o cruzamento de informações de diversas fontes (dados internos, fornecedores, concorrentes, entre outros). Os dados podem ser coletados, tratados e analisados e gerar informações que serão primordiais para o negócio”, afirma Renata Elmor, fundadora da empresa Bsales. 

Especialista em marketing digital, Elmor aponta que, a partir da inteligência dos dados, transformações internas já ocorrem nas organizações, sendo o setor do marketing um dos beneficiados. “Toda a infraestrutura interna do marketing passa a se modificar para este fim, utilizando formatos de campanhas, modelos internos, padrões de operações e cultura organizacional”, ilustra. 

Os dados de segmentação do consumidor, por exemplo, podem estabelecer o público-alvo em uma determinada área, enquanto a análise de dados da concorrência pode apresentar oportunidades de negócios inexploradas, até mesmo para a criação de novos produtos e/ou serviços ou simplesmente a orientação necessária para a formulação de estratégias de superação.

Entre as ferramentas de marketing que podem ser aplicadas no método, destacam-se o Google Analytics, Data Management Platform, ferramentas de automação para marketing e CRM. 

Colocar as informações no cerne dos processos de marketing é também uma forma de abrir vantagem e estar à frente da concorrência. “Minimizando as chances de erro, analisando os cenários atuais e as possíveis tendências com alto grau de eficiência e explorando o maior potencial que o marketing pode oferecer”, exemplifica Elmor.

Como o universo de dados digitais é infindável, não basta coletá-los, é também preciso combiná-los e interpretá-los para extrair insights. No entanto, a pesquisa da Forrester de 2021 que sinalizou uma expressiva adesão ao Data Driven também captou que somente 28% das empresas consideram o tratamento de dados uma prioridade. 

Para a especialista, a tendência é que os processos se acelerem e as empresas que não se ajustarem fiquem para trás. “Os gestores de áreas estratégicas, como marketing e inovação, verão seus resultados comprometidos drasticamente caso não estejam atentos para isso, perdendo espaço para concorrentes”, conclui.



Sorrisos Nos CEUs acontece presencialmente em 10 endereços de São Paulo

Sorrisos Nos CEUs é uma iniciativa gratuita, aberta às famílias da rede pública de ensino e suas comunidades, que oferece, dentro das escolas, atividades culturais e apresentações artísticas para crianças, jovens e adultos que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Impactando positivamente a vida de mais de 25 mil pessoas em 2022, o projeto busca trazer o convívio artístico à comunidade e oferece sem custo à população diversas atrações do teatro de comédia, visando proporcionar uma experiência leve, divertida e agregadora, bem como formar repertório para estimular o consumo regular de cultura em todas as suas manifestações e linguagens.

Os eventos acontecem em 10 sábados nos bairros com menores índices de desenvolvimento humano (IDH) da cidade de São Paulo. Ocupando os diferentes equipamentos integrados aos CEUs (Centros Educacionais Unificados), o projeto apresenta uma programação diversa e conta com recursos de acessibilidade.

Essa é uma iniciativa apoiada pela Colgate-Palmolive. “Acreditamos que arte e cultura são instrumentos poderosos de transformação. Para nós, é um imenso prazer patrocinar mais edições de Sorrisos nos CEUs”, conta Nelson Malta, Diretor de Marketing da Colgate-Palmolive Brasil.

Serviço

Programação completa: www.sorrisosnosceus.com.br

Período: 27/08/2022 a 22/10/2022

Horário das atividades: 10h às 16h

Classificação Etária: Livre, exceto apresentações das 16h, com classificação indicativa 14 anos.



Mineração segue em alta e movimenta economia brasileira

A mineração exerce um grande impacto socioeconômico no Brasil que remonta ao período colonial. A busca por metais preciosos foi uma das primeiras atividades desenvolvidas nacionalmente, e tem bastante responsabilidade no início da exploração e ocupação do território nacional e, posteriormente, no processo de industrialização. Desde o fim do século XVII a atividade continuou evoluindo e se expandindo pelo país, e ocupa uma posição de destaque também nos dias atuais.

Segundo o Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), a produção mineral nacional cresceu cerca de 7% entre os anos de 2020 e 2021, passando de 1,07 milhão para 1,15 milhão de toneladas. Dentro do mesmo período, o faturamento deu um salto ainda maior, passando de R$ 209 bilhões para um total de R$ 339 bilhões, um aumento de 62%.

“A mineração corresponde a mais de 200 mil empregos diretos no país, tendo uma participação de 3,2% no PIB brasileiro”, afirma João Mauro, Diretor de Operações da Casa das Válvulas, empresa especializada em equipamentos hidráulicos industriais.

De acordo com o mais recente Anuário Mineral Brasileiro, produzido pela ANM (Agência Nacional de Mineração) e referente ao ano de 2020, os minerais metálicos são o principal tipo de minério extraído e correspondem a 80% de toda a produção e comercialização. Entre os principais, que representam 99,7% desse total, estão alumínio, cobre, cromo, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel, ouro, vanádio e zinco.

Levando em conta a extensão e versatilidade da produção anual, é possível afirmar que, além de contribuir diretamente com o setor comercial, a mineração ainda é responsável pelo fornecimento de uma grande variedade de matéria-prima para diferentes indústrias nacionais.

Considerando esses onze principais minérios, o ferro é, disparado, o que representa a maior fatia dessa produção, tendo o equivalente a 73,9% do valor total. Apesar de a mineração ser realizada em quase todas as Unidades da Federação, Minas Gerais e Pará são os maiores estados mineradores, sendo responsáveis por quase 90% de todo esse valor de produção.

A atividade exerce um impacto significativo na economia nacional e tem se expandido nas últimas décadas, tendo participação expressiva no recolhimento de tributos e colocando o país como uma peça importante também no mercado internacional. Segundo Mauro, o Governo Federal divulgou que o saldo das exportações do setor mineral brasileiro foi de quase US$ 49 bilhões em 2021.

“Esse valor representa um crescimento de 51% em comparação a 2020 e foi essencial para garantir o saldo positivo da balança comercial do Brasil”, complementa o diretor de operações.

Esses números posicionam o país entre os maiores exportadores de minério do mundo, principalmente o de ferro. O maior mercado de exportações para a indústria nacional é o mercado chinês, que responde por mais de 50% do montante somado. Entre os maiores compradores também estão países como Estados Unidos, Canadá, Malásia, Emirados Árabes Unidos e Países Baixos.

“O minério de ferro é o maior responsável por esse volume, representando quase 70% das exportações”, aponta João Mauro.

Mesmo em pleno crescimento, o setor precisa lidar com as mudanças e os desafios impostos pela economia mundial e pela sociedade. Maior cuidado e ações práticas no que tange a temas ambientais e o aumento da segurança geral na atuação, vêm se tornando temas centrais e precisam ser alvos de investimentos e soluções por parte das empresas.



Cinco dicas de planejamento para testar na Black Friday 2022

O planejamento estratégico reúne um conjunto de ações integradas com o intuito de alcançar determinadas metas. Atingir ou superar os objetivos de crescimento, é o grande desafio de toda companhia, e algumas datas comemorativas podem promover essa tarefa, como a Black Friday, que neste ano será em 25 de novembro.

Segundo matéria da CNN Brasil em 2021 as vendas de e-commerce foram de R$ 4,18 bilhões em apenas dois dias de Black Friday, alta de 6% nas vendas digitais em relação a 2020.  As vendas nessa data têm aumentado consecutivamente, com especialistas estimando que os números cresçam na Black Friday de 2022.

As estimativas de recorde de vendas na Black Friday 2022 são altas The Global De acordo com o estudo Payments Report 2022, o e-commerce brasileiro terá um crescimento anual de 18% até 2025.

A especialista de Marketing e Brand Manager da Sendinblue, Laura Parra, compartilha cinco dicas de planejamento estratégico para aproveitar o melhor da Black Friday:

  1. Planejar a campanha: a Black Friday está confirmada para dia 25 de novembro. Antes dessa data, antecipe a comunicação dos produtos ou serviços. Essa época do ano exige um planejamento meticuloso de campanha. Os volumes de e-mail atingem o pico em novembro. Atenção especial deve ser dada ao tempo de envio. Embora os destinatários mostrem atividade constante, são inundados com newsletters de diversos remetentes.
  2. Pesquisar e analisar a concorrência com antecedência: nem sempre o melhor preço é o diferencial, O ticket médio e perfil do cliente são itens importantes para uma decisão segura. As condições e bonificações de compra também podem desempenhar esse papel, como, por exemplo, o desconto no frete, ou até mesmo frete grátis. Uma pesquisa da ABComm aponta que o preço do frete pode influenciar em até 90% a decisão de compra pela internet.
  3. Preparar a infraestrutura: além de cuidados com o estoque, contar com atendimento personalizado para melhor atender o consumidor é um ponto de atenção nesse período de alta demanda.
  4. Focar no engajamento e relacionamento com o cliente: utilizar ferramentas como e-mail marketing, SMS, chat personalizado e redes sociais. Apostar em conteúdo de qualidade, criativo e informativo. De acordo com dados da NielsenQ/Ebite, em 2021, o uso das redes sociais durante a Black Friday foi de 375,28%
  5. Escutar o cliente: depois do período de compras, buscar feedback do consumidor para entender pontos de aprendizado e melhorias, seja na plataforma, no atendimento ou até mesmo no produto. Formulários e e-mail marketing são boas opções para esse modelo de interação com cliente.



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