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OAB e OA: reciprocidade facilita ingresso de advogados brasileiros em Portugal

O número de brasileiros inscritos na OA (Ordem de Advogados) portuguesa vem em uma crescente desde 2015, quando o princípio de reciprocidade entre a entidade e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) incluiu a medida em seu regulamento. Com a desobrigação de estágio e novo exame, o número de profissionais de Direito do Brasil em Portugal chegou a 2.270 em 2019, um acréscimo de 323% em relação a 2017, conforme publicação do jornal O Globo. 

Ainda de acordo com os dados do jornal carioca, os advogados brasileiros representavam quase 7% da categoria em Portugal no período analisado. Em 2017, 85 mil brasileiros residiam em Portugal. Destes, 536 eram advogados inscritos na OA.

Em 2022, a soma de brasileiros que vivem em situação regular em Portugal chegou a 252 mil – uma alta de 23% em relação ao ano precedente e um número recorde -, segundo um balanço publicado pelo jornal “Diário de Notícias” com base em dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). O relatório não inclui indivíduos com dupla cidadania de Portugal ou de outro país da UE (União Europeia) e imigrantes irregulares.

O Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante: um profissional para cada 164 pessoas, conforme divulgado pela OAB. São 1,3 milhão de profissionais de Direito no país, para 212,7 milhões de cidadãos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os Estados Unidos têm o mesmo número de advogados, mas com uma população de 329,5 milhões – um advogado para 253 de pessoas, segundo informações da ABA (American Bar Association) e da ONU (Organização das Nações Unidas).

Segundo a Dra. Carolina Felix, profissional à frente da Carolina Felix Advogados – empresa que atua com planejamento fiscal internacional, imigração e direito empresarial em Portugal -, mesmo diante da exportação, cada vez maior, de advogados para o país do outro lado do Atlântico, muitos profissionais de direito no Brasil têm uma dúvida em comum: qual o caminho a ser percorrido por um advogado brasileiro para exercer a profissão no país europeu?

“A maioria dos advogados brasileiros têm uma série de dúvidas com relação à prática da profissão em Portugal: é possível fazer um exame do órgão equivalente à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no país? Ou validar o certificado brasileiro lá?”, questiona Felix.

A resposta é simples, prossegue: para advogar em Portugal, não é preciso fazer prova ou equivalência de diploma, basta ter inscrição  ativa/válida na OAB. “Além disso, é necessário fazer a inscrição na OA (Ordem dos Advogados) do país lusitano e se atentar para a necessidade de domiciliação”.

Como é o mercado para advogados brasileiros em Portugal?

De acordo com Felix, há uma demanda crescente do mercado português na área da advocacia com a quantidade de negócios que vêm sendo realizados em Portugal. “A cada ano, notamos o aumento no número de investidores, assim como no mercado imobiliário, empresarial e de estrangeiros querendo morar e empreender no país”, articula.

Neste panorama, prossegue, há boas perspectivas para os brasileiros em Portugal, sobretudo para aqueles com boa prática na advocacia. Ela também destaca que o apoio de pessoas experientes pode ajudar os advogados do Brasil no início da internacionalização da advocacia. “Vejo um caminho muito promissor de atuação, mas a dica é: se faz necessário sair da área de atuação exclusiva de migração”. 

Questionada a respeito de um possível “corporativismo” de portugueses contra profissionais brasileiros, Felix conta que pode ser difícil começar a trabalhar e estagiar em escritórios portugueses sem o domínio do idioma inglês e de outra língua estrangeira. “Saber inglês na advocacia em Portugal é fundamental, em especial, se você pretende atuar em escritórios portugueses”.  

Para concluir, a empresária à frente da Carolina Felix Advogados ressalta que a advocacia na área de migração é uma alternativa para quem está começando, porém limitante. “O mercado português demanda advogados estrangeiros atuantes em diversos segmentos, como as áreas trabalhista, contratual, imobiliária, empresarial, fiscal e penal. Portanto, há espaço para brasileiros, basta tomar as medidas certas”, afirma.

Para mais informações, acesse o blog da empresa em

https://carolinafelixadvogados.com



Rinoplastia pode resolver questões estéticas e funcionais

Satisfação com selfies, presença em reuniões online, necessidade de respirar melhor: são diversas as motivações para se procurar a rinoplastia. O procedimento estético facial mais realizado no Brasil, segundo dados mais recentes da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, vive um ápice em sua procura após a pandemia de covid-19, graças à superexposição do rosto a câmeras de diferentes qualidades, sob diferentes luminosidades. Mas a decisão de operar o nariz ultrapassa a questão estética e pode oferecer mais qualidade de vida a quem recorre a ela. 

Hoje em dia existem dois tipos de operação plástica do nariz, que diferem na forma como se acessa essa região: a aberta (exorrinoplastia) e a fechada (endonasal). Além do motivo estético e funcional, também pode ser feita para reparação ou revisão de algum procedimento anterior. Aberta ou fechada, a diferença entre as duas passa também pelo objetivo a ser alcançado. 

Na rinoplastia fechada, o procedimento é realizado sem abrir o nariz, com todas as incisões feitas por dentro dele, acessando pelas narinas, sem cortes externos. Assim, o tempo cirúrgico é menor, porém a visualização do cirurgião acaba sendo limitada. 

Já na técnica aberta, o cirurgião tem maior visualização. A incisão é realizada nas laterais e na columela (localizada entre as duas fossas nasais, formada por pele e cartilagem) e, após a cicatrização, pode ficar praticamente imperceptível. Dessa forma, a rinoplastia aberta é realizada quando se deseja uma redução ou maior alteração no contorno nasal.

“A rinoplastia fechada é muito pouco usada atualmente e é indicada para quando há poucas alterações estéticas a se fazer. Já a aberta é indicada nos casos de mudanças esteticamente mais expressivas, quando se deseja remodelar o nariz de acordo com o planejamento feito com o paciente”, relata o Dr. Márcio Freitas, médico e cirurgião dentista com especialização em rinoplastia. 

Cirurgia é popular em todo o planeta

A operação plástica no nariz é a mais buscada por pacientes do sexo feminino, que possuem idade entre 19 a 34 anos, sendo também a mais realizada em jovens abaixo de 18 anos. Segundo o levantamento do Isaps (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética), em 2020, foram feitas 87.879 rinoplastias no Brasil em 2020 – seguido pela Turquia e pelos Estados Unidos. Além disso, dados da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) apontam aumento de 25% da busca por cirurgias estéticas pelo público masculino nos últimos anos.

As regiões mais alteradas são a ponta (bolinha ou batatinha) e a altura do dorso (que se destaca no perfil da pessoa). As mudanças devem acontecer acompanhando a estrutura da face, eventuais assimetrias, a largura do dorso, bem como o desenho da abertura das narinas.

Procurado por aqueles que querem melhorar a estética ou que se incomodam com o formato original, o procedimento não é recomendado para pacientes com doenças crônicas (como problemas cardiovasculares, obesidade e diabetes) ou que, no momento, não tenham condições psicológicas para viver essa mudança – como por exemplo, quem tem o diagnóstico de Transtorno Dismórfico Corporal. Por isso, é importante que o paciente tenha acompanhamento especializado e multidisciplinar, com profissionais que o assistam desde a decisão inicial até o fim do tratamento.

Não é só estética

Além da parte estética, a rinoplastia pode ser a solução quando o paciente apresenta episódios frequentes de nariz entupido, cansaço em excesso ao realizar atividades físicas, ou até mesmo dores de cabeça – conhecida como cefaléia rinogênica. 

“Todos esses sintomas podem estar relacionados ao desvio de septo. Isto acontece quando o septo (estrutura cartilaginosa que divide a cavidade nasal) não é totalmente reto e acaba obstruindo um dos lados das narinas. Durante a cirurgia, esse desvio é consertado”, esclarece o doutor Márcio Freitas.

O médico, que tem formação em medicina e também em cirurgia odontológica, fez residência médica em otorrinolaringologia, cirurgia cérvico-facial e especialização em cirurgias plásticas da face e funcionais do nariz. “A cefaléia rinogênica, por exemplo, é uma dor de cabeça ocasionada por um ponto de contato entre o septo e a mucosa. A rinosseptoplastia é justamente a união dessas duas necessidades, para corrigir a parte respiratória e melhorar os incômodos estéticos”, elucida.

A cirurgia plástica de nariz é considerada por muitos uma das mais complexas da especialidade. Além de todo o estudo, a intervenção exige também experiência visual técnica para uma compreensão adequada das estruturas e ligamentos que irão apresentar suporte e garantir uma boa fisiologia.

A aparência final depende de diversos fatores – como o peso da pele, a cicatrização, a manipulação e a musculatura da face – e demanda paciência. O inchaço e o peso do pós-operatório cedem após os 3 primeiros dias. Os pontos são retirados com cerca de uma semana e geralmente não há queixa de dor – pois o paciente utiliza analgésicos e antiinflamatórios. Após um mês fica mais fácil ver os resultados, que vão se consolidando durante os seis meses seguintes.  



DRYKO grava novos vídeos com apoio do SENAI-SP

Neste mês de setembro, a DRYKO Impermeabilizantes está gravando novos vídeos instrutivos na escola “SENAI Orlando Laviero Ferraiuolo” (SP), numa parceria firmada há dois anos para a realização de cursos para profissionais da construção civil.

Para a empresa, qualificar os profissionais que atuam na área da construção civil contribui para obras de qualidade, evitando problemas causados por instalações mal executadas ou por produtos inadequados.

Vídeos no TikTok e nas embalagens

Os novos filmes poderão ser acessados nas embalagens dos produtos por meio de QR Code já a partir de outubro, contribuindo para esclarecer dúvidas e informar os consumidores sobre a aplicação de cada item.

“Quando lançamos o novo projeto visual dos produtos da DRYKO Impermeabilizantes, o objetivo foi colaborar com quem compra e com que vende, pois as informações técnicas ficam disponíveis no ponto de venda, de forma prática e rápida”, destaca Rodrigo Morelli, Gerente de Marketing da DRYKO Impermeabilizantes. Ele adianta que os novos vídeos são curtos – de 1min30s a 2min15s – e possuem uma linguagem “leve”, acessível a todos os públicos-alvo: consumidores, instaladores, especificadores, atendentes de lojas do varejo, promotores e profissionais da construção civil. Além de informações técnicas, os filmes mostram onde e de que forma o produto deve ser aplicado.

“Faremos também uma adaptação dos vídeos, deixando-os ainda mais curtos e dinâmicos, para uso em redes sociais como o TikTok, alcançando os clientes em todas as plataformas de divulgação”, acrescenta Rodrigo Morelli.



E-mail marketing continua sendo forte estratégia na comunicação com clientes

As mídias sociais e os aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, introduziram outro ritmo na forma de comunicação entre as pessoas. Porém, apesar dessa popularidade, o e-mail marketing ainda segue forte como estratégia de marketing para o mundo corporativo. 

De acordo com pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute, “12o B2B Content Marketing Benchmarks, Budgets and Trends: Insides para 2022”, o e-mail marketing está entre os três principais meios de comunicação usados pelas empresas B2B para auxiliar no marketing de conteúdo.

Ricardo Nazar, especialista em Growth, explica que quando uma empresa desenvolve uma estratégia bem definida de e-mail marketing ela tende a trazer resultados bastante positivos. “Personalização, copy envolvente e formato responsivo para celulares são características fundamentais para que o e-mail seja eficiente”, complementa.

Uma pesquisa feita pela Hubspot, State of Inbound Marketing Trends – All the latest benchmarks, insights + resoucers you need to build a smarter marketing strategy, mostra que em 2022 as empresas estão usando o e-mail marketing, principalmente, para melhorar a retenção e fidelização dos clientes, aumentar receitas/vendas, gerar leads, gerar tráfego nos sites e aumentar a visibilidade da marca.

Ainda segundo a pesquisa, 95% dos profissionais de marketing puderam constatar que as estratégias traçadas para e-mail marketing tiveram resultados muito positivos em 2021.

Possibilidades geradas pelo e-mail marketing

O e-mail marketing é um canal direto com o público. Nazar relata que quando um lead fornece dados pessoais ao preencher qualquer tipo de formulário, ele cede informações importantes para que as empresas melhorem, ainda mais, o relacionamento com seus clientes. 

“Conhecer melhor quem compra de você te permite ajustar abordagens e produzir estratégias de venda mais eficazes”, finaliza Nazar. 



Soluções manipuladas são aliadas na medicação de pets

O setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação deve crescer 14% em 2022, com faturamento de R$ 58,9 bilhões, segundo estimativa do Instituto Pet Brasil (IPB). Em 2021, a soma foi de R$ 51,7 bilhões. Dentre a composição, além de indústrias e integrantes da cadeia de distribuição dos segmentos de alimentos (Pet Food) e cuidados com saúde e higiene do pet (Pet Care), a esfera de medicamentos veterinários (Pet Vet) se destaca nos cuidados com os animais, pois medicamentos fabricados para humanos não são indicados para cães e gatos.

O problema é que quando o pet fica doente e o tratamento envolve medicação, pode surgir pânico: como dar comprimido? É melhor abrir a boca do animal ou pode dar comprimido amassado na ração? O que fazer para ele não cuspir? E se vomitar ou não engolir? De fato, na maioria dos casos, dar remédio para o animal de estimação não é uma tarefa fácil. A solução, contudo, pode estar nas farmácias de manipulação. A associação dos fármacos prescritos com diferentes modelos de consumo pode ser ideal para medicar o companheiro de forma menos traumática e mais eficiente.

“A imaginação pode ir além, permitindo maior adesão ao trazer uma nova cara ao remédio necessário. É muito mais atrativo e simples de administrar do que os comuns e industrializados”, ressalta Flávia Ribeiro, farmacêutica Sócia-Fundadora Quality Farmácia de Manipulação, há 10 anos no mercado. Além disso, nas Farmácias de Manipulação são produzidos medicamentos e cosméticos de acordo com a necessidade e a dosagem correta para o animal. “Seja para um tratamento ou para estética, produtos manipulados tem como principal objetivo oferecer possibilidades personalizadas e, consequentemente, altamente assertivas. Ele é feito na dose exata que o pet precisa, evitando desperdícios e riscos à saúde do bicho de estimação. O consumidor tem o poder de escolher dentre as mais variadas opções de formatos, sabores e maneiras de aplicação”, acrescenta.

Outra vantagem da manipulação para animais é a possibilidade de associar vários ativos em um só medicamento, facilitando a forma de induzir o bichinho a ingerir. “Há doenças que precisam da administração de vários insumos ao mesmo tempo. Quando isto ocorre, para facilitar o tratamento, o prescritor pode prescrever uma fórmula particular que possibilite a associação de todas as substâncias necessárias”, explica Flávia. “Vale lembrar que as magistrais podem preparar remédios e/ou suplementos sem açúcar, conservantes, corantes, parabenos, aromatizantes e perfumes, para pacientes intolerantes e alérgicos, atendendo às particularidades de cada pet”, sinaliza.

“Conforme o desejo do dono, as formas farmacêuticas para os animais podem ser – para uso oral -biscoito, pasta, xarope, suspensão, pó (pote ou sachê), cápsulas e – para uso tópico – gel transdérmico, shampoo/condicionador, creme/loção, pomada/ gel, spray, espuma e lenço umedecido”, finaliza Flávia.



Smile Train lança campanha sobre fissura labiopalatina

A Smile Train, organização dedicada à causa da fissura labiopalatina, acaba de lançar a campanha “Há sorrisos que mudam vidas”, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a fissura labiopalatina e a importância do tratamento multidisciplinar.

A fissura labiopalatina é uma condição craniofacial que pode afetar o lábio e/ou céu da boca (palato) e ocorre quando certos elementos e estruturas do corpo não se fundem durante o desenvolvimento fetal. Estudos mostram que a cada três minutos, um bebê nasce com fissura labiopalatina no mundo. No Brasil, estima-se que mais de quatro mil bebês nascem com a condição anualmente.

Muito além de uma questão estética, crianças com fissura labiopalatina, quando não tratadas, podem ter dificuldades para comer, ouvir, falar e até respirar, além de sofrer bullying e exclusão social. “O objetivo da Smile Train é, por meio da campanha, alcançar pessoas com fissura labiopalatina que, por várias razões, não tiveram a oportunidade de fazer o tratamento. A organização almeja que, cada vez mais, as pessoas tenham acesso a uma abordagem multidisciplinar e de alta qualidade, que envolve diversos especialistas e profissionais de saúde. O intuito é um só: que elas possam ter uma vida plena, saudável e produtiva”, explica Rafael Custódio, diretor da Smile Train Brasil.

“A campanha tem forte presença no ambiente digital, por meio das nossas redes sociais como Instagram e Facebook e em diferentes espaços públicos e urbanos em São Paulo, Bauru, Recife, Natal, João Pessoa, Belém, Boa Vista e Manaus. No site da Smile Train, é possível obter mais informações e orientações”, reforça Marina Marot, diretora de Marketing e Comunicação da Smile Train para a América Latina e Caribe. 

A instituição também oferece meios não cirúrgicos para o tratamento de fissuras, que envolvem serviços de fonoaudiologia, ortodontia, nutrição, apoio psicossocial e assistência odontológica. “O modelo sustentável da Smile Train permite promover a formação e capacitação de mais profissionais, para que eles estejam aptos a oferecer tratamentos e cirurgias seguras e de qualidade, em suas próprias comunidades”, acrescenta o cirurgião plástico Nivaldo Alonso, chefe técnico da seção de cirurgia craniofacial do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e membro consultivo da Smile Train.

Em 2022, a Smile Train Brasil alcançou o marco de 50 mil cirurgias realizadas no país. No mundo, a Smile Train já apoiou e financiou mais de 1,5 milhão de cirurgias desde 1999, em mais de 90 países, juntamente com mais de 1.100 hospitais parceiros e mais de 2.100 profissionais médicos que trabalham com o compromisso para mudar o mundo, um sorriso de cada vez.



Starlink e SC CapRock fecham acordo global para vendas corporativas

A SC CapRock, um dos principais fornecedores globais de serviços de comunicações e rede, assinou um acordo global com a Starlink para fornecer conectividade de alta velocidade e baixa latência a seus clientes empresariais e do setor marítimo em todo o mundo. No Brasil, onde a Starlink já tem operação estabelecida, os clientes SC CapRock poderão adquirir os serviços imediatamente.

Apresentados ao mercado no início do ano, os serviços e equipamentos de conectividade empresarial e marítima da Starlink são entregues por meio da maior constelação de satélites avançados do mundo operando em órbita baixa. A tecnologia permite que os usuários se conectem dos locais — e mares — mais remotos do mundo, atendendo às necessidades de plataformas de petróleo, navios mercantes e minas, por exemplo.

A SC CapRock desenvolve e implementa tecnologias e soluções que operam em qualquer frequência e garantem os mais altos níveis de desempenho e eficiência operacional. Aos clientes interessados em implementar a tecnologia Starlink, a empresa tem oferecido apoio para testar os recursos como parte de um serviço integrado.

Segundo Jonathan Hofeller, vice-presidente de vendas da Starlink na SpaceX, a colaboração permitirá um expressivo avanço na conectividade para que empresas gerenciem operações em qualquer lugar da Terra. “Fornecer internet de alta velocidade e baixa latência para clientes empresariais e marítimos é um passo importante para a Starlink”, completou. 

A crescente demanda por largura de banda em locais cada vez mais remotos e inóspitos exige uma opção de comunicação avançada, que proporcione  diversidade e capacidade adicionais que o mercado precisa. “A integração dos recursos Starlink ao portfólio da SC Caprock tornará a conectividade onipresente uma realidade para operações remotas em todo o mundo”,  disse Joe Spytek, CEO da SC CapRock.



ABIMAQ tem inscrições abertas para curso online de pós-venda

Destinados para diretores, gerentes, supervisores, representantes e colaboradores que atuam na área comercial (vendas internas e externas) e relacionamento com clientes, a ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) realizará no próximo dia 10 de outubro (segunda-feira), de maneira virtual, o curso Pós-venda: como administrar relacionamentos duradouros com os clientes.

Ministrado pelo administrador de empresas e especialista nas áreas financeira e crédito, Fábio Tozzini, o público participante terá o conhecimento da importância do atendimento pós-venda e das estratégias e políticas para manter clientes satisfeitos.

Durante a aula os inscritos aprenderão sobre os conceitos de marketing de relacionamento; o desenvolvimento da carteira de clientes (inativos e ativos); e os tipos de ações de retenção e reativação de clientes.

Além disso, o conteúdo abordará os novos paradigmas do profissional de vendas; a competitividade empresarial e a importância da manutenção de clientes; as ferramentas e mídias adequadas ao pós-venda, bem como o planejamento de ações e controle a serem feitos.

Serviço – Pós-Venda: Como administrar relacionamentos duradouros com os clientes:

Data: 10 de outubro (segunda-feira)

Horário: 9h às 17h

Carga horária: 6h

Local: online, via plataforma zoom

Valor: R$ 270,00 (associados ABIMAQ); R$ 400,00 (não associados). Valores incluem material de apoio e certificado

Mais informações: (11) 5582-6321/5703 ou https://abimaq.org.br/cursos/196/pos-venda-como-administrar-relacionamentos-duradouros-com-os-clientes



Gestão financeira das escolas, com EduPay, é um dos temas da Jornada Bett

A gestão financeira das escolas é um dos temas da 3ª edição da Jornada Bett, que será realizada nos dias 5 e 6 de outubro, em Recife, e faz parte do evento de educação e tecnologia da América Latina: a Bett Educar. Anderson Morais, cofundador e CEO da Agenda Edu, aplicativo de comunicação e engajamento escolar do Brasil, com mais de dois milhões de usuários, vai participar do painel “Como manter um fluxo financeiro saudável?”, nesta quinta-feira (6/10), às 9h. Recentemente, Anderson foi selecionado como um dos finalistas da Startup Awards, na categoria “investidor anjo”. A premiação reconhece o trabalho de empresas e pessoas que contribuíram durante o ano para o crescimento e consolidação do ecossistema.

Na ocasião, o executivo vai falar sobre o EduPay, primeira fintech brasileira voltada à gestão financeira de escolas. Entre os produtos, o EduPay oferece Mensalidade Garantida, que compra dívidas dos pais e garante receita previsível a escolas que enfrentam problemas com fluxo de caixa e inadimplência, situação agravada após a pandemia.

O evento, que traz como macrotema “Gestão escolar e inovação na aprendizagem: como lidar com os desafios?”, vai promover um encontro entre gestores, mantenedores e líderes educacionais de ensino básico do setor privado da região Nordeste do Brasil para um amplo diálogo sobre o cenário atual e o futuro da gestão educacional, com foco em inclusão, diversidade e transformação digital.

Serviço: Jornada Bett

Data: 5 e 6 de outubro de 2022.

Local/Endereço: Centro de Eventos Recife (Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira – Recife, Pernambuco).

Site Oficial: https://brasil.bettshow.com/

Sobre a Bett Brasil

A Bett Brasil é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Parte da série global Bett Show da Hyve Group, uma das líderes mundiais na realização de eventos considerado



Como entender a volatilidade do câmbio mundial

O câmbio é um tema comum dos jornais, sendo um dos maiores motivos de preocupação do viajante. A variação cambial, que tem um impacto direto sobre todas as compras e viagens internacionais, é a oscilação de valor entre moedas, por exemplo, real e dólar. Assim, essa variação pode ser motivada por diversos fatores como, oferta e demanda de moeda estrangeira ou por variações relevantes da inflação entre a moeda brasileira e a americana. Cada país utiliza um regime cambial próprio. No Brasil, o regime adotado é o câmbio flutuante, que permite a oscilação do valor, sendo o Banco Central o responsável por monitorar o mercado e realizar intervenções para garantir o seu bom funcionamento.

Além da oferta e demanda, outros cenários também podem provocar a variação cambial. Entre as principais, estão:

  • Cenário econômico mundial: a situação da economia mundial é um fator decisivo para variação cambial, principalmente em economias dos EUA e China, assim como as crises na economia interna também provocam influências e estimulam a variação do câmbio;
  • Balança comercial: o total de importações e exportações também influencia na variação cambial;
  • Intervenção do Banco central: o Bacen pode intervir no mercado para controlar a taxa de juros e, com isso, influenciar na variação cambial;
  • Reserva cambial: montante de moeda estrangeira que o país acumula.

Por isso, países com cenários internos instáveis podem sofrer mais com as variações cambiais do mercado.

Planejar: palavra-chave para qualquer viagem

É necessário que o turista que tem alguma viagem prevista monitore a variação cambial. Não é recomendável a compra da moeda na iminência da viagem, o planejamento é fundamental para quem busca as melhores cotações, e assim economizar dinheiro.

Uma das opções mais tradicionais é a compra de moeda estrangeria em espécie. Levar uma quantidade em dinheiro, em ‘’cash’’, é essencial para gastos imediatos a chegada no país de origem, e para emergências. Além disso, é possível também utilizar os modos tradicionais de débito, cartão pré-pago e crédito ou até mesmo a remessa. O ideal é diversificar as formas de comprar a moeda e aplicar a estratégia do câmbio médio, ou seja, fazer a aquisição da moeda estrangeira mês a mês.

“É de grande importância as companhias estarem sempre atentas aos avanços tecnológicos disponíveis no mercado. O viajante pode realizar as transações escolhidas de modo online, pelo aplicativo ou site, utilizando até mesmo o PIX como forma de pagamento. Essa facilidade é uma aliada até mesmo durante a viagem, já que se a moeda estrangeira estiver acabando, o turista brasileiro poderá fazer uma transferência online e pagá-la via PIX, para sacar o dinheiro no exterior em instantes. Isso faz parte de uma tendência mundial que alia a conveniência e tecnologia’’, afirma Ricardo Amaral, Presidente da Western Union no Brasil.



Como compreender o Bullying no ambiente escolar

Bullying é o termo utilizado para definir o uso de práticas violentas, baseadas na força e no poder de um indivíduo ou grupo, que por sua vez geram brigas, ofensas, disseminação de comentários maldosos, agressões físicas e psicológicas. Por se tratar de um comportamento mais perceptível na fase infantil e adolescente, a escola por muitas vezes pode se tornar palco de todos esses comportamentos, prejudicando a vida escolar de muitos alunos, além de gerar traumas e complexos que podem afetar o desempenho escolar, vida social e pessoal da criança ou adolescente. 

O bullying na escola vem preocupando organizações estudantis, pais, conselhos e entre outros. Por isso, tanto a escola quanto os pais exercem um papel muito importante nessa etapa, auxiliando-os para o desenvolvimento dos alunos no geral e principalmente para a vítima do bullying, criando uma conscientização e apoio emocional para as crianças e adolescentes que estão dentro da escola. 

Embora represente um fenômeno antigo, o bullying se trata um problema antigo, pois as vítimas não possuem coragem suficiente para denunciar o agressor. Isso contribui com o desconhecimento e a indiferença sobre o assunto por parte dos profissionais ligados à educação.

De acordo com a psicóloga e orientadora educacional do Colégio Delta, Aline Kasbarian, é de extrema importância atuar com projetos que combatam esse comportamento. “É necessário sempre trabalhar projetos que proporcionem aos alunos uma reflexão sobre o quanto o tema é causador de sofrimento para a vítima e os impactos que isso pode causar para quem pratica. A escola também deve garantir que eles possuam um espaço para exteriorizar suas angústias, tristezas e dúvidas.”, afirma a psicóloga. 

A profissional ainda comenta sobre como a família deve prosseguir em casos como esses. “O âmbito familiar é uma das principais bases que faz com que o estudante se sinta aberto a diálogos, exercendo um papel fundamental no auxílio contra o combate do bullying na escola, sendo assim, o ato de abordar o tema dentro de casa é primordial”, afirma, Aline.

É necessário observar e conversar com a criança/adolescente, pois o diálogo e o suporte são essenciais para que exista uma aproximação e confiança entre a família, assim, fica mais fácil entender o que pode estar acontecendo e reunir mais informações.

No intuito de acabar com a prática do bullying, que se tornou um problema do cotidiano escolar, a Lei 13.185, de 6 de novembro de 2015, foi sancionada pela então presidente Dilma Roussef e entrou em vigor em fevereiro de 2016. Essa lei institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying), que preza pela conscientização e pelo diálogo para acabar com a prática do bullying, criando campanhas, oferecendo apoio às famílias e evitando punições aos agressores, pois a lei entende que a conscientização é o meio mais efetivo para acabar com as agressões.

Fonte: Site Brasil Escola e Nova Escola



Quiet Quitting: Recursos Humanos debatem sobre os desafios perante a geração Z

Quiet Quitting ou, em tradução literal, Desistência Silenciosa, é um termo recente, usado pela primeira vez em um vídeo gravado pelo engenheiro Zaid Khan, de apenas 24 anos. Em seu perfil do TikTok, Khan afirma que o Quiet Quitting consiste em apenas cumprir as funções da qual foi contratado para exercer, nem mais, nem menos. Também salienta que não significa deixar de fazer as atividades, mas entender que o “trabalho não é sua vida”.

O discurso ganhou notoriedade nas redes sociais pela aderência da geração Z, pois o posicionamento corrobora o clássico “trabalhe enquanto eles dormem”, tão disseminado pelos millennials. O fato é que nos últimos anos presenciou-se um verdadeiro boom de casos de ansiedade e depressão, assim como os burnouts em ambientes corporativos – doença reconhecida pela Organização Mundial da Saúde no dia 1 de janeiro de 2022 como sintoma ocupacional.

A pandemia contribuiu para o aumento destes quadros, de acordo com a instituição, em 2020, houve um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão ao redor do mundo. Na época, o trabalho remoto, ainda embrionário, fez com que as pessoas não conseguissem se desligar de suas funções. Em casa, não havia desculpas para não responder um e-mail ou participar de uma reunião de última hora.

O movimento Quiet Quitting vem liderado por uma geração de jovens que adiaram a saída de casa, não pensam em ter filhos e nem em constituir família nos próximos anos. Diferentemente das gerações anteriores que aos 25, em sua maioria, já carregavam uma série de responsabilidades e dependiam de seus trabalhos para pagar despesas básicas como alimentação e moradia.

A pandemia foi um evento marcante para a atual sociedade e ainda revela seus impactos em âmbito cultural e comportamental. A obrigatoriedade do home office durante o isolamento social mostrou que muitas funções podem ser executadas à distância, e uma parcela das pessoas que adotaram este modelo de trabalho não desejam retornar aos moldes tradicionais.

Para quem trabalha de casa, a otimização do tempo é um dos fatores mais importantes. O estudante de publicidade Igor Rodrigues, de 20 anos, afirma que seu dia rende muito mais quando está de home office.

“Vou para academia antes de entrar no trabalho, era o tempo que eu ficava dentro do ônibus no trânsito da Raposo Tavares para chegar no escritório”, comenta Igor. O CEO da empresa de recrutamento e seleção minhavaga.com, Paulo Nascimento, acredita que se trata de uma transição permanente. “Já há alguns anos que esta mudança vem acontecendo, antes as pessoas ficavam anos dentro de uma mesma empresa, hoje em dia esta rotatividade é comum, os profissionais querem novos desafios e estão se arriscando mais”.

O especialista também aponta que para os nascidos entre 1995 e 2005, a qualidade de vida se tornou mais importante do que o acúmulo de capital. E benefícios como trabalho remoto e flexibilidade são alguns dos mais desejados por eles ao procurar uma vaga de emprego.

Para ele, o maior desafio para os profissionais de Recursos Humanos é desenvolver ações que atendam esta nova demanda de trabalhadores que estão ingressando no mercado de trabalho agora e têm valores e cultura diferentes da geração anterior.

Ele acredita que o maior desafio em atrair e reter talentos com a chegada da geração Z é “mostrar que a empresa tem espaço para diversidade, crescimento, bons benefícios , colaboração e que não tem pressão e cobranças por resultados altos”.



Setor de Logística cresceu 30% no Brasil em 2021

O setor logístico cresceu de forma substancial nos últimos dois anos, durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, graças ao aumento das compras realizadas de forma on-line. O Brasil é o país da América Latina que registrou o maior aumento dessa modalidade, com 30%, de acordo com pesquisa da consultoria Kantar realizada em 21 países latinos em 2021.

Por definição, a logística é responsável por garantir que insumos e produtos estejam no lugar certo, quando necessário e pelo menor custo. Ou seja, é o processo de execução eficiente de transporte e armazenamento desde o ponto de origem até o ponto de consumo; e seu objetivo é atender aos requisitos do cliente de maneira oportuna e econômica.

“A logística no Brasil caracteriza-se como setor de extrema importância para o país e está sempre em constante ascensão”, declara Jonatan Gomes Costa, líder de logística na Ecolab Química, e referência no setor. O profissional pontua que, sem ela, a engrenagem produtiva emperra e “as consequências seriam desastrosas sob quaisquer aspectos”. É a logística, ademais, que possibilita que qualquer país aumente sua capacidade produtiva. 

Além do armazenamento e distribuição de mercadorias e cargas, o setor de logística também envolve a questão da gestão de compras; a expedição e otimização de cargas; o planejamento de estoque; e o monitoramento dos custos de transportes. De acordo com Costa, os tipos de produtos e mercadorias que mais demandam o setor de logística são: modais rodoviário, marítimo, aeroviário, dutoviário, ferroviário, hidroviário; cargas sólidas; cargas frigoríficas; cargas a granel; cargas vivas; cargas indivisíveis e excepcionais de grande porte; cargas secas; e cargas perigosas.

Distribuição de renda e de diminuição da desigualdade

Jonatan Costa avalia que, com uma atuação eficiente no campo da logística, as atividades do comércio interno e externo podem contribuir para a melhoria dos processos de distribuição de renda e de diminuição da desigualdade. Ele explica que isso se dá devido ao fato de que serviços e produtos precisam chegar às populações mais carentes e aos lugares mais distantes e difíceis, necessitando, assim, de uma organização bem estruturada deste setor.

No cenário nacional, a logística “é um dos caminhos para se combater custos desnecessários e integrar todas as regiões e habitantes aos sistemas de produção e consumo estabelecidos”, aponta.

Quando se olha para o campo empresarial, prossegue ele, a logística viabiliza novos mercados, e diferencia produtos e empresas, além de integrar as atividades. Para citar um exemplo recente, nos últimos dois anos de pandemia de Covid-19, foi este setor o responsável direto pelo abastecimento em tempo recorde dos imunizantes contra o coronavírus Sars-Cov-2. Graças a ela, o Instituto Butantan, que conseguiu entregar 80 milhões de doses em três meses: fevereiro, março e abril de 2021. 

Setor em crescimento 

A crise sanitária que atingiu todo o planeta recentemente também fez com que aumentassem as compras realizadas de forma on-line, impactando ainda mais o setor de logística. A empresa estadunidense Amazon, que tem capilaridade em todo o planeta, por exemplo, registrou um crescimento de 1.100% dos centros de distribuição em território brasileiro, passando de uma para 12 unidades. 

Os centros fazem parte do armazenamento de produtos e matéria-prima para que sejam distribuídos mais rapidamente. Eles são unidades em que ficam armazenadas as mercadorias que chegam das fábricas, para serem distribuídas nos pontos de venda. 

Para Costa, “é impossível alcançar o crescimento e desenvolvimento econômico sem buscar, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da engrenagem logística”. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.linkedin.com/in/jonatan-costa-4a1b9a61/



Estudo revela mudança em comportamento de público no online

Apesar de não serem, necessariamente, as melhores amigas dos usuários, as ferramentas de busca online, como o Google, são as maiores confidentes de grande parte das pessoas. É o que revelou um estudo realizado pela ExpressVPN no Reino Unido, que investigou com que frequência os britânicos procuram respostas para perguntas cotidianas — tanto comuns, como embaraçosas — e suas motivações para fazê-lo. 

De acordo com a sondagem, metade dos entrevistados disseram que mudaria a forma como utiliza a internet se soubesse que seu histórico de pesquisa se tornaria público. Além disso, 62% dos britânicos se preocupam com o quanto as empresas podem saber sobre eles com base em seu histórico de pesquisa.

Com relação à natureza de suas buscas digitais, os entrevistados disseram que pesquisam elementos que preferem manter em sigilo: 35% dizem ter pesquisado no Google sobre tópicos que não contariam a ninguém. 

Quase metade (46%) dos entrevistados afirmaram que, provavelmente, não poderiam passar uma semana sequer sem pesquisar online as respostas para suas perguntas, enquanto 35% disseram que podiam e 19% não tinham certeza. E, a valer, 68% concordam até certo ponto que se sentem mais à vontade ao recorrer a web para responder suas perguntas do que à família e amigos. 

Entre outras conclusões, o estudo da ExpressVPN destaca que os usuários se valem da natureza impessoal das buscas digitais: para 21% das pessoas, é comum pesquisar na internet assuntos que não podem ser compartilhados com outras pessoas.

E, mesmo com a existência de medidas que podem ser tomadas para diminuir a quantidade de informações entregues ao algoritmo, 18% dos indivíduos contaram que não excluem seus históricos por preguiça. Paralelamente, 29% dos participantes disseram que não o fazem porque sentem que não têm nada a esconder. A pesquisa entrevistou 2.000 adultos no Reino Unido em Junho de 2022.

Medidas simples podem aumentar a segurança on-line

Harold Li, vice-presidente da ExpressVPN, ressalta que, todos os dias, milhões de usuários da internet estão dando às grandes empresas a capacidade de ver o que estão fazendo on-line – e nem sabem disso.

“Ao assumir o controle do que deixamos os outros verem sobre nosso comportamento no ambiente virtual, os usuários estão tomando o poder de volta em suas próprias mãos, de forma rápida e eficaz”, afirma.

Na visão de Li, o histórico de pesquisa de um usuário é como um DNA digital. “O seu histórico pode refletir os seus pensamentos e preocupações mais íntimos, bem como onde você está pensando em passar as suas próximas férias”, afirma. 

Para concluir, o vice-presidente da ExpressVPN ressalta que ser capaz de acessar informações e obter respostas a perguntas por meio de pesquisa é um dado do mundo de hoje. “A capacidade de fazer isso em particular e sem medo é fundamental”, afirma Li.

Para mais informações, basta acessar: https://www.expressvpn.com/pt/blog/segredos-que-escondemos-dos-amigos-mas-compartilhamos-com-o-google/



Marketing Digital aponta tendências que continuarão em 2023

Desde 2020, é notável a tendência de adaptação ao mercado e de digitalização dos processos. Enquanto algumas indústrias lutam para se reinventar, o marketing digital cresceu como nunca. Os profissionais dessa área trabalham com mais foco na construção de mensagens relevantes para o público-alvo de suas empresas, com o objetivo de aumentar a captação e retenção de clientes.

A última edição do relatório “The CMO Suvery” de 2022, comprova esse dado e mostra que 67,9% dos profissionais de marketing de nível sênior sentiram que suas funções aumentaram em importância. E, com isso, ajudaram o marketing digital adquirir maturidade. 

Segundo outra pesquisa sobre o setor, intitulada “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, 94% das companhias preferem o Marketing Digital como estratégia de crescimento, fazendo com que apenas 5,5% das companhias entrevistadas utilizem ferramentas tradicionais de publicidade e eventos.

Além disso, o e-mail marketing segue com extrema relevância e, de acordo com a pesquisa, 68% das empresas utilizam e-mail marketing como forma de relacionamento direto com seus clientes.

Mas, o que esperar para 2023? A especialista de Marketing e Brand Manager da Sendinblue, Laura Parra, aponta três tendências do Marketing Digital que continuarão crescendo:

  1. Personalizar a comunicação com o cliente: de acordo com as preferências de cada consumidor e sua faixa etária, por exemplo, é ideal definir o tom da mensagem (e-mail marketing, SMS, chat personalizado) e do vocabulário para garantir o sucesso na comunicação;
  2. Utilizar o CRM de forma cada vez mais estratégica: com base nas preferências de cada cliente, é possível personalizar desde o conteúdo da mensagem, a estratégia de vendas para determinado produto até seguimentar por geolocalização, sexo, idade, entre outros dados.
  3. Criar estratégias Data Driven: com dados captados pelo CRM é essencial a tomada de decisões baseada em análise e interpretação de dados com foco na otimização da jornada do cliente.

Além do aumento dessas tendências, Laura afirma que é necessário inovar, buscar atualizações, plataformas e parceiros que possam aprimorar o negócio. “Ter a mente aberta para novidades e observar com atenção novas possibilidades, saber aplicar a metodologia correta para cada caso e ter estratégia certamente são caminhos para o sucesso”, conclui.



Perícia grafotécnica pode identificar texto sem autoria

A grafoscopia é a parte da documentoscopia que estuda as escritas com a finalidade de verificar se são autênticas e também determinar a autoria quando ela é desconhecida. Ambas as técnicas se originam da ciência forense, advinda dos estudos do francês Edmond Locard. A técnica de aplicação da grafoscopia é chamada de perícia grafotécnica ou perícia grafoscópica, mais utilizada em processos criminalísticos e legais.

Apesar de sua origem se dar na área criminalística, já que a ciência forense reúne conhecimentos científicos e técnicas diversas para apurar crimes e outros assuntos legais, como nas áreas cível, penal ou administrativa, ela é mais conhecida pela avaliação de assinaturas. Desta maneira, a técnica pode ser realizada em diversos conteúdos, como contrato de compra e venda, contrato de relação de trabalho ou prestação de serviço, contrato de empréstimo bancário, promissórias, recibos de empregado com empregador, folha de ponto, atestado médico, entre outros, detalha Evandro Correia Silva, perito e sócio fundador da Nero Perícias. 

“Outra aplicação da perícia grafotécnica é na identificação de autoria de carta de ameaça e carta de suicídio. Até mesmo mensagens de ameaça deixadas na parede ou no espelho de banheiro são possíveis de serem periciadas”, completa Evandro.

As quatro leis do grafismo

Edmond Solange Pellat, considerado pai da grafoscopia, partiu das pesquisas de T. Wilhelm Preyer, que comprovaram que a escrita é um ato cerebral, para formular as quatro leis do grafismo, registradas no livro “Les Lois de L´écriture” (1927). São elas as responsáveis por guiar os trabalhos da perícia grafotécnica.

A primeira lei registra que se o organismo está em perfeito funcionamento e o cérebro conduz a escrita, portanto, as características individualizantes não se perdem. Na segunda, se constata a naturalidade do processo de escrita que não é registrado pela pessoa que está escrevendo, o que se traduz no automatismo gráfico. A seguinte esclarece que a escrita, quando modificada de maneira não-natural, apresenta o registro desse esforço. E por último, quando as circunstâncias não favorecem a escrita, como posição desconfortável ou ausência de suporte adequado, o autor costuma optar por traços mais simples. 

Como acontece a perícia grafotécnica

Ela acontece por confrontação. De um lado, o perito tem o documento a ser periciado, que é chamado de “peça questionada” e, do outro, tem amostras gráficas da pessoa cuja grafia está sendo colocada em cheque, que são chamados de “padrões de confronto”. 

Em seguida, o perito precisa fazer os exames grafoscópicos desses padrões, que são os documentos com amostra gráfica, ou seja, com a escrita autêntica da pessoa cuja grafia está sendo analisada. À medida em que vai examinando, o perito também vai anotando tudo que está constatando nestes exames.

O perito da Nero Perícias explica que “ao final, se confronta o resultado dos exames feitos na peça questionada com os resultados dos exames feitos nos padrões de confronto e, desta confrontação, é tirada a conclusão”.

Caso a maioria dos resultados dos exames feitos na peça questionada for convergentes aos resultados dos exames feitos nos padrões de confronto, isto indica que a escrita periciada foi produzida pelo autor dos padrões, ou seja, ela é autêntica. Agora, se a maioria dos resultados for divergentes, então a escrita periciada é inautêntica, ou seja, não foi feita pela mesma pessoa que produziu os padrões de confronto.

Evolução do setor

A necessidade de realizar Perícias Grafotécnicas acompanha os riscos de fraudes elevados, especialmente no Brasil, onde houve um aumento de 12% entre 2018 e 2022 de empresas vítimas de fraude, corrupção ou outros crimes econômicos, de acordo com Pesquisa Global sobre Fraudes e Crimes Econômicos de 2022, realizada pela PwC.

O levantamento envolveu 1.296 executivos em 53 países e regiões. Segundo o mesmo, enquanto os registros globais diminuíram em 3% nesse mesmo período, passando de 49% para 46%, no Brasil houve um aumento de 50% para 62%. O mesmo também apresenta que os perímetros das organizações estão vulneráveis, e que a ameaça dos fraudadores externos está crescendo.

Por isso, esse tipo de análise segue sendo aprimorada mundialmente. “A técnica tem evoluído nos últimos anos com parcerias firmadas entre as polícias do Brasil e Estados Unidos onde há troca de tecnologia e conhecimentos”, afirma Evandro. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.youtube.com/neropericias



Trabalho temporário demanda gerenciamento de mão de obra qualificada

Modalidade de contratação que, no país, cresceu às sombras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o trabalho temporário tem ganhado espaço em todo o mundo com a revolução digital, que possibilita novos tipos de empregos. Com isso, mais de 23 países já oferecem vistos específicos para os nômades digitais – profissionais que atuam no ambiente virtual, sem limitação geográfica.

No Brasil, o Conselho Nacional de Imigração, administrado pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), ordenou a concessão de visto temporário e autorização de residência aos imigrantes que atuam com a modalidade, como mostra uma publicação da CNN Brasil.

Para Pedro Cabral, COO (Chief Operating Officer) da SISQUAL®WFM, empresa detentora de um software de gerenciamento da força de trabalho, assim como a utilização de profissionais em condição de trabalho temporário tem se tornado massiva, as dúvidas com relação às especificidades que devem ser levadas em consideração, que diferem do trabalho fixo, também têm impactado diversos setores do mercado, como o de hotelaria. 

Segundo uma estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o turismo brasileiro deve retomar o nível de ocupação do período pré-pandemia e encerrar 2022 com 314,6 mil postos de trabalho criados. “As principais preocupações das empresas – tanto do mercado de hotelaria, como dos demais – com relação ao trabalho temporário residem na necessidade de obtenção de maiores índices de produtividade e competitividade”, afirma Pedro Cabral.

Para solucionar este entrave, avança, ganham destaque alternativas como a aquisição de tecnologias avançadas, que permitem atualizar os meios de produção, como também o ajustamento dos recursos humanos às novas necessidades, provocadas pelas constantes mudanças no mundo moderno.

Além disso, prossegue Cabral, com o aumento do trabalho remoto, a maneira como se trabalha mudou de forma significativa, tornando mais difícil a adaptação dos empregadores às novas tendências de trabalho.

Com efeito, dados do relatório “People at Work 2022: A Global Workforce View” revelam que 70% dos jovens com idades entre 18 e 24 anos preferem deixar o emprego do que o teletrabalho para voltar a atuar de forma presencial. A pesquisa entrevistou 32 mil pessoas de 17 países, entre eles o Brasil, em novembro de 2021.

“Todos estes fatores têm contribuído para o aumento do mercado de trabalho temporário, não só pela necessidade do empregador, mas, principalmente, pela vontade das pessoas que vivem procurando novas experiências”, expõe.

A análise do COO é corroborada por números: segundo o Relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen, empresa especializada em serviços de imigração mundial, 35 milhões de profissionais já atuam como nômades digitais em todo o mundo. O estudo também mostra que o número desses profissionais pode chegar a um bilhão em 2035.

Dessa forma, articula Cabral, “as vantagens e desvantagens do trabalho temporário deixaram de fazer parte da equação de avaliação do processo de contratação, já que as novas gerações equacionam de forma menos positiva o trabalho fixo e o compromisso de longa duração”.

Tecnologia facilita gerenciamento de mão de obra

Na perspectiva do COO da SISQUAL®WFM, com a ampla adesão ao trabalho temporário, ganha destaque a necessidade de um gerenciamento eficiente da mão de obra qualificada.  “A via tecnológica é uma forma eficiente para fazer, manter e melhorar o gerenciamento, que é simplificado com o suporte de empresas especializadas”.

A título de exemplo, ele cita que plataformas do gênero já permitem que os empregadores divulguem as suas necessidades temporárias de trabalho e respetivas competências necessárias. Neste caso, os profissionais podem aceitar uma solicitação de trabalho e reservar o tempo que estão disponíveis para esse empregador.

“As inovações tecnológicas facilitam a interação entre empregador e empregado de forma automática. Em alguns casos, o empregador pode, até mesmo, fazer o planejamento das escalas de trabalho com pré-reserva de recursos humanos temporários, antes do início da escala e de forma automática”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://www.sisqualwfm.com/



OuroRecords anuncia sua primeira colaboração

A OuroRecords é uma empresa gravadora de música, com ênfase no gênero musical trap. A gravadora é de Fortaleza – CE e foi fundada formalmente há dois anos pelos irmãos George Lima e Jordan Gonçalves. George Lima responde pelo nome artístico de “Chase” e é, até então, o único artista que a empresa agencia.

“O projeto em colaboração com o Dfideliz vai permitir que a empresa ganhe mais fãs do nicho trap no Brasil, sendo que o Dfideliz só em seu último lançamento em seu canal do YouTube acumula mais de 11 milhões de visualizações”, afirma Jordan Goncalves cofundador e agente artístico.

Em 2022, a OuroRecords alcançou 1.441.000 visualizações em seu canal do YouTube, 24.200 seguidores no Instagram, e seu artista Chase mais de 150.000 ouvintes mensais no Spotify, e mais de 34.000 mil seguidores no Instagram, fora vídeos em seu perfil nesta rede social que acumulam mais de 1.351.000 visualizações.

O gênero musical que a empresa atua é o trap, que por sua vez é um subgênero do rap/hip-hop que surgiu nos anos 2000 nos Estados Unidos. Esses gêneros musicais possuem diversas semelhanças, estando elas perceptíveis em suas letras que geralmente são compostas com rima que retratam vitória, violência, tráfico de drogas, desigualdades sociais, sexo, entre outros temas relacionados. Em sua produção, são utilizados elementos como, onomatopeias, beats (batidas) bem elaboradas e marcantes, melodias algumas vezes com presença de auto-tune e fortes graves. 

O coordenador de comunicação e marketing da OuroRecords, Frederico Loria, afirma que o projeto muda o patamar da empresa no mercado da música. “Ter dado certo a colaboração com o Dfideliz muda o patamar da empresa, ele é um nome muito consolidado na cena do trap no Brasil e foi um dos pioneiros deste gênero aqui”.



Vem aí a 1ª Semana Nacional Educação para Gentileza e Generosidade

A Semana Nacional Educação para Gentileza e Generosidade acontece de 2 a 8 de outubro conta com a programação gratuita com base nos sete princípios da Educação para a Gentileza, Generosidade, Sustentabilidade, Solidariedade, Diversidade, Respeito e Cidadania, que são os 7 Princípios da Educação para Gentileza e Generosidade (7 PEGG). 

Uma iniciativa da primeira plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade, criada em 2019, a proposta é trazer soluções e exemplos de inspiração para reverter um mundo cada vez mais violento, intolerante, desigual, desrespeitoso, polarizado e competitivo. A escolha da primeira semana do “mês das crianças” está associada à importância de conhecer valores sociotransformacionais desde cedo: na infância ou o quanto antes.

Na programação, além dos resultados da 3ª edição da Pesquisa 3 Coisas que eu Quero Melhorar no Mundo, que traz a visão de crianças e adolescentes sobre a realidade, também contaremos com a abertura das inscrições para a 3ª edição do Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade Escolas, que em 2021 teve como vencedor o projeto Rede Sesi de Virtudes, o lançamento do Manual de Desenvolvimento Humano, com estratégias para levar os 7PEGG para programas de treinamento e capacitação, e do Curso de Formação de Professores, disponível na Escola Aberta do Terceiro Setor.

A mobilização será feita por diversos “Embaixadores EGG” convidando as pessoas a acessarem o site da Gentileza e Generosidade, para conhecer a plataforma, com metodologias e conteúdos exclusivos para escolas, famílias, jovens, profissionais de mercado e formadores de opinião, assim como para baixar o kit virtual de comunicação da Semana Nacional EGG, incluindo artes para cartazes, camisetas, bottons, posts para redes sociais e uma canção inédita que vai ajudar a memorizar quais são e para que servem os 7PEGG.

Para Marina Pechlivanis, idealizadora da EGG, “as transformações só acontecem de fato se forem sistêmicas, multidimensionais e interpúblicos. É gratificante ver estes princípios colaborativos cada vez mais em prática na rotina das escolas e das famílias, na fala dos jovens, na agenda de empresas, organizações e governo, e na pauta das notícias. Por isso esta é uma semana não apenas de conscientização, mas de comemoração também”.

O Movimento Bem Maior é um dos parceiros que apoia a campanha da plataforma Educação para Gentileza e Generosidade por estar alinhada às propostas e valores que a organização acredita para a construção de um país mais justo e igualitário, tendo a educação como ferramenta de transformação social.

O objetivo da parceria é “fortalecer e aprimorar a educação integrando novas vozes, reconhecidas nacionalmente, para a mobilização da população brasileira na imprensa e na mídia, em diferente segmento de atuação, gerando visibilidade e reconhecimento para estimular a criação desta semana”, afirma Carola Matarazzo, diretora executiva do Movimento Bem Maior.

Aos interessados em participar, basta acessar o link https://www.gentilezagenerosidade.org.br/.

Sobre a Educação para Gentileza e Generosidade

A primeira plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade oferece soluções sistêmicas para diversos públicos. Para as escolas, metodologia com 26 planos de aula adaptados da Learning to Give e adequados à nova BNCC, além de cursos e prêmios. Para as famílias, aulas práticas com vídeos, leituras e atividades. Para jovens lideranças sociais, eventos e oportunidades de conexão e visibilidade. Para a sociedade, estudos e pesquisas inéditos com crianças e jovens. Para as empresas e organizações, dinâmicas de desenvolvimento humano para programas de treinamentos. 

Para saber mais, basta acessar o link: https://www.gentilezagenerosidade.org.br/

Imprensa
Suzane Pinheiro
E-mail: comunicacao@centraldeinovacao.com.br
Telefone: 11 99195-2447
Central de Inovação – CI



Amcham comemora 16 anos em Ribeirão Preto, SP, com novo escritório

No dia 22 de setembro, a Amcham, Câmara Americana de Comércio, completou 16 anos de atuação em Ribeirão Preto, SP. Reforçando a presença da Amcham no município, a entidade inaugurou no dia 20 de setembro, a sua nova sede na região. O escritório, que fica no Dabi Business Park, foi apresentado com um coquetel que reuniu empresários, associados e autoridades locais.

Matheus Brolezzi, coordenador responsável pela unidade regional, disse que a mudança acontece em um momento muito importante e simbólico para a associação. “Completar 16 anos trabalhando na inovação e com o olhar no futuro do mercado e do empresariado brasileiro nos deixa muito felizes”.

Nadia Rabechi, diretora de Membership da Amcham, contou que a entidade há alguns anos vem trabalhando muito na pauta de inovação e inclusive foi reconhecida como um dos grandes ecossistemas de inovação do país. “Levar isso para as nossas regionais, estar em um ambiente que vive inovação, que trabalha com inovação aberta como é o Dabi, fortalece muito a nossa cultura de trabalhar pelo desenvolvimento das empresas e pela competitividade das regiões. Então, só notícias boas com a nossa chegada no novo endereço”.

Willy Lobbe, gerente da Amcham do interior de São Paulo, relatou que o interior tem uma representatividade muito grande para a Amcham Brasil. “Hoje, depois da Matriz, o interior de São Paulo é a maior base de associados que nós temos, então ficamos muito felizes de completar 16 anos nessa região que é uma das mais prósperas do Brasil”.

Atualmente a Amcham conta com 100 empresas associadas e o principal papel é trabalhar no desenvolvimento e integração dos empresários de Ribeirão Preto e conectar a região com as principais tendências globais em negócios, produzindo informações valiosas e privilegiadas de mercado que coordenam a tomada de decisão de líderes empresariais. 

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, foi uma das autoridades que estiveram presentes no coquetel. Em seu discurso, Nogueira explicou que Ribeirão Preto tem vocação empreendedora e que todas as oportunidades em valorizar e fortalecer a cidade, sede da região metropolitana, têm valor fundamental para o desenvolvimento.

“Temos trabalhado muito nessa questão de trazer novos empreendimentos, geração de emprego e renda, principalmente na área da tecnologia. O foco é trazer cada vez mais investidores, e temos na Amcham esse canal direto para não perdermos nenhuma oportunidade, para que não fiquemos longe de nenhuma oportunidade para desenvolvermos e melhorarmos a qualidade de vida do ribeirão-pretano”, disse.

O CEO da Alliage Global, Caetano Biagi e o General Manager do Dabi Business Park, Eduardo Brondi, compartilharam a história do espaço e os projetos para o futuro com o novo empreendimento.

“Nos propomos a ser efetivamente agentes importantes dentro do ecossistema de inovação de Ribeirão Preto. Conectar as pessoas, unir ideias, promover a conexão entre as empresas, entre as pessoas que habitam nesse ambiente para gerar negócios. Acreditamos que a Amcham está vindo para um ambiente que fomenta isso todos os dias, é esse o propósito da Dabi Business Park”, frisaram.

Empresas que tenham dúvidas ou interesse em conhecer a nova estrutura da Amcham Ribeirão Preto podem marcar uma visita pelo telefone (16) 2132-4599 ou pelo e-mail matheus.santos@amchambrasil.com.br



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