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CBH Baía de Guanabara divulga os eleitos para o biênio 2022-2024

O Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH Baía de Guanabara) definiu a nova gestão para o biênio 2022/2024. A votação foi realizada nesta quinta-feira, 29 de setembro. Foram eleitos os membros que vão compor as coordenações dos seis Subcomitês, Plenário e Diretoria. Adriana Bocaiúva, representante da Associação de Moradores do Alto Gávea – AMALGA e membro do Subcomitê Lagoa Rodrigo de Freitas, foi eleita diretora-presidente.

O edital do processo eleitoral no CBH Baía de Guanabara obedeceu às diretrizes determinadas no Regimento Interno, e seguiu todos os ritos e etapas determinados por lei. Foram avaliadas entidades inscritas e, uma vez essas habilitadas, passou-se para a votação, que definiu as composições.

A diretoria está composta por:

Diretora-presidente

Adriana Bocaiúva – Associação de Moradores do Alto Gávea

 

Diretor-vice-presidente

Magno Neves – Instituto Brasileiro de Direito Ambiental (IBDA)

 

Diretor-secretário

Eduardo Frederico Cabral de Oliveira – Parque Nacional da Tijuca

 

Diretor-administrativo

João Flávio Paes Werneck – Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá

 

Diretor-técnico

Halphy Cunha Rodrigues – Águas de Niterói

 

Diretor de Comunicação

Gustavo Mello de Souza Sardenberg – Piratininga Surfe Clube (PSC)

 

Composição do Plenário do CBH Baía de Guanabara para o biênio 2022/2024



Projeto prevê pagamento extra para beneficiários do INSS

Uma proposta recentemente protocolada na Câmara prevê o pagamento de um salário extra no mês de janeiro ou fevereiro de cada ano para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), militares e servidores que quiserem solicitar esse valor.

O PL (Projeto de Lei) 809/2022, de autoria do deputado federal Delegado Antonio Furtado (União Brasil) é uma alternativa para que, além dos segurados do INSS, servidores públicos federais, beneficiários do BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada/Lei Orgânica de Assistência) e de programas sociais, possam solicitar no início do ano o adiantamento do valor correspondente a uma renda mensal. A medida é uma alternativa ao 14º salário, que vem enfrentando dificuldades de aprovação.

De acordo com o texto, o pagamento adiantado deve ser pago até dezembro do mesmo ano, por meio do desconto de 11 parcelas iguais e sucessivas, incluindo o 13º salário. Segundo afirmação do parlamentar, publicada pelo Diário do Vale, “a antecipação é uma espécie de empréstimo opcional, só que sem juros”.

Na justificativa, o PL cita que, a partir de uma pesquisa realizada em janeiro de 2022 pela Acordo Certo, fintech do Grupo Boa Vista voltada para renegociação de dívidas, constatou-se que 88% dos consumidores possuem dívidas e, desses, 57% afirmaram que está difícil suprir todas as necessidades básicas com a renda mensal.

O texto destaca que, historicamente, janeiro é o mês de maior dificuldade financeira para uma parcela dos brasileiros devido a gastos obrigatórios como IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), além de materiais e matrículas escolares. “Para arcar com esses compromissos, 60% dos cidadãos contraem dívidas”, complementa a justificação. O PL deve passar pelo Senado Federal e pela Presidência da República.

Para João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira – portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS -, o projeto de lei que visa o pagamento de um salário em dobro no mês de janeiro ou fevereiro de cada ano para os beneficiários do INSS, militares e servidores é assertivo.

“Trata-se de um projeto interessante, pois geralmente é nesse período que os beneficiários pegam empréstimos para quitar despesas do ano anterior. Assim, a ‘antecipação’ liberada pelo próprio governo funcionará como um empréstimo ‘sem juros’ de muito proveito”, avalia.

Para João da João Financeira, a medida é uma alternativa viável para os segurados do INSS, mesmo que o projeto preveja que esse valor será descontado nos onze salários seguintes. “Para quem precisa de um valor extra, o pagamento adicional vale a pena, afinal será pago de forma antecipada e descontado em parcelas nos outros meses sem acréscimos de juros”.

O proprietário da João Financeira destaca que, se aprovado, o PL sobre o adiantamento no começo do ano pode representar um impacto positivo para a economia. De fato, de acordo com o projeto, o plano pode injetar mais de R$ 70 bilhões a cada ano.

“A medida deve ajudar o cidadão com um poder de compra maior entre o início do ano e o Carnaval, quando a economia fica estagnada por conta de elementos como férias e demais despesas. E fomentar o comércio local é algo importante para a economia girar”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.joaofinanceira.com.br/blog/ ou assistir a vídeos sobre o tema no canal do YouTube: https://www.youtube.com/joaofinanceira.



Artista baiano lança primeiro single com inspiração no gênero pop britânico

O cantor e compositor Adriano Abreu lançou seu primeiro single autoral intitulado “Mais uma vez”. Adepto às mudanças do estilo musical e trazendo como referência o gênero pop britânico, o artista também traz influências do R&B para o pop brasileiro com sua nova canção.

Natural de Paratinga, na Bahia, Adriano teve seu primeiro contato com a música em 2018 quando deu início às aulas de canto, e intensificou os estudos de violão com seu pai e irmão. Sempre interessado pela história da música, levou como inspiração ao longo da carreira grandes nomes da cena pop mundial, como Michael Jackson e Justin Bieber, com a popularidade alcançada, foram considerados pelo público como “rei” e “príncipe” do Pop, respectivamente.

“A canção intitulada “Mais Uma Vez” traz influências do pop britânico e do R&B para o pop brasileiro. Uma obra com referências que vão desde Jacob Lee, Shawn Mendes e Ed Sheeran, até clássicos teen contemporâneos, como Biollo e Nicolas Germano”, comenta Adriano.

Para o artista, a arte musical se trata de contar histórias. “Contar histórias de amor sempre foi um assunto que me chamou bastante a atenção desde a adolescência. Para mim, falar o que sentimos é um ato intenso e verdadeiro”, destaca o cantor.

A canção foi gravada no home studio do próprio artista e produzida em São Paulo pelo produtor Bruno Zanardi, responsável por mais de 50 milhões de visualizações no YouTube em músicas com sua produção. A obra já está disponível nas plataformas digitais.

Para saber mais, basta acessar: https://www.youtube.com/c/AdrianoAbreuOfc



Planejamento financeiro pode reduzir o número de famílias endividadas

A CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo apresentou os números de famílias no Brasil que estão endividadas, inadimplentes e aquelas que não têm condições de pagar suas contas atrasadas em agosto.

O número de famílias endividadas atingiu 79% do total, subindo 1% ante o mês anterior e 6,1% quando comparado ao mesmo período do ano passado. A inadimplência bateu novo recorde, atingindo 29,6% do total de famílias no país. Além disso, 10,8% do total de inadimplentes afirmaram que não terão condições de pagar contas atrasadas.

“Os dados de endividamento da CNC consideram dívidas a vencer no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa”, explica Rodrigo Salim, especialista financeiro com mais de 15 anos de experiência em empresas do segmento, graduado em Direito pela Universidade Mackenzie e MBA em Gestão Empresarial pelo INSPER/IBMEC.

A aceleração do endividamento em agosto foi semelhante nas duas faixas de renda pesquisadas, que são 1) famílias com rendimentos de até dez salários mínimos e 2) famílias com rendimentos acima de dez salários mínimos. Mas a alta da contratação de dívidas foi maior para as famílias com rendimentos de até dez salários mínimos, pois a procura por crédito direto no varejo nessa faixa tem sido maior.

Atualmente em 13,75%, a Selic não tem perspectiva de baixa nos próximos meses, podendo ampliar o número de inadimplentes. Como se sabe, a Selic é a taxa básica de juros da economia e o principal instrumento de política monetária utilizado pelo BC – Banco Central.

“Com ela a instituição controla a inflação, o que acaba influenciando em todas as taxas de juros do país, como as dos empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras”, alerta Salim.

Ter débitos é até normal, afinal a sociedade é consumidora de crédito. Agora é preciso ter muito cuidado para não se enrolar com ele. No cenário de alto endividamento, como esse em que 79% das famílias brasileiras estão vivendo, é possível iniciar o ano de 2023 mais controlado financeiramente.

Uma alternativa é a possibilidade de trocar uma dívida por outra e diminuir os juros, assumindo um novo empréstimo e economizando com a quitação mais rápida de um passivo caro.

“Com a troca de dívidas uma família pode substituir um débito elevado, com altas taxas de juros, por uma opção mais acessível, fácil de quitar, legal e amplamente oferecida no mercado, com vantagens variadas para quem procura pagar menos juros”, informa o especialista financeiro.

Assim, ao trocar dívidas mais onerosas por mais baratas, em busca de juros menores, o risco de inadimplência diminui e a saúde financeira do consumidor melhora.

Como se vê, a troca desses valores é uma forma de renegociar débitos normalmente caracterizada pela portabilidade de um passivo existente entre operadoras de crédito ou instituições financeiras, com a migração e redução do custo da dívida.

Mas, antes de iniciar esse processo, é importante estar atento a alguns pontos primordiais, sendo um deles verificar o valor atualizado do débito, pois isso pode contribuir tanto para que o saldo devedor seja reconhecido, como também para determinar uma melhor proposta para saldar toda a dívida.

“Com o valor atualizado, é possível negociar com os credores a melhor forma de pagamento e partir para a portabilidade, solicitando à operadora de crédito ou instituição financeira que concedeu o crédito inicial dados do contrato, lembrando que ela é obrigada a fornecer esse tipo de informação”, diz Salim.

A troca de dívida é um processo que pode ser muito vantajoso, sendo uma estratégia indicada e bastante utilizada no planejamento financeiro. Em outras palavras, a substituição significa renegociar e excluir as despesas pendentes por outra, preferencialmente com menores taxas de juros, tornando assim o débito mais fácil de ser liquidado.

“É preciso ser cuidadoso para não fazer novos passivos. Uma boa dica é criar uma planilha de gastos pessoais e mantê-la sempre atualizada. Dessa forma é possível visualizar melhor as despesas, bem como identificar os locais em que elas podem ser cortadas”, finaliza o especialista financeiro.



Empresa lança livro técnico sobre cabos não halogenados

Com o objetivo de compartilhar informações sobre condutores elétricos não halogenados, a IFC/COBRECOM, que fabrica fios e cabos elétricos de baixa tensão, lança seu novo livro: Cabos elétricos de baixa tensão para locais de afluência de público, escrito pelo professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que é também consultor técnico da empresa.

O novo livro foi apresentado para o mercado e para os profissionais da área de elétrica e de construção civil em evento realizado no último dia 20 de setembro na Noite do Instalador 2022 do Sindinstalação (Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo) com a presença do autor.

Representaram a IFC/COBRECOM no evento: Gilberto Alvarenga que é gerente de negócios estratégicos da empresa; Flávio Alves, que faz parte do departamento de negócios estratégicos; Fábio Ferrara, gerente de marketing da companhia; além de Rafaela Brália, que faz parte da equipe de marketing.

“A ideia de escrever esse livro surgiu a partir da publicação, em dezembro de 2021, da revisão da norma ABNT NBR 13570, que trata de instalações elétricas em locais de afluência de público, da qual fui o coordenador do grupo de trabalho na ABNT que realizou essa revisão. E pela enorme importância e responsabilidade que recai sobre estes tipos de instalações, houve uma motivação imediata de minha parte e da COBRECOM em escrever um livro focado neste tema”, revela Hilton Moreno.

De acordo com o profissional, o livro é totalmente baseado nos requisitos das várias normas técnicas que envolvem o mundo dos condutores e procura, na medida do possível, disponibilizar a interpretação mais adequada das exigências da NBR 13570, acrescentando exemplos práticos quando cabível.

Com esta publicação, esperamos compartilhar os nossos conhecimentos sobre o tema com a comunidade envolvida direta ou indiretamente com as instalações elétricas em locais de afluência de público. Além disso, o livro mostra as situações nos locais de afluência de público nas quais os cabos com baixa emissão de fumaça não halogenados são de uso obrigatório. Isto representa um enorme aumento de segurança para as pessoas nas situações em que elas procuram as saídas de emergência”, acrescenta Moreno.

Além das explicações sobre os cabos não halogenados, nas 52 páginas do livro também é possível ver exemplos, figuras, tabelas e informações de produtos.

Totalmente baseada na norma NBR 13570 a publicação possui os seguintes assuntos: tipos de cabos elétricos e condutos admitidos em locais de afluência de público; uso exclusivo de condutores de cobre em locais de afluência de público; escolha das linhas elétricas em locais de afluência de público de acordo com as influências externas; linhas elétricas embutidas e aparentes em locais de afluência de público; ligação de equipamentos móveis ou estacionários em locais de afluência de público; uso barreiras corta-fogo; produtos da COBRECOM para instalações elétricas em locais de afluência de público, entre outros. 

O livro também é destinado para todos profissionais que lidam, direta ou indiretamente, com projeto, instalação, operação, manutenção, consultoria, inspeção, comercialização e ensino na área de instalações elétricas como engenheiros, técnicos, eletricistas, vendedores de lojas de elétrica e material de construção, professores e alunos, profissionais da construção civil, entre outros.

O livro será distribuído gratuitamente em alguns eventos técnicos que a IFC/COBRECOM participar ou promover. 

Além disso, também é possível fazer o download do ebook no site www.cobrecom.com.br, na aba de Downloads.



Empresas devem cumprir etapas para se adequarem aos ODS

Não importa o tamanho da empresa, alinhar suas estratégias de mercado e metas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), pode fazer a diferença para conquistar o seu público-alvo e demonstrar comprometimento com a sustentabilidade. Eles são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. A meta é atingir o que foi proposto na Agenda 2030, no Brasil.

Este lançamento foi um marco, pois é a primeira agenda global criada com a participação de outros atores, além dos governos, e reconhece, por exemplo, a importância do setor privado no alcance dos objetivos traçados.

“É muito importante comunicar às pessoas que tomam as decisões estratégicas nas organizações que alinhar a estratégia de negócios com os ODS pode ser benéfico para todos”, explica Juan Francisco Barbieri, gerente de inovação e sustentabilidade da Barbieri S/A, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e estrutural para light steel framing.

Para começar, é essencial definir uma estratégia a partir de quatro linhas de atuação que integram de forma transversal todas as práticas e projetos de inovação e sustentabilidade ligados a colaboradores, clientes, fornecedores, meio ambiente, governança corporativa e comunidade.

A primeira linha é relacionada ao bem-estar da equipe, promovendo o empenho e a transformação interna. O objetivo é tornar os colaboradores protagonistas da evolução e crescimento da empresa, cocriando em rede e garantindo um espaço de trabalho colaborativo, diversificado e respeitoso.

A companhia deve assumir o compromisso de oferecer educação integral e melhorar a empregabilidade. São trabalhadas alianças estratégicas para responder às necessidades da comunidade, promovendo a integração social rumo à inovação na construção sustentável.

Por fim, a companhia deve trabalhar de acordo com as certificações e normas internacionais para gerir seus processos de forma responsável, preventiva e transversal. Deve-se buscar continuamente por inovação para otimizar a gestão e identificar novas formas de produção e consumo, aumentando os impactos sociais e ambientais e minimizando os efeitos dos produtos e serviços oferecidos ao longo de seu ciclo de vida.

Para desenhar um plano de triplo impacto, as organizações devem seguir quatro passos.

Comunicação eficaz

“Uma solução eficaz para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável é definir um plano de triplo impacto”, comenta Juan Francisco. A partir de um planejamento de triplo impacto, as empresas poderão:

  • Ajudar a melhorar e fortalecer a cooperação com a comunidade e gerar novas alianças estratégicas;
  • Gerar maior vantagem competitiva e/ou novas oportunidades de negócios, por exemplo, atendendo a um mercado mal atendido;
  • Facilitar a atração e/ou retenção de investidores, bem como novos parceiros e aliados estratégicos;
  • Ajudar a melhorar as relações com entidades governamentais, podendo participar e/ou realizar ações de maior impacto e relevância;
  • Fortalecer a marca e estimular a fidelização de consumidores e colaboradores, principalmente das gerações mais jovens;
  • Ajudar a contribuir para a melhoria dos processos e eficiência interna.

Identificação de áreas de alto impacto

Por meio de uma análise da cadeia de valor, na qual líderes de outras áreas, fornecedores ou aliados podem estar envolvidos, é possível identificar os pontos (áreas de alto impacto) em que as empresas podem estar gerando impactos positivos e aqueles que atualmente geram impactos negativos. Com isso em mente, podem ser definidos critérios para selecionar as prioridades estratégicas que, posteriormente, permitirão desenhar um programa ou intervenção específica. 

Alinhar com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)

Uma vez selecionadas as prioridades estratégicas da empresa, é preciso definir com qual dos 17 ODS está mais alinhado. É importante que, para isso, sejam revisadas as metas dos objetivos definidos e determinada como sua intervenção pode contribuir para o alcance dessa meta. 

Desenhar o projeto de impacto

É muito valioso integrar atores-chave da organização na construção desses projetos, pois gera maior comprometimento e dá a oportunidade de agregar aliados que o ajudam a promovê-lo internamente. É importante certificar-se de que a intervenção tenha uma linha de base (ponto de partida) e metas bem estabelecidas, que tornem muito clara a contribuição da organização para a Agenda 2030. Além disso, outras ações essenciais devem ser aplicadas como estabelecer indicadores e meios de verificação que posteriormente permitirão avaliar, relatar e comunicar os resultados alcançados.



Abrafesta prevê 1,6 milhões de casamentos em 2022

Após um longo hiato por conta da pandemia de Covid-19, 2022 apresenta um cenário propício para os noivos brasileiros, que tiveram que adiar o momento da consagração do matrimônio. Para este ano, estimativas da Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos) preveem a realização de 1,6 milhões de casamentos no país – um avanço de 45,4% com relação ao número médio de cerimônias que eram realizadas antes da pandemia, de 1,1 milhões eventos anuais.

De acordo com o Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Evento), 350 mil eventos foram cancelados somente em 2020, com a eclosão da crise sanitária, o que inclui festas e cerimônias de casamento.

Superada esta fase, um balanço realizado pela GetNinjas, ferramenta de contratação de serviços, revelou que a busca por profissionais como cerimonialistas, maquiadores e recepcionistas de eventos cresceu em 2022. Segundo a análise, a procura por motoristas aumentou 290%, ao passo que 97% dos maquiadores relataram o aumento de sua demanda e que recepcionistas e cerimonialistas ganharam 71% de atenção a mais dos noivos em 2022.

Juliana Gallo, vice-presidente de vendas para a América Latina da Casamentos.com.br – marketplace que oferece, aos casais, opções de fornecedores para serem contratados e auxiliar no casamento -, observa que, com a pandemia, milhares de casamentos foram adiados, o que afetou casais e empresas. No entanto, a alta do número de casamentos já era esperada para 2022, porque este foi o ano considerado o mais seguro por fornecedores e noivos para realizar os enlaces adiados desde o início da pandemia.

“A surpresa positiva é que não esperávamos que chegaríamos à marca de quase 600 mil casamentos já em agosto, antes mesmo do início da temporada de matrimônios no Brasil, que começa em setembro”, afirma.

Ela conta que, com base na experiência de países da Europa e da América do Norte, que vacinaram as populações contra o coronavírus Sars-Cov-2 antes que isso acontecesse no Brasil, é possível projetar um crescimento de 15% no número de celebrações no país. Na prática, isso significaria 1 milhão de casamentos este ano.

“A realidade nos mostrou que o Brasil tem o potencial de superar essa previsão devido à organização, tamanho e pujança do mercado nupcial brasileiro”, diz ela. 

Na perspectiva de Gallo, a digitalização crescente do setor de serviços no país impactou o mercado de casamentos. “Impressiona a conectividade dos brasileiros, mas a digitalização do setor nupcial não vem de agora. Observamos esta tendência no ‘Livro Imprescindível dos Casamentos: um estudo inédito do mercado nupcial brasileiro’”, articula.

A publicação a que a especialista se refere é resultado de entrevistas com mais de 4 mil empresas e 2 mil casais em 2019. “Os noivos brasileiros são bons pagadores e consumidores exigentes, gostam de comparar os fornecedores e têm a Internet como uma aliada para encontrar os profissionais do ‘grande dia’”, afirma.

A pesquisa, desenvolvida pela Casamentos.com.br com o apoio da escola de negócios ESADE, revelou que de nove a cada dez casais buscam referências para o casamento na web e mais da metade (55%) também busca fornecedores de forma digital.

“Isso não significa que a recomendação ‘boca a boca’ deixou de ser uma prática no país, mas que, atualmente, para se destacar em um mercado competitivo, é fundamental que as empresas e profissionais invistam em portfólios on-line e trabalhem para conseguir as melhores avaliações em sites especializados”, afirma Gallo.

Opiniões positivas são peça-chave para as empresas do setor

A vice-presidente de vendas para a América Latina da Casamentos.com.br ressalta que, embora os casais sejam geralmente “clientes de uma única vez”, as suas opiniões ganham muita força e são ouvidas por outros casais que organizam o seu casamento em um panorama de era digital. “É muito importante que as empresas e profissionais do setor estejam atentos ao grau de satisfação do consumidor”. 

Exemplo disso, prossegue Gallo, 80% dos casais brasileiros revelaram confiar que os fornecedores sabem que estão ajudando a organizar o “melhor dia de suas vidas” e que não tentam tirar proveito disso. “Isso mostra uma relação saudável entre fornecedores e casais, mais do que se costuma repercutir”, pontua. “Com isso, empresas e profissionais devem continuar aportando credibilidade, mostrando-se flexíveis e se adaptando à oferta conforme a demanda”, afirma.

O estudo “Livro Imprescindível dos Casamentos” também mostra que metade das empresas nupciais já fazem pesquisas que medem o nível de satisfação dos clientes de forma sistemática e quantitativa.

“A outra metade ainda não tem essa constância, mas, nesse modelo de negócio, é uma boa ideia monitorar tendências para atender casais cada vez mais informados e exigentes e poder agir rápido em caso de imprevistos que se espalham feito pólvora na Internet”, avalia a especialista. 

“O setor amadureceu depois da pandemia, aprendeu a criar oportunidades em momentos de crise e está começando a ganhar o destaque que merece, devido ao que aporta de maneira importante à economia do país”, conclui Gallo.

Para mais informações, basta acessar: https://www.casamentos.com.br/



Evoé lança podcast com temas que envolvem a relação entre o dinheiro e a cultura

Debater a cultura e a produção cultural no Brasil é um dos objetivos da plataforma “Compartilhada”, com conteúdo que envolve a comunidade criativa de Belo Horizonte sob um olhar crítico. Para fomentar ainda mais os diálogos, o projeto lança o podcast “Compartilhada”, no qual semanalmente o público confere episódios nas principais plataformas de streaming. O tema central é a relação entre cultura e dinheiro.

“Em nossa plataforma digital já compartilhamos vivências, histórias e artistas como meio de informar, inspirar e provocar. O podcast é um caminho natural para ampliar esse diálogo, envolvendo outros pares da cena cultural e promovendo discussões essenciais sobre o fazer cultural no Brasil, seus desafios, transformações rumos e o que precisa mudar”, destaca a diretora criativa e criadora de conteúdo da Compartilhada, Bruna Kassab.

A economia criativa e a relação entre o dinheiro e a cultura são os pontos de partida de todos os episódios. Durante o último ano a equipe da Compartilhada conversou com os mais variados produtores de diversos segmentos da cultura, para ter a ótica de quem atua nos bastidores. Cada programa conta com a participação de integrantes ativos na cena cultural e temas que são de interesse geral da população.

Para o lançamento do Compartilhada foi criado um “Prólogo” do podcast que traz à tona alguns descasos com a cultura brasileira nos últimos anos. Dentre os assuntos debatidos estão o incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro, que aconteceu em setembro de 2018, a falta de investimento para manutenção, o posicionamento frente à tragédia, o contraponto com o que foi visto no incêndio na Catedral de Notre-Dame e como a história se repete no Brasil, com perdas irreparáveis como a do Acervo de Glauber Rocha, no último ano. 

O podcast “Compartilhada” é realizado pela evoe.cc com produção dos Estúdios IMA. A apresentação do prólogo é de Bruna Kassab, com roteiro de João Vitor Rocha e trilha sonora e desenho de som de Max Teixeira Lemann. A captação direta do áudio é de Gabriel Canedo – que também orientou a pós-produção. Com edição de Léo Castro, o podcast foi coconcebido e produzido em parceria com Ruth Flores e Frederico Pequeno.

O projeto é viabilizado com fundos da Lei Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte.

SERVIÇO:

Podcast Compartilhada

Novo episódio a cada semana

Acesso: nas principais plataformas de streaming



Atendimento ao cliente tem grande influência na decisão do consumidor

Segundo um levantamento realizado pela Zendesk, empresa de desenvolvimento de software para atendimento ao cliente, 64% das corporações dizem que o atendimento ao cliente tem um impacto direto em seu desempenho de negócio. Esses dados oferecem uma visão ampla do mercado atual, evidenciando a importância de um atendimento de excelência.

Uma referência mundial de qualidade no atendimento ao cliente é a Walt Disney Company, empresa multinacional de entretenimento. O livro “O Jeito Disney de encantar os clientes”, elaborado pelo Disney Institute, apresenta o modelo de negócio e a cultura corporativa da empresa que possui um índice de retenção do cliente de mais de 70%.

Este case de sucesso traz ensinamentos como: a importância de entender verdadeiramente o cliente e surpreendê-lo, atenção aos detalhes, criação de uma missão com propósito para a instituição e, principalmente, sua aplicação no dia a dia da empresa.

Conforme citado no livro, a sociedade atual vive na economia da experiência, ou seja, os clientes buscam vivências memoráveis e únicas ao adquirir um produto ou serviço. Segundo Marcio Samia, fundador da agência Imediatto Comunicação, “Além dos itens vendidos é preciso oferecer outros atributos capazes de envolver e captar a atenção dos clientes, essa é a nova concorrência do mercado: oferecer a melhor experiência para o consumidor. As empresas devem estabelecer uma relação emocional entre seu cliente e seus serviços nos processos de venda, impactando diretamente suas emoções e criando um vínculo afetivo com a marca.”

Conceito de “Guestologia”

“Você não constrói nada sozinho. Você descobre o que as pessoas querem e constrói algo para elas.” Esta frase dita por Walt Disney permeia a “Guestologia” apresentada no livro. Este é um termo utilizado pela Disney que representa a pesquisa de mercado e o perfil dos clientes, entender o que eles desejam e precisam é o fator principal dentro deste estudo.

São analisados dois tipos de informações: fatores demográficos, ou seja, atributos físicos e quantitativos e também fatores psicográficos como necessidades, desejos e emoções. Esses fatores quando conectados criam um perfil e mapa dos clientes, oferecendo mais clareza e direcionamento para as organizações.

Componentes do ciclo de atendimento de qualidade

O livro também apresenta o ciclo de atendimento de qualidade, um método aplicado pela Disney para definir seus processos internos de atendimento. Ele é composto por 4 elementos principais:

1. Tema de atendimento: propósito e missão do atendimento de uma organização;
2. Padrões de atendimento: os critérios operacionais que asseguram que o tema será transmitido;
3. Sistemas de atendimento: métodos pelos quais o atendimento de qualidade é implementado – cenário, elenco e processos;
4. Integração: cada elemento do ciclo deve operar em conjunto – os sistemas de atendimento se fundem, respeitando os padrões de atendimento e transmitindo o tema.

Método H.E.A.R.D

Ao acontecer alguma falha na realização de um serviço, um dos pontos que mais gera insatisfação no cliente é o desinteresse do funcionário em resolver o seu problema. Pensando nisso, foi criado um método de resolução dos chamados “pontos de combustão”, problemas ou situações que podem se tornar algo maior e prejudicial para a empresa.

Este método é baseado no acrônimo H.E.A.R.D em que cada letra significa:

– Hear: escutar atentamente ao relato do cliente, sem interrompê-lo;
– Empathize: por meio da empatia criar uma conexão emocional, demonstrando disposição e habilidade para resolver o problema;
– Apologize: desculpas sinceras pelo problema ter acontecido;
– Resolve: resolver a situação o mais rápido possível e de forma energética;
– Diagnose: examinar os processos ligados à falha do serviço para corrigi-la definitivamente.

Montar o próprio ciclo de atendimento de qualidade e treinar todos os colaboradores a aplicar o método H.E.A.R.D, são maneiras práticas de melhorar a assistência de qualquer empresa. Além disso, há também outras práticas que podem ser aplicadas como:

– Criar um processo interno eficaz de solução para problemas;
– Atender os clientes o mais rápido possível sempre que precisar;
– Pedir feedback e sugestões de melhorias;
– Investir tempo em atendimento pós-venda;
– Personalizar o atendimento o máximo possível.

Um atendimento ao cliente de qualidade faz com que a empresa encante e fidelize seus clientes com facilidade. “Na área da comunicação, por exemplo, a excelência no atendimento ao cliente é primordial e vai muito além de ser cordial. É preciso se preocupar realmente com as necessidades e problemas dos clientes e fazer o possível e até o impossível para solucioná-las. Esse é o nosso objetivo aqui na agência, ajudar os empreendedores criando uma relação de amizade”, finaliza Marcio Samia.



Tecnologia na logística auxilia o movimento da economia

Segmento fundamental para o equilíbrio das atividades no Brasil, a logística tem se reinventado para atender à crescente demanda e manter sua eficiência operacional no Brasil e no mundo. Para tanto, a implementação da tecnologia nas atividades logísticas tem se tornado cada vez mais presente e uma importante aliada.

De acordo com dados do Ministério da Economia, o Comércio Exterior Brasileiro movimentou em agosto de 2022 US$ 30,8 bilhões de exportações e US$ 26,7 bilhões de importações. Todo esse montante decorre de uma enorme quantidade de dados e produtos que são manejados todos os dias.

Para tanto, a tecnologia se torna imprescindível e a cada nova funcionalidade desenvolvida, mais otimizadas ficam as operações e melhor se aperfeiçoa o serviço logístico prestado. É o que afirma o especialista em logística Luís Felipe Campos. “Investir em logística é investir em inovação e é ela quem vai permitir a verdadeira competitividade de mercado, tão fundamental nos dias atuais”, pondera.

Assim como em outros setores do mercado, na logística não seria diferente. O uso da tecnologia contribui significativamente no aumento da produtividade, o que acelera o movimento da economia. “Acelerar a produtividade garante melhores ganhos e eficiência, inclusive no comércio exterior”, afirma Campos, que possui experiência no setor internacional, principalmente no trade Europa-América Latina.

É muito grande o volume de informações que precisam ser gerenciadas pela logística, o que faz da tecnologia um importante apoio na redução de custos e na otimização de processos. “Além da rastreabilidade da encomenda, as ferramentas tecnológicas melhoram a eficiência operacional das empresas, trazendo mais ganho para toda a cadeia”, diz Campos.

Muitos foram os impactos no comércio internacional nos últimos meses, mas para Luís Felipe Campos, a tecnologia pode ser uma aliada para melhorar as perspectivas do comércio exterior. “Explorar a inteligência de dados e as demais tecnologias a favor das operações locais pode significar uma virada de chave, uma verdadeira estratégia para fazer dos desafios, novas oportunidades”, disse.

Caminhões inteligentes, sistemas para gerenciamento de transporte e otimização da relação com o cliente, além de planejamento de recursos e gestão de armazém são algumas das tecnologias mais usuais hoje no mercado. “Entre as vantagens de as utilizar, destaca-se agilidade, melhor planejamento e avaliação do custo-benefício mais vantajoso”, finaliza o especialista em logística, Luís Felipe Campos.



Líder na rinoplastia, Brasil inova com realidade aumentada

Simuladores médicos, cirurgias robóticas, telemedicina e mais outros tantos aparatos tecnológicos têm transformado o setor de saúde nos últimos anos. E, agora, começa mais uma evolução com as tecnologias do metaverso. Óculos de realidade aumentada (ou AR, de Augmented Reality), e realidade virtual (ou VR, de Virtual Reality) serão usados em cirurgia de rinoplastia, com transmissão em tempo real, para a capacitação de médicos.

O cirurgião Renato Sousa, fundador do Ambulatório de Rinoplastia da Otorrinolaringologia da Santa Casa de Belo Horizonte (MG), conduzirá, com o uso de óculos de realidade aumentada e realidade virtual, os procedimentos de rinosseptoplastia estética, reparadora e funcional.  A tecnologia permitirá, que, fora do bloco cirúrgico, em tempo real, outros profissionais acompanhem, pelo mesmo campo de visão do cirurgião, todas as etapas da cirurgia. “Os alunos poderão acompanhar compreender passo a passo das técnicas utilizadas em cada etapa do processo”, explica   Sousa,

Dados da Accenture, divulgados no último mês de junho, apontam que 80% dos profissionais de saúde acreditam nos impactos positivos da realidade aumentada e da realidade virtual no setor. O estudo ouviu 391 profissionais de saúde de dez países. Dentre as vantagens, a capacitação é uma das mais citadas. Equipes médicas, por exemplo, podem aprender novos procedimentos sem precisar estar presencialmente no bloco cirúrgico. Também é possível ter um campo de visão bem mais eficiente para a aprendizagem.

“Para melhorar a didática, comecei usando câmeras, mas não conseguia gravar os melhores ângulos para que os alunos visualizassem adequadamente a cirurgia. E mesmo nas imersões presenciais, o médico que acompanhava a minha cirurgia não tinha a melhor visão do procedimento”, explica.

Por meio da realidade aumentada, é possível ter o mesmo campo de visão do cirurgião. Ou seja, é possível acompanhar todos os processos da rinoplastia, em tempo real, pelo próprio olhar de Renato Souza. Os óculos filmam e transmitem, com precisão, o campo de visão do cirurgião, permitindo acompanhar detalhes, como se o próprio aluno estivesse fazendo a cirurgia. É uma vivência de aprendizado completa, com uso inédito de realidade aumentada.

E tem mais: por meio da realidade virtual (VR), os alunos poderão interagir e tirar dúvidas. Há outros pontos positivos. O registro em vídeo das imagens com realidade aumentada contribui para o acompanhamento e estudos pós-cirúrgicos. “As tecnologias de VR e AR viraram aliadas no ensino. Técnicas complexas exigem uma vivência completa no aprendizado”, explica Sousa, que é titular da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Facial, além de ser membro da da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies e da Rhino

Brasil ocupa posição de liderança na rinoplastia

O Brasil é líder em rinoplastia no mundo, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Em 2020, foram realizadas 87.879 cirurgias plásticas dessa modalidade no país. Essa posição de liderança é acompanhada pelo uso das melhores técnicas no procedimento.

A realidade aumentada tem sido valiosa em várias áreas e na medicina é uma importante ferramenta de ensino. O aprendizado médico é altamente complexo, realizado quase sempre no local de trabalho com instruções envolvendo todos os tipos de variações possíveis. Isso faz com que alunos aprendam virtualmente como se estivessem dentro de um bloco cirúrgico.



Balança comercial da Alemanha tem superávit em julho menor que o de junho

Um relatório divulgado pelo Destatis, departamento de estatísticas alemão, apontou que o saldo da balança comercial da Alemanha ficou positivo em 5,4 bilhões de euros em julho. O resultado foi menor que o registrado em junho, quando houve superávit de 6,4 bilhões de euros.

Conforme divulgado pelo Canal Rural, com informações da Agência CMA, as exportações em julho foram de 131,3 bilhões de euros, 2,1% a menos em relação ao mês anterior, com dados já ajustados, e 14,3% a mais do que no mesmo mês do ano anterior.

As importações, por sua vez, ficaram em 125,9 bilhões de euros, 1,5% a menos do que no mês anterior, com os dados ajustados, e 29,3% a mais do que no mesmo mês do ano anterior.

Embora o resultado tenha sido menor que o registrado em junho, ele ainda aponta para uma recuperação, visto que os conflitos entre Rússia e Ucrânia ainda não cessaram. “Desde o início dos conflitos, os reflexos na balança comercial alemã têm aparecido e depois de uma série de déficits, os superávits, mesmo que a passos lentos, precisam ser vistos de maneira positiva”, comenta o especialista em logística Luís Felipe Campos, que possui experiência no setor internacional, principalmente no trade Europa-América Latina.

O especialista comenta a importância do superávit da balança comercial da Alemanha. “A Alemanha é uma das economias mais fortes da Europa, o que faz com que sua balança comercial impacte diretamente na economia de grandes potências, justamente por ser uma importante parceria comercial de todo o mundo”, afirma Campos.

Tamanha competitividade da economia alemã se dá graças ao seu poder inovador e à sua grande atuação na exportação. “A Alemanha é um importante centro logístico e concentra a maior parte do fluxo de mercadorias da Europa”, salienta o especialista em trade Europa-América Latina.

“Esperamos que o superávit continue sendo uma tendência, para que as cadeias de suprimentos não sejam afetadas, bem como os controles e custos logísticos possam ser melhor administrados”, conclui Luís Felipe Campos.



Prévia da inflação oficial tem queda de 0,37% em setembro e anima mercado

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é considerado a prévia da inflação oficial do país, apresentou recuo de 0,37% em setembro. Essa é a segunda taxa negativa seguida, de acordo com o levantamento divulgado pelo IBGE nesta terça-feira (27).

Assim como no último mês, a deflação foi puxada pela queda nos preços dos combustíveis, principalmente da gasolina, que teve uma sequência de reajustes nas últimas semanas, chegando a ser encontrado por menos de R$5,00 nos postos de gasolina. Em agosto, o IPCA-15 teve recuo de 0,73%, apresentando a menor taxa em mais de 30 anos.

Em sua divulgação, o IBGE destacou que apesar de o índice apresentar deflação, somente três dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram recuo nos seus preços.

Com esse resultado de setembro, o IPCA-15 acumula alta de 4,63% em 2022 e alta de 7,96% em 12 meses, valor que fica abaixo dos 9,60% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Para melhor exemplificar os produtos que tiveram suas altas e baixas analisadas pelo índice, abaixo é possível conferir um ranking de altas e baixas de itens em setembro.

5 itens que mais caíram em setembro de acordo com o IPCA-15

Morango -25%
Pepino -25%
Melancia -17,49%
Leite Longa Vida -17,49%
Acesso à internet -13,17%

5 itens que mais subiram em setembro de acordo com o IPCA-15

Limão +43,47%
Tangerina +12,24%
Cebola +11,39%
Maracujá +9,62%
Batata +8,62%

As perspectivas gerais a partir dessa divulgação convergem para um maior otimismo em relação a economia no curto e médio prazo. Com a queda da inflação, recuperação do mercado de trabalho e algumas medidas de estímulos do governo foi possível perceber que a confiança do comércio aumentou. Os dados são do Índice FGV Ibre, que mostrou que a confiança do comércio subiu 2,4 pontos em setembro, passando de 99,4 para 101,8 pontos, o maior nível desde janeiro de 2019.



Aluno brasileiro vence competição mundial de violino

Guido Sant’Anna e Silva, aluno de 17 anos da Graded – The American School of São Paulo, foi premiado em primeiro lugar no Fritz Kreisler International Violin Competition, um dos concursos de violino mais prestigiados do mundo. Aberto a violinistas com 30 anos ou menos que estão embarcando em suas carreiras internacionais, o concurso ajuda a catapultar os vencedores para os holofotes globais.

Ao conquistar o primeiro lugar, Guido encantou o público com sua interpretação comovente do “Concerto para Violino em Ré Maior, op. 7”, de J. Brahms, superando 41 outros violinistas. Como vencedor do primeiro prêmio, ele receberá € 20.000 (R$ 102.916), um contrato de gravação com a NAXO, uma turnê asiática e vários outros concertos, incluindo uma estreia com a Orquestra Filarmônica de Viena.

O Fritz Kreisler International Violin Competition ocorre uma vez a cada quatro ou cinco anos. O evento evoluiu a partir de uma bolsa de estudos doada por Fritz Kreisler, violinista e compositor americano nascido na Áustria, e concedida ao melhor aluno de violino da Academia de Música de Viena no início da década de 1930. Em 1979, a competição tornou-se internacional.

Nascido em Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo, Guido começou a tocar violino aos cinco anos de idade sob a tutela de familiares. Pouco tempo depois, iniciou seus estudos musicais com Marcia Uhlemann, e fez sua estreia orquestral solo aos sete anos de idade. Em 2018, Guido se tornou o primeiro brasileiro e sul-americano a participar do Yehudi Menuhin International Violin Competition, em Genebra, na Suíça, onde ele ficou em sexto lugar e também recebeu o Prêmio do Público e o Prêmio de Música de Câmara. Participa do Perlman Music Program desde 2018. Atualmente é aluno de Elisa Fukuda.

Em 2014 Guido foi admitido na seleção do Graded Outreach Program, um programa de bolsas de imersão em inglês da Graded – The American School of São Paulo. No ano seguinte, ele conquistou, então, a vaga no Graded Scholar Program, um programa de bolsas de estudo integral e apoio complementar a alunos talentosos e economicamente desfavorecidos.
 

Graded – The American School of São Paulo

Fundada em 1920 pela AmCham (Câmara Americana de Comércio) e nove empresas americanas, a Graded – The American School of São Paulo é uma escola americana independente, mista, não sectária e sem fins lucrativos. A escola atende a uma comunidade internacional de aproximadamente 1330 alunos do pré-primário até o 12º ano, representando 42 nacionalidades. Os alunos se formam com um diploma de ensino médio americano e podem optar por obter o diploma de Bacharelado Internacional (IB) e/ou um diploma brasileiro.



Como o marketing digital pode alavancar negócios na internet?

O investimento em publicidade digital no país subiu para R$ 30,2 bilhões em 2021, segundo o estudo Digital AdSpend realizado pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) em parceria com a Kantar Ibope Media. A pesquisa aponta um aumento de 27% em comparação ao ano anterior, mesmo com a crise sanitária e econômica ainda em vigor. Enquanto isso, dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) indicam que o comércio online no ano passado representou 21,2% do faturamento das empresas do varejo. As análises sugerem que investir em vendas pelo digital é uma rota para impulsionar os negócios e nesta empreitada o marketing digital pode ser o atalho. 

A utilização de canais digitais, como redes sociais, sites de busca e aplicativos, para melhorar a comercialização de produtos e serviços, aumentar a visibilidade de uma marca ou segmentar o público-alvo são exemplos de marketing digital. Este tipo de marketing é composto por uma série de estratégias que são formuladas a depender do objetivo do cliente. 

“O marketing digital não é o único caminho, mas é o melhor. A quantidade de mídias, plataformas e redes sociais traz flexibilidade. Às vezes, o segmento de uma empresa pode dar certo em uma mídia, enquanto para outro segmento dar totalmente errado”, afirma Lucas Heber, Growth Marketer da agência Mestres do Site. 

Ferramentas do marketing digital

Entre os recursos do marketing digital, o Meta Ads é uma ferramenta voltada para a criação de campanhas publicitárias para as redes sociais Facebook e Instagram. Com um budget diário, é possível impulsionar uma postagem na timeline ou um reel (formato de vídeo de no máximo 60 segundos de duração) para atrair mais seguidores, aumentar os cliques em um determinado link ou até mesmo ampliar a audiência, obtendo mais visitas no perfil. 

Já são 122 milhões de brasileiros presentes no Instagram e 116 milhões presentes no Facebook, segundo dados compilados pelas empresas We Are Social e Hootsuite e divulgados no relatório Digital 2022. Para alcançar este público, o Meta Ads fornece instrumentos para as empresas criarem anúncios, gerenciarem quando e onde eles serão veiculados e acompanharem o desempenho em relação aos objetivos traçados inicialmente.

O Google Ads é outra possibilidade para realizar publicidade, mas neste caso utilizando a plataforma de anúncios do Google, que possui diversos mecanismos. A empresa interessada pode criar banners e distribuí-los entre sites parceiros, exibir anúncios nos primeiros resultados de pesquisa de uma palavra específica (buscada por um potencial cliente) ou durante a exibição de vídeos no YouTube, cujo assunto tenha relação com o que se almeja comunicar. 

O Google também dispõe como trunfo a Rede de Display, isto é, uma vasta gama de blogs, sites, portais de notícias, e-mail, vídeos e aplicativos onde seus anúncios podem ser exibidos. A Comscore (empresa norte-americana de análise de internet) estima que os sites da Rede de Display alcançam, mundialmente, mais de 90% dos internautas.

“O Instagram e Facebook Ads são mais indicados para trabalhar o desejo do público. Já o Google Ads é mais indicado para trabalhar a ‘dor’ do público, por ter como sua principal característica o seu modo de pesquisa”, recomenda Heber. 

Desenvolver textos, podcasts e/ou vídeos informativos livres de publicidade direta, que contribuam de alguma forma a sanar dúvidas dos clientes, é outra modalidade incluída no marketing digital. Intitulada marketing de conteúdo, trata-se de uma forma mais recente de conquistar leads (possíveis clientes) de forma sutil. 

Técnicas de SEO (Search Engine Optimization) também podem ser empregadas para prosperar no ambiente online. Este método consiste em sistematicamente melhorar o posicionamento de uma marca nos rankings de pesquisa por meio de palavras-chaves. Desta forma, o SEO aumenta o potencial da mesma destacar-se em sites de busca, como o Google, ou em plataformas de vídeos, como o YouTube – hoje também já considerado um motor de buscas. 

Diversificar para crescer

Para o empresário da agência Mestres do Site, a melhor opção para o crescimento de negócios de qualquer porte é diversificar, pois “não estar presente onde as pessoas procuram é um erro crítico”. Além disso, pulverizar o investimento é uma forma de não depender de uma única rede e seus algoritmos. 

Em uma campanha de marketing digital, é preciso definir os objetivos e metas para depois escolher os canais mais adequados para aplicar a estratégia de comunicação. O planejamento de todas as ações permite que, ao fim, seja possível analisar os dados, mensurar os resultados e calcular o ROI (retorno sobre o investimento). 

O estudo Digital AdSpend, que apontou o expressivo aumento da publicidade digital no último ano, também detectou que o número de anunciantes expondo seus produtos e serviços nos canais digitais cresceu 30%. Os números reforçam que, para o setor, o crescimento do comércio digital no Brasil não é uma tendência passageira. “Ao meu ver, muito deste crescimento foi devido à pandemia. O acontecimento acelerou o mercado digital no Brasil, como se ‘alfabetizasse’ as empresas em coisas que o mercado estrangeiro já estava mais habituado”, pontua Heber.

Para saber mais, basta acessar: https://mestresdosite.com.br/blog/trafego-pago/?utm_source=dino&utm_medium=PR&utm_campaign=1



Crescimento do setor de energia faz empresas ampliarem parcerias

Em 2021, no Brasil, houve um aumento na oferta doméstica de energia de 25,7 TWh (+3,9%) em relação a 2020, totalizando 679,2 TWh. Com o crescente volume e com o surgimento da geração distribuída, o avanço das redes inteligentes e o aumento dos dispositivos tecnológicos para o consumidor final, as empresas têm se movimentado para construir um ecossistema sólido de parceiros.

Um relatório da consultoria IDC Brasil, intitulado “The Future of Partner Ecosystems in 2021”, mostrou que 64% das organizações agora estão cocriando com seus clientes e parceiros. A maioria (96%) deles está fazendo ou pensando em cocriar com fornecedores para desenvolver novos produtos e serviços digitais.

Segundo Michel Arres, vice-presidente global do canal de TI e alianças internacionais para a divisão de Secure Power da Schneider Electric, essas parcerias estratégicas beneficiam todos os clientes e as próprias empresas. “Laços mais profundos constroem colaboração e longevidade, o que permite oferecer soluções que ajudam as empresas a terem mais sucesso, ampliando sua relevância e seus mercados”, diz.

Em relação à energia, o setor de transportes foi responsável por 32,5% do consumo total no país, enquanto o setor industrial respondeu por 32,3%. No período, a participação das renováveis ​​na matriz energética foi de 44,7% do total. Esses dados são do relatório resumido do Balanço Energético Nacional 2022 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Diante deste cenário, para que as empresas atendam a todas as solicitações dos consumidores diante de um sistema complexo, Arres explica que elas precisam de alianças com empresas alinhadas aos seus objetivos estratégicos e recursos combinados que ajudem a enfrentar desafios e capturar oportunidades.

Desenvolvendo parcerias do futuro

Segundo ele, a transformação digital derruba barreiras que negam o progresso em mercados adjacentes. “Por exemplo, com a visão certa, o conhecimento e o gerenciamento de frota corretos, uma empresa de e-hailing pode passar de um simples serviço de carona a um provedor de serviços de entrega de pacotes em pouco tempo”, explica.

Para aproveitar oportunidades como essa, Arres indica que as empresas tenham equipes focadas em parcerias que trabalhem juntas para alcançar um objetivo comum. Isso só é possível promovendo a transparência, a tomada de decisão conjunta e a responsabilidade mútua entre as partes.

“As parcerias precisam ser confiáveis ​​e fortes o suficiente para poder compartilhar vários recursos, incluindo dados em tempo real e insights de clientes. E, desta forma, apoiar-se mutuamente para se posicionar melhor no mercado saturado e competitivo”.

Vantagem competitiva 

O executivo avalia que, durante anos, a especialização tem sido uma prioridade para a maioria dos parceiros de canal. Para ele, embora ainda seja importante, a especialização também é uma percepção de que as empresas não podem fazer tudo sozinhas. Hoje, as organizações estão adotando um modelo mais inclusivo, reunindo diferentes competências como integração de sistemas, serviços gerenciados, desenvolvimento de software, vendas de hardware e serviços em um único pacote.

Programas de parceiro

Uma pesquisa global de 2022, publicada pela Canalys com parceiros de canal, descobriu que os fornecedores de TI fizeram mudanças significativas em seus programas de parceiros para se alinhar melhor às mudanças nas demandas do mercado.

Os principais fatores apontados pelos respondentes como prioritários nesses programas foram o fortalecimento do relacionamento com os fornecedores, a construção de experiência, o aumento das vendas e aumento da lucratividade.

“Neste mercado competitivo e em evolução, os provedores de soluções de TI procuram fornecedores com programas de parceiros que possam dar a eles uma vantagem competitiva”, diz o vice-presidente global do canal de TI e alianças internacionais. Para ele, são considerados diversos fatores, como o alcance geográfico que reflete onde as organizações operam, a inteligência de mercado necessária para permanecer relevante ou recursos sob demanda para garantir o crescimento organizacional.

Ele explica que, ao alavancar programas de parceiros, os provedores de soluções podem diversificar seus modelos de negócios para atender melhor os clientes existentes, em vez de apenas trabalhar mais em modelos antigos para lidar com as complexidades de TI e gerar receita de volume.



Sucesso na obra: especialista explica como instalar telhado

A instalação correta do telhado é uma etapa fundamental para garantir o sucesso da obra. Além de proteger a construção de fatores externos, como as variações climáticas, a estrutura faz parte da finalização do imóvel e tem grande responsabilidade no resultado estético do projeto.

Caso a instalação seja realizada de maneira incorreta, os proprietários podem ter problemas futuros, entre os mais comuns estão: infiltrações, entupimentos de calhas e danos na própria telha. Para evitar dores de cabeça, Cassiano Ramos da Cunha – gerente responsável pela Ajover Brasil, atuante no segmento de telhas no país –, orienta como instalar o telhado corretamente:

  • Planejamento

Assim como o restante da obra, o telhado também exige um planejamento detalhado. Para evitar gastos desnecessários, é preciso escolher o modelo de telha adequado. O especialista explica que existe um cálculo para definir seu ângulo de inclinação, a estrutura necessária para suportar sua carga e seu posicionamento – no caso das translúcidas, por exemplo, a iluminação do local pode mudar completamente conforme essa definição. Ramos da Cunha também frisa que o planejamento é o momento de definir a marca da telha. “É importante priorizar empresas que sejam comprometidas com a qualidade do produto, o que evita reparos constantes no telhado”, diz.

  • Estrutura

A instalação requer uma estrutura sólida, que seja capaz de sustentar a construção e de suportar todo o peso do telhado. Essa etapa é essencial para garantir a segurança de quem usufruirá do local, por isso, os cálculos devem ser precisos. Considerando o custo-benefício, o profissional recomenda investir em telhas mais leves, pois exigem uma estrutura menos robusta. 

  • Instruções do fabricante

Ainda que pareça básico, o especialista afirma que é imprescindível ler o manual de instruções, pois ele apresenta os detalhes técnicos do produto, como: o manuseio dos materiais, a vedação correta e a junção com outros tipos de telha. “Como as instruções variam de acordo com o material e o fabricante, é indispensável que a equipe responsável pela instalação do telhado se atente a essas informações antes de iniciar o trabalho”, ressalta Ramos da Cunha.

  • Montagem

Apesar de cada telha ter sua especificidade, algumas dicas valem para todas as obras. O profissional não recomenda andar sobre elas, o indicado é utilizar uma ripa de madeira sobre as telhas para se locomover; a instalação deve ser feita da direita para a esquerda e de baixo para cima; as telhas precisam ser pregadas e fixadas às ripas com brocas apropriadas.



Adega ganha porcelanato nostálgico em projeto pensado para convivência

A Convivência e o gosto por reunir os amigos para degustar uma taça de vinho e conversar sobre a vida é a temática central do projeto do arquiteto Marcos Sonego, que assina a adega criada apara uma família com duas filhas, que adora receber bem. O principal desafio foi projetar o espaço subterrâneo com a obra em fase de finalização, sendo necessário adotar alguns recursos para vencer a umidade natural do terreno.

Pensando na proposta arquitetônica, o profissional escolheu a Ceusa para revestir o piso geral. “Aplicamos o porcelanato Amur por remeter aos ladrilhos hidráulicos”, conta Marcos Sonego. A principal intenção dessa seleção foi lembrar um grande tapete que unificasse os espaços. Assim, o produto vestiu e personificou a adega.

Outro destaque do projeto é a peça desenhada pelo escritório colocada ao fundo: um elemento cimentício que serve de suporte para garrafas de vinho. “O móvel em formato de ‘C’ permite que as pessoas visualizem o rótulo, facilitando a escolha para cada momento”, explica o arquiteto.



Ferramentas de Marketing e Vendas são o tema de Conferência Internacional em SP

Uma boa notícia para os que querem saber como melhorar o marketing digital: estão abertas as inscrições para a Conferência Mautic América do Sul 2022. O evento será nos dias 03 e 04 de novembro, no Braston VOA Business Hotel, na capital paulista. 

Os interessados já podem se inscrever pelo site do evento, onde é possível conferir detalhes da programação e adquirir os ingressos com desconto até o dia 30 de setembro. 

A conferência tem como um dos principais objetivos mostrar como é possível automatizar o marketing digital por meio do Mautic, uma plataforma de automação gratuita e de código livre. Na programação, serão debatidos vários assuntos como: automação de marketing e de redes sociais, geração e nutrição de leads B2B, SEO, copywriting, entre outros. 

Também haverá um foco em mostrar como é possível aprimorar o uso do Mautic, com a intenção de proporcionar aos usuários da ferramenta resultados mais expressivos. “O Mautic faz tudo que as principais ferramentas de automação executam, porém é gratuito e open source. Grande expectativa de conhecer cases de uso do Mautic no evento”, define Rodrigo Demetrio voluntário na organização e Global Head of Marketing da Bureau Works.

Palcos simultâneos: Marketing e Tecnologia

A conferência terá atividades em dois palcos no dia 03 de novembro. No palco Marketing e Inovação, serão tratados diversos assuntos, como o uso de dados pelas marcas para enriquecer a jornada do consumidor, a geração de leads pelo Facebook e Instagram, as estratégias de SEO em sites, a automação do LinkedIn para vendas B2B e as técnicas de copywriting para aumentar a conversão de landing pages e e-mails.

No palco Desbravando o Mautic, os participantes receberão informações de como facilitar a instalação, como explorar os recursos da plataforma, melhorar a segurança e a performance do marketing digital. Também serão apresentados cases de sucesso de migração de outras plataformas para Mautic.

Os inscritos ainda vão receber orientações sobre o uso da plataforma de código livre para aperfeiçoar o desempenho da entregabilidade de e-mails e o uso do marketing em diversas ferramentas (WhatsApp, Telegram e SMS). O grande destaque fica por conta da palestra internacional com Ruth Cheesley, líder do projeto Mautic no mundo e apaixonada por open source. 

Os palestrantes do evento

A Conferência Mautic América do Sul contará com a presença de palestrantes que são referência no marketing brasileiro, como Frank Marcel (fundador da agência Mestre, uma das principais agências de inbound do Brasil), Erich Casagrande (líder da SEMRUSH no Brasil e especialista em otimização de conteúdo e SEO) e Luiz Tibiriça (CEO da Kronedesign, estrategista e Growth Hacking em marketing digital para campanhas de lançamento de alta performance).

Também estão confirmados para participar da conferência: Rodrigo Oliveira (líder de Marketing na LBV, uma das maiores ONGs do Brasil que utiliza Mautic no processo de automatização de doações), Rodrigo Neves (fundador da VitaminaWeb e presidente da Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital – AnaMid) e Luiz Eduardo, fundador da Powertic e uma das principais referências de Mautic no Brasil, sendo responsável por implementar a ferramenta em mais de 500 empresas nos últimos seis anos.

A programação ainda não está fechada, e outros palestrantes de marketing digital podem aparecer. A atualização da programação também deve incluir palestrantes de outros países da América do Sul, além de convidados da Europa e dos Estados Unidos.

Aprendendo um com os outros

O segundo e último dia do evento será dedicado para o networking e o aprendizado sobre as funcionalidades do Mautic. Pensando nisso, será promovido o Community Day, que prioriza um conhecimento mais profundo sobre os recursos de uma das soluções de automatização de marketing digital mais robustas do mundo.

Os participantes da comunidade, bem como recém-chegados, poderão contribuir com diversas ações, como sugestões de parcerias e de textos para divulgar a ferramenta, realização de testes com foco em novos recursos para o Mautic e o aprimoramento das funcionalidades atuais da solução.

Para os resultados dessa atividade serem mais expressivos, a recomendação é que cada participante leve um notebook para acompanhar os trabalhos e ter mais possibilidades de apresentar sugestões relevantes para fortalecer o projeto Mutic no Brasil.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site do evento, no qual ainda estão abertas as sugestões sobre palestrantes e patrocinadores. 



Brasil oferece diversas oportunidades para o tursismo gastronômico

De norte a sul, o Brasil tem uma rica gastronomia, com uma diversidade de ingredientes, temperos e preparos que variam conforme os muitos biomas que formam cada uma das regiões. Entre fritos e cozidos, todos os estados têm suas comidas típicas. Alguns exemplos são:

Mato Grosso

O estado é um dos que mantêm as tradições culinárias mais fortes no Centro-Oeste. Em todos os aspectos culturais da região, é visível a convergência de povos que povoaram as cidades, com influências portuguesas, africanas, indígenas e paraguaias. Os quitutes típicos também mostram essa mistura, com os populares bolo de milho, curau e arroz doce acompanhados de pratos regionais como Maria Isabel, misturado de arroz com carne de sol, além pé de moleque, curau e a sopa paraguaia, que apesar do nome se trata de um bolo de farinha de milho e queijo.

Pernambuco

O estado é um ícone para a história do país e sua gastronomia é de igual importância. A capital, por exemplo, está na rota gastronômica brasileira, com importantes restaurantes que apresentam a gastronomia regional – uma mistura de influências portuguesas e africanas com os ingredientes locais, como frutos do mar, e a personalidade nordestina. Entre os pratos mais famosos estão o arrumadinho de charque, a carne de bode, a peixada pernambucana, a cartola —patrimônio imaterial da cidade — e sobremesa mais famosa de Pernambuco, o bolo de rolo, que leva um pão de ló simples, com uma generosa camada de goiabada.

São Paulo

Muitos podem achar que São Paulo não tem pratos típicos, mas a metrópole também tem suas tradições gastronômicas que podem valer uma visita. Muitos quitutes foram criados pelas famílias de tropeiros que viajam para estados, como Minas Gerais e Paraná. Outros foram incorporados pelos imigrantes vindos de países como Itália e Japão. Alguns pratos tradicionais são: Virado à paulista, vaca atolada e picadinho, além dos clássicos da cidade como sanduíche de mortadela ou pernil, pastel e coxinha.

As recomendações foram feitas pelos gerentes dos hotéis Transamerica das regiões citadas. Nelas, as opções são os smart FIT Sinop, FIT Rondonópolis, FIT Lucas do Rio Verde, FIT Primavera do Leste e FIT Sorriso, em Mato Grosso; FIT Recife e Prestige Beach Class em Pernambuco os Executive Congonhas, Perdizes, Chácara Santo Antônio e Prime International Plaza, em São Paulo. 



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