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Pesquisa de universidade conclui que “planejar viagens” torna as pessoas felizes

De acordo com uma pesquisa realizada por membros do corpo docente da Faculdade de Comunicação e Ciências da Informação da Universidade do Alabama, o simples planejamento de viagens melhora a felicidade geral das pessoas.

A pesquisa foi conduzida pelo Dr. Jameson Hayes, professor associado e diretor do Public Opinion Lab da Universidade do Alabama, juntamente com Jay Waters, instrutor de publicidade e relações públicas. Os dados coletados por Hayes e Waters sugerem que a expectativa de férias futuras, por si só, já torna as pessoas mais felizes. Este planejamento e programação foram identificados como essenciais para o bem-estar mental dos entrevistados.

“Viajar nos torna pessoas melhores e mais felizes. E é algo fácil de fazer”, disse Waters. “Espero que as pessoas tenham acesso a essas informações e decidam fazer das viagens uma prioridade, olhando para as viagens não como um gasto, mas como um investimento em sua qualidade de vida.”

O estudo entrevistou 1.040 viajantes dos Estados Unidos com idades entre 25 e 55 anos. Além de descobrir que as pessoas que planejam suas próximas férias são mais felizes, o estudo também descobriu que as pessoas que viajam de 15 a 21 dias por ano são as mais felizes do grupo de entrevistados.

34,2% dos entrevistados disseram que seu destino de férias preferido era a praia, mas Waters destaca que não importa para onde você vá. “Programar as próximas férias parece aumentar significativamente a felicidade, independentemente de ser na praia, nas montanhas ou em uma cidade grande”, disse Waters.

O estudo também descobriu que as pessoas que preservam lembranças ou memórias de férias passadas são mais felizes do que aquelas que não as guardam. “Cercar-se de lembranças de férias passadas, como roupas, fotos, arte, adesivos para carros (…) pode aumentar os níveis de felicidade”, disse Hayes.

“Os resultados têm uma mensagem clara e refrescante. Ansiar pela sua próxima viagem, ao seu lugar feliz, realmente deixa todos mais felizes”, disse Hayes. “Então, tenha sempre uma viagem em vista; você será mais feliz por isso.”

De acordo com Ricardo Mendonça, diretor geral da Next Seguro Viagem, empresa paulistana dedicada exclusivamente à comercialização de planos de seguro-viagem, “essa pesquisa reforça a percepção comum de que o bom planejamento, bem como o envolvimento em temas ligados a viagens são sempre prazerosos”. Mendonça reforça ainda que “a maioria expressiva das pessoas prefere viajar após longa pesquisa e preparação. O que por vezes inclui a seleção de um destino, do estudo de um bom roteiro, da escolha de lugares que podem ser percorridos durante a estadia, da contratação de um bom plano de seguro-viagem em caso de emergências médicas, além da opção por uma boa hospedagem e dos serviços auxiliares necessários. Bom planejamento aliado à altas expectativas com certeza traz satisfação e motivação”.

 

 



Como a rede de apoio é tão importante durante a amamentação?

O aleitamento materno é extremamente importante para o desenvolvimento saudável do bebê, contribui para a saúde da pessoa lactante e ajuda a fortalecer o vínculo. Mas, apesar dos inúmeros benefícios, muitas lactantes acabam tendo dificuldades neste processo devido à falta de uma rede de apoio.  

De acordo com a psicóloga da Vibe Saúde, Chalise Martin, “quando falamos em rede de apoio materno, compartilhamos essa responsabilidade pela saúde com todas aquelas pessoas que estão em contato com a mãe – sejam companheiros, familiares, amigos e até mesmo a equipe de saúde responsável por acompanhá-la”. Ela ainda destaca que cada pessoa tem uma função muito importante na redução dos estressores e na promoção de condições seguras e de qualidade para que a amamentação ocorra de forma íntima e integral com o bebê.  

Essa rede começa a se construir ainda no início de toda a gestação, com o acompanhamento médico e de profissionais de saúde, que oferecem escuta ativa, tiram dúvidas, levam informações necessárias para que a mãe se aproprie deste conhecimento e o aplique da forma que lhe fizer sentido e entender que é melhor para si mesma e para o bebê.  

Segundo a psicóloga, uma vez que a lactante empodera-se um pouco mais desta consciência, cabe à família, companheiros e amigos o respeito diante de suas decisões, livre de julgamentos. “Cabe ainda suporte emocional, compartilhamento de tarefas domésticas e as que envolvem a criança – troca de fraldas, higiene, hora de dormir. Todo este cuidado chega até a mãe para valorizar sua atenção para o bem-estar do bebê e o seu próprio, pois incentiva a boa alimentação, hábitos mais saudáveis, descanso, segurança e autoconfiança para desempenhar seu papel na maternidade, sem deixar de cuidar de si mesma”, diz Chalise.

A psicóloga da Vibe Saúde ressalta que é importante a rede de apoio e a lactante estarem atentos aos sentimentos, sensações e estado emocional para identificar e compreender quando é necessário o apoio psicológico de um profissional qualificado para cuidar, escutar ou acompanhar todo esse processo. 

Sobre a Vibe 

A Vibe Saúde possui uma base de mais de 1.4 milhão de clientes. Desde julho de 2020, a startup já captou mais de R$ 100 milhões de investimento liderado pelo fundo de investimento sueco, Cardo Health. Em maio deste ano, anunciou R$ 35 milhões de investimento na área de saúde da mulher.



Observabilidade e segurança devem convergir para potencializar proteção das informações no setor financeiro 

por Roberto de Carvalho *

Globalmente, poucas indústrias podem dizer que foram tão impactadas com a atual Transformação Digital quanto o mercado das instituições financeiras. Impulsionados por pontos como a ascensão dos novos recursos desta era hiperconectada, a consequente mudança das demandas dos clientes e a intensa concorrência de mercado, bancos, seguradoras, corretoras e demais organizações ligadas a este segmento tiveram de se reinventar para acompanhar a evolução tecnológica — em desafios que pairam tanto na missão de se criar operações mais confiáveis como na inequívoca necessidade de se fortalecer a inovação em busca de soluções completas, que ofereçam experiências únicas e eficientes a cada consumidor. 

Diante desses desafios, as companhias de serviços financeiros estão adotando ambientes Multicloud altamente dinâmicos, além de infraestruturas com arquiteturas nativas da Nuvem e aplicações baseadas em código-aberto. O objetivo é claro: acelerar as ações para se maximizar a alta performance e a agilidade digital na entrega de recursos aos clientes.

O outro lado da moeda, no entanto, é que esta dinâmica imposta pela digitalização moderna tem também tornado o gerenciamento dos ambientes de tecnologia mais complexo. O que, em última instância, significa que estas empresas estão mais suscetíveis a riscos em suas etapas de segurança digital. 

Existem alguns motivos para isso, incluindo o alto volume de aplicações a serem gerenciadas, a velocidade das interações e a dificuldade de integrar as diferentes abordagens e estruturas.

O ponto é que a ascensão dos ambientes de modernos da Nuvem criou, de fato, um enigma paradoxal para as equipes de TI, desenvolvimento e segurança — inclusive, mas não somente no setor de serviços financeiros.

O uso crescente de microsserviços, Kubernetes e computação sem servidor ao mesmo tempo que oferece maior agilidade nos negócios, também cria complexidade para a qual muitas soluções de segurança não foram projetadas (e que a capacidade humana não consegue gerenciar). 

Há ainda o fato de que as redes estão dispostas em inúmeras camadas, com ambientes rodando de forma independente em cada um destes níveis, o que cria um cenário propício para o surgimento de vulnerabilidades no meio dos ciclos da operação.

A aceleração dessa proposta com diversas camadas, com novas tecnologias sendo combinadas em diferentes níveis, pode ser a porta de uma séria lacuna na análise e proteção nas empresas.  

Este foi um dos recados que nossa uma recente pesquisa com Chief Information Security Officers (CISOs) de empresas do mundo inteiro. A análise destacou, entre outros achados, que a alta complexidade das redes está impactando diretamente a capacidade de cibersegurança das organizações.

Ao todo, mais de 75% dos diretores de segurança da informação da indústria financeira disseram que, apesar de ter uma postura de segurança multilayer, ainda admitem que há a possibilidade de existirem lacunas que permitem vulnerabilidades na produção. 

Nesse sentido, parece claro que a Observabilidade e a Segurança da Informação são requisitos que precisam ser vistos como fatores convergentes, uma vez que, juntos, estes dois trabalhos podem permitir um gerenciamento mais eficaz das atividades, o que trará ganhos para agilizar a identificação de vulnerabilidades, com detecção e bloqueio de ataques em todo o setor de serviços financeiros. 

É preciso deixar claro que a Observabilidade deve ser uma prioridade, pois mesmo com as abordagens mais robustas e em camadas de segurança cibernética, muitas organizações ainda não conseguem acompanhar em tempo real e com inteligência os indicadores dinâmicos das redes atuais.

Mais do que ferramentas, portanto, os CISOs precisam conseguir visualizar e entender o contexto que suas equipes enfrentam. Em outras palavras, precisam de observabilidade real para identificar um risco potencial, bem como encontrar uma vulnerabilidade crítica que pode ser explorada.  

Vale destacar que, de acordo com nosso estudo, 42% das organizações têm recursos de gerenciamento de vulnerabilidades em tempo de execução, mas apenas 6% das empresas de serviços financeiros têm visibilidade no nível de execução em ambientes de produção em contêiner. É preciso levar essa visibilidade abrangente e inteligente em conta para facilitar a rotina dos times. 

Isso não inviabiliza a busca e adoção de práticas ágeis, como o DevSecOps, para remover gargalos tradicionais que podem sobrecarregar equipes de segurança com falta de pessoal. O DevSecOps realmente capacita os desenvolvedores de organizações de serviços financeiros a proteger seu próprio código, para que as empresas possam lançar novos serviços bancários digitais, investimentos e seguros de maneira mais rápida.  

No entanto, essa prática ainda está amadurecendo e muitos desenvolvedores não têm recursos para assumir maior responsabilidade pela segurança. Também não é suficiente apenas mudar a visibilidade e o modelo de trabalho das pessoas; também é necessário garantir que elas tenham acesso à inteligência necessária para que as correções de rota aconteçam com assertividade e eficiência, garantindo que as aplicações sejam executadas com máxima segurança e alta performance.  

Para impulsionar o gerenciamento eficaz de vulnerabilidades na era da Nuvem, as instituições financeiras devem tratar a segurança como uma responsabilidade compartilhada em toda a empresa e a observabilidade como um recurso fundamental para que as equipes de desenvolvimento, operações e segurança tenham o contexto necessário com a finalidade de entender como suas aplicações estão operando e onde estão as vulnerabilidades ou pontos críticos.  

Somente com esse equilíbrio entre implementação de novas tecnologias e observabilidade é que as equipes de segurança nas organizações de serviços financeiros terão os recursos de gerenciamento de vulnerabilidades em tempo de execução.

E é isso o que permitirá que os CISOs consigam entender o que está sendo executado na produção e identificar vulnerabilidades que podem ser exploradas para extorquir o dinheiro dos clientes ou comprometer dados que podem colocá-los em risco de fraude. Com a observabilidade, as organizações poderão ter respostas precisas e confiáveis para evoluírem nessa jornada de transformação com mais qualidade, performance e segurança. 

  • Roberto Carvalho é Vice-presidente para América do Sul da Dynatrace 


Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, MZ e LinkedIn realizam evento

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), a MZ e o LinkedIn promovem webinar “O que todo profissional de RI precisa saber sobre LinkedIn x posicionamento”.

Natasha Utescher, Diretora Vice-Presidente do IBRI; Cássio Rufino, CFO da MZ; e Suelen Marcolino, Gerente de Diversidade, Inclusão e Pertencimento do LinkedIn, serão palestrantes no evento, que terá início em 26 de setembro de 2022, às 14 horas.

Na ocasião, serão debatidos os temas: estudo inédito sobre as redes sociais no período de divulgação do segundo trimestre de 2022; como transformar o LinkedIn em um canal de comunicação com investidores; posicionamento e construção de marca; e quais formatos atraem mais engajamentos e resultados.

Para participar, basta realizar a inscrição no link abaixo:

https://webcastlite.mziq.com/cover.html?webcastId=a4b282d3-ab02-4c3d-8f54-26288417ccaf



Aumento de roubos e furtos de veículos revela a importância de proteção veicular

Dados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo apontam que, no primeiro semestre de 2022, a capital paulista teve um aumento de 17% no número de roubos e furtos de veículos em comparação ao mesmo período de 2021. Neste ano, diariamente, em média, 145 pessoas têm seu carro, moto ou utilitário levado pelos criminosos nas ruas de São Paulo. Na tentativa de reaver o bem, o serviço de recuperação veicular é uma opção.

A especialista no setor, Patrícia Jardim, CEO da Dr. Monitora, atua em uma empresa de rastreamento, localização e recuperação de veículos em todo estado de São Paulo, e afirma que nos últimos meses, 98% dos veículos rastreados foram recuperados em todo território nacional. Com o uso da tecnologia GPRS, a atuação para a recuperação em casos de roubo ou furto é de 24 horas por dia, já que a emissão de sinais do localizador é constante.

Segundo levantamento realizado pela empresa, leva em média 28 minutos para recuperar o bem. Assim que a equipe de pronta resposta é avisada da ocorrência pela vítima, ocorre o deslocamento de profissionais até o local onde está apontando o sinal. Ao todo, a empresa já instalou mais de 500 mil rastreadores em carro, moto ou utilitário.

Dados complementares:

Roubos e furtos de veículos na capital paulista:

Janeiro a junho de 2022: 26.354 (média de 145 por dia)

Janeiro a junho de 2021: 22.512 (média de 124 por dia)

Aumento de 17%

Fonte: SSP-SP

Roubos e furtos de veículos em 2021:

112.711 no Estado de São Paulo (média de 308 por dia)

47.987 na Capital (média de 131 por dia)

Nos furtos, o Estado teve um aumento de 18,6% em comparação a 2020

Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022

 

 



Brasil gera deflação e se diferencia do mundo

No mês de agosto, constatou-se que o pior momento da inflação no Brasil passou e, além da deflação em combustíveis e alimentos, começou-se a ver uma incipiente melhora qualitativa no IPCA, com o recuo dos bens industriais. A inflação de serviços continua pressionada, mas esse é um grupo com elevado caráter inercial e que tende a reagir mais lentamente às condições financeiras.

Nesse ambiente, acredita-se que o início do corte de juros pode ser antecipado em relação à precificação do mercado. Um ponto de atenção são as sucessivas surpresas positivas do mercado de trabalho, que tem se mostrado mais resiliente que o esperado. Todavia, o economista Felipe Bernardi Capistrano Diniz acredita que estas sejam reflexo da reabertura da economia ainda em curso, que tende a se esgotar em algum momento, e da dimensão ainda tímida dos efeitos defasados da política monetária. Em relação ao real, a moeda brasileira deve continuar se beneficiando do juro real elevado nos próximos trimestres. Além disso, considera-se excessivos os prêmios de risco da moeda relacionados às incertezas fiscais e eleitorais. Os indicadores fiscais não param de surpreender positivamente, dando alguma folga para a acomodação de certas demandas sociais.

Se os Bancos Centrais emergentes elevaram substancialmente os juros a partir de meados de 2021, os BCs desenvolvidos ainda estão pressionados pela alta da inflação, tentando controlar seus juros. Vários BCs mudaram o discurso e muitos já admitem que o preço a se pagar virá na forma de recessões e perda de empregos. Dito isso, a questão mais relevante para os mercados continuará a ser até onde as condições financeiras precisarão ser apertadas.

Nos mercados internacionais, o mês foi marcado por uma reversão do otimismo de julho e os ativos de risco voltaram a sentir o aperto das condições financeiras por parte dos BCs. A Europa continua em uma situação delicada. Diz Felipe Bernardi Diniz, “o mercado de energia continua fortemente pressionado pela falta de gás advindo da Rússia e isso tem elevado a inflação.” No final do mês, especulações sobre a reunião de setembro do ECB, Banco Central Europeu, e uma potencial alta de 75 bps, aumentaram o estresse dos mercados. Além disso, o presidente do FED, Jerome Powell, subiu o tom contra a inflação em seu discurso na conferência de Jackson Hole, Wyoming. O claro combate por parte dos BCs em relação à inflação tem pressionado as taxas de juros e afetado os mercados acionários. Além disso, o dólar segue em sua tendência de alta global, algo típico de momentos de aversão a risco.

Nos Estados Unidos, o aperto das condições financeiras sugere continuidade na piora do setor imobiliário. Ainda que a atividade demonstre arrefecimento, em particular no mercado de bens, a economia tem se mostrado mais resiliente. “Indicadores apontam que o mercado de trabalho ainda está apertado e, com isso, continuamos preocupados com a dinâmica salarial nos EUA e seus impactos sobre a persistência da inflação de serviços. Nos parece improvável que um juro terminal de 3,5% seja suficiente, sozinho, para produzir uma desaceleração econômica forte o bastante para trazer os núcleos de inflação para perto da meta em 2023”, destaca Felipe Bernardi Diniz.

Na China, os dados mais recentes apontam para uma desaceleração da economia e para a possível necessidade de mais suporte fiscal. Como é sabido, é mais complexo estimular a economia num ambiente de piora da confiança sobre o setor imobiliário. A política Covid-Zero e novos problemas de oferta energética local têm limitado uma recuperação mais plena da atividade.

No Brasil, adicionalmente a esse cenário externo, se soma a queda dos impostos sobre combustíveis e energia, que já produziu uma forte deflação em julho e deve produzir outra em agosto. As estimativas do Focus para o IPCA de 2022 cederam de 8% para 6,7% nos últimos dois meses e devem continuar nessa trajetória. Felipe Diniz acredita que isso dará conforto para que o BC encerre o ciclo de alta da Selic em 13,75%.



São Paulo recebe evento World Dog Show 2022 em dezembro

Os apaixonados por cães no Brasil têm um grande evento confirmado em 2022. De 08 a 11 de dezembro, criadores de cães de todo o Brasil e do mundo se encontrarão no Expo Center Norte, em São Paulo, para a Exposição Mundial de Cães de 2022. Considerado um dos maiores e mais importantes eventos caninos do mundo, o World Dog Show (WDS) é uma exposição internacional, homologada pela Fédération Cynologique Internationale – FCI, e realizada anualmente desde 1964. A edição brasileira é organizada pela Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC, entidade que rege a criação de cães no Brasil, e conta com o patrocínio master da ROYAL CANIN®.

Esta será a terceira edição realizada em solo nacional. O Brasil foi anfitrião das Exposições Mundiais de 1972 e 2004, e as expectativas para esta edição são as melhores, segundo a organização. “Receber um evento deste porte em solo nacional mostrou a confiança que os países membros da FCI tem na CBKC e colocará o Brasil no centro dos olhares da cinofilia mundial. Estamos muito orgulhosos desta conquista”, comenta o presidente da CBKC Fábio Amorim. “Aguardamos mais de 5 mil cães de 50 países diferentes para mostrar o melhor da criação canina no Brasil e no Mundo além da importância deste trabalho para a preservação das mais de 300 raças caninas reconhecidas pela FCI”, antecipa. 

Entre as novidades para esta edição está a inclusão de uma exposição exclusiva para raças brasileiras. “Esta é uma forma de valorizar o trabalho dos criadores brasileiros com as nossas raças. Precisamos prestigiar o que é nosso e aproveitar essa vitrine internacional que é o World Dog Show para apresentá-los em grande estilo”, complementa Fábio Amorim. 

Além disso, a CBKC adianta que todos os cães inscritos participarão de uma exposição internacional e da própria mundial. “Além do que falei acima, outra novidade é que a FCI terá um título exclusivo para o Mundial no Brasil. Ou seja, será imperdível”, pontua Fábio Amorim. Para esta edição brasileira, o World Dog Show conta com o apoio irrestrito da artista plástica e ex-primeira dama do estado de São Paulo, Bia Dória, que acompanhou a comitiva brasileira em Madrid para receber a bandeira da FCI.

A programação do evento reúne mais de 100 árbitros especialistas em cães vindos de todo o mundo e uma programação que contempla o incentivo a novos talentos na apresentação de cães, na modalidade Junior Handling. “Esse programa internacional busca iniciar as crianças e adolescentes na exposição dos cães, ensinando desde os detalhes da sua raça como técnicas de condução, atenção à sua saúde, respeito e muito carinho”, adianta Angeles Piñeira, coordenadora do Junior Handling da CBKC. Participam crianças dos 4 aos 18 anos incompletos, divididos em três categorias e que podem se inscrever também diretamente no site do WDS. O calendário contemplará ainda competições de Grooming, Busca e Resgate, Obediência, Mondioring e IGP. O evento terá acesso para o público em geral, que poderá conferir no próximo mês, os detalhes para sua entrada. 

Além do World Dog Show Brasil 2022, os expositores e o público poderão participar da programação que comemora o primeiro centenário da Cinofilia Brasileira. Nos dias 8 e 9, o pavilhão do ExpoCenter Norte receberá a programação da Exposição do Centenário da Cinofilia Brasileira com calendário especial de exposições gerais e especializadas em 52 raças.  

Durante as provas, que se estendem nos dias 10 e 11, o World Dog Show Brasil 2022 coroará o Vencedor Mundial 2022, também chamado de Best in Show. Entre os títulos disputados, estão os de Vencedor Mundial Jovem 2022, Vencedor Mundial Veterano 2022 e os Promessa Mundial Filhote 2022 e Promessa Mundial Inicial 2022. A lista completa com todos os títulos que esses cães podem levar para casa já foi divulgada.

A escolha de São Paulo como casa do evento não foi uma decisão aleatória. Além de ser a capital do turismo de negócios da América Latina, São Paulo tem a maior população de cães do país, com aproximadamente 25% dos 54,2 milhões de cães. São Paulo também lidera o ranking da CBKC em números de emissão de pedigrees e registro de novos canis. “Iremos receber visitantes de todo mundo e contar com a estrutura de transporte aéreo, rodoviário e hoteleira que São Paulo oferece o que, sem dúvidas, é uma grande vantagem”, resume Fábio Amorim.  “O Expo Center Norte foi escolhido para ser a casa do nosso mundial. Localizado na Zona Norte de São Paulo, o local conta com toda estrutura necessária para receber o melhor da criação canina do mundo com muito conforto e praticidade”, completa.

As inscrições estão na sua terceira fase, disponíveis no site oficial do evento, onde todas as informações sobre acesso, hospedagem, entrada e saída de cães estrangeiros, entre outros tópicos estão disponíveis. O World Dog Show Brasil 2022 tem o patrocínio da Royal Canin®, PremieR®, Formula Natural®, Nestlé Purina® e PROPLAN®; e CEVA Adaptil®. O evento tem ainda apoio institucional do Governo de São Paulo, Prefeitura da Cidade de São Paulo, Visite São Paulo, São Paulo Turismo e Laboklin. 

PROGRAMAÇÃO – Além das exposições de conformação e beleza por grupos e raças especializadas, o World Dog Show Brasil 2022 contará com esportes caninos, adestramento, grooming, feira de produtos pets, entre outras atividades. 

CBKC E A CINOFILIA BRASILEIRA 

A Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC é a entidade mater da cinofilia nacional. Foi criada como sucessora dos convênios nacionais e internacionais do Brasil Kennel Clube, e está sediada no Rio de Janeiro. A CBKC é a única representante em nosso país da Fédération Cynologique Internationale – FCI. As exposições caninas fazem parte do universo da cinofilia, responsável pela manutenção e desenvolvimento dos cães de raça pura em todo o mundo. Através dessas competições, criadores são estimulados a manter a padronização das características e habilidades únicas de cada raça canina. 

World Dog Show Brasil 2022 e Exposição do Centenário da Cinofilia Brasileira

Expo Center Norte -Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP

Dias: de 8 a 11 de dezembro – Inscrições e mais informações em https://www.worlddogshow2022.com.br/home 



Quando a terapia se faz necessária na vida de alguém?

Fazer ou não terapia provavelmente é uma dúvida de muitos pacientes que buscam ajuda profissional pela primeira vez. Tristeza, períodos de estresse e o sentimento de falta de rumo fazem parte da vida. Mas, em alguns casos, a tristeza e o estresse se tornam frequentes e pode ver inviável lidar com tais turbulências sem acompanhamento.

Segundo a psicóloga da Vibe Saúde, Isadora Bettarello, o tratamento com psicólogos e psiquiatras tornou-se cada vez mais essencial. Esses profissionais são capacitados para oferecer o apoio e o melhor acompanhamento para diferentes comportamentos. “A consulta com psicólogo é recomendada para casos de problemas emocionais e para pessoas que buscam o autoconhecimento e equilíbrio em diferentes áreas pessoais.”

Bettarello detalha quando um especialista é necessário. “Existem situações em que o paciente precisa de um especialista para proporcionar o melhor tratamento e cuidar da mente e do corpo. Quando há sinais de ansiedade, medo, sentimentos negativos e tristeza intensa, é o momento de procurar ajuda profissional.”

A psicóloga destaca outros momentos em que se deve buscar ajuda de um psicólogo, como desânimo frequente, ausência da vontade de realizar atividades do dia a dia, improdutividade no trabalho, traumas como acidentes ou fortes perdas, mal-estar físico com indício emocional, reações intensas, como estresse, preocupação constante e autoconhecimento.

Terapia online

Isadora relata que a telemedicina é efetiva na psicologia. “A saúde mental exige cuidados e por isso a terapia online tornou-se cada vez mais comum. Além de unir tecnologia e saúde, o paciente pode realizar a terapia em qualquer lugar do mundo, apenas com o celular. É fundamental procurar o apoio de um profissional de saúde mental: esta pessoa te auxiliará a encarar da melhor forma cada dificuldade de sua rotina.”

Sobre a Vibe 

A Vibe Saúde possui uma base de mais de 1.4 milhão de clientes. Desde julho de 2020, a startup já captou mais de R$ 100 milhões de investimento liderado pelo fundo de investimento sueco, Cardo Health.  Em maio deste ano, anunciou R$ 35 milhões de investimento na área de saúde da mulher.

Recentemente, passaram a fazer parte do Conselho Administrativo ou Consultivo da Vibe: Arthur O’Keefe (CEO da Bamboo Capital Markets, com longa passagem como executivo responsável por investimentos da Móvile), Eric Engellau-Nilsson (CEO da Norrsken Foundation, um dos mais importantes fundos de investimento ESG na Europa), e Masha Feigelman (ex-sócia da prática de saúde da McKinsey na Europa e Co-CEO da Cardo Health, investidora na Vibe Saúde. 



Produção e emprego na indústria avançam em julho

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a partir do portal Metrópoles, o índice de crescimento da produção mostrou 51,9 pontos em julho deste ano, um resultado superior à linha divisória dos 50 pontos, mostrando um crescimento na produção ante o mês anterior. O índice de evolução do número de empregados foi de 52,1 pontos em julho. A informação demonstra crescimento do emprego industrial pelo terceiro mês seguido e do ritmo do emprego em comparação a junho. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI), por sua vez, mostrou o maior valor para o ano até a ocasião, ficando acima do percentual médio dos meses de julho desde o começo da série histórica, em 2011. A Sondagem Industrial consultou 1.857 empresas, entre 1º e 9 de agosto de 2022, de acordo com a CNI.

Em relação aos Estados Unidos, a produção teve aumento de 0,6% em julho em comparação a junho, segundo o Federal Reserve (Fed), o Banco Central norte-americano. Ainda foi apontado que a taxa de uso da capacidade instalada avançou de 79,9% em junho (dado revisado, de 80% antes informado) para 80,3% em julho. Aqui, a previsão era de 80,2%.

CNI defende a utilização de hidrogênio para descarbonizar a indústria

Ainda sobre a realidade industrial, que envolve linha de pintura, por exemplo, a CNI, a partir do portal Metrópoles, apresentou uma pesquisa defendendo a utilização de hidrogênio sustentável como alternativa de descarbonização da economia e transição de fontes energéticas. A entidade crê que o Brasil possui potencial de inserção de maneira competitiva, nesse mercado, por conta da disponibilidade de recursos renováveis de que precisam para a produção e possibilidades de utilização interna e exportação.

“A consolidação do Brasil como produtor de hidrogênio tem o potencial de gerar empregos, atrair novas tecnologias e investimentos e desenvolver modelos de negócios, bem como inserir o país numa posição relevante na cadeia global de valor, o que pode alterar positivamente a balança comercial do país”, disse o presidente da CNI. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), desde 2000 foram localizados 990 projetos de hidrogênio no mundo e 67 países com, pelo menos, uma iniciativa no segmento. Do total, apenas quatro no território nacional. Iniciativas pioneiras são de Porto do Pecém, no Ceará; de Suape, em Pernambuco; e a do Porto do Açu, no Rio de Janeiro.



Por que uma empresa deve investir em licenciamento ambiental?

A maioria dos empreendimentos causa impactos negativos ao meio ambiente. No entanto, esses efeitos podem e devem ser mitigados e controlados. Uma das ferramentas existentes hoje em dia para isso é o licenciamento ambiental.

Em primeiro lugar, cabe explicar o que é o licenciamento ambiental. Ele consiste em uma ferramenta de gestão pública instituída pela Lei Federal 6.938/1981, pelas Resoluções CONAMA nº 001/86 e nº 237/97 e pela Lei Complementar nº 140/2011. O licenciamento ambiental foi criado com o objetivo de conceder permissões sobre a localização, instalação, ampliação e operação de uma empresa que exerce atividades que utilizam recursos naturais ou podem causar algum tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente.

Quando um empreendimento possui o licenciamento ambiental é assegurado que o negócio pode entrar em operação e que a organização tem um compromisso com o meio ambiente. Portanto, essa empresa compreende as suas obrigações e o que deve fazer para controlar os impactos ambientais advindos das suas atividades.

Os responsáveis pela concessão do licenciamento ambiental são os órgãos vinculados aos estados ou municípios em que a empresa, ou empreendimento, está situado, tomando como base também a sua abrangência. Se o impacto do negócio for local, a prefeitura é a responsável. Se ele vai além do limite de uma cidade e fica entre municípios, o governo do estado é quem assume. Mas se a questão é federal ou ultrapassa as fronteiras, a fiscalização é feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Há uma série de empresas e negócios que são passíveis de licenciamento ambiental. Eles se encaixam em categorias diversas, como: mineração; indústria; transporte; obras civis; empreendimentos turísticos, urbanísticos e de lazer; atividades agropecuárias; transmissão de energia elétrica; estações de tratamento de água; estação elevatória e tratamento de esgoto sanitário; produção de energia termoelétrica; obras civis; biotecnologia, entre muitas outras.

E como ele funciona? O licenciamento ambiental é um processo dividido em três etapas e cada uma delas requer uma licença específica. A primeira é a Licença Prévia (LP), que deve ser solicitada na fase de planejamento da atividade. É aqui que será verificada a viabilidade ambiental do negócio. O seu objetivo é investigar as condições do empreendimento e os impactos do empreendimento.

A segunda etapa do licenciamento ambiental é a que se refere à Licença de Instalação (LI). Depois de obter a Licença Prévia, o empreendedor detalha todo o projeto de construção para solicitar a outra licença. É ela que vai verificar a adequação da obra ao meio ambiente afetado e autorizar de fato o início da construção.

Por último, há a Licença de Operação (LO). É nessa fase do licenciamento ambiental que o empreendedor é autorizado a começar as suas atividades. Esse documento sinaliza que o negócio está em condições adequadas para operar.

As empresas que atuam dentro da legalidade e em conformidade com as leis não são penalizadas com multas e/ou outras sanções. Mas os benefícios que as organizações que investem em licenciamento ambiental são variados. Um dos principais exemplos é a transmissão de uma boa imagem para seus clientes e colaboradores. Como a proteção ao meio ambiente é um tema que está em voga e os consumidores estão cada vez mais preocupados com a questão, as empresas mais sustentáveis conseguem construir uma imagem alinhada à sustentabilidade e conquistar admiradores.

Ter o licenciamento ambiental ainda pode ajudar empresas a conseguirem crédito e financiamentos. Isso porque entre as cláusulas e exigências que constam nesses contratos estão o compromisso com a realização de um controle ambiental e uma atuação que preze pela redução de danos ao meio ambiente. 

Outros exemplos de vantagens obtidas pelas empresas que investem em licenciamento ambiental estão a melhoria nos procedimentos operacionais e produtivos em razão da diminuição do desperdício de matéria-prima e descarte correto dos resíduos perigosos/não perigosos gerados. Há ainda o aspecto da redução de custos porque a organização passa a fazer um consumo mais racional de água, energia e matéria-prima. Além disso, pode-se citar o estímulo ao desenvolvimento e o compartilhamento de soluções ambientais com base no uso de tecnologias limpas e mais eficientes no processo produtivo. 

A GreenView lembra que para a realização dos estudos de licenciamento ambiental é necessária a contratação de empresa de consultoria ambiental, com corpo técnico composto por profissionais habilitados e capacitados. É possível consultar informações complementares sobre o Licenciamento Ambiental no site: https://greenviewgv.com.br/



Setembro Vermelho dissemina alertas contra doenças cardíacas

As doenças cardíacas ainda são as maiores causadoras de mortes no Brasil e no mundo. Somente no Brasil, ao menos 400 mil mortes por ano acontecem em decorrência de alguma enfermidade cardíaca e cerca de 14 milhões de brasileiros possuem alguma doença no coração, apontam dados do Ministério da Saúde. E outra estimativa, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), aponta que as doenças cardiovasculares causam uma média de 1.100 mortes por dia no Brasil. Por isso, campanhas como o Setembro Vermelho, lançado por entidades como a SBC, visam conscientizar a população sobre os cuidados preventivos para essas doenças. 

De acordo com o médico cardiologista Antônio Vitoriano, professor do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), as doenças cardíacas podem ocorrer por falta de cuidados com a saúde, como o sedentarismo, falta de exercícios físicos, má alimentação, hábitos como o fumo e o etilismo; fatores genéticos e também por fatores emocionais, como estresse, ansiedade e depressão.

“O nosso estado emocional, estresse e ansiedade, afeta a saúde cardiovascular porque a gente sabe que a depressão, o transtorno ansioso e o humor deprimido, o embotamento afetivo, aumentam a produção de radicais livres e isso aumenta as reações de oxidação, piorando o condicionamento cardiovascular. A ausência de um abraço ou de uma mão amiga, acelera a doença cardíaca. A depressão, por exemplo, faz com que o paciente piore a sua condição clínica, que fique propenso a infarto e outros males”, informa.

Além disso, o cardiologista alerta que os sinais do aparecimento de possíveis doenças cardíacas podem ser a pressão arterial, glicose, colesterol e triglicerídios descompensados, além de acometimento de acidente vascular encefálico (AVC), que pode ser indicado a partir de sinais clínicos como a fraqueza de um lado do corpo; alteração ou perda da visão; dificuldade na fala; desvio de rima labial (sorriso torto); desequilíbrio e tontura; alterações na sensibilidade; dores de cabeça fortes e persistentes; além de dificuldade para engolir.

“O infarto e o AVC acometem mais as pessoas da terceira idade porque a gente sabe que existe o envelhecimento dos vasos sanguíneos, que é a aterosclerose, e ainda mais tem a ver com a vida que esses pacientes levaram. Caso eles não tenham tido uma vida ativa ou não tiveram um fator preventivo, há chances deles serem acometidos. Outros grupos de risco para doenças cardíacas são os pacientes hipertensos, diabéticos, dislipidemicos, sedentários, tabagistas, etilistas, estressados, quem ingere muito café, quem teve covid-19 e quem tem histórico familiar”, conta.

Também segundo o cardiologista, entre as doenças cardíacas mais comuns estão a hipertensão, diabetes, dislipidemia, hiperuricemia, síndrome metabólica, ocorrência de AVC e infarto. E para evitá-las são recomendados melhores hábitos alimentares, com a suspensão de comidas que contenham muito sódio, diminuição de alimentos industrializados; prática de atividade física; boa qualidade de sono; menos estresse e cessação do hábito de tabagismo e de consumir bebidas alcoólicas.

No caso de atletas, o médico destaca que males súbitos podem ocorrer mesmo que o atleta seja saudável e que, por isso, é recomendável que indivíduos atletas sejam acompanhados mais de perto por cardiologistas. Uma das causas do mal súbito devido à prática esportiva de alto impacto, apontadas pelo médico, se trata da doença genética miocárdio hipertrófico, onde mesmo o indivíduo saudável pode correr riscos de saúde.

E ao se tratar da marcação de consultas, o médico orienta que a avaliação com um cardiologista deve ser buscada por pacientes dos grupos de risco citados, por quem precisar de avaliação pré-operatória, por quem for iniciar atividade física e também por quem tenha queixas como dor no peito, falta de ar e dificuldade para se movimentar. 



Samsung anuncia portfólio completo de TVs 4K e 8K com recursos exclusivos

Na noite dessa quinta feira (22) a Samsung apresentou o portfólio completo da linha 2022 de TVs e Soundbars, detalhando todos os principais recursos e diferenciais tecnológicos dos produtos já à venda no mercado brasileiro, como as novas Neo QLED 8K e 4K, incluindo a exclusiva Gaming TV, a linha Lifestyle (composta pelos modelos The Frame, The Serif, The Sero, o projetor Smart portátil The Freestyle e o The Premiere), além das novas versões de televisores QLED e Crystal UHD.

“Nossa proposta é posicionar os televisores da Samsung, líder global da categoria há 16 anos consecutivos, como as opções perfeitas para quem deseja obter a mais avançada e imersiva experiência audiovisual, seja para jogar um game, assistir a filmes, séries, shows, produções digitais e, claro, curtir ao máximo as principais exibições esportivas dos maiores eventos do mundo, como o Mundial de Futebol”, ressalta Gustavo Assunção, vice-presidente da Divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil.

Junto com a apresentação do portfólio 2022, a Samsung também aproveitou para lançar sua campanha para a linha de TVs e soundbars, “Só a Samsung Tem”, e uma nova funcionalidade em seu site, de seleção personalizada, que permite ao consumidor encontrar a TV mais indicada ao seu uso, respondendo a apenas cinco perguntas sobre ambiente, preferências, tamanho e preço.

Destaques do portfólio 2022 de TVs Samsung

Neo QLED 8K
As TVs da linha Neo QLED 8K rapidamente se consolidaram como as mais tecnológicas do mercado. O principal e mais avançado modelo apresentado é a TV Neo QLED 8K QN900B disponível em 75 e 85 polegadas. É uma TV do futuro no presente, com design arrojado com 1,5 cm de espessura em toda a sua extensão, acabamentos impecáveis e borda praticamente inexistente, que acaba de ganhar uma nova solução: os NFTs, que chegam para impulsionar uma tendência de beleza e harmonia em casa.

Em parceria com a Nifty Gateway, os consumidores podem agora explorar quase 6 mil obras digitais de 400 artistas globais, comprar e exibi-las na Neo QLED 8K.

Este modelo já revolucionou os padrões de imagem em televisores por conta da capacidade de upscaling com inteligência artificial (IA) do Processador Neural Quantum 8K e do painel de Mini LED Samsung, que gera contraste perfeito e brilho intenso, ideal para quem quer curtir os jogos do Mundial, que serão transmitidos durante o dia no Brasil. A grande novidade de 2022, portanto, se volta tanto para o realismo, quanto para o conforto visual do espectador.

Uma nova inteligência de processamento e o mapeamento em 14-bit tornam a Neo QLED 8K capaz de reproduzir até quatro vezes mais tonalidades entre o preto mais intenso e o branco mais brilhante. Enquanto isso, a função Profundidade como na vida real distingue o plano de fundo dos objetos em evidência, aperfeiçoando a noção de profundidade. Tudo atrelado aos mais de 33 milhões de pixels da Neo QLED 8K, que reforça o posicionamento do produto como a opção mais tecnológica do mercado, e convida parceiros com mesmo entusiasmo pelo 8K a explorar o segmento.

A Globo, representada no evento pelo seu Diretor de Estratégia e Tecnologia, Raymundo Barros, ressaltou o pioneirismo do Globoplay na distribuição de conteúdo 8K e 4K na casa dos consumidores brasileiros por meio das TVs Samsung. O executivo reforçou também a produção pelos Estúdios Globo de conteúdos nacionais potentes em 4K e também em 8K, a exemplo do primeiro capítulo da novela Pantanal.

Globalmente, a Samsung também anunciou uma colaboração com o Prime Video para oferecer aos fãs a oportunidade de experimentar um conteúdo em 8K exclusivo da tão esperada série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, apenas nas telas da Neo QLED 8K de última geração da Samsung.

A linha de televisores Neo QLED 8K 2022 da Samsung ainda conta com outros dois modelos: QN800B, nas versões 65, 75 e 85 polegadas, e QN700B, nas versões 55 e 65 polegadas, todos com o Neo Slim Design, com até 1.7cm de espessura e o One Connect. Outro destaque em comum na linha é a entrada do padrão Dolby Atmos, que, em conjunto com o Som e Movimento e Sincronia Sonora, gera o auge da imersão sonora. O destaque fica ainda com a presença de uma TV 55 polegadas, inédita para a categoria, mostrando a confiança da Samsung na expansão deste segmento no Brasil.

Neo QLED
No portfólio de TVs Neo QLED 4K, o principal modelo é a Gaming TV QN90B, nas versões 55 e 65 polegadas, com painel nativo de 120hz, além das versões de 43 e 50 polegadas, com o inédito painel de até 144hz. O modelo é um grande sucesso no portfólio da Samsung ao oferecer recursos específicos para o público gamer, como Freesync Premium Pro, Menu de Jogos, Tela Super Ultra Wide e quatro portas HDMI 2.1.

Além disso, ela também conta com diferenciais importantes para todo tipo de usuário, como a tecnologia dos Mini LEDs, o processador Neural Quantum 4K, com 20 redes neurais para upscaling de resolução, tela sem limites com Design slim superfino de menos de 2,7 cm de espessura e sem bordas aparentes, além das tecnologias Dolby Atmos e Som em Movimento para um nível extra na experiência sonora.

Nesta categoria, a Samsung também conta com o modelo Neo QLED 4K QN85B, nas versões 55, 65, 75 e 85 polegadas, tela que inaugura as TVs do portfólio Samsung que contam com a tecnologia Mini LED. De olho no mundial, a Samsung apresenta também um novo modelo de Neo QLED 4K que entra nesta linha Premium como opção especialmente para o evento esportivo, a QN83B.

Linha Lifestyle
Outra exclusividade da Samsung é a linha Lifestyle, que oferece uma experiência para cada tipo de consumidor, se adaptando aos diversos usos e possibilidades para quem deseja não apenas uma tela para exibir conteúdo, mas um dispositivo que expresse sua personalidade, estilo e dinamismo em um mesmo aparelho.

O principal modelo da linha é a The Frame 2022, que conta com versões de 85, 75, 65, 55, 50, 43 e 32 polegadas, a opção perfeita para exibir todo tipo de arte na tela ao invés da tela preta da TV desligada, desde obras-primas dos maiores e mais importantes museus e galerias do mundo, até as próprias imagens do usuário.

A The Frame 2022 ajuda a transformar o ambiente em uma galeria dentro de casa graças ao poder de personalização do produto. Entre seus diferenciais, a Tela com acabamento Matte – que se estende para todas as TVs Lifestyle 2022 – é a principal novidade para este ano, já que permite uma experiência sem interferência da luz do ambiente e sem reflexos na tela. O Slim Frame Design traz uma TV com menos de 3 cm de espessura e visual de um quadro em exposição, o que é potencializado pelo suporte de parede Slim e a Única Conexão (ambos inclusos) para manter a TV rente à parede, sem fios aparentes.

As molduras customizáveis em diversas cores e estilos, além do Modo Arte – que dá acesso a 20 obras de arte gratuitas de uso limitado da Coleção Samsung e a possibilidade de assinatura da Art Store, com mais de 1400 pinturas e fotografias famosas dos principais artistas e museus do mundo – deixam a The Frame perfeita para quem busca uma TV que é a cara do usuário. Tudo isso com tecnologia de pontos quânticos e resolução 4K.

Além da The Frame, a linha Lifestyle também conta com a TV The Serif 2022, mundialmente premiada, co-criada pela Samsung em uma colaboração com os irmãos franceses Ronan e Erwan Bouroullec, e que chega na versão 55 polegadas na cor Branca. Além da tela com acabamento Matte, seu design 360° – perfeito de frente, de lado e até na parte de trás – e o suporte de chão em forma de cavalete que combina com a TV (e que pode ser retirado) oferecem ainda mais versatilidade, entre outras funções tecnológicas, como NFC.

Já a TV The Sero 2022 é a única TV do Brasil que gira na vertical e, portanto, é perfeita para conteúdos digitais – ou seja, o usuário pode aproveitar o entretenimento do seu smartphone na TV, girando a tela para o formato vertical. O modelo também conta com som potente e tecnologia de pontos quânticos, em 4K.

Para quem adora uma sessão de cinema em casa, o The Premiere segue na linha como o projetor capaz de reproduzir imagens de até 130 polegadas em 4K HDR, a apenas 24 cm da parede. Os conteúdos e a interface são os mesmos de uma Smart TV Samsung e a potência sonora preenche o ambiente, deixando o usuário imerso ao assistir qualquer conteúdo.

Lançado no primeiro semestre, o projetor Smart Portátil The Freestyle é outro grande destaque da linha Lifestyle, ideal para levar para qualquer lugar, já que reproduz imagens de 30 a 100 polegadas em FHD com a mesma experiência de uma Smart TV Samsung, e é super prático, com configuração automática e instantânea, além de contar com som premium 360° embutido.

QLED
A linha QLED 4K 2022 da Samsung chega com recursos impressionantes para quem busca uma experiência transformadora com a TV, a começar pela garantia de 10 anos contra o efeito burn in (que também vale para a linha Neo QLED). O modelo QLED 4K Q80B, nas versões 50, 55 e 65 polegadas, conta a tecnologia Direct Full Array para privilegiar o contraste, Modo Game, Processador com IA Quantum 4K, que faz upscaling da imagem para resolução próxima a 4K, tecnologia de Som em Movimento Lite e Dolby Atmos, além de compatibilidade com assistentes de voz, design de tela sem limites e visual livre de cabos. A linha QLED 4K 2022 ainda é composta pelos modelos Q65B, nas versões 50, 55, 60, 65 e 70 polegadas, e Q60B, nas versões 50, 55 e 65 polegadas, todas com 100% do volume de cor.

Crystal UHD
O modelo de TV Crystal UHD 4K 2022 BU8000, nas versões 43, 50, 55, 60, 65, 70, 75 e 85 polegadas, tem painel Dynamic Crystal Color para exibir cores puras e reais, em todas as sutilezas e nuances das cores como na vida real.  O Design Air Slim e a tela sem limites também deixam o modelo ainda mais elegante e fino, seja na parede ou no rack, com apenas 2,5 cm de espessura para combinar com o espaço. Essa TV também é compatível com inteligências artificiais, como Alexa.

Outra grande novidade, disponível a partir da Crystal UHD e disponível para todo o portfólio de Smart TVs QLED, Neo QLED e Lifestyle de 2022, é a chegada do Samsung Gaming Hub, trazendo o melhor conteúdo de streaming de jogos e experiências gamer sem hardware adicional ou necessidade de downloads.

Anunciado durante a CES 2022, trata-se de uma plataforma de streaming de jogos all-in-one, na qual os jogadores podem descobrir e desfrutar de mais de 300 jogos de parceiros como Xbox e NVIDIA GeForce NOW, oferecendo acesso melhor, mais rápido e prático a todos os jogos dentro das TVs Samsung. Habilitado pelo Tizen, o Samsung Gaming Hub permite ainda que os jogadores acessem instantaneamente grandes sucessos como Forza 5 Horizon, Halo Infinity e Fortnite, de parceiros líderes do setor, além de seus consoles de jogos e PC.

Soundbars Samsung
As Soundbars também se destacam no novo portfólio da Samsung, pois potencializam o som da TV e elevam a imersão – algo extremamente importante para quem deseja ter a melhor experiência audiovisual em casa –, com praticidade de uso e instalação, sendo conectadas via Bluetooth.

A Série Q, linha mais premium desses aparelhos, conta os modelos HW-990B, HW-930B, HW-Q800B e HW-Q600B, que, como por meio da Sincronia Sonora, funciona em conjunto com os alto-falantes da TV Samsung, ou seja, são modelos perfeitos para os televisores mais avançados, como Neo QLED e QLED. Todos os produtos da Série Q contam com Dolby Atmos e DTS:X, equalização automática, Modo Game Pro, Tap Sound, para reprodução de música do smartphone na Soundbar com apenas um toque, além do controle remoto único.

O grande destaque fica para a versão HW-Q990B, premiada com o CES Innovation Awards 2022, sendo o mais avançado entre os lançamentos de áudio deste ano. Além dos recursos como Dolby Atmos sem cabos, duas caixas traseiras com saída lateral e superior já inclusas, Inteligência de Som antirruído, Space Fit+, que calibra automaticamente o som de acordo com o espaço, esta é a única soundbar do mercado nacional a oferecer 11.1.4 canais.

A Série S também foi introduzida com o modelo HW-S800B, que possui o melhor da tecnologia disponível, como Sincronia Sonora e Wireless Dolby Atmos, e faz um match perfeito com os dispositivos da linha Lifestyle, com Ultra Slim Design de apenas 4 cm de espessura e subwoofer compacto.

Compromisso da Samsung com a Sustentabilidade
Sustentabilidade é um pilar crucial na Samsung, presente desde o conceito de um novo produto, obtenção de matéria-prima, passando pela produção até finalmente chegar à casa do consumidor, sem esquecer da reciclagem e do descarte. Até 2030, a Samsung pretende expandir o escopo de seu sistema de coleta de lixo eletrônico de 50 países para 180.

Também é importante destacar como a marca intensificou seu compromisso, incluindo como meta zerar as emissões líquidas de carbono para todas as divisões de produto até 2050. Outra grande iniciativa da Samsung são as embalagens reutilizáveis das TVs, que são eco-friendly – além do uso de 90% menos tinta, com a diminuição dos textos e ilustrações, em 2022 os grampos foram substituídos por cola, o que facilita o processo de reciclagem. Tudo isso considerando que as caixas foram ressignificadas, podendo ser transformadas em objetos criativos e úteis para a casa.

O controle remoto SolarCell também está ainda mais abrangente, já que agora também está disponível a partir da categoria Crystal UHD 4K, e eficiente: além do carregamento por energia solar ou da própria luz ambiente, ele pode ser recarregado via radiofrequência, absorvendo energia de roteadores Wifi de 2,4 gigahertz. O controle SolarCell também é fabricado com resíduos plásticos retirados dos oceanos, ou seja, o lixo do mar é transformado em objetos sustentáveis e úteis para o dia a dia.

Em sete anos, estima-se que o controle SolarCell evitará o descarte de 130 milhões de pilhas no Brasil – para se ter uma ideia, essa quantidade é capaz de formar uma fila única de pilhas da cidade mais ao sul do país (Chuí) até a localidade mais ao norte (Oiapoque). Por fim, a Samsung também abriu o código de desenvolvimento dessa tecnologia para que todos os fabricantes agora também possam seguir essa iniciativa.

Pontapé inicial com a campanha “A Magia está on”
A campanha “A Magia Está On”, desenvolvida pela agência brasileira Fbiz para toda a América Latina, destacou os diversos itens do portfólio da Samsung – não apenas as TVs da marca, mas também smartphones e tablets Galaxy, além de aspiradores-robôs JetBot e aparelhos de ar-condicionado WindFree – para que os fãs possam vivenciar a magia que o esporte transmite.

A proposta da campanha foi mostrar um paralelo entre a magia do futebol e a experiência quase mágica de assistir aos jogos a qualquer hora e em qualquer lugar no universo conectado pela Samsung, com novos formatos e maior interatividade. “O consumidor busca uma experiência cada vez mais completa, por meio de qualidade de imagem superior e maior imersão no conteúdo.

A campanha ilustra os benefícios e diferenciais que os produtos conectados da Samsung proporcionam para este público, que consome o que há de melhor em tecnologia para uma experiência única ao assistir aos jogos de futebol na sala ou qualquer outro lugar”, diz Arthur Wong, diretor de Marketing da Samsung América Latina.

A melhor seleção de produtos no site da Samsung
Outra novidade especial da Samsung em celebração à apresentação do portfólio 2022 e ao lançamento da campanha “Só a Samsung Tem” é uma nova funcionalidade no site da marca dedicada às novas TVs, que permite ao consumidor encontrar o modelo perfeito para seu ambiente e necessidade, fazendo um verdadeiro match entre televisor e usuário.

Construída com base em uma arquitetura inteligente para deixar tudo mais acessível e visual para o consumidor, a função auxilia o consumidor em sua jornada de compra a partir de cinco perguntas básicas, como em qual ambiente a TV será instalada, qual será a principal atividade – já que a Samsung conta com modelos e recursos específicos para diferentes públicos, como gamers, por exemplo –, além de tamanho de tela desejado e faixa de preço pretendida.

Ao final do processo, além da indicação de qual televisor Samsung melhor se encaixa com as respostas e uma tabela comparativa entre os principais modelos, o consumidor ainda pode ter a chance de ganhar um cupom especial de desconto na compra da TV, válido por um período determinado.



Samsung apresenta nova linha de Soundbars premium

A Samsung traz ao Brasil os produtos de uma das linhas mais aguardadas de seu portfólio de produtos de áudio em 2022: as Soundbars da Série Q, os mais modernos aparelhos da marca para quem deseja ter uma experiência sonora ainda mais imersiva e completa em qualquer ambiente, além de uma peça com design único, supermoderno.

Os novos modelos HW-Q990B, HW-Q930B, HW-Q800B e HW-Q600B possuem diferenciais importantes para cada tipo de usuário, e proporcionam som de cinema em diferentes situações e tipos de conteúdo, seja na reprodução de filmes, séries, shows, esportes, games e, claro, na execução de playlists musicais, tudo de um jeito fácil, rápido e superinteligente.

Entre os recursos presentes em todos os novos modelos, o destaque fica para a função de equalização automática, que faz com que a Soundbar ajuste o som automaticamente para o conteúdo que o usuário esteja assistindo, além da compatibilidade com os mais elevados padrões de áudio Dolby Atmos e DTS:X, e a função Sincronia Sonora, que faz a Soundbar funcionar em conjunto com os alto-falantes das TVs Samsung para uma experiência incomparável.

As novas Soundbars Série Q da marca também contam com o Modo Game Pro, que é ativado automaticamente ao ligar o console de videogame que esteja conectado à TV; a função Tap Sound, que reproduz a música do smartphone na Soundbar com apenas um toque; e o Único Controle Remoto, que permite ligar, desligar e comandar o volume e os efeitos sonoros da Soundbar com o mesmo controle da TV Samsung.

Experiência incomparável com as Soundbars

O modelo Soundbar HW-Q990B é o mais avançado entre os lançamentos, e, além dos principais recursos – Dolby Atmos sem cabos, DTS:X, Inteligência de Som antirruído, Sincronia Sonora e assistente de voz Alexa integrado – é a primeira soundbar do mundo com 11.1.4 canais, uma opção ideal para quem tem uma TV da linha Neo QLED, a mais tecnológica da marca.

Já a Soundbar HW-Q930B conta com 9.1.4 canais para emitir um som premium por todos os ângulos, a fim de deixar o usuário completamente submerso na ação, com caixas traseiras wireless de 4 canais, que remetem à verdadeira experiência de Home Theater, mas com toda praticidade de uma barra de som com 9 canais e subwoofer wifi de 8 polegadas. As caixas traseiras, já inclusas, com saída lateral e superior, inclusive, refletem o som do teto para proporcionar um áudio de cinema em casa.

Soundbar HW-Q800B conta com 5.1.2 canais – cinco canais frontais da barra, incluindo dois recém-adicionados nas laterais, mais dois alto-falantes na parte superior, além de um subwoofer de oito polegadas –, e sistema Dolby Atmos, para uma imersão sonora cinematográfica, sem cabos, que proporcionam a maior e mais precisa expansão das ondas sonoras. O recurso SpaceFit Sound, por sua vez, faz com que o som seja calibrado automaticamente por meio de sensores, que avaliam o ambiente e ajustam o campo sonoro para se adequar ao espaço.

Outra maneira inteligente de aproveitar a soundbar e os demais modelos superiores é por meio dos comandos de voz e assistente pessoal que permitem mudar a faixa musical, ajustar o volume, acessar a playlist favorita e muito mais. A Soundbar da Samsung já vem com Alexa integrada para mais praticidade do usuário. Por fim, o recurso de inteligência de som antirruído impede que ruídos do ambiente atrapalhem a experiência, permitindo um som adequado para enfatizar as vozes e fornecer diálogos mais claros.

O modelo HW-Q600B, por fim, conta com conexão via Bluetooth, evitando fios ligados e espalhados no ambiente, e que é compatível com Smart TVs e smartphones de todas as marcas. O Subwoofer sem fio também faz parte do sistema de áudio de 3.1.2 canais, com dois alto-falantes na parte superior da barra. Além disso, a Soundbar HW-Q600B traz a tecnologia Samsung Acoustic Beam, que faz com que o som emitido se mova de acordo com o que está passando na tela, por meio de 28 pequenas aberturas acústicas, que emitem som de maneira independente.



Fornecedores logísticos reduzem impacto ambiental com o plantio de mudas nativas

Metas ESG (Environment, Social and Governance, ou Meio Ambiente, Social e Governança) estão, cada vez mais, sendo incluídas no planejamento das empresas, conforme indica o levantamento “Sustainability in the Spotlight: Board ESG Oversight and Strategy” (Sustentabilidade no Centro das Atenções: Supervisão e Estratégia ESG do Conselho), do Diligent Institute e SpencerStuart. Feito com 590 conselheiros no último mês de maio, o planejamento estratégico foi apontado como a principal atividade (71%) em que estas métricas estão sendo incluídas .

Na área logística, a fim de reduzir o impacto ambiental decorrente das operações no Brasil através do plantio de mudas nativas, fornecedores participam de projetos como o RevitaBayer, nascido em 2013 com o duplo propósito de captura de carbono e promoção da biodiversidade.

É o caso da Luft Logistics, que por meio da Luft Agro, sua operadora logística voltada ao agronegócio, recebeu a certificação do plantio de 4.476 mudas de árvores da espécie Pinus Taeda, com garantia de plantio total de 5.371 mudas em 2022, para fins de compensação de CO2, dentro do projeto de compensação. As milhares de mudas foram plantadas na área de manejo e recuperação ambiental Fazenda IPÊ Turma da Árvore, localizada na cidade de Bom Retiro (SC).

“Estamos muito felizes em fazer parte deste importante projeto ambiental, do qual participamos de forma voluntária. Nossos pilares ESG estão cada vez mais fortalecidos por meio de diferentes ações que permeiam todas as nossas unidades de negócio”, afirma Fagna Santana, Gerente de HSE&Q (Health, Safety, Environment and Quality) da Luft Logistics.

 

 

 



Uso do metaverso cresce em universidades

Após o Facebook anunciar um investimento considerável no metaverso – um modelo tecnológico que se destacou rapidamente no último ano, entendido como um ambiente virtual interativo e hiper-realista – e mudou, inclusive, o nome da rede social para META, essa nova realidade virtual está cada vez mais próxima.

Durante o Facebook Connect, uma conferência virtual da companhia, Mark Zuckerberg, CEO da META, afirmou que as telas não são capazes de contemplar a interação entre as pessoas. Para ele, muitos migraram para um modelo remoto nos últimos tempos, mas manter o híbrido é um pouco mais complexo, portanto oferecer as ferramentas adequadas para que todos possam estar presentes será transformador.

Um estudo recente da consultoria global McKinsey prevê que o mercado do metaverso pode chegar a US$ 5 trilhões até 2030. Fazer compras virtualmente, participar de teleconsultas com médicos, socializar e assistir às aulas no metaverso são as atividades consideradas mais interessantes para os consumidores de acordo com a pesquisa.

A consultoria internacional pesquisou mais de 3.400 consumidores e 450 líderes seniores globalmente em 11 países e revelou que 60% de todos os entrevistados preferem pelo menos uma atividade virtual em comparação com a física. E um dos segmentos mais impactados neste novo cenário é o da educação. Fato é que o ensino à distância (EAD) já superou o presencial. Segundo informações levantadas pelo Censo de Educação Superior, em fevereiro de 2022, os cursos de graduação à distância receberam mais alunos novos do que os presenciais.

Diante dessa nova realidade, as aulas mediadas por tecnologia foram aceleradas, principalmente pelo surgimento da pandemia do Covid-19, que exigiu mudanças extremas na educação. De acordo com uma matéria publicada na Folha de S.Paulo, o uso do metaverso nas universidades têm se tornado cada vez mais constante. O aumento de start-ups neste setor e a busca crescente por soluções inovadoras têm colaborado para trazer mais dinamismo ao processo de ensino-aprendizagem. 

Giulianna Carbonari Meneghello, reitora da MUST University – universidade americana focada em mestrados on-line – acredita que uma das tecnologias que aumenta o interesse dos alunos no metaverso é a gamificação. “Essa técnica trabalha estratégias de jogos no ambiente virtual, que podem ser aplicados no dia a dia. Avatares em 3D e outras soluções inovadoras também contribuem muito para o aprendizado do aluno”, esclarece Meneghello. “Inovar para permanecer relevante se tornou o novo normal. Tudo o que nos parecia pouco útil e desconectado agora está plugado, então não dá mais para ignorar essa realidade, afinal de contas, o futuro que tanto aguardamos está apenas começando”, declara a especialista em ensino superior e novas tecnologias de ensino à distância.



Machine Learning é opção para empresas tecnológicas

De forma conjunta, as empresas do país devem investir US$ 504 milhões (cerca de R$ 2,6 bilhões) em IA (Inteligência Artificial) até dezembro de 2022. O investimento no sistema – composto por hardware e software que permite que máquinas e dispositivos aprendam com seu funcionamento e passem a executar tarefas baseados na experiência adquirida – representa um avanço de 28% em relação ao último ano, conforme dados de uma projeção da consultoria de tecnologia IDC compartilhada pela CNN Brasil.

O interesse por IA vem em uma crescente em todo o mundo. Dados do “2022 AI Index Annual Report”, publicado pelo Stanford Institute for Human-Centered Artificial Intelligence (HAI), mostram que os investimentos privados no sistema mais do que dobraram de 2020 para 2021 e chegam a US$ 95 bilhões (R$ 491,40 bilhões).

Roberto Faria Maffra, engenheiro de ML (Machine Learning, na sigla em inglês – Engenharia de Aprendizado de Máquina, em português), afirma que, apesar da ampla adesão à IA, ainda há uma série de dúvidas com relação à ML e de que maneira pode ser feito seu desenvolvimento e aplicação nas grandes empresas tecnológicas do país.

Ele explica que a engenharia ML é uma tecnologia que ajuda uma empresa a obter insights de dados brutos de maneira eficaz. “O aprendizado de máquina, especificamente algoritmos de aprendizado de máquina, pode ser usado para aprender interativamente a respeito de um determinado conjunto de dados, entender padrões e comportamentos, entre outros, com pouca ou nenhuma programação”, diz ele.

De acordo com Maffra, a natureza interativa e em evolução acelerada, da engenharia de aprendizado de máquina, mantém uma empresa atualizada e pronta para o mercado e suas  demandas. “Hoje, é mais fácil do que nunca criar ou integrar ML aos processos de negócios existentes, pois os principais provedores de nuvem oferecem plataformas de ML”.

Na análise do especialista, os aplicativos emergentes de ML/IA prometem remodelar a saúde, a agricultura e a democracia no Brasil e no mundo em desenvolvimento. Para ele, a Engenharia de ML e IA apresentam potencial para ajudar a alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável a nível nacional e global.

“Eles [aplicativos emergentes de ML/IA] podem melhorar a eficiência, automatizando tarefas que exigem muito trabalho, além de oferecer novos insights ao encontrar padrões em conjuntos de dados grandes e complexos”, afirma.

Tecnologia impulsiona demanda por ML 

Maffra destaca que a demanda de ML tende a aumentar em um futuro a médio e longo prazo. Isso porque, no mundo da tecnologia, os limites do aprendizado de máquina estão sendo constantemente “ampliados”.

“A complexidade dos modelos de aprendizado de máquina e engenharia de sistemas aumentou à medida que mais aplicativos exigem inferências em tempo real ou quase em tempo real”, articula.

Ao mesmo tempo, prossegue, as chamadas ferramentas de aprendizado de máquina prontas para uso tornaram-se mais disponíveis no local de trabalho. “Ambas as dinâmicas estão impulsionando a demanda por engenheiros de aprendizado de máquina”, afirma.

A título de exemplo, o engenheiro de ML observa que hoje, no mundo, o Google é a empresa que mais utiliza e é a mais avançada quanto a engenharia de ML, pois adquire startups e as desenvolve de forma completa. Exemplo seguido por diversas empresas, como IBM, Apple, SalesForce, Netflix e American Express.

Recentemente, o Google demitiu o engenheiro Blake Lemoine que afirmou que o LaMDA, software de IA da empresa, tem sentimentos comparáveis aos de uma criança de oito anos.



Banco deve indenizar vítima de estelionato e outras fraudes

Os bancos e os cartões de crédito são os alvos preferidos dos golpistas. Em pesquisa divulgada pela Serasa Experian, das 331,2 mil fraudes aplicadas no Brasil, em maio deste ano, 53,3% delas utilizaram indevidamente identidade para abertura de contas e emissão de cartões sem autorização do titular. Quando isso acontece, as instituições financeiras são responsáveis por devolver o dinheiro para a vítima?

O professor universitário e advogado Fabricio Posocco, do escritório Posocco & Advogados Associados, lembra que, no entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sim. “A tese firmada na Súmula 479 do STJ é de que as instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fraude ou utilização de documentos falsos”.

Abertura e movimentação fraudulenta de conta bancária

O advogado especialista em direito do consumidor explica que as operações fraudulentas, como obtenção de empréstimos e abertura de contas mediante o uso de identificação falsa devem ser canceladas pelo banco. “O que foi cobrado indevidamente deve ser devolvido ao consumidor, uma vez que ele não responde pelos prejuízos aos quais não é responsável, conforme o artigo 393 do Código Civil.”

Golpe e sequestro do Pix

Desde o lançamento do Pix, em novembro de 2020, até o último mês de julho foram confirmadas mais de R$ 933 milhões em transações. Infelizmente, nem todas são legítimas. Nos Tribunais de todo o país há vítimas de falha na prestação do serviço, como transferências não autorizadas realizadas por furto de celular, sequestro-relâmpago e coação para cadastro de chave do Pix.

“Os juízes vêm condenando os bancos a indenizar os clientes. As decisões, em sua grande maioria, apontam que as instituições financeiras precisam investir em segurança em suas agências, postos de atendimento e, principalmente, nas áreas de internet banking e nos aplicativos digitais. Para os magistrados, cabe ao banco checar a regularidade das transações, bem como avaliar todo o perfil do cliente para bloquear as que forem suspeitas, sob pena de estar configurada a responsabilidade civil das instituições financeiras”, cita Posocco.

Fraudes nas operações de cartão de crédito

O vazamento de dados sensíveis, como o que ocorreu em dezembro do ano passado no Banco Central, pode servir aos estelionatários que aplicam os golpes da falsa central de atendimento e do falso motoboy, por exemplo. Na época foram expostos os nomes de usuário, CPF, banco, número de agência e número da conta de cerca de 160 mil pessoas.

“O golpista entra em contato com a vítima pelo telefone se passando por um falso funcionário do banco ou de uma empresa que ela tem relacionamento. Ele diz que foi feita uma compra com o cartão ou que o mesmo foi clonado. Em seguida, pede a confirmação das informações pessoais e bancárias, que ele já tem. A tática leva o consumidor a acreditar que está falando com o banco. Mais tarde, a vítima percebe que tomou um prejuízo financeiro”, conta o advogado.

Posocco reforça que as empresas têm o dever de proteger os dados pessoais e senhas dos clientes contra vazamentos, em concordância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “Na falha desse tratamento, como dita o artigo 42 da LGPD, o controlador ou o operador que causar a outrem dano patrimonial, moral, individual ou coletivo é obrigado a repará-lo”.

E se o vazamento de dados não foi originado pela instituição financeira a qual a vítima é cliente? O especialista explica que o banco responde por não identificar transferências repetidas, em curto intervalo de tempo e fora do montante habitual. “Toda instituição financeira conhece o perfil do cliente. Por isso, em transações atípicas o banco deve fazer o bloqueio preventivo para verificar a autenticidade e colher a confirmação do cliente”.

Mensagens maliciosas

Em 2021, os ataques feitos pelo celular chegaram a 70,61% e já representam a maioria dos golpes que atingem o comércio eletrônico brasileiro, revela a empresa antifraude Konduto.

O golpista desenvolve site e perfil de rede social falsos para leilão e venda de produtos, clona WhatsApp, envia SMS com link enganoso, cria boleto adulterado e pede atualização de aplicativos de programas sociais e de benefícios do cidadão, como o Caixa Tem. Tudo isso chega à vítima através do smartphone. O problema é que eles nunca entregam as mercadorias pagas e ainda podem roubar informações pessoais e financeiras.

“Quando a conta na rede social é hackeada por estelionatário, para vender produtos inexistentes e pedir dinheiro aos contatos, a plataforma também pode responder por danos morais à vítima”, alerta Posocco.

O que fazer para recuperar o dinheiro

O advogado Fabricio Posocco orienta que a Súmula 297 do STJ e o artigo 3, parágrafo 2, do Código de Defesa do Consumidor estabelecem que o banco é um fornecedor de serviço e tem responsabilidade em relação a qualquer risco inerente à sua atividade. Em outras palavras, qualquer prejuízo inesperado para o consumidor deve ser ressarcido pelo banco.

“A vítima deve entrar em contato com a instituição financeira para informar a fraude e contestar os valores. Também deve registar o boletim de ocorrência (B.O.) na delegacia de polícia física ou virtual. No site da Secretaria de Defesa Social do seu Estado, a vítima encontra o link para a Delegacia Eletrônica”, recomenda o especialista.

Para minimizar ainda mais os danos, em caso de furto de celular, a vítima deve avisar também a operadora de telefonia para que faça o bloqueio do aparelho através do IMEI. Depois, por outro smartphone, deve trocar todas as senhas de e-mails, redes sociais e demais aplicativos que estavam no aparelho levado pelo criminoso.

“A legislação vigente e as teses fixadas pelos tribunais superiores garantem que, se o dinheiro não for devolvido pela instituição financeira, é possível recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, ou ao Poder Judiciário para reparação do dano”, finaliza Fabricio Posocco, do escritório Posocco & Advogados Associados.

Para saber mais, basta acessar o site: https://posocco.com.br



Compradores buscam saber se o veículo tem passagem por leilão

Ao trocar ou adquirir um carro, muitas pessoas acabam optando por veículos seminovos ou usados ao invés de comprar um carro zero-quilômetro. No caso de um veículo zero-quilômetro a procedência é garantida pela montadora, porém quando se trata de um veículo seminovo ou usado a história fica um pouco diferente, porque o veículo já esteve em circulação antes e é possível que tenha sido obtido num leilão, podendo ter no histórico passado por alguma situação adversa, como batida ou alagamento, que pode ter comprometido a estrutura original e algum reparo pode ter ocorrido neste tempo.

Os carros vendidos em leilões nem sempre apresentam defeitos. Existem situações financeiras também que podem conduzir um veículo ao leilão, porém não são informados pelas concessionárias, da mesma forma, não é informada a procedência do veículo para venda. “Os veículos de leilão têm ganhado um crescente número de adeptos e pessoas que abandonaram o preconceito que envolvia tal modo de compra, visto o preço absurdo dos automóveis zero-quilômetro nos últimos anos”, conta Gustavo Fonseca, CEO, diretor e fundador da Doutor Multas, site especializado em direito de trânsito do Brasil.

Segundo Gustavo, a principal diferença está nos valores que são bem menores e os veículos de leilão podem ter a mesma qualidade que os carros vendidos em lojas comuns. Geralmente os carros que vão a leilão são de pessoas que não conseguiram pagar o valor do financiamento para a financiadora, então muitas vezes esses veículos estão supernovos e conservados. “A passagem pelo leilão não fica registrada em nenhum documento do veículo, por isso os proprietários não têm como saber”, destaca Gustavo. Portanto, para descobrir é necessário pagar para fazer uma perícia veicular ou consultar o histórico do veículo.

Gustavo Fonseca ainda acrescenta que não é possível realizar a consulta de forma gratuita, existem empresas que realizam essas consultas pela internet, nos seus sites e a consulta também pode ser feita através de um despachante veicular. A perícia também é uma forma de avaliar se o carro foi modificado ou sofreu algum acidente anterior à aquisição.

“A consulta e a perícia são formas de garantir a segurança do proprietário sobre o automóvel escolhido e pode evitar sustos se um dia for vender este veículo para outra pessoa, porque na venda uma perícia deverá ser realizada e esta pode acabar apontando problemas que não eram conhecidos antes pelo proprietário”, orienta o CEO da Doutor Multas. Os veículos não passam por nenhum tipo de vistoria, então podem apresentar problemas graves ou que não faça valer a pena a compra, por isso é um risco grande. Gustavo finaliza recomendando que é importante realizar uma consulta para ver se o veículo possui algum sinistro registrado.

 



Estelionatários aproveitam interesse por figurinhas da Copa para aplicar golpes

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os casos de estelionato registrados no Brasil quase triplicaram nos últimos quatro anos. No ano passado, foram 1.265.073 ocorrências, ante 426.799 casos em 2018. São Paulo é o estado com mais registros. Em 2021, foram 382.110 ocorrências, um aumento de 32% com relação ao ano anterior.

A proporção de domicílios brasileiros com acesso à internet cresceu de 2019 a 2021. Segundo a pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios brasileiros (TIC Domicílios) 2021, feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), na média, o percentual de residências aptas a acessar a rede mundial de computadores subiu de 71% para 82% no período de dois anos. 

Outro levantamento, da Fundação Getulio Vargas, sobre o uso anual de TI, aponta que existem no Brasil cerca de 442 milhões de dispositivos digitais (computadores e smartphones). 

Com uma população cada vez maior de usuários online, esse universo, algumas vezes, vira alvo de golpistas digitais. Um dos delitos praticados que tem sido noticiados recentemente envolve as figurinhas da Copa do Mundo.

portal G1 recentemente fez uma reportagem com casos de crimes em que as vítimas recebem um link para preencher dados com a promessa de receber centenas de cromos. “Após clicar no link e preencher todas as informações, as vítimas, sem saber, descarregam vírus no celular ou computador. Em seguida, os delinquentes orientam que, para ganhar o suposto prêmio, é necessário enviar o link para 20 pessoas ou 5 grupos. Dessa forma, novas vítimas cairão no golpe”, explica o especialista em segurança Jorge Lordello.

Ele alerta que sempre se deve desconfiar de promessas de ganhos fáceis de dinheiro ou de prêmios e que nunca se deve clicar em links de fontes desconhecidas. “Os ladrões aproveitam fatos do cotidiano e assuntos que mobilizam a população para aplicarem golpes”, conclui Lordello.



Pesquisa aponta que consumidor já conhece o metaverso

Uma pesquisa da consultoria americana McKinsey divulgada em 13 de junho de 2022 mostrou que as gerações Z, millennials e X tem o objetivo de passar de quatro a cinco horas dentro do metaverso. A pesquisa foi realizada com 1.000 consumidores entre 13 e 70 anos.

O estudo mostra que a ideia de desconhecimento do metaverso pela ampla maioria das pessoas é mito. Na pesquisa foi perguntado aos entrevistados o conceito de metaverso. Não houve um consenso em somente uma resposta, mas a ampla maioria classificou o universo virtual como “a internet do futuro”, sendo que 55% dos entrevistados já ouviram falar de plataformas de metaverso já existentes, como Roblox, Minecraft, Fortnite ou Decentraland.

O envolvimento atual com o metaverso vai além do simples conhecimento. A pesquisa indicou que 30% dos ouvidos são jogadores destas plataformas gamers citadas. E o universo está longe do desconhecimento, já que quarenta e sete por cento descreveram o metaverso com clareza vibrante, usando termos como “imersiva”, “interativa” ou “rede em escala”.

Para Edson Souto, especialista em criar espaços de metaverso, a inserção do ambiente virtual na vida das pessoas é um movimento natural do desenvolvimento das tecnologias. “A prova de que o metaverso é sim uma realidade são os investimentos altíssimos que estão sendo realizados pelo Facebook, que inclusive se passou a chamar ‘Meta’ e pela Microsoft com a Mesh, voltada para conferências virtuais por meio do Teams. Esse conhecimento e intenção dos consumidores em estar no metaverso não me surpreende”, destaca o especialista.

Sobre o ceticismo ainda enfrentado pelo metaverso por parte de alguns setores do mercado, Souto diz que esse pensamento surge sempre quando há uma inovação de grande impacto na vida das pessoas. “Foi a mesma coisa nos anos 80 e 90 quando começou um desenvolvimento maior e popularização da internet. Muitos diziam que era uma coisa muito complexa, que estaria disponível somente aos envolvidos com alta tecnologia e etc. Hoje a internet está em tudo. Se tornou algo natural e indispensável. A mesma coisa acontecerá com o Metaverso”, prevê.

O metaverso é a integração do mundo real com o virtual. No ambiente do metaverso, uma pessoa poderá fazer compras, trabalhar, se divertir, interagir com amigos e outras coisas mais utilizando a realidade virtual, mas com o significado real das ações.

Um exemplo concreto de como funciona o metaverso foi o show realizado pela cantora pop Ariana Grande realizado em 6 de agosto deste ano exclusivamente dentro da plataforma do jogo Fortnite, que foi acompanhado por mais de 1 milhão de pessoas.



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