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Transformação digital e tecnologias de ponta representam alta em investimentos

A nova onda de tecnologias de ponta e transformação digital apresenta vantagens de digitalização e conectividade, e sinalizam alta em investimentos. Dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) mostram que esse mercado representa 350 bilhões de dólares, com uma perspectiva de que, em 2025, essa quantia cresça para mais de 3,2 trilhões de dólares.

De acordo com a UNCTAD, esse campo envolve inteligência artificial, internet das coisas, grandes bancos de dados, blockchain, 5G, impressão 3D, robótica, drones, edição de genes, nanotecnologia e tecnologia fotovoltaica. Nisso, Estados Unidos, Suíça e Reino Unido ganham destaque como os países mais bem preparados para essas tecnologias.

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), a recuperação da crise sanitária de Covid-19 se apresenta como uma oportunidade, especialmente ao mundo corporativo, para uso de novas tecnologias de ponta para combater desigualdades.

Por sua vez, a UNCTAD enfatiza a necessidade de os setores produtivos estarem bem preparados para o desenvolvimento de competências nesse campo. Um dos exemplos nesse quesito é a China, onde 2% do Produto Interno Bruto (PIB) são aplicados em pesquisa e desenvolvimento. O conceito de metaverso, que relaciona realidade aumentada e ambientes virtuais, também integra essas mudanças, visto que se configura na vivência de um campo virtual, mas com influências da vida real.

Para tanto, o fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, enfatiza que as empresas precisam estar informadas quanto aos avanços tecnológicos. Pontuando o uso de ambientes virtuais, ele ressalta a importância de investimentos e exemplifica a aplicação de mais de 1 milhão de dólares no metaverso que a organização realizará nos próximos cinco anos.

“Tal investimento ultrapassa uma necessidade, mas simplifica os processos, visto que possibilita para nosso modelo de negócios criar espaços de encontros dinâmicos, gerar experiências significativas de aprendizado e cursos de educação executiva, assim como treinamentos corporativos para colaboradores. Além do mais, distâncias são encurtadas e os reflexos são visíveis, inclusive, na luta contra as mudanças climáticas, com a redução das emissões de dióxido de carbono (CO²), geradas em eventos presenciais, movimentação de carga e staff, além do uso de energia”, conclui.



Falta de planejamento atinge empresas brasileiras

A crise financeira não é algo que assola apenas o trabalhador comum na realidade atual do Brasil. Empresários que já tiveram negócios de sucesso, seja em nível nacional ou regional, também estão passando por dificuldades para lidar com a alta dos juros e da inflação. O consumidor também sente o peso do aumento dos preços dos produtos, o que afeta diretamente a renda de milhões de famílias. Apesar desse cenário de pessimismo, várias empresas conseguiram se adequar ao atual momento devido ao planejamento financeiro.

O momento que o brasileiro se encontra não parece ventar a favor do empreendedorismo. A inflação acima dos dois dígitos é um dos fatores responsáveis por criar uma certa incerteza no mercado, influenciando um aumento no preço dos insumos e escassez de oferta. Mas não é apenas a inflação que foi responsável por trazer momentos de dificuldade, afinal esse é um fenômeno mundial.

O Brasil é o país com a 3ª maior taxa de juros do mundo, apenas atrás da Argentina e da Turquia. Na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), a Selic – taxa básica de juros da economia brasileira – alcançou o patamar de 13,75% ao ano. Esse panorama acaba por colocar pressão nos empresários para que façam cortes nos gastos, como demitir funcionários para colocar as contas em dia.

As previsões para o futuro próximo também não são positivas. De acordo com especialistas da área financeira, ainda se espera que a inflação continue em alta pelo resto do ano, o que acaba levando o empresário médio brasileiro a ter que pensar em novos métodos e soluções para manter seu negócio vivo.

Prosperar mesmo na adversidade

Apesar de vários fatores estarem dificultando o empreendedorismo no país, o número de novas empresas não para de crescer. Em 2021, o Brasil bateu o recorde de abertura de novos negócios, com mais de 600 mil novas microempresas e 3 milhões de cadastros no Microempreendedor Individual (MEI). De Acordo com dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil ocupou 5º lugar no ranking de empreendedorismo no ano passado.

Lucas Leandro, diretor comercial da Nosso Soluções, explica que é fundamental para qualquer negócio montar um plano financeiro sólido para prosperar. “Qualquer um que quiser se manter no mercado tem que realizar estudos, fazer projeções e ser criativo na resolução de problemas”, afirma.



Custo da construção civil tem menor índice desde julho de 2020

Aos poucos, o custo da construção civil vem atingindo patamares de antes da pandemia da Covid-19. Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mês de setembro teve o menor aumento, em comparação com o mês de agosto, do Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), medido pelo órgão.

Neste mês, o Índice subiu 0,44%, mas esse percentual foi 0,14% menor do que em agosto. Em setembro de 2021, o aumento foi de 0,88%, o que coloca o índice atual como o menor registrado desde julho de 2020. De acordo com o IBGE, o custo nacional da construção por metro quadrado, que em agosto foi de R$ 1.661,85, passou para R$ 1.669,19 em setembro. Deste valor, R$ 999,96 foram relativos aos materiais e R$ 669,23 à mão de obra.

Com os preços subindo menos, já é possível pensar em colocar em prática aquela obra que está nos planos há tempos. De acordo com o engenheiro civil Heráclito Langamer de Freitas Júnior, para tirar do papel e executar um projeto independente de seu tamanho, obedecendo os prazos e o orçamento previamente estabelecidos, é fundamental que exista um planejamento de obra eficiente, que auxilie as equipes de execução, garantindo o bom andamento da obra, evitando imprevistos e prejuízos.

“O planejamento de obras tem esse objetivo de fazer o gestor de obras, geralmente um profissional de engenharia civil, identificar de maneira clara e simples, tudo o que é necessário para executar o projeto. E, claro, exige também deste profissional o acompanhamento dos trabalhos, o que irá mostrar se a execução está acontecendo de acordo com o planejado”, enfatiza.

Ele acrescenta que para garantir que a obra seja executada de acordo com o planejamento é preciso seguir alguns passos importantes. O primeiro deles é investir em bons projetos, em que será possível detalhar o quantitativo de materiais, compatibilizar esses projetos e verificar se existem possíveis incoerências entre eles, o que vai evitar imprevistos, atrasos e prejuízos no decorrer da obra.

Outro ponto importante é realizar um estudo de viabilidade, em que é feito um levantamento de todas as informações do empreendimento para verificar condições técnicas e financeiras que serão necessárias para assegurar o andamento da obra. “A melhor maneira de realizar esse estudo de viabilidade se dá por meio de uma análise criteriosa dos custos do projeto a ser implantado. Para isso é essencial um orçamentista experiente na equipe”, destaca.

Orçamento e cronograma de execução são essenciais no planejamento da obra

Com 11 anos de experiência na área de construção civil, Heráclito Langamer de Freitas Júnior explica que estabelecer um orçamento também é essencial para garantir o andamento da obra dentro do cronograma previsto. “Após o construtor definir que tem condições de executar a obra através do estudo de viabilidade, a próxima etapa é detalhar o orçamento para execução deste projeto. Essa é uma importante etapa para o planejamento, pois nela são detalhados todos os recursos que devem ser usados, como custo dos materiais inerentes a obra, quantidade e mão de obras necessárias para cada etapa, ferramentas e máquinas utilizadas”, diz.

Todas essas etapas do planejamento precisam contar com um cronograma físico-financeiro de execução bem articulado. Freitas Júnior comenta que esse cronograma nada mais é do que um passo a passo de cada etapa da obra contendo todas as atividades e o tempo para serem realizadas, com seus respectivos custos. “Neste ponto, torna-se viável identificar os pontos que exigem maior atenção e ou identificar as atividades que exigem profissionais mais qualificados. Este documento é essencial para o acompanhamento dos gestores ao tempo de obra e aos custos de cada etapa, controlando com previsibilidade os gastos do empreendimento”, reforça ele.

Acompanhamento e ajustes de prazo da obra também devem ser observados

O engenheiro civil Heráclito Langamer de Freitas Júnior observa ainda que para garantir o sucesso de uma construção, o gestor deve acompanhar, controlar e avaliar constantemente o cronograma físico-financeiro, para descobrir se o andamento da obra está respeitando o que foi planejado. Segundo ele, é preciso, entretanto, estar ciente de que imprevistos acontecem, e quando se perceber que o estipulado está longe de ser atingido, é preciso fazer reformulações e adaptações.

“Ajustar os prazos é essencial para criação de um planejamento eficaz e mais preciso”, ressalta, acrescentando que o planejamento é essencial para que a obra seja executada sem improvisos. “O planejamento de obras não garante que não haverá imprevistos, mas os manterá sob controle”, conclui ele.



COP27 debate implementação de ações, destaca ONU

Passar das negociações e planejamento para a implementação de ações. Assim destaca a Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos principais objetivos da 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), entre os dias 6 e 18 de novembro, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Nesta edição, líderes mundiais debatem o tema “Juntos para a implementação” e impulsionam a busca pelo alcance da meta do Acordo de Paris, de limitar o aquecimento global para abaixo de 2°C.

De acordo com a ONU, as análises terão como base, além dos fluxos de trabalho acordados em Paris, a ambição refletida na COP26, que ocorreu em 2021 em Glasgow, no Reino Unido, e uniu ciência, caminhos para soluções, vontade política de agir e direções claras para a ação climática. O desafio do aquecimento global será um dos pontos de partida para as reflexões, dado que, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), os índices atmosféricos dos principais gases de efeito estufa atingiram novos recordes em 2021.

Segundo a OMM, os níveis de dióxido de carbono (CO²) estiveram acima da taxa média de crescimento anual da última década. Dados do Boletim de Gases de Efeito Estufa mostram que as concentrações de CO² no ano de 2021 foram de 415,7 partes por milhão (ppm). Já as liberações de metano registraram 1.908 partes por bilhão (ppb), enquanto as de óxido nitroso chegaram a 334,5 ppb.

No âmbito empresarial, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) destaca que uma das ações que serão implementadas ao longo da COP27 será um novo Pacto de Empregos Verdes para Jovens e o lançamento de produtos que apoiam a transição justa e soluções baseadas na natureza.

Outra sessão, parte da COP27, voltada a membros da comunidade global de líderes, executivos de negócios, funcionários do governo, financiadores e investidores, assim como Organizações não Governamentais (ONG), é a Zona de Inovação. Trata-se de uma estrutura que ressalta a importância das parcerias público-privadas quanto ao enfrentamento à emergência climática.

Para o fundador do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, que estará em diferentes encontros on-line na Zona de Inovação, a participação será mais uma oportunidade para a implementação de iniciativas. Com base em suas participações presenciais nas conferências Rio+20, em 2012; COP20, em Lima, no Peru, em 2014; e COP21, em Paris, na França, em 2015, o executivo ressalta que a COP27 faz um apelo urgente à ação.

“Se o desejo é cumprir nossas promessas, é necessário um esforço conjunto, incluindo governos, corporações e sociedade geral. As mudanças climáticas atingem a todos e trazem consequências alarmantes. À vista disso, inteirar-se da COP27 e implementar projetos se tornam uma tônica para líderes empresariais”, conclui.



Pequenas e médias empresas ocupam 90% dos negócios globais

As pequenas e médias empresas respondem por cerca de 90% dos negócios do mercado global. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), essas iniciativas estão ligadas, ainda, a mais de 60% das vagas e metade do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Diante disso, o Banco Mundial ressalta que serão precisos 600 milhões de novos empregos até 2030 para absorver o crescimento da força de trabalho global, o que se torna uma prioridade para muitos governos. Nisso, nos mercados emergentes, a maior parte dos postos de trabalho vem de organizações médias, que absorvem sete de cada 10 contratações.

À vista disso, a ONU chama a atenção para o fortalecimento dos pequenos negócios, uma vez que ajuda a combater a pobreza, a criar vagas e a salvaguardar a subsistência de milhões de pessoas. Para tanto, destaca também o acesso à informação e a capacitação de colaboradores como prioridades, especialmente no mundo corporativo.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) reforça que as capacitações devem estar nas pautas das empresas, envolvendo avanços tecnológicos, mudanças climáticas e demográficas, globalização, geopolítica e impactos. Nesse âmbito, de forma pontual, o órgão exemplifica que 57% das empresas do setor têxtil e de confecção, no mundo, enfrentam dificuldades para encontrar as qualificações de que precisam para inovar.

Para tal, a ONU enfatiza que cúpulas e eventos se mostram como meios para formação e capacitação tanto de líderes quanto de colaboradores. Um deles é a 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), entre os dias 6 e 18 de novembro, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Nesta edição, líderes mundiais debatem o tema “Juntos para a implementação” e impulsionam a ambição pelo alcance da meta do Acordo de Paris, de limitar o aquecimento global para abaixo de 2°C. O encontro relaciona, ainda, visões de empresários e apresenta caminhos para corporações.

Da mesma forma, a OIT, além das Conferências Internacionais do Trabalho, realizadas anualmente, promove formações e oferece acesso a formações para líderes corporativos.

O fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, compartilha da ideia de que as organizações devem investir em treinamentos e encontros de networking para um avanço contínuo da qualidade tanto dos líderes quanto da equipe. Com exemplo, ele cita a 16ª edição do Quality Festival, evento que reunirá mais de 150 empresas brasileiras, além de empresários de diferentes países da América Latina, na Cidade do Panamá, entre 22 e 24 de novembro.

“Hoje, os empresários, inclusive os que respondem pelas pequenas e médias empresas, precisam estar atentos à aplicação das práticas ESG, conceito de metaverso, reputação corporativa e mudanças climáticas. Esses eventos e cúpulas internacionais são grandes oportunidades para troca de experiências e geração de negócios”, finaliza.



Universidades francesas selecionam brasileiros para graduação e pós-graduação

Estão abertas as candidaturas para cursar uma graduação ou pós-graduação na França a partir do próximo ano letivo, que começa em setembro de 2023. Os brasileiros ou estrangeiros residentes no país podem concorrer, através da plataforma do Campus France Brasil, a vagas em universidades francesas públicas ou privadas.

Existe uma grande variedade de projetos acessíveis aos candidatos, em todas as áreas de estudos: graduação ou tecnólogo completo, transferência de um curso já iniciado no Brasil ou Master, equivalente à pós-graduação.

Processo seletivo

Para aplicar, é necessário criar uma conta no site do Campus France Brasil, agência oficial do governo francês para a promoção do ensino superior. Em seguida, é preciso completar as informações pessoais e anexar a documentação obrigatória, que consiste em históricos escolares, diplomas, motivações, testes de proficiência, entre outros. Através do sistema, o candidato pode indicar mais de um curso ou universidade, o que aumenta consideravelmente as chances de admissão.

Todas as informações sobre o processo estão disponíveis no Guia do candidato.

Benefícios e bolsas

A França é um dos países que mais recebe estudantes internacionais do mundo todo e possui uma forte política de internacionalização do ensino superior. Em 2022, 365.000 estudantes estrangeiros se matricularam em universidades francesas, número que tende a crescer: nos últimos 5 anos, houve uma alta de 18%.

O custo relativamente baixo dos estudos é um dos principais fatores de escolha dos alunos estrangeiros. Nas universidades e escolas públicas, parcialmente subsidiadas pelo governo, as taxas variam entre 200 e 3.770 euros anuais. Nos estabelecimentos privados, o custo pode variar entre 5.000 e 16.000 euros por ano.

Com o visto de estudante, é possível trabalhar meio período. Os alunos das instituições francesas ainda têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte. Além disso, os brasileiros que vão para a França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa.

Portas abertas

Com o objetivo de auxiliar todos os interessados, o Campus France organiza, entre os dias 5 e 8 de novembro, uma série de eventos presenciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Brasília. A inscrição pode ser feita no link: https://www.bresil.campusfrance.org/agenda/journee-portes-ouvertes-2022



Como funcionam os bioestimuladores de colágeno?

Os bioestimuladores de colágeno são substâncias que quando injetadas em pontos específicos da pele estimulam uma produção desta proteína, sendo utilizados para reposição de volume, diminuição de flacidez e até para a prevenção dos sinais de envelhecimento. Por ser um processo de estimulação e não de preenchimento com produtos, ele tem um efeito natural na pele – as substâncias mais utilizadas nesse procedimento são a hidroxiapatita de cálcio, ácido polilático, ácido hialurônico com hidroxiapatita de cálcio e fios de PDO.

A redução na produção do colágeno no organismo humano começa a partir dos 30 anos, com perda aproximada de 1% ao ano, de acordo com especialistas da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). A exposição solar excessiva, exercícios físicos intensos, poluição e tabagismo podem acelerar este processo. O processo de aplicação de bioestimuladores, neste sentido, pode acontecer para atenuar os efeitos desse fenômeno, como a flacidez, perda de volume, elasticidade e hidratação natural da pele.

“Os bioestimuladores de colágeno, quando injetados na pele, promovem uma reação inflamatória controlada obrigando a pele a produzir colágeno, diminuindo a flacidez e dando mais vitalidade à pele”, explica o biomédico Jeferson Dessotti, CEO da Doutores da Estética, franquia especialista em saúde estética.

Sua aplicação é feita apenas nas áreas indicadas pelo médico com uma série de injeções sem a utilização de agulhas, tudo feito com cânula, que possui uma abertura por onde o produto é liberado sem que “rasgue” os tecidos, nem rompa os vasos, sendo, portanto, atraumática.

Quando usar bioestimuladores?

“São indicados para pacientes a partir dos 30 anos para promover o que chamamos de ‘banco de colágeno’, que é quando o procedimento é realizado para prevenir a flacidez e o envelhecimento”, aponta o especialista.

Seu uso também é indicado para quem já tem uma flacidez mais evidente, pois ele corrige e devolve à face um contorno mais definido, melhorando a aparência de forma geral e conferindo um aspecto rejuvenescido e saudável à pele.

Para saber mais, basta acessar: https://www.doutoresdaestetica.com.br/



Universidade lança programa vocacional para adolescentes brasileiros em Orlando

Fase de transição entre a infância e a vida adulta, a adolescência é marcada por diversos conflitos, e com relação à vida profissional não é diferente. Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma de carreira Cmov, 82% dos adolescentes brasileiros têm dúvidas ou ainda não sabem qual carreira desejam seguir. O levantamento entrevistou 2 mil indivíduos em maio de 2021.

Neste contexto, para Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil, a experiência imersiva em um país do exterior pode ser positiva para o processo de formação dos jovens, contribuindo para a melhor compreensão da vida profissional.

Ela conta que, atenta a este fator, a empresa lançou um programa vocacional com duração de cinco dias corridos para imersão de carreiras criativa em um evento chamado “Campus Experience Full Sail”, no campus da Full Sail University em Orlando, nos Estados Unidos.

“O projeto tem como objetivo ‘abrir a cabeça dos jovens’, com faixa etária entre 13 e 17 anos, principalmente para aqueles que já estão terminando o Ensino Médio”, informa. “Esta é uma oportunidade para que eles entendam melhor como funciona o processo de trabalhar com carreiras criativas e o próprio mercado de trabalho”, complementa.

De acordo com Olival, o Campus Experience Full Sail está com inscrições abertas para os alunos de escolas parceiras da Full Sail. Para participar, os interessados devem passar por uma entrevista com os colaboradores da universidade, onde será analisado o nível de inglês do adolescente, além da proximidade do perfil com o que a Full Sail oferece.

“O Campus Experience tem como propósito disponibilizar uma ‘degustação’ na prática aos interessados participantes sobre Tecnologia Emergente, Entretenimento e Mídia. E todo o projeto será realizado em inglês”, afirma. 

Mercados têm perspectivas positivas

Todos os setores citados pela Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil têm expectativas positivas. Segundo um estudo divulgado em dezembro de 2021 pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), o déficit de profissionais de TI pode chegar a meio milhão até 2025.

De acordo com a projeção, a demanda por profissionais nas áreas de software, serviços de TIC e TI In-House no Brasil deve chegar a 797 mil vagas nos próximos três anos.

A mudança nos hábitos do consumidor durante a pandemia trouxe reflexos diretos para a indústria mundial de entretenimento e mídia, que, após queda de 3,8% em 2020, deve começar a sua recuperação neste ano, inclusive no Brasil.

Já o mercado de E&M (Entretenimento e Mídia) deve crescer 4,7% até 2025 e 5% ao ano, de acordo com a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PwC. Em valores, o setor vai chegar a US$ 38 bilhões (cerca de R$ 196 bi). O estudo investigou 14 segmentos do setor em 53 países, entre eles Consumo de Dados, Publicidade Digital e na TV, Vídeo OTT (vídeos on-line sob demanda), Cinema, Acesso à Internet e Games. 

Para mais informações, basta entrar em contato com colival@fullsail.com



Câncer de mama: por que o diagnóstico precoce é importante?

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente do mundo, atrás somente do câncer de pele, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). Entre a população feminina, a doença é a primeira causa de óbitos em quase todas as regiões do Brasil – a exceção é a região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a posição. Ter conhecimento sobre a doença em sua fase inicial pode evitar o prognóstico desfavorável.

Apesar da importância do diagnóstico precoce, o estudo Breast imaging hindered during covid-19 pandemic, in Brazil, publicado na Revista de Saúde Pública, aponta que, entre mulheres com idade entre 50 a 69 anos, o número de mamografias realizadas em 2020 diminuiu 42% na rede pública, em comparação a 2019. Outro levantamento mais recente, do Iess (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), revela que a situação se repete no sistema privado. O número de mamografias realizadas por meio de planos de saúde caiu 10,6% entre os anos de 2016 e 2021. 

“O câncer de mama pode ser diagnosticado em fases iniciais e isso acaba influenciando nos tratamentos que serão utilizados”, afirma o Dr. Marco Aurélio S. Neves. Segundo recomendações do Ministério da Saúde, toda mulher entre 50 e 69 anos deve realizar a mamografia de rastreamento a cada dois anos. O exame é capaz de identificar alterações suspeitas antes do surgimento dos sintomas. 

Entre pessoas com risco elevado de desenvolver câncer de mama – com histórico familiar, por exemplo – a indicação é procurar um profissional de saúde para avaliação e definição da conduta a ser adotada. De acordo com o Inca, o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. A orientação neste caso é atentar-se a alterações no mamilo e caroço na mama.

Diagnóstico precoce pode evitar metástase

O Dr. Neves alerta para o desenvolvimento das células cancerígenas em outros órgãos e tecidos quando o câncer de mama não é detectado precocemente. “O câncer de mama metastático acontece quando o tumor se espalha para outros órgãos do corpo, como ossos, pulmão, fígado e cérebro”, afirma.

Segundo o artigo Bone Metastases: An Overview, publicado no Oncology Reviews, o osso é o terceiro local mais frequente de metástase, atrás apenas do pulmão e do fígado. A publicação, escrita por sete pesquisadores, também afirma que a maioria das metástases esqueléticas são devidas ao câncer de mama e próstata. 

“A relação entre o câncer de mama e problemas ósseos existe e é relevante. O problema é que quando atinge os ossos é por metástase, o que indica que o câncer já está avançado”, ressalta o médico.

O Dr. Neves também pontua que a metástase pode ocorrer mesmo com o diagnóstico precoce. “Cerca de 30% dos casos de câncer de mama, mesmo detectados no início, se tornam metastáticos”, afirma o médico. “A doença pode voltar depois de meses ou anos do primeiro diagnóstico”, prossegue. 

Outubro rosa e prevenção

Criado em 1991 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa vai além de distribuir fitas rosas e iluminar prédios com luzes cor de rosa. Trata-se de um mês dedicado a promover a conscientização sobre o câncer de mama.

As campanhas têm como público-alvo sobretudo mulheres a partir dos 50 anos, idade em que aumenta o risco de desenvolver a doença. Por meio do Outubro Rosa, informações sobre serviços de diagnóstico e de tratamento são repassadas com o intuito de reduzir a mortalidade.

O Inca estima que durante o triênio 2020/2022 mais de 66 mil novos casos da doença sejam identificados no Brasil. Os órgãos de saúde são unânimes em afirmar que o câncer de mama é multifatorial e, portanto, não há meio definitivo para evitar a doença. Porém, não faltam recomendações relacionadas à adoção de um estilo de vida saudável como forma de amenizar fatores de risco.

“Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal, manter o peso corporal e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco”, exemplifica o Dr. Neves. “Amamentar também é considerada uma forma de prevenção”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://drmarcoaurelio.com.br/



Laboratório Teuto disponibiliza mais de 130 oportunidades de emprego

Goiás lidera a geração de novas vagas de trabalho no Centro-Oeste brasileiro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência. O Estado gerou 8,3 mil vagas de emprego com carteira assinada em setembro deste ano, já no valor acumulado, a economia goiana tem saldo de mais de 101 mil empregos, resultado de 690 mil admissões e cerca de 550 mil desligamentos em 2022.

Há mais de 75 anos no coração do Brasil, o Laboratório Teuto investe continuamente em pessoas, inovação, ciência e tecnologia. A indústria farmacêutica contribui diretamente para esse saldo positivo do Estado e oferece ainda mais de 130 vagas de emprego para esse fim de ano.

As oportunidades são para trabalhar na sede que fica no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) e em sistema home office, trabalhando em casa. As vagas são para as áreas produtivas da empresa, garantia da qualidade e setores administrativos, todas com qualificação para nível médio, técnico e superior, com contratação imediata. Visando a composição de times diversos, a companhia oferece também vagas para Pessoas Com Deficiência (PCDs).

Com salários compatíveis com o mercado, são oferecidos também benefícios tais como: refeição no local, vale-alimentação, transporte corporativo com acesso gratuito ao wi-fi, dentre outros. “Entrei na empresa há um mês. Estava em outra empresa bem menor e estava procurando uma oportunidade de ampliar o meu currículo e ganhar experiência. Com isso, surgiu a possibilidade de ir para o Teuto e não pensei duas vezes”, revela o engenheiro Rafael Leite.

Os interessados em trabalhar no Teuto podem cadastrar os currículos no site do laboratório (www.teuto.com.br/trabalhe-conosco), onde estão disponíveis as vagas com as suas especificidades, ou encaminhar o currículo para o e-mail: selecao@teuto.com.br, com a área de interesse no assunto. As vagas também são divulgadas e atualizadas nas redes sociais da companhia (Instagram, LinkedIn, Facebook, Twitter).

Segundo a coordenadora de Recursos Humanos da companhia, Luciana Matias, as vagas são oportunidades para todos os níveis de qualificação. “O objetivo do Teuto é oferecer crescimento profissional. Acreditamos na formação de times diversos e é parte do nosso compromisso buscar em todos os processos seletivos a representatividade de pessoas para que tenhamos um ambiente com diversidade de ideias, formando um time de qualidade e alta performance”, explica.

Além das vagas externas, o Teuto disponibiliza também a oportunidade de crescimento por meio de seleções internas. Os colaboradores conseguem a valorização e o desenvolvimento.



Gado Girolando: é considerado um bom investimento a ser feito?

Ao pensar em investimento pecuário, é importante levar em consideração diversas características dos animais escolhidos e seus subprodutos finais. A pesquisa em investimento, custos práticos, retorno e até mesmo personalidade do animal se mostra imprescindível na hora de fechar um negócio. No Brasil atual, são mais de 224,6 milhões de cabeças de gado que, juntamente ao agronegócio, movimentam R$1,98 trilhão – aproximadamente, 27% do PIB brasileiro, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O gado é responsável pelo fornecimento de carne, leite, laticínios, entre outros.

Entre uma das raças com melhor custo benefício e retorno de investimento, está o Gado Girolando, raça brasileira com 26 anos oficiais de existência.

Segundo o consultor técnico Samuel Bastos, especialista na raça, a primeira cria de girolandos aconteceu no Vale do Paraíba, em 1940, em um cruzamento acidental. Apenas anos depois foram definidas normas para a formação da raça, durante projeto do Ministério da Agricultura iniciado em 1989 para a obtenção de bovino mestiço com características fisiológicas ideais à produção de leite. “O resultado foi um cruzamento bem-sucedido entre as raças Holandesa e Gir, com um gado bastante saudável e produtivo. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, o fornecimento de leite da raça, hoje em dia, consiste em 80% da produção do país”, explica o consultor.

Segundo Bastos, as características do Gado Girolando envolvem sua alta adaptabilidade, boa longevidade e rusticidade. Além disso, a raça possui bom comportamento e resiste a altas temperaturas, condição presente na maioria dos pastos brasileiros. “O Gado Girolando tem como aptidão mais acentuada a produção leiteira, e além disso, as fêmeas, ao final da sua vida produtiva, contribuem significativamente para o fluxo de caixa quando são comercializadas,” explica ele.

Atualmente, é também a raça com maior crescimento na produção de sêmen nacional, com aumento significativo de 8% ao ano, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Isso soma-se ao aumento do reconhecimento do Brasil como exportador de sêmen de qualidade, como pontuam os dados mais recentes da Associação Brasileira de Inseminação Artificial.

Ao ser questionado sobre a eficácia dos investimentos na composição racial meio sangue, Bastos é categórico: “estamos em um cenário muito diferente em relação às raças mães, graças à evolução dos processos de fertilização in vitro e aprimoramento da genética através da genômica”. Além disso, ele complementa “o que a gente tem visto é que a raça girolando assume uma posição na pecuária leiteira em que ela evolui junto ao proprietário, no seu auge produtivo, quando atinge o seu 3° parto, sendo completamente adaptável e rústica”.

Segundo o consultor, todas essas características preveem longevidade e produtividade, o que deixa o investidor consequentemente mais seguro.



Uso de fibra óptica triplica no mercado brasileiro de tecnologia

Pelo fato de proporcionar transmissão de mensagens e informações em altíssimas velocidades, a conexão realizada através da fibra óptica tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. A novidade deve-se à tecnologia IP, que possibilita o envio de voz através de dados conduzidos por meio de finíssimos fios de vidro ou plástico, ocasionando, assim, a intermediação mais fluida e eficaz da comunicação entre ligações telefônicas.

De acordo com estudo conduzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação do NIC.br (Cetic.br|NIC.br), em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), entre os anos de 2015 e 2022 houve um aumento de 30% para 90% na adesão à fibra óptica por parte de prefeituras de todo o país.

Desde que começou a substituir versões antecessoras, a exemplo da banda larga, da transmissão via fios de cobre e da internet discada, a internet via fibra óptica vem, portanto, caracterizando rápida expansão em quase todos os setores que envolvem conexões e chamadas telefônicas na vida diária de todas as pessoas. “Graças a um fotoemissor, que é um equipamento capaz de transformar impulsos elétricos em feixes de luz, as respostas telefônicas via fibra ótica tornam a vida do brasileiro mais produtiva em função da rapidez com que os dados são transmitidos”, afirma Paulo Henrique Silva, gerente comercial da Conectel Telecom Multioperadora.

Para mais informações, é possível acessar o portal www.conecteltelecom.com.br



Como práticas de ESG podem favorecer créditos para empresas

A sigla ESG tem ganhado força nos últimos anos, bem como sua relevância dentro do ambiente econômico. As letras são a sigla em inglês para Environmental, Social e Governance (Ambiental, Social e Governança), ou seja, uma empresa que leva o ESG em consideração está direta e indiretamente impactando positivamente seus indicadores econômicos e financeiros, bem como suas tomadas de decisão.

Segundo o Pacto Global da ONU – organização que cunhou o termo em 2004 – ESG nada mais é do que a própria sustentabilidade empresarial. As empresas que estão em conformidade com as práticas ESG entendem quais são seus impactos negativos e positivos na sociedade e conseguem agir sobre eles. Segundo um estudo original realizado pelo Google e pelo Sistema B Brasil, 4 em cada 5 brasileiros consideram importante a atuação de empresas e marcas em ações relacionadas ao meio ambiente e as áreas sociais e de governança.

Para Flavia Feliz, sócia da We.Flow – empresa B certificada de consultoria e educação sobre ESG e liderança consciente – considera-se que a parte Social do ESG aborda temas direcionados ao relacionamento com colaboradores, fornecedores, clientes e as comunidades onde a empresa atua. Também são consideradas questões dentro da dimensão Social: a forma como a empresa age em compromisso com a justiça, equidade, diversidade e inclusão; a promoção de saúde e segurança no trabalho; a redução de rotatividade, bem como o aumento da satisfação e do engajamento dos colaboradores; e investimentos na comunidade de entorno ou organizações da sociedade civil. Segundo a especialista, todas essas questões sociais do ESG passam pelo desenvolvimento de uma liderança consciente capaz de alinhar aspectos de visão, propósito e valores organizacionais à perspectiva social, de modo que a cultura organizacional conte com a integração entre impacto socioambiental e a estratégia do negócio.

As questões de ESG sempre estiveram presentes na sociedade como demandas necessárias, mas foi apenas em dezembro de 2015, durante a COP 21 (21ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que foi firmado o Acordo de Paris e que trouxe à tona a grande crise climática. Neste ano, 195 nações se comprometeram a reduzir drasticamente a emissão de carbono. O governo brasileiro assumiu diferentes metas relacionadas ao Acordo de Paris, sendo as principais atreladas a redução de 50% das emissões dos gases associados ao efeito estufa até 2030 e a neutralização das emissões de carbono até 2050. 

O tema é tão importante que, após a COP 26 (realizada em 2021), houve uma proposta pela Comissão do Meio Ambiente do Senado Federal (PL 65239/2010) de alteração da Lei 12.187 de 2009, que instituiu a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), sendo que tal proposição foi aprovada na casa iniciadora (Senado), e está aguardando aprovação pela Câmara dos Deputados para posterior sanção presidencial. Convém ressaltar que tal proposta, que aperfeiçoa essas diretrizes e os novos desafios relativos ao clima, de fato compromete o país com os acordos firmados em 2015 em Paris.

O consultor especialista em projetos de investimento de longo prazo e sócio da Macke Consultoria, André Moro Maieski, ressalta que as práticas ESG relacionadas às ações ambientais executadas por médias e grandes empresas significam não só atender a grandes demandas da sociedade, como também ter acesso às práticas do mercado financeiro nacional e global. Maieski destaca também a importância da participação das empresas do setor privado no tema ESG, e comenta que após a visita do presidente da COP-26 (Alok Sharma) ao país em março deste ano, ficou notória a necessidade de ação não apenas do setor público e sim de envolver também as organizações privadas, compromisso que deve ser ainda mais pontuado na COP 27, a ser realizada este mês (novembro), no Egito.

Esse movimento já é amplamente percebido no Brasil, a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), entidade que age como porta-voz do mercado financeiro, tem estabelecido uma série de ações relacionadas ao tema ESG no Brasil, principalmente no que diz respeito a boas práticas, realização de cursos e obrigatoriedade de conhecimento do tema em suas certificações para os diferentes agentes do mercado financeiro. Mesma importância tem dado a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) que em agosto desse ano realizou o evento “FEBRABAN TECH 2022: como o ESG impacta a alocação de recursos?” Onde especialistas debateram como novas regulações podem incentivar o desenvolvimento de finanças sustentáveis. 

Agentes importantes do mercado como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) têm apoiado diferentes iniciativas que contribuem para que o Brasil atinja os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

André Moro Maieski, consultor que vivencia o cenário atual no setor de captação, identifica que o BNDES tem incentivado ações positivas de ESG e medido constantemente os impactos sociais e ambientais das atividades apoiadas por eles. É possível destacar linhas de financiamento subsidiadas com taxas de juros reduzidas nos financiamentos, aumento da participação do banco em projetos que trazem a questão ambiental e social, e mesmo em frentes como concessão de recursos não reembolsáveis envolvendo diferentes entidades. Para Maieski, o BNDES tem demonstrado grande capacidade de articular os agentes econômicos em torno do tema ESG, pois além de ter soluções em crédito para financiar diferentes iniciativas, seu corpo técnico desenvolveu ao longo dos anos grande expertise em identificar e medir indicadores de impactos sociais e ambientais relacionados ao tema.  

“Para que grandes empresas possam captar recursos no BNDES de forma direta (sem agentes intermediários), é fundamental que elas trabalhem com iniciativas ESG, visto que é requisito necessário para a aprovação e boa condução do processo de financiamento e prestação de contas, nos quais indicadores e exigências contratuais são formalizados”, finaliza o especialista. Ele complementa ressaltando que a demanda da sociedade moderna estruturada já inclui essas questões, principalmente as ambientais e que não há mais espaço para que o setor privado deixe essas práticas de fora.



Novo aplicativo monitora fornecedores de soja, visando zerar desmatamento

A CJ Selecta, fabricante de produtos derivados de soja para diversos segmentos e fornecedor de concentrado de soja para ração de peixes, apresenta ao mercado novas ações que asseguram sua responsabilidade em relação aos critérios socioambientais para aquisição de matéria-prima.

A companhia realiza desde 2020 monitoramento via satélite de fornecedores de soja por meio de um sistema de inteligência geográfica gerada com base na análise e no processamento de imagens de satélites em conjunto com dados climáticos, territoriais e ambientais selecionados e constantemente atualizados, permitindo monitorar se as propriedades rurais e seus detentores estão em conformidade com os critérios socioambientais. Quando algo não está em conformidade, o sistema gera alertas e o bloqueio do fornecedor era feito de forma manual. A partir de setembro deste ano, a CJ Selecta implantou o Monitor Sustentabilidade integrado ao ERP SAP que faz o bloqueio automático e sistêmico de fornecedores de soja que não estejam em conformidade com a política de sustentabilidade empregada pela empresa.

“Este é um importante avanço no cadastro dos fornecedores de soja e no gerenciamento na compra de grãos. Anteriormente, esse processo era feito de forma manual com a plataforma de inteligência geográfica SIMFaz – da Agrosatélite -, e agora se torna automático e integrado ao SAP”, explica a gerente de ESG da CJ Selecta, Patrícia Sugui.

“Agora temos mais facilidade no acompanhamento das análises e mais autonomia no sistema para saber, por exemplo, se uma propriedade rural ou seu detentor está em conformidade com os critérios socioambientais e políticas ESG. A tecnologia apresenta um amplo checklist de consultas automáticas e possibilita a identificação de conflitos de sobreposição com áreas de conservação, terras indígenas, quilombolas, entre outros”, complementa Patricia.

“Em caso de bloqueio de um fornecedor, ele somente será liberado pelos analistas ESG caso apresente a documentação comprobatória que suporte a aquisição. Por exemplo, uma área aparentemente embargada só será liberada caso seja apresentada a certidão negativa de embargo por parte do fornecedor”, destaca.

Patrícia ressalta que o objetivo é diminuir possíveis falhas nas etapas de controle, cadastro e verificação socioambiental. “Nossas auditorias apontavam este ponto como ação de melhoria. Com a verificação ambiental deixando de ser manual, podemos evitar erros humanos, fortalecendo ainda mais nosso compromisso socioambiental”.

Aplicativo para clientes consultarem situação de fornecedores
Mais uma novidade apresentada pela CJ Selecta é o aplicativo Soy Trace, desenvolvido para dar acesso aos clientes da empresa a documentos e informações sobre a rastreabilidade nas produções, desde a origem até o embarque do produto final.

A plataforma fornece a rastreabilidade de soja por estados, municípios e biomas de origem, apresenta a pegada de carbono dos municípios de origem do produto, disponibiliza análises de transgenia e informações sobre as documentações da logística do embarque. Além disso, os clientes podem acessar e baixar documentos como os certificados de conformidade de rastreabilidade e de qualidade.  

Neste início, as informações sobre o concentrado proteico de soja não transgênico (SPC – soy protein concentrate) estarão somente disponíveis para os clientes da Europa que são compradores de SPC. Apresentada nos formatos mobile e desktop, a ferramenta pode ser baixada na Google Play e Apple Store ou acessada no site www.soytrace.cjselecta.com.br

Compromisso de zero desmatamento
Essas iniciativas se unem a vários outros investimentos sistemáticos em sustentabilidade que fazem parte do compromisso assumido pela CJ Selecta de zerar o desmatamento de sua cadeia de fornecimento.

A empresa vem adotando uma abordagem de monitoramento, verificação e relatório, incluindo métricas de transparência, atingir 100% de rastreabilidade de fornecedores diretos até 2023 e melhorar a rastreabilidade de fornecedores indiretos, além de ter 100% das áreas agrícolas auditadas in loco até 2025.

O compromisso de zero desmatamento é aplicável a todas as regiões de atuação, biomas e operações da cadeia de abastecimento da soja, incluindo fornecedores diretos (produtores de soja), intermediários, como comerciantes, corretores, proprietários de silos, cooperativas, entre outros e fornecedores indiretos. Todas as operações de fornecedores aderiram a esse compromisso, principalmente os com atuação nos biomas Amazônico e Cerrado.

“O objetivo é que todas as operações de fornecedores estejam aderentes a esse compromisso, principalmente aquelas com atuação nos biomas Amazônia e Cerrado. Estamos comprometidos com o desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento sustentável de soja até 2025, incluindo o desmatamento e o abastecimento de soja sem conversão e a redução das emissões de GEE em toda a cadeia com base nas boas práticas agrícolas”, destaca o CEO da CJ Selecta, Guilherme Tancredi.

A política se baseia na Estrutura de Responsabilidade (AFi – Accountability Framework Innitiative), um conjunto de padrões e diretrizes comuns para estabelecer, implementar e monitorar os compromissos éticos da cadeia de abastecimento no setor agrícola, focada em dois compromissos principais: desmatamento e mudanças climáticas.

“A CJ Selecta definiu a sustentabilidade como um direcional de originação e do fornecimento de produtos de soja aos nossos clientes. Reconhecemos os desafios existentes em nossa cadeia de fornecimento, que incluem os casos de originação através de indiretos, e as possíveis misturas de matérias-primas em armazéns independentes”, salienta o executivo. “Mas acreditamos que as novas ferramentas de trabalho, incluindo as novas tecnologias, associadas aos nossos compromissos serão a base de um futuro mais sustentável para todos. Por isso, nosso objetivo é ser reconhecido pelos diferentes stakeholders como uma empresa referência em ESG”, conclui o CEO da CJ Selecta.



Black Friday 2022 também movimenta o comércio de distribuidores e atacadistas

A época mais aguardada pelos consumidores está chegando. A Black Friday, conhecida como a ação promocional realizada na última sexta-feira de novembro, terá um aumento de 3,5% em relação a 2021. É o que indica a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). 

O levantamento também aponta que a data deve movimentar 6 bilhões no comércio eletrônico, com o número de pedidos chegando a 8,3 milhões neste ano.

Apesar da Black Friday ter surgido como uma estratégia para o varejo online, outros segmentos também têm a oportunidade de atuar na data, como é o caso dos distribuidores e atacadistas.

De acordo com José Claudionor, diretor da ADV Tecnologia, empresa que fornece soluções para distribuidores, as empresas do setor podem aumentar o faturamento se souberem aproveitar o evento. “É uma boa oportunidade de gerar muitas vendas, fidelizar os clientes e fortalecer a marca no mercado. Entretanto é necessário planejar e definir uma boa estratégia”.

A automação dos processos empresariais é importante para qualquer segmento de atuação, mas para a Black Friday ela se torna indispensável. “Os distribuidores e atacadistas devem ter agilidade nos lançamentos dos pedidos, no gerenciamento de estoque e na organização da logística de entrega”.

Adotar um sistema de gestão pode auxiliar na data promocional, pois a solução permite a integração de todas as atividades da empresa em uma única plataforma, tudo de forma online e automatizada. “A alta demanda da Black Friday exige informações em tempo real para proporcionar vendas de qualidade e um bom atendimento ao cliente”, afirma o especialista.  

José Claudionor complementa que é fundamental se organizar também após o evento. “Depois da data os gestores devem obter dados, extrair relatórios e analisá-los para mensurar os resultados obtidos. Com essas informações em mãos, é possível definir novas campanhas de marketing e até mesmo pensar no planejamento para a Black Friday do próximo ano”. 



Confraternização criativa pode ser opção para engajar equipe

O fim de ano está chegando e as empresas se desdobram para pensar em confraternizações para suas equipes. Principalmente, após dois anos de impactos causados pela pandemia de Covid-19, em que muitos times tiveram alterações em seus modelos de trabalho e até no nível de engajamento dos colaboradores.

Segundo estudos realizados pela Gallup, com dados obtidos no ano de 2021, entre os funcionários latino-americanos, incluindo brasileiros, apenas 23% afirmam se sentir engajados no seu trabalho. Além de serem os trabalhadores com maior percentual de preocupação diária do mundo com 53%.

Outra pesquisa realizada pela Gallup, aponta que se esse percentual de engajamento das equipes fosse maior, as organizações poderiam ter um aumento de 20% nas vendas e de até 10% nas classificações de clientes.

De acordo o especialista Marcos dos Santos Júnior, fundador da Vinho Tinta – empresa que oferece experiências de team building com pintura e vinho – as organizações precisam enxergar a importância de se investir mais em ações que estimulem tanto o engajamento quanto o bem-estar dos seus colaboradores.

“A pandemia nos mostrou que precisamos olhar com mais atenção para a experiência dos colaboradores dentro das empresas. Já que estamos falando de lidar com pessoas, que possuem suas emoções, comportamentos e complexidades. E para que elas se conectem com as organizações que trabalham, é preciso que elas se sintam pertencentes e felizes”, afirma.

Criatividade para engajar

O empresário ressalta que o período de confraternizações de fim de ano é um dos melhores momentos para as empresas pensarem em realizar ações que estimulem o engajamento dos colaboradores. Justamente por ser um período propício para pensar em dinâmicas mais criativas e divertidas, que estimulam a interação entre as pessoas da equipe. 

Segundo Santos Jr., as ações podem auxiliar estrategicamente organizações que buscam melhorar o engajamento dos seus times de uma maneira diferente e, ao mesmo tempo, procuram alternativas para colaboradores que moram em outros estados ou países.

“Confraternizações pautadas na criatividade podem auxiliar líderes a criarem estratégias diferentes para trabalhar pontos específicos das equipes, como liderança, engajamento, produtividade, comunicação ou diversidade. Além de ajudar na retenção e atração de novos talentos, e promover o bem-estar”, afirma o especialista.

O fundador da Vinho Tinta cita como exemplo uma experiência diferente que está sendo adotada em empresas nacionais e internacionais, para aumentar o engajamento de equipes no pós-pandemia.

“Há pouco tempo, realizamos um evento envolvendo pintura em tela, com mais de 360 colaboradores de uma empresa do segmento de energia aqui do Brasil. Eles precisavam unir e engajar os seus colaboradores, que estavam há muito tempo sem se encontrar. E essa atividade conseguiu trabalhar a interação e criatividade do time, por meio da arte”, conta. 

Santos Jr. explica que a dinâmica em questão também pode ser uma alternativa interessante para empresas que buscam organizar confraternizações de fim de ano, em diferentes modelos de trabalho (presencial, online ou híbrido). 

O especialista ainda conclui que, empresas que investem em ações inovadoras focadas no bem-estar e engajamento dos seus times podem encontrar a solução para o sucesso de seus negócios. “A organização que investe na experiência dos colaboradores, nesse período pós-pandemia, obtêm resultados mais significativos, atrai novos talentos e, consequentemente, se destaca perante a concorrência.”

Para mais informações, basta acessar: https://www.vinhotinta.com/



Pesquisa mostra que 60% dos brasileiros trocam de marca após experiência ruim

Segundo um estudo feito pelo CX trends latam 2022, os consumidores esperam um padrão de atendimento satisfatório e 60% do público procura a concorrência após uma única experiência ruim.

A CX trends latam 2022 também aponta que prestar um bom atendimento ao cliente se tornou algo primordial. É tanto que um prêmio foi criado para mensurar a qualidade do atendimento de cada marca – O Prêmio Reclame Aqui. Mesmo assim, 43% dos consumidores sentem que o atendimento é algo secundário para muitas empresas, causando assim um distanciamento entre o parceiro e a marca. 

Um dos estudos feitos pela Panorama Mobile Time/Opinion Box aponta a evolução dos aplicativos de mensagem no mundo dos negócios, um dos apps monitorados pela pesquisa é o WhatsApp, utilizado por mais de (81%) dos usuários para comunicação com alguma marca, na sequência o direct do Instagram ficou com (66%), Telegram com (54%) e Facebook Messenger com (52%). 

A experiência de compra ultrapassou o fator custo. Como prova disso, 53% dos brasileiros afirmam que mudam de marca caso o atendimento não seja satisfatório. 47,8% contam a experiência para amigos e colegas, e isso causa um retorno negativo à marca, já que aqueles que foram impactados por essa informação optam por não comprar. Somente 4,8% reclamam na hora sobre alguma insatisfação. Entretanto, 30,1% vão a outros canais da empresa expressar seu descontentamento com algum ocorrido. 

A pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box também relata que 19,4% dos consumidores publicam em redes sociais a experiência ruim que viveram, apenas 8,4% compram novamente diante de uma situação negativa e somente 18% das marcas de varejo acompanham as métricas de atendimento ao cliente. 

A indústria gráfica, FuturaIM, é um dos exemplos de empresa que acompanha as métricas de atendimento na plataforma do Reclame Aqui. Para a empresa, este critério foi o que levou à indicação ao prêmio de atendimento. Além da visibilidade que a premiação proporciona a diversas marcas, a causa tem se mostrado nobre já que o Reclame Aqui doará R$ 150 mil em forma de mão de obra de materiais para construção ou equipamentos para a reforma da sede do Núcleo Assistencial Brasilândia (NAB), assim que for atingido a marca de 14 milhões de votos. 

Uma pesquisa feita pelo Mercado & Consumo aponta ainda que 94% dos consumidores brasileiros consideram o bom atendimento como fator principal para a compra e fidelização à marca, perdendo apenas para qualidade do produto ou serviço, com 98%. 

Para Wellington Luiz, Diretor da Gráfica Online FuturaIM, este reconhecimento reforça a importância de ampliar as boas práticas de atendimento no setor. O investimento em melhorias e atualizações nos meios de comunicação, assim como o acompanhamento constante de métricas e demandas, vem se mostrando práticas fundamentais para as empresas que desejam fidelizar seus clientes. 



Mercado de TI deve encerrar com 23,4% de crescimento em 2022

A Pesquisa do Mercado Brasileiro de TI de julho de 2022 revela aumento de 22% no mercado de TI no terceiro trimestre de 2022. No primeiro e segundo trimestre os resultados foram 21% e 22%, respectivamente. A pesquisa espera que até o fim do ano o mercado encerre com alta de 23,4% em relação ao ano anterior.

Durante a pandemia de coronavírus, o país enfrentou desafios na adaptação do mercado de trabalho em decorrência do isolamento social. Junto ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), as empresas têm a obrigatoriedade de manter em guarda determinados arquivos fiscais e, para uma melhor gestão nesse novo cenário, a automação em nuvem foi adotada como solução. De acordo com o estudo Market Guide for SaaS Management Platforms, 50% das empresas devem utilizar computação em nuvem, como SaaS (Software as a Service), para gerenciamento até 2026.

“A automação e armazenamento em nuvem estão crescendo nas empresas pelo aumento da demanda de arquivos digitais, ainda mais após a pandemia, onde muitos trabalhos se tornaram remotos e também pelo crescimento do e-commerce nesse período”, afirma Sergio Cazela, CEO do Mind Group e idealizador da plataforma de gestão de Notas Fiscais, Arquivo Simples. De acordo com o Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) até o início de 2023 o Brasil deve atingir 216 milhões de computadores em uso, um computador por habitante. 

Durante o ano de 2021, o investimento interno em tecnologias da informação foi de 45,5 milhões de dólares, ranqueando o país em 10° lugar no mercado mundial de TI. Já no mercado latino-americano o Brasil representa 40% da participação de acordo com o Estudo Mercado Brasileiro de Software realizado pela IDC em parceria com a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software). A empresa ainda não revelou os resultados de 2022 e expectativas para o próximo ano. 

Cazela ainda afirma que as empresas aderem a automação em nuvem para manter um backup pela necessidade de manter certos documentos arquivados de acordo com a legislação. 

Impacto da pandemia no comércio eletrônico

A ascensão do comércio eletrônico em decorrência da pandemia impactou a demanda das empresas em relação a emissão de notas fiscais eletrônicas. Dados do Portal NF-e informam que, até o dia 26 de outubro, foram emitidas 34.372 bilhões de Notas Fiscais e 2.192 milhões de emissores de notas registrados no país até o dia 15. Os números são atualizados diariamente e a cada dez dias, respectivamente. 

“Com a pandemia, os negócios precisaram se adaptar. O isolamento social acabou influenciando o aumento das compras online e de novas empresas que atuam no e-commerce, fato que também impactou a demanda de emissão de notas fiscais, onde os SaaS atuam para otimizar a gestão desses arquivos”, explica Cazela.

A indústria de tecnologia cresceu 20% durante a pandemia do novo coronavírus. Já o modelo de trabalho home office foi adotado por 46% das empresas durante 2020, segundo matéria publicada pela Agência Brasil, fato que impulsionou o aumento do uso de computação em nuvem, categoria em que se enquadram os SaaS. 

Dados da Síntese de Sondagens (FGV, 2021) declaram que até a pandemia de COVID-19 a participação do comércio eletrônico no setor de varejo era de 9,2% do faturamento total no Brasil. Já em 2020, após implementado o isolamento social, mais de 194 milhões de pedidos foram realizados no ano pela internet, totalizando um faturamento de 41% no e-commerce – um aumento de mais de 13 milhões de novos consumidores, registrando a maior alta percentual desde 2007, de acordo com a Ebit/Nilsen.  

Esse aumento é justificado pelo número de brasileiros que passaram a usar a internet após o início da pandemia. Em 2020 os acessos aumentaram em relação ao ano anterior: foram mais de 7 milhões de acessos em comparação a dezembro de 2019. “É esperado que o setor aumente não apenas no país, mas também em um contexto global em decorrência dos governos digitais”, afirma Cazela.



EUA: empresas auxiliam brasileiros na busca pelo visto

Uma pesquisa da Morning Consult, noticiada pelo site Panrotas, revelou que seis entre dez (61%) brasileiros com planos para viajar aos EUA escolheriam outros destinos se tivessem que esperar por mais de um ano pelas entrevistas para a obtenção dos vistos. Com isso, os Estados Unidos perderiam uma média de 3,6 milhões de visitantes do Brasil e, por conseguinte, US$ 15,6 bilhões (R$ 81,77 bilhões) em gastos.

Segundo Douglas Roberto – consultor Internacional em internacionalização de empresas e indivíduos, CEO e sócio-fundador da Conexão Américas, com diversas opções para a imigração americana e seus diferentes tipos de vistos, é comum que haja dúvidas sobre qual o caminho ideal a ser trilhado pelo candidato que não quer “perder tempo”.

Ele afirma que o primeiro passo para obter um visto é delimitar qual será o objetivo do imigrante nos Estados Unidos, se quer imigrar, apenas visitar ou estudar no país. “Assim, é importante fazer uma reunião de análise de perfil com profissionais especializados no assunto, que poderão ajudar o candidato a escolher a melhor opção para uma imigração legal, com planejamento e responsabilidade”.

Douglas Roberto conta que, atualmente, existem mais de 180 tipos de vistos, e que cada um serve para um propósito diferente. Esses processos se dividem entre vistos para imigrantes e para não-imigrantes.

“É importante destacar que, para cada um deles, há uma chance de negativa por parte da imigração. Para que as chances de uma negativa diminuam, é importante contar com a assessoria de uma empresa especializada nesses processos”, diz ele.

O consultor Internacional em Mobilidade Global destaca que cada visto exige que o candidato cumpra alguns requisitos exigidos pelo USCIS (United States Citizenship and Immigration Services), razão pela qual o aplicante deve cumprir os critérios solicitados referente ao pedido específico.

Quais os procedimentos facilitados por uma consultoria?

Douglas explica que as empresas que atuam com imigração para os Estados Unidos podem oferecer serviços como análise de perfil, verificação da documentação necessária, estratégia caso a caso, traduções juramentadas, montagem da petição e business plan, além do preenchimento dos formulários exigidos. 

“Além do mais, em alguns casos também é possível contar com o envio do processo para a imigração americana, até mesmo um simulado antes de eventuais entrevistas, para que o candidato possa se apresentar mais confiante”, acrescenta.

Para concluir, o CEO e sócio-fundador da Conexão Américas ressalta que as empresas que prestam assessoria para vistos devem saber da importância e do peso de um processo imigratório para o aplicante e seus familiares. “Por essa razão, é preciso trabalhar com humanidade, profissionalismo e transparência em todas as fases do processo”.

Para mais informações, basta acessar: http://conexaoamericas.com



CHTF 2022 começa em 15 de novembro e visa impulsionar a inovação da China

A 24ª Feira de Alta Tecnologia da China (CHTF 2022) será realizada de 15 a 19 de novembro de 2022 no Centro de Convenções e Exposições de Shenzhen e no Centro Mundial de Convenções e Exposições de Shenzhen. Refletindo seu status de maior e mais influente evento de tecnologia da China, a CHTF deste ano está focada em realizações de ponta em pesquisa básica, integração industrial, campos de liderança e grandes projetos de pesquisa científica.

A CHTF 2022 ocorre em um momento crucial do 14º Plano Quinquenal da China, que enfatiza a autossuficiência científica e tecnológica no desenvolvimento econômico nacional daqui para frente. Em total alinhamento com essa filosofia, como plataforma de alto nível para intercâmbios internacionais e cooperação em economia e tecnologia, a CHTF 2022 apresentará o que há de melhor e mais recente em inovação científica e tecnológica na China.

Entre os destaques deste ano estão a fabricação inteligente e a transformação e modernização industrial, a fusão de dados e realidade em novos meios emergentes, como o metaverso, a interação e integração de 5G e inteligência artificial, a aplicação da ciência e tecnologia digital para a agricultura e revitalização rural e cuidados médicos e geriátricos inteligentes.

Pela primeira vez, a CHTF 2022 lançará uma exposição de inovação em conservação de água para explorar estratégias que visam lidar com a escassez de água na China, desde práticas em vários campos e cenários até conceitos, tecnologias e produtos avançados no país e no exterior.

Mais de 200 reuniões e atividades emocionantes ocorrerão nos cinco dias da CHTF 2022, incluindo fóruns e encontros temáticos, seminários técnicos e salões de negócios, lançamentos de produtos e roadshows de financiamento de projetos e sessões de formação.

A feira deste ano contará com acadêmicos chineses e estrangeiros, vencedores do Prêmio Nobel, economistas, matemáticos, multinacionais de ciência e tecnologia, empresas estatais centrais bem conhecidas e fundadores e executivos de negócios. Esses especialistas em tecnologia e indústria compartilharão suas perspectivas únicas para ajudar as empresas a aproveitar as oportunidadesàmedida que a China injeta nova vitalidade e impulso em sua inovação científica e tecnológica.

Se você está entusiasmado com as tendências de alta tecnologia ou pretende realizar investimentos e compras, a CHTF 2022 é o lugar ideal. Fiquem atentos para mais informações e novidades sobre eventos no site oficial, WeChat oficial e microblog.

Para participar: http://cis.chtf.com/#!/login_en

Site oficial: https://www.chtf.com/english/

Facebook: @CHTFChina

LinkedIn: @China Hi-tech Fair

A versão oficial e autorizada do comunicado é a emitida na língua original do mesmo. A tradução é apenas uma ajuda, devendo a mesma ser conferida com o texto na sua língua original, que é a única versão com validade legal.

Contato:

Para expositores e visitantes

XIE Yan, +8675582848652, selenaxie@chtf.com

WANG Peggie, +8675582848962, wangyq@chtf.com

CUI Can, +8675582848764, cathy_cui@chtf.com

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Fonte: BUSINESS WIRE



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