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Evento aborda tecnologia e inovação sob um olhar de negócios dia 22 de novembro

Com um viés prático das principais inovações tecnológicas do mercado, voltado para profissionais de todas as áreas de atuação que buscam entender e implementar inovações tecnológicas em diversos setores da economia, o Technology Evolution Conference acontecerá no país dia 22 de novembro no formato online e ao vivo.

Evento organizado pelo Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) reunirá líderes, diretores e tomadores de decisão de grandes empresas, bem como empreendedores. Todo o ecossistema de inovação em um só lugar.

Em 3 anos, o Technology Evolution Conference reúne profissionais para discutir as melhores práticas do mercado e a 4ª edição do TEC despertará reflexões acerca do tema central “O que esperar da próxima era tecnológica de experiências transformadoras para a nova geração?” e promete um dia de grande debate sobre o cenário de inovação e tecnologia.

“O TEC 2022 foi desenhado frente ao atual cenário mundial, com um olhar para as tendências de inovação e tecnologia voltadas à experiência dos usuários. O nosso objetivo com o evento é apoiar o crescimento e a sustentabilidade das organizações  em um panorama de grandes mudanças e transformações”, destaca Vanessa Saavedra, Sócia e Fundadora do IEG.

Para a palestra de abertura, o IEG receberá Roman Romancini. Sonhador megalomaníaco e executivo, Roman foi o 18° brasileiro a escalar o Everest e vai compartilhar toda a sua experiência em grandes aventuras que exigem estratégia, planejamento e muita determinação para superar barreiras e obstáculos no tema “Escalada da inovação além das barreiras”.

Com o sucesso dos eventos realizados no formato online e ao vivo, a próxima edição será novamente realizada nesse formato imersivo onde os espectadores acessarão o evento através de uma plataforma totalmente virtual com muitas possibilidades de interatividade e conexão.

Em um dos espaços da plataforma do evento, o “Auditorium”, a audiência acompanhará apresentações planejadas pelo IEG com diversos palestrantes convidados.

Todos os espaços do evento são pensados e customizados com o objetivo de garantir a melhor experiência de interação, conteúdos relevantes, além de um espaço de networking entre os participantes e muito mais.

Já no “Exhibition Halls”, estão confirmados estandes de grandes empresas e startups que de forma interativa apresentarão suas soluções, realizarão apresentações e workshops.

Serão 9 horas intensas de muito conteúdo, em um evento online e ao vivo que irá transformar o olhar sobre inovação digital nos negócios.

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para as organizações, dissemina conhecimento por meio de treinamentos customizados desenvolvidos para capacitar profissionais de diversas empresas no que tange a competências comportamentais, técnicas e ferramentais.



Startups em estágio inicial levantam R$ 1,68 bi no Brasil

Investidores passaram a olhar com atenção para startups em estágio inicial. Prova disso é que nos primeiros seis meses de 2022, apenas no Brasil, foram investidos R$ 1,68 bilhão em rodadas de investimento early-stage e seed, os estágios mais iniciais de crescimento das startups, de acordo com levantamento realizado pela Distrito e divulgado pela CNN.

Esses estágios permitem classificar os negócios por maturidade. Para cada um dos estágios, a startup geralmente busca uma nova rodada de investimentos. “A cada rodada de captação, diferentes players analisam se o negócio possui a estrutura esperada para aquele estágio”, explica Paulo Deitos, cofundador da Captable, plataforma de investimento em startups. “Para passar para o próximo, a startup precisa utilizar o capital recebido na rodada anterior para atender aos requisitos dos próximos”.

Early-stage é o segmento mais acessível

De acordo com o mesmo estudo da Distrito, as rodadas early-stage já representam praticamente o total dos aportes em startups no Brasil (93%) e as rodadas anjo, pré-seed e seed quase dobraram no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior – foram de US$ 151 milhões em 2021 para US$ 282 milhões neste ano. Os dados comprovam: enquanto as rodadas encolhem no estágio avançado, o volume investido cresce nos iniciais. 

O early-stage é mais acessível: “através das plataformas de crowdfunding é possível começar a investir em startups de forma totalmente digital com mil reais. O valor menor por startup abre a possibilidade dos investidores diversificarem suas carteiras, investindo em várias startups diferentes, e garantirem menor risco”, diz Deitos.

“Quem investe nos estágios iniciais, garante que entrou no negócio pelo menor valor, e, ainda, possivelmente, terá a maior valorização do investimento porque acompanhará a curva de crescimento da startup”, completa Deitos.

Para mais informações, basta acessar: https://captable.com.br



Aulas de psicomotricidade estimulam desenvolvimento de bebês na academia

Academia é lugar de bebê? Graças às aulas de psicomotricidade, sim. O termo, que pode parecer complexo à primeira vista, se refere ao estudo dos aspectos emocionais, cognitivos e motores nas mais diversas fases da vida. Na prática, ele contribui para o desenvolvimento motor para as crianças – e representa uma chance de convívio social para os pais.

As sessões se encaixam na modalidade de ginástica, mas não é preciso ter medo. Elas são seguras e foram especialmente desenhadas para a estimulação psicomotora dos bebês. Para fazer isso, são utilizadas habilidades básicas como subir, descer, rolar, saltar, equilibrar-se e rastejar, além de estímulos táteis, visuais e olfativos.  

Elas promovem o desenvolvimento físico, mental e afetivo dos pequenos, trazendo muitos ganhos na aprendizagem e ampliando a experiência individual de cada bebê. “O primeiro brinquedo que temos é o nosso corpo. É por meio dele, dos nossos sentidos, que conhecemos o mundo. A psicomotricidade é uma forma de estimular esses bebês a fazer o melhor aproveitamento dele”, afirma Ludmila Tesci, educadora física e fisioterapeuta da Cia Athletica. 

Estudos realizados em diversos países sugerem que crianças que praticam atividade física têm melhor desempenho nas atividades escolares. Isso acontece porque os exercícios desenvolvem células cerebrais e favorecem a criação de novas conexões interneurais, mantendo a mente jovem e ativa.

“É por meio das experiências psicomotoras que as crianças se desenvolvem em sua plenitude, expandindo o conhecimento corporal, espacial e temporal. Tudo isso contribui para o seu desempenho em etapas posteriores, como a alfabetização”, diz Ludmila, que é pós-graduada em Psicomotricidade no autismo e em transtornos do desenvolvimento. 

De acordo com ela, a prática gera também benefícios para os pequenos com necessidades especiais, como síndrome de Down, transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Para além dos ganhos físicos, as aulas de psicomotricidade trazem oportunidades sociais para os alunos e suas famílias. “Muitas vezes, as sessões são a primeira fonte de amigos para esses bebês. E, para os pais, é uma chance de trocar ideias e experiências com quem tem filhos na mesma faixa etária”, diz a educadora física.

 



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Neste Podcast conversei com Carlos Lino, um dos fundadores e Head de Inovação da startup Zig, que atua no mercado de grandes eventos e casas noturnas.

Com uma trajetória acadêmica consistente no mercado financeiro e de capitais, resolveu empreender para facilitar a operação das empresas que orbitam e participam do universo de entretenimento, mas também de quem frequenta shows do tipo Rock In Rio, GP Brasil de F1, grandes eventos e casas noturnas com grande volume de clientes.

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Penalty e NBB abrem votação para concurso “A Bola do Jogo”

Penalty e a Liga Nacional de Basquete (LNB) acabam de abrir ao público a votação “A Bola do Jogo 2022/2023”, concurso cultural que tem como objetivo gerar engajamento e fortalecer a prática da modalidade no Brasil.

A ação deste ano convidou as 17 equipes integrantes do NBB a participar indicando artistas para desenhar versões estilizadas da Crossover Pro 7.8, além de uma instituição social ligada à modalidade para receber as premiações. A Penalty e a LNB também escolheram um artista para customizar o visual da bola, que irá marcar o início dos jogos da próxima temporada do NBB.

Nesta edição, os desenhos feitos pelos artistas representam a relação do clube com o NBB ao longo desses 15 anos de competição, uma data muito marcante e icônica para a liga. Assim, a marca decidiu homenagear não só os 15 anos de história dos clubes e da competição, mas tudo o que isto representa para o basquete nacional, engajando e dando protagonismo às torcidas e à comunidade basqueteira do país.

“Colaborando com instituições sociais, podemos incentivar e disseminar a prática esportiva no país, a fim de levar o esporte para todos. O espírito esportivo da Penalty em conjunto com a NBB representa a união, o jogar junto para conquistar objetivos”, conta Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty.

De acordo com Delano Franco, Presidente da Liga Nacional de Basquete, a ação em conjunto com a Penalty é de extrema importância para a modalidade, pois exalta dimensões do basquete que extrapolam as quadras.

“A Bola do Jogo evidencia o aspecto cultural do basquete. A modalidade é, na verdade, um estilo de vida, que envolve música, arte, moda e esporte. Fico feliz de a nossa parceria com a Penalty ser tão plural, abrangendo o fornecimento de bolas, de uniformes para nossos árbitros e ações engajamento com a comunidade basqueteira”, completa o presidente da LNB.

Dinâmica do concurso

O link para votação está disponível no site da Penalty. Na página do concurso, o público terá acesso as fotos de todas as bolas, bem como ao conceito de criação de cada arte. Apaixonados por basquete poderão votar em mais de uma equipe, sem limites de voto, até o dia 06 de janeiro de 2023, data de encerramento da votação. A ideia é mostrar que melhor do que chegar em 1º lugar, é trabalhar em conjunto para um objetivo maior.

As metas para as premiações serão divididas em 4 etapas: para atingir a meta 1, são necessários 3 mil votos, que dão direito a um kit básico de materiais esportivos Penalty; a meta 2 precisa de 7 mil votos para ser alcançada e fornece um kit intermediário de materiais esportivos da marca; já a meta 3 exige 20 mil votos e premia as instituições com um kit avançado; e, para finalizar, há a meta 4, que têm como proposta que todos os clubes alcancem a meta 3 de votação, neste caso, todas as instituições selecionadas receberão o kit avançado e materiais extras fornecidos pela Penalty.

“A meta 4 foi pensada para mostrar que o coletivo é muito importante para o esporte, que quanto mais nos apoiarmos e colaborarmos uns com os outros, mais resultados positivos teremos. Esperamos que tanto o público, quanto nossos parceiros entendam que nosso objetivo é transformar rivalidade em união, beneficiando a todos” finaliza Caixeta.



Black Friday também pode aquecer a economia para mercado B2B

A Black Friday, maior evento comercial de descontos, tornou-se uma data muito esperada pelos consumidores no Brasil e no mundo. No país, o evento já entrou inclusive para o calendário sazonal, por ocorrer todos os anos desde 2010. A última sexta-feira do mês de novembro, dia 25, vem para aquecer a economia nacional, principalmente para o e-commerce – a expectativa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) é de que as vendas digitais movimentem cerca de R$ 6,5 bilhões neste ano.

E, apesar da data ter sido criada para o comércio tradicional, a Black Friday também pode ser muito explorada pelo mercado B2B (Business to Business – ou “Negócio para Negócio”, em tradução livre), sendo uma oportunidade de conseguir mais vendas e impulsionar o faturamento.

O fundador e CEO da Meetz, Juliano Dias, acredita que mesmo não sendo algo comum para o mercado B2B, existe uma grande oportunidade de impulsionar a economia nessa época do ano. Segundo ele, ao trabalhar com esse tipo de promoção nessa esfera, também ocorre o gatilho de compra, da mesma maneira como ocorre no B2C (Business to Consumer – ou “Negócio para Consumidor”, em tradução livre). O efeito, porém, é diferente, afinal o ciclo de vendas B2B tende a ser consideravelmente maior que no B2C. 

“A Black Friday é uma campanha focada em um dia de vendas. Já no mercado Business to Business é necessário termos um período maior, pois o processo é mais lento, com momentos de análise, proposta, negociação e questões contratuais”, analisou. Para ele, algumas razões para aproveitar a data são: aumentar o ticket médio das vendas, fechar uma negociação perdida e se destacar no mercado entre os concorrentes.

Dias ressalta que pode não ser interessante fazer ações desse tipo com leads muito frios, já que sua tendência é demandar ainda mais tempo até estarem prontos para o fechamento. “É preciso entender que o processo deve ser realmente mais prolongado. Não sendo apenas o dia da Black Friday, mas sim a semana ou até o mês, dependendo do seu ciclo de vendas”, pontuou.

Estratégia para B2B

Dentro do planejamento estratégico, ainda que os procedimentos para o B2B sejam diferentes, é fundamental estar presente nas redes sociais, desenvolver um relacionamento com os possíveis consumidores, utilizar gatilhos mentais de urgência, elaborar um plano de contingência, compreender as necessidades dos clientes para que a campanha seja bem-sucedida.

Entre os principais produtos que podem ser comercializados pelo B2B na Black Friday, o fundador da Meetz destaca as consultorias, o desenvolvimento de tecnologia e o marketing. “Paralelamente, acredito que negócios com ciclos de vendas realmente longos não devem converter mais negócios com campanhas desse tipo, por exemplo, consultorias com projetos complexos, pois as negociações são longas e o melhor gatilho para conversão de vendas certamente não será um desconto”, frisou Juliano. 

De acordo com um relatório elaborado pelo LinkedIn, vendedores do setor de B2B deverão ampliar, em ao menos 63%, a utilização das tecnologias de vendas em 2022, em comparação a 2021.



Rodovia das Cataratas: governo do Paraná inicia obras

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) iniciou, no último dia 29 de setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, a obra de duplicação de um trecho da BR-469, a Rodovia das Cataratas. Será contemplada uma extensão de 8,7 quilômetros de via, entre o trevo de acesso à Argentina e o portal de entrada do Parque Nacional Iguaçu. O investimento total será da ordem de R$ 129,66 milhões. 

De acordo com o DRE/PR, além da duplicação, serão implantados passeios, vias marginais, ciclovias e passa-faunas, além de quatro viadutos e uma nova ponte sobre o rio Tamanduá. Além disso, está prevista a instalação de um novo sistema de iluminação pública, com lâmpadas de LED. 

Nesta primeira etapa de trabalhos, concentrados próximo ao acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, estão sendo executados os serviços de limpeza da camada de vegetação próxima à rodovia, onde será pavimentada a nova pista.

Para Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel e vice-presidente do Visit Iguassu, a duplicação da Rodovia das Cataratas era uma das obras mais esperadas de toda a região Oeste do estado do Paraná. 

“Ela é o principal canal de ligação para as Cataratas do Iguaçu, para o nosso Aeroporto Internacional e Centro de Convenções”, afirma o executivo, pontuando que, atualmente, “a maior parte dos atrativos de Foz” está concentrada neste circuito turístico próximo à rodovia. “Os hotéis em Foz do Iguaçu, que são, na sua grande maioria, os resorts, também estão na mesma aérea”, completa.

Com a nova configuração da via, Mendes acredita que os turistas que visitarem a região poderão ter mais conforto e facilidade de locomoção. “Além do mais, haverá uma pista de caminhada e uma ciclovia, contemplando aqueles que preferem fazer uso de outras formas de transporte”, pontua o empresário.

Segundo o DRE/PR, o prazo de execução da obra é de 18 meses. Neste período, também serão executadas a restauração e a manutenção do pavimento já existente da BR-469, bem como melhorias na faixa de domínio da rodovia. A duplicação da Rodovia das Cataratas é resultado de uma parceria entre o governo do Paraná, o governo federal e a Itaipu Binacional.

Para saber mais, basta acessar: www.hoteldelreyfoz.com.br



Especialista esclarece dúvidas sobre trufas negras e brancas

Fungo espontâneo que cresce junto das raízes de aveleiras e carvalhos, as trufas estão entre as iguarias mais caras do mundo. No Brasil, o quilo das espécies Sapucay e Bandeirante, recém-descobertas, custam em torno de R$ 6 mil e R$ 8 mil. Já o quilo das tradicionais trufas italianas brancas pode chegar a R$ 70 mil, como mostra uma publicação recente do Terra.

Fábio Gouvea, gastrônomo e gerente da Banca do Ramon – empório gourmet presente no Mercado Municipal de São Paulo, na capital paulista desde 1933 -, explica que, em um primeiro momento, pode parecer que as trufas são todas iguais, não importando elementos como o local de cultivo, mas, na verdade, existem dezenas de tipos diferentes de trufas.

“Trufas negras e trufas brancas são as duas trufas encontradas na Itália, mas apenas algumas variedades são realmente usadas no mundo da culinária”, afirma

O especialista conta que as trufas pretas italianas têm uma casca escura e irregular e um sabor terroso semiforte. “A trufa branca italiana, por outro lado, tem uma pele amarelada e um sabor mais intenso. As trufas brancas também são muito mais raras e difíceis de se encontrar do que as trufas pretas”.

Caça às trufas demanda investimento, treinamento e cães específicos

De acordo com Gouvea, uma série de fatores fazem das trufas um dos alimentos mais caros do mundo: “Em primeiro lugar, elas [trufas] são difíceis de encontrar e só podem ser localizadas com a ajuda de um cão de trufas. Antigamente, os porcos eram usados para farejar essas iguarias subterrâneas”, reporta.

Ela também destaca que os porcos gostam de trufas tanto quanto os humanos. Por isso, os trufeiros – que se dedicam à busca dos cogumelos – perceberam que esses não eram os animais mais recomendados para participar da caça às trufas. “Além do mais, no processo de encontrar as trufas, eles [porcos] realmente rasgam o chão. Por esta razão, o uso de porcos é agora proibido na prática da caça de trufas na Itália”.

Gouvea explica que não é qualquer cão que pode assumir a tarefa. Isso porque os cães caçadores de trufas precisam ser treinados desde filhotes para serem capazes de cheirar o alimento com sucesso.

“Há uma raça mais popular entre os chamados ‘cães de trufas’ ou ‘cães de caça de trufas’ na Itália: a Lagotto Romagnolo”, diz a especialista. “Esses cães começam o treinamento do olfato logo após o nascimento. Aliás, existe até uma universidade especial para cães de trufas, a Università dei cani da Tartufo, onde são os animais treinados”, completa.

Trufas apresentam dificuldade de cultivo e de armazenamento

“A segunda razão pela qual as trufas são tão caras é porque é difícil cultivá-las. Na natureza, elas precisam de certas condições climáticas e temperaturas e são encontrados ao lado de carvalhos, pinheiros ou avelãs”, informa Gouvea. “Além disso, as trufas são exigentes para cultivar por conta própria. Por exemplo, ninguém jamais cultivou com sucesso a trufa branca Alba fora do solo”, complementa.

De acordo com o gerente da Banca do Ramon, determinados tipos de trufas não podem ser armazenados. Isso significa que só é possível apreciá-las quando estão na temporada, geralmente por apenas dois ou três meses do ano.

“Considerando todos esses fatores, você pode ver por que as trufas são um dos alimentos mais caros do mundo”, afirma Gouvea. “As trufas brancas de inverno, também conhecidas como trufas brancas Alba, podem custar até US$ 10 mil (R$ 51,9 mil) por libra”, diz ela. “No Brasil as trufas negras em conserva custam a partir de R$ 200, enquanto as brancas têm preços a partir de R$700”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.bancadoramon.com.br/



Especialista comenta impacto da queda do transporte de carga

A inflação tem afetado o comércio exterior e, entre as consequências, observa-se o cancelamento de viagens por empresas de transporte marítimo, o que implica na queda do transporte de carga. Esse cenário está atrelado aos conflitos entre Rússia e Ucrânia e, segundo especialista em comércio exterior, afeta consideravelmente o comércio mundial. 

De acordo com as empresas de dados marítimos Xeneta e Sea-Intelligence, conforme divulgado pelo Valor Econômico, em setembro, a capacidade de contêineres oferecida pelas operadoras de navios no Pacífico caiu 13%, o equivalente a 21 navios capazes de transportar 8 mil contêineres em cada viagem, ante 12 meses atrás.

O especialista em logística, Luís Felipe Campos, afirma que esse cenário aponta para a crise econômica instaurada há meses. “Os conflitos entre Rússia e Ucrânia, além da suspensão de atividades em fábricas na China, impactaram diretamente na redução do comércio mundial e, especialmente, na desaceleração do setor de transporte marítimo. Essa recuperação, por sua vez, tende a caminhar de maneira positiva, mas a passos lentos”, afirma.

Esses dados demonstram mudança de alguns meses para cá, uma vez que antes, o cenário era de raro espaço para remessa de produtos, que inclusive impactou no aumento do preço do frete e trouxe lucros evidentes às transportadoras.

Agora, porém, observa-se uma desaceleração da demanda, com cancelamento de viagens e redução de estoques. Segundo dados divulgados pelo Valor Econômico, o preço do frete para cruzar o Pacífico caiu 75% em relação a igual período de 2021. Embora mais baixo, porém, ainda está acima dos níveis anteriores à pandemia.

Prova de que há uma crise econômica instaurada no mundo é que o Fundo Monetário Internacional (FMI) cortou as previsões de crescimento global mais de uma vez este ano. Em julho alertou, inclusive, que os riscos negativos da inflação alta e da guerra podem levar a economia mundial à beira da recessão se não forem controlados, conforme divulgado pela CNN Brasil.

O que gera estranheza e reforça a preocupação do setor é que o período entre o fim do verão e o início do outono no Hemisfério Norte, que ocorre no fim do mês de setembro, é considerado o período mais movimentado de todo o ano para as maiores transportadoras. 

Isso ocorre, porque os varejistas e importadores costumam acumular estoques antes da temporada de compras de fim de ano. Diante das incertezas, porém, as mudanças no comportamento das empresas têm sido constantes.

Para Campos, que possui experiência no setor internacional, principalmente no trade Europa-América Latina, é difícil prever como o mercado irá se comportar daqui para a frente. “A demanda futura é incerta e não é possível prever o tempo para que a capacidade de transporte e o preço dos fretes voltem ao patamar de antes da pandemia, por exemplo. O rumo do comércio exterior está diretamente ligado às relações entre os países e até que a situação seja normalizada, essas negociações tendem a variar seus rumos”, finaliza Luís Felipe Campos.



Noivos buscam inserir práticas sustentáveis no casamento

A sustentabilidade é a terceira maior preocupação do consumidor brasileiro, de acordo com dados da última pesquisa realizada pela Nielsen sobre o tema. Segundo o estudo, 75% dos entrevistados afirmaram que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes. No universo dos casamentos, esta é uma tendência que vem aos poucos trazendo adeptos – e, muitas vezes, os noivos exigem que as empresas do setor adotem atitudes mais sustentáveis. 

A seguir, estão 10 ideias para gerar menos impacto ao meio ambiente em uma festa:

  • Convites virtuais

Durante a pandemia, o convite virtual ganhou cada vez mais destaque e caiu na graça dos noivos – principalmente pela questão das constantes alterações de datas e pela praticidade. 

“Fizemos uma pesquisa com a base de usuários do iCasei e hoje mais de 45% dos casais já optam pelo convite em formato digital. Notamos que é uma grande tendência no mercado”, explica Diego Magnani, CCO do iCasei, plataforma de site dos noivos e lista de presentes.

  • Reduzir tudo aquilo que produz lixo

Uma das medidas que os casais preocupados com a sustentabilidade frequentemente tomam é reduzir a quantidade de materiais desnecessários que irão para o lixo após a festa. É o caso, por exemplo, de canudos de plástico, forminhas de doces ou lembrancinhas que incluem itens descartáveis. 

  • Transporte e deslocamento

O deslocamento é algo que também deve ser pensado com cuidado por quem quer um casamento sustentável. Contratar fornecedores locais deve ser priorizado nestes casos, para que haja menos emissões de CO₂. Quando possível, os noivos devem fazer a cerimônia e festa no mesmo local, para evitar que haja um grande deslocamento de veículos.

  • Compostagem

O que será feito com os restos de alimentos após a festa? Para evitar o desperdício, uma alternativa que alguns buffets têm buscado é compostagem. Desta forma, cria-se um ciclo, no qual os dejetos servem de matéria-prima para cultivo de novos alimentos.

  • Reduzir presentes desnecessários

Há muitos anos atrás, era comum que os noivos ganhassem os presentes físicos, normalmente itens para a casa. Hoje em dia, com as listas de presentes virtuais, os noivos recebem os valores em dinheiro e é possível direcionar melhor os gastos. Desta forma,  evitam-se os itens repetidos e o consumo desenfreado e desnecessário. 

  • Formatos de festa reduzidos

Com a pandemia, os mini weddings e os casamentos intimistas ganharam cada vez mais espaço e muitos casais pretendem manter esta estratégia como forma de economizar e gerar menos impacto para o meio ambiente. 

  • Reutilizar/reaproveitar itens

Em 2020, a princesa Beatrice reaproveitou um antigo vestido de sua avó, a Rainha Elizabeth II, para subir ao altar. O traje havia sido utilizado pela monarca originalmente em um jantar em Roma, em 1961, e foi adaptado para a princesa. Se até mesmo a monarquia britânica tem recorrido a este artifício, qualquer um pode fazer o mesmo. Isto também pode ser feito com joias e outros acessórios. Além de ser melhor para o meio ambiente, traz ainda mais significado a este momento especial. 

  • Espuma floral

Na decoração, é muito comum o uso de espumas florais para fixar os arranjos de flores. No entanto, esta prática pode ser bastante nociva ao meio ambiente, uma vez que estes itens contam com microplásticos, que não são biodegradáveis e, portanto, podem permanecer por anos na natureza. Em alguns países da Europa, há um movimento dos decoradores pelo não uso deste material nos arranjos.

  • Doação de flores

O que fazer com as flores após o fim do casamento? Existem empresas no mercado que estão direcionando estas sobras para asilos, por exemplo, como forma de embelezar o local e fugir do desperdício.

  • Lembrancinhas sustentáveis

Para evitar que os convidados simplesmente inutilizem ou joguem fora as lembrancinhas após a festa, é importante investir em itens realmente úteis – nada de objetos que tenham o nome ou foto dos noivos, por exemplo. Dentro deste contexto, suculentas são uma boa opção para presentear as pessoas, bem como o bem-casado e outros docinhos.



Digitalização alavanca cadastros em programas de fidelidade

Os cadastros em programas de fidelidade chegaram a 185,7 milhões no final de junho de 2022, segundo a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização). Clientes de tais serviços já ultrapassam 68 milhões de pessoas. Paralelamente, 70% dos pequenos negócios passaram a digitalizar os serviços durante a pandemia, de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Para a ABEMF, o salto na digitalização aumentou as possibilidades de impulsionar a fidelização de consumidores. 

Ainda segundo a entidade que analisa o setor, 60% dos clientes estão usando mais os programas de fidelidade desde o início da pandemia ou pretendem passar a usar com maior frequência – indicadores estes que reforçam a tendência do mercado. 

Para Angelo Gomes, CEO da Meu APP de Fidelidade, a dinâmica do mundo digital, ao mesmo tempo que favorece o setor de vendas, também é um desafio. 

“O acesso dos consumidores a tudo que anseiam faz com que exista uma volatilidade no padrão de compras”, diz. As estratégias de fidelização são então, segundo ele, uma forma de “criar um laço com o cliente”.

As recompensas aos consumidores variam. Entre as possibilidades destes programas, estão o fato de poder acumular pontos para, mais à frente, garantir descontos em medicamentos, adquirir utensílios domésticos (uma prática antiga, mas que ainda funciona) ou abatimento em parte das compras no supermercado. A ABEMF identificou que 78% das pessoas cadastradas têm a percepção de que os programas ajudam a economizar. 

A expectativa dos profissionais do setor, agora, é que o segundo semestre possa registrar dados positivos como os que foram obtidos nos seis primeiros meses do 2022 – ainda de acordo com dados da Abemf, no primeiro semestre, as empresas do mercado de fidelidade registraram um faturamento bruto de R$ 4,4 bilhões, em um crescimento de 75,8% em relação ao primeiro semestre de 2021 e 20,0% maior do que no mesmo período de 2019.



Livro infantojuvenil “Mininho: Dores de um Cotovelo” aborda abandono e depressão

Entre o final de outubro e o início de novembro desse ano (2022), chega às principais lojas e livrarias virtuais o livro Mininho: Dores de um Cotovelo, do pernambucano Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva. O autor é publicitário e lançou a obra acadêmica Panther is the New Black: Representação e Cultura na Comunicação do Filme Pantera Negra na XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (2019). É ainda Mestre em Indústrias Criativas, especialista em Escrita Criativa e graduado no curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

O livro é uma adaptação do seu Trabalho de Conclusão de Curso idealizado na Especialização em Escrita Criativa, uma parceria entre a Universidade Católica de Pernambuco e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Rodrigo fugiu da escrita criativa tradicional e se propôs a entregar um livro ilustrado que remete ao gênero nonsense, buscando dialogar também com jovens e adultos. O enredo usa a prosopopeia (ou personificação), figura de linguagem que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos e ações do ser humano. O protagonista dá nome ao título e cria o trocadilho no subtítulo (referência à expressão “dor de cotovelo”). O “anti-herói” é inspirado em um amigo imaginário da infância do autor, além de seus animais domésticos que existem na realidade.

Na história, o preguiçoso do Mininho, o cotovelo, vivia bem, até a chegada do pequeno Biluca, o gato. Conforme a sinopse, “o tempo passa e a vida de pai solteiro o coloca em uma profunda depressão. Mas, entre tendinites, biscoitos de nata e gangues de rua, quem ou o quê estaria por trás das suas dores?”.
 
De acordo com Adriano Portela, diretor do longa-metragem Recife Assombrado (2019) e orientador do trabalho original, “Mininho: Dores de um Cotovelo é uma história que vai achar um espaço confortável em sua mente e de lá não mais sairá. Rodrigo Paiva proporciona ao leitor uma retirada da zona de conforto e uma inquietação mental, quase um exercício para treinar a imaginação. O que seria um trabalho de conclusão do curso da especialização em Escrita Criativa (Unicap/PUCRS) tornou-se uma obra de arte. Rodrigo nos faz perceber quantos detalhes da nossa vida passam batidos. A escrita, essa ferramenta mágica e ancestral, possibilita e imortaliza o conhecimento, as estórias, as fábulas. Em tempos tão intricados, a melhor coisa é se entregar ao mundo infantojuvenil, se debruçar em uma narrativa que proporciona descobertas, vitórias e um plot twist para lá de interessante”.
 
Já Rodrigo diz que a obra possui duas perspectivas: “existe aqui o enredo mais lúdico, na perspectiva do Mininho, e o plano de fundo. Afinal, de quem é esse cotovelo? Por que esses nomes tão inusitados? O que de fato se passa em cena? E por que diabos existe um cotovelo tão humanizado? É preciso ler para descobrir. Repare ainda nas cores das páginas, nas pistas e detalhes. Nem tudo é o que parece. Ah, quem é leitor do quadrinista pernambucano Fernando Athayde, autor do gibi A Saga do Porco Dourado e do selo Elefantes na Sala, deve acompanhar a leitura até a última página e imaginar o que pode vir por aí”.
 
Uma última curiosidade é que a obra foi pensada e produzida ao mesmo tempo que outra: Rodrigo fez a especialização paralelamente a outros trabalhos e, também, enquanto terminava o Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, na Unicap (PE). Este originou mais um trabalho, com mais escopo: A dissertação Os Donos da Rua: Representatividade Racial e as Transformações do Protagonismo  Negro no Universo Turma da Mônica recebeu quase trezentas páginas e será adaptada como livro no próximo ano (2023) através da editora acadêmica Appris. Nele, o autor busca compreender dentro de um contexto mercadológico em que contexto se deu a transição da presença negra nos produtos editoriais da Mauricio de Sousa Produções de uma posição secundária para protagonista.
 
Mininho: Dores de um Cotovelo está disponível em versão física e virtual.
Autor: Rodrigo Paiva
Editora: Dialética
Selo: Dialética Infantil
ISBN: 9786553553491
Nº de Páginas: 168
Ano: 2022



Câncer de mama: uma a cada oito mulheres terão a doença

Outubro é o mês escolhido para a campanha do Outubro Rosa, que tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre o câncer de mama. Um levantamento divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que serão identificados 66,2 mil novos casos de câncer de mama em 2022, cerca de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres.

No Brasil, esse tipo de câncer acomete 29,7% das mulheres, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Dra. Caroline Rigolon, mastologista do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN Mulher), pertencente à Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, diz que o ideal é que a paciente faça visitas regulares ao mastologista, pois este acompanhamento ajuda na identificação de possíveis sinais de atenção.

– Mudanças no volume das mamas e no formato, identificação de ínguas e feridas, alterações no mamilo ou na pele, presença de nodulações ou alguma consistência persistente são alguns sinais de alerta que indicam a necessidade de procurar um especialista. Pacientes com fatores de risco, como histórico familiar, ou a partir dos 40 anos, que é a idade indicada para iniciar o rastreio, mesmo sem sintomas, devem fazer as consultas periódicas.

A incidência da doença antes dos 40 anos é menor, – mas, após essa idade, aumenta progressivamente, por isso a mulher deve realizar mamografias anuais, conforme orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia.

– “Essa característica pode ter diversos motivos, principalmente pela doença não ter uma causa específica. O envelhecimento do organismo e hábitos não saudáveis influenciam na aparição de comorbidades”, esclarece a dra. Daniela Selano, coordenadora do CHN Mulher.

Vale lembrar que, atualmente, o autoexame não é mais considerado uma forma eficaz de identificação da doença, tendo em vista que o método não é útil no diagnóstico precoce. Hoje, a orientação é que as mulheres tenham atenção às mamas e conheçam seu corpo, para que consigam reconhecer se alguma anormalidade aparecer no período interconsultas.

“Muitas vezes, o autoexame gera grande ansiedade porque as mulheres se tocam e acabam achando alterações que nem sempre são significantes. Quando há uma alteração tão intensa a ponto de ser apalpada e de a mulher perceber, é sinal de que a doença está em um estágio um pouco mais avançado. O ideal é que façamos um diagnóstico mais precoce. Para isso, o autoexame não resolve, é preciso a realização da mamografia” – reforça a Dra. Caroline. “Muitas mulheres, ao realizarem o autoexame, podem acreditar não ser necessária avaliação do especialista ou a mamografia, o que é um grande equívoco”, acrescenta.

As consequências de um diagnóstico tardio podem comprometer a qualidade de vida da paciente, como pontua a coordenadora do CHN Mulher: “Esses tumores progridem com o passar do tempo, por isso a atenção com as mamas deve ser constante. Fazer exames para a detecção precoce da doença é capaz de aumentar em 90% a chance de cura.”

A mamografia é o exame mais importante para a detecção do câncer de mama de forma precoce, isso porque ela é capaz de identificar nódulos e tumores em seu estágio inicial. Como explica a Dra. Caroline: “A mamografia consegue identificar lesões impalpáveis, silenciosas e de melhor prognóstico. Com ela, conseguimos, portanto, reduzir a mortalidade por câncer de mama.”

Com o avanço da idade, a necessidade de manter os check-ups em dia aumenta, principalmente após os 40 anos. Acompanhamento de um especialista e exames de rotina são fundamentais para investigar possíveis fatores de risco e aumentar as chances de cura com um diagnóstico precoce.



Setor de transporte cresce 13,9% no primeiro semestre

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) teve 0,69% de aumento em junho deste ano e um acréscimo de 3,09% em relação a junho de 2021, resultado que tem contribuição de setores como o de setor de serviços, do qual o transporte faz parte. Os dados foram divulgados em agosto pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).

O mesmo aconteceu no transporte, que teve a expansão de 0,60%. O setor também apresentou aumento de 13,9% no primeiro semestre de 2022 comparado com o mesmo período de 2021. Somente em julho de 2022, o transporte criou 8.926 novos postos de trabalho, sendo 8.588 deles ocupados pelo modal rodoviário, ainda de acordo com a CNT.

Paralelamente, indicativos da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostram que as vendas de caminhões somaram 12,3 mil emplacamentos em agosto, um aumento de 8,6% em relação a julho deste ano e queda de 2,8% em comparação com agosto de 2021.

“Quando falamos em inovação, não estamos falando apenas de tecnologia, mas ela é a força motriz dessas transformações”, afirma André Oliveira, CEO da Motorista PX, empresa do ramo da logística que disponibiliza contratação de motoristas. “Diante das mudanças tecnológicas, cabe a nós [empresas do setor de transporte terrestre] analisar o que deve acontecer no futuro em termos de organização e as decisões certas que devem ser tomadas por parte da empresa”, completa.

Para André, entre as tendências que devem ser levadas em consideração no ecossistema de negócios, hoje e no futuro, estão as novas práticas de sustentabilidade, as mudanças demográficas e um consumidor cada vez mais inovador e empoderado. “Esse consumidor sabe cada vez mais o que deseja consumir e não se contenta mais apenas com aquilo que as empresas querem que ele consuma”.

Na visão do empresário, em um mercado pautado pelo dinamismo e a alta competitividade, o surgimento de novos formatos e oportunidades de negócios internacionais é outro trunfo proporcionado pelo emprego das novas soluções de comércio exterior. 

“Contar com a tecnologia é uma premissa fundamental para enfrentar os processos burocráticos complexos que envolvem as atividades comerciais transfronteiriças”, afirma André. 

“Simplificar e agilizar os processos de importação e exportação são diferenciais estratégicos valiosos para as organizações do campo, e por meio dessas soluções é possível otimizar as etapas mais demoradas e trabalhosas”, complementa o CEO da Motorista PX, empresa que participará como expositora da Fenatran, que ocorre entre os dias 7 e 11 de novembro de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).

Para mais informações, basta acessar: https://motoristapx.com.br/



Mercado de tecnologia da informação está atento ao futuro

O mercado de tecnologia brasileiro está em expansão e vem crescendo a cada dia. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), a projeção é que o crescimento nos investimentos em tecnologia da informação seja de 14,5% no Brasil em 2022. O mesmo levantamento mostra que o país está no ranking dos 10 maiores mercados de tecnologia do mundo, já sendo líder do setor na América Latina.

Com o mercado de tecnologia em expansão, o reflexo trouxe uma enxurrada de vagas no setor. E, com muitas oportunidades de trabalho, veio a falta de profissionais qualificados para exercer certas funções.

De acordo com um levantamento produzido pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a busca por profissionais na área de TI no Brasil será de 420 mil pessoas até 2024. Em contrapartida, o mesmo levantamento mostra que o país forma cerca de 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano. O que não suprirá a estimativa da Brasscom.

Para William Schneider, Head of People na Online Applications, o maior desafio das empresas de tecnologia é lidar com este desequilíbrio do mercado. “A área de tecnologia tem oportunidades que outras áreas não possuem. Com vagas de sobra, os profissionais podem escolher a dedo em qual empresa querem trabalhar”, comenta Schneider.

Mercado crescente para mulheres

O mercado de tecnologia também apresentou um crescimento no número de mulheres atuando na área. Mesmo que ainda seja menor que a presença masculina, dados mostram que as mulheres vêm ocupando mais cargos no setor de TI.

Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, houve um crescimento de 60% na presença feminina na área de TI nos últimos cinco anos. Um número que passou de 27,9 mil para 44,5 mil mulheres.

Com o aumento das vagas no setor, novas tecnologias sendo atualizadas e criadas com recorrência, o tema tecnologia de informação vem sendo assunto em diversas mídias.

“Por mais que tecnologia esteja em alta, ainda existem assuntos que não são tão debatidos, como segurança da informação e Data Science”, comenta Livia Lisboa, apresentadora do programa de tecnologia OnlineCast.  

TI é assunto em alta

Com o aumento das vagas no setor, novas tecnologias sendo atualizadas e criadas com recorrência, o tema tecnologia de informação vem sendo assunto em diversas mídias.

“Por mais que tecnologia esteja em alta, ainda existem assuntos que não são tão debatidos, como segurança da informação e Data Science”, comenta Livia Lisboa, apresentadora do programa de tecnologia OnlineCast.  



Existem esportes em que o betsport é o mais lucrativo?

Claro, eles o escolhem não apenas por causa de seu grande amor pelo esporte e compensação por sua sede de emoções. Para alguns, o betsport é uma oportunidade de obter lucro financeiro. É claro que diferentes esportes envolvem a conclusão de apostas que são diferentes em suas características.

Ao mesmo tempo, alguns dos especialistas acreditam que existem determinadas competições desportivas que, pelas suas características distintivas, permitem realizar apostas com maior rentabilidade.

Beisebol
As apostas da liga de beisebol da MLB são particularmente populares nos Estados Unidos. E isso pode ser explicado por vários motivos:

● Um grande número de jogos. Em média, mais de 2400 jogos acontecem em uma temporada. É claro que você pode fazer uma aposta em cada evento.

● Margem bastante baixa. Por exemplo, na NBA e na NHL, as chances de um time vencer são em torno de 1,9 e 1,9. Acontece que a margem é de 5,2%. No entanto, se estamos falando da liga de beisebol da MLB, as casas de apostas definem cotações para a vitória das equipes em torno de 1,95 e 1,95. A margem neste caso é um pouco menor do que para outros tipos de disciplinas esportivas.

● É relativamente fácil prever o resultado de um evento. Existe uma opinião generalizada entre os apostadores de que é melhor escolher o betsport para tipos únicos de competições. Isso se explica pelo fato de que um mínimo de dados será necessário para a análise. Ao mesmo tempo, o basquete como esporte de equipe exige a consideração das características da equipe de atletas de uma só vez. No entanto, a partida depende em grande parte do jogador arremessador e rebatedor. Então, você deve prestar atenção aos arremessadores e batedores. Naturalmente, neste caso, o confronto já será como «um a um», o que facilita muito a elaboração de uma previsão independente.

Tênis de mesa
Algumas das áreas do tênis de mesa da betsport ainda não são bem dominadas pelas casas de apostas.

É claro que são atraentes para quem gostaria de apostar com lucro.
Informações sobre os resultados estimados das partidas não são tão fáceis de encontrar.

Mas para aqueles que estão profissionalmente interessados em betsport, isso é mais uma vantagem do que uma desvantagem. Após a realização de uma «investigação», é possível identificar o nível real dos atletas.

Por sua vez, as casas de apostas não costumam focar neste esporte, dando mais atenção às competições mais populares.

Boxe
Apostar em eventos esportivos do mundo do boxe também pode terminar positivamente para os apostadores.

Mas os usuários precisam considerar fatores secundários que podem de alguma forma determinar o resultado do jogo. Por exemplo:

● Aposte no empate. Este é um resultado bastante comum quando se trata de grandes eventos em que muitos fãs estão presentes. Não é só que a luta acontece entre atletas de igual força. É possível que a situação em que a competição terminou em empate seja simplesmente benéfica para os organizadores. Depois, definitivamente, será uma revanche de meninos, que trará um grande caixa.

● Aposte no visitante. Em alguns casos, as empresas de apostas podem alterar intencionalmente as probabilidades – isso não é segredo. No entanto, tendo certo conhecimento, os usuários podem prever o desenvolvimento de eventos, por exemplo, entender que o outsider tem todas as chances de ganhar.
● ● Resultados de pesagem. Embora os coeficientes de ambos os atletas possam ser definidos de forma idêntica, isso não significa que a forma física não afete o resultado final. Por exemplo, se um dos lutadores parece exausto, cansado, então o melhor pode usar esse conhecimento para seus próprios propósitos.

Claro, não existe uma estratégia de apostas eficaz absolutamente correta. No entanto, se você entender um pouco mais sobre esportes do que o resto, poderá obter melhores resultados nas apostas.



Marketing de influência dispara com o crescimento de influenciadores no Brasil

Segundo uma pesquisa realizada pela Influencer Marketing Hub, empresa dinamarquesa especialista em produção de conteúdo para as redes sociais, mais de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo se consideram criadoras de conteúdo. E o Brasil está no topo deste ranking, contabilizando aproximadamente 10,5 milhões de influenciadores que utilizam o Instagram, de acordo com um levantamento divulgado no portal de notícias, Valor Econômico. 

Conceito de marketing de influência 

O conceito de marketing de influência: ele é um conjunto de estratégias que utilizam de uma pessoa (influencer) para convencer e influenciar na decisão de compra do consumidor, em prol da marca. Pode parecer um conceito atual, mas utilizar a influência como ferramenta de marketing é algo antigo e acontece desde o surgimento da mídia. Ao analisar o comportamento humano observa-se que há influências atuando em sua conduta o tempo inteiro, seja uma opinião recebida no ambiente familiar, uma recomendação no ambiente corporativo, um anúncio na mídia, etc. 

Uma das definições da palavra ‘Influência’, segundo o dicionário, é: o poder de produzir um efeito sobre os seres ou sobre as coisas. Esse é o principal objetivo de uma empresa, despertar o interesse em seus consumidores e produzir um efeito neles – a compra de seu serviço ou produto. E com o crescente uso das redes sociais, utilizar influenciadores pode ser uma excelente estratégia para alcançar esta meta com mais facilidade. 

A era dos “Prosumers”

Com o sucesso exponencial das mídias digitais, tornou-se mais fácil impactar um grande número de pessoas, antes poucas pessoas tinham acesso à mídia, ficando restrito a artistas e famosos. Atualmente, na era digital, uma pessoa desconhecida consegue se tornar um influenciador e isso possibilitou o surgimento dos “prosumers”. Este foi um termo criado pelo escritor Alvin Toffler na década de 1980, a partir da junção das palavras produtores e consumidores, o conceito define o novo papel dos usuários na internet, em que além de consumirem, criam conteúdos simultaneamente. 

“Não existe internet, muito menos rede social, sem conteúdo”, Trecho retirado do livro “Economia da Influência”, escrito por Flávio Santos. É o conteúdo que faz a internet girar e continuar ativa, é isso que garante o sucesso de um perfil ou de um influencer, oferecer conhecimentos e coisas que agreguem ao público. 

Crescimento do mercado 

Ainda segundo a pesquisa realizada pela IMH, a indústria de marketing de influência deve movimentar aproximadamente 16,4 bilhões de dólares em 2022. Este valor evidencia a grande tendência de mercado que está surgindo, e segundo um levantamento feito pela Nielsen, empresa especializada em percepções, dados e análises de audiência, entre 2021 e 2022, estima-se que haverá um crescimento de 53% do investimento das marcas em marketing de influência. 

Benefícios do marketing de influência 

Por meio dessa estratégia é possível atingir resultados positivos como:

– Facilidade em captar a confiança dos consumidores;

– Alcançar o público certo, impactando pessoas interessadas no nicho em que a empresa atua;

– Maior originalidade da marca;

– Fortalecer a imagem da marca e gerar valor afetivo nos consumidores;

– Potencializar os valores e a história da empresa;

– Oferece um gama de possibilidades de criação de conteúdo, em que é possível explorar diferentes formatos, assuntos e características do produto/serviço oferecido;

– Aumento das conversões de venda;

– Aumento da presença online e apresentação da marca para uma grande quantidade de pessoas.

Marketing de influência nas pequenas empresas 

“Pessoas gostam de pessoas, o ser humano é sociável e gosta de se relacionar e trocar experiências. esta é a forma mais fácil de criar confiança e identificação com o público.”, diz Marcio Samia, fundador da agência de marketing 360° Imediatto Comunicação. 

A aplicação do marketing de influência não se limita apenas a grandes empresas, existem influenciadores de diversos nichos, quantidade de seguidores e que negociam de formas diferentes, então é possível encontrar o parceiro que mais se encaixa com uma microempresa. 

Diante o exposto, são bons os resultados obtidos a partir desta ferramenta e com isso surge o maior desafio para as empresas: encontrar o influencer que mais combine com cada segmento. Em uma entrevista com Marcio Samia, ele explicou o passo a passo de como é feito o planejamento e o processo de escolha dos influenciadores digitais. 

“O primeiro passo é definir quais são os objetivos com a campanha de influenciadores, observando fatores como a necessidade do negócio, o nicho de mercado atuante e o orçamento disponível” – explica Marcio. O segundo passo é o estudo intensivo de mercado e público, analisando quais tipos de conteúdo o público consome, os canais digitais que eles mais utilizam, quais os influenciadores eles acompanham e principalmente o que os influencia na tomada de decisão de compra.

Posteriormente é importante buscar por influenciadores que possuem o mesmo público que o próprio negócio e que se identifiquem com os valores da marca, esse é o ponto mais importante, já que o objetivo é conquistar a confiança por meio de uma indicação real do produto. Ao escolher o influenciador certo é importante planejar o que será feito junto com ele, definindo o formato que será publicado (post no feed, story, reels, vídeo em outras plataformas, etc.), a frequência e a linguagem utilizada. 

“Depois de planejar e colocar a campanha em ação é essencial analisar métricas como impressões, pessoas alcançadas, engajamento, novas visitas ao site, leads gerados e conversões de vendas”, Finaliza o especialista em marketing. 

O marketing de influência pode ser uma boa ferramenta já que traz grande retorno e não precisa de grandes investimentos. A chave de seu sucesso é o profundo estudo do mercado e do nicho para definir a estratégia correta. Contar com a ajuda de uma agência de marketing pode ser uma ótima solução, já que ela te disponibiliza o caminho correto a ser seguido.



Diversidade aumenta inovação e produtividade nas empresas, diz OIT

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ambientes inclusivos e com igualdade de gênero aumentam seus índices de inovação e desenvolvimento. De acordo com o estudo, equipes diversificadas fazem com que a empresa cresça nos quesitos de ESG e consequentemente eleva seu valor de mercado.

A ONU reforça que empresas ficam mais alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável quando praticam ações de ESG (sigla em inglês que significa Ambiente, Sociedade e Governança), políticas corporativas que contribuem para o desenvolvimento dessas esferas em busca de um objetivo comum. As principais metas da ONU até 2030 estão relacionadas à preservação do meio ambiente, igualdade social e erradicação da fome no mundo.

De acordo com o Objetivo Nº 5 de Desenvolvimento Sustentável, definido pela instituição, deve-se alcançar igualdade de gênero e garantir o empoderamento feminino dentro da agenda 2030. Nesse quesito o âmbito social do ESG pode ser englobado dentro das organizações a partir de práticas de inclusão no quadro de colaboradoras e cargos de lideranças, sendo necessárias iniciativas que tragam e retenham talentos diversos.

Segundo pesquisa realizada pela Deloitte em 2021, 42% das empresas entrevistadas disseram estar alinhadas com os conceitos do ESG, além de mostrar que  mais de 80% delas acreditam que práticas de diversidade aumentam a inovação e valor de negócio.

A startup Blend Edu, especialista em diversidade, fez um estudo mostrando a importância dos coletivos de afinidade dentro das organizações, onde 70% das entrevistadas disseram ter coletivos desse tipo. Essa prática já é realidade em muitas empresas, porém além de criar iniciativas, a gestão precisa fazer com haja a inclusão de fato. Firmar compromissos que façam com que a diversidade seja vivida na prática e não somente nos discursos ou códigos de conduta.

Segundo pesquisa realizada pelo Infojobs em março de 2022, 61% dos colaboradores entrevistados que já sofreram algum episódio de racismo dentro do ambiente de trabalho não realizaram queixas formais por medo. Apenas 11% relatou o crime para superiores e 10% para os Recursos Humanos, e 18% confrontou diretamente a pessoa a qual teve a atitude discriminatória. No Brasil existe uma lei que  proíbe qualquer ação de discriminação em relação ao ambiente de trabalho, seja por gênero, raça, idade e outros fatores, sendo passível de multa ou detenção nos casos mais graves

Corinne Ripoche, presidente regional da Adecco, empresa de consultoria de recursos humanos, destacou em entrevista para a Forbes neste ano, que  “se as mulheres tivessem os mesmos ganhos que os homens, a riqueza global cresceria em US$ 172 trilhões”.

A executiva também afirma que hoje as empresas priorizam por benefícios que auxiliem na manutenção da saúde mental dos colaboradores. E proporcionar um ambiente mais inclusivo e com saúde mental é função dos gestores junto com os Recursos Humanos. 

Corinne ainda reforça que jovens da geração Z, ao buscarem uma oportunidade no mercado de trabalho, olham primeiramente para a relação da empresa com diversidade, inclusão e sustentabilidade antes de aceitarem o contrato.

Segundo pesquisa realizada pela Lexly, empresa de tecnologia focada em soluções jurídicas, as questões relacionadas ao Direito são uma das principais causas de estresse e ansiedade nas pessoas, afetando diretamente sua saúde mental. O estudo também mostrou que 58% dos entrevistados acreditam que um programa de acesso jurídico seria essencial para ajudar nesse momento.

 



Copa do Mundo deve motivar novos golpes durante a Black Friday

A data mais aguardada do varejo será inusitada em 2022: marcada para começar à meia-noite do dia 25 de novembro, a Black Friday coincidirá com a estreia do Brasil na Copa, que ocorrerá somente algumas horas antes (às 16 horas do dia 24).

Para os especialistas em segurança, isso pode ser um prato cheio para os trapaceiros da internet, que tendem a preparar seus golpes valendo-se do espírito da festa e do impulso para comprar. Por isso, eles recomendam atenção na hora de aproveitar as ofertas.

“A Copa do Mundo mexe com os ânimos dos brasileiros e os cibercriminosos sabem disso. Portanto, os consumidores precisam tomar alguns cuidados para não serem surpreendidos”, afirma Benhur Cezar, diretor de tecnologia e responsável pela segurança da Estrela10, loja de departamentos virtual.

Como exemplo, ele cita as novas possibilidades de pagamento, como Pix e QR Code, que são muito práticas, mas podem ser perigosas, especialmente pela rapidez do processo. “O sistema está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e as transferências ocorrem em segundos. Com isso, qualquer transação fraudulenta efetivada instantaneamente pode só ser percebida depois”, alerta Cezar.

O especialista deixou sete dicas para tornar as compras online mais seguras:

1 – Optar pelo pagamento com cartão de crédito virtual sempre que possível

O cartão virtual funciona como uma extensão da modalidade física, mas com informações específicas criadas no app do banco. Dessa forma, para visualizar os dados do titular, é necessário utilizar o aplicativo da instituição financeira.

Além disso, os cartões virtuais contam com todos os dados necessários para uma compra online, como nome do titular, número do cartão, data de vencimento e código CVV. Essas informações são alteradas sempre que uma nova versão digital do cartão é criada, o que adiciona uma camada de segurança nas transações.

2 – Se for pagar no Pix, conferir os dados antes de efetuar a transferência

Normalmente, a opção de pagar no Pix vem acompanhada de desconto significativo, assim como o pagamento por boleto. No entanto, essa é a forma mais insegura de fazer uma transação online pelos motivos mencionados acima. 

Caso o cliente deseje aproveitar o desconto, é importante que fique atento aos dados do Pix e do boleto antes de efetuar a transferência. “É bom se informar sobre os dados da loja, como nome fantasia e CNPJ, porque em caso de fraude é muito difícil conseguir rastrear para onde foi o valor”, afirma Cezar.

3 – Verificar sempre o domínio do site 

Ao efetuar uma compra, é bom observar o domínio do site e se há cadeado de segurança. Vale a pena conferir também se há selos no Rodapé do site, como Reclame Aqui e E-bit. “Eles indicam que aquele link é, de fato, confiável”, diz o diretor da Estrela10. 

4 – Não clicar em links que chegam pelo WhatsApp

Nunca clicar de primeira em links que chegam pelo WhatsApp nem por e-mail ou SMS. Essas supostas promoções e oportunidades únicas podem levar a sites falsos, formulários maliciosos, instalação de APKs não solicitados ou até arquivos executáveis.exe e plugins, em caso de uso do WhatsApp Web, no computador.

5 – Cuidado com ofertas muito agressivas

O ditado que diz: “quando a esmola é demais o santo desconfia” é verdadeiro. Se o preço de um determinado produto está muito abaixo, o cliente precisa ficar esperto: pode ser golpe.

6 – Prestar atenção na ortografia das comunicações

Uma oferta de uma loja oficial certamente foi escrita por profissionais e revisada muitas vezes. Logo, não é normal que ela traga erros gritantes de português. Se esse for o caso, há razões para não acreditar.

7 – Desconfiar de ligações que pedem dados

Não é normal receber uma ligação de uma loja ou operadora de cartão de crédito solicitando dados pessoais – ainda mais dados bancários. E é importante nunca fornecer informação alguma por telefone, pois elas podem ser utilizadas de inúmeras formas para fraudar operações.



Evento internacional discute o sistema de saúde do futuro

Um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) elencou como a Inteligência Artificial (IA) pode fortalecer a área em todos os países. O documento Ethics and Governance of Artificial Intelligence for Health, na traduçãoÉtica e Governança da Inteligência Artificial na Saúde”, lista o papel que ela pode desenvolver no setor, com benefícios no atendimento clínico, em pesquisas, ampliação de novos fármacos, além de implementação de políticas, a exemplo de monitoramento de doenças, resposta a surtos e gerenciamento de sistemas. As novas tecnologias, que transformam a forma como o cuidado é oferecido, as possibilidades de uso da IA, os avanços em diagnósticos e tratamentos estarão na rodada de debates de evento gratuito e online, voltado para profissionais da saúde, médicos e gestores, no próximo dia 4 de novembro, a partir das 9h. Com palestras curtas e objetivas, a ação vai abordar o sistema de saúde na sua integralidade, da gestão às práticas médicas, com a participação de mais de 50 palestrantes de entidades públicas, privadas e internacionais.

Com o tema “O Sistema de Saúde do Futuro, hoje”, a terceira edição do Summit Internacional Americas, um dos mais importantes encontros anuais do setor, abrange diversas especialidades e aspectos, como gestão, inovação, tecnologia e linhas de cuidados. Conrado Cavalcanti, diretor de medicina diagnóstica e das unidades ambulatoriais da rede Americas e um dos membros da comissão científica do evento, diz que a ideia é ampliar as estratégias não só em gestão de protocolos mais eficientes, mas em avanços que possam gerar melhorias em todo o setor. “ Atualmente, é impensável falarmos de saúde sem mencionarmos as novas tecnologias, que transformam a forma como o cuidado é oferecido. O apetite por investimentos está maior e, no cenário atual, em que é preciso ser veloz para se manter competitivo, metodologias ágeis vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado”, explica.

Em uma rodada ampla e com temas apresentados por nomes de destaque no cenário da saúde, palestras simultâneas vão acontecer e, dependendo da área de atuação, atender aos diversos interesses da audiência, a exemplo de como as startups e a Inteligência Artificial estão se revelando fundamentais para acelerar as transformações. Rafaela Guerra, diretora de Care Delivery do UnitedHealth Group Brasil, diz que há inúmeros benefícios observados quando empregamos adequadamente essas possibilidades. “Contudo, ainda há certa resistência causada pela insegurança e desconhecimento do real potencial das parcerias com as startups e da aplicabilidade das ferramentas de IA, assim como o grande impacto que podem trazer para os papéis e processos existentes no negócio”, pondera a executiva.

Nas inovações, dentro das diversas especialidades que estarão nas mesas, por exemplo, em transplantes, a incorporação de biomarcadores de lesão às células renais e detecção de problemas de modo mais precoce estará na pauta da moderadora e chefe do Sistema de Excelência em Nefrologia e Transplante do UnitedHealth Group Brasil, Maria Fernanda Carvalho.“ Será uma oportunidade para falarmos sobre os avanços técnicos do transplante hepático e as fronteiras que estão sendo ampliadas na transplantação em oncologia e, ainda, nos atualizarmos sobre os aspectos mais importantes do transplante de fígado na criança, com um time que tem a maior experiência e os melhores resultados na América Latina”, ressalta.

Paulo Cesar Souza, médico e membro da comissão científica e curadoria do Summit, explica que essa edição será de palestras curtas e objetivas, o que permite a audiência migrar de temas que sejam de suas áreas de interesse e consigam absorver as informações nos distintos painéis em apenas um clique. “Com formato inovador, o Summit oferece aprimoramento, de modo dinâmico, em um momento que temos pouco tempo, mas em que é preciso atualização contínua em um setor em constante evolução”, finaliza.

Serviço:

Summit Internacional Americas – Evento online

Dia: 4/11, das 9h às 17h30

Inscrições e informações: https://www.summitamericas.com.br/home

 



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