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Diagnóstico precoce: a importância de realizar o exame do Câncer de Próstata

Considerado um dos tipos mais comuns de câncer, com incidência no sexo masculino, o câncer de próstata é um tumor maligno que muitas vezes é detectado apenas quando o homem já atingiu certa idade.

Segundo o médico urologista Dr. Rodrigo Freddi, os sintomas começam a surgir quando a doença está em um estágio mais avançado e o tumor já se desenvolveu.

“Um dos primeiros sinais de próstata aumentada é o jato de urina mais fraco. Mas também pode ocorrer dor ao urinar e até mesmo a presença de sangue, que podem indicar algo mais grave”, explica Dr. Rodrigo.

A dificuldade de ereção também pode ser um indício da doença, assim como uma possível incontinência urinária ou fecal. E se o câncer estiver espalhado para outras regiões, também pode surgir dor nas costas e fraqueza.

As causas do câncer de próstata

Doutor Rodrigo explica ainda que não existe uma causa exata para que o câncer de próstata seja desenvolvido, mas existem alguns fatores específicos que podem ocasionar o crescimento anormal das células do órgão masculino. A idade é um dos fatores de risco que mais prevalece, já que a doença acomete homens a partir dos 50 anos de idade e pode dobrar o risco após os 65 anos.

Outra possível causa do câncer de próstata é a alimentação. Mesmo não sendo considerada de fato, ela exerce sua influência, principalmente quando a dieta é pobre em verduras, legumes, frutas e alimentos saudáveis.

“Devemos considerar também o histórico familiar, se a doença pode ou não ser hereditária, algo que aumenta ainda mais os riscos, assim como o tabagismo, que também pode influenciar de forma negativa”, diz.

Homens com sobrepeso e vida sedentária também estão propensos à doença, podendo até mesmo apresentar versões mais agressivas do tumor, contribuindo para complicações.

A ocorrência de desconfortos ou sinais que estejam relacionados ao aparelho reprodutor masculino devem ser levadas em consideração e relatadas ao urologista, para que seja realizada uma investigação mais completa.

Diagnóstico fundamental para a prevenção

Quando diagnosticado de maneira precoce, as chances de cura chegam a 95%. “Por ser uma doença que não apresenta sintomas em seu início, a melhor maneira de descobrir se realmente existe um tumor é fazendo uma consulta com o urologista. Geralmente, o exame mais indicado é o toque retal ou o PSA”, ressalta.

Caso o exame de sangue PSA apresente alterações e o médico confirme a presença de um nódulo ao apalpar a região, o paciente deve ser encaminhado para a biópsia da próstata, onde pequenos pedaços do órgão são retirados para análise em laboratório.

Métodos de tratamento

O tratamento, muitas vezes, dependerá da idade do paciente e da gravidade da doença. Quando em estágio inicial, o médico pode indicar ao paciente que ele fique em observação, realizando apenas consultas periódicas. Além da radioterapia, com aplicação de radiação e do tratamento hormonal.

“Existem casos onde o tratamento cirúrgico é necessário, então é realizada a prostatectomia para a retirada da próstata. De modo geral, os tratamentos são bem-sucedidos, pois focamos sempre na qualidade de vida do paciente”, finaliza Rodrigo.



Extravio de bagagens: o que fazer e o que não fazer nessa situação

Uma das situações mais indesejadas em viagens é o extravio de bagagem. Grande problema para quem está indo e chateação para quem está voltando, o sumiço de malas despachadas é um risco que pode virar pesadelo para qualquer pessoa que viaja de avião. Quando acontece, o viajante deve imediatamente tomar algumas atitudes para começar a resolver a situação. Para isso, é importante já saber, desde antes do acontecimento, o que pode ser feito em relação à companhia aérea, quando apelar à justiça e como requisitar o seguro de viagem. 

Com o aumento do número de viagens e maior trânsito de passageiros no pós-pandemia de Covid-19, aumentou também o número de bagagens que têm sumido. Vale ressaltar que, além da alta na procura pelos voos, muitos funcionários dos aeroportos foram demitidos durante os lockdowns – que aconteceram para conter a transmissão da doença. Então, hoje, existe uma dupla pressão sobre todo o sistema. 

Dados da Sita (Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas) apontam que o extravio de bagagem por companhias aéreas cresceu em 24% só em 2021 – ou seja, uma média de 4,31 malas extraviadas para cada mil passageiros. Segundo o Procon-SP, houve um aumento de 156,4% em reclamações de extravio de malas no primeiro semestre de 2022, na comparação com o segundo semestre de 2021. Ainda de acordo com a Sita, existem quase cinco vezes mais chance de perder a mala num voo internacional do que doméstico. Quanto ao que acontece à bagagem, 75% dos casos são malas que chegam atrasadas, 20% são malas danificadas e 5% são de bagagem perdida ou roubada.

O manuseio incorreto da bagagem pode fazer com que elas sejam danificadas, violadas, furtadas, atrasadas e extraviadas. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a companhia aérea é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada no balcão de check-in até o seu recebimento pelo passageiro no aeroporto de destino final da viagem. Mas a situação mais propícia para o incidente está na conexão entre voos de diferentes companhias. Mais informações sobre os direitos dos passageiros brasileiros lendo podem ser encontradas na Resolução Nº 400, de 2016.

Para lidar com essas situações, há algumas recomendações feitas por Diego Barón, CMO & Digital da Universal Assistance, empresa de seguro de viagens.

Precauções:

  • Procure fazer voos com conexão pela mesma companhia. 
  • Tire fotos registrando a aparência externa da bagagem e a posição dos pertences na mala no aeroporto, antes do despacho.
  • Guarde em um lugar seguro e fácil de localizar o comprovante do envio das bagagens.
  • Dinheiro, jóias, documentos e eletrônicos devem ir na bagagem de mão.
  • Coloque um dispositivo de rastreamento (GPS) dentro da mala – se possível, em um local onde não seja facilmente retirado. 
  • Deixe claras todas as suas identificações: muitos problemas acontecem graças a danificações nas etiquetas de identificação.
  • Leia os regulamentos da companhia antes do embarque.
  • Não faça check-in em cima da hora.
  • Faça uma Declaração de Valor no caso de bagagem avaliada em até R$10 mil – mas esteja preparado para eventualmente pagar alguma taxa a respeito do valor.
  • Faça um seguro viagem que cubra a bagagem – com ele, o passageiro já sabe o valor que será recebido.

Resolvendo o problema:

  • Procure imediatamente o balcão de atendimento da companhia para comunicar o ocorrido. A reclamação por escrito deve ser feita em até sete dias.
  • Procure a unidade administrativa do aeroporto para registrar o problema e realizar o chamado “Registro de Irregularidade de Bagagem” (PIR). 
  • Caso a bagagem seja encontrada, a devolução pode demorar até 72 horas úteis para acontecer – fique atento ao endereço e contatos informados.
  • Guarde consigo as notas fiscais de objetos comprados na viagem.

Seguro de bagagem como alternativa

O seguro de bagagem extraviada é uma cobertura que oferece indenização para o passageiro. Essa cobertura é oferecida, em geral, como parte dos serviços de um seguro viagem. 

“A segurança do passageiro deve vir sempre em primeiro lugar. É preciso poder viajar com tranquilidade e se sentir protegido quando está fora de casa”, afirma Barón.

O valor da indenização, assim como os itens cobertos, e o tempo de liberação da indenização, variam de acordo com a apólice contratada. Já existem planos de cobertura para quem viaja com muita frequência – assim, o seguro independe da data da viagem e cobre um período maior, como por exemplo, um ano.

As aéreas são responsáveis por ressarcir eventuais despesas emergenciais como a compra de roupas e outros itens de necessidade básica aos clientes que estejam longe de casa. A indenização por atraso e extravio varia de acordo com a cobertura contratada, mas de acordo com a Anac, o passageiro pode receber até até 1.131 Direitos Especiais de Saques (DES) para voos domésticos (cerca de R$ 8 mil), e de até 1.288 DES para voos internacionais (cerca de R$ 9,1 mil), nos casos em que o passageiro não tenha feito “Declaração Especial de Valor”.

O Direito Especial de Saque é um instrumento financeiro criado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para instrumentalizar as reservas dos países membros. Já a Declaração Especial de Valor é um formulário que pode ser preenchido pelo passageiro no próprio site da companhia aérea, com a finalidade de declarar o valor de sua bagagem e aumentar o valor da indenização no caso de extravio.



O “De Bem com você – a Beleza contra o câncer” chega ao Rio Grande do Sul

A partir de hoje, o “Programa De Bem com Você – a Beleza contra o Câncer”, coordenado pelo Instituto ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), iniciará uma parceria com o Instituto Buquê de Amor (IBA), de Pelotas. Essa é a primeira Instituição que recebe o De Bem com Você – A Beleza contra o câncer no Rio Grande do Sul.

O evento de lançamento contará com a presença de Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC. O Buquê de Amor estará representado pela sua fundadora Janice Santos.

O “Programa De De Bem com Você” (DBCV) realiza oficinas gratuitas de automaquiagem para mulheres que estão em tratamento oncológico, a fim de proporcionar uma melhora na aparência comprometida pelo tratamento e, como consequência, elevar a autoestima e promover qualidade de vida durante e pós-tratamento.

As oficinas são ministradas por maquiadores voluntários e acontecem nos hospitais, clínicas, casas de apoio e ONGs parceiras em diversas cidades do país.

Viggiani ressalta que a chegada ao Rio Grande do Sul representa importante passo para o programa. “Um dos objetivos do “De Bem com Você” é sua expansão para todos os estados do Brasil. As oficinas em Pelotas representam um marco relevante do início da nossa presença no Rio Grande do Sul”, afirma o presidente da ABIHPEC.

O Instituto Buquê de Amor nasceu em 2013 por acreditar que todas as mulheres têm o direito de receber um diagnóstico digno, de qualidade e ágil, de forma a contribuir positivamente ao tratamento do câncer de mama. “Para muitas mulheres em situação de vulnerabilidade, o IBA é a única esperança de uma vida leve e forte mesmo após a doença, por muitos e muitos anos”, afirma Janice. Atualmente, o Instituto atende, em média, 120 pessoas por mês.

O Programa DBCV fará parte do Instituto Buquê de Amor, que apresenta atividades diversas para oferecer bem-estar e qualidade de vida às pacientes.

As oficinas de automaquiagem serão realizadas duas vezes por mês, incluindo técnicas que ajudam a suavizar e combater os efeitos relacionados ao tratamento contra o câncer.

Além de aprender as técnicas de automaquiagem e amarrações de lenços, as participantes receberão um kit com produtos essenciais de maquiagem e de higiene pessoal, além do manual de maquiagem e lenço para cabelo.

Segundo Viggiani, a obra do Instituto Buquê de Amor no atendimento de pacientes oncológicos na busca por diagnóstico e tratamento mais agilizado vem ao encontro dos objetivos do projeto DBCV que procura trazer assistência na recuperação na autoestima dessas pacientes, afetadas pelos efeitos do tratamento em sua aparência. Desta forma, segundo o presidente do Instituto ABIHPEC, essa sinergia proporcionará um atendimento mais completo a essas mulheres que estão passando por um importante desafio em suas vidas.

Serviço

Lançamento do “Programa de Bem com Você – a Beleza contra o Câncer”

Oficina de Maquiagem

Data: Segunda-feira (12/09)

Horários: 14h

Local: Instituto Buquê de Amor – Rua Celso Benites, 62

Bairro São Gonçalo – Pelotas – RS

Sobre o “Programa De Bem com Você – A Beleza contra o Câncer”

Tem como objetivo oferecer um atendimento humanizado às mulheres que estão em tratamento oncológico, a fim de proporcionar a elevação da autoestima e qualidade de vida durante e pós-tratamento, por meio de oficinas de automaquiagem. Criado em 2012, o “Programa DBCV” é uma iniciativa do Instituto ABIHPEC, uma associação civil, autônoma, sem fins lucrativos. O Instituto surgiu de uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) para canalizar os projetos sociais por ela patrocinados.

Sobre o Instituto ABIHPEC

O Instituto ABIHPEC é uma associação civil, autônoma, sem fins lucrativos, que surgiu de uma iniciativa da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) para canalizar os projetos sociais por ela patrocinados.

Fotos Anexas – Pacientes durante uma oficina de automaquiagem do Programa De Bem com Você – A Beleza contra o câncer e foto do kit que é distribuído para todas as participantes das oficinas.

Mais informações para a imprensa:

Sibelia Di Bella

Pólvora Comunicação

sibelia@polvora.com.br

Cel.: 11-94528-0502



Mercado de IA deverá valer US$ 407 bilhões até 2027, diz pesquisa

A Inteligência Artificial não é um termo atual, porém se tornou muito relevante na última década devido aos avanços acelerados da tecnologia na rotina de pessoas e empresas. Ao ouvir sobre o tema é possível que soe como algo distante ou futurístico, mas Smart TVs, celulares com reconhecimento facial, assistentes virtuais e carros autônomos são algumas das tecnologias atuais criadas a partir da IA.
 
A inteligência artificial é uma ciência interdisciplinar com várias abordagens, onde o objetivo é construir um sistema de computador que seja capaz de simular o comportamento humano, possibilitando usar processos de “pensamento” semelhantes para resolver problemas complexos. Para criar tal tecnologia, é necessário programar algoritmos que processem grandes quantidades de dados, posteriormente aprendendo, raciocinando e se autoaperfeiçoando a partir deles.
 
Organizações dos mais diversos ramos estão aderindo à inteligência artificial visando obter vantagem competitiva, sobretudo as Big Techs (Google, Microsoft, Amazon, entre outras). Elas vêm utilizando a vasta quantidade de dados gerados por seus usuários para alimentar algoritmos, aprendendo o comportamento de cada público para desenvolver serviços altamente assertivos e direcionados.
 
Segundo uma pesquisa realizada pela MarketsandMarkets (empresa especializada em pesquisa e consultoria para o mercado B2B), é esperado que o mercado de Inteligência Artificial cresça a uma taxa anual composta (CAGR) de 36,2% durante o período de previsão, saindo de US$ 86.9 bilhões de dólares em 2022 para US$ 407 bilhões em 2027.
 
Inteligência Artificial nas empresas
 
Atualmente a inteligência artificial é usada nos negócios principalmente para aumentar a produtividade e potencializar resultados. Ela pode ser implementada em vários setores da empresa para melhorar o desempenho, eliminar etapas de trabalho e auxiliar na gestão e monitoramento de operações.
 
Em linhas gerais, a execução de um projeto de IA começa com a compilação de dados, preparação de dados, treinamento da IA e por fim a implementação. O “ciclo de vida” de uma Inteligência Artificial envolve vários estágios, e empresas que desejam investir nessa tecnologia devem garantir que todas sejam cumpridas.
 
Para especialistas como Andrew Ng, cofundador do Google Brain, a inteligência artificial será sempre tão boa quanto os dados que a alimentam, e a preparação de dados de alta qualidade representa pelo menos 80% do ciclo de vida de uma IA. É aí que entra a engenharia de dados, responsável por construir uma boa infraestrutura que suporte a escalabilidade da Inteligência Artificial.
 
A infraestrutura de dados se refere a todos os recursos envolvidos na coleta, armazenamento, manutenção e compartilhamento de dados em empresas, incluindo hardware, software, rede, políticas internas, entre outros. Ainda segundo a pesquisa da MarketsandMarkets, o segmento de IA que mais tende a crescer até 2027 é o de servidores de infraestrutura em nuvem, por oferecer maior flexibilidade operacional e facilitar análises em tempo real.
 
Para Daniel Luz, COO da beAnalytic (empresa de consultoria em tecnologia com foco em Engenharia de Dados e Business Intelligence), “é muito comum que empresas iniciem projetos de analytics e inteligência artificial sem se preocupar com a infraestrutura de dados. Com isso, quando os projetos entram em produção e começam a ganhar escala, a infraestrutura começa a ser o gargalo. Esse é o papel da engenharia de dados, garantir a disponibilidade e qualidade dos dados para que os cientistas e analistas possam atuar”.
 
Após a preparação dos dados vem a análise, treinamento e teste da inteligência artificial, que acontece por meio de algoritmos – instruções que guiarão o funcionamento da IA, ensinando à máquina o que fazer, quando fazer e como fazer-, culminando por fim na implementação do serviço.
 
A MarketsandMarkets estimou que a inteligência artificial beneficia principalmente verticais do segmento financeiro, TI/ITES, da telecomunicação, saúde, manufatura, varejo, comércio eletrônico, governo e defesa, transporte automotivo e logística, energia, viagens e educação. Apenas no Brasil, a consultoria de tecnologia IDC estima que empresas investirão US$ 504 milhões de dólares (cerca de R$ 2.61 bilhões) em inteligência artificial durante o ano de 2022. Por ser uma tecnologia modelada por dados, a IA é considerada uma das ferramentas mais promissoras para o meio empresarial, capaz de adaptar-se às constantes mudanças nas tendências de mercado.
 



Brasil registra deflação em agosto influenciado pelos combustíveis

Considerado a inflação oficial do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou queda de 0,36% em agosto, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 9 de setembro. A queda foi influenciada principalmente pela retração nos preços dos combustíveis.

“Os preços dos combustíveis estão relacionados ao preço final mercadorias ou serviços, visto que o transporte se faz presente durante quase toda a cadeia produtiva, o que reflete na economia geral do país, pois influencia, por exemplo, o preço de alimentos e outros itens”, afirma o especialista em logística Luís Felipe Campos, que possui experiência no setor internacional  principalmente no trade Europa-América Latina.

O aumento dos combustíveis, acentuado principalmente nos primeiros meses de 2022, impactou não somente os motoristas, mas também toda a cadeia logística. A gasolina chegou a quase R$ 9 em algumas localidades do país. O diesel e o querosene de aviação também tiveram aumentos.

Porém, com a queda do preço do barril de petróleo, a tendência é que estes combustíveis tenham reduções. No último dia 29 de agosto, a Petrobras informou a queda de 15,7% nos preços de venda de gasolina de aviação (GAV) para as distribuidoras a partir de 1º de setembro. 

Em agosto passado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a diminuição dos valores mínimos da tabela do frete rodoviário no país. Os cortes ficaram entre 3,16% e 4%. De acordo com a lei, sempre que ocorrer oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 5%, para mais ou para menos, a ANTT deve publicar novos valores.

A Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas foi instituída em 2018 pelo governo Michel Temer, após greve nacional dos caminhoneiros que paralisou o abastecimento do País.

“Os combustíveis, que foram o principal fator para contribuir com a deflação de agosto, podem reduzir ainda mais e gerar novas quedas nos preços. O petróleo segue em queda, principalmente nos últimos 30 dias. O barril está sendo vendido por menos de U$ 100, algo que chegou perto dos US$140.  Isso deve ajudar a reduzir o preço dos combustíveis ainda mais aqui no Brasil”, explica Luis Felipe Campos.



Western Union expande sua carteira digital para a América Latina

Após uma introdução bem-sucedida de sua oferta bancária digital na Europa em fevereiro de 2022, a Western Union (NYSE: WU) está se preparando para o lançamento na América Latina. A empresa anunciou a aquisição da ‘Te enviei’, uma carteira digital baseada no Brasil que acelerará o tempo de comercialização das ofertas de ecossistema financeiro da Western Union no Brasil.

Como parte da sua estratégia renovada e orientada para o objetivo, a Western Union está expandindo sua proposta de valor aos clientes, oferecendo um conjunto mais amplo de serviços financeiros digitais e, com isso, ao introduzir sua carteira digital no Brasil, a Western Union planeja permitir que os seus clientes mantenham fundos, enviem dinheiro para o exterior e para o país e paguem as suas contas; tudo isto a partir da conveniência dos seus telefones.

“Estamos mudando a forma como interagimos hoje com os nossos clientes, passando de um negócio transacional para uma abordagem centrada no cliente e com base no relacionamento”, afirmou Thomas Mazzaferro, diretor de Inovação e Dados da Western Union. “Oferecer aos nossos clientes brasileiros uma solução bancária digital integrada e transferência de fundos será um marco fundamental nesse esforço. Acreditamos que essa aquisição nos permitirá acelerar significativamente a construção de nossa tecnologia planejada, permitindo o lançamento mais rápido da nossa carteira digital no Brasil”, acrescentou Mazzaferro.

“O Brasil é um mercado estrategicamente importante, onde já temos uma licença bancária e é um mercado bancário altamente digitalizado. Além disso, nossas pesquisas internas indicam que muitos brasileiros estão procurando produtos financeiros que possam atender suas necessidades em uma economia global”, explicou Ricardo Amaral, presidente da Western Union Brasil.

Mais informações sobre os planos estratégicos da empresa, inclusive com respeito a suas ofertas bancárias digitais, serão divulgadas em seu próximo Dia do Investidor em 20 de outubro.



Evolução das luminárias permite criar ambiente de trabalho ou de residência

A pesquisa State of Remote Work 2020, que traça um perfil sobre o trabalho remoto em nível global, aponta que quem experimentou o home office durante a pandemia gostou da experiência. De acordo com o levantamento, 97% dos entrevistados querem continuar trabalhando em casa. O mesmo percentual desses colaboradores recomendaria esse sistema para outros profissionais.

A liberdade proporcionada pelo trabalho em casa é outro fator favorável. 67% dizem que o principal benefício é flexibilidade na forma como gastam seu tempo e 62% dizem gostar da flexibilidade para escolher seu local de trabalho.

Ferramentas como telefone, computador e materiais de escritório são facilmente adaptados para o home office. A maior dificuldade é a da ambientação, ou seja, como criar um clima profissional mesmo estando em casa.

No quesito iluminação isso se torna possível através de luminárias desenvolvidas para essa finalidade. “O produto permite que o morador modifique a luminosidade de acordo com a utilização. Com luz branca, mais fria, para uso em home office, e luz amarela, quente, para ambiente residencial”, explica Patrícia Lima, diretora comercial da linha de bens de consumo da Elgin.

Dessa forma, o cômodo assume o papel de escritório durante o dia, e volta a pertencer ao ambiente residencial após o expediente.

Mais informações no site: www.elgin.com.br



Arbitragem online é opção para a resolução de conflitos

A Justiça brasileira deu continuidade aos serviços essenciais mesmo diante da eclosão da pandemia de Covid-19, em março de 2020, com a reinvenção dos fluxos de trabalho no âmbito do Poder Judiciário. É o que demonstram os dados do relatório “A Justiça em Números 2021”, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O balanço mostra que a Justiça no país manteve um alto índice de adequação no contexto da crise sanitária em relação a países que não promoveram atendimento judicial, como Albânia, Armênia, Austrália, Bangladesh, Espanha, Finlândia, Gana, Holanda, Noruega, Nova Zelândia e Sérvia.

Entre as medidas reativas para dar acesso à Justiça, foram empreendidas estratégias como o “Juízo 100% Digital”, o “Balcão Virtual” e a edição de mais de 20 atos normativos, orientadores das atividades durante a crise sanitária.

Além do mais, o relatório destaca a importância da atuação estratégica de iniciativas digitais encadeadas no “Programa Justiça 4.0”, grupo de ações e projetos concebidos para o uso colaborativo de produtos que aplicam novas tecnologias e IA (Inteligência Artificial) para o incremento da governança, da transparência e da eficiência do Poder Judiciário, com redução de despesas. 

Para além do processo de inovação tecnológica levado a cabo na Justiça brasileira, fato é que, em média, um processo judicial de primeira instância leva dois anos e sete meses para ser concluído no Brasil, de acordo com dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Considerando que, muitas vezes, o processo vai para a segunda instância, momento em que uma das partes envolvidas entra com recurso, a duração da ação aumenta, em média, um ano e um mês, totalizando três anos e oito meses. Segundo dados da instituição, até o final de 2020 haviam mais de 75 milhões de processos pendentes no país.

Nesse contexto, ganham destaque soluções como a arbitragem on-line, operação cada vez mais adotada para a resolução de conflitos, que podem ter a celeridade aumentada, com os problemas sendo resolvidos em até 6 meses, conforme a lei de arbitragem. A afirmação é de Thiago Pires Canal, mestre em direitos fundamentais e sócio da Arbtrato, plataforma digital para arbitragem e mediação virtual.

O que é arbitragem?

Canal conta que a arbitragem é uma forma de resolução de conflitos regulada pela Lei 9307/96 para resolver questões relativas a direitos patrimoniais disponíveis. “A arbitragem pode ser aplicada em vários setores, como empresarial e societário, negócios internacionais, relações civis, de forma geral e direito do consumidor, dentre outras áreas do direito”.

O especialista explica que, na arbitragem, as partes escolhem uma pessoa ou entidade privada para solucionar o seu litígio, sem a participação do judiciário. “Em outras palavras, é uma forma voluntária das partes envolvidas em ver seus problemas dirimidos por um árbitro ao invés de um juiz”.

O que pode ser resolvido por meio da arbitragem?

Caracterizada pela informalidade, a arbitragem apresenta decisões rápidas e especializadas para a solução de conflitos, define Canal. “Somente pode ser convencionada a arbitragem por pessoas maiores, capazes e com relação a direitos disponíveis, ou seja, bens que possuem um valor agregado, e, como tal, podem ser negociados”, explica.

Ao que tange o direito do consumidor, podem ser levados para a arbitragem conflitos que versem sobre aquisição de produtos com defeitos ou que não foram entregues. “Nesse ínterim”, explica, “descumprimentos contratuais, perdas, danos e dívidas não pagas são exemplos na área do direito civil”.

O mestre em direitos fundamentais acrescenta que, da mesma forma, cobranças de aluguel, despejo e contratos de locação, que fazem parte do direito imobiliário, são exemplos de elementos que também podem ser submetidos à arbitragem.

Câmaras oferecem suporte para a realização da arbitragem

Segundo Canal, a rapidez na tomada de decisão constitui o principal atrativo da arbitragem em comparação ao Poder Judiciário. Neste ponto, ele destaca que os brasileiros já podem contar com as chamadas Câmaras de Arbitragem, prestadoras de serviços que oferecem suporte para a realização da arbitragem, como a Arbtrato. 

“O árbitro pode ser qualquer pessoa capaz e que tenha a confiança das partes, já que são elas quem nomearão um ou mais árbitros, devendo sempre ser número ímpar”, completa Canal.

O mestre em direitos fundamentais e sócio da Arbtrato destaca que as partes podem nomear, também, os seus respectivos suplentes. “Lembrando que árbitro e mediador são funções distintas”, ressalta. 

Para mais informações, basta acessar: https://arbtrato.com.br/



Equilíbrio entre avanço tecnológico e valorização profissional desafia empresas

A tecnologia permeia diversos segmentos da sociedade, e no ambiente corporativo não é diferente. Segundo uma pesquisa realizada pela Cortex, empresa de inteligência de dados para marketing e vendas, os setores de varejo, financeiro, serviços, construção e educação  são os que mais investem em tecnologias digitais no Brasil. De acordo com a pesquisa, esses são os mercados mais avançados tecnologicamente entre as 233,4 mil empresas analisadas entre matrizes e filiais.

A análise mostra que o varejo foi o setor com a maior adoção tecnológica, com destaque para as áreas de comércio de vestuário, acessórios, produtos alimentícios e produtos farmacêuticos. De modo geral, dentre as organizações estudadas, 79,1 mil têm um alto nível de tecnologia, 105 mil possuem um grau médio e 49,3 mil ainda contam com uma baixa adesão.

Segundo a Cortex, os empreendimentos foram avaliados em diversas categorias, como Cloud Providers, Business Email Hosting, CRM, Marketing Automation, AI Services, Blog, E-commerce e Security, nas quais receberam uma pontuação de 0 a 100. Ao todo, 9.585 tecnologias foram monitoradas.

Em entrevista ao site Varejo S.A, Claudenir Andrade, diretor de software houses da Afrac (Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços), destacou que “toda empresa vai precisar da tecnologia para sobreviver, independente de sua área de atuação”.

De olho nesse “filão”, a  Positivo Tecnologia tornou público o interesse em investir no setor corporativo e governamental para compensar a queda de venda de PCs para os cidadãos. No segundo trimestre do ano,  59% do faturamento da empresa curitibana veio da divisão “corporate”, composta por empresas e instituições públicas. As vendas do varejo, por sua vez, responderam por 20% da receita, ao passo que 21% da receita veio da venda de urnas eletrônicas para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O avanço tecnológico esbarra na questão dos limites que devem haver para que a tecnologia utilizada em uma empresa não sobreponha o material humano que ela dispõe. A afirmativa é de Cíntia Possas, advogada, palestrante, mentora na área trabalhista, presidente da Comissão de Direitos Coletivos e Sindical da ABA-RJ (Associação Brasileira de Advogados do Rio de Janeiro), Secretaria-Geral da Comissão Nacional Digital da ABA (Associação Brasileira de Advogados) e empresária à frente do Escritório de Advocacia com seu nome e da empresa Casmec Consultoria e Capacitação Profissional. 

“O avanço tecnológico trouxe inúmeros benefícios, sendo os mesmos inegáveis. Todavia, devemos buscar o equilíbrio entre o avanço tecnológico e a valorização do homem frente ao capital”, afirma.

Para Cíntia Possas, a flexibilização e a modernização devem ocorrer em observância aos princípios contidos na Constituição Federal, visando evitar a precarização do trabalho e prejuízos, aumento das desigualdades, jornadas extenuantes de trabalho, riscos à saúde física e psíquica dos trabalhadores e baixa remuneração.

“As novas tecnologias são benéficas à medida em que aumentam a produtividade e geram lucratividade aos negócios”, resume.

A advogada e empresária Cíntia Possas observa que o incremento do uso da tecnologia nas empresas nos últimos anos trouxe à tona novas modalidades de contratação, o que gerou a extinção de determinados cargos e o surgimento de novas profissões. “Outrossim, o profissional, com o surgimento de novas tecnologias, tem que se atualizar, capacitar e ampliar seus conhecimentos”.

Para mais informações, basta acessar: https://cintiapossas.adv.br/



Provas digitais trazem mudanças para os processos judiciais

As redes sociais foram aderidas de forma massiva pela população, tornando-se um meio de conexão entre as pessoas do mundo todo. Os usuários costumam compartilhar tudo o que acontece no dia a dia. Por isso, hoje é possível utilizar informações retiradas desses canais como provas digitais em processos judiciais.

Segundo Aloisio Arbegaus, Diretor Comercial do InContract, isso traz muitas mudanças para o setor jurídico, pois facilita a averiguação dos fatos a serem investigados e consolida as informações. “Esses fatores resultam em um novo cenário para os advogados e profissionais da área.”

Tanto os aplicativos de relacionamento e mensagem, como as redes sociais e os SMS podem fornecer diversas provas. Esses recursos, por vezes, são utilizados para abrir um inquérito, para comprovar algo em um processo que já está em andamento, ou mesmo acompanhar o curso dos acontecimentos relatados.

Provas Digitais e legislação

Pode-se definir como provas digitais qualquer comprovação que seja instrumento de informações retiradas do ambiente online. Podendo ser em formato de texto, vídeo, foto, áudio e até mesmo geolocalização. O art. 369 do Código de Processo Civil prevê que qualquer tipo de prova será admitido, desde que seja legítimo: 

As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir eficazmente na convicção do juiz”.

Outro ponto é que as evidências são compartilhadas de forma voluntária, facilitando o processo de análise e averiguação. As provas digitais são muito utilizadas em diversas situações, como assédio moral, difamação, comprovação de união estável e investigações de renda.

Em casos de processos trabalhistas, por exemplo, conversas entre patrão e funcionário e imagens nas quais o trabalhador apareça exercendo atividades no local, podem ser usados para comprovar situações como vínculo trabalhista não formalizado, abuso de poder, etc.

Recentemente o assunto veio à tona, devido ao uso das redes sociais para divulgar assuntos pessoais dos usuários. Os conteúdos compartilhados podem ser utilizados para comprovar informações em processos jurídicos.

A tecnologia e as mudanças no Direito

Aloisio afirma que o avanço tecnológico está mudando as relações jurídicas e tornando diversas transações mais automatizadas e disruptivas. “Além de se tornar mais flexível e aceitar provas digitais, podemos destacar diversos recursos que estão ganhando destaque no setor, como: audiências remotas, gestão de contratos online, assinatura digital, jurimetria e inteligência artificial”.

Essas possibilidades oferecidas pela tecnologia, apoiam demandas de praticamente todas as profissões do ramo jurídico, sejam advogados, juízes, promotores ou delegados. E vêm ganhando força a cada dia.

*Assinado por: Aloisio Arbegaus, Diretor Comercial do InContract.



D2C: novo modelo comercial conecta indústria com consumidor final

A eclosão da pandemia de Covid-19 em todo o planeta, no primeiro semestre de 2020, alterou drasticamente relações de consumo envolvendo indústria, empresas e consumidores finais, trazendo evidência para as plataformas de e-commerce e marketplace. Neste sentido, formatos como B2B (Business to Business – ou “Empresa para Empresa”, em tradução livre), modelo de negócios em que uma empresa vende diretamente para outras empresas, ou B2C (Business to Consumer – ou “Empresa para Consumidor”, em português), em que organizações de quaisquer segmentos e setores negociam de forma direta com os consumidores, têm ganhado força.

Há ainda, um modelo, chamado D2C (Direct to Consumer – ou “Direto para o Consumidor”, em tradução livre), que se refere à venda direta da indústria ao usuário, sem intermediação, com possibilidades de maiores margens de lucro e um relacionamento próximo com os clientes. Em tempos de hiperconectividade, os fabricantes podem, assim, desenvolver lojas virtuais D2C, apostando em vendas diretas, em um modelo que traz um impacto financeiro e operacional menor do que se fossem abrir lojas físicas para este propósito.

Para Thiago Avelino, CRO da Smplaces, empresa que desenvolve plataformas de marketplace para outras companhias, “com uma plataforma tecnológica multiloja, a indústria poderá vender para o consumidor final através do D2C, usando sua rede de lojas e revendas”. O executivo avalia que este formato de vendas “fortalece toda a cadeia, fomenta as lojas físicas, aproxima o cliente da loja” e faz com que a indústria fique mais próxima do consumidor final. 

A demanda reprimida por este formato, para Avelino, ocorre pelo fato de a implementação deste modelo de vendas “não ser simples”, envolvendo grande operação e uma nova cultura empresarial a ser estabelecida. Além disso, pontua ele, “há a resistência de alguns setores internos que veem esse modelo como ameaça”, sendo necessário que estes profissionais enxerguem este formato como um investimento a médio e longo prazo.

No D2C, a indústria conecta seu lojista por meio de um marketplace, e, no momento em que o consumidor fizer um pedido, o sistema irá verificar a loja mais próxima deste consumidor, enviando o pedido para que ele faça a entrega. “Com o sistema de multiloja, há uma maior capilaridade na distribuição do produto”, diz. “É como se cada loja fosse um Centro de Distribuição, uma ‘dark store’ da marca, não sendo necessário uma operação de varejo na logística e atendimento ao consumidor”, conclui.

Sobre a relação entre a indústria e o lojista, Avelino explica que este modelo tende a fortalecer estes laços, que já são sólidos a partir do momento em que “a indústria já recebe demanda de consumidores querendo seus produtos em seu site”, direcionando o consumidor para as lojas por meio de links e telefones. 

Com o modelo de D2C, porém, “o lojista tende a aumentar a demanda de acessos ao site, podendo realizar campanhas de marketing direcionados para vendas online e direcionar para seu site que posteriormente num pedido efetuado será direcionado para a loja mais próxima do consumidor. Este profissional, ademais, fica responsável pelo controle de estoque e emissão de nota fiscal ao consumidor, bem como do envio do pedido.

Para o CRO da Smplaces, em um vasto mercado, ainda são poucas as empresas que, de fato, atuam de forma sustentável, alinhando expectativas a longo prazo. “A indústria é carente de soluções e faltam maiores informações e gente qualificada. Sendo assim, quem se posicionar e entender que a adoção do formato de D2C é um investimento a longo prazo, certamente sairá ganhando no curto e médio prazo”.

Para saber mais, basta acessar: https://www.smplaces.com.br/



Presidente da CVM palestrará no Seminário do Comitê de Pronunciamentos Contábeis

João Pedro Nascimento, Presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), e Edison Arisa Pereira, Coordenador Técnico do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e Presidente da FACPC (Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis), realizam palestras de encerramento do XIX Seminário Internacional CPC, no dia 15 de setembro de 2022, das 12:05 às 12:40.

O evento no dia 15 de setembro de 2022 contará já na abertura das 08:30 às 08:50 com palestra de Jorge Gil, Presidente do GLENIF/GLASS (Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera / Group of Latin American Accounting Standard Setters)

Das 08:50 às 10:10, ocorrerá o 3º Painel, que tratará do ISSB (International Sustainability Standards Board), com palestra de Arturo Rodríguez, Senior Market Leader for Ibero-America da IFRS (International Financial Reporting Standards) Foundation. O painel terá a moderação de Marta Pelucio, Presidente da ANEFAC (Associação Nacional de Executivos) e Membro do Conselho de Vogais da FACPC.

Breno Figueiredo, Sócio-Fundador da Infrapar Research, e Bruna Camargo Ferrari, Sócia do escritório Lobo de Rizzo Advogados, realizarão palestra, das 10:35 às 12:05, no quarto painel sobre Mercado de carbono e outras questões Climáticas. O painel será moderado por Sebastian Soares, Coordenador do GT (Grupo de Trabalho) de Sustentabilidade do IBRACON (Instituto de Auditoria Independente do Brasil).

Haroldo Reginaldo Levy Neto, Coordenador Geral do XIX Seminário Internacional CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), será o responsável pelo encerramento do evento.

O objetivo do encontro é proporcionar uma visão prática do atual estágio de adoção das normas internacionais de relatórios financeiros (IFRS – International Financial Reporting Standards) e dos relatórios de sustentabilidade (ISSB – International Sustainability Standards Board) no Brasil, das mudanças mais relevantes que estão em andamento ou por vir e seus possíveis reflexos.

O Seminário é uma realização das entidades-membro do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis):  ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas); APIMEC BRASIL (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil); B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); CFC (Conselho Federal de Contabilidade); FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras); e IBRACON (Instituto de Auditoria Independente do Brasil).

A organização é da FACPC (Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

São coordenadores do XIX Seminário Internacional do Comitê de Pronunciamentos Contábeis: Edison Arisa, Eduardo Flores, Eliseu Martins, Guillermo Braunbeck, Haroldo R. Levy Neto, Nelson Carvalho e Verônica Souto Maior

O XIX Seminário Internacional CPC conta com os seguintes patrocinadores Master: Ânima Educação; B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); Deloitte; Grant Thornton; KPMG; PwC; Simonaggio Certeza Técnica; SMS Brasil – Sênior: Cielo; EY; FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade) – Pleno: BDO; CPQD; FEBRABAN; Luz Publicidade; MOORE; Parker Russell; ULTRA e Wulaia.

Entidades que apoiam o Evento: ABEL; ABRACICON; ABRACONEE; ABRAPP; AMEC; ANBIMA; ANCEP; ANCORD; ANEFAC; CORECON-SP; CRA-SP; CRC-CE; CRC-GO; CRC-MG; CRC-MT; CRC-PB; CRC-PR; CRC-RN; CRC-RS; CRC-SC; CRC-SP; FEA-RP/USP; FECONTESP; FGV – Instituto de Finanças; IBEF-SP; IBGC; IBRI; SESCON-SP; SINDCONT-SP; SINDICONT-Rio.

Para mais informações sobre a Programação dos dias 14 e 15 de setembro de 2022, basta acessar:

http://www.eventos.facpc.org.br/home/XIXSeminarioCPC

 

 



Franchising cresce 16,8% e Expo ABF Rio oferece oportunidades de negócios

O setor de franquias apresentou recuperação no 2º trimestre deste ano, mantendo assim sua trajetória de crescimento com patamares acima do período pré-pandemia. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Em todo o país, o franchising cresceu 16,8% em faturamento e manteve sua resiliência diante de um cenário com inflação mais elevada e incertezas macroeconômicas, ao mesmo tempo em que superou em 11,4% o faturamento nominal do 2º tri de 2019. Segundo o estudo, a receita passou de R$ 41,140 bilhões para R$ 48,052 bilhões no 2º tri deste ano. Quando observado o crescimento em relação ao segundo tri de 2020 – marcado pelo início da pandemia – o índice chega a 73,3%.

Segundo o estudo da ABF, o mercado de franquias no estado do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de 16,3 % no faturamento no 2º trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, com mais de R$ 4,6 bilhões de receita. Já em número de unidades, o mercado fluminense expandiu 12,7%, totalizando 17.670 operações. 

Já o volume de empregos diretos chegou a 147.524, isso representa 15,4% a mais que em relação ao 2º trimestre de 2020.

Para mostrar a força do empreendedorismo brasileiro e auxiliar na busca por negócios de sucesso por meio das franquias, os empreendedores fluminenses e de todo o país terão a oportunidade de participar da Expo Franchising ABF Rio, entre os dias 15 a 17 de setembro, no Expo Mag, região central do Rio de Janeiro.

Em sua 15ª edição, o evento é realizado pela Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), sendo organizado pela empresa Duas Marias Eventos e Produções, com patrocínio do Sicoob e Consigaz, com diversas oportunidades de negócios para quem deseja começar a empreender.

Nos mais de 2 mil m² de exposição, a Expo Franchising ABF Rio trará cerca de 200 franquias, de segmentos variados, tais como Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção, Entretenimento, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo, Serviços e Comunicação, Informática e Eletrônicos (Tecnologia), com investimento inicial que varia de R$ 9 mil a um pouco mais de R$ 1 milhão. Com ênfase no conceito de salão de negócios presencial, a expectativa da organização é movimentar R$ 100 milhões em negócios e receber 25 mil visitantes.

Entre as marcas estreantes nesta edição estão Buteco Original, Oral Sin, Grupo Rio Arte, Santowich Burger, Rutz Açaí, Suburbanos Pizza, Jorge Bischoff, Bem Seguro Créditos, Tintas MC, Pablo PA, Terça da Serra, Peça Rara, Nanica, entre outras. Franquias veteranas também apresentam suas novidades, como Billy The Grill, iGUi, Trata Bem, Rei do Mate, Divino Fogão, Spoleto, Espetto Carioca e Yes! Curso de Idiomas.

Dentre as opções da feira, os potenciais investidores terão a oportunidade de conhecer também as microfranquias. Este modelo de menor investimento passou de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022, considerando tanto redes puras (que operam apenas desta forma), como mistas (com os dois modelos).  

A Expo ABF Rio 2022 inclui também o Fórum de Franchising e a Arena Figital, com uma grade de palestras gratuitas, totalmente reformulada, e novos temas pertinentes às novas demandas desse mercado pós-pandemia, apresentados por renomados especialistas do setor. Tudo isso direcionado para quem deseja inovar, conhecer sobre o uso das tecnologias nas franquias, empreender ou quem já é empreendedor e pretende ampliar sua atuação nesse mercado.

“Temos uma demanda reprimida que quer investir. O mercado está reagindo e está animado com a retomada da economia. Teremos diversas novidades para os visitantes, com modelos de negócios diferenciados para todos os perfis”, destaca Beto Filho, presidente da ABF Seccional Rio de Janeiro.

Os ingressos já estão sendo vendidos online pelo link do evento. O primeiro lote sairá a partir de R$ 37 (valor individual) ou R$ 74 (para os três dias de evento).

SERVIÇO

Expo Franchising ABF Rio 2022

Local: Expo Mag

Endereço: R. Beatriz Larragoiti Lucas Cidade Nova – Centro, Rio

Data: de 15 a 17 de setembro de 2022

Horário: 11h às 20h

Ingressos e informações pelo link da Expo



SEPRORGS na Estrada chega a Caxias do Sul

O SEPRORGS realiza, no dia 13 de setembro, mais uma edição do SEPRORGS na Estrada, desta vez em Caxias do Sul. O evento tratará do tema “Desafios e Oportunidades para TI do RS – Legislado x Acordado em CCT. Como atrair talentos e manter o setor competitivo?”, tendo palestra com os especialistas da Comissão de Negociação da Convenção Coletiva do Trabalho da entidade.

O diretor de Relações do Trabalho do SEPRORGS, Vinycio Lunelli, ressalta que o evento é de suma importância para que as empresas conheçam o trabalho que é realizado pelo SEPRORGS, alcançando conquistas para o setor no sentido de sempre buscar as melhores condições para a competitividade e empregabilidade da TI gaúcha.

Ele destaca que, nas negociações da última CCT, por exemplo, a Comissão da entidade foi à mesa de negociações e conquistou resultados como o parcelamento dos retroativos, que garante tempo adequado para que as companhias possam projetar os valores a serem despendidos, além da possibilidade de implementação do controle alternativo de jornada para funcionários que estiverem trabalhando em home office, extinguindo a limitação para empresas que praticam 44 horas.

“Diante dos desafios enfrentados e dos avanços conquistados, nossa entidade atua para simplificar ao máximo o que for possível e evitar que as empresas da TI vivenciem ainda mais complexidade administrativa do que o que já encaram”, complementa Lunelli.

Estas e outras questões relativas à CCT estarão em pauta no evento do dia 13 de setembro, que ocorrerá das 8h30 às 10h, na CIC Caxias do Sul (R. Ítalo Victor Bersani, 1134 – Jardim América).

Interessados em participar devem confirmar presença pelo e-mail: savana@seprorgs.org.br

O evento é uma realização do SEPRORGS e tem apoio da CIC Caxias e Trino Polo.



Podcast – Conheça o universo das startups. É mais simples do que você imagina.

Neste Podcast conversei com Camilla Telles, Head de Expansão da Captable e falamos sobre o mundo das Startups, que à primeira vista pode ser um assunto complicado, mas não é.

Natural de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, Camilla se define como “uma pessoa inquieta e curiosa” e conheceu em 2018 um dos principais eventos de inovação do mundo, o SXSW – South by Southwest – que é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia que acontece toda primavera – normalmente em março em Austin, Texas nos Estados Unidos, e teve uma virada de chave.

Em 2019 mudou para São Paulo, onde entrou em contato com startups e em dezembro de 2019 fundou a Bits Academy e atuou como Diretora Comercial e em julho de 2021 deixou a startup em razão de rodadas de investimentos com a Shark Tank e Bossa Nova Investimentos.

Em contato com o mundo das startups, abraçou o desafio de ser Head de Expansão na Captable e tem como atuação diária o relacionamento com diversos players do ecossistema de inovação, empreendedorismo e tecnologia.

Advogada, Pós-graduada em Direito Digital e Compliance, também é fundadora do Movimento EUCONECTO, uma rede rede de networking feminino que já conta com mais de 300 mulheres de todo o Brasil.

Abordamos desde o conceito do termo até a possibilidade de investimento em uma que está surgindo agora – ou em uma já consolidada – e você verá que sim, é possível investir nesse setor da economia.

Ah! E você também vai entender o que é uma Unicórnio. Basta ver e ouvir o Podcast.

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Melhores Programas para criar mapas de Assentos


Mas afinal de contas, você sabe o que é um aplicativo de mapa de assentos?

Neste artigo, você vai encontrar uma detalhada comparação entre essas ferramentas e vai entender a importância de um criador de mapas de assentos (aplicativos).

Nós listamos as principais vantagens e desvantagens de cada software, um destaque especial fica com a solução da EdrawMax que se destaca entre as soluções concorrentes para criar mapas de assentos pelas suas funcionalidades e relação custo benefício, vale ressaltar que com a ferramenta da Edraw é possível ainda criar planos de assentos personalizados.

Se você ainda não está muito familiarizado com o Microsoft Visio, ele basicamente é uma ferramenta desenvolvida para a criação e visualização profissional de fluxos de processos empresariais linkados a dados com um host de recursos. Não deixe de conferir: Como Abrir e Editar um Arquivo VSD no Mac 

Veja a seguir nosso TOP 5 e não deixe de ver o artigo:7 Melhores Softwares de Plantas de Piso para Desenho de Plantas:

01 EdrawMax

02 RoomSketcher

03 Wix Events 

04 Creately

05 Gliffy

EdrawMax

Software de Plano de Assentos

Com o EdrawMax é possível criar planos/gráficos de assentos para eventos da sua empresa, celebrações, casamentos, salas de aula etc, tudo com a ajuda de bibliotecas de símbolos e exemplos variados para sua liberdade de criação. Todo o conjunto de produtos Edraw lhe concede suporte multiplataforma em todos os sistemas operacionais e dispositivos móveis. Você terá a experiência de uma colaboração perfeita entre suas equipes sem qualquer dificuldade.

Um plano de assentos é simplesmente um diagrama que determina onde as pessoas devem se posicionar, onde ficam seus lugares… O plano de assentos é comumente usado para definir o arranjo de assentos em aeronaves, cinemas, casas de espetáculo, etc. 

É uma espécie de desenho que pode mostrar de forma clara e objetiva o arranjo dos assentos. Com EdrawMax você pode ter um software profissional de plano de assentos, fornecendo a sua equipe uma solução perfeita para a organização de seu evento ou projeto.

De todos os produtos que listamos o EdrawMax é sem dúvida a melhor solução para empresas e pessoas físicas, considerando todas as suas ferramentas e capacidades além do preço econômico como podemos ver abaixo, o número 1 da nossa lista é sem dúvida essa solução EdrawMax.


Planos:  R$ 899,00 no plano vitalício ou R$ 459,00 no plano anual

  • Você terá acesso a mais de 280 Tipos de Diagramas
  • Inúmeros Modelos e Símbolos
  • Importe e Exporte Arquivos de programas similares
  • Compartilhar seus Designs a Qualquer Hora, em Qualquer Lugar

RoomSketcher 

RoomSketcher App - RoomSketcher

O aplicativo RoomSketcher é um software de design de casa e planta baixa, poderoso e fácil de usar que você pode baixar em seu computador ou tablet. O aplicativo está repleto de recursos para atender às suas necessidades de planta baixa e design de casa. Muito bem projetado para criar plantas baixas e visualizações de casas em 3D para clientes imobiliários e de design de casas. Desenhe você mesmo suas plantas baixas ou deixe o RoomSketcher desenhar para você. Seja para projetos imobiliários ou um redesenho de espaço interior, o App RoomSketcher é muito funcional e prático.

Este app é indicado para profissionais imobiliários, designers de interiores, proprietários e muito mais. Crie plantas baixas para suas listas de imóveis, planeje uma reforma ou encontre o melhor layout para sua decoração de interior.


Preço:
O RoomSketcher possui uma versão gratuita e tem uma assinatura VIP por $49 por ano ou uma assinatura PRO por $99 por ano. 

WixEvents

Essa é a solução da Wix para criação de mapas para eventos

Com o WixEvents você consegue facilmente criar um mapa de assentos para que os convidados possam comprar assentos específicos para o seu evento. Você pode criar assentos ao redor de mesas, fileiras de assentos, áreas com assentos gerais não reservados etc. (ex.: uma sala apenas com lugares e pé) ou uma combinação de qualquer um dos itens anteriores.

Quando seus clientes compram ingressos, eles clicam para selecionar os assentos desejados entre as opções de assentos disponíveis.

O WixEvents cobra 2,5% do valor de cada ticket e para utilizar você precisa ter o plano de Business da plataforma. Caso seu site seja feito pela Wix pode ser uma boa opção.

Creately

Creately - Preço, avaliações e classificação - Capterra Brasil 2022

O Creately é um software muito interessante para a criação de diagramas e mapas de assentos diversos que une todas as possibilidades e fontes de informação em uma única tela inteligente, desde a conexão de bancos de dados, integração com outros programas, o Creately pode montar toda a estrutura de uma startup por exemplo em uma única tela customizada e detalhada de forma funcional e prática.

Essa ferramenta tem uma versão gratuita de teste por 7 dias e planos individuais a partir de USD 4,00 e para times, a partir de USD 4,80 por usuário. Para empresas deve ser consultado o website oficial.

SmartDraw

Seating Chart Maker - Create Wedding Seating Charts and Other Event Plans

SmartDraw é um software geral de diagramação, mas que possui possibilidades muito interessantes para criação de mapas de assentos, que fornece muitas opções de formatação automática, muitos modelos prontos e suporte a compartilhamento. Quando dizemos diagramação em geral é exatamente isso, o Smartdraw não é um software específico para diagramação de projetos elétricos, ele permite a criação de todos os tipos de diagramas, incluindo: organogramas, fluxogramas, mapas de processos, desenho assistido por computador (CAD), gráficos, plantas baixas, entre outros. 

O SmartDraw pode ser utilizado em qualquer dispositivo que esteja conectado à Internet. Um ponto forte deste software é a colaboração e compartilhamento de projetos.

Como é uma opção mais versátil e não só para projetos de diagramas elétricos, o SmartDraw atende qualquer pessoa que precise fazer um diagrama genérico, desde arquitetos a executivos e gerentes de projetos de empresas. As ferramentas do SmartDraw ajudam qualquer profissional a se tornar mais eficientes apresentando diagramas de qualidade em seus projetos.

Preço: assinatura mensal por $9.95(USD)/mês

Conclusão:
Vimos aqui algumas opções de software de criação de Mapa de Assentos seja para sua empresa ou para projetos particulares, como vimos a melhor opção tendo em vista qualidade e também custo-benefício, é sem dúvida o EdrawMax, a solução da empresa Edraw que mostra vantagens em todos os comparativos que fizemos, para os que buscam uma solução confiável e profissional para a criação e desenvolvimento de diagramas e mapas em geral, considerando toda nossa avaliação de cada uma das ferramentas listadas, recomendamos sem dúvida que você experimente a solução EdrawMax – uma solução específica de alto padrão, para a criação e desenvolvimento de fluxos, plantas baixas e diagramas  com qualidade profissional, esse software oferece uma interface muito amigável, incluindo sua vasta biblioteca com diversos modelos de diagramas e símbolos, facilitando o compartilhamento e envio do seu trabalho entre colegas de trabalho e outros usuários.



É possível transformar um arquivo PDF em HTML?

PDF é um ótimo formato para compartilhar arquivos por e-mail ou online, pois seu documento fica exatamente como você pretendia em qualquer dispositivo e sistema operacional. Hoje em dia, principalmente para estudantes, baixar livros em PDF’s de sites facilita muito trabalhos e leituras. No entanto, converter outros formatos de arquivo para PDF pode ser uma tarefa complicada em alguns dispositivos. Mas você sabe como baixar um PDF de um link usando um aplicativo de conversão de PDF? Ou como criar uma URL em PDF para enviar o seu trabalho de faculdade ou escola? Essa pode ser uma coisa complicada, mas existem aplicativos que facilitam todo esse processo pra você atrelando a alta tecnologia a seu favor. 

Alguns aplicativos de conversão são complicados de usar e criam PDFs de baixa qualidade e quando se trata de documentos com fotos ou que pedem uma boa resolução de imagem, isso pode ser muito ruim. Alguns outros, no entanto, são programas que não garantem uma boa segurança, ou são extremamente caros. O PDFelement é um programa fácil de aprender e utilizar e você pode usar ele de graça. 

Para transformar um PDF em um link de URL online gratuitamente, tudo o que você precisa é baixar o aplicativo no site da Wondershare. Basta dar um Google para você encontrar o site oficial. Ele é um ótimo aplicativo para converter um PDF para link de URL online gratuitamente devido à sua ótima qualidade de conversão. Por que isso é importante? A razão é que um link de URL, se primeiro convertido corretamente de um arquivo PDF para o formato HTML. Aqui vai um passo a passo para você conseguir realizar essa tarefa

1º Baixe o PDF abrindo o link que ele se encontra

Para conseguir abrir seu Arquivo no computador e usá-lo no aplicativo, é preciso baixá-lo. Para isso, basta só acessar e clicar no link e ele abrirá uma caixa no seu navegador para você escolher em qual pasta ou local do seu computador irá salvar seu documento e nomear como você bem entender. Após isso, é só abrir esse arquivo PDF. Você também pode salvar a página em que o PDF se encontra caso seja mais fácil para você.  E pronto seu arquivo já está salvo.

2º Abrir o aplicativo 

Abra o aplicativo da PDFelement que você baixou previamente no seu computador. Na tela de início, escolha a opção “Abrir Arquivo” que está destacada na imagem abaixo. Ao abrir a caixa para selecionar o arquivo, selecione os PDF’s que você deseja abrir. 

3º Convertendo o PDF em HTML

Depois que você importar os arquivos que você deseja converter, é preciso selecionar a opção “Converter” no aplicativo, e selecionar a opção para HTML, que também está destacada na imagem a seguir. 

E pronto, rapidamente seu arquivo que estava em PDF agora está em HTML, é interessante ressaltar que a versão gratuita comporta apenas documentos de 3 páginas. Mas, como você vai perceber acessando e convertendo gratuitamente, é um aplicativo muito moderno, dinâmico e prático. Então se você mexe muito com conversões de arquivos, é um investimento que vale muito a pena, uma vez que sua tecnologia de ultima ponta, e sua facilidade e praticidade, compensarão seu gasto. 

4º Salvando seu arquivo 

E por último é só salvar o seu arquivo com o nome que você deseja e no local que você quer. Assim que você clicar no botão “Salvar como”, irá aparecer uma janela para você selecionar isso. Em seguida, é só dar um enter, ou clicar no botão salvar que o seu arquivo já estará prontinho na versão HTML. Como você pode ver na imagem abaixo:

Agora, não há necessidade de ficar procurando e experimentando um monte de aplicativos. Esse programa possui vários tipos de conversões integradas em um único só lugar.  E que permite transformar arquivos Word, Páginas Web, Excel, JPG e PNG em PDF. Ele também possui várias opções como salvar na nuvem, no Drive, e até fornecer links de acesso para outras pessoas conseguirem acessar seu documento, sem precisar baixá-lo ou abrir em algum outro local. 

Com o aplicativo da PDFelement você consegue realizar várias ações que em um PDF normalmente você não conseguiria como editar todos os textos, imagens, outras informações e elementos que estão presentes no seu arquivo. Bem como, remover, ou mudar de posição ou ordem. Você também consegue criar anotações para você colocar por exemplo em um trabalho em grupo, onde você consegue demarcar onde seus colegas precisam escrever ou mudar informações do seu documento. 

Você deseja proteger o arquivo? Você também consegue. Com assinaturas digitais, colocar senha de acesso, marca d’agua entre outras soluções anti-fraude para proteger seu arquivo.

Você também consegue formatar, unir arquivos, comparar PDF’s e editar arquivos de PDF que as vezes foram digitalizados ou são uma foto por exemplo com a opção OCR. O  aplicativo inclusive reconhece automaticamente quando há textos em documentos ou fotos e lhe dá a opção automaticamente, como você pode perceber na imagem que disponibilizamos acima.

Uma última consideração sobre o aplicativo. 

Como sabemos, um arquivo PDF mantém o formato igual o original, independente de qual local a pessoa está acessando-o (Iphone, Android, e-mail, link, computador etc.). Então, as vezes isso pode ser um pequeno problema quando estamos falando de acesso a sites web. Pois acaba mudando a forma dinâmica e interativa de um usuário comum de sites. Ao gerar uma URL, isso criará um link que o levara para o arquivo da forma original dele. Quando você converte para HTML, isso tornará o documento muito mais visível e adaptado para o layout onde a pessoa está acessando o arquivo. Deixando dinâmico para o espaço de tela disponível, à resolução necessária e assim por diante. É por isso que o PDFelement se mostra como a melhor alternativa para você que trabalha com sites web, ou deseja transformar um arquivo em uma página na internet, um post num blog, entre outras opções. Então, faça o teste você mesmo baixando o aplicativo, e utilizando a versão gratuita que é ilimitada. 



Para 86% dos consumidores, as mudanças climáticas aumentam as contas de energia

Nove em cada dez (86%) consumidores acreditam que as mudanças climáticas levarão ao aumento das contas de energia. Por isso, para eles, cada indivíduo deve desempenhar um papel cada vez maior na proteção do meio ambiente. Os dados fazem parte do levantamento da Schneider Electric, empresa de transformação digital, gerenciamento e automação de energia.

Outras análises feitas no levantamento apontaram que:

  • Sete em cada dez (72%) consumidores consideram a redução da pegada de carbono uma prioridade pessoal
  • Mais da metade (55%) dá importância ao fato de suas casas se tornarem carbono zero, mas menos de um terço (31%) realmente acredita que isso provavelmente acontecerá
  • Mais da metade (55%) acredita que é responsabilidade dos indivíduos combater as mudanças climáticas

“Com o preço da energia e o custo de vida aumentando, junto com o crescente número de dispositivos e veículos elétricos (EVs), o gerenciamento de energia doméstica tem ganhado relevância entre consumidores, construtores de casas, empresas e governos em todo o mundo”, afirma Jaap Ham, professor associado de engenharia industrial e ciências da inovação da Universidade de Tecnologia de Eindhoven (Holanda), que consultou os resultados do relatório. 

Segundo ele, embora os números da pesquisa mostrem que a maior parte dos consumidores deseja fazer mudanças, muitos ainda se sentem pessimistas sobre a diferença que podem fazer. “A maior barreira para mudar é a nossa mentalidade. Essas descobertas mostram que, à medida que adotamos soluções digitais inteligentes para combater o inimigo invisível (gestão e consumo de energia), substituímos os combustíveis fósseis por eletricidade limpa e inteligente nas dietas energéticas de nossas casas. Dessa forma, podemos ver como estamos contribuindo significativamente para a luta global por um planeta mais sustentável”.

Dispositivos ‘smart home’ para melhorar a eficiência energética em casa
O estudo também revela que os consumidores desejam ter “estilos de vida sustentáveis”, colocando a eficiência energética residencial como prioridade. O levantamento aponta que:

  • 40% dos entrevistados acreditam que a tecnologia de casa inteligente ajudará a tornar o ambiente mais sustentável
  • Mais da metade (54%) espera que sua nova residência seja equipada com dispositivos domésticos inteligentes, um aumento de 13% em relação à pesquisa realizada anteriormente (2020)
  • Indivíduos e famílias estão dispostos a gastar entre £ 1.691 e £ 1.995, nos próximos 12 meses, em eficiência energética. Dos que já possuem dispositivos instalados com essa novidade, a intenção é investir pelo menos duas vezes o montante, ficando entre £ 2.215 e £ 2.613 
  • Iluminação e termostatos inteligentes também estão entre os três principais dispositivos mais comprados

Junto com o custo de vida e da energia crescentes, o gerenciamento do consumo é o que leva os consumidores a agir e investir em soluções sustentáveis ​​inteligentes.

Segundo YiFu Qi, vice-presidente executivo de Global Home and Distribution da Schneider Electric, o mercado residencial está em um ponto de inflexão, mas o mercado já conta com tecnologias disponíveis para ajudar os consumidores a ter estilos de vida mais sustentáveis ​​e os capacitam a desempenhar um papel significativo no alcance da descarbonização. “A pesquisa mostra que há maior compreensão sobre como as pessoas podem melhorar o gerenciamento da eletricidade e como a tecnologia pode ajudá-las a ser mais eficientes”.



Inovar e reduzir custos da área de TI pode ajudar no crescimento do negócio

A área de TI exerce um papel estratégico dentro das corporações, pois é por meio da tecnologia que a empresa irá inovar e se destacar com fluxos de trabalho mais eficientes, mobilidade, uma melhor jornada de compras para o cliente, maior rapidez no atendimento, criação de novos softwares e aplicativos, relatórios para análise de mercado, dentre outras funcionalidades. Porém, tudo isso gera custos e, às vezes, este investimento é alto demais, inviabilizando alguns negócios.

O indicado para viabilizar um departamento de Tecnologia da Informação com menos custos é adotar algumas estratégias sem que se perca a eficiência e a inovação, conforme menciona Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia.

1) Computação em nuvem

computação em nuvem é uma das principais tendências e uma das formas de reduzir os custos de TI.

É possível migrar o data center físico das empresas para a nuvem e, assim, além da redução de gastos, ganhar em mobilidade, escalabilidade e segurança.

2) Automatização de processos

Ao automatizar processos, os custos de TI tendem a ter uma significativa redução a médio e longo prazo, além de melhorar a eficiência e qualidade dos processos. Isto porque a TI pode reduzir o tempo de trabalho e erros em cada atividade concentrando-as em uma única plataforma, além de diminuir os gastos com infraestrutura e equipe.

Com a automatização todos os departamentos se beneficiam através de softwares de gestão muito mais eficientes como os ERPs, CRM, Big data, entre outros, sem contar na segurança de automatizar o backup sem erros.

3) Investir em assinatura eletrônica

Este é um processo que traz muitas vantagens, pois a empresa poderá economizar em impressões, serviços de entrega, além de otimizar o tempo da equipe, já que com a assinatura eletrônica, os documentos poderão ser assinados rapidamente com mais segurança por estarem em nuvem.

4) Utilizar indicadores de desempenho (KPIs)

Os indicadores de desempenho ou KPIs são fundamentais para ter um controle das metas das atividades de TI, assim, o gestor poderá ter uma visão clara se as estratégias traçadas estão gerando resultados para a empresa, como, por exemplo, melhora na produtividade e redução de tempo nos processos, aumento das vendas, melhoria na jornada do consumidor, entre outras.  

5) Considerar adotar o BYOD e o trabalho remoto

A sigla BYOD significa “Bring your own device” ou em português “Traga seu próprio dispositivo”. Na prática, isso significa que algumas empresas podem adotar a política de autorizar e incentivar os funcionários a usarem máquinas próprias para trabalhar. Desta forma, reduzem os custos com o hardware e softwares de TI e neste caso, a responsabilidade da manutenção e troca das máquinas fica por conta dos colaboradores.

Porém, a segurança das informações deve ser um ponto de atenção. O BYOD deve ser muito bem planejado e possuir regras rígidas de segurança e uso de ferramentas para evitar vazamentos.  

6) Usar ferramentas de integração das equipes

A utilização de ferramentas de integração das equipes de TI, como as metodologias ágeis, pode garantir um melhor retorno do investimento, redução de custos e otimização de processos e prazos.

Outra estratégia, é estimular a cultura de DevOps (Desenvolvimento e Operações) para a integração das equipes e diminuição de conflitos, já que todos passam a acompanhar os processos e operações, trabalhando junto com os clientes em todas as etapas do projeto, gerando menos erros, retrabalho e maior comprometimento da equipe com prazo e qualidade.

7) Investir em treinamento

Ter uma equipe capacitada faz toda a diferença para a inovação e crescimento da empresa, afinal é ela quem dará andamento em todas as demandas, analisar os dados para traçar estratégias assertivas.

“Incentivar a cultura de aprimoramento pessoal entre a equipe é uma boa estratégia, pois, com conhecimento, é possível encontrar soluções diferenciadas para os desafios do dia a dia”, comenta Ricardo Nunes.

8) Virtualização dos servidores

A prática de incorporação de máquinas virtuais dentro da empresa vem crescendo a cada ano devido ao aumento da quantidade de softwares e maior disponibilidade dos sistemas em nuvem. Esta tecnologia promove a melhor performance dos sistemas e processos, além de aumentar a confiabilidade e segurança em todo o ambiente de TI.

A contratação de ferramentas SaaS (Software as a Service) é uma grande aliada para diminuir os gastos com licenciamento a médio e longo prazo e possibilita a paridade de tecnologia de ponta para empresas de todos os portes sem que estas precisem fazer altos investimentos em infraestrutura.

9) Gerenciar projetos

O gerenciamento dos projetos de TI é fundamental para o acompanhamento das metas e para que a equipe consiga entregar os serviços ou produtos com qualidade e no prazo determinado.

10) Investir em Outsourcing

Investir no outsourcing é uma das maneiras mais eficazes de ganhar produtividade, inovação e reduzir custos. O Outsourcing é a terceirização de um setor ou uma parte dele e seu objetivo é realizar os processos e projetos com mais expertise e agilidade. Além disso, quando a organização contrata um serviço de outsourcing foca seus esforços no core business e ganha na expertise do profissional alocado que promove alto desempenho nos projetos de TI.

O Outsourcing agrega valor à empresa e ajuda no crescimento do negócio. Com a terceirização de algumas atividades é possível reduzir custos operacionais e melhorar processos de produção. Além disso, ele ainda gera outras vantagens como:

– Agilidade na resolução dos problemas;

– Maior produtividade;

– Profissionais sempre atualizados;

– Melhor controle de gastos;

– Foco no core business;

– Otimização de processos e entrega de prazos.



Setor de telecomunicações: especialista comenta cenário atual

O setor de telecomunicações vive em constante e crescente evolução, tanto em quantidade de empresas que prestam o serviço quanto em usuários. Segundo a Anatel, buscar a modernização legislativa/regulatória, tecnológica e massificação da banda larga é fundamental para que o setor de telecomunicações tenha um impacto positivo no PIB per capita e para que possa ter papel de catalisador do crescimento econômico sustentável do país.

Porém, mesmo com a busca pela modernização do setor, o acesso a internet ainda é uma dificuldade para muitos brasileiros. De acordo com IBGE, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e números de 2019, cerca de 40 milhões de pessoas não possuem acesso à internet e, mesmo assim, o país é um dos maiores usuários do mundo, segundo pesquisa do Hootsuite.  

Para Gonzalo Fernández Castro, CEO da OBVIOUS Fibra, “TelTech” da área de telecomunicações, presente em 13 estados brasileiros, o setor tem visto um aumento expressivo na solicitação por serviços. “Esse crescimento fez com que as empresas se atualizassem com seus serviços. De certa forma, esse processo foi acelerado pela pandemia, já que os consumidores passaram a ficar mais tempo em suas casas e, assim, aumentou a necessidade de conectividade”, afirma Gonzalo.

Segundo dados recentes da Conexis Brasil Digital, o setor de telecomunicações investiu mais de R$ 8 bilhões no primeiro trimestre de 2022, o montante representa um aumento de 3,8% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. “Acredito que a pandemia fez os investidores enxergarem oportunidades na área da conectividade. Um conceito para o mercado de telecom que pode atrair receitas positivas é o de trabalhar a inclusão digital e a experiência dos usuários”, complementa o CEO da OBVIOUS Fibra.

De acordo com o balanço de acessos aos serviços de telecomunicações, publicado mensalmente pela Anatel, a tecnologia de internet banda larga, por exemplo, apresenta 67% dos usuários através da fibra óptica, contra apenas 21,1% de usuários através do cabo coaxial (metálico). “O Brasil passou anos atrasado na utilização da fibra para o serviço de conexão à internet, e agora vive uma mudança deste cenário, onde empresas e startups surgem para acelerar a conectividade com banda larga de alta velocidade”, conclui Gonzalo.

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