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Psicanalista explica como identificar a codependência emocional

Novelas, filmes, reality shows e a exposição dos relacionamentos de casais famosos na mídia tiveram importante papel para que o termo  “relacionamento tóxico” ganhasse destaque. Oportunamente, crescem os debates sociais sobre este tema, principalmente, com o expressivo aumento do número de agressões domésticas e feminicídio no Brasil.

Aliadas a isso, existem ainda diversas características de comportamento que são identificadas em relacionamentos disfuncionais. A doutora e especialista em psicanálise e saúde mental, Michella Marys, afirma que a Codependência Emocional é um desses sinais de alerta. Em entrevista, a especialista comenta sobre o tema.

No que consiste a Codependência Emocional?

Michella Marys: É um transtorno emocional de dependência considerado crônico no qual o indivíduo codependente acredita que depende emocionalmente do(a) parceiro(a). Esta crença faz com que aceite situações inadmissíveis para servir e salvar, pois deseja que o outro também se sinta dependente dela(e) e que fique sempre perto, sob seus olhos. Em função do transtorno, o codependente busca, através da relação com o outro, tudo o que falta em si mesmo, o que pode despertar comportamentos patológicos, já que ele deixa de viver a sua própria vida,  anulando-se, para depositar grandes expectativas no relacionamento. 

Quais as principais características da pessoa codependente?

Michella Marys: O indivíduo fica cheio(a) de dúvidas, inseguranças, falta de confiança, baixa autoestima, falta de amor próprio e o medo da rejeição, da perda e da solidão fazem com que a(o) codependente atraia “relações tóxicas” que disparam gatilhos e trazem à tona suas fragilidades: a necessidade de ser vista(o) e aprovado(a) faz com que  submeta, corra atrás e, ainda, se sinta culpada(o) pelos possíveis desentendimentos no relacionamento. Para a(o) codependente os fins justificam os meios e tudo vale para suprir o vazio emocional existencial. 

E o outro lado, como são as reações do(a) parceiro(a)?

Michella Marys:  De um lado o codependente se anula, não se impõe, se submete e se doa em demasia; do outro lado, seu/sua parceiro(a) – consciente ou inconscientemente – fica na zona de conforto, manipula, desvaloriza, rejeita no cotidiano, pois não vislumbra mais a(o) parceira(o), mas uma sombra sobrevivente ao seu dispor, já que se perdeu nesse emaranhado de emoções ao tirar o foco de si para viver em função dele(a).

Quais situações cotidianas fazem parte desse tipo de comportamento?

Michella Marys: Quando a questão chega à um estado mais grave, um exemplo é: só o fato de saber que o(a) parceiro(a) saiu ou vai sair, causa na(o) codependente pavor ao pensar e já imaginar que o outro vai encontrar alguém na rua e desenvolver emoções amorosas por outra pessoa, mesmo sem ter os mínimos indícios para tal conclusão. Estes pensamentos invadem a mente da(o) codependente que tem a sensação que está num abismo.  Ela(e) até deseja sair da situação, mas acredita que não consegue.

Para finalizar, o que fazer para evitar a codependência emocional?

Michella Marys: O mais importante é construir um caminho de autoconhecimento, perceber os gatilhos que desencadeiam determinados comportamentos e evitar as situações que expõem os envolvidos. Além disso, é crucial desenvolver a autoconfiança e a autoestima, algo que exige esforço e dedicação de qualquer pessoa. Além disso, a busca por tratamento psicológico é essencial para ajudar nessa trajetória de cura. 

A psicanalista compartilha conteúdos e experiências diariamente através do seu perfil no Instagram, @michellamarys. Em dezembro deste ano, Michella se apresentará em São Paulo no evento de economia solidária “Arrasta para Cima”. O encontro reunirá nomes do empreendedorismo, espiritualidade e marketing como Paulo Vieira, Tadashi Kadamoto e Elainne Ourives. 

Para saber mais, basta acessar o link.



Indústrias reduzem custos por meio da manutenção preditiva

A tecnologia tem ajudado indústrias a reduzir seus custos, evitando paradas de produção desnecessárias para ajustes ou consertos de equipamentos. É a chamada manutenção preditiva, feita a partir de softwares que monitoram o desempenho das máquinas em tempo real e que podem “prever” eventuais necessidades de trocas ou correções de componentes, maximizando a vida útil dos componentes.

No Brasil, este sistema tem sido adotado pela Abecom, que atua há quase 60 anos em serviços de manutenção industrial. A empresa conta com um centro de inteligência, em São Paulo, que monitora o desempenho de centenas de plantas industriais em tempo real, inclusive com um software de gestão de lubrificação das máquinas. Com base nessas informações, as indústrias podem programar suas manutenções, reduzindo custos e aumentando a produtividade dos equipamentos.

Para analisar esses dados, a Abecom conta com uma equipe de 60 engenheiros e técnicos de manutenção industrial, que atuam como consultores das indústrias. “Além de conhecer os equipamentos e componentes, eles desenvolvem projetos de solução para as linhas de produção”, explica Rogério Ezequiel Rodrigues, CEO da Abecom.

Com o objetivo de também capacitar as equipes das indústrias para soluções de manutenção, a Abecom oferece treinamentos gratuitos e online, pelo site: https://www.abecom.com.br/box-de-treinamento/.

Atualmente, a Abecom atende a mais de 200 grupos industriais, prestando serviços em mais de 1 mil plantas fabris, com serviços que vão desde engenharia de aplicação até programas de reduções de custos. Além da matriz em São Paulo, a empresa conta ainda com mais um centro de distribuição na capital paulista, unidades em Campinas (SP), Curitiba (PR), uma filial em Belo Horizonte (MG) e atendimento local em várias regiões do Brasil.

Para mais informações sobre a Abecom, basta acessar https://www.abecom.com.br/.



Rede Grau Educacional promove “Dia D” com ações sociais por todo o Brasil

O grupo Grau Educacional promove, na próxima quarta-feira (26), o “Dia D” de conscientização da saúde da mulher, tendo como foco os cuidados necessários para a prevenção do câncer de mama. Distribuição de camisinhas, palestras, minicursos, sorteios e feira gastronômica estão na programação de atividades a serem realizadas pelas unidades do Grau Técnico e Profissionalizante em todo o Brasil. 

O câncer de mama é uma das principais causas de mortes de mulheres no mundo. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que é o segundo tipo de câncer mais incidente entre as brasileiras. Os dados ainda estimam que somente em 2022 cerca de 66.280 mulheres devem receber o diagnóstico da doença no Brasil. 

“O intuito da ação é totalmente de conscientização para a prevenção. Esse é um tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo e com um simples toque pode ser identificado. Com o diagnóstico precoce existem mais chances de cura”, comenta Aristeu Neves, consultor pedagógico nacional do grupo Grau Educacional.

Aristeu ainda destaca que o câncer de mama também atinge os homens. “É preciso destacar que os homens também correm o risco de ter câncer de mama. Não é uma doença apenas feminina. É de extrema importância manter os exames em dia e fazer o rastreio”, finaliza.

O “Dia D” outubro rosa, será realizado em todas as unidades do Grau Técnico e Profissionalizante por todo o Brasil. A ação contará com: Aulas de Zumba, distribuição de camisinhas, palestras, sala de beleza, minicursos, cortes de cabelos, atendimentos jurídicos, e workshops sobre empreendedorismo feminino. Para mais informações, basta acessar as redes sociais do grupo Grau da cidade desejada.



Setor de telecomunicações no Brasil pode evoluir com mudança

A expansão da fibra ótica nos últimos anos e a mais recente chegada do 5G têm movimentado o setor de telecomunicações. Além do benefício de proporcionar uma conectividade de melhor qualidade para o cliente, o segmento também tem a capacidade de elevar o PIB em US$ 1,2 trilhão de dólares até 2035, de acordo com um estudo realizado pela Nokia e pela consultoria Omdia. 

Apesar dessa movimentação econômica, o setor é um dos que mais recebe reclamações, e de acordo com a ANATEL, no primeiro semestre, o segmento teve 951,3 mil reclamações no Brasil. Os serviços que registraram os maiores números de reclamações foram o celular pós-pago, com 360.068 queixas, e banda larga fixa, com 240.098 reclamações. 

Segundo o site Reclame Aqui, os dados analisados, no dia 28 de julho de 2022,  demonstraram que as principais empresas de telecomunicações brasileiras são consideradas as piores no ranking de 20 posições, figurando entre os primeiros lugares da lista, e o mesmo foi demonstrado em pesquisas anteriores dos últimos seis meses. Além disso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), divulgou um ranking com as 50 empresas, de todos os setores, que mais receberam reclamações no sistema ao longo de 2021, e nela encontram-se as principais operadoras de telecomunicação do país. 

Quando questionado sobre o tema, Gonzalo Fernández Castro, CEO da OBVIOUS Fibra, comenta: “As grandes empresas no segmento de internet fibra não entregam a qualidade do serviço prometido, 30% das reclamações na Anatel sobre fibra são referentes à queda de conexão e velocidade entregue abaixo do combinado, e 20% das reclamações são relacionadas à inclusão de serviço adicional não solicitado, reajustes sem aviso prévio, dificuldade em cancelar o serviço, instalações não solicitadas e venda incorreta. Nesse contexto, o surgimento de empresas e startups criadas para transformar o paradigma negativo do setor e oferecer uma altíssima experiência ao cliente tem sido de grande relevância para o mercado”, explica.

Para melhorar esse índice, em 2020, foram criadas ouvidorias para atender os consumidores pelas empresas que prestam serviços de telecomunicação, o que ocasionou uma redução no número de reclamações registradas nos serviços de TV por assinatura, em 34,4%, enquanto as correspondentes de banda larga fixa caíram 33,4%, e telefonia móvel registrou 18,5% de queda no número de reclamações. Segundo dados da ANATEL, no primeiro semestre deste ano ocorreu uma queda de 22% comparado a 2021, sendo o menor número de queixas dos consumidores desde 2015.

Por outro lado, ainda que as taxas de reclamações do setor de telecomunicações tenham diminuído em algumas frentes, é necessário que haja uma transformação mais acelerada, levando em consideração todos os avanços tecnológicos observados nos últimos anos. Neste contexto, o surgimento de novas empresas concorrentes reforça a importância de entregar um serviço de qualidade, com atendimento humano e personalizado, além da transparência nos planos e valores cobrados, com o principal objetivo de transformar o setor e trazer maior competitividade para o mercado.



Por que é importante as empresas definirem o cliente ideal?

Subiu a intenção de compra para a Black Friday 2022, que será realizada no dia 25 de novembro. De acordo com levantamento da Ecglobal, entre mil pessoas pesquisadas, 76% têm intenção de adquirir produtos na data, ante 65% no ano passado. Para chegar aos potenciais clientes, determinar o ICP (Perfil de Cliente Ideal) pode ser um atalho para as empresas que operam no ambiente online. 

O termo ICP refere-se a um esboço traçado do perfil de consumidor cujas características mais se adequam ao que a empresa busca atingir. Independente de ser B2B ou B2C, ao identificar o chamado “cliente ideal”, os negócios podem criar estratégias conforme interesses específicos.

Para Juliano Dias, fundador e CEO da Meetz, empresa que atua com prospecção para empresas B2B, o ICP é uma forma de entender o próprio público. “Saber o ICP é conhecer – e estar sempre pronto para refinar e ajustar – o seu cliente, em detalhes, desde a forma que ele prefere se comunicar, até as suas ‘dores’ mais comuns”, afirma.

A pesquisa da Ecglobal, que identificou o aumento na intenção de compra entre internautas, foi realizada com entrevistados de diferentes classes sociais, gêneros, faixas etárias e regiões. Na prospecção de clientes, este é outro aspecto que o ICP pode ser útil. 

“Independentemente do negócio, nunca deveríamos prospectar todos os mercados, portes, segmentos e regiões. Times de vendas, especialmente os B2B, precisam focar no que importa, dedicando tempo e atenção para negociar, vender e gerar valor para o ICP”, explica Dias.

A partir da definição do ICP, é possível que as empresas façam uso de tecnologia e análise de dados para direcionar o foco das estratégias e, assim, economizar tempo e recursos no processo. Outras vantagens incluem uma comunicação mais eficaz, a taxa de conversão maior e o LTV (lifetime value, ou a receita total gerada por um cliente em uma linha do tempo) estendido.

Traçar o perfil de cliente almejado é uma prática que pode ser iniciada com a captação de dados como cargo, área, setor, frequência de compras e ticket médio. As informações podem ser da própria base de dados.

“Uma empresa com um processo de vendas tem dados sobre os segmentos que menos compram ou a média de funcionários nas empresas que mais fecham negócio. A partir disso, já se consegue traçar alguns rabiscos sobre qual é o perfil do cliente ideal”, aponta o CEO da Meetz.

Para o especialista, entender o ICP é por fim também identificar quais clientes um determinado negócio não anseia atender.



Como as soluções na nuvem agilizam fluxos de trabalho?

Os gastos mundiais com produtos de infraestrutura de computação e armazenamento para implantações em nuvem aumentaram para US$ 22,6 bilhões no segundo trimestre de 2022, subindo 22,4% ante mesmo período do ano anterior. O levantamento é da consultoria IDC (International Data Corporation). Outro dado global, levantado pela Gartner, aponta que 51% dos gastos corporativos com TI mudarão para a nuvem até 2025. O mercado de tecnologia prevê uma adoção da nuvem cada vez maior ao passo que os negócios se consolidam no ambiente digital.  

O levantamento da Gartner indica que a mudança para a nuvem foi acelerada nos últimos dois anos devido à pandemia. De fato, uma pesquisa do Synergy Research Group revelou um aumento de 37% no investimento em nuvem já nos primeiros quatro meses de 2020. Uma tendência que foi confirmada em pesquisas posteriores. 

Quando as empresas migraram para o home office, a nuvem facilitou a conexão de fluxos de trabalho e compartilhamento de dados e informações entre equipes. A possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas, de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, sem a necessidade de instalar programas ou armazenar dados, agiliza processos e torna o trabalho remoto uma escolha viável para além da emergência sanitária. 

“Todos estão deixando de ter infraestrutura própria e colocando na nuvem, pois a nuvem oferece mais estrutura e confiabilidade nos dados armazenados”, afirma Romero Ayub, sócio e diretor técnico da ServHost.

Basicamente há três tipos de implantação de nuvem: a pública (a infraestrutura de TI e os servidores são utilizados por várias empresas simultaneamente), a privada (a infraestrutura para o armazenamento de dados é exclusiva) e híbrida (como o nome indica, une ambos). 

Soluções na nuvem

“Adotar as redes de armazenamento em nuvem permite organizar e acelerar as buscas e consultas a documentos, tornando-os acessíveis de forma rápida”, afirma Ayub. “Em equipes de trabalho, outra vantagem é a possibilidade da edição sincronizada de documentos, permitindo que pessoas trabalhem simultaneamente em um mesmo arquivo.”

O mercado corporativo ainda pode se beneficiar do uso de criptografia e controle de acesso por usuários específicos para garantir a segurança dos funcionários e das informações compartilhadas entre os mesmos. 

As oportunidades para o mercado corporativo são variadas. “A nuvem hoje te entrega diversas soluções, sejam e-mails mais robustos, servidores físicos ou os famosos servidores cloud, nele a principal diferença é a escalabilidade”, aponta Ayub.

Sobre a possibilidade de aumentar ou reduzir a capacidade de uma estrutura conforme a demanda, o especialista destaca como a escalabilidade traz flexibilidade e menos gastos. “Evita custos excessivos e te ajuda a crescer sem grandes investimentos, já que nele você pode adquirir apenas o que precisa, diferente de um servidor físico que vai te entregar algo mais engessado”, diz.

Ainda em relação à redução de custos, na escolha pela nuvem, o investimento em equipamentos, servidores, computadores e funcionários especializados em TI é menor em comparação ao uso de data center.



Falta de experiência agrava desemprego entre jovens

Durante a pandemia do Covid-19, em um contexto atípico de relações sociais e laborais, a taxa de desemprego no país chegou a 14% da população (em março de 2021), de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E, apesar de haver uma queda do desemprego pós-pandemia, o índice de pessoas sem ocupação no Brasil faz com que o país ocupe o 5º lugar com a maior taxa em um ranking de 40 países, segundo a agência de classificação de risco Austin Rating. 

Nesse contexto, quem mais tem sofrido pela falta de emprego atualmente são os jovens de 18 a 24 anos – é o que aponta uma pesquisa recente feita pelo IBGE. De acordo com o instituto, a taxa de desemprego no Brasil, segundo o levantamento, é de 8,9% – entre os jovens de 18 a 24 anos, porém, o índice é de 19,3%.

Para o responsável por Negócios Digitais e Startups no projeto Capacita MPE, iniciativa realizada pela Brasil Startups e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, com objetivo de ensinar estudantes do ensino médio e técnico, de escolas públicas a planejar e começar um pequeno negócio, Hugo Giallanza, estas taxas estão associadas à necessidade de mão de obra técnica e com experiência profissional dos jovens de 18 a 24 anos. “Com avanço da automação comercial, é natural um jovem ter poucas experiências no mundo do trabalho nesta faixa etária”, diz ele, pontuando, porém, que com a ampla concorrência no mercado de trabalho, caso ele não “evolua em seu desenvolvimento técnico” com celeridade, ele poderá “ser substituído por tecnologia”, tendo o acesso ao esperado primeiro emprego dificultado.

O profissional ressalta que, mais do que nunca, o setor produtivo tem buscado profissionais para resolver problemas. “Se o currículo do jovem não conseguir traduzir suas competências emocionais para a vaga, as empresas tendem a escolher profissionais mais experientes e/ou profissionais mais técnicos”, observou.

Ainda de acordo com Hugo, também presidente da Brasil Startups, quem contrata mão de obra sabe do custo de treinamento que inúmeras empresas têm pelo fato de não encontrarem profissionais técnicos e qualificados. “O processo decisório é bem pragmático e simples. Ao contratar um profissional técnico, a razão custo de formação e retorno é positiva. E quando um profissional não técnico é contratado, a razão é invertida, fazendo com que a empresa gaste mais”, salientou.

Startups na inserção de jovens no mercado de trabalho

Atualmente, os jovens estão optando por uma vida profissional e pessoal bem equilibrada, priorizando sua saúde e qualidade de vida. E as startups, para o executivo, acabam oferecendo aos profissionais mais flexibilidade, em um ambiente de trabalho descontraído e inovador. 

Hugo Giallanza destaca que as empresas inovadoras e as startups são um ótimo ambiente para a geração “millenium”. “Vejo que ambientes criativos tendem a se conectar mais com as novas gerações e que dentro destas empresas os jovens podem adquirir experiência para grandes oportunidades no mercado de trabalho”, observa.

Para o presidente da Brasil Startups, isso pode refletir até mesmo no setor de Recursos Humanos. “As taxas de crescimento das Startups demandam por um RH muito eficiente, em que a experiência profissional seja um dos diferenciais no processo seletivo, conferindo a velocidade das contrações em decorrência de um crescimento acelerado”, completou Hugo.



Empresas modernas acompanham a evolução tecnológica da contabilidade no Brasil

A contabilidade vem se adaptando às novas tecnologias de forma rápida e crescente. Em 2021, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), instituído em 2007, para o cumprimento das obrigações acessórias dos contribuintes, recebeu um upgrade, com o Novo eSocial Simplificado (versão S-1.0). Além disso, a evolução contábil possibilitou a criação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), garantindo a unificação da entrega das obrigações da área trabalhista e o contador também precisou adaptar-se a Nota Fiscal Eletrônica com o avanço da tecnologia na contabilidade.

Empresas de contabilidade também precisaram se adaptar às novas tecnologias, implementando sistemas para acompanhar as mudanças, permitindo sua permanência bem-sucedida no mercado. “Hoje temos nossa infraestrutura e dados 100% em nuvem, que nos trouxe, além da elasticidade para crescer, principalmente, a segurança com base em normas da LGPD. Nós conseguimos migrar os dados de um novo cliente, de um dia para o outro”, afirma Murilo Borges, CFO da Escrilex e fundador da Eiger BPO Financeiro.

A Eiger BPO Financeiro é responsável por gerir os dados dentro do Sistema ERP da Omie, empresa parceira com a qual, desde 2021, a Escrilex realiza as operações financeiras. “Nós realizamos o acompanhamento de relatórios financeiros mensalmente para a tomada de decisões”, destaca. Segundo Murilo Borges, através destes relatórios é possível acompanhar os principais indicadores financeiros como a margem de contribuição, margem de lucro, resultado operacional, geração de caixa mensal e resultado líquido, entre outros. “Com esses indicadores realizamos comparativos de desempenhos com relação a períodos anteriores para previsão de fluxo de caixa, metas financeiras, planejamento orçamentário”, explica.

De acordo com o diretor financeiro da Escrilex, a empresa agora também conta com um novo serviço prestado pela Omie. “São as metas de vendas para identificar quais tipos de cliente, o quanto e onde devemos investir tempo e dinheiro para atrair e converter mais e melhores clientes”, disse.

Murilo Borges reafirma a importância da tecnologia para gestão contábil e financeira das empresas. “Ela é a base necessária para o empresário que deseja crescer e não correr o risco de rapidamente quebrar, às vezes, uma multa tributária ou uma falta de gestão de fluxo de caixa pode fazer com que facilmente uma boa empresa tenha que fechar as portas”, alerta.



Maioria dos brasileiros planeja compras de Natal em novembro, aponta Sensormatic

A Sensormatic Solutions, portfólio líder global de soluções de varejo da Johnson Controls, anunciou hoje as previsões anuais para os dias mais movimentados de tráfego de compradores no varejo no final de ano em todo o mundo. As previsões deste ano para o Brasil apontam a Black Friday, em 25 de novembro, e o sábado antes do Natal, 17 de dezembro, como os dias de compras mais ativos do período.

As previsões são baseadas nos dados de tráfego coletados em lojas, shopping centers e redes comerciais em vários países ao redor do mundo.

“O Natal será, sem dúvida, um período de muito movimento para os varejistas da região”, disse John Gregg, vice-presidente e gerente-geral da Sensormatic Solutions para América Latina. Segundo o executivo, a importância que a integração de diferentes canais (omnichannel) ganhou nos últimos anos elevou as expectativas dos consumidores a novos níveis, e isso será perceptível durante os feriados de dezembro. 

“Os varejistas que desejam se destacar devem investir em tecnologias avançadas e adotar estratégias adequadas. Ter uma visão 360° das operações da loja e outros canais, manter o estoque atualizado e escalar uma equipe apropriada para o período será essencial para que os clientes tenham uma experiência de compra satisfatória”, pontua Gregg. “Os desafios trazidos pelo avanço do omnichannel forçam os varejistas a repensar suas estratégias em todos os canais e a tomar decisões que os levem a melhorar suas operações e a experiência que oferecem a seus clientes.”

A lista completa dos dias de compras mais movimentados previstos para o Brasil inclui:

  1. Sexta-feira, 25 de novembro – Black Friday
  2. Sábado, 17 de dezembro – último sábado antes do Natal
  3. Sexta-feira, 23 de dezembro – véspera de Natal
  4. Sábado, 26 de novembro – após a Black Friday
  5. Domingo, 18 de dezembro – último domingo antes do Natal

Pesquisa anual sobre comportamento do consumidor

A Sensormatic Solutions também realizou um estudo que analisa o comportamento dos consumidores, e descobriu que a maioria deles no Brasil planeja começar a comprar presentes de Natal em novembro. A decisão é afetada principalmente por preço (85%), promoções (32%) e disponibilidade de produtos (30%).

Além disso, o levantamento aponta para uma diversificação gradual dos canais de compra. Por um lado, 77% dos consumidores no Brasil planejam comprar em lojas, enquanto métodos alternativos de compra começam a ganhar relevância. Pouco mais de um terço dos entrevistados (35%) disse que pretende comprar online com frete direto para casa, e apenas 7% usarão a opção de comprar online e retirar na loja.

“Prevemos que os consumidores serão mais proativos durante esse final de ano. Como o calendário de compras de fim de ano se estende por vários meses, os insights baseados em dados serão cruciais para o sucesso das lojas. Os varejistas que tomarem medidas para implementar a tecnologia agora provavelmente se encontrarão em uma posição vantajosa em novembro e dezembro”, disse Brian Field, líder global de análise e consultoria da Sensormatic Solutions.

Metodologia de pesquisa

A Sensormatic Solutions coletou respostas de 1.664 consumidores na América Latina (Brasil, Chile, Colômbia e México), com 18 anos ou mais, por meio de um fornecedor terceirizado para determinar os resultados de sua “Pesquisa Anual de Comportamento do Consumidor 2022”. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 15 de setembro de 2022.



Indicadores mostram steel frame como solução rentável

Os indicadores de uma obra determinam e organizam o projeto em um todo, desde a escolha de profissionais até a compra dos materiais que sejam de fato úteis. Para que uma construção fique de acordo com a proposta do projeto e proporcione benefícios que vão além dos produtos escolhidos, é necessário seguir etapas dentro dos Key Performance Indicators (KPIs) – Indicadores Chave de Desempenho, na tradução livre para o português – relacionadas à gestão, e que permitem reconhecer rapidamente se as estruturas escolhidas são de fato corretas para as dimensões da obra. 

Um dos sistema construtivos que se encaixa neste padrão, por exemplo, são as estruturas em aço galvanizado, também chamado de steel frame: uma estrutura que deve ser pensada dentro de um planejamento, por oferecer vantagens relacionadas à rentabilidade, economia em relação à água, além de um menor tempo de produção em comparação a outros elementos.

“A utilização correta das estruturas em aço galvanizado, conforme os indicadores recomendados para uma obra, colabora com a padronização dos materiais e se enquadra em questões relacionadas à qualidade, segurança, desempenho e boas práticas de fabricação. Isso garante que as propriedades mecânicas e físicas que compõem a resistência do mesmo se tornem mais duradouras”, explica Gonzalo Raspini, CFO da Barbieri do Brasil. 

Segundo o profissional, nas obras de steel frame executadas corretamente, consegue-se um ótimo isolamento impermeável-térmico-acústico sem a necessidade de aumentar a espessura das paredes que sacrificam a superfície útil em nossos projetos. Outras vantagens que envolvem a redução de custos em fundações, facilidade de montagem e redução de desperdícios se encaixam dentro dos indicadores como características que não devem ser deixadas de lado.

Engenharia Detalhada

O cálculo estrutural é uma fase imprescindível em qualquer projeto de construção, independentemente de suas características ou produto, e só pode ser realizado por profissionais qualificados. Ao utilizar o steel frame, por exemplo, os profissionais são responsáveis ​​não apenas pela verificação estrutural da edificação, mas também pela otimização do projeto em sua resolução construtiva, estrutural, econômica e sustentável. Em seguida, fornecem, através da referida documentação, todos os dados técnicos, detalhes construtivos e condições em que os materiais de projeto devem ser fabricados, garantindo assim o uso racional e eficiente dos recursos.

Supervisão de um profissional adequado em construção a seco

A capacitação do profissional que irá realizar o controle e direção do trabalho é um ponto muito importante para garantir que ele seja realizado com segurança, excelentes resultados técnicos, econômicos e de prazo. Da mesma forma, um diretor ou gerente de obra treinado que garanta a eficiência técnica da equipe.

Planejamento e agendamento de trabalho

Para otimizar ao máximo o tempo de execução de cada etapa e poder concluir o trabalho em um tempo muito curto, é necessário planejar e programar cada uma das tarefas que comporão as etapas da obra. Isso evitará o tempo de inatividade devido a dúvidas sobre como executar as etapas e que as tarefas terão que ser refeitas por terem sido mal executadas.

Mão de Obra Qualificada

Para que a obra seja realizada de forma rápida e correta, é necessário que a equipe que irá realizar a construção tenha conhecimento da forma correta de execução de cada etapa, a mesma precisa ter um conhecimento profissional elevado em relação a todos os processos do projeto, pois, isso evitará erros em relação ao tempo de execução, eliminando prejuízos ou um tempo maior para refazer tarefas mal executadas.



Companhia aérea tem crescimento de mais de 270% na quantidade de pets em voos

Animais de estimação estão cada vez mais comuns nos lares brasileiros. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, os pets equivalem a aproximadamente 67% do número de habitantes do Brasil, ou seja, mais da metade da população tem pelo menos um animal. E não é só em casa que cães, gatos e aves estão presentes. O número de pets que acompanharam seus tutores em viagens também aumentou. Conforme uma pesquisa realizada pela companhia aérea, Air Europa, o ano de 2022 registra um aumento de 271% na quantidade desses animais em aviões, comparado a 2019. Até 25 de setembro deste ano, a companhia aérea recebeu 765 pets. Em 2019, durante o ano todo, foram 206.

Para viajar internacionalmente com cães e gatos, é necessário que eles tenham um documento que ateste os históricos de saúde e atendam às exigências sanitárias do país de destino. Segundo o Vigiagro, anualmente são emitidos mais de 10 mil Certificados Veterinários Internacionais (CVIs) e a quantidade aumenta expressivamente em época de férias. No Brasil, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os países mais procurados pelos tutores brasileiros no momento de buscar o CVI são os da Europa, como Portugal, Alemanha, Espanha, França e Itália, além do Panamá, na América Central.

A Air Europa é uma das companhias aéreas que realiza voos para diversos países da Europa. No Brasil, há voos que saem de São Paulo com destino à Madrid e para dezembro está marcada a retomada da operação entre Salvador e Madrid. Em Madrid, é possível fazer conexões para cidades de Portugal, da Alemanha, Itália e França, países que mais têm demandas de CVIs conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Nos voos da Air Europa é permitido que cada passageiro embarque com cinco animais. Alguns dos pets podem ir na cabine, acompanhando seus tutores, mas, dependendo da espécie, raça e peso dos bichinhos, eles serão acomodados no compartimento junto às bagagens. Para que não haja problemas é bom o tutor se planejar com antecedência e buscar os documentos necessários para o embarque”, explica Gonzalo Romero, diretor da Air Europa no Brasil,

No Brasil, os documentos utilizados para as viagens com os animais de estimação são o CVI e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos. Ambos são expedidos por Auditores Fiscais Federais Agropecuários das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), vinculadas à Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa. Segundo o Vigiagro, são emitidos anualmente mais de 10 mil CVIs e a quantidade aumenta bastante nos meses de férias.

As regras de transporte aéreo de pets também incluem diretrizes. Na Air Europa, por exemplo, cada passageiro tem o direito de levar até três animais em um mesmo contentor ventilado, nas cabines, sempre que forem da mesma raça e não ultrapassarem as medidas e peso permitidos. É importante que os pets estejam devidamente vacinados e que sejam alocados em caixas contentoras abaixo dos assentos, conforme os padrões estabelecidos pela International Airport Transport Association (IATA).

Caso o animal seja alocado no bagageiro do avião, é importante que a caixa de transporte seja homologada e apropriada para as necessidades do pet, além de possuir uma porta metálica adequada para o transporte aéreo. O número máximo de animais permitidos em uma mesma caixa de transporte é de 2, desde que tenham o mesmo tamanho e não excedam 14 quilos. Caso os pets sejam da mesma ninhada e tenham no máximo seis meses de idade, há a permissão de três bichinhos no mesmo recipiente.

O diretor da Air Europa destaca ainda que, na cabine dos aviões, são permitidos cães, gatos, pequenas aves (exceto de rapina e de capoeira), peixes, tartarugas de aquário e alguns roedores, tais como hamsters, porquinhos-da-índia ou pequenos coelhos dentro da cabine. Voos de longa duração e embarque de animais para transporte junto a bagagem permitem apenas cães e gatos com mais de três meses de idade. A exceção, nesse caso, é para a classe business, onde não se pode transportar nenhum bichinho.



Deborah Vieitas é a Administradora Emérita de 2022

A administradora Deborah Stern Vieitas, atual CEO da Amcham-Brasil e primeira mulher a assumir o posto da entidade em mais de 100 anos, é a Administradora Emérita de 2022 pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP. Graduada em Administração Pública e Jornalismo, mestre em Economia Internacional pela Fundação Getulio Vargas e em Administração Pública pela École Nationale d’Administration da França (ENA), Deborah possui um vasto histórico na direção de instituições financeiras, como a Caixa Geral de Depósitos, o BNP Paribas e o Crédit Commercial de France no Brasil. Em 2014, foi eleita pelo jornal Valor Econômico como uma das 10 melhores executivas do País e, em 2017, foi incluída na lista das 54 mulheres mais influentes da Revista Forbes.

Nos sete anos de gestão frente à Amcham-Brasil, Deborah esteve à frente de diversos projetos, como o desenvolvimento do Soma, movimento que reuniu 180 empresas e mais de R$ 850 milhões em doações para o combate à Covid; a criação do AmchamAngels, comunidade de investidores anjos do Brasil com cerca de 2 mil participantes; além do lançamento do AmchamLab, plataforma de inovação aberta e cooperação entre mais de 3 mil startups e empresas associadas, e do Brasil Pelo Meio Ambiente, plataforma que reúne 125 projetos de preservação ambiental com mais de R$ 12 bilhões em investimentos. 

“Eu nunca imaginei que um dia eu teria esse privilégio e essa honra de receber o prêmio de Administradora Emérita do CRA-SP”, revela Deborah. A homenagem do Conselho coincidentemente marca o final de um ciclo. No início deste mês, a Amcham-Brasil anunciou que Deborah deixará o cargo em 31 de dezembro, em uma troca de comando que vem sendo preparada há 12 meses pela executiva em coordenação com o Conselho de Administração da entidade. 

O Prêmio

Instituído em 1982, o Prêmio Administrador Emérito é concedido anualmente pelo CRA-SP a um(a) profissional que tenha contribuído para o aprimoramento da Administração no Brasil e se destacado no desempenho de suas atividades. Para a definição do nome a ser homenageado nesta 41ª edição do prêmio, o CRA-SP contou com uma Comissão Especial, presidida pelo professor Fernando Meirelles (FGV-SP) e formada por Claudia Costin (Administradora Emérita de 2017) e Fernando Alves (Administrador Emérito de 2013), além dos administradores Walter Sigollo, Silvio Pires de Paula e Idalberto Chiavenato (conselheiros do CRA-SP). 

Esta Comissão foi responsável por selecionar três profissionais registrados no Conselho e de relevante atuação ao longo de suas carreiras, que fizeram parte de uma lista prévia com mais de 40 indicações oriundas de consultas e pesquisas promovidas pelo próprio CRA-SP. Depois desta análise, os três finalistas indicados pela Comissão concorreram ao título por meio da escolha popular, realizada entre 14 de junho e 11 de julho deste ano, da qual Deborah saiu vencedora com 48% dos votos.

A entrega do Prêmio à Deborah acontecerá no mês de novembro, em uma cerimônia reservada na sede do CRA-SP. Para conferir os homenageados dos anos anteriores, basta acessar a galeria de Eméritos no portal do CRA-SP



Desperdício de alimentos chega a 17% da produção global, alerta ONU

Combater o desperdício de alimentos ainda é um desafio em todo mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a quantidade de alimentos que se perde no caminho entre a colheita e o consumidor final é alarmante. Em todo mundo, pelo menos 17% de toda produção global é desperdiçada. Esse percentual corresponde a 931 milhões de toneladas de comida que vão parar no lixo todos os anos.

Em 29 de setembro, quando foi lembrado o Dia Internacional para Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, a ONU chamou a atenção para a importância do combater o desperdício para enfrentar a fome no mundo. Apenas no Brasil, as perdas correspondem a 17 milhões de toneladas em um país onde 33 milhões de pessoas não têm o que comer, segundo dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, elaborado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). 

Além de ser um entrave na luta contra a fome, a ONU alerta que o desperdício de alimentos também contribui com 7% das emissões totais de gases que causam o efeito estufa. Um dos focos da conscientização contra o desperdício é a população consumidora, pois segundo a Organização, boa parte dos alimentos é perdida desde a colheita até chegar ao consumidor final.

No campo, algumas técnicas já vêm sendo utilizadas para fazer com que alimentos cheguem em ótimas condições de consumo na mesa dos brasileiros e importadores europeus. De acordo com o professor e doutor em Agronomia, Julio Gomes Junior, a refrigeração é a principal técnica de armazenamento empregada especialmente para a conservação de produtos frescos como frutas e verduras. “O emprego da refrigeração visa prolongar a vida útil pós-colheita de frutas e verduras, pela redução da temperatura do ambiente e, consequentemente, do próprio produto”, diz.

Ele acrescenta que isso é necessário por se tratar de produtos vivos, que continuam respirando após a colheita e se esse processo não for reduzido, sua vida útil será prejudicada, principalmente no que se refere à perda de qualidade visual (externa e interna) proporcionada pelo murchamento e perda de peso, bem como, perda de compostos que conferem qualidade, como os açúcares e ácidos orgânicos que são utilizados como substratos da respiração.

O professor explica também que para a refrigeração cumprir seu papel na conservação dos alimentos, é preciso entender que cada produto necessita de uma temperatura adequada às suas características. Não atentar para essa necessidade pode levar à perda do produto. Ele comenta que enquanto o alimento está sob os cuidados do produtor, duas técnicas de resfriamento são empregadas, o pré-resfriamento e o armazenamento resfriado.

“O pré-resfriamento tem por objetivo a retirada rápida do calor de campo. Nesse processo, empregado em frutos produzidos no Rio Grande do Norte, como manga e melão, por exemplo, o produto é submetido a uma elevada taxa de resfriamento na qual, em poucas horas, a temperatura de armazenamento é alcançada e os frutos são armazenados em câmaras de refrigeração, na temperatura adequada para cada produto”, informa.

Gomes Júnior observou, ao longo de 18 anos atuando na área de Engenharia Agronômica, que nesse processo, o controle de temperatura se faz necessário para que os frutos não percam sua qualidade rapidamente. “Lembrando que dentro de uma mesma espécie, a temperatura pode ser diferente. Por exemplo, em se tratando de melão do tipo Amarelo, a temperatura de armazenamento não pode ser inferior a 10ºC. No entanto, melões do tipo Gália podem ser armazenados até 8ºC. Abaixo dessas temperaturas os frutos podem sofrer injúria por frio, caracterizada pelo aparecimento de manchas amarronzadas na casca”, detalha o professor.

Técnicas complementares à refrigeração na conservação de alimentos frescos

O professor e pesquisador Julio Gomes Junior ressalta que qualquer outra técnica usada paralela à refrigeração será um complemento. Ele menciona como exemplo a técnica da atmosfera modificada, que consiste no uso de plástico polietileno envolvendo os produtos e utilizada em produtos minimamente processados (PMPs). É o caso de frutas que são vendidas descascadas, como manga e melão, por exemplo, dentre outras.

Segundo ele, o emprego de embalagens adequadas que visem não só a proteção e atratividade por parte do consumidor, mas também associado à refrigeração e uso de filmes à base de polietileno, é fundamental para conservação dos produtos. “Se esta técnica não for empregada, a vida útil dos PMPs pode ser reduzida e prejudicada. Em supermercados, é muito comum ver os PMPs serem armazenados em bandejas de poliestireno e envolvidos com filmes plásticos à base de polietileno de baixa densidade (PEBD). Isso causa prolongamento da vida útil pós-colheita, pela redução da atividade respiratória desses produtos, bem como, da perda de peso”, destaca.

Além da refrigeração e atmosfera modificada, o professor informa que outras formas de armazenamento também são possíveis. “Como exemplo cito o emprego de salmouras no caso do milho verde e ervilha, e do vinagre, no caso dos picles. Ambas são técnicas de conservação, mas, diferente das anteriores, não necessitam do uso da refrigeração para conservação dos produtos processados e armazenados”, conclui.



São Paulo é o estado com mensalidade escolar mais cara

Escolher a escola para os filhos não é uma tarefa fácil. São inúmeras as questões que precisam ser avaliadas para a tomada de decisão. Dentre elas, o valor da mensalidade é um dos fatores que mais pesam no momento de escolha. 

Assim, buscando ajudar os pais que já estão começando a analisar o valor das escolas particulares, o marketplace Melhor Escola fez um levantamento do valor médio da mensalidade das escolas particulares com as mais de 7 mil instituições de ensino parceiras ao redor do Brasil.

A análise foi extraída do banco de dados dos portais no dia 17/09/2022 e considerou a média das mensalidades das escolas parceiras do programa de bolsa do portal. Além disso, foram consideradas as mensalidades cheias declaradas pelas escolas.

Os dados foram divididos nas etapas de ensino da educação básica. Ou seja, obteve-se a média, por estado, do Ensino Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Em relação à média geral, o estado de São Paulo foi o que apresentou maior valor médio de mensalidade, sendo R$ 1.139,78. 

Além disso, a média do Ensino Infantil da capital paulista foi de R$ 1.065,05, a do Ensino Fundamental I de R$ 1.069,48 e a do Ensino Fundamental II de R$ 1.471,88. O valor médio do Ensino Médio foi o maior, sendo de R$ 1.532,43.

Já o estado com menor valor médio geral de mensalidade foi Alagoas, que obteve média de R$ 388,21. Os preços por ciclo de ensino do estado também foram os menores apresentados pela pesquisa, sendo R$ 337,11 para o Ensino Infantil, R$ 377,99 para o Fundamental I, R$ 429,15 para o Fundamental II e R$ 603,49 para o Ensino Médio.

É possível acessar a pesquisa completa através do link a seguir: https://www.melhorescola.com.br/mensalidade-media-2022.pdf



Uso de Internet das Coisas e 5G aponta para mudanças no setor industrial

Uma das grandes transformações no meio corporativo ocorridas por conta da pandemia de Covid-19 foi a digitalização de empresas dos mais diversos setores da economia. Neste momento de iminente fim da atual crise sanitária que atingiu todo o globo, ferramentas da chamada Revolução Digital, como a Internet das Coisas (Internet of Things, em inglês – o IoT, na sigla) e o 5G ganham cada vez mais espaço. 

A Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), pode ser definida como a conexão entre objetos com a internet, possibilitando a ampliação de suas funcionalidades, aumentando o conforto dos seus usuários e proporcionando segurança, praticidade e inúmeras possibilidades. A IoT ainda está em crescente evolução e, apesar de já fazer parte da vida das pessoas, a tendência é que essa inovação tecnológica esteja cada vez mais inserida no cotidiano, principalmente com a chegada do 5G.

Atualmente, não somente os computadores e celulares são conectados ao mundo virtual, mas a própria televisão, o carro, relógios, cafeteiras, lâmpadas e diversos outros dispositivos através de Assistentes Virtuais (como Google, Alexa, Siri etc.). Essa evolução tecnológica já chegou até mesmo nas empresas, onde vem facilitando e melhorando o processo de trabalho. Inclusive, já é possível encontrar máquinas com sensores e software em rede.

Por possuir maior largura de banda, o 5G será essencial para lidar com o crescimento diário do consumo de conteúdo por indivíduos e empresas. Aliado às ferramentas de IoT, o padrão de tecnologia de quinta geração irá aumentar a velocidade da conexão, permitindo uma entrega muito mais fácil de serviços altamente complexos. 

De acordo com o CEO da Manusis4, Rodrigo Rotondo, a tendência é que as transferências de arquivos fiquem ainda mais rápidas, o streaming de vídeo e áudio em tempo real se torne cada vez mais acessível e realizado em segundos, a comunicação em tempo real seja mais rápida e com melhor qualidade e que reduza o tempo de resposta da conexão (latência), permitindo que os dispositivos móveis troquem informações rapidamente.

Rotondo ressalta, ainda, que existem inúmeras perspectivas de como o 5G impactará a indústria, alterando a maneira como ela será conhecida. “A única coisa que sabemos com certeza é que isso acelerou significativamente a adoção e implementação global dos princípios da Indústria 4.0″, afirma.

Segundo ele, algumas possibilidades dessa hiperconectividade são: o uso de realidade virtual com alta velocidade; vigilância por câmeras com alta resolução; alta velocidade para upload e download de vídeos, até 100 vezes maior que a velocidade atual; gestão de consumo de energia e perdas em tempo real; desenvolvimento de ambulâncias com drones; automação do leito hospitalar para gestão à distância; sensores mais poderosos para manutenção preditiva; inspeções remotas de alta qualidade de imagem; diagnósticos remotos com especialistas e a utilização da realidade aumentada para execução de tarefas assistidas.

As indústrias do futuro

Segundo o especialista, nas indústrias do futuro, os dispositivos conectados poderão detectar seus ambientes e operar uns com os outros, permitindo que as pessoas tomem decisões estratégicas em uma estrutura descentralizada.

“É essencial estar preparado para as mudanças que o 5G trará. Isso significa adotar uma infraestrutura fluida e ágil e trabalhar de acordo com os conceitos da Indústria 4.0”, diz ele, ressaltando que esta “indústria do futuro” será dinâmica, com processos cada vez mais auto ajustáveis e autorregulados. “Isso provoca uma curva de crescimento sustentada pelo aumento da agilidade e da produtividade”, completa.

O gerenciamento de ativos, instalações (facilities) e utilidades (utilities) é outro campo que pode se beneficiar muito com a implantação de redes 5G. De conectividade aprimorada a mais confiabilidade, os gerentes de manutenção poderão acelerar os processos com mais rapidez e eficiência. Para o CEO da Manusis4, a prática da manutenção preditiva se tornará mais comum. 

“Mais sensores, máquinas e robôs serão conectados, o que facilitará o rastreamento do desempenho do equipamento e uma melhor detecção do estado de falha, criando tempo hábil para ações que busquem a máxima disponibilidade dos ativos e, assim, diminuir o downtime”, apontou. 



Para especialista, ter um site pode trazer vantagens aos empreendedores

Com mais de 4,7 bilhões de usuários ativos, que permanecem conectados ao menos 2 horas e 29 minutos por dia, as redes sociais digitais fazem parte do dia a dia de cerca de 59% da população mundial, segundo relatório da We Are Social. Usuários estes que utilizam cerca de 36,4% de seu tempo em ferramentas como Tik Tok, YouTube, Instagram, Facebook e WhatsApp.

No Brasil, são 171,5 milhões de usuários ativos nas mídias, o que corresponde a 79,9% da população, segundo indicativos do Digital Report 2022, repercutidos pelo portal Resultados Digitais. De acordo com dados da pesquisa Global Digital Overview 2020, realizada pelo site We Are Social em parceria com a ferramenta Hootsuite, os brasileiros passam cerca de 3 horas e 49 minutos por dia nas redes digitais – número 53% acima da média global.

Apesar desses números, na visão de Lucas Heber, Growth Marketer da agência de marketing digital Mestres do Site, ter um site institucional, e não apenas um perfil nas redes sociais, possui uma série de benefícios.

“Um site é um espaço próprio na internet, onde é a própria pessoa ou empresa que manda. Um site pode conter um ambiente personalizado, informações atualizadas sobre a empresa ou profissional e um blog para a criação de conteúdos que podem aparecer na primeira página do Google”, afirma.

O último elemento citado por Heber é algo desejado por empresas e profissionais em um contexto em que 75% dos usuários que fazem uma pesquisa na internet não passam da primeira página da ferramenta de busca, de acordo com o próprio Google.

Além disso, avança o especialista, com um site é possível disponibilizar os serviços on-line e conquistar mais credibilidade, presença digital e relacionamento com os clientes, com recursos como atendimento, chat on-line com atendentes, chatbots e FAQs (Frequently Asked Questions, na sigla em inglês – Perguntas Frequentes, em português).

Site é alternativa para empreendedores digitais

Heber destaca que uma ampla gama de conteúdo pode ser apresentada em um site. “O seu site pode ter, entre outros elementos, blog, vídeos, loja virtual, áreas de cliente e cursos, apenas para citar alguns. Por isso, um espaço on-line próprio pode ser uma opção assertiva, especialmente para empreendedores”.

A análise do Growth Marketer da Mestres do Site é confirmada por estimativa do relatório Global Payments Report, divulgado em março pela Worldpay from FIS. Segundo a projeção, o comércio eletrônico mundial deve crescer 55,3% até 2025. A nível nacional, as vendas do e-commerce devem aumentar 95% nos próximos três anos. 

Em 2021, as vendas digitais cresceram 48% no país em comparação ao ano anterior, superando fatores como o avanço da vacinação contra Covid-19, o fim do confinamento em todos os estados brasileiros e a reabertura total do comércio. Os dados integram o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, de forma conjunta com o Comitê de Métricas da Camara-e.net (Câmara Brasileira da Economia Digital).

Para mais informações, basta acessar: https://mestresdosite.com.br/



OMS emite alerta para a necessidade de atenção à saúde mental

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em julho sua maior revisão mundial sobre saúde mental desde a virada do século. Entre os principais resultados, o estudo revelou que quase um bilhão de pessoas de todo o mundo conviviam com um transtorno mental em 2019, o que inclui 14% dos adolescentes de todos os países. 

O suicídio, que pode ser motivado por transtornos da saúde mental, foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes. No Brasil, 112.230 pessoas tiraram a própria vida entre 2010 e 2019, de acordo com o 33º Boletim Epidemiológico – Volume 52 da Secretaria de Vigilância em Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde. O número anual de brasileiros que se suicidaram passou de 9.454 em 2010, para 13.523 em 2019, um crescimento de 43%.

O estudo da OMS revelou que os transtornos mentais são o principal fator de incapacidade, causando um em cada seis anos vividos com inaptidão. Além disso, a análise mostrou que indivíduos com condições graves de saúde mental morrem, em média, 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, sobretudo devido a doenças físicas evitáveis. 

Atitudes podem contribuir para a saúde mental

Para Claudio Zanutim, que é comunicador, palestrante, trainer internacional, professor e fundador da IC-Educ Educação Corporativa, a saúde física está diretamente ligada à saúde mental e as relações humanas têm um impacto direto para a qualidade de vida.

“Atitudes simples e baratas do dia a dia podem melhorar a nossa saúde mental, como ter momentos de lazer e estar próximo a pessoas queridas de forma autêntica, genuína e de propósito”, afirma. “Outro ponto importante é adotar bons hábitos alimentares, trabalhar a sua disposição física e buscar momentos de contemplação, foco e concentração”, diz ele.

Para o comunicador, vale investir em uma noite de sono satisfatória e em momentos de descanso rápido em meio à correria cotidiana, já que com o corpo e a mente descansados ficará mais fácil investir em projetos que gerem satisfação. “A autoestima e autorrealização são subescalas da inteligência emocional, estão conectadas ao bem-estar e podem aumentar a sua satisfação pessoal”, pontua.

Modelos mentais são alternativa para a saúde mental

Para Zanutim, mindset (mentalidade, em português) – predisposição psicológica que um indivíduo tem para determinados pensamentos e padrões de comportamento – é a ligação do que acontece no ambiente externo com a forma com que a pessoa compreende isso. “A vida consiste em desafios diários, e pessoas que fazem desse desafio um peso dificilmente conseguirão bons resultados, performance e produtividade”.

Neste ponto, o palestrante destaca cinco passos para trabalhar melhor os modelos mentais e contribuir para a saúde da mente de profissionais e empresários no ambiente corporativo:

1 – Identificar uma crença

“As crenças são pensamentos considerados verdadeiros. Elas se baseiam na fé, na razão, na observação, na suposição, na intuição, nos rumores, são resultados de situações vivenciadas ao longo da vida e podem ser formadas por meio de experiências boas ou ruins”, descreve Zanutim.

Ele destaca que existem dois tipos de crenças em todos os indivíduos, e elas podem influenciar de forma direta no sucesso ou fracasso de seus objetivos. “Todo fracasso vem acompanhado de uma crença “limitante”, que geralmente é criada de forma irracional”.

2 – Investir no autoconhecimento

Para o trainer internacional, uma pessoa de sucesso conhece a si mesma e sabe de seus pontos fortes e fracos, além de suas vantagens e desvantagens.

3 – Confiar em si mesmo

“É importante que, além de se conhecer, você confie em si mesmo e tenha a esperança da vida como uma chama acesa no seu coração”, afirma Zanutim. “Um profissional pode não alcançar o sucesso por não confiar em si mesmo. Esse fator gera insegurança, já que, de forma involuntária, a mente o impede de ter convicção”, complementa. 

4 – Manter a meta em mente e no centro do alvo

A título de exemplo, o professor e fundador da IC-Educ Educação Corporativa explica que, para aumentar a performance, é necessário focar em um processo desenhado diariamente. 

“Uma forma de trabalhar isso é escrever lembretes para a sua mente e comemorar as pequenas conquistas com frequência. Escreva frases como ‘Eu posso mais’ e cole em lugares que terá acesso no decorrer do dia”, sugere. “Deixe os bilhetes à vista para que a sua mente se lembre de que você pode e vai melhorar continuamente”, acrescenta.

5 – Trabalhar arduamente

Para Zanutim, seja em uma profissão, ou em qualquer outra questão da vida, o sucesso é o resultado da força de vontade somada ao trabalho árduo e diário.

“Enfrente os desafios de forma inteligente, supere os obstáculos com planos elaborados, se esforce e aceite as críticas como um processo de melhoria contínua”, propõe. “Aprenda a celebrar o sucesso dos outros, e encontre nisso lições, inspirações e alegria. Esses pontos são a peça-chave para um modelo mental positivo e bem desenvolvido”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.claudiozanutim.com.br/



Maratona de mountain bike recebe atletas amadores com ajuda de grandes marcas

Não é difícil hoje em dia se deparar com alguém pedalando como forma de lazer e usando a bicicleta para a prática de esporte. A popularização da bike nos últimos anos cresceu muito e cada vez mais, as cidades vêem investindo em infraestrutura para a segurança e mobilidade das populares “magrelas”.

É comum que sejam vistos atletas amadores que dedicam todo o seu tempo livre em rotinas de treinos pesados, mantendo sua alimentação em dia e vivendo uma vida regrada para entregar o melhor nas competições que se dispõe a participar, muitas vezes pagando com o próprio dinheiro as inscrições. Porém, há um crescimento no mercado das grandes marcas, que veem oportunidade nesses atletas ao serem vinculadas à imagem de pessoas que, mesmo exercendo outras profissões, encontram na bicicleta uma motivação para a vida. A exposição dessas provas faz com que as marcas procurem por atletas que estão sempre participando dos eventos e associando sua imagem a eles.

Como no caso do atleta amador Adriano Cardoso do time RCervelini, que diz: “Esse ano, graças à ajuda dos meus patrocinadores, pude estar presente em diversas competições me preparando para uma das provas mais importantes da América Latina, a Santander Brasil Ride. Venho mantendo minha rotina de treinos e dieta para que eu possa estar novamente esse ano entre os 10 primeiros colocados da minha categoria”. Ações como a dos parceiros Tarkett, Belgotex, Mapei e Singular Floor que patrocinam o Adriano, ajudam a incentivar a prática do ciclismo entre os atletas amadores no Brasil.

A Santander Brasil Ride é a principal Stage Race Premium de Mountain Bike da América Latina. A prova acontecerá dos dias 23 a 29 de outubro nas cidades de Arraial D’ajuda e Guaratinga na Bahia. São 600 km de percurso e 13.000 m de altimetria acumulada, ela recebe os maiores nomes do esporte brasileiro e do mundo. Além disso, diversos atletas amadores buscando superar esse desafio e melhorar cada vez mais seus resultados.

A prova possui uma estrutura que conta com restaurante, área de fisioterapia, bike wash, barracas com colchão e lençol, chuveiros privativos, translado de malas, lounge com bar, entretenimento, massagem e internet.
Para acompanhar as etapas a Santander Ride Brasil vai transmitir ao vivo todos os dias de prova em seu canal do YouTube, os resumos e as premiações das etapas.



Limpeza corporativa pode reduzir até 80% a probabilidade de propagação de vírus

O local de trabalho faz parte do dia a dia de diversas pessoas, e segundo as informações disponibilizadas pelo Valor Econômico, a jornada de trabalho no período de junho de 2020 a maio de 2022 está 3,9% maior do que a média registrada em 2019. Com esse dado, é possível observar que cada vez mais a frase “pessoas passam mais tempo trabalhando do que em suas próprias casas” está próxima da realidade. Então, para cuidar da saúde e eficiência dos colaboradores, é muito importante cuidar da limpeza dentro do ambiente de trabalho.

Diversas pessoas acreditam que uma limpeza é apenas a ausência de poeira e pó nas superfícies, mas na verdade, a limpeza vai muito além disso. O ambiente de trabalho pode ser um proliferador de doenças por diversos motivos, dentro de uma empresa, segundo a ABRALIMP (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), existem alguns locais com maior proliferação de germes e bactérias em ambientes coletivos, são eles: bebedouros, bandejas de refeitórios, pias, pratos de refeitórios, teclados e tampa de sanitários.

Segundo Rui Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (SEAC-SP), “Um local limpo, é um lugar higiênico, organizado, bem cuidado e livre de bactérias causadoras de doenças. E, além de cuidar da saúde dos colaboradores, pode trazer diversos outros benefícios como, por exemplo, o bem-estar dos colaboradores, trabalhos bem executados, maior vida útil dos equipamentos, conforto da equipe e causar uma boa impressão para clientes ou parceiros que acabam comparecendo ou frequentando o local.”

Importância de uma higienização correta

Existem diversos problemas que podem ocorrer com a falta de uma limpeza bem executada, a ABRALIMP informa que a falta de limpeza adequada pode causar o surgimento de problemas de pele e intercorrências respiratórias, como asma, rinite e sinusite. Fora problemas mais sérios como contrair vírus e infecções. A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional também informa que uma limpeza eficiente pode reduzir em até 80% a probabilidade de propagação de vírus comuns, por esse motivo e para que os colaboradores de uma empresa trabalhem de forma segura e com eficiência, uma limpeza profissional no ambiente de trabalho se torna indispensável.

Contratação de uma empresa especializada

Com o aumento das jornadas de trabalho, também é importante o aumento do cuidado com a limpeza e higienização do local de trabalho. Para isso, uma empresa especialista em limpeza pode ajudar.

A contratação de uma empresa terceirizada também pode ajudar muito no rendimento dos colaboradores e economia da contratada, porque segundo a ABRALIMP, colaboradores doentes custam R$ 225,8 bilhões e corresponde a 7,7 dias perdidos de trabalho por profissional. E ainda, faltas não planejadas causam diminuição de 54% na produtividade e queda de 39% nas vendas de serviços aos clientes.

“Para evitar todos os problemas que uma limpeza mal executada pode causar, a contratação de uma empresa de limpeza é uma ótima opção. Uma empresa especializada promove treinamentos constantes para seus colaboradores, dessa forma capacitando suas equipes para a realização dos serviços com qualidade e excelência.”, diz Rui Monteiro.

Limpeza é Saúde

O Seac promove uma campanha voltada para empresas de todos os segmentos que se preocupam com a saúde das pessoas, e tem como objetivo relembrar que ambientes limpos impactam diretamente na saúde da sociedade.

Através dessa campanha, as organizações que contratarem uma empresa de limpeza profissional e demonstrarem interesse em fazer parte, adotando práticas que a apoiam, ganharão o direito de usar o selo de qualidade.



Potencial de data centers e computação em nuvem cresce na indústria

Muitas empresas se preparam para ter um data center particular ou terceirizado a partir de 2022. O principal objetivo das companhias, é proteger seus dados e desenvolver um centro de processamento eficaz.

Além desse ambiente de dados, a computação em nuvem também tem ganhado espaço no mercado. A Frost & Sullivan estimou um crescimento de 16% na receita desses serviços até o fim do ano. A projeção é que esse número aumente gradativamente até 2025, chegando a 21,7%.

De acordo com Marcio Kenji, gerente de Segmento Regional de Nuvem e Serviços para América do Sul da Schneider Electric, essa mesma movimentação é vista na indústria. Para ele, o segmento tem buscado entregar produtos e serviços com extrema velocidade, qualidade e, ao mesmo tempo, otimizar os custos e a utilização de recursos naturais, o que têm sido impulsionado pelo uso de data centers e computação em nuvem. 

“Ao envolver digitalização, conceito conhecido por Indústria 4.0, esses processos se tornam inevitáveis. Cresce a necessidade por respostas rápidas e ainda mais assertivas diante do grande volume de dados, o que abre espaço para duas tecnologias que estão se consolidando no segmento: nuvem e data center”.

Os benefícios obtidos pelo setor ao adotar esses modelos de ambientes de dados são muitos, segundo Kenji. Entre eles, estão: 

1 – Velocidade: atrasos em qualquer etapa podem prejudicar diferentes partes nessa linha de produção.

“Por isso, ao ter dados acessíveis e boa capacidade de processamento, como permitem os serviços em nuvem e os data centers, a indústria consegue responder rapidamente a qualquer problema e adaptar qualquer situação de forma ágil”, afirma. 

2 – Cenário e tempo reais: além de reunir todas as informações em um só ambiente, essas tecnologias possibilitam que cada etapa da produção seja monitorada em tempo real. O que, segundo Kenji, permite “prever” diversos cenários, incluindo o de quais equipamentos vão apresentar problemas em um curto período de tempo.

3 – Sustentabilidade: de acordo com uma pesquisa da Paessler, 28% dos gestores de TI buscam a sustentabilidade por meio da contratação de serviços de data centers verdes. Na visão do executivo da Schneider Electric, isso faz com que eles tenham grande potencial com as indústrias, pois entregam soluções que proporcionam diversas vantagens, como a descarbonização – menor utilização de hexafluoreto de enxofre de gás (SF6), por exemplo. 

Além disso, data centers que utilizam tecnologias avançadas de refrigeração permitem excelente processamento de dados sem a necessidade de utilizar água em seu resfriamento – comumente feito nos modelos tradicionais”.

4 – Energia: outro grande benefício que a utilização da nuvem e do data center pode trazer para a indústria é a eficiência energética. Em 2021, no Brasil, o setor industrial respondeu por 32,3% do uso total de energia, segundo o Balanço Energético Nacional 2022 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Esse valor significativo requer uma melhor gestão por parte das principais empresas do mercado, na visão de Kenji. “Não só para realizarem economias de custos, mas também para proteger o meio ambiente”, afirma. 



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