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Auxílio Brasil: texto sobre consignado recebe assinatura do presidente

Cresce a expectativa dos beneficiários do Auxílio Brasil – programa que reúne políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda – com relação à possibilidade de acesso ao crédito pessoal já disponível aos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), servidores públicos e trabalhadores.

O crédito consignado é um empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa física. O empréstimo terá prazo de pagamento de até 24 meses. A liberação foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado no primeiro semestre e está disponível após a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL), no dia 3 de agosto.

Pela proposta aprovada no Congresso, as famílias que recebem o auxílio poderão comprometer até 40% do benefício com empréstimos, o que equivale a R$ 160 dos atuais R$ 400. A Câmara dos Deputados aprovou no dia 29 de junho a MP (Medida Provisória) 1.106/2022, que amplia o limite de crédito consignado para a maior parte dos assalariados e estendeu a modalidade aos segurados do INSS que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada), RMV (Renda Mensal Vitalícia), além dos beneficiários do Auxílio Brasil.

Ingrid Vedoveli, gerente-executiva do Sistema Vanguard – empresa que atua com sistemas de crédito consignado -, acredita que a liberação desse crédito a pessoas que, até então, não tinham esse direito, pode causar um impacto positivo para a economia do país.

“Por enquanto, temos mais de 18 milhões de pessoas que estão aptas para esse novo benefício. Olhando para esses números, é esperado pelo mercado que isso impacte em, no mínimo, R$ 25 bilhões na economia brasileira. Isso considerando que apenas 60% dos beneficiários optem pelo crédito”, afirma.

Consignado chega em cenário de recuperação econômica

Para Vedoveli, a medida que estende o empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil representa um novo “fôlego” tanto para a economia brasileira como para as famílias de baixa renda do país.

“Com a chegada da Covid-19, em março de 2020, as famílias, principalmente da classe C e D, ficaram em uma situação financeira delicada. Por isso, acredito que essa nova liberação chega como um ‘sopro’ para recomeçar e se estruturar”, analisa.

A gerente-executiva do Sistema Vanguard acredita que, “com os juros bem abaixo do que é oferecido em outras modalidades de crédito, a prazos altos, todos poderão conquistar os seus sonhos com muito mais tranquilidade e sem ficar ‘apertados’ nos outros meses”.

De acordo com o Dieese (Segundo dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o custo de vida do brasileiro subiu 72% entre janeiro de 2019 e abril de 2022. 

Aliás, uma pesquisa realizada pela Ipsos em 30 países apontou que o Brasil é o 4° colocado no ranking de maior percepção de inflação pela população. Para sete em cada dez (73%) cidadãos, o custo de vida aumentou no segundo semestre de 2021. Na América do Sul, a Argentina lidera a classificação, com 79%. Por outro lado, o Japão é o país com a menor taxa de percepção de inflação, com 21%.

Na Região Metropolitana de São Paulo (SP), o custo de vida aumentou 10% no último ano, conforme dados da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Trata-se da maior alta desde 2015, quando o indicador foi de 11,56%.

Para mais informações, basta acessar: https://www.sistemavanguard.com.br/



Consulta online com nutricionista é eficiente?

Na Vibe Saúde, além do atendimento a pacientes com sintomas gripais, o maior volume de demandas em 2022 foi para pessoas com queixas de dor de cabeça ou diarreia. “Além de contribuir com os custos de deslocamento, em muitos lugares no Brasil o acesso a um bom nutricionista ainda é limitado. A consulta online ajuda na solução para diversos problemas de saúde, incluindo problemas nutricionais”, diz Fernanda Brunacci, nutricionista da Vibe Saúde.

Brunacci explica como uma nutricionista avalia um paciente via telemedicina. “O atendimento nutricional remoto acontece de maneira muito parecida com o modelo convencional. A nutricionista irá falar sobre os objetivos do paciente, ou seja, sobre o motivo pelo qual o atendimento foi agendado. Também irá conversar sobre os diferentes estilos de vida dos que estão realizando a consulta, englobando os hábitos alimentares, rotinas, exercícios, doenças e os gostos e preferências alimentares de cada um.”

A nutricionista detalha. “Após a consulta, podemos montar um plano alimentar personalizado, de acordo com as metas do paciente e que respeite o paladar e particularidades da vida de cada um, as rotinas e as necessidades nutricionais.”

Sobre a Vibe 

A Vibe Saúde possui uma base de mais de 1.4 milhão de clientes. Desde julho de 2020, a startup já captou mais de R$ 100 milhões de investimento liderado pelo fundo de investimento sueco, Cardo Health.  Em maio deste ano, anunciou R$ 35 milhões de investimento na área de saúde da mulher.

A startup oferece em seus serviços atendimentos clínicos e psicológicos com mais de 10 especialidades. A empresa também oferece serviços personalizados para empresas nos segmentos B2B e PME.  

Recentemente, passaram a fazer parte do Conselho Administrativo ou Consultivo da Vibe: Arthur O’Keefe (CEO da Bamboo Capital Markets, com longa passagem como executivo responsável por investimentos da Móvile), Eric Engellau-Nilsson (CEO da Norrsken Foundation, um dos mais importantes fundos de investimento ESG na Europa), e Masha Feigelman (ex-sócia da prática de saúde da McKinsey na Europa e Co-CEO da Cardo Health, investidora na Vibe Saúde. 



Brasil é o 6º país com o maior número de vazamentos de dados

Entre os meses de janeiro e novembro de 2021, 24,2 milhões de brasileiros tiveram suas informações expostas no ambiente on-line. Com isso, o Brasil chegou à 6ª posição na lista de países com mais vazamentos de dados por conta de ataques de cibercriminosos ou falhas em sistemas, segundo indicativos da Surfshark, empresa de privacidade e segurança virtual.

De acordo com o levantamento, o número de casos de golpes contra pessoas jurídicas também aumentou no país. A análise chama a atenção para o vazamento de dados na PF  (Polícia Federal) e para a investida sofrida pelo aplicativo ConecteSUS, que ficou dez dias fora do ar.

A nível mundial, o número de vazamentos expandiu 3,4%. Os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar, com 212,4 milhões de contas atingidas, seguido pelo Irã, com 156 milhões de vazamentos, e pela Índia, com 86,6 milhões.

Paralelamente, uma pesquisa da empresa de segurança Tenable indica que mais de 40,4 bilhões vazamentos de dados ocorreram no mundo em 2021, sendo 815 milhões apenas no Brasil – um aumento de 78% no total de registros expostos no período. 

No total global, as maiores vítimas dos criminosos foram as empresas e instituições dos setores de saúde (24,7%), educação (12,9%) e governo (10,8%). No Brasil, a administração pública foi a que teve o maior número de casos, com 29,8%. Em segundo lugar, vem o setor financeiro, com 27%, conforme publicado pelo Canaltech.

A respeito da pesquisa que coloca o Brasil como um dos países em que mais ocorre o vazamento de dados, Josué Adil, diretor-executivo da Acadi-TI – empresa de educação que atua com capacitação e pós-graduação de profissionais em cibersegurança, treinamentos e certificações internacionais -, afirma que, com base no estudo do comportamento do mercado brasileiro de cibersegurança nos últimos dez anos, o fenômeno já era previsível e se agravou durante a pandemia de Covid-19.

“O pouco investimento das empresas brasileiras em capacitação de seus profissionais internos sempre foi um ponto de alerta. Todos os funcionários podem ser vítimas de um ataque e ser a porta de entrada para um vazamento. Por isso, carregamos a bandeira de que a capacitação profissional é o melhor caminho para a diminuição dos vazamentos”, explica.

Na análise de Adil, o alto índice de vazamento de dados destaca a importância do investimento em TI, tanto na estruturação de equipamentos, com inovação tecnológica, como no que tange à capacitação de profissionais.

“É sempre uma briga entre gato e rato: os hackers sempre se aprimoram para realizar os ataques e as empresas procuram se defender da melhor maneira possível. Por isso, pregamos que o maior investimento sempre deve ser no elo mais fraco, composto pelos colaboradores”, pontua.

O diretor-executivo da Acadi-TI acrescenta que, atenta ao fator de que os funcionários fazem parte do elo mais fraco, a empresa investiu e concretizou o sonho de ser pioneira em uma plataforma de estudos dedicada à educação em cibersegurança em todos os níveis.

Para Adil, a capacitação dos profissionais é a ferramenta mais importante para evitar o vazamento de dados em empresas. “Desde a portaria, até o CEO, todos da empresa devem possuir ao menos um curso de conscientização, onde o colaborador aprende sobre os tipos de crimes e como evitá-los. Além disso, vale investir em treinamentos básicos e avançados para toda a equipe de TI”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://prime.acaditi.com.br/



M&A pode ser opção estratégica para acelerar o crescimento de empresas

O processo de Fusões e Aquisições conhecido como M&A, sigla que em inglês significa Merges And Acquisitions, é uma prática cada vez mais comum no mundo dos negócios globalizados. Esse termo abrange as transações de consolidação de empresas que são utilizadas para promover o crescimento de uma companhia. De acordo com dados da plataforma Dealogic, especialista em finanças, o valor global de M&A ultrapassou em 2021 a marca de US$ 5 trilhões pela primeira vez na história.

Segundo Michel de Amorim, sócio da Drummond Advisors, existem algumas diferenças entre os processos de Fusão e Aquisição, porém, ambos colaboram para o mesmo fim: promover a expansão de uma corporação – seja de pequeno, médio ou grande porte. “Na fusão, uma ou mais entidades se unem para formar uma nova sociedade, extinguindo assim a existência das anteriores. Já na aquisição, uma empresa adquire o controle da outra, sem a necessidade de criar uma nova sociedade”, explica o empresário.

Ainda segundo o executivo, em um processo de aquisição a empresa adquirente não precisa mudar de nome ou fazer alterações na estrutura societária, diferente do que acontece nas fusões. O empresário listou os tipos mais comuns de Fusões e Aquisições:

Horizontal

O chamado M&A horizontal é aquele que acontece entre duas empresas do mesmo segmento. Essas operações são muito frequentes entre as organizações que desejam aumentar a presença no mercado e ganhar mais competitividade frente aos concorrentes. Por envolver entidades que atuam na mesma área, é considerado mais simples de ser executado.

Vertical

No caso de duas empresas que fazem parte da mesma cadeia de produção, mas estão em fases diferentes, as Fusões e Aquisições se enquadram na categoria vertical. Um exemplo de operação desse tipo é quando uma companhia, que é cliente, compra um de seus fornecedores para facilitar o processo de produção.

Complementar

Fusões e Aquisições complementares são aquelas realizadas entre entidades que vendem produtos ou serviços que se complementam, como o próprio nome sugere. Se uma montadora de carros, por exemplo, comprar uma rede de oficinas mecânicas, é possível considerar que houve um M&A complementar.

Extensão

Já nas Fusões e Aquisições de extensão, uma empresa compra ou se funde a outra que comercializa os mesmos produtos, mas para clientes finais diferentes. O foco desse tipo de transação está em expandir o alcance do negócio para nichos mais segmentados do mercado.

Etapas de um processo de M&A

Quanto ao processo de execução, Michel de Amorim explica que para que o M&A seja realizado de forma eficiente existem algumas etapas obrigatórias”. O ponto de partida deve ser a análise das empresas em potencial. Depois de feito esse estudo, o próximo passo por parte da empresa que está interessada na Fusão ou Aquisição é formalizar esse interesse por meio de uma Letter Of Intent (Carta de Intenção)”, explica.

A próxima etapa envolve fazer a estimativa do preço de mercado das empresas envolvidas, o chamado valuation. Esse número deve levar em conta o valor atual do negócio, além de projeções de caixa para o futuro. Com esses dados em mãos, é possível calcular os riscos envolvidos nessa tratativa.

“Depois de estimado o valuation, chega a vez da due diligence, que é um estudo mais aprofundado sobre as oportunidades e riscos das empresas envolvidas. Essa auditoria é muito importante para que a empresa adquirente se resguarde de possíveis riscos ou complicações que podem surgir a partir de alguma não conformidade, como falhas na política de proteção de dados, por exemplo”, pontua Amorim.

O executivo destaca que, além de averiguar o compliance da empresa, também é necessário verificar a viabilidade jurídica da operação. “Depois de se certificar de que tudo está em conformidade, é necessário executar ajustes no quadro societário. A empresa deve estruturar as novas regras que os sócios e acionistas deverão seguir e fazer os alinhamentos necessários para que todos os envolvidos estejam de acordo”, explica.

Após percorrer o caminho das análises e negociações, chega o momento no qual a empresa compradora precisa decidir se irá ou não seguir com a transação. “Em caso positivo, a formalização da fusão ou aquisição deve ser realizada por meio de um contrato validado pelo conselho diretor”, comenta o empresário.

Vantagens do M&A

Amorim explica que muitas empresas optam por fazer fusões ou aquisições quando estão mirando a expansão em uma localidade específica. Outro fator frequentemente levado em conta é a ampliação do número de serviços oferecidos aos clientes. “Visando a ampliação da presença no mercado e do portfólio de produtos, o M&A oferece uma opção de crescimento seguro e sustentável ao negócio como um todo. Além disso, realizar esse tipo de operação beneficia empresas que estão em busca de expandir o quadro de funcionários, atrair mais talentos e agregar valor ao empreendimento”, completa.

Amorim finaliza dando uma dica para quem possui interesse em fazer um M&A: “É preciso acompanhar a movimentação do mercado e dar atenção ao processo de due diligence. Estar atento é essencial para identificar oportunidades. Outro passo importante é investir em um plano de negócios bem definido. Isso facilitará o processo antes, durante e depois da aquisição ou fusão”.



Pesquisadores desenvolvem clareador dental à base de cogumelos

Uma parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) resultou em uma solução inovadora e mais natural para uso em clareamento dental. A formulação utiliza cogumelos comestíveis do tipo Shimeji e possibilita a remoção de manchas nos dentes sem o uso de produtos químicos abrasivos que, em certos casos, podem prejudicar o esmalte dos dentes.

De acordo com informações da Unicamp, o método possibilita o reaproveitamento de partes descartadas da produção de cogumelos, o que colabora com a redução da geração de resíduos e possibilita um melhor destino a partes que poderiam ir parar no lixo.  Considerada uma tecnologia “verde”, a invenção possibilita o extrato a partir do chapéu ou do talo do shimeji, necessitando de um mínimo de tratamento. A tecnologia também não exige substâncias isoladas, que demandam processos de produção mais complexos e caros.

O resultado da pesquisa já está licenciado para a Webbe Startups, da própria Unicamp, e que deverá atuar na comercialização da invenção. A startup irá testar o produto em três formulações diferentes: gel para clareamento com uso de moldeira para os dentes, creme dental e enxaguatório bucal.

O produto deve ser uma solução mais natural a concorrer em um mercado em que as tecnologias para clareamento vêm evoluindo ao longo dos anos. Segundo a cirurgiã dentista Jamila Maria Sá de Carvalho, o clareamento dental costuma ser o primeiro passo de um desejo cada vez mais presente entre pacientes que procuram clínicas odontológicas atrás da chamada odontologia estética.

“As pessoas estão a cada dia mais em busca do “sorriso perfeito”, com dentes brancos e alinhados. Para isso, temos uma gama de procedimentos que podem ser utilizados para realizar o sonho dos pacientes, começando pelo clareamento dental, que pode ser feito em consultório, com três a quatro sessões de 40 minutos, em média; ou pode ser feito em casa, com uso de moldeiras feitas especificamente para o paciente, que utiliza o produto clareador durante duas horas por dia em um período de 15 a 21 dias, dependendo do caso”, explica.

Ela ressalta que as técnicas utilizadas permitem clarear a estrutura dentária e requerem uma manutenção a cada três anos. As tecnologias atuais, no entanto, não impedem o aparecimento de manchas, por exemplo, e por isso o paciente precisa ter alguns cuidados. “Cientificamente, a única coisa que realmente tem o poder de manchar o esmalte dentário é a nicotina, que é capaz de mudar a cor do substrato dentário. Uma boa escovação, visitas periódicas ao dentista, profilaxia a cada seis meses, são capazes de manter os dentes sem manchas”, informa ela, que tem mais de 12 anos de experiência em Odontologia.

Procedimentos estéticos mais desejados nos consultórios odontológicos

Jamila de Carvalho informa que entre os procedimentos estéticos buscados nos consultórios para melhorar o sorriso, o clareamento costuma ser financeiramente mais acessível. Para clientes de renda média, um tratamento que tem sido bastante procurado utiliza facetas (ou lentes) em resina.

“Trata-se de um procedimento relativamente rápido, em que o paciente pode mudar cor, forma e tamanho dos dentes em um único dia, e com um preço acessível. Porém esta técnica requer uma manutenção (polimento) a cada seis meses, pois a resina é um material que pode mudar de cor ao longo do tempo”, informa.

Para quem pode pagar mais, a cirurgiã dentista explica que o tratamento mais desejado é o que utiliza facetas de porcelana, em que são feitos pequenos desgastes nos dentes e, por meio de moldes, são confeccionados laminados cerâmicos. Quando prontos, são colados um a um sobre os dentes. “É um procedimento mais caro e um pouco mais demorado comparado às facetas em resina, porém o resultado é mais bonito e não requer manutenções periódicas, pois a porcelana não tende a mudar sua cor com os anos”, acrescenta.

Clareamento dental com uso de cúrcuma, casca de banana ou carvão ativado não funciona, conclui pesquisa da USP

Na busca pelo sorriso perfeito, muita gente tem procurado receitas caseiras difundidas na internet, mas que não têm comprovação de eficácia. Um estudo realizado na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, concluiu que o uso de casca de banana, cúrcuma e carvão ativado não são eficazes no clareamento dos dentes.

Os experimentos utilizando métodos de clareamento caseiro mais clicados em sites, como o uso dos três componentes, duraram dois anos e utilizaram como base escovação em dentes bovinos. No caso da cúrcuma e do carvão ativado, os pesquisadores observaram que, além de serem ineficazes para clareamento, as duas substâncias podem ser prejudiciais, pois desgastam a superfície do dente, podendo formar buracos, alterando a sua estrutura.



DPO: internalizar ou terceirizar o serviço de encarregado de dados?

A publicação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) – Lei nº 13.709/2018 -, no dia 14 de Agosto de 2018, foi um divisor de águas para as instituições públicas e privadas do Brasil. De lá para cá, a preocupação por parte de empresas e consumidores vem em uma crescente: segundo uma pesquisa do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), dois em cada três usuários de internet do país se preocupam com o uso de seus dados pessoais em compras virtuais.

A sondagem revelou que 42% dos usuários com 16 anos ou mais têm ficado “muito preocupados” durante compras em websites ou aplicativos. Além disso, 25% se mostraram “preocupados” com a captura e o tratamento de suas informações, como mostra uma publicação da Veja.

Em entrevista à revista, Winston Oyadomari, pesquisador do Cetic.br, destacou que foi observada uma preocupação maior dos usuários quanto ao compartilhamento de seus dados com empresas do que com o Governo.

Neste contexto, segundo Alexandre Antabi, fundador da Macher Tecnologia – empresa que atua com DPO-as-a-Service, adequação à LGPD e consultoria -, ganham destaque soluções como o serviço de DPO (Data Protection Officer – Encarregado de Dados, em português).

Antabi explica que o DPO (Data Protection Officer) surgiu com a GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) europeia. No Brasil, a LGPD chama este mesmo profissional de encarregado de dados. 

A função do encarregado é ser a pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). “Adicione-se a isto a orientação de funcionários e contratados a respeito das práticas a serem tomadas em relação à privacidade e proteção de dados pessoais”, acrescenta.

Dentro do conceito de DPO, prossegue, a função não é operacional e não está limitada apenas às atribuições listadas acima, mas, sim, estratégica e que suporta o crescimento e desenvolvimento das organizações na área da privacidade.

“Acreditamos que o DPO deve ter um papel de consultor interno em privacidade e proteção de dados, suportando decisões e trabalhando de forma contínua com treinamento, conscientização e disseminação dos conceitos de privacidade”, afirma Antabi.

Ele acrescenta que, em conexão direta com as equipes de TI (Tecnologia da Informação), o profissional também dedica esforços na disseminação, treinamento e conscientização das políticas internas da área.

Internalizar ou Terceirizar o serviço de DPO?

Segundo o especialista, o DPO deve ajudar a cada departamento no mapeamento, na avaliação e na  revisão de processos físicos ou digitais, bem como sistemas utilizados para a execução das atividades profissionais. Neste ponto, Antabi destaca que é necessário analisar determinados pontos antes de internalizar ou terceirizar o serviço de DPO, pois há as vantagens e desvantagens em cada um destes processos.

“O tamanho de sua empresa, a cultura, a maturidade, a estratégia, a velocidade de implantação, a disponibilidade financeira e de tempo certamente serão fatores decisivos na escolha da melhor alternativa”, afirma. Para o empresário, não existe uma contratação mais correta ou mais adequada. Cada organização deve poder pesar os prós e contras das duas modalidades de contratação, a curto e longo prazo.

Internalizar: prós e contras

“A internalização é recomendável para estratégias de prazos mais longos. A vantagem está na retenção de capital intelectual e na construção de relacionamentos internos mais sólidos”, afirma Antabi.

Neste cenário, nada impede a contratação de uma consultoria para assistir à operação e auxiliar o DPO em suas avaliações. “Já as principais desvantagens, são: encontrar profissionais com experiência para a criação do time de privacidade, o custo e o tempo necessário para implantação de um time completo voltado à privacidade”.

Terceirizar: prós e contras

Segundo o fundador da Macher Tecnologia, no caso do DPO terceirizado – ou de DPO-as-a-Service – as principais vantagens são a implantação rápida de times multidisciplinares. Além disso, o sistema proporciona maior flexibilidade com a alocação de profissionais com perfis adequados e um melhor “mix”, atrelado a uma necessidade específica do cliente. 

“O custo é um fator positivo da terceirização, já que, normalmente, com profissionais compartilhados com outras empresas, o custo por hora é inferior à contratação direta de funcionários”, afirma Antabi. Quanto às desvantagens, ele adverte que, ao terceirizar, poderá haver uma curva de aprendizado mais longa em relação ao conhecimento prático do negócio ou indústria a qual o cliente pertence.

Para mais informações, basta acessar: https://www.machertecnologia.com.br/



Com o mercado de alumínio em alta, franquia de serralheria chega ao Brasil

A indústria brasileira de alumínio tem uma participação média de 6% no PIB industrial, gerando um faturamento de cerca de R$ 88 bilhões por ano e milhares de postos de trabalho, segundo dados de 2020 levantados pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal).

Em 2021, o consumo total de produtos de alumínio no país alcançou 1,5 milhão de toneladas, o maior volume registrado desde 1972, quando a apuração da pesquisa começou. O destaque ficou com o segmento de chapas de alumínio, que alcançou o volume recorde de mais de 800 toneladas. Do total de produtos consumidos, 88% (1,3 milhão de toneladas) foram produzidos no Brasil, um aumento expressivo de 10,6%. As importações acompanharam a alta, com crescimento de 12,7% ante 2020.

A projeção da associação é que o setor continue com desempenho positivo, alcançando um consumo doméstico 4,9% maior que 2021, somando 1,6 milhão de toneladas, o que seria um novo recorde para o setor. “A indústria brasileira de alumínio está preparada para responder ao aumento da demanda e seguirá investindo para ampliar a sua capacidade de produção. O setor prevê, até 2025, um aporte aproximado de R$ 30 bilhões para a construção de novas plantas industriais e modernização das já existentes; diversificação da matriz energética e aumento da autogeração de energia, dentre outras ações”, falou a presidente-executiva da Abal, Janaina Donas.

Franquia Mundo Serralheiro expande como franquia

De olho nesse mercado, a empresa Mundo Serralheiro anunciou a expansão da empresa com o modelo de franquia. A modalidade de negócio permite que os empreendedores que desejam ingressar nesse mercado, comecem com um modelo já formatado e estruturado.

“O franqueado terá uma loja própria e nós da franqueadora vamos fornecer todos os materiais necessários para o negócio, desde chapas até acessórios, assim ele não precisa se preocupar com a parte de suprimento e logística. A principal vantagem do modelo de franquia é a transmissão de conhecimento e suporte que o franqueado pode ter ao longo da sua jornada profissional”, explicou Trajano Neto, gestor da divisão de laminados do Mundo Serralheiro.

A franquia Mundo Serralheiro quer se posicionar no mercado como um local em que as pessoas encontram tudo o que precisam de materiais de alumínio. A ideia é expandir nos próximos anos para todos os estados brasileiros.

Para mais informações, basta acessar: www.mundodoserralheiro.com.br



Especialistas comentam crescimento do varejo esportivo no Brasil

De acordo com uma projeção do site Statista, o faturamento do segmento esportivo deve crescer em torno de 5% ao ano até 2025. Segundo especialistas, o licenciamento pode ter grande parte nesse número. 

O levantamento mostra ainda que a receita no segmento Sports & Outdoor está projetada para atingir US$ 394 milhões em 2022. Para Patrick Winkler, CEO do Grupo Swim Channel, este crescimento pode ter relação com parcerias entre empresas do mesmo segmento.

“Os números que o setor deve atingir ainda este ano irão impactar diretamente na forma em como as empresas varejistas ligadas ao esporte se comportam. Além disso, acredito que esse crescimento se dá também com o aumento do acervo e crescimento da comercialização dos produtos das empresas que trabalham em conjunto”, comenta Patrick, que licenciou no último mês a loja Swim Channel para a varejista Rythmoon. 

Também segundo o Statista, o segmento Sports & Outdoor, espera-se que o número de usuários praticantes chegue a 38,4 milhões até 2025, o que terá um impacto sobre as vendas. O executivo comenta ainda que os resultados do setor são promissores, assim como o aumento de artigos esportivos.  

Um dos criadores e gestores da Rythmoon, Adriano Aguion, trabalha com diversas modalidades esportivas e reitera o quanto o cuidado, planejamento e a credibilidade na hora da venda devem ser levados em conta pelas empresas que procuram crescer no segmento varejista. 

“Fazer um licenciamento de marca não é fácil, precisamos ter cuidado com todas as ações que a empresa realiza e nosso papel é potencializar o crescimento de ambas empresas. Precisamos pensar sempre na modernidade, credibilidade e tendência para alavancar as vendas”, finaliza Aguion. 

Como visto nos dados apresentados, as expectativas para o setor varejista são altas. Os especialistas da Swim Channel e Rythmoon concordam e afirmam que a recuperação do setor, assim como sua ascensão, estão ligados a vários fatores e ao licenciamento de pequenas e médias empresas para empresas especializadas em comércio online e personalizado, como é o caso da venda de artigos esportivos. 

Para mais informações, basta acessar: www.loja.swimchannel.net

 



Mercado imobiliário deve crescer até 5% em 2022

O mercado imobiliário deve crescer entre 4,5% e 5% em 2022, segundo uma projeção do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas). Trata-se de um resultado positivo, considerando que, segundo publicação do Valor Investe, a coordenadora de Projetos da Construção do instituto estimava uma expansão de apenas 3,5%.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o mercado avançou 2,7% no segundo trimestre em relação ao primeiro, a melhor performance desde o terceiro trimestre de 2021 (4,4%). Em relação ao primeiro trimestre do último ano, o crescimento foi de 9,9%. Ainda assim, o mercado está mais de 20% abaixo do pico registrado no primeiro semestre de 2014.

Para o presidente executivo do Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo), Ely Wertheim, o segundo semestre deve seguir turbulento. Em entrevista publicada pela Jovem Pan, ele afirmou que o mercado imobiliário não deve crescer muito na segunda metade do ano, por conta de “um ambiente macroeconômico um pouco deteriorado, considerando fatores como as eleições, Copa do Mundo de futebol e a taxa de juros alta”.

Wertheim também cita a alta da taxa Selic, que prejudica os financiamentos imobiliários e, quanto aos custos ao consumidor, prevê um processo inflacionário menor. O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) definiu a nova meta para a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano. 

“Depois de dois anos de euforia, o mercado imobiliário retornou a patamares saudáveis”, diz Leo Ribeiro, especialista em mercado imobiliário e fundador da Domus. “Apesar da diminuição no volume de negócios, eles continuam acontecendo, afinal o déficit habitacional no Brasil continua alto e o maior sonho das famílias ainda é ter sua casa própria”.

Com efeito, o sonho da casa própria faz parte dos planos de 87% dos brasileiros, segundo uma pesquisa realizada pelo Censo de Moradia QuintoAndar, em parceria com o Instituto Datafolha. De acordo com a sondagem, os entrevistados valorizam mais a casa própria do que estabilidade financeira, religião e filhos. O estudo ouviu 3.186 pessoas acima de 21 anos em todo país em outubro de 2021.

Diante disso, prossegue Ribeiro, as oportunidades no mercado imobiliário existem em qualquer cenário. Mesmo nos momentos de baixa liquidez, investidores conseguem fazer bons negócios comprando terrenos, apartamentos e outros tipos de imóveis com um bom desconto. “E. quando o mercado está aquecido, a alta liquidez permite ao investidor vender seus imóveis com uma ótima margem de lucro”.

Empreender versus poucos recursos financeiros

Para Ribeiro, a etapa mais rentável do mercado imobiliário é a fase de construção de imóveis para venda. É onde está a maior demanda e maior lucratividade. “Existem várias linhas de crédito para financiar a construção de imóveis, mesmo na pessoa física, ou trabalhar com recursos de outras pessoas”.

Para o fundador da Domus, vale considerar o investimento no mercado imobiliário, mesmo com poucos recursos financeiros. Ele destaca que, ao unir os próprios recursos com os da família, amigos ou por meio de financiamentos, o investidor tem acesso a empreendimentos maiores do que aqueles que teria se investisse apenas com capital próprio, alavancando o seu resultado também.

“Muito se fala em novas estratégias de investimento e multiplicação de patrimônio, mas uma opção que continua sendo altamente rentável e segura, independentemente do momento em que o mercado se encontra, é o investimento em imóveis”, assegura Ribeiro.

Para mais informações, basta acessar: https://comunidadedomus.com.br/



Maioria dos serviços odontológicos foram realizados no atendimento particular

A maior parte dos serviços odontológicos especializados realizados em consultórios e clínicas brasileiras foram feitos através do atendimento particular. Ao menos é o que apontou um estudo realizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em parceria com o Instituto Datafolha.

Este instrumento ainda destacou que 21% das pessoas entrevistadas estão fazendo atualmente algum tratamento. Entre a lista de procedimentos que enquadram nesta categoria, estão incluídos os implantes e próteses dentárias, facetas e outros métodos que fogem da odontologia preventiva.

Outro ponto relevante foi a consideração de que 70% dos participantes utilizaram o atendimento particular na última vez que foram ao dentista. Já 23% têm algum problema bucal e 72% não possuem plano odontológico.

Mestre e especialista em implantodontia e pós graduado em odontologia estética, Dr. Paulo Coelho Andrade, defende que serviços como estes existem para melhorar a saúde de uma forma geral. “Um implante não é somente para embelezar um sorriso. Uma faceta não é somente pura estética. Estes serviços existem, principalmente, para entregarmos uma melhor qualidade de vida para o paciente. Quando restauramos o sorriso de alguém, elevamos a saúde dessa pessoa como um todo, não somente da boca”.

O especialista ainda explica o que são implantes dentários e sua funcionalidade. “Implantes são estruturas que posicionamos cirurgicamente no osso para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem uma remodelação da arcada a partir de próteses. Sua principal funcionalidade é recuperar as funções dentárias originais dos pacientes”, explica.

Ainda que existam serviços para reparos, muito além do diagnóstico negativo, prevenir os danos é talvez o melhor tratamento. Prevenção essa que inicia com o hábito de visitar o dentista. Atitude que apenas 37% dos entrevistados tomaram ao longo no ano anterior a pesquisa. Dr. Paulo explica que independente da forma na qual o paciente recebe o atendimento, é essencial não ser um faltoso ao consultório.

“Quanto por mais tempo a pessoa possuir um problema dentário e não dar a atenção devida, mais problemas essa pessoa poderá desenvolver. Mal hálito, perda dos dentes, endocardite bacteriana e até septicemia podem ser decorrentes da falta de atendimento ideal. Portanto, ter um acompanhamento ideal é fundamental”, acentua o especialista.



Seminário do Comitê de Pronunciamentos Contábeis debate questões climáticas

Breno Figueiredo, fundador da Infrapar Research, e Bruna Camargo Ferrari, sócia do escritório Lobo de Rizzo Advogados, serão palestrantes do 4° Painel (Mercado de carbono e outras questões climáticas) no XIX Seminário Internacional CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), no dia 15 de setembro de 2022, das 10:35 às 12:05.

O painel será moderado por Sebastian Soares, coordenador do GT (Grupo de Trabalho) Sustentabilidade do IBRACON (Instituto de Auditoria Independente do Brasil).

O evento será realizado on-line, nos dias 14 e 15 de setembro de 2022, das 08:20 às 12:40, em plataforma digital fechada.

O objetivo do encontro é proporcionar uma visão prática do atual estágio de adoção das normas internacionais de relatórios financeiros (IFRS – International Financial Reporting Standards) e dos relatórios de sustentabilidade (ISSB – International Sustainability Standards Board) no Brasil, das mudanças mais relevantes que estão em andamento ou por vir e seus possíveis reflexos.

Os participantes receberão créditos nos programas de educação profissional continuada: APIMEC BRASIL – 2 créditos; CFC/CRCs – 6 pontos; e IBGC – 3 créditos. A pontuação e certificado serão concedidos aos participantes que cumprirem no mínimo 75% de participação (6 horas).

Nos outros painéis do evento serão debatidos: Combinações de negócios; Passivos não Circulantes com Cláusula de Covenants; Supplier Finance Arrangements (Risco Sacado), IFRS 9, ISSB e relatórios de sustentabilidade, além de reflexões sobre a contabilização de Criptoativos.

O Seminário é uma realização das entidades-membro do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis): ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas); APIMEC BRASIL (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil); B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); CFC (Conselho Federal de Contabilidade); FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras); e IBRACON (Instituto de Auditoria Independente do Brasil).

A organização é da FACPC (Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis foi criado com o objetivo de estudar, preparar e emitir pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade e divulgar informações para permitir a emissão de normas pelas entidades reguladoras brasileiras, objetivando centralizar e uniformizar o processo de produção, levando sempre em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais.

São coordenadores do XIX Seminário Internacional do Comitê de Pronunciamentos Contábeis: Edison Arisa, Eduardo Flores, Eliseu Martins, Guillermo Braunbeck, Haroldo R. Levy Neto, Nelson Carvalho e Verônica Souto Maior

O XIX Seminário Internacional CPC conta com os seguintes patrocinadores: Ânima Educação; B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); BDO; Cielo; CPQD; Deloitte; EY; FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade); FEBRABAN; Grant Thornton; KPMG; Luz Publicidade; MOORE; Parker Russell; PwC; Simonaggio Certeza Técnica; SMS Brasil; Ultra; e Wulaia Consultoria.

Entidades que apoiam o Evento: ABEL; ABRACICON; ABRACONEE; ABRAPP; AMEC; ANBIMA; ANCEP; ANCORD; ANEFAC; CORECON-SP; CRA-SP; CRC-CE; CRC-GO; CRC-MG; CRC-MT; CRC-PB; CRC-PR; CRC-RN; CRC-RS; CRC-SC; CRC-SP; FEA-RP/USP; FECONTESP; FGV – Instituto de Finanças; IBEF-SP; IBGC; IBRI; SESCON-SP; SINDCONT-SP; e SINDICONT-Rio.

Para mais informações sobre a Programação e Inscrições, basta acessar:

http://www.eventos.facpc.org.br/home/XIXSeminarioCPC



Circuito SP Folia é apresentado na Comissão de Turismo

O Circuito SP Folia, evento carnavalesco que está programado para acontecer entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2023 no Autódromo de Interlagos, foi apresentado à Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia na reunião desta terça-feira (23/8).

Daniel Almeida, representante da Don Dino Entretenimento, empresa responsável pelo evento, explicou que o circuito será gratuito, realizado com recursos próprios e conta com expectativa de receber cerca de 80 mil pessoas por dia. Ele destacou ainda que o local contará com seguranças, banheiros, trios elétricos, limpeza e conservação, dispensadores de bebidas, brigada médica, praça de alimentação e área de descompressão.

A projeção, segundo Almeida, é de gerar 15 mil vagas de empregos diretos e indiretos, redução de despesas com bloqueios de vias públicas, diminuição do efetivo militar e Guarda Municipal no controle das vias; patrimônio público e redução das equipes de limpeza urbana. “Os blocos que irão se apresentar dentro do Circuito no momento da apresentação dentro do autódromo não estarão nas ruas se apresentando. Com isso, a gente consegue ter uma redução do impacto urbano”, explicou.

Ele ainda apresentou projeções de impacto tributário para o município com arrecadação direta de aproximadamente R$ 3 milhões e indireta de R$ 9 milhões e ainda geração de receita local de cerca de R$ 400 milhões. “Nosso objetivo é criar mais uma opção dentro do maior carnaval de rua do Brasil. Esse projeto foi todo desenhado para acontecer dentro de autódromos e já está registrado nacional e internacionalmente para ser replicado nos autódromos mundo afora”, destacou.

Para a diretora interina da SPTuris (São Paulo Turismo) Fernanda Ascar, é importante que o evento seja bem construído entre a secretaria de Turismo, secretaria de Cultura e SPTuris para que não atrapalhe outros eventos que acontecerão na mesma época. “Que seja mais um evento para a cidade, complemente o calendário e potencialize as atrações. Ele sendo construído de uma forma que não comprometa toda a logística dos outros eventos é mais uma atração para o carnaval da capital paulista”, disse.

Avaliação do Carnaval 2022

Ascar apresentou ao colegiado os dados estatísticos sobre o Carnaval de 2022, que aconteceu entre os dias 16 e 29 de abril no Sambódromo. De acordo com o relatório, o sambódromo recebeu cerca de 133 mil pessoas nos dias de evento – 55,3% eram mulheres e 44,6% homens, com faixa etária de 30 a 39 anos. Os dados ainda mostraram que cada folião gastou em média R$ 1.180.

“O Carnaval para gente foi uma grande surpresa. Foi um ano difícil com adiamento do evento e ainda com expectativa de não ter um grande público. Foi uma boa surpresa ter sambódromo lotado todos os dias e com boa arrecadação, isso mostra a força do evento”, ressaltou Ascar, que ainda destacou que a expectativa para o próximo ano é aumentar em 10% o número de turistas no período.

Para o vice-presidente da Comissão de Turismo, vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) é importante o esclarecimento para a população desse setor que gera renda e trabalho no município. ‘O Carnaval de São Paulo gera renda e trabalho com turismo, transporte, gastronomia e de forma geral mostra o crescimento da cidade”, disse.

Requerimento

Ainda durante a reunião os vereadores aprovaram um requerimento de autoria do vereador Rodrigo Goulart (PSD), que pede informações ao Executivo municipal sobre as ações de zeladoria de segurança e prevenção patrimonial na região central da cidade de São Paulo.

Também participaram da reunião os vereadores George Hato (MDB) e Sandra Santana (PSDB). Para conferir na íntegra a reunião, clique aqui.

Texto: CAROL FLORES



Alta busca por procedimentos estéticos alavanca investimentos no setor

As pessoas têm buscado cada vez mais procedimentos estéticos capazes de melhorar seu bem-estar e qualidade de vida. O estudo realizado pela Mckinsey, em dezembro de 2021, mostrou que nos últimos cinco anos, mais de 400 clínicas de estética e centros de atendimento levantaram US$ 3,1 bilhões de investidores, se tornando o segmento de crescimento mais rápido da indústria de estética. E esses números vêm aumentando em todo o mundo.

Só o mercado de injetáveis ​​estéticos tem crescido historicamente mais de 10% ao ano. O motivo é que a população tem optado por procedimentos não-cirúrgicos, segundo a pesquisa realizada pelo The Aesthetic Society

A mudança de atitude dos consumidores em relação ao bem-estar, beleza e envelhecimento saudável aumentou a conscientização e a aceitação da estética, gerando demanda de novos segmentos de pacientes. Isso inclui ainda homens e pessoas mais jovens em busca de tratamentos preventivos que retardam o envelhecimento, como harmonização facial, por exemplo.

“O profissional de saúde precisa estar atento às novas demandas do mercado, pois o ramo da estética está se transformando rapidamente. O público sente-se atraído por novas tecnologias e produtos inovadores e revolucionários, que atendam suas demandas de forma segura e com resultados eficazes e duradouros”, afirma Angela Bahls, Gerente da Área Técnica do Instituto BRA, especialista em cursos para a área da saúde.

A procura por novos procedimentos não tão invasivos está fazendo com que profissionais da área se adaptem a esse mercado em constante crescimento. O Brasil, que já é conhecido pela demanda de cirurgias plásticas, em 2020, tornou-se o líder das intervenções não cirúrgicas, com 22,1% do total mundial, conforme a pesquisa do ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).

A projeção é que até o ano de 2026 o mercado de injetáveis estéticos renda o total global de $11,9 bilhões de dólares, podendo crescer mais que o esperado nos próximos anos se continuar nesse ritmo – e exigindo a qualificação de mais profissionais de saúde ao ramo de estética, aumentando o número de clínicas e estabelecimentos com esse foco, segundo o estudo da Mckinsey.

Os injetáveis estéticos são métodos minimamente invasivos, que não precisam de intervenções, como cortes, processos cirúrgicos e período de internação. Possuem uma recuperação mais rápida, apresentando trauma mínimo e com poucas sessões. 

Os bioestimuladores de colágeno são exemplos de produtos, que estão aquecidos no mercado injetáveis e compõem um dos procedimentos procurados em clínicas e consultórios para rejuvenescimento facial e corporal. Estas substâncias são aplicadas sob a forma injetável em locais específicos do organismo, absorvidos gradualmente, proporcionando maior firmeza e viçosidade da pele.

Os profissionais da saúde precisam ter um portfólio amplo de qualificações para atender a todas as demandas de seus pacientes. A vastidão de métodos e produtos para acabar com efeitos como celulite, flacidez da pele, cicatrizes de acne até redução de gordura, acaba exigindo uma atualização ainda mais frequente. 

“Com a alta dos procedimentos estéticos não cirúrgicos, é imprescindível prestar ainda mais atenção em quem você vai escolher. Muitas pessoas acabam não se preocupando em verificar a credibilidade desses profissionais, principalmente por não serem procedimentos tão invasivos, como uma cirurgia plástica, por exemplo. É muito importante saber quantas horas de prática esse profissional possui”, alerta Valéria Carneiro, Gerente Comercial do Instituto BRA Capacitação.

Para mais informações: https://bracapacitacao.com.br/



Setor de hotelaria e turismo de Foz do Iguaçu recebe prêmios

Levantamentos recentes realizados pelas plataformas de hospedagem Booking.com e TripAdvisor mostraram que, nesta retomada do turismo após o período mais crítico da pandemia de Covid-19, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, tem atraído muitos visitantes não só do Brasil, mas do exterior. 

Segundo o Booking.com, a cidade paranaense foi, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro, o destino mais procurado por turistas estrangeiros no mês de julho. Com efeito, o reconhecimento de Foz do Iguaçu como um dos pontos turísticos mais procurados e valorizados por turistas estrangeiros só foi possível graças à boa estrutura hoteleira na cidade, que, somada aos pontos turísticos de grande demanda, como as Cataratas do Iguaçu, tem levado a cidade paranaense a faturar diversos prêmios.

O Complexo Turístico Itaipu (CTI), onde está localizada a Itaipu Binacional, maior usina hidrelétrica do mundo, por exemplo, recebeu, recentemente, pela terceira vez consecutiva, o selo Travellers’ Choice 2022, prêmio concedido pelo site de viagens TripAdvisor, que avalia hotéis, pousadas, acomodações, destinos, atrações, marcas, produtos e restaurantes. A mesma premiação ainda indicou as Cataratas do Iguaçu, grande atração turística da cidade, como o melhor destino da América Latina e o sétimo no mundo.

No CTI, o mês de julho foi o mais movimentado de 2022: o número de visitantes foi de 57.561 turistas, um aumento de 93%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Tal aquecimento do setor de turismo e hotelaria, registrado desde o ano passado, levou a cidade a receber, em maio, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria “Cidade Empreendedora”, pela iniciativa Foz Desenvolve, que abrange vários projetos voltados ao desenvolvimento de negócios na cidade. 

Setor de hotelaria cada vez mais aquecido – e premiado

Em uma análise sobre a hotelaria iguaçuense, a TripAdvisor também destacou diversos hotéis da cidade, oferecendo certificados para estabelecimentos como o Bella Italia, Vivaz Cataratas, Recanto Cataratas, Viale, entre outros. Além disso, há a presença de um hotel da cidade em dois importantes rankings que avaliam os melhores estabelecimentos hoteleiros da América Latina. 

Para a edição de 2022 do Forbes Travel Guide, tradicional guia que já está em sua 63ª edição, o Belmond Hotel das Cataratas, único hotel situado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, é o melhor empreendimento hoteleiro da América do Sul. O estabelecimento foi classificado, pelo quinto ano consecutivo, com cinco estrelas, cotação máxima dada aos hotéis, restaurantes e spas analisados pela publicação.

Já a revista de viagem estadunidense Travel + Leisure, que avalia anualmente as principais ilhas, cidades, hotéis, linhas de cruzeiro e aeroportos do mundo a partir dos votos dos leitores, também colocou o hotel iguaçuense entre os melhores estabelecimentos de hospedagem da América do Sul – neste ranking, o Belmond Hotel das Cataratas ocupa o terceiro posto no recorte regional sul-americano. 

Para Jaime Mendes, sócio proprietário do Del Rey Quality Hotel, vice-presidente do Visit Iguassu e diretor financeiro da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo, a presença do hotel iguaçuense nas prestigiadas publicações pode trazer ainda mais visibilidade para a cidade, dinamizando o turismo e a rede hoteleira como um todo na região. 

“A presença do Hotel das Cataratas nestes guias reforça a marca de Foz do Iguaçu como um destino de qualidade para o setor de hotelaria e turismo da América do Sul”, afirma.

O empresário afirma que este “fortalecimento da marca Foz do Iguaçu” se dá em um contexto de recuperação do turismo na cidade após o período mais crítico da pandemia de Covid-19. De acordo com dados do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis) de Foz do Iguaçu, a temporada de férias de julho encerrou-se com ocupação de hotéis acima de 80%. “Estamos em um  momento crescente no número de turistas e a tendência é só melhorar daqui pra frente”, diz o vice-presidente do Visit Iguassu.

Para mais informações, basta acessar: https://www.hoteldelreyfoz.com.br/



Brasil registra mais de 1 milhão de novas empresas em 2022

De acordo com dados coletados pelo boletim Mapa das Empresas e divulgados pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia em junho de 2022, o primeiro quadrimestre do ano registrou a abertura de mais de 1,3 milhão de empresas no Brasil, totalizando mais de 19 milhões de organizações ativas. 

Segundo o boletim, 99% das corporações brasileiras são representadas pelas micro e pequenas empresas (MPEs), o que representa 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. De certa forma, um dos principais agentes para que tal crescimento acontecesse foi a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 em 2020, fazendo com que os brasileiros buscassem novas opções de negócios próprios, uma vez que a taxa de desemprego chegou a 14,4% naquele ano. 

Em contrapartida aos números apresentados, o Mapa trouxe, ainda, o dado de que, em relação ao mesmo período do ano anterior, a temporada de 2022 registrou 3,2% a menos de novas empresas, assim como aumentou 23% na estatística de quantas organizações fecharam as portas no primeiro quadrimestre do ano em relação a 2021. Para Mateus Evangelista, consultor administrativo e financeiro, o principal motivo que leva empresas e empreendedores a encerrar seus negócios precocemente é a falta de conhecimento do mercado.

“Vejo muitos novos empreendedores abrindo seus negócios sem um mínimo de entendimento em gestão, finanças, vendas e marketing e, apesar de hoje em dia o processo de abertura de MEI ou MPEs estar muito mais acessível e desburocratizado, sei o quanto é complexo manter um negócio em funcionamento, principalmente nos primeiros anos”, relata Evangelista.

Para o especialista, algumas estratégias visam auxiliar novos empresários, evitando que o fim do negócio aconteça. A ferramenta SMART, por exemplo, tem por objetivo fazer com que o empreendedor exponha suas metas de forma específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. 

“Outra ferramenta que gosto é a análise SWOT, na qual devem ser analisados quatro pontos diferentes da empresa: as forças do negócio, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças, a partir disso, é possível traçar um plano de negócio estruturado”. complementa. 

Evangelista ainda ressalta que, contar com um consultor especializado no início do empreendimento, pode fazer a diferença para o futuro da corporação. “No momento em que é notado a falta de conhecimento, recursos ou educação, contar com o auxílio de um especialista pode ser a chave para que o negócio caminhe corretamente”, diz. 

Para ele, um consultor experiente visa fortalecer as operações, elaborar estratégias para diminuir as despesas e aumentar os lucros, e até mesmo criar um ambiente mais confortável de trabalho. 

Um estudo realizado pela empresa Contabilizei, a partir de dados da Receita Federal, mostra que a expectativa do setor do empresariado brasileiro é de que haja mais de 4 milhões de abertura de empresas em 2023. 

O empresário e consultor finaliza dizendo que o fato desse mercado estar crescendo tanto é de extrema importância para a economia brasileira. Porém, ressalta, “é importante que esses novos empresários tracem um plano de negócios viável e acompanhem o Balanço Patrimonial e a DRE de seus negócios, evitando que o número de abertura seja inferior ao número de fechamento de empresas”. 



Campanha sobre intestino saudável volta ao ar em setembro

Na base de dados PubMed, que contém mais de 34 milhões de citações e resumos de literatura biomédica, há aproximadamente 39 mil estudos publicados sobre o tema probióticos, de autores dos mais diversos centros de pesquisa mundiais. Os artigos vão desde o conceito de probióticos ­– microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem um benefício à saúde do hospedeiro – até estudos relacionando o uso desses microrganismos para melhorar sintomas ou diminuir os riscos para uma infinidade de doenças.

Um dos probióticos mais estudados do mundo, o Lactobacillus casei Shirota é a base dos leites fermentados da Yakult. A cepa, exclusiva da multinacional japonesa, foi descoberta em 1935 pelo médico sanitarista e pesquisador Minoru Shirota – considerado um dos pioneiros da microbiologia – e, desde então, já passou por milhares de estudos que mostraram sua viabilidade para chegar viva ao intestino em quantidade adequada para contribuir com o equilíbrio da microbiota intestinal humana.

Com o objetivo de representar em imagens o que pesquisas e estudos atestaram quanto ao alimento probiótico, a Yakult relançou, em 1º de setembro, a campanha publicitária ‘Portal’. No filme, personagens de várias idades ingerem leite fermentado e são transportados para diferentes ambientes que retratam o cotidiano.

O filme começa com pai e filho vendo televisão e tomando Leite Fermentado Yakult (dirigido a toda a família). De repente, um portal com o formato do frasco do produto aparece e os leva a um parque, onde se divertem juntos. Uma jovem na cozinha tomando Yakult 40 light (dirigido a pessoas que optam por uma dieta com menos calorias) também passa pelo portal e ganha mais energia ao ser transportada a uma pista de skate.

Outros três personagens passam pelo portal depois de ingerir o Yakult 40 (dirigido a adultos de vida agitada e idosos): uma executiva, que se percebe mais produtiva e motivada para o trabalho; e um casal idoso que ganha mais vitalidade ao ser levado a uma pista de dança. “A principal mensagem da campanha é mostrar que, quando o intestino está bem, temos mais disposição e energia para as tarefas diárias e para o lazer”, afirma o diretor presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto. 

O probiótico Lactobacillus casei Shirota é estudado há mais de 80 anos, tanto pelos cientistas do Instituto Central de Pesquisas da Yakult, no Japão, quanto por pesquisadores de vários outros países. Alguns dos estudos que comprovam os benefícios estão disponíveis no Portal Científico da Yakult. A campanha publicitária, que foi criada pelo Grupo Rái, será veiculada na TV aberta, internet e nas redes sociais entre os meses de setembro e outubro.

Novas comerciantes
A campanha também terá um filme, veiculado exclusivamente nas redes sociais, para convidar pessoas interessadas em atuar como comerciantes autônomos da Yakult. Nos 40 países e regiões em que está presente, a multinacional possui aproximadamente 80 mil comerciantes autônomas (conhecidas como Yakult Ladies no Japão) – 32,7 mil no Japão, onde está a sede da empresa, e 47,5 mil em 12 outros países, incluindo o Brasil. Esses comerciantes levam os produtos de porta a porta para milhões de consumidores, mesmo nos locais mais distantes.

Filme Portal: https://www.youtube.com/watch?v=4qrW_YwBgNw 
Filme Yakult Ladies: https://www.youtube.com/watch?v=v6CZX7SEvP8

A empresa
O Leite Fermentado Yakult completa 87 anos em 2022 e continua sendo o carro-chefe da empresa sediada em Tóquio, no Japão. A empresa mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano. Para outras informações, basta acessar o site ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficial e Instagram@yakultbrasil.



Brasileiros movimentam mercado imobiliário em Cascais, Portugal

Não é de hoje que a Quinta da Marinha, em Cascais, Portugal, é conhecida como um bairro de milionários de todo o mundo. Há alguns anos, a comunidade brasileira intensificou a sua presença no lugar, movimentando o mercado imobiliário de alto padrão: em 2017, havia  5.434 brasileiros no local. Em 2020, este grupo chegou a 10.511, uma alta de 93%, conforme balanço publicado pelo jornal O Globo.

Ary Gustavo de Lima Ribeiro, diretor de operações da Casas de Lisboa – startup portuguesa que atua com venda de imóveis e serviços de marketing digital -, destaca que Cascais concentra o maior número de emigrantes brasileiros de alto poder aquisitivo em Portugal – o que a torna atraente para empreendimentos imobiliários exclusivos.

“Boa parte dos 12 mil brasileiros residentes em Cascais, a quinta maior cidade de Portugal, com 200 mil habitantes, é formada por empresários. Além de radicados no país, eles têm investido em negócios que se estendem por vários setores, do farmacêutico ao imobiliário, do bem-estar à gastronomia”, afirma

Segundo Ribeiro, a presença de emigrantes brasileiros têm impactado o mercado imobiliário local: “A procura de moradias na linha de Cascais não para de aumentar. Muitos brasileiros resolveram se mudar para Portugal e trazer as famílias, o que impulsionou as vendas”.

Ele reforça que, durante os últimos anos, o interesse dos investidores do Brasil mudou muito. “Os brasileiros começaram a olhar para o imobiliário em Portugal como fator de diversificação de investimentos e, agora, muitos estão a trocar o Brasil por Portugal e a trazer as suas famílias”.

Para o especialista, a segurança é um dos elementos que mais pesa na decisão. “O perfil dos que chegam é fácil de traçar: são famílias de classe média alta ou alta, muitos com passaporte europeu, alguns com antepassados portugueses e que querem deixar o Brasil”.

Brasileiros são os que mais buscam empreendimentos imobiliários

De acordo com o diretor de operações da Casas de Lisboa, entre os estrangeiros que procuram imóveis luxuosos para comprar em Lisboa, com valores acima de 1 milhão de euros (R$ 5,6 milhões), os oriundos do Brasil são os primeiros do topo.

“Um levantamento do site Idealista, que monitora o mercado imobiliário, aponta que, dos brasileiros que procuraram moradias para comprar na capital portuguesa no segundo trimestre do ano, 12% pediram casas e apartamentos acima de EUR 1 milhão”, reporta.

“O apetite dos brasileiros por imóveis de luxo na capital portuguesa foi tamanho que superou o desejo de norte-americanos e alemães (10% fizeram consultas nessa faixa de renda), de ingleses (9%) e de franceses (3%)”, cita Ribeiro.

“Vale ressaltar, inclusive, que os brasileiros aparecem entre os cinco grupos de estrangeiros que mais demandaram casas e apartamentos em Lisboa entre abril e junho deste ano, independentemente do valor”, acrescenta.

Para mais informações sobre imóveis em Cascais, basta acessar:

https://www.casasdelisboa.com.br



Western Union anuncia expansão e novos métodos de pagamento

A Western Union anuncia que está aumentando suas operações próprias no Brasil em mais de 37%, abrindo 25 novas lojas de varejo em todo o país, enquanto expande seus métodos de pagamento para oferecer ainda mais maneiras para os brasileiros enviarem dinheiro além-fronteiras.

Os brasileiros agora podem realizar transferências internacionais por meio de dinheiro, cartões de débito e crédito, enquanto optam por realizar suas transações on-line ou em um dos pontos de varejo da Western Union localizados em todo o país.

As duas primeiras lojas foram inauguradas em julho na cidade de Ipatinga (MG) e em agosto na cidade de Teresina (PI). Ambas são novas cidades para a Western Union, oferecendo serviços em locais importantes do Brasil não apenas anteriormente desassistidas, mas também grandes centros turísticos para o país. Esse crescimento representa a expansão mais significativa da Western Union no Brasil desde 2018.

“O objetivo da Western Union de permitir que milhões de conexões entre pessoas enviem ou recebam dinheiro globalmente e localmente continua a crescer, enquanto desenvolvemos nossas ofertas para incluir serviços digitais expandidos e uma experiência simplificada do cliente de varejo”, disse Ricardo Amaral, presidente da Western Union no Brasil. “Essa expansão não apenas aumentará nossas operações em todo o Brasil, mas, mais importante, aumentará a conveniência para nossos clientes, dando a eles a oportunidade de enviar ou receber dinheiro mais perto de suas casas.”



Como a arte apoia o trabalho interdisciplinar nas escolas

De acordo com os novos modelos de aprendizagem, baseados justamente no pensamento criativo e na resolução de problemas, o desenvolvimento da criatividade é o que estimula a quebrar os moldes, a pensar fora da caixa, a encontrar novas soluções e a enfrentar o medo de errar. Para a professora Mara Lúcia de França Oliveira Rezende, do Sistema Gabarito de Ensino, permitir e instigar a criança a explorar materiais do cotidiano, mostrar uma mistura da realidade e da fantasia, mas também um olhar de apreciação de obras de artes de vários artistas, são formas de desenvolver o olhar da criança para a arte do dia a dia.

A professora lembra que muitas vezes, quando se fala de arte na escola, há uma sensação de leveza: um sentido lúdico e divertido acompanha inevitavelmente as aulas dedicadas ao assunto, em oposição a temas mais exigentes e sérios, como português ou matemática. Na realidade, o pensamento criativo precisa ser mais explorado nas escolas como chave para abordar o estudo de qualquer disciplina. “A arte é uma escolha para parcerias interdisciplinares na educação, porém tem sido mais comumente usada para ilustrar ou expressar o conteúdo de outra disciplina.

Contudo, o cerne de uma produção artística é representar o significado interno do conteúdo que está sendo ensinado. Considerando a multidisciplinaridade uma forma atrativa e interessante para trabalhar conteúdos escolares, é importante que a arte permeie por vários aspectos de todas as disciplinas, tendo em vista que pode trazer o pensamento e a reflexão do aluno para uma forma ampla”, explica a Mara Lúcia Rezende.

“Como passamos por momentos difíceis com a pandemia e a defasagem do desempenho educacional, acredito que a arte tem um papel expressivo para o aluno, pois a mesma, quando é estimulada, possibilita a criatividade e a expressão, tornando possível diversas perspectivas de estratégias, gerando ideias e soluções para os desafios”, diz a professora. Além dos conceitos e do conteúdo das próprias obras de arte, há todo um corpo de teorias e filosofias que remontam a milhares de anos, que explicam como a arte se desenvolve e muda a consciência. “O ensino da arte é importante porque auxilia no desenvolvimento de várias habilidades. A arte traz ao indivíduo o desenvolvimento do percurso criativo pessoal e significativo, pois possibilita, a cada um, informações que transcendem os limites dos pensamentos e da imaginação, além de trazer benefícios aos alunos, como desenvolvimento da criatividade, coordenação motora, habilidade de interpretação, foco, concentração, percepção, senso crítico, interação com outras pessoas e imaginação”, diz Mara.

A professora Mara Rezende ressalta a importância da pesquisadora em arte-educação, Ana Mae Barbosa, que propôs a Abordagem Triangular para a formação de conhecimentos em arte, por meio da contextualização histórica, do fazer artístico e da apreciação artística, e defende a necessidade da existência, nas escolas, de educadores atualizados, artistas e acesso aos trabalhos contemporâneos, para que os estudantes consigam atingir o máximo do desenvolvimento integral.



Quais estratégias considerar na retomada dos eventos corporativos presenciais?

Após um longo hiato por conta das medidas de quarentena e isolamento social para conter a pandemia de Covid-19, os encontros presenciais de diferentes segmentos vêm sendo retomados no Brasil. Exemplo disso, uma estimativa da Abrape (Associação Brasileira de Promotores de Eventos) prevê que 590 mil eventos sejam realizados no país em 2022. O mercado é responsável por 4,32% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

Ademais, dados da pesquisa “Tomada de Informações – Impacto Coronavírus em Viagens e Eventos Corporativos”, realizada pela Alagev (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), indicam que o setor de eventos corporativos deve contribuir para a retomada.

Em 2021, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil e no mundo, a receita do turismo de negócios nacional chegou a R$ 48,6 bilhões – um acréscimo de 46% frente ao ano precedente. Apesar da expansão, a soma está 47,6% abaixo do faturamento registrado em 2019, conforme publicado pelo site Bem Paraná.

Para Thamara Rodriguez, publicitária da Made By Hands – Chocolate and Coffee, empresa que atua com cápsulas de chocolate, em tempos de retomada de eventos corporativos presenciais, as empresas podem – e devem – empreender uma série de estratégias para a melhor organização de encontros como inaugurações, workshops, oficinas, palestras, convenções, seminários, feiras e road shows.

“A melhor estratégia para a retomada dos eventos pós-pandemia é se mostrar atento aos cuidados de higienização, protocolos e recomendações estabelecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no momento do atendimento ao cliente”, diz ela. “Vale adotar medidas como evitar contato próximo e proteger todos os insumos necessários para a elaboração de cada copo servido das cápsulas, por exemplo”, complementa.

Experiências degustativas exigem atenção

Para Thamara Rodriguez, a atenção à questão dos “comes e bebes” de um evento corporativo pode contribuir para o sucesso de uma organização. “Quando estamos dentro do cenário corporativo, até um simples café preto exige uma diferenciação”, exemplifica. “Entre outros recursos, é possível agregar valor com produtos que tenham olfato e paladar marcantes”.

Ela destaca que o investimento em experiências degustativas pode somar a um evento em um espaço comercial: “Em um comércio, além de acrescentar todo um charme com a sua apresentação, um espaço com comidas e bebidas acaba segurando o cliente por mais tempo na loja, o que ajuda o vendedor a adicionar mais peças na hora da venda”. 

Neste ponto, a publicitária da Made By Hands – Chocolate and Coffee afirma que é recomendado investir na praticidade que itens como cápsulas de cafés, achocolatados e cappuccinos possibilitam.

“Não basta oferecer um produto qualquer: o elemento certo contribui para a agilidade na organização do evento e na praticidade para o público. Além do mais, vale buscar empresas que ofereçam soluções completas, como montagem de cenário, organização de equipes e entrega dos produtos já prontos para servir”, recomenda Thamara Rodriguez.

Para mais informações, basta acessar: https://www.mbhchocolateandcoffee.com.br/



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