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Brasil Trading Fitness Fair atrai dezenas de marcas nacionais e estrangeiras

A edição 2022 da Brasil Trading Fitness Fair (BTFF) já tem data marcada. O evento que reúne os principais players do setor e diversas atrações será entre os dias 17 e 20 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Italian Exhibition Group (IEG), responsável pela organização, montou uma programação especial para estimular o contato entre expositores e visitantes, o que tem surtido resultado, com a confirmação de dezenas de marcas nacionais e estrangeiras. Entre as presenças garantidas estão FTW e Under Labz, de suplementos, Empório Fit e Now!, de nutrição saudável, e Everlast, de equipamentos esportivos.

É a primeira vez que o encontro estará sob a gestão da IEG, um dos principais nomes do setor de feiras e congressos da Europa. Nas edições anteriores, a BTFF reuniu mais de 70 mil visitantes, e se sobressaiu não só pelo público altamente qualificado como também por atrair celebridades do mundo fitness e wellness, como Juju Salimeni, Fernando Sardinha e Gracyanne Barbosa. O foco em 2022, porém, será a geração de negócios.

“Hoje, o bem-estar, a prática de atividades físicas e a alimentação equilibrada são uma tendência com grande potencial, ainda mais se pensarmos que apenas 5% dos brasileiros estão hoje matriculados em uma academia”, afirma Rimantas Sipas, diretor comercial da IEG. “Queremos nos destacar por meio de iniciativas que realmente façam a diferença para nossos clientes e parceiros, e para o público que vem à feira em busca de boas oportunidades”.

As iniciativas incluem o Trade Day, dia exclusivo para profissionais do setor, com abertura antecipada da feira, no qual a visitação será apenas para um público selecionado de 10 mil pessoas; Rodadas de Negócios, com reuniões face-to-face entre expositores e potenciais compradores; Programa Comprador, que consiste da distribuição de convites personalizados para potenciais clientes indicados pelos próprios expositores; e a Sala VIP, espaço de relacionamento com infraestrutura de conforto e conveniências para conversas e negócios.

“A nova proposta da BTFF foi, sem dúvida, a maior motivação para participarmos neste ano. Essa transformação para uma plataforma de geração de negócios, que a diferencia de outras feiras, é um fator crucial”, afirma Jaime Andolfato, fundador e CEO da Under Labz. “A experiência sempre foi muito boa, mas, com as novidades, espero uma feira ainda melhor. Teremos um dia voltado inteiramente para os negócios, fechado ao público geral, para que as empresas tenham atendimento personalizado”, complementa Diego Holanda Diniz, sócio-proprietário da Now!.

Ana Consorte, diretora de marketing da FTW, também enalteceu o Trade Day, grande novidade da edição. “Achei bem interessante termos um dia exclusivo, anterior à abertura a todo público. Ganhamos tempo de negociação, pois, no decorrer da feira, por vezes, não conseguimos dar especial atenção a fornecedores e clientes”, observa.

O potencial para novos negócios é, de fato, enorme. Levantamento da McKinsey estima que o setor de bem-estar, nicho no qual o mercado fitness está incluído, movimenta pelo menos US$ 1,5 trilhão anualmente em todo mundo, com crescimento de 5% a 10% a cada ano. O segmento ganhou ainda mais expressão com a crise sanitária, já que as pessoas começaram a investir mais no bem-estar pessoal.

“Ainda temos muito espaço para os setores de saúde e bem-estar e fitness crescerem no País, sempre de olho nas tendências e nas mudanças que aconteceram por causa da pandemia. É preciso estar atento às novas tecnologias que nasceram a partir dessa crise e devem continuar sendo usadas nos próximos anos. Esse é um dos grandes objetivos da BTFF: trazer o que há de novo e de melhor”, assinala Sipas.



Sanofi e Drogarias Pacheco se unem para deixar Paraty ainda mais sustentável

A divisão de Consumer Healthcare na Sanofi se une à Drogarias Pacheco para a inauguração de uma loja ecológica, em Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. O estabelecimento foi pensado para promover um desenvolvimento sustentável na região e atende os critérios internacionais de sustentabilidade.

Com o apoio da unidade de negócios de consumo da Sanofi, a comunidade local e visitantes passam a contar com recursos especiais como carregador para veículos elétricos, totem para bicicletas, com o intuito de estimular o uso de meios de transporte não poluentes. Com este mesmo objetivo, o delivery será realizado por meio de moto elétrica. O empreendimento possibilitará a captação das águas de chuva e da condensação do ar-condicionado para reuso nos jardins e vasos sanitários. Assim, será possível proporcionar economia e utilização sustentável de um bem que costuma ser desperdiçado: a água.

Com essa parceria, a Sanofi terá visibilidade em todos os “pontos extras” da nova loja, como ponta de gôndolas e balcão. Além de divulgar suas principais marcas nas áreas interativas, academia (área externa), totem, carregador de veículos entre outros espaços de utilidade para os visitantes.

“Para Consumer Healthcare na Sanofi o apoio a uma iniciativa como essa – inauguração da loja ecológica – faz todo o sentido, pois a parceria persegue os mesmos ideais de contribuição ao meio ambiente, bem como beneficiar os moradores e turistas para que façam sua parte cuidando do meio ambiente e assim, possam se sentir mais empoderados para cuidar de sua saúde e adotar hábitos mais saudáveis lembrando de que “a saúde está em suas mãos”, afirma Silvio Silva, Diretor Comercial de Consumer Healthcare na Sanofi.

A loja conta ainda com o uso de arejadores de torneiras e válvulas de descarga com controle de vazão, que também auxiliam a reduzir o consumo de água, uso de energia solar por meio de placas especiais que captam a luz e utilizam o calor dos raios para a geração de eletricidade. Além disso, haverá sistema de ar-condicionado automatizado e inteligente com menor consumo de energia denominado VFR (fluxo de gás refrigerante variável), que permite a programação de horários para funcionamento e sensores de presença proporcionando mais conforto aos colaboradores e clientes. O aspecto visual da loja também é uma novidade, já que contará com um painel de grafite, representando a Mata Atlântica e a fauna da região, feito pelo artista Eduardo Marinho, conhecido no grafite como Crédo.

A nova unidade também possibilitará o descarte adequado de medicamentos em desuso ou vencidos e de pilhas e baterias, prática vigente em outras unidades da companhia. Será composta por mobiliário de madeira de reflorestamento e certificada e um jardim vertical natural, com o plantio de mudas. A loja da Drogarias Pacheco em Paraty, Rio de Janeiro, está situada na Av. Roberto Silveira, 1227, Chácara da Saudade. 



Tendências de cores e texturas para banheiros são apresentadas na CASACOR

Em tempos de ressignificação do morar, o banheiro se torna um espaço cada vez mais importante dentro dos projetos de arquitetura. Nele, os rituais de autocuidado e relaxamento ganham seu próprio lugar.

Grande ou pequeno, moderno ou clássico, colorido ou neutro, estes ambientes estão entre mais funcionais e convidativos. Inspiradas nessa busca por rituais, marcas trazem para CASACOR São Paulo, diversas tendências no uso de cores e texturas em revestimentos e louças que ajudam a tornar os banheiros redutos de bem-estar.

Roberto Migotto – Senses Hall Deca

No Senses Hall Deca, a contemporaneidade ganha o minimalismo oriental em uma paleta sóbria, presente em louças, metais e acessórios que se misturam a madeira clara e a leve rusticidade de revestimentos. No SPA, a área de massagem traz a bancada que acomoda a Cuba Gota, no acabamento Terracota, exclusivo para o ambiente. Com design externo clean, traz em seu interior o efeito visual da água ao ser tocada em sua superfície estática por uma gota. O monocomando LK na textura Trama Senses, em Cinza Antracite, também criada para mostra, apresenta funcionalidade e estética da peça. Nele, o revestimento Vulcan Portinari, desenvolvido para o projeto, está aplicado no piso de todos os espaços e em bancos.

Nildo José – Sertão Portinari

O projeto poetizado por Nildo José traz ambientes integrados e fluidos, tendo como conceito principal a brasilidade. No banheiro, o arquiteto baiano optou pela coleção Senses Decor para as paredes. O porcelanato traz um design que desenvolve os sentidos. Os bricks no formato 10x40cm trazem um apelo frisado, que convida ao toque calmante, com um relevo linear e topo curvo.

A bancada traz louças e metais que que dialogam com a proposta em cores e formatos terrosos, amadeirados e singulares. A cuba de sobrepor redonda, na cor marfim, abraça as rotinas de higiene com acabamento suave, e a Torneira de mesa bica alta para lavatório Orion, com assinatura de Ricardo Bello Dias, na tonalidade Corten, se soma ao espaço, como elemento de design funcional e singular.

Patrícia Hagobian – Casa Vértice Dunelli

Neste projeto, o contraste entre materiais é o grande diferencial e, para manter essa característica, foram escolhidos produtos pensados para maior aconchego. A Cuba de apoio retangular em Inox, na cor Corten, traz uma textura que une tecnologia e funcionalidade para melhor escoamento, sem manchas ou resíduos de água. A mistura de cores e texturas também se faz presente no Misturador monocomando bica alta para lavatório Unic com textura Cristal, em relevo com efeito cravejado . Na área de banho, o Chuveiro Aquamax instalado na estrutura alongada e curva do Misturador Externo Para Chuveiro, criam uma proposta estética atemporal, em cor e forma.

No piso, a opção pelo acabamento hard da coleção Boulevard se estende do living ao banheiro e, junto a textura rústica na parede, confere um visual que colabora na construção do paralelo com o edifício, revisitando o conceito de integração de espaços públicos.

Edgar Rochell + Janaina Casagrande – Estúdio 09

A dupla de arquitetos buscou inspiração na vida noturna paulistana para criar um estúdio com tons de cinza. A estética segue um design marcado com metais em Black Matte e louças em Ébano Fosco. A Cuba de piso quadrada e a Torneira curva de piso Tube se destacam na composição com a Bacia Convencional Piano. A paleta do revestimento Portinari Audaz BK reforça a proposta, com tons escuros da textura naturalmente desgastada da pedra.

A CASACOR São Paulo pode ser visitada até 11 de setembro, no Conjunto Nacional.



Estudo aponta aumento de 40% das cirurgias plásticas faciais

O último levantamento da AAFPRS (American Academy Of Facial Plastic And Reconstructive Surgery, Inc.), coletando dados globais, foi publicado em fevereiro de 2022. O estudo mostrou que a cirurgia plástica facial aumentou à medida que os eventos presenciais foram retomados. As pesquisas estimam que 1,4 milhões de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos foram realizados no ano passado, um aumento de 40% quando comparado a 2020. 

Mesmo com o impacto das incertezas financeiras e de segurança durante a pandemia, os procedimentos cirúrgicos tiveram um aumento de 54% em 2021, segundo o The Aesthetic Society, principalmente operações na face, nariz, sobrancelha e pescoço. A ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), aponta que a rinoplastia já é a quarta cirurgia plástica mais procurada no mundo, com 8,4%. 

Especialistas afirmam que esses números são um reflexo da pandemia, já que o ‘efeito zoom’ acabou revelando ângulos e uma exposição extra. Com câmeras ligadas, as pessoas têm de lidar com o aumento da crítica em relação à aparência física, de forma muito mais constante do que o habitual.

“O isolamento uniu ainda mais a vida online da offline. Sofremos com mais exposição de telas, em videochamadas e selfies. Ângulos que anteriormente não eram visualizados, ficaram em evidência e muitas pessoas desenvolveram essa dificuldade de lidar com sua imagem refletida online. Fora as questões funcionais, o nariz, por exemplo, é essencial na questão de sombras no rosto, o que leva muitas pessoas a procurarem também a rinoplastia por motivos estéticos”, afirma o Dr. Caio Soares, mestre e doutor em Otorrinolaringologia e presidente da Sociedade Brasileira de Rinoplastia.

A rinoplastia é uma cirurgia que consiste na correção de imperfeições estéticas ou funcionais do nariz, remodelando sua estrutura. É um procedimento tecnicamente refinado, que envolve as variações anatômicas internas, tecidos e cicatrização. Pode-se aumentar ou reduzir o seu comprimento, altura, largura, além de, conseguir alterar sua forma geral.

O procedimento da rinoplastia pode ser um grande aliado, também, de quem sofre de problemas respiratórios no nariz. “Pacientes que realizaram a cirurgia obtiveram melhorias significativas no olfato e no fluxo de ar nasal. Além da possibilidade de ser realizada em conjunto com a septoplastia, indicada para quem tem desvio de septo”, complementa o especialista Caio Soares.

Sobre os riscos envolvidos nesse procedimento, o doutor destacou que se relacionam comumente à falta de critério na seleção de médicos ou clínicas, com buscas por intervenções estéticas em estabelecimentos sem vigilância ou com atuação de profissionais não credenciados à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ou Associação Brasileira de Rinoplastia ou Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, por exemplo.

Ainda, Dr. Soares destaca a necessidade de avaliações e uma consulta clínica para definir a melhor técnica, de maneira individualizada.

Para mais informações: https://drcaiosoares.com.br/ 



Canon leva lançamentos para a Set Expo 2022

Dias 23 e 24 de agosto, das 11h às 20h, e dia 25 de agosto, das 10h às 19h, acontece a Set Expo 2022, evento de tecnologia, inovação e negócios de mídia e entretenimento, no Expo Center Norte, em São Paulo. E como já é tradição, a Canon do Brasil participará da feira e levará diversos lançamentos para a feira como câmeras de cinema, lentes, monitores de referência e câmeras PTZ. 

“Estamos empolgados com a volta do evento presencial. A Set sempre foi uma referência para nós, já que lá é possível termos um parâmetro sobre os desejos do mercado e também podemos oferecer e apresentar nossas soluções mais inovadoras”, afirma Fabio Zuccaratto Migotto, Coordenador de Vendas de Broadcast & Cinema da Canon do Brasil.

A Canon levará lançamentos como a EOS R5 C, uma câmera de Cinema 8K Full Frame sem limite de gravação, porém com operação híbrida, pois agrega todos os recursos fotográficos da EOS R5. Estarão em destaque também as câmeras PTZ de resolução 4K, modelos CR-N300 e CR-N500 para aplicação Broadcast, com diversos recursos incorporados, como protocolos NDI NX e Free-D.

Além do line-up completo das Câmeras Cinema EOS, a Canon levará também as lentes de Cinema EOS, Câmeras Mirrorless, incluindo o lançamento EOS R10, lentes RF e EF, linha de Vídeo Profissional e Camcorders, lentes Broadcast e os monitores de referência 4K HDR.

A SET Expo 2022 calcula que o evento supere 15 mil visitantes, que poderão participar da feira e do congresso com palestras e debates sobre a transformação digital em toda a cadeia audiovisual, com especialistas discutindo as inovações técnicas, as tendências em negócios, as regulações e os novos produtos do mercado de mídia.

A Canon estará na Set Expo com um stand de 80m².

Serviço: 

O que: Canon na Set Expo 2022  

Quando: 23, 24 e 25 de agosto 

Onde: Expo Center Norte

Mais informações no link: https://set.org.br/events/setexpo/



Fornos de panificação: quais as diferenças entre os diferentes tipos?

Pode ser na chapa, com manteiga, geleia ou frios: o “pãozinho” faz parte do café da manhã de 7 entre 10 brasileiros (76%), conforme mostrou um levantamento do Sindipan-MT (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Mato Grosso).

Paralelamente, uma pesquisa da consultoria Kantar para a Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados) revelou que os pães fazem parte da rotina alimentar de 98,7% dos lares do país, mesmo em tempos de crise.

O hábito dos brasileiros impulsiona o mercado de panificação e confeitaria: são mais de 70 mil padarias espalhadas em todo o país, segundo a Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria). Aliás, o faturamento do setor chegou a R$ 105,85 bilhões no em 2021, uma expansão de 15,3% em comparação ao ano precedente, conforme informou o presidente da Associação, Paulo Menegueli, à CNN Brasil.

Para Rinaldo Leite de Camargo, diretor da FERRI – empresa que fabrica e distribui fornos para padarias, confeitarias, food services e mercado de panificação em todo o Brasil -, os números deixam claro que o “pão de cada dia” faz parte da rotina da cultura brasileira.

Ele também destaca que uma padaria se tornou algo “muito maior” hoje em dia. “A maioria das padarias já trabalha com o setor gastronômico, preparando almoços, jantares e festivais de sopas, por exemplo”.

Com isso, prossegue, as empresas do gênero ampliaram sua cartela de produtos, além da padaria e confeitaria, o que levou a um consumo maior em toda linha de fabricação. “Desta forma, o consumidor aumenta a sua frequência no estabelecimento e consome muito mais”, complementa.

Forno adequado exige atenção

Camargo afirma que, por conta de seus números positivos, o mercado de panificação e confeitaria tem sido alvo de um interesse crescente de empreendedores e investidores. Entre os elementos necessários para atuar no ramo, ele afirma que a compra dos fornos certos merece a máxima atenção.

O especialista explica que há três principais tipos de fornos utilizados para panificação: forno de lastro, forno turbo, forno de convecção. Além disso, cada tipo de forno possui suas especificidades e, por conta disso, é indicado para um tipo específico de produção.

“Os fornos de lastro e turbo são indicados para assamento de produtos de panificação, confeitaria seca e fresca, além de pizzas, salgados e similares. Já os fornos de convecção são indicados para pequenas e médias quantidades de assamentos em panificação, como  confeitaria, pão de queijo, biscoitos e tortas”, explica Camargo.

Além disso, acrescenta, os fornos de convecção podem ser utilizados para pré-assamento de pizzas, salgados, carnes, aves e suínos, entre diversos outros tipos de alimentos.

De acordo com o diretor da FERRI, podem ser observadas algumas diferenças entre os fornos fabricados no Brasil e no exterior. “Os fornos fabricados no país proporcionam melhor adaptação às necessidades dos brasileiros, com um custo acessível e material de alta qualidade – coisa que, com um forno vindo do exterior, seria totalmente diferente”. 

Para mais informações, basta acessar: https://cotacao.ferri.com.br/



Agronegócio gera investimento e expansão no ramo de pneus do país

A importadora e distribuidora de pneus e câmaras de ar Magnum Tires está inaugurando duas novas filiais em Mato Grosso e já tem outras duas no processo de inauguração. Uma na cidade de Tangará da Serra e outra em Alta Floresta. Elas se juntam a outras três filiais da Magnum no estado (Várzea Grande, Sinop e Primavera do Leste) para oferecer pneus de marca própria e importados para veículos agrícolas, de carga e industriais, além de atender revendedores com pneus para carros.

O CEO da empresa pernambucana, Apolo Vieira, está otimista com a expansão no estado que é um grande polo agrícola do Brasil favorecendo, cada vez mais, o aquecimento do mercado de pneus e outros itens para veículos de grande porte que atuam principalmente com o transporte de grãos. “Mato Grosso é o maior produtor de soja e outros grãos do Brasil. Um estado de grande potencial para o agronegócio e o lugar onde buscamos estar cada vez mais próximos do público agrícola”, afirma. Outras duas cidades do estado estão no plano de expansão da empresa.

A companhia já conta com mais de 50 filiais espalhadas no Brasil e três centros de distribuição. Há mais de 30 anos no mercado, a Magnum é uma empresa pernambucana revendedora exclusiva dos pneus GT Radial, além de pneus da marca própria para os segmentos passeio e carga.

Além de Mato Grosso, a empresa também inaugurou neste segundo semestre uma filial na cidade de Formosa (GO) e a segunda unidade na capital do Maranhão, São Luís. No ano passado, a Magnum atingiu faturamento de cerca de R$ 1 bilhão e a expectativa é que, até o final do ano, a companhia amplie seu faturamento em cerca de 40%, através das movimentações do comércio nacional e internacional.



Congresso Internacional IWIRC Brazil – Conectand reúne especialistas

O International Women’s Insolvency and Restructuring – IWIRC é um instituto fundado na década de 1990, nos Estados Unidos, com o objetivo de desenvolver e incentivar as profissionais dedicadas à área de insolvência, recuperação judicial e falências, em âmbito global.
Sendo uma rede constituída na América Latina e formada para propiciar a troca de experiências de suas afiliadas com profissionais das mais variadas origens pelo mundo, o instituto procura conectar mulheres que atuam ambientes predominantemente masculinos, com o objetivo de buscar por igualdade de gênero na atuação na área de insolvência e recuperação judicial de empresas.
Dentro desse propósito, o IWIRC realiza nesta quinta-feira (25) o 4º Congresso Internacional IWIRC Brazil – Conectando Mulheres, com especialistas reconhecidos internacionalmente, entre eles Clara Azzoni, sócia da área de Reestruturação e Insolvência do Felsberg Advogados, que falará durante o painel “Falência: Aspectos Polêmicos”.
O debate, que acontecerá a partir das 16h30, contará ainda com Flávia Millard, sócia do Paoli Balbino & Barros Advogados e diretora vice-presidente do IWIRC Brazil, que será a mediadora; e Isabel Picot, sócia do Galdino & Coelho Advogados.
Serviço:

4º Congresso Internacional IWIRC Brazil – Conectando Mulheres

Data – 25 de agosto

Horário:  Das 8h45 às 19h20

Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 4300, São Paulo – SP

Inscrição: https://bit.ly/3BNxsTQ



Use Orgânico promove campanha de mais acessibilidade a produtos orgânicos

A Use Orgânico, marca DNVB (Digitally Native Vertical Brand) de cosméticos orgânicos, naturais e veganos, promove uma ampliação em parcerias com profissionais da área da saúde por mais acessibilidade a produtos naturais.

A intenção do projeto é potencializar a capilaridade dos produtos orgânicos, clean label e com garantia de alta performance. Assim, os consumidores podem se beneficiar desses bens através da prescrição dos profissionais inscritos no programa, principalmente médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, esteticistas, dentistas e aromaterapeutas. Com um mês de campanha, houve crescimento de 380% no número de profissionais da saúde ingressando no programa de prescritores com foco nas linhas green beauty.

“Esse tipo de programa já é realizado por muitas marcas de suplementos, mas na área de cosméticos naturais é um trabalho precursor. Desde os primeiros passos do projeto já pudemos observar a grande adesão dos profissionais e apostamos em um crescimento ainda maior, ampliando assim o acesso aos produtos naturais e a democratização dos cosméticos, trazendo mais bem-estar aos usuários e ainda contribuindo com o meio ambiente”, afirma Jennefer Oliveira, head de produtos da Use Orgânico.

Mais informações no site.



Orçamentos globais em marketing aumentam quase 10% em 2022

Os investimentos globais em marketing voltaram a crescer em 2022, frente aos últimos dois anos. De acordo com a Pesquisa Anual de Gastos de CMO, da Gartner, realizada com diretores ou líderes de marketing de grandes empresas ao redor do mundo, o valor das receitas gasto nessa área foi de 9,5% neste ano, ante os 6,4% gastos em 2021. 

Apesar do crescimento, os percentuais ainda não alcançaram os investimentos feitos antes da pandemia da Covid-19. Em 2018, por exemplo, segundo a Gartner, as empresas gastaram 11,2% da receita total em ações de marketing. Neste ano, ao contrário do que foi verificado nos dois anos anteriores, os investimentos nos chamados canais offline voltaram a crescer e se aproximaram dos canais online. Foram 56% dos investimentos na promoção online das marcas e 44% em canais offline.

Entre as ações priorizadas para receber os investimentos, nos canais online, em primeiro lugar veio publicidade em redes sociais, com 10,1% dos recursos. Já nos canais offline, os eventos de marketing, para consolidação da marca, foram o principal destino do orçamento. A pesquisa da Gartner foi realizada com 405 diretores de marketing (também chamados de Chief Marketing Officer – CMO) e 76% deles atuam em empresas que possuem receita anual de mais de 1 bilhão de dólares. 

Para empresas que estão iniciando no mercado, antes de reservar recursos para promoção online ou offline da marca, é preciso investir em uma boa identidade visual, como explica o designer Ádan Silva Santos. É ela que vai identificar a empresa no imaginário dos clientes, ajudando-os no reconhecimento da marca.

“O mercado atual está cada vez mais competitivo e para as empresas se destacarem é necessário que elas sejam notadas pela qualidade de seus serviços/produtos e pelas características visuais que sinalizam e geram identificação, ou atuam na lembrança de que aquele é o mesmo produto ou serviço de alta qualidade já consumido anteriormente”, lembra.

Ele enfatiza que a identidade visual permite ao público, por meio de um ciclo repetitivo, identificar e reconhecer a experiência de consumo que teve assim que visualiza uma marca, seja num panfleto, num anúncio de jornal ou em um post nas redes sociais. “Costumo dizer que a identidade visual parafraseia as leis da natureza: As pessoas reconhecem uns aos outros por um grupo de características sensoriais que cada um de nós carregamos, sendo os visuais a de maior relevância. O mesmo acontece com plantas, animais, alimentos. E assim as pessoas vão lembrar das experiências e das características que remetem àquelas experiências, sejam elas boas ou ruins”, diz. 

O profissional ressalta que, mesmo com uma ótima identidade visual, as empresas não conseguem fazer com que os clientes esqueçam produtos ou experiências ruins. “É válido reforçar que identidade visual não faz milagres. Se o produto ou serviço não tiver qualidade, a retenção será prejudicada. Novos consumidores sempre serão atraídos por conta de uma forte e bem desenvolvida identidade visual, mas esse público não será fiel, não vai falar bem da sua marca, nesse caso afetando um dos meios de divulgação mais valiosos que existem: o boca a boca.”, ressalta ele, que tem mais de 10 anos de experiência na área.

Os valores que devem nortear uma boa identidade visual, segundo especialista 

Para ter retornos positivos frente aos investimentos em marketing, a criação de uma identidade visual que esteja conectada com o propósito da empresa precisa levar em consideração alguns valores. Segundo o designer Ádan Santos, os principais valores são a exclusividade, o reconhecimento, o relacionamento, longevidade e economia. 

A exclusividade está relacionada à diferenciação da marca em relação aos concorrentes. “Mesmo que a empresa ofereça um serviço que não seja específico ou que seja comum no mercado, uma identidade visual destaca seu produto/atuação, transmitindo ao público que aquela empresa possui uma qualidade diferente dos seus concorrentes”, ressalta ele. 

Esse diferencial leva ao reconhecimento, de que a empresa ou marca é lembrada como aquela que sempre apresenta novidades ao mercado. Ao reconhecer essa característica, o cliente passa a se interessar pela marca, iniciando um relacionamento com ela. “Aqui os clientes se sentem mais seguros e passam a confiar na “marca”, já que a empresa demonstra agir e se apresentar com muito profissionalismo. Essa é a etapa mais importante para qualquer tipo de negócio. Um relacionamento saudável entre empresa e seu público é o que todas as partes nessa relação procuram”, completa. 

Já a longevidade, de acordo com Santos, está relacionada a conceitos fortes, que representam a essência da empresa, o que garante um posicionamento bem determinado no mercado. Uma marca com essas características promove estabilidade e, ao mesmo tempo, flexibilidade para agir diante de qualquer mudança no segmento, sem perder a conexão com os valores da empresa e a confiabilidade do público. 

“Outra questão crucial para priorizar uma boa identidade visual desde o momento inicial da empresa, é pensar em não precisar de um redesign no futuro, pois isso pode custar muito caro no futuro. Para se ter uma ideia, basta imaginar ter que refazer todos os produtos em que uma logomarca foi estampada como uniformes, fachadas, cartão de visita, site, veículos, etc.”, reforça o profissional. 



Economia circular e empreendedorismo social mobilizam moradores favelas

O projeto “Tecendo Arte” está com inscrições abertas para o curso gratuito de artigos de Moda e Artesanato Sustentável e Empreendedorismo. Para participar, o interessado deve realizar a sua inscrição através do site www.esac.org.br, até o dia 31 de agosto de 2022, preenchendo o formulário online.

A inscrição é por ordem de chegada e conta com apenas 20 vagas, por localidade, e a prioridade na inscrição é para os moradores da região de Del Castilho e Água Santa, territórios que vão receber o projeto neste semestre. Os participantes recebem gratuitamente o acesso ao treinamento, material, ebook com moldes e passo a passo, além de lanche no local e certificado do curso.

A partir de agosto, a capacitação profissional vai ser realizada em parceria com a Associação de Moradores da União de Del Castilho — AMUDC, localizada na Rua Ministro Mavignier, 171 — Del Castilho e com o Projeto Social Luz e Paz, localizado na Rua Torres de Oliveira, 258 — Piedade. O projeto irá beneficiar 40 participantes, a cada bimestre. O treinamento ensina os alunos a fazer produtos criativos, com o reaproveitamento de materiais recicláveis, estimulando a economia circular e a sustentabilidade ambiental nas regiões beneficiadas.

No primeiro semestre deste ano, 230 participantes foram beneficiados, diretamente, nos territórios da Vila do Pinheiro, situada na Maré, e na Cidade de Deus. Fato que contribuiu para estimular o impacto ambiental positivo na região através do reaproveitamento de 1.716 embalagens recicláveis, como caixas de leite, garrafas pet, papelão e garrafas de vidro, já no primeiro ciclo do projeto.

“Tecendo Arte” foi idealizado pelo Instituto ESAC e é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e LAMSA, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura — Lei do ISS.

Todas as informações sobre o projeto “Tecendo Arte” e sobre as inscrições estão disponíveis no site www.esac.org.br.



Pesquisa indica ônibus como principal meio de transporte dos viajantes no Brasil

Uma pesquisa realizada pela Quaest neste ano revela que o ônibus é o principal meio de transporte dos viajantes brasileiros. Conforme o levantamento, 61% dos entrevistados já realizaram ao menos um deslocamento utilizando esse tipo de veículo, seguido pelo carro de passeio que representa 41%. Os dados de companhias em 2022 indicam uma recuperação progressiva dos números registrados em 2019, período pré-pandemia, especialmente em se tratando de meses específicos, como janeiro e julho, considerado períodos de férias escolares e universitárias.

A Expresso Princesa dos Campos (EPC), empresa paranaense de transporte de passageiros e de cargas, é uma das que registrou em julho deste ano um aumento de 48% no número de viajantes comparado ao mesmo período de 2021. Com 171,9 mil passageiros nos ônibus da companhia, o mês foi considerado o de melhor movimento do ano, conforme os dados da empresa.

Na Princesa dos Campos, comparado a média dos outros meses do ano, no mês de julho, o número de viajantes aumentou em 8,5%. Em 2021, o número de passageiros registrados pela Companhia no mesmo período foi 116 mil. Vale lembrar que no ano passado, as viagens aconteciam também com regularidade pelas companhias ao redor do Brasil, mas com a adoção de medidas mais rígidas para prevenir a Covid-19, como a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Em 2022, mais de 1,1 milhão de viajantes utilizaram os ônibus de linha da Princesa dos Campos para irem aos destinos desejados. De acordo com o CEO da Princesa dos Campos, Gilson Barreto, além de o mês de julho dispor de datas oportunas para viagens, outros fatores também acarretaram no crescimento na demanda, como o aumento no preço das passagens aéreas e nos custos de combustíveis e peças.

“Observamos um crescimento especialmente nos serviços de leito dos ônibus nas linhas de média a longa extensão. Isso acontece porque muitas pessoas estão optando por viagens mais baratas e cômodas do que as realizadas em aviões ou em carros de passeio. Essa crescente pode ser justificada tanto pela aquisição de uma nova frota com 14 veículos leito cama que fizemos, quanto pela fidelização dos clientes do setor rodoviário, que utilizam os trechos ofertados com certa frequência”, argumenta Barreto. 



Evento aborda a excelência em gestão de pessoas no desenvolvimento dos negócios

No próximo dia 30/08, terça-feira, a Associação Brasileira de Recursos Humanos- Paraná (ABRH-PR) promoverá mais uma edição do Bom Dia RH para debater o presente e o futuro da gestão de pessoas. O evento será no Sicredi, às 8h, e abordará o tema “RH: Relações Humanas, Tendências e Gestão”, com a participação de Ronald Martin Dauscha, diretor presidente da Fundação Nacional da Qualidade e integrante da MEI / CNI (Mobilização Empresarial para a Inovação); e de Sônia Gurgel, fundadora da RH Soul e presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-PR (2022/2024). “A ideia é comentar os principais requisitos de gestão para se tornar uma empresa de excelência, e avaliar se as práticas atuais estão alinhadas com as tendências observadas no mercado”, explica Sônia.

O Bom Dia RH segue a proposta de trazer conversas relevantes para os profissionais de recursos humanos e gestão de pessoas. Nos últimos dois anos, com as mudanças decorrentes da pandemia e da adoção de novos modelos de trabalho, a experiência dos colaboradores tornou-se ainda mais importante para os gestores. “O principal desafio hoje é compatibilizar as necessidades de mercado, negócios e processos de uma organização. Com a nova relação da pessoa humana com o elemento profissional, relação, atualmente, totalmente diferente do passado”, pontua Dauscha.

Uma pesquisa realizada pela consultoria global Randstat revelou alguns dos fatores determinantes para a compatibilização entre aspirações pessoais e propósito profissional: em primeiro lugar, está a progressão de carreira, citada por 77% dos entrevistados. O ambiente de trabalho agradável é o segundo fator, citado por 74% das pessoas que responderam à pesquisa. Para Sônia Gurgel, todos os encontros de gestão de pessoas vão, inevitavelmente, caminhar para as discussões sobre este cenário contemporâneo: “É importante visualizar e discutir o que imaginamos para os próximos anos, como estas mudanças estão impactando na nossa rotina”, completa.

No encontro do dia 30, os participantes também poderão conhecer o trabalho que a Fundação Nacional da Qualidade tem desenvolvido para avaliar boas práticas de gestão. “Nosso objetivo é apresentar dois aspectos muito importantes para a administração de Recursos Humanos: o entendimento, a avaliação e a melhoria constante na Excelência da Gestão dos processos com pessoas e a necessidade de uma contínua adequação da cultura, da política e dos processos da organização, visando criar o espaço e a manutenção de profissionais competentes e engajados”, finaliza Dauscha.

O evento “RH: Relações Humanas, Tendências e Gestão” será no dia 30 de agosto, das 8h às 10h, na Sicredi. Mais informações: https://bit.ly/3QEaT8u.

Serviço – Bom Dia RH – “RH: Relações Humanas, Tendências e Gestão”

Palestrantes: Ronald Martin Dauscha – diretor presidente da Fundação Nacional da Qualidade e integrante da MEI / CNI (Mobilização Empresarial para a Inovação)

Sônia Gurgel – fundadora da RH Soul e presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-PR (2022/2024)

Data: 30/08 (terça-feira)

Horário: 8h às 10h

Local: Sicredi (Alcides Munhoz, 165 – Mercês)

Informações e inscrições: https://bit.ly/3QEaT8u.



Prêmio BEI de Educação Financeira para Escolas Pública prorroga as inscrições

Foram prorrogadas as inscrições para o Prêmio BEI de Educação Financeira para Escolas Públicas. A iniciativa reconhecerá os dez melhores projetos aplicados em sala de aula envolvendo educação financeira, entre janeiro de 2019 e junho de 2022. Inicialmente, o término das inscrições estava previsto no dia 19 de agosto, mas a organização resolveu estender até o dia 31 de agosto. A divulgação dos ganhadores acontecerá no dia 17 de outubro e as inscrições podem ser feitas no portal Prosas, responsável pela realização do processo.

Os dez professores responsáveis pelos melhores projetos receberão diploma, troféu, divulgação no site e menção honrosa. Entre eles, os cinco melhores receberão um prêmio no valor de R$ 9 mil cada e um bônus de R$ 5 mil será destinado ao projeto avaliado como Prêmio Destaque, ultrapassando mais de R$ 50 mil em prêmios. Todos os dez finalistas terão a oportunidade de se reunirem para uma tarde de premiações na sede da B3, a bolsa do Brasil, uma das empresas patrocinadoras do projeto, em São Paulo, no dia 11 de novembro.    

Podem se inscrever no Prêmio, professores que lecionam para turmas dos anos finais do Ensino Fundamental de todo o Brasil e que concluíram o Ensino Superior em uma instituição reconhecida pelo MEC. A seleção dos premiados passará por etapas e será analisada por um Comitê de Especialistas, seguindo os critérios estipulados pelo Edital.  

“Desde 2019, a Educação Financeira passou a fazer parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo um componente curricular obrigatório nas escolas brasileiras. Com isso, o Prêmio BEI busca valorizar e divulgar educadores de todo o Brasil que estimulam essa temática em sala de aula e inspirar outros projetos”, afirma Sandra Battistella, Diretora Executiva do Instituto BEI.

Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a educação financeira utiliza a informação e a orientação para melhorar a compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros e com isso, tornar indivíduos mais conscientes sobre o tema. Nas escolas, por exemplo, pode ajudar o aluno a desenvolver a capacidade de lidar com assuntos relacionados a finanças. 

O Prêmio BEI de Educação Financeira para Escolas Públicas tem patrocínio da B3 Social e Itaú Unibanco, e apoio da Gol, CONSED e Dengo. Para mais informações e inscrição basta acessar o site Prosas: https://prosas.com.br/editais/11613-premio-bei-de-educacao-financeira-para-escolas-publicas  

Instituto BEI  

O Instituto BEI é uma organização social fundada em 2018, que desenvolve programas educacionais e implementa projetos, que estimulam debates e colaboram para formação de políticas públicas. Em uma conexão entre a academia e a sociedade, conta com o apoio de especialistas para realizar pesquisas e buscar as melhores soluções para ações de impacto em diferentes frentes, desde o meio ambiente, ao desenvolvimento urbano e exercício da cidadania.  

 Desde a sua fundação, o Instituto já aplicou programas que ampliaram o acesso aos jovens à educação, como o projeto Educação Financeira em Escolas Públicas, e o Cora — Corações da Amazônia, que auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens da Amazônia.  

 

Tide Social — Assessoria de Imprensa Instituto BEI  

Beatriz Mazzei | beatriz@tidesocial.com.br | 11 97616-0953  

Mariana Franceschinelli | mariana@tidesocial.com.br | 11 99123-9401

Thais Araujo | thais@tidesocial.com.br  



Beleza e estética: “Nail design” aquece mercado no Brasil

De acordo com um levantamento realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo a partir de dados da plataforma Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, o mercado de beleza, formado por cabeleireiros, manicures e pedicures, abriu mais de 11 mil negócios em junho deste ano, um aumento de 28,5% em relação a junho de 2020, e 4,4% superior ao mesmo período do ano de 2021. De 2020 para cá, foram mais de 343 mil estabelecimentos abertos no país.

O cenário acima já destaca as principais figuras que sustentam este setor. Entre elas, a tradicional manicure, profissional que há décadas garante sua renda ao cuidar e embelezar as mãos de clientes. Para além de uma profissão tradicional, é necessário que se mantenha atualizada e em constante aperfeiçoamento técnico para acompanhar as novas demandas de mercado. Com a sofisticação dos serviços oferecidos em salões de beleza, um novo conceito surgiu para designar esta área específica de atuação: “nail design”, ou design de unha, em tradução livre.

Para o “nail designer”, o campo de ação vai além da chamada esmaltaria ou dos cuidados com a cutícula do cliente, por exemplo. Ao “desenhar” – ou “fazer o design” – da unha, um enorme campo de possibilidades se descortina. Neste sentido, as opções de alongamento se expandem e novas técnicas e produtos passam a ser utilizados. 

Fernanda Rossi, nail designer e educadora da Gelish Harmony, fabricante de produtos para unhas profissionais presente em mais de 80 países, ressalta que esta é a “hora da virada” na profissão da manicure. 

“Se antes ela era considerada uma profissional de ‘segunda linha’ dentro do salão de beleza, agora ela é nail designer e ganhou todo um novo status e valorização”, diz. “Ela quer fazer cursos, ter um salão bonito, ser educadora e ensinar aos demais o que ela faz, ser influenciadora no Instagram e demais redes sociais”. 

A arte de alongar unhas ao alcance de todos

Para a profissional, as unhas de gel são uma opção cada vez mais usada por clientes que desejam realizar o alongamento. “Devido à alta durabilidade e resistência, ela fica muito mais tempo intacta nas mãos das clientes em meio à correria da vida de trabalhar fora, ser mãe, dona de casa etc., reduzindo as idas ao salão para manutenção”, afirma.

Rossi avalia que o segmento de alongamento de unhas está em franca expansão nos últimos anos, e tem potencial para crescer muito mais. Ela afirma que, embora nenhuma grande marca brasileira de cosméticos tenha “abraçado essa oportunidade”, muitas marcas regionais estão empenhadas em ganhar espaço com produtos desta natureza no mercado. 

“As unhas de gel são as preferidas pelas consumidoras brasileiras, mas no restante do mundo, o alongamento no acrílico é o mais popular”, afirma a profissional, complementando que, por conta deste cenário global, a tendência é de que também haja cada vez mais demanda no Brasil pelas unhas de acrílico.

A prosperidade do mercado de “nail design”, para Rossi, faz com que haja espaço para o surgimento e a atuação de novos profissionais da área no país, fazendo deste segmento da área de beleza e estética um dos mais promissores. 

“O alongamento de unhas mantém as mãos perfeitas por mais de 20 dias e estar com as unhas sempre bonitas e bem-feitas é cartão de visitas e eleva qualquer autoestima. Logo, a procura pelo profissional chamado de nail designer cresce em todo o país”, aposta. Para a nail designer, além da demanda crescente, a oportunidade se torna mais atrativa pela perspectiva de ganhos muito mais altos do que uma manicure que não faz alongamentos.

Sobre as perspectivas do mercado para o futuro a curto e médio prazo, Rossi afirma que a falta de números atuais precisos dificulta essa análise, mas a aposta é de que “o mercado possa se multiplicar 2 ou 3 vezes no curto prazo e, com a especialização dos profissionais e lançamento de novos produtos, se tornar 10 vezes maior em faturamento no médio prazo”.

Para saber mais, basta acessar: https://www.poderdabeleza.com.br/ 



Machismo é o principal obstáculo à ascensão da mulher na política, diz pesquisa

Pesquisa inédita realizada pela Conecta – aceleradora que capacita mulheres para atuarem na política – mostrou que o machismo segue sendo o principal impeditivo para entrada das mulheres na política. Para 47,5%, trata-se ainda de uma cultura a respeito do papel feminino na sociedade. A pesquisa foi aplicada entre 1 e 12 de agosto e ouviu mais de 200 mulheres.

A falta de apoio financeiro apareceu em segundo lugar, sendo apontada por 22,5% das entrevistadas. Outra razão apontada foi a visão da política como um meio corrupto (7,5%). Já a falta de segurança para candidatas mulheres durante a campanha e a ausência de apoio de outras mulheres aparecem com 5% cada.

De acordo com a publicitária, mestre em políticas públicas, e idealizadora do projeto, Luana Tavares, a pesquisa mostra como o problema é estrutural. “A maior parte das mulheres que responderam a pergunta entendem que nós não conseguimos adentrar na política por conta de uma cultura antiquada que define um suposto papel da mulher na sociedade. E, na verdade, isso precisa mudar”, destacou.

Luana ressaltou ainda que a política só pode evoluir com o aumento de representatividade, sobretudo, com a ascensão de mais mulheres aos cargos políticos. “É assim que é ou deveria ser a democracia. Precisamos ter representantes de toda a população nos nossos ambientes políticos, onde são discutidas as principais questões do país. Só assim conseguiremos aproximar os governos da sociedade e efetivamente melhorar o nosso Brasil”, argumentou.

O levantamento mostrou ainda que 47,5% das respondentes acreditam ser o melhor caminho para alcançar a igualdade de gênero na política o direcionamento de políticas públicas para participação das mulheres, independente do gênero do legislador. Na contramão, outras 42,5% acreditam ser fundamental aumentar o número de parlamentares mulheres no Congresso. Aumentar o número de mulheres em cargos do poder Executivo foi apontado por 10% das entrevistadas.

Mais da metade das mulheres entrevistadas pela pesquisa disseram que definitivamente não estão bem representadas na política. Foram 57,5% dos votos para esta opção, enquanto outras 30% afirmaram se sentir “não muito” bem representadas. Apenas 12,5% se consideram bem representadas, embora considerem que há espaço para melhora. Ninguém se considerou muito bem representada. 

“Isso é um reflexo estatístico que corresponde a ausência de mulheres nos postos políticos. Nós somos a maioria da população, mas quando vamos ver nossos números dentro de Casas como a Câmara, por exemplo, estamos em torno de 15%”, afirmou Luana.

As cotas para as mulheres são enxergadas como uma excelente opção para promover a inclusão de gênero nas esferas do Poder, de acordo com a enquete realizada:  66,67% consideram uma ótima proposta de política pública, tanto para reservar espaço no Parlamento, quanto para o financiamento da campanha. Outras 12,82% das respondentes acreditam que esta é uma política pública ruim por ser discriminatória.

A principal motivação para se tornar candidata deve ser servir o país. Segundo a pesquisa, 32,5% das mulheres acreditam que este deveria ser o primeiro objetivo das candidatas. Melhorar a vida das mulheres foi apontado por 20% das entrevistadas, assim como melhorar a vida da comunidade de origem. 

Metodologia – O levantamento foi feito usando Survey Monkey apenas com as mulheres que fazem parte do Conecta entre os dias 1 e 12 de agosto. Foram 201 respondentes. E mede apenas a visão do Conecta sobre o papel feminino na política.



Crescimento da indústria de games favorece investimentos, diz especialista

Desde que surgiram, há algumas décadas, os videogames são sinônimo de diversão. Mas, para além daquele público infantojuvenil que historicamente se associou a esta forma de entretenimento, há, hoje, um público adulto que também está conectado a este lazer. Desta forma, tal mercado movimenta cerca de US$ 200 bilhões (R$ 1,028 bilhão) ao ano, segundo projeções da Newzoo, plataforma de dados do universo dos games.

Ainda segundo a análise da Newzoo, o número de jogadores de videogame aumentou 27% nos últimos cinco anos. Em 2022, 3,1 bilhões devem jogar games em todo o mundo. Nos próximos dois anos, esse número deve avançar 12%.

A nível nacional, o público de jogos eletrônicos é de 74,5%, de acordo com a PGB (Pesquisa Game Brasil). Em sua nona edição, o balanço indica que essa é uma marca histórica, considerando a um alta de 2,1 pontos percentuais em relação ao dado de 2021.

Ao lado do fortalecimento da indústria de games, outro elemento demonstra que os jogos, cada vez mais, vêm se tornando uma peça de destaque no mercado: os eSports. Segundo a edição anterior da PGB, os esportes eletrônicos se tornaram mais conhecidos por 81,2% dos jogadores, uma alta de 32,8 pontos em relação ao levantamento precedente. Com isso, 49,2% dos jogadores têm conhecimento sobre NFTs e 63,8% sobre metaverso.

Para Renan Linhares, CEO da Studio Games – maior rede de entretenimento digital e educação gamer do Brasil -, os números positivos e suas projeções são a constatação de que o mercado de games se tornou protagonista.

“O setor é uma oportunidade para o surgimento de novas empresas que invistam nestas novas demandas e que, consequentemente, impulsionarão, ainda mais, o crescimento do mercado no Brasil e no mundo”, afirma.

Confinamento impulsionou o mercado de games

Na visão do empresário, o aumento pode ser atribuído ao período de distanciamento da pandemia de Covid-19, durante o qual as pessoas ficaram em casa e recorreram a plataformas de jogos para passar o tempo e interagir com os amigos à distância. 

Com efeito, 72,2% dos participantes da PGB 2022 afirmaram que passaram mais tempo jogando ao longo da crise sanitária, ao passo que 57,9% afirmaram ter marcado mais sessões de partidas virtuais com amigos. Resultado disso, a receita da indústria de games passou de US$ 179,1 bilhões para US$ 192,7 bilhões entre 2020 e 2021 – um acréscimo de 7,6%.

“É preciso reconhecer que a monetização do setor, em diversas áreas – como com as lives de streamers, grandes campeonatos, times de eSports e, até mesmo, jogos NFT – alavancaram o interesse geral do público e do mercado para os games”, diz ele.

Investimento da indústria de games

De acordo com Linhares, os números do mercado de jogos representam um cenário promissor para os investidores se sentirem seguros quanto ao seu futuro. “As pesquisas e índices do mercado são indicações de que há muito espaço para o setor continuar crescendo. Logo, há muita oportunidade de entrada, o setor está longe de atingir o pico e o potencial de receita”.

Para concluir, o CEO da Studio Games destaca que as melhores oportunidades estão nos serviços e ferramentas de infraestrutura. “À medida que o setor amadurece, é necessário ter a visão de que esse público precisa ser acolhido também fisicamente”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.studiogames.art.br/



Cemitério do Grupo Zelo recebe prêmio nacional de gestão

O Grupo Zelo, empresa especializada no mercado death care, foi reconhecido com o Prêmio Qualidade & Excelência 2022, realizado pela Acembra/Sincep (Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil). A empresa, que administra 22 cemitérios e crematórios brasileiros, foi uma das vencedoras na categoria “Melhores Práticas de Gestão” com um case do Cemitério Memorial da Paz, localizado no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará. A unidade fazia parte do grupo Plano da Paz e passou por um processo de fusão e aquisição em 2021, quando foi integrada ao Grupo Zelo.

O Prêmio Qualidade & Excelência tem abrangência nacional e está em sua segunda edição. A premiação foi dividida nas categorias “Melhores Práticas de Gestão” e “Empresa Acolhedora”. Um comitê técnico especializado avaliou seis pontos-chave de cada empresa: ética & compliance, liderança e desenvolvimento profissional da equipe, apoio ao luto, responsabilidade social, gestão do conhecimento e marketing.

O Cemitério Memorial da Paz foi o único do estado do Ceará a figurar na lista de vencedores e foi reconhecido pelas práticas relacionadas a ética & compliance e apoio ao luto. Para Roberto Toledo, diretor regional do Grupo Zelo no Ceará, este reconhecimento reforça a importância de ampliar as boas práticas de gestão no setor funerário. “A profissionalização do setor vem se mostrando uma ferramenta fundamental para atualização do tradicional mercado funerário e para a consolidação deste setor.”, ressalta Toledo.

No site do Acembra/Sincep é possível conferir a lista completa de vencedores: https://newsacembrasincep.com.br/2022/08/22/premio-qualidade-excelencia-acembra-sincep-2022-veja-o-resultado/



Mostra Mundo Árabe de Cinema começa dia 31 de agosto, no CineSesc, em São Paulo

O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, em correalização com o Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio e patrocínio da Casa Árabe, promoverá, de 31 de agosto a 7 de setembro de 2022, a 17ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Celebrando a diversidade dos países árabes, em seu retorno ao formato presencial, a mostra traz 11 filmes, sendo 10 filmes inéditos. Serão exibidos 8 filmes na sala do CineSesc e 3 filmes ficarão disponíveis online na plataforma Sesc Digital (sescsp.org.br/cinemaemcasa). A abertura será realizada dia 31 de agosto, às 20h, no CineSesc (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César – São Paulo, em sessão gratuita; os ingressos devem ser retirados com até uma hora de antecedência na bilheteria).

A programação completa, mais informações e entrevistas especiais estão no site https://mundoarabe2022.icarabe.org/

A Mostra tem realização do ICArabe (Instituto de Cultura Árabe), correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Casa Árabe, centro cultural da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, e do Instituto do Sono.

A curadoria é de Arthur Jafet. “O cinema árabe tem uma reputação contínua de quebrar barreiras e estereótipos e, na maior parte das vezes, fazer uma declaração política. Estamos sentindo mais apoio ao cinema árabe agora com novos festivais e novos fundos que estão sendo criados. Também vemos uma nova indústria surgindo na Arábia Saudita e um público bastante grande, não apenas em termos de população, mas em termos de paixão pelo cinema e poder aquisitivo. É um momento emocionante para ser um cineasta ou criador de conteúdo no Oriente Médio”, destaca Jafet. “O consenso da indústria cinematográfica é que um grande trabalho está acontecendo na indústria do cinema árabe, mas é necessário mais apoio em nível de base”, ressalta o curador.

Abertura: “Caixa de Memórias”

O filme que abrirá esta edição será “Caixa de Memórias”, dos diretores libaneses Joana Hadijthomas e Khalil Joreige.

Na plataforma Sesc Digital (sescsp.org.br/cinemaemcasa), os filmes ficam disponíveis dentro da série Cinema #EmCasaComSesc. Não há necessidade de cadastro.

Programação on-line

Além dos filmes exibidos no CineSesc, a mostra disponibiliza gratuitamente para todo o Brasil, três títulos exclusivos de sua programação na plataforma Sesc Digital (sescsp.org.br/cinemaemcasa). Os filmes ficam disponíveis dentro da série Cinema #EmCasaComSesc. Não há necessidade de cadastro.

Mais informações em www.icarabe.org



App de mobilidade urbana Cittamobi promove atualização em sistema

Em tempos de digitalização cada vez maior das atividades sociais e laborais da sociedade, algumas ações da vida cotidiana ainda se dão de forma totalmente analógica. O deslocamento de um cidadão pela cidade por meio do transporte público, por exemplo, deve ocorrer, necessariamente, “à moda antiga”, ou seja, com os passageiros aguardando os ônibus ou trens nos pontos ou vagões, estando sujeitos à lotação destes ou a outros imprevistos. 

Porém, já há alguns anos a tecnologia tem servido de suporte para isso, com aplicativos que indicam o ponto de ônibus ou a estação de metrô mais próximos e o próximo embarque destes modais de transporte. 

Sendo a inovação tecnológica e a atualização dos serviços ofertados premissas dos apps, neste sentido, dispositivos oferecem cada vez maiores funcionalidades a usuários que dependem dos sistemas públicos de transporte de suas cidades para se locomoverem. 

O Cittamobi, lançado em 2014, é um destes aplicativos criados para este propósito e que, recentemente, passou por um upgrade, sendo possível, agora, que os usuários vejam as previsões das paradas próximas direto na tela inicial. Além disso, também é possível visualizar os demais pontos próximos num raio de 300 metros ou interagir com o mapa para selecionar pontos em outras regiões da cidade que estejam fora desse raio da primeira visualização.

Outra atualização do aplicativo diz respeito à possibilidade de que os pontos e linhas de ônibus mais destacados no dia a dia sejam fixados na tela inicial. Dessa maneira, as linhas favoritadas aparecem com prioridade nos cartões de previsão quando o usuário estiver próximo de um de seus pontos de embarque. 

Em cidades que possuem a Carteira Digital Cittamobi, como São Paulo, Guarulhos e Sorocaba, ademais, o acesso à recarga de bilhete e às demais funções disponíveis é realizado por meio de um atalho localizado logo acima das previsões das paradas.

Para Cesar Olmos, CEO da Cittamobi, “a mobilidade urbana está sempre mudando e é necessário acompanhar estas transformações”. O executivo ressalta que as atualizações do aplicativo devem ser feitas sempre a partir de tendências e necessidades verificadas pelos usuários. 

“A otimização do tempo gasto pelo usuário em seus deslocamentos deve ser um norte para os desenvolvedores de aplicativos de mobilidade urbana”, diz Olmos, que cita uma pesquisa feita com os usuários do app, que apontou que a espera no ponto é uma preocupação para cerca de 21% das pessoas que o utilizam. 

A afirmação do CEO do Cittamobi, neste sentido, pode ser balizada por estudos quantitativos a respeito do comportamento de usuários de ônibus, metrô e trem no país. De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Ipsos, os brasileiros gastam, em média, duas horas e sete minutos para cumprir todos os deslocamentos diários com transporte público.



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