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Produção de veículos no mês de julho é a maior desde novembro de 2020

A produção de automóveis, aos poucos, vem se recuperando de uma crise econômica instalada desde antes da pandemia da Covid-19. É o que mostram os números divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No último mês de julho, a produção registrou aumento de 7,5% sobre o mês anterior e de 33,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a entidade, é a maior alta desde novembro de 2020.

No levantamento da Anfavea, a produção de julho totalizou 218.950 veículos e, no acumulado do ano, já está em 1,3 milhão de unidades, o que alcança o mesmo patamar dos primeiros sete meses do ano passado. Em relação às vendas, o mês de julho só perde para maio de 2022 e foi o segundo melhor período do ano. Foram 181.994 unidades negociadas no mês passado, sendo, em média, licenciadas 8,7 mil unidades do dia. Esse dado coloca o mês como o que mais acumulou vendas em dias úteis durante o ano.

O ânimo do mercado de automóveis pode se estender para outros setores, como o de venda e abastecimento de baterias para veículos automotores, um dos mais importantes, com mercado global que deverá atingir US$ 59 bilhões até 2026, segundo estimativa da consultoria Mordor Intelligence. Nesse campo, um dos mais promissores é o setor de baterias para veículos elétricos, que deve atingir um volume de produção de 30 milhões até 2027, de acordo com a consultoria britânica Juniper Research.

Nesse cenário otimista, os fabricantes devem estar atentos às suas operações logísticas para não perder mercado. Uma das opções é investir em centros de distribuição, uma vez que revendedores estão diminuindo estoques e comprando de acordo com a demanda, como explica o administrador de empresas Bruno Ribeiro Correia.

“Em tempos atuais, está cada vez mais raro encontrar varejistas que optam por ter estoques com volumes grandes, contando cada vez mais com o seu distribuidor para fornecer o produto de forma mais ágil possível. Essa prática é denominada ‘estoque just in time, quando o varejista adquire o produto somente quando este está em níveis superbaixos em seu próprio estoque, ou, até mesmo quando o produto já está vendido, prática muito comum em centros automotivos, por exemplo”, diz.

Na experiência de Correia, para a construção de um centro de distribuição, uma das primeiras ponderações que o investidor deve fazer é em relação ao local escolhido. E essa decisão precisa estar embasada em fatores como potencial de mercado, custos envolvidos com estocagem, mão de obra e logística. “Para chegarmos ao volume de vendas que um mercado pode proporcionar, faz-se necessário considerar e cruzar indicadores do setor”, informa.

Entre esses indicadores estão o montante de veículos em circulação em uma determinada localidade, multiplicado pela estimativa de baterias necessárias para abastecer essa frota.

“Entende-se que uma bateria tem uma vida útil em torno de 24 meses. Uma cidade com o porte de Curitiba, por exemplo, obtém de um montante de mais de 1 milhão e 600 mil veículos, segundo o IBGE. Portanto, é possível estabelecer que a cidade de Curitiba consome um volume maior do que 66 mil baterias por mês, o que dá 1 milhão e 600 mil veículos em 24 meses”, explica ele, que tem experiência de oito anos no ramo de suprimentos automobilísticos.

Custos de operação e de mão de obra também devem ser considerados

Outra conta que precisa ser feita por fabricantes de baterias automotivas que planejam abrir um centro de distribuição, segundo Bruno Correia, é relacionada aos custos de produção. De acordo com ele, um desses custos é o valor de aluguel, que vai depender do tamanho do empreendimento, localização e facilidade de acesso. Além disso, é preciso considerar também o custo de mão de obra que, em geral, depende de regras estabelecidas em lei.

“O material humano (colaboradores) é, sem dúvida, um ponto bastante relevante, em que caberá o levantamento, junto aos sindicatos do setor, de regras estabelecidas em lei, uma vez que o produto bateria automotiva tem como matérias-primas muitos resíduos pesados e corrosivos, podendo incidir, por exemplo, no fator insalubridade em uma folha de pagamento dos funcionários”, ressalta.

Como o profissional explicou mais acima, também é preciso considerar os clientes que optam por não fazer estoque e preferem recorrer a centros de distribuição mais próximos. “Esta prática levou a projeção dos galpões Last Mile (Última Milha), que são aqueles localizados ao redor de um grande centro populacional. Portanto, faz-se necessário considerar estar próximo ao cliente ao buscar um local para se instalar. No caso de distribuição em âmbito estadual e/ou por mesorregiões, é preciso considerar as cidades do objetivo com os indicadores já citados”, conclui.



Indústria brasileira foca investimentos em aumento da produtividade em 2022

Ainda que em menor percentual do que em anos anteriores, 75% das indústrias brasileiras farão investimentos em aumento da produtividade ao longo deste ano. Os dados são de um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 2021, o percentual de empresas que fizeram investimentos com esse foco foi de 79%.

Assim como no passado, neste ano o foco dos investimentos das indústrias tem como objetivo melhorar os negócios no mercado interno. E entre os destinos dos investimentos, a aquisição de máquinas ou equipamento novos (75%), além de manutenção e atualização de máquinas (68%) foram as principais escolhas.

O setor deve melhorar os investimentos em sustentabilidade, com vistas a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, conforme informado pela CNI após a última Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 26), realizada em Glasgow, Escócia, em novembro de 2021. Diante desse cenário, a renovação de máquinas e equipamentos além de melhorar a produtividade, pode atender também a essa preocupação.

De acordo com engenheiro de produção Raul Sampaio, além de melhor desempenho, aumento de produtividade e segurança dos trabalhadores, as empresas, ao contratar maquinário, devem atentar também para a redução de impactos ambientais e a outros fatores ligados à sustentabilidade. “Além de maior cuidado com o meio ambiente, também é preciso estar atento às normas relacionadas à segurança do trabalho, à saúde de trabalhadores, à qualidade de serviços e à responsabilidade social”, informa.

Sampaio ressalta que os cuidados na aquisição de maquinário para as indústrias também devem estar de acordo com as normas regulamentadoras do setor, além de leis ambientais federais, estaduais e municipais.

 “É preciso estar atento a boas práticas de fabricação, as normas da Série de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS, da sigla em inglês), ISO, entre outras. Existem muitas práticas que não são obrigatórias, mas devem ser seguidas, e outras que possuem alguns níveis de exigência. As empresas não devem apenas se conformar em cumprir o nível determinado, mas buscar ir além, visando a excelência em suas práticas de produção”, relata o profissional, que é mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental. 

Indústria deve estar atenta ao cumprimento de normas sobre maquinários

Segundo o engenheiro de produção Raul Sampaio, uma das principais normas a serem observadas pela indústria na aquisição de maquinário e novos equipamentos é a Norma Regulamentadora nº 12, que trata de segurança e proteção contra acidentes e apresenta regras que devem ser observadas não só por fabricantes, mas também por operadores.

“Não só as máquinas novas devem estar de acordo com as normas, como os equipamentos antigos, que precisam ser adaptados e testados de acordo com os requisitos obrigatórios. As máquinas estão estre os principais motivos de acidentes do trabalho e isso está relacionado com a falta de implementação e cumprimento de medidas e procedimentos de segurança”, ressalta.

Sampaio explica ainda que o investimento em novas máquinas deve vir acompanhado de investimento em treinamento dos operadores. “É preciso fazer um controle da operação e buscar feedback dos operadores. A empresa também deve optar por materiais de consumo biodegradáveis ou reciclados, pois essa é uma forma de contribuir para sustentabilidade. Atualmente, existem muitas opções de materiais que são produzidos a partir de fontes recicláveis ou que são biodegradáveis”, atesta o engenheiro de produção, que tem experiência na área de planejamento, controle de produção e gestão de impactos ambientais.

Em que as indústrias mais investiram em 2021

De acordo com a pesquisa Investimento na Industria 2021-2022, realizada pela CNI, os investimentos da indústria no ano passado foram importantes e alcançaram patamar maior do que no ano anterior. Em 2020, 69% afirmaram terem feito investimento, ante os 79% de 2021. Segundo o levantamento, houve ainda redução na frustração dos planos de investimento: 62% das empresas executaram seu plano conforme o planejado. Em 2020, o percentual foi de 47%.

Além da compra e manutenção de maquinários e equipamentos novos, as indústrias disseram ter investido, em 2021, em construção, manutenção e modernização ou aquisição de instalação (67%), capacitação de pessoal (34%), pesquisa e desenvolvimento (30%) e melhoria da gestão do negócio (24%).



Como funciona o atendimento médico on-line?

O atendimento médico on-line tem se tornado tendência mundial. Com a flexibilização da regulamentação feita pelo Ministério da Saúde e também o impulso da pandemia do novo coronavírus, o atendimento médico digital tornou-se cada vez mais comum.

De acordo com a Clínica Geral da Vibe, Fernanda Monteiro “a regulamentação é de suma importância porque traz diretrizes que devem ser seguidas pelas empresas e profissionais médicos, de modo a atender com excelência a população e evitar más condutas e/ou prejuízos ao cliente’’.

O que é atendimento médico on-line?

A consulta médica on-line é feita entre o médico e paciente, por meio de uma plataforma que utiliza tecnologia da informação para garantir a segurança e o sigilo de dados, que foram trocados no período da consulta.

Para que seja realizado o atendimento médico, a plataforma da consulta deve registrar no prontuário do paciente informações clínicas, o número do Conselho Regional Profissional do Médico e a unidade de federação.

Com a consulta médica on-line, o profissional também pode prescrever receitas e atestados médicos, desde que assinados virtualmente.

Fernanda Monteiro ainda afirma que “a telemedicina facilita a vida de doentes crônicos porque amplia o acesso e permite que o cuidado seja possível independentemente da localização de profissionais e pacientes. A consulta pode ocorrer separadamente da disponibilidade do transporte, da má previsão do tempo, do congresso médico ou da visita que chegou inesperadamente”.

Benefícios do atendimento médico on-line

O atendimento médico on-line tem como principal benefício a praticidade para o agendamento de consultas e a diversidade de especialistas:

  • Agenda clínica ampliada: possibilidade do paciente definir o melhor horário e período para agendamento de consultas;
  • Estrutura de dados sigilosa: segurança de dados trocados durante a consulta;
  • Envio de imagens e arquivos em tempo real, médicos, enfermeiros e especialistas podem compartilhar dados como fotos de cardápio, atestados, de forma rápida.
  • Praticidade para esclarecer dúvidas: consultas on-line permitem a explicação de dúvidas sobre sintomas e tratamentos, por exemplo.

A médica Fernanda Monteiro ainda expõe sobre a importância da telemedicina. “O Brasil é um país continental com inúmeros municípios que carecem de profissional médico por diversas razões, uma delas é a dificuldade de acesso. Nesse sentido, a telemedicina encurta distâncias e leva mais especialidades onde antes nem o clínico geral chegava’’.

Atendimento com nutricionistas on-line

O atendimento com nutricionista também pode ser agendado para ocorrer on-line. Por meio de uma chamada de vídeo, o profissional em nutrição realiza a consulta com base nos objetivos do paciente, fornecendo todo o suporte para esclarecer dúvidas e ainda prepara um cardápio completo que é enviado pela própria plataforma.

Consulta com psicólogos on-line

Cuidar da saúde mental é fundamental e com a flexibilidade das consultas on-line, o paciente pode realizar o atendimento em diferentes locais, via smartphone. Para agendar as sessões com terapeutas on-line é possível escolher a vertente que busca explorar, seja por abordagens ou mesmo especialidades.

Com a conexão on-line, o paciente pode definir o melhor horário de atendimento e ainda ter maior liberdade para participar das sessões no ambiente desejado.

Fernanda também destaca que “A telemedicina democratiza o acesso, expande a oferta de cuidado e encurta distâncias ao permitir que o profissional de saúde chegue aos locais mais remotos do país. Num país continental como nosso, poder chegar aonde o transporte não leva, é de suma importância. Além disso, contribui muito quando a telessaúde permite que diversos profissionais façam abordagens multidisciplinares em prol do paciente. Na prática, um médico especialista em SP pode contribuir com o cuidado de um paciente no RN sem deslocamento’’. 

Consulta com enfermeiros on-line

O enfermeiro on-line atua como um intermediador do paciente para que ele seja orientado, com base nos sintomas, à especialidade de saúde mais indicada. A triagem com enfermaria é recomendado em caso de sintomas como febre, coriza, tosse, dentre outros.

Para saber mais, basta acessar: https://vibesaude.com



Inadimplência e busca por crédito atingem mais micro e pequenas empresas

As micro e pequenas empresas (MPES) são mais atingidas pelo problema da inadimplência e a situação não deve melhorar nos próximos meses. Esse é a análise da Serasa Experian, que em recente boletim econômico mostrou que 5,519 milhões de MPES estavam inadimplentes no mês de abril. O número é 0,7% maior do que o registrado no mesmo período de 2021.

A maior parte das micro e pequenas empresas que estão descumprindo com seus compromissos financeiros são do setor de serviços (51,4%), seguidas do setor de comércio (40%) e industrial (8,1%). Segundo análise da Serasa, a situação de inadimplência das empresas de menor porte deve se elevar nos próximos meses, o que também pode elevar a busca por crédito. De acordo com a instituição de pesquisa, enquanto se notou recursos de 9,9% e de 11% na busca por crédito das médias e grandes empresas, respectivamente, durante os primeiros cinco meses de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado, as MPES aumentaram em 12,7% a busca por empréstimo.

Para frear o círculo vicioso de endividamento, aquisição de crédito para cobrir dívidas, não conseguir pagar e prejudicar o funcionamento da empresa, um bom planejamento financeiro pode ajudar, como explica o administrador Ademir Castro Lopes Júnior. Segundo ele, a primeira providência que o gestor deve tomar é buscar conhecer e entender o cenário em que a empresa se encontra atualmente.

“Fazer um check-up levantando todos os saldos (créditos) e previsões de entradas e todas as despesas e suas previsões. Com a coleta desses dados já é possível verificar a situação. Diante destas informações, o gestor identificará possíveis problemas que precisem de ações imediatas”, aconselha ele, que tem experiência com administração de finanças empresariais.

Lopes Júnior acrescenta que no caso de a empresa estar com dívidas, é preciso reforçar essa análise, fazendo um levantamento de credores e valores devidos a cada um deles. Essa informação possibilitará desenvolver uma estratégia para quitar tais débitos e utilizar o lucro da empresa para fins melhores.

“Para evitar o endividamento, saber como fazer um plano financeiro é fundamental. Isso porque, por meio dele, é possível verificar pontos essenciais, como variações no fluxo de caixa. Dessa forma, ao analisar que as vendas estão caindo, por exemplo, evita-se gastar, solicitar empréstimos e gerar mais dívidas”, reforça ele.

Ele complementa que o planejamento financeiro deve vir seguido de boa gestão de capital de giro, avaliação constante do desempenho do negócio por meio dos indicadores financeiros e operacionais. “É preciso analisar também o retorno dos investimentos e as melhores alternativas em termos tributários para o estabelecimento”, diz.

Para evitar endividamentos, atingir saúde financeira da empresa requer atenção a vários fatores

De acordo com o Mapa das Empresas, do Ministério da Economia, somente neste ano, mais de 150 mil empresas foram extintas, sem contar o fechamento de filiais. Na experiência do administrador de empresas Ademir Lopes Júnior, atingir o sucesso financeiro da empresa requer alguns cuidados dos gestores, de modo a evitar situações que levem a endividamentos e prejuízos, fazendo com que a organização entre para estatísticas de encerramento das atividades.

Entre os conselhos que ele dá para os gestores de micro e pequenas empresas, as mais atingidas pela crise econômica do país, estão:

Definição de um orçamento – “A previsão orçamentária é imprescindível para o sucesso de um planejamento estratégico financeiro.  É ela que vai subsidiar as principais informações relativas à previsibilidade financeira da empresa. Em contrapartida, sem ela, as decisões serão verdadeiros ‘tiros no escuro’”, analisa.

Conhecimento dos custos – Necessário para ter uma ampla visão dos custos das empresas. “Não despreze gastos simples, gastos que passam despercebidos, que em um montante somam quantias e atrapalharão a saúde financeira. Separe os custos diretos e indiretos, depois some os valores que mantém a sua empresa aberta e, por fim, inclua os custos variáveis e fixos. Atente-se aos impostos diversos, pois geram impacto. Uma boa assessoria contábil poderá ajudar e muito”, diz.

Registro da movimentação financeira – Registrar e analisar toda movimentação diária é necessária para controlar cada conta. Em seguida, é preciso analisar a movimentação semanal, a mensal, trimestral, semestral e anual. Nessas análises, será possível verificar padrões repetidos, como movimentações maiores e menores em determinados dias, entender quais os custos fixos e, consequentemente, a evolução do negócio.  

Definição de uma rotina de negociação com fornecedores – Segundo Lopes Junior, essa é uma boa prática para manter dinheiro em caixa e não ficar descoberto. “Para garantir o sucesso desse processo, é importante contar com fornecedores com quem a sua empresa já tenha uma relação duradoura. Dessa forma, você conseguirá otimizar os prazos de pagamento sem se preocupar com falhas posteriores em relação aos seus serviços”, comenta.  

Atenção às oportunidades em diferentes cenários – Com análise dos dados financeiros do mercado e as tendências de mercado, é possível estabelecer planos diferentes para cada caminho possível. “Se você se preparar para diversos cenários, suas chances de acertar algum deles é muito maior. Sendo assim, mesmo que as coisas se encaminhem para a imprevisibilidade, sua empresa terá uma capacidade maior de adaptação”, explica o administrador.

Além dessas dicas, Ademir Lopes Junior comenta que as empresas precisam focar em controlar e reduzir gastos, quando necessário, acompanhar as metas estabelecidas e apostar em tecnologia. “Para conseguir realizar todas as análises descritas, você precisará de alguma ferramenta financeira. Se a sua empresa for micro, com pouca movimentação, uma planilha de Excel bem elaborada pode dar conta do recado. Porém, o ideal é ter um sistema de gestão”, conclui.



Ser nômade digital já é realidade para 35 milhões de pessoas

Viver como nômade digital tornou-se realidade para 35 milhões de pessoas em todo o mundo. E a tendência é de que este número cresça, chegando à marca de 1 bilhão de pessoas até 2035. Os dados são do “Relatório Global de Tendências Migratórias 2022” da Fragomen, uma empresa especializada em serviços de imigração mundial, e confirmam o nomadismo digital como uma tendência forte para os próximos anos.

A expansão da internet e a consolidação do home office, sobretudo a partir da pandemia, são alguns fatores que influenciam nesse movimento. Somada a eles, a abertura de fronteiras para nômades digitais, através da concessão de vistos especiais por vários países, faz com que mais pessoas decidam trabalhar viajando pelo mundo. Mas, afinal, o que é um nômade digital e quais as vantagens de adotar esse estilo de vida?

De maneira simplificada, nômade digital é a pessoa que não precisa estar presa a uma estrutura fixa para exercer suas atividades profissionais, podendo trabalhar de qualquer lugar. Esse estilo de vida, até pouco tempo, era restrito, basicamente, a freelancers. Hoje, porém, é realidade para vários tipos de profissionais, incluindo os que mantêm vínculo formal com alguma empresa.

O Guia Viajar Melhor, site especializado em viagens e turismo, fez um levantamento com 25 profissões que podem ser exercidas por nômades digitais. Nele, revelou que cargos antes vistos como essenciais dentro de escritórios, por exemplo, também podem ser exercidos de maneira remota. Um exemplo é o assistente pessoal que, não necessariamente, precisa estar ao lado do administrador ou executivo para cuidar de sua agenda e delegar funções.

Em grande parte dos casos, o nômade digital precisa somente de acesso a uma boa conexão de internet e um computador para trabalhar. Com isso, independentemente do lugar em que esteja, consegue manter seu sustento através da atividade profissional. A troca cultural, o aperfeiçoamento de idiomas e as experiências internacionais trazem outros benefícios para quem busca esse estilo de vida, conforme apontado na matéria do Guia Viajar Melhor.

Por outro lado, quem decide ser nômade digital deve ter organização para cumprir suas tarefas e flexibilidade de horários – sobretudo, considerando os fusos. Além disso, é necessário ter um bom planejamento, principalmente levando em conta o custo de vida do local onde vai morar. 

Fronteiras abertas para o nomadismo digital

Outro levantamento recente apontou que mais cada vez mais países abrem suas fronteiras para nômades digitais. Em geral, os governos buscam atrair novos talentos para seus territórios, assim como injetar capital estrangeiro em suas economias.

De acordo com o relatório do Instituto de Políticas Migratórias, sediado nos Estados Unidos, mais de 25 países concedem vistos especiais para trabalhadores que adotaram o nomadismo digital como estilo de vida. Entre eles, grandes economias, como os Emirados Árabes Unidos, Espanha, Itália, Portugal e, até mesmo, o Brasil.

Em nota à BBC News Brasil, o Itamaraty informou que o Ministério das Relações Exteriores emitiu 100 vistos para nômades digitais entre setembro de 2021 e o início de julho de 2022. Para obter a autorização de moradia temporária em solo brasileiro, o nômade digital precisa ter seguro saúde, comprovar a condição de nômade digital – sem vínculo com empresas brasileiras – e provar que tem condições financeiras para se manter no país.

Visto de nômades digitais em alguns países

No entanto, cada país tem suas próprias regras para a concessão de visto especial para nômades digitais. Em alguns lugares, além de apresentar toda documentação solicitada, é necessário pagar taxas para ingresso nessa condição.

É o caso de Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Bermudas, Ilhas Cayman, Costa Rica, Curaçao e Islândia. Segundo a Forbes, para entrar como nômade digital pode-se ter que desembolsar até US$ 2 mil – cerca de R$ 10,2 mil na cotação atual. Já quem decide trabalhar a partir de Bali, na Indonésia, pode ter que pagar US$ 142,3 mil – R$ 729 mil, na cotação atual – para obter um visto de cinco anos.

O motivo das taxas, em alguns casos, é o fato de os nômades digitais serem isentos do pagamento de impostos. Com as taxas, os governos tentam equilibrar as contas, de modo a proteger seus trabalhadores, submetidos à cobrança de impostos. Por isso, ao considerar morar em um país como nômade digital, é essencial se informar sobre todas as regras.

Em contrapartida, há destinos que concedem vantagens para os nômades digitais, de forma a incentivar esse tipo de imigração. Um exemplo é o Rio de Janeiro, que concede o certificado Rio Digital Nomads a hotéis e hostels que oferecem tarifas especiais para quem adere a pacotes de longa permanência. Até o momento, há 60 hotéis, 16 hostels e 21 espaços de coworking cadastrados na cidade.

Já em Portugal, os nômades digitais usufruem de alguns direitos como cidadãos portugueses. Eles recebem um Número de Identificação Fiscal (NIF) português (similar ao CPF brasileiro) provisório, assim como registros na Segurança Social e no Sistema Nacional de Saúde.

Trabalho motiva migração 

O trabalho é o principal motivo das migrações em todo o mundo, e o nomadismo digital confirma essa tendência para os próximos anos. De acordo com o Relatório Mundial das Migrações 2022 da Organização Internacional para as Migrações (OIM), os trabalhadores são a maioria dos migrantes internacionais – estimados em 281 milhões, atualmente. Desse contingente, os nômades digitais já representam cerca de 13%.

A América Latina, por sua vez, é a região com mais empresas que mantêm esse tipo de trabalhador. Segundo o relatório semestral Global Hiring Report, da empresa de pagamentos Deel, que analisa o mercado de trabalho ao redor do mundo, México, Chile e Argentina são os países que mais contratam nômades digitais.

O relatório da Deel também apontou que, na América Latina, Argentina, Brasil e México são os países com maior número de nômades digitais contratados por organizações globais.



Galeria Soma apresenta Nos Resta Ser Feliz, exposição de Analize Nicolini

Galeria Soma, em colaboração com a BraSA+, apresenta Nos Resta Ser Feliz, a primeira exposição individual da artista visual Analize Nicolini (Brasil, 1974) em Curitiba, cidade onde vive e trabalha. 

Com curadoria de Fernanda Andrade em parceria com a própria artista, a exposição cria uma narrativa que combina projetos mais antigos com as obras de sua produção mais recente em fotografia, pintura, performance, instalação e vídeo, resultado do aprofundamento de sua pesquisa conceitual desenvolvida no programa de mestrado em Humanidades Ambientais na Università Ca’Foscari, em Veneza, Itália. 

Na mostra, Analize explora a linguagem verbal em sua apresentação visual e sonora, elaborando discursos que convocam o espectador à ação, sempre retornando aos pontos fundamentais que estruturam a sua poética, ligada às relações humanas interpessoais e o seu entorno. O público é convidado a participar das diferentes proposições artísticas ali instauradas, seja por sua qualidade imersiva, seja pela possibilidade de levar consigo “souvenirs” de alguns trabalhos, contribuindo assim para fazer a mensagem da artista chegar mais longe. 

Analize é artista visual multimídia, ativista, crítica de arte moderna e contemporânea, curadora independente e consultora para projetos culturais, editoriais, sociais e filantrópicos. É fundadora da BraSA+, galeria online especializada em obras baseadas em lentes, mídias digitais e integradas e tecnologias, do Brasil e dos demais países da América do Sul. 

Para mais informações, favor contatar somagaleria@gmail.com ou adm@brasa.art 

Serviço:

Período de exposição: 16/08 a 17/09

Abertura: 13 de agosto, a partir das 14h até meia-noite, na SOMA Galeria com programação de visitas-guiadas às 14h – 15h, 18h30 – 19h30 e 21h – 22h). 

Endereço: Av. Sete de Setembro, 5708

Horário de Visitação: Terça a sexta-feira, das 14h às 19h; Sábados das 10h às 19h

BraSA+ (www.brasa.art)

Soma Galeria (www.somagaleria.com.br)

 

Assessoria de imprensa

Isabela França Comunicação

Roberta Hoshiguti/Isabela França

(41) 9 9873-9134

roberta@isabelafranca.com.br

erika@isabelafranca.com.br



Podcast – Sem regulamentação, plano de stock options gera insegurança jurídica

Neste Podcast conversei com Evelyn Tamy Macedo, membro do Comitê de Startups da Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES – e falamos sobre a falta de regulamentação das stock options no Brasil, um problema que tem que ser resolvido urgentemente.

A implementação de um plano de opção de compras de ações pelos colaboradores de uma empresa se mostra como importante ferramenta no processo de captação e manutenção de talentos, além de ser uma medida que demanda poucos recursos para a implementação.

No mecanismo aplicável às stock options, é concedido ao colaborador e/ou prestador de serviços a possibilidade de que este venha a adquirir no futuro ações da empresa, por um preço preestabelecido, quando da formalização de um contrato de outorga de ações.

Ouça e veja agora o Podcast e compartilhe nas suas redes sociais.

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Maior evento de profissionais de TI do país retorna presencialmente a São Paulo

TDC BUSINESS retorna à São Paulo, entre os dias 22 a 24 de agosto, com evento em formato hibrido, ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, em São Paulo, e com transmissão simultânea pela plataforma Hopin.  Em sua 16ª edição, o evento que traz como tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, e visa repetir o sucesso das edições anteriores, com expectativa de receber cerca de 4500 mil pessoas presencialmente durante os três dias de evento e mais de 15000 participantes interagindo na plataforma digital.

Ao todo, o encontro somará mais de 500 palestras em mais de 200 horas de conteúdo. Entre as novidades, pela primeira vez o evento irá apresentar as trilhas: ESG e Negócios de Impacto Social, que pretende mostrar o que está sendo feito no mercado e como a inovação é um propulsor de novas oportunidades socioeconômicas; além de Quantum Computing, que abordará o mercado quântico e seu impacto nos negócios, com  dicas de especialista para quem quer ingressar na área. Haverá, também, as trilhas de Engenharia de Dados e UX Writing, que também estreiam no evento.

Nesta edição, vale destacar a participação da presidente da Microsoft BrasilTânia Cosentino, que fará um mini talk sobre Inclusão e Diversidade; do vice presidente sênior de Tecnologia da OracleRodrigo Galvão, que fará a palestra: “Desconstruindo paradigmas para construir nosso futuro”;  e, do  cientista, professor e empreendedor, Silvio Meira, que falará sobre o tema: “Plataformas, efeitos de rede e ecossistemas figitais”. 

Segundo Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do Evento, “Estamos muito animados com o retorno dessa edição presencial em São Paulo, sabemos como as tecnologias podem impactar diretamente o sucesso dos negócios, e como a falta de profissionais sênior tem sido um desafio para as empresas. Vamos juntar tecnologia e negócios reunindo milhares de profissionais com muita experiência e várias das principais empresas do Brasil e do mundo, fisicamente em São Paulo, mas expandimos o alcance do conteúdo e das oportunidades com o evento completamente híbrido e a transmissão de 14 salas de conteúdo paralelo para a plataforma”.

O TDC BUSINESS terá cerca de 33 Trilhas Premium – cada uma composta por várias trilhas ainda mais especializadas, com temas como Agile; Arquitetura, API & Microservices; Cloud & DevOps; Design; Inovação & Transformação Digital; Inteligência Artificial & Dados; Testes; Web & Mobile; e outros.

Além disso, a edição contará, com o Community Pass, que apresentará mais 2 trilhas – Diversidade e Acessibilidade e Carreira e Mentoria –  e o Palco Stadium, um espaço que reúne um conteúdo totalmente gratuito, especialmente pensado para trabalhar as competências para evolução das empresas brasileiras, e a valorização das pessoas, sejam profissionais de TI ou aquelas que querem entrar nessa área.

O local, comtempla, ainda, uma seleção das melhores palestras de cada trilha totalmente gratuitas e em formato digital. 

“O TDC é um ambiente voltado para valorizar as pessoas, e buscar o lado humano da tecnologia. Com conteúdo de acesso fácil e gratuito, esperamos inspirar os profissionais a usarem esse ambiente para colaborar e conquistar espaços no mercado e impulsionar suas carreiras. O TDC é um ponto de apoio para que profissionais estabelecidos e novatos busquem suas próximas jornadas,” explica Yara.

Serviço

inscrições: https://thedevconf.com/tdc/2022/business/?utm_source=assessoria&utm_medium=release&utm_campaign=releasegeral

TDC BUSINESS

Quando: 22 a 24 de Agosto

Horário: 9h às 19h

Presencial: Pro Magno

Endereço: Avenida Professora Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras- São Paulo

Online: Plataforma Hopin

Sobre – The Developer ‘s Conference
O TDC é o maior evento relacionado ao desenvolvimento de software no Brasil conectando organizadores de meetups e eventos, palestrantes, empresas e patrocinadores em uma plataforma única. O TDC é uma conferência dinâmica com objetivo de apresentar os tópicos mais importantes de acordo com as necessidades locais e internacionais e, por esta razão, existem mais do que dez trilhas paralelas por dia. Cada trilha é como um evento independente de um dia inteiro e organizado por especialistas no assunto que são responsáveis por selecionar sete ou mais palestrantes via plataforma de Call4Papers.



Melhores opções de presente para quem é fã do Palmeiras

Presentear um torcedor do Palmeiras pode ser um desafio, ainda mais quando é um torcedor daqueles que parece ter tudo do time. Porém, nós vamos te ajudar a pensar em algumas possibilidades de presentes que irão surpreender.

Para começar, pense que um presente para um torcedor do Palmeiras pode ir desde itens específicos do time, como camisetas, abrigos esportivos, copos e outros itens com o símbolo do Palmeiras, como podem também ser itens que sejam usados para melhorar o dia a dia do torcedor.

Um jogo de taças para beber cerveja, almofadas para ficar mais confortável na hora de ver o jogo e até uma caixa de som pra deixar as comemorações mais potentes. São muitas possibilidades e iremos te ajudar nessa.

Como não errar na hora de presentear um torcedor do Palmeiras?

Na hora de comprar um presente, surgem dúvidas: qual o tamanho ou a numeração que essa pessoa usa? Qual a voltagem de eletricidade na casa dela? Será que ela já tem esse item? São questões que nos pegam na hora de fazer uma compra.

Para não haver dúvidas, você pode contar com a ajuda da Vinklo, um marketplace perfeito para comprar presentes para todo mundo. Com a Vinklo, você cadastra o número de WhatsApp de quem será presenteado e a pessoa recebe uma mensagem instantânea com as informações sobre o presente.

Com isso, a própria pessoa consegue confirmar as informações do produto, seja a cor, o tamanho, a numeração ou a voltagem, além de ela própria definir o melhor endereço de entrega. Mais comodidade para você e para quem você quer presentear.

Além disso, se a pessoa receber um presente repetido, ela tem a opção de troca e no site da Vinklo ela poderá trocar por uma infinidade de itens, desde roupas e acessórios até perfumes e bebidas. Tudo isso antes do envio.

Com essa solução, fica mais fácil você comprar um presente sem medo de errar ou comprar algo repetido. De todo modo, é importante mostrar o seu cuidado e carinho na hora de escolher um presente, por isso vamos ver algumas ideias de presentes para quem é torcedor do Palmeiras:

Ideias de presentes para torcedor do Palmeiras

Presentes unissex
Para todos os tipos de torcedores, uma boa aposta de presente unissex, são as roupas com as cores e o símbolo do Palmeiras. Por exemplo, um moletom verde com uma estampa moderna do verdão é uma excelente escolha, pois é um item confortável, prático e que pode ser usado nos mais diferentes ambientes, desde os dias mais frios de jogos até para o trabalho no dia a dia. 

Imagem: Divulgação

Presente para o sogro
Presentear o sogro pode ser um desafio, mas se ele é do tipo que não perde um jogo e adora sempre acompanhar as partidas com uma cerveja gelada, a dica é investir em um kit com taças para cerveja e uma cerveja especial.

Imagem: Divulgação

Presente para o namorado
Para namorados que são fanáticos no verdão, a dica é sempre investir em camisetas do Palmeiras. Como você já tem mais intimidade, fica mais fácil escolher uma camiseta do agrado dele. De todo modo, nossa dica é um modelo bem despojado de camiseta, que pode ir do estádio à academia com tranquilidade.

Outra boa opção nesse caso é presentear com uma camiseta de treino do Palmeiras. É um presente de excelente qualidade e que ainda pode acompanhar seu namorado em todos os ambientes, desde o futebol com os amigos até um dia de jogo no Allianz Parque.

Imagem: Divulgação

Presente para irmão
Agora presente para irmãos torcedores, a nossa dica é investir em uma camiseta vintage, com aquele ar clássico do verdão das antigas. O modelo da Liga Retrô 1915, por exemplo, é super charmoso e combina com todos os ambientes, indo desde o estádio até o momento de tomar uma cerveja com os amigos no bar.

Imagem: Divulgação

Presente para amiga
Na hora de dar um presente para uma amiga torcedora do Palmeiras, é importante entender os gostos dela: ela é do tipo que gosta de ir para o estádio torcer? Ela gosta de reunir os amigos em casa para assistir as partidas?

Você pode pensar tanto em itens para o dia a dia, como copos de cerveja, caixas de isopor e até mesmo uma bebida especial. Ou você pode ir para itens mais clássicos, como uma camiseta moderna do verdão. 

Imagem: Divulgação

Dicas extra na hora de comprar um presente para torcedor do Palmeiras

Para dar um bom presente, que deixa a pessoa que o receberá ainda mais feliz, é importante ficar atento ao que a pessoa gosta, aos seus interesses e hábitos.

Se estamos falando de um torcedor do Palmeiras, é importante saber detalhes sobre essa paixão. Por exemplo, a pessoa é:

  • Do tipo que gosta de ouvir as partidas pelo rádio?
  • Daquelas que sempre reúne a galera em casa em dia de jogo?
  • Do tipo que faz a sua própria tabela de pontos para poder acompanhar os resultados do Palmeiras?
  • Daquelas que tem a casa toda com a decoração temática do verdão?
  • Do time que sempre assiste o jogo num bar com os amigos?

Esses itens podem te dar pistas do que comprar. Por exemplo, se a pessoa gosta de ouvir o jogo pelo rádio, você pode investir em presentes como fones, caixas de som e itens de áudio. Se ela é do time que em dia de jogo movimenta a casa com amigos, petiscos e cerveja gelada, vale pensar em itens de decoração e de conforto para o lar.

Para todos esses tipos, sempre é possível investir em roupas e acessórios com as cores do Palmeiras, pois são itens que podem ser usados para lá e pra cá, deixando clara essa paixão pelo verdão.

Visite agora a Vinklo e encontre as melhores ideias de presentes para surpreender quem você ama.



Moradia no exterior se apresenta como alternativa de emprego para brasileiros

O número de brasileiros que desejam morar no exterior em busca de melhores condições e qualidade de vida tem aumentado significativamente nos últimos anos. Uma pesquisa realizada pela companhia de recrutamento e seleção Talenses mostra que 91% dos brasileiros têm vontade de deixar o país para trabalhar no exterior. A maioria dos brasileiros que moram atualmente no exterior diz que a preparação e flexibilidade foi a chave para alcançar esse objetivo.

Ainda segundo a pesquisa, dos residentes no exterior entrevistados, 78% já estão empregados na sua área de formação trabalhando formalmente em uma empresa, enquanto 13% têm um negócio próprio. Os outros estão atuando em trabalho temporário, mas já com perspectiva de emprego no país. Dentre os entrevistados, mais de 90% afirmaram que estão satisfeitos com a mudança.

Para realizar essa mudança, os brasileiros têm considerado o emprego e o dinheiro os fatores principais para conseguirem morar no exterior. Nesse contexto, muitos dizem que a maior dificuldade tem sido levantar dinheiro para conseguir sair do Brasil. A brasileira Érica Lima de 41 anos relatou como conseguiu realizar o sonho da moradia no exterior: “Eu também estive muito preocupada sobre a minha condição financeira e como faria para conseguir mudar a minha realidade no Brasil. Até que um dia consegui ajuda para realizar o processo de documentação, vistos, etc. Recebi o suporte de pessoas que moram no exterior e consegui vir para Portugal já com emprego fixo e contrato de trabalho assinado pela empresa. Esse processo de preparação foi fundamental”.

Dentre os maiores erros cometidos pelos brasileiros quando o assunto é moradia no exterior, observa-se falta de preparação e conhecimento das regras, não levar todos os documentos obrigatórios para regularização posterior, e falta de planejamento financeiro.

Visto que as mudanças nas regras de cada país acontecem de forma frequente, muitas informações em blogs na internet e vídeos no YouTube estão desatualizadas. Isso faz com que muitas pessoas consumam conteúdos que estão ultrapassados e quando não conseguem o resultado esperado, muitos acabam se sentindo desmotivados e desistem do sonho de morar no exterior. No intuito de evitar isso, muitas pessoas têm optado por obter informações atualizadas direto de fontes no exterior e seguir uma metodologia já validada. Mesmo enviando brasileiros todas as semanas para o exterior, o representante da Comunidade Exchange, Rafael Paixão, afirma que o fluxo de imigrantes brasileiros está longe de solucionar a escassez de mão de obra em países desenvolvidos, como por exemplo, Portugal. Prova disso é que o governo português criou recentemente um visto exclusivo para fomentar e viabilizar a procura por empregos. O objetivo é atrair mão de obra estrangeira, e os brasileiros são prioridade nesse projeto.

Com a escassez de mão de obra nos países desenvolvidos e as novas oportunidades surgindo cada vez mais, a tendência é que as regras de visto e imigração sejam cada vez mais flexibilizadas de modo a permitir que trabalhadores possam imigrar para esses países. Isso é algo que já se observa em países como Portugal, onde acaba de ser aprovado um visto de procura de trabalho onde os brasileiros poderão ir para Portugal e terão 120 dias para conseguir um emprego. Além disso, também é possível prolongar esse tempo para 180 dias.

Para mais informações, basta acessar: comunidadeexchange.com



Final do Concurso Toca Aí! irá destacar a força dos músicos de rua no Centro

O concurso de música de rua do país já tem sua final marcada! Após três eliminatórias, a final do Toca Aí!, que está na sua segunda edição, irá distribuir mais de R$ 25 mil em prêmios.

O evento foi organizado pelo Pátio Metrô São Bento, em uma parceria com a Tatu Cult, com o objetivo de destacar os artistas que atuam como músicos nas ruas. A maioria dos artistas costumam realizar apresentações em espaços públicos, frequentados por um grande número de pessoas, e ao final, recebem doações através do “chapéu”. 

Isabela Parrón, gerente de marketing do Pátio Metrô São Bento comenta sobre a disputa, “Um dos principais objetivos do concurso é o de valorizar a arte urbana e as suas manifestações, dando visibilidade aos músicos que atuam no cotidiano da cidade”.

A cada nova edição, é possível notar a presença marcante do público durante apresentações. Familiares e amigos também garantem presença no local para prestigiar os participantes, e até quem transita pela região também decide parar para ficar de olho nas apresentações.

“Foram três meses de programação, mais de 80 shows, e público estimado em mais de 10 mil pessoas. O Toca Aí está sendo palco da diversidade e a população tem tido a oportunidade de usufruir de muita música de qualidade”, completa Isabela.

A 3ª eliminatória, aconteceu no sábado (13), e contou com diversos estilos de música, encenações e marcada por muita dança. As últimas vagas da final foram preenchidas por: Mano Hick, Peça Seu Cover e Bárbara Fagundes. Os finalistas já se preparam para a final, e até prometeram surpreender os jurados e o público.

Marina Meyer, mestre de cerimônias do Grupo Peça Seu Cover garante “Para a final, nós pretendemos preparar algo muito diferente e ousado do que costumamos fazer. Isso é bom para testarmos nossos limites e percebermos que somos capazes de nos adaptar a diversos espaços”.

“Após esses 16 anos de música, sendo 9 desses de arte de rua, estar em um concurso como esse e chegar aonde eu estou, é muito gratificante. Terá música LGBTQIAP+, música preta e nordestina. É disso que o nosso país precisa”, afirma a cantora, Bárbara Fagundes, emocionada após se classificar para a grande final.

Mano Hick, também aproveitou para comentar sobre a disputa “O concurso abre portas e dá oportunidade para novos artistas”.

“Fazemos nossas músicas com o intuito de sempre passar uma mensagem. Na última apresentação, falamos sobre a precariedade dos hospitais públicos e a falta de investimento nesse setor. São reflexões como essas que pretendemos continuar levando”, completa.

Programação da Grande Final

Para a decisão deste sábado, estão classificados Cauê Chimera e Grupo; Jesus Kelvin; Samburbano; Nalla e banda; Banda Cucamonga; Wannie Ramos; Mano Hick;  Peça Seu Cover e Bárbara Fagundes.

Os competidores exploraram diversos ritmos, trazendo apresentações completas de pluralidade existentes no país. “As apresentações não chamam a atenção do público, elas agarram, fazendo o transeunte imergir naquela performance”, disse, Flávia Marques, uma das juradas.

Cada artista terá o tempo de 15 minutos para realizar sua apresentação. Lá, uma bancada de jurados será responsável por escolher o grande ganhador do concurso. Entre os especialistas do júri estão nomes conceituados como:

Michelly Mury – Há mais de vinte anos atua à frente de projetos dentro e fora do Brasil. Criadora da Alfazema, consultoria estratégica em inclusão e diversidade para projetos culturais. Atualmente, é Curadora e Coordenadora Artística da Casa Natura Musical. Também atua como curadora do Festival TOCA (RJ) e de agências como a Lemme, Pipoca, Cely e Atenas (SP). 

Rodrigo Mancusi – Cantor, ator e compositor. Formou-se em Artes Cênicas pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Atualmente canta, compõe e toca flauta na banda autoral Abacaxepa, com a qual já fez shows em cidades do Brasil e em lugares renomados como Auditório Ibirapuera, SESCs, Cinemateca Brasileira, Unibes cultural, Teatro Oficina e muito mais. No teatro foi dirigido por diretores como Marco Antônio Rodrigues, Oswaldo Montenegro, Bete Dorgam e outros. 

Claudia Assef – Autora dos livros “Todo DJ Já Sambou”, “O Barulho da Lua” e “Ondas Tropicais”, Atua no jornalismo especializado em música desde o final dos anos 90, tendo trabalhado em jornais como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e revistas especializadas em música.  Em 2001, a jornalista estreou no rádio, com um programa semanal na 97FM (Energia). Como curadora, Claudia esteve envolvida na criação e/ou desenvolvimento do Sónar São Paulo, Skol Beats, Nokia Trends, Dia da Música Eletrônica, Virada Cultura, SP na Rua, entre outros. Diretora de conteúdo do site Vírgula. Idealizadora do programa Todo Mundo é DJ.

Os finalistas da disputa irão receber, respectivamente, os prêmios de: R$ 10 mil (campeão); R$ 5 mil (segundo lugar); R$ 3 mil (terceiro lugar) e do quarto ao nono lugar R$ 1 mil.

O show de encerramento fica por conta da Banda Abacaxepa, que promete fechar o Concurso com alto astral. A banda possui uma pegada teatral, que valoriza a cultura brasileira e tem em seu discurso, a desconstrução da normatividade no comportamento e na estética. Suas referências são os artistas do movimento tropicalista e artistas atuais, como as Bahias e a cozinha mineira e Anelis Assumpção.  

Jacó Oliveira, Diretor de Estratégia de Diversidade na Tatu Cult, ressalta “O objetivo do projeto sempre foi fortalecer a música de rua, e nessa edição nos atentamos ainda mais à questão da pluralidade, diversidade e inclusão da equipe, artistas e público. Garantimos a acessibilidade física e de conteúdo com intérpretes de libras e transmissão on-line. E dados concretos desses impactos estão sendo consolidados através de um censo de diversidade, uma iniciativa urgente para o setor cultural”.

“Estamos muito felizes com o que construímos no Toca Aí!. Artistas excelentes passaram por nós e estamos prestes a concretizar mais uma edição do Concurso com a sensação de missão cumprida.”, finaliza Isabela Parrón.

 

SERVIÇO

2º Concurso de Música de Rua Toca Aí!

Realização: Pátio Metrô São Bento e Tatu Cult

Final: 20 de agosto – das 12 às 17h

Entrada: gratuita

Local: Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia

Confira a programação completa: https://patiosaobento.com.br/toca-ai/

 



CBH Baía de Guanabara participa do ENCOB 2022, evento de comitês de bacias

O Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH Baía de Guanabara) participa do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB 2022), que será realizado entre os dias 22 e 26 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). Destinado a divulgar e discutir a atuação dos comitês de bacias e a gestão de recursos hídricos, o ENCOB é considerado um dos mais importantes eventos do setor no país.

Representam o CBH Baía de Guanabara a presidente, Christianne Bernardo, além de uma comissão de especialistas membros do Comitê. Um estande reunirá informações sobre a entidade e também sobre outros comitês sob gestão executiva da Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

O CBH Baía de Guanabara ainda apresenta cases na programação do ENCOB:

23 de agosto

Auditório

Temas: Mudanças Climáticas, Eventos Críticos e Resiliência (das 14h às 16h)

Case 4: Maria Tereza Gouveia / Elane Maria Farias de Carvalho

“Situação climática para engajamento em ações climáticas no CBH-BG”

25 de agosto

Auditório

Temas: Boas práticas, gestão participativa e engajamento (das 10h às 11h)

Case 3: Paulo F. Garreta Harkot

“Câmara Técnica Costeira do CBH-BG: Iniciativas e primeiros passos para implantação”

Case 4: Adriana Bocaiúva

“Contribuição dos CBHs para construção da aliança de megacidades para águas e clima”

O CBH Baía de Guanabara se coloca à disposição da imprensa para entrevistas. Os representantes vão estar no estande. Os contatos também podem ser feitos através da assessoria de comunicação do comitê.

O Comitê

O Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá é uma entidade colegiada do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídrico, composta por representantes do poder público, usuários e sociedade civil, respeitando-se a paridade entre eles. Por meio de uma gestão participativa e descentralizada, o comitê é responsável por mediar conflitos e conciliar interesses diversos, de forma a garantir disponibilidade de água para diferentes fins e promover o aumento da qualidade dos mananciais da bacia.



Congresso debate cooperativismo de crédito em Recife

Entre os dias 10 e 12 de agosto, Recife (PE) recebeu a 14° Concred, um dos maiores eventos do cooperativismo de crédito da América Latina. O congresso, realizado pela Confebras (Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito), foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, transmitido on-line e recebeu mais de 5 mil líderes cooperativistas, entre dirigentes, conselheiros e gestores.

O evento reuniu conferencistas e palestrantes nacionais e internacionais do cooperativismo  em torno do tema “Futuros Plurais e a Essência Humana: horizontes do Cooperativismo Financeiro rumo à Sociedade 5.0”, com os eixos Cenários Globais, Ambidestria, Essência Humana e Futuros Plurais.

Além disso, foram discutidas pautas como regulação, sustentabilidade, liderança, estratégia, governança, tendências globais, compromisso social, inovação, diversidade, perspectivas e oportunidades no ecossistema do cooperativismo.

Lucila Simão, CEO do Instituto Fenasbac, destaca a importância da realização do Concred para o setor de cooperativas de crédito no Brasil. “O Concred reúne, todos os anos, os maiores sistemas e os principais agentes do cooperativismo de crédito do país para promover importantes debates para o setor”.

Simão destacou que o Instituto Fenasbac, além de expositor e patrocinador do Concred, participou do cronograma de palestras e dividiu o palco com Harold Espínola, Chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias do Banco Central. Os dois trouxeram o tema: “Sou Cooperativa? Qual o papel do propósito nessa resposta?”, com reflexões sobre a expansão do cooperativismo e a importância do propósito nessa jornada.

Perspectivas para o setor de cooperativas a curto e médio prazo

Na análise de Simão, o cooperativismo de crédito é um setor em constante expansão. “Durante a pandemia, mesmo em meio à crise, o setor conseguiu números expressivos de crescimento e, hoje, já performa com quase 11% do mercado de crédito”, articula.

Para a CEO do Instituto Fenasbac, o futuro sustentável do cooperativismo só é possível se continuar preservando seus diferenciais: não ser banco, focar nas pessoas, transformar comunidades e investir em desenvolvimento. “E é para garantir esse futuro próspero e saudável que eventos como este [Concred] são importantes. Daqui, saem importantes ideias para a inovação e avanço do setor”, conclui. 

Para mais informações, basta acessar: https://ifenasbac.com.br/



Alunos da rede pública participam de oficinas sobre empreendedorismo

As mudanças que vêm ocorrendo nas profissões ao longo dos anos é o assunto central do Programa de Empreendedorismo e Cultura (PEC), que será oferecido aos alunos e professores da rede pública de ensino de Itapura (SP), Rosana (SP), Selvíria (MS), Diamante do Norte (PR), Primeiro de Maio (PR) e Sertaneja (PR). A iniciativa, realizada pela NTICS Projetos com patrocínio incentivado da CTG Brasil, empresa de geração de energia limpa e vai impactar diretamente cerca de seis mil alunos e mil educadores. 

“Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estamos inseridos. E o que as oficinas do Programa de Empreendedorismo e Cultura se propõem é servir como porta de entrada dos jovens a esse mercado de trabalho que cada vez mais pede inovação, criatividade e maior compromisso com a sustentabilidade”, afirma Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil.

A diretora de Inovação e ESG da NTICS, Ana Carolina Xavier, completa explicando que o objetivo do PEC é estimular a criatividade dos alunos e prepará-los para o chamado novo mundo, onde serão abordadas as habilidades do futuro e como a geração de renda pode ocorrer de forma sustentável, estimulando a economia circular. “Precisamos mostrar aos jovens as possibilidades de trabalho que o novo mercado tem apresentado, além de movimentar a economia circular, que é uma forma de produzir sem esgotar o meio ambiente.”

Após o evento de abertura, marcado para o dia 23 de agosto, será realizada a primeira oficina: “A evolução do mercado de trabalho”, uma revisão sobre as mais diversas formas de trabalho e seu processo evolutivo, desde a idade média até os dias atuais. Depois, serão oferecidas mais três oficinas sobre Criatividade, Inovação e Empreendedorismo, nos dias 13 de setembro, 11 de outubro e 1 de novembro. Após as atividades, os temas serão trabalhados em sala de aula.

Os educadores também receberão um conteúdo especial de especialização, com certificado de participação. Entre os temas abordados estão: “Habilidades do Futuro”, “Inovação e Criatividade Aplicada”, “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” e “Desvendando o Design Thinking”. “Queremos que os professores também estejam preparados para abordar em sala de aula as novas profissões e todas as suas peculiaridades”, diz Ana Carolina.

Ao final do projeto, os alunos serão convidados a participar da Feira de Ideias, apresentando um projeto em equipe sobre um dos temas abordados nas oficinas. Todos os trabalhos inscritos vão passar por banca examinadora, e o grupo que apresentar a ideia mais inovadora e sustentável será contemplado com um tablet.

Durante o programa, serão abordados quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Educação de Qualidade; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; e Cidades de Comunidades Sustentáveis.

As inscrições serão feitas diretamente pela Secretaria de Educação de cada cidade.

Em 2022, a NTICS Projetos completa 20 anos e desde a sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.

A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação).

Baseada em São Paulo (BRA), Flórida (EUA) e Deutschland (GER), há três anos, a NTICS Projetos têm aprofundado os projetos nos temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e desde 2018 direcionam esforços quanto ao alinhamento dos projetos para os ODS propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil e Estados Unidos.

A ambição para os ODS da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.

Como parte das comemorações de 20 anos, a NTICS Projetos patrocinou o projeto Impacta ODS, que prevê a distribuição dos Almanaques dos ODS da Turma da Mônica.

A CTG Brasil, patrocinadora do projeto, trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation.

Mais informações sobreo projeto: www.ntics.com.br/programadeempreendedorismoctg 



Treino de ombros proporciona estabilidade e força aos membros superiores

Quando as pessoas pensam em academia, logo vem à cabeça os treinos de pernas, braços e glúteos. Porém, pouco se fala da importância de treinar os ombros e o trapézio. A região deve ser exercitada não apenas pela questão estética, mas também porque o fortalecimento desses músculos são importantes para o desenvolvimento de estabilidade e força nos membros superiores.

Vale lembrar que os músculos dos ombros são usados em diversas atividades do dia a dia, como varrer a casa, levantar uma caixa e lavar a cabeça. Portanto, é essencial que eles se mantenham saudáveis para aumentar a resistência, melhorar a amplitude muscular e evitar lesões na região, que abrange o manguito rotador (que inclui os músculos supra espinhal, subescapular, infraespinal e redondo menor) e o músculo deltóide.

“O treinamento completo e constante de ombros e trapézio auxilia na melhora da postura, na amplitude do movimento muscular, no ganho de massa magra em outras regiões do corpo, desenvolve resistência para a execução de exercícios mais complexos e evita o aparecimento de lesões ou inflamações”, aponta Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica.

A profissional explica que esse tipo de treino também trabalha outros grupos musculares do braço, já que a maioria dos exercícios envolve movimentos de puxar, empurrar ou levantar alguma carga. Assim, bíceps, tríceps e antebraços também acabam sendo beneficiados, resultando no fortalecimento de todos os membros superiores. 

“Quando mais fortalecida a região estiver, mais peso ela vai suportar. No entanto, a rotina de treinamento deve incluir não apenas a definição muscular, mas também o alongamento de todo o grupo muscular para prevenir lesões e restaurar a flexibilidade articular. Os alongamentos de ombro e trapézio devem ser feitos antes e após os exercícios, e sempre que possível no decorrer do dia”, orienta Mônica.

Alguns exercícios comuns para trabalhar ombros e trapézio são elevação frontal com halteres, elevação lateral com peso, remada, remada baixa com elásticos e crucifixo inverso com halteres. Antes de começar, contudo, a recomendação é sempre procurar a orientação de um profissional a fim de evitar lesões e sobrecarga dos músculos.



Qual é a diferença entre psiquiatra e psicólogo?

A principal diferença entre as profissões está na formação acadêmica. O psicólogo necessita cursar a faculdade de Psicologia, que tem durabilidade de 5 anos. Já o psiquiatra, além de ter a formação em Medicina, com duração de 6 anos, realiza a residência em Psiquiatria, que tem tempo médio de 3 anos. 

O que é psiquiatria?

O psiquiatra é o médico responsável por tratar doenças mentais e de comportamento com o uso de medicamentos. O profissional da saúde atua com objetivo de oferecer o diagnóstico e a reabilitação em diferentes tipos de tratamentos.

Os médicos psiquiatras também são responsáveis por tratar as mais diversas manifestações de doenças mentais como a esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão, demência, transtornos de ansiedades, dentre outros sintomas.

Para o tratamento psiquiátrico podem ser feitas avaliações médicas gerais e testes complementares. O psiquiatra atua em hospitais, ambulatórios, consultórios particulares e no Sistema Único de Saúde.

Como o profissional de psicologia atua?

Os psicólogos são formados pela faculdade de Psicologia e tratam os problemas psicológicos, por meio de sessões terapêuticas. O profissional de psicologia atua em hospitais, associações esportivas, Sistema Único de Saúde (SUS), consultórios particulares, dentre outras empresas. O especialista é responsável por ajudar em tratamentos emocionais relacionados, normalmente, a:

  • Traumas, luto e acidentes;
  • Dificuldades no trabalho;
  • Dificuldades no relacionamento;
  • Ansiedade e depressão;
  • Análise de comportamento.

Como escolher o profissional ideal?

Tanto o psicólogo ou psiquiatra são muito importantes e em alguns casos podem trabalhar mutuamente. No entanto, a escolha do profissional da saúde irá depender dos sintomas do paciente.



Investidores estrangeiros podem ter isenção de renda sob debentures

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a PL 4188/2021 que propõe a isenção de imposto de renda o investimento estrangeiro em debêntures (títulos de dívida) nacionais. O texto deve chegar em breve no Senado, mas, por ora a proposta tem sido discutida pela articulação política do governo.

Tal proposta deve ser feita como emenda ao projeto do Marco Legal das Garantias e a análise final deve ocorrer após 29 de agosto. Caso aprovada e sancionada, a nova lei facilitar o uso das garantias de crédito, reduzir custos e juros de financiamentos e aumentar a concorrência para debêntures.

Essas debêntures são títulos que as empresas não bancárias utilizam para adquirirem recursos de terceiros sem ter que recorrer a bancos. Desta maneira a pessoa física consegue pulverizar o risco de sua alavancagem sendo benéfico tanto para a empresa, pelo maior alcance e capilaridade na hora de adquirir recurso, mas também para o investidor que consegue um retorno relativamente maior sobre o seu investimento em renda fixa comparado a créditos bancários como CDBs.

“Esta medida é de muita vantagem para o investidor estrangeiro, uma vez que ele diminui o risco dele encima do investimento. Isentando o Imposto de Renda para investidores internacionais, o investimento em créditos empresário se torna muito mais atrativo, desta maneira existe uma possibilidade de o Brasil se tornar uma grande alternativa para fundos internacionais”, esclarece Gustavo Vaz, financista e especialista em investimentos da Atrio Investimentos, assessoria de investimentos ligada a XP Investimentos.

O assessor de investimentos ainda coloca que esta medida pode acabar trazendo reservas de moedas estrangeiras para o país. “Um benefício direto, no ponto econômico, é a entrada de mais dólares no Brasil. Isso tudo sem contar os benefícios indiretos, como o desenvolvimento de novos mercados, mais empregos, mais produtos mais concorrência, qualidade e menores preços no longo prazo”, contextualiza. 

Por ter ação direta sobre o sistema tributário, a medida pode modificar um pouco a estrutura de recolhimento federal. Dr. Bruno Junqueira, advogado tributarista e sócio-diretor da BLJ Direitos e Negócios, avalia essa medida como uma facilitadora, contudo, não obstante a isenção do recolhimento, permanece a obrigatoriedade da prestação de contas por declarações. “Diante dessa eventual mudança, haverá uma queda no recolhimento do IRRF em caso de aquisição de debêntures, com relação àquelas de propriedade de estrangeiros”, explica.

Por outro lado, o advogado especialista ainda acredita que o incentivo criado poderá melhorar a capacidade de expansão das empresas nacionais, o que de alguma forma poderá compensar a perda da arrecadação. “Importante analisar também o impacto do princípio da isonomia quanto aos investidores brasileiros, isto é, se há fundamento jurídico que justifique uma isenção direcionada frente ao ordenamento constitucional brasileiro”, explica.

Vale salientar que a debenture é um crédito de maior risco porque depende do desenvolvimento e resultado da empresa investida. Contundo, o investido não precisará deixar parte do retorno do investimento para o governo Brasileiro, que é como ele recebe pelo risco corrido no investimento.



Como é feita a primeira consulta com ginecologista?

Ginecologia é a especialidade médica que cuida da saúde da mulher. Uma vez ao ano a mulher vai ao seu médico para fazer sua avaliação, exames e prevenir e tratar doenças. A verdade é que não existe idade certa para iniciar o acompanhamento médico, sendo muito comum a primeira consulta acontecer a partir da primeira menstruação.

Como é feita a primeira consulta?

A ginecologista Dra. Stephani Caser destaca que é normal o nervosismo antes da consulta médica, mas que conversar sobre isso com os pais ou alguém de confiança, pode ajuda muito. Inclusive, falar isso para o ginecologista na consulta, pode ajudar a deixar o paciente mais à vontade. 

Muitas vezes a primeira consulta parece mais uma longa conversa, com orientações sobre saúde, perguntas pessoais sobre ciclo menstrual, relacionamentos e também sobre a família, tirar dúvidas sobre as mudanças que acontecem no corpo e o que esperar nas próximas consultas. 

Tipos de exame:

Na maioria das vezes não é realizado exame físico na primeira consulta, a não ser que seja apresentada alguma queixa, e caso aconteça, o exame consiste em medir peso, altura e circunferência abdominal, e examinar a vulva (parte externa). Se o paciente  não desejar realizar, é só comunicar o médico responsável. Toda consulta pode ser feita na presença de algum familiar ou responsável.

Para quem já iniciou a vida sexual, o exame ginecológico é feito em três etapas: avaliação da vulva e vagina, coleta do papanicolau e toque vaginal. É introduzido um aparelho de plástico chamado espéculo, que ao contrário do que dizem não é doloroso e através dele o papanicolau é coletado com a passagem de uma pequena escova que encosta no final da vagina, onde se encontra o colo do útero. 

  • Exame do Papanicolau

O papanicolau é recomendado para mulheres entre 25 e 65 anos com vida sexual ativa pois é o exame de rastreio do câncer de colo uterino. Por último, o ginecologista introduz um a dois dedos (envolvidos em luva e com gel lubrificante) na vagina, e com a outra mão, palpa o abdome, para avaliar o tamanho e localização dos órgãos internos (útero e ovários). 

Consulta online com ginecologista:

É importante apresentar na primeira consulta o cartão de vacinação para que o médico confira as vacinas para hepatite B, tétano, HPV e outros. Assim como, levar anotado o primeiro e último dia de sangramento dos ciclos menstruais (como um calendário menstrual) caso já tenha tido a primeira menstruação. Se a consulta for online, é só enviar a foto para o médico. 



Moda é o tema da 6ª temporada da websérie Profissões da Economia Criativa

A sexta temporada da websérie “Profissões da Economia Criativa” teve como tema central o extenso mundo da moda, apresentando ao público diversas profissões, como estilistas, costureiras, gerente de produtos, empreendedores e demais profissionais que compartilharam suas experiências e as múltiplas possibilidades de atuação na área. A temporada é composta por 10 episódios e dentre os entrevistados estão nomes como Michelly X, estilista de celebridades, e Cintia Felix, fundadora da AZ Marias e vencedora do Prêmio Empreendedoras de Destaque 2022.

Alguns dos assuntos abordados nos episódios desta edição retratam questões latentes no universo fashion, como a importância de costureiras para o mercado, os impactos socioambientais que a indústria têxtil pode causar e ações que profissionais da área podem tomar para amenizar esses danos. Além disso, os jovens, público-alvo da websérie, terão conhecimento de profissões pouco convencionais, como modelista, pesquisadora da moda e especialista em etiquetagem.

A moda é uma das 13 áreas que integram a Indústria Criativa e está presente na categoria de Consumo. A divisão da Economia Criativa se dá a partir de quatro grandes grupos:

Consumo: Publicidade, Arquitetura, Moda e Design

Cultura: Expressões culturais, Patrimônio e Artes, Música e Artes Cênicas

Mídias: Editorial e Audiovisual

Tecnologia: P&D, Biotecnologia e TIC

“A websérie Profissões da Economia Criativa apresenta novas possibilidades aos jovens que estão na fase da escolha da profissão. Quando faço a curadoria, me atento à diversidade, pois acredito que ela é fundamental para a criatividade e o desenvolvimento da Economia Criativa”, conta Thais Polimeni, curadora, diretora e entrevistadora dessa temporada.

Thais Polimeni e Leonardo Cássio, coidealizadores da iniciativa, se dedicam à pesquisa da Economia Criativa desde 2009: “Assim como nós, há diversas pessoas que decidiram alterar o rumo da carreira, investir em um negócio ou até mesmo mudar de profissão. A websérie ‘Profissões da Economia Criativa’ foi criada para esse público, além de jovens que estão na fase da escolha do curso a ser seguido na faculdade”, relata Leonardo Cássio.

A websérie Profissões da Economia possui seis temporadas disponibilizadas gratuitamente na internet, no canal do YouTube Utopia2222.

Entrevistados que contaram suas experiências na temporada de Moda:

Cíntia Félix, CEO e Diretora Criativa da AZ Marias

AZ Marias é uma marca de impacto socioambiental positivo na moda, presente na maior semana de moda da América Latina, o SPFW. Arte educadora, estilista, figurinista, busca convergências entre artes, moda, educação, inclusão, diversidade, sustentabilidade, periferia e impacto socioambiental.

Yaisa Bispo, Costureira e Modelista

Youtuber, costureira, modelista e estilista autodidata, Yaisa compartilha seu trabalho autoral no mundo da moda na internet, além de realizar confecções sob medida.

Guilherme Cury, Criador de Conteúdo

Publicitário por formação, criador do Moda Para Homens, com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.

Cynthia Mariah, Estilista e Pesquisadora de Moda

Fundadora do Núcleo de Pesquisas em Modas Africanas e Afro-diaspóricas com ênfase em moda Afro-Brasileira, da Semana de Moda de Santa Isabel e do Coletivo Pretas que Criam, Cynthia Mariah possui seu próprio Ateliê.

Toalá Antonia, Empreendedora

CEO e Fundadora da Casa das Kapulanas, marca têxtil especializada em tecidos africanos.

Michelly X, Estilista

Estilista autodidata, é uma das profissionais da moda mais cotadas por famosos brasileiros. Trabalha com moda desde os 17 anos e já vestiu grandes nomes, como Xuxa, Ivete Sangalo, Ana Maria Braga, Tatá Werneck e Bruna Marquezine.

Paloma Botelho, Consultora de Imagem

Graduada em Comunicação, especializada em Coolhunting, pós-graduada em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac São Paulo e idealizadora de projetos afrocentrados de moda.

Mariana Amaral, Empreendedora

Empreendedora da empresa Etiqueta Certa, empresa responsável por regulamentar etiquetas de produtos têxteis.

Roberta Rodrigues, Costureira

Roberta Rodrigues é costureira, professora de costura e atual Presidenta do Coletivo Trans Sol, onde também foi aluna de corte e costura.

Eva Dias, Gerente de Produto

Formada em Publicidade pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Eva Dias tem experiência em multinacionais de Moda e Têxtil.

Sobre a Sexta temporada da websérie “Profissões da Economia Criativa”

Publicada no canal Utopia2222 (https://www.youtube.com/Utopia2222), a sexta temporada tem intérprete de libras em todos os episódios

Contribuindo para a democratização da cultura, serão disponibilizados mais 2 subprodutos, sendo eles um Podcast e uma live sobre Carreira na Economia Criativa, no canal do YouTube.

Ficha Técnica

Curadoria, Direção, Roteiro e Entrevistas: Thais Polimeni

Produção: Leonardo Cássio

Videomaker: Filmes de Rei

Cenografia: Bianca Di Priolo

Locação: Carbono 60

Maquiagem: Paloma Castro e Evandro Moraes

Criação Visual: Igor Preciso

Estagiária: Brenda Umbelino

Trilha sonora original: Marcela Biasi

Logo: Bemd Comunicação

Patrocínio: Selene

Realização e Produção: ProAC, Carbono 60, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo

Sobre o Profissões da Economia Criativa

Profissões da Economia Criativa desenvolve uma série de produtos multiplataforma a fim de divulgar profissões e iniciativas desta área que tem a criatividade como insumo básico.

Websérie, podcast, site, eventos online e híbridos, e-book, livro impresso, workshops e lives visam ampliar as opções de escolha para jovens na fase de entrada no mercado de trabalho, além de auxiliar profissionais em mudança de carreira.

Já foram entrevistados mais de 50 profissionais na websérie, disponível gratuitamente no canal do YouTube Utopia2222. O podcast “Profissões da Economia Criativa” está disponível em todas as plataformas de podcast e no site. O e-book está disponível de forma gratuita no site profissoeseconomiacriativa.com.br. Também é possível conhecer mais sobre o projeto através do Instagram.

“Profissões da Economia Criativa” assina dois eventos: o Curto Circuito, com painéis de debate entre profissionais da Economia Criativa e a Mostra Internacional de Economia Criativa.



Bons resultados visam escalabilidade da pequena indústria

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as fábricas de pequeno porte tiveram o melhor segundo trimestre dos últimos 11 anos. Resultados assim, expressivos, quando o assunto é o desenvolvimento da indústria, ajudam a movimentar a economia e a restabelecer déficit do mercado. Além disso, faz com que muitos empreendedores reforcem sua infraestrutura para uma demanda que aponta ser crescente. É o que afirma o especialista em mangueiras e mangotes de borracha Daniel Rodriguez.

Falando em dados, o Índice de Desempenho das fábricas de pequeno porte subiu de 48,3 pontos em maio para 47,5 em junho. Trata-se de um indicador que avalia produção, número de empregados e utilização da capacidade instalada. O dado, como mencionado, ficou acima da média histórica, que é de 43,6 pontos.

O CEO da Maxxflex reforça que pesquisas como essa são imprescindíveis para orientar as próximas ações da indústria. “Quando há boas perspectivas, como a dos dados divulgados neste mês de agosto, é inegável o movimento do mercado em se preparar para atender as demandas emergentes”, pondera Rodriguez.

Nesse sentido, os investimentos em utensílios para otimizar as produções ganham espaço, aumentando a produtividade e evitando perdas. Prova disso é o aumento identificado na busca por itens como mangueiras e mangotes de borrachas. “É perceptível como o reforço das instalações trazem bons resultados para as empresas. É o que sentimos do mercado que volta a aquecer”, disse o especialista da Maxxflex.

Especialmente por esse nicho da pesquisa tratar de pequenas empresas, a preocupação é ainda maior. “O desenvolvimento das empresas é parte fundamental do avanço da economia de um país. Cientes disso, os empreendedores das pequenas indústrias buscam adequar seus recursos para crescerem com maior escalabilidade”, avalia Daniel Rodriguez.

O especialista elenca importantes pontos a serem levados em consideração para garantir o pleno funcionamento da produção. “Avaliar máquinas e sistemas, suas devidas manutenções e trocar os utensílios, como mangueiras e mangotes, facilitam o trabalho, alavancam os resultados e ainda permitem a qualidade do que é produzido”, diz Rodrigues.

Por fim, o CEO da Maxxflex acredita que se trata de um bom momento para que tomadores de decisão dentro das empresas avaliem o que precisa ser revisto e comecem a fazer as alterações necessárias, visando a evolução da empresa. “Assim, antes que se espere, as empresas estarão mudando de patamar”, finaliza.



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